...Rubinho...sim sim....nunca acertou carro, nunca ganhou nada em nenhuma das duas gerações MAS se for para inventar desculpas de derrotas e justificativas pra destruir carros e andar lerdo...RUBINHO !...claro,,,,,,,rsrsrrsrs
Melhor comentário do Nelsão foi quando ele disse que o Galvão fica querendo adivinhar as coisas nas transmissões, teve uma vez que mostraram ele com os olhos fechados no cockpit e o Galvão: "-Olhem só a concentração do Piquet" (ele estava era dormindo de ressaca)
com senna n seria diferente se ele pegasse a mercedez do Hamilton pela primeira vez.. argumento fraquíssimo. Todo piloto de ponta é de fácil adaptação, se Hamilton corressse com aquele carro até se adaptar, ele poderia correr tão bem naquela quanto corre hj em dia
@@luiscarlosmax1566 Nop, o problema do Senna era a instabilidade do FW16 que ao pegar qualquer zebra ele rodava. O vídeo do Lauda em questão pilotando a Jaguar foi erro dele. Depois de ver esse vídeo do Lauda, eu tenho certeza absoluta que ele não sabe pilotar um F1 moderno dos anos 2000, ele se encaixa mais na época da era turbo.
@@bruno91149 mad no gp do Brasil Senna rodou sem pegar nenhuma zebra. Olha, procura a história do Senna e você vai ver que todas as vezes que ele tomou pau, ele arrumava uma desculpa, na Williams não foi diferença. Aquele carro ainda era o melhor do grid, pegue os tempos dos pilotos da Williams e compare com o resto do grid.
Piquet ganhar agr seria muito difícil, bater de frente com Vettel e o domínio das Mercedez? Acho difícil. Massa e um ótimo piloto até onde ele chegou foi um baita feito , jamais q ele veio de uma família humilde igual o mito do Rubinho.
@@victorzreis8932 Só vamos lembrar que o ÚNICO NA HISTÓRIA DA F1 que ganhou dois mundiais sem ter o melhor carro, foi justamente o Piquet! Levando uma Brabham, que nem o Senna conseguiu pilotar direito, pro topo do pódio, enquanto o segundo piloto disputava pontos lá atrás.
Acho que a época mais difícil da F1 foi a era turbo da década de 80, por causa do enorme torque daqueles motores que era o dobro dos atuais motores, isto aliado ao baixo peso do carro, com isto era muito difícil transmitir esta potência para o chão, os carros, muitas vezes, se comportavam como um foguete sem rumo. A quebradeira de carros daquela época era enorme, porque não tinha câmbio que evitava erro de marchas como ocorre hoje, não tinha direção hidráulica como hoje, as áreas de escape eram precárias, se um carro saísse da pista 90% de chance de quebrar, era um motor por corrida sempre no limite, se um carro encostasse no outro 80% de chance dele quebrar a suspensão. Hoje os carros são robustos, quase não quebram, mesmo saindo da pista ou encostando um no outro. É por isto que os pilotos daquela época como o Piquet tem um índice abandono de 42%, já o Senna 37%, Émerson 34%, Rubinho 30%. Já o Massa abandonou apenas 15%... porque hoje os carros são verdadeiros tanques de guerra, dá pra errar a vontade que não quebra.
Hecto Silva o massa é ridículo mesmo que nunca abandonasse kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...cara ali de piloto é só o nome mesmo.. Pq de massa é só sobrenome mesmo... Kkkkkk
O que ? Se tu dá uma encostada hoje em dia tu já quebra algo que compromete e tua corrida! Esse negócio de tanque de guerra seria em 2000 a 2009 onde as equipes nunca tiveram interesse na aerodinâmica e sim no motor, hoje em dia o que preza muito mais é justamente e aerodinâmica.
Realmente, os carros quebravam mais. Levei horas fazendo um levantamento, senna em sua carreira teve 27 por cento de abandono por problemas no carro, schumacher teve 10 por cento. Se fizer um levantamento sobre hamilton, sera menos ainda!
@@dougbatista ACOMPANHEI DESDE EMERSON FITIPALDI. PIQUET TRI CAMPEAO. GENIO CONSTRUTOR DE MUITOS ITENS DO F1 E PIT STOP COBERTOR DE PNEUS. SENA ERA ANTIPATICO ENTRE OS POLOTOS E PRECISASSE PISAVA NA GARGANTA NAO TINHA MUITA ÉTICA. JA PIQUET E LAUDA DIFETENTES
As Renault de Alain Prost e Renee Arnoux ganhavam todas. Carro sempre ganhou na F1. Não fala merda. Senna ganhou com a toleman ou foi campeão com a Lotus?
ayrton ganhou em 1988 , em 89 roubaram o titulo dele pra dar pro Prost. Claro que os carros da f1 hoje em dia são mais fáceis de guiar, essas tecnologias são importantes até pra própria segurança e melhor desempenho dos pilotos. Nenhum piloto antigamente ganhava campeonato mundial com carro pior, ganhavam os que tinham o melhor carro da época. O pessoal é saudosista demais quando se trata de automobilismo
@@odiNlv sim concordo eu falei que ele tinha potencial pra ter tido uns 5 ou 6 titulos. Veja bem em 87 ele foi tri e em 88 foi para a lotus por dinheiro. E em 87 o plano da Wilians era ganhar com Mansell e 86 também dai o Prost correu por fora e ganhou
@@rianplay2685 é mais fácil se adaptar ao novo do que um fórmula 1 turbo, o carro era vivo, ele é temperamental, tinha mais esportividade a coisa era acelerador de mais e sensibilidade de menos... ele era mais na mão, o carro era muito arisco
É complicado que o apresentador Brasileiro tira as explicações do Piquet fora do contexto. Tira conclusões. Não foi isso nunca que Piquet disse sempre disse serem épocas diferentes com exigencias diferentes.
Fica difícil entender o posicionamento de profissionais que deveriam ser mais coerentes com as verdades dos fatos e de forma proposital só para gerar polêmica deturpam as informações.
Se tem Globo no meio, sempre vão bater no Piquet. Pouca gente sabe, mas o já extinto Banco Nacional pagava os comentaristas de automobilismo da Globo para demonizarem o Piquet e santificarem o Senna. Questão de marketing mesmo.
nunca que um carro automatico tem o mesmo grau de dificuldade de pilotar que um carro manual com embreagem, nada que o felipe massa disse pode refutar esse fato.
Acho que você está equivocado, mas não acredito que seja por maldade, e sim falta de informação. Na forma 1 não existem carros automáticos, e os carros tem sim embreagens, que são acionadas pelos pilotos caso essa dúvida também exista. Me abstenho de dar minha opinião sobre o tema do vídeo mas acho legal colocar essas informações pra que outras pessoas possam se informar também, forte abraço.
O próprio Nelson Piquet tem uma frase que te desmente. Ele dizia que numa corrida de 70 voltas só 5 eram feitas pé em baixo o resto era poupar carro pra chegar inteiro no final, hoje, com a telemetria os caras fazem 5,10 ou 15 voltas poupando pneu o resto é tudo ritmo de classificação. Há curvas onde chega a força de 3,5 G são 50 kilos meu amigo, é um saco de cimento no pescoço! As curvas mais comuns já provocam 2 Gs. 35kilos de pressão. Porém, Vc tá certo em uma coisa, o cara falar que apertar as borboletas atrás do volante e mudar botões só seguindo o que os engenheiros falam ao rádio com um carro tendo 3 pedais e trocando marcha com a mão fora do volante. Massa calado é um poeta...
É amigo, acho que todo o seu conhecimento sobre F1 se limita ao que você viu nas transmissões da Globo, até sobre carros também ao ponto de vir com essa de que os carros da F1 são automáticos... smh 🤣🤣🤣
@@TheRickmrm na vdd são semi automaticos , com mudança nas aletas no volante, e direção sem peso algum, direção elétrica com mudança de forma de pilotagem e peso, o piloto regula se quer mais leve e vai regulando o peso , no passado eram câmbios manuais com embreagem o que não existe hj, e volante extremamente pesado . Fora a qualidade da cúpula do carro que era extremamente desconfortável e hj em dia são verdadeiros luxo comparado ao passado, piloto saia suado e completamente desgastado,hj sai cheiroso e pronto pra mais 40 voltas e não é pelo preparo físico não e sim pela qualidade e tecnologia que os carros tem hj
Duas gerações diferente, e nas duas tem os homens mais rápidos no comando das máquinas, sei q o ser humano nao ficou físicamente mais evoluido, então creio q cada um é o mais rápido na sua geração.
@@MTWYforce negativo, o piloto tem dezenas de possibilidades de regulagens a sua disposiçao pra mudar durante a volta, vc ja viu um volante de F1 moderno??? ja viu o tanto de botões personalizaveis pra vc escolher torque, potencia, downforce, força de frenagem, esterço, sobresterço... e vc fica incumbido de decidir o que usar pra fazer aquela curva perfeita 2 milesimos abaixo do rival e bater o tempo dele, incrível né!!!!!
