New cheap ALUMINUM AND SULFUR BATTERY. CHEAP solution for BATTERIES

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 4 ก.พ. 2025

ความคิดเห็น • 79

  • @EngenhariaDetalhada
    @EngenhariaDetalhada  2 ปีที่แล้ว +4

    Fala Amante da Engenharia! Conheça os cursos selecionados por nós:
    www.engenhariadetalhada.com.br/cursos
    Se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo!
    Clique no link e conheça essa seleção de cursos recomendados por nós.

  • @silvaniasilva9839
    @silvaniasilva9839 2 ปีที่แล้ว +11

    Estes estudos são muito interessantes. Aguardemos a prática. Tudo que for mais acessível e barato é o ideal. Parabéns pela explicação

    • @joedson183
      @joedson183 ปีที่แล้ว

      Parem eles fazem de tudo para encarecer o produto, pois as grandes industriais só visam o lucro.

  • @mariomanuelocirrac8447
    @mariomanuelocirrac8447 2 ปีที่แล้ว +1

    todas as ideias de novas formas sao bem vindas,essa sera mais uma.porque o futuro e todo electrico.
    parabens ao video.

  • @joseeduardoribeiromarques7535
    @joseeduardoribeiromarques7535 11 หลายเดือนก่อน +1

    Parabéns!

  • @engenharianapraticaoficial
    @engenharianapraticaoficial 2 ปีที่แล้ว +4

    Boa.
    Muito bom.
    Como sempre.
    Baita conteúdo 👏👏👏👏👏👏

  • @Fabio-ch5jm
    @Fabio-ch5jm 2 ปีที่แล้ว +3

    Seria legal essas baterias em um sistema de baterias pra sistemas solares caseiros off grid, se aposentar as baterias estacionarias de chumbo já seria um grande avanço...
    Outro uso que me vem a mente é em veículos híbridos, essa bateria precisa estar a 110°C pra funcionar, porque não aproveitar o calor do motor em funcionamento pra aquecer a bateria?

  • @sreiscandido
    @sreiscandido 2 ปีที่แล้ว +1

    Gostei desta matéria. Isso mostra que ainda há muito o que aprender em acúmulo de energia.

  • @arnaldobranco8953
    @arnaldobranco8953 11 หลายเดือนก่อน

    Gostei da sua explicação sobre a bateria. De alumínio e enxofre barata, seria um dos primeiros adequerila,resta saber esse custo barato,sem dúvida nenhuma que vão ter sosseco e futuro

  • @OsorioThomaz1
    @OsorioThomaz1 2 ปีที่แล้ว +12

    Bom. Senti falta de uma característica importante, que vale a pena considerar quando falamos em baterias. Trata-se da densidade de energia.
    Fui pesquisar.
    Uma Bateria ÍON-LÍTIO é capaz de armazenar cerca de 150 Wh/kG, enquanto a previsão para esta nova bateria é de 500 Wh/Kg.
    Isto mostra outra vantagem impressionante para esta nova bateria, mas a desvantagem de precisar operar em temperaturas muito altas impediria o seu uso em equipamentos eletrônicos, mesmo que tenha carregamento muito rápido. É neste ponto que surge o grande problema.
    O maior motivo viabilizador de muitas tecnologias é o seu custo de produção e não apenas o custo das matérias primas usadas. As baterias ÍON-LÍTIO foram viabilizadas devido a alta escala de produção que foi possível pelo seu uso em aparelhos eletrônicos, sobretudo os telefones celulares.
    Quando você falou em um terço do preço por célula, estava falando do que?
    Do preço relativo das matérias primas, ou já considerava os valores projetados de produção, que levam em conta a baixíssima escala de produção que esta nova bateria teria, uma vez que precisaria ser utilizada somente em situações estacionárias?
    Infelizmente, esta nova bateria ainda estaria muito longe de ser aquela que transformaria os veículos elétricos em algo economicamente competitivo.
    Os 500 Wh/kG dessas baterias aida são muito baixos para competir com os 13.000 Wh/kG que a gasolina pode transportar.
    No caso das baterias ÍON-LÍTIO, mesmo a eliminação dos caros sistemas de arrefecimento dos veículos e o menor custo de manutenção dos motores ainda não foram suficientes para tornar o preço de um veículo elétrico atrativo, exceto em carros de luxo, mas carros de luxo não são soluções úteis para o problema das emissões de gases estufa.
    No caso das novas baterias, Al-S, haveria a necessidade de criar nos veículos, uma instalação aquecida, ou no mínimo isolada, para que pudessem operar nos 110 graus, mas mesmo que esta operação seja um pouco mais complexa do que as usadas nas baterias ÍON-LÍTIO, não vejo porque não pensar a respeito do assunto. Um carro a combustão trabalha com zonas do motor muito mais quentes que isso e sistemas de arrefecimento com líquidos circulando a 90 graus e isto não chega a ser um problema tecnológico.
    Ora. Se estas novas baterias podem ser carregadas mais rapidamente, se podem transportar 3 vezes mais energia por quilograma de bateria instalada e se tem o potencial de custar muito menos, não vejo um motivo para não emprega-la em automóveis, mesmo que fosse necessário usar uma bateria convencional para aquecer o sistema logo no início das operações.
    Repare que a conquista de um novo mercado importante como o dos carros elétricos poderia prover um importante fator de escala econômica que está faltando a esta proposta. Apenas as aplicações em em usinas verdes e geradores domésticos não me parece muito compensador em termos de escala de produção.
    De fato, pelo que você falou, daria até mesmo pra usar estas baterias em substituição das baterias de chumbo nos veículos a combustão. Elas poderia trabalhar associadas ao sistema de arrefecimento do motor para serem aquecidas até a temperatura ótima de trabalho.
    Se estas não são considerações feitas pelos pesquisadores que estão desenvolvendo estas baterias, então suspeito que existam outros problemas que impeçam o uso em veículo elétricos ou mesmo em veículos a combustão. Isto aumentaria tanto a escala de produção que não dá pra imaginar que isto não tenha sido considerado.
    Então, qual é o motivo pelo qual, estas novas baterias não foram consideradas como possíveis fontes móveis de armazenamento de energia?

    • @cientistaanonimo7658
      @cientistaanonimo7658 2 ปีที่แล้ว

      Belíssimo comentário.

    • @ederferreirahorta94
      @ederferreirahorta94 2 ปีที่แล้ว

      Lobe..? Interesses econômicos? Tecnologia instalada..?

    • @OsorioThomaz1
      @OsorioThomaz1 2 ปีที่แล้ว

      @@ederferreirahorta94 não acredito muito em interesses econômicos que consigam deter novas tecnologias realmente eficazes.
      As baterias de níquel-cádmio foram substituídas pelas baterias de ÍON-LÍTIO, mesmo a desperto dos interesses das minerações de cádmio. O interesse dos fabricantes de celulares era mais importante do que os interesses das mineradoras.
      A mesma coisa acontece com todas as novas tecnologias. Elas precisam suplantar a tecnologia antiga em todos os aspectos (ou pelo menos na maioria deles) para serem realmente viáveis. Falo se produção, distribuição, possibilidades de consumo, custo para o consumidor final, reciclagem e descarte, etc.
      Tenho a impressão de que não sabemos muita coisas sobre esta nova tecnologia das baterias Al-S. Para conquistar o mercado das fontes móveis de energia, é possível que o fato de precisarem ser aquecidas pra funcionar seja um fator encarecedor que suplanta as possíveis vantagens que possuam.
      Será que a capacidade de atraírem consumidores por conta das vantagens que possuem, seria capaz de compensar o aumento nos custos dos veículos por conta de um sistema de instalação de um sistema de aquecimento das baterias?
      Será que esta nova bateria resiste bem as condições severas de uso que uma bateria precisa atender para ser usada em veículos elétricos ou de combustão?
      Talvez estas baterias ainda estejam em desenvolvimento e precisem de melhorias antes de se tornarem viáveis economicamente em carros, ou talvez não seja possível fazer os ajustes de durabilidade para possam valer a pena diante dos custos de instalação de sistemas de aquecimento das baterias nos carros.
      Não sei a resposta para tais perguntas, mas sendo pragmático, tenho que pensar nesta tecnologia como algo que parece mais adaptado para algumas aplicações limitadas em fontes estacionárias.
      A impossibilidade de usa-las nos aparelhos celulares já torna essa tecnologia muito frágil diante das baterias de ÍON-LÍTIO.
      Descontado-se as baterias descartáveis, sobre a qual, não consegui informações mercadologicas, Atualmente o mercado de celulares responde por mais de 86% do mercado de baterias. Os outros 14% são os veículos a combustão (majoritariamente formado por bateriasde chumbo), com uma participação insignificante dos veículos elétricos e as baterias de uso estacionário são um mercado realmente microscópico.
      Só do mercado de sistemas estacionários de armazenamento de energia, vai ser difícil esta tecnologia sobreviver.
      Veja bem. Pode ser que esta tecnologia ainda se desenvolva até o ponto de poder ser instalada em carros, mas dificilmente conquistará o mercado de aparelhos celulares. Isto é um fator dificultador para tornar estas baterias numa solução realmente interessante para redução dos gases de efeito estufa.
      Mas existe a possibilidade de que tais baterias sejam importantes no sentido de reduzir os custos de produção da energia eólica e solar. Então, mesmo sendo caras, podem dar a sua contribuição.
      Contudo, não vejo este tipo de tecnologia como algo revolucionário. Está mais para algo capaz de, na melhor das hipóteses, permitir redução de custos na produção de energia sustentável. Isso já é muito, mas o que estamos esperando mesmo, é aquela tecnologia de armazenamento de energia que consiga concorrer com os combustíveis fósseis. Estamos falando de 13.000 kW/kG. Falta muito pra chegar lá. Por enquanto, carros elétricos são apenas um brinquedo de milionários e alguns poucos táxis. (2,5% do mercado).
      Há iniciativas de governos europeus de tornarem os veículos verdes obrigatórios em alguns anos, mas isso deve tornar o hábito de andar de carro mais caro e portanto raro. Funciona bem onde existe transporte público em escala suficiente para substituir os veículos particulares, mas países muito grandes, ou países pobres terão dificuldade em seguir este modelo de substituição forçada.
      O maior custo dos veículos elétricos ainda são as baterias, não somente por serem caras, mas também por serem ineficientes que aumentam muito o peso dos carros.
      Baterias continuam sendo o grande gargalo do combate ao efeito estufa. Estas novas baterias Al-S ainda não me parecem ser a solução.

    • @joedson183
      @joedson183 ปีที่แล้ว

      Talvez ela não seria eficiente para uso em regiões frias, a não ser que haja um isolamento térmico eficaz.

    • @OsorioThomaz1
      @OsorioThomaz1 ปีที่แล้ว

      @@joedson183 não apenas em regiões frias, mas em qualquer lugar. O simples isolamento é incapaz de fazer estas baterias funcionarem. Elas operam a cerca de 110 graus celsius.
      Elas precisam ser aquecidas para funcionarem. Meu questionamento vai no sentido de utilizar o sistema de arrefecimento dos veículos a combustão ou híbridos para aquecer este tipo de bateria até os 110 graus. (Motores a combustão geram muito calor, que normalmente é descartado pelo radiador). Qualquer carro que possua um radiador poderia aquecer estas baterias até sua temperatura de trabalho ótima. Claro que uma pequena bateria comum dw ion lítio deveria ser utilizada até que o sistema de arrefecimento pudesse aquecer esta nova bateria.
      Já nos carros elétricos, a temperatura da bateria deveria ser atingida por resistência elétricas a partir da própria energia armazenada em bateria menores ou na própria bateria de enxofre. Neste caso, seria necessário um bom isolamento do compartimento da bateria para economizar energia, mas isto não seria um problema tecnológico complicado. Existem muitas maneiras de fazer bons isolamentos térmicos.

  • @h9659
    @h9659 2 ปีที่แล้ว +4

    Ótimo conteúdo parabéns, gostaria de saber mais dados técnicos sobre essas baterias, tempo de carregamento entre outros

  • @niltoncesarpereiradasilva9875
    @niltoncesarpereiradasilva9875 ปีที่แล้ว

    Com certeza e uma saida tecnológica formidável, abre uma luz no fim do túnel muito importante para o futuro próximo

  • @JoseSilva-zp8nc
    @JoseSilva-zp8nc ปีที่แล้ว +1

    Essa bateria é o futuro, com materiais abundante na natureza, sei que vai ser sucesso .

    • @diego4896
      @diego4896 ปีที่แล้ว

      vc chegou no ponto principal.

  • @luissouza5501
    @luissouza5501 2 ปีที่แล้ว +2

    Show de informação !!!!!!!!!!!

  • @vitorfoto64
    @vitorfoto64 2 ปีที่แล้ว

    Eu acho e tenho certeza que isto aí é ate antigo baterias assim já faram usadas talvez até apelos egípcios antigos mas tem o bendito lucro faraonico dos elomasc da vida que impede a tecnologia de seguir em frente.

  • @JOSE370761
    @JOSE370761 ปีที่แล้ว

    Parabéns pela forma como apresentou o tema. Obrigado

  • @rochabras6761
    @rochabras6761 2 ปีที่แล้ว +2

    Exatamente vídeo!
    Só faltou uma informação, a densidade energética.

    • @markospaulo6283
      @markospaulo6283 2 ปีที่แล้ว +1

      Nao sou especialista, mas aquecimento é desperdicio, aquecer carregando e descarregando, só ai ja vai ter uma grande perda!

    • @Andre-iy2ob
      @Andre-iy2ob 2 ปีที่แล้ว +1

      @@markospaulo6283 densidade energética é diferente de eficiência energética. significa quanta energia consegue colocar num espaço. na prática, é pra ver se a bateria vai ser grande e pesada ou tamanho similar as atuais de lítio.
      pra meus objetivos, eficiencia é bem mais importante, mas para a maioria das aplicações industriais, o tamanho dela é mais importante

  • @josefornazier3925
    @josefornazier3925 2 ปีที่แล้ว

    Boa tarde ,já foi feito o estudo de reciclagem

  • @LuizCarlos-yg7mh
    @LuizCarlos-yg7mh ปีที่แล้ว +1

    As baterias evoluíram muito, mas com certeza não irá demorar para aparecer no mercado uma bateria barata e com abastecimento rápido. Na minha visão essa bateria ou essas baterias já estão prontas, é só uma questão política e econômica. Não podemos prejudicar a indústria do petróleo, tudo no seu tempo.

  • @joedson183
    @joedson183 ปีที่แล้ว

    Acho que ela será competitiva com outros tipos de bateria, pois o conhecimento está sempre se atualizando e surgem sempre novas opções.

  • @teresinhadejesussilvajesus2004
    @teresinhadejesussilvajesus2004 2 ปีที่แล้ว +1

    Interessante essa Tecnologia, agora imagina com alumínio RECICLADO como seria barato.

  • @albertojose2737
    @albertojose2737 11 หลายเดือนก่อน

    Espero que chegue. Logo eu gosto de teguilogia Alberto jose

  • @ROBGIBIN
    @ROBGIBIN 2 ปีที่แล้ว +1

    Enxofre e alumínio são utilizados em alguns tipos de pólvoras. Será que essa bateria é segura contra explosão?

  • @Robert-Kuhn
    @Robert-Kuhn 2 ปีที่แล้ว +3

    Excelente conteúdo 👏 👏👏 Mas existem tantas eletroquímicas que não saem do papel infelizmente 🥲

    • @EngenhariaDetalhada
      @EngenhariaDetalhada  2 ปีที่แล้ว +4

      Realmente Robert, muitas noticias que vemos dessas baterias acabam mostrando apenas uma fase de testes ou pesquisa, e até o investimento final na construção e desenvolvimento em massa dessas baterias, acaba demorando bastante. Até mesmo o vídeo que fizemos sobre a bateria de nióbio, em conversa com o próprio pessoal da CBMM, eles ainda estão em fase de testes dentro da fábrica para testar em diversos cenários, e até que essa bateria chegue ao mercado para ser comercializada, acredito que vá demorar bastante. Mas é sempre bom vermos que ainda temos pesquisa nessa área, o que acha? Quem sabe um dia poderemos ter uma bateria de alumínio-enxofre mais barata funcionando em nossos eletrônicos.

    • @Robert-Kuhn
      @Robert-Kuhn 2 ปีที่แล้ว +2

      @@EngenhariaDetalhada sim, é mto interessante o investimento em pesquisas. Um dia teremos uma bateria leve, alta densidade energética, carregamento super rápido, um material que possa ser reciclado politicamente correto. 👏👏👏

  • @casfla6455
    @casfla6455 ปีที่แล้ว

    Acho bateria de Cco petrificado e o melhor tipo de bateria, grande armazenado de carga e descarga.

  • @paulo.marcio
    @paulo.marcio 2 ปีที่แล้ว +13

    Cansado de tantas promessas que não viram realidade.

    • @malaquiassocratesgomesalve608
      @malaquiassocratesgomesalve608 2 ปีที่แล้ว +4

      A ideia do celular atual, imaginada foi em 1910, e só veio a tona em 2007, bem demorou um tempinho pra acontecer, grandes transformações da industria levam décadas.

    • @paulo.marcio
      @paulo.marcio 2 ปีที่แล้ว +4

      @@malaquiassocratesgomesalve608 Concordo contigo. Não me expressei direito. Estou cansado das promessas que não se realizam em curto e médio prazo.

    • @markospaulo6283
      @markospaulo6283 2 ปีที่แล้ว +1

      Vim do futuro 2050 pra dizer q continua no papel kkkk

    • @TheDanielcunhaprado
      @TheDanielcunhaprado 2 ปีที่แล้ว +1

      Só para te lembrar que o kilowatt custava u$1000 em 2010 hoje custa menos de 100 dólares em armazenamento de uma bateria de lítio. Só isso em si já é uma baita evolução as mesmas baterias que custavam 10 vezes mais armazenam muito menos que hoje e permanece sendo a mesma bateria de lítio porém atualizada e sofisticada

  • @diegotinetti1841
    @diegotinetti1841 ปีที่แล้ว

    Essas baterias tem autonomia boas de cargas? Se sim não seria melhor instalar nos veículos elétricos também?

  • @ceciliaieav
    @ceciliaieav ปีที่แล้ว

    Baterias de enxofre são usadas em submarinos diesel-elétricos há décadas

  • @joaobatistadesalesneto9805
    @joaobatistadesalesneto9805 2 ปีที่แล้ว +1

    O Brasil e o melhor Fabricante de tecnologia de Bateria renoval o melhor que pode acontecer o Brasil começar a Fabrica veículos e outras tecnologia a mais assim e dar um passo para evoluir o país para se torna uma cidade futuristica e o sempre foi rico e o Brasileiro não sabe da verdade por causa da corrupção governamental que oprimi a população Brasileira.

  • @danielnascimentobrito
    @danielnascimentobrito 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu creio que e uma boa opção mas por que não agregar o nióbio nela?

    • @EngenhariaDetalhada
      @EngenhariaDetalhada  2 ปีที่แล้ว +1

      É uma ideia a se pensar Daniel. Mas temos que ver que são pesquisas distintas feitas por grupos diferentes. A bateria do vídeo foi desenvolvida pelo MIT, e a bateria com nióbio é feita entre uma parceria entre a CBMM e a Toshiba. Mas quem sabe no futuro, podemos ver outras pesquisas envolvendo o nióbio com materiais baratos para a fabricação de baterias. Nos ate temos um vídeo aqui no canal que fala das baterias que utilizam nióbio, e até tivermos a oportunidade de conversar com a empresa CBMM, que é a empresa que detêm a tecnologia do nióbio no Brasil, e as baterias de nióbio já estão sendo testadas dentro das instalações da empresa.

  • @edsonreis4421
    @edsonreis4421 ปีที่แล้ว

    Sim

  • @impirotec5786
    @impirotec5786 ปีที่แล้ว

    infelismente não concigo criar uma opinião ja que sr não nus falou qual a dêncidade ernegética destas baterias.

  • @marcelolacerdacoutinho5019
    @marcelolacerdacoutinho5019 2 ปีที่แล้ว

    Bom dia! Estão procurando a bateria mais eficiente e inteligente. Algum pesquisador vai conseguir, eu acredito!

  • @lamerwlamerw5774
    @lamerwlamerw5774 2 ปีที่แล้ว +1

    Engenharia Detalhada; faça um vídeo sobre a Energia Eólica Aeromine. Um sistema de Energia Eólica de Telhado que funciona com diferença de pressão, cada unidade produz 5KW, é inspirado nos Spolier de carros da formula 1. aerominetechnologies

  • @maurotavora1629
    @maurotavora1629 2 ปีที่แล้ว +3

    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @Andre-iy2ob
    @Andre-iy2ob 2 ปีที่แล้ว

    Ouço sobre novas baterias há uns 4-6 anos. Apenas 1 que eu li que eu finalmente consigo comprar. Essa bateria, por exemplo, tem os mesmos elementos químicos das primeiras baterias da história. Estranho não terem achado uma versão dela melhor. Minha dúvida de verdade é sobre a quantidade de energia por metro quadrado de uma bateria dessas. Até tem algumas versões, mas normalmente elas são grandes e pesadas.
    Se o valor for 1/6 da de lítio, vou só esperar um ou dois anos para ver testes práticos de outras pessoas/fornecedores e usar pra energia solar. Sim, estou aguardando as baterias ficarem baratas pra usar energia solar sem o governo querendo uma esmolinha.

  • @ivamvieirafigueredo2748
    @ivamvieirafigueredo2748 2 ปีที่แล้ว

    Bom dia. Porquê o advogo não instruiu logo sua cliente antes de ingressar na justiça.

  • @diego4896
    @diego4896 ปีที่แล้ว

    Ela eh poluente?

  • @elaini.castro
    @elaini.castro ปีที่แล้ว +1

    Isso é só o início o mundo promete centenas de 0pcaes de baterias

  • @novocanal7153
    @novocanal7153 2 ปีที่แล้ว +1

    Legal. Assim que for colocada comercialmente, os impostos irão dar um jeito de torná-las caras.

  • @DarthAlec
    @DarthAlec 2 ปีที่แล้ว

    Caro é o invólucro,e o processo, e não o produto.
    Produto é centavos.

  • @silvioifam
    @silvioifam 2 ปีที่แล้ว

    Pesquisa é que nem futebol ⚽️ quando tem muito chute na área vai sair gol

  • @yenchilun100
    @yenchilun100 11 หลายเดือนก่อน

    Questao eh o custo de producao. Se nao compensar, ninguem vai fabricar

  • @andreluisgomesdaveiga3846
    @andreluisgomesdaveiga3846 2 ปีที่แล้ว +3

    Bateria gravitacional não sai mais barato.

    • @markospaulo6283
      @markospaulo6283 2 ปีที่แล้ว +2

      Melhor a de agua infinita perpetua

    • @andreifelipe5662
      @andreifelipe5662 2 ปีที่แล้ว +2

      Claro, vou colocar uma bateria gravitacional dentro do meu carro elétrico

    • @andreluisgomesdaveiga3846
      @andreluisgomesdaveiga3846 2 ปีที่แล้ว

      @@andreifelipe5662 kkkkk boa mais seria melhor por onde abastece

  • @pedroaraujo6116
    @pedroaraujo6116 3 หลายเดือนก่อน

    É o chumbo

  • @diego4896
    @diego4896 ปีที่แล้ว

    Se for barata e de facil producao, jah ganhou.

  • @cientistaanonimo7658
    @cientistaanonimo7658 2 ปีที่แล้ว +1

    Até agora só conversa.

  • @PepeuHARDT
    @PepeuHARDT 2 ปีที่แล้ว +1

    Bacana. Mas continua sendo perigosa nos acidentes de carros. Vamos ver o que vem para o futuro. É certo que teremos muito desastre e poluição. Mas não tem mais volta. th-cam.com/video/4dTYpjTzSxI/w-d-xo.html

  • @terra2jaquesmuller333
    @terra2jaquesmuller333 5 หลายเดือนก่อน

    ion sodio é mais barata

  • @MaxJM74
    @MaxJM74 ปีที่แล้ว

    😂 se é barato e abundante já será enterrado pelo lobe do petróleo.😕

  • @SrDesmembradoYT
    @SrDesmembradoYT 7 หลายเดือนก่อน

    Bateria explode💩💀

  • @markospaulo6283
    @markospaulo6283 2 ปีที่แล้ว +7

    Mas 1 entre milhoes de baterias no papel... A pratica 0 :-)

    • @sharking9885
      @sharking9885 2 ปีที่แล้ว

      Tudo que é muito bom, as vezes pode ser muito difícil de conseguir kk

    • @fabiopereiraamorin3421
      @fabiopereiraamorin3421 2 ปีที่แล้ว

      Pois é. Nada aparece pra gente comprar nos botecos nas farmácias. Por enquanto só as já conhecidas de todos nós

    • @vilsonyuri7696
      @vilsonyuri7696 2 ปีที่แล้ว +1

      Além do custo/beneficio tem muitas outras questões financeira bilionárias envolvidas.

    • @souzacustons1
      @souzacustons1 ปีที่แล้ว

      O que acontece é uma empresa bilionária comprar a patente e engavetar o projeto

  • @barbosaoliveira187
    @barbosaoliveira187 2 ปีที่แล้ว +2

    Enquanto o mundo busca por inovação, no Brasil temos o governo cortando verbas de pesquisa das universidades. VERGONHA NACIONAL!!

    • @gauchoDl
      @gauchoDl 10 หลายเดือนก่อน

      Faz o L. 😂

  • @reinaldomirandarocha8826
    @reinaldomirandarocha8826 10 หลายเดือนก่อน

    👍👍👍