Grande Obra! Depois disso é só passarem por Lisboa e levarem-me até Tavira. E... espero que tudo esteja concluído e a funcionar na perfeição ainda neste século. 😊 Cumprimentos.
Isso é que era de valor!👍 Vamos ver se ainda estamos cá para ver isso a funcionar já que vai á avante, eu pessoalmente acho uma obra totalmente desnecessária quando temos o Alfa e o TGV só vai poupar 20 minutos em relação a este, o que para uma obra que vai custar milhões não se justifica, há coisas mais importantes para fazer no nosso país! Cumprimentos
Não percebo porque é que Gaia tem que ter uma estação. Se Gaia e Campanhã já estão ligadas por metro, quem precisa vai a Campanhã (que fica mesmo ali ao lado)! A estação fica demasiado cara e cria uma paragem totalmente desnecessária para um comboio que se pretende rápido. A era dos apeadeiros já acabou. Já o mesmo não digo em relação ao aeroporto. Esta ligação deveria estar contemplada logo na primeira fase.
Na ferrovia nem tudo se resumo à linha do comboio em si, é criar uma rede, o metro em Campanhã não teria capacidade de lidar com a oferta que será gerada pela LAV. Ao dividir em duas paragens há a capacidade de dissipar procura para quem por exemplo quer entrar na linha amarela e não no tronco central. Não só, é também criar uma nova centralidade a sul do Douro para beneficiar da ferrovia em alta velocidade
@@xandysaid É claro que Campanhã tem capacidade. Gaia é que certamente não tem. Quando Lisboa ficar ligada a Vigo, parar em Gaia vai significar um atraso de 10 minutos. LIsboa só tem uma estação, Madrid só tem uma estação, Barcelona só tem uma estação, Roma só tem 1 estação e por aí fora. Que coisa ridícula haver 2 estações a 3 km de distância em linha reta.
Parabéns aos portugueses por investirem no transporte ferroviário. Gostaria muito que o Brasil investisse também, mas nenhum político quer isso (de qualquer ideologia, seja de direita ou esquerda). O lobby da indústria automobilística destruiu nossa malha ferroviária.
@@ClarifyingRythm Primeiro, nunca vi uma única aldeia sem acesso com estrada alcatroada, mesmo sendo esta medonha. Peço imensa desculpa se vives num buraco no meio do nada, mas o "Portugal real" não é a aldeia no cu de judas com 3 pessoas com 90 anos vivas, mas sim o litoral, onde vive mais de 80% da população. Segundo, ao criar esta LAV estás a melhorar os serviços para cidades do interior como Guarda, Castelo Branco, Abrantes, etc, fora as que serão servidas diretamente entre Vigo e Lisboa (Leiria, Coimbra, Braga). Por exemplo, Porto-Guarda vai passar a demorar menos 1h20. Terceiro, sem acabares com o bottleneck que é a linha do norte, a ÚNICA linha que liga o norte ao sul, não poderás construir as próximas LAVs. Portalegre vai no futuro ser ligada à LAV Lisboa-Évora que já está em construção. Viseu vai ser servida por uma futura LAV. Évora-Beja-Faro também está planeado em LAV. Quanto a Bragança e Vila Real, ainda não foi decidido de que tipo vai ser mas provavelmente querem que seja construída uma linha standard a 200km/h. Pronto, vais ter grande parte das cidades portugueses ligadas em LAV, com as menos importantes em linha standard. E ainda vão construir algumas linhas regionais/urbanas. Mas primeiro temos de resolver Lisboa-Porto, onde vive e trabalha a maioria.
Não deverá ser assim tão cedo. Até Soure será construído tudo de seguida, daí para baixo duvido que lancem logo. Só se este modelo de lançamento da obra funcionar muito bem.
Leira ficaria mais bem servida se a ligação fosso Via Coimbra e Guarda ( como é a atual linha férrea) do que sair de Leiria ir a lisboa ( talvez mudar de comboio) e despois seguir por evora para madrid. Pense nisto e compartilhe a ideia com os seus conterraneos.
Peço o favor as infratuturas de Portugal e aos seus responsáveis para ter um especial cuidado com as marcações e sinais verticais nas estradas nacionais,em muitas delas tinta desgasta que a noite e com chuva mal s consegue ver,isso evita acidentes.
