Marcopolo Torino GV trólebus sem dúvidas foi um dos melhores ônibus elétricos que teve em São Paulo uma carroceria robusta sem falar que ele tinha um arranque muito forte muito potente ❤🚎🚎🚎🚎🚎🚎🚎
Eu vi as duas partes da era dos Torinos e deu vontade de chorar. Andei muito nesses trólebus quando era pequeno... zerei todas as linhas, exceto as da zona norte. E ver eles operando nelas e eu não ter ido andar me doeu o coração. Ver trólebus vermelhos e amarelos pelas linhas da Augusta me fez ficar admirado, pois não lembrava deles por lá. Apenas me lembro de ter visto "iconicamente" um trólebus do circular central rodando na 702P/10! Obrigado por esses vídeos Jorge... nós que fomos dessa época, só estamos matando as saudades!
Quase duas décadas já passaram e nunca entendi o porquê desa Sra ter dado fim ais trólebus igual fizeram com os bondes lá atrás. Com Sr Faria Lima se não me engano.
Pois é Vinicius. Apenas com uma canetada, todo um investimento milionário, construído por anos, foi para o lixo, na forma de sucata. Foi o nosso dinheiro desperdiçado na "cara dura" por esses políticos incompetentes e sem noção de nada!!!
Vendo este vídeo lembrei de quando eu ainda era novo pois entrei na Eletropaulo em 89 e fiquei cerca de 20 anos na manutenção da rede do trólebus. gostei e gosto até hoje e foi muito bom ter feito parte dessa família
Olá Ronaldo. Também posso dizer que foi uma ótima fase de minha vida pessoal e profissional. Até hoje tenho o privilégio da trabalhar no Sistema de trólebus, como colaborador no Consórcio ViaAérea, que faz a manutenção e operação do sistema atual. Vou enviar o meu contato em mensagem particular. Abs.
Com a tendência de ônibus a bateria infelizmente querem desativar completamente os trólebus, e como a maioria da população é leiga e não entende a questão da energia limpa não liga pra isso, o maior erro foi não mordemizar a via aérea dos trólebus, com isso os problemas antigos nunca resolveram e o custo atual é bem alto, complicado.
E vendo esse vídeo, especialmente na Zona Norte da cidade, como disse no anterior, não posso deixar de agradecer a Dna. Marta, "a poluidora", ela deve estar muito feliz vendo a sua obra, vendo o que foi colocado no lugar !....Parabéns, Francozo pelo registro histórico !
Obrigado Edivan. Por um lado, vemos que as linhas da zona Norte, com ruas estreitas e com os trólebus misturados ao trânsito caótico, não é o ideal para esse sistema. No passado, antes do metro, a implantação da linhas de trólebus era uma melhoria excepcional para a população. Era uma inovação, frente aos prosaicos ônibus diesel da época. Hoje temos que pensar nos Corredores de alta demanda para o uso de trólebus, justamente no exemplo do Corredor Santo Amaro, onde a nossa "querida"???!!! Marta fez questão de desativar. São os grandes retrocessos de nossos dirigentes. Abs.
😢 Grande amigo Jorge, mais uma vez venho parabenizá-lo por mais um vídeo eternizando a memória do sistema trólebus em São Paulo. Jorge realmente foi difícil lidar com a desativação do sistema trólebus, ainda mais você que acompanhou toda expansão do sistema.
Socorrooo... Jorge me fazendo infartar logo cedo. Espetacular os registros, Jorge. Me emocionei ao ver os trólebus da ZN, principalmente o do Mandaqui 107P. Parabéns mais uma vez pelo registro. Na parte do Silvio Romero, eu apareço...rsrs
Obrigado Thiago. Procurei nas minhas fitas VHS outros registros da linha do Mandaqui. Na minha memória, eu tinha feito o registro dos últimos dias nos trechos mais perto do terminal. Provavelmente estes registros estão em uma coleção de fitas miniDV, mas a minha camera desse tipo, não funciona mais. Provavelmente, vou conseguir ter uma dessas cameras emprestadas, aí vou conseguir faze a pesquisa. Abs.
Imagens preciosas dos trólebus na zona norte! Hoje a mesma região está mais poluída e com um trânsito insuportável. A retirada dos trólebus da zona norte não foi só uma falta de respeito aos passageiros como um retrocesso a evolução dos transportes na cidade. Este sistema é tremendamente valorizado no exterior e com inovação tecnológica surpreendente! Desmontar um projeto desses é disperdicio de dinheiro e falta de capacidade administrativa por parte do poder público. Como cidadãos paulistanos precisamos nos posicionar de forma inteligente e atuante frente a administração pública em defesa do sistema e de sua ampliação unindo a outros modais para o fortalecimento de uma frota diversificada , conectada entre si e ecologicamente correta! Essas gravações são documentos valiosos na prova da importância dos trólebus com suas inúmeras viabilidades para uma mobilidade urbana moderna! Vamos nos posicionar já!
Obrigado. Infelizmente, não existe planejamento a longo prazo para o desenvolvimento da cidade, em todos os setores. Os políticos sé pensam em si mesmos e inventam ideias somente para seus mandatos curtos de 4 anos. Uma lástima!!!
Acho que a era Torino foi a mais emblemática de todas, temos outras históricas também, mas essa foi a que mais marcou, principalmente pelo número de veículos que havia.
