Você é da área de *Educação Física?* Conheça a *Comunidade TEF Play* www.treinoemfoco.com.br/play/ Domine a *Prescrição de Treino,* Biomecânica, *Fisiologia,* Anatomia e todos conteúdos necessários para você ser uma Autoridade na área de *Musculação e Personal Trainer*
TA AI O QUE DIFERE DO FRANGO PRO MAROMBA, O CARA N É GRANDE FISICAMENTE MAS TEM UMA MENTE GIGANTE CAPAZ DE ENTENDER O ESPORTE COM TODA CLAREZA E AINDA REPASSAR INFORMAÇÕES VIÁVEIS E ABSOLUTAMENTE APROVEITÁVEL PRO'S DEMAIS PRATICANTE DO ESPORTE ! E DE PESSOAS COM ESSAS ATITUDES E MENTALIDADE QUE O ESPORTE PRECISA, ISSO SIM QUE É UM MAROMBA DE VERDADE.
Adorei! Também sou Educadora Física e achei o canal interessante, esclarecedor e de ótimo conteúdo! Parabéns pelo trabalho e pela resposta quanto ao fato do "tamanho" do Professor. Concordo plenamente com o Usuário que falou que talvez não seja o estilo dele e que não tira o crédito do conhecimento do mesmo, bem como achei ótima a resposta do canal quanto a crítica. Ambos os comentários tão bons, que a crítica nem se encontra mais para visualização. Não sei se foi excluída pelo próprio rapaz, ou pelo canal, mas o que importa é que pessoas com esse tipo de opinião não poluam locais com boas informações para que as pessoas passem a encontrar informação e não só reproduzir treinos de outras pessoas. Novamente, parabéns!
Olá Alisson, estamos programando isso. Aliás na série dica de treino em um dos programas postamos justificativas fisiológicas para o intervalo curto entre séries.
Muito obrigado Robson, nos esforçamos ao máximo para trazer temáticas que possam auxiliar profissionais da área da Educação Física, bem como praticantes de musculação. Que ótimo termos conseguido melhorar a qualidade do seu treino. Forte abraço
Desta forma nosso objetivo vem sendo atingido, muito obrigado pelo retorno. Com séries de 8 a 12 repetições você estimula a hipertrofia miofibrilar, quando aplica drop-sets ou um bi-set com uma quilagem menor nos halteres por exemplo, você fará um número maior de repetições, estimulando a hipertrofia sarcoplasmática, além de aplicar mais tensão sobre as fibras já tensionadas anteriormente. O músculo não sabe contar, 8 a 12 é apenas um parâmetro para acompanhamento de carga de treino. Abraço
Lucas Costas, aqui é o professor João Moura, acho que se para poder falar de TRP tem que ser grande tu não deve assistir mais nossos vídeos. É simples. Não obrigamos ninguém a assistir e na verdade o objetivo é ajudar. Eu (João) sou "frango", mas me sinto muito bem assim. Respeito a galera que gosta de ficar grande e admiro o esforço desse pessoal, mas eu estou feliz com meu corpo, já parou para pensar que nem todos os seres do planeta terra querem ficar grandes. Um abraço e pense sobre isso.
professor João assisto TODOS os seus videos, AMO seu trabalho! E me senti ofendida com o ocmentario do colega Lucas mas, nao perca seu tempo com isso professor, eu sinto pena,so isso. Continue postando por favor tem sido de grande valia para meu treino,moro no japão e a lingua me atarpalha para conseguir um personal, os seus videos sao a minha salvação! Obrigada !!
15? 12? 2? 8? Vou tentar explicar como é POR DENTRO DO MÚSCULO... da maneira mais simples pro povo leigo entender essa história. Pois é... quanto mais Kg você usa, menos repetições você consegue executar... maior a degradação de PROTEÍNAS CONTRÁTEIS (que são a parte sólida da sua célula muscular).. e causa menos estresse e desgaste na PARTE LÍQUIDA da sua célula. Agora.. se você usar MENOS CARGA.. e realizar MAIS REPETIÇÕES o desgaste da PARTE LÍQUIDA será maior do que o estrago causado nas PROTEÍNAS CONTRÁTEIS. Séries de 13.. 14.. 15 ou mais.. sobrecarregam muito, e "estragam" muito o SARCOPLASMA (parte líquida das células musculares) e causam algum pequeno dano nas PROTEÍNAS (sólidas). Séries de 1.. 2.. 4.. 5... repetições.. causam um GRANDE ESTRAGO NAS PROTEÍNAS... e pouco estrago na parte líquida. Repetições de 6.. 7.. 8... 9.. 10... 11.. 12... estão no intervalo IDEAL.. porque? Porque com essa quantidade de repetições é possível ter carga o suficiente para causar bastante DANO nas proteínas.. e tempo de tensão o bastante para causar um ótimo estresse METABÓLICO na parte Líquida (Sarcoplasma). Somando o ESTRAGO DE PROTEÍNA + O ESTRAGO METABÓLICO a o organismo, ao final do treino inicia um mecanismo no qual.. se você ingerir ÁGUA.. PROTEÍNA... CARBOIDRATOS.. CREATINA.. Tudo isso o seu organismo irá "PUXAR" para dentro da célula aumentando a quantidade JUSTAMENTE desses elementos.. tornando-o MAIOR. Agora.. se você pegar pouco peso e fizer muitas repetições também vai ter hipertrofia, MAS....... em MENOR ESCALA. Porque haverá um estrago muito maior na parte líquida.. então.. o corpo vai aproveitar muito mais a água.. creatina e carboidratos pra dentro da célula.. absorvendo POUCA proteína. Nisso você aumenta pouco o seus músculos mas ganha mais RESISTÊNCIA. Agora.. o contrário... Se você fizer muito pesado... o corpo vai fazer AJUSTES NA PROTEÍNA.. e também ajustes mais altos no seu sistema nervoso..E Não vai puxar um volume tão grande de água pra dentro da célula. Nisso.. você também aumentará POUCO seus músculos e ganhará MUITA FORÇA... por causa dos ajustes nas células NERVOSAS (neurônios) e pelo aumento de proteínas CONTRÁTEIS. Tentei explicar da maneira mais Básica possível.. abraços!