@@tiagofssampaio sendo assim, está claramente justificada a rotunda. Deve ser por isso que também vão fazer 2 estações no espaço de 3Km, assim quem se enganar no comboio pode inverter a direção
A lei das rotundas é uma valente merda... se tens duas entradas e duas saidas na primeira e segunda opção sem prejudicar quem queira ir para a segunda saída devia ser permitido poder andar dois carros de lado a lado.. Só na tuga é que se tem que conhecer as rotundas todas do PAÌS para circular na direita ou na esquerda.... Na Tuga se tiver uma pequena estrada de primeira saída para um lote de apartamentos numa rotunda de cariz nacional o tuga vai pela da esquerda havendo apenas 0.01% dos carros que ocupam a primeira fila que queiram ir para o lote de apartamentos... Congestionando a da esquerda.... Leis de merda onde na rotunda não à nenhuma sinalização vertical com vias de perioridade nas rotundas... É por isso que quando o tuga vai para espanha lixa-se....
O Mais importante seria ligar o metro do Porto (Campanha, Estádio do Dragão e Fanzeres) a Gondomar. Isso sim iria ser um grande benefício para todo população que vive nesta zona.
mais uns kilometros e podiam fazer o tgv vir a São Pedro da Cova , o 801 e o 804 da Stcp andavam sempre cheios e de São Pedro da Cova a Santo Ovídio não temos ligação direta.
Era só eu que estava à espera de ver o tabuleiro inferior da nova ponte como algo mais humano, como 1 faixa para cada lado, e passeios largos? Parece que a frente ribeirinha de ambas as margens vão ter uma autoestrada a trazer e levar imensos carros que antes ali não existiam. Mesmo em projetos ferroviários não deixa de haver uma mega benece para os carros
@@saltlessbread 5 anos é a previsão. Tendo em conta que é uma PPP, acredito que não atrase muito... tem interesses financeiros do privado paranque fique logo pronta. É bem diferente de muitas outras obras.
eu gostava de saber quem é o autor da nova ponte e porque é que esta nao sofreu o mesmo participativo tratamento que a ponte nova do metro?? dois tabuleiros e com aquelas retas de aço sao poluicao visual!! é demasiado!! fere a paisagem!! já para nao falar da rotunda com um pilar no meio... tudo bem...
Poderiam utilizar essa linha para o Vouga ir da Universidade de Aveiro a Campanhã, beneficiando Aveiro, Águeda, Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia. Ajudem a melhorar a acessibilidade no distrito de Aveiro e nos acessos ao Porto.
O vouguinha onde estão a ser gastos uns bons milhões continua a demorar 1:30h de OAZ a Espinho. De OAZ a Aveiro nem anda. Mas o TGV a existir, o que não acredito, não é para o povinho.
Não cabe à Infraestruturas de Portugal qualquer papel na escolha do material circulante. Os comboios serão os que os vários operadores que concorrerem para operar na linha entenderem adquirir.
Incrível como uma ponte de 20XX consegue ter um ar tão tosco e pesado comparada com uma ponte do séc. XIX. Certo que as exigências de uso e segurança não são as mesmas, mas não dava para desenhar algo mais elegante e menos pesado visualmente? Continua o fetiche por marmarrachos por parte de quem aprova estas coisas...
Porque cruza com a linha do Norte aí, e isto não é só para Lisboa e Porto. Haverá Comboios a parar em Aveiro, Coimbra ou Leiria e outros não. Isso exige ligações entre a LAV e a LN ao longo do percurso.
Parece plausível. Sempre tive dúvidas onde seria a entrada em túnel vinda de uma ponte à cota de Campanhã. Por outro lado, sempre estranhei o facto desse terreno não ter sido urbanizado ao contrário do que acontece ao seu redor.
Desculpem o comentário, mas é tudo muito bonito e até podia fazer algum sentido, se o nosso território fosse mais vasto, mas alta velocidade em Portugal com um território tão pequeno, não seria estrategicamente e economicamente se encaixe melhor na economia portuguesa uma linha de velocidade elevada ,( ou seja comboios até 250km/h) que é o caso dos nossos Alfa Pendular, já pensaram que se o Pendular tivesse uma linha para que pudesse efectuar a viagem de Braga a Faro á velocidade constante de 220km/h seria o suficiente e os custos para o país seria um décimo do valor, as pessoas já pesquisaram os custos de manutenção de uma linha para comboios de alta velocidade? Outra questão, a quem caberia a manutenção dessa linha de Alta velocidade? A actual IP para termos a mesma vergonha que temos agora com as nossas linhas, ou acreditam em milagres que a IP ia dar outra atenção a essa linha? Eu acredito mais que sejam os nossos vizinhos espanhóis a entrarem em território nacional com os comboios deles de alta velocidade, levam os lucros e o governo português paga a manutenção das linhas sem qualquer lucro para o país. Isto vai ser outro saco sem fundo tipo os estádio feitos por este país fora e agora ao abandono. O povo português tem olhos maiores que a barriga, pensem o quanto vai custar aos bolsos dos contribuintes. Mas deixo aqui um reparo, sou utilizador assíduo dos comboios e grande apoiante do transporte ferroviário, mas vamos ser realistas.
