Se você é bipolar e se sentiu violentado por alguns comentários aqui, peço que leia o meu relato: Sou bipolar em tratamento a 4 anos, tomo meus remédios religiosamente, estudo comportamento, tento ser uma pessoa melhor todos os dias. Hoje meu psiquiatra disse que eu estou em remissão. Tenho uma vida “normal” como qualquer outra pessoa. Meus amigos me amam, minha família me ama, e meu companheiro me ama. Não desista de ser feliz por que outras pessoas se machucaram ou machucam a si mesmas. Eu mereço viver plenamente e você também. Procure tratamento, procure ser uma pessoa melhor, não se cobre tanto, ninguém é tão perfeito assim para apontar no seu rosto e dizer que você deve viver a vida sozinho. Isso é cruel.
Quando a pessoa reconhece que precisa de ajuda é uma coisa,agora quando a pessoa não aceita e rejeita o tratamento,só ouve pessoa estranhas,gosta de se relacionar-se com gente que concorde com ele,nao adianta falar nada,se você falar a pessoa se autera e fica violento,eu vivi com bipolar,quase me enlouqueci,minhas filhas foram muito afetadas pelo pai,devido á ele nao fazer o tratamento da forma que o psiquiatra indicava,foi muito sofrimento.
Eis o dilema: viver sozinho e triste ou viver acompanhado e feliz, mas fazer o outro angustiado? Por favor, não se avilte. A culpa não e do indivíduo, mas do transtorno. Sou psicóloga, venho de uma família com muitos casos de bipolaridade I (inclusive meu pai, que esta em sua 3a internação), ja me relacionei com uma pessoa bipolar e tenho, eu mesma, hipótese diagnostica de ciclotimia. Apesar do meu trabalho ser baseado em evidencias estritamente cientificas, digo aqui, pra você, que, por evidencia anedótica própria e de terceiros, vejo e vivo o tanto de sofrimento - em volume e intensidade - que a bipolaridade causa em quem a tem e em que convive com quem a tem. Na maior parte do tempo a balança não esta equilibrada, a não ser que seja pela dor, ainda mais se o paciente desiste ou nega tratamento. Então, sim, na avassaladora maioria dos casos todos - em especial os familiares - são afligidos. Fico sinceramente feliz em saber que não e o seu caso. Trabalhamos por mais histórias assim.
O tratamento de saúde mental no Brasil é muito caro. 300,00 em média a consulta e 100-150 a sessão de terapia. Pelo SUS é muito trabalhoso e não tem uma organização voltada para esse tipo de problemas de saúde mental, e sim, para alcoolismo e outras dependências químicas.
Não é uma questão de desvalorizar o profissional de saúde, mas eu ganho 18,00 a hora/aula trabalhando no Estado e com as coisas como tão é metade do meu salário. Trabalho 40 horas semanais e 20 horas são pra custear meu tratamento. E a medicação nem.sempre é veiculada pelo SUS. É complicado.
@@anacarolinafonsecadesouza820 houve um tempo que no meu tratamento os custos eram maiores, muitas vezes, que os meus rendimentos. É triste essa questão. Sem mencionar que no SUS leva três, quatro meses para ter a consulta com o psiquiatra. O acompanhamento era 0.
Não vao atrás de saber, ou sabe e não se assumi pq os familiares vai achar que você é doida, e vão ficar com medo, e se afastar e isso pra quem tem o trastorno vai sofrer mais! E vai desencadear outros coisas. É o que eu acho.
Minha esposa demorou 10 anos pra ter o diagnóstico de bipolaridade tipo 1. Durante os 7 anos que estamos juntos, muita coisa aconteceu. Diversas separações quando estava entrando em fase de mania, reatavamos sempre quando estava em estado depressivo.. algumas tentativas de suicídio, tudo muito cruel e doloroso, não só para o bipolar, mas todos os familiares e amigos que convivem com a pessoa. As crises de depressão extremamente profundas, a pessoas carrega muita culpa por conta da fase de mania, enfim, é uma doença muito cruel. Hoje, com o tratamento correto e acompanhamento psiquiátrico ela está estabilizada e conhecendo a doença, porque o paciente precisa saber o que é e se entender. É difícil, não tem cura, mas é possível estabilizar.
Estou passando por isso com meu namorado (agora ex)... terminou e foi embora de casa pela 2 vez em 6 meses... há 2 meses atrás eu comecei a desconfiar que ele é bipolar e agora, dps dessa separação, tenho certeza. Mas ele não me deixa ajudar! Me ama e eu sei disso, mas não consigo acessa-lo. Parece que falo e ele não me escuta. Me machuca mto com algumas coisas que ele fala, já me culpou por todos os problemas dele, enfim... eu não sei como ajudar. Se você puder me dar uma dica, eu agradeço :(
Minha mãe está em uma fase péssima. Ela teve uma fase de depressao muito profunda, mas agora ela está há um longo tempo extremamente agressiva, não gosta de ninguém, nem dos filhos ela gosta mais. Ela era tão doce, tão calma. Se tornou outra pessoa. Ela toma medicação mas não sei se é a ideal pra ela, já trocou várias vezes.
Estou encantada com a entrevista deste médico. Foram uns 13, 15 anos para que o diagnóstico fosse feito, e a pessoa que mais me auxiliou para que isso fosse possível foi meu marido, com quem namoro desde os 20 anos. Ele conseguiu observar meus comportamentos e, sem impaciência ou raiva ou pré-julgamento, identificou que algo não estava certo. Ele dizia você não é assim, esta não é você, você precisa de ajuda, eu quero te ajudar. Eu dizia que não era louca, não precisava de médico, de psiquiatra, de terapia... Foi num episódio de mania que ele percebeu o risco e, contra minha vontade, me levou à psiquiatra que até hoje me acompanha. Apenas há três anos contei para minha família e para alguns colegas de trabalho. Até então, apenas meu marido e minha médica sabiam. Eu tinha vergonha e eu mesma me julgava e me punia. Encarar a condição, aceitar que é uma doença e que necessita de tratamento é bastante desafiador. Perceber que a medicação necessária, que a auto-observação é fundamental e compreender que vou precisar cuidar disso até o fim da vida me permitiu encarar tudo de uma forma mais serena. Estou com 38 anos. Sou muito grata a meu marido e à minha médica.
Na família do meu pai e da minha mae tem bipolares, somos 5 irmaos...meu pai é médico, mais é daquele das antigas, quando meu irmao e minha mae começou apresentar depressão bipolar e agitação e agressividade meu pai tacou taxa preta de primeira hj eles so vivem com taxa preta, graças a Deus minha mae foi em um pisiquiata e esta resolvendo os problemas dela, demora mais ta vindo resultados, ja meu irmao nao bota fé na pisiqiatria e pisicologia, ele toma o bombonzinho dele e ta tudo bem....ja eu como sou mais novo, tive surto pisicotico e surto de mania dois dias sem dormir( maior ativação) me mandarao para um otimo pisiquiatra que ja falou que eu era bipolar... começou com litio e quetiapina, eu vacilei nos medicamentos acabei tomando bebida alcoólica e ficava sem tomar o remedio, pq estava melhorando, quando eu voltei no psiquiatra depois de 5 meses, eu tava bem loko uma depressão profunda (n tinha prazer em nada, sou queria desaparecer) eu sei que piorei foi muito meu quadro....meu medico brigou comigo, disse q se eu vacilace de novo ia ficar internado...hj tomo meus medicamentos..no inicio comecei tomar 3 QUE 25MG, LITIO 700MG E SOM EM GOTA 10 GTS...hj tomo litio 1050 mg, QU 75MG , SOM ( LAMOTRIGINA 50MG).. GRAÇAS A DEUS ESTOU MELHORANDO, foi quase um mes de tortura, chorava de medo de desespero com sintomas....hj estou me sentindo melhor nao 100% mais estou melhorando, e retonarei para meu medico para regular a dose O que eu aprendi com tudo isso::com essa doença eu tenho uma nova vida, tenho que deixar algumas coisa que eu gostava de lado e começar a gostar de outras, tenho que me adaptar com um novo estilo de (é chato concordo) mais fazer oque eu quero viver e ser feliz ( haaa mais vc nao vai ser mais feliz) Deus nos criou para nos adaptar as dificuldades da vida, nada nesse mundo é perfeito, todos os dias estamos lutando, minha luta vai essa agora e eu sei que havera outras luta alem da bipolaridade, Deus criou guerreiros e somos nós... então com tudo isso só falo uma coisa....respeitem o que seu medico mandar e aprenda a mudar seu estilo de vida.... Se Deus quiser serei pisiquiatria e ajudarei muitas pessoal com transtorno bipolar a acha o máximo do máximo da tranquilidade...quem tem bipolaridade sabe que uma hora era ela ataca se nao tiver ajuda...fica Com Deus todos vcs ....e sigam as instruções que PÁZ e umas das melhores coisas que Deus criou🙏🏼🙏🏼👍🏻🙌🏻
Olá Viviane. Muito obrigado, para mim é uma satisfação poder compartilhar conhecimento e ajudar cada vez mais pessoas. Como costumo dizer, conhecimento salva. Obrigado por acompanhar por aqui, um grande abraço!
Tenho TAB e não aguento mais viver essas fases de focar extremamente em algo e depois largar. Já parei diversas coisas pela metade e isso atrapalha muito minha vida.
Meu filho também era assim,bipolar,mal humorado,desistia de tudo,até dos relacionamentos dele, agora com 20 anos de idade,descobriu que ele tem TDAH,mas ele tá lutando viu,tá fazendo faculdade,perdeu o trabalho dele agora,porque era contrato de 2 anos,mas graças a Deus ele tá levando numa boa,só ainda não firmou com namorada,quando está numa boa,do nada ele termina.
Eu também. Tomo Quetiapina 200mg e ácido valproico… e mesmo assim tem dias que eu acordo pessima! E passo o dia inteiro pessima… tenho crises de semanas ou até meses… ja fiquei 2 anos em depressao profunda.. depois era como se eu renascece… eu sinto que renasco todo dia…. É muito ruim… e fora o convívio que é pessimo! As pessoas e nem eu mesmo me aguento….
Levo o diagnóstico de maneira tranquila, pois acredito que qto mais negativos formos + negatividade atraimos. Sou uma pessoa maravilhosa, com coração do tamanho do mundo, tenho muitos problemas sim e vivo deprimida, mas tenho uma vontade imensa de viver.
Os primeiros sinais são início da vida adulta, eu foi entre 18 e 20 anos que ficou bem evitente eu tinha crises de fúria e quebrava toda casa e quem tivesse pela frente 😢 é muito triste tudo isso @@FiliperodriguesOtaviano
eu amo muito minha mãe mas quando pequena a nossa relação era muito difícil , meu pai deixou a gente com 3 anos e ele dizia que a culpa era da minha mãe pq ela era muito chata e eu acreditava que a culpa era dela, minha mãe muda muito rápido de humor do nada ela arruma alguma coisa pra brigar, gritar e tals e logo depois ela tá rindo e depois fica triste pq brigou sem motivo e fica alternando . Quando eu era pequena eu ficava muito triste pq eu nem sempre sabia o pq eu tinha apanhado as vezes eu tinha certeza que era por nd , minha mãe já jogou panela quente na parede, já quebrou 2 mesas , vários celulares , já jogou uma colher no meu rumo sorte que eu fechei a porta do quarto rápido e o garfo ficou na porta e várias outras coisas. Quando eu completei 13 anos comecei a responder e perguntar o pq daquilo e foi quando nossa relação piorou muito pq antes eu tava calada tava ruim pra mim mas pra ela tava bom . Com 14 entrei em depressão não queria sair nem comer só dormir eu via que minha irmã que na época tinha 4 anos tinha alguém pra proteger ela e eu não tinha ninguém meu "pai" que na verdade é só dá minha irmã tava sempre lá protegia ela e meu pai verdadeiro fazia sabe lá quantos anos que nem ligava imagina ver ele . Entrei em depressão pq me sentia só. Hj tô com 18 anos e a relação com minha mãe é muito boa mas nunca consegui me acostumar com a mudança de humor e com a forma que ela quer muito uma coisa e depois nem aí , enjoa de tudo
A mãe de um amigo demorou 40 anos pra ser diagnóstica, chegou até fazer tratamento pra esquizofrenia, ela tinha picos de humor, triste demais, feliz demais, tudo em curtos espaço de tempos, até ser diagnósticada com bipolaridade, hj faz tratamento com remédios e terapia, e sobretudo quando ela tem essas mudanças bruscas de humor ela já sabe o que ela tem e o pq disso, tem consciência sobre o seu problema e controle
Minha mãe bipolar me deu essa herança. Eu so soube que era bipolar, pq fiquei bem louca😂😂😂. Com o histórico familiar a medica já diagnosticou logo. Hoje vivo muito bem com a medicação. Transformou minha vida.
Minha avó tds na família sabiam que tinha problemas mentais, mas nunca foi diagnosticado exatamente o que ela tinha. Hj qdo ouço sobre bipolaridade, lembro bastante dela. Ela começava ficando muito agitada, muito ativa, cantava, falava muito. Depois ficava calada… essas duas fases duravam alguns dias. Por último ela ficava agressiva. Era bem difícil. Fico triste em saber que ela morreu sem nunca ter feito um tratamento correto. 😞
Minha avó é assim, só que hoje entramos um medicamento que controla as crises de mania pesada, no máximo uma hipomania, mas quando começa fica fanática religiosa, dorme pouco e tem muita raiva de tudo e todos.