Depende de como você realiza determinado movimento desse exercício com 100Kg. Depende da amplitude do movimento (se você usa bem toda a extensão do movimento sem fazer aqueles movimentos curtos), cadência: que é o controle da velocidade para a fase concêntrica (na hora que você contrai o músculo) e na fase excêntrica (que é quando vc sustenta a carga na volta, com seus músculos sendo alongados). Vai ter uma hora que, com esse padrão de movimento, você vai chegar num limite até não conseguir mais realizar o movimento CORRETAMENTE. Isto é, vc fez um número MÁXIMO de repetições. Na segunda série, após o descanso (que varia muito de treino pra treino) se você repetir a carga de 100kg, certamente você fará menos repetições, pois, seus músculos ativos já estarão mais fadigados. E, assim, sucessivamente. Até você chegar na última série e ter a necessidade de reduzir a carga para manter determinada FAIXA de repetições.
Satisfação Mara! A propósito! Sou Personal Trainer. Mande seu Whats pra eu te falar sobre uma novidade muito bacana. Aliás... melhor. Vc tem Facebook????
Atletas profissionais, os fisiculturistas, trabalham pautados em periodizações do treinamento e em alguns momento devem fazer treinos para quebrar a rotina de treinamento, a barreira de rendimento, e até mesmo, para mudar o estímulo de treino. Ou ainda, buscar além da hipertrofia miofibrilar a hipertrofia sarcoplasmática. Devido a isso eles utilizam de várias outras técnica e sistemas de treinamento. Abraço Elisson.
Muito obrigado pela força a todos que comentara, caso surjam dúvidas podem perguntar que responderemos no Treino em FOCO Responde, nas próximas semanas serão lançados os vídeos sobre as Zonas de Repetições Máximas para Força e RML respectivamente. Também será lançado em breve um vídeo sobre variáveis que tendem a maximizar o processo de hipertrofia (microlesão tecidual) no treino. Muito obrigado a todos vocês que interagem e divulgam o nosso material. Forte Abraço a todos
Não compreendi sua pergunta Weudson, O que o vídeo explica é a zona de repetições ideais para hipertrofia é entre 12 a 8 repetições MÁXIMAS (com falha concêntrica), isto potencializa a microlesão tecidual acompanhado de outras variáveis de volume e intensidade do treino. Repetições submáximas também causam microlesão tecidual, porém não na mesma magnitude.
Olá Rodrigo, Neste quesito de enfase em fase concêntrica/excêntrica a fisiologia nos mostra que quando buscamos acelerar ao máximo na fase concêntrica (quando empurramos) temos um maior recrutamento de Unidades Motoras, quando realizamos uma fase excêntrica (sustentamos a descida) mais lenta você mantém uma tensão significativa nas UM's e é a fase onde mais ocorre microlesão sarcomial. Abraço
Altíssima quantidade de conteúdo e, de qualidade. Estão de parabéns, continuem o trabalho de vocês que, creio eu, está ajudando muita gente, inclusive eu mesmo.
Obrigado pela sugestão de tema "Sleepsurfsex", Assim que terminar o tcc e estágio vou focar meus estudos no Powerbuilding, fiz um breve levantamento de materiais e não existem rotinas claras ainda, porém várias informações com base fisiológica contundente com o que é exposto na literatura. Quem sabe em 2014 até mesmo criar uma rotina de relato desse tipo de treino, acompanhamento morfológico e vídeos específicos sobre. Forte Abraço.
Professor você poderia fazer um video falando sobre os tipos de hipertrofia(miofibrilar e sarcoplasmatica) seria interessante, e parabéns todos videos sao excelentes tem me ajudado muito.