Primeiro, esta linha é apenas uma parte de um todo que ligará Lisboa-Porto-Vigo. Sim, faz sentido ligares Lisboa-Porto em 1h15. Especialmente porque serviços para outros cantos do país (Guarda, Castelo Branco, Leiria, Viana do Castelo,etc) também aproveitam parte da linha e passam a fazer o mesmo trajeto em muito menos tempo. Leiria por exemplo reduz-se em 2.5h de Lisboa. Porto-Guarda reduz-se em 1h20m. Os alphas podem e vão ser aproveitados para essas ligações. Os comboios não são o problema. Segundo, o maior problema que esta linha resolve não é a velocidade... é a capacidade. Não podes ter uma linha a funcionar bem com comboios a 220km/h e regionais a metade da velocidade. Ainda pior, tens de levar com comboios de mercadoria. Terceiro, a linha do norte foi projetada no Século XIX para velocidades do Século XIX. Renová.la não basta para aumentar a sua velocidade, precisarias de imensas variantes novas. Por isso, se quisesses adaptar a linha do Norte a uma funcional a 220km, terias de não só duplicar o número de vias, criar variantes com novos traçados, implementar o ECTS e renovar o estado da via. Tudo isto tendo de manter a linha dorsal do país em funcionamento. Desde os anos 90 que tentamos a última (renová-la) e nem isso conseguimos. Imagina tudo o resto! Foram feitos estudos que confirmam que adaptar as atuais linhas seria mais caro. Mais vale criar uma nova, que se separa dos urbanos e comboios de mercadorias, que liga a centros populacionais mais atuais que a anterior (exemplo:Leiria). O litoral é plano, a diferença entre construir uma nova linha a 250km/h ou 300km/h é quase nula. Aliás, esta nova linha tem um traçado feito para os ~400km/h em muitas secções, apenas não é usada assim porque não seria rentável.
E justifica-se um "território tão pequeno" ter voos a ligarem Porto e Lisboa e diversas auto-estradas? Ou é só a "auto-estrada" ferroviária que no seu iluminado entender não se justifica? A maior pequenez deste país é a da mentalidade. A manutenção caberá aos construtores que vencerem os concursos! Assim se vê como estamos bem informados e a prestar muita atenção...
Parece-me que quem está mesmo mal informado sobre o que é ferrovia e neste caso a alta velocidade é você, não sabe nem entende nada dos custos de construção e manutenção de uma linha de alta velocidade e dos comboios de alta velocidade, mas para ter uma pequena noção, o custo da manutenção de uma unidade de alta velocidade é três vezes mais do custo de manutenção do avião A737, agora pense e não fale do que não sabe e quanto manutenção da linha é sempre a cargo do proprietário da infraestrutura, no caso da IP. O mal dos portugueses é ter pensamentos de um país rico mas com uma carteira vazia. Não vivam de ilusões partidárias. Gostava muito de ter neste país comboio de Alta velocidade, mas tenho de ser realista .
Da última vez limparam 300 milhões em estudos e projetos e nada. A ferrovia está uma desgraça em obras mal planeadas actualmente, o que leva a acreditar que isto vai correr bem? A IP , nem na porcaria do comprimento das plataformas acerta . Existem comboios a parar em estações onde metade do comboio fica de fora. E a prioridade é o TGV ?
....lembram-se de uma ponte quera para fazer a meias ?????????? Gaia pagava 6 milhões e Porto outros 6..... A factura ao momento já vai em 36,9 milhões..... Edis a fazer contas em cima dos joelhos e o povo imbecil paga.
Para quê mais uma ponte para automóveis? O Porto já tem 3 pontes (arrábida, freixo, infante) que geram um trânsito infernal. Ideias do século 20. No século 21, e pensar no século 22, é investir e expandir a mobilidade sustentável: comboios, metros, autocarros, ciclovias e acessos pedonais. O dinheiro desse tabuleiro automóvel deveria ser investido na reabertura da Maria Pia para peões/bicicletas e do ramal de Alfandega (seja elétrico/bus/ciclovia) qualquer coisa menos deixar ao abandono enquanto se torra dinheiro em encher ainda mais a cidade de automóveis. Por algum motivo somos a cauda da Europa, temos dinheiro mas não temos cabeça.