@@celsooliveira1800 na época que os carros eram mecânicos, como quando Emerson pilotava, você tinha que ter braço para pilotar. Tinha que ter condicionamento físico, o carro era muito pesado, você não conseguia completar uma corrida segurando o peso do carro. Tinha que saber acertar, muitos pilotos eram mecânicos também, como o Piquet. Na primeira corrida de Verstapen com 17 anos, ele deu um show, me lembro muito bem, o piloto que tem talento hoje, não tem dificuldades em ir de qualquer categoria para F1. Não quer dizer que os pilotos não são bons, mas é que é mais fácil não tem dúvida. Fora o mimi que está grande. Daqui a pouco vai proibir ultrapassagem porque é ofensivo. Você já viu o Senna pilotar na chuva? Você já viu a ultrapassagem do Piquet no Senna, fazendo como se o carro de F1 parecesse um kart? Quem viu aquela época, difícil de pensar diferente. Hoje acho sensacional a tecnologia e sou louco por ela, os carros parecem caça, é muito legal de ver também, apesar da dominância de uma escudeira que geralmente impossibilita de ter um campeonato disputado. Aliás isso é outra prova, hoje um piloto domina por bastante tempo, como foi o caso do Schummaquer com uma tecnologia como o controle de tração. Agora o sujeito fica tranquilamente por 3, 7 anos ganhando até uma escuderia desbancar a outra e o adversário não tem muito oq fazer.
Daqui a pouco os caras vão estar pilotando com um controle joystick de dentro dos boxes e ainda vão falar "hoje em dia é tão dificil quanto antigamente, só é diferente..."
O Airton Senna quando venceu no Brasil desmaiou, tamanho era o esforço físico naquela época. Piquet alguns anos antes também desmaiou ao vencer no Brasil.
Luiz Alb Há sim como comparar.A questão é q as pessoas acham q o simples fato de mudar a marcha no câmbio manual faz os pilotos do passado melhores do q o do presente.O Piquet fala merda demais.Foi um excepcional piloto,mas fala muita merda.
Na vdd o Max Barros esta certo n se compara ;e os pilotos de antes era melhores msm ,mas n só por causa do cambio manual ,mas por que mtas vezes tinha problemas em cambio ,n entrava marcha , e o piloto ganhava a corrida( a exemplo do Senna em interlagos) fora q se eles "configuravam" o carro de um jeito antes da corrida e na corrida dava merda n tinha como re configurar ,tinha de ser daquele jeito e mtos ganhavam a corrida , hj em dia o engenheiro configura o carro antes da corrida ,se da algo errado, o piloto reconfigura no volante , hj em dia a F1 perdeu aquela exencia, o Pìquet n fala merda é q os leigos acreditam na midia e n na vdd e sim hj em dia qualquer imbecil dirige um F1 ( essa foi a declaração do Piquet e ele esta certo)
Bruno Cardoso Não. Hj a preparação do piloto é extremamente exaustiva.Dizer q o piloto da F-1 atual não é bom pq não dá conta de levar um carro sem uma ou outra marcha é muito superficial..A margem de erro hj não pode existir.Ou acerta ou acerta.O q o Massa falou é verdade, a corrida de f-1 hj é mais técnica.Galera,o brasileiro tem q entrar no século 21, e isso na maioria dos esportes.O Senna, o Prost, o Piquet e o Mansell usufruiram de muito mais tecnologia esses pilotos.Vcs ficam reclamando de eletrônica,mas esses caras usufruíram de ABS, suspensão ativada, controle de tração e CÂMBIO AUTOMÁTICO.Enquanto o Brasil não deixar de ser tão saudosista, não vai evoluir em nada.
Década de 80 foi a época da F1.. Mansell, Prost, Senna e Piquet.. os 4 no mesmo nível.. os pilotos medianos daquela época, seriam top hj. Cito: Gerhard Berger, Patrick Tambay, Michele Alboreto e muitos outros..
Só não colocaria Mansell no mesmo pote que os outros três. Embora ele seja um excelente piloto, Ayrton, Nelson e Prost eram ainda melhores. Se fosse Lauda no lugar do Mansell, ou o Fittipaldi (embora seja de outra época) ao meu ver faria mais sentido
@@Diego-tm3dj O ponto é que o Rubinho pilotou os 2 tipos de carro e sabe muito bem como eles funcionam, ele saberia melhor responder essa pergunta do que o Felipe Massa. Se você quer um piloto campeão que pilotou os 2 modelos, acorda o Schumacher do coma
Massa falou algumas bobagens. Tinha pressão do turbo, dos freios, do óleo pra controlar... Não era tão mais simples assim não. A questão é que agora tem 300 nego estudando a corrida de fora do carro, tomando as decisões técnicas e passando tudo por telemetria... Tem até asa rebaixável pro piloto que está atrás poder ultrapassar. Fala sério, virou piada de mau gosto.
Martim Brundle, ex piloto de F1 e jornalista, analisou os 2 carros um de 1990 aspirado e os atuais e concluiu que os de hoje são mais difíceis, mas são opiniões discutíveis, já o Pat Symonds projetista da Williams disse que os carros turbos dos anos 80 sem limite de potência como os até 1986 com seus 1500 cavalos nos treinos foram os mais difíceis.
Essa asa chamada de DRS não tem objetivo de ser uma assistência. Ela está lá pq o ar sujo do carro de trás atrapalha muito a ultrapassagem, sem os DRS ultrapassagens seriam muito raras, e só são acionadas se o carro estiver menos de 1 segundo atrás e dentro da reta que possui zona de DRS
O Massa é um bom "garoto" e um ótimo pai de família . Um exemplo de humildade . Mas a F1 não tolera bons moços e os humildes . Prefiro pilotos brigadores , de personalidade forte e vencedores , como Piquet , Senna , Lauda , Schumacher , Hunt , Mansell ... . Quem torce fervorosamente pelo sucesso dos pais de família exemplares , são os Juízes de Varas de Conciliação .
Piquet fez a suspensão ativa na Williams, coisa que os engenheiros não estavam conseguindo, Piquet na Brabham junto com o Gordon Murray criaram o cobertor pra aquecer os pneus, fizeram o pit stop na F-1. Senna era arrojado, mas Gênio é o Piquet.
Quem acompanhou fórmula 1 nos anos 80 e 90 sabe muito bem que os carros eram muito potentes e com pouca segurança e o piloto fazia muita diferença, como o pessoal costuma dizer "tinha que ter braço". Nos anos 2000 os carros evoluíram muito na tecnologia e a eletrônica embarcada é muito grande, tudo está no volante, o piloto tem contato constante pelo rádio e a equipe monitora tudo pelos monitores do box, sabem a temperatura disso, a pressão daquilo, etc. O Massa não pode falar dos carros antigos pois ele pegou a fase mais moderna da F1, o Rubinho poderia falar melhor dessa diferença, visto que pegou as duas fases da F1. O Nelson Piquet está certo, é a mesmo coisa dirigir um fusca e depois um Golf, a diferença é muito grande.
No passado era o piloto quem buscava os detalhes para baixar os tempos, e hoje são os engenheiros. Então não vem falar de botões em volante, porque antigamente era uma mão no volante e uma na alavanca de marcha e fazendo curva ainda...
@@williamit1 Não dá para falar que não foi o mais rápido pois não foi aferido, mas foi o mais potente com certeza. Na verdade nunca aferiram sua configuração de treino e é consenso que foi um monstro com 4 cc em linha e apenas 1.5, com mais de 1250 CV na configuração de treino. Não afirmei que foi o melhor. Já sobre o melhor depende, há controvérsias até hoje entre o Lotus 78, MP4/4, FW14B e o Maserati 250F.
@@daniel198123 mas naquela época era mais tranquilo, podia extrair cada pelinho dos componentes mecânicos, pois não havia limite de trocas de motor, era basicamente um motor pra cada qualify, por isso potências tão absurdas, os motores de hoje tem menos potência, visando justamente a durabilidade do conjunto.
Era o emprego do cara, tem que respeitar as ordem dos superiores, lembrando que o Felipe ficou de fora da Sauber em 2003 justamente por não respeita a ordem da equipe de ser ultrapassado, lembrando também que o filho mal caráter do Piquet que custou o titulo do Massa em 2008! Um dos maiores escândalos da F1.
@@iRenanJM então se estava seguindo ordens o Rubinho tb estava por que só ele é crucificado ? E eu não acho o Piquet mal caráter não eu só acho que ele nunca foi baba ovo de ninguém
@@antoniooliveira6238 Pq brasileiro é burro, Rubinho sempre foi um ótimo piloto, não ficou 18 anos na f1 atoa, ele teve o ''azar'' de ter sido companheiro de talvez o maior piloto da historia, e também tem o fato de que claramente a Ferrari deixava ele em segundo plano. Acredito também que com a morte do Senna, o pessoal do Brasil criou uma expectativa muito alta em cima do Barrichello e acabaram se frustrando.