@@vivianekanai3079 muito difícil, toda família sobre muito, e o pior é que estou me relacionando com uma pessoa que recém foi diagnosticada e ainda não tem apoio familiar, hoje minha vó está controlada, mas estou tendo que cuidar de outra pessoa, lidar com agressividade, surtos de raiva... Só Deus kkkkk
No meu caso qdo entro em mania ao invés de gastar e falar muito ,fico com disposição intensa para brigas e obsessiva com certas coisas ,tudo parece ser um motivo enorme para brigas intensas e descontroladas ,é difícil pq qdo passa tenho vergonha do q fiz ,de não ter conseguido entender o quão absurdo foi o ocorrido , q bom esse médico esclarecer tantas coisas .
Eu sou assim tbm,fico ansiosa pra alguém procurar briga cmg pq me sinto mt forte Eu chego a delirar,acho que sei artes marciais e acabaria cm qualquer um Minha obsessão chega a ser por qualquer coisa q eu julgue bom,eu quero mais e mais,e falo o tempo todo sobre,aí algumas semanas depois eu enjoo daquilo e parto p outra obsessão...isso não é vida 😔
@@leidianerosa9091 Está na hora de se auto controlar um pouco pois isso pode acabar mal e alguém te apagar, parece estar achando normal e educada ser idiota vai se enxergar kkk!
Recebi meu diagnóstico de bipolaridade tipo 1 aos 16 anos de idade 🥲 foi muito triste pq comsegui estragar toda a minha adolescência comecei aos 10 anos c uma depressão e aos dezesseis quase me mataram por um "surto psicótico" um episódio de 30 dias seguido DE MANIA ate minha família conseguir me internar. Faz um tempo q vejo seus videos Dr, esta sendo muito bom entender um pouco mais sobre estou a 1 ano sem medicação pq engravidei, mas preciso voltar urgente n to bem!
O Dr falando me descreve totalmente, eu achava que era da minha personalidade, fui diagnosticada ano passado aos 36 anos, passei por uns 7 psiquiatras e me tratavam como depressão resistente, eles trocavam antidepressivos, me davam uma dose mais alta e eu não melhorava, lendo relatos e vendo os vídeos fico impressionada como as coisas hoje fazem sentido, eu me achava estranha porque acaba me dando uma impulsividade que é maior do que eu, me expondo em situações de risco, também tenho a parte da irritabilidade, agressividade, hiperss3xualidade, muita vontade de bebere até de usar droga, sendo que é algo que não é inerente à minha personalidade, eu não tinha consciência de nada disso, hoje eu percebo como estou doente
Eu levei 40 anos e tem gente que vai passar uma vida inteira sem diagnóstico. A psiquiatria é muito atrasada e a indústria farmacêutica dominou essa área.
Muito obrigado pelo elogio e incentivo, Dani! E continue acompanhando por aqui que toda semana colocarei no mínimo dois vídeos com várias estratégias e dicas de como melhorar os sintomas da bipolaridade. Dê uma olhada também nas playlist que criei aqui com os vídeos e LIVE sobre o assunto do transtorno bipolar th-cam.com/play/PLfBlsUYxaF-zlvzz1F8oXeh7Og3liQnqb.html
Acho que sou desde adolescente, nenhum relacionamento amoroso deu certo e desisti. O que me fez ficar estável foi a espiritualidade. Rezar o terço de Nossa Senhora todos os dias, fazer orações da fraternidade branca com a chsma violeta de Saint Germain, ho' oponopono e até ir na igreja universal. Tem muita influência de espíritos de baixa vibração no mundo neste final dos tempos, por isso tem tantas pessoas desequilibradas precisando de Deus.
É importante perceber quando tem algo de errado acontecendo com o nosso psicológico e procurar uma solução, também acho q tem uma sobrecarga espiritual com transtornos mentais junto com outros fatores, vc fez o certo buscou a Deus 🙏 se eu não tivesse buscado comunhão com Ele teria enlouquecido clamei orei jejuei e consegui ter meu equilíbrio mental de volta
Bom, estou hoje na depressão. Tentei suicídio esse fds. E estou obcecada pela área da saúde mental. Eu entro de cabeça em td relacionado a esse tema. Estava obcecada por confeitaria, faço curso profissionalizante. Já me matriculei no curso de psicologia. Realmente, não é fácil. Mais, diante da obsessão que tenho pelo assunto, já consigo identificar meus sintomas.
Estou na mesma situação que vc, eu acho que tenho bipolaridade tipo1, e não paro de pesquisar sobre o assunto, meu psiquiatra só disse que tem forte suspeita de outra doença, fora a depressão grave e antiga.
Eu sou formada em turismo e agora em psicologia... Não consigo ser nada, estou como recepcionista de consultório até eu decidir o que quero na psicologia de forma normal, pois estou sendo medicada há 1 mês e meio
Desejo esperança a todos, nunca a percam. Hoje em dia, com a medicação que tomo para ansiedade generalizada/Depressão, com as terapias que já fiz, e o desenvolvimento de uma fé firme em Deus, do entendimento do cuidado e graça que Ele nos proporciona, me sinto feliz, bem. Estou na 3a idade e, apesar de dores, cheguei até aqui e valeu,
Também estou na terceira idade… (64), grande parte da minha vida tratando depressão… fui diagnosticada com depressão mista e além do antidepressivo, minha psiquiatra passou lítio, apenas três dias usando… relutei em tomar, espero que realmente me ajude… Deus te abençoe 🙏🏽
Tem coisas da bipolaridade que se assemelham muito ao TDAH… as manias e hipomanias podem ser confundidas com os hiperfocos… a impulsividade também… gastos, pouco sono…
Sou Bipolar tipo 2...Convivo com essa doença (diagnosticada) a 13 anos, e lidar com as alterações é terrível. Nos períodos de mania, eu fico assustada, me sinto a super mulher, porém, quando caio na depressão não consigo sair da cama.
Tenho momentos que quero e vejo que preciso mudar de vida, emagrecer, crescer na fé, economizar, viajar.... Passa uns dias e tudo acaba, me entrego. Já fiz tratamento de depressão e nada. Só que na questão de dormir eu durmo bem. Como que é os seus sintomas?
É incrível como a descrição dos sintomas é o meu pai purinho. Quem tem um bipolar tipo 1 na família sabe o estrago que é... E como a informação e os avanços na questão de saúde mental nos trouxe uma direção e esperança
Agora no auge dos.meus 41 anos, faz uma semana que o médico disse que acha que sou bipolar. Estou cansada, só estou viva porque tenho Fé e sei que Deus está me segurando. Tenho uma criança na minha guarda mas Deus sabe das minhas forças ❤.
😢 saiba que tem tratamento, e nào é o fim. Vc deve se cuidar, r ao psiquiatra, e deixar avaliar. Vejo MTA gnt fuçando bem com o medicamento lítio, qdo é bem diagnosticada como bipolar. E fazer psicoterapia, q vc vai ficar bem! 🌷💞🙏🏾 Veja já relatos de quem está bem agora! Saúde e paz!❤️🙏🏾🕊️
@@edilenemarx2913 Obrigada Edilene, Deus continue nos abençoando. Deus é quem nós sustenta. Se eu não tivesse Fé em Deus, sei que não estaria mais aqui.
Meu irmão teve todos os indícios de bipolaridade, acompanhei e auxiliei dentro do que podia a psicóloga dele na época em que ele teve um "surto", de início julguei até ser esquizofrenia pelas manias persecutórias, ele começou o tratamento antes de fechar diagnóstico, mas desistiu logo em seguida, queria muito poder ajudar, mas sinto que essa parte agora cabe a ele 🥺
O estereótipo de bipolaridade é o tipo 1, então imagino que é bem mais complicado diagnosticar o tipo 2. Eu achei por anos que tinha depressão e que os dias que eu ficava "bem", super produtiva, achando que ia resolver minha vida, eram normais pra todo depressivo, mas era bipolaridade 2 :( ainda bemmmmm que eu não tenho mania
Sim! É hipomania com certeza! Tive depressão desde os 30 anos, inúmeras episódios, cada vez mais longos e sofridos. Só agora, aos 55 fui diagnosticada. Já vinha buscando informações sobre minha depressão misturada com ansiedade. Acabei descobrindo que era bipolar por causa de um “fogão” que eu havia vivido há 5 anos atrás. Na consulta em que fui diagnosticada chorei muito, porém não tive dúvidas. Desde então estou estável, só que muito irritada. Estou preocupada
@@lilacforest Tomo sim, sai de uma depressão muito sofrida que durou 06 meses. Desde então estou estável. O que tem me preocupado é a irritação, nem eu mesma me aguento .
@@lilacforest provavelmente sim! Melhorei muito desde que fui diagnosticada. Estou desconfiada de que vou deprimir novamente, pq não tenho tido vontade de fazer muita coisa. Estou com dificuldade de sair de casa tbm. Devo voltar no psiquiatra
@@helieteguedes690 Eu estou na minha terceira recaída da depressão e síndrome do Pânico. A primeira na adolescência com pânico, usei paroxetina de 10mg e passou. 6 anos depois, acordei de madrugada com crise de novo. Dessa vez, veio um pouco mais forte com sintomas depressivos de angustia e solidão. Usei paroxetina de 10mg de novo , dessa vez levou uns 6 meses pra melhorar. Na época, o médico também receitou um estabilizador de humor, usei por um tempo junto do antidepressivo. Acontece que eu acabei largando o estabilizador de humor e não voltei mais no médico psiquiatra, porque eu achei que era uma fase e ia passar, não tive orientação que é uma doença e não levei a sério Fiquei 10 anos sem nada, me acordei mal e dessa vez veio muito forte, com vários sintomas físicos de angustia, palpitação, falta de ar, dor no peito. Usei alguns antidepressivos, só faziam efeito parcialmente, foi onde descobri a hipomania/mania e batia com várias coisas vexatórias que fiz ao longo dos anos. Como não tive apoio, não levei o tratamento a sério, achei que era algo que ia passar, mas não passou. Hoje uso Escitalopram de 20mg, e foi o que mais se aproximou da melhora, mesmo que parcialmente (já usei fluoxetina, sertralina, mirtazapina, trazodona). Mas ainda tenho sintomas mistos, eu nunca levei o tratamento a sério pois achava que era algo que passava, mas dessa vez não passou. Não fui sincera com o médico com medo de ele me dopar, ele falou que sou bipolar e preciso de um estabilizador. A minha pergunta: por que isso acontece? Nenhum psicólogo e psiquiatra até hoje me explicou com firmeza e clareza sobre eu ter esses episódios recorrentes e mais fortes. Não senti um amparo profissional, mesmo sendo particular. Os outros psiquiatras me passavam essas medicações no chute e eu sofria muito com os efeitos colaterais. Não tenho apoio familiar, só me julgam e acham que é bobagem minha
Sou bipolar e me trato desde 1999 e tenho manias fui internada, tenho manias limpar tudo, comprar depois me arrependo porque não preciso de nada. Não gosto de conversar com ninguém entro em depressão. Como muito a noite tomo três tipos de medicação. Moro sozinha porque não consigo morar com ninguém pois todos se tornam uma ameaça pra mim é horrível, tenho a fazer que brigo com filhos, noras e quebrei meu cartão. Affs 😒🙄
Eu tenho uma amiga que eu acredito que ela tenha algo parecido. Eu não quero perder a amizade dela, mas tem momentos muito difíceis de aceitar algumas coisas que ela fala e faz. Com esse vídeo eu consigo entender melhor. Obrigada
Tive que me afastar do meu próprio irmão,infelismente não tem como conviver com ele.Super bravo explosivo, me coloca sempre no chão.E pela a minha própria saúde mental e tive que me afastar.Infelismente é muito triste😔😔
Eu sou assim e estou no 10 relacionamento e eu só machuco meu marido. Não sei como ele está comigo ainda, mais e bem difícil e eu tem dias que não me aguento.
Só descobri já adulta, mais desconfiavam por não estar bem o tempo todo. Dias eu amanhecia em 210 e depois baixava minha energia pra quase nada. Porei pois tenho depressao, ansiedades, insónia desde criança. Tomo fluoxetina mais não adianta, Litio, Neozine e clonazepam que quando uso parece que a depressao piora, choro o tempo todo e deixo de comer me Tranco no quarto e so bebo água.Minha sorte foi ter encontrado um médico maravilhoso que dentre tantos foi o único que descobriu só pelo meu histórico.Na mente só passa pensamentos de morte e tragédia.Ja tentei tirar a vida 3 vezes e isso não tem nada haver com fé.Obrigada doutor, o senhor diferente de muitos sabe o que nós passamos.Nao sei qual bipolar sou se 1 ou 2. Ultimamente to com pensamentos homicida.
Comigo foi diferente, MEU filho e a psiquiatra chegaram ao meu quadro clínico em 15 minutos. Eu tenho momentos tristes, e as vezes dou risada atoa. Grandiosidade nunca tive, baixo estima, sou recatada, nunca tive essas euforias, sou muito criativa, não gasto dinheiro atoa, sou econômica, NUNCA compro roupas, NUNCA quis me matar, não sou fanática, sou pé no chão, MINHA mania e limpar, NUNCA TIVE libido exacerbado, NUNCA fiquei deitada na cama por depressão. Sou falante, muitos pensamentos, TO NA menopausa, TENHO TAG, não gosto de adrenalina, TENHO ocupações de humor no dia, agora não posso ter personalidade, nao posso ficar nervosa, nada, pq eu sou bipolar, Jaja eu sou esquizofrênica, sou maníaco do parque, a médica perguntou pq nunca fui internada, eu nunca tentei contra própria vida, NUNCA ofereci perigo pro próximo, não gosto nem de fazer parcelas em cartão, médica achou q eu já tivesse sido internada.😮😮😮😮😮😮, tudo que sei, que nada sei.😢
Sou diagnosticada como bipolar, desde o início aceitei o diagnóstico e “eu” que acabei levando esse diagnóstico. Aceitar e procurar se conhecer é o primeiro passo para um diagnóstico mais rápido dos seus sintomas, logicamente que junto com o seu psiquiatra. Não me sinto menos do que ninguém, nem a mais, me sinto amada e amo. Nada de desistir das coisas importantes da vida por diagnóstico, se você se tratar você vai viver bem e sem crises.