Pessoalmente gostei do design, mas gostos são gostos, e cada um tem a sua opinião. Porém, este design um pouco estranho deve-se ao facto que temos uma ponte composta por dois tabuleiros (rodoviário e ferroviário), que complica imenso a obra, especialmente do ponto de vista da engenharia, que é a coisa que vem antes da arquitetura e do design da ponte (ninguém quer que ela caia, por muito bonita que seja)
Deve ter sido desenhada pelos mesmos gabinetes de sempre, “inovadores” com a mesma coisa em betão e ZERO integração com o ambiente. Mas isso define a visão política que diverge com o resto da Europa: Portugal aposta no betão e falta de espaços verdes, em especial no norte, no resto da Europa a palavra de ordem é integração com a natureza, espaços verdes, parques infantis, etc.. Portugal (ou a política) sempre na “vanguarda” a proteger visões “inovadoras” do futuro…
@@francinfocisco3475 Então se cada um tem uma opinião porquê que num estado democrático não há oportunidade para dar a voz? Este sistema de come e cala é completamente bacoco e desatualizado. Certamente que com um concurso de ideias iria aparecer uma solução melhor e mais elegante
Há varias fases de ajuste de projeto. Portanto, apesar de terem definido o layout geral, o design é muitas vezes atualizado até à conclusão da obra. Esteticamente, tanto para o bem como para o mal.
a conversão da linha ferrea , de bitola ibérica para bitola europeia ainda vai em estudos e projetos. o projeto TGV Sines- Barcelona ainda vai em estudos e projetos. o projeto TGV Lisboa- Madrid ainda vai em estudos e projetos. entretanto o TGV vai ser substituido por drones e vai ser necessario recomeçar os estudos e impactos
Eu estou à espera de andar no rápido desde o ano 2000, não foi por aí que começaram a dizer agora é que é?! Quase 24 anos passados e a IP comprou uns computadores novos, fazem umas imagens bonitas! Devemos agradecer a quem, à I A ou a algum político?! 😅
porto e gaia na pratica são a mesma cidade. 2 estações para esta cidade única só se justifica com interesse político. cada paragem em alta velocidade tem um custo enorme no tempo total de viagem e retira vantagem em relação ao avião. as unicas estações precisas em portugal såo porto, lisboa e faro, para ligar a vigo, madrid e sevilha.
Mais um vídeo de propaganda, desde a primeira vez que anunciaram o TGV, já tiveram tempo de cobrir o pais de TGV e ainda não temos nem 100 metros de linha. Só acredito que vir.
Preferia que expandisse a linha existente a outra localidades do que fazer "a linha de alta velocidade" enfim, tudo para agradar os senhores e interesses derivados Ldta
Então Portugueses, uma vez que vivemos numa democracia, comentem neste comentário, quantos de vós queres uma linha de Alta Velocidade Lisboa, Porto. Obrigado
A obra publica que ninguém pediu -_- Para melhorar o estado decadente dos nossos hospitais e das nossas escolas não ha dinheiro, ou para reforçar as ligações ao interior do pais. Para estes "vanity projects", ja existe...sejam eles fundos europeus ou não. Era bom que o povo português tivesse direito a decidir o que lhes serviria melhor...que tivesse voz em referendos frequentes. Mais uma medida para agradar aos turistas, porque o português comum não vai andar nestes comboios de alta velocidade, de certeza.
Esta infraestrutura melhora os acessos ao interior do país. Mas enfim, é o nível de informação e conhecimento. Referendos a um povo largamente ignorante que opina sem ter um pingo de noção... tem tudo para correr bem.
@@f.g.9466 pode elaborar como é que esta obra vai melhorar os acessos ao interior? é que o interior do pais a que me referia é interior interior (Lousa, Seia...), não é "30min da costa" interior. Ainda assim, continuo a achar que Portugal precisa de muitas outras coisas neste momento, e nenhuma delas é uma linha de alta velocidade. Posso estar a ser ignorante e pode-me ter passado ao lado os benefícios para o português comum que este projeto vai trazer...se assim for, terei todo o gosto em verificar que estava errado.
INVESTIR NO INTERIOR É SÓ CONVERSA, quando chega a hora de fazer obra, só pensam em Lisboa. O pessoal do Porto deveria exigir a ligaçao a MADRID Via Coimbra e Guarda como são feitas atualmente as ligações internacionais e não deixar desviar a ligação por: "LISBOA - Évora -Madrid" . A ligação prevista prejudica todo o norte e contribui uma vez mais para a desirtificação do interior. A ligação passando por Coimbra e Guarda evitaria que o pesoal do norte tivesse que ir a Lisboa para apanhar o TGV ou passar sempre por Lisboa quando quer ir para a Europa. AINDA POR CIMA, O investimento total LISBOA-COIMBRA-GUARDA_MADRID é inferior ao custo LISBOA ÉVORA MADRID, uma vez que a infraestrutura "LISBOA COIMBRA" já tem de ser feita para o trajeto Lisboa-Porto.