@@antoniooliveira6238 Só complementando, eu acho ridículo esse jogo de equipe, gostaria que fosse resolvido na pista; Tem que criticar a equipe que faz isso, não o piloto que esta apenas cumprindo ordens, defendo o assento dele nessa categoria tão disputada e elitista $$$$$.
Engraçado a batida ensaiada do Nelcinho para ajudar o mesmo Alonso pode! Massa fazendo o certo por ser empregado não pode kkkk falar mal é fácil mas o passado é sábio.
Até pq como massa disse não tinha muita coisa pra acertar...até pq se vc era um piloto e não procurar saber da única coisa que tinha para acertar que era a parte mecânica...aí podia parar de correr msm
O Piquet não falou isso , o Piquet falou que o carro antigamente não aguentava a corrida toda andando forte , quebrava , hoje o piloto tem que andar rápido e não poupar a máquina, repórter continua repórter.
Muito bom!! Mas não concordo que os pilotos de antigamente pilotariam do mesmo modo nos tempos atuais, eles usariam o conhecimento atual e seriam grandes pilotos também, porque grande atletas, pilotos, são assim, usam o que tem disponível e alguns grandes, vão além, ou seja, seriam grandes pilotos também nos tempos atuais.
Nelson ajudou a desenvolver muitos do que hoje ajuda o piloto e ainda ganhava campeonatos. Hoje Felipe diz que o que Piquet diz não é bem assim, mas não desenvolve carro nem ganha campeonato.
Piquet foi campeão 3x sendo segundo piloto das equipes, em times que nem eram melhores do que os outros, correu contra lendas como Niki, Scheckter e Gilles e os caras querem perguntar pro cabecinha se ele tem razão?? Tinha que ser canal globolixo mesmo
Segundo o Massa, a dificuldade de hoje é lembrar onde estão e para que servem os botões do volante. Para os antigos a mair difuldade era quiar um carro sem direção hicraulica, com um peso enorme devido a pressão aerodinamica sobre as rodas, só com a mão esquerda, por que a direita estava mudando marchas durante toda a corrida.
Antigamente quem ganhava corrida era o piloto. Os carros eram mais próximos. Muito mais arriscado. Turbo, 1300 cavalos nas classificações. Muita potência exigia precisão. Estratégia para poupar o equipamento e cegar ao fim da prova. Fora os 3 títulos mundiais. Piquet tem razão. Sabe o que está falando.
Olha, aqueles carros da era Senna com aquela trepidação toda, com mudanças contínuas de marchas ...poxa, hoje os caros quase flutuam na pista...acho os de antigamente muito, mas muito mais desgastantes e difíceis de guiar.
Eu adoro a sinceridade do Nelson Piquet, ele foi tri campeão Mundial e sabe muito bem do que está falando. Nelson sempre será lembrado como um grande campeão.
Muita gente fala que bom mesmo era na época do Senna, Piquet, Prost e Mansell. Mas ninguém compara eles com o tempo do Jim Clark, Hill, Surtees, Brabham e Hulme. Cada um na sua época, com o seu regulamento e seu carro.
não há comparação dos pilotos de antigamente com os atuais, todos sabem que há uma diferença enorme entre os carros antigos e os atuais, mas todos pilotos da historia foram e são profissionais, acredito que os pilotos de f1 de antigamente e atuais, sejam os melhores pilotos do planeta. com toda certeza hoje em dia tem uma serie de auxílios e acredito que os pilotos atuais recebem muito mais treinamentos (graças ao que os pilotos de antigamente trabalhavam muito para saber e aperfeiçoar). o unico jeito de comparar seria colocar um piloto top de antigamente (no auge da carreira), e um atual em dois carros identicos com o mesmo acerto na pista, mas nunca iremos descobrir.
Resumindo, Piquet era gênio, sabia de mecânica sabia de acerto inventou regulagem suspensão dentro do carro aquecimento pneus e acertava carro como ninguém haaaa ganhou trés títulos, hoje não passam de motoristas de luxo
Naquela época, tinham muuuuitos pilotos bons….A paixão pela fórmula 1, era muito diferente…. Sem comentar a falta do saudosos autódromos …. Os caras tocavam muito ….
bons tempos era qnd usava-se os motores v12,v10,v8 hj em dia é um v6 meia boca perto dos gigantes do passado era bom ver os carro raspando no asfalto e soltando faisca..............hj em dia da sono ver uma corrida
@@brunocunha6706 Não sei se você assistiu o meio pro fim da temporada de 2019, apesar do campeonato estar ja encaminhado naquele momento, a partir do GP da austria a F1 ficou muito imprevisível nunca sabíamos quem ganharia a próxima corrida, tanto que foi extremamente raro termos o mesmo piloto ganhando 2 corridas seguidas, pelo menos 5 pilotos poderiam ganhar as corridas, aí você me diz ah mais na decada de 80/90 tivemos 20 vencedores diferentes, isso pois os carros quebravam mais, era difícil 10 carros terminarem, e isso dava brecha a pilotos mediocres, outro ponto em relação a essa época, somente 5 ou 6 equipes tinham pilotos de ponta, hoje todas as equipes tem pelo menos 1 piloto bom, a partir de 2003 a concorrência por pontos era tanta que tiveram que aumentar as posições de pontos de 6 pra 8 e de 8 pra 10, Outro ponto é ver a dierença dos carros, em 1993 A diferença da Williams para a Mclaren era em torno de 2 segundos, hoje A diferença da Mercedes para o pior carro do grid (Williams) é de 4 segundos. O meu piloto favorito é o Nelson Piquet, a época dele o piloto tinha que der piloto mesmo, saber dirigir, mas cada um tem suas dificuldades, hoje em dia nos testes de pré temporada os pilotos tem que dar 200/300 voltas por dia, aguentando uma força G altíssima. Desculpe pelo texto grande.
@@eletronwave2751 Sem problemas, obrigado pelas explicações. Perguntei na curiosidade, pois não acompanho assiduamente o esporte. Apenas gosto de ver inúmeros vídeos de F1 por ser bastante curioso e achar bastante interessante. É legal essa "guerra" entre os que defendem as antigas e as novas gerações, mas quem não tem conhecimento de fato acaba não sabendo com quem concordar.
Claro a F1 antiga dependia muito mais da técnica individual de cada piloto. Hoje a competição é tecnológica. Pra se ter noção o pedal de freio só começava a frear com uma pressão de pedal de aproximadamente 100 Kg.
Parei aos 4:50, onde o Felipe afirma que hoje o talento é igual os de outras épocas ! Mentira né! Outra coisa : Sabem porque os pilotos eram melhores ? porquê eles eram obrigados a ser assim,porque eram obrigados a serem mais técnicos.Não precisam falar isso e aquilo do carro,é só dizer que os carros seriam ,bem vejamos : Como carroças !
Olha, óbvio que a galera iria puxar o saco do atual, até por uma questão de dar palco para F1 atual. Coisas da Globo. O que o Piquet falou, sem demérito aos grandes pilotos atuais, é que a tarefa era hercúlea, viceral e espartana. O que eles não falam atualmente é que se estuda até hoje o jeito de pilotar no passado, pois mesmo na eletrônica embarcada e preparação física as reações do piloto realmente importam. Tenho mais de 40 anos e tive carteira da CBA muito tempo, quando comecei era talento que valia, hoje vejo escolinhas de tudo e o cara vai para os Eua e Inglaterra aprender c ex-pilotos em cursos como fazer uma curva básica. Ficam vendo vídeos e telemetria de diversas lendas para ver como pilotar... Eu ficava abismado ao ver quando garoto, pilotos como Colin Mcrae, somente anos depois técnicas de pedais como ele tinha no Rally foram exportadas até para F1. A única coisa q concordo c o Massa é q eram mundos diferentes, mas a galera raiz era sim mais piloto
Na época do Piquet as coisas eram complicadas, o piloto precisava de um preparo especial pra poder aguentar 70 voltas seja no sol forte ou na chuva forte, o volante era pesado, a maneira de mudar as marchas tinham que ser certeiras e precisas, caso contrário, o carro já era. Hoje em dia um piloto de fórmula 1 vive de sombra e água fresca dentro do carro, tem água fresca pra beber e se errar uma marcha pode concertar o que fez.
kkkk o próprio Piquet fala q ia pra gandaia e voltava de ressaca. não tem 1registro dele fazendo uma flexão. mais um idiota falando "mas na época em q eu nem era nascido". q pateta.
Cara é só vc comparar, pra quem tem mais de 50, o que é mais fácil dirigir, hoje um carro automático direção hidráulica, sensor de estacionamento, vc nem sente o carro, ou um fusca nos anos 70/80, hoje ganho a vida como fotografo, sou fotografo desde 1989, já fui musico também, mas hoje é muito fácil fotografar, mesmo com toda eletrônica embarcada nas câmeras atuais, é mais fácil, tem inúmeros recursos para vc corrigir a fotometria, a luz, no passado com uma Nikon FM, entrega uma nas mãos da maioria dos Fotógrafos digitais de hoje e veja como se saem, cada geração é diferente, mais a tecnologia veio com sua complexidade facilitar sim a vida dos profissionais e das pessoas.