Essa coisa da obsessão por algo e simplesmente sumir o interesse do nada, acontece demais comigo. Delírio de perseguição acontece as vezes, muito forte, parece um filme na cabeça, sempre achei q fosse só ansiedade.
Dr Renato como indicar um acompanhamento psiquiátrico para um amigo que é medico ? Ele vive em fase de mania e isso está afetando sua vida e família, contudo ele não se vê como “doente”. O que sugere?
eu lido com publico fiquei 7 anos isolada,ja lidei com pessoas com problemaas psiquiatrico,meu marido hj bebeu e encheu o saco tava dum geito comprou coisas pagou o aluguel mas bebeu de mais ceva a cair me ofendeu e dormiu acorda esquece,neste momento tem bombeiros atendendo um lugar estou ouvindo e eu penso que so minha casa tem problemas obrigada senhor por tudo
Dr Renato, seu trabalho nas redes sociais tem um valor imenso para as pessoas com esse diagnóstico, muito obrigado de coração por mostrar pro mundo o que é esse transtorno de um jeito que o mundo entenda e respeite… Isso sim é um ato de amor , Deus te abençoe 🙏🙏
Adoro a sua abordagem sobre a bipolaridade, sou bipolar tipo2, tenho 48 anos e só agora fui diagnosticada só a 2 meses. Tive que fazer 2 sessões de infusão de cetamina, para me estabilizar de uma depressão profunda refratária. E agora estou começando com o lítio, mas ainda não mexeram na medicação antiga. Mas ,tenho esperança de que estou no caminho certo. Um XÊRO 😘
Estou no limite!quase meio século capengando pela vida,meus rins não suportam mais tantas drogas que nada resolve nada,apenas me deixa mais depressiva.Doença horrorosa,parei na depressão há 4 anos,delírios,psicose,perdi todo o mundo ,fiquei isolada.Tudo o que o Sr falou me coube.Muito obrigada
@@carlaoliveira9377 Tudo que nós,seres humanos realmente precisamos está em Deus,Deus é a solução,depressão é uma doença,mas que pode ser curada por Cristo,Tornai para mim e eu me tornarei para voz,diz o Senhor,Busque o aonde vc estiver,dp seu jeito,peça socorro,Ele te socorrerá,te desejo melhoras!❤
@@akirapandora861 ,eu oro muito!eu medito nas palavras de Jesus,eu creio em milagres,não tem nada a ver com somente a fé,se eu não tivesse Deus em minha vida,eu já teria acabado com o resto de vida que ainda tenho.Obrigada
Fui diagnosticada há apenas um mês com bipolaridade e somente após minha psicóloga nao aceitar o fato de o antigo psiquiatra, mesmo apos uma internação por ideação suicida, nao ter mudado em nada a medicação que estou tomando há um ano e meio para transtorno de ansiedade. Graças a ela e ai outro psiquiatra que encontrei, hoje me sinto meluito melhor, e só tem 30 dias de medicação. Sei que vou lidar com isso para o resto de minha vida, mas como um diabético ou hipertenso que toma seus comprimidos todos o ls dias, vou tomar os meus e viver minh vida em paz❤
@@matheusrocha7172 Existe sim! Pesquisa um vídeo desse mesmo médico falando sobre isso. Se não me engano, o nome é é ciclo ultradiano (dia). Ou seja, oscila no dia!
Procurem um profissional competente quando perceber que algo está arruinando sua vida, principalmente se há ciclos. Eu convivi com uma pessoa assim, mas até hoje tudo indica que é uma borderline, mas é tudo muito parecido, devido aos espectros que são comuns nos transtornos cluster B. O acompanhamento é importante para que a pessoa tenha uma vida mais digna e não prejudique tanto os outros ou não se autodiagnostique e use isso como escudo. O que mais tem hoje em dia é gente com "doença mental", mas que nunca foi a um especialista. Muitas vezes as pessoas são só mal caráter mesmo e se utilizam de pseudo transtornos para ferrar com os outros ou tirarem proveito. É muito importante também que quem não tem nenhum problema desses se intere para identificar e poder ajudar ou se auto ajudar se afastando de pessoas assim. Infelizmente, esses transtornos não têm cura e pode destruir a vida do diente e de quem participa de toda essa loucura.
Tive diagnostico de transtorno bipolar tipo II, ano passado. Minha psiquiatra desconfiou quando numa crise depressiva eu gastei 15 mil reais em livros. Depois disso pedi demissao do meu emprego e tive uma crise megalomaniaca. Foi um role bem maluco, mas estou medicado e estavel.no momento.
Sim..Existem esses problemas, eu tenho alguns...Mas sinceramente? Hoje nesse mundo atual q vivemos com tantas dificuldades e desafios todo mundo possui alguma anormalidade...Nada e nem ninguém e perfeito...
Eu não sei o que tenho. Já fiz tratamentos durante anos ,remédios que nem sei os nomes,porque eu não podia ver que queria tomar tudo de uma vez,nunca prejudiquei ninguém ou machuquei. Fiquei internada várias vezes,nunca médico nenhum me disse o que tenho 😓. Estou muito triste.Agora estou me isolando novamente. Sinto que não sou bem vinda na vida de ninguém. Estou tomando somente ansiolítico. Só me sinto bem sozinha. Um copo fora do lugar aciona um troço no meu cérebro,eu sinto como se fosse uma raiva .Saio e me fecho até passar .Não sei o que é isso 😓 Nada resolveu ,psiquiatra,remédios nadaaaaaa
Quando eu era bipolar, eu comprava nas lojas mais caras ,chegando em casa, colocava a sacolas dentro do guarda-roupa, lembro que tinha umas 30 sacolas, sem usar uma roupa, a minha amiga ficava com pena e de mim as roupas, eu tada endividada, até quando veio a depressão.horrivel a depressão bipolar. Uma coisa é ficar depresio ,com causa. Mais a depressão bipolar é vazia . Me curei com psiquiatra e terapeuta juntos. Mais a cura definitiva, veio com Jesus em primeiro lugar, e a mudança da alimentação correta. Hoje não tomo mais o lítio .conhecereis a verdade e ela te libertará, Glória ao Senhor
@@sanzashop Escutei sim , a maioria das doenças é a falta de Deus e alimentação incorreta, estou totalmente curada em o nome de Jesus e alimentação . Alimentação correta deveria ser ensinada na escola.E quem não crê em Deus azar dela, ele não vai deixar de existir só porque não creem ( Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sabias
@@zeliamaria1910 Usar esse tipo de discurso é muito perigoso. Ter uma alimentação correta é importante sim, crer em Deus ou ter uma religião é importante sim, mas há casos que a pessoa vai precisar de tratamento psiquiátrico e psicoterapia para o resto da vida, falas como essa podem ser usadas para estigmatizar ainda mais os transtornos mentais que já são bastante estigmatizados.
Eu sou bipolar, meu pai é, minha irmã tbm é. Eu acredito que a filha da minha irmã tbm é, pq ela é a melhor médica e a mais inteligente do mundo e fora outros sintomas. Eu já avisei para tomarem providências, antes que isso venha a piorar. Eu lavo minhas mãos pq já falei com ela e sou agredida e xingada. Eu mando uma fotografia e ela arruma confusão com qualquer coisa. Eu não irei mais conversar com ela, não gosto de ser ofendida. Eu tenho minha família em casa e não quero passar nervoso pq melhorei muito e estou feliz.
Levou 33anos para eu receber o diagnóstico hoje tomo Quetiapina Venlafaxina Topiramato Diazepan Triptofano e graças a Deus e meu psiquiatra estou estável
Fico muito feliz por você, Celeste! E continue acompanhando por aqui que toda semana colocarei no mínimo dois vídeos com várias estratégias e dicas de como melhorar os sintomas da bipolaridade. Dê uma olhada também nas playlist que criei aqui com os vídeos e LIVE sobre o assunto do transtorno bipolar th-cam.com/play/PLfBlsUYxaF-zlvzz1F8oXeh7Og3liQnqb.html
Falei com meu psiquiatra sobre eu poder ser bipolar, mas disse a ele que fico mais na fase da mania, fico pouco na fase depressiva, esses últimos dias que fiquei mais triste e fui falar com ele, pois estava chorando por nada e com medo de tudo. Ele disse que não tem como ter Tb se não tenho fase depressiva acentuada. .... 8 meses depois desse comentário, fui diagnosticado e tô tomando lítio faz 3 meses, 3 por dia,
Meu pai de 73 anos está sendo diagnosticado como sendo bipolar , pois há 6 anos teve alguma alteração de comportamento repentina após uma frustração, só que era uma pessoa tranquila apesar de leigo .mas agora vivi disparando um gatilho de ansiedade , a fase inicial estabilizou só a ansiedade q vem de vez enquanto é a psiquiatra diz q é bipolaridade e tome sosega leão 🦁... tento ajudar pois ele tem 73 anos . Mas o rispiridona o tem acompanhado desde que isto aconteceu ...
Eu comecei muito cedo a ter sintomas de ansiedade e depressão, tive diagnóstico com 17 anos, tratei depressão até os 27, quando fui diagnosticada com bipolaridade, nunca identifiquei os sintomas de bipolaridade, minha depressão era severa eu dormia o dia inteiro e a noite, só comia e dormia, e as vezes eu me sentia "bem", depois do tratamento específico pra bipolaridade que vim sentir os sintomas, isso tem dois anos, tive em média umas 4 crises onde eu passava uma semana sem dormir direito (isso me matava) minha mente não parava de jeito nenhum, vinha diversos pensamentos aleatórios como se eu tivesse sonhando acordada (eu achava que estava enlouquecendo) eu falava muito, sou tímida e ficava super desinibida , tentei suicídio e a coisa arriscada que fiz foi alugar um apto desempregada contando com um trabalho que era comissionado, me lasquei toda, nessa mesma época briguei com várias pessoas perdi amigos, minhas emoções a flor da pele, chorava excessivamente. E na mesma época me converti e fiquei fanática, tudo era sinal de Deus, inclusive foi isso que me fez alugar o apto caro contando com comissões que nunca vieram, queria falar pra todo mundo de Deus, postava sobre isso o tempo todo, hj em dia eu vejo o quanto eu estava insuportável. Graças a Deus hoje estou bem melhor, mas essa fase de mania é um INFERNO, só não entendi pq eu vim sentir esses sintomas depois na introdução dos estabilizadores de humor, antes nunca tinha sentido isso. Enfim não é nada fácil, só quem passa sabe o inferno interno que é ter essa doença.
Jéssica Mayara, me comovi com sua história. Estamos passando isso mesmo que vc contou com um filho. Não entendiamos nada. Depois de ouvir esse Médico que abriu meus olhos melhor.
@@monicacenter6944 entendo, é difícil a gente que tem a doença não entende, quem dirá quem está fora, se eu pudesse aconselhar, diria pra apoiá-lo incentivar ao tratamento, não julgar. Ouvi muito que era frescura minha que eu era preguiçosa que eu usava da doença pra não fazer as coisas, que eu queria chamar atenção, esse tipo de julgamento mata a gente por dentro. Eu sou bipolar tipo 2 minha mania é mais "branda" e ainda sim fiz muita besteira, sugiro fortemente ficar de olho nas coisas que seu filho faz para preservar a reputação dele, tem coisas que eu fiz nessa época que eu não lembro só sei pq me contaram, a depender do caso é necessário internação. Maratona os vídeos desse médico ele tira muitas dúvidas, super recomendo. Falei demais 😅 Se quiser conversar sobre o assunto, posso te passar meu contato.
