Percebi a doença nessa fase de depressão agitada. Chorava andando na rua. O pior é ser crente e conversar sobre esses sintomas com os irmãos...nunca façam isso. Pouquíssimas pessoas entendem a bipolaridade. Sou chamada de doida até pela minha mãe. Mas estou há 1 ano em tratamento e pelas orientações do dr.Renato, estou viva! Obrigada pela nova vida!
Não somos doidas temos um transtorno, não liga para as pessoas que tem a mente fechada, contínua seu tratamento para ficar estável...Boa sorte que Deus nós abençoe!
Crente é uma raça atrasada e ditadora. Se fosse há 200 anos atrás, provavelmente eu, você e todos os bipolares e esquizofrênicos seríamos submetidos aos exorcismos mais brutais possíveis no intuito de expulsar o tal do demônio. Viva a medicina! E que bom que nascemos numa época onde sabemos o nome do que temos e termos acessos a drogas que tornam nossa vida a mais confortável possível.
Depois do conhecimento médico constatado pela psiquiatria também passei a ser taxado de louco. Alguns tomam um comportamento de bom tratamento forçado, comigo e em alguns momentos logo dizem que sou louco. O porém, fora duas psicoses que tive num passado recente sendo o ápice até então, alguns até afastaram-se de mim ao saber de tal coisas. O pior é ouvir dos famíliares, mas entendo o motivo de exaltação. Sou desleixado com os remédios por achar estar no meu melhor enquanto fico três dias sem dormir e desligo por 8 horas no máximo. Durou um mês praticamente, faz pouco tempo que retomei com os remédios e estou estável, mas ando depressivo da forma citada no vídeo. Depressão agitada como o doutor falou. Não nego neste momento enquanto comento a minha euforia é maravilhosa em respeito a sentir-se bem, mas não é nada benéfico. Tudo de bem aos amiguinhos "loucos" como dizem os próximos ou distantes que sabem do nosso quadro. Tudo de bem , dnv e dnv!
Tenho transtorno bipolar, porém, desisti de tentar explicar qualquer coisa a alguém. Não adianta. Uns não entendem porque é realmente complexo, outros porque não querem. Mas só quem é bipolar sabe das dificuldades que enfrentamos.
Bom quando a pessoa se vê no que outros dizem e aceitar o diagnostico Pior quem por mais de 30 anos não consegue se ver como bipolar Mesmo com diagnóstico Parou o tratamento 😢 Conviver com essa pessoa deixa a gente doente
Eu também. Viva eu e quem me entende. E meus bichos. 😉. Diagnóstico aceito, tratamento sendo feito. A rotulação continua, mas não é problema meu. E sim, continuo animando os ambientes com família e amigos🥳🤗🐕🐈⬛🌺🥊🎶🎸
Fui diagnosticado com transtorno bipolar e percebi que é bem mais complicado de entender os quadros de euforia e mania ao longo do tempo. Fiz tratamento durante dois anos, passei por muitos problemas, em fases de mania, que chegaram a quase me tirar a vida. No entanto, após um tratamento que, por incrível que pareça, o estado oferece gratuitamente, consegui entender as formas mais efetivas de me controlar. Eu era muito aficionado em tecnologia e, desde criança, craiva instrumentos baseados em ferramentas que já existiam, montava pequenos aviões de caça tal qual o f15 eagle, que fiz com cartolina, um motor elétrico pequeno, alguns fios elétrico que recuperei de sucatas de eletrônicos velhos e o fiz voar. Meu pai e minha mãe, ao virem isso, contrataram um curso de desenho técnico pra eu fazer e gastar minhas energias pois, quando eu não estava animado com minhas invenções, vivia brigando com tudo e com todos ao meu redor. Acho muito importante o diagnóstico, o mais precoce possível dessa disfunção e o cuidado com a pessoa acometida por ela. E, tem mais: hoje, com 49 anos estou no último ano de engenharia de computação, desenvolvendo vários projetos, tal como um helicóptero híbrido ( que funciona à combustão e elétrico), uma célula combustível (que usa etanol e não hidrogenio), e passei na primeira turma, no vestibular de uma universidade estadual. Digo tudo isso para informar que não somos menos capacitados que outras pessoas que se dizem normais, más sim pra mostrar que, com o tratamento correto, não precisamos temer o futuro e os desafios que a vida nos poderá trazer. Ótimo vídeo e obrigado pelos esclarecimentos.
Pode me falar como você procurou e conseguiu o tratamento pelo estado? Me identifico com vários dos sintomas, mas não tenho nenhum acompanhamento para tentar descobrir se é mesmo.
O preconceito e grande... nao tenho historico de agressao em 17 anos... ( Personalidade e ambiente calmo ..) em um desentedimento simples, houve ameaca fisica, reagi e tem partes da familia q me acusaram de agressao, pq tentei me defender... Fica dificil pq quem tem o diagnostico sou eu... As pessoas criam pre-conceitos da doenca... e em minutos esquecem sua personalidade e quem vc foi na durante quase 50 anos... Da medo do futuro!
@@fatumiassuncao6372 pois é. Eu tô bem chateado com esse diagnóstico porque agora tudo faz sentido. Deveria ter algum grupo de pessoas borderline para poder conversar
Dr.o governo tem que colocar urgente uma renda pra pessoas assim, não uma aposentadoria ainda..mas uma ajuda.Pessoas nesse estado muitas vezes não conseguem trabalhar!
Descobri minha bipolaridade recentemente, aos 32 anos de idade após um período de mania pura onde fiz várias coisas sem pensar, super otimista e com muita disposição e pensamentos positivos, porém totalmente inconsequente e fora da realidade, fazendo um monte de dívidas que me arrependo amargamente, afinal a fase da mania passou e agora estou na depressão e as dívidas me engolindo. Fiz reforma que não precisava, várias tatuagens, inventei de fazer uma mesa de aquário de peixes que me custou um rim, várias roupas que nem uso, etc. Fico pensando, não sei se já tem, mas se não tiver deveria ter alguma lei que nos protegesse nesse sentido, tipo poder reverter alguns atos impensados que fazemos quando estamos na mania. Afinal nosso psicológico não está no perfeito juízo nesses momentos. Eu mesma fiz vários empréstimos que não estou conseguindo pagar e já torrei a grana com besteira. Até meu carro eu vendi para pagar parte do rombo financeiro e mesmo assim não adiantou. Agora estou a pé e cheia de dívidas que já virou uma bola de neve e não consigo mais reverter a situação 😔 muito triste e desgastante. Vou levar anos pra ajeitar o financeiro que em poucos meses de mania foi o suficiente pra atrasar minha vida financeira em anos. Me sinto andando pra trás. Realmente muito triste. Me sinto totalmente desamparada. Alguém sabe se existe algum grupo de apoio a pessoas bipolares? Tipo um AA só que de bipolares? Acho que me ajudaria conversar a respeito com pessoas que passam pela mesma situação, afinal minha família e amigos acham que estou exagerando e que só agi sem pensar. Mas eu sei que não é, sei que se eu estivesse no meu estado normal jamais teria feito tantas coisas inconsequentes
Sou bipolar. TB sou tachada de louca, até pela família. Descobri agora que TB tenho síndrome de Borderline. Sou acompanhada por psiquiatra e psicólogo. Confesso que a psicologia não ajudou em nada. Já passei por mais de 10 psicólogos. É muito cansativo. Tenho horror em não conseguir dormir. Meu casamento acabou. Família. Sou a louca. 10 internações em hospital psiquiátrico.
boa noite! O dr. Renato tem um curso que se chama voo bipolar. e tem face fechado para os alunos, parentes de bipolares e bipolares. é super joia! e há muito aprendizado / aulas, sobre tudo que se trata de bipolaridade.
Olá! Me chamo Welson Menezes. Também sou bipolar, eu sou do tipo 1. Então, primeiro procura anotar em um diário como está sendo seus dias de "humor". Segundo procura um acompanhamento psicoterápico e psiquiátrico. Terceiro, você é forte, vai conseguir superar tudo isso, vai sim... Eu sei que parece besteira, mas procura confiar a tua fé em Deus, pede perdão, recomeça. Eu sou católico apostólico romano e minha fé tem me ajudado muito. Passei sete meses em depressão profunda com surtos psicóticos e três meses em mania franca, também com surtos psicóticos. Hoje tomo sete remédio diferentes e graças à Deus e aos remédios, estou alcançando êxito junto deles. Já vai fazer uns três dias que não tenho nenhum surto psicótico. E quarto, existe um grupo sim onde muitos Bipolares e familiares de Bipolares fazem parte. Eu participava, mas como era muita mensagem,eu saí. O cara que criou esse grupo também é meu conterrâneo, alagoano. Atel. Vai no Google e pesquisa "grupo Bipolares"... Você clica e se por acaso já estiver cheio, você espera um mês ou mais e tenta novamente, alguém sempre acaba saíndo. 😉🍃🙏🏾💕❤️
Fui diagnosticada aos 39 anos...Tive que fazer um histórico da minha vida para que o psiquiatra entendesse...nem sempre é fácil. Eu era exatamente como ele definiu...nunca vivi episódio de loucura nem perdi a noção do certo/errado.
Eu mudei de casa mais de 30 vezes Morei em 16 cidades kkkk E hoje fui diagnosticado com bipolaridade . Em relação ao humor ele descreveu certinho o que eu sou kkk
Eu também me mudei mto, desde criança, minha mãe também tem um diagnóstico de bipolaridade, a vida q eu tive e a minha maior referência q é a minha mãe levaram eu a desenvolver isso, acho q era praticamente impossível eu não ter o transtorno
Amo a mania pq me sinto realmente viva, muito criativa, produtiva, sedutora, não tenho medo de nada porém as consequências dessa fase pode ser devastadoras pois tomamos decisões que podem ser irreversíveis e maléficas tanto para conosco como com terceiros.
Nossa vc me descreveu sou muito mais feliz na mania ,mais as consequências vem, problemas na família,no trabalho,mais na fase depressiva me sinto sozinha,quero me isolar,nao vejo graça em nada ,mais estou buscando a estabilidade,melhoras pra vc e vamos seguir o tratamento certinho!!!
Lá no fundo eu até que gosto da minha bipolaridade, pois o meu EU verdadeiro é uma pessoa amarga depressiva, triste, sem esperança. O único coisa que eu queira era poder controlar esse doença. É como se vc tivesse um "Hulk' dentro de vc, eu Aparti de agora vou tentar domar esse fera dento de min não tentar apagar ela.