Herick, Dependerá do sistema de treino que você está praticando, pirâmide clássica? Pirâmide invertida? Num sistema de séries múltiplas uma das configurações utilizadas é com a mesma kilagem executar as 3 ou 4 séries, dando um intervalo de descanso curto e realizar em cada série o máximo de repetições que conseguir. Abraço
Edmar, Dependerá do número de exercícios para cada grupo muscular que você estiver realizando. A zona de repetições entre 8 a 12 serve apenas como parâmetro para encontrarmos uma quilagem onde conseguimos realizar um número de repetições dentro desta margem tendo tensão muscular significativa e um tempo pelo qual a musculatura sofre essa tensão. Depende da configuração geral do seu treinamento para saber se necessitaria de 3 ou 4 séries. Abraço
Olá professor adorei o vídeo, bem explicativo só acho que faltou o senhor comentar sobre os intervalos entre séries tanto visando hipertrofia, rml, potência e força. Desde já agradeço a atenção!!!
Assunto polemico. Tem pesquisadores defendendo que o numero de repetições não é importante. Obtém se o mesmo resultado com poucas ou mts repetições se forem executadas até a falha...segundo eles...
Professor seu canal não é para leigos como Eu,mas algum dia você poderia fazer um vídeo esclarecendo Sobre o que é melhor fazer nos treinos.Mais cargas - repetições ou + repetições com menos carga. Eu quero mesmo é não ter músculos grandes ,e ter um corpo com força sem virar um bodybuilder ,.Quero ter muita força e resistência e não criar esses músculos grandes.Obrigada professor
Olá Eder, Eu (João) entendo que teu raciocínio esta correto. Porém, as fibras vermelhas não apresentam uma hipertrofia tão significativa quanto as brancas, sua hipertrofia baseia-se mais na hipertrofia sarcoplasmática e as brancas na miofibrilar (que é a de melhor resultado para volume). Assim, mantendo como mostramos no vídeo a tendência é gerar hipertrofia miofibrilar tanto nas fibras brancas (alta resposta) quanto vermelhas (baixa resposta). Isto é, hipertrofiando ao máximo. Abraço.
explique protocolos de hipertrofia ( eu uso) D.T.A aonde se usa 60% da carga maxima.... mas faz repeticao altas ! gerando assim mairo tempo do processo glycolico no organismo e maior liberação de ácido lático que favorece na hipertrofia.... me explica Dr. João
Amigo vc estuda educação física? Eu tb compreendo o seu ponto de vista, mas eu vejo por outro lado assim como o Jefferson, O Prof. João é um cara que tem um conhecimento muito elevado, seus ensinamentos eu levo muito a sério. Pois tudo que ele passa aqui eu vejo na faculdade, e meu objetivo é ser um dia um professor universitário, e vejo que não é necessário ser forte para ser um exelente profissional, pois os alunos assim como nós precisam usar além de músculos, O CÉREBRO!
Entendi sua sua duvida em relação ao treino com cargas máximas Wedson. Os treinos com cargas máximas (próximos a 1RM), geram o estimulo TENSIONAL sobre as unidades musculares, ou seja, gera-se ruptura de fibras pela tensão, além de utilização predominante da via metabólica anaeróbia Alática (onde não há produção de lactato).
Que vídeo mais útil, fantástico como você explica bem! Gostaria de saber se é interessante eu fazer repetições com 50% de minha capacidade máxima depois de ter zerado algum grupo muscular, para recrutar mais fibras musculares, aquelas que são ativas com menos carga? Obrigado!
Já têm um tempo que venho aprendendo muito com este canal e desde já gostaria de parabenizar toda a equipe. Porém minha pergunta é, caso o treino tenha características de 8 a 12 repetições e de series de fadiga logo após a essas repetições, atingirei também a hipertrofia?
Olá Profº, gostaria de saber com relação a execução do movimento se deve dar enfase na fase excêntrica ou concêntrica do movimento para que gere maior lesão ou até mesmo uma isometria seria uma boa para que gere maior fadiga muscular conseqüentemente maior lesão no microfilamento muscular?
Sobre a questão das bi-sets, sempre tive dúvida em relação as repetições somadas dos dois exercícios, primeiramente se essa soma tem alguma importância. Por exemplo: Cadeira extensora 3x12 com Leg Press 3x10. Exagero, fácil, normal.? Não consigo racionar sobre, e se existe um possível somatório, ou pode-se fazer uma bi-set sem se ater muito as repetições. Ficaria extremamente grato se puderes responder. E Também gostaria de Parabenizá-los por cada vídeo produtivo e maravilhoso que divulgam, tanto para que saibam que a nossa profissão exige que sejamos ''curiosos'', estudiosos, quanto para nos enriquecer moralmente e metodologicamente. Grande Abraço.