@@jessicamayra7551 Eu estou na minha terceira recaída da depressão e síndrome do Pânico. A primeira na adolescência com pânico, usei paroxetina de 10mg e passou. 6 anos depois, acordei de madrugada com crise de novo. Dessa vez, veio um pouco mais forte com sintomas depressivos de angustia e solidão. Usei paroxetina de 10mg de novo , dessa vez levou uns 6 meses pra melhorar. Na época, o médico também receitou um estabilizador de humor, usei por um tempo junto do antidepressivo. Acontece que eu acabei largando o estabilizador de humor e não voltei mais no médico psiquiatra, porque eu achei que era uma fase e ia passar, não tive orientação que é uma doença e não levei a sério Fiquei 10 anos sem nada, me acordei mal e dessa vez veio muito forte, com vários sintomas físicos de angustia, palpitação, falta de ar, dor no peito. Usei alguns antidepressivos, só faziam efeito parcialmente, foi onde descobri a hipomania/mania e batia com várias coisas vexatórias que fiz ao longo dos anos. Como não tive apoio, não levei o tratamento a sério, achei que era algo que ia passar, mas não passou. Hoje uso Escitalopram de 20mg, e foi o que mais se aproximou da melhora, mesmo que parcialmente (já usei fluoxetina, sertralina, mirtazapina, trazodona). Mas ainda tenho sintomas mistos, eu nunca levei o tratamento a sério pois achava que era algo que passava, mas dessa vez não passou. Não fui sincera com o médico com medo de ele me dopar, ele falou que sou bipolar e preciso de um estabilizador. A minha pergunta: por que isso acontece? Nenhum psicólogo e psiquiatra até hoje me explicou com firmeza e clareza sobre eu ter esses episódios recorrentes e mais fortes. Não senti um amparo profissional, mesmo sendo particular. Os outros psiquiatras me passavam essas medicações no chute e eu sofria muito com os efeitos colaterais. Não tenho apoio familiar, só me julgam e acham que é bobagem minha
@@babynaysc o tratamento da depressão unipolar é totalmente diferente da depressão bipolar, usar somente antidepressivo de forma isolada não trata a bipolaridade e vc volta a ter crises. Pode até ser usado antidepressivo associado a estabilizador de humor, mas sozinho nunca. Acho que a nossa falta de sinceridade ou até mesmo não observar certos comportamentos que temos, faz com que o diagnóstico seja errado ou protelado, e não se engane o antidepressivo dá essa falsa impressão de melhora e depois vem tudo a tona novamente, passei muitos anos por isso, e hoje eu consigo entender e enxergar claramente. Sugiro fortemente que busque um médico da sua confiança e conta toda sua história pra receber um tratamento adequado, pode ser difícil encontrar um medicamento que dê certo, como citei na minha história eu sofri muito no começo, eu tive as crises no tratamento, nunca entendi, até que me dei bem com o remédio e hoje estou estável. Quanto aos familiares realmente é difícil, a ignorância das pessoas quanto ao assunto colabora muito no sentindo de não entender ou não querer, somente nós sabemos o que passamos, por mais que o outro queira entender, nunca vai saber o que de fato de passa dentro de cada um, não leva isso em consideração por mais difícil que seja, foca em você na sua saúde em buscar ajuda. Que Deus te abençoe grandemente 🙏🏽
Estou na parte do fogão, descontrole. Começo amanhã meu tratamento 🙏🏻❤️ Minha psiquiatra recomendou assistir os vídeos e seguir no Instagram, assim estou fazendo 🙌🏻
Tenho 17 anos, e eu venho tomando três medicações diárias e não venho notando tanta diferença, fazendo uso então do carbolitium duas vezes ao dia em acompanhamento com o quet depois da última refeição, que é geralmente o jantar que costumo fazer as 23:00. O carbolitium eu tomo diariamente pela manhã e a noite, finalizando o dia com o quet, que consequentemente acaba me causando uma quantidade anormal de sono, me obrigando a dormir. O rivotril também me foi receitado caso eu necessitasse dele como ansiolítico e vem me ajudando bastante em minhas crises de Pânico. Diz acompanhamento psicológico por um ano e eu sou de Goiânia, o que surpreende mesmo é que o meu diagnóstico foi até que rápido. Minha mãe e meu pai são diagnosticados com transtorno bipolar e as vezes eu não consigo acreditar que tenho. A minha vida toda eu achei que fosse normal dormir feliz e acordar triste, ou simplesmente ter dias em que estamos muito felizes e outro deprimidos, *a minha vida inteira foi assim*, vendo meus pais da mesma forma, achei que esse fosse o padrão do mundo. Sou extremamente saudosista e eu costumo lembrar com frequência de outrora. Todos os anos tenho as minhas fases e parece ser algo mais fisiológico, nunca imaginei que pudesse ser psicológico. Tanto é, que existiram fases em 2021 em que eu acordava 7 horas da manhã tendo ido dormir às cinco, ou simplesmente nem dormia. Hoje em dia, venho dormindo muito e o tratamento vem me ajudando. Antes dessas medicações, meu sono estava desregulado e eu basicamente não sentia sono, dormindo muito e indo dormir todos os dias a sete da manhã. Não sinto tanta diferença com o carbolitium, talvez letargia. Estou fazendo uso dessas medicações desde terça-feira. O quet vem me demonstrando resultados satisfatórios, mas não sei se posso alegar o mesmo ao carbolitium.
Eu via e escutava coisas .... Até parei o carro para um senhor e crianças passar.... Minha mãe falou, não tem ninguém na rua, pode ir , mas eu esperei todos passar ... Era horrível
@@vanessamach5365 nessa época não tinha diagnóstico bipolar. O psiquiatra deu vários remédios errados que levaram a virada maníaca, depois para conter trocou a medicação e entrei na depressão com psicose.
O meu irmão de 18 anos tem momentos que ele se sente o melhor cantor, fica todo momento a cantar e dançar, faz até coisas piores não sei se é devido ao consumo de drogas, ou se ele consome drogas por estar nesta situação.
Eu sou assim, quando entro em uma assunto eu vou com tudo, pesquiso tudo, sei tudo, só penso naquilo por dias e depois do nada passa, esqueço, perco o interesse.
Tenho uma familiar que tem esse problema. Hoje se afastou de mim, mas quando tínhamos contato, eu ficava muito triste por ela. O médico deixava ela grogue de tanto remédio. Era remédio pra dormir, remédio pra acordar, remédio pra ficar feliz, e se ficasse muito feliz tomava remédio pra ficar triste. Dormia o dia inteiro ( a base de medicamentos fortíssimos), senão ficava em crise e fazia coisas que até Deus duvida. Triste. Terrível.
Maravilhoso esse conteúdo, muito real e assim mesmo, estou aprendendo bastante sobre mim eu da euforia a depressão eu choro aí melhoro um pouco obrigada gratidão .🤔😊
Eu tenho esse transtorno e é intermitente as fases durante o ano. Já fui diagnosticado e medicamentos infelizmente não me ajudaram. Com o tempo moldei as pessoas e modo de viver, mantenho minha rotina diária e não mudo por nada, tanto que nem aniversários e festas em geral participo. O certo é se conformar com sua realidade, aceitar que ninguém é igual e se amar além de tudo !
@@nicolycardoso3424 um dos melhores baxistas que o mundo Já teve o prazer de conhecer, basta digitar Jaco Pastorius no TH-cam e você terá um monte de vídeo e da trajetória dele no meio musical! Vale a pena conferir!
A bipolaridade explicou tanta coisa na minha vida aos 17 anos tive a primeira fase de depressão 8 kg em 1 mes eu perdi nao saia de casa nao queria ver ninguém nem conversar nem comer so chorava ai vem a fase de mania os altos e baixos coloquei varios negócios mas nao conseguia permanecer muito tempo nao focava em nada super criativa vem a insonia o pensamento acelerado ate mesmo dormindo minha mente nao parava de funcionar eu sabia que nao tava dormindo totalmente ja que eu conseguia pensar vem os remedios achando que era depressão vem o zolpidem ,fluoxetina, exodos vem a irritabilidade descontrolada misturada com angústia despero as vezes perdia emprego amizades falava coisas sem pensar nao tinha consistência em nada os relacionamentos eram um caos aos 26 anos tive uma crise transei cm um cara que nem conhecia so vi naquele dia por pura inconsequência mesmo ate hoje e nao entendo pq fiz aquilo me questiono me culpo em fim engravidei tive meu filho hoje tem 8 anos é autista então se soubesse antes se tivesse procurado ajuda antes talvez as coisas tivessem sido bem diferente amo infinitamente meu filho mas sei as consequências hoje criar filho sozinha lidar com o autismo a bipolaridade a síndrome de Down do meu irmão e o narcisismo da minha mãe que me destrui por dentro desde a minha infância ate hoje mas nao desisto nao vou me entregar fase não é fim ...
Não sei se vai ver essa comentário mas vai dar tudo certo, só de ver seu texto dá pra perceber q vc é mt inteligente, mts vzs os problemas mentais, sem conhecimento, se torna uma doença e um peso, mas com consciência, abre uma vida totalmente diferente, mts vzs é um cérebro grandioso por trás desses infinitos pensamentos desordenados
Eu achei que minha mãe era bipolar, mas vendo seus vídeos acho que não é esse o problema não, faz 7 anos que busco um diagnóstico pra ela e já foi diagnosticada entre esquizofrenia até depressão leve, nenhum diagnóstico bate e nenhuma medicação funciona, hoje acredito que é mesmo um mal do coração.
Minha mãe pulou da janela do quarto andar do prédio onde morávamos quando eu tinha 7 anos. Eu a vi caída no meio da grama. Minha vida foi essa até os 30 anos, que foi a última internação. Acho que herdei essa coisa... depressão profunda mas eu tenho que cuidar dela.
fui diagnosticado com tdah tipo não especificado (nem hiperativo, nem desatento, nem misto) comecei uma tratamento com antidrepessivo que serviria para ajudar com tabagismo (bupropiona) apos um mes aproximadamente apresentei uma hipomania, episodio antes da mania, onde eu ficava euforico, muito autoconfiante, gastando muito querendo comprar tudo e ate larguei a muié kk , tinha consulta marcada no psiquiatra no auge desse episodio, ele levantou a hipotese de bipolaridade, nunca nem imaginava q tinha isso ( minha mulher sempre me chamava de bipolar) dai passei a ficar mais atento sobre o tema. aparentemente nunca fiz depressão( pelo menos acho q não) agora hipomania foi esse episodio e outro a muito tempo atras era adolescente... então entendo que esta mais para bipolar tipo 2...
Eu desisti de me relacionar, porque o desencanto acaba rapidamente. Ser, ter ou estar bipolar não é fácil. Estou com 51 anos e o meu humor só piora. Estou sempre na fase down e tentativas de suicídio, gastar e depois me ver 👀 sufocada com dívidas. É desolador!
Descreveu minha mãe meu Deus😢,tanto tempo internada, na minha infância mas depois que cresci,nao deixei mais internar ela.hoje eu faço tratamento psiquiatrico por ser genética
Se você é bipolar e se sentiu violentado por alguns comentários aqui, peço que leia o meu relato:
Sou bipolar em tratamento a 4 anos, tomo meus remédios religiosamente, estudo comportamento, tento ser uma pessoa melhor todos os dias. Hoje meu psiquiatra disse que eu estou em remissão. Tenho uma vida “normal” como qualquer outra pessoa. Meus amigos me amam, minha família me ama, e meu companheiro me ama. Não desista de ser feliz por que outras pessoas se machucaram ou machucam a si mesmas. Eu mereço viver plenamente e você também. Procure tratamento, procure ser uma pessoa melhor, não se cobre tanto, ninguém é tão perfeito assim para apontar no seu rosto e dizer que você deve viver a vida sozinho. Isso é cruel.
Quais remédios você usa?
Parabéns linda história! Seu psiquiatra é de São Paulo? Minha mãe está em crise depressiva ainda não foi diagnosticada muito triste😢
Quando a pessoa reconhece que precisa de ajuda é uma coisa,agora quando a pessoa não aceita e rejeita o tratamento,só ouve pessoa estranhas,gosta de se relacionar-se com gente que concorde com ele,nao adianta falar nada,se você falar a pessoa se autera e fica violento,eu vivi com bipolar,quase me enlouqueci,minhas filhas foram muito afetadas pelo pai,devido á ele nao fazer o tratamento da forma que o psiquiatra indicava,foi muito sofrimento.
Eis o dilema: viver sozinho e triste ou viver acompanhado e feliz, mas fazer o outro angustiado? Por favor, não se avilte. A culpa não e do indivíduo, mas do transtorno. Sou psicóloga, venho de uma família com muitos casos de bipolaridade I (inclusive meu pai, que esta em sua 3a internação), ja me relacionei com uma pessoa bipolar e tenho, eu mesma, hipótese diagnostica de ciclotimia. Apesar do meu trabalho ser baseado em evidencias estritamente cientificas, digo aqui, pra você, que, por evidencia anedótica própria e de terceiros, vejo e vivo o tanto de sofrimento - em volume e intensidade - que a bipolaridade causa em quem a tem e em que convive com quem a tem. Na maior parte do tempo a balança não esta equilibrada, a não ser que seja pela dor, ainda mais se o paciente desiste ou nega tratamento. Então, sim, na avassaladora maioria dos casos todos - em especial os familiares - são afligidos. Fico sinceramente feliz em saber que não e o seu caso. Trabalhamos por mais histórias assim.
@@leonardorezende8303Carbolitium 900mg, e tomo ritalina para tda!!
Sou bipolar 2. Me trato desde 23 anos. Hoje tenho 63 anos. Tomo Depakene 500 mg por dia e Quetiapina 25 mg por dia. Trabalho, estudo e vivo em paz
Vc falou em outro comentário que teve crise psicótica. Como vc teve se bipolaridade tipo 2 não tem problema psicótico? Quem tem é tipo 1
Quetiapina te da sono? toma que horas?
Vc paga quanto nos remédios
Vc engordou muito??
Pq a médica me passou a mesma medicação,dor de cabeça horríveis e muita fome
O tratamento de saúde mental no Brasil é muito caro. 300,00 em média a consulta e 100-150 a sessão de terapia. Pelo SUS é muito trabalhoso e não tem uma organização voltada para esse tipo de problemas de saúde mental, e sim, para alcoolismo e outras dependências químicas.
É verdade.
Sim. Pago 250 reais na psicoterapia
Não é uma questão de desvalorizar o profissional de saúde, mas eu ganho 18,00 a hora/aula trabalhando no Estado e com as coisas como tão é metade do meu salário. Trabalho 40 horas semanais e 20 horas são pra custear meu tratamento. E a medicação nem.sempre é veiculada pelo SUS. É complicado.
@@anacarolinafonsecadesouza820 houve um tempo que no meu tratamento os custos eram maiores, muitas vezes, que os meus rendimentos. É triste essa questão. Sem mencionar que no SUS leva três, quatro meses para ter a consulta com o psiquiatra. O acompanhamento era 0.
Falou tudo!
Admiro muito a coragem de vocês que são bipolares, admitir porque tem pessoas que não aceitam de maneira alguma. Aí que é o grande problema.
Não vao atrás de saber, ou sabe e não se assumi pq os familiares vai achar que você é doida, e vão ficar com medo, e se afastar e isso pra quem tem o trastorno vai sofrer mais! E vai desencadear outros coisas. É o que eu acho.
Eu sou bipolar, artista e brasileiro: tres disgraças de uma vez só!!!
Minha esposa demorou 10 anos pra ter o diagnóstico de bipolaridade tipo 1. Durante os 7 anos que estamos juntos, muita coisa aconteceu. Diversas separações quando estava entrando em fase de mania, reatavamos sempre quando estava em estado depressivo.. algumas tentativas de suicídio, tudo muito cruel e doloroso, não só para o bipolar, mas todos os familiares e amigos que convivem com a pessoa. As crises de depressão extremamente profundas, a pessoas carrega muita culpa por conta da fase de mania, enfim, é uma doença muito cruel. Hoje, com o tratamento correto e acompanhamento psiquiátrico ela está estabilizada e conhecendo a doença, porque o paciente precisa saber o que é e se entender. É difícil, não tem cura, mas é possível estabilizar.