Obrigado. Na verdade, as várias gerações de entusiastas de trólebus tem as suas preferências diferentes. Eu por exemplo, gosto muito da geração dos trólebus fabricados pela CMTC. Já os amigos mais jovens, gostam dos Torinos e dos trólebus atuais. Ainda bem que a história de mais de 70 anos do sistema, proporciona essa diversidade. Abs.
Eu tenho 28 anos e cresci no Limão. Cheguei a andar só na 9300 quando pequeno. Mas estudei em Santana e sempre me dava a curiosidade de saber como era. Obrigado pelos seus vídeos! Ironicamente, hoje moro de frente a Av Santo Amaro, vejo ela e só me passa na cabeça o tanto potencial desperdiçado (apesar que o esquema de via expressa e local foi um exagero). Hoje falam em ônibus eletricos pra cima e pra baixo e no "grande desafio" de instalar estrutura de carregamento nas garagens. O Brasil tem um sério problema de governança. Existe essa fobia em gastos infraestruturais e quanto mais standalone for a solução, melhor aos olhos da gestão. Sabemos que um banco de baterias menor em veiculos como o dual-bus é mais economico a médio prazo mas ai de botar todo mundo na mesa pra conversar pra decidir coisas básicas como quem vai pagar a rede aérea, como vai cobrar a conta de luz, quem vai regular e estabelecer padrões. Num cenario desses o corredor da avenida santo amaro com sua potencia instalada surreal e sua quantidade de linhas de ônibus correndo nela seria um mega ativo pra essa transição. Só nos resta trazer visibilidade ao debate e a questão. Fico feliz com seu trabalho! @@mobilidade-eletrica-jfrancozo
Maravilhoso Jorge, mais um belo registro histórico! Temos que lutar pra não deixar o sistema trólebus ser extinto, é um patrimônio da cidade! Revendo as imagens dos trólebus na linha 2101, até hoje não entendo o porque desistiram de voltar com os trólebus, sendo que a rede foi instalada no novo viaduto.
Obrigado Anderson. Todos podem solicitar à SPTrans a continuidade do sistema com a substituição paulatina dos trólebus atuais com novos trólebus com baterias, a medida que atinjam os 15 anos de uso. A ideia é enviar e-mail para o presidente da SPTrans, fazendo esse pedido. É uma campanha para todos. Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo Hum certo parceiro aí sim show viu e mano muitas histórias por ali viu e tbm em Santana tbm na casa verde e um pedaço dali aonde fica a brasspress tipo indo em sentido ali pra Celso Garcia aonde ficava a garagem dela o foco q não me recordo as ruas q andavam os elétricos viu mais e isso nesses pedaços tenho lembranças boas dos guerreiros passando por essas ruas mais e isso parceiro aguardo os seus próximos vídeos 😉😉✌🏾✌🏾
Ae parceiro as ruas q eu ia falar pro senhor q passava os trólebus eram essas aqui >>> Rua São Caetano/ monsenhor Andrade q depois dai os ônibus iam até ali na Celso Garcia aí não sei se o senhor já mostrou suas filmagens nessas ruas ou se o senhor ainda vai postar todo caso me diga essa aí ok nessas ruas me lembram a infância quando via eles circulando por ali e isso até mais!!!
Sobre a 2101: poderia estar operando com trólebus até hoje se o Serra fosse eleito em 2012, provavelmente ampliando a linha até Higienópolis ou Santa Margarida Maria, mas como foi o Haddad, mandaram retirar toda a rede aérea do Silvio Romero até o cruzamento das ruas Tobias Barreto e Trilhos (não sei se foi neste governo ou no do Doria a retirada da rede). Espero que no próximo episódio tenha os Busscar da Metra em seus primeiros dias de operação, talvez é um dos episódios mais aguardados da série
Obrigado. No caso da linha 2101, ela foi desativada quando iniciou a obra da construção da ponte e depois demorou muito para a SPTrans dar a ordem para a Eletropaulo reconstruir a rede. Finalmente, no final de 2010, se não me engano, a rede foi reconstruída na ponte, inclusive do tipo flexível e postes metálicos. Mas os trólebus não voltaram e a rede nessa linha ficou abandonada por vários anos até que na renovação do contrato da ViaAérea, em 2018, a SPTrans estipulou a remoção de redes desativadas em Silvio Romero e o pouco que restou no Corredor Casa Verde. No próximo vídeo, eu escolhi falar sobre os Busscars, porque eles representaram um salto no desenvolvimento dos trólebus no Brasil. Abs.
Nunca vou entender pq uma vez havia o projeto dos trólebus, tanto na Silvio Romero, quanto na Casa Verde e pq aboliram e decidiram remover a rede. Queria muito saber pq a SPTrans mandou remover, em vez de retornar com os trólebus
Estimado Jorge, mais um excelente vídeo sobre os eletrobuses. Dessa vez na zona norte e na pça silvio romero, onde vemos um sistema mais moderno e versatil, porque os marcopolo torinos ja trabalhavam com suspensão pneumatica e molas tipo hibrido e os antigos só com molas proporcionando solavancos e soltando as alavancas. Penso que deveriam manter as mesmas linhas com veículos marcopolo torinos novos, mantendo a qualidade dos mesmos, mas o monopólio do grupo ruas infelizmente não prestigia os concorrentes. Anseio ver o dia em que retornem os trólebus nesse cidade tão imensa e assim reduzam a poluiçao dos ônibus diesel. Gosto muito, também como entusiasta dos trólebus de ver como funciona todo o sistema, desde a fixação dos postes até o tipo de cabo que conduz o fio trolei. Deveriam também para evitar de as alavancas cairem fazer igual antigamente, por exemplo, entre um poste e outro tinha um retentor anel que saia de um poste e unificava no outro, tipo no meio entre os dois postes segurando o meio da conexão por flexivel, porque se deixa o retentor só nos dois postes a distancia fica longa e ocasiona rompimento do fio trolei. Achei muito interessante o que foi feito no Term. Vila Carrão, onde segregaram o chaveamento do cruzamento da Rio das Pedras e João XXIII, antes tinha que ficar "batendo chave" e agora vem direto desde o terminal, gostei muito deste modelo, as chaves deveriam ser acionadas bem antes e depois dos entroncamentos e ter via a parte segregada. Mas agradeço Jorge dos seus vídeos que são ótimos e excelentes, relembrando o que um dia foi excelente nessa cidade. Um forte abraço. 😃
Obrigado Hamilton pelos comentários. Sobre a rede aérea, eu entendi que você comenta sobre alguns tirantes intermediários, entre um vão e outro da posteação, para diminuir a extensão do vão. Nós usamos essa solução quando o vão entre postes é maior que 30 metros. Podemos considerar um vão padrão de cerca de 25 a 27 metros. Outra sugestão que eu também defendo, é a instalação das chaves elétricas antes das esquinas. Isso iria facilitar a operação dos trólebus e evitaria o bloquei do trafego do trânsito em geral, quando o caminhão torre precisa fazer uma intervenção de emergência na chave. Hoje, quando isso é necessário, dependo do local, os trólebus não conseguem passar e nem o trânsito, causando muito transtorno e críticas ao sistema. Portanto, há muitas formas de melhorar o sistema que a SPTrans deveria adotar. Abs.
Obrigado Antônio. No acidente citado, o culpado foi o caminhão baú alto, que se enroscou na cordinha e puxou a alavanca do trólebus para baixo, dobrou e atingiu o teto do baú. Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo eita ela passou muito perto , achei estranho mesmo o trólebus ter culpa mas foi o caminhão obrigado pela informação jorge
Maravilhoso, Jorge! Mais um vídeo espetacular! Parabéns! Lembro-me bem deles circulando pelo centro da cidade, Vila Clementino e Jardim Europa (que eram lugares que costumava ir)! Uma pena que não tive a chance de andar nos Torinos, fui dos Mafersas que circulavam pela Av. Santo Amaro para os carros da frota atual. Mas ainda bem que temos os carros 7577, 8000 e 8001, para contar e manter a história deles! Uma dúvida que sempre tive, sobre o carro 7577: Ele sempre foi de treinamento ou foi usado como veículo comum e posteriormente passou para ser de treinamento? Abraços e bom final de semana!
Obrigado Arthur. O carro 7577 era um trólebus normal na operação. Esse carro foi adquirido pela Ambiental, depois que foi desativado e a empresa decidiu transformá-lo em um carro de treinamento. Mas quando os novos trólebus chegaram, os quais são diferentes, esse carro permanece encostado. Não sei dizer se ainda serve como sala de aula para os novos motoristas. Abs.
Faz pouco tempo que uma empresa do Belarmino(dono da Sambaíba tava testando um Higer A12 em Campinas,aqui em SP rolou um boato que na garagem do Imirim já estavam botando estrutura mas era balela,e não tem nenhum boato de onibus elétrico na Sambaíba se espalhou mas com certeza tem boatos internos. 8:11 Torino subindo de boa,um Millennium 5 o500u ia parecer que ia pedir arrego.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo Ficou sabendo da última?Sambaíba fechou esses dias a compra de 65 Millennium 5 articulados o500ua,muita gente tá estranhando isso,eu não estranho muito já que o o500ua e-bus da Eletra não foi sequer testado pela SPTrans,e na Sambaíba falei com um motorista esses dias sobre os elétricos,ele falou que estão com um pé atrás.
Obrigado Darley. Realmente, os trólebus modernos, em todo o mundo, usam bancos de baterias menores para operarem desconectados da rede, em desvios de tráfego e de extensões de linhas, sem a necessidade de se extender as rede. É o modelo que eu tenho lutado, perante s SPTrans, sugerindo que os trólebus atuais sejam substituídos por modernos trólebus com baterias, quando chegar a hora de desativação, depois de 15 anos de uso, estipulado nas especificações. Porém, está muito difícil convencer a SPTrans e o operador em comprar trólebus novos. Só pensam em ônibus a bateria!!!!! Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo O atual prefeito não vê a hora de acabar com os trólebus,ele falou da boca pra fora que são problemáticos e não sei mais o quê.
Jorge, pelo perdão da palavra vc foi top demais, sou da Zn e amei seu vídeo, finada 1428, deixou sdds. Esses torinos pintados da marta vieram da eletrobus para expandir né. Um forte abraço e ótimo vídeo.
Obrigado Joaquim. Sim, teve uma época em que muitos trólebus da GTA-Eletrobus vieram para a GBR, principalmente com a desativação dos trólebus antigos, tipo CMTC. Abs.
Maravilhoso querido Jorge, por mais este vídeo 📹 A pergunta::: porque este trolebus estava na contra-mão, a rede era somente na ida as duas, e não tinha retorno, porque ele estava na contra-mão ??
Rafael. Nesta Rua Olávo Egidio, havia a rede dupla normal desde o início, mas, pelo menos nessa época, somente os trólebus trafegavam na contra mão, em uma faixa exclusiva. Se não me falha a memória, havia outras vias com faixas de ônibus e trólebus na contra-mão, como por exemplo, na Rua Voluntários da Pátria, em Santana. Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo ah entendi, muito obrigado pela explicação querido Jorge. Nunca foi nesses lugares, então é bom saber dessas curiosidades. Kkk
Olá Fernando. Foram 283 Torinos reformados e 74 novos Volvo (não tinha Torinos com Chassis Scania), além dos dois articulados. Uma frota enorme de 359 Torinos!
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo nossa, então reduziu muito a frota com essa renovação de Caio Millennium e Millennium BRT. Ouvi dizer que ativas hoje só tem 9 linhas. O que é uma pena. Na minha infância, morei na região de Santo Amaro. E gostava muito de ver os trólebus na 6500. Não sei quantas linhas tinha de trólebus no terminal santo Amaro. Só lembrava da 6500 e da que ia pra Pinheiros. Mas vi no seu vídeo. Varias outras como 775J, 6501, 6502. Acho que seria um vídeo legal elencar todas as linhas de trólebus do sistema, por garagem ou área
Jorge, terá algum video específico sobre o planejamento de transportes ou das expansões anteriores do sistema, como o plano Sistran ou o Programa Intermunicipal de Trólebus?
Olá Paulo. Você poderá conferir um pouco da história do Corredor EMTU no link do vídeo abaixo: th-cam.com/video/_isZWykkBU4/w-d-xo.html E sobre o Plano Sistran, também há um resumo da história do sistema, na segunda parte do vídeo de 50 Anos dos sistema. th-cam.com/video/_isZWykkBU4/w-d-xo.html Para aprofundar sobre esse assunto, recomendo o meu livro sobre os sistemas do Brasil, onde eu reuni muitos detalhes sobre as historias desses sistemas. Abs.
Eu lembro dos torinos no Mandaqui, que saudades quando tinha trólebus na zona norte. Só uma pergunta, a linha do parque Peruche foi desativado antes dessas linhas?? Pois não vi na filmagem. Abraço
@@enioc79 Os elétricos vão voltar a região,a Sambaíba comprou 300 eo500u a bateria,com certeza várias linhas que cortam o Mandaqui receberão os veículos
Se não fosse a ignorância dos políticos essas linhas de trólebus poderiam estar a vapor até hoje, eram só trocar os trólebus como são hoje em dia, triste, quem viveu essa época adorou !
Obrigado. Repetindo o comentário para outro amigo, infelizmente, não existe planejamento a longo prazo para o desenvolvimento da cidade, em todos os setores. Os políticos sé pensam em si mesmos e inventam ideias somente para seus mandatos curtos de 4 anos. Uma lástima!!!
Marcopolo Torino GV trólebus sem dúvidas foi um dos melhores ônibus elétricos que teve em São Paulo uma carroceria robusta sem falar que ele tinha um arranque muito forte muito potente ❤🚎🚎🚎🚎🚎🚎🚎
CARAMBA QUE NOSTALGIA NESSA ÉPOCA DOS TRÓLEBUS DA ZONA NORTE, QUE PENA QUE ATÉ HOJE NÃO RODAM MAIS E EU ERA NASCIDO EM 1999.
Os trolebus deveriam continuar no Corredor Santo Amaro. Term. Santo Amaro x Term. Bandeira.
Eu vi as duas partes da era dos Torinos e deu vontade de chorar. Andei muito nesses trólebus quando era pequeno... zerei todas as linhas, exceto as da zona norte. E ver eles operando nelas e eu não ter ido andar me doeu o coração. Ver trólebus vermelhos e amarelos pelas linhas da Augusta me fez ficar admirado, pois não lembrava deles por lá. Apenas me lembro de ter visto "iconicamente" um trólebus do circular central rodando na 702P/10!
Obrigado por esses vídeos Jorge... nós que fomos dessa época, só estamos matando as saudades!
O "furacão Martaxa" destruiu parte da história da cidade de São Paulo. Parabéns pelo seu feito (contém ironia)!
Apois ela um tal Gilmar tato
Quase duas décadas já passaram e nunca entendi o porquê desa Sra ter dado fim ais trólebus igual fizeram com os bondes lá atrás. Com Sr Faria Lima se não me engano.
Pois é Vinicius. Apenas com uma canetada, todo um investimento milionário, construído por anos, foi para o lixo, na forma de sucata. Foi o nosso dinheiro desperdiçado na "cara dura" por esses políticos incompetentes e sem noção de nada!!!