Tem que perguntar pra quem correu as duas gerações, Rubinho seria mais apto a responder.
Tb acho
Isso mesmo
...Rubinho...sim sim....nunca acertou carro, nunca ganhou nada em nenhuma das duas gerações
MAS se for para inventar desculpas de derrotas e justificativas pra destruir carros e andar lerdo...RUBINHO !...claro,,,,,,,rsrsrrsrs
Concordo meu amigo, Rubinho é o piloto com mais grande prêmios, mais apto para essa análise.
@@xandfaccini1070 Rubens Barrichello ganhou e conquistou mais na vida dele do que vc, seus filhos, netos e bisnetos, seu pai e seu avô SOMADOS! rs
O mais legal disso é o Gabigol ali parado kkkkkkk rolê aleatório
Era o cadjuvante do rolê. O protagonista era o Felipe Massa.
o Massa que tava de aleatório kkkk esse programa 90% sempre foi de futebol.
@@thomasvieira5611 O Gabigol era ainda uma promessa do Santos. Sem falar que a F1 nessa época era prestigiada pela Globo.
Basta ter dois neurônios para saber que quanto mais se volta ao passado, mas difícil era a pilotagem e o perigo de uma fatalidade.
É óbvio. Prá mim fangio é o melhor de todos, por único argumento, está vivo até hoje, mesmo correndo naquelas coisas
@@aluminio5945 o Fangio morreu em 1995
Vão assistir IOM TT e ver a única coisa que piorou com a modernidade
@@matheusbruno6505 😂😂😂😂😂
@@willsmiths6542 AÍ É FODA
Melhor comentário do Nelsão foi quando ele disse que o Galvão fica querendo adivinhar as coisas nas transmissões, teve uma vez que mostraram ele com os olhos fechados no cockpit e o Galvão: "-Olhem só a concentração do Piquet" (ele estava era dormindo de ressaca)
Galvão é um lixo,por isso também sou fã do Piquet.
Se ele falasse: "olha o Piquet de ressaca dormindo" o pessoal iria ficar puto tbm kkkk
@@ryanmachado228 não falar nada é melhor
"Entende porra nenhuma"
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Kkkkkkkkkkkkkkkkk!!
Não falem besteiras, Hamilton pilotou o Mclaren MP4 de Senna e veja a reação dele, apanhou bastante do carro, principalmente nas curvas.
imagino que o senna apanharia também se pegasse uma mercedes atual, se o piloto não está acostumado com o carro, vai apanhar mesmo no começo ne
como q vc quer q alguém nn apanhe de um carro de corrida pegando ele pela primeira vez?
@JJ Chrismer belo argumento.
com senna n seria diferente se ele pegasse a mercedez do Hamilton pela primeira vez.. argumento fraquíssimo. Todo piloto de ponta é de fácil adaptação, se Hamilton corressse com aquele carro até se adaptar, ele poderia correr tão bem naquela quanto corre hj em dia
@@nickname2442 fraco é o seu, os pilotos se adequam as novas tecnologias, agora adequar-se a tecnologias antigas acho difícil. Ninguém anda para trás.
Era tipo os caras olhavam pro lado e se perguntavam quem ficaria vivo aquele final de semana ! Tinha que ter disposição amigo!!
Basta ver o vídeo do Alonso pilotando o Maclaren do Airton. O cara saiu morto
Rsrs, análise estranha. Ja viu o vídeo do Niki Lauda pilotando uma jaguar em 2002? Vergonhoso.
@@luiscarlosmax1566 Só deu uma rodadinha, acontece kkkk
@@bruno91149 ta falando do Senna no gp do Brasil 94? Kkkkkkkkkkkk
@@luiscarlosmax1566 Nop, o problema do Senna era a instabilidade do FW16 que ao pegar qualquer zebra ele rodava. O vídeo do Lauda em questão pilotando a Jaguar foi erro dele. Depois de ver esse vídeo do Lauda, eu tenho certeza absoluta que ele não sabe pilotar um F1 moderno dos anos 2000, ele se encaixa mais na época da era turbo.
@@bruno91149 mad no gp do Brasil Senna rodou sem pegar nenhuma zebra.
Olha, procura a história do Senna e você vai ver que todas as vezes que ele tomou pau, ele arrumava uma desculpa, na Williams não foi diferença. Aquele carro ainda era o melhor do grid, pegue os tempos dos pilotos da Williams e compare com o resto do grid.
Hamilton um piloto de verdade disse que os antigos eram mais Difíceis.
@shorts fit wellness kkikkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sensacional vey
K otário Max 😔
KKKKKKKKKK OPINIÃO DO CRYMILTON = NADA
Concordo com o Kleber:
O Piquet ganhou naquela época e ganharia hoje.
O Massa não ganhou agora e não ganharia antigamente.
Hahahahah
Kkkkkkkkkkkk
Vale ressaltar que Massa não ganhou um titulo por causa do filho de Nelson Piquet que jogou um carro de PROPOSITO na mureta pra ajudar o companheiro.
Foi isso mesmo q ele quiz dizer kkkk
Piquet ganhar agr seria muito difícil, bater de frente com Vettel e o domínio das Mercedez? Acho difícil. Massa e um ótimo piloto até onde ele chegou foi um baita feito , jamais q ele veio de uma família humilde igual o mito do Rubinho.
@@victorzreis8932 Só vamos lembrar que o ÚNICO NA HISTÓRIA DA F1 que ganhou dois mundiais sem ter o melhor carro, foi justamente o Piquet!
Levando uma Brabham, que nem o Senna conseguiu pilotar direito, pro topo do pódio, enquanto o segundo piloto disputava pontos lá atrás.
Acho que a época mais difícil da F1 foi a era turbo da década de 80, por causa do enorme torque daqueles motores que era o dobro dos atuais motores, isto aliado ao baixo peso do carro, com isto era muito difícil transmitir esta potência para o chão, os carros, muitas vezes, se comportavam como um foguete sem rumo. A quebradeira de carros daquela época era enorme, porque não tinha câmbio que evitava erro de marchas como ocorre hoje, não tinha direção hidráulica como hoje, as áreas de escape eram precárias, se um carro saísse da pista 90% de chance de quebrar, era um motor por corrida sempre no limite, se um carro encostasse no outro 80% de chance dele quebrar a suspensão. Hoje os carros são robustos, quase não quebram, mesmo saindo da pista ou encostando um no outro. É por isto que os pilotos daquela época como o Piquet tem um índice abandono de 42%, já o Senna 37%, Émerson 34%, Rubinho 30%. Já o Massa abandonou apenas 15%... porque hoje os carros são verdadeiros tanques de guerra, dá pra errar a vontade que não quebra.
Parabéns pela resposta eu estava em dúvida, agora estou mudando de opinião, antigamente era mais difícil...
Hecto Silva o massa é ridículo mesmo que nunca abandonasse kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...cara ali de piloto é só o nome mesmo.. Pq de massa é só sobrenome mesmo... Kkkkkk
O que ? Se tu dá uma encostada hoje em dia tu já quebra algo que compromete e tua corrida! Esse negócio de tanque de guerra seria em 2000 a 2009 onde as equipes nunca tiveram interesse na aerodinâmica e sim no motor, hoje em dia o que preza muito mais é justamente e aerodinâmica.
Realmente, os carros quebravam mais. Levei horas fazendo um levantamento, senna em sua carreira teve 27 por cento de abandono por problemas no carro, schumacher teve 10 por cento. Se fizer um levantamento sobre hamilton, sera menos ainda!
Tem que fazer um tanque de guerra 2.0 pro Grosjean então, porque os carros nao tao aguentando ele.
Fiquemos com o Tricampeão! Recomendo que vejam a matéria na qual ele diz que o Galvão não conhece nada de F1!
Galvão não conhece nada de futebol q dirá de F1
@@renatoveloso8794 kkkkk mitou
Mas o Galvão é narrador, tem que entender de narração
@@ricardopereirademelofilho5750 Esse é o x da questão Galvão larga a narração é vai comentar , aí fica difícil !!!
@@renatoveloso8794 verdade! Os antigos radialistas narravam de verdade.
Um monte de Zé Mané falando de um dos maiores pilotos de F1
ISSO
Maior
Não vejo o Prost, Alonso ou Senna
@@dougbatista kkkkkkk
@@dougbatista ACOMPANHEI DESDE EMERSON FITIPALDI. PIQUET TRI CAMPEAO. GENIO CONSTRUTOR DE MUITOS ITENS DO F1 E PIT STOP COBERTOR DE PNEUS. SENA ERA ANTIPATICO ENTRE OS POLOTOS E PRECISASSE PISAVA NA GARGANTA NAO TINHA MUITA ÉTICA. JA PIQUET E LAUDA DIFETENTES
Excelente discussão para o Rubito participar. O mesmo trabalhou nas duas fases!
Antigamente o piloto era a diferença para ganhar a corrida, nos dias de hoje ganha o melhor carro!
A grande prova disso foi o Button em 2009. Nunca foi um grande destaque,mas só foi dar um carro campeão nas mãos dele e pronto
Darlan Araujo taí, antigamente eu acordaria às 4:00 pra ver corrida, mas hoje não
As Renault de Alain Prost e Renee Arnoux ganhavam todas. Carro sempre ganhou na F1. Não fala merda. Senna ganhou com a toleman ou foi campeão com a Lotus?
Alex Levi nem um nem outro, ele foi tricampeão com a McLaren. 1989, 1990 e 1991.
ayrton ganhou em 1988 , em 89 roubaram o titulo dele pra dar pro Prost. Claro que os carros da f1 hoje em dia são mais fáceis de guiar, essas tecnologias são importantes até pra própria segurança e melhor desempenho dos pilotos. Nenhum piloto antigamente ganhava campeonato mundial com carro pior, ganhavam os que tinham o melhor carro da época. O pessoal é saudosista demais quando se trata de automobilismo
Nelson Piquet foi campeão sem a sua própria equipe ser campeã de construtores ! Hoje isso é impossível !
ferrari 2007 tmb foi
Falou tudo !!! Ganhou o piloto !!! Impossível isso hj ….
Hamilton tb ué
@@ThyagoCostaSantos os caras sabem nada da historia da f1 e se emocionam com qualquer bobagem kkkkkk
Acho que não kkkkk
Se vc pilotasse na quela epoca nem piloto de teste seria kkkkk
Kkkkk OS ANTIGOS TIRARIAM ONDA HJ, MAS OS DE HJ PILOTAREM OS DE ANTIGANENTE EU DUVIDO QUE A MAIORIA CONSEGUISSE SE ADAPTAR MAIS RÁPIDO Q O INVERSO.
Kkkkkk verdade comparar com Piquet e senna Zé ruela esse massa
@@odiNlv tudo bem mas que Piquet foi um gigante da f1 é fato. Se fosse mais politico teria uns 5 a 6 titulos da f1.
@@odiNlv sim concordo eu falei que ele tinha potencial pra ter tido uns 5 ou 6 titulos. Veja bem em 87 ele foi tri e em 88 foi para a lotus por dinheiro. E em 87 o plano da Wilians era ganhar com Mansell e 86 também dai o Prost correu por fora e ganhou
@@rianplay2685 é mais fácil se adaptar ao novo do que um fórmula 1 turbo, o carro era vivo, ele é temperamental, tinha mais esportividade a coisa era acelerador de mais e sensibilidade de menos... ele era mais na mão, o carro era muito arisco
É complicado que o apresentador Brasileiro tira as explicações do Piquet fora do contexto. Tira conclusões. Não foi isso nunca que Piquet disse sempre disse serem épocas diferentes com exigencias diferentes.
Finalmente um que entendeu que o Piquet não disse isso, e não disse por uma razão: ele não é estúpido.
Fica difícil entender o posicionamento de profissionais que deveriam ser mais coerentes com as verdades dos fatos e de forma proposital só para gerar polêmica deturpam as informações.
Jornalistas de merda!
Pique lixooooo
Se tem Globo no meio, sempre vão bater no Piquet.
Pouca gente sabe, mas o já extinto Banco Nacional pagava os comentaristas de automobilismo da Globo para demonizarem o Piquet e santificarem o Senna. Questão de marketing mesmo.
nunca que um carro automatico tem o mesmo grau de dificuldade de pilotar que um carro manual com embreagem, nada que o felipe massa disse pode refutar esse fato.
Acho que você está equivocado, mas não acredito que seja por maldade, e sim falta de informação.
Na forma 1 não existem carros automáticos, e os carros tem sim embreagens, que são acionadas pelos pilotos caso essa dúvida também exista.
Me abstenho de dar minha opinião sobre o tema do vídeo mas acho legal colocar essas informações pra que outras pessoas possam se informar também, forte abraço.
O próprio Nelson Piquet tem uma frase que te desmente. Ele dizia que numa corrida de 70 voltas só 5 eram feitas pé em baixo o resto era poupar carro pra chegar inteiro no final, hoje, com a telemetria os caras fazem 5,10 ou 15 voltas poupando pneu o resto é tudo ritmo de classificação. Há curvas onde chega a força de 3,5 G são 50 kilos meu amigo, é um saco de cimento no pescoço! As curvas mais comuns já provocam 2 Gs. 35kilos de pressão.
Porém, Vc tá certo em uma coisa, o cara falar que apertar as borboletas atrás do volante e mudar botões só seguindo o que os engenheiros falam ao rádio com um carro tendo 3 pedais e trocando marcha com a mão fora do volante. Massa calado é um poeta...
@@alanhenriqueborelligarcia314 em compensação a embreagem era mto pesada, câmbio duro, direção idem, suspensão ainda mais dura, segurança mto menor
É amigo, acho que todo o seu conhecimento sobre F1 se limita ao que você viu nas transmissões da Globo, até sobre carros também ao ponto de vir com essa de que os carros da F1 são automáticos... smh 🤣🤣🤣
@@TheRickmrm na vdd são semi automaticos , com mudança nas aletas no volante, e direção sem peso algum, direção elétrica com mudança de forma de pilotagem e peso, o piloto regula se quer mais leve e vai regulando o peso , no passado eram câmbios manuais com embreagem o que não existe hj, e volante extremamente pesado . Fora a qualidade da cúpula do carro que era extremamente desconfortável e hj em dia são verdadeiros luxo comparado ao passado, piloto saia suado e completamente desgastado,hj sai cheiroso e pronto pra mais 40 voltas e não é pelo preparo físico não e sim pela qualidade e tecnologia que os carros tem hj
Lewis Hamilton cagou um quilo dirigindo a McLaren do Senna. rsrsrsrs.....
Kkkkkkkkk verdade
Onde vê esse vídeo?
@@gevigier028 aqui no TH-cam mesmo, digite na busca" top gear, Hamilton pilota McLaren de senna"
Vc e bem racista em só porque o cara e negro está falando uma bosta dessa
O Berger mesmo ,disse que o motor dos carros naquela época dava coice nas costas ,esse massa é um verdadeiro Nutella
Tú se mordeu com o quê doido?! Kkkkkk! O Massa não falou nenhuma mentira. Na vdd quem falou merda foi o próprio Nelson (como de costume)
@Clovis Jr se o Nelson pilotasse do mesmo nível da quantidade de merda que ele fala , ele seria maior de todos os tempos , 🤣🤣🤣
@@Dddddddddddt kk o cara ficou puto porque o piquet falou a real?? Gado da globo
@@caiocardoso2069 claro, o cara é só tricampeão e o massa é...??? gado da globo!
Comparar Hamilton com Piquet é piada. Hamilton é veloz. Piquet era veloz, mecanico e estrategista.
Se Hamilton nao entende o carro que guia e leva um carro sem pneu ate o fim da prova e essa conjuntura nao é estrategista eu nao sei o que é formula 1
PIQUET foi o melhor de todos os pilotos brasileiros!
Kkkkk metros 10 Tavaresp chegada de linha A A
Tambem a linha de chegada tava bem pertinho , qualquer piloto mediano faria isso .
Lewis tem 7 títulos, Piquet só 3
Antigamente era carro guiado por verdadeiros pilotos, hoje e a geração Nutella.
Na época do Piquet o piloto tinha que manjar muuuuito de mecânica. Hoje o computador diz tudo.
O problema é justamente controlar tanta informação do computador.
Duas gerações diferente, e nas duas tem os homens mais rápidos no comando das máquinas, sei q o ser humano nao ficou físicamente mais evoluido, então creio q cada um é o mais rápido na sua geração.
@@daniellira5549 quem controla são os mecânicos da equipe. Hoje o piloto se limita a dirigir o carro.
@@MTWYforce negativo, o piloto tem dezenas de possibilidades de regulagens a sua disposiçao pra mudar durante a volta, vc ja viu um volante de F1 moderno??? ja viu o tanto de botões personalizaveis pra vc escolher torque, potencia, downforce, força de frenagem, esterço, sobresterço... e vc fica incumbido de decidir o que usar pra fazer aquela curva perfeita 2 milesimos abaixo do rival e bater o tempo dele, incrível né!!!!!