Estou passando por isso com meu namorado (agora ex)... terminou e foi embora de casa pela 2 vez em 6 meses... há 2 meses atrás eu comecei a desconfiar que ele é bipolar e agora, dps dessa separação, tenho certeza. Mas ele não me deixa ajudar! Me ama e eu sei disso, mas não consigo acessa-lo. Parece que falo e ele não me escuta. Me machuca mto com algumas coisas que ele fala, já me culpou por todos os problemas dele, enfim... eu não sei como ajudar. Se você puder me dar uma dica, eu agradeço :(
eu tenho bipolaridade tipo 2 e toc, minha ex também tinha bipolaridde mas era o tipo 1, vi ela tentar se matar 2 vezes, quem morreu foi eu.
O que ela fazia na fase de mania?
Minha mãe está em uma fase péssima. Ela teve uma fase de depressao muito profunda, mas agora ela está há um longo tempo extremamente agressiva, não gosta de ninguém, nem dos filhos ela gosta mais. Ela era tão doce, tão calma. Se tornou outra pessoa. Ela toma medicação mas não sei se é a ideal pra ela, já trocou várias vezes.
Estou encantada com a entrevista deste médico. Foram uns 13, 15 anos para que o diagnóstico fosse feito, e a pessoa que mais me auxiliou para que isso fosse possível foi meu marido, com quem namoro desde os 20 anos. Ele conseguiu observar meus comportamentos e, sem impaciência ou raiva ou pré-julgamento, identificou que algo não estava certo. Ele dizia você não é assim, esta não é você, você precisa de ajuda, eu quero te ajudar. Eu dizia que não era louca, não precisava de médico, de psiquiatra, de terapia... Foi num episódio de mania que ele percebeu o risco e, contra minha vontade, me levou à psiquiatra que até hoje me acompanha. Apenas há três anos contei para minha família e para alguns colegas de trabalho. Até então, apenas meu marido e minha médica sabiam. Eu tinha vergonha e eu mesma me julgava e me punia. Encarar a condição, aceitar que é uma doença e que necessita de tratamento é bastante desafiador. Perceber que a medicação necessária, que a auto-observação é fundamental e compreender que vou precisar cuidar disso até o fim da vida me permitiu encarar tudo de uma forma mais serena. Estou com 38 anos. Sou muito grata a meu marido e à minha médica.
Agradeca a DEUS por ter encontrado um bom marido, um grande homem.
Sorte você tem de ter um bom marido, porque homens de hoje em dia, tá uma derrotar a maioria.
Teve sorte com este marido o meu até hj não me ajuda .pelo contrário ele ajuda a liberar gatilhos em mim
A minhas tias tiveram diagnostico depois dos 60 anos e minha vó com quase 80.uma prima com mais d 40.
Eu foi rapido,22 anos...pois sou tipo 1.
Ediane, que bom, que bom que está bem, vc é de onde?.
Qual medicamento toma ?
Na família do meu pai e da minha mae tem bipolares, somos 5 irmaos...meu pai é médico, mais é daquele das antigas, quando meu irmao e minha mae começou apresentar depressão bipolar e agitação e agressividade meu pai tacou taxa preta de primeira hj eles so vivem com taxa preta, graças a Deus minha mae foi em um pisiquiata e esta resolvendo os problemas dela, demora mais ta vindo resultados, ja meu irmao nao bota fé na pisiqiatria e pisicologia, ele toma o bombonzinho dele e ta tudo bem....ja eu como sou mais novo, tive surto pisicotico e surto de mania dois dias sem dormir( maior ativação) me mandarao para um otimo pisiquiatra que ja falou que eu era bipolar... começou com litio e quetiapina, eu vacilei nos medicamentos acabei tomando bebida alcoólica e ficava sem tomar o remedio, pq estava melhorando, quando eu voltei no psiquiatra depois de 5 meses, eu tava bem loko uma depressão profunda (n tinha prazer em nada, sou queria desaparecer) eu sei que piorei foi muito meu quadro....meu medico brigou comigo, disse q se eu vacilace de novo ia ficar internado...hj tomo meus medicamentos..no inicio comecei tomar 3 QUE 25MG, LITIO 700MG E SOM EM GOTA 10 GTS...hj tomo litio 1050 mg, QU 75MG , SOM ( LAMOTRIGINA 50MG).. GRAÇAS A DEUS ESTOU MELHORANDO, foi quase um mes de tortura, chorava de medo de desespero com sintomas....hj estou me sentindo melhor nao 100% mais estou melhorando, e retonarei para meu medico para regular a dose
O que eu aprendi com tudo isso::com essa doença eu tenho uma nova vida, tenho que deixar algumas coisa que eu gostava de lado e começar a gostar de outras, tenho que me adaptar com um novo estilo de (é chato concordo) mais fazer oque eu quero viver e ser feliz ( haaa mais vc nao vai ser mais feliz) Deus nos criou para nos adaptar as dificuldades da vida, nada nesse mundo é perfeito, todos os dias estamos lutando, minha luta vai essa agora e eu sei que havera outras luta alem da bipolaridade, Deus criou guerreiros e somos nós... então com tudo isso só falo uma coisa....respeitem o que seu medico mandar e aprenda a mudar seu estilo de vida....
Se Deus quiser serei pisiquiatria e ajudarei muitas pessoal com transtorno bipolar a acha o máximo do máximo da tranquilidade...quem tem bipolaridade sabe que uma hora era ela ataca se nao tiver ajuda...fica Com Deus todos vcs ....e sigam as instruções que PÁZ e umas das melhores coisas que Deus criou🙏🏼🙏🏼👍🏻🙌🏻
Você descreveu minha filha. Quando você se tornar psiquiatra, quero que seja o médico dela! Fique com Deus!
Obrigada pelo depoimento
Esse médico é excepcional. Está fazendo um lindo trabalho , esclarecendo algo tão importante que é a bipolaridade
Olá Viviane. Muito obrigado, para mim é uma satisfação poder compartilhar conhecimento e ajudar cada vez mais pessoas. Como costumo dizer, conhecimento salva. Obrigado por acompanhar por aqui, um grande abraço!
Concordo
Tenho TAB e não aguento mais viver essas fases de focar extremamente em algo e depois largar. Já parei diversas coisas pela metade e isso atrapalha muito minha vida.
Meu filho também era assim,bipolar,mal humorado,desistia de tudo,até dos relacionamentos dele, agora com 20 anos de idade,descobriu que ele tem TDAH,mas ele tá lutando viu,tá fazendo faculdade,perdeu o trabalho dele agora,porque era contrato de 2 anos,mas graças a Deus ele tá levando numa boa,só ainda não firmou com namorada,quando está numa boa,do nada ele termina.
Eu também. Tomo Quetiapina 200mg e ácido valproico… e mesmo assim tem dias que eu acordo pessima! E passo o dia inteiro pessima… tenho crises de semanas ou até meses… ja fiquei 2 anos em depressao profunda.. depois era como se eu renascece… eu sinto que renasco todo dia…. É muito ruim… e fora o convívio que é pessimo! As pessoas e nem eu mesmo me aguento….
Levo o diagnóstico de maneira tranquila, pois acredito que qto mais negativos formos + negatividade atraimos. Sou uma pessoa maravilhosa, com coração do tamanho do mundo, tenho muitos problemas sim e vivo deprimida, mas tenho uma vontade imensa de viver.
Amém Amém seja este exemplos nos comentários ❤❤
Fernanda eu tenho 20 anos e desenvolvi isso . Qual a idade que vc desenvolveu isso ?
Os primeiros sinais são início da vida adulta, eu foi entre 18 e 20 anos que ficou bem evitente eu tinha crises de fúria e quebrava toda casa e quem tivesse pela frente 😢 é muito triste tudo isso @@FiliperodriguesOtaviano
Meu rabo... romantizaçao de doenças... fod@m-se!!!
eu amo muito minha mãe mas quando pequena a nossa relação era muito difícil , meu pai deixou a gente com 3 anos e ele dizia que a culpa era da minha mãe pq ela era muito chata e eu acreditava que a culpa era dela, minha mãe muda muito rápido de humor do nada ela arruma alguma coisa pra brigar, gritar e tals e logo depois ela tá rindo e depois fica triste pq brigou sem motivo e fica alternando . Quando eu era pequena eu ficava muito triste pq eu nem sempre sabia o pq eu tinha apanhado as vezes eu tinha certeza que era por nd , minha mãe já jogou panela quente na parede, já quebrou 2 mesas , vários celulares , já jogou uma colher no meu rumo sorte que eu fechei a porta do quarto rápido e o garfo ficou na porta e várias outras coisas.
Quando eu completei 13 anos comecei a responder e perguntar o pq daquilo e foi quando nossa relação piorou muito pq antes eu tava calada tava ruim pra mim mas pra ela tava bom . Com 14 entrei em depressão não queria sair nem comer só dormir eu via que minha irmã que na época tinha 4 anos tinha alguém pra proteger ela e eu não tinha ninguém meu "pai" que na verdade é só dá minha irmã tava sempre lá protegia ela e meu pai verdadeiro fazia sabe lá quantos anos que nem ligava imagina ver ele . Entrei em depressão pq me sentia só. Hj tô com 18 anos e a relação com minha mãe é muito boa mas nunca consegui me acostumar com a mudança de humor e com a forma que ela quer muito uma coisa e depois nem aí , enjoa de tudo
A mãe de um amigo demorou 40 anos pra ser diagnóstica, chegou até fazer tratamento pra esquizofrenia, ela tinha picos de humor, triste demais, feliz demais, tudo em curtos espaço de tempos, até ser diagnósticada com bipolaridade, hj faz tratamento com remédios e terapia, e sobretudo quando ela tem essas mudanças bruscas de humor ela já sabe o que ela tem e o pq disso, tem consciência sobre o seu problema e controle
Esse médico é top, comunidade bipolar agradece
Minha mãe bipolar me deu essa herança. Eu so soube que era bipolar, pq fiquei bem louca😂😂😂. Com o histórico familiar a medica já diagnosticou logo. Hoje vivo muito bem com a medicação. Transformou minha vida.
Minha avó tds na família sabiam que tinha problemas mentais, mas nunca foi diagnosticado exatamente o que ela tinha. Hj qdo ouço sobre bipolaridade, lembro bastante dela. Ela começava ficando muito agitada, muito ativa, cantava, falava muito. Depois ficava calada… essas duas fases duravam alguns dias. Por último ela ficava agressiva. Era bem difícil. Fico triste em saber que ela morreu sem nunca ter feito um tratamento correto. 😞
Minha avó é assim, só que hoje entramos um medicamento que controla as crises de mania pesada, no máximo uma hipomania, mas quando começa fica fanática religiosa, dorme pouco e tem muita raiva de tudo e todos.
@@ruteribeiro9686 é dificil né...que bom que ela está sendo medicada.
@@vivianekanai3079 muito difícil, toda família sobre muito, e o pior é que estou me relacionando com uma pessoa que recém foi diagnosticada e ainda não tem apoio familiar, hoje minha vó está controlada, mas estou tendo que cuidar de outra pessoa, lidar com agressividade, surtos de raiva... Só Deus kkkkk
Há 5 anos descobri que sou bipolar, é muito difícil essa doença.
Conhecereis a verdade é a verdade vos libertará, conhecer a doença e seus mecanismos te liberta de estigmas e o controle passa a estar na sua mão
Daora, daonde é essa frase?
No meu caso qdo entro em mania ao invés de gastar e falar muito ,fico com disposição intensa para brigas e obsessiva com certas coisas ,tudo parece ser um motivo enorme para brigas intensas e descontroladas ,é difícil pq qdo passa tenho vergonha do q fiz ,de não ter conseguido entender o quão absurdo foi o ocorrido , q bom esse médico esclarecer tantas coisas .
Tem que ver a parte espiritual. Brigas é coisa de influência de espíritos de baixa vibração.
Vai na igreja universal ou reza o terço de nossa Senhora.
Eu sou assim tbm,fico ansiosa pra alguém procurar briga cmg pq me sinto mt forte Eu chego a delirar,acho que sei artes marciais e acabaria cm qualquer um Minha obsessão chega a ser por qualquer coisa q eu julgue bom,eu quero mais e mais,e falo o tempo todo sobre,aí algumas semanas depois eu enjoo daquilo e parto p outra obsessão...isso não é vida 😔
Está na hora de se auto controlar um pouco pois isso pode acabar mal e alguém te apagar!
@@leidianerosa9091 Está na hora de se auto controlar um pouco pois isso pode acabar mal e alguém te apagar, parece estar achando normal e educada ser idiota vai se enxergar kkk!
@@liliane9459 🤡😂🤦🏼♀️🙄🤌🏼
Recebi meu diagnóstico de bipolaridade tipo 1 aos 16 anos de idade 🥲 foi muito triste pq comsegui estragar toda a minha adolescência comecei aos 10 anos c uma depressão e aos dezesseis quase me mataram por um "surto psicótico" um episódio de 30 dias seguido DE MANIA ate minha família conseguir me internar.
Faz um tempo q vejo seus videos Dr, esta sendo muito bom entender um pouco mais sobre estou a 1 ano sem medicação pq engravidei, mas preciso voltar urgente n to bem!