@@cocorosaa faça tratamento com psiquiatra. Os medicamentos vão te ajudar a equilibrar essa energia de forma que vc seja produtiva sem causar prejuízos a si e aos que estão ao seu redor. Se cuida😘
Eu fui procurar ajuda depois de largar as faculdades várias vezes e voltar e ver que perdi meu emprego dos sonhos que eu estava porque fiquei depressiva e quis sair, basicamente não tenho nada porque não consigo manter o humor e quando fico mal fugo de tudo e sempre achei que era ansiedade desde a adolescência, agora comecei o tratamento espero melhorar
Vc vai conseguir querida. Se eu consegui, tendo uma mãe altamente narcisista e persecutória p atrapalhar e crente... Vc consegue também. Graças a medicina existem tratamento p isso. Melhorei muito fazendo exercícios, ajuda a controlar e a dormir melhor. Espero ter sido útil p vc, que vc veja isso e sinta uma boa esperança
Em nome de Jesus. Não pare o tratamento...E faça exercícios físicos, e não coma produto/ alimentação industrializada...E tire açúcar de sua vida.....sou mãe de um bipolar....E muito triste e complicado. Mas Deusnos sustenta....
Meu irmão é bipolar diagnosticado, amo muito ele... mas ele respeita demais o tratamento. Ele sabe da sua limitação e segue em tratamento constante. Não sinto essa dificuldade extrema, em 20 anos teve apenas 2 episódios de mania... Fácil não é, mas tem como contornar...
Só é difícil para pessoas difíceis. Minha relação com meus ex eram uma merda, por mim? Não. Por eles. O atual tem um relacionamento completamente estável, saudável, feliz, harmônico. Sempre tomei remédios, desde a primeira crise quando estava solteira. Minha família é extremamente tóxica. Minha irmã não é bipolar e sofre. Muito fácil colocar a culpa dos seus erros num bipolar, afinal ele é vulnerável. Nenhum bipolar merece ficar sem tratamento e conviver com gente tóxica...
Quantidade de boy lixo que eu tive que me falou isso e ainda por cima dizia que eu nunca ia encontrar alguém que me aturasse, bando de machista, folgado, bando de imprestável. Estou há 6 anos muito bem, feliz, satisfeita, com um verdadeiro companheiro ao meu lado. Homem de fibra, nem nunca sentiu ou reclamou dos meus humores. Só me trás felicidade.
@@marciaoliveira4578encontrei conforto em suas palavras 🙏. Meu ex me largou a um mês atrás alegando que não aguentava mais " meu transtorno", bipolar misto que se agravou esse ano devido ao falecimento de minha mãe. Esse cara batia na tecla, até mesmo com meu psiquiatra que sou border, devido ao fato de duas mutilações sendo que desde 2010 eu recebi cid de bipolar. Cansada desse mundo hipócrita e pré conceituoso onde um cara que dizia nunca me abandonar em questão da doença o fez de forma sem humanidade e respeito pois no mesmo dia eu tinha uma consulta médica em um hospital Oncologista. O ajudei no que pude mesmo na fase do luto, a mãe e ele viviam me agradecendo. Me largou e foi pra rua encher a cara sendo que faz acompanhamento por causa do TOC e a mãe dele me disse por duas vezes que ele sofre também de esquizofrenia, ele sempre negou .Outros médicos já o haviam proibido de ingerir bebida alcoólica, no tempo em que ficou comigo fomos em vários profissionais e por desleixo do fulano, falta de cuidados com si, acarretou até problema no fígado. Umas 3 semanas após um término um conhecido em comum me revelou que o ex se internou numa casa de dependentes (álcool e cigarro neste caso) Até hoje vivo num turbilhão de pensamentos as vezes: será que fui tão merd4 assim? Será um livramento? Será que ele até queria de fato queria o relacionamento como falava mas por ter tantos problemas como eu, inclusive psicológicos, não foi forte o suficiente!?! Quero logo que essa fase termine e ter minha paz mental de volta e o mínimo de auto estima 🙏✨🤍
Sou cristã e tive o diagnóstico agora com 42 anos. Sempre tive problemas de relacionamento ser antissocial e nao sabia como lidar me achava culpada por tudo isso. Crente e com dificuldade de relacionar. Aprendendo a me conhecer agora, descobrir quem eu sou...para isso conversei com o pastor e lideres e estou indo apenas quando estou me sentindo bem na igreja. A fé em Deus permanece, mas o relacionamento com pessoas que nao vão me entender... Tô evitando.
É a primeira vez que vejo um psiquiatra entender e descrever exatamente como nos sentimos ....fiquei emocionada aqui...tenho 44 anos a o transtorno bipolar apareceu aos 8 anos de idade...sofri muito ate achar medicamentos eficazes foram muitos anos sem medicacao pois na epoca não se passava remedios para criancas e ainda se sabia pouco sobre o assunto...sofri demais e minha familia também é como ele disse o inferno na terra...😢
Nos primeiros anos já com o diagnóstico transtorno bipolar, eu não acreditava muito e deixava de tomar medicação, tive muitas recaídas, passei a tomar remédios corretamente, e fazer consultas também com psicóloga além da psiquiatra, foi um passo importante que está me ajudando muito, fazem 12 anos que não tenho nenhum episódio da doença, com esforço aprendi evitar momentos pessoais que me abala o emocional, se conhecendo melhor da pra controlar essa doença.
Eu sou bipolar tipo 2,e estou sem acompanhamento psiquiátrico,só tô no antidepressivo (sertralina).Dr o senhor realmente sabe o que esta falando,hoje eu já estou tão acabada que não vivo só sobrevivo graças ao meu único amigo,filho,cuidador,lindo PERFEITO só não me entrego por causa do meu filho que é tudo pra mim,sou mãe solo,e tenho outras doenças.Filho a mamãe ama vc,feliz aniversário hoje 06/03/24 meu amor 21 anos.❤ Agora são 00:00🎉🙏
Moça por favor va em busca de um tratamento, o sertralina pode mascarar o tratamento, falo por experiência própria. Tem vídeos do doutor Renato explicando tbm
Meu maior problema é a impulsividade , fazer e dizer coisas sem pensar e depois me arrepender , pior é quando não dar p voltar atrás e ter prejuizos emocionais e financeiros. Em relação ao emprego sempre durei bastante e casas tambem , só mudei por motivos de outros não eu mesmo . Me acomodo na mesmice não cnsgo lidar com mudanças , nem móveis gosto de mudar de local .
Tenho transtorno bipolar mais pro lado da mania, me sinto feliz e energética, consigo fazer tudo e ser funcional, durmo bem, acordo bem, me alimento direitinho, faço academia e descobri uma nova paixao que é a corrida ❤
Eu fui diagnosticada com bipolaridade faz 4 anos mas eu nunca tinha visto um vídeo que tivesse me feito entender tanto, porque as pessoas ao meu redor falavam "você não é bipolar, você nunca ta no extremo de felicidade". Mas esse misto explicado eu vivencio bastante. Obrigada pelo conteúdo 👏🏻
Fui diagnosticado há 6 meses e estou com Lítio desde então. Comento com a minha psiquiatra que não sei lidar e ainda estou aprendendo a "estar bem" ou estar estável, já que durante toda minha vida, desde o meu primeiro episódio de depressão aos 9 anos (e sendo mal diagnosticado) sempre vivi no caos. Foram quase 20 anos de sofrimento até finalmente encontrar meu diagnóstico e poder viver. Agradeço demais a minha psiquiatra que finalmente me olhou como um todo e não somente a situação atual e descobriu minha doença real.
@@amandaaurora8816 no peso diretamente não, mas você acaba retendo um pouco mais de líquido. Evita alimentos e bebidas muito ricos em sódio e bebe muita muita água. Se puder fazer exercícios, melhor ainda.
Não é nada fácil viver perdido dentro da própria cabeça, não tem onde se esconder para descansar, estou exausto, mais não jogo a toalha, vamos em frente!!!
Essa depressão agitada é oque mais tenho em crises. Chorava achando que todo mundo ia me deixar. Muito difícil entenderem, até as pessoas mais abertas sobre doenças mentais acham que você tá fazendo por atenção ou falta de caráter
Dr eu uso litio ha 20 anos fui diagonisticada com bipolar com 30 anos tenho 50 anos levo uma vida normal nao espero nada de ninguem pra ser feliz aceito do jeito que sou nao tenho amigos tenho alguns colegas vivo bem com minha familia sem invadir a casa deles nem a vida deles nao gosto que invada minha casa e nem minha vida tambem respeito todo mundo e passo a maior parte do tempo sozinha faco caminhada todos dias nao bebo nao fumo como muita verdura e fruta carne umas 2 vezes por semana oro o pai nosso umas dez vezes por dia e me sinto muito bem DEUS TEM CUIDADO DE NÓS.
Fui diagnosticada aos 35 anos com bipolaridade, depois de um episódio misto, muito intenso que me gerou afastamento do trabalho, devido uma raiva descompensada e outros sintomas da doença. No passado fui tratada por um longo tempo, como uma simples depressão o que só piorou. Hoje faço o tratamento correto para bipolaridade. O que me ajudou e o que me torna especialista da minha própria doença é assistir os videos do Dr. Renato considero ele o maior especialista sobre o transtorno de bipolaridade do País!
@@ciliz100 Iniciei com o lítio faz uns 5 meses e a quetiapina em dosagem baixa para dormir. Mas sei que precisa ter paciência para o lítio fazer efeito leva mais algum tempo. O lítio foi alterado as dosagens neste tempo e a psiquiatra por enquanto quer trabalhar só com essas 2 medicações no momento, esperar um tempo pra fazer o efeito. Exige paciência neste tratamento! ♥️
Melhor explicação que já ouvi. Minha mãe era bipolar e a maioria das mulheres da família dela também. Conheci na pele essa doença que hoje virou um termo banalizado, minha infância inteira vi minha mãe ser internada, muitas vezes à força, não havia uso de estabilizadores de humor ( pelo menos que eu saiba, no Brasil há 40 anos atrás) ela relatava que na juventude dela recebeu diversas vezes , tratamento de choque ! Graças à Deus não desenvolvi a doença. Não foi pior, pq minha mãe era enfermeira e meu pai era médico. Hoje , meu filho mais velho é médico e pretende fazer residência em psiquiatria!
Nossa, eu nunca assisti um vídeo sobre bipolaridade que me representasse tanto. Eu sempre falei que eu ficava ansiosa mas agora vejo que sempre foi depressão agitada. Realmente o inferno na terra, eu falo que fico sem lugar, não fico confortável em lugar nenhum. Piora muito na TPM. Agora comecei o tratamento, vamos ver
Eu fui no Gineco e suspendemos a menstruação, minha TPM era monstra, durava até 15 dias. A psquiatra q recomendou. A minha tbm sempre foi a depressao agitada. Só descobri assistindo os vídeos dele. Eu tbm chamava de inferno na terra.
Minha ex cunhada está sem tratamento a muitos anos,os pais são psicofobicos e narcisistas e não deixam ela se tratar. Mas ela vive na mania,chegou a ficar seis meses sem dormir,sempre se sentindo bem. Fez cada loucuras inacreditáveis!!!! MUITO TRISTE.