2- Para que se gere o aumento do volume da fibra (hipertrofia), há que se estimular a supercompensação do glicogênio e a concentração intracelular muscular, através do estimulos mais metabólicos em relação ao 1RM,ou seja, ativar o metabolismo anaeróbio Lático em associação ao componente tensional muscular adequado (80% a 75% de 1RM- 8 a 12 movimentos), que gerará supercompensação do principal substrato energético que a compõe, o glicogênio muscular. Att. José Neto- Personal Trainer
Muito bom o video parabens! Tirou várias dúvidas que eu tinha! Mas ainda tenho uma outra dúvida por que certo Fisiculturista fazer treino de exercicios até a falha.. mesmo chegando a 15/20 rept's . Como por exemplo Markus Ruhl!? Obrigado!
Leonardo, Nós não damos DICAS, nós passamos ORIENTAÇÕES baseadas na Fisiologia, Biomecânica, Bioenergética, Cinesiologia e outras bases da Educação Física. Sabemos da importância da imagem que existe neste meio, caso queira saber se o que transmitimos da certo, acompanhe a série 365 dias em FOCO. Caso não confie nas informações que transmitimos, fique a vontade para não assistir nossos vídeos. Abraço
Parabéns Mestre só não entende seu vídeos q não quer entender muito bom mesmo vc é ótimo e natural isso é o q importa tem cara por ai que nem vou citar o nome toma anabolizantes eposta vídeos falando q sabe tudo!
Vídeo muito bom mesmo, bastante esclarecedor! Mas me tira uma duvida, se eu realizar entre 5 ou 6 repetições com uma velocidade mais lenta, eu também não estaria potencializando as micro lesões?
Não expliquei muito bem mais e assim, 2 series de 10 repeticões é na 3 até a máxima repetição, então eu pensei que esse treino não era pra Hipertrofia. Mas compreendi sua resposta. Obrigado (:
Outra questão, se o tempo de tensão sobre tal músculo acabar sendo igual, no caso causaria mesmo impacto sobre o mesmo? Por exemplo fazer 8 repetições com uma certa acadência de tempo, e fazer 4 repetições com uma acadência mais lenta se igualando ao tempo de tensão da primeira, igualaria a microlesão causada?
Isso de 8 à 12 repetições dr. você quer dizer executadas em boa forma até a falha concêntrica? Sem aquele embalo ou roubadinha pra conseguir mais uma? Se fosse assim seria você fazer por exemplo executar até travar a flexão de cotovelos em um tríceps pulley e largar o peso?
Amigos do treino em foco mas uma vez parabens pelo belo tranbalho. Tenho uma dúvida quando ao sistema (padrão) da metodologia abordada neste video. Falando sobre fibras musculares VERMELHAS e BRANCAS a minha duvida é: Para gerar hipertrofia no grupo muscular onde tenha MAIOR predominancia de fibras VERMELHAS não seria mais usual séries grandes onde essas fibras de RESISTENCIAS seriam recrutadas ao maximo ? Obrigado.
Você é da área de *Educação Física?* Conheça a *Comunidade TEF Play* www.treinoemfoco.com.br/play/
Domine a *Prescrição de Treino,* Biomecânica, *Fisiologia,* Anatomia e todos conteúdos necessários para você ser uma Autoridade na área de *Musculação e Personal Trainer*
TA AI O QUE DIFERE DO FRANGO PRO MAROMBA, O CARA N É GRANDE FISICAMENTE MAS TEM UMA MENTE GIGANTE CAPAZ DE ENTENDER O ESPORTE COM TODA CLAREZA E AINDA REPASSAR INFORMAÇÕES VIÁVEIS E ABSOLUTAMENTE APROVEITÁVEL PRO'S DEMAIS PRATICANTE DO ESPORTE !
E DE PESSOAS COM ESSAS ATITUDES E MENTALIDADE QUE O ESPORTE PRECISA, ISSO SIM QUE É UM MAROMBA DE VERDADE.
Adorei!
Também sou Educadora Física e achei o canal interessante, esclarecedor e de ótimo conteúdo!
Parabéns pelo trabalho e pela resposta quanto ao fato do "tamanho" do Professor.
Concordo plenamente com o Usuário que falou que talvez não seja o estilo dele e que não tira o crédito do conhecimento do mesmo, bem como achei ótima a resposta do canal quanto a crítica. Ambos os comentários tão bons, que a crítica nem se encontra mais para visualização. Não sei se foi excluída pelo próprio rapaz, ou pelo canal, mas o que importa é que pessoas com esse tipo de opinião não poluam locais com boas informações para que as pessoas passem a encontrar informação e não só reproduzir treinos de outras pessoas.
Novamente, parabéns!
Obrigado Lenilson, a equipe TreinoemFOCO agradece. Abraço.
Olá Alisson, estamos programando isso. Aliás na série dica de treino em um dos programas postamos justificativas fisiológicas para o intervalo curto entre séries.
Muito obrigado Robson, nos esforçamos ao máximo para trazer temáticas que possam auxiliar profissionais da área da Educação Física, bem como praticantes de musculação. Que ótimo termos conseguido melhorar a qualidade do seu treino. Forte abraço
Desta forma nosso objetivo vem sendo atingido, muito obrigado pelo retorno.
Com séries de 8 a 12 repetições você estimula a hipertrofia miofibrilar, quando aplica drop-sets ou um bi-set com uma quilagem menor nos halteres por exemplo, você fará um número maior de repetições, estimulando a hipertrofia sarcoplasmática, além de aplicar mais tensão sobre as fibras já tensionadas anteriormente. O músculo não sabe contar, 8 a 12 é apenas um parâmetro para acompanhamento de carga de treino. Abraço
Obrigado Gustavo.
Excelente material, ajuda tanto quem malha quanto quem estuda sobre o assunto.
Lucas Costas, aqui é o professor João Moura, acho que se para poder falar de TRP tem que ser grande tu não deve assistir mais nossos vídeos. É simples. Não obrigamos ninguém a assistir e na verdade o objetivo é ajudar. Eu (João) sou "frango", mas me sinto muito bem assim. Respeito a galera que gosta de ficar grande e admiro o esforço desse pessoal, mas eu estou feliz com meu corpo, já parou para pensar que nem todos os seres do planeta terra querem ficar grandes.
Um abraço e pense sobre isso.
professor João assisto TODOS os seus videos, AMO seu trabalho! E me senti ofendida com o ocmentario do colega Lucas mas, nao perca seu tempo com isso professor, eu sinto pena,so isso. Continue postando por favor tem sido de grande valia para meu treino,moro no japão e a lingua me atarpalha para conseguir um personal, os seus videos sao a minha salvação! Obrigada !!
15? 12? 2? 8? Vou tentar explicar como é POR DENTRO DO MÚSCULO... da maneira mais simples pro povo leigo entender essa história. Pois é... quanto mais Kg você usa, menos repetições você consegue executar... maior a degradação de PROTEÍNAS CONTRÁTEIS (que são a parte sólida da sua célula muscular).. e causa menos estresse e desgaste na PARTE LÍQUIDA da sua célula. Agora.. se você usar MENOS CARGA.. e realizar MAIS REPETIÇÕES o desgaste da PARTE LÍQUIDA será maior do que o estrago causado nas PROTEÍNAS CONTRÁTEIS. Séries de 13.. 14.. 15 ou mais.. sobrecarregam muito, e "estragam" muito o SARCOPLASMA (parte líquida das células musculares) e causam algum pequeno dano nas PROTEÍNAS (sólidas). Séries de 1.. 2.. 4.. 5... repetições.. causam um GRANDE ESTRAGO NAS PROTEÍNAS... e pouco estrago na parte líquida. Repetições de 6.. 7.. 8... 9.. 10... 11.. 12... estão no intervalo IDEAL.. porque? Porque com essa quantidade de repetições é possível ter carga o suficiente para causar bastante DANO nas proteínas.. e tempo de tensão o bastante para causar um ótimo estresse METABÓLICO na parte Líquida (Sarcoplasma). Somando o ESTRAGO DE PROTEÍNA + O ESTRAGO METABÓLICO a o organismo, ao final do treino inicia um mecanismo no qual.. se você ingerir ÁGUA.. PROTEÍNA... CARBOIDRATOS.. CREATINA.. Tudo isso o seu organismo irá "PUXAR" para dentro da célula aumentando a quantidade JUSTAMENTE desses elementos.. tornando-o MAIOR. Agora.. se você pegar pouco peso e fizer muitas repetições também vai ter hipertrofia, MAS....... em MENOR ESCALA. Porque haverá um estrago muito maior na parte líquida.. então.. o corpo vai aproveitar muito mais a água.. creatina e carboidratos pra dentro da célula.. absorvendo POUCA proteína. Nisso você aumenta pouco o seus músculos mas ganha mais RESISTÊNCIA. Agora.. o contrário... Se você fizer muito pesado... o corpo vai fazer AJUSTES NA PROTEÍNA.. e também ajustes mais altos no seu sistema nervoso..E Não vai puxar um volume tão grande de água pra dentro da célula. Nisso.. você também aumentará POUCO seus músculos e ganhará MUITA FORÇA... por causa dos ajustes nas células NERVOSAS (neurônios) e pelo aumento de proteínas CONTRÁTEIS. Tentei explicar da maneira mais Básica possível.. abraços!
Daniel Amorim isso significa que, se eu quero hipertrofia para glúteos e uso carga de 100kg eu posso fazer 4 séries de 12 repetições?
Depende de como você realiza determinado movimento desse exercício com 100Kg. Depende da amplitude do movimento (se você usa bem toda a extensão do movimento sem fazer aqueles movimentos curtos), cadência: que é o controle da velocidade para a fase concêntrica (na hora que você contrai o músculo) e na fase excêntrica (que é quando vc sustenta a carga na volta, com seus músculos sendo alongados). Vai ter uma hora que, com esse padrão de movimento, você vai chegar num limite até não conseguir mais realizar o movimento CORRETAMENTE. Isto é, vc fez um número MÁXIMO de repetições. Na segunda série, após o descanso (que varia muito de treino pra treino) se você repetir a carga de 100kg, certamente você fará menos repetições, pois, seus músculos ativos já estarão mais fadigados. E, assim, sucessivamente. Até você chegar na última série e ter a necessidade de reduzir a carga para manter determinada FAIXA de repetições.