O Dr falando me descreve totalmente, eu achava que era da minha personalidade, fui diagnosticada ano passado aos 36 anos, passei por uns 7 psiquiatras e me tratavam como depressão resistente, eles trocavam antidepressivos, me davam uma dose mais alta e eu não melhorava, lendo relatos e vendo os vídeos fico impressionada como as coisas hoje fazem sentido, eu me achava estranha porque acaba me dando uma impulsividade que é maior do que eu, me expondo em situações de risco, também tenho a parte da irritabilidade, agressividade, hiperss3xualidade, muita vontade de bebere até de usar droga, sendo que é algo que não é inerente à minha personalidade, eu não tinha consciência de nada disso, hoje eu percebo como estou doente
Eu levei 40 anos e tem gente que vai passar uma vida inteira sem diagnóstico. A psiquiatria é muito atrasada e a indústria farmacêutica dominou essa área.
Tem gente que tem essa maldita doença mas nega porisso não procura um psiquiatra porque diz diz que não é louco tem preconceito
Vdd, até hj só falam de ansiedade e depressão só que nunca melhora
Dr Renato é fera neste assunto!
Precisamos de mais médicos neste nível.
Muito obrigado pelo elogio e incentivo, Dani! E continue acompanhando por aqui que toda semana colocarei no mínimo dois vídeos com várias estratégias e dicas de como melhorar os sintomas da bipolaridade. Dê uma olhada também nas playlist que criei aqui com os vídeos e LIVE sobre o assunto do transtorno bipolar th-cam.com/play/PLfBlsUYxaF-zlvzz1F8oXeh7Og3liQnqb.html
Me decepcionei, fiz um comentário e vc nem me respondeu. Que pena...
Acho que sou desde adolescente, nenhum relacionamento amoroso deu certo e desisti. O que me fez ficar estável foi a espiritualidade. Rezar o terço de Nossa Senhora todos os dias, fazer orações da fraternidade branca com a chsma violeta de Saint Germain, ho' oponopono e até ir na igreja universal.
Tem muita influência de espíritos de baixa vibração no mundo neste final dos tempos, por isso tem tantas pessoas desequilibradas precisando de Deus.
É importante perceber quando tem algo de errado acontecendo com o nosso psicológico e procurar uma solução, também acho q tem uma sobrecarga espiritual com transtornos mentais junto com outros fatores, vc fez o certo buscou a Deus 🙏 se eu não tivesse buscado comunhão com Ele teria enlouquecido clamei orei jejuei e consegui ter meu equilíbrio mental de volta
Bom, estou hoje na depressão. Tentei suicídio esse fds. E estou obcecada pela área da saúde mental. Eu entro de cabeça em td relacionado a esse tema. Estava obcecada por confeitaria, faço curso profissionalizante. Já me matriculei no curso de psicologia. Realmente, não é fácil. Mais, diante da obsessão que tenho pelo assunto, já consigo identificar meus sintomas.
Usa essa vontade de conhecimento para se ajuda e as outras pessoas....
@@momartboleria caramba! Complicado quando um bolo te deixa com depressao. É muita vulnerabilidade.
Jesus é contigo
Estou na mesma situação que vc, eu acho que tenho bipolaridade tipo1, e não paro de pesquisar sobre o assunto, meu psiquiatra só disse que tem forte suspeita de outra doença, fora a depressão grave e antiga.
Eu sou formada em turismo e agora em psicologia... Não consigo ser nada, estou como recepcionista de consultório até eu decidir o que quero na psicologia de forma normal, pois estou sendo medicada há 1 mês e meio
Desejo esperança a todos, nunca a percam.
Hoje em dia, com a medicação que tomo para ansiedade generalizada/Depressão, com as terapias que já fiz, e o desenvolvimento de uma fé firme em Deus, do entendimento do cuidado e graça que Ele nos proporciona, me sinto feliz, bem. Estou na 3a idade e, apesar de dores, cheguei até aqui e valeu,
Também estou na terceira idade… (64), grande parte da minha vida tratando depressão… fui diagnosticada com depressão mista e além do antidepressivo, minha psiquiatra passou lítio, apenas três dias usando… relutei em tomar, espero que realmente me ajude… Deus te abençoe 🙏🏽
Tem coisas da bipolaridade que se assemelham muito ao TDAH… as manias e hipomanias podem ser confundidas com os hiperfocos… a impulsividade também… gastos, pouco sono…
Kkkk eu tenho esses dois diagnósticos
As vezes me pergunto o que tenho, se é TDAH, bipolaridade ou borderline
Né,tô suspeitando dos dois primeiros logo na adolescência.@@larissaoliveira8569
e aqueles que de manha e uma e a tarde e outra , tipo mau humorado e e se transforma num bom humorista contagiante.
Meu marido me deixa confusa ... Uma pessoa maravilhosa mas tem fases de extrema irritação! Eu digo que ele tem 2 personalidades...
Sou Bipolar tipo 2...Convivo com essa doença (diagnosticada) a 13 anos, e lidar com as alterações é terrível. Nos períodos de mania, eu fico assustada, me sinto a super mulher, porém, quando caio na depressão não consigo sair da cama.
Tenho momentos que quero e vejo que preciso mudar de vida, emagrecer, crescer na fé, economizar, viajar.... Passa uns dias e tudo acaba, me entrego. Já fiz tratamento de depressão e nada. Só que na questão de dormir eu durmo bem. Como que é os seus sintomas?
Quando tempo demoram essas fases?
Toma qual medicação?
@@luafenix480Eu tomo carbonato de lítio e hemuferato de quetiapina
Eu fico igualzinha todo ano desde 2017, mas não sou diagnosticada, mas de 1 ou 2 anos pra cá venho buscando o diagnóstico e tentando entender melhor
É incrível como a descrição dos sintomas é o meu pai purinho. Quem tem um bipolar tipo 1 na família sabe o estrago que é... E como a informação e os avanços na questão de saúde mental nos trouxe uma direção e esperança
Agora no auge dos.meus 41 anos, faz uma semana que o médico disse que acha que sou bipolar. Estou cansada, só estou viva porque tenho Fé e sei que Deus está me segurando. Tenho uma criança na minha guarda mas Deus sabe das minhas forças ❤.
😢 saiba que tem tratamento, e nào é o fim. Vc deve se cuidar, r ao psiquiatra, e deixar avaliar. Vejo MTA gnt fuçando bem com o medicamento lítio, qdo é bem diagnosticada como bipolar. E fazer psicoterapia, q vc vai ficar bem! 🌷💞🙏🏾
Veja já relatos de quem está bem agora!
Saúde e paz!❤️🙏🏾🕊️
@@edilenemarx2913 Obrigada Edilene, Deus continue nos abençoando. Deus é quem nós sustenta. Se eu não tivesse Fé em Deus, sei que não estaria mais aqui.
Meu irmão teve todos os indícios de bipolaridade, acompanhei e auxiliei dentro do que podia a psicóloga dele na época em que ele teve um "surto", de início julguei até ser esquizofrenia pelas manias persecutórias, ele começou o tratamento antes de fechar diagnóstico, mas desistiu logo em seguida, queria muito poder ajudar, mas sinto que essa parte agora cabe a ele 🥺
O estereótipo de bipolaridade é o tipo 1, então imagino que é bem mais complicado diagnosticar o tipo 2. Eu achei por anos que tinha depressão e que os dias que eu ficava "bem", super produtiva, achando que ia resolver minha vida, eram normais pra todo depressivo, mas era bipolaridade 2 :( ainda bemmmmm que eu não tenho mania
Sim! É hipomania com certeza! Tive depressão desde os 30 anos, inúmeras episódios, cada vez mais longos e sofridos. Só agora, aos 55 fui diagnosticada. Já vinha buscando informações sobre minha depressão misturada com ansiedade. Acabei descobrindo que era bipolar por causa de um “fogão” que eu havia vivido há 5 anos atrás. Na consulta em que fui diagnosticada chorei muito, porém não tive dúvidas. Desde então estou estável, só que muito irritada. Estou preocupada
@@lilacforest Tomo sim, sai de uma depressão muito sofrida que durou 06 meses. Desde então estou estável. O que tem me preocupado é a irritação, nem eu mesma me aguento .
@@lilacforest provavelmente sim! Melhorei muito desde que fui diagnosticada. Estou desconfiada de que vou deprimir novamente, pq não tenho tido vontade de fazer muita coisa. Estou com dificuldade de sair de casa tbm. Devo voltar no psiquiatra
@@lilacforest preciso resolver a questão do nervoso/irritação, mas não quero ficar com aspecto ou aparência lerda/lenta. Entende???
@@helieteguedes690 Eu estou na minha terceira recaída da depressão e síndrome do Pânico. A primeira na adolescência com pânico, usei paroxetina de 10mg e passou. 6 anos depois, acordei de madrugada com crise de novo. Dessa vez, veio um pouco mais forte com sintomas depressivos de angustia e solidão. Usei paroxetina de 10mg de novo , dessa vez levou uns 6 meses pra melhorar. Na época, o médico também receitou um estabilizador de humor, usei por um tempo junto do antidepressivo. Acontece que eu acabei largando o estabilizador de humor e não voltei mais no médico psiquiatra, porque eu achei que era uma fase e ia passar, não tive orientação que é uma doença e não levei a sério
Fiquei 10 anos sem nada, me acordei mal e dessa vez veio muito forte, com vários sintomas físicos de angustia, palpitação, falta de ar, dor no peito.
Usei alguns antidepressivos, só faziam efeito parcialmente, foi onde descobri a hipomania/mania e batia com várias coisas vexatórias que fiz ao longo dos anos. Como não tive apoio, não levei o tratamento a sério, achei que era algo que ia passar, mas não passou. Hoje uso Escitalopram de 20mg, e foi o que mais se aproximou da melhora, mesmo que parcialmente (já usei fluoxetina, sertralina, mirtazapina, trazodona).
Mas ainda tenho sintomas mistos, eu nunca levei o tratamento a sério pois achava que era algo que passava, mas dessa vez não passou. Não fui sincera com o médico com medo de ele me dopar, ele falou que sou bipolar e preciso de um estabilizador. A minha pergunta: por que isso acontece? Nenhum psicólogo e psiquiatra até hoje me explicou com firmeza e clareza sobre eu ter esses episódios recorrentes e mais fortes. Não senti um amparo profissional, mesmo sendo particular. Os outros psiquiatras me passavam essas medicações no chute e eu sofria muito com os efeitos colaterais. Não tenho apoio familiar, só me julgam e acham que é bobagem minha
Sou bipolar e me trato desde 1999 e tenho manias fui internada, tenho manias limpar tudo, comprar depois me arrependo porque não preciso de nada. Não gosto de conversar com ninguém entro em depressão. Como muito a noite tomo três tipos de medicação. Moro sozinha porque não consigo morar com ninguém pois todos se tornam uma ameaça pra mim é horrível, tenho a fazer que brigo com filhos, noras e quebrei meu cartão. Affs 😒🙄
😂😂😂😂😂😂sou igualzinha
Como descobrir? Indo ao psicólogo ou psiquiatra com EXPERIÊNCIA.
Eu tenho uma amiga que eu acredito que ela tenha algo parecido. Eu não quero perder a amizade dela, mas tem momentos muito difíceis de aceitar algumas coisas que ela fala e faz. Com esse vídeo eu consigo entender melhor. Obrigada
Muito legal essa entrevista com o Gil do Vigor, é o Brasil do brasil
😂😂😂😂😂😂😂😂
Tive que me afastar do meu próprio irmão,infelismente não tem como conviver com ele.Super bravo explosivo, me coloca sempre no chão.E pela a minha própria saúde mental e tive que me afastar.Infelismente é muito triste😔😔
Sei bem o q isso. Minha irmã. Não dá pra ser amiga dela. Eh bem triste isso 😰
Compreensivo
Tem que fazer tratamento
Eu sou assim e estou no 10 relacionamento e eu só machuco meu marido. Não sei como ele está comigo ainda, mais e bem difícil e eu tem dias que não me aguento.
Eu fiquei anos só tendo mania e achava q meu diagnóstico errado. Depois dos 40 começou vim a depressão. Fiquei 20 anos sem ter depressão feia.
😢 a população custa a ter acesso a médico psiquiatra... Com certeza esse é um fator. Saude mental está se expandindo, mas ainda há estigma...
Só descobri já adulta, mais desconfiavam por não estar bem o tempo todo.
Dias eu amanhecia em 210 e depois baixava minha energia pra quase nada.
Porei pois tenho depressao, ansiedades, insónia desde criança.
Tomo fluoxetina mais não adianta, Litio, Neozine e clonazepam que quando uso parece que a depressao piora, choro o tempo todo e deixo de comer me Tranco no quarto e so bebo água.Minha sorte foi ter encontrado um médico maravilhoso que dentre tantos foi o único que descobriu só pelo meu histórico.Na mente só passa pensamentos de morte e tragédia.Ja tentei tirar a vida 3 vezes e isso não tem nada haver com fé.Obrigada doutor, o senhor diferente de muitos sabe o que nós passamos.Nao sei qual bipolar sou se 1 ou 2.
Ultimamente to com pensamentos homicida.
Comigo foi diferente, MEU filho e a psiquiatra chegaram ao meu quadro clínico em 15 minutos. Eu tenho momentos tristes, e as vezes dou risada atoa. Grandiosidade nunca tive, baixo estima, sou recatada, nunca tive essas euforias, sou muito criativa, não gasto dinheiro atoa, sou econômica, NUNCA compro roupas, NUNCA quis me matar, não sou fanática, sou pé no chão, MINHA mania e limpar, NUNCA TIVE libido exacerbado, NUNCA fiquei deitada na cama por depressão. Sou falante, muitos pensamentos, TO NA menopausa, TENHO TAG, não gosto de adrenalina, TENHO ocupações de humor no dia, agora não posso ter personalidade, nao posso ficar nervosa, nada, pq eu sou bipolar, Jaja eu sou esquizofrênica, sou maníaco do parque, a médica perguntou pq nunca fui internada, eu nunca tentei contra própria vida, NUNCA ofereci perigo pro próximo, não gosto nem de fazer parcelas em cartão, médica achou q eu já tivesse sido internada.😮😮😮😮😮😮, tudo que sei, que nada sei.😢
Os médicos e remédios ajudam,mas tenha certeza que a fé salva.