Uma vez eu fiquei acho q uma semana sem dormir e ngm acreditava. Minha mãe dizia q eu cochilava e tal mas ctz que não, só fechava os olhos e a cabeça derretia de pensamentos rápidos dos tipos mais variados, e medos e receios. Medo de dormir e me asfixiarem, ou medo de dormir e n acordar mais… foi uma das piores coisas q já me aconteceram
❤eu passo exatamente por esta situação hoje não penso em suícidio por focar na minha fé ; as 3 4hs levanto e vou ler a biblia ,escrever até as 6hs e depois saio pra caminhar até as 7 ,7:30 hs e passo o dia inteiro agitada só vou dormir as 22hs😢já tive dias de passar a noite e o dia como se estivesse ligada na tomada 220.muito dificil esta situação ,e no SUS os médicos só passam anti depressivos pra dopar a gente😢😢😢
Eu também era assim e pertenci a várias denominações religiosas e por último passei a estudar a bíblia com um povo que eu detestava as testemunhas de Jeová e pra minha surpresa foram elas que me ajudaram a encontrar as respostas as minhas perguntas que tinha em mente e que me perturbara muitíssimo então desvinculei dos demais modo de pensar e passei a simplificar a vida e a certificar daquilo que realmente é mais importante na vida passei a sentir um forte desejo de fazer o trabalho mais satisfatório que é ajudar outros em sentido espiritual e a participar no trabalho de pregação então encontrei uma verdadeira família e passo boa parte da minha vida na companhia de pessoas agradáveis a quem posso contar com ajuda em desabafar e ter bons ouvintes. Conhecer o Deus vivente cujo nome é Jeová e ter o filho dele Jesus Cristo como meu pastor foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida.
Fui passar com o medico do Sus ele tirou o estabilizador... um ano e meio ... passei minimo 4 meses com crises de desespero... ele nem deixava eu falar ou perguntar. Trocou meu diagnostico fechado e funcional de 18 anos ... O Sistema e bom, mas nao funciona to correndo atras de outro medicos... Mas alguns medicos ja devolveram o estabilizador esperabdo fazer efeito... Isso contribui pra q meu filho mudasse de comportamento e ate saisse de casa. Nao era uma Brastemp, mas por 17 anos eu vivia relativamente bem e em paz com ele .
Não tenho energia, sempre estou triste, desde criança sou calada e triste! Já pensei em fazer besteira.... Ninguém entende a gente... Eu só durmo com remédios desde 2009. Minha vó tarde era a de enfiar no mato..... Não tenho vontade de interagir com ninguém! Meus neurônios não funcionam.diteeito tenho problemas no raciocínio só eu sei o que passo.😢
Boa noite!! Essa depressão mista é prá acabar hein!! Creio que acaba com a pessoa se não tratada corretamente, chega numa certa idade com a mente em frangalhos.Obrigada.
Fiquei 2 anos c essa depressão. Foi aí que eu fui procurar um psiquiatra. Estou com 3 meses de tratamento e minha vida já mudou muito pra melhor. O médico me disse q após seis meses sentirei uma melhora muito efetiva.
Eu sofro de depressão bipolar pra mim é a pior doença, na cidade onde eu moro o preconceito impera depois que minha médica me disse que o que eu tinha era essa doença eu não queria acreditar porque eu já trataba de depressão aí veio esse diagnóstico fiquei péssima fui demitida por conta dos remédios que me deixa cm o raciocínio lento eu sou costureira eu não consigo ser rápida na costura como eu era é muito difícil
Muito triste vc fica sem lugar no mundo ninguem suporta ficar perto.de vc.nao dormia ficava grog.nada estava bom realmente é o inferno em vida .na época nao me deram quetiapina só melhorei na clinica com Litio na terceira e último internação tomei muito remédio errado haldol tegretol diazpan imipramina colropomazina neozine. Acho que tinha que pasar por isso. Até o PQ.professor das Clínicas deu diagnóstico errado. É fiquei.na Fundação Espírita Américo Bairral. Sou espirita.
Eu já não sei mais o que tenho. Passei por tantos psiquiatras, sacolas de remédios, e só pioro. Faz 10 anos que só durmo com medicação. Só penso no passado que foi bom. Não faço planos, não sonho.....Estou vivendo no automático. Aí,veio a tireoide para piorar. Procuro ficar em. Casa, e não faço questão de visitas. Para os outros estou sempre sorrindo, ajudando e dizendo que estou ótima . Moro sozinha. Bate tristeza o dia todo. Já perdi 18 quilos. Eu busco me manter forte. Abraços
Minha querida, se apegue a Palavra de Jesus, construa um verdadeiro relacionamento com Ele, Ele é amigo, está sempre disposto a receber a todos nós junto do carregamento de problemas que temos na vida ! Desejo intensa melhoras na sua vida ❤
Meu filho tem 5 anos e estamos suspeitando de bipolaridade. A genitora (é nosso filho por adoção) tinha bipolaridade e a avó biológica tb…meu filho vive muito irritado e quando ele enfrenta alguma negativa é como se dissesse pra ele que vai matar a família dele, ele reage desproporcionalmente, com raiva/odio extremos, parece sempre infeliz e raivoso, quando passa a crise ele chora muito desesperado e com muita culpa, tem o hábito de se balançar quando está com sono ou com raiva, na escola quando fica bravo bate nos amigos, bate/joga objetos no chão, soca a mesa, grita com a professora, outro dia jogou todos os brinquedos da estante no chão…quando está “normal” é uma criança carinhosa e doce, se transforma…como é muito pequeno a psiquiatra não pode fechar diagnóstico mas já está tratando com estabilizadores de humor e remédio pra ansiedade…é um enorme sofrimento para ele e para a nossa família…estou vendo vídeos pra aprender mais sobre o transtorno e pelo que foi falado meu filho tem muito a “mania mista”
No meu caso tenho muita insonia, pensamento acelerado, tomo rivotril e depakote. No outro dia nao fico energética nao. Fico com sono, nao consigo fluir no trabalho.
O ruim é saber que a sociedade é polarizada para uma felicidade de fetiche; e, o que sai da curva desse gozo, é o suficiente para receber o apontamento da marginalidade
Depois que fui diagnosticada é uma das primeiras vezes que vejo algo tão coerente e que realmente seja totalmente compatível com os meus sintomas e características e quem realmente eu sou.
No meu caso fico agressivo, pronto pra brigar com o mundo, perco o medo de enfrentar qualquer coisa, agitado e ansioso. Depois do tratamento que venho fazendo melhorei muito, estou bem mais tranquilo, mas não tenho energia pra nada, não dá vontade nem de levantar da cama, fiquei apático e sem motivação pra nada, difícil.
Ele é brilhante! Descreve perfeitamente. A parte da depressão agitada é a pior... Ele fala de forma perfeita! A nossa vontade é tirar a própria vida de fato. Pq sofremos mt nesse período! De fato, é um inferno.
Desse jeito mesmo. Eu tenho diagnóstico de Depressão Bipolar. Não sei se seria a Depressão mista, pois alguns médicos mudas a nomenclatura de alguns tipos de bipolaride. O médico descreveu exatamente o que eu sinto, não tenho depressão chorosa, fico deprimida, o apetite muda, daí emagreço bastante e depois vem o período da mania, irritabilidade. O mais difícil foi aceitar o diagnóstico e me reconhecer nos sintomas. Por quê ninguém quer ser doente, é uma condição de saúde mental com mudanças emocionais e psicológicas muito intensas.
Eu tive alguns episódios de depressão mista e quando vc descreveu o inferno na terra é basicamente isso, as piores coisas que fiz na vida, drogas, brigas, processos, foram tudo nessas épocas, que até então diziam que eu era boderline, tomando só anti depressivos, e tentando controlar tudo com terapia cognitiva. Só quando passei a tomar estabilizador que tudo ficou bem, e hoje agradeço a Deus por ter sobrevivido a essa época, não sei como eu sobrevivi.
Minha mãe foi diagnosticada bipolar e tem isso desde moça e sempre foi tratada com bicarbonato de lítio... as crises sempre foi ou euforia ou tristeza intensa...qndo está em quadro de estabilidade com o lítio ainda assim calma porém mais deprimida contida.
Sou bipolar misto . Tenho episódio de vingança ,brigo no trânsito . Sou tranquilo mais se me tirar do sério que e super fácil fico extremamente nervosa.Não consigo nem trabalhar pq as vezes aguentamos coisas no trabalho e não sei responder por mim
O melhor médico....12 anos na luta pesquisando sobre o assunto.descobri meu problema com esse grande dr. Amigos pode estudar tudo o q ele fala. GRATIDAO ETERNA
Esta explicação é maravilhosa sou fã da saúde mental e vejo a dificuldade das entenderem a diferença entre a personalidade do paciente e a doença os profissionais muitas vezes culpam o paciente de não querer melhorar por falta de conhecimento, esse conhecimento que envolve respeito pelo próximo 😅
Me achei por aqui... tenho o Transtorno Bipolar e tive a primeira crise aos 20 anos...falavam em "ansiedade" mas na verdade é exatamente a depressão agitada. Me.encaixei totalmente na explicação. Tive inúmeros episódios. Na fase depressiva eu sempre aceito bem o tratamento, mas qdo entro na mania é fase que acho que tenho super poderes, fico extremamente acelerada e criativa reluto em tomar os medicamentos. Anos na luta com altos e baixos. Observaçao importante tenho vários casos na minha família, 2 tios paternos.
Verdade ! O inferno existe na mente como o Dr falou...é como se do meu lado tem uma pessoa vivendo o Paraíso na terra e vc do lado vivendo o inferno . Eu ja fui do Paraíso ao inferno e do inferno ao Paraíso...hoje estou na terra e feliz até o momento estabilizado primeiramente com Deus, família. Medicina e amigos.
Descobri ontem transtorno bipolar, estou tão triste, minhas madrugadas são horríveis mesmo, fico mais irritada do que triste mesmo. Deus me ajude por favor .😢😢
Sinto muita irritação. Fica complicado conviver comigo. Me fecho no quarto e não quero conversar com ninguém. Faço tudo rápido. Pensamento acelerado. Mania mista.
Às vezes temos que ensinar a nossa mente a pensar. Prestar atenção nos pensamentos que temos, reconhecer certos padrões e repetições e assim poderemos bloquear e controlar, muitas vezes sem tantos medicamentos fortes e perigosos.
Estou na fase da depressão que não tenho interesse em nada... Venho de um pós acidente de trânsito, tce difuso nível médio... Um turbilhão de situações... E o mundo corporativo no que trabalho... Não compreende minhas necessidades... Conclusão, realmente é um inferno na terra. O tratamento medicamentoso foi dado início recente, devido a recuperação do acidente... Realmente é preciso e importante a rede de apoio. Porque é desesperador viver assim.
Depois de 3 diagnósticos com médicos diferentes eu ainda duvidava la no fundo. Mas esse video me fez ter certeza 😂 uma pena eu ser contra indicada ao litio, a lamotrigina ter me causado reação alergica.... mas estou na luta e de fato conhecer o porquê dos meus comportamentos me ajudou MUITO.