Que estupidez de investimento, nem o Comboio normal funciona direito e querem construir um TGV faraónico, quem paga? Vai ser a CP a operar o TGV? Isto é como querer ganhar a Champions League e ainda estar na 2ª Divisão......
Como a linha do norte está cronicamente cheia, só consegues resolver os seus problemas construíndo uma nova. E para isso mais vale construir a 300km/h. A diferença de custos entre 200 ou 300 é baixa numa zona tão plana.
..o modo como nos enganam com este 3D fofinho ....! ! ! ! Sabendo nós que a estação de Gaia fica a mais de 60 metros de profundidade..... e à superfície prédios em barda.... até não caber mais especulação.......! ! ! !
@@SouthPeter98 ...não. Os donos dos terrenos é que estão maravilhados... pois sem mexerem uma palha já têm quase o dobro da capacidade prevista em PDM, graças ao Joan Busquets ! ! ! Caso não saiba era área será 15% estação e 85% especulação.
Apesar da vontade de todas as autarquias, o TGV só faz sentido Porto-,Lisboa. O tempo que demora a acelerar até velocidade máxima e depois abrandar até para leva km
A Alta Velocidade deveria chegar à Espanha para ligar com a rede do AVE. Mais uma vez Portugal gasta milhões no seu próprio umbigo em vez de ter visão de futuro. É necessário Alta Velocidade entre Lisboa e Porto? Na minha opinião é desperdiçar dinheiro. E porquê não chega a Vigo?
A ligação entre Porto e Lisboa é que deve ser a prioridade. Milhares de pessoas por mês vão poder visitar as duas cidades no mesmo dia. E num futuro próximo não haverá voos entre Lisboa e Porto. A linha de alta velocidade entre as duas cidades paga-se sozinha tal vai ser a procura e taxa de ocupação
Porque é muito mais prioritário descongestionar a linha do Norte, que está completamente entupida por misturar tráfego rápido e lento. Os suburbanos Porto/Aveiro têm frequências de m**da porque é preciso deixar canal para os Alfas e intercidades. Com a maior parte dos comboios de longo curso a passarem para nova linha, os suburbanos poderão ser verdadeiros suburbanos, com frequências decentes. Este troço, principalmente, é para ontem.
País Rico este.....Cuidado que com paragens de 3 em 3 Km's ainda fica mais lento que o Urbano.....Tanto milhão para poupar 15 minutos Lisboa-Porto????? Vergonha.
para quê linha de alta velocidade ? isto é só para desviarem dinheiro com ajustes diretos como nas jornadas mundiais da juventude. para quê uma linha de alta velocidade se de alfa pendular ja se faz porto lisboa em 2 horas ? para quê uma linha de alta velocidade num país tão pequeno ? Quanto muito fazia-se a linha Lisboa Madrid , para conectar portugal com o resto da Europa por linha férrea.
nao somos um pais pequeno. isso é de quem nunca viajou por cá. de faro a corunha nao é um pais pequeno. a AV nao é lisboa porto. esse é só um troço, a intencao é ligar faro a corunha. e sim há necessidade de AV!! eu faço todos os meses lisboa porto e as renex ou os IC vao sempre cheios de gente!! é so consultar os dados no INE para se ver os milheres de pax que se deslocam entre faro-lisboa, lisboa-coimbra-porto porto-braga. e nao, o AP é uma anedota que nao serve o propósito. a diferença entre um AP e a renex sao de 15 minutos. a linha do norte está entupida!! teria que se fazer uma nova linha de qualquer maneira. alem disso, a europa nao é madrid!!! a europa é pela Guarda - valadolid- bordeus... e para tal é perciso linhas de AV cargo e pax de lisboa-setubal-sines e leixoes para a guarda... a AV é altamente necessaria!!!
Para responder às questões que levanta, a alta velocidade em Portugal trará vários benefícios: menos passageiros (nacionais e turistas) nos comboios da linha do Norte (IC e Alfa), menos carros nas autoestradas e menos voos entre Porto e Lisboa, que já hoje são questionáveis. O TGV será mais barato de operar do que o Alfa, o que significa viagens mais acessíveis para todos, além de poupar muito tempo e dinheiro às empresas que têm escritórios entre as duas cidades. Até agora, o país já gastