Fala Amante da Engenharia! Conheça os cursos selecionados por nós: www.engenhariadetalhada.com.br/cursos Se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo! Clique no link e conheça essa seleção de cursos recomendados por nós.
Aqui em Portugal já estamos a desenvolver uma bateria a base de sal, muito avançada com o dobro da autonomia metade do tempo de carga e claro muito mais barata.
você tá achando que a bateria é nacional? o carro usa realmente bateria de sódio, mas não íons de sódio, é uma bateria ZEBRA, de sal fundido e funciona a temperaturas de 350°C, e já faz décadas que ela está por aí, mas ela tem muitas desvantagens, a temperatura sendo a principal dela. As baterias zebra são dedicadas somente para carros elétricos. Mas houve certa nacionalização do carro, mas a tecnologia é importada, e montada aqui, não pesquisei mais afundo, mas em algum momento deve ter sido produzido algumas peças aqui no Brasil. Eu realmente não sei como fica ter um carro com uma bateria que tem que estar a mais de 350 graus na bateria para mantê-la líquida, e o que acontece se ela esfriar (provavelmente descarrega ?), mas tem muitos pontos negativos para virar tecnologia usada no mundo inteiro (apesar de ter uma boa densidade energética)
O uso do Grafeno no lugar do Grafite tem as vantagens do menor tamanho das células e da RESISTÊNCIA MECÂNICA, que é muito importante para a estabilidade no carregamento e descarga na MOBILIDADE ...
Toda tecnologia não é para gerar consenso. É formar lucro, se fosse para gerar equilíbrio seria capacitada a iônicas pois absorveria a energia do meio como a estática multidirecional.
Estive em 2014 em Itaipu binacional, dirigi a Palio weekend elétrica com bateria de cloreto de sódio, ciclo de 2000 cargas... Não falou nada sobre nossa tecnologia nacional... Pesquisa aí, vale um vídeo só desse projeto sensacional..
@@luansobr 2000 ciclos de 200km.... 400.000 km, é pouco né.... para repor é cloreto de sódio... Hummm tá então....kkkkkkk Chega a cansar essa mentalidade hater... tenho que comentar desmerecendo... deixa eu ver só 2.000, dura 2 a 3 anos..... sim. Se rodar 400.000 em dois anos, sim vai durar 2 anos......... assim como um motor a combustão abre o bico...
Acredito que não substitua o lítio, mas seja utilizado concorrentemente em grande escala, como para armazenar energia de uma placa solar, por exemplo. Enquanto o lítio seja utilizado para veículos e situações onde demanda alta densidade energética.
A CATL, atualmente a maior fabricante de baterias de li ion, anunciou em julho a sua primeira geração de baterias de Na-ion e também packs híbridos de Na-ion e Li-ion
Tbm tem outra alternativas de usar essas baterias além dos carros e celulares. usariam em sistema de OffGride, nobreaks, iria baratear bastante esses sistemas e aliviaria as hidroelétricas/termoelétricas e concessionárias de energias.
Depende de como o sódio entra na composição da bateria. Sais de sódio são normalmente seguros. Mas se for usar sódio no estado metálico, ele é extremamente reativo e perigoso. Veja no youtube vídeos mostrando o que acontece quando se joga sódio metálico na água.
Neste caso nos carros por serem maiores, "fixos" no chão e grandes faz sentido já usar este tipo de bateria, e só deixar para substituir dispositivos menores como smartphones no futuro quando esse tipo de bateria evoluir o bastante.
Top seus vídeos, interessantes mesmo. Se vale um pedido, faz um vídeo pra gente, do q q acontece dentro de uma bateria, quando ela começa a perder sua função, até ficar totalmente sem função, o passo a passo entendeu? Mas independente de ser possível vc esse vídeo ou não, parabéns pelos já postados. Like dado com prazer.
Hélio, show de bola seu feedback amigo. Isso nós motiva a continuar com nosso trabalho de divulgação de conteúdo. Sobre sua pergunta, estamos inclusive com um vídeo para ser gravado que explica sobre um composto usado em baterias, e nele vamos explicar exatamente o que você pediu amigo. Fica de olho em nossas postagens que em breve vai ter vídeo, fechou?
11novembro2021, quinta, 17h40, 🇧🇷Baterias de sal podem ser a solução em áreas oceânicas. Com maresia. Acumular energia extra do sistema elétrico em áreas longes, e desérticas para mandar p áreas industriais de altos consumos. E para ser usada em máquinas hidráulicas gigantes e cidades imersas da futura engenharia aquática ( urbanização dos oceanos) . Um futuro promissor da tecnologia elétrica .