Sou diagnosticada como bipolar, desde o início aceitei o diagnóstico e “eu” que acabei levando esse diagnóstico.
Aceitar e procurar se conhecer é o primeiro passo para um diagnóstico mais rápido dos seus sintomas, logicamente que junto com o seu psiquiatra.
Não me sinto menos do que ninguém, nem a mais, me sinto amada e amo.
Nada de desistir das coisas importantes da vida por diagnóstico, se você se tratar você vai viver bem e sem crises.
Essa coisa da obsessão por algo e simplesmente sumir o interesse do nada, acontece demais comigo. Delírio de perseguição acontece as vezes, muito forte, parece um filme na cabeça, sempre achei q fosse só ansiedade.
Sou assim também
Exatamente assim que eu sou
Eu
Dr Renato como indicar um acompanhamento psiquiátrico para um amigo que é medico ? Ele vive em fase de mania e isso está afetando sua vida e família, contudo ele não se vê como “doente”. O que sugere?
eu lido com publico fiquei 7 anos isolada,ja lidei com pessoas com problemaas psiquiatrico,meu marido hj bebeu e encheu o saco tava dum geito comprou coisas pagou o aluguel mas bebeu de mais ceva a cair me ofendeu e dormiu acorda esquece,neste momento tem bombeiros atendendo um lugar estou ouvindo e eu penso que so minha casa tem problemas obrigada senhor por tudo
Dr Renato, seu trabalho nas redes sociais tem um valor imenso para as pessoas com esse diagnóstico, muito obrigado de coração por mostrar pro mundo o que é esse transtorno de um jeito que o mundo entenda e respeite… Isso sim é um ato de amor , Deus te abençoe 🙏🙏
Adoro a sua abordagem sobre a bipolaridade, sou bipolar tipo2, tenho 48 anos e só agora fui diagnosticada só a 2 meses. Tive que fazer 2 sessões de infusão de cetamina, para me estabilizar de uma depressão profunda refratária. E agora estou começando com o lítio, mas ainda não mexeram na medicação antiga. Mas ,tenho esperança de que estou no caminho certo. Um XÊRO 😘
Tomei lítio achei muito difícil.
Vc conseguiu benéfico do INSS pela bipolaridade ?
Oi Josy queria saber mais sobre o tratamento com cetamina
@laviniadesa1883 lítio me salvou ❤
eu danco conforme a musica,como dizia meu tio musico nao sou louco sou louco e meio,a cura de tudo ta no amor
Que doutor cheio de luz, transmite uma paz,cheio de luz! Muita gratidão ao Senhor por essas explicações, 9 mundo tá tão sofrido.
Gratidão Dr, conscientizou muitas pessoas!!
Estou no limite!quase meio século capengando pela vida,meus rins não suportam mais tantas drogas que nada resolve nada,apenas me deixa mais depressiva.Doença horrorosa,parei na depressão há 4 anos,delírios,psicose,perdi todo o mundo ,fiquei isolada.Tudo o que o Sr falou me coube.Muito obrigada
Espero que esteja bem Carla .
meditaçao eo caminho, medite
@@RicardoSilva-du8qc ,como fazer a meditação se a cabeça não para?
Eu quero tentar,ainda não consegui.
@@carlaoliveira9377 Tudo que nós,seres humanos realmente precisamos está em Deus,Deus é a solução,depressão é uma doença,mas que pode ser curada por Cristo,Tornai para mim e eu me tornarei para voz,diz o Senhor,Busque o aonde vc estiver,dp seu jeito,peça socorro,Ele te socorrerá,te desejo melhoras!❤
@@akirapandora861 ,eu oro muito!eu medito nas palavras de Jesus,eu creio em milagres,não tem nada a ver com somente a fé,se eu não tivesse Deus em minha vida,eu já teria acabado com o resto de vida que ainda tenho.Obrigada
Existe medico honesto no que faz e voce é um deles! Parabéns.
Fui diagnosticada há apenas um mês com bipolaridade e somente após minha psicóloga nao aceitar o fato de o antigo psiquiatra, mesmo apos uma internação por ideação suicida, nao ter mudado em nada a medicação que estou tomando há um ano e meio para transtorno de ansiedade. Graças a ela e ai outro psiquiatra que encontrei, hoje me sinto meluito melhor, e só tem 30 dias de medicação. Sei que vou lidar com isso para o resto de minha vida, mas como um diabético ou hipertenso que toma seus comprimidos todos o ls dias, vou tomar os meus e viver minh vida em paz❤
Pra viver com nós bipolares tem que ser corajosos pois mudamos de humor toda hora sem contar as manias😪😪🤦🙇
toda hora nao ne amiga.
sao picos de semanas com mania e outras em depressao. ficar com mania e depressiva em questao de horas ou dias nao existe.
Medicação ajuda a melhorar
Precisa de medicação,para ter qualidade de vida.
@@matheusrocha7172 Existe sim! Pesquisa um vídeo desse mesmo médico falando sobre isso. Se não me engano, o nome é é ciclo ultradiano (dia). Ou seja, oscila no dia!
@@matheusrocha7172existe e se chama borderline
Procurem um profissional competente quando perceber que algo está arruinando sua vida, principalmente se há ciclos. Eu convivi com uma pessoa assim, mas até hoje tudo indica que é uma borderline, mas é tudo muito parecido, devido aos espectros que são comuns nos transtornos cluster B. O acompanhamento é importante para que a pessoa tenha uma vida mais digna e não prejudique tanto os outros ou não se autodiagnostique e use isso como escudo. O que mais tem hoje em dia é gente com "doença mental", mas que nunca foi a um especialista. Muitas vezes as pessoas são só mal caráter mesmo e se utilizam de pseudo transtornos para ferrar com os outros ou tirarem proveito. É muito importante também que quem não tem nenhum problema desses se intere para identificar e poder ajudar ou se auto ajudar se afastando de pessoas assim. Infelizmente, esses transtornos não têm cura e pode destruir a vida do diente e de quem participa de toda essa loucura.
Tive diagnostico de transtorno bipolar tipo II, ano passado. Minha psiquiatra desconfiou quando numa crise depressiva eu gastei 15 mil reais em livros. Depois disso pedi demissao do meu emprego e tive uma crise megalomaniaca. Foi um role bem maluco, mas estou medicado e estavel.no momento.
Pessoas sensatas que assistiram esse DR. falando, compartilhem, repartilhem, tripartilhem, quadripartilhem esses conteúdos, ele é de mais.
A série Homeland é maravilhosa para quem quer ver no dia a dia o transtorno.
Como ajudar uma pessoa que tem esses sintomas e ainda tem problemas de alcoolismo?
Sim..Existem esses problemas, eu tenho alguns...Mas sinceramente? Hoje nesse mundo atual q vivemos com tantas dificuldades e desafios todo mundo possui alguma anormalidade...Nada e nem ninguém e perfeito...
Litio e musculação estabilizaram muitas coisas, mas ela ta ali ainda.
Eu demorei 10 anos até ser diagnosticada como Bipolar.Dr Renato me descreveu.
Eu não sei o que tenho. Já fiz tratamentos durante anos ,remédios que nem sei os nomes,porque eu não podia ver que queria tomar tudo de uma vez,nunca prejudiquei ninguém ou machuquei. Fiquei internada várias vezes,nunca médico nenhum me disse o que tenho 😓.
Estou muito triste.Agora estou me isolando novamente. Sinto que não sou bem vinda na vida de ninguém.
Estou tomando somente ansiolítico.
Só me sinto bem sozinha. Um copo fora do lugar aciona um troço no meu cérebro,eu sinto como se fosse uma raiva .Saio e me fecho até passar .Não sei o que é isso 😓
Nada resolveu ,psiquiatra,remédios nadaaaaaa
Quando eu era bipolar, eu comprava nas lojas mais caras ,chegando em casa, colocava a sacolas dentro do guarda-roupa, lembro que tinha umas 30 sacolas, sem usar uma roupa, a minha amiga ficava com pena e de mim as roupas, eu tada endividada, até quando veio a depressão.horrivel a depressão bipolar. Uma coisa é ficar depresio ,com causa. Mais a depressão bipolar é vazia . Me curei com psiquiatra e terapeuta juntos. Mais a cura definitiva, veio com Jesus em primeiro lugar, e a mudança da alimentação correta. Hoje não tomo mais o lítio .conhecereis a verdade e ela te libertará, Glória ao Senhor
Vc não escutou nada do podcast. Te cuide pois a bipolaridade não tem cura, tem tratamento somente!
@@sanzashop Escutei sim , a maioria das doenças é a falta de Deus e alimentação incorreta, estou totalmente curada em o nome de Jesus e alimentação . Alimentação correta deveria ser ensinada na escola.E quem não crê em Deus azar dela, ele não vai deixar de existir só porque não creem ( Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sabias
@@zeliamaria1910 o que você mudou na alimentação.
@@zeliamaria1910 Usar esse tipo de discurso é muito perigoso. Ter uma alimentação correta é importante sim, crer em Deus ou ter uma religião é importante sim, mas há casos que a pessoa vai precisar de tratamento psiquiátrico e psicoterapia para o resto da vida, falas como essa podem ser usadas para estigmatizar ainda mais os transtornos mentais que já são bastante estigmatizados.
A receita da cura foi so alimentaçao correta ? Me diz o que voce fez quero curar me tambem obs ja tenho sou de cristo.
O difícil é encontrar um profissional bom que sabe identificar a doença. O normal é disserem que é depressão é receitam calmantes e antidepressivo
Eu sou bipolar, meu pai é, minha irmã tbm é. Eu acredito que a filha da minha irmã tbm é, pq ela é a melhor médica e a mais inteligente do mundo e fora outros sintomas. Eu já avisei para tomarem providências, antes que isso venha a piorar. Eu lavo minhas mãos pq já falei com ela e sou agredida e xingada. Eu mando uma fotografia e ela arruma confusão com qualquer coisa. Eu não irei mais conversar com ela, não gosto de ser ofendida. Eu tenho minha família em casa e não quero passar nervoso pq melhorei muito e estou feliz.
Levou 33anos para eu receber o diagnóstico hoje tomo Quetiapina Venlafaxina Topiramato Diazepan Triptofano e graças a Deus e meu psiquiatra estou estável
Fico muito feliz por você, Celeste! E continue acompanhando por aqui que toda semana colocarei no mínimo dois vídeos com várias estratégias e dicas de como melhorar os sintomas da bipolaridade. Dê uma olhada também nas playlist que criei aqui com os vídeos e LIVE sobre o assunto do transtorno bipolar th-cam.com/play/PLfBlsUYxaF-zlvzz1F8oXeh7Og3liQnqb.html
Eu também uso quetiapina, diazepam, venfalaxina tirou o topiramato e voltei para o lítio estou começando a ficar estável
Falei com meu psiquiatra sobre eu poder ser bipolar, mas disse a ele que fico mais na fase da mania, fico pouco na fase depressiva, esses últimos dias que fiquei mais triste e fui falar com ele, pois estava chorando por nada e com medo de tudo. Ele disse que não tem como ter Tb se não tenho fase depressiva acentuada.
.... 8 meses depois desse comentário, fui diagnosticado e tô tomando lítio faz 3 meses, 3 por dia,
Eu amo como o Gil tá mudado tá sério kkk
O GIL DO VIGOR ?????????? PARECE . . . . ......
Meu pai de 73 anos está sendo diagnosticado como sendo bipolar , pois há 6 anos teve alguma alteração de comportamento repentina após uma frustração, só que era uma pessoa tranquila apesar de leigo .mas agora vivi disparando um gatilho de ansiedade , a fase inicial estabilizou só a ansiedade q vem de vez enquanto é a psiquiatra diz q é bipolaridade e tome sosega leão 🦁... tento ajudar pois ele tem 73 anos . Mas o rispiridona o tem acompanhado desde que isto aconteceu ...
Eu comecei muito cedo a ter sintomas de ansiedade e depressão, tive diagnóstico com 17 anos, tratei depressão até os 27, quando fui diagnosticada com bipolaridade, nunca identifiquei os sintomas de bipolaridade, minha depressão era severa eu dormia o dia inteiro e a noite, só comia e dormia, e as vezes eu me sentia "bem", depois do tratamento específico pra bipolaridade que vim sentir os sintomas, isso tem dois anos, tive em média umas 4 crises onde eu passava uma semana sem dormir direito (isso me matava) minha mente não parava de jeito nenhum, vinha diversos pensamentos aleatórios como se eu tivesse sonhando acordada (eu achava que estava enlouquecendo) eu falava muito, sou tímida e ficava super desinibida , tentei suicídio e a coisa arriscada que fiz foi alugar um apto desempregada contando com um trabalho que era comissionado, me lasquei toda, nessa mesma época briguei com várias pessoas perdi amigos, minhas emoções a flor da pele, chorava excessivamente. E na mesma época me converti e fiquei fanática, tudo era sinal de Deus, inclusive foi isso que me fez alugar o apto caro contando com comissões que nunca vieram, queria falar pra todo mundo de Deus, postava sobre isso o tempo todo, hj em dia eu vejo o quanto eu estava insuportável. Graças a Deus hoje estou bem melhor, mas essa fase de mania é um INFERNO, só não entendi pq eu vim sentir esses sintomas depois na introdução dos estabilizadores de humor, antes nunca tinha sentido isso. Enfim não é nada fácil, só quem passa sabe o inferno interno que é ter essa doença.
Jéssica Mayara, me comovi com sua história. Estamos passando isso mesmo que vc contou com um filho. Não entendiamos nada. Depois de ouvir esse Médico que abriu meus olhos melhor.
