Receita de BABA GANOUSH
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 7 ก.พ. 2025
- Receita culinária de autoria de Vaneska Berçani, restauranteur do Velho Oriente e Mesmiz.
BABA GANOUSH
Rendimento: aprox. 1kg
3KG DE BERINJELAS
200G TAHINE
20G SAL PURO
15G ALHO
10ML/15ML LIMÃO ESPREMIDO
Modo de preparo:
1) grelhar as berinjelas com casca na chama do fogão, no forno ou na churrasqueira
2) descascar as berinjelas ainda quentes
3) misturar todos os temperos separadamente
4) temperar as berinjelas grelhadas
5) levar para gelar
6) servir com pão árabe e azeite de oliva
Dicas da chef:
As berinjelas com poucas sementes são as melhores. Escolha ainda aquelas de cor preta bem escura.
Para deixar seu prato ainda mais gostoso, você pode decorar com sementes e melaço de romã, ou com pistache ou com salsinha picada.
Este vídeo integra o projeto cultural IGREJA ORTODOXA SÃO JORGE: ENCONTRO DOS ÁRABES EM CURITIBA da proponente Juliana Cristina Reinhardt, nutricionista e historiadora, com Doutorado em História da Alimentação pela Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná.
SOBRE A IGREJA
Com uma arquitetura em estilo bizantino, está localizada na rua Brigadeiro Franco, número 375. Foi fundada em 1954 por imigrantes sírios que professavam a religião católica apostólica ortodoxa, contudo sua presença ultrapassa os limites da religião, constituindo desde a década de 1950 num tradicional local de encontro da cultura árabe em Curitiba.
Em 2012, foi o local escolhido pela comunidade árabe para debater a situação da Síria que estava em guerra, culminando no encontro entre o cônsul da Síria e xeiques muçulmanos para participarem de um culto ecumênico. Outro exemplo marcante desta característica é o que acontece com relação a algumas celebrações como casamentos e batizados. Alguns descendentes árabes, mesmo não sendo adeptos do catolicismo ortodoxo e não frequentarem o culto, na hora do casamento fazem a opção por casar nesta igreja. Quando perguntados o motivo, respondem: "Porque esta é a igreja dos árabes!". A identificação étnica e cultural acaba se sobressaindo à identificação religiosa.
Estes são alguns dos exemplos de expressão cultural que a Igreja de São Jorge apresenta, fato que revela a importância deste espaço para a manutenção da identidade cultural da comunidade árabe.
SOBRE O PROJETO
O projeto consistiu na realização de uma pesquisa sobre a história da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina São Jorge, conhecida como Igreja dos Árabes, e também de oficinas culinárias de receitas tradicionais árabes.
Resultou na publicação do livro IGREJA ORTODOXA SÃO JORGE: ENCONTRO DOS ÁRABES EM CURITIBA que traça um panorama da imigração árabe, entendendo a formação e as demandas da comunidade imigrante em nossa cidade, contexto que surge a Igreja Católica Ortodoxa Antioquina São Jorge de Curitiba. Organizado pela nutricionista e historiadora Juliana Cristina Reinhardt, que assina a autoria dos primeiros capítulos, conta também com um capítulo de Gustavo Pitz, “O Início Da Imigração Árabe-Cristã Para Curitiba (1890-1930)” e também de Gabriel Brum “Consolidação da comunidade árabe cristã em Curitiba (1930-1965) onde, além de exporem a situação da imigração neste período, nos apresentam alguns membros da comunidade ortodoxa através das suas casas de comércio. Fechando o livro, um capítulo especial mostra a importância da comida como elo mantenedor de memória, tradição e identidade, através de receitas tradicionais de autoria de Vaneska Berçani, do restaurante Velho Oriente e Mesmiz.
Outros produtos culturais realizados foram vídeos que ensinam a fazer várias receitas culinárias árabes e também um vídeo com a apresentação dos resultados da pesquisa com a organizadora do livro e proponente do projeto.
CRÉDITOS
Projeto Cultural - Igreja Ortodoxa São Jorge: encontro dos árabes em Curitiba
Proponente e organizadora do livro - Juliana Cristina Reinhardt
Pesquisa e texto - Juliana Cristina Reinhardt, Gustavo Pitz, Gabriel Brum
Receitas culinárias - Vaneska Berçani
Revisão de Texto - Cida Grecco, Regina Maria Schimelpfeng de Souza
Projeto Gráfico e diagramação - José Humberto Boguszewski
Edição e Coordenação do projeto - Victor Augustus Graciotto Silva
Fotografia - Konrahd Karam
Fotografia Drone - Luan do Prado Fayad
Filmagem - Konrahd Karam
Edição de vídeo - Luan do Prado Fayad
Realização - Máquina de Escrever Editora I Produção Cultural
Agradecimentos a todos que nos ajudaram a realizar este projeto, em especial a Gabriel Kahale e Padre Samaan Nasri.
Incentivo:
HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA BRÍGIDA S.A.
PARANA EQUIPAMENTOS S.A.
KIRSTEN INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MATERIAS ELÉTRICOS LTDA
SIGMAFONE TELECOMUNICAÇÕES LTDA
CEDIP - CLINICA DE DIAGNOSTIC POR IMAGEM DO PARANÁ LTDA
PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA - FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
Esta de parabéns e uma ARÁBE nata
Gostei de aprender
Boa tarde , estou assistindo o seu vídeo de BABA GANOUSH , a minha pergunta é sobre o TAHINE .
Você comprou 1 Kilo de Tahine e diluiu na água para ficar Cremoso . Eu comprei uma latinha de 200 gramas de Tahine da marca Istambu , eu preciso diluir esse meu Tahine também na água para poder usar ????
Sim, o terrine é denso.melhor diluir.
Aprendi muito com as suas explicações, principalmente com a preparação do Thaine
Boa tarde , estou com dúvidas sobre a preparação do Tahine . No vídeo mostra que comprou 1 kilo de Tahine e foi diluído na água para ficar Cremoso . . . . Eu comprei uma latinha de 200 gramas de Tahine da marca Stambul ) , esse meu Tahine eu também preciso diluir em água para ficar Cremoso ????
Não precisa adicionar água não
Receita de sfiha ótima
Receitas maravilhosas ❤❤
Amei! Obrigada por compartilhar!
Eu gostei de aprender sobre como escolher as berinjelas na hora de compra-las e não sabia que tinha que por água na pasta. 😊
Não precisa adicionar água não
Nao adiciona agua, quando o tharine nao está grumoso e está escuro
😅
Comoteo hoje e tive dificuldade de fazer o Himis
Boa tarde, posso congelar o babaganouche
Parabéns, Que DEUS abençoes vocês sempre
Adoro. Coloco a agua morna, quase quente e dilui mais rápido. Obrigada
Seria possível ou inconveniente aproveitar um pouco da casca..??
Gratidão por ensinar essa delicia.
Fantástico.
Onde comprar a pasta de Tahine em Curitiba? Só em lata nos Supermercdos?
A última vez que eu comprei tahine, não havia a lata pequena. Comprei uma maior, da mesma marca de sempre (Istambul), mas está muito escuro, acho que o gergelim queimou, o sabor é quase amargo.
E se mexer com mixer?
Foi o que eu pensei.
Eu coloco nozes, azeite e uvas passa com salsinha picadinha.
Não vai azeite?
Assisti todos os videos desse canal, mas esse video eu nao entendi , porque nao mostrou a preparaçao da pasta de Tahini desde o inicio , tipo , bate no liquidificar o gergilin , etc
A pasta compra pronta em casa especializada.
Muito bom aprender com você! 😊
@@elianatoledosirimarcofranc9708 é que eu comprei gergelim orgânico tostado, e não sei se quando obtenho a pasta eu coloco um pouco de azeite de oliva ou água, por isso perguntei de como se faz o Tahini
@@manoelanjos Ah, entendi, mas isso eu não sei. 😊
No vídeo mostra que o Tahine ( 1 kilo ) foi diluído em água para ficar Cremoso .... Eu comprei uma latinha de 200 gramas de Tahine da marca Stambul , eu preciso também diluir o meu Tahine na água para ficar Cremoso ????
Receita de esfira
Eu acho q fica tao amargo. É assim mesmo? Fiz uma vez e joguei tudo fora. Como nunca comi, ai nao sabia se era assim mesmo. Achei amarga
Esse eu também nunca comi
Faltou queimar mais a beringela e adicionar a pimenta preta e azeite de oliva e hortelã. .
Nao posso jogar o tahine fora porque é um produto caro. Eu gosto até de comer na torrada, mas o sabor de gergelim quase queimado não me agrada.
Explicações mto de moradas.