Meu Deus até que enfim tô compreendo meu problema! Me trato no CAPS desde 2007 e não tenho melhora. No presente momento estou quase enlouquecendo! Estou agitada e triste, meu celebro não pará e não consigo dormir. Estou estafada meu corpo está acelerado. Mas mesmo assim vou pra academia e danço...mas depois fico muito mal
Graças a Deus, hoje temos muita informação que pode nos ajudar, o que me ajuda muito é ter o conhecimento das minhas emoções, haja força, dá para escrever um livro. Obrigado Dr, o senhor está ajudando a salvar muitas vidas 🙏
Geralmente minhas crises depressivas são de falta de energia ou um tipo de tristeza e melancolia tempestivos, com uma revolta. Já tive momentos de ir no meio do mato com chuva a noite pq me sentia bem naquele ambiente (???). Na hipomania eu tenho mt impulsividade, libido sobe demais, ânimo, pensamento rápido e impaciente, ativação noturna, hiperfoco em atividades direcionadas, agressividade. Acredito que o stress é o que mais me da gatilho pra esses desajustes.
@@sandraluciasouzaesilva2721 é porque eu não tomava quetiapina, os médicos davam só antidepressivos e remédio para o pânico.Agora graça a Deus A médica está passando o remédio certo pra bipolaridade...
Dr Renato,estou na fase depressão a mais grave até hoje...antes não dormia nada,agora estou dormindo muito,engordei muito.Muito irritada,não consigo ficar perto de ninguém,libido não existe. Não consigo trabalhar. Não sinto tristeza,nem nada é como se eu,não tivesse sentimentos. Me sinto culpada e cada vez mais pensamentos suicid@s,cada vez mais próxima.
Já ouvi o Dr dizer que tem remédio que estabiliza esses pensamentos suicidas. O Lítio é muito usado, porém tem que ser um bom médico porque precisa dosar no sangue o Lítio porque pode ter agravamentos.
Waldiney Mariano parabéns!😊é assim mesmo encarar o desafio,levar a serio o tratamento e nada de preconceito,sao pessoas normais,inteligentes ,e.capazes de desenvolver qualquer tipo de trabalho.
Se ela faz tratamento a anos e não tem resultado, deve trocar de médico, deve ser trocado medicamentos. Procure fazer acupuntura.... Ou outras integrativas.
A psiquiatra disse que nâo sou Bipolar porém tenho tantas mudanças de humor e sofro muito com isso, na melhor hora eu fico mal humorada e não consigo controlar por mais que eu tente. É muito difícil para as pessoas que convivem comigo, me sinto muito culpada por não poder controlar.
Não consigo mais trabalhar regularmente há anos...achei como solução trabalho voluntário uma vez por semana como recepcionista e percebi que quando estou em mania cheia de energia é um sacrifício me conter,falto carregar a pessoa no colo e até tremo para me controlar....respiro e ainda consigo me mostrar equilibrada,mas não paro quieta.
Te entendo vivo isso tbm, não me enquadro no trabalho em equipe , fui trabalhar autônomo e me ajudou, más tem dias que são bem difíceis, e não trato com remédio algum más atividade física me ajuda muito
Há seis meses namoro uma pessoa que tem transtorno bipolar, assistindo o video consegui identificar a fase mista. ele faz uso de litio, faz alguns anos, mas vive numa montanha russa de emoções. Sempre assisto os videos de Dr. Renato, o que me dá um norte pra seguir em frente.
Doutor tenho o transtorno bipolar desde dos 18 anos. Hoje tenho 49 anos e meu quadro não está estável. Tenho ido ao Psiquiatra e tomo medicação. E meu humor tem osilado bastante. Entre dois e três meses estou em depressão. Tomo estatizador de humor lítio e Depakote, quetiapina, sertralina e bromazepan. Tenho acompanhado seus vídeo e já aprendi muita coisa que eu não sabia. Mas depois de tudo que relatei porque meu quadro não estabiliza. Tenho sofrido muito todo esse tempo. Já não aguento mais. Queria poder consultar com o Doutor.
Dr. Renato, boa noite. Tenho familiares com bipolaridade e observei ao longo da vida, também, meio profissional e social que tem pessoas que são agressivas demais e disfarçam com muita simpatia, muita manipulação atraindo pessoas imaturas tanto quanto. E o principal é que NAO PODEM SER CONTRARIADAS...Aí cai a máscara! Gritos, ameças são frequentes. Sou idosa, Doutor, e como disse tenho familiares assim e convívio diário com vizinha que passa todo o dia provocando confusões. Essa observação está coerente?? Por que o que fiz na vida foi me afastar da família, pois sempre fui diferente. Tenho depressão somente e estudo neurociências, filosofia clássica e espiritual. O que me afastou de pensamentos negativos e identificando minhas emoções. Isso me mantém viva, pois busco ser útil no dia a dia, apesar de fugir do convívio social, pois há muito desequilíbrio e não vou me expor. Não há necessidade.
Amei a proposta! Porque a meditação me ajudou a me perceber enquanto ansiosa, nervosa, estressada e regular isso. Mas nunca tinha pensado na felicidade. Eu percebo que eu tenho dificuldade de me sentir feliz, com medo de que a qualquer momento algo de ruim vá acontecer e eu não vou estar preparada. Vou começar a praticar!
Percebi a doença nessa fase de depressão agitada. Chorava andando na rua. O pior é ser crente e conversar sobre esses sintomas com os irmãos...nunca façam isso. Pouquíssimas pessoas entendem a bipolaridade. Sou chamada de doida até pela minha mãe. Mas estou há 1 ano em tratamento e pelas orientações do dr.Renato, estou viva! Obrigada pela nova vida!
Não somos doidas temos um transtorno, não liga para as pessoas que tem a mente fechada, contínua seu tratamento para ficar estável...Boa sorte que Deus nós abençoe!
Pior é quando te estimulam a tirar remédios.
Eles não sabem o q a gente sofre depois .
Crente é uma raça atrasada e ditadora. Se fosse há 200 anos atrás, provavelmente eu, você e todos os bipolares e esquizofrênicos seríamos submetidos aos exorcismos mais brutais possíveis no intuito de expulsar o tal do demônio. Viva a medicina! E que bom que nascemos numa época onde sabemos o nome do que temos e termos acessos a drogas que tornam nossa vida a mais confortável possível.
👏👏👏👏👏
Depois do conhecimento médico constatado pela psiquiatria também passei a ser taxado de louco. Alguns tomam um comportamento de bom tratamento forçado, comigo e em alguns momentos logo dizem que sou louco. O porém, fora duas psicoses que tive num passado recente sendo o ápice até então, alguns até afastaram-se de mim ao saber de tal coisas. O pior é ouvir dos famíliares, mas entendo o motivo de exaltação. Sou desleixado com os remédios por achar estar no meu melhor enquanto fico três dias sem dormir e desligo por 8 horas no máximo. Durou um mês praticamente, faz pouco tempo que retomei com os remédios e estou estável, mas ando depressivo da forma citada no vídeo. Depressão agitada como o doutor falou. Não nego neste momento enquanto comento a minha euforia é maravilhosa em respeito a sentir-se bem, mas não é nada benéfico. Tudo de bem aos amiguinhos "loucos" como dizem os próximos ou distantes que sabem do nosso quadro. Tudo de bem , dnv e dnv!
Tenho transtorno bipolar, porém, desisti de tentar explicar qualquer coisa a alguém. Não adianta. Uns não entendem porque é realmente complexo, outros porque não querem. Mas só quem é bipolar sabe das dificuldades que enfrentamos.
Verdade 😏😔
Vdd. Já cansei tbm de explicar.
Bom quando a pessoa se vê no que outros dizem e aceitar o diagnostico
Pior quem por mais de 30 anos não consegue se ver como bipolar
Mesmo com diagnóstico
Parou o tratamento 😢
Conviver com essa pessoa deixa a gente doente
Eu também. Viva eu e quem me entende. E meus bichos. 😉. Diagnóstico aceito, tratamento sendo feito. A rotulação continua, mas não é problema meu. E sim, continuo animando os ambientes com família e amigos🥳🤗🐕🐈⬛🌺🥊🎶🎸
Vdd. Não é fácil, e dificilmente somos entendidos e ainda somos julgados demais.
Fui diagnosticado com transtorno bipolar e percebi que é bem mais complicado de entender os quadros de euforia e mania ao longo do tempo. Fiz tratamento durante dois anos, passei por muitos problemas, em fases de mania, que chegaram a quase me tirar a vida. No entanto, após um tratamento que, por incrível que pareça, o estado oferece gratuitamente, consegui entender as formas mais efetivas de me controlar. Eu era muito aficionado em tecnologia e, desde criança, craiva instrumentos baseados em ferramentas que já existiam, montava pequenos aviões de caça tal qual o f15 eagle, que fiz com cartolina, um motor elétrico pequeno, alguns fios elétrico que recuperei de sucatas de eletrônicos velhos e o fiz voar. Meu pai e minha mãe, ao virem isso, contrataram um curso de desenho técnico pra eu fazer e gastar minhas energias pois, quando eu não estava animado com minhas invenções, vivia brigando com tudo e com todos ao meu redor. Acho muito importante o diagnóstico, o mais precoce possível dessa disfunção e o cuidado com a pessoa acometida por ela. E, tem mais: hoje, com 49 anos estou no último ano de engenharia de computação, desenvolvendo vários projetos, tal como um helicóptero híbrido ( que funciona à combustão e elétrico), uma célula combustível (que usa etanol e não hidrogenio), e passei na primeira turma, no vestibular de uma universidade estadual. Digo tudo isso para informar que não somos menos capacitados que outras pessoas que se dizem normais, más sim pra mostrar que, com o tratamento correto, não precisamos temer o futuro e os desafios que a vida nos poderá trazer. Ótimo vídeo e obrigado pelos esclarecimentos.
Meu pai tá a 20 anos com bipolaridade.mas tranquilidade faz faculdade, o dr Renato silva nos ajudou a conhecer melhor o problema. Grata.
Pode me falar como você procurou e conseguiu o tratamento pelo estado? Me identifico com vários dos sintomas, mas não tenho nenhum acompanhamento para tentar descobrir se é mesmo.
Parabéns pela história e por compartilhar conosco
Parabéns pela superação e por seu português, escreve de forma excelente!!
Que legal o q vc escreveu, muito bom compartilhar conosco!
Pra mim esse cara já pode ser considerado um dos se não o melhor médico de psiquiatria do brasil
Tudo pela internet. Massa.
Gratidão Dr por compartilhar seus conhecimentos excelentes 👏👏👏
de transtorno bipolar com certeza
Concordo plenamente! Gratidão!
Sim,ele é o melhor.
A melhor coisa é não falar disso com ninguem que nao conhecemos bem, pois alem de não nos ajudar em nada, ainda usam isso a favor deles.
Como?