@@monicacenter6944 entendo, é difícil a gente que tem a doença não entende, quem dirá quem está fora, se eu pudesse aconselhar, diria pra apoiá-lo incentivar ao tratamento, não julgar. Ouvi muito que era frescura minha que eu era preguiçosa que eu usava da doença pra não fazer as coisas, que eu queria chamar atenção, esse tipo de julgamento mata a gente por dentro.
Eu sou bipolar tipo 2 minha mania é mais "branda" e ainda sim fiz muita besteira, sugiro fortemente ficar de olho nas coisas que seu filho faz para preservar a reputação dele, tem coisas que eu fiz nessa época que eu não lembro só sei pq me contaram, a depender do caso é necessário internação. Maratona os vídeos desse médico ele tira muitas dúvidas, super recomendo.
Falei demais 😅
Se quiser conversar sobre o assunto, posso te passar meu contato.
@@jessicamayra7551 Eu estou na minha terceira recaída da depressão e síndrome do Pânico. A primeira na adolescência com pânico, usei paroxetina de 10mg e passou. 6 anos depois, acordei de madrugada com crise de novo. Dessa vez, veio um pouco mais forte com sintomas depressivos de angustia e solidão. Usei paroxetina de 10mg de novo , dessa vez levou uns 6 meses pra melhorar. Na época, o médico também receitou um estabilizador de humor, usei por um tempo junto do antidepressivo. Acontece que eu acabei largando o estabilizador de humor e não voltei mais no médico psiquiatra, porque eu achei que era uma fase e ia passar, não tive orientação que é uma doença e não levei a sério
Fiquei 10 anos sem nada, me acordei mal e dessa vez veio muito forte, com vários sintomas físicos de angustia, palpitação, falta de ar, dor no peito.
Usei alguns antidepressivos, só faziam efeito parcialmente, foi onde descobri a hipomania/mania e batia com várias coisas vexatórias que fiz ao longo dos anos. Como não tive apoio, não levei o tratamento a sério, achei que era algo que ia passar, mas não passou. Hoje uso Escitalopram de 20mg, e foi o que mais se aproximou da melhora, mesmo que parcialmente (já usei fluoxetina, sertralina, mirtazapina, trazodona).
Mas ainda tenho sintomas mistos, eu nunca levei o tratamento a sério pois achava que era algo que passava, mas dessa vez não passou. Não fui sincera com o médico com medo de ele me dopar, ele falou que sou bipolar e preciso de um estabilizador. A minha pergunta: por que isso acontece? Nenhum psicólogo e psiquiatra até hoje me explicou com firmeza e clareza sobre eu ter esses episódios recorrentes e mais fortes. Não senti um amparo profissional, mesmo sendo particular. Os outros psiquiatras me passavam essas medicações no chute e eu sofria muito com os efeitos colaterais. Não tenho apoio familiar, só me julgam e acham que é bobagem minha
@@babynaysc o tratamento da depressão unipolar é totalmente diferente da depressão bipolar, usar somente antidepressivo de forma isolada não trata a bipolaridade e vc volta a ter crises. Pode até ser usado antidepressivo associado a estabilizador de humor, mas sozinho nunca. Acho que a nossa falta de sinceridade ou até mesmo não observar certos comportamentos que temos, faz com que o diagnóstico seja errado ou protelado, e não se engane o antidepressivo dá essa falsa impressão de melhora e depois vem tudo a tona novamente, passei muitos anos por isso, e hoje eu consigo entender e enxergar claramente. Sugiro fortemente que busque um médico da sua confiança e conta toda sua história pra receber um tratamento adequado, pode ser difícil encontrar um medicamento que dê certo, como citei na minha história eu sofri muito no começo, eu tive as crises no tratamento, nunca entendi, até que me dei bem com o remédio e hoje estou estável. Quanto aos familiares realmente é difícil, a ignorância das pessoas quanto ao assunto colabora muito no sentindo de não entender ou não querer, somente nós sabemos o que passamos, por mais que o outro queira entender, nunca vai saber o que de fato de passa dentro de cada um, não leva isso em consideração por mais difícil que seja, foca em você na sua saúde em buscar ajuda. Que Deus te abençoe grandemente 🙏🏽
Nossa,essa explicação da bicicleta é ótima. Tenho uma amiga exatamente assim,muito difícil meu Deus.
Estou na parte do fogão, descontrole. Começo amanhã meu tratamento 🙏🏻❤️ Minha psiquiatra recomendou assistir os vídeos e seguir no Instagram, assim estou fazendo 🙌🏻
Que isso esse cara me descreveu, vou procurar um médico
A voz do medico ja passa uma paz 🙏
Verdade. Polaridade seria um nome mais cabível.
Tenho 17 anos, e eu venho tomando três medicações diárias e não venho notando tanta diferença, fazendo uso então do carbolitium duas vezes ao dia em acompanhamento com o quet depois da última refeição, que é geralmente o jantar que costumo fazer as 23:00. O carbolitium eu tomo diariamente pela manhã e a noite, finalizando o dia com o quet, que consequentemente acaba me causando uma quantidade anormal de sono, me obrigando a dormir. O rivotril também me foi receitado caso eu necessitasse dele como ansiolítico e vem me ajudando bastante em minhas crises de Pânico.
Diz acompanhamento psicológico por um ano e eu sou de Goiânia, o que surpreende mesmo é que o meu diagnóstico foi até que rápido. Minha mãe e meu pai são diagnosticados com transtorno bipolar e as vezes eu não consigo acreditar que tenho. A minha vida toda eu achei que fosse normal dormir feliz e acordar triste, ou simplesmente ter dias em que estamos muito felizes e outro deprimidos, *a minha vida inteira foi assim*, vendo meus pais da mesma forma, achei que esse fosse o padrão do mundo.
Sou extremamente saudosista e eu costumo lembrar com frequência de outrora. Todos os anos tenho as minhas fases e parece ser algo mais fisiológico, nunca imaginei que pudesse ser psicológico. Tanto é, que existiram fases em 2021 em que eu acordava 7 horas da manhã tendo ido dormir às cinco, ou simplesmente nem dormia. Hoje em dia, venho dormindo muito e o tratamento vem me ajudando. Antes dessas medicações, meu sono estava desregulado e eu basicamente não sentia sono, dormindo muito e indo dormir todos os dias a sete da manhã.
Não sinto tanta diferença com o carbolitium, talvez letargia. Estou fazendo uso dessas medicações desde terça-feira. O quet vem me demonstrando resultados satisfatórios, mas não sei se posso alegar o mesmo ao carbolitium.
LITIO E OTIMO.... ......NAO DA SONO . . . ....NEM TM CHEIRO . . . . ..
Vc ainda toma lito ?
Vc percebeu queda de cabelo?
Esse médico é tão sereno, claro e paciente ao dissertar sobre bipolaridade.
Ótimo! 👏👏👏👏👏👏👏
E eu que fui diagnosticada com esse transtorno e agora estou obcecada por esse tema. Seria um sintoma? 🤔
Muito difícil 😞
Tenho o diagnóstico, faço o tratamento e mesmo assim me mantenho afastada pois sei o quanto é difícil conviver comigo 😞😞
Difícil
Eu via e escutava coisas .... Até parei o carro para um senhor e crianças passar.... Minha mãe falou, não tem ninguém na rua, pode ir , mas eu esperei todos passar ... Era horrível
Estava tomando remédios quando isto aconteceu?
@@vanessamach5365 nessa época não tinha diagnóstico bipolar. O psiquiatra deu vários remédios errados que levaram a virada maníaca, depois para conter trocou a medicação e entrei na depressão com psicose.
QUEM TOMA REMEDIO CONTROLADO NAO PODE DIRIGIR. . . . . . . ..😢❤
O meu irmão de 18 anos tem momentos que ele se sente o melhor cantor, fica todo momento a cantar e dançar, faz até coisas piores não sei se é devido ao consumo de drogas, ou se ele consome drogas por estar nesta situação.
Eu sou assim, quando entro em uma assunto eu vou com tudo, pesquiso tudo, sei tudo, só penso naquilo por dias e depois do nada passa, esqueço, perco o interesse.
Tenho uma familiar que tem esse problema. Hoje se afastou de mim, mas quando tínhamos contato, eu ficava muito triste por ela. O médico deixava ela grogue de tanto remédio. Era remédio pra dormir, remédio pra acordar, remédio pra ficar feliz, e se ficasse muito feliz tomava remédio pra ficar triste. Dormia o dia inteiro ( a base de medicamentos fortíssimos), senão ficava em crise e fazia coisas que até Deus duvida. Triste. Terrível.
Maravilhoso esse conteúdo, muito real e assim mesmo, estou aprendendo bastante sobre mim eu da euforia a depressão eu choro aí melhoro um pouco obrigada gratidão .🤔😊
Eu tenho esse transtorno e é intermitente as fases durante o ano. Já fui diagnosticado e medicamentos infelizmente não me ajudaram. Com o tempo moldei as pessoas e modo de viver, mantenho minha rotina diária e não mudo por nada, tanto que nem aniversários e festas em geral participo. O certo é se conformar com sua realidade, aceitar que ninguém é igual e se amar além de tudo !
Luz para o autoconhecimento!
Jaco Pastorius também se prejudicou muito com o transtorno afetivo bipolar!
Quem é esse?
@@nicolycardoso3424 um dos melhores baxistas que o mundo Já teve o prazer de conhecer, basta digitar Jaco Pastorius no TH-cam e você terá um monte de vídeo e da trajetória dele no meio musical! Vale a pena conferir!
Se não me engano é um atleta que acabou por agredir a própria esposa. Foi uma tragédia o que aconteceu com ele, muito triste.
A bipolaridade está destruindo com a minha vida :(
A bipolaridade explicou tanta coisa na minha vida aos 17 anos tive a primeira fase de depressão 8 kg em 1 mes eu perdi nao saia de casa nao queria ver ninguém nem conversar nem comer so chorava ai vem a fase de mania os altos e baixos coloquei varios negócios mas nao conseguia permanecer muito tempo nao focava em nada super criativa vem a insonia o pensamento acelerado ate mesmo dormindo minha mente nao parava de funcionar eu sabia que nao tava dormindo totalmente ja que eu conseguia pensar vem os remedios achando que era depressão vem o zolpidem ,fluoxetina, exodos vem a irritabilidade descontrolada misturada com angústia despero as vezes perdia emprego amizades falava coisas sem pensar nao tinha consistência em nada os relacionamentos eram um caos aos 26 anos tive uma crise transei cm um cara que nem conhecia so vi naquele dia por pura inconsequência mesmo ate hoje e nao entendo pq fiz aquilo me questiono me culpo em fim engravidei tive meu filho hoje tem 8 anos é autista então se soubesse antes se tivesse procurado ajuda antes talvez as coisas tivessem sido bem diferente amo infinitamente meu filho mas sei as consequências hoje criar filho sozinha lidar com o autismo a bipolaridade a síndrome de Down do meu irmão e o narcisismo da minha mãe que me destrui por dentro desde a minha infância ate hoje mas nao desisto nao vou me entregar fase não é fim ...
Não sei se vai ver essa comentário mas vai dar tudo certo, só de ver seu texto dá pra perceber q vc é mt inteligente, mts vzs os problemas mentais, sem conhecimento, se torna uma doença e um peso, mas com consciência, abre uma vida totalmente diferente, mts vzs é um cérebro grandioso por trás desses infinitos pensamentos desordenados
Eu achei que minha mãe era bipolar, mas vendo seus vídeos acho que não é esse o problema não, faz 7 anos que busco um diagnóstico pra ela e já foi diagnosticada entre esquizofrenia até depressão leve, nenhum diagnóstico bate e nenhuma medicação funciona, hoje acredito que é mesmo um mal do coração.
Essa doença é terrível!
Minha mãe pulou da janela do quarto andar do prédio onde morávamos quando eu tinha 7 anos. Eu a vi caída no meio da grama. Minha vida foi essa até os 30 anos, que foi a última internação. Acho que herdei essa coisa... depressão profunda mas eu tenho que cuidar dela.
Lica, que DEUS proteja vc e sua avó. Cuidem-se, e parabéns pelo cuidado com sua vozinha. Não deve ser fácil. Abraço!
Como evitar os ataques de fúria?
Tenho a fase de regresar no tempo e lembrar de tudo de errado que fiz e o quê fizeram comigo
fui diagnosticado com tdah tipo não especificado (nem hiperativo, nem desatento, nem misto) comecei uma tratamento com antidrepessivo que serviria para ajudar com tabagismo (bupropiona) apos um mes aproximadamente apresentei uma hipomania, episodio antes da mania, onde eu ficava euforico, muito autoconfiante, gastando muito querendo comprar tudo e ate larguei a muié kk , tinha consulta marcada no psiquiatra no auge desse episodio, ele levantou a hipotese de bipolaridade, nunca nem imaginava q tinha isso ( minha mulher sempre me chamava de bipolar) dai passei a ficar mais atento sobre o tema. aparentemente nunca fiz depressão( pelo menos acho q não) agora hipomania foi esse episodio e outro a muito tempo atras era adolescente... então entendo que esta mais para bipolar tipo 2...
Eu desisti de me relacionar, porque o desencanto acaba rapidamente. Ser, ter ou estar bipolar não é fácil. Estou com 51 anos e o meu humor só piora. Estou sempre na fase down e tentativas de suicídio, gastar e depois me ver 👀 sufocada com dívidas. É desolador!
consagre o seu problema de Bipolaridade,ao Soberano Deus,confia nele,lute e não desista,vc consegue,Jesus vai te ajudar,confia.
Eu tenho transtorno bipolar... descobri depois que pedi as contas do meu antigo trabalho
muito interessante... pra quem acha que bipolar só fica com raiva do nada, maior mito possível
Descreveu minha mãe meu Deus😢,tanto tempo internada, na minha infância mas depois que cresci,nao deixei mais internar ela.hoje eu faço tratamento psiquiatrico por ser genética