Não isso é brisa sabe pq vc fica assim devido a seu humor não esta estabilizado , faça o tratamento e primeiramente tenha fé em Deus, tudo ira dar certo Deus te abençoe Obs eu tenho esta doença e faço tratamento, a qualidade de vida muda muito 100% para 90%
O problema de ter um diagnóstico tardio , o grande problema, é uma vida inteira desperdiçada. Hoje aos 46 anos, sozinha, sem um trabalho fixo, sem um plano de saúde... estou estabilizada, faço tratamento, mas é uma tristeza de alma. Sei lá!
Entendo perfeitamente, já conclui 3 faculdades e não consigo trabalhar em nada. Fora isso, tb sou corretora de imóveis e fluente em inglês. Se não fosse pelo meu marido , não sei o q seria de mim . Tb diagnóstico tardio 🥲 essa é uma doença crônica e sem cura., mas tem controle.
Mas você não tem culpa de ter essa doença, o melhor tratamento é aceitar e buscar alternativas, tirar a doença do foco, viver como se ela não existisse. Pior é ser imputadas das mãos e dos pés aos 36 anos, e ainda assim à vontade de viver vai além do imaginário.
Essa doença para mim é a pior que existe na face da terra, somos seres muito solitários e precisamos de tudo para provar que temos isso! Eu não sou feliz acabei um casamento e estou desempregada tentando estudar para concurso e não consigo concluir nada, fora os remédios que me fazem mal, o lítio me intoxicou e eu inchei 30 kg, sempre fui ativa, personal, e não sabia que minha agressividade era da doença, minha aceleração era da doença, bati carro, perdi tudo! Estou só e tenho medo dos meus filhos sofrerem mais ainda com isso! Já tentei suicidio 3 vezes e na minha família tenho primos doentes do mesmo problema! Dois tentaram suicidio e uma tia minha morreu num sanatório! Não tem cura e o INSS não nos aposenta! Cheguei a ser encostada por um período e depois eles me cancelaram, estou na pior fase depressiva, e que aumenta gastos sem ter emprego e marido! Não subestimem essa doença ela é silenciosa e perigosa demais!
Eu tive 17 crizes de mania aguda depois dos quarenta anos melhorei eu bebia muito e passei quase vinte anos tendoo crizes fortes mas nao cheguei a demencia pois resolvi o diagnostico certo o litio nao deu certo tomo carbamazepina e quetiapina hoje vivo uma vida normal moro sozinha e sou aposentada tem sete anos que estabizei e vivo sem nem um tipo de mania nem mal humor o quadro foi grave surtava de um a seis meses fui do tipo um perdi um patrimonio de trezentos reais hoje em dia tenho uma vida pacata numa cidade pequena onde sempre vive gracas ao tratamento correto bebo as vezes mas socialmente nao como antes ja possso dizer que nao tenho mais oscilações se puder ler meu comentário obrigada.
Márcia dos Santos fico feliz por vc.Eu tenho depressão pós parto já faz 30 anos que começou, mas agora estou na menopausa com uma depressão com mudanças de humor que fico desconfiada de ser transtorno bipolar,mas o médico me passou um estabilizador pra ajudar.
Parabéns 💕fico muito feliz por vc 👏só quem tem parentes ou vive isso sabe como é triste a vida de uma pessoa em crise . Felicidades pra vc 🙏🏼 grande abraço.
Meu filho entrou em crise sem diagnóstico dos 13 aos 18. E realmente afeta o intelecto. Era muito triste ver um jovem de que antes era tão inteligente simplesmente perder a capacidade intelectual. Após diagnóstico e tratamento, ele recuperou essa capacidade. Ele tem TAB tipo 2. Nem sempre está bem, mas tem consciência da doença e se esforça para manter o controle.
Minha mãe era bipolar,acredito q grau 1 pelo q ouvi do dr.Renato, até agora. Infelizmente o diagnóstico dela veio muito tarde,já na menopausa,ela morava em uma pequena cidade do interior do RN,casou muito cedo,teve mais de 10 filhos,passou uma vida inteira apenas de sofrimento em todas as áreas de sua vida.Lembro q ela em certos momentos se tornava muito agressiva comigo e meus irmãos,em outros via ela muito triste pelos cantos,as vezes até chorando,mas eu não entendia o q se passava com ela,eu era uma criança e tive q sair de casa muito cedo para morar com outras pessoas,pois na minha casa passávamos fome,ñ tínhamos o básico para sobreviver,meus irmãos mais velhos tbm.E quando ia em casa de visita ela na maioria das vezes me tratava mal,o q me fazia sentir rejeitada,era como se ela tivesse uma raiva muito grande de mim e eu não conseguia entender pq,desenvolvi uma carência afetiva muito grande e me sentia incapaz de me relacionar com muita gente,ñ tinha amigos,enfim,me envolvido com um rapaz e acabei engravidando e ficando sozinha com um filho pra criar,voltei pra casa e posso dizer q aí comecei a viver o inferno na terra. Comecei a me sentir num nível de estresse incontrolável,vivi como louca por mais de 20 anos e hoje desconfio q tbm me tornei bipolar.
Minha patroa tem, nunca tinha ouvido falar. Fiquei sabendo porque a filha dela chegou pra mim e contou, eu não entendia o comportamento dela, estou até pensando em sair do meu trabalho trabalho 😢
Minha psicóloga disse que eu ''passeio'' entre borderline e bipolaridade. Por anos, nunca busquei tratamento e as pessoas ao meu redor (principalmente da minha família > mãe e irmã) sempre disseram que eu era estranha, de lua e extremamente grosseira/bebê chorona. Quando namorei pela primeira vez, eu era hiper arisca com o cara, não conseguia dizer que o amava e era extremamente fria pois já havia passado por diversas desilusões amorosas e morria de medo que isso ocorresse novamente. Passado isso, depois do término, entrei num looping de ''cair na gandaia'', ficava com várias pessoas, me arriscava sexualmente ( principalmente por ter conhecido minimamente a pessoa), me tornei alcoólatra e inimiga do fim. Isso perdurou ainda uns 5 anos diretos, mas mesmo dessa forma eu mudava frequentemente de humor (de hora em hora, depois de minuto em minuto) e olhava de forma diferente para as pessoas que gostava (amando a pessoa e do nada a odiando, tudo na minha mente). Hoje, com 25 anos, me percebi isolada de todos (menos do meu namorado atual e minha família), não tenho mais amigos (eu sai da vida deles ...) e me vi alternando em 17 mudanças de humor em um só dia ( e eu só tive essa noção após a psico pedir q eu anotasse qualquer q fossem as mudanças). Fiz tratamento de ácido valproico, mesmo me ajudando a conter as mudanças de humor ainda tive um grande problema de irritabilidade desmedida e a sensação de inuitilidade e vazio piorado. Mudei de psiquiatra e vou iniciar o tratamento com escitalopram e valdoxan, vamos ver né?
Minha mãe toma o ácido valproico e sinto que teve uma piora no quadro dela, ela tentou tomar o lítio, foi muito bom para a bipolaridade, ela ficou bem já no primeiro comprimido maaaaas deu efeito colateral de travamento, ela não conseguia falar e os músculos do corpo estavam rígidos, o médico falou que ela é alérgica ao lítio!
@@paulachagas1 então, meu pai é borderline com certeza. Digo por conta do histórico de vida dele e da forma que se relaciona com outras pessoas. Ele é uma bomba relógio, você não sabe quando ele vai explodir ( e é com qualquer coisa mesmo..). Não moramos mais juntos desde os meus 6 anos de idade, por conta de brigas constantes dele contra minha mãe e família materna .
A negligências dos médicos faz com que tudo isso aconteça eu mesma perdi todos os dentes por bipolaridade,muitos psiquiatras trabalham por dinheiro não pra ajudar as pessoas por isso chega nesse ponto
Li a maioria dos comentários e fiquei assustada. Não sou médica, mas muitas coisas no meu comportamento, no meu psicológico mudaram pra melhor depois que equilibrei os hormônios. Procurem um bom médico, que entenda de hormonologia, já existem muitos, principalmente os que são da área da medicina integrativa. O desequilíbrio hormonal causa doenças terrível, tanto na mente como no corpo. Pesquisem por favor. Cuidar da vida espiritual também é fundamental. Que DEUS possa mostrar a luz no fim do túnel para todos.
Faço meu tratamento direito. Sigo todas as recomendações e ainda assim eu passo pelas fases de depressão, depois euforia e acho que as vezes misturado. A última crise eu via, sentia e escutava coisas que não e existiam. Mesmo me cuidando parece que não é possível evitar as crises. Que Deus me ilumine e alumine cada um que esteja passando por isso.
Associado ao tratamento, é importante que você tenha um estilo de vida saudável (dormir pelo menos 7h diárias, fazer atividade física, se alimentar corretamente, ter algum tipo de lazer/ atividades que te dêem prazer). Procura não se descuidar desses outros aspectos. Torcendo por vc!
Sou bipolar e eu não consigo ter controle dos meus pensamentos e humor diariamente com mais frequência todos os dias que percebi que minha vida perde o controle das base de princípio que acredito ser seguro pra mim.. isso faz um inferno na minha mente travando e multiplicando a raiva me deixando com pensamentos péssimo e meu humor péssimo
Olá! Sim, de fato, pensamentos, humor/emoção e comportamentos estão interligados. Analisa o motivo da sua raiva e o que vc pode fazer para não senti-la. O que estaria no seu controle fazer? Se vc estiver com pensamentos negativos, o seu humor tende a ficar deprimido e vc pode se isolar das pessoas, por exemplo. Assim, busca avaliar o que te faz sentir raiva e/ou ficar triste e tenta analisar a situação de forma alternativa a que vc vinha analisando, por exemplo...Torcendo por vc!
Eu tive uma virada maníaca aos 16 anos, foi a pior crise, fiquei 15 dias hospitalizada e depois que saí continuei muito mal. Hoje aos 19 ainda tenho crises, são mais leves, tenho períodos de depressão e períodos de mania ainda. As vezes ideação suicida, vozes de comando e muita falta de energia, acho que sempre estou numa montanha russa é bem difícil.
Minha mãe sofre deste problema desde os 13, toma lítio, ultima crise dela foi Há 12 anos.......há dois meses o psiquiatra fez o desmame do lítio. Há um mês ela entrou em crise, retornamos com o lítio. Mas ela ainda não estabilizou. Um dia melhora, um dia piora. Ela tem medo de ficar sozinha, medo do escuro, medo que algo aconteça de ruim. Mas creio que isso vai passar, os remédios demoram mesmo pra voltar ao organismo. Vai dar tudo certo eu tenho certeza.
Meu Deus gente, exatamente assim... Nunca levei a sério, o tratamento. Faz 13 anos que sinto que tive a 1 crise, e de Lá pra cá já tive em torno de umas 8 ou mais... E tenho . E sentido assim, burra, sem memória, mente agitada. Mas aceitei que preciso de tratamento por mim por mjnha família já marquei terapia já estou medicada. Graças A Deus
está acontecendo a mesma coisa com a minha mãe :( ela tem 62 anos e só começou um tratamento mais efetivo há 5 anos e para depressão, porém ela é teimosa e as vezes parava o remédio por conta própria e dai voltava a crise. Recentemente percebi que ela estava muito ruim de memória e avisei aos médicos e trocamos a medicação e desde então tem sido uma batalha, porém percebi que não importa qual o medicamento é usado, a memória continua péssima :/ me chateia muito isso.
Espero que esteja firme no tratamento, não dá pra ajudar quem não se ajuda estou um fiozinho de perder minha esposa que tem bipolaridade, era uma mulher incrível, mas tem 8 anos que a coisa ficou feia, ela não aceita psicólogo, toma os remédios todos com grande exagero, ela e a doença destruiram nossa família, aguentei o que pude pela minha filha, mas como eu quase enlouqueci junto, achei o menos pior me salvar e escolhi a contragosto o divórcio, ela tinha uma memória de elefante, era bricalhona, ativa, parceira, hoje é só um vulto pesado. Muito triste espero que tenha cuidado consigo. Fique bem pela sua família.
@@paulojr.5910 Eu to passando o mesmo com o meu namorado 😢eu to a ponto de desistir também, porque tá pesando muito pra mim a situação, não sei oque fazer, mas ao mesmo tempo não queria abandonar ele sabe.
Sou grato a Deus pela minha psicóloga e minha Psiquiatra, que foi rápida em identificar o meu diagnóstico. Conheci ela no meio de uma crise, estou sendo medicado, e minhas emoções estabilizadas. O Brasil banaliza muito a saúde mental e emocional dos brasileiros
Minha avó entrou em demência com 58 anos. Vivia em hospital psiquiátrico... eu tenho TAB e todos os meus parentes da família da minha avó são chamados de loucos! Eu tenho sofrido muito com essa doença
A genética da minha avó paterna passou para os filhos/as... E meu pai tbm acabou passando pra mim e minha irmã... Foi difícil pra mim aceitar o diagnóstico, mas é melhor encarar agr do que continuar sofrendo pior mais tarde. Que Deus nos ajude🙏🏻
Eu tenho muita dificuldade em mater os olhos abertos,olhando pras pessoas,focando em algo, focar em rostos durante uma conversa que ja é algo bem difícil de se fazer.
Fé em Deus pessoal está doença e muito triste mas tem tratamento ,eu vou a missa TD , domingo mudei meu estilo de vida por completo.e quando vem os pnsmts ruins me lembro q ,Deus me ama .e q a nossa mente ,mente até no nome 😮
Já fui em diversos profissionais e nunca resolveram meu problema, já fui medicado com litio mas entrei em crise varias vezes, esse turbilhão de pensamentos, memória horrível, sentir-se preso dentro de vc mesmo e não conseguir fazer nada na vida é horrível, já fui alcoólatra, viciado em maconha, já usei cocaina, fumei cigarro, sempre com vícios, hj estou liberto dos vícios que pioram minha doença mas n consigo achar a cura, todas as vezes que acho q tô ficando bem tudo piora novamente, estou perdendo todas as minhas esperanças, não sei mais Oq fazer.
Se for bipolaridade mesmo, não tem cura. Mas o tratamento certo vai aliviar seu sofrimento. Medicamento certo. Mudança de habitos de vida e TCC. Pratique tbm a fé em Deus a oração. A junção dessas atitudes vai mudar tudo pra melhor
Pena q eu não o encontrei antes dr.Renato! Sofri muito e causei muito sofrimento aos outros,mas não tinha consciência de q eu estava doente,estou deprimida,mas agora sei q é doença.
quer trocar? uma luta diária pra ter minhas questões respeitadas e validadas viu... quando vem de quem a gente mais ama é muito difícil... Elas nem percebem isso, me apoiam em muita coisa, e foi quem mais me ajudou nas crises. Mas fora delas, parece que esquecem que eu tenho...
Minha esposa é exatamente assim, muito triste está quase emendando uma crise na outra, ela já me ofendeu tanto, já fez tanta loucura que eu não tive alternativa, para me salvar estou iniciando nosso divórcio. É assustador essa coisa da demência ela está quase assim. Ela é muito cabeça dura, não vai ao psicólogo, só toma remédios, mas ainda sim, de forma totalmente abusiva quase como um vício legalizado por drogas de farmácia. Ela era uma pessoa incrível até os 25 a 29 anos depois foi piorando mais e mais rápido. Respeito que ela tem uma doença, mas infelizmente perdi a luta dela contra ela mesma.
@@Rodrigo-Araujo Eu to passando o mesmo com o meu namorado 😢eu to a ponto de desistir também, porque tá pesando muito pra mim a situação, não sei oque fazer, mas ao mesmo tempo não queria abandonar ele sabe.
@@Rodrigo-Araujo Sinto muito por isso, o meu namorado está sem me responder desde ontem de manhã no WhatsApp, e eu também não sou de ficar cobrando resposta não, ah me poupe! Por isso que eu disse que o relacionamento vai ficando insustentável, e o pior do meu namorado é que ele não se trata, então oque sobra pra eu fazer numa situação dessa... Complicado viu!
@@eloisabeatrizmacedocarneir3903o estado da catatonia ocorre em qualquer situação de extremo estresse: um susto, uma má notícia (de morte de alguém), uma crise de pânico, etc.
Tive diagnóstico tardio, 43 anos, e já tenho diagnóstico de deficit de atenção. Comecei tratamento com litio e latuda. Latuda é terrível, parece que piora a depressão e pedi o médico pra não usar mais. Trato do deficit de atenção com ritalina e é a única coisa que me dá uma animada. Vou procurar seu método de voo bipolar, estou meio desesperado.
Hoje estou em crise,passei 3 anos sem sentir nada,usando lamotrigina e clonazepam,mas a seis meses que piorei,voltou tudo não sei pq. Essa semana meu médico mudou novamente a medicação,3 vezes durante esses últimos seis meses. E vejo que ainda não vai dar certo.... É muita tristeza, sentimentos de fracasso... Parecia que eu tinha vencido
A bipolaridade não tem cura e o tratamento não significa que você nunca mais terá crises ...voce pode passar tempos sem crises mas uma hora volta ...é sempre assim
@@frauleinannelisagoring6233 é verdade. Já tive várias recaídas infelizmente... No no momento estou enfrentando uma... Mas tenho fé si saí de tantas essa tbm serás superada
Pessoal. Tenho 71 anos . Tive o diagnóstico a 10 anos . Então ....quem está muito sem esperança, eu digo : Da para viver bem ( dentro de outro parâmetro) .tive 3 filhos. Tenho 5 netos. Adora as crianças. Tentei um segundo casamento e desisti. Melhor sozinha e curtindo a família que criei. Fazia terapia lá pelos 30 40 anos . E o terapeuta, que é médico, era contra medicação. Um absurdo. Agora que estou sempre medicada penso que teria sido mais fácil minha caminhada. Mas fazer o que agora? Dar incentivo a vocês que estão sem esperança. Sei que não é fácil. Mas é possível.
Que medicação? Eu tomo Risperidona, Neozine e Imense. Os efeitos colaterais são tão terríveis que me sinto uma imprestável que mal consegue andar. Meu médico disse que não vai receitar o Lítio porque este é altamente tóxico para todos os órgãos. Parece um beco sem saída. 😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭
@@MahSteca pois é minhas crises de Pânico médico nenhum deu jeito até eu me concientizar que precisa de paz perdi minha mãe a três semanas as crises voltaram e n fui no médico sabe pq? Eu sei oque é preciso ser feito e tô vivendo concordo com vc mas o médico uma vez me falou o seguinte eu tava tomando remédio forte ele falou assim só você pode sair dessa.... Era verdade para os médicos nunca mais ia parar de tomar remédio remédios fortes eu parei por conta própria e usei a fé e hoje eu tô liberto graças a Deus
Eu tbm usei a fé. Tive uma crise tão forte onde perdi a vontade de vive . parei de comer prei tudo só estava esperando a morte. Tive um encontro com Deus é diferente de tudo minha vida mudou se vc duvida que Deus existe e pode te tirar do sofrimento é porque tu é um imbecil igual eu era. Tem que sentir na pele foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida e não to falando de igreja pastor ou nenhuma dessas palhaçada. Foi Deus ele falou comigo me devolveu a vontade de vive e se o céu for 10% da sensaçao que eu tive eu quero ir pra lá
Primeiro passo é crer em Deus. Ele pode tudo , Ele trás pessoas, profissionais adequados para o seu tratamento. Bipolaridade é coisa séria, considerada pelos psiquiatras como um dos transtornos mentais mais difíceis de serem tratados e diagnosticado no tempo adequado para o tratamento. Contudo, Deus nunca nos desampara, tem jeito. Estuda bastante sobre a doença, procura seguir o passo a passo para a sua melhora. Tenha fé, acredita além ciência. Faz o seu melhor e você, com certeza, pela graça de Deus, terá uma vida normal e equilibrada.
Concordo plenamente. Pode ser que perguntamos Onde Esta Deus no momento da Dor , do Sofrimento. Mas Creio que ele esta do lado de quem Crê . E se permitiu cada pessoa que crer Nele passar é porque têm algo maior para alcançamos eternamente.
Levei mais de dez anos pra encontrar o diagnóstico... Me trataram como tendo outros casos, como depressão, pânico, ansiedade etc... Os tratamentos sem resultados e muito sofrimento. Hoje estou sendo tratada da maneira adequada, mas ainda assim existe um sofrimento muito grande e mesmo estabilizada, eventualmente tenho crises... É complicado :/
Conheço sua história, gosto e acompanho seus vídeos, mas existem bastante casos graves de bipolaridade. Entendo e aprecio seu posicionamento de que a bipolaridade pode ser tratada a ponto da pessoa poder ter uma vida normal mas sou um pouco incrédula. Sou bipolar em estagio grave, me tratei a vida toda desde o diagnóstico (tardio) com 26 anos, antes fui tratada como acontece muito: pra depressão e vivia em estado de mania. Tinha sintomas de bipolaridade desde os 9 anos, quando tive minha primeira ideação suicida. Comecei o tratamento com 16 anos. Infelizmente os psiquiatras de plano de saude geralmente sao recem formados e inexperientes e psiquiatras bons como vc são caríssimos, apesar de ter tido a sorte de poder pagar por alguns períodos da minha vida. Desde de o diagnóstico, nunca parei o tratamento. Mesmo nunca parando o tratamento minha bipolaridade foi evoluindo exponencialmente e hoje ela é refratária e bastante grave. Cheguei a fazer 13 sessões de eletroconvulsoterapia, que nao teve efeito algum.... A nao ser na minha memória, acabou por prejudicá-la. Há 4 anos venho parando de trabalhar e hoje nao trabalho mais, por incapacidade de me manter eutímica. Tenho em torno de 8 crises ao ano... 2 a 3 maníacas, 4 depressivas graves e 4 episódios mistos com ideação suicida e 1 vez por ano uma tentativa de autoextermínio. Minha vida é um inferno... E cansa muito viver assim. Será que sou a minoria, será que a maioria consegue se estabilizar e eu não?! Isso consome meus pensamentos e me faz sentir bastante culpada. Hoje tenho 46 anos
diagnóstico aos 44 anos e tratando como depressão há unss 15. Às vezes parece que me cérbro virou gelatina. Estou num meod danado de ficar na demencia ou ter surtos.
Vejo relatos muito triste,tenho minha filha com bipolaridade severa,des doa 11 anos hoje ela esta com 26,tentou suicidio varias vezes,a ultima acabou se inforcando,e sobreviveu esta com medicação agora ,mas muito esquecida muitas vezes aje como criança.
Boa noite minha filha não quer comer nem tomar os remédios ela tá perdendo muito peso eu estou muito preocupada não sei mais o qui eu faço o senhor mim responde por favor 😔
Hoje vejo minha mãe com 77 anos e finalmente entendi que ela é bipolar mas nunca foi atrás de tratamento. Imagine!!!! Jamais se atribuiria a uma doença da mente a uma pessoa pobre que trabalhava pra ter comida. Gente da roça nunca é encarada como precisando de cuidados psiquiátricos. Tudo se resolve com uma enxada na mão e muito trabalho pra curar qualquer "frescura". Hoje ela está demente. Pena nao ter conhecido o trabalho do dr. Renato antes. O doutor está de parabéns 👏👏👏 Obrigada, doutor.
Com certeza. Na geracao anterior da minha familia, era evidente que tinha pessoas que precisam de tratamento psiquiatrico, mas tudo pra eles tinha fundo sobrenatural. Eram pessoas bem humildes mesmo, ir procurar uma terapia era impensavel.
Meu esposo foi embora pela segunda vez,foi diagnosticado bipolar,nao fica em emprego nenhum,parece que ele nao tem sentimentos,parou de tomar os remedios ha 3 meses.
Preciso de orientação: minha irmã de 83 anos me persegue, me calunia porque precisei ser inventariante da família, com advogado e cartório tudo dentro da lei. Ela diz que vou falsificar ou pegar tudo pra mim, o que é impossível, parece que ela enlouqueceu...Ela sempre foi autoritária, ranzinza, mau humorada mas hoje está insuportável! Por favor , isso acontece com pessoa bipolar?
O primeiro psiquiatra q. Fez esse diagnóstico pra mim Me disse q. Era como por exemplo.. um tobogam se vc deixa de seguir o tratamento as crises irão se agravando. Hj constado isso também, apesar de que a medicação receitada só era rivotril e fluoxetina😢
Eu não suporto mais essa gangorra. Fui diagnósticada aos 26. Estou com 36 e não aguento mais viver na marra. Já estou com cara de doida. Não dá mais pra disfarçar.
Pessoal, não deixem de fazer o tratamento corretamente! Além do tratamento, adotem um estilo de vida saudável (dormir pelo menos 7 h diária, se alimentar bem, fazer atividade física, ter algum tipo de lazer..), pois essa forma de vida auxilia no resultado do tratamento. Torcendo por vcs!
Tenho 32 anos e acho que estou no início da demência. Sinto muito pensamento confuso e penso em coisas muito antigas falo sem parar eu não aguento mais.
Eu acho que meu pai tem transtorno bipolar. Ele já é idoso, tem quase 80 anos. Apesar disso, é um homem independente, no sentido de não precisar de ajuda pra nada. Ele sai, resolve seus assuntos sozinho e tudo mais. Então, pelo fato dele ser independente, torna-se mais difícil fazê-lo ceder e entender. E pra piorar, meu pai é um cara meio ignorante no sentido intelectual tbm, nem terminou o ensino fundamental. Enfim, é um cara antigão com um temperamento difícil, desde sempre. Só que agora tá pior. Todos os irmãos do meu pai têm o mesmo gênio difícil. Todos. Chega a ser bizarro, porque é como se fosse um traço de família. Todos são teimosos e inflexíveis. Pior tbm é que devido essas alterações de humor do meu pai, que pra está feliz, de ótimo humor, e de repente está irritado, e sai descontando em todo mundo, estou criando uma mágoa muito grande dele e querendo me afastar cada vez mais.
Ainda não tenho diagnóstico , mas eu mesmo já estudei bastante sobre transtornos de personalidade e me identifico muito... Desde que me conheço por gente, faço acompanhamento com psiquiatras
Desde então percebi a fase de manipulação das emoções, crises depressivas por longos períodos e momentos que eu ajo inconsequentemente, uso de drogas, sexos desenfreados , violência, raiva , elevação de humor, perda de pesos, falta de sono
De certa forma até vícios, admito que ando feito um predador flertando até sem querer, é uma hipersexualidade, acho que vou pegar um cara forte bonito e vou abaixar o short dele kkkkkk, desculpa são meus pensamentos
Mas desde essa fase toda com tratamentos com os 6 anos de idade, eu simplesmente largo, não consigo ter constância em nada. E só piora cada vez mais. Não tem como fazer um exame de cabeça e provar logo essa coisa?
Dr. Renato Silva tem me ajudado muito. Triste q. Tta coisa só tenho acesso agora. Qtas dores.mesmo. crises mesmo . Interrupção de tto. Descobri q. Tive a primeira crise aos 16 anos
no meu caso foi o inverso... a primeira foi a pior, na época foi colocado como surto psicótico. A 2a foi bem menos intensa que a primeira. E a partir dai todas foram bem mais leves. Sem questões de misturar fantasia com realidade... Meu quadro não fechava diagnóstico, mas TAB era o mais proximo... Eu questiono meu diagnóstico às vezes, por mais que muitas coisas batam... A minha é bem monopolar, mesmo quando tive apatia, não foi nada muito intenso e tinham questões de vida que contribuiram também...
Tenho tab 2 estou em crise depressiva, injetei inseticida no braço. Tenho 31 anos e descobri com 29, acho q fui muito sensitizada com minhas crise. Estou esperando vaga pra minha segunda internação psiquiatra
Eu to passando o mesmo com o meu namorado 😢eu to a ponto de desistir também, porque tá pesando muito pra mim a situação, não sei oque fazer, mas ao mesmo tempo não queria abandonar ele sabe.
Dr. Renato, por favor me responda! O senhor atende on-line? Como entro em contato para marcar consulta? Estou em crise sofrendo muito. Não aguento mais viver assim!
Ver destes aspectos em já jovem de 17 anos. Desde os 15 anos que temos tido muito trabalho com ela nos picos de mania, vira outra pessoa, porém agora o humor dela oscila o tempo todo. Como se fosse vários personagens no mesmo dia
Se alguém tiver grupo de ajuda a pessoas bipolares me manda o contato que chamo preciso conversar eu tô me sentindo sem cérebro a um ano e agora eu tô com medo demais
Minha mãe é bipolar, até 2020 ela estava controlada, mas de 2020 pra cá ela começou a apresentar sinais de recaída. Muitas crises de choro, aquele choro de gritar, depois veio a agressividade (no começo eram xingamentos direcionados ao meu pai, um ciúme excessivo, delírio, alucinações, depois começou a agressão física a ele - tapas, e de uns dias pra cá ela está agressiva verbalmente comigo, e isso acontece do nada, sem ninguém fazer ou falar nada). Atualmente ela tem acompanhamento com psiquiatra mas, os remédios não estão fazendo efeito pq ela não toma corretamente, tem compulsão por medicamentos também e eu tento controlar os remédios, guardo em uma gaveta com chave mas eu também preciso fazer minhas coisas, trabalhar e estudar, não consigo ficar 24h de olho nela e acabo deixando ela tomar os remédios sozinha. O médico já me disse que a única solução pra ela melhorar é a internação, daqui uns dias ela tem consulta e ele vai passar o encaminhamento para internar. Espero que dessa vez ela melhore, pq a vida de quem convive com um bipolar também não é nada fácil!
Sim eu me identifico com o comentário e quando a gente tá assim já quer morrer agora imagina como nos sentimos relacionado aos filhos eu penso em morrer pra não machucá-los . Tenho 32 anos
Minha mãe diz isso, que só tem vontade de morrer. É muito triste ouvir isso dela, mas sei que a pessoa não quer sentir isso. É muito complicado, a família e amigos são muito importantes nesse momento!
Tenho TAB, o falar que quer morrer, é o ápice do desespero de não aguentar mais o que dentro da gente, a gente pensa em desistir de lutar com o nosso EU doente. Lhe desejo sorte e vai ficar tudo bem.🙏🏼🙏🏼💞💞
@@karinamarins1287 Quem está ao redor, acaba ficando doente também. Ela está bem hoje, está tomando os remédios certos, ou ainda não? Graças a Deus estou controlado, tomo os remédios certinho, é outra vida, não se compara. Esses vídeos, e os comentários por aqui, ajudam bastante, né! 🙏🏼🤩
Alguém sabe me dizer se estou em fase de mania?? estou fazendo coisas muitos absurdas o tempo todo que acontece alguma situação desagradável comigo eu desconto na minha aparência e então mudo a cor do cabelo a cada semana, eu corto e como se essa *tal coisa* que aconteceu comigo ficasse com uma versão minha já morta, pq mudando o cabelo eu acredito ser outra pessoa, hoje mesmo acabo de raspa quase tudo o cabelo e até agora não acredito no que fiz
Não sei o que será da minha,sinceramente o sus deveria permitir que pessoas com bipolaridade se internassem em hospício,eu prefiro ficar la internado me tratando do que ficar em sociedade tendo crises e sendo chamado de doido.
Eu sou uma pessoa maravilhosa sem essas crises 😢 mais so quando nao estou quando estou sou fria,irritante e mandona e muito rruim isso gente NÃO aguento mais isso so queria cuida da minha filha de 4 anos ela tem medo de mim pois surto do nada e qiandp vejo ela nao q fica perro de mim com razao eu so queria cuida dela normal estou chorando descrevendo isso pois eu sei q e impossivel pois nao tem cura e so piora estou conciente agora
Mesmo sendo detectado rapido, mesmo com mts e bons remédios, um psiquiatra de 30 anos de experiência com diploma nacional em bipolaridade, muito inteligente , Latuda caro, fiquei bem sequelado, por sorte o Inss ta me segurando eu trabalhava e estudava muito, mas jamais serei o de antes
Não me liga pra terminar só me disse q precisava cuidar da vida dela e esqueceu q eu existo já vai fazer dois meses já ocorreu episódio assim mas ela pediu perdão ela está na casa da mãe dela onde fazem td pra q nós afastamos amo ela mas estou perdido e conheci outra pessoa q me entendeu e disse q gostaria de estar comigo meu problema é e se ela mudar de ideia isso pode ser fatal pra saúde mental dela ?
O que fazer com os pacientes que não aceitam tomar o carbonato de lítio? Tem gente que não usa o carbonato de lítio por preconceito de assumir que possui um problema e destrói, não apenas a própria vida, mas a vida de toda família.
Eu por vários momentos sinto que perco completamente a inteligência, como se eu fosse uma pessoa burra.
Exatamente
Eu estou assim
Não isso é brisa sabe pq vc fica assim devido a seu humor não esta estabilizado , faça o tratamento e primeiramente tenha fé em Deus, tudo ira dar certo Deus te abençoe
Obs eu tenho esta doença e faço tratamento, a qualidade de vida muda muito 100% para 90%
Eu tbm to assim
Tbm tô assim😢
O problema de ter um diagnóstico tardio , o grande problema, é uma vida inteira desperdiçada. Hoje aos 46 anos, sozinha, sem um trabalho fixo, sem um plano de saúde... estou estabilizada, faço tratamento, mas é uma tristeza de alma. Sei lá!
Também estou nessa
O pior nao ter um trabalho.
Estou com 40 anos e tbm com essa sensação de vida desperdiçada
Entendo perfeitamente, já conclui 3 faculdades e não consigo trabalhar em nada. Fora isso, tb sou corretora de imóveis e fluente em inglês. Se não fosse pelo meu marido , não sei o q seria de mim . Tb diagnóstico tardio 🥲 essa é uma doença crônica e sem cura., mas tem controle.
Mas você não tem culpa de ter essa doença, o melhor tratamento é aceitar e buscar alternativas, tirar a doença do foco, viver como se ela não existisse. Pior é ser imputadas das mãos e dos pés aos 36 anos, e ainda assim à vontade de viver vai além do imaginário.
Essa doença para mim é a pior que existe na face da terra, somos seres muito solitários e precisamos de tudo para provar que temos isso! Eu não sou feliz acabei um casamento e estou desempregada tentando estudar para concurso e não consigo concluir nada, fora os remédios que me fazem mal, o lítio me intoxicou e eu inchei 30 kg, sempre fui ativa, personal, e não sabia que minha agressividade era da doença, minha aceleração era da doença, bati carro, perdi tudo! Estou só e tenho medo dos meus filhos sofrerem mais ainda com isso! Já tentei suicidio 3 vezes e na minha família tenho primos doentes do mesmo problema! Dois tentaram suicidio e uma tia minha morreu num sanatório! Não tem cura e o INSS não nos aposenta! Cheguei a ser encostada por um período e depois eles me cancelaram, estou na pior fase depressiva, e que aumenta gastos sem ter emprego e marido! Não subestimem essa doença ela é silenciosa e perigosa demais!
Vivo o mesmo dilema, por que vc n tenta o BPC LOAS?
Entra na justiça querida
Eu tive 17 crizes de mania aguda depois dos quarenta anos melhorei eu bebia muito e passei quase vinte anos tendoo crizes fortes mas nao cheguei a demencia pois resolvi o diagnostico certo o litio nao deu certo tomo carbamazepina e quetiapina hoje vivo uma vida normal moro sozinha e sou aposentada tem sete anos que estabizei e vivo sem nem um tipo de mania nem mal humor o quadro foi grave surtava de um a seis meses fui do tipo um perdi um patrimonio de trezentos reais hoje em dia tenho uma vida pacata numa cidade pequena onde sempre vive gracas ao tratamento correto bebo as vezes mas socialmente nao como antes ja possso dizer que nao tenho mais oscilações se puder ler meu comentário obrigada.
Márcia dos Santos fico feliz por vc.Eu tenho depressão pós parto já faz 30 anos que começou, mas agora estou na menopausa com uma depressão com mudanças de humor que fico desconfiada de ser transtorno bipolar,mas o médico me passou um estabilizador pra ajudar.
Parabéns 💕fico muito feliz por vc 👏só quem tem parentes ou vive isso sabe como é triste a vida de uma pessoa em crise . Felicidades pra vc 🙏🏼 grande abraço.
@@raquelcandido6637 eu tive depressão pós parto. 30 anos atrás hoje sou bipolar. demorou muito para descobrir o diagnóstico é orrivel...
Q bom
A cabarmazepina me fazia mto bem, mas como relaxei o tto, ela perdeu o efeito
Meu filho entrou em crise sem diagnóstico dos 13 aos 18. E realmente afeta o intelecto. Era muito triste ver um jovem de que antes era tão inteligente simplesmente perder a capacidade intelectual. Após diagnóstico e tratamento, ele recuperou essa capacidade. Ele tem TAB tipo 2. Nem sempre está bem, mas tem consciência da doença e se esforça para manter o controle.
Agora tá explicado pq minha capacidade intelectual perdi totalmente 🥺 não sabia que essa doença afetava essa área da vida
@@Lyne971Tô descobrindo agora😢
O problema é a dificuldade em encontrar um profissional (de verdade, que abrace cada paciente), e o tratamento correto.....
Minha mãe era bipolar,acredito q grau 1 pelo q ouvi do dr.Renato, até agora. Infelizmente o diagnóstico dela veio muito tarde,já na menopausa,ela morava em uma pequena cidade do interior do RN,casou muito cedo,teve mais de 10 filhos,passou uma vida inteira apenas de sofrimento em todas as áreas de sua vida.Lembro q ela em certos momentos se tornava muito agressiva comigo e meus irmãos,em outros via ela muito triste pelos cantos,as vezes até chorando,mas eu não entendia o q se passava com ela,eu era uma criança e tive q sair de casa muito cedo para morar com outras pessoas,pois na minha casa passávamos fome,ñ tínhamos o básico para sobreviver,meus irmãos mais velhos tbm.E quando ia em casa de visita ela na maioria das vezes me tratava mal,o q me fazia sentir rejeitada,era como se ela tivesse uma raiva muito grande de mim e eu não conseguia entender pq,desenvolvi uma carência afetiva muito grande e me sentia incapaz de me relacionar com muita gente,ñ tinha amigos,enfim,me envolvido com um rapaz e acabei engravidando e ficando sozinha com um filho pra criar,voltei pra casa e posso dizer q aí comecei a viver o inferno na terra. Comecei a me sentir num nível de estresse incontrolável,vivi como louca por mais de 20 anos e hoje desconfio q tbm me tornei bipolar.
Essa doença é complicada, junta a personalidade e temperamento da pessoa e mais a doença.
Minha patroa tem, nunca tinha ouvido falar. Fiquei sabendo porque a filha dela chegou pra mim e contou, eu não entendia o comportamento dela, estou até pensando em sair do meu trabalho trabalho 😢
Minha psicóloga disse que eu ''passeio'' entre borderline e bipolaridade. Por anos, nunca busquei tratamento e as pessoas ao meu redor (principalmente da minha família > mãe e irmã) sempre disseram que eu era estranha, de lua e extremamente grosseira/bebê chorona.
Quando namorei pela primeira vez, eu era hiper arisca com o cara, não conseguia dizer que o amava e era extremamente fria pois já havia passado por diversas desilusões amorosas e morria de medo que isso ocorresse novamente. Passado isso, depois do término, entrei num looping de ''cair na gandaia'', ficava com várias pessoas, me arriscava sexualmente ( principalmente por ter conhecido minimamente a pessoa), me tornei alcoólatra e inimiga do fim. Isso perdurou ainda uns 5 anos diretos, mas mesmo dessa forma eu mudava frequentemente de humor (de hora em hora, depois de minuto em minuto) e olhava de forma diferente para as pessoas que gostava (amando a pessoa e do nada a odiando, tudo na minha mente).
Hoje, com 25 anos, me percebi isolada de todos (menos do meu namorado atual e minha família), não tenho mais amigos (eu sai da vida deles ...) e me vi alternando em 17 mudanças de humor em um só dia ( e eu só tive essa noção após a psico pedir q eu anotasse qualquer q fossem as mudanças). Fiz tratamento de ácido valproico, mesmo me ajudando a conter as mudanças de humor ainda tive um grande problema de irritabilidade desmedida e a sensação de inuitilidade e vazio piorado. Mudei de psiquiatra e vou iniciar o tratamento com escitalopram e valdoxan, vamos ver né?
Minha mãe toma o ácido valproico e sinto que teve uma piora no quadro dela, ela tentou tomar o lítio, foi muito bom para a bipolaridade, ela ficou bem já no primeiro comprimido maaaaas deu efeito colateral de travamento, ela não conseguia falar e os músculos do corpo estavam rígidos, o médico falou que ela é alérgica ao lítio!
Vc tem familiar bipolar ❓
@@paulachagas1 então, meu pai é borderline com certeza. Digo por conta do histórico de vida dele e da forma que se relaciona com outras pessoas. Ele é uma bomba relógio, você não sabe quando ele vai explodir ( e é com qualquer coisa mesmo..). Não moramos mais juntos desde os meus 6 anos de idade, por conta de brigas constantes dele contra minha mãe e família materna .
Obrigada pelo relato. Estimo melhoras prá você ❤
@@karinamarins1287 isso chama impregnação - eu tive com alguns tambem. So fico bem com quetiapina, mas nunca tomei litio
A negligências dos médicos faz com que tudo isso aconteça eu mesma perdi todos os dentes por bipolaridade,muitos psiquiatras trabalham por dinheiro não pra ajudar as pessoas por isso chega nesse ponto
@@suspiro2316 Transtorno bipolar causa muita ansiedade e nervosismo isso me causou bruxismo severo ,diagnoticada tarde os dentes estão caindo
@@andreiamoy3700entendi
Minha sogra tem 66 anos e foi diagnosticada com demência crônica em uma ressonância,ela já era diagnosticada com bipolaridade.
Li a maioria dos comentários e fiquei assustada. Não sou médica, mas muitas coisas no meu comportamento, no meu psicológico mudaram pra melhor depois que equilibrei os hormônios. Procurem um bom médico, que entenda de hormonologia, já existem muitos, principalmente os que são da área da medicina integrativa. O desequilíbrio hormonal causa doenças terrível, tanto na mente como no corpo. Pesquisem por favor. Cuidar da vida espiritual também é fundamental. Que DEUS possa mostrar a luz no fim do túnel para todos.
você tem TAB também?? vou pesquisar, obrigada
É verdade , quando minha tireóide descontrola pq tenho hipotireoidismo,aí eu fico horrível 😢
Faço meu tratamento direito. Sigo todas as recomendações e ainda assim eu passo pelas fases de depressão, depois euforia e acho que as vezes misturado. A última crise eu via, sentia e escutava coisas que não e existiam.
Mesmo me cuidando parece que não é possível evitar as crises. Que Deus me ilumine e alumine cada um que esteja passando por isso.
Qual remedio vc usa ?
@@joaquimsilveira7303 carbonato de lítio e quetiapina.
Associado ao tratamento, é importante que você tenha um estilo de vida saudável (dormir pelo menos 7h diárias, fazer atividade física, se alimentar corretamente, ter algum tipo de lazer/ atividades que te dêem prazer). Procura não se descuidar desses outros aspectos. Torcendo por vc!
*deem
@@myrceateixeira3949 obrigado!!! Vou me esforçar o máximo!!! Obrigado!!!
Sou bipolar e eu não consigo ter controle dos meus pensamentos e humor diariamente com mais frequência todos os dias que percebi que minha vida perde o controle das base de princípio que acredito ser seguro pra mim.. isso faz um inferno na minha mente travando e multiplicando a raiva me deixando com pensamentos péssimo e meu humor péssimo
Olá! Sim, de fato, pensamentos, humor/emoção e comportamentos estão interligados. Analisa o motivo da sua raiva e o que vc pode fazer para não senti-la. O que estaria no seu controle fazer? Se vc estiver com pensamentos negativos, o seu humor tende a ficar deprimido e vc pode se isolar das pessoas, por exemplo. Assim, busca avaliar o que te faz sentir raiva e/ou ficar triste e tenta analisar a situação de forma alternativa a que vc vinha analisando, por exemplo...Torcendo por vc!
Acho que tenho essa porra, preciso procurar um psicólogo.
Eu tive uma virada maníaca aos 16 anos, foi a pior crise, fiquei 15 dias hospitalizada e depois que saí continuei muito mal. Hoje aos 19 ainda tenho crises, são mais leves, tenho períodos de depressão e períodos de mania ainda. As vezes ideação suicida, vozes de comando e muita falta de energia, acho que sempre estou numa montanha russa é bem difícil.
10 anos de tratamento ,a cognição diminui,ou seja vc perdeu a cognição,se sair disso,sai sem inteligencia,,perde noção social
Minha avó é bipolar, não aceita tratamento e cada dia piora mais. Acredito que em breve ela entra nesse estágio de demência...
Hj não tenho mais esperança pra essa doença. E viver com ela com menos estrago.
Minha mãe sofre deste problema desde os 13, toma lítio, ultima crise dela foi Há 12 anos.......há dois meses o psiquiatra fez o desmame do lítio. Há um mês ela entrou em crise, retornamos com o lítio. Mas ela ainda não estabilizou. Um dia melhora, um dia piora. Ela tem medo de ficar sozinha, medo do escuro, medo que algo aconteça de ruim. Mas creio que isso vai passar, os remédios demoram mesmo pra voltar ao organismo. Vai dar tudo certo eu tenho certeza.
Meu Deus gente, exatamente assim...
Nunca levei a sério, o tratamento. Faz 13 anos que sinto que tive a 1 crise, e de Lá pra cá já tive em torno de umas 8 ou mais... E tenho . E sentido assim, burra, sem memória, mente agitada. Mas aceitei que preciso de tratamento por mim por mjnha família já marquei terapia já estou medicada. Graças A Deus
está acontecendo a mesma coisa com a minha mãe :( ela tem 62 anos e só começou um tratamento mais efetivo há 5 anos e para depressão, porém ela é teimosa e as vezes parava o remédio por conta própria e dai voltava a crise. Recentemente percebi que ela estava muito ruim de memória e avisei aos médicos e trocamos a medicação e desde então tem sido uma batalha, porém percebi que não importa qual o medicamento é usado, a memória continua péssima :/ me chateia muito isso.
Espero que esteja firme no tratamento, não dá pra ajudar quem não se ajuda estou um fiozinho de perder minha esposa que tem bipolaridade, era uma mulher incrível, mas tem 8 anos que a coisa ficou feia, ela não aceita psicólogo, toma os remédios todos com grande exagero, ela e a doença destruiram nossa família, aguentei o que pude pela minha filha, mas como eu quase enlouqueci junto, achei o menos pior me salvar e escolhi a contragosto o divórcio, ela tinha uma memória de elefante, era bricalhona, ativa, parceira, hoje é só um vulto pesado. Muito triste espero que tenha cuidado consigo. Fique bem pela sua família.
@@paulojr.5910 Eu to passando o mesmo com o meu namorado 😢eu to a ponto de desistir também, porque tá pesando muito pra mim a situação, não sei oque fazer, mas ao mesmo tempo não queria abandonar ele sabe.
Sou grato a Deus pela minha psicóloga e minha Psiquiatra, que foi rápida em identificar o meu diagnóstico.
Conheci ela no meio de uma crise, estou sendo medicado, e minhas emoções estabilizadas.
O Brasil banaliza muito a saúde mental e emocional dos brasileiros
Nem todo mundo tem acesso a tratamento. No SUS do RJ tá praticamente impossível.
Sei bem como é
Moro no Rio é a mais pura vdd
Minha avó entrou em demência com 58 anos. Vivia em hospital psiquiátrico... eu tenho TAB e todos os meus parentes da família da minha avó são chamados de loucos! Eu tenho sofrido muito com essa doença
A genética da minha avó paterna passou para os filhos/as... E meu pai tbm acabou passando pra mim e minha irmã... Foi difícil pra mim aceitar o diagnóstico, mas é melhor encarar agr do que continuar sofrendo pior mais tarde. Que Deus nos ajude🙏🏻
Eu sou chamada assim a anos eu nem sei mais se é ruim
Eu tenho muita dificuldade em mater os olhos abertos,olhando pras pessoas,focando em algo, focar em rostos durante uma conversa que ja é algo bem difícil de se fazer.
Meu esposo é assim, mas ele é autista grau 1
Minha esposa não fala comigo á quase dois meses já implorei pra ela me ligar ou encontrar pra gente conversar .
Fé em Deus pessoal está doença e muito triste mas tem tratamento ,eu vou a missa TD , domingo mudei meu estilo de vida por completo.e quando vem os pnsmts ruins me lembro q ,Deus me ama .e q a nossa mente ,mente até no nome 😮
Já fui em diversos profissionais e nunca resolveram meu problema, já fui medicado com litio mas entrei em crise varias vezes, esse turbilhão de pensamentos, memória horrível, sentir-se preso dentro de vc mesmo e não conseguir fazer nada na vida é horrível, já fui alcoólatra, viciado em maconha, já usei cocaina, fumei cigarro, sempre com vícios, hj estou liberto dos vícios que pioram minha doença mas n consigo achar a cura, todas as vezes que acho q tô ficando bem tudo piora novamente, estou perdendo todas as minhas esperanças, não sei mais Oq fazer.
Jesus tem a cura que vc precisa
Se for bipolaridade mesmo, não tem cura. Mas o tratamento certo vai aliviar seu sofrimento. Medicamento certo. Mudança de habitos de vida e TCC. Pratique tbm a fé em Deus a oração. A junção dessas atitudes vai mudar tudo pra melhor
Pena q eu não o encontrei antes dr.Renato!
Sofri muito e causei muito sofrimento aos outros,mas não tinha consciência de q eu estava doente,estou deprimida,mas agora sei q é doença.
Segunda vez que estou perguntando, tens slgum psiquiatra para indicar em Porto Alegre?????? Muito importante o psiquiatra ter a c tua clareza!!!!
Sabe o que é você trabalhar com 300 colaboradores e quando eles te evitam se avasta ,vivo isso. Minha sorte que minha familia ficaram ao meu lado.
quer trocar? uma luta diária pra ter minhas questões respeitadas e validadas viu... quando vem de quem a gente mais ama é muito difícil... Elas nem percebem isso, me apoiam em muita coisa, e foi quem mais me ajudou nas crises. Mas fora delas, parece que esquecem que eu tenho...
Minha esposa é exatamente assim, muito triste está quase emendando uma crise na outra, ela já me ofendeu tanto, já fez tanta loucura que eu não tive alternativa, para me salvar estou iniciando nosso divórcio. É assustador essa coisa da demência ela está quase assim. Ela é muito cabeça dura, não vai ao psicólogo, só toma remédios, mas ainda sim, de forma totalmente abusiva quase como um vício legalizado por drogas de farmácia. Ela era uma pessoa incrível até os 25 a 29 anos depois foi piorando mais e mais rápido. Respeito que ela tem uma doença, mas infelizmente perdi a luta dela contra ela mesma.
Imagino
Estou tendo muita dificuldade com minha namorada
Ela tem 27 anos
Não sei o q fazer ela não quer se tratar
@@Rodrigo-Araujo Eu to passando o mesmo com o meu namorado 😢eu to a ponto de desistir também, porque tá pesando muito pra mim a situação, não sei oque fazer, mas ao mesmo tempo não queria abandonar ele sabe.
@@manoelavilanova eu entendo perfeitamente.
Terminei com a minha namorada mês passado 😢
@@Rodrigo-Araujo Sinto muito por isso, o meu namorado está sem me responder desde ontem de manhã no WhatsApp, e eu também não sou de ficar cobrando resposta não, ah me poupe!
Por isso que eu disse que o relacionamento vai ficando insustentável, e o pior do meu namorado é que ele não se trata, então oque sobra pra eu fazer numa situação dessa... Complicado viu!
@@manoelavilanova eu tive q terminar.
Foi difícil. Mas eu não estava conseguindo
Estava me fazendo mal.
Já vi uma pessoa bipolar ficar catatonica.
Oq é isso?
@@user-bt1cm3cv8i estado de choque. Fica inerte, não responde a nada, parece até que viu um fantasma e entrou em estado de inconsciência.
Não era esquizofrenia ,???
um estado de choque tão forte que ela perde a capacidade de responder por si, não reage a estímulos externos devido ao choque @@user-bt1cm3cv8i
@@eloisabeatrizmacedocarneir3903o estado da catatonia ocorre em qualquer situação de extremo estresse: um susto, uma má notícia (de morte de alguém), uma crise de pânico, etc.
Tive diagnóstico tardio, 43 anos, e já tenho diagnóstico de deficit de atenção. Comecei tratamento com litio e latuda. Latuda é terrível, parece que piora a depressão e pedi o médico pra não usar mais. Trato do deficit de atenção com ritalina e é a única coisa que me dá uma animada. Vou procurar seu método de voo bipolar, estou meio desesperado.
Eu depois q contraí COVID minha saúde foi de ladeira abaixo. Agora com ,48 anos bipolaridade. E uma luta contante
Hoje estou em crise,passei 3 anos sem sentir nada,usando lamotrigina e clonazepam,mas a seis meses que piorei,voltou tudo não sei pq. Essa semana meu médico mudou novamente a medicação,3 vezes durante esses últimos seis meses. E vejo que ainda não vai dar certo.... É muita tristeza, sentimentos de fracasso... Parecia que eu tinha vencido
A bipolaridade não tem cura e o tratamento não significa que você nunca mais terá crises ...voce pode passar tempos sem crises mas uma hora volta ...é sempre assim
@@frauleinannelisagoring6233 é verdade. Já tive várias recaídas infelizmente... No no momento estou enfrentando uma... Mas tenho fé si saí de tantas essa tbm serás superada
Falou certinho dr. Comigo aconteceu assim ,hoje ja estou confua e memoria totalmente prejudicada mesmo me tratando
Pessoal.
Tenho 71 anos . Tive o diagnóstico a 10 anos .
Então ....quem está muito sem esperança, eu digo :
Da para viver bem ( dentro de outro parâmetro) .tive 3 filhos. Tenho 5 netos. Adora as crianças.
Tentei um segundo casamento e desisti. Melhor sozinha e curtindo a família que criei.
Fazia terapia lá pelos 30 40 anos . E o terapeuta, que é médico, era contra medicação.
Um absurdo.
Agora que estou sempre medicada penso que teria sido mais fácil minha caminhada. Mas fazer o que agora?
Dar incentivo a vocês que estão sem esperança. Sei que não é fácil. Mas é possível.
Que medicação? Eu tomo Risperidona, Neozine e Imense. Os efeitos colaterais são tão terríveis que me sinto uma imprestável que mal consegue andar. Meu médico disse que não vai receitar o Lítio porque este é altamente tóxico para todos os órgãos. Parece um beco sem saída. 😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭
Linda ❤
Linda
Comentário maravilhoso ajuda as pessoas a lutarem e ser feliz 🥰
Obrigada
Eu já vivi muitas fases ruins oque me salvou foi a fé..
Eu tenho fé na ciência, eu creio que nosso criador nos deu inteligência para isso.
@@MahSteca pois é minhas crises de Pânico médico nenhum deu jeito até eu me concientizar que precisa de paz perdi minha mãe a três semanas as crises voltaram e n fui no médico sabe pq? Eu sei oque é preciso ser feito e tô vivendo concordo com vc mas o médico uma vez me falou o seguinte eu tava tomando remédio forte ele falou assim só você pode sair dessa.... Era verdade para os médicos nunca mais ia parar de tomar remédio remédios fortes eu parei por conta própria e usei a fé e hoje eu tô liberto graças a Deus
Eu tbm usei a fé. Tive uma crise tão forte onde perdi a vontade de vive . parei de comer prei tudo só estava esperando a morte. Tive um encontro com Deus é diferente de tudo minha vida mudou se vc duvida que Deus existe e pode te tirar do sofrimento é porque tu é um imbecil igual eu era. Tem que sentir na pele foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida e não to falando de igreja pastor ou nenhuma dessas palhaçada. Foi Deus ele falou comigo me devolveu a vontade de vive e se o céu for 10% da sensaçao que eu tive eu quero ir pra lá
Primeiro passo é crer em Deus. Ele pode tudo , Ele trás pessoas, profissionais adequados para o seu tratamento. Bipolaridade é coisa séria, considerada pelos psiquiatras como um dos transtornos mentais mais difíceis de serem tratados e diagnosticado no tempo adequado para o tratamento. Contudo, Deus nunca nos desampara, tem jeito. Estuda bastante sobre a doença, procura seguir o passo a passo para a sua melhora. Tenha fé, acredita além ciência. Faz o seu melhor e você, com certeza, pela graça de Deus, terá uma vida normal e equilibrada.
deu não existe. se existe, não tá nem aí para o sofrimento das pessoas
Concordo plenamente. Pode ser que perguntamos Onde Esta Deus no momento da Dor , do Sofrimento. Mas Creio que ele esta do lado de quem Crê . E se permitiu cada pessoa que crer Nele passar é porque têm algo maior para alcançamos eternamente.
@@antoniofilho3389 se permitiu é porque ele é mau. não tem outra opção. só um ser malvado faria isso de propósito.
@@petteroliveira7111todo mundo é pecador e merece sofrer
Levei mais de dez anos pra encontrar o diagnóstico... Me trataram como tendo outros casos, como depressão, pânico, ansiedade etc... Os tratamentos sem resultados e muito sofrimento. Hoje estou sendo tratada da maneira adequada, mas ainda assim existe um sofrimento muito grande e mesmo estabilizada, eventualmente tenho crises... É complicado :/
Líto um medicamente diferenciado..
Conheço sua história, gosto e acompanho seus vídeos, mas existem bastante casos graves de bipolaridade. Entendo e aprecio seu posicionamento de que a bipolaridade pode ser tratada a ponto da pessoa poder ter uma vida normal mas sou um pouco incrédula. Sou bipolar em estagio grave, me tratei a vida toda desde o diagnóstico (tardio) com 26 anos, antes fui tratada como acontece muito: pra depressão e vivia em estado de mania. Tinha sintomas de bipolaridade desde os 9 anos, quando tive minha primeira ideação suicida. Comecei o tratamento com 16 anos.
Infelizmente os psiquiatras de plano de saude geralmente sao recem formados e inexperientes e psiquiatras bons como vc são caríssimos, apesar de ter tido a sorte de poder pagar por alguns períodos da minha vida. Desde de o diagnóstico, nunca parei o tratamento. Mesmo nunca parando o tratamento minha bipolaridade foi evoluindo exponencialmente e hoje ela é refratária e bastante grave. Cheguei a fazer 13 sessões de eletroconvulsoterapia, que nao teve efeito algum.... A nao ser na minha memória, acabou por prejudicá-la. Há 4 anos venho parando de trabalhar e hoje nao trabalho mais, por incapacidade de me manter eutímica. Tenho em torno de 8 crises ao ano... 2 a 3 maníacas, 4 depressivas graves e 4 episódios mistos com ideação suicida e 1 vez por ano uma tentativa de autoextermínio. Minha vida é um inferno... E cansa muito viver assim. Será que sou a minoria, será que a maioria consegue se estabilizar e eu não?! Isso consome meus pensamentos e me faz sentir bastante culpada. Hoje tenho 46 anos
Eu não passo um dia ou sem estar triste ou estar muito estressado
diagnóstico aos 44 anos e tratando como depressão há unss 15. Às vezes parece que me cérbro virou gelatina. Estou num meod danado de ficar na demencia ou ter surtos.
Vejo relatos muito triste,tenho minha filha com bipolaridade severa,des doa 11 anos hoje ela esta com 26,tentou suicidio varias vezes,a ultima acabou se inforcando,e sobreviveu esta com medicação agora ,mas muito esquecida muitas vezes aje como criança.
Boa noite minha filha não quer comer nem tomar os remédios ela tá perdendo muito peso eu estou muito preocupada não sei mais o qui eu faço o senhor mim responde por favor 😔
Hoje vejo minha mãe com 77 anos e finalmente entendi que ela é bipolar mas nunca foi atrás de tratamento. Imagine!!!! Jamais se atribuiria a uma doença da mente a uma pessoa pobre que trabalhava pra ter comida. Gente da roça nunca é encarada como precisando de cuidados psiquiátricos. Tudo se resolve com uma enxada na mão e muito trabalho pra curar qualquer "frescura". Hoje ela está demente. Pena nao ter conhecido o trabalho do dr. Renato antes. O doutor está de parabéns 👏👏👏 Obrigada, doutor.
Com certeza. Na geracao anterior da minha familia, era evidente que tinha pessoas que precisam de tratamento psiquiatrico, mas tudo pra eles tinha fundo sobrenatural. Eram pessoas bem humildes mesmo, ir procurar uma terapia era impensavel.
Meu esposo foi embora pela segunda vez,foi diagnosticado bipolar,nao fica em emprego nenhum,parece que ele nao tem sentimentos,parou de tomar os remedios ha 3 meses.
Nossa minha mãe tem 66 anos e nunca aceitou tratamento.
Sou epiléptica e tenho bipolaridade, teria algo a ver ?
Preciso de orientação: minha irmã de 83 anos me persegue, me calunia porque precisei ser inventariante da família, com advogado e cartório tudo dentro da lei.
Ela diz que vou falsificar ou pegar tudo pra mim, o que é impossível, parece que ela enlouqueceu...Ela sempre foi autoritária, ranzinza, mau humorada mas hoje está insuportável! Por favor , isso acontece com pessoa bipolar?
O primeiro psiquiatra q. Fez esse diagnóstico pra mim
Me disse q. Era como por exemplo.. um tobogam se vc deixa de seguir o tratamento as crises irão se agravando. Hj constado isso também, apesar de que a medicação receitada só era rivotril e fluoxetina😢
É um especialista excepcional. Me curei de uma vida doente com o Doutor Renato.
Eu não suporto mais essa gangorra. Fui diagnósticada aos 26. Estou com 36 e não aguento mais viver na marra. Já estou com cara de doida. Não dá mais pra disfarçar.
Não pense assim Deus te abençoe..
Tbm sinto que estou vivendo na marra , é difícil se arrastar pra fazer as coisas todo dia . Vc está usando medicação? Eu ainda não estou
E difícil mas vc vai vencer . procure um pisiquiatra e faça um tratamento certo. Eu tomo lítio e estou estabilizada.
Também estou assim
Pessoal, não deixem de fazer o tratamento corretamente! Além do tratamento, adotem um estilo de vida saudável (dormir pelo menos 7 h diária, se alimentar bem, fazer atividade física, ter algum tipo de lazer..), pois essa forma de vida auxilia no resultado do tratamento. Torcendo por vcs!
Minha avô nunca teve um diagnóstico correto, uma vida tomando lexotan. Ficou com demência, só entendemos o que ela passou por conta do meu diagnóstico
Tenho 32 anos e acho que estou no início da demência. Sinto muito pensamento confuso e penso em coisas muito antigas falo sem parar eu não aguento mais.
Vc faz tratamento? Os pensamentos confusos são sintomas de uma crise psicótica, cuidado
@@rrdx23não existe tratamento, é só linda teoria
Eu acho que meu pai tem transtorno bipolar. Ele já é idoso, tem quase 80 anos. Apesar disso, é um homem independente, no sentido de não precisar de ajuda pra nada. Ele sai, resolve seus assuntos sozinho e tudo mais. Então, pelo fato dele ser independente, torna-se mais difícil fazê-lo ceder e entender. E pra piorar, meu pai é um cara meio ignorante no sentido intelectual tbm, nem terminou o ensino fundamental. Enfim, é um cara antigão com um temperamento difícil, desde sempre. Só que agora tá pior. Todos os irmãos do meu pai têm o mesmo gênio difícil. Todos. Chega a ser bizarro, porque é como se fosse um traço de família. Todos são teimosos e inflexíveis. Pior tbm é que devido essas alterações de humor do meu pai, que pra está feliz, de ótimo humor, e de repente está irritado, e sai descontando em todo mundo, estou criando uma mágoa muito grande dele e querendo me afastar cada vez mais.
Ainda não tenho diagnóstico , mas eu mesmo já estudei bastante sobre transtornos de personalidade e me identifico muito... Desde que me conheço por gente, faço acompanhamento com psiquiatras
Tive problemas com a questão alcoólatra do meu pai, problema com rejeição na escola, transtornos alimentar
Mutilação, depressão, fobia social, ansiedades, violência, sexualidade, entre outros , mas indo pros 18 tive uma tragédia familiar que me afetou muito
Desde então percebi a fase de manipulação das emoções, crises depressivas por longos períodos e momentos que eu ajo inconsequentemente, uso de drogas, sexos desenfreados , violência, raiva , elevação de humor, perda de pesos, falta de sono
De certa forma até vícios, admito que ando feito um predador flertando até sem querer, é uma hipersexualidade, acho que vou pegar um cara forte bonito e vou abaixar o short dele kkkkkk, desculpa são meus pensamentos
Mas desde essa fase toda com tratamentos com os 6 anos de idade, eu simplesmente largo, não consigo ter constância em nada. E só piora cada vez mais. Não tem como fazer um exame de cabeça e provar logo essa coisa?
Me relacionei com uma pessoa bipolar e muito complicado, da pena, não pude fazer nada que e pior
Dr. Renato Silva tem me ajudado muito. Triste q. Tta coisa só tenho acesso agora. Qtas dores.mesmo. crises mesmo . Interrupção de tto. Descobri q. Tive a primeira crise aos 16 anos
no meu caso foi o inverso... a primeira foi a pior, na época foi colocado como surto psicótico. A 2a foi bem menos intensa que a primeira. E a partir dai todas foram bem mais leves. Sem questões de misturar fantasia com realidade... Meu quadro não fechava diagnóstico, mas TAB era o mais proximo...
Eu questiono meu diagnóstico às vezes, por mais que muitas coisas batam... A minha é bem monopolar, mesmo quando tive apatia, não foi nada muito intenso e tinham questões de vida que contribuiram também...
Tenho tab 2 estou em crise depressiva, injetei inseticida no braço. Tenho 31 anos e descobri com 29, acho q fui muito sensitizada com minhas crise.
Estou esperando vaga pra minha segunda internação psiquiatra
Te entendo , já fiz coisas bem danosas para mim mesma tbm ! É horrível viver com isso
Faça uso certinho da medicação
Voce vai ficar bem. Eu tambem estou em crise mista. Vivo sozinha.
Eu tb já tive crise mista e nem sabia o q era. Siga o tratamento , faça caminhadas, caso vc não possa ir a uma academia. Vc vai melhorar
vc perdeu libido?
Meu marido e bipolar demais a vida toda. Tá cada vez pior, sem memória já mas não aceita ir ao médico
Cuidado pq essas pessoas podem surtar do nada, perigoso
Eu to passando o mesmo com o meu namorado 😢eu to a ponto de desistir também, porque tá pesando muito pra mim a situação, não sei oque fazer, mas ao mesmo tempo não queria abandonar ele sabe.
@@manoelavilanovadeveria procurar ajuda de verdade, não ficar falando mal do seu namorado.
@@Naturalselection667 Hoje somos casados e o nosso relacionamento é maravilhoso!
@@manoelavilanova quando falou mal dele.. não era tão maravilhoso assim né? Kkk felicidades.
Minha mãe está passando por essa situação e não aceita tratamento. Triste
Obrigada pelo conhecimento aqui compartilhado
Como sempre doutor ótima explicação 🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗
Dr. Renato, por favor me responda! O senhor atende on-line? Como entro em contato para marcar consulta? Estou em crise sofrendo muito. Não aguento mais viver assim!
Ver destes aspectos em já jovem de 17 anos. Desde os 15 anos que temos tido muito trabalho com ela nos picos de mania, vira outra pessoa, porém agora o humor dela oscila o tempo todo. Como se fosse vários personagens no mesmo dia
Eu fui diagnosticado com bipolaridade eu tomo carbolitium de litio e olanzapina esses medicamentos me ajuda !!
Mais eu trabalho isso me ajuda .
Muito interessante, acho que isso aconteceu na minha família.
Ontem a noite eu tive uma crise juntamente com demência que eu estava me sentindo irreconhecível
Se alguém tiver grupo de ajuda a pessoas bipolares me manda o contato que chamo preciso conversar eu tô me sentindo sem cérebro a um ano e agora eu tô com medo demais
Se tem Discord? também não tenho ninguém pra conversar
Vamos fazer um grupo?
Me mandem os contato de vocês que faço
Minha mãe é bipolar, até 2020 ela estava controlada, mas de 2020 pra cá ela começou a apresentar sinais de recaída. Muitas crises de choro, aquele choro de gritar, depois veio a agressividade (no começo eram xingamentos direcionados ao meu pai, um ciúme excessivo, delírio, alucinações, depois começou a agressão física a ele - tapas, e de uns dias pra cá ela está agressiva verbalmente comigo, e isso acontece do nada, sem ninguém fazer ou falar nada). Atualmente ela tem acompanhamento com psiquiatra mas, os remédios não estão fazendo efeito pq ela não toma corretamente, tem compulsão por medicamentos também e eu tento controlar os remédios, guardo em uma gaveta com chave mas eu também preciso fazer minhas coisas, trabalhar e estudar, não consigo ficar 24h de olho nela e acabo deixando ela tomar os remédios sozinha. O médico já me disse que a única solução pra ela melhorar é a internação, daqui uns dias ela tem consulta e ele vai passar o encaminhamento para internar. Espero que dessa vez ela melhore, pq a vida de quem convive com um bipolar também não é nada fácil!
Sim eu me identifico com o comentário e quando a gente tá assim já quer morrer agora imagina como nos sentimos relacionado aos filhos eu penso em morrer pra não machucá-los . Tenho 32 anos
Minha mãe diz isso, que só tem vontade de morrer. É muito triste ouvir isso dela, mas sei que a pessoa não quer sentir isso. É muito complicado, a família e amigos são muito importantes nesse momento!
Tenho TAB, o falar que quer morrer, é o ápice do desespero de não aguentar mais o que dentro da gente, a gente pensa em desistir de lutar com o nosso EU doente. Lhe desejo sorte e vai ficar tudo bem.🙏🏼🙏🏼💞💞
@@carlinhosm3678 Sei que não é nada fácil lidar com esses sentimentos e pensamentos. Desejo que vc se recupere também e tudo fique bem! 🙌🏻
@@karinamarins1287 Quem está ao redor, acaba ficando doente também. Ela está bem hoje, está tomando os remédios certos, ou ainda não? Graças a Deus estou controlado, tomo os remédios certinho, é outra vida, não se compara. Esses vídeos, e os comentários por aqui, ajudam bastante, né! 🙏🏼🤩
Minhas oscilações são diarias. Tem 1 anos que uso lítio.
Eu tenho muita perca de memória falei p meu psiquiatra e ele Disse q era ansiedade agr vi q n 😓
E como seria essas crises?
Alguém sabe me dizer se estou em fase de mania?? estou fazendo coisas muitos absurdas o tempo todo que acontece alguma situação desagradável comigo eu desconto na minha aparência e então mudo a cor do cabelo a cada semana, eu corto e como se essa *tal coisa* que aconteceu comigo ficasse com uma versão minha já morta, pq mudando o cabelo eu acredito ser outra pessoa, hoje mesmo acabo de raspa quase tudo o cabelo e até agora não acredito no que fiz
provavelmente esta sim
Eu também faço isso. Quanto me sinto mal, vou cortar cabelo. Fiz luzes e depois que passa, vem o arrependimento.
Doença terrível.
Não sei o que será da minha,sinceramente o sus deveria permitir que pessoas com bipolaridade se internassem em hospício,eu prefiro ficar la internado me tratando do que ficar em sociedade tendo crises e sendo chamado de doido.
Eu sou uma pessoa maravilhosa sem essas crises 😢 mais so quando nao estou quando estou sou fria,irritante e mandona e muito rruim isso gente NÃO aguento mais isso so queria cuida da minha filha de 4 anos ela tem medo de mim pois surto do nada e qiandp vejo ela nao q fica perro de mim com razao eu so queria cuida dela normal estou chorando descrevendo isso pois eu sei q e impossivel pois nao tem cura e so piora estou conciente agora
😢
Procura seguir o tratamento corretamente e adota um estilo de vida saudável. Torcendo por vc!
Mesmo sendo detectado rapido, mesmo com mts e bons remédios, um psiquiatra de 30 anos de experiência com diploma nacional em bipolaridade, muito inteligente , Latuda caro, fiquei bem sequelado, por sorte o Inss ta me segurando eu trabalhava e estudava muito, mas jamais serei o de antes
Meu marido agora esta em fase mania de ano em ano antes era de 5 em 5 anos
Estudos ja apontam que se nao tratado de forma correta as manias costumam durar mais tempo e ter um espaçamento menor.
Falar falo,até demais.
Cansada, a mais de 7 anos está praticamente o tempo todo.
Não me liga pra terminar só me disse q precisava cuidar da vida dela e esqueceu q eu existo já vai fazer dois meses já ocorreu episódio assim mas ela pediu perdão ela está na casa da mãe dela onde fazem td pra q nós afastamos amo ela mas estou perdido e conheci outra pessoa q me entendeu e disse q gostaria de estar comigo meu problema é e se ela mudar de ideia isso pode ser fatal pra saúde mental dela ?
Vida que segue...tenta levar essa amizade quem sabe será melhor pra vc, porque qdo a família não quer a vida virá um inferno.
Pra mim o mais grave é quando a pessoa se mat4
🐙
O que fazer com os pacientes que não aceitam tomar o carbonato de lítio? Tem gente que não usa o carbonato de lítio por preconceito de assumir que possui um problema e destrói, não apenas a própria vida, mas a vida de toda família.
A bipolarida: porque acontece, é adquirido ou hereditária?
As duas coisas 😢
A maior parcela é hereditária
Bipolaridade cíclica é adquirido, agora a crônica é hereditária
🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻😷😷😷
Nada vê!
👨🦯👏👏👍👍👏👏👍👍
🐙🐙🐙🐙
🐙🐙🐙
🐙
🐙🐙🐙🐙🐙🐙
🐙🐙🐙🐙🐙
🐙🐙🐙🐙🐙