É verdade. Só buscar ajuda profissional bom . Mas nem sempre compriedem
O preconceito e grande... nao tenho historico de agressao em 17 anos... ( Personalidade e ambiente calmo
..) em um desentedimento simples, houve ameaca fisica, reagi e tem partes da familia q me acusaram de agressao, pq tentei me defender... Fica dificil pq quem tem o diagnostico sou eu... As pessoas criam pre-conceitos da doenca... e em minutos esquecem sua personalidade e quem vc foi na durante quase 50 anos... Da medo do futuro!
@@fatumiassuncao6372 pois é. Eu tô bem chateado com esse diagnóstico porque agora tudo faz sentido. Deveria ter algum grupo de pessoas borderline para poder conversar
@@fatumiassuncao6372infelizmente o errado sempre é a gente
Dr.o governo tem que colocar urgente uma renda pra pessoas assim, não uma aposentadoria ainda..mas uma ajuda.Pessoas nesse estado muitas vezes não conseguem trabalhar!
Eu tenho um grande dificuldade e olha que eu me entrego no que fasso
Os doutor definiu bem essa fase mista, "é um inferno na terra", é um inferno dentro da própria cabeça.
Katielly é verdade! É insuportável
Só quem teve sabe o que é! É desesperador!!!
@@crishadi4805 você não tem mais?
como vc tratou esssa fase?
To c tudo p baixo,sentimento e pensamento baixos😢
Descobri minha bipolaridade recentemente, aos 32 anos de idade após um período de mania pura onde fiz várias coisas sem pensar, super otimista e com muita disposição e pensamentos positivos, porém totalmente inconsequente e fora da realidade, fazendo um monte de dívidas que me arrependo amargamente, afinal a fase da mania passou e agora estou na depressão e as dívidas me engolindo. Fiz reforma que não precisava, várias tatuagens, inventei de fazer uma mesa de aquário de peixes que me custou um rim, várias roupas que nem uso, etc. Fico pensando, não sei se já tem, mas se não tiver deveria ter alguma lei que nos protegesse nesse sentido, tipo poder reverter alguns atos impensados que fazemos quando estamos na mania. Afinal nosso psicológico não está no perfeito juízo nesses momentos. Eu mesma fiz vários empréstimos que não estou conseguindo pagar e já torrei a grana com besteira. Até meu carro eu vendi para pagar parte do rombo financeiro e mesmo assim não adiantou. Agora estou a pé e cheia de dívidas que já virou uma bola de neve e não consigo mais reverter a situação 😔 muito triste e desgastante. Vou levar anos pra ajeitar o financeiro que em poucos meses de mania foi o suficiente pra atrasar minha vida financeira em anos. Me sinto andando pra trás. Realmente muito triste. Me sinto totalmente desamparada. Alguém sabe se existe algum grupo de apoio a pessoas bipolares? Tipo um AA só que de bipolares? Acho que me ajudaria conversar a respeito com pessoas que passam pela mesma situação, afinal minha família e amigos acham que estou exagerando e que só agi sem pensar. Mas eu sei que não é, sei que se eu estivesse no meu estado normal jamais teria feito tantas coisas inconsequentes
Procure os grupos da Abrata. Ajuda muito!
Eu entendo vc , doença faz tanta dívida misericórdia,no normal vc nunca faria, misericórdia
Sou bipolar. TB sou tachada de louca, até pela família. Descobri agora que TB tenho síndrome de Borderline. Sou acompanhada por psiquiatra e psicólogo. Confesso que a psicologia não ajudou em nada. Já passei por mais de 10 psicólogos. É muito cansativo. Tenho horror em não conseguir dormir. Meu casamento acabou. Família. Sou a louca. 10 internações em hospital psiquiátrico.
boa noite! O dr. Renato tem um curso que se chama voo bipolar. e tem face fechado para os alunos, parentes de bipolares e bipolares. é super joia! e há muito aprendizado / aulas, sobre tudo que se trata de bipolaridade.
Olá! Me chamo Welson Menezes. Também sou bipolar, eu sou do tipo 1. Então, primeiro procura anotar em um diário como está sendo seus dias de "humor". Segundo procura um acompanhamento psicoterápico e psiquiátrico. Terceiro, você é forte, vai conseguir superar tudo isso, vai sim... Eu sei que parece besteira, mas procura confiar a tua fé em Deus, pede perdão, recomeça. Eu sou católico apostólico romano e minha fé tem me ajudado muito. Passei sete meses em depressão profunda com surtos psicóticos e três meses em mania franca, também com surtos psicóticos. Hoje tomo sete remédio diferentes e graças à Deus e aos remédios, estou alcançando êxito junto deles. Já vai fazer uns três dias que não tenho nenhum surto psicótico. E quarto, existe um grupo sim onde muitos Bipolares e familiares de Bipolares fazem parte. Eu participava, mas como era muita mensagem,eu saí. O cara que criou esse grupo também é meu conterrâneo, alagoano. Atel. Vai no Google e pesquisa "grupo Bipolares"... Você clica e se por acaso já estiver cheio, você espera um mês ou mais e tenta novamente, alguém sempre acaba saíndo. 😉🍃🙏🏾💕❤️
Fui diagnosticada aos 39 anos...Tive que fazer um histórico da minha vida para que o psiquiatra entendesse...nem sempre é fácil. Eu era exatamente como ele definiu...nunca vivi episódio de loucura nem perdi a noção do certo/errado.
Eu mudei de casa mais de 30 vezes
Morei em 16 cidades kkkk
E hoje fui diagnosticado com bipolaridade .
Em relação ao humor ele descreveu certinho o que eu sou kkk
Já mudei muito tbmkkkk. Acho que sou bipolar mudo de humor c facilidade, irritação e e costumes nortunos kkkk
Mais de 30 vezes mesmo ou está usando metáfora?
@@chronos5457não duvido que tenha sido mais de 30 vezes mesmo. Eu mudo de casa uma vez por ano, as vezes duas vezes no ano desde 2013
@@chronos5457oi, foi mais de 30 vezes mesmo. 17 cidades e mais de 30 casas
Eu também me mudei mto, desde criança, minha mãe também tem um diagnóstico de bipolaridade, a vida q eu tive e a minha maior referência q é a minha mãe levaram eu a desenvolver isso, acho q era praticamente impossível eu não ter o transtorno
Amo a mania pq me sinto realmente viva, muito criativa, produtiva, sedutora, não tenho medo de nada porém as consequências dessa fase pode ser devastadoras pois tomamos decisões que podem ser irreversíveis e maléficas tanto para conosco como com terceiros.
Nossa vc me descreveu sou muito mais feliz na mania ,mais as consequências vem, problemas na família,no trabalho,mais na fase depressiva me sinto sozinha,quero me isolar,nao vejo graça em nada ,mais estou buscando a estabilidade,melhoras pra vc e vamos seguir o tratamento certinho!!!
Lá no fundo eu até que gosto da minha bipolaridade, pois o meu EU verdadeiro é uma pessoa amarga depressiva, triste, sem esperança.
O único coisa que eu queira era poder controlar esse doença. É como se vc tivesse um "Hulk' dentro de vc, eu Aparti de agora vou tentar domar esse fera dento de min não tentar apagar ela.
@@lucianatoledo5570 melhora com o uso do estabilidade de humor
@@cocorosaa faça tratamento com psiquiatra. Os medicamentos vão te ajudar a equilibrar essa energia de forma que vc seja produtiva sem causar prejuízos a si e aos que estão ao seu redor. Se cuida😘
Amar a mania é amar uma ilusão, um sonho.
Eu não consigo ter equilíbrio emocional,eu chego a me desesperar e desejar da um fim nisso tudo
É impressionante como esse médico entra no cerne da questão, entra na "alma" das pessoas.
Eu fui procurar ajuda depois de largar as faculdades várias vezes e voltar e ver que perdi meu emprego dos sonhos que eu estava porque fiquei depressiva e quis sair, basicamente não tenho nada porque não consigo manter o humor e quando fico mal fugo de tudo e sempre achei que era ansiedade desde a adolescência, agora comecei o tratamento espero melhorar
E foi bipolaridade?
Vc vai conseguir querida.
Se eu consegui, tendo uma mãe altamente narcisista e persecutória p atrapalhar e crente...
Vc consegue também.
Graças a medicina existem tratamento p isso.
Melhorei muito fazendo exercícios, ajuda a controlar e a dormir melhor.
Espero ter sido útil p vc, que vc veja isso e sinta uma boa esperança
Eu tenho o pior tipo.
E comecei a me tratar bem tarde e deu certo.
Em nome de Jesus. Não pare o tratamento...E faça exercícios físicos, e não coma produto/ alimentação industrializada...E tire açúcar de sua vida.....sou mãe de um bipolar....E muito triste e complicado. Mas Deusnos sustenta....
@@julianadossantos8217 ...Meu filho tbm tem o pior tipo de bipolaridade....mas Deus nos fortalece Ju
Muito difícil conviver com pessoa bipolar. Tem que ser forte e/ou amar muito pra conseguir aguentar.
Meu irmão é bipolar diagnosticado, amo muito ele... mas ele respeita demais o tratamento. Ele sabe da sua limitação e segue em tratamento constante. Não sinto essa dificuldade extrema, em 20 anos teve apenas 2 episódios de mania...
Fácil não é, mas tem como contornar...
Só é difícil para pessoas difíceis. Minha relação com meus ex eram uma merda, por mim? Não. Por eles. O atual tem um relacionamento completamente estável, saudável, feliz, harmônico. Sempre tomei remédios, desde a primeira crise quando estava solteira. Minha família é extremamente tóxica. Minha irmã não é bipolar e sofre. Muito fácil colocar a culpa dos seus erros num bipolar, afinal ele é vulnerável. Nenhum bipolar merece ficar sem tratamento e conviver com gente tóxica...
Quantidade de boy lixo que eu tive que me falou isso e ainda por cima dizia que eu nunca ia encontrar alguém que me aturasse, bando de machista, folgado, bando de imprestável. Estou há 6 anos muito bem, feliz, satisfeita, com um verdadeiro companheiro ao meu lado. Homem de fibra, nem nunca sentiu ou reclamou dos meus humores. Só me trás felicidade.
@@marciaoliveira4578encontrei conforto em suas palavras 🙏.
