Salve. Eu sou de 1969, vi Fittipaldi em final de carreira quando criança, vi o surgimento de Piquet e Senna, entre outros brasileiros. Era apaixonado por F1, pra mim tão grande quando o futebol em minha vida de moleque. Me tornei adolescente e adulto assistindo cada corrida, analisava dados, fazia cálculos de probabilidade, comprava camisa com logo da JPS, Marlboro, Benneton, colecionava album de figurinha, revistas, o que aparecesse pela frente. Até aquele fatídico dia em Imola 1994, meus 25 anos recém completados. O golpe foi duro demais, nunca me recuperei. Uma paixão de criança que atravessou anos simplesmente desintegrou-se ali, sentado no sofá, num domingo quente, leseira pós almoço. Perdeu totalmente a graça, o sentido. Terminei de assistir a temporada de 94 em frangalhos, e 95 já não contou comigo como telespectador de F1. Nem os anos subsequentes. Acabou tudo em Imola. Quanto ao episódio descrito no video, mal fiquei sabendo. Não mais me apetecia. Se vi algo na tv, rapidamente esqueci. Sim, foi vergonhoso, e diminui a grandeza do esporte. Como aquele embaraçoso Alemanha x Austria na Copa de 82. Desnecessário.
Cara fazia tempo que eu não revia essa imagem, e o impressionante, é que 20 anos depois, o sentimento de revolta e incredulidade, são exatamente os mesmos!!!
O mais triste dessa história toda é que o Rubinho se tornou piada no Brasil dando a impressão pros mais jovens principalmente pra quem conheceu a F1 pela Netflix que ele era um piloto horrível, oque quem acompanha a F1 a muito tempo sabe que não é verdade Rubinho era um ótimo piloto.
Infelizmente por causa de um meme q ate hj é usado o rubinho virou motivo de chacota e ganhou essa imagem de piloto ruim pra quem é leigo no assunto aqui no Brasil, mas la fora ele é respeitado
E cara... o Rubens e um ótimo piloto, porem o dinheiro falou mais alto. Tentaram fazer a mesma coisa com o Senna, mas ele era osso duro. As vezes o Senna e lembrado até como um cara antí-esportivo porque com ele o negocio era a disputa da forma como imaginamos que deveria ser.
Junto com a do Nelsinho em bater de propósito. Duas vergonhas históricas envolvendo brasileiros, e o pior, para beneficiar o team mate. Pensar em todo o histórico do Brasil na F1, com Emerson, Piquet e Senna vencendo seus team mates, peitando tudo e todos.. jogaram a moral do Brasil na F1 na lama.
@@techeng7605 Barrichello sofreu vários abandonos naquele início de campeonato. A começar pela decolada do Ralf na traseira do carro do Rubinho, na primeira corrida do ano, quando o brasileiro largou na pole.
8:00 Tive essa mesma sensação da Narração do Cléber, a incredulidade dele. Ele estava vendo, mas não acreditava. E o Reginaldo, dizendo que seria a "derrota histórica da Ferrari", mesmo fazendo uma dobradinha, o que, a princípio, era um contrasenso. Tanto o narrador quanto o comentaristas foram perfeitos em suas abordagens.
O cara bateu de propósito prejudicando um compatriota que brigava pelo título mundial,e só revelou isso 1 ano dps só após ter perdido o assento na Renault,e ainda mentiu na cara massa pessoalmente,isso a uma vergonha que infelizmente muita gente esquece
@@igorbarbosa_rj dá pra montar uma mini coletânea. 1994 (Hill) 1997 (Villeneuve) 2002 (Barrichello) 2006 (treino classificatório em Mônaco) 2010 (Barrichello de novo)
A Fórmula 1 para o Brasil morreu , após 2 ocasiões: 1 - A morte de Ayrton Senna 2 - Essa estratégia de equipe da Ferrari, que foi totalmente feito para beneficiar Schumacher, estratégia de equipe, que embora não fosse ilegal, era imoral, era uma atitude ANTI DESPORTIVA ! Esse é um dos melhores exemplos que mostra que no esporte, nem sempre os números dizem a verdade ! Embora Michael Schumacher, na época fosse o maior campeão, ele NUNCA foi o MELHOR piloto da história da Fórmula 1, NUNCA FOI !
E quem foi melhor que o alemão? Senna que não tinha paciência pra fazer a equipe andar pra frente cometendo excessos que custou caro em 1989 e 1992 fazendo uma péssima temporada fora que ele jogava sujo ou Hamilton que não aguenta a pressão tendo derrotas significativas com carros bem competitivos pra companheiros de equipe que nem está entre os 20 melhores da história e as temporadas bem apagadas comparado ao Schumacher?
Tenho a impressão que o Barrichello, apesar da covardia, só deixou o Shumi passar na última volta pra humilhar propositalmente a Ferrari. Desde a volta 60 ele recebeu a ordem de dar a posição, permitindo a ultrapassagem só na última volta ela escancarou a sacanagem da equipe.
Eu também. Voltei a assistir futebol pra valer só em 2020. Por um lado ainda foi bom para mim, pois pude curtir e conhecer melhor outros esportes, como beisebol, futebol americano, hóquei e basquete.
Caramba! Parece que vc estava narrando minha experiência com F1 ao longo dos anos, só faltou falar que colocava o vídeo cassete pra gravar quando estava de plantão no domingo, e fazia de tudo pra não saber o resultado e assistir como se fosse ao vivo kkkkk! Como puderam acabar com o amor de vários pelo esporte assim né? Eu depois desse episódio ainda assisti com certa regularidade mas não tão empolgado, perdi a paixão de vez quando o Massa perdeu o campeonato na última volta, sei que a culpa foi do destino mas mesmo assim foi um balde de água fria! tb tenho voltado a assistir por conta da Band. Não conhecia seu canal, ganhou um inscrito, parabéns pelo trabalho!
Gosto da suas análises,não sabia do seu canal, não sabia dessa sua história com a fórmula 1, (que amo) mas a entrada do seu filho, e o EU TE AMO de vocês, me conquistou e tô inscrito 🥰👏🏻👏🏻👏🏻
VS, aconteceu o mesmo comigo. Eu era como vc, daquele tipo que acordava às madrugadas para assistir Fórmula 1. Mas depois dessa prova aí, da narração icônica do Kleber Machado eu desanimei muito da Fórmula 1 e passei a ter uma antipatia gigante pelo Schumacher que nunca superei.
Eu tenho 28 anos e me lembro desse dia como se tivesse ocorrido ontem. Eu chorei muito nesse dia. Amo F-1, nunca me afastei do esporte, mas foi exatamente esse trauma com o Barrichello que me fez não torcer mais por piloto BR.
VS vou te falar algo, eu entendo o motivo do ter se afastado por conta desse episódio e também dessa época. Mas como alguém que acompanha de perto e sonha em trabalhar com F1, hoje está muito bom de acompanhar, acho que valeria a pena dar mais uma chance
O acontecimento foi no mínimo trágico. Mas temos que todos reconhecer a genialidade, mesmo que fosse num momento de pura derrota pro país, da narração do Cléber Machado. Ali ele conseguiu passar o que a gente sentiu enquanto assistia, eu era criança e estava assistindo e ficou marcado demais pra mim.
No dia 1º de maio de 1994, às 9:30 da manhã, morreu a F1 para todos brasileiros. Quanto ao Barrichello, ele foi contratado a peso de ouro pela Ferrari, justamente para eliminar um concorrente do Schumacher. Só não vê isso quem não quer, e ele aceitou todas as condições.
Morreu pros modinhas que só querem vitórias... Se vc não sabe o Brasil ainda viveu uma boa Fase na F1 entre 2000-2009,venceu 22 vezes,subiu diversas vezes ao pódio e disputou Campeonatos,como disse só modinha que vai no embalo e Pachecos acham que acabou
Esse "te amo" aquece o coração de qualquer ser humano. Show demais VSR! PS: O Rubinho é um senhor piloto e merecia mais reconhecimento dos brasileiros. Carreira incrível a dele na F1.
@@MARCIOSOUZA-qz4rz Tava no contrato dele com a Ferrari que ele seria apenas o segundo piloto e escudeiro do Schumacher assim como o Massa era coadjuvante e capacho do Alonso tbm na Ferrari.Do mesmo jeito o Bottas com o Hamilton na Mercedes e o Pérez com o Vespa na Red Bull.
@@NarutoUzumaki-lx7tj Barrichello explicou num podcast que não tinha nada no contrato que disesse que ele seria o segundo piloto mas descobriu depois que tinha no contrato do Schumacher,Rubinho teve a grande chance de ser campeão em 2009 mas não conseguiu derrotar seu companheiro de equipe o mediano Jenson Button,então nasceu mesmo para brilhar na segunda posição.
@@MARCIOSOUZA-qz4rz Mas o Button era o primeiro a receber as atualizações da Braw gp e depois que o carro do Rubinho recebeu atualizações ele foi melhor que Button na segunda metade da temporada 2009.Claro que Rubinho não foi consistente como Button mas a equipe priorizava o Button desde o começo.
Kkkkk essa foi boa,o verdadeiro Dick Vigarista,Rubinho n tem um fator importante pra ser campeão de F1 que é sangue no olho,os grandes campeões são o topo da cadeia alimentar.
@@pliniobarran sei se é mau caráter mas sim fome de vencer,Senna multi campeão e não acho que ele era mau caráter,apenas é aquilo Rubinho n tinha essa fome de vitória,se fosse o contrário schumacher n cederia a posição,já nosso querido Rubinho sangue bom aceitou,hoje em dia vemos muito isso,nas brigas entres as 3 grandes equipes é um querendo passar a perna no outro.
@@pliniobarra O Rubinho poderia ser honesto sim, mas não se deixar fazer de bobo daquele jeito. O Schumacher nem precisava daqueles pontos, pois o segundo bastaria pra ele.
perfeito, penso igual a vc, tanto em relação a vergonha da ferrari, tanto como o schumacher que deveria ter recusado pelo campeão que ele já era e tb pelo bobo do rubinho que deveria ter se indignado no pódio e não aceitado o trofeu , parabéns pela analise, nunca ninguém pensou tão perfeito como a minha modesta opinião.
Essa atitude da Ferrari era tão desnecessária que não iria afetar em absolutamente nada na classificação final da competição. Aliás, se as posições de se mantivessem, a centésima vitória brasileira na Fórmula 1 poderia ter um quê a mais, pois ela aconteceria no Grande Prêmio do Brasil de 2008 e poderia até coroar o título de Felipe Massa, justamente pela própria Ferrari.
Na real não,pq o Schumacher entregou a corrida de Indianápolis 2002 pro Rubens tbm,meio q pra compensar (obviamente não compensou,a humilhação que o Barrichello sofreu é algo histórico) então em termos de números ficou elas por elas
@@1001inutilidade não dá pra saber mn,talvez se ele não tivesse entregado,a linha do tempo mudaria muito,talvez o Shumacher não teria sido campeão com tanta antecedência,ia rachar o "vestiário" a carreira do Rubens mudaria muito, não dá pra saber
@@1001inutilidade Não, o Schumacher não devolveu em Indianápolis..ele na verdade queria que os 2 carros terminassem juntos ou na menor distância possível..é só procurar as entrevistas da época. Fora que além de tudo tirou o recorde de chegada mais próxima de Senna x Mansell em Jerez com essa palhaçada
"Se sou eu, jogava o carro pra cima do Schumacher", JOGAVA NADA. Eu assisti aquela corrida e me revoltou tbm. Concordo na questão de que o Barrichello não deveria ter aceitado o troféu tbm mas, ouvindo o próprio Barrichello comentando sobre o fato, faz a gente lembrar o quão difícil e caro é a trajetória de um piloto pra chegar na F1. Abrir mão de um contrato em uma das maiores equipes da F1 nâo é simples assim pra se decidir em meio a uma corrida. Por mais sujo e desonesta que seja a decisão é preciso pesar o que está em jogo pra sua carreira. A revolta é justa, a reação exige cabeça fria.
Concordo 100% com o Weslly. JOGAVA NADA. Falar de fora que se faria diferente é muito fácil, mas na prática, como o próprio Rubinho disse numa entrevista, no mesmo contexto 99% das pessoas fariam igual a ele. Em suma, é completamente injusto colocar ao Rubinho qualquer cobrança ou responsabilidade pelo ocorrido do jeito que aconteceu. A culpa de todo o episódio é completa e exclusivamente da Ferrari, e de mais ninguém.
@@ikarileo A McLaren fez muito isso com Senna/Berger no único dos anos 90, muito, Berger acertava os carros, em vez melhor na corrida, possibilidade de Vitória e a equipe trocava posições, ou Berger segurava em segundo para não ultrapassar, tudo jogo de equipe!
Realmente, piloto mediano tem q fazer o q a equipe manda mesmo. Até esse dia eu tinha alguma esperança no Rubinho, mas depois dessa vi q o cara era fraco mesmo. Brasileiros tinham como exemplo até então Senna, Piquet e Emerson. Será q esses pilotos aceitariam uma ordem dessa? EU DUVIDO! E será q a Ferrari teria peito pra demitir um Senna se ele não aceitasse? Acho q a Ferrari não teria nem coragem de mandar uma mensagem dessa pra um piloto com culhão! Rubinho tinha uma boa habilidade no volante, mas infelizmente na hora da pressão era um cachorrinho.
2 ปีที่แล้ว +9
tradução; pra preservar o contrtato tem que ser um cagão.
Eu gostei e muito do vídeo que você postou, não só porquê gosto de você e dos seus vídeos, mas porquê eu me identifiquei muito com o seu sentimento. Em 2002 eu tinha 3 anos, não assisti esse GP na época. Mas eu tive o mesmo sentimento de revolta em 2021, no GP de Abu Dhabi. O Masi alterou as regras do campeonato e deu o título mundial de mão beijada pro Max Verstappen. Não tô querendo tirar o mérito do Verstappen e da Redbull, pois eles fizeram um grande 2021. Mas o Masi interferiu no campeonato e deu o título pro Verstappen, isso é um fato. Eu me sinto meio palhaço por ainda gostar tanto de Fórmula 1, porquê só deus sabe o quão revoltado eu fiquei nesse dia. Abraço, VSR!
ta um lixo baba ovo dos Anglosaxao (Hamilton) " ain patrão" azar deles Hamilton tá na merd aí a voz de c. deles falando é meu remédio diário síndrome de babá Anglosaxoes a Brasil tem
Vitor Sérgio, o GP da Áustria, ainda tem as mesmas 71 voltas como naquela época. O circuito de Spielberg, na época se chamava "A1 Ring",porque era patrocinada pela operadora de telefonia A1.Há mais de 10 anos, a Red Bull comprou e reformou o circuito, que estava abandonado, e a prova voltou ao calendário da Fórmula 1 em 2014,após ter saído em 2003.
@@abelnascimento6050 8 anos, mas na hora do acidente do Senna, eu tinha saído com a minha avó para ir na feira próxima de casa,e quando liguei a TV, já estavam levando o piloto para o hospital.
Eu continuei acompanhando a Fórmula 1 (eu tinha 6 anos, assistia junto com meu pai e o meu tio), mas essa marmelada do Rubinho aí foi injustificável, pois o Schumacher seria pentacampeão mundial de qualquer maneira. E foi a pior vitória da carreira do Schumacher, tanto que ele deixou o Rubinho ganhar em Indianápolis (o Schummy já era campeão).
Eu acompanhei aquela prova também, mas convenhamos que o torcedor brasileiro por si só só enxerga a Fórmula 1. Na Indy tivemos Gil, Hélio, Tony e Da Matta que fizeram história também e foram muito mais pilotos que Massa e Rubinho no automobilismo pós Senna, porém são esquecidos porque "não pisaram na Fórmula 1" (exceto o Da Matta).
Outro detalhe na narração do Cléber Machado foi ele ter mencionado que se tivesse apostado todo dinheiro teria perdido, imagino quem realmente apostou e quais foram as reações das casas de apostas em relação a esse episódio...
O pior pra mim foi o Rubens acatar e só deixar passar no último instante, porque nesse tipo de situação, o sujeito tem que bater no peito e assumir a bronca ou baixar a cabeça e não causar. Esse tipo de coisa só chama atenção negativa. Tivesse tirado o pé um pouquinho por volta, fingindo que tá economizando pneu ou combustível, nínguem ia nem reparar, mas não, foi querer dar show, ficou no meu ver, pior pra ele que ficou permanentemente manchado e virou piada. A Ferrari vai continuar sendo vista como a equipe mais prestigiosa da F1, e daqui uns anos ninguem vai mais lembrar quem foi Jean Todd. A paunucussise alheia é sempre esperada, ainda mais vinda de onde veio. F1 não tem santo. Tenho certeza que o Caceta e Planeta da Finlândia não fica zoando o Bottas por causa do "Valterri, its James".
@@exl9884 Já tava no contrato dele que era seria apenas o segundo piloto e coadjuvante então não entendo o chororô desses imbecis que detonam o Rubinho por conta de 1 corrida onde o campeonato de pilotos já tava ganho pelo Schumacher.
Exatamente EXL, a Fórmula 1 não é um esporte de mérito, nunca foi e nunca será. É Necessário muito dinheiro pra vc estrear na categoria e muito lobby pra vc conseguir entrar numa equipe de ponta. O Rubens realizou um sonho de poucos e infelizmente isso aconteceu.
@@exl9884 concordo totalmente, ele perderia de todo jeitou. No meu ver, ele só perdeu mais fazendo o que fez, ele perderia muito menos se tivesse deixado o Schumi passar de forma discreta. Repito, o Rubens só tinha a perder independente do que ele fizesse. Nessa situação ou você escolhe a opção onde se perde menos, que pra mim é deixar o Schumi discretamente, ou você vence, chuta o balde e não se submete a essa situação. O Rubens não precisava da Ferrari pra estar na F1 e estava claro que ele nunca seria campeão pela Ferrari. No final ele escolheu uma opção de meio termo e se expôs sem necessidade. Num ambiente competitivo, não tem nada mais patético do que um coitado, ou como o Rubens mesmo dizia, um brasileirinho. Aí com todo perdão, ninguém engole essa história de um cara que ganha milhões. Terminou virando piada.
Concordo, e nem o Casseta da Áustria com Gerard Berger quando acertava carros pro Senna e fazia jogo de equipe quando estava melhor na corrida deixando Senna vencer por causa da Honda e outros patrocinadores kkkkkkkkkk
Confesso que na época, assistindo ao vivo, foi muito revoltante! Meu Tio, primo e eu assistindo ... A Frase do meu tio " A dignidade de um homem não tem preço"! Rubinho nesse dia, não deveria nem ter subido ao pódio!
@@ricardo_tanji99 Claro que sim! O Rubens era um bom piloto, outras equipes poderiam contratá-lo. Ele mesmo se arrependeu de ter deixado a situação acontecer. Na Formula 1 o seu principal adversário é o seu companheiro de equipe. Se você não ganha dele quando tem a chance fica muito complicado.
@@arqueiromagico2995 Eu acompanho F1 há uns 20 anos e sempre me perguntei se algum piloto que eu vi faria o que o Rubens fez. E cheguei a conclusão que não. O próprio Rubens em outro momento não faria isso. Na época da Brawn GP ele tinha outra mentalidade, por exemplo.
Pensa bem galera, se a Ferrari fez essa “trapaça” descarada, em frente ao mundo inteiro, imagina o que não tinha de bastidor, carro mais fraco pro barrichelo, pior estrutura, pior tudo possível, fora que devia ter um contrato onde deixava claro que o barrichelo só seria o coadjuvante… então, barrichelo foi um baita piloto, e se não fosse tudo isso.. com certeza teria conseguido ganhar um campeonato … ele foi mto sacaneado, mas… era isso, e encher o rabo de dinheiro, ou era bota a boca no trombone e ser demitido e ter Que ir pra uma equipe menor e ganhar menos e etc etc ….
Mano n é bem assim, Rubinho era um piloto respeitado na época, quem sabe se ele tivesse desobedecido a ferrari, por mais que perdesse o assento lá, com certeza ia arranjar vaga em outra equipe top tipo a mclaren ou a williams (q pqp ralph schumacher n corria nada).
@@andersontavares5522 Correto, porém em 2009 ele não privilegiou nenhum dos 2 pilotos. Ele nem sequer esperava q aquele carro fosse brigar pelo título. De qualquer forma Rubinho foi um grande piloto sim.
E precisava tá no contrato que ele seria coadjuvante? Acho que era meio óbvio né,ngm reclama do bottas ter sido scudeiro do Hamilton,ou o próprio Perez
@@matheuscruz5145 Nao pq a equipe era britanica, o dono ingles, o patrocinador ingles, é obvio q iam puxar a sardinha pro Button. Se o Piquet q era PIQUET sofreu na Williams, imagina Rubinho.
@@robsonbarbosa2500 Senna não deixou Prost passar, ele simplesmente foi proibido de ultrapassar Prost. Senna estava muito mais rápido do que Prost, o carro estava voando. Mas nós box, ele quebrou o pau e falou que nunca mais permitiria aquilo. Essa história do dedo de Piquet é mentira, basta vc ver o vídeo da ultrapassagem.
Isso foi uma ruptura igual o 7x1, a gente fica tipo, "pq será q eu levo tão a sério isso?" É tudo dinheiro, os caras deixam cagar na nossa cabeça, 2014 um 1x0 seria mais dolorido, mas n seria tão desprezível, igual ao rubinho, se passa na frente e é demitido a gente ia amar ele, ou não? Ficou com fama de derrotado mesmo sendo recordista de gp até ano passado, foda
@@JoaoSilva22222 acho que essa ano e uma otima para a seleção querer ser a mesma de antes a chave da copa a partir das oitavas e so pedrada uruguai ou portugal nas quartas alemanha ou espanha nas semis argentina ou holanda
O cara que deixa a família em casa deixa de tá ganhando dinheiro para ver os cara ganhando dinheiro no que gosta é sem sentido... e ainda tem trouxa que mata por isso
Excelente relato esse seu, a respeito de tudo aquilo. Eu nunca pensei em reunir tantos pensamentos do que aconteceu naquela época, como tudo o que você descreveu. No menu caso, o que eu pensei foi que, depois de ter sido o cara em todo aquele fim de semana, até os últimos 50m, daquela última volta, foi uma ruína para o automobilismo e para a torcida brasileiros. Acredito que o Schumacher tenha ficado envergonhado, não depois que ele ultrapassou o Rubinho, mas depois de ouvir a reprovação do público, quando subiram ao pódio. Gesto "legalzinho" do alemão, ao trocar de lugar com o Barrichello, mas que, oficialmente, jamais haveria qualquer mudança no placar final. Posso estar enganado, mas foi quase que ao final da mesma temporada, que o Schumacher deixou o Rubinho passar, no final da última volta. Acho que foi nos EUA. Uma espécie de retribuição ao que aconteceu na Áustria. Com os domínios de Schumacher, Alonso e Hamilton, meu gosto pela F-1 diminuiu com o passar do tempo. Uma temporada em especial que eu gostei de ver foi quando apareceu a Brawn GP, equipe criada pelo Ross Brawn, que desenvolveu os carros mais estáveis que eu já vi correr. Button (campeão) e Rubinho (3º lugar) eram os pilotos. Foi em 2009. Foi a única temporada da equipe. Foi questão de tempo pra parar com a F-1. Só tive a curiosidade de ver o Verstappen ganhar do Hamilton, no final de 2021, pra ver a quebra da soberania do Hamilton. E só, também. Parabéns pelos relatos.
VSR , você ganhou minha inscrição, por causa daquilo que você disse, eu , sou um simples torcedor, apaixonado por F1 desde 1979 (Vivi a época de ouro do Brasil com Piquet e Senna, passei pela morte do Senna, vi sem emoções a era Schumacher, que se diga de passagem, além de ter um super carro sem concorrência, em 2001, 2002, 2003 e 2004, não tinha pilotos minimamente talentosos para brigar com ele naqueles anos - somente quando o Alonso chegou, com um carro minimamente competitivo, ganhou do Schumacher dois anos consecutivos - para mim, já sabia deste ponto falho do caráter do Schumi, e esse tipo de vitória dele, atesta historicamente, como conseguiu todos aqueles recordes: apoiados nas costas do Rubinho, que foi seu capacho particular - desculpe Rubinho). Sou contrário a "palavrão" , mas nunca vi um tão bem aplicado para o momento , mesmo se passando 20 anos, e revendo com você e seus seguidores do seu canal esse vídeo, me lembra quanto foi triste ser torcedor da F1 naqueles anos, principalmente esse dia que é um resumo daquilo que enfrentamos até a chegada do talentosíssimo Fernando Alonso, botando fim a era de farsa de Ferrari e Schumacher - farsa no sentido de números e recordes que fugiam ao caminho natural da categoria, lembrando que o Schumacher foi campeão jogando o carro literalmente no patético ( patético em talentos) do Hill, e só ganhou com a Ferrari enquanto tinha seu capacho pra subir que era o Barrichello, porque mesmo de Ferrari, não ganhou com Irvine nem com o Massa, só com o capacho do Rubinho, que segurava todo mundo atrás para o Schumi correr sem pressão na frente e ganhar - foram anos tristes que felizmente, ficaram para trás. Obrigado pelo vídeos. que bom saber que não estou sozinho neste meu sentimento que tenho daquele dia. Força!
O Michael só resolveu "dar" o troféu de primeiro lugar para o Rubens por causa das vaias que não cessavam vindo do público. Só quando ele desceu do carro é que se deu conta que tinha feito a cagada; até então ele estava convicto que tinha que passar. Então foi apenas uma forma constrangida de aliviar a barra da imagem quando já era tarde demais. O Barrichello estava mesmo convicto a vencer e não deixar passar. Mas conta-se que nas conversas internas por rádio, não veiculadas ao público ou outras equipes, a Ferrari "lembrou" ao Rubinho do contrato que ele tinha com eles. Então RB resolveu (ele mesmo já confessou isto) a só deixar passar na linha de chegada, para deixar taxativo que a vitória era dele sim, mas ele é (um bom) funcionário da equipe (que sabe obedecer ordens, e que seja reconhecido por isto). No pódio ele fez questão de aceitar e levar para casa aquele troféu, porque na cabeça dele ele merecia sim. A Ferrari e Schumacher resolveram que essa "gentileza" de RB seria devolvida, quando o título estivesse assegurado. E de fato, isso aconteceu, mas infelizmente escolheram outro GP vergonhoso para pagarem essa promessa: o GP de Indianápolis, em que os pneus explodiam, a FIA nao deixou a fornecedora enviar mais pneus para as equipes, e apenas SEIS carros participaram dessa corrida, sendo 2 deles as Ferraris. E, pra piorar, MS foi diminuindo na última curva para deixar RB passar, este hesitou e não queria passar (pois não seria valoroso nem honroso naquelas circunstâncias) e os dois passaram a linha de chegada quase parando, com Barrichello na frente do Schumacher por questão de centímetros (confirmação do vencedor na foto). Mais uma vez, o público que ainda restava no autódromo (dos que já não tinham ido embora logo que os demais carros se retiraram do grid de largada, em protesto contra a FIA), vaiou intensamente os dois no pódio, para coroar mais esta vergonha da Ferrari tentando "reparar" a outra narrada neste episódo o vídeo.
Vc só cometeu o equívoco de confundir as temporadas: sim, a Ferrari devolveu a vitória ao Barrichello em Indianapolis ainda em 2002. Esse GP de seis carros foi em 2005 e a vitória foi do Schumacher, Barrichello em segundo.
Isso é mentira. O próprio Jean Todt disse que jamais houve no contrato o que aconteceu na Áustria. Foi apenas uma ordem direta da equipe na qual o piloto brasileiro resolveu acatar. Como disse Vitor Sérgio, Rubens, já era financeiramente resolvido. Lá atrás, ele recusou a Williams por um contrato milionário com a Jaguar, a qual depois viria se tornar a Brawn onde mais uma vez ele, Barriquelo, decepcionou perdendo o certame para o até então inexpressivo Jenson Button.
Olha, falar aqui da cadeira da minha casa é fácil MAS, apesar de ser nitido a sacanagem da Ferrari, na minha opnião que não vale de nada e vendo as coisas depois que aconteceu, acho que o Rubinho tomou a pior decisão possível, porque eu, que sou da geração que não viu o Rubinho correr, só escutei coisas do tipo: "Rubinho era covarde", "Rubinho não tinha culhão", "Se fosse o Senna ele jamais ia deixar passar". Nunca ouvi nada do tipo "A Ferrari ferrou o rubinho", "A culpa foi da Ferrari". Então acho que o tiro saiu pela culatra, acho que ou ele não deixava passar(apesar das ameaças que sofreu) e via o que acontecia ou ele deixava passar assim que recebeu a ordem e teria sido "menos pior". Como eu vi alguém comentando, na F1 seu maior concorrente é seu companheiro de equipe, então se o Rubinho tinha pretensões maiores na F1 ele precisava mostrar por onde e com uma atitude dessa acho mais fudeu ele do que ajudou.
Oi João. Eu não sou ninguém pra julgar os outros, mas assisto a F1 desde 1991, e apesar de gostar muito do Rubinho, tendo ele como segundo melhor piloto do Brasil pra mim, eu mesmo acho que faltou amor próprio da parte dele. O Rubinho era excelente, incrível, se a Ferrari manda-se ele embora no domingo, na segunda-feira outra equipe chamava ele. Sei que é fácil julgar, mas alguém com o talento dele, as oportunidades que ele teve a respeito do sonho de pilotar dele, e, com dinheiro já em 2002... tudo que aconteceu com ele foi culpa dele mesmo, a má fama dele e as piadas que faziam dele eram merecidas. E de novo, ele era excelente, muito melhor que o Schumacher. E minha opinião sobre o Schumacher... é melhor eu guardar pra mim. Abraço.
@@vitorpiagge1091 Oi Vitor, eu gosto do Rubinho, e tirando a F1 o Rubinho já ganhou tudo que podia em termos de automobilismo. A questão é que, ele se submeteu aos desígnios da Ferrari porque eles quis. Este que é o meu ponto. Concordo com o que tu disse, mas o fato de ele ser "menos respeitado" dentro do Brasil seja, talvez, por ele ter aceito as condições da Ferrari, e não por ele ser um mal piloto, porque com certeza ele é incrível e muito melhor que o Schumacher jamais foi.
@@giovannifrank6779 De 1994, quando uma era terminou daquela forma trágica, uma nova era surgiu sem campeões, pois na época não tinha mais nenhum campeão mundial no grid. E eu acompanhando tudo o que vi, concordo em partes, com você. O Barrichello de fato era impressionante, um piloto fora de série, infelizmente seus números são muito menores do que deveria ter sido por uma série de acontecimentos, do tipo pilotar por 7 anos em equipes médias e pequenas, até chegar na Ferrari, e depois os boicotes que ele sofreu na equipe italiana. Ele teve um péssimo gerenciamento de carreira, tudo isso aí eu concordo. Mas o Schumacher era de um talento também incrível, era sim mais piloto, só que a diferença técnica entre eles era bem pequena. Uma pena a Ferrari não ter deixado ambos os pilotos competirem entre eles, teria sido um dos maiores duelos de todos os tempos, muito melhor do que as disputas da Mercedes entre 2014 e 2016. E na minha humilde opinião, de 1994 pra cá, eu só vi 3 pilotos que superaram o talento de Barrichello na F1. M. Schumacher, Alonso e o Hamilton e talvez o Max Verstappen agora. Foi um desperdício para a F1, o Barrichello não ter sido campeão pela categoria.
Concordo contigo... sou MUITO fã do Rubinho, pra mim é um dos maiores pilotos que já passaram pela F1 que não foram campeões, mas essa atitude dele envelheceu mal mesmo. Ficou com uma fama bem ruim com os brasileiros.
Caramba! Já se foram 20 anos?! Lembro de assistir esse momento vergonhoso ao vivo, senti a mesma indignação do VSR. Barrichello foi muito injustiçado na Ferrari, em várias corridas foi obrigado a deixa o Schumacher passar. Se não houvesse isso ele teria ganho no mínimo um campeonato mundial.
Schumacher e Rubinho tiveram um duelo em equipes diferentes. O alemão quase que joga Barrichello no muro, não lembro em qual corrida, mas foi muito emocionante.
Exatamente, assim como coisas foram ocorrendo com a Seleção Brasilera e que muito sim foram deixando de lado e até torcendo contra com foi o caso da alegria pela perda de 7 X 1 para a Alemanha. Eu fui um que torci contra e gargalhei muito pela cara dos idiotas que pintavam um Brasil que não existia mais. Schumacher pode ser um grande campeão, um herói lá para os alemães, para quem acompanhou foi um bom piloto que foi só pegar um carro não tão bom, para mostrar que era como a maioria. A partir dele ficou claro que o que manda na F1 é muita grana, não a esportividade. Outra covardia é essa 'asa móvel', coisa horrorosa, defendida por muitos, mas que tira a competitividade e o valor da técnica na ultrapassagem. Sem brasileiros disputando então, nem perco tempo com isso, quem sabe se entrar algum brasileiro com condições de disputa, caso contrário para mim isso aí não cheira nem fede.
Fora que a Fórmula 1 parece corrida de vídeo game. Em vídeo game você pode ligar os auxílios e acelerar sem medo de ser feliz. Parece que na vida real já está ficando assim. Ganha quem tem o melhor carro/acerto. Uma vez, em um episódio de top gear o Hamilton pilotou a mclaren de Senna de 1992. Ele é um fã assumido do brasileiro. Ele deu algumas voltas mas o programa não mostrou seus tempos!! Esse programa mostra o tempo até da vovozinha que dirige fusca… Ele saiu rasgando elogios aos pilotos da época dizendo que os pilotos eram loucos.. que o carro era instável e inseguro. Que foi uma honra pilotar essa máquina mas deu a entender que k carro era horrível…
Fiquei arrepiado com a paixão com o qual o VSF fez seus comentários sobre o "hoje sim!?". Muita massa VSF. Você é incrível. Mais ponto ainda pelo cuidado com o filho.
O Barrichello é monstro e foi alvo de muita piadinha até por parte de brasileiros, que são os que deveriam abraçar o Barrichello e ter orgulho dele. O brasileiro trata muito mal seus ídolos. O esporte necessita de mais ídolos!
Eu sempre reagi com indignação a esse episódio na F1 mas agora sei que foi para um bem maior: Afastar o VSR da F1. Imagina o quão chato seria acompanhar a F1 com oz VSR comentando... Obrigado Ferrari.
até entenderia essa deixada do rubinho se fosse por questoes de campeonato e tal, mas tava nitido q a ferrari era muito melhor e q o schumacher ia ser campeao com ou sem essa deixada. Simplesmente uma das situacoes mais bizarras da f1
O campeonato já estava meio que decidido, não havia concorrência naquela temporada, tanto que o Schumacher foi campeão na metade da temporada, no GP da França, de tamanha falta de adversários. A Ferrari queria ganhar de qualquer jeito aquela temporada. Aí o Schumacher pra fazer média foi e aprontou aquela pouca vergonha dentro de Indianápolis, uma vitória ridícula do Barrichello.
Olá VSR blz? Nossa cara como eu sou uns 10 anos mais velho que vc eu assistia muito as corridas e gostava pra caramba e detestei esse trágico dia. O Schumacher não precisava disso e deveria ter freado antes...mas... fazer o que né. Foi ridículo simplesmente ridículo e eu também perdí o "tesão" em ver as corridas depois desse dia. Valeu VSR sou fã das tuas análises e vídeos. Parabéns pelo trabalho.
Brilhante como sempre, VSR! Eu já assistia esporadicamente após a morte do Senna, mas nesse dia eu estava vendo. Tive a mesma sensação de decepção e revolta. Vi pouquíssimas vezes depois disso.
confesso que eu deixei de acompanhar aquela temporada vergonhosa de 2002... só vi o GP de Indianápolis onde "devolveram" ao Rubinho essa vitória, mas o estrago já estava feito na Ferrari! Voltei a assistir em 2003, nas vitórias do Barrichello em Silverstone e Monza... 👏🏻👏🏻👏🏻
E foi em 2003 que o Barrichello poderia ter vencido o campeonato, não fossem os boicotes da Ferrari. Aquela pane seca no GP do Brasil sempre dói quando eu lembro. É tipo uma cicatriz mal curada. Barrichello teria aberto quase 20 pontos de vantagem pro Schumacher, se tivesse vencido aquele GP, e sendo em casa, pela primeira vez, 10 anos depois da última vitória do Brasil com o Ayrton, poderia ter dado um ânimo a mais pro brasileiro. Foi um ato muito covarde da Ferrari, partindo do ponto de que o ato foi proposital, o que eu acho que aconteceu.
@@gabrielpinho7826 Quem foi vice campeão em 2003? Foi o Kimi Raikkonen da McLaren.O homem de gelo da McLaren fez uma temporada 2003 em alto nivel e olha que a McLaren era o segundo melhor carro pq a Ferrari era o melhor carro do grid e Kimi ficou só 3 pontos de diferença do Schumacher.
Até que enfim alguem tem coragem de dar a cara a tapa nessa questão. Ganhou um inscrito...A sua indignação é em muitas das injustiças da F1 que eu já vi. Bandeirei 3 formulas 1 através da Racin Club aki no RJ, fixo na curva 8 do autódromo do Rio, eu sou o único que tem uma foto com Ayrton no boxes na sua estréia pela Toleman... Vc tem exatamente um passado na F1 igual a toda minha Familia...Meu pai era diretor de vendas da GM e ganhava ingressos e nos levava...Fora 2 autoramas Fitipald de curva inclinada que juntávamos para brincar. Que tempos gloriosos ! Mas...hoje a vergonha continua...o que vimos ano passado, forçando Nicholas Latifi [quanto $ ele recebeu pra isso hem?? ] bater no muro pra forçar um SafetyCar "tapetão" entrar e depois não trocarem pneus Macios pro Hamilton junto com Verstappen... foi fatal...parei de ver, foi ridículo forçar desse forma. E pra piorar em 2022, pra trazer os torcedores ferraristas "tifosi" para gerar receita nas arquibancadas, fizeram um ajuste fino no carro do Hamilton para nao andar mais que um quinto lugar... Só que Leclerc e Saintz são incompetentes , pois falta à eles meio segundo no braço para vencer o Verstappen. Um abraçco.
VSR você me descreveu totalmente quando falou quando era a sua rotina pra acompanhar a Fórmula 1, mas eu deixei de acompanhar depois que o Ayrton Senna morreu naquele trágico acidente na curva Tamborelo, fiquei tão chocado e transtornado que não tive mais condições de acompanhar
Foi uma baita sacanagem e a maior queimação de filme, Schumacher fazendo as vigarices e a Ferrari aprontando com o coitado desse outro piloto, o coitado saiu como um dos piores pilotos de todos os tempos. Falcatruas tem em todo lugar mas aí a coisa era pesada.
"Leitura" perfeita. Agora, achar que o Schumacher não aceitaria a situação, que ele ficaria sem jeito, sem graça com a vitória do jeito que foi.. Ora, esqueceu o que ele fez no primeiro título dele, quando bateu o carro sozinho, ia abandonar a corrida e jogou o carro pra cima do Hill pra não perder o título? Anos depois fez o mesmo pra cima do Villeneuve, mas não deu certo. Estamos falando de Schumacher.
@@silviamarcelepontes1288 Inveja ? Kkkkkkkkkk tá de sacanagem. Ayrton Senna DO BRASIL foi um gênio sem precisar dessas palhaçadas e vamos ter inveja de um trapaceiro ? Tá louca !
Nesta época eu tinha 4 anos e nunca soube dessa história. Já ouvi essa narração do Cleber machado mais não imaginava que foi por conta dessa patifaria que a Ferrari fez.
Legal esse vídeo, pois eu era vidrado em F1 nessa época tbm, e torcia muito pelo Barrichelo. Também me afastei e pensando tecnicamente não considero Formula 1 um Esporte, pois a influência da máquina é maior que, bem maior que a humana. Se todos tivessem carros identicos seria um esporte, pois o esforço humano eria preponderante.
Eu tinha 7 anos, VSR, assisti com meu padrasto. Eu chutei um ventilador da minha mãe com raiva e machuquei meu pé. Meu padrasto xingava de tudo quanto é nome e chorava que nem uma criança, ele deu um socão no guarda-roupas que arrebentou a porta. Foi frustrante.
"...hoje não, hoje não. Hoje sim! Hoje sim?!..." "Lá vem eles de novo! Goool, da Alemanha!" O quê mais dói é saber que isso humilhou a história de nosso país no automobilismo e no futebol!
É por essas e outras que Schumacher sempre vai ser lembrado como o trapaceiro e o Senna o melhor piloto de todos os tempos tanto dentro e fora das pistas.
Trapaceiro ? larga de ser idiota cara, o cara ganhou sete, SETE, títulos mundiais e a tartaruga ninja perdeu um campeonato para o Jenson Button, sendo que ele, Barrichelo, era o primeiro piloto da Brawn, entendeu imbecil ?
Essa foi a maior vergonha da história da F1 , se o Schumacher tivesse o mínimo de vergonha ele jamais teria feito isso e Barrichello se tivesse amor próprio ele também não aceitava essa palhaçada , enfim um ato totalmente desnecessário que fez a F1 perder toda a credibilidade , resumindo mais um esporte onde os resultados podem ser manipulados.
Humanamente, um gesto humilhante e injustiçado pela a equipe, mas ele teve individualmente, seus momentos de glória e satisfação com esse esporte, que tanto se deu e lutou pra chegar numa equipe de ponta que tanto sonhou. Por isso, o Rubinho Barrichello é também um vencedor num esporte tão competitivo, e representou bem o Brasil até onde foi possível e ao seu modo. Não foi um Airton Sena, mas foi ele mesmo, o próprio Rubens Barrichello. PARABÉNS BARRICHELLO!
Isso mesmo! Por esse e outros episódios que eu até hoje odeio a Ferrari, e nem considero Schumacher 7x campeão, trapaceiro e os dois da Benetton foram roubados! Esse dia foi realmente horrível! Hoje acompanho a F1 com meu filho! Continuo achando o maior absurdo essa palhaçada de jogo de equipe!
Aí é caso de como a corrida funciona e o q a gente entende por corrida, uma corrida de 70 voltas pra gente não dá, nosso costume é de jogo em q são no máximo 5 voltas, mas normalmente 3 e é vc q "dirige"
VSR, parabéns pelo seu trabalho, eu já o acompanho têm muitos anos, do início do EI até agora o TNT sports. Cara, eu assisti essa corrida, tinha dez anos na época. E assim como a maioria das pessoas que estavam assistindo a corrida, creio eu, ficaram incrédulas com a decisão da Ferrari. Até hoje eu não entendi e será difícil de entender uma decisão tão fútil, que num futuro próximo mostrou que a decisão tomada na corrida da Áustria foi patética. E se era para ser contra a decisão da equipe, o Barrichello poderia ter vencido a corrida. Acho que esse gesto do Rubinho vencendo a prova, depois de tudo o que a equipe disse a ele no rádio, seria um tremendo tapa na cara dos comandantes da equipe na época.
Esse episódio me fez perder o respeito que tinha pela Ferrari como equipe de f1, sei da sua importância pra categoria, mas pra mim faz pouca diferença se ganha ou não, e alguns anos depois tem o episódio do Felipe massa e Alonso na entrada do box, exatamente um ano do acidente com a mola na Hungria.
Poxa vc agregaria muito ao jornalismo da F1, infelismente ainda hj existe esse jogo que foi feito com rubinho, talvez o dinheiro mande até mais hj lá, mas seria ótimo ter vc nesse ambiente.
Esse episódio foi a maior vergonha da f1 e da Ferrari. Não tinha motivo nenhum pra cúpula da Ferrari fazer aquilo. Schumacher já era praticamente campeão e o carro F2002 era imbatível (um dos melhores carros da história da f1) "Se eu tivesse apostado todo o meu dinheiro, eu teria perdido" - Cléber Machado
Sinceramente, eu parei de assistir a F1 nesse dia de tão furioso que fiquei, pelo Barrichello ter engolido isso e pela Ferrari por ter feito essa sacanagem sem tamanho. Hoje acho que o próprio Barrichello se arrepende de certas coisas que aconteceram na própria Ferrari, pois tem muita coisa que a gente nem sabe de fato.
Depois dessa corrida minha admiração por Nelson Piquet aumentou ainda mais. Afinal de contas ele não aceitava ordens da equipe para ser o segundo piloto.
Exatamente, a questão de jogo de equipe pode ser aceitável conforme o ritmo de cada carro e olas possibilidades da equipe, mas naquele momento, nada justificava. Nada.
Vou além, o primeiro título do Schumacher em 1994, foi vergonhoso...Última corrida na Austrália, jogou o carro em cima de Damon Hill, depois de ter saído da curva... Neste mesmo ano, Schumacher foi banido por duas corridas!
O que me fez afastar da F1 , foi aquele campeonato de 2009 ,onde o Barrichello ficou em segundo no campeonato como o primeiro piloto do melhor carro do grid . Voltei a assistir ,graças a série da Netflix "drive tô survive " ,e falo que o campeonato hoje em dia , é bem melhor do que no passado ,consigo curtir e ter uma visão diferente do que eu tinha no passado graças essa fantástica série . Recomendo a todos a assistir .mesmo não tendo brasileiro na F1 ,hoje em dia ,eu curto mais o esporte .
eu nem gosto muito de formula 1,mais nesse dia quando eu fiquei sabendo que o rubinho tava na frente do schumacher eu botei na globo pra ver,e ai eu vi essa cena,fiquei decepcionado,lamentavel!
Sempre lembro desse episódio quando vejo gente (principalmente brasileiro) pagando pau pra Ferrari. Não me afastei da Formula 1, mas pra Ferrari eu nunca mais torci.
Faltou personalidade para o Rubinho vencer e encarar as consequências. Isto é: Encarar os chefões da Ferrari após o GP. Ele arregou no final com medo de demissão e posou de coitado. Vitimismo não combina com Competições de alto rendimento. Alonso, Hamilton, Max, Leclerc, Vettel, Perez e nem Fisichella jamais fariam isso.
Concordo, F1 deveria ser mais "raiz", câmbio manual, motor aspirado girador v10, ou, v12, muita potência e sem controle nenhum, só assim vamos ver quem é piloto de verdade e quem depende muito da marca.
Que pena, VSR,vc perdeu algo incrível ano passado,foi um dos melhores eventos esportivos que vi na vida e esse ano promete de novo. Mas pô, VSR, como Schumacher não ia "passar"? O Barrichello já tinha diminuído a velocidade,o Schumacher ia diminuir tbm? Um dos 2 ia ter que ganhar. Além disso,2002 não era 2022,se tu tivesse lá e jogasse o carro pra cima do Schumacher com aquela falta de segurança toda talvez não tivessemos VSR pra contar história kkkkkkkkkkk
Lembro desse episodio como se fosse ontem!!!! O Rubinho fez uma corrida excelente e no fim recebeu aquela ordem infeliz, tentaram apaziguar a vergonha no pódio mas as vaias foram inevitáveis, porém o destino é algo interessante pois hoje o Schumacher esta pela misericórdia de Deus e o Rubinho seguindo sua vida normalmente.
*Vergonhoso foi o Michael Schumacher parar o carro para interromper o treino em Mônaco em 2006 e acabou ganhando um apelido carinhoso de Dick Vigarista*
VSR, gosto de acompanhar teu trabalho, parabéns. Tenho 49 anos e lembro muito bem desse dia, fiquei muito puto. Concordo com você nos seguintes pontos: 1 - Barrichello foi melhor que o Schumacher o final de semana inteiro. 2 - A diferença de pontos era enorme, a Ferrari não precisava disso. Mas discordo quando você diz que a Ferrari fez isso para humilhar o Rubens. Pense, o que a Ferrari ganharia em humilhar seu piloto? A Ferrari é uma empresa, que visa lucro, ela não está na Formula 1 pelo esporte, está lá por dinheiro, e humilhar o seu piloto, não traria lucro nenhum. O jogo de equipe sempre existiu na formula 1, e continuou existindo depois desse episódio. O Barrichello deixou passar, porque recebeu ordem da equipe, se ele devia ou não fazer, cada um tem sua opinião, eu também acho que não deveria acatar. Schumacher venceu porque também recebeu ordem de ultrapassar, afinal, ele também era funcionário da Ferrari. Na condição de atual campeão devia ter recusado a ordem? Talvez, mas ele obedeceu, assim como Barrichello.
Essa corrida foi uma das maiores vergonhas de todos os esportes, de todos os tempos, talvez a maior. Por isso o Schumacher nunca foi um campeão de verdade, o campeão não se faz só com vitória no papel, mas, e, principalmente, com a vitória moral, com o exemplo, com a ideia por trás do homem... nesse quesito o Schumacher, que sempre foi um trapaceiro, nunca vai servir nem pra limpar a viseira do capacete do Ayrton Senna. Todo mundo lembra dessa corrida, mas ninguém lembra das vitórias do Schumacher, que eram sempre corridas monótonas, em que ele tinha o melhor carro e sobrava nas pistas por causa disso, e ainda assim precisava fazer joguinho de equipe. Eu tinha 15 anos e nunca vou esquecer essa patifaria que ocorreu na Áustria. Paralelamente, o mundo viu a corredora Gabriele Andersen quase morrendo pra completar uma maratona na Olimpíada de 1984, e todo mundo lembra dela, e ninguém nem sabe quem foi a vencedora. Schumacher nunca entendeu isso.
@@pliniobarra é ele fez sim, mas fizeram muito com ele também, tipo quando ele teve um título roubado pela FIA em 1989... Vc nunca viu o Senna obrigar ou aceitar um parceiro de equipe parar pra ele passar.
Essa corrida foi uma vergonha mesmo, eu vi na tevê. Ótimo vídeo. Eu não acompanho mais a F1, acho as regras patéticas. Hoje, o Ayrton não teria vencido em Mônaco como o fez em 92; teria sido obrigado a ceder a posição para o melhor motor, para a equipe com o melhor carro na ocasião, tudo a favor apenas da máquina e do dinheiro. Sorry, prefiro vídeo game a essas corridas de brincadeira.
Salve. Eu sou de 1969, vi Fittipaldi em final de carreira quando criança, vi o surgimento de Piquet e Senna, entre outros brasileiros. Era apaixonado por F1, pra mim tão grande quando o futebol em minha vida de moleque. Me tornei adolescente e adulto assistindo cada corrida, analisava dados, fazia cálculos de probabilidade, comprava camisa com logo da JPS, Marlboro, Benneton, colecionava album de figurinha, revistas, o que aparecesse pela frente.
Até aquele fatídico dia em Imola 1994, meus 25 anos recém completados. O golpe foi duro demais, nunca me recuperei. Uma paixão de criança que atravessou anos simplesmente desintegrou-se ali, sentado no sofá, num domingo quente, leseira pós almoço. Perdeu totalmente a graça, o sentido. Terminei de assistir a temporada de 94 em frangalhos, e 95 já não contou comigo como telespectador de F1. Nem os anos subsequentes. Acabou tudo em Imola.
Quanto ao episódio descrito no video, mal fiquei sabendo. Não mais me apetecia. Se vi algo na tv, rapidamente esqueci. Sim, foi vergonhoso, e diminui a grandeza do esporte. Como aquele embaraçoso Alemanha x Austria na Copa de 82. Desnecessário.
Cara fazia tempo que eu não revia essa imagem, e o impressionante, é que 20 anos depois, o sentimento de revolta e incredulidade, são exatamente os mesmos!!!
Curioso pra saber quanto tempo o VSR fez nesse pit stop do filho dele...
Muito ensaiado kkkkk
@@gabrieldiniz7530 imagino a vida triste que você tem
ASNICE! ASNICE!! ASNICE!!! Neste mesmo ano, Schumacher deu quatro vitórias a Barrichello. Brasil é IDIOTA, por princípio.
box box box
cerca de 20s kkk
O mais triste dessa história toda é que o Rubinho se tornou piada no Brasil dando a impressão pros mais jovens principalmente pra quem conheceu a F1 pela Netflix que ele era um piloto horrível, oque quem acompanha a F1 a muito tempo sabe que não é verdade Rubinho era um ótimo piloto.
Infelizmente por causa de um meme q ate hj é usado o rubinho virou motivo de chacota e ganhou essa imagem de piloto ruim pra quem é leigo no assunto aqui no Brasil, mas la fora ele é respeitado
@@vitorlopes7924 lá foram ele é muito respeitado,
E cara... o Rubens e um ótimo piloto, porem o dinheiro falou mais alto.
Tentaram fazer a mesma coisa com o Senna, mas ele era osso duro. As vezes o Senna e lembrado até como um cara antí-esportivo porque com ele o negocio era a disputa da forma como imaginamos que deveria ser.
O Rubinho n deveria ter aceitado isso.
@@yuriogeda-.-5466Não dá pra comparar Senna com Barrichello, são prateleira totalmente diferentes.
Uma das maiores vergonhas esportivas de TODOS os tempos.
Junto com a do Nelsinho em bater de propósito. Duas vergonhas históricas envolvendo brasileiros, e o pior, para beneficiar o team mate. Pensar em todo o histórico do Brasil na F1, com Emerson, Piquet e Senna vencendo seus team mates, peitando tudo e todos.. jogaram a moral do Brasil na F1 na lama.
@@CarlosEduardo-cw6yq o pior do Nelsinho foi que ainda aquela bandeira amarela causou o acidente do Massa e tirou o título dele por um ponto
Pra mim foi a maior vergonha do esporte brasileiro
@@CarlosEduardo-cw6yq olha a diferença de pontos do Schumacher pro Rubinho.
@@techeng7605 Barrichello sofreu vários abandonos naquele início de campeonato. A começar pela decolada do Ralf na traseira do carro do Rubinho, na primeira corrida do ano, quando o brasileiro largou na pole.
8:00 Tive essa mesma sensação da Narração do Cléber, a incredulidade dele. Ele estava vendo, mas não acreditava. E o Reginaldo, dizendo que seria a "derrota histórica da Ferrari", mesmo fazendo uma dobradinha, o que, a princípio, era um contrasenso. Tanto o narrador quanto o comentaristas foram perfeitos em suas abordagens.
Mais vergonhoso ainda foi o acidente proposital do Nelsinho Piquet. Aquilo foi inacreditável.
O cara bateu de propósito prejudicando um compatriota que brigava pelo título mundial,e só revelou isso 1 ano dps só após ter perdido o assento na Renault,e ainda mentiu na cara massa pessoalmente,isso a uma vergonha que infelizmente muita gente esquece
Bem lembrado, foi bizarro.
Schumacher já fez várias também... Tem uma lista hahahaha
@@igorbarbosa_rj Senna também. Deixa de ser otário, mané.
@@igorbarbosa_rj dá pra montar uma mini coletânea.
1994 (Hill)
1997 (Villeneuve)
2002 (Barrichello)
2006 (treino classificatório em Mônaco)
2010 (Barrichello de novo)
A Fórmula 1 para o Brasil morreu , após 2 ocasiões:
1 - A morte de Ayrton Senna
2 - Essa estratégia de equipe da Ferrari, que foi totalmente feito para beneficiar Schumacher, estratégia de equipe, que embora não fosse ilegal, era imoral, era uma atitude ANTI DESPORTIVA !
Esse é um dos melhores exemplos que mostra que no esporte, nem sempre os números dizem a verdade !
Embora Michael Schumacher, na época fosse o maior campeão, ele NUNCA foi o MELHOR piloto da história da Fórmula 1, NUNCA FOI !
E quem foi melhor que o alemão? Senna que não tinha paciência pra fazer a equipe andar pra frente cometendo excessos que custou caro em 1989 e 1992 fazendo uma péssima temporada fora que ele jogava sujo ou Hamilton que não aguenta a pressão tendo derrotas significativas com carros bem competitivos pra companheiros de equipe que nem está entre os 20 melhores da história e as temporadas bem apagadas comparado ao Schumacher?
Parabéns à FIA por destruir um esporte bacana. Hoje NINGUEM acredita na F1 virou um lixo. Quanto ao Shumi, bom é a lei do retorno né ;)
@@rogeriolima8152 A F1 está um lixo desde 2014 quando entrou essas porcarias de motores híbridos, que deixou a categoria desigual.
Br no grid 2025
Tenho a impressão que o Barrichello, apesar da covardia, só deixou o Shumi passar na última volta pra humilhar propositalmente a Ferrari. Desde a volta 60 ele recebeu a ordem de dar a posição, permitindo a ultrapassagem só na última volta ela escancarou a sacanagem da equipe.
Ele já revelou em entrevista que foi Exatamente isso que ele fez .
Saiu pela culatra, a fama dele ficou pior que da Ferrari kkk
@@zezin7451 talvez no Brasil, no mundo todo quem saiu com a imagem manchada foi a Ferrari e não o Rubens.
@@velasqueztv2751 sim, tô falando do Brasil mesmo. Aqui ele é uma piada.
Covardia 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 os caras tem contrato
Muito massa ter mantido a participação do seu filho!!! Incrível.
Essa corrida foi uma vergonha pra história da F1 mesmo!!!
comigo foi no futebol, quando o fluminense não foi rebaixado naquele campeonato de 2013, me desanimou muito do campeonato brasileiro...
Eu também. Voltei a assistir futebol pra valer só em 2020. Por um lado ainda foi bom para mim, pois pude curtir e conhecer melhor outros esportes, como beisebol, futebol americano, hóquei e basquete.
Sabe nem a história direito kkkkk era o Flamengo que ia cair
Mas o Fluminense ficou em 15⁰, quem ficou em 16⁰ foi o Flamengo.
Só olhar a tabela.
Deixa de ser alienado q o beneficiado ali foi o Flamengo
O Fluminense rouba e o Flamengo que é culpado.
Caramba! Parece que vc estava narrando minha experiência com F1 ao longo dos anos, só faltou falar que colocava o vídeo cassete pra gravar quando estava de plantão no domingo, e fazia de tudo pra não saber o resultado e assistir como se fosse ao vivo kkkkk! Como puderam acabar com o amor de vários pelo esporte assim né? Eu depois desse episódio ainda assisti com certa regularidade mas não tão empolgado, perdi a paixão de vez quando o Massa perdeu o campeonato na última volta, sei que a culpa foi do destino mas mesmo assim foi um balde de água fria! tb tenho voltado a assistir por conta da Band. Não conhecia seu canal, ganhou um inscrito, parabéns pelo trabalho!
Depois do futebol o que mais gosto é de automobilismo e principalmente F1, mas esse episódio foi vergonhoso mesmo 😕
Gosto da suas análises,não sabia do seu canal, não sabia dessa sua história com a fórmula 1, (que amo) mas a entrada do seu filho, e o EU TE AMO de vocês, me conquistou e tô inscrito 🥰👏🏻👏🏻👏🏻
VS, aconteceu o mesmo comigo. Eu era como vc, daquele tipo que acordava às madrugadas para assistir Fórmula 1. Mas depois dessa prova aí, da narração icônica do Kleber Machado eu desanimei muito da Fórmula 1 e passei a ter uma antipatia gigante pelo Schumacher que nunca superei.
Eu tenho 28 anos e me lembro desse dia como se tivesse ocorrido ontem. Eu chorei muito nesse dia. Amo F-1, nunca me afastei do esporte, mas foi exatamente esse trauma com o Barrichello que me fez não torcer mais por piloto BR.
Pô, nem gosto de F1, mas o momento 2:30 esquentou meu coração! Abração VSR ❤️
Momento fantástico.
VS vou te falar algo, eu entendo o motivo do ter se afastado por conta desse episódio e também dessa época. Mas como alguém que acompanha de perto e sonha em trabalhar com F1, hoje está muito bom de acompanhar, acho que valeria a pena dar mais uma chance
O acontecimento foi no mínimo trágico. Mas temos que todos reconhecer a genialidade, mesmo que fosse num momento de pura derrota pro país, da narração do Cléber Machado. Ali ele conseguiu passar o que a gente sentiu enquanto assistia, eu era criança e estava assistindo e ficou marcado demais pra mim.
No dia 1º de maio de 1994, às 9:30 da manhã, morreu a F1 para todos brasileiros.
Quanto ao Barrichello, ele foi contratado a peso de ouro pela Ferrari, justamente para eliminar um concorrente do Schumacher. Só não vê isso quem não quer, e ele aceitou todas as condições.
Pra mim não morreu não, acompanho normalmente.
concordo plenamente
Morreu pros modinhas que só querem vitórias... Se vc não sabe o Brasil ainda viveu uma boa Fase na F1 entre 2000-2009,venceu 22 vezes,subiu diversas vezes ao pódio e disputou Campeonatos,como disse só modinha que vai no embalo e Pachecos acham que acabou
Esse "te amo" aquece o coração de qualquer ser humano. Show demais VSR! PS: O Rubinho é um senhor piloto e merecia mais reconhecimento dos brasileiros. Carreira incrível a dele na F1.
concordo. problema do Rubinho é ser Brasileiro. piloto espetacular.
O melhor segundo piloto de todos os tempos!
@@MARCIOSOUZA-qz4rz Tava no contrato dele com a Ferrari que ele seria apenas o segundo piloto e escudeiro do Schumacher assim como o Massa era coadjuvante e capacho do Alonso tbm na Ferrari.Do mesmo jeito o Bottas com o Hamilton na Mercedes e o Pérez com o Vespa na Red Bull.
@@NarutoUzumaki-lx7tj Barrichello explicou num podcast que não tinha nada no contrato que disesse que ele seria o segundo piloto mas descobriu depois que tinha no contrato do Schumacher,Rubinho teve a grande chance de ser campeão em 2009 mas não conseguiu derrotar seu companheiro de equipe o mediano Jenson Button,então nasceu mesmo para brilhar na segunda posição.
@@MARCIOSOUZA-qz4rz Mas o Button era o primeiro a receber as atualizações da Braw gp e depois que o carro do Rubinho recebeu atualizações ele foi melhor que Button na segunda metade da temporada 2009.Claro que Rubinho não foi consistente como Button mas a equipe priorizava o Button desde o começo.
Pô! que bacana seu momento de pai com o filho.
Muito singelo, parabéns.
15:35"-Pode passar Schumaka e jogava o carro pra cima dele" Simplesmente o Dick Vigarista do entretenimento.
Essa parte me pegou KKKKKKKKKK não esperava por essa traquinagem do nosso querido VSR
Kkkkk essa foi boa,o verdadeiro Dick Vigarista,Rubinho n tem um fator importante pra ser campeão de F1 que é sangue no olho,os grandes campeões são o topo da cadeia alimentar.
@@pliniobarran sei se é mau caráter mas sim fome de vencer,Senna multi campeão e não acho que ele era mau caráter,apenas é aquilo Rubinho n tinha essa fome de vitória,se fosse o contrário schumacher n cederia a posição,já nosso querido Rubinho sangue bom aceitou,hoje em dia vemos muito isso,nas brigas entres as 3 grandes equipes é um querendo passar a perna no outro.
@@pliniobarra O Rubinho poderia ser honesto sim, mas não se deixar fazer de bobo daquele jeito. O Schumacher nem precisava daqueles pontos, pois o segundo bastaria pra ele.
@@pliniobarra certo..2009 faltou; mas com 36 anos ja; n sei
perfeito, penso igual a vc, tanto em relação a vergonha da ferrari, tanto como o schumacher que deveria ter recusado pelo campeão que ele já era e tb pelo bobo do rubinho que deveria ter se indignado no pódio e não aceitado o trofeu , parabéns pela analise, nunca ninguém pensou tão perfeito como a minha modesta opinião.
Essa atitude da Ferrari era tão desnecessária que não iria afetar em absolutamente nada na classificação final da competição. Aliás, se as posições de se mantivessem, a centésima vitória brasileira na Fórmula 1 poderia ter um quê a mais, pois ela aconteceria no Grande Prêmio do Brasil de 2008 e poderia até coroar o título de Felipe Massa, justamente pela própria Ferrari.
Na real não,pq o Schumacher entregou a corrida de Indianápolis 2002 pro Rubens tbm,meio q pra compensar (obviamente não compensou,a humilhação que o Barrichello sofreu é algo histórico) então em termos de números ficou elas por elas
@@1001inutilidade não dá pra saber mn,talvez se ele não tivesse entregado,a linha do tempo mudaria muito,talvez o Shumacher não teria sido campeão com tanta antecedência,ia rachar o "vestiário" a carreira do Rubens mudaria muito, não dá pra saber
@@1001inutilidade Não, o Schumacher não devolveu em Indianápolis..ele na verdade queria que os 2 carros terminassem juntos ou na menor distância possível..é só procurar as entrevistas da época.
Fora que além de tudo tirou o recorde de chegada mais próxima de Senna x Mansell em Jerez com essa palhaçada
"Se sou eu, jogava o carro pra cima do Schumacher", JOGAVA NADA. Eu assisti aquela corrida e me revoltou tbm. Concordo na questão de que o Barrichello não deveria ter aceitado o troféu tbm mas, ouvindo o próprio Barrichello comentando sobre o fato, faz a gente lembrar o quão difícil e caro é a trajetória de um piloto pra chegar na F1. Abrir mão de um contrato em uma das maiores equipes da F1 nâo é simples assim pra se decidir em meio a uma corrida. Por mais sujo e desonesta que seja a decisão é preciso pesar o que está em jogo pra sua carreira. A revolta é justa, a reação exige cabeça fria.
Concordo 100% com o Weslly. JOGAVA NADA. Falar de fora que se faria diferente é muito fácil, mas na prática, como o próprio Rubinho disse numa entrevista, no mesmo contexto 99% das pessoas fariam igual a ele. Em suma, é completamente injusto colocar ao Rubinho qualquer cobrança ou responsabilidade pelo ocorrido do jeito que aconteceu. A culpa de todo o episódio é completa e exclusivamente da Ferrari, e de mais ninguém.
@@ikarileo A McLaren fez muito isso com Senna/Berger no único dos anos 90, muito, Berger acertava os carros, em vez melhor na corrida, possibilidade de Vitória e a equipe trocava posições, ou Berger segurava em segundo para não ultrapassar, tudo jogo de equipe!
Rubinho fez o certo Obedeceu quem passou vergonha foi a Ferrari e o Schumacher.
Realmente, piloto mediano tem q fazer o q a equipe manda mesmo. Até esse dia eu tinha alguma esperança no Rubinho, mas depois dessa vi q o cara era fraco mesmo. Brasileiros tinham como exemplo até então Senna, Piquet e Emerson. Será q esses pilotos aceitariam uma ordem dessa? EU DUVIDO! E será q a Ferrari teria peito pra demitir um Senna se ele não aceitasse? Acho q a Ferrari não teria nem coragem de mandar uma mensagem dessa pra um piloto com culhão! Rubinho tinha uma boa habilidade no volante, mas infelizmente na hora da pressão era um cachorrinho.
tradução; pra preservar o contrtato tem que ser um cagão.
Desanima hj, vinte anos depois, imagina ao vivo
Eu gostei e muito do vídeo que você postou, não só porquê gosto de você e dos seus vídeos, mas porquê eu me identifiquei muito com o seu sentimento. Em 2002 eu tinha 3 anos, não assisti esse GP na época. Mas eu tive o mesmo sentimento de revolta em 2021, no GP de Abu Dhabi. O Masi alterou as regras do campeonato e deu o título mundial de mão beijada pro Max Verstappen. Não tô querendo tirar o mérito do Verstappen e da Redbull, pois eles fizeram um grande 2021. Mas o Masi interferiu no campeonato e deu o título pro Verstappen, isso é um fato. Eu me sinto meio palhaço por ainda gostar tanto de Fórmula 1, porquê só deus sabe o quão revoltado eu fiquei nesse dia. Abraço, VSR!
F1 na Band tá boa demais, voltei a acompanhar depois e muito tempo ano passado.
@tera90s Estou achando as corridas fracas esse ano
@FórmulaBrZ isso mesmo. Ano passado foi acima da média demais. Esse ano vamo torcer pra esquentar as brigas teve corrida chata sim.
@@arthursannazzaro866 esse começo não ajudou, con exceção de Bahrein e da Arábia saudita, as outras foram bem chatinhas
ta um lixo baba ovo dos Anglosaxao (Hamilton) " ain patrão" azar deles Hamilton tá na merd aí a voz de c. deles falando é meu remédio diário síndrome de babá Anglosaxoes a Brasil tem
eu também porém eles babam ovo para o hamilton.
Vitor Sérgio, o GP da Áustria, ainda tem as mesmas 71 voltas como naquela época. O circuito de Spielberg, na época se chamava "A1 Ring",porque era patrocinada pela operadora de telefonia A1.Há mais de 10 anos, a Red Bull comprou e reformou o circuito, que estava abandonado, e a prova voltou ao calendário da Fórmula 1 em 2014,após ter saído em 2003.
Podes crer, você acompanha fórmula 1, valeu pela informação
Que idade você tinha quando aconteceu o acidente do Ayrton Senna?
@@abelnascimento6050 8 anos, mas na hora do acidente do Senna, eu tinha saído com a minha avó para ir na feira próxima de casa,e quando liguei a TV, já estavam levando o piloto para o hospital.
@@carlosalbertoautentico eu moro em Macapá capital do estado do Amapá você mora em qual cidade
@@abelnascimento6050 Belém PA
Eu continuei acompanhando a Fórmula 1 (eu tinha 6 anos, assistia junto com meu pai e o meu tio), mas essa marmelada do Rubinho aí foi injustificável, pois o Schumacher seria pentacampeão mundial de qualquer maneira.
E foi a pior vitória da carreira do Schumacher, tanto que ele deixou o Rubinho ganhar em Indianápolis (o Schummy já era campeão).
Eu acompanhei aquela prova também, mas convenhamos que o torcedor brasileiro por si só só enxerga a Fórmula 1. Na Indy tivemos Gil, Hélio, Tony e Da Matta que fizeram história também e foram muito mais pilotos que Massa e Rubinho no automobilismo pós Senna, porém são esquecidos porque "não pisaram na Fórmula 1" (exceto o Da Matta).
@@raiderbelacasa Verdade! Também acompanho a Indy desde os tempos da Cart e torço pro Hélio até hoje!!!
Outro detalhe na narração do Cléber Machado foi ele ter mencionado que se tivesse apostado todo dinheiro teria perdido, imagino quem realmente apostou e quais foram as reações das casas de apostas em relação a esse episódio...
O pior pra mim foi o Rubens acatar e só deixar passar no último instante, porque nesse tipo de situação, o sujeito tem que bater no peito e assumir a bronca ou baixar a cabeça e não causar. Esse tipo de coisa só chama atenção negativa. Tivesse tirado o pé um pouquinho por volta, fingindo que tá economizando pneu ou combustível, nínguem ia nem reparar, mas não, foi querer dar show, ficou no meu ver, pior pra ele que ficou permanentemente manchado e virou piada. A Ferrari vai continuar sendo vista como a equipe mais prestigiosa da F1, e daqui uns anos ninguem vai mais lembrar quem foi Jean Todd. A paunucussise alheia é sempre esperada, ainda mais vinda de onde veio. F1 não tem santo.
Tenho certeza que o Caceta e Planeta da Finlândia não fica zoando o Bottas por causa do "Valterri, its James".
O cara simplesmente respeitou a hierarquia. Barrichello tinha mais a perder desacatando as ordens da Ferrari.
@@exl9884 Já tava no contrato dele que era seria apenas o segundo piloto e coadjuvante então não entendo o chororô desses imbecis que detonam o Rubinho por conta de 1 corrida onde o campeonato de pilotos já tava ganho pelo Schumacher.
Exatamente EXL, a Fórmula 1 não é um esporte de mérito, nunca foi e nunca será. É Necessário muito dinheiro pra vc estrear na categoria e muito lobby pra vc conseguir entrar numa equipe de ponta. O Rubens realizou um sonho de poucos e infelizmente isso aconteceu.
@@exl9884 concordo totalmente, ele perderia de todo jeitou. No meu ver, ele só perdeu mais fazendo o que fez, ele perderia muito menos se tivesse deixado o Schumi passar de forma discreta.
Repito, o Rubens só tinha a perder independente do que ele fizesse. Nessa situação ou você escolhe a opção onde se perde menos, que pra mim é deixar o Schumi discretamente, ou você vence, chuta o balde e não se submete a essa situação. O Rubens não precisava da Ferrari pra estar na F1 e estava claro que ele nunca seria campeão pela Ferrari.
No final ele escolheu uma opção de meio termo e se expôs sem necessidade. Num ambiente competitivo, não tem nada mais patético do que um coitado, ou como o Rubens mesmo dizia, um brasileirinho. Aí com todo perdão, ninguém engole essa história de um cara que ganha milhões. Terminou virando piada.
Concordo, e nem o Casseta da Áustria com Gerard Berger quando acertava carros pro Senna e fazia jogo de equipe quando estava melhor na corrida deixando Senna vencer por causa da Honda e outros patrocinadores kkkkkkkkkk
Confesso que na época, assistindo ao vivo, foi muito revoltante! Meu Tio, primo e eu assistindo ... A Frase do meu tio " A dignidade de um homem não tem preço"! Rubinho nesse dia, não deveria nem ter subido ao pódio!
Senna não aceitaria isso de jeito nenhum, mesmo que custasse o emprego dele na equipe!! tenho certeza disso!!
A Ferrari passou vergonha. Mas o Barrichello aceitar a situação também é vergonhoso.
Entendo, mas ou ele fazia aquilo ou nunca mais guiaria um carro de F1 na vida...
Funcionário nunca tem a razão
@@ricardo_tanji99 Claro que sim! O Rubens era um bom piloto, outras equipes poderiam contratá-lo. Ele mesmo se arrependeu de ter deixado a situação acontecer. Na Formula 1 o seu principal adversário é o seu companheiro de equipe. Se você não ganha dele quando tem a chance fica muito complicado.
@@arqueiromagico2995 Eu acompanho F1 há uns 20 anos e sempre me perguntei se algum piloto que eu vi faria o que o Rubens fez. E cheguei a conclusão que não. O próprio Rubens em outro momento não faria isso. Na época da Brawn GP ele tinha outra mentalidade, por exemplo.
Quem também não deveria ter aceitado a ordem foi o Schumacher. Se ele também tivesse espírito esportivo ele não passaria o Rubinho.
um pai prestativo e uma baita analise! parabéns vsr!
Pensa bem galera, se a Ferrari fez essa “trapaça” descarada, em frente ao mundo inteiro, imagina o que não tinha de bastidor, carro mais fraco pro barrichelo, pior estrutura, pior tudo possível, fora que devia ter um contrato onde deixava claro que o barrichelo só seria o coadjuvante… então, barrichelo foi um baita piloto, e se não fosse tudo isso.. com certeza teria conseguido ganhar um campeonato … ele foi mto sacaneado, mas… era isso, e encher o rabo de dinheiro, ou era bota a boca no trombone e ser demitido e ter Que ir pra uma equipe menor e ganhar menos e etc etc ….
Mano n é bem assim, Rubinho era um piloto respeitado na época, quem sabe se ele tivesse desobedecido a ferrari, por mais que perdesse o assento lá, com certeza ia arranjar vaga em outra equipe top tipo a mclaren ou a williams (q pqp ralph schumacher n corria nada).
Cara o Rubinho em 2009 teve a chance da vida de ser campeão mundial e tomou pau do Button. Ele era ótimo piloto mas não o suficiente pra ser campeão.
@@andersontavares5522 Correto, porém em 2009 ele não privilegiou nenhum dos 2 pilotos. Ele nem sequer esperava q aquele carro fosse brigar pelo título. De qualquer forma Rubinho foi um grande piloto sim.
E precisava tá no contrato que ele seria coadjuvante? Acho que era meio óbvio né,ngm reclama do bottas ter sido scudeiro do Hamilton,ou o próprio Perez
@@matheuscruz5145 Nao pq a equipe era britanica, o dono ingles, o patrocinador ingles, é obvio q iam puxar a sardinha pro Button. Se o Piquet q era PIQUET sofreu na Williams, imagina Rubinho.
Eu também vi essa corrida, inacreditável, agora irmão,se fosse com Senna ou Piquet, Shumacher não passava não.
Senna em 88, obedeceu as ordens dos Box, para não ultrapassar Prost e deixar ele vencer.
Foi na segunda corrida
Senna deixava passar tbm. Piquet eu duvido, e ainda mandava o dedo pro alemão igual fez com o Senna naquela ultrapassagem 😅
@@robsonbarbosa2500 Senna não deixou Prost passar, ele simplesmente foi proibido de ultrapassar Prost.
Senna estava muito mais rápido do que Prost, o carro estava voando.
Mas nós box, ele quebrou o pau e falou que nunca mais permitiria aquilo.
Essa história do dedo de Piquet é mentira, basta vc ver o vídeo da ultrapassagem.
@@LeonardoGuerreiro, é... ele não deu o dedo...
th-cam.com/video/yT_D8G8HKtU/w-d-xo.html
@@LeonardoGuerreiro é sério que você está comparando, contexto totalmente diferente.
Isso foi uma ruptura igual o 7x1, a gente fica tipo, "pq será q eu levo tão a sério isso?" É tudo dinheiro, os caras deixam cagar na nossa cabeça, 2014 um 1x0 seria mais dolorido, mas n seria tão desprezível, igual ao rubinho, se passa na frente e é demitido a gente ia amar ele, ou não? Ficou com fama de derrotado mesmo sendo recordista de gp até ano passado, foda
o 7x1 acabou mesmo com a raça da Seleçao, é tudo dinheiro.
@@JoaoSilva22222 acho que essa ano e uma otima para a seleção querer ser a mesma de antes a chave da copa a partir das oitavas e so pedrada uruguai ou portugal nas quartas alemanha ou espanha nas semis argentina ou holanda
O cara que deixa a família em casa deixa de tá ganhando dinheiro para ver os cara ganhando dinheiro no que gosta é sem sentido... e ainda tem trouxa que mata por isso
Excelente relato esse seu, a respeito de tudo aquilo. Eu nunca pensei em reunir tantos pensamentos do que aconteceu naquela época, como tudo o que você descreveu. No menu caso, o que eu pensei foi que, depois de ter sido o cara em todo aquele fim de semana, até os últimos 50m, daquela última volta, foi uma ruína para o automobilismo e para a torcida brasileiros. Acredito que o Schumacher tenha ficado envergonhado, não depois que ele ultrapassou o Rubinho, mas depois de ouvir a reprovação do público, quando subiram ao pódio. Gesto "legalzinho" do alemão, ao trocar de lugar com o Barrichello, mas que, oficialmente, jamais haveria qualquer mudança no placar final. Posso estar enganado, mas foi quase que ao final da mesma temporada, que o Schumacher deixou o Rubinho passar, no final da última volta. Acho que foi nos EUA. Uma espécie de retribuição ao que aconteceu na Áustria. Com os domínios de Schumacher, Alonso e Hamilton, meu gosto pela F-1 diminuiu com o passar do tempo. Uma temporada em especial que eu gostei de ver foi quando apareceu a Brawn GP, equipe criada pelo Ross Brawn, que desenvolveu os carros mais estáveis que eu já vi correr. Button (campeão) e Rubinho (3º lugar) eram os pilotos. Foi em 2009. Foi a única temporada da equipe. Foi questão de tempo pra parar com a F-1. Só tive a curiosidade de ver o Verstappen ganhar do Hamilton, no final de 2021, pra ver a quebra da soberania do Hamilton. E só, também. Parabéns pelos relatos.
Obrigado pela moral!
VSR , você ganhou minha inscrição, por causa daquilo que você disse, eu , sou um simples torcedor, apaixonado por F1 desde 1979 (Vivi a época de ouro do Brasil com Piquet e Senna, passei pela morte do Senna, vi sem emoções a era Schumacher, que se diga de passagem, além de ter um super carro sem concorrência, em 2001, 2002, 2003 e 2004, não tinha pilotos minimamente talentosos para brigar com ele naqueles anos - somente quando o Alonso chegou, com um carro minimamente competitivo, ganhou do Schumacher dois anos consecutivos - para mim, já sabia deste ponto falho do caráter do Schumi, e esse tipo de vitória dele, atesta historicamente, como conseguiu todos aqueles recordes: apoiados nas costas do Rubinho, que foi seu capacho particular - desculpe Rubinho). Sou contrário a "palavrão" , mas nunca vi um tão bem aplicado para o momento , mesmo se passando 20 anos, e revendo com você e seus seguidores do seu canal esse vídeo, me lembra quanto foi triste ser torcedor da F1 naqueles anos, principalmente esse dia que é um resumo daquilo que enfrentamos até a chegada do talentosíssimo Fernando Alonso, botando fim a era de farsa de Ferrari e Schumacher - farsa no sentido de números e recordes que fugiam ao caminho natural da categoria, lembrando que o Schumacher foi campeão jogando o carro literalmente no patético ( patético em talentos) do Hill, e só ganhou com a Ferrari enquanto tinha seu capacho pra subir que era o Barrichello, porque mesmo de Ferrari, não ganhou com Irvine nem com o Massa, só com o capacho do Rubinho, que segurava todo mundo atrás para o Schumi correr sem pressão na frente e ganhar - foram anos tristes que felizmente, ficaram para trás. Obrigado pelo vídeos. que bom saber que não estou sozinho neste meu sentimento que tenho daquele dia. Força!
Show! Excelente!
O Michael só resolveu "dar" o troféu de primeiro lugar para o Rubens por causa das vaias que não cessavam vindo do público. Só quando ele desceu do carro é que se deu conta que tinha feito a cagada; até então ele estava convicto que tinha que passar. Então foi apenas uma forma constrangida de aliviar a barra da imagem quando já era tarde demais.
O Barrichello estava mesmo convicto a vencer e não deixar passar. Mas conta-se que nas conversas internas por rádio, não veiculadas ao público ou outras equipes, a Ferrari "lembrou" ao Rubinho do contrato que ele tinha com eles. Então RB resolveu (ele mesmo já confessou isto) a só deixar passar na linha de chegada, para deixar taxativo que a vitória era dele sim, mas ele é (um bom) funcionário da equipe (que sabe obedecer ordens, e que seja reconhecido por isto). No pódio ele fez questão de aceitar e levar para casa aquele troféu, porque na cabeça dele ele merecia sim.
A Ferrari e Schumacher resolveram que essa "gentileza" de RB seria devolvida, quando o título estivesse assegurado. E de fato, isso aconteceu, mas infelizmente escolheram outro GP vergonhoso para pagarem essa promessa: o GP de Indianápolis, em que os pneus explodiam, a FIA nao deixou a fornecedora enviar mais pneus para as equipes, e apenas SEIS carros participaram dessa corrida, sendo 2 deles as Ferraris. E, pra piorar, MS foi diminuindo na última curva para deixar RB passar, este hesitou e não queria passar (pois não seria valoroso nem honroso naquelas circunstâncias) e os dois passaram a linha de chegada quase parando, com Barrichello na frente do Schumacher por questão de centímetros (confirmação do vencedor na foto).
Mais uma vez, o público que ainda restava no autódromo (dos que já não tinham ido embora logo que os demais carros se retiraram do grid de largada, em protesto contra a FIA), vaiou intensamente os dois no pódio, para coroar mais esta vergonha da Ferrari tentando "reparar" a outra narrada neste episódo o vídeo.
Vc só cometeu o equívoco de confundir as temporadas: sim, a Ferrari devolveu a vitória ao Barrichello em Indianapolis ainda em 2002. Esse GP de seis carros foi em 2005 e a vitória foi do Schumacher, Barrichello em segundo.
Isso é mentira. O próprio Jean Todt disse que jamais houve no contrato o que aconteceu na Áustria. Foi apenas uma ordem direta da equipe na qual o piloto brasileiro resolveu acatar. Como disse Vitor Sérgio, Rubens, já era financeiramente resolvido. Lá atrás, ele recusou a Williams por um contrato milionário com a Jaguar, a qual depois viria se tornar a Brawn onde mais uma vez ele, Barriquelo, decepcionou perdendo o certame para o até então inexpressivo Jenson Button.
Olha, falar aqui da cadeira da minha casa é fácil MAS, apesar de ser nitido a sacanagem da Ferrari, na minha opnião que não vale de nada e vendo as coisas depois que aconteceu, acho que o Rubinho tomou a pior decisão possível, porque eu, que sou da geração que não viu o Rubinho correr, só escutei coisas do tipo: "Rubinho era covarde", "Rubinho não tinha culhão", "Se fosse o Senna ele jamais ia deixar passar". Nunca ouvi nada do tipo "A Ferrari ferrou o rubinho", "A culpa foi da Ferrari". Então acho que o tiro saiu pela culatra, acho que ou ele não deixava passar(apesar das ameaças que sofreu) e via o que acontecia ou ele deixava passar assim que recebeu a ordem e teria sido "menos pior". Como eu vi alguém comentando, na F1 seu maior concorrente é seu companheiro de equipe, então se o Rubinho tinha pretensões maiores na F1 ele precisava mostrar por onde e com uma atitude dessa acho mais fudeu ele do que ajudou.
Oi João.
Eu não sou ninguém pra julgar os outros, mas assisto a F1 desde 1991, e apesar de gostar muito do Rubinho, tendo ele como segundo melhor piloto do Brasil pra mim, eu mesmo acho que faltou amor próprio da parte dele.
O Rubinho era excelente, incrível, se a Ferrari manda-se ele embora no domingo, na segunda-feira outra equipe chamava ele.
Sei que é fácil julgar, mas alguém com o talento dele, as oportunidades que ele teve a respeito do sonho de pilotar dele, e, com dinheiro já em 2002... tudo que aconteceu com ele foi culpa dele mesmo, a má fama dele e as piadas que faziam dele eram merecidas.
E de novo, ele era excelente, muito melhor que o Schumacher.
E minha opinião sobre o Schumacher... é melhor eu guardar pra mim.
Abraço.
Lá fora as pessoas respeitam MUITO MAIS o Barrichelo do que aqui no Br.
@@vitorpiagge1091 Oi Vitor, eu gosto do Rubinho, e tirando a F1 o Rubinho já ganhou tudo que podia em termos de automobilismo.
A questão é que, ele se submeteu aos desígnios da Ferrari porque eles quis.
Este que é o meu ponto.
Concordo com o que tu disse, mas o fato de ele ser "menos respeitado" dentro do Brasil seja, talvez, por ele ter aceito as condições da Ferrari, e não por ele ser um mal piloto, porque com certeza ele é incrível e muito melhor que o Schumacher jamais foi.
@@giovannifrank6779 De 1994, quando uma era terminou daquela forma trágica, uma nova era surgiu sem campeões, pois na época não tinha mais nenhum campeão mundial no grid. E eu acompanhando tudo o que vi, concordo em partes, com você. O Barrichello de fato era impressionante, um piloto fora de série, infelizmente seus números são muito menores do que deveria ter sido por uma série de acontecimentos, do tipo pilotar por 7 anos em equipes médias e pequenas, até chegar na Ferrari, e depois os boicotes que ele sofreu na equipe italiana. Ele teve um péssimo gerenciamento de carreira, tudo isso aí eu concordo. Mas o Schumacher era de um talento também incrível, era sim mais piloto, só que a diferença técnica entre eles era bem pequena. Uma pena a Ferrari não ter deixado ambos os pilotos competirem entre eles, teria sido um dos maiores duelos de todos os tempos, muito melhor do que as disputas da Mercedes entre 2014 e 2016.
E na minha humilde opinião, de 1994 pra cá, eu só vi 3 pilotos que superaram o talento de Barrichello na F1. M. Schumacher, Alonso e o Hamilton e talvez o Max Verstappen agora.
Foi um desperdício para a F1, o Barrichello não ter sido campeão pela categoria.
Concordo contigo... sou MUITO fã do Rubinho, pra mim é um dos maiores pilotos que já passaram pela F1 que não foram campeões, mas essa atitude dele envelheceu mal mesmo. Ficou com uma fama bem ruim com os brasileiros.
Caramba! Já se foram 20 anos?! Lembro de assistir esse momento vergonhoso ao vivo, senti a mesma indignação do VSR.
Barrichello foi muito injustiçado na Ferrari, em várias corridas foi obrigado a deixa o Schumacher passar. Se não houvesse isso ele teria ganho no mínimo um campeonato mundial.
Schumacher e Rubinho tiveram um duelo em equipes diferentes. O alemão quase que joga Barrichello no muro, não lembro em qual corrida, mas foi muito emocionante.
GP Hungria 2010, Schumacher na Mercedes x Rubinho na Williams
foi na Hungria em 2010 se eu não me engano
Um campeão de verdade jamais aceitaria uma vitória fraudada como esta.
Schummacher poderia vencer sem essas manchas.
Exatamente, assim como coisas foram ocorrendo com a Seleção Brasilera e que muito sim foram deixando de lado e até torcendo contra com foi o caso da alegria pela perda de 7 X 1 para a Alemanha. Eu fui um que torci contra e gargalhei muito pela cara dos idiotas que pintavam um Brasil que não existia mais. Schumacher pode ser um grande campeão, um herói lá para os alemães, para quem acompanhou foi um bom piloto que foi só pegar um carro não tão bom, para mostrar que era como a maioria. A partir dele ficou claro que o que manda na F1 é muita grana, não a esportividade. Outra covardia é essa 'asa móvel', coisa horrorosa, defendida por muitos, mas que tira a competitividade e o valor da técnica na ultrapassagem. Sem brasileiros disputando então, nem perco tempo com isso, quem sabe se entrar algum brasileiro com condições de disputa, caso contrário para mim isso aí não cheira nem fede.
Perfeito ! 👏🏻👏🏻👏🏻
Fora que a Fórmula 1 parece corrida de vídeo game.
Em vídeo game você pode ligar os auxílios e acelerar sem medo de ser feliz. Parece que na vida real já está ficando assim. Ganha quem tem o melhor carro/acerto.
Uma vez, em um episódio de top gear o Hamilton pilotou a mclaren de Senna de 1992.
Ele é um fã assumido do brasileiro.
Ele deu algumas voltas mas o programa não mostrou seus tempos!! Esse programa mostra o tempo até da vovozinha que dirige fusca…
Ele saiu rasgando elogios aos pilotos da época dizendo que os pilotos eram loucos.. que o carro era instável e inseguro. Que foi uma honra pilotar essa máquina mas deu a entender que k carro era horrível…
Fiquei arrepiado com a paixão com o qual o VSF fez seus comentários sobre o "hoje sim!?". Muita massa VSF. Você é incrível. Mais ponto ainda pelo cuidado com o filho.
Esse fato resume o que é a fórmula 1.Uma competição onde vence o amigo do dono. O Sena sofreu muito para vencer essa barreira.
Senna jamais teria essa atitude medíocre.
O Barrichello é monstro e foi alvo de muita piadinha até por parte de brasileiros, que são os que deveriam abraçar o Barrichello e ter orgulho dele. O brasileiro trata muito mal seus ídolos. O esporte necessita de mais ídolos!
Tô tão viciado no VSR que tô vendo vídeo até sobre um esporte que sinceramente eu nunca acompanhei kkkkk
É o ídolo né
Sim, kkkkk
Eu sempre reagi com indignação a esse episódio na F1 mas agora sei que foi para um bem maior: Afastar o VSR da F1. Imagina o quão chato seria acompanhar a F1 com oz VSR comentando... Obrigado Ferrari.
até entenderia essa deixada do rubinho se fosse por questoes de campeonato e tal, mas tava nitido q a ferrari era muito melhor e q o schumacher ia ser campeao com ou sem essa deixada. Simplesmente uma das situacoes mais bizarras da f1
E a empolgação do narrador da globo , agora sim agora não
O campeonato já estava meio que decidido, não havia concorrência naquela temporada, tanto que o Schumacher foi campeão na metade da temporada, no GP da França, de tamanha falta de adversários. A Ferrari queria ganhar de qualquer jeito aquela temporada.
Aí o Schumacher pra fazer média foi e aprontou aquela pouca vergonha dentro de Indianápolis, uma vitória ridícula do Barrichello.
Olá VSR blz? Nossa cara como eu sou uns 10 anos mais velho que vc eu assistia muito as corridas e gostava pra caramba e detestei esse trágico dia. O Schumacher não precisava disso e deveria ter freado antes...mas... fazer o que né. Foi ridículo simplesmente ridículo e eu também perdí o "tesão" em ver as corridas depois desse dia. Valeu VSR sou fã das tuas análises e vídeos. Parabéns pelo trabalho.
Também fiquei uns anos sem assistir, mas acabei vendo uma corrida na chuva em Interlagos, e o Max deu um show maravilhoso, ai voltei a assistir.
tambem voltei assistir nessa corrida, Novembro de 2016
@@alexandrezanetti7116 Depois dessa corrida, não tinha como nao voltar a assistir srs
Brilhante como sempre, VSR! Eu já assistia esporadicamente após a morte do Senna, mas nesse dia eu estava vendo. Tive a mesma sensação de decepção e revolta. Vi pouquíssimas vezes depois disso.
confesso que eu deixei de acompanhar aquela temporada vergonhosa de 2002... só vi o GP de Indianápolis onde "devolveram" ao Rubinho essa vitória, mas o estrago já estava feito na Ferrari! Voltei a assistir em 2003, nas vitórias do Barrichello em Silverstone e Monza... 👏🏻👏🏻👏🏻
Ta la na bastter tmb? kkkkk
E foi em 2003 que o Barrichello poderia ter vencido o campeonato, não fossem os boicotes da Ferrari. Aquela pane seca no GP do Brasil sempre dói quando eu lembro. É tipo uma cicatriz mal curada. Barrichello teria aberto quase 20 pontos de vantagem pro Schumacher, se tivesse vencido aquele GP, e sendo em casa, pela primeira vez, 10 anos depois da última vitória do Brasil com o Ayrton, poderia ter dado um ânimo a mais pro brasileiro. Foi um ato muito covarde da Ferrari, partindo do ponto de que o ato foi proposital, o que eu acho que aconteceu.
@@gabrielpinho7826 Quem foi vice campeão em 2003? Foi o Kimi Raikkonen da McLaren.O homem de gelo da McLaren fez uma temporada 2003 em alto nivel e olha que a McLaren era o segundo melhor carro pq a Ferrari era o melhor carro do grid e Kimi ficou só 3 pontos de diferença do Schumacher.
Grande Ceara! Difícil de bater no Monaco GP!!!! Bons tempos de Mega Drive!
Até que enfim alguem tem coragem de dar a cara a tapa nessa questão. Ganhou um inscrito...A sua indignação é em muitas das injustiças da F1 que eu já vi. Bandeirei 3 formulas 1 através da Racin Club aki no RJ, fixo na curva 8 do autódromo do Rio, eu sou o único que tem uma foto com Ayrton no boxes na sua estréia pela Toleman... Vc tem exatamente um passado na F1 igual a toda minha Familia...Meu pai era diretor de vendas da GM e ganhava ingressos e nos levava...Fora 2 autoramas Fitipald de curva inclinada que juntávamos para brincar. Que tempos gloriosos ! Mas...hoje a vergonha continua...o que vimos ano passado, forçando Nicholas Latifi [quanto $ ele recebeu pra isso hem?? ] bater no muro pra forçar um SafetyCar "tapetão" entrar e depois não trocarem pneus Macios pro Hamilton junto com Verstappen... foi fatal...parei de ver, foi ridículo forçar desse forma. E pra piorar em 2022, pra trazer os torcedores ferraristas "tifosi" para gerar receita nas arquibancadas, fizeram um ajuste fino no carro do Hamilton para nao andar mais que um quinto lugar... Só que Leclerc e Saintz são incompetentes , pois falta à eles meio segundo no braço para vencer o Verstappen. Um abraçco.
VSR desbloqueou memórias da minha infância
VSR você me descreveu totalmente quando falou quando era a sua rotina pra acompanhar a Fórmula 1, mas eu deixei de acompanhar depois que o Ayrton Senna morreu naquele trágico acidente na curva Tamborelo, fiquei tão chocado e transtornado que não tive mais condições de acompanhar
Foi uma baita sacanagem e a maior queimação de filme, Schumacher fazendo as vigarices e a Ferrari aprontando com o coitado desse outro piloto, o coitado saiu como um dos piores pilotos de todos os tempos. Falcatruas tem em todo lugar mas aí a coisa era pesada.
Que relação massa com seu filho 😍
Não conheço meu pai, mais quero ver assim para meus filhos 👏❤️
"Leitura" perfeita. Agora, achar que o Schumacher não aceitaria a situação, que ele ficaria sem jeito, sem graça com a vitória do jeito que foi.. Ora, esqueceu o que ele fez no primeiro título dele, quando bateu o carro sozinho, ia abandonar a corrida e jogou o carro pra cima do Hill pra não perder o título? Anos depois fez o mesmo pra cima do Villeneuve, mas não deu certo. Estamos falando de Schumacher.
Perfeito!
Shumacher fazia de tudo para ganhar inclusive trapassear .. o cara éra foda , mas ao mesmo tempo um covarde ladrão .
Não ganhou o apelido de Dick Vigarista por acaso.
@@felipedosprazeres Cheatmacher
@@silviamarcelepontes1288 Inveja ? Kkkkkkkkkk tá de sacanagem. Ayrton Senna DO BRASIL foi um gênio sem precisar dessas palhaçadas e vamos ter inveja de um trapaceiro ? Tá louca !
Muito bom o vídeo, continue fazendo conteúdos de F1, muito completo!
Nesta época eu tinha 4 anos e nunca soube dessa história. Já ouvi essa narração do Cleber machado mais não imaginava que foi por conta dessa patifaria que a Ferrari fez.
Legal esse vídeo, pois eu era vidrado em F1 nessa época tbm, e torcia muito pelo Barrichelo. Também me afastei e pensando tecnicamente não considero Formula 1 um Esporte, pois a influência da máquina é maior que, bem maior que a humana. Se todos tivessem carros identicos seria um esporte, pois o esforço humano eria preponderante.
caraca, 20 anos já bicho? Lembro como se fosse hoje. Hoje sim... Tô ficando velho
Eu tinha 7 anos, VSR, assisti com meu padrasto. Eu chutei um ventilador da minha mãe com raiva e machuquei meu pé. Meu padrasto xingava de tudo quanto é nome e chorava que nem uma criança, ele deu um socão no guarda-roupas que arrebentou a porta. Foi frustrante.
Aos poucous estou voltando a ver F1 na Band, da gosto ver o Verstappen correr, o cara tem raça, tem personalidade, me faz lembrar de Ayrton Senna.
Sim. Mas a Fia é foda. Tira a vontade as vezes.
Não é a toa que ele é o atual campeão.
Meu piloto atual favorito
Já o pai dele quase virou churrasco em 94 na Alemanha escancarado as maracutaias da Benetton que o Senna tanto desconfiava.
Gosto muito do teu trabalho, mas hoje o like vai para o momento especial com o filhote. Felicidades para ti e tua família.
"...hoje não, hoje não. Hoje sim! Hoje sim?!..." "Lá vem eles de novo! Goool, da Alemanha!" O quê mais dói é saber que isso humilhou a história de nosso país no automobilismo e no futebol!
Hoje não, hoje não, hoje sim?. Kleber Machado, foi sensacional!!.
É por essas e outras que Schumacher sempre vai ser lembrado como o trapaceiro e o Senna o melhor piloto de todos os tempos tanto dentro e fora das pistas.
Trapaceiro ? larga de ser idiota cara, o cara ganhou sete, SETE, títulos mundiais e a tartaruga ninja perdeu um campeonato para o Jenson Button, sendo que ele, Barrichelo, era o primeiro piloto da Brawn, entendeu imbecil ?
Essa foi a maior vergonha da história da F1 , se o Schumacher tivesse o mínimo de vergonha ele jamais teria feito isso e Barrichello se tivesse amor próprio ele também não aceitava essa palhaçada , enfim um ato totalmente desnecessário que fez a F1 perder toda a credibilidade , resumindo mais um esporte onde os resultados podem ser manipulados.
Humanamente, um gesto humilhante e injustiçado pela a equipe, mas ele teve individualmente, seus momentos de glória e satisfação com esse esporte, que tanto se deu e lutou pra chegar numa equipe de ponta que tanto sonhou. Por isso, o Rubinho Barrichello é também um vencedor num esporte tão competitivo, e representou bem o Brasil até onde foi possível e ao seu modo. Não foi um Airton Sena, mas foi ele mesmo, o próprio Rubens Barrichello.
PARABÉNS BARRICHELLO!
Isso mesmo! Por esse e outros episódios que eu até hoje odeio a Ferrari, e nem considero Schumacher 7x campeão, trapaceiro e os dois da Benetton foram roubados! Esse dia foi realmente horrível! Hoje acompanho a F1 com meu filho! Continuo achando o maior absurdo essa palhaçada de jogo de equipe!
@@sidineirocha8331 Cara, eu já vi relatos que o Schumacher nem sabia o que estava acontecendo.
Caramba um dos melhores vídeos do VSR
F1 perdeu o peso no Brasil mesmo, nasci em 2001 e nunca vi uma pessoa da minha idade que goste.
E os que tem, pq tem sim, são raríssimos.
Aí é caso de como a corrida funciona e o q a gente entende por corrida, uma corrida de 70 voltas pra gente não dá, nosso costume é de jogo em q são no máximo 5 voltas, mas normalmente 3 e é vc q "dirige"
Brasileiro só liga pra esporte onde tem brasileiro ganhando, fora isso esse amor por automobilismo nunca existiu!
VSR, parabéns pelo seu trabalho, eu já o acompanho têm muitos anos, do início do EI até agora o TNT sports. Cara, eu assisti essa corrida, tinha dez anos na época. E assim como a maioria das pessoas que estavam assistindo a corrida, creio eu, ficaram incrédulas com a decisão da Ferrari. Até hoje eu não entendi e será difícil de entender uma decisão tão fútil, que num futuro próximo mostrou que a decisão tomada na corrida da Áustria foi patética. E se era para ser contra a decisão da equipe, o Barrichello poderia ter vencido a corrida. Acho que esse gesto do Rubinho vencendo a prova, depois de tudo o que a equipe disse a ele no rádio, seria um tremendo tapa na cara dos comandantes da equipe na época.
Esse episódio me fez perder o respeito que tinha pela Ferrari como equipe de f1, sei da sua importância pra categoria, mas pra mim faz pouca diferença se ganha ou não, e alguns anos depois tem o episódio do Felipe massa e Alonso na entrada do box, exatamente um ano do acidente com a mola na Hungria.
Poxa vc agregaria muito ao jornalismo da F1, infelismente ainda hj existe esse jogo que foi feito com rubinho, talvez o dinheiro mande até mais hj lá, mas seria ótimo ter vc nesse ambiente.
Esse episódio foi a maior vergonha da f1 e da Ferrari. Não tinha motivo nenhum pra cúpula da Ferrari fazer aquilo. Schumacher já era praticamente campeão e o carro F2002 era imbatível (um dos melhores carros da história da f1)
"Se eu tivesse apostado todo o meu dinheiro, eu teria perdido" - Cléber Machado
Realmente foi um dia inacreditável! Muito bom ver o VSR trazendo conteúdo fora o futebol. Manda bem em todos os segores
Sinceramente, eu parei de assistir a F1 nesse dia de tão furioso que fiquei, pelo Barrichello ter engolido isso e pela Ferrari por ter feito essa sacanagem sem tamanho. Hoje acho que o próprio Barrichello se arrepende de certas coisas que aconteceram na própria Ferrari, pois tem muita coisa que a gente nem sabe de fato.
Vc engole sapo todo dia no trabalho e manda essa.
VSR, que vídeo sensacional. Realmente foi uma sacanagem esse episodio. Grande abraço!
Rapaz não acompanho F1, mais doeu só vendo esse vídeo.
Não acredito que até hoje não estava inscrito nesse canal. VSR é um dos melhores comentaristas esportivos: coerente e isento.
Depois dessa corrida minha admiração por Nelson Piquet aumentou ainda mais.
Afinal de contas ele não aceitava ordens da equipe para ser o segundo piloto.
Credo, admirar aquilo🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Exatamente, a questão de jogo de equipe pode ser aceitável conforme o ritmo de cada carro e olas possibilidades da equipe, mas naquele momento, nada justificava. Nada.
Vou além, o primeiro título do Schumacher em 1994, foi vergonhoso...Última corrida na Austrália, jogou o carro em cima de Damon Hill, depois de ter saído da curva... Neste mesmo ano, Schumacher foi banido por duas corridas!
Isso era até "normal". O Senna jogou o carro pra cima do Prost em 1990 pra garantir o campeonato também.
@@andergraciano mano,fala isso não,disso o brasileiro não lembra🤫🤭
@@andergraciano Vc ta falando de Suzuka?
@@JoaoSilva22222 Aham, mas confundi o ano. O Senna jogou o carro pra cima do Prost em 90. Em 89 aconteceu a sacanagem do Balestre, no mesmo circuito.
O termo correto é “afastado” por duas corridas, banir significa algo irreversível.
O que me fez afastar da F1 , foi aquele campeonato de 2009 ,onde o Barrichello ficou em segundo no campeonato como o primeiro piloto do melhor carro do grid .
Voltei a assistir ,graças a série da Netflix "drive tô survive " ,e falo que o campeonato hoje em dia , é bem melhor do que no passado ,consigo curtir e ter uma visão diferente do que eu tinha no passado graças essa fantástica série .
Recomendo a todos a assistir .mesmo não tendo brasileiro na F1 ,hoje em dia ,eu curto mais o esporte .
Essa série é incrivel estou gostando muito, pra mim o melhor episodio foi do Grosjean que teve o acidente dele, e a vitoria do Perez no mesmo episodio
Considerando a personalidade do Senna, dificilmente ele aceitaria uma "ordem" dessa! Foi lamentavel aquele episódio!
No Japao em 1991 ele fe, passar o Berger na última curva pq o Ron Dennis mandou. Não sabia?
@@ilprodaccio desconhecia! Valeu pela jnfo!
eu nem gosto muito de formula 1,mais nesse dia quando eu fiquei sabendo que o rubinho tava na frente do schumacher eu botei na globo pra ver,e ai eu vi essa cena,fiquei decepcionado,lamentavel!
Sempre lembro desse episódio quando vejo gente (principalmente brasileiro) pagando pau pra Ferrari. Não me afastei da Formula 1, mas pra Ferrari eu nunca mais torci.
Faltou personalidade para o Rubinho vencer e encarar as consequências. Isto é: Encarar os chefões da Ferrari após o GP. Ele arregou no final com medo de demissão e posou de coitado. Vitimismo não combina com Competições de alto rendimento. Alonso, Hamilton, Max, Leclerc, Vettel, Perez e nem Fisichella jamais fariam isso.
Ouvir o 3.0 V10 é muito emocionante, sinto falta dos protetores auriculares, essa "unidade de potência" V6 1.6 atual é uma porcaria.
Concordo, F1 deveria ser mais "raiz", câmbio manual, motor aspirado girador v10, ou, v12, muita potência e sem controle nenhum, só assim vamos ver quem é piloto de verdade e quem depende muito da marca.
Brilhante análise VSR! Eu larguei a F1 quando isso aconteceu também. Tamo junto!
Que pena, VSR,vc perdeu algo incrível ano passado,foi um dos melhores eventos esportivos que vi na vida e esse ano promete de novo. Mas pô, VSR, como Schumacher não ia "passar"? O Barrichello já tinha diminuído a velocidade,o Schumacher ia diminuir tbm? Um dos 2 ia ter que ganhar. Além disso,2002 não era 2022,se tu tivesse lá e jogasse o carro pra cima do Schumacher com aquela falta de segurança toda talvez não tivessemos VSR pra contar história kkkkkkkkkkk
Lembro desse episodio como se fosse ontem!!!!
O Rubinho fez uma corrida excelente e no fim recebeu aquela ordem infeliz, tentaram apaziguar a vergonha no pódio mas as vaias foram inevitáveis, porém o destino é algo interessante pois hoje o Schumacher esta pela misericórdia de Deus e o Rubinho seguindo sua vida normalmente.
*Vergonhoso foi o Michael Schumacher parar o carro para interromper o treino em Mônaco em 2006 e acabou ganhando um apelido carinhoso de Dick Vigarista*
o apelido mais correto de todos
VSR, gosto de acompanhar teu trabalho, parabéns.
Tenho 49 anos e lembro muito bem desse dia, fiquei muito puto.
Concordo com você nos seguintes pontos:
1 - Barrichello foi melhor que o Schumacher o final de semana inteiro.
2 - A diferença de pontos era enorme, a Ferrari não precisava disso.
Mas discordo quando você diz que a Ferrari fez isso para humilhar o Rubens.
Pense, o que a Ferrari ganharia em humilhar seu piloto?
A Ferrari é uma empresa, que visa lucro, ela não está na Formula 1 pelo esporte, está lá por dinheiro, e humilhar o seu piloto, não traria lucro nenhum.
O jogo de equipe sempre existiu na formula 1, e continuou existindo depois desse episódio.
O Barrichello deixou passar, porque recebeu ordem da equipe, se ele devia ou não fazer, cada um tem sua opinião, eu também acho que não deveria acatar.
Schumacher venceu porque também recebeu ordem de ultrapassar, afinal, ele também era funcionário da Ferrari. Na condição de atual campeão devia ter recusado a ordem? Talvez, mas ele obedeceu, assim como Barrichello.
Essa corrida foi uma das maiores vergonhas de todos os esportes, de todos os tempos, talvez a maior. Por isso o Schumacher nunca foi um campeão de verdade, o campeão não se faz só com vitória no papel, mas, e, principalmente, com a vitória moral, com o exemplo, com a ideia por trás do homem... nesse quesito o Schumacher, que sempre foi um trapaceiro, nunca vai servir nem pra limpar a viseira do capacete do Ayrton Senna. Todo mundo lembra dessa corrida, mas ninguém lembra das vitórias do Schumacher, que eram sempre corridas monótonas, em que ele tinha o melhor carro e sobrava nas pistas por causa disso, e ainda assim precisava fazer joguinho de equipe. Eu tinha 15 anos e nunca vou esquecer essa patifaria que ocorreu na Áustria. Paralelamente, o mundo viu a corredora Gabriele Andersen quase morrendo pra completar uma maratona na Olimpíada de 1984, e todo mundo lembra dela, e ninguém nem sabe quem foi a vencedora. Schumacher nunca entendeu isso.
@@pliniobarra é ele fez sim, mas fizeram muito com ele também, tipo quando ele teve um título roubado pela FIA em 1989... Vc nunca viu o Senna obrigar ou aceitar um parceiro de equipe parar pra ele passar.
Essa corrida foi uma vergonha mesmo, eu vi na tevê. Ótimo vídeo. Eu não acompanho mais a F1, acho as regras patéticas. Hoje, o Ayrton não teria vencido em Mônaco como o fez em 92; teria sido obrigado a ceder a posição para o melhor motor, para a equipe com o melhor carro na ocasião, tudo a favor apenas da máquina e do dinheiro. Sorry, prefiro vídeo game a essas corridas de brincadeira.