@@celsooliveira1800 na época que os carros eram mecânicos, como quando Emerson pilotava, você tinha que ter braço para pilotar. Tinha que ter condicionamento físico, o carro era muito pesado, você não conseguia completar uma corrida segurando o peso do carro. Tinha que saber acertar, muitos pilotos eram mecânicos também, como o Piquet. Na primeira corrida de Verstapen com 17 anos, ele deu um show, me lembro muito bem, o piloto que tem talento hoje, não tem dificuldades em ir de qualquer categoria para F1. Não quer dizer que os pilotos não são bons, mas é que é mais fácil não tem dúvida. Fora o mimi que está grande. Daqui a pouco vai proibir ultrapassagem porque é ofensivo. Você já viu o Senna pilotar na chuva? Você já viu a ultrapassagem do Piquet no Senna, fazendo como se o carro de F1 parecesse um kart? Quem viu aquela época, difícil de pensar diferente. Hoje acho sensacional a tecnologia e sou louco por ela, os carros parecem caça, é muito legal de ver também, apesar da dominância de uma escudeira que geralmente impossibilita de ter um campeonato disputado. Aliás isso é outra prova, hoje um piloto domina por bastante tempo, como foi o caso do Schummaquer com uma tecnologia como o controle de tração. Agora o sujeito fica tranquilamente por 3, 7 anos ganhando até uma escuderia desbancar a outra e o adversário não tem muito oq fazer.
tem o video de 1986 on board na camera de uma lotus cambio mecanico é uma absurdo a mudança de marcha por volta q essa lotus renault fazia
Daqui a pouco os caras vão estar pilotando com um controle joystick de dentro dos boxes e ainda vão falar "hoje em dia é tão dificil quanto antigamente, só é diferente..."
Só se as trocarem as montadoras de automóveis por fabricantes de brinquedos e videogames
Hahahaahah 🤣🤣
sim
E evolução tudo muda e o mesmo no futebol jogadores do passado vs os de Hoje
Porra as coisas muda não existe fácil na formular 1
Concordo meu amigo.
O Airton Senna quando venceu no Brasil desmaiou, tamanho era o esforço físico naquela época. Piquet alguns anos antes também desmaiou ao vencer no Brasil.
O dia que alguém repetir a ultrapassagem dele, sobre o Senna, começo a respeitar...
Piquet, Senna, Mansell, Prost.... Takiupariu, nem se compara com os de hoje, fala sério...
Falou tudo, estes caras que voce citou estao ha anos-luz de Hamilton, Vettel, etc.. Nao ha como comparar!
Luiz Alb Há sim como comparar.A questão é q as pessoas acham q o simples fato de mudar a marcha no câmbio manual faz os pilotos do passado melhores do q o do presente.O Piquet fala merda demais.Foi um excepcional piloto,mas fala muita merda.
Na vdd o Max Barros esta certo n se compara ;e os pilotos de antes era melhores msm ,mas n só por causa do cambio manual ,mas por que mtas vezes tinha problemas em cambio ,n entrava marcha , e o piloto ganhava a corrida( a exemplo do Senna em interlagos) fora q se eles "configuravam" o carro de um jeito antes da corrida e na corrida dava merda n tinha como re configurar ,tinha de ser daquele jeito e mtos ganhavam a corrida , hj em dia o engenheiro configura o carro antes da corrida ,se da algo errado, o piloto reconfigura no volante , hj em dia a F1 perdeu aquela exencia, o Pìquet n fala merda é q os leigos acreditam na midia e n na vdd e sim hj em dia qualquer imbecil dirige um F1 ( essa foi a declaração do Piquet e ele esta certo)
Pedro Santos Pra pilotar F1 hoje basta ser um técnico em computação!!
Bruno Cardoso Não. Hj a preparação do piloto é extremamente exaustiva.Dizer q o piloto da F-1 atual não é bom pq não dá conta de levar um carro sem uma ou outra marcha é muito superficial..A margem de erro hj não pode existir.Ou acerta ou acerta.O q o Massa falou é verdade, a corrida de f-1 hj é mais técnica.Galera,o brasileiro tem q entrar no século 21, e isso na maioria dos esportes.O Senna, o Prost, o Piquet e o Mansell usufruiram de muito mais tecnologia esses pilotos.Vcs ficam reclamando de eletrônica,mas esses caras usufruíram de ABS, suspensão ativada, controle de tração e CÂMBIO AUTOMÁTICO.Enquanto o Brasil não deixar de ser tão saudosista, não vai evoluir em nada.
o simples controle de acelerador e freios a 300 por hora, duvido muito que alguém consiga
Não tem como comparar! Os antigos eram muito melhores!
Falam, falam, e título eh pra quem eh!!!
Não existe campeão à toa não!!!
falou falou e não falou nada do que o Piquet comentou
É frouxo e burro...ele nem soube falar
@@torolopes10
Só falou: "Suspensão e aerodinâmica" para bancar o embasado.
Fraquinho o massinha pikinha.
Ele sabe que é verdade, por isso enrolou mas n respondeu kkk
Se o Piquet tivesse aquele Ferrari do Michael Schumacker ( que ele ganhou os titulos ) , ele teria uns 20 Campeonatos mundiais kkkk
Beleza pow, pode ter certeza👍🏽
Kkkkkkkk
Certeza com o pé 🦶 nas costas.
Aqueles adversários de merda do Schumacher tb ajudavam.
VDD
Nem precisa ouvir o zacarias ,nelson 3 vezes campeao . Fim de papo
Resumiu bem. É até uma heresia comparar esse pigmeu com o Piquet.
@@cristianojusto3209 kkkkk
Esse Felipe é um lixo
Tive a infelicidade de trabalhar com esse cara .
Matou a pau
Década de 80 foi a época da F1.. Mansell, Prost, Senna e Piquet.. os 4 no mesmo nível.. os pilotos medianos daquela época, seriam top hj. Cito: Gerhard Berger, Patrick Tambay, Michele Alboreto e muitos outros..
Concordo. E acho estranho que a molecada playstation ainda não apareceu pra dar xiliques rsrsrsrsrs
Só não colocaria Mansell no mesmo pote que os outros três. Embora ele seja um excelente piloto, Ayrton, Nelson e Prost eram ainda melhores. Se fosse Lauda no lugar do Mansell, ou o Fittipaldi (embora seja de outra época) ao meu ver faria mais sentido
Só Rubinho pode responder essa! Andou nós 2 carros
E não pilotou bem nenhum dos dois😂😂😂
@@Diego-tm3dj em todos os anos na f1 o Rubinho ficou atrás dos seus companheiros apenas quando eles eram Schumi e Button, se isso é correr mal...
@@sayadro5021
Até o Rosberg superou o Hammilton e o Barrica em 5 anos de Ferrari em 3 anos nem vice foi. Inclusive nem vice do Button ele foi😂😂
@@Diego-tm3dj O ponto é que o Rubinho pilotou os 2 tipos de carro e sabe muito bem como eles funcionam, ele saberia melhor responder essa pergunta do que o Felipe Massa.
Se você quer um piloto campeão que pilotou os 2 modelos, acorda o Schumacher do coma
@@GoddessOfMoon616
Tá, mas quem foi campeão em sua época??? Ou melhor, TRI-CAMPEÃO ??
Massa falou algumas bobagens. Tinha pressão do turbo, dos freios, do óleo pra controlar... Não era tão mais simples assim não.
A questão é que agora tem 300 nego estudando a corrida de fora do carro, tomando as decisões técnicas e passando tudo por telemetria... Tem até asa rebaixável pro piloto que está atrás poder ultrapassar.
Fala sério, virou piada de mau gosto.
Martim Brundle, ex piloto de F1 e jornalista, analisou os 2 carros um de 1990 aspirado e os atuais e concluiu que os de hoje são mais difíceis, mas são opiniões discutíveis, já o Pat Symonds projetista da Williams disse que os carros turbos dos anos 80 sem limite de potência como os até 1986 com seus 1500 cavalos nos treinos foram os mais difíceis.
Essa asa chamada de DRS não tem objetivo de ser uma assistência. Ela está lá pq o ar sujo do carro de trás atrapalha muito a ultrapassagem, sem os DRS ultrapassagens seriam muito raras, e só são acionadas se o carro estiver menos de 1 segundo atrás e dentro da reta que possui zona de DRS
Nelson Piquet falou a verdade tri campeão da fórmula 1
Acompanho a F1 desde 1974,hoje ela virou Video Game
Hoje quem ganha a corrida e o campeonato é muito mais o carro.
Disseram que vão fazer testes com aquele carro do google que roda sem motorista...O Presidente da Fia disse que pensaria em fazer o mesmo na F1.
Os caras da globo sempre invertendo o que o Nelson colocou. Para colocar o povo contra quem comenta contra a globo. Lamentável
Levantaram a bola pra o Massa falar mal do Piquet.
O Massa é um bom "garoto" e um ótimo pai de família . Um exemplo de humildade . Mas a F1 não tolera bons moços e os humildes . Prefiro pilotos brigadores , de personalidade forte e vencedores , como Piquet , Senna , Lauda , Schumacher , Hunt , Mansell ... . Quem torce fervorosamente pelo sucesso dos pais de família exemplares , são os Juízes de Varas de Conciliação .
é um ótimo corno isso sim, esses moleques de hoje não sabem o que é F1, geração vídeogame.
Piquet fez a suspensão ativa na Williams, coisa que os engenheiros não estavam conseguindo, Piquet na Brabham junto com o Gordon Murray criaram o cobertor pra aquecer os pneus, fizeram o pit stop na F-1. Senna era arrojado, mas Gênio é o Piquet.
Concordo!!
Piquet era genial em tudo que fazia
Fez ou desenvolveu após a recusa do Mansell?