Meu ex me largou a um mês atrás alegando que não aguentava mais " meu transtorno", bipolar misto que se agravou esse ano devido ao falecimento de minha mãe. Esse cara batia na tecla, até mesmo com meu psiquiatra que sou border, devido ao fato de duas mutilações sendo que desde 2010 eu recebi cid de bipolar. Cansada desse mundo hipócrita e pré conceituoso onde um cara que dizia nunca me abandonar em questão da doença o fez de forma sem humanidade e respeito pois no mesmo dia eu tinha uma consulta médica em um hospital Oncologista. O ajudei no que pude mesmo na fase do luto, a mãe e ele viviam me agradecendo. Me largou e foi pra rua encher a cara sendo que faz acompanhamento por causa do TOC e a mãe dele me disse por duas vezes que ele sofre também de esquizofrenia, ele sempre negou .Outros médicos já o haviam proibido de ingerir bebida alcoólica, no tempo em que ficou comigo fomos em vários profissionais e por desleixo do fulano, falta de cuidados com si, acarretou até problema no fígado. Umas 3 semanas após um término um conhecido em comum me revelou que o ex se internou numa casa de dependentes (álcool e cigarro neste caso)
Até hoje vivo num turbilhão de pensamentos as vezes: será que fui tão merd4 assim? Será um livramento? Será que ele até queria de fato queria o relacionamento como falava mas por ter tantos problemas como eu, inclusive psicológicos, não foi forte o suficiente!?! Quero logo que essa fase termine e ter minha paz mental de volta e o mínimo de auto estima 🙏✨🤍
@@marciaoliveira4578 vc tá certa,hj vivo bem com meu marido, mesmo com tab
Sou cristã e tive o diagnóstico agora com 42 anos. Sempre tive problemas de relacionamento ser antissocial e nao sabia como lidar me achava culpada por tudo isso. Crente e com dificuldade de relacionar. Aprendendo a me conhecer agora, descobrir quem eu sou...para isso conversei com o pastor e lideres e estou indo apenas quando estou me sentindo bem na igreja. A fé em Deus permanece, mas o relacionamento com pessoas que nao vão me entender... Tô evitando.
Procure bons profissionais eles podem ajudar,eu melhorei muito, é possível
Melhor coisa é ir quando der, e evitar falar com alguns "cristãos " ninguém entende e ainda te julgam. Se cuida
Deus vai te direcionar! Continue buscando a Ele acima de tudo e o Senhor vai te mostrar o caminho. 🙏
A paz de Deus irmã, você vai ficar bem uma hora.
É a primeira vez que vejo um psiquiatra entender e descrever exatamente como nos sentimos ....fiquei emocionada aqui...tenho 44 anos a o transtorno bipolar apareceu aos 8 anos de idade...sofri muito ate achar medicamentos eficazes foram muitos anos sem medicacao pois na epoca não se passava remedios para criancas e ainda se sabia pouco sobre o assunto...sofri demais e minha familia também é como ele disse o inferno na terra...😢
Posso conversar com vc a respeito? Meu marido tem 42 anos e acho que ele é bipolar
Eles são foda
Nossa aos 8 anos .... vc deveria nao entender o minimo.. Sinto muito!
Ass. Gotinha
Meu pai também sofreu muito. Sem diagnóstico, sem tratamento adequado 😢😢😢
TENHO TRANSTORNO BIPOLAR! TOMO CARBOLLITIUM! CONTROLADO! UM POR DIA , A CADA 60 DIAS, VOU AO PSIQUIATRA! EQUILÍBRIO EMOCIONAL! TOLERÂNCIA! PACIÊNCIA
Nos primeiros anos já com o diagnóstico transtorno bipolar, eu não acreditava muito e deixava de tomar medicação, tive muitas recaídas, passei a tomar remédios corretamente, e fazer consultas também com psicóloga além da psiquiatra, foi um passo importante que está me ajudando muito, fazem 12 anos que não tenho nenhum episódio da doença, com esforço aprendi evitar momentos pessoais que me abala o emocional, se conhecendo melhor da pra controlar essa doença.
Eu sou bipolar tipo 2,e estou sem acompanhamento psiquiátrico,só tô no antidepressivo (sertralina).Dr o senhor realmente sabe o que esta falando,hoje eu já estou tão acabada que não vivo só sobrevivo graças ao meu único amigo,filho,cuidador,lindo PERFEITO só não me entrego por causa do meu filho que é tudo pra mim,sou mãe solo,e tenho outras doenças.Filho a mamãe ama vc,feliz aniversário hoje 06/03/24 meu amor 21 anos.❤ Agora são 00:00🎉🙏
Não adianta somente tomar Serra. O tratamento deve ser acompanhado de Carbolitium.
Moça por favor va em busca de um tratamento, o sertralina pode mascarar o tratamento, falo por experiência própria. Tem vídeos do doutor Renato explicando tbm
Eu tomo esse remedio
@esterelisabetekuhnnem todos pode toma o litiogoldschm4326
Fala com seu psiquiatra pra ver a possibilidade de usar um regulador de humor
Meu Deus quanto sofrimento, o pensamento acelerado, e sem energia física! Angustia, aflição! É verdade o desejo de acabar com a agonia é grande!
Parabéns, doutor é o primeiro médico que trata a bipolaridade como uma doença grave....👏👏👏👏👏👏
Meu maior problema é a impulsividade , fazer e dizer coisas sem pensar e depois me arrepender , pior é quando não dar p voltar atrás e ter prejuizos emocionais e financeiros. Em relação ao emprego sempre durei bastante e casas tambem , só mudei por motivos de outros não eu mesmo . Me acomodo na mesmice não cnsgo lidar com mudanças , nem móveis gosto de mudar de local .
O pior é quando tu é forçado a se mudar, mais especificamente quando se tem um boteco do lado da sua casa! Aí é ruim demais!
Tenho transtorno bipolar mais pro lado da mania, me sinto feliz e energética, consigo fazer tudo e ser funcional, durmo bem, acordo bem, me alimento direitinho, faço academia e descobri uma nova paixao que é a corrida ❤
Eu fui diagnosticada com bipolaridade faz 4 anos mas eu nunca tinha visto um vídeo que tivesse me feito entender tanto, porque as pessoas ao meu redor falavam "você não é bipolar, você nunca ta no extremo de felicidade". Mas esse misto explicado eu vivencio bastante. Obrigada pelo conteúdo 👏🏻
Fui diagnosticado há 6 meses e estou com Lítio desde então. Comento com a minha psiquiatra que não sei lidar e ainda estou aprendendo a "estar bem" ou estar estável, já que durante toda minha vida, desde o meu primeiro episódio de depressão aos 9 anos (e sendo mal diagnosticado) sempre vivi no caos. Foram quase 20 anos de sofrimento até finalmente encontrar meu diagnóstico e poder viver. Agradeço demais a minha psiquiatra que finalmente me olhou como um todo e não somente a situação atual e descobriu minha doença real.
Oi você sentiu diferença no seu peso tomando ele? Comecei a tomar há 2 dias e tô com medo de engordar muito 😢
@@amandaaurora8816 no peso diretamente não, mas você acaba retendo um pouco mais de líquido. Evita alimentos e bebidas muito ricos em sódio e bebe muita muita água. Se puder fazer exercícios, melhor ainda.
Não é nada fácil viver perdido dentro da própria cabeça, não tem onde se esconder para descansar, estou exausto, mais não jogo a toalha, vamos em frente!!!
Essa depressão agitada é oque mais tenho em crises. Chorava achando que todo mundo ia me deixar. Muito difícil entenderem, até as pessoas mais abertas sobre doenças mentais acham que você tá fazendo por atenção ou falta de caráter
Dr eu uso litio ha 20 anos fui diagonisticada com bipolar com 30 anos tenho 50 anos levo uma vida normal nao espero nada de ninguem pra ser feliz aceito do jeito que sou nao tenho amigos tenho alguns colegas vivo bem com minha familia sem invadir a casa deles nem a vida deles nao gosto que invada minha casa e nem minha vida tambem respeito todo mundo e passo a maior parte do tempo sozinha faco caminhada todos dias nao bebo nao fumo como muita verdura e fruta carne umas 2 vezes por semana oro o pai nosso umas dez vezes por dia e me sinto muito bem DEUS TEM CUIDADO DE NÓS.
Vc toma esse medicamento Lítio por 20 ano é isso ?
Esse homem é de uma inteligência e clareza ímpar!
Fui diagnosticada aos 35 anos com bipolaridade, depois de um episódio misto, muito intenso que me gerou afastamento do trabalho, devido uma raiva descompensada e outros sintomas da doença. No passado fui tratada por um longo tempo, como uma simples depressão o que só piorou. Hoje faço o tratamento correto para bipolaridade. O que me ajudou e o que me torna especialista da minha própria doença é assistir os videos do Dr. Renato considero ele o maior especialista sobre o transtorno de bipolaridade do País!
Qual a medicação que vc usa? Meu irmão toma lítio e aristab.
@@ciliz100 Iniciei com o lítio faz uns 5 meses e a quetiapina em dosagem baixa para dormir. Mas sei que precisa ter paciência para o lítio fazer efeito leva mais algum tempo. O lítio foi alterado as dosagens neste tempo e a psiquiatra por enquanto quer trabalhar só com essas 2 medicações no momento, esperar um tempo pra fazer o efeito. Exige paciência neste tratamento! ♥️
É mto pesado. Uma “dor” que não passa nunca
Melhor explicação que já ouvi. Minha mãe era bipolar e a maioria das mulheres da família dela também. Conheci na pele essa doença que hoje virou um termo banalizado, minha infância inteira vi minha mãe ser internada, muitas vezes à força, não havia uso de estabilizadores de humor ( pelo menos que eu saiba, no Brasil há 40 anos atrás) ela relatava que na juventude dela recebeu diversas vezes , tratamento de choque ! Graças à Deus não desenvolvi a doença. Não foi pior, pq minha mãe era enfermeira e meu pai era médico. Hoje , meu filho mais velho é médico e pretende fazer residência em psiquiatria!
Por conta do meu pai , bipolar minha irmã quer ser psiquiatra
Sua mãe morreu?
Nossa, eu nunca assisti um vídeo sobre bipolaridade que me representasse tanto. Eu sempre falei que eu ficava ansiosa mas agora vejo que sempre foi depressão agitada. Realmente o inferno na terra, eu falo que fico sem lugar, não fico confortável em lugar nenhum. Piora muito na TPM. Agora comecei o tratamento, vamos ver
O que está tomando ??
Eu fui no Gineco e suspendemos a menstruação, minha TPM era monstra, durava até 15 dias. A psquiatra q recomendou.
A minha tbm sempre foi a depressao agitada. Só descobri assistindo os vídeos dele. Eu tbm chamava de inferno na terra.
Tô numa fase deficil dê aceitação não consigo tomar ó tal dó litios como é Ruin Eu tô nó momento misto loucura
Minha ex cunhada está sem tratamento a muitos anos,os pais são psicofobicos e narcisistas e não deixam ela se tratar.
Mas ela vive na mania,chegou a ficar seis meses sem dormir,sempre se sentindo bem.
Fez cada loucuras inacreditáveis!!!!
MUITO TRISTE.
E pq vc não ajuda Ela? Fala com a assistência social para intervir
COMO EU FAÇO ISSO?
@@LucySouza-wx3yuJá tentamos de todos os jeitos.
Ela só escuta os pais.
Uma vez eu fiquei acho q uma semana sem dormir e ngm acreditava. Minha mãe dizia q eu cochilava e tal mas ctz que não, só fechava os olhos e a cabeça derretia de pensamentos rápidos dos tipos mais variados, e medos e receios. Medo de dormir e me asfixiarem, ou medo de dormir e n acordar mais… foi uma das piores coisas q já me aconteceram
Depressão agitada = desespero, é isso aí mesmo Dr.