O sódio eh mais barato afinal os mares são fontes inesgotáveis de sódio, porém nunca, a título de prova de conceito, serão mais eficientes que as de lítio! Basta olharmos o potencial padrão de redução dos íons lítio e do sódio!
Muito interessante, mas a bateria de sal seria NaCl, batería de ión de Na é íon de Na. O sal é um composto no qual, em solução aquosa, se libera os íons na+ e cl-, logo o Na+, puro, é so um ion. De resto, o vídeo é muito bom, parabéns.
Tem também as baterias feitas com resíduos radioativo . Pois também seria a solução para os resíduos que são descartados que poderão ser reaproveitados . Sem falar que estas baterias ditam 100 anos seguindo estudos que só estão começando . Imaginem o quanto será benéfico pois naves espaciais etc . Pois temos que encontrar solução pra estes resíduos que são descartados .
Na verdade precisamos de um número diversificado de tipos de bateria usando matérias primas diversas para garantir uma estabilidade de aproveitar todo o potencial máximo da capacidade energica da humanidade. Energia excedente não armazenada é energia perdida.
Sempre muito bem explicado. Sempre claro, num português simples que qualquer um entende. Grande professor é este que não só sabe DOS ASSUNTOS, como sabe TRANSMITIR os mesmos, é aí da o faz com honestidade. Pois é: não é para todos. Abraços desde Portugal.
Bom, elas podem ser a solução para as reservas de energia doméstica e municipais do futuro. Sim, no futuro iremos armazenar Energia como armazenamos Água.
Ouvi dizer que o sódio associado ao carbono do grafite ou grafeno, poderia eventualmente liberar um gás tóxico aos seres humanos. Então para usar o sódio de forma mais segura, talvez devessem experimentar outros materiais como nióbio ou alumínio.
Tengo la teoría que las baterías se desgastan por las diferentes temperaturas a las que son recargadas, si los cargadores pudieran enfriar algo la cobertura de la batería los átomos cargados positiva mente no se deformarían.
Houve uma terrível e comum confusão aqui, lítio também é um componente do sal, os chamados sais minerais, o problema é o cádmio que também faz parte dessa bateria, um só componente não faz baterias funcionarem. Quanto ao lítio, é parte de todo o oceano, esta presente nas areias do deserto, parte importante de muitos medicamentos, apesar de ser o terceiro mineral mais abundante, é o componente de menor quantidade nas baterias e menor valor por kg, apenas para formar íons. O custo no valor dele esta agregado somente no refino. A Tesla vai começar a extrair o lítio do sal de cozinha, o que terá um custo de refino menor, o problema, se isso se espalha, a meu ver, será a falta dele na nossa alimentação, ato resolvido "comprando nas farmácias".
você também fez uma terrível confusão, cadmio não é usado em baterias de lítio, acho que você quis dizer o cobalto, que é um elemento raro e só é extraído basicamente de um só país. A tesla não vai usar baterias de sódio (por enquanto) ela está aperfeiçoando as de lítio, tirando o cobalto para reduzir custos. As baterias de íons de sódio são candidatas a substituto para as de lítio pois fazem parte da mesma família na tabela periódica (1A), e tem propriedades semelhantes, só uma densidade energética menor que a do lítio, mas compensa em custos, apesar de lítio, por peso, fazer pequena parte do peso de uma bateria, ainda é caro e os matérias necessários para fazer a bateria de lítio estável e durável (níquel e cobalto principalmente) fazem da bateria bastante cara. Os sais são substâncias que quando dissolvidas em água liberam íons, e não tem lítio no sal de cozinha (no mar tem em pequenas quantidades), e só faz parte de ~0,006% da crosta da terra, já o sódio, além de ser fácil de extrair, faz 2,27% da crosta terrestre, sendo o 7° elemento mais abundante na terra em comparação a lítio, que é o 33° mais abundante
Mais importante q baterias p/ carros e celulares, são as baterias p/ casas, comércios e indústrias. Estas q possibilitarão a transição energética mais limpa. Não precisam ser leves e c/ altas densidades energéticas. Precisam ser baratas e resistirem a muitos ciclos de recarga.
Isso sim é uma alternativa inteligente, o sodio é um dos metais mais abundantes da crosta terrestre, ao contrario do Litio. Se estas baterias vingarem aí sim o carro eletrico ficará em um patamar muito interessante de viabilidade.
@@LeonardoTL avião precisaria de painéis solares de alta eficiência, baterias não será viável por um longo tempo, mas se todo a área do avião fosse coberta por painéis, acho que daria uma boa autonomia.
SAL, como popularmente conhecemos, é o sal de cozinha, NaCl ou cloreto de sódio. Sem cloro, o sódio não é "sal". Portanto, baterias produzidas com sódio EXTRAÍDO do sal NaCl, são bateria à base de sódio, e não "de sal".
Brevemente nossos políticos criarão leis para tributar o sal. Se duvidar serão capazes até de cobrar imposto de importação alegando que o sal vem do mar e de águas internacionais. Assim estão fazendo com a energia solar que e gerada nos telhados de nossas casas, consumidas no próprio local e que agora estão tributando ICMS
Se já fosse comercializado baterias de sódio, o sal de cozinha custaria R$ 15,00 o Kg do jeito que é o empresário brasileiro KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Sempre sonhei com o desenvolvimento de uma bateria que pudesse movimentar um veículo elétrico por uns 500 quilômetros ou suprir eletricamente uma residência por um mês e que pudesse ser facilmente recarregada.
Da pra fazer um ventilador com uma pilha, um condutor de cobre e uns pedaços de papel em casa. Daí supor que isso basta para revolucionar a aviação é um grande abismo
O problema é se a solução pra bateria de sódio depender de grafeno, o ponto mais negativo do lítio é o preço, imagina o preço de uma bateria de sódio se ela usar grafeno como componente
NÃO É SAL!!!! É Sódio metálico. Sal é Cloreto de Sódio. Sal tem Sódio mas nem tudo que tem Sódio é feito de sal. É como dizer que a água sanitária é feita de sal porque tem cloro e sal é Cloreto de Sódio. Pode ter o mesmo elemento químico, mas são substâncias diferentes.
José, realmente são coisas diferentes, mas acredito que você esteja equivocado. O sal possui sódio em sua composição. Na composição do sal de cozinha que conhecemos, o famoso NaCl, nós temos o sódio (Na) e o cloro (Cl), e a principal fonte de retirada do sódio que conhecemos é do sal que conhecemos. Outra coisa é que o sal de cozinha é sim utilizado como ingrediente, mas o sódio, por incrível que pareça, é um metal alcalino! E complementando, a forma como o mercado está comercializando essas baterias, é como Baterias de Sal (Salt Batteries)
Com certeza amigo. E daqui a pouco teremos um vídeo falando exatamente dessas baterias que utilizam grafeno amigo, fica de olho nas notificações que em breve vai ter esse vídeo, ok?
É claro q mudou rapaz. O sistemas eletro eletrônicos dependetes de bateria hoje em dia precisa de baterias muito mais potentes doq as de antigamente. Por exemplo: um celular antigo com aquelas baterias de mercúrio q duravam 5 dias nos nokias antigos hoje não durariam 20 minutos num j2 prime . As coisas evoluem juntas é tipo como aqueles smartphone Galaxy poket q rodavam todos os aplicativos da Playstore hoje eles não aguentam nem o whatsapp.
Uma pesquisa descobriu que nas enguias elétricas há vários reservatórios de sódio (grosso modo de dizer)elas são capazes de derrubar um homem, até matar com sua descarga elétrica.
as enguias elétricas usam a mesma forma de gerar energia que nós, em nossas células, com sódio e potássio, o mesmo que faz os sinais cerebrais, mas elas empilham várias células para gerar uma tensão maior e eletrocutar os arredores. Há vários outros animais que usam energia para detectar e se comunicar com outros, alguns peixes e acho que algumas arraias, mas nenhum chega ao nível de mortalidade da enguia, no máximo atordoar uns peixinhos.
O sódio e o potássio fazem o coração se contrair e relaxar. Esses são os minerais mais importantes não é à toa. Sem sódio, seu coração trava e você MORRE! Não corte sal da sua dieta, mesmo que seja hipertenso. Reduza aos poucos e anote os resultados. Acompanhe com médicos especializados, não com médicos formados no botequim
Como assim o só tem menor densidade energética que o lítio?? Como assim?? O sódio tem maior densidade energética que o lítio! O lítio só é mais estável que o sódio. Aliás, o lítio é o metal alcalino mais estável.
Fala Amante da Engenharia! Conheça os cursos selecionados por nós:
www.engenhariadetalhada.com.br/cursos
Se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo!
Clique no link e conheça essa seleção de cursos recomendados por nós.
Agora, em 2024, já tem carros com bateria de íons de sódio.
Aqui em Portugal já estamos a desenvolver uma bateria a base de sal, muito avançada com o dobro da autonomia metade do tempo de carga e claro muito mais barata.
Me ensina a fazer. Pra eu construir aqui.
@@jerfersonjessealvesdeolive9282 piada? Kkkkk
@@Nathan-ew9wbSim, piada. Quer um prêmio?
O Brasil foi um dos primeiros países a fabricar carro com bateria de sódio. Eu mesmo sou dono de um. Palio wilkend Itaipu 2010.
Por que nao teve incentivos? Por que não foi amplamente divulgado?
@@matematicasuper4231 ainda não tinha virado moda na Europa. E na vdd, até hj não existe incentivo, por isso são tão caros kkk
O Palio vinha com bateria de níquel, não de sódio.
você tá achando que a bateria é nacional? o carro usa realmente bateria de sódio, mas não íons de sódio, é uma bateria ZEBRA, de sal fundido e funciona a temperaturas de 350°C, e já faz décadas que ela está por aí, mas ela tem muitas desvantagens, a temperatura sendo a principal dela. As baterias zebra são dedicadas somente para carros elétricos.
Mas houve certa nacionalização do carro, mas a tecnologia é importada, e montada aqui, não pesquisei mais afundo, mas em algum momento deve ter sido produzido algumas peças aqui no Brasil.
Eu realmente não sei como fica ter um carro com uma bateria que tem que estar a mais de 350 graus na bateria para mantê-la líquida, e o que acontece se ela esfriar (provavelmente descarrega ?), mas tem muitos pontos negativos para virar tecnologia usada no mundo inteiro (apesar de ter uma boa densidade energética)
Que legal você trabalha na hidroelétrica?
O uso do Grafeno no lugar do Grafite tem as vantagens do menor tamanho das células e da RESISTÊNCIA MECÂNICA, que é muito importante para a estabilidade no carregamento e descarga na MOBILIDADE ...
Excelente vídeo
Toda tecnologia não é para gerar consenso. É formar lucro, se fosse para gerar equilíbrio seria capacitada a iônicas pois absorveria a energia do meio como a estática multidirecional.
Você trabalha com o que? Recebe o que e pra que?
Estive em 2014 em Itaipu binacional, dirigi a Palio weekend elétrica com bateria de cloreto de sódio, ciclo de 2000 cargas... Não falou nada sobre nossa tecnologia nacional... Pesquisa aí, vale um vídeo só desse projeto sensacional..
Só 2000? Isso dura 2-3 anos, ae não.
@@luansobr 2000 ciclos de 200km.... 400.000 km, é pouco né.... para repor é cloreto de sódio...
Hummm tá então....kkkkkkk
Chega a cansar essa mentalidade hater... tenho que comentar desmerecendo... deixa eu ver só 2.000, dura 2 a 3 anos..... sim. Se rodar 400.000 em dois anos, sim vai durar 2 anos......... assim como um motor a combustão abre o bico...
@@sergioluiscs você é analfabeto? Consegue ler algo que não foi escrito? Tirou da bunda? Pois em lugar nenhum foi dito 2000 ciclos de 200km.
@@sergioluiscs e não, não é repor cloreto de sódio, da mesma forma que não se repõem lítio, é um conjunto inteiro de baterias novas.
@@luansobr hater, vc não sabe o que fala..
Essa de Itaipu, é só abrir, "lavar" e repor... como se fosse uma retifica.
Nunca tinha ouvido falar dessa bateria 😯
Temos muitos Cientistas competentes no Brasil, oque falta são incentivos para pesquisa e desenvolvimento.
O único incentivo moral é o corte de impostos no setor que se quer incentivar.
Dar dinheiro de graça é um câncer
Acredito que não substitua o lítio, mas seja utilizado concorrentemente em grande escala, como para armazenar energia de uma placa solar, por exemplo. Enquanto o lítio seja utilizado para veículos e situações onde demanda alta densidade energética.
Já parece promissor para baterias estacionárias.
A CATL, atualmente a maior fabricante de baterias de li ion, anunciou em julho a sua primeira geração de baterias de Na-ion e também packs híbridos de Na-ion e Li-ion
Dois anos depois desse comentário, como estamos atualmente?
Também há o detalhe que o elemento Sódio é tão reativo ao Oxigenio, qto. O Litio, e como resolver os problemas de incêndio na célula.
Tbm tem outra alternativas de usar essas baterias além dos carros e celulares.
usariam em sistema de OffGride, nobreaks, iria baratear bastante esses sistemas e aliviaria as hidroelétricas/termoelétricas e concessionárias de energias.
Pode ser uma opção mais segura para o uso em carros, caminhões e residências, por não ter risco de incêndio ou contaminação. Ótima idéia.
Depende de como o sódio entra na composição da bateria. Sais de sódio são normalmente seguros. Mas se for usar sódio no estado metálico, ele é extremamente reativo e perigoso. Veja no youtube vídeos mostrando o que acontece quando se joga sódio metálico na água.
Boa noite, fale das baterias de nióbio e grafeno desenvolvidas no Brasil.
Tá tem vídeo da bateria de nióbio no canal
Neste caso nos carros por serem maiores, "fixos" no chão e grandes faz sentido já usar este tipo de bateria, e só deixar para substituir dispositivos menores como smartphones no futuro quando esse tipo de bateria evoluir o bastante.
Gostei do vídeo, muito esclarecedor. Parabéns
Top seus vídeos, interessantes mesmo.
Se vale um pedido, faz um vídeo pra gente, do q q acontece dentro de uma bateria, quando ela começa a perder sua função, até ficar totalmente sem função, o passo a passo entendeu?
Mas independente de ser possível vc esse vídeo ou não, parabéns pelos já postados.
Like dado com prazer.
Hélio, show de bola seu feedback amigo. Isso nós motiva a continuar com nosso trabalho de divulgação de conteúdo. Sobre sua pergunta, estamos inclusive com um vídeo para ser gravado que explica sobre um composto usado em baterias, e nele vamos explicar exatamente o que você pediu amigo. Fica de olho em nossas postagens que em breve vai ter vídeo, fechou?
@@EngenhariaDetalhada fechou.
Bom fim de semana
eu ouvi falar disso em 2010 e em 2012 bateria de grafeno depois de mais de 10 anos eles voltam falar nisso
Tecnologia que move o mundo
CHEGANDO AS BATERIAS DE NIÓBIO, A COISA DEVE MELHORAR, TENDO EM VISTA ESTE MINÉRIO, É ABUNDANTE NO BRASIL.
Então vc precisa assistir esse vídeo aqui
th-cam.com/video/nRdKpdvtgJ0/w-d-xo.html
Para uso estacionário sério ótimo, pq não teria problema qnto a tamanho e peso já q ficariam paradas. Já para uso em automóveis séria inviável.
que venham elas.........! ja estou a espera......!
Voce narra muinto bem,parabéns!
11novembro2021, quinta, 17h40, 🇧🇷Baterias de sal podem ser a solução em áreas oceânicas. Com maresia. Acumular energia extra do sistema elétrico em áreas longes, e desérticas para mandar p áreas industriais de altos consumos.
E para ser usada em máquinas hidráulicas gigantes e cidades imersas da futura engenharia aquática ( urbanização dos oceanos) . Um futuro promissor da tecnologia elétrica .
Seu vídeo é muito bom...
Parabéns pelo trabalho!!!
E são recarregáveis????
Q ótimo!👏👏👏👏📣📣📣📣
Dei like e me inscrevi no seu canal, adorei. Você é bem didático, explica de forma esclarecedora, gosto disso. Parabéns ao canal!
Que feedback bacana, Robert. Ficamos felizes em ter você por aqui.
Grande abraço
Show.. que aula. Muito bom
Seria interessante comparar o descarte das baterias de lítio x de sódio quando chegarem ao fim da vida útil.
O futuro é Grafeno
Adoro este tema, e pesquisas!!
O sódio eh mais barato afinal os mares são fontes inesgotáveis de sódio, porém nunca, a título de prova de conceito, serão mais eficientes que as de lítio! Basta olharmos o potencial padrão de redução dos íons lítio e do sódio!
Que pesquisa maravilhosa! Obrigado. Sabe informar se as pesquisas de Itaipu sobre o tema avançaram nos últimos meses?
Muito interessante, mas a bateria de sal seria NaCl, batería de ión de Na é íon de Na. O sal é um composto no qual, em solução aquosa, se libera os íons na+ e cl-, logo o Na+, puro, é so um ion. De resto, o vídeo é muito bom, parabéns.
Tem também as baterias feitas com resíduos radioativo . Pois também seria a solução para os resíduos que são descartados que poderão ser reaproveitados . Sem falar que estas baterias ditam 100 anos seguindo estudos que só estão começando . Imaginem o quanto será benéfico pois naves espaciais etc . Pois temos que encontrar solução pra estes resíduos que são descartados .
Na verdade precisamos de um número diversificado de tipos de bateria usando matérias primas diversas para garantir uma estabilidade de aproveitar todo o potencial máximo da capacidade energica da humanidade. Energia excedente não armazenada é energia perdida.
Sempre muito bem explicado. Sempre claro, num português simples que qualquer um entende. Grande professor é este que não só sabe DOS ASSUNTOS, como sabe TRANSMITIR os mesmos, é aí da o faz com honestidade. Pois é: não é para todos. Abraços desde Portugal.
Bom, elas podem ser a solução para as reservas de energia doméstica e municipais do futuro. Sim, no futuro iremos armazenar Energia como armazenamos Água.
Muito muito interessante!
Esqueceu de mencionar as baterias de sal construídas em Itaipu...
Muito interessante. Nem imaginava
Esse canal é sensacional.
Outra vantagem é q qnd sua vida útil chegar ao fim da pra usa pra têmpera comida kkkkk
OTIMO VIDEO E O BOY É UM GATO
Harassment!
Acredito que o problema principal a ser resolvido não seja a substituição do Lítio mas sim o do Cobalto na construção de baterias.
Bateria de sal vira tendência...
Rio Grande do Norte: 💰😎💰
Há um futuro ainda para otimizar a tecnologia das pilhas e acumuladores....sejam ecológicas e econômicas.
Tenho 41 anos e desde criança sei que cinza e xixi dá para fazer uma bateria a cinza pode conter grafeno e o xixi ácido com sal
Ouvi dizer que o sódio associado ao carbono do grafite ou grafeno, poderia eventualmente liberar um gás tóxico aos seres humanos. Então para usar o sódio de forma mais segura, talvez devessem experimentar outros materiais como nióbio ou alumínio.
Possui a fonte?
@@luisgustavorosademoura2627 Só lembro de ter assistido algum vídeo sobre isso.
@@luisgustavorosademoura2627
Para que fonte? Todo mundo sabe que o grafeno é perigoso para o ser humano.
Alumínio também é
Tengo la teoría que las baterías se desgastan por las diferentes temperaturas a las que son recargadas, si los cargadores pudieran enfriar algo la cobertura de la batería los átomos cargados positiva mente no se deformarían.
Se for questão de peso e as baterias de chumbo-acido(metal muito denso)
Houve uma terrível e comum confusão aqui, lítio também é um componente do sal, os chamados sais minerais, o problema é o cádmio que também faz parte dessa bateria, um só componente não faz baterias funcionarem. Quanto ao lítio, é parte de todo o oceano, esta presente nas areias do deserto, parte importante de muitos medicamentos, apesar de ser o terceiro mineral mais abundante, é o componente de menor quantidade nas baterias e menor valor por kg, apenas para formar íons. O custo no valor dele esta agregado somente no refino. A Tesla vai começar a extrair o lítio do sal de cozinha, o que terá um custo de refino menor, o problema, se isso se espalha, a meu ver, será a falta dele na nossa alimentação, ato resolvido "comprando nas farmácias".
você também fez uma terrível confusão, cadmio não é usado em baterias de lítio, acho que você quis dizer o cobalto, que é um elemento raro e só é extraído basicamente de um só país. A tesla não vai usar baterias de sódio (por enquanto) ela está aperfeiçoando as de lítio, tirando o cobalto para reduzir custos. As baterias de íons de sódio são candidatas a substituto para as de lítio pois fazem parte da mesma família na tabela periódica (1A), e tem propriedades semelhantes, só uma densidade energética menor que a do lítio, mas compensa em custos, apesar de lítio, por peso, fazer pequena parte do peso de uma bateria, ainda é caro e os matérias necessários para fazer a bateria de lítio estável e durável (níquel e cobalto principalmente) fazem da bateria bastante cara.
Os sais são substâncias que quando dissolvidas em água liberam íons, e não tem lítio no sal de cozinha (no mar tem em pequenas quantidades), e só faz parte de ~0,006% da crosta da terra, já o sódio, além de ser fácil de extrair, faz 2,27% da crosta terrestre, sendo o 7° elemento mais abundante na terra em comparação a lítio, que é o 33° mais abundante
Aqui vemos a diferença de quem é um curioso dedicado e alguém que estudou de fato.