Essa pintura com os bonecos escrito São Paulo era a melhor, e sem contar que os trólebus iam pra várias regiões
Vendo este vídeo lembrei de quando eu ainda era novo pois entrei na Eletropaulo em 89 e fiquei cerca de 20 anos na manutenção da rede do trólebus. gostei e gosto até hoje e foi muito bom ter feito parte dessa família
Olá Ronaldo. Também posso dizer que foi uma ótima fase de minha vida pessoal e profissional. Até hoje tenho o privilégio da trabalhar no Sistema de trólebus, como colaborador no Consórcio ViaAérea, que faz a manutenção e operação do sistema atual. Vou enviar o meu contato em mensagem particular. Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo e
Com a tendência de ônibus a bateria infelizmente querem desativar completamente os trólebus, e como a maioria da população é leiga e não entende a questão da energia limpa não liga pra isso, o maior erro foi não mordemizar a via aérea dos trólebus, com isso os problemas antigos nunca resolveram e o custo atual é bem alto, complicado.
E vendo esse vídeo, especialmente na Zona Norte da cidade, como disse no anterior, não posso deixar de agradecer a Dna. Marta, "a poluidora", ela deve estar muito feliz vendo a sua obra, vendo o que foi colocado no lugar !....Parabéns, Francozo pelo registro histórico !
Obra petista neh isso porque eles tem "cuidado ao meio ambiente"
Obrigado Edivan. Por um lado, vemos que as linhas da zona Norte, com ruas estreitas e com os trólebus misturados ao trânsito caótico, não é o ideal para esse sistema. No passado, antes do metro, a implantação da linhas de trólebus era uma melhoria excepcional para a população. Era uma inovação, frente aos prosaicos ônibus diesel da época. Hoje temos que pensar nos Corredores de alta demanda para o uso de trólebus, justamente no exemplo do Corredor Santo Amaro, onde a nossa "querida"???!!! Marta fez questão de desativar. São os grandes retrocessos de nossos dirigentes. Abs.
A minha maior paixão pelo trólebus é exatamente pelo Torino, que saudades
😢 Grande amigo Jorge, mais uma vez venho parabenizá-lo por mais um vídeo eternizando a memória do sistema trólebus em São Paulo.
Jorge realmente foi difícil lidar com a desativação do sistema trólebus, ainda mais você que acompanhou toda expansão do sistema.
Obrigado Rodrigo. Temos que manter a luta para a revitalização do Sistema. É uma luta que todos podem e devem participar. Abs.
Obrigado Jorge querido
Hoje completo 33 anos de alegria 😹😂😂 e felicidade
Obrigado Rafael, considere ser um pequeno presente de aniversário...eh...eh.. Feliz aniversário. Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo muito obrigado querido amigo Jorge, q venha muitos videos
Sensacional o registro. Faz parte da vida da nossa cidade!
Obrigado Edu. A ligação com a história da cidade é incontestável. Abs.
Saudades deles na praça Silvio Romero...
Olá Juan. Nos anos 80 era mais comum ver os ACF-Brills rodando na linha...Abs.
E pensar que chegou a rodar Citimax na 2101 depois que tiraram os elétricos.
Bons tempos em xará parabéns por nos privilégiar com essas imagens.
Obrigado xará. Pelos consegui fazer o registro dos últimos dias de operação das linhas da zona norte e em Silvio Romero. Abs.
14:28 Na verdade os últimos Torinos GVs da Ambiental ( ex-Himalaia ) foram desativados em Setembro de 2013.
Na verdade o Trólebus Marcopolo Torino GV saíram de circulação em 2013
Os últimos Torino GVs foram baixado em Setembro de 2013. Acho que no início do mês.
Maravilhoso 💯 Trólebus 🚃❤
O prefeito de São Paulo já falou que vai acabar com o sistema trolebus pessoal vi hj a entrevista dele saiu até no Google 😢
Socorrooo... Jorge me fazendo infartar logo cedo. Espetacular os registros, Jorge. Me emocionei ao ver os trólebus da ZN, principalmente o do Mandaqui 107P. Parabéns mais uma vez pelo registro. Na parte do Silvio Romero, eu apareço...rsrs
Quando vi esse vídeo na madrugada logo após ele ser postado, logo pensei, o Thiago vai travar na tela vendo os trólebus pela ZN kkk
Obrigado Thiago. Procurei nas minhas fitas VHS outros registros da linha do Mandaqui. Na minha memória, eu tinha feito o registro dos últimos dias nos trechos mais perto do terminal. Provavelmente estes registros estão em uma coleção de fitas miniDV, mas a minha camera desse tipo, não funciona mais. Provavelmente, vou conseguir ter uma dessas cameras emprestadas, aí vou conseguir faze a pesquisa. Abs.
Imagens preciosas dos trólebus na zona norte!
Hoje a mesma região está mais poluída e com um trânsito insuportável.
A retirada dos trólebus da zona norte não foi só uma falta de respeito aos passageiros como um retrocesso a evolução dos transportes na cidade.
Este sistema é tremendamente valorizado no exterior e com inovação tecnológica surpreendente!
Desmontar um projeto desses é disperdicio de dinheiro e falta de capacidade administrativa por parte do poder público. Como cidadãos paulistanos precisamos nos posicionar de forma inteligente e atuante frente a administração pública em defesa do sistema e de sua ampliação unindo a outros modais para o fortalecimento de uma frota diversificada , conectada entre si e ecologicamente correta!
Essas gravações são documentos valiosos na prova da importância dos trólebus com suas inúmeras viabilidades para uma mobilidade urbana moderna!
Vamos nos posicionar já!
Obrigado. Infelizmente, não existe planejamento a longo prazo para o desenvolvimento da cidade, em todos os setores. Os políticos sé pensam em si mesmos e inventam ideias somente para seus mandatos curtos de 4 anos. Uma lástima!!!
Acho que a era Torino foi a mais emblemática de todas, temos outras históricas também, mas essa foi a que mais marcou, principalmente pelo número de veículos que havia.
Obrigado. Na verdade, as várias gerações de entusiastas de trólebus tem as suas preferências diferentes. Eu por exemplo, gosto muito da geração dos trólebus fabricados pela CMTC. Já os amigos mais jovens, gostam dos Torinos e dos trólebus atuais. Ainda bem que a história de mais de 70 anos do sistema, proporciona essa diversidade. Abs.
sensacional!
Obrigado Pedro. É muito bom compartilhar esse material. Abs.
Eu tenho 28 anos e cresci no Limão. Cheguei a andar só na 9300 quando pequeno. Mas estudei em Santana e sempre me dava a curiosidade de saber como era. Obrigado pelos seus vídeos! Ironicamente, hoje moro de frente a Av Santo Amaro, vejo ela e só me passa na cabeça o tanto potencial desperdiçado (apesar que o esquema de via expressa e local foi um exagero). Hoje falam em ônibus eletricos pra cima e pra baixo e no "grande desafio" de instalar estrutura de carregamento nas garagens. O Brasil tem um sério problema de governança. Existe essa fobia em gastos infraestruturais e quanto mais standalone for a solução, melhor aos olhos da gestão. Sabemos que um banco de baterias menor em veiculos como o dual-bus é mais economico a médio prazo mas ai de botar todo mundo na mesa pra conversar pra decidir coisas básicas como quem vai pagar a rede aérea, como vai cobrar a conta de luz, quem vai regular e estabelecer padrões. Num cenario desses o corredor da avenida santo amaro com sua potencia instalada surreal e sua quantidade de linhas de ônibus correndo nela seria um mega ativo pra essa transição. Só nos resta trazer visibilidade ao debate e a questão. Fico feliz com seu trabalho! @@mobilidade-eletrica-jfrancozo
Maravilhoso Jorge, mais um belo registro histórico! Temos que lutar pra não deixar o sistema trólebus ser extinto, é um patrimônio da cidade! Revendo as imagens dos trólebus na linha 2101, até hoje não entendo o porque desistiram de voltar com os trólebus, sendo que a rede foi instalada no novo viaduto.
Obrigado Anderson. Todos podem solicitar à SPTrans a continuidade do sistema com a substituição paulatina dos trólebus atuais com novos trólebus com baterias, a medida que atinjam os 15 anos de uso. A ideia é enviar e-mail para o presidente da SPTrans, fazendo esse pedido. É uma campanha para todos. Abs.
Show parceiro excelente as lembranças hein e isso aí desses guerreiros passando por Tucuruvi e isso aí só lembranças boas parabéns por mais essa 👏🏾👏🏾😃
Obrigado Manoel. Vivi toda a minha infância no Tucuruvi e acompanhei a operação do sistema desde 1967 até a extinção. Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo Hum certo parceiro aí sim show viu e mano muitas histórias por ali viu e tbm em Santana tbm na casa verde e um pedaço dali aonde fica a brasspress tipo indo em sentido ali pra Celso Garcia aonde ficava a garagem dela o foco q não me recordo as ruas q andavam os elétricos viu mais e isso nesses pedaços tenho lembranças boas dos guerreiros passando por essas ruas mais e isso parceiro aguardo os seus próximos vídeos 😉😉✌🏾✌🏾
Ae parceiro as ruas q eu ia falar pro senhor q passava os trólebus eram essas aqui >>> Rua São Caetano/ monsenhor Andrade q depois dai os ônibus iam até ali na Celso Garcia aí não sei se o senhor já mostrou suas filmagens nessas ruas ou se o senhor ainda vai postar todo caso me diga essa aí ok nessas ruas me lembram a infância quando via eles circulando por ali e isso até mais!!!
Sobre a 2101: poderia estar operando com trólebus até hoje se o Serra fosse eleito em 2012, provavelmente ampliando a linha até Higienópolis ou Santa Margarida Maria, mas como foi o Haddad, mandaram retirar toda a rede aérea do Silvio Romero até o cruzamento das ruas Tobias Barreto e Trilhos (não sei se foi neste governo ou no do Doria a retirada da rede).
Espero que no próximo episódio tenha os Busscar da Metra em seus primeiros dias de operação, talvez é um dos episódios mais aguardados da série
Obrigado. No caso da linha 2101, ela foi desativada quando iniciou a obra da construção da ponte e depois demorou muito para a SPTrans dar a ordem para a Eletropaulo reconstruir a rede. Finalmente, no final de 2010, se não me engano, a rede foi reconstruída na ponte, inclusive do tipo flexível e postes metálicos. Mas os trólebus não voltaram e a rede nessa linha ficou abandonada por vários anos até que na renovação do contrato da ViaAérea, em 2018, a SPTrans estipulou a remoção de redes desativadas em Silvio Romero e o pouco que restou no Corredor Casa Verde. No próximo vídeo, eu escolhi falar sobre os Busscars, porque eles representaram um salto no desenvolvimento dos trólebus no Brasil. Abs.
Nunca vou entender pq uma vez havia o projeto dos trólebus, tanto na Silvio Romero, quanto na Casa Verde e pq aboliram e decidiram remover a rede. Queria muito saber pq a SPTrans mandou remover, em vez de retornar com os trólebus
Estimado Jorge, mais um excelente vídeo sobre os eletrobuses. Dessa vez na zona norte e na pça silvio romero, onde vemos um sistema mais moderno e versatil, porque os marcopolo torinos ja trabalhavam com suspensão pneumatica e molas tipo hibrido e os antigos só com molas proporcionando solavancos e soltando as alavancas. Penso que deveriam manter as mesmas linhas com veículos marcopolo torinos novos, mantendo a qualidade dos mesmos, mas o monopólio do grupo ruas infelizmente não prestigia os concorrentes. Anseio ver o dia em que retornem os trólebus nesse cidade tão imensa e assim reduzam a poluiçao dos ônibus diesel. Gosto muito, também como entusiasta dos trólebus de ver como funciona todo o sistema, desde a fixação dos postes até o tipo de cabo que conduz o fio trolei. Deveriam também para evitar de as alavancas cairem fazer igual antigamente, por exemplo, entre um poste e outro tinha um retentor anel que saia de um poste e unificava no outro, tipo no meio entre os dois postes segurando o meio da conexão por flexivel, porque se deixa o retentor só nos dois postes a distancia fica longa e ocasiona rompimento do fio trolei. Achei muito interessante o que foi feito no Term. Vila Carrão, onde segregaram o chaveamento do cruzamento da Rio das Pedras e João XXIII, antes tinha que ficar "batendo chave" e agora vem direto desde o terminal, gostei muito deste modelo, as chaves deveriam ser acionadas bem antes e depois dos entroncamentos e ter via a parte segregada. Mas agradeço Jorge dos seus vídeos que são ótimos e excelentes, relembrando o que um dia foi excelente nessa cidade. Um forte abraço. 😃
Obrigado Hamilton pelos comentários. Sobre a rede aérea, eu entendi que você comenta sobre alguns tirantes intermediários, entre um vão e outro da posteação, para diminuir a extensão do vão. Nós usamos essa solução quando o vão entre postes é maior que 30 metros. Podemos considerar um vão padrão de cerca de 25 a 27 metros. Outra sugestão que eu também defendo, é a instalação das chaves elétricas antes das esquinas. Isso iria facilitar a operação dos trólebus e evitaria o bloquei do trafego do trânsito em geral, quando o caminhão torre precisa fazer uma intervenção de emergência na chave. Hoje, quando isso é necessário, dependo do local, os trólebus não conseguem passar e nem o trânsito, causando muito transtorno e críticas ao sistema. Portanto, há muitas formas de melhorar o sistema que a SPTrans deveria adotar. Abs.
Ontem um pantógrafo atingiu um baú e furou do caminhão tá sabendo Jorge? Lindo vídeo saudades dessa época
E foi literalmente um caminhão dos Correios, segundo o Adamo Bazani
Obrigado Antônio. No acidente citado, o culpado foi o caminhão baú alto, que se enroscou na cordinha e puxou a alavanca do trólebus para baixo, dobrou e atingiu o teto do baú. Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo eita ela passou muito perto , achei estranho mesmo o trólebus ter culpa mas foi o caminhão obrigado pela informação jorge
Fantástico vídeo Jorge. Parabéns pelo excelente material e pelo profissionalismo
Obrigado Michel. estou feliz por compartilhar esse material. Abs.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado Glen. Abs.
Maravilhoso, Jorge! Mais um vídeo espetacular! Parabéns! Lembro-me bem deles circulando pelo centro da cidade, Vila Clementino e Jardim Europa (que eram lugares que costumava ir)! Uma pena que não tive a chance de andar nos Torinos, fui dos Mafersas que circulavam pela Av. Santo Amaro para os carros da frota atual. Mas ainda bem que temos os carros 7577, 8000 e 8001, para contar e manter a história deles!
Uma dúvida que sempre tive, sobre o carro 7577: Ele sempre foi de treinamento ou foi usado como veículo comum e posteriormente passou para ser de treinamento?
Abraços e bom final de semana!
Obrigado Arthur. O carro 7577 era um trólebus normal na operação. Esse carro foi adquirido pela Ambiental, depois que foi desativado e a empresa decidiu transformá-lo em um carro de treinamento. Mas quando os novos trólebus chegaram, os quais são diferentes, esse carro permanece encostado. Não sei dizer se ainda serve como sala de aula para os novos motoristas. Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo Oi Jorge, tudo bem? Obrigado pela resposta! Abs
Faz pouco tempo que uma empresa do Belarmino(dono da Sambaíba tava testando um Higer A12 em Campinas,aqui em SP rolou um boato que na garagem do Imirim já estavam botando estrutura mas era balela,e não tem nenhum boato de onibus elétrico na Sambaíba se espalhou mas com certeza tem boatos internos.
8:11 Torino subindo de boa,um Millennium 5 o500u ia parecer que ia pedir arrego.
Os ônibus a bateria estão na moda hoje e se esquecem que os trólebus já são elétricos, com toda a suas vantagens, há mais de 70 anos. Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo
Ficou sabendo da última?Sambaíba fechou esses dias a compra de 65 Millennium 5 articulados o500ua,muita gente tá estranhando isso,eu não estranho muito já que o o500ua e-bus da Eletra não foi sequer testado pela SPTrans,e na Sambaíba falei com um motorista esses dias sobre os elétricos,ele falou que estão com um pé atrás.
Na Lituânia vai ter um trólebus misto(elétrico a bateria + trólebus) com o diferencial de ter mais autonomia na bateria que os daqui.
Obrigado Darley. Realmente, os trólebus modernos, em todo o mundo, usam bancos de baterias menores para operarem desconectados da rede, em desvios de tráfego e de extensões de linhas, sem a necessidade de se extender as rede.
É o modelo que eu tenho lutado, perante s SPTrans, sugerindo que os trólebus atuais sejam substituídos por modernos trólebus com baterias, quando chegar a hora de desativação, depois de 15 anos de uso, estipulado nas especificações. Porém, está muito difícil convencer a SPTrans e o operador em comprar trólebus novos. Só pensam em ônibus a bateria!!!!! Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo
O atual prefeito não vê a hora de acabar com os trólebus,ele falou da boca pra fora que são problemáticos e não sei mais o quê.
O vídeo é sobre trolebus mas no áudio só dá 1318 e 1620. Eta turminha do barulho, literalmente!
Confesso que eu gostei, são ônibus que também fizeram parte da minha infância hehe
Jorge, pelo perdão da palavra vc foi top demais, sou da Zn e amei seu vídeo, finada 1428, deixou sdds. Esses torinos pintados da marta vieram da eletrobus para expandir né. Um forte abraço e ótimo vídeo.
Obrigado Joaquim. Sim, teve uma época em que muitos trólebus da GTA-Eletrobus vieram para a GBR, principalmente com a desativação dos trólebus antigos, tipo CMTC. Abs.
Gostaria de possível o contato do Sr françoso.. grato
Olá Ronaldo. Meu e-mails é jorgefrancozo@yahoo.com.br Abs.
Maravilhoso querido Jorge, por mais este vídeo 📹
A pergunta::: porque este trolebus estava na contra-mão, a rede era somente na ida as duas, e não tinha retorno, porque ele estava na contra-mão ??
Rafael. Nesta Rua Olávo Egidio, havia a rede dupla normal desde o início, mas, pelo menos nessa época, somente os trólebus trafegavam na contra mão, em uma faixa exclusiva. Se não me falha a memória, havia outras vias com faixas de ônibus e trólebus na contra-mão, como por exemplo, na Rua Voluntários da Pátria, em Santana. Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo ah entendi, muito obrigado pela explicação querido Jorge. Nunca foi nesses lugares, então é bom saber dessas curiosidades. Kkk
Quantos Torinos Trólebus eram ao todo? Incluindo os Scania e Volvo
Olá Fernando. Foram 283 Torinos reformados e 74 novos Volvo (não tinha Torinos com Chassis Scania), além dos dois articulados. Uma frota enorme de 359 Torinos!
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo nossa, então reduziu muito a frota com essa renovação de Caio Millennium e Millennium BRT. Ouvi dizer que ativas hoje só tem 9 linhas. O que é uma pena.
Na minha infância, morei na região de Santo Amaro. E gostava muito de ver os trólebus na 6500. Não sei quantas linhas tinha de trólebus no terminal santo Amaro. Só lembrava da 6500 e da que ia pra Pinheiros. Mas vi no seu vídeo. Varias outras como 775J, 6501, 6502. Acho que seria um vídeo legal elencar todas as linhas de trólebus do sistema, por garagem ou área
Jorge, terá algum video específico sobre o planejamento de transportes ou das expansões anteriores do sistema, como o plano Sistran ou o Programa Intermunicipal de Trólebus?
Olá Paulo. Você poderá conferir um pouco da história do Corredor EMTU no link do vídeo abaixo:
th-cam.com/video/_isZWykkBU4/w-d-xo.html
E sobre o Plano Sistran, também há um resumo da história do sistema, na segunda parte do vídeo de 50 Anos dos sistema.
th-cam.com/video/_isZWykkBU4/w-d-xo.html
Para aprofundar sobre esse assunto, recomendo o meu livro sobre os sistemas do Brasil, onde eu reuni muitos detalhes sobre as historias desses sistemas. Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo Agradeço pelo retorno, tem previsão de quando a versão em português será disponibilizada?
Eu lembro dos torinos no Mandaqui, que saudades quando tinha trólebus na zona norte. Só uma pergunta, a linha do parque Peruche foi desativado antes dessas linhas?? Pois não vi na filmagem. Abraço
Afinal chegou a ter trólebus no Mandaqui?
@@SPT83 sim, a extinta 107p Mandaqui/ pinheiros
@@enioc79
Os elétricos vão voltar a região,a Sambaíba comprou 300 eo500u a bateria,com certeza várias linhas que cortam o Mandaqui receberão os veículos
A Marta tinha um cargo e um sonho: acabar com os trolebus ...
Se não fosse a ignorância dos políticos essas linhas de trólebus poderiam estar a vapor até hoje, eram só trocar os trólebus como são hoje em dia, triste, quem viveu essa época adorou !
Obrigado. Repetindo o comentário para outro amigo, infelizmente, não existe planejamento a longo prazo para o desenvolvimento da cidade, em todos os setores. Os políticos sé pensam em si mesmos e inventam ideias somente para seus mandatos curtos de 4 anos. Uma lástima!!!