❤eu passo exatamente por esta situação hoje não penso em suícidio por focar na minha fé ; as 3 4hs levanto e vou ler a biblia ,escrever até as 6hs e depois saio pra caminhar até as 7 ,7:30 hs e passo o dia inteiro agitada só vou dormir as 22hs😢já tive dias de passar a noite e o dia como se estivesse ligada na tomada 220.muito dificil esta situação ,e no SUS os médicos só passam anti depressivos pra dopar a gente😢😢😢
Eu também era assim e pertenci a várias denominações religiosas e por último passei a estudar a bíblia com um povo que eu detestava as testemunhas de Jeová e pra minha surpresa foram elas que me ajudaram a encontrar as respostas as minhas perguntas que tinha em mente e que me perturbara muitíssimo então desvinculei dos demais modo de pensar e passei a simplificar a vida e a certificar daquilo que realmente é mais importante na vida passei a sentir um forte desejo de fazer o trabalho mais satisfatório que é ajudar outros em sentido espiritual e a participar no trabalho de pregação então encontrei uma verdadeira família e passo boa parte da minha vida na companhia de pessoas agradáveis a quem posso contar com ajuda em desabafar e ter bons ouvintes. Conhecer o Deus vivente cujo nome é Jeová e ter o filho dele Jesus Cristo como meu pastor foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida.
Fui passar com o medico do Sus ele tirou o estabilizador... um ano e meio ... passei minimo 4 meses com crises de desespero... ele nem deixava eu falar ou perguntar. Trocou meu diagnostico fechado e funcional de 18 anos ... O Sistema e bom, mas nao funciona to correndo atras de outro medicos... Mas alguns medicos ja devolveram o estabilizador esperabdo fazer efeito... Isso contribui pra q meu filho mudasse de comportamento e ate saisse de casa. Nao era uma Brastemp, mas por 17 anos eu vivia relativamente bem e em paz com ele .
@@fatimaaraujo1794lindo depoimento❤. Tu também tem Trastorno bipolar?
Vc toma os remédios?
Não tenho energia, sempre estou triste, desde criança sou calada e triste! Já pensei em fazer besteira.... Ninguém entende a gente... Eu só durmo com remédios desde 2009. Minha vó tarde era a de enfiar no mato.....
Não tenho vontade de interagir com ninguém! Meus neurônios não funcionam.diteeito tenho problemas no raciocínio só eu sei o que passo.😢
A questão é: o que pensar? O que não pensar? Como achar um equilíbrio no humor?
Boa noite!! Essa depressão mista é prá acabar hein!! Creio que acaba com a pessoa se não tratada corretamente, chega numa certa idade com a mente em frangalhos.Obrigada.
Fiquei 2 anos c essa depressão. Foi aí que eu fui procurar um psiquiatra. Estou com 3 meses de tratamento e minha vida já mudou muito pra melhor. O médico me disse q após seis meses sentirei uma melhora muito efetiva.
@@marcilenedamazio9719 , que bênção Marcilene, o meu marido não teve essa sorte, foi medicado tardiamente. Há solução sim, siga em frente...amém. ✋⚘
Segundo o Doutor é nessa depressão mista que mais ocorrem os casos de suicídios..
Tenho 52 anos e a minha mente está em frangalhos
Verdade,a pessoa fica muito cansada
Eu sofro de depressão bipolar pra mim é a pior doença, na cidade onde eu moro o preconceito impera depois que minha médica me disse que o que eu tinha era essa doença eu não queria acreditar porque eu já trataba de depressão aí veio esse diagnóstico fiquei péssima fui demitida por conta dos remédios que me deixa cm o raciocínio lento eu sou costureira eu não consigo ser rápida na costura como eu era é muito difícil
JÁ tive depressão agitada pedi pelo amor de Deus para ser internada.
Muito triste vc fica sem lugar no mundo ninguem suporta ficar perto.de vc.nao dormia ficava grog.nada estava bom realmente é o inferno em vida .na época nao me deram quetiapina só melhorei na clinica com Litio na terceira e último internação tomei muito remédio errado haldol tegretol diazpan imipramina colropomazina neozine.
Acho que tinha que pasar por isso. Até o PQ.professor das Clínicas deu diagnóstico errado. É fiquei.na Fundação Espírita Américo Bairral. Sou espirita.
Orei com o Missionário Davi Miranda quando ele era vivo ate hoje estou com as mesmas doenças mentais!😢 larguei a igreja pra sempre!😢
Eu já não sei mais o que tenho. Passei por tantos psiquiatras, sacolas de remédios, e só pioro. Faz 10 anos que só durmo com medicação. Só penso no passado que foi bom. Não faço planos, não sonho.....Estou vivendo no automático. Aí,veio a tireoide para piorar. Procuro ficar em. Casa, e não faço questão de visitas. Para os outros estou sempre sorrindo, ajudando e dizendo que estou ótima
. Moro sozinha. Bate tristeza o dia todo. Já perdi 18 quilos. Eu busco me manter forte. Abraços
Jesus te ama!
Também já tinha esses problemas com hipotireoidismo de Hashimoto piorou
Minha querida, se apegue a Palavra de Jesus, construa um verdadeiro relacionamento com Ele, Ele é amigo, está sempre disposto a receber a todos nós junto do carregamento de problemas que temos na vida ! Desejo intensa melhoras na sua vida ❤
Não pode chamar ninguém de doido ou doida porque as palavras tem poder
A Nutrição da maioria dos seres Humanos esta cada dia mais Carente, orientar as pessoas a Cuidarem da Saúde é caminho!
Meu filho tem 5 anos e estamos suspeitando de bipolaridade. A genitora (é nosso filho por adoção) tinha bipolaridade e a avó biológica tb…meu filho vive muito irritado e quando ele enfrenta alguma negativa é como se dissesse pra ele que vai matar a família dele, ele reage desproporcionalmente, com raiva/odio extremos, parece sempre infeliz e raivoso, quando passa a crise ele chora muito desesperado e com muita culpa, tem o hábito de se balançar quando está com sono ou com raiva, na escola quando fica bravo bate nos amigos, bate/joga objetos no chão, soca a mesa, grita com a professora, outro dia jogou todos os brinquedos da estante no chão…quando está “normal” é uma criança carinhosa e doce, se transforma…como é muito pequeno a psiquiatra não pode fechar diagnóstico mas já está tratando com estabilizadores de humor e remédio pra ansiedade…é um enorme sofrimento para ele e para a nossa família…estou vendo vídeos pra aprender mais sobre o transtorno e pelo que foi falado meu filho tem muito a “mania mista”
Será que poderia considerar também um leve grau de autismo, antigamente chamado Asperger. Falo isso porque lembrei da sua infância do meu filho
@ autismo já foi excluído, os sintomas necessários para o diagnóstico não batem
Uma amiga me falou que é bipolar. O pior que não sabia oq era isso. Agora sou amigo do conhecimento 🤝
No meu caso tenho muita insonia, pensamento acelerado, tomo rivotril e depakote. No outro dia nao fico energética nao. Fico com sono, nao consigo fluir no trabalho.
Durmo demais com qualquer remédio, já troquei vários
O ruim é saber que a sociedade é polarizada para uma felicidade de fetiche; e, o que sai da curva desse gozo, é o suficiente para receber o apontamento da marginalidade
Nossa Dr. É BEM ASSIM QUE ME SINTO.MUITO ODIO MUITA RAIVA.QUERENDO ACABAR COM TUDO!
Tmj.
Estão melhor?
Estou assim TB, tô ficando com medo de mim
Depois que fui diagnosticada é uma das primeiras vezes que vejo algo tão coerente e que realmente seja totalmente compatível com os meus sintomas e características e quem realmente eu sou.
Depois de anos usando antidepressivos, neste vídeo encontrei respostas que agora fazem sentido pra mim...
No meu caso fico agressivo, pronto pra brigar com o mundo, perco o medo de enfrentar qualquer coisa, agitado e ansioso. Depois do tratamento que venho fazendo melhorei muito, estou bem mais tranquilo, mas não tenho energia pra nada, não dá vontade nem de levantar da cama, fiquei apático e sem motivação pra nada, difícil.
Esse é o médico que mais entende a bipolaridade
Sou bipolar
Ninguém na família m entende
Isso é muito ruim....😢 quero vever só
Queria poder achar um medico assim, não aguento mais tomar remédio sem solução.
Ele é brilhante! Descreve perfeitamente. A parte da depressão agitada é a pior... Ele fala de forma perfeita! A nossa vontade é tirar a própria vida de fato. Pq sofremos mt nesse período! De fato, é um inferno.
Como é o nome desse psiquiatra?
Ele tem canal ?
Desse jeito mesmo. Eu tenho diagnóstico de Depressão Bipolar. Não sei se seria a Depressão mista, pois alguns médicos mudas a nomenclatura de alguns tipos de bipolaride. O médico descreveu exatamente o que eu sinto, não tenho depressão chorosa, fico deprimida, o apetite muda, daí emagreço bastante e depois vem o período da mania, irritabilidade. O mais difícil foi aceitar o diagnóstico e me reconhecer nos sintomas. Por quê ninguém quer ser doente, é uma condição de saúde mental com mudanças emocionais e psicológicas muito intensas.
Depressão bipolar é a depressão do transtorno bipolar(TB). Depressão unipolar é o transtorno de depressão maior (TDM)
7:26 é um inferno deitar cansado dps do trabalho, colocar sua cabeça no travesseiro e só esperar n acordar no dia seguinte
Eu tive alguns episódios de depressão mista e quando vc descreveu o inferno na terra é basicamente isso, as piores coisas que fiz na vida, drogas, brigas, processos, foram tudo nessas épocas, que até então diziam que eu era boderline, tomando só anti depressivos, e tentando controlar tudo com terapia cognitiva. Só quando passei a tomar estabilizador que tudo ficou bem, e hoje agradeço a Deus por ter sobrevivido a essa época, não sei como eu sobrevivi.
Deus ❤
Minha mãe foi diagnosticada bipolar e tem isso desde moça e sempre foi tratada com bicarbonato de lítio... as crises sempre foi ou euforia ou tristeza intensa...qndo está em quadro de estabilidade com o lítio ainda assim calma porém mais deprimida contida.
Acho que só se manifestou em mim depois dos 55 anos... Como depressão. E que venho tratando há + de 20 anos😢
Sou bipolar misto . Tenho episódio de vingança ,brigo no trânsito . Sou tranquilo mais se me tirar do sério que e super fácil fico extremamente nervosa.Não consigo nem trabalhar pq as vezes aguentamos coisas no trabalho e não sei responder por mim
Mas brigar no trânsito.todo mundp briga.
Eu não tenho energia
Doutor, INDIQUE BONS LIVROS PRA QUEM É LEIGO E BIPOLAR !
O melhor médico....12 anos na luta pesquisando sobre o assunto.descobri meu problema com esse grande dr.
Amigos pode estudar tudo o q ele fala.