Daniel Amorim valeu mesmo, você é ótimo cara muito obrigada!
Satisfação Mara! A propósito! Sou Personal Trainer. Mande seu Whats pra eu te falar sobre uma novidade muito bacana. Aliás... melhor. Vc tem Facebook????
Daniel Amorim melhor comentário
Atletas profissionais, os fisiculturistas, trabalham pautados em periodizações do treinamento e em alguns momento devem fazer treinos para quebrar a rotina de treinamento, a barreira de rendimento, e até mesmo, para mudar o estímulo de treino. Ou ainda, buscar além da hipertrofia miofibrilar a hipertrofia sarcoplasmática.
Devido a isso eles utilizam de várias outras técnica e sistemas de treinamento.
Abraço Elisson.
Show, estudo ed. fisica e até hj não tinha ouvido uma explicação clara como essa.
A ciência as técnicas se aplicam a tudo, nada é tão simples como parece.
Muito clara a explicação. Dr. João é fera!
Parabéns, muito conciso, didático. Só temos a agradecer.
Muito obrigado pela força a todos que comentara, caso surjam dúvidas podem perguntar que responderemos no Treino em FOCO Responde, nas próximas semanas serão lançados os vídeos sobre as Zonas de Repetições Máximas para Força e RML respectivamente. Também será lançado em breve um vídeo sobre variáveis que tendem a maximizar o processo de hipertrofia (microlesão tecidual) no treino. Muito obrigado a todos vocês que interagem e divulgam o nosso material. Forte Abraço a todos
Exatamente Daniel Nora, por isso a velocidade de execução do movimento (cadência) também deve ser controlada na execução dos movimentos.
Abraço
Sensacional suas aulas, professor João, tenho assimilado bastante conteúdo no seu canal. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos!
Simplesmente o melhor conteúdo que já vi na net #treinoemfoco Parabéns o sr têm nos ajudado muuito!
Não compreendi sua pergunta Weudson,
O que o vídeo explica é a zona de repetições ideais para hipertrofia é entre 12 a 8 repetições MÁXIMAS (com falha concêntrica), isto potencializa a microlesão tecidual acompanhado de outras variáveis de volume e intensidade do treino. Repetições submáximas também causam microlesão tecidual, porém não na mesma magnitude.
sou fã desse canal, é o melhor, sem mais.
Olá Rodrigo,
Neste quesito de enfase em fase concêntrica/excêntrica a fisiologia nos mostra que quando buscamos acelerar ao máximo na fase concêntrica (quando empurramos) temos um maior recrutamento de Unidades Motoras, quando realizamos uma fase excêntrica (sustentamos a descida) mais lenta você mantém uma tensão significativa nas UM's e é a fase onde mais ocorre microlesão sarcomial. Abraço
Altíssima quantidade de conteúdo e, de qualidade. Estão de parabéns, continuem o trabalho de vocês que, creio eu, está ajudando muita gente, inclusive eu mesmo.
Parabéns pelo conteúdo, esse canal tem me ajudado muito e também acabou de me esclarecer o porque das 12 a 8 repetições,
Abraço
Não haveria melhor resposta, sem dúvida! Sempre excepcional em seus diálogos!
Obrigadão Rafael, grande abraço
Ótimo João, nosso intuito é esse mesmo... contribuir. Abraço
Obrigado pela sugestão de tema "Sleepsurfsex",
Assim que terminar o tcc e estágio vou focar meus estudos no Powerbuilding, fiz um breve levantamento de materiais e não existem rotinas claras ainda, porém várias informações com base fisiológica contundente com o que é exposto na literatura. Quem sabe em 2014 até mesmo criar uma rotina de relato desse tipo de treino, acompanhamento morfológico e vídeos específicos sobre. Forte Abraço.
Professor o Senhor explica muito bem, parabéns e obrigado por dividir seu conhecimento com nós.
Obrigado por não ter me interpretado mal professor. Obrigado pela resposta. Vou sim acompanhar. Abs!
Disparadamente o melhor canal do u tube!
que isso agr sim to entendendo como funciona vlw o cara sabe o que fala
Todos os videos são excelentes, parabens, sou fã do Treino em FOCO.
João Moura conhece mto e sabe repassar o conhecimento com mta facilidade.
Estou sempre acompanhando os videos ,
aprendo e pratico varias dicas que voc passa que é realmente funcional ,
Abraço ;]
Professor você poderia fazer um video falando sobre os tipos de hipertrofia(miofibrilar e sarcoplasmatica) seria interessante, e parabéns todos videos sao excelentes tem me ajudado muito.
muito bom prof.sr é muito tecnico suas aulas
Amei obrigada quero mais
Sempre maravilhosas suas explicações. Sucintas e sempre dialéticas. A união da prática a uma teoria consciente com certeza traz ótimos resultados.