@@ttz89 você decide qual é a melhor opção, você entendeu o que eu disse,
@@marcelovenancio4225 meu questionamento não é pra ti. Basta ler e saber interpretar uma frase. ABRAÇO
Quem acompanhou fórmula 1 nos anos 80 e 90 sabe muito bem que os carros eram muito potentes e com pouca segurança e o piloto fazia muita diferença, como o pessoal costuma dizer "tinha que ter braço". Nos anos 2000 os carros evoluíram muito na tecnologia e a eletrônica embarcada é muito grande, tudo está no volante, o piloto tem contato constante pelo rádio e a equipe monitora tudo pelos monitores do box, sabem a temperatura disso, a pressão daquilo, etc. O Massa não pode falar dos carros antigos pois ele pegou a fase mais moderna da F1, o Rubinho poderia falar melhor dessa diferença, visto que pegou as duas fases da F1. O Nelson Piquet está certo, é a mesmo coisa dirigir um fusca e depois um Golf, a diferença é muito grande.
No passado era o piloto quem buscava os detalhes para baixar os tempos, e hoje são os engenheiros.
Então não vem falar de botões em volante, porque antigamente era uma mão no volante e uma na alavanca de marcha e fazendo curva ainda...
A Benneton de 1986 foi o F1 mais rápido de todos os tempos, ou seja, era diferente, e sim era mais difícil.
daniel198123 os carros mais rápidos de todos os tempos são os de 2019
Concordo com vc, mas eu prefiro a McLaren MP4/4 de 1988. Aquilo era o bicho...
O carro mais rapido e perfeito da história da Formula 1 foi o FW14B da Willians de 1992
@@williamit1 Não dá para falar que não foi o mais rápido pois não foi aferido, mas foi o mais potente com certeza. Na verdade nunca aferiram sua configuração de treino e é consenso que foi um monstro com 4 cc em linha e apenas 1.5, com mais de 1250 CV na configuração de treino. Não afirmei que foi o melhor. Já sobre o melhor depende, há controvérsias até hoje entre o Lotus 78, MP4/4, FW14B e o Maserati 250F.
@@daniel198123 mas naquela época era mais tranquilo, podia extrair cada pelinho dos componentes mecânicos, pois não havia limite de trocas de motor, era basicamente um motor pra cada qualify, por isso potências tão absurdas, os motores de hoje tem menos potência, visando justamente a durabilidade do conjunto.
Felipe Massa, freou 2x para o Alonso passar que moral você tem para nos representar.
Era o emprego do cara, tem que respeitar as ordem dos superiores, lembrando que o Felipe ficou de fora da Sauber em 2003 justamente por não respeita a ordem da equipe de ser ultrapassado, lembrando também que o filho mal caráter do Piquet que custou o titulo do Massa em 2008! Um dos maiores escândalos da F1.
@@iRenanJM então se estava seguindo ordens o Rubinho tb estava por que só ele é crucificado ? E eu não acho o Piquet mal caráter não eu só acho que ele nunca foi baba ovo de ninguém
@@antoniooliveira6238 Pq brasileiro é burro, Rubinho sempre foi um ótimo piloto, não ficou 18 anos na f1 atoa, ele teve o ''azar'' de ter sido companheiro de talvez o maior piloto da historia, e também tem o fato de que claramente a Ferrari deixava ele em segundo plano. Acredito também que com a morte do Senna, o pessoal do Brasil criou uma expectativa muito alta em cima do Barrichello e acabaram se frustrando.
@@antoniooliveira6238 Só complementando, eu acho ridículo esse jogo de equipe, gostaria que fosse resolvido na pista; Tem que criticar a equipe que faz isso, não o piloto que esta apenas cumprindo ordens, defendo o assento dele nessa categoria tão disputada e elitista $$$$$.
Engraçado a batida ensaiada do Nelcinho para ajudar o mesmo Alonso pode! Massa fazendo o certo por ser empregado não pode kkkk falar mal é fácil mas o passado é sábio.
Os carros antigos nem direção hidráulica tinha, o câmbio manual, é difícil assumir q os caras das antigas eram melhores.
o nome disso é falta de braço
kkkk
Kubica que o diga.
@@Daniel-ih6ck kskskskksksksksksk
Boa piloto de teclado
O Nelsão teve estar rindo desses " especialistas" kkkkk
Piquet está certo
Hoje quem acerta os carros é a informática. No tempo de Piquet, Lauda, Emerson, Stewart ELES acertavam, não o computador.
Renato Camurça falou tudo, é exatamente isso. A tecnologia hoje faz bem mais pelos pilotos. Antigamente o talento se sobressaia mais.
+Renato Camurça kkkkkkkkkkkkkkkk isso mostra o quanto vc sabe e acompanha F1, tem q rir desses brasileiros ignorantes.
É Camurça, você resumiu tudo.
Até pq como massa disse não tinha muita coisa pra acertar...até pq se vc era um piloto e não procurar saber da única coisa que tinha para acertar que era a parte mecânica...aí podia parar de correr msm
O Piquet não falou isso , o Piquet falou que o carro antigamente não aguentava a corrida toda andando forte , quebrava , hoje o piloto tem que andar rápido e não poupar a máquina, repórter continua repórter.
Zacarias não arrumou nada ...Nelson Piquet tricampeão do mundo passando marcha na mão e guiando no braço
Zacarias kkkkk pior q parece mesmo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ZACA KKKKKKKKKKKK
Quem passou marcha na mãe e guiou no braço foi o Senna n o Piquet
@@rinzada3955 correu 10 voltas só com um braço no volante e outro na marcha pra não entrar em neutro
Mais um pra lista de brasileiros que nunca gostou do esporte mas só gosta de vencer.
O Piquet simplesmente foi e é Phoda!
Simples assim; Antes era F1 Raiz...Hoje é F1Nutella
Muito bom!! Mas não concordo que os pilotos de antigamente pilotariam do mesmo modo nos tempos atuais, eles usariam o conhecimento atual e seriam grandes pilotos também, porque grande atletas, pilotos, são assim, usam o que tem disponível e alguns grandes, vão além, ou seja, seriam grandes pilotos também nos tempos atuais.
Nelson ajudou a desenvolver muitos do que hoje ajuda o piloto e ainda ganhava campeonatos. Hoje Felipe diz que o que Piquet diz não é bem assim, mas não desenvolve carro nem ganha campeonato.
Piquet foi campeão 3x sendo segundo piloto das equipes, em times que nem eram melhores do que os outros, correu contra lendas como Niki, Scheckter e Gilles e os caras querem perguntar pro cabecinha se ele tem razão?? Tinha que ser canal globolixo mesmo
piquet sempre foi o foda!! tá certíssimo
sempre foi um babaca e continua!
Piquet é homem fala que pensa com razão .
Piquet é um baita piloto mais tem inveja do Senna😂
Piquet além de ser um baita piloto era um profundo conhecedor de carro e mecânica. Acertava o carro como ninguém.
E Airton Senna sabia combater os melhores pilotos com maestria
Segundo o Massa, a dificuldade de hoje é lembrar onde estão e para que servem os botões do volante. Para os antigos a mair difuldade era quiar um carro sem direção hicraulica, com um peso enorme devido a pressão aerodinamica sobre as rodas, só com a mão esquerda, por que a direita estava mudando marchas durante toda a corrida.
Felipe Massa e seus papos furados .
Kkkk carisma de um pé de alface!
Antigamente quem ganhava corrida era o piloto. Os carros eram mais próximos. Muito mais arriscado. Turbo, 1300 cavalos nas classificações. Muita potência exigia precisão. Estratégia para poupar o equipamento e cegar ao fim da prova. Fora os 3 títulos mundiais. Piquet tem razão. Sabe o que está falando.
Não, carro ganhava
Oque é mais fácil: achar um problema em um carro carburado ou em um carro com injeção, onde se passa o scanner???
Olha, aqueles carros da era Senna com aquela trepidação toda, com mudanças contínuas de marchas ...poxa, hoje os caros quase flutuam na pista...acho os de antigamente muito, mas muito mais desgastantes e difíceis de guiar.
O carro do senna de 86, quase 1200 cvs nos treinos, o carro sambava nas retas
Eu adoro a sinceridade do Nelson Piquet, ele foi tri campeão Mundial e sabe muito bem do que está falando. Nelson sempre será lembrado como um grande campeão.
Foi um grande campeão! Mas Airton Senna foi gênio! Virou uma lenda na f1
Muita gente fala que bom mesmo era na época do Senna, Piquet, Prost e Mansell. Mas ninguém compara eles com o tempo do Jim Clark, Hill, Surtees, Brabham e Hulme. Cada um na sua época, com o seu regulamento e seu carro.
Pilotos da época do Piquet, Senna e outros além de serem melhoras pilotos tinham que manjar muito de mecanica
Piquet TRI, Senna TRI! Rubinho e Massa: tapetes vermelhos do alemão, ambos sem brio e sem brilho!
Concordo!!!
falou tudo Amigo
Que resposta inspirada. Falou tudo, como tinha de ser dito.
Óbvio né, a Ferrari favorecia o Shumacker kkkkkkkkk
@@joaonovinholucas Quem nasceu pra ser segundo!! será segundo!!
Na verdade o Nelson com o recurso que os pilotos de hoje tem seria campeão.
não há comparação dos pilotos de antigamente com os atuais, todos sabem que há uma diferença enorme entre os carros antigos e os atuais, mas todos pilotos da historia foram e são profissionais, acredito que os pilotos de f1 de antigamente e atuais, sejam os melhores pilotos do planeta.
com toda certeza hoje em dia tem uma serie de auxílios e acredito que os pilotos atuais recebem muito mais treinamentos (graças ao que os pilotos de antigamente trabalhavam muito para saber e aperfeiçoar).
o unico jeito de comparar seria colocar um piloto top de antigamente (no auge da carreira), e um atual em dois carros identicos com o mesmo acerto na pista, mas nunca iremos descobrir.
"Trabalho difícil e complexo".
Massa, Felipe.
Tá de brincadeira Massa, o carro atual só falta guiar por bluetooth pow.
Antes dependia mais do piloto, hoje estar na equipe A ou B define muito onde o piloto vai.
chegar na classificação
Resumindo, Piquet era gênio, sabia de mecânica sabia de acerto inventou regulagem suspensão dentro do carro aquecimento pneus e acertava carro como ninguém haaaa ganhou trés títulos, hoje não passam de motoristas de luxo
Sem falar que foi ele que inventou suspensão ativa dos carros da Willians, logo 🔜 proibiram por que era invenção de um brasileiro.
Só tem uma diferença entre o Piquet e o Felipe. Um é tricampeão
Naquela época, tinham muuuuitos pilotos bons….A paixão pela fórmula 1, era muito diferente…. Sem comentar a falta do saudosos autódromos …. Os caras tocavam muito ….
Hoje não temos nenhum piloto brasileiro na F1! Antes tínhamos o Massa! Melhor ficar do jeito qie está mesmo 😅
O mesmo Masinha, disse isso quando estava na Ferrari, para G.Bueno, importancia do piloto 5%.
O que o gabigol tava fazendo com felipe massa no mesmo lugar falando sobre o piquet
bons tempos era qnd usava-se os motores v12,v10,v8 hj em dia é um v6 meia boca perto dos gigantes do passado era bom ver os carro raspando no asfalto e soltando faisca..............hj em dia da sono ver uma corrida
Diego Cristiano esse v6 de hj tem 1000 cavalos.
me leva a mal não mas as corridas do passado eram um porre de aguentar
@@eletronwave2751 Você acha as de hoje mais competitivas?
@@brunocunha6706 Não sei se você assistiu o meio pro fim da temporada de 2019, apesar do campeonato estar ja encaminhado naquele momento, a partir do GP da austria a F1 ficou muito imprevisível nunca sabíamos quem ganharia a próxima corrida, tanto que foi extremamente raro termos o mesmo piloto ganhando 2 corridas seguidas, pelo menos 5 pilotos poderiam ganhar as corridas, aí você me diz ah mais na decada de 80/90 tivemos 20 vencedores diferentes, isso pois os carros quebravam mais, era difícil 10 carros terminarem, e isso dava brecha a pilotos mediocres, outro ponto em relação a essa época, somente 5 ou 6 equipes tinham pilotos de ponta, hoje todas as equipes tem pelo menos 1 piloto bom, a partir de 2003 a concorrência por pontos era tanta que tiveram que aumentar as posições de pontos de 6 pra 8 e de 8 pra 10, Outro ponto é ver a dierença dos carros, em 1993 A diferença da Williams para a Mclaren era em torno de 2 segundos, hoje A diferença da Mercedes para o pior carro do grid (Williams) é de 4 segundos. O meu piloto favorito é o Nelson Piquet, a época dele o piloto tinha que der piloto mesmo, saber dirigir, mas cada um tem suas dificuldades, hoje em dia nos testes de pré temporada os pilotos tem que dar 200/300 voltas por dia, aguentando uma força G altíssima. Desculpe pelo texto grande.
@@eletronwave2751 Sem problemas, obrigado pelas explicações. Perguntei na curiosidade, pois não acompanho assiduamente o esporte. Apenas gosto de ver inúmeros vídeos de F1 por ser bastante curioso e achar bastante interessante. É legal essa "guerra" entre os que defendem as antigas e as novas gerações, mas quem não tem conhecimento de fato acaba não sabendo com quem concordar.
Massa praticamente nem falou do Piquet. Título da matéria totalmente enganoso
Hj a informática é mais importante. Antes era mais difícil mesmo. Nelson tá certo
A diferença é que nunca o Ayrton Senna ou Piquet deixaria outro passar por jogo de equipe
Se esqueceu !!!! O Senna deixou o Berguer passar!!! A diferença é o Ibope que se dá
TALENTO ELEVADO HOJE IGUAL AQUELA TURMA DE 60 PROS ANOS 90, DUVIDO! NEM FUDENDO! TÁ LOUCO.
Do nada o Gabigol mlk KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Tô com Nelson. Massa e Rubinho nunca empolgaram!!!
Massa, reconheça e dê valor aos maiores pilotos brasileiros: Piquet e Senna
Claro a F1 antiga dependia muito mais da técnica individual de cada piloto. Hoje a competição é tecnológica. Pra se ter noção o pedal de freio só começava a frear com uma pressão de pedal de aproximadamente 100 Kg.
O carro de hoje tem eletrônica que faz todo trabalho difícil para o piloto. Com certeza é mais facil pilotar hoje.
Parei aos 4:50, onde o Felipe afirma que hoje o talento é igual os de outras épocas ! Mentira né! Outra coisa :
Sabem porque os pilotos eram melhores ? porquê eles eram obrigados a ser assim,porque eram obrigados a serem mais técnicos.Não precisam falar isso e aquilo do carro,é só dizer que os carros seriam ,bem vejamos : Como carroças !
Olha, óbvio que a galera iria puxar o saco do atual, até por uma questão de dar palco para F1 atual. Coisas da Globo. O que o Piquet falou, sem demérito aos grandes pilotos atuais, é que a tarefa era hercúlea, viceral e espartana. O que eles não falam atualmente é que se estuda até hoje o jeito de pilotar no passado, pois mesmo na eletrônica embarcada e preparação física as reações do piloto realmente importam. Tenho mais de 40 anos e tive carteira da CBA muito tempo, quando comecei era talento que valia, hoje vejo escolinhas de tudo e o cara vai para os Eua e Inglaterra aprender c ex-pilotos em cursos como fazer uma curva básica. Ficam vendo vídeos e telemetria de diversas lendas para ver como pilotar... Eu ficava abismado ao ver quando garoto, pilotos como Colin Mcrae, somente anos depois técnicas de pedais como ele tinha no Rally foram exportadas até para F1. A única coisa q concordo c o Massa é q eram mundos diferentes, mas a galera raiz era sim mais piloto
Na época do Piquet as coisas eram complicadas, o piloto precisava de um preparo especial pra poder aguentar 70 voltas seja no sol forte ou na chuva forte, o volante era pesado, a maneira de mudar as marchas tinham que ser certeiras e precisas, caso contrário, o carro já era. Hoje em dia um piloto de fórmula 1 vive de sombra e água fresca dentro do carro, tem água fresca pra beber e se errar uma marcha pode concertar o que fez.
kkkk o próprio Piquet fala q ia pra gandaia e voltava de ressaca. não tem 1registro dele fazendo uma flexão. mais um idiota falando "mas na época em q eu nem era nascido". q pateta.
Se o Piquet falou, tá falado. O cara foi talvez o piloto mais astuto e inteligente que existiu.
Tanto o futebol quanto a formula 1 ,naquela época eram muito melhores que hoje
O Piquet seria campeão em qualquer época. O Massa seria sempre segundo piloto, esta é a diferença.
o cara que perdeu o título em 2008 por jogo de equipe n pode falar nada
Eu só queria que fosse banido 99% da eletrônica dos carros, ai sim agente iria ver quem era piloto de verdade.
Que eletrônica é essa?
Ia dar uma merda. Só se regredisse o carro junto
Fizeram isso em 1994. Resultado: Senna e Ratzemberg morreram
Cara é só vc comparar, pra quem tem mais de 50, o que é mais fácil dirigir, hoje um carro automático direção hidráulica, sensor de estacionamento, vc nem sente o carro, ou um fusca nos anos 70/80, hoje ganho a vida como fotografo, sou fotografo desde 1989, já fui musico também, mas hoje é muito fácil fotografar, mesmo com toda eletrônica embarcada nas câmeras atuais, é mais fácil, tem inúmeros recursos para vc corrigir a fotometria, a luz, no passado com uma Nikon FM, entrega uma nas mãos da maioria dos Fotógrafos digitais de hoje e veja como se saem, cada geração é diferente, mais a tecnologia veio com sua complexidade facilitar sim a vida dos profissionais e das pessoas.
lembro q numa época um dos top5 atletas mais bem preparados fisicamente do Corinthians era o Antonio Pizzonia !!!
que que tem haver o cu com as calças?