GRATIDAO ETERNA
Esta explicação é maravilhosa sou fã da saúde mental e vejo a dificuldade das entenderem a diferença entre a personalidade do paciente e a doença os profissionais muitas vezes culpam o paciente de não querer melhorar por falta de conhecimento, esse conhecimento que envolve respeito pelo próximo 😅
Verdade. Este médico sabe tudo que sentimos. E sabe descrever melhor que nós.
O bipolar na fase maniaca pode fazer dívidas sem-parrar?
Concordo com essa explicação do Dr : porque a vida é cheia de altos e baixos e nem todos sabem lidar com as contradições de vida
Já dei o meu like. Pode já ir deixando o seu like aí que é pra esse conteúdo chegar pra quem precisa
Vou na psiquiatra hj,nao tenjo certeza se tenho,mas vou contsr tudo oq esta acontecendo e ver no que dá
Me achei por aqui... tenho o Transtorno Bipolar e tive a primeira crise aos 20 anos...falavam em "ansiedade" mas na verdade é exatamente a depressão agitada. Me.encaixei totalmente na explicação. Tive inúmeros episódios. Na fase depressiva eu sempre aceito bem o tratamento, mas qdo entro na mania é fase que acho que tenho super poderes, fico extremamente acelerada e criativa reluto em tomar os medicamentos. Anos na luta com altos e baixos. Observaçao importante tenho vários casos na minha família, 2 tios paternos.
Fui diagnosticada com meus 15 anos hoje tenho 39 anos e ja fui internada ja tomei tudo que foi tipo de remédio
Verdade ! O inferno existe na mente como o Dr falou...é como se do meu lado tem uma pessoa vivendo o Paraíso na terra e vc do lado vivendo o inferno . Eu ja fui do Paraíso ao inferno e do inferno ao Paraíso...hoje estou na terra e feliz até o momento estabilizado primeiramente com Deus, família. Medicina e amigos.
Descobri ontem transtorno bipolar, estou tão triste, minhas madrugadas são horríveis mesmo, fico mais irritada do que triste mesmo. Deus me ajude por favor .😢😢
Sinto muita irritação. Fica complicado conviver comigo. Me fecho no quarto e não quero conversar com ninguém. Faço tudo rápido. Pensamento acelerado. Mania mista.
qo vvc toma que melhorou ?
este, entende bem a questão da bipolaridade do humor em, parabéns! Bom saber que temos profissionais dedicados e competentes
Às vezes temos que ensinar a nossa mente a pensar. Prestar atenção nos pensamentos que temos, reconhecer certos padrões e repetições e assim poderemos bloquear e controlar, muitas vezes sem tantos medicamentos fortes e perigosos.
Difícil fazer isso quando não se tem vontade ou energia para estar vivo.... Daí entra o medicamento que vc está demonizando!
Tô fazendo isso é percebi q APP e TV me deixa ansiosa
Estou na fase da depressão que não tenho interesse em nada... Venho de um pós acidente de trânsito, tce difuso nível médio... Um turbilhão de situações... E o mundo corporativo no que trabalho... Não compreende minhas necessidades... Conclusão, realmente é um inferno na terra. O tratamento medicamentoso foi dado início recente, devido a recuperação do acidente... Realmente é preciso e importante a rede de apoio. Porque é desesperador viver assim.
Depois de 3 diagnósticos com médicos diferentes eu ainda duvidava la no fundo. Mas esse video me fez ter certeza 😂 uma pena eu ser contra indicada ao litio, a lamotrigina ter me causado reação alergica.... mas estou na luta e de fato conhecer o porquê dos meus comportamentos me ajudou MUITO.
Meu filho é pipolar e aprendi muito por aqui...obrigada.
To sofrendo muito com essa doença. Perdi quase tudo na minha vida. Pessoas , dinheiro etc. O tratamento é difícil pois da pouco efeito.
Ouvindo esses vídeos me trato como uma pessoa depressiva. Mas tenho esses sintomas que o dr está citando. Meu Deus 😲
Descreva um meio de cura , já estou farta de saber o que é, quero uma solução
Verdade, depressão agitada = inferno na terra, concordo.
Meu Deus até que enfim tô compreendo meu problema! Me trato no CAPS desde 2007 e não tenho melhora. No presente momento estou quase enlouquecendo! Estou agitada e triste, meu celebro não pará e não consigo dormir. Estou estafada meu corpo está acelerado. Mas mesmo assim vou pra academia e danço...mas depois fico muito mal
Não acredito, mesmo em tratamento no Caps não está evoluindo, oq acontece?
Espero que hoje vc esteja melhor 💜💜💜
Tome quetiapina
Graças a Deus, hoje temos muita informação que pode nos ajudar, o que me ajuda muito é ter o conhecimento das minhas emoções, haja força, dá para escrever um livro.
Obrigado Dr, o senhor está ajudando a salvar muitas vidas 🙏
Verdade, inferno na Terra. Resumiu tudo. Fiz coisas na fase mista que fico me culpando até hoje. Coisas que já passou quase 20 anos
Tenho isso tudo gente. Tenso não conseguir dormir . Vive anos de mania. Gastando muito energia para manter controle
Preciso da ajuda deste dr.antes que seja tarde demais😢
Busque o médico dos médicos Jesus. Ele te ama. Peça para orientar medicação e terapia adequada.❤❤❤❤
Geralmente minhas crises depressivas são de falta de energia ou um tipo de tristeza e melancolia tempestivos, com uma revolta. Já tive momentos de ir no meio do mato com chuva a noite pq me sentia bem naquele ambiente (???). Na hipomania eu tenho mt impulsividade, libido sobe demais, ânimo, pensamento rápido e impaciente, ativação noturna, hiperfoco em atividades direcionadas, agressividade. Acredito que o stress é o que mais me da gatilho pra esses desajustes.
Meu diagnóstico, demorou 3 anos pra médica descobrir, que tenho Bipolaridade. Nem com quetiapina não durmo a noite toda...Esse médico é excelente.
A dos de quetiapina para bipolaridade pode ser até 400 mg .
Será que a sua dose é suficiente?
@@sandraluciasouzaesilva2721 é porque eu não tomava quetiapina, os médicos davam só antidepressivos e remédio para o pânico.Agora graça a Deus A médica está passando o remédio certo pra bipolaridade...
@@jhuleao1399 oq vc toma hj q te ajudou?
Tenho sério problemas com álcool,muito me ajudou essa entrevista, obrigado
Dr Renato,estou na fase depressão a mais grave até hoje...antes não dormia nada,agora estou dormindo muito,engordei muito.Muito irritada,não consigo ficar perto de ninguém,libido não existe.
Não consigo trabalhar.
Não sinto tristeza,nem nada é como se eu,não tivesse sentimentos.
Me sinto culpada e cada vez mais pensamentos suicid@s,cada vez mais próxima.
Me descreveu
Tá fazendo tratamento?
Já ouvi o Dr dizer que tem remédio que estabiliza esses pensamentos suicidas. O Lítio é muito usado, porém tem que ser um bom médico porque precisa dosar no sangue o Lítio porque pode ter agravamentos.
Waldiney Mariano parabéns!😊é assim mesmo encarar o desafio,levar a serio o tratamento e nada de preconceito,sao pessoas normais,inteligentes ,e.capazes de desenvolver qualquer tipo de trabalho.
Eu estou só com parte ruim da bipolaridade. Pensamentos acelerados e negativos. Algumas vezes sem energia e outra com muita energia.
Duro é achar o médico que ajuda,minha mãe trata o HC a anos e continua do mesmo jeito ,e já tem diagnóstico de depressão,bipolaridade etc
Se ela faz tratamento a anos e não tem resultado, deve trocar de médico, deve ser trocado medicamentos. Procure fazer acupuntura.... Ou outras integrativas.
A psiquiatra disse que nâo sou Bipolar porém tenho tantas mudanças de humor e sofro muito com isso, na melhor hora eu fico mal humorada e não consigo controlar por mais que eu tente.
É muito difícil para as pessoas que convivem comigo, me sinto muito culpada por não poder controlar.
Não consigo mais trabalhar regularmente há anos...achei como solução trabalho voluntário uma vez por semana como recepcionista e percebi que quando estou em mania cheia de energia é um sacrifício me conter,falto carregar a pessoa no colo e até tremo para me controlar....respiro e ainda consigo me mostrar equilibrada,mas não paro quieta.
Tenho o mesmo dilema .Mas trabalho todos os dias , preciso do salário, sou mãe e chefe de família.
Te entendo vivo isso tbm, não me enquadro no trabalho em equipe , fui trabalhar autônomo e me ajudou, más tem dias que são bem difíceis, e não trato com remédio algum más atividade física me ajuda muito
@@rosangelatosato2166 vc se cuida?
Há seis meses namoro uma pessoa que tem transtorno bipolar, assistindo o video consegui identificar a fase mista. ele faz uso de litio, faz alguns anos, mas vive numa montanha russa de emoções. Sempre assisto os videos de Dr. Renato, o que me dá um norte pra seguir em frente.
Doutor tenho o transtorno bipolar desde dos 18 anos. Hoje tenho 49 anos e meu quadro não está estável. Tenho ido ao Psiquiatra e tomo medicação. E meu humor tem osilado bastante. Entre dois e três meses estou em depressão. Tomo estatizador de humor lítio e Depakote, quetiapina, sertralina e bromazepan. Tenho acompanhado seus vídeo e já aprendi muita coisa que eu não sabia.
Mas depois de tudo que relatei porque meu quadro não estabiliza. Tenho sofrido muito todo esse tempo. Já não aguento mais. Queria poder consultar com o Doutor.
Me permita sugerir que vc vá a uma igreja messiânica, receba Johrei , me ajudou muito.
@@LuanaMartins-ll7ks oração através da imposição das mãos
Dr. Renato, boa noite.
Tenho familiares com bipolaridade e observei ao longo da vida, também, meio profissional e social que tem pessoas que são agressivas demais e disfarçam com muita simpatia, muita manipulação atraindo pessoas imaturas tanto quanto. E o principal é que NAO PODEM SER CONTRARIADAS...Aí cai a máscara! Gritos, ameças são frequentes. Sou idosa, Doutor, e como disse tenho familiares assim e convívio diário com vizinha que passa todo o dia provocando confusões.
Essa observação está coerente?? Por que o que fiz na vida foi me afastar da família, pois sempre fui diferente. Tenho depressão somente e estudo neurociências, filosofia clássica e espiritual. O que me afastou de pensamentos negativos e identificando minhas emoções. Isso me mantém viva, pois busco ser útil no dia a dia, apesar de fugir do convívio social, pois há muito desequilíbrio e não vou me expor. Não há necessidade.
Amei a proposta! Porque a meditação me ajudou a me perceber enquanto ansiosa, nervosa, estressada e regular isso. Mas nunca tinha pensado na felicidade. Eu percebo que eu tenho dificuldade de me sentir feliz, com medo de que a qualquer momento algo de ruim vá acontecer e eu não vou estar preparada. Vou começar a praticar!