Herick,
Dependerá do sistema de treino que você está praticando, pirâmide clássica? Pirâmide invertida? Num sistema de séries múltiplas uma das configurações utilizadas é com a mesma kilagem executar as 3 ou 4 séries, dando um intervalo de descanso curto e realizar em cada série o máximo de repetições que conseguir. Abraço
show de bola!!! matou minha curiosidade
Fantástico essa explicação!!!!
Excelente! Esse canal é realmente diferenciado!!
Até agora foi o melhor vídeo que vi sobre esse tema. Parabéns!
exelente dicas e explicações.
Edmar,
Dependerá do número de exercícios para cada grupo muscular que você estiver realizando. A zona de repetições entre 8 a 12 serve apenas como parâmetro para encontrarmos uma quilagem onde conseguimos realizar um número de repetições dentro desta margem tendo tensão muscular significativa e um tempo pelo qual a musculatura sofre essa tensão. Depende da configuração geral do seu treinamento para saber se necessitaria de 3 ou 4 séries. Abraço
Melhor explicação que tive.
Parabéns e obrigado.
Olá professor adorei o vídeo, bem explicativo só acho que faltou o senhor comentar sobre os intervalos entre séries tanto visando hipertrofia, rml, potência e força. Desde já agradeço a atenção!!!
podiam fazer um video exemplificando a hipertrofia miofibrilar e sarcoplasmatica ....muito bons os videos parabéns
Sensacional! Muito obrigado pela aula e parabéns pelo trabalho!
você é o cara!!!😙
João Moura meu mestre !!!!
video perfeito muito bem explicado !!!
Ótimo video, continue fazendo! Quanto mais informação, melhor!
Assunto polemico. Tem pesquisadores defendendo que o numero de repetições não é importante. Obtém se o mesmo resultado com poucas ou mts repetições se forem executadas até a falha...segundo eles...
Professor seu canal não é para leigos como Eu,mas algum dia você poderia fazer um vídeo esclarecendo Sobre o que é melhor fazer nos treinos.Mais cargas - repetições ou + repetições com menos carga.
Eu quero mesmo é não ter músculos grandes ,e ter um corpo com força sem virar um bodybuilder ,.Quero ter muita força e resistência e não criar esses músculos grandes.Obrigada professor
Olá Eder,
Eu (João) entendo que teu raciocínio esta correto. Porém, as fibras vermelhas não apresentam uma hipertrofia tão significativa quanto as brancas, sua hipertrofia baseia-se mais na hipertrofia sarcoplasmática e as brancas na miofibrilar (que é a de melhor resultado para volume).
Assim, mantendo como mostramos no vídeo a tendência é gerar hipertrofia miofibrilar tanto nas fibras brancas (alta resposta) quanto vermelhas (baixa resposta). Isto é, hipertrofiando ao máximo.
Abraço.
Sensacional!
Obrigado ajudou.
Muito bom essa aula
Muito bom!!
Faltou falar qts séries. Ótimo vídeo, parabéns!
explique protocolos de hipertrofia ( eu uso) D.T.A aonde se usa 60% da carga maxima.... mas faz repeticao altas ! gerando assim mairo tempo do processo glycolico no organismo e maior liberação de ácido lático que favorece na hipertrofia.... me explica Dr. João
Fala um pouco sobre a dor pós tardia..
Amigo vc estuda educação física? Eu tb compreendo o seu ponto de vista, mas eu vejo por outro lado assim como o Jefferson, O Prof. João é um cara que tem um conhecimento muito elevado, seus ensinamentos eu levo muito a sério. Pois tudo que ele passa aqui eu vejo na faculdade, e meu objetivo é ser um dia um professor universitário, e vejo que não é necessário ser forte para ser um exelente profissional, pois os alunos assim como nós precisam usar além de músculos, O CÉREBRO!
Fantástico, queria que fosse meu professor na universidade, rs.
Ótimo vídeo professor !!!
Excelente vídeo !eu já fiz errado algumas vezes .
muito bom! essa explicação
queria um vídeo explicando sobre a importância do tempo de intervalo entre as séries
muito bom cara!
Boa Manolo!
O tempo sob tensão depende também da cadência do movimento, quantos segundos duram as fases concêntrica e excêntrica
Entendi sua sua duvida em relação ao treino com cargas máximas Wedson.
Os treinos com cargas máximas (próximos a 1RM), geram o estimulo TENSIONAL sobre as unidades musculares, ou seja, gera-se ruptura de fibras pela tensão, além de utilização predominante da via metabólica anaeróbia Alática (onde não há produção de lactato).
Que vídeo mais útil, fantástico como você explica bem! Gostaria de saber se é interessante eu fazer repetições com 50% de minha capacidade máxima depois de ter zerado algum grupo muscular, para recrutar mais fibras musculares, aquelas que são ativas com menos carga? Obrigado!
pow cara... muito fóda
perfeito, ta de parabéns
perfeitoo
muito bom
a princípio sim. Teremos em breve um TreinoemFOCO RESPONDE abordando essa temática.
Abraço.
Já têm um tempo que venho aprendendo muito com este canal e desde já gostaria de parabenizar toda a equipe. Porém minha pergunta é, caso o treino tenha características de 8 a 12 repetições e de series de fadiga logo após a essas repetições, atingirei também a hipertrofia?
Olá Profº, gostaria de saber com relação a execução do movimento se deve dar enfase na fase excêntrica ou concêntrica do movimento para que gere maior lesão ou até mesmo uma isometria seria uma boa para que gere maior fadiga muscular conseqüentemente maior lesão no microfilamento muscular?
Sobre a questão das bi-sets, sempre tive dúvida em relação as repetições somadas dos dois exercícios, primeiramente se essa soma tem alguma importância. Por exemplo: Cadeira extensora 3x12 com Leg Press 3x10. Exagero, fácil, normal.?
Não consigo racionar sobre, e se existe um possível somatório, ou pode-se fazer uma bi-set sem se ater muito as repetições.
Ficaria extremamente grato se puderes responder.
E Também gostaria de Parabenizá-los por cada vídeo produtivo e maravilhoso que divulgam, tanto para que saibam que a nossa profissão exige que sejamos ''curiosos'', estudiosos, quanto para nos enriquecer moralmente e metodologicamente.
Grande Abraço.
2- Para que se gere o aumento do volume da fibra (hipertrofia), há que se estimular a supercompensação do glicogênio e a concentração intracelular muscular, através do estimulos mais metabólicos em relação ao 1RM,ou seja, ativar o metabolismo anaeróbio Lático em associação ao componente tensional muscular adequado (80% a 75% de 1RM- 8 a 12 movimentos), que gerará supercompensação do principal substrato energético que a compõe, o glicogênio muscular. Att.
José Neto- Personal Trainer
Muito bom o video parabens! Tirou várias dúvidas que eu tinha! Mas ainda tenho uma outra dúvida por que certo Fisiculturista fazer treino de exercicios até a falha.. mesmo chegando a 15/20 rept's . Como por exemplo Markus Ruhl!? Obrigado!
Leonardo,
Nós não damos DICAS, nós passamos ORIENTAÇÕES baseadas na Fisiologia, Biomecânica, Bioenergética, Cinesiologia e outras bases da Educação Física. Sabemos da importância da imagem que existe neste meio, caso queira saber se o que transmitimos da certo, acompanhe a série 365 dias em FOCO. Caso não confie nas informações que transmitimos, fique a vontade para não assistir nossos vídeos. Abraço
Parabéns Mestre só não entende seu vídeos q não quer entender muito bom mesmo vc é ótimo e natural isso é o q importa tem cara por ai que nem vou citar o nome toma anabolizantes eposta vídeos falando q sabe tudo!
Excellent class
Parabéns pelo vídeo professor. Poderia disponibilizar ou mencionar a referência sobre 8-12rep. ?
muito bom seu vídeo,parabéns!!
Top 👏👏👏👏
Vídeo muito bom mesmo, bastante esclarecedor!
Mas me tira uma duvida, se eu realizar entre 5 ou 6 repetições com uma velocidade mais lenta, eu também não estaria potencializando as micro lesões?
gostaria de saber exemplo:" bíceps" quantos exercícios diferente posso fazer para hipertrofiar
video muito bom, eu gostaria de saber o numero de series ideias, 8-12 repeticoes mas quantas series? 2?3?
Não expliquei muito bem mais e assim, 2 series de 10 repeticões é na 3 até a máxima repetição, então eu pensei que esse treino não era pra Hipertrofia. Mas compreendi sua resposta. Obrigado (:
Outra questão, se o tempo de tensão sobre tal músculo acabar sendo igual, no caso causaria mesmo impacto sobre o mesmo? Por exemplo fazer 8 repetições com uma certa acadência de tempo, e fazer 4 repetições com uma acadência mais lenta se igualando ao tempo de tensão da primeira, igualaria a microlesão causada?
Primeiramente gostaria de agradecer pelas informações, só um complemento: Isso vale pra panturrilha também?
Isso de 8 à 12 repetições dr. você quer dizer executadas em boa forma até a falha concêntrica? Sem aquele embalo ou roubadinha pra conseguir mais uma? Se fosse assim seria você fazer por exemplo executar até travar a flexão de cotovelos em um tríceps pulley e largar o peso?
Professor onde se encaixa os métodos, drop set, bi se, rest pause, piramide, slow - ou slow +?
Essa música de abertura ficou top!
Amigos do treino em foco mas uma vez parabens pelo belo tranbalho.
Tenho uma dúvida quando ao sistema (padrão) da metodologia abordada neste video.
Falando sobre fibras musculares VERMELHAS e BRANCAS
a minha duvida é: Para gerar hipertrofia no grupo muscular onde tenha MAIOR predominancia de fibras VERMELHAS não seria mais usual séries grandes onde essas fibras de RESISTENCIAS seriam recrutadas ao maximo ?
Obrigado.