Mais importante q baterias p/ carros e celulares, são as baterias p/ casas, comércios e indústrias. Estas q possibilitarão a transição energética mais limpa. Não precisam ser leves e c/ altas densidades energéticas. Precisam ser baratas e resistirem a muitos ciclos de recarga.
Por enquanto para longas distâncias só os híbridos carros 100% elétricos e um fiasco são caros e não tem placas solar
👀🧠Não só isso mas muito mais meu amigo pode se dizer que tem uma certa intuição de como o sol funciona na terra
Fala sobre as baterias com grafeno
Tive um insight aqui, pesquisei e encontrei seu vídeo...
Isso sim é uma alternativa inteligente, o sodio é um dos metais mais abundantes da crosta terrestre, ao contrario do Litio. Se estas baterias vingarem aí sim o carro eletrico ficará em um patamar muito interessante de viabilidade.
navios e carros até vai, mais avião ainda n ¯\_(ツ)_/¯
Eu quero é um powerwall barato pra minha casa. Dane-se o resto.
@@LeonardoTL avião precisaria de painéis solares de alta eficiência, baterias não será viável por um longo tempo, mas se todo a área do avião fosse coberta por painéis, acho que daria uma boa autonomia.
Minha honra, Tiburcius.
SAL, como popularmente conhecemos, é o sal de cozinha, NaCl ou cloreto de sódio. Sem cloro, o sódio não é "sal". Portanto, baterias produzidas com sódio EXTRAÍDO do sal NaCl, são bateria à base de sódio, e não "de sal".
Sódio é um metal
Muito interessante!
Ótimas notícias ❤❤❤
Achei muito interessante, parabéns
o problema é a produção em larga escala de grafeno
Bateria de sal, quando não carregar mais, você frita ovos!
Olha o sal ficando mais caro !!! 😂
sal tem por toda parte
@@FWnatanzin Vai ser igual a energia solar . Vão cobra pelo o uso do sol tambem😂
Brevemente nossos políticos criarão leis para tributar o sal. Se duvidar serão capazes até de cobrar imposto de importação alegando que o sal vem do mar e de águas internacionais. Assim estão fazendo com a energia solar que e gerada nos telhados de nossas casas, consumidas no próprio local e que agora estão tributando ICMS
Em relação a mobilidade elétrica podemos descartar
Já fiz o carvão ativado só falta destila 3x a água para teste com uma bateria recarregável caseira.
O futuro é o agora!
Inviável . Bateria de grafite grafeno é o futuro presente.
Se já fosse comercializado baterias de sódio, o sal de cozinha custaria R$ 15,00 o Kg do jeito que é o empresário brasileiro KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Kkk não
Sempre sonhei com o desenvolvimento de uma bateria que pudesse movimentar um veículo elétrico por uns 500 quilômetros ou suprir eletricamente uma residência por um mês e que pudesse ser facilmente recarregada.
o engraçado que nos anos 90 eu ja fazia bateria em casa com solução de sal com cobre e zinco e acendia um led nas feiras de ciencias na escola
Da pra fazer um ventilador com uma pilha, um condutor de cobre e uns pedaços de papel em casa.
Daí supor que isso basta para revolucionar a aviação é um grande abismo
@@PeX218 a energia a baixíssimo para isso nem chega de chegar perto de um amperer .
Gostei. Meu sonho de consumo é um supercompacto elétrico.
Maravilha 👍🏾👍🏾
O problema é se a solução pra bateria de sódio depender de grafeno, o ponto mais negativo do lítio é o preço, imagina o preço de uma bateria de sódio se ela usar grafeno como componente
A tecnologia tá avançando tomara que surja novas tecnologias
NÃO É SAL!!!! É Sódio metálico. Sal é Cloreto de Sódio. Sal tem Sódio mas nem tudo que tem Sódio é feito de sal. É como dizer que a água sanitária é feita de sal porque tem cloro e sal é Cloreto de Sódio. Pode ter o mesmo elemento químico, mas são substâncias diferentes.
E as baterias de nióbio que a Volvo tava testando com outra empresa?
sal e sodio são coisas diferente.
sal e um ingrediente e sodio e um nutriente.
José, realmente são coisas diferentes, mas acredito que você esteja equivocado.
O sal possui sódio em sua composição. Na composição do sal de cozinha que conhecemos, o famoso NaCl, nós temos o sódio (Na) e o cloro (Cl), e a principal fonte de retirada do sódio que conhecemos é do sal que conhecemos.
Outra coisa é que o sal de cozinha é sim utilizado como ingrediente, mas o sódio, por incrível que pareça, é um metal alcalino!
E complementando, a forma como o mercado está comercializando essas baterias, é como Baterias de Sal (Salt Batteries)
Para uns, somos poeira das estrelas, para outros, somos feitos de barro (do barro viemos, ao barro voltaremos).
Ambos estão certos.
06/2024 ja tem carros rodando com bateria de sal
Posso colocar essa bateria no churrasco, já que é feita de sal?
se usar as baterias de sódio e conbinar com o grafeno cara seria um sonho
Com certeza amigo. E daqui a pouco teremos um vídeo falando exatamente dessas baterias que utilizam grafeno amigo, fica de olho nas notificações que em breve vai ter esse vídeo, ok?
Sobre a baterias de nióbio?
Tem vídeo no canal sobre elas
Na boa, faz uns 15 anos que ouço falar sobre novas baterias e tal, vai comprar uma bateria nova para um carro e veja o que nada mudou.
É claro q mudou rapaz. O sistemas eletro eletrônicos dependetes de bateria hoje em dia precisa de baterias muito mais potentes doq as de antigamente. Por exemplo: um celular antigo com aquelas baterias de mercúrio q duravam 5 dias nos nokias antigos hoje não durariam 20 minutos num j2 prime . As coisas evoluem juntas é tipo como aqueles smartphone Galaxy poket q rodavam todos os aplicativos da Playstore hoje eles não aguentam nem o whatsapp.
Uma pesquisa descobriu que nas enguias elétricas há vários reservatórios de sódio (grosso modo de dizer)elas são capazes de derrubar um homem, até matar com sua descarga elétrica.
as enguias elétricas usam a mesma forma de gerar energia que nós, em nossas células, com sódio e potássio, o mesmo que faz os sinais cerebrais, mas elas empilham várias células para gerar uma tensão maior e eletrocutar os arredores. Há vários outros animais que usam energia para detectar e se comunicar com outros, alguns peixes e acho que algumas arraias, mas nenhum chega ao nível de mortalidade da enguia, no máximo atordoar uns peixinhos.
O sódio e o potássio fazem o coração se contrair e relaxar.
Esses são os minerais mais importantes não é à toa.
Sem sódio, seu coração trava e você MORRE!
Não corte sal da sua dieta, mesmo que seja hipertenso. Reduza aos poucos e anote os resultados. Acompanhe com médicos especializados, não com médicos formados no botequim
E a bateria Brasileira a grafeno, alguém sabe como funciona?
Acho q não tem futuro não. Ouvi algumas noticias de a Volkswagen ta trabalhando em baterias de nióbio e ta bem promissor e satisfatório os resultados.
Seriam essas baterias de nióbio essas baterias do vídeo abaixo???
th-cam.com/video/nRdKpdvtgJ0/w-d-xo.html
Pessoas vão pesquisando coisas diferentes. Essa é a maravilha da livre iniciativa.
Pesquise você também
O que. Colocar na. Água para zerar aquecendo hummm....
Sódio metálico na água é uma espécie de coca-cola com mentos
Que incrível!
Oh sabichão, mostra aí pra gente (queremos aprender) o crash test do carro do elétrico - Tesla, por ex. - pelo NortACap, nota 5, of course.
grafeno seria uma nova tecnologia msm, temos que apenas esperar kkk, embora fika teorizando e bem legal tbm kkkk, 🥰
Brasil tem granfeno a rodo, sal em todo litoral mas não pesquisas na área. Ahhh Brasil
Você é brasileiro. Pesquise
O bizarro é que quanto mais avançado, mais simples, baratas, duráveis, potentes e bom ficam as coisas
Adivinhem o preço do pacotinho de sal depois disso...
🥱
Queria saber como faz pra fazer diy
Como assim o só tem menor densidade energética que o lítio?? Como assim?? O sódio tem maior densidade energética que o lítio! O lítio só é mais estável que o sódio. Aliás, o lítio é o metal alcalino mais estável.
Sal,salsa e pimenta !
Limão e tequila
carro elétrico seria perfeito com bateria de sal + usinas nucleares, mas o solvente da bateria tbm precisa ser reciclável !!!
Quem ai ja fez uma bateria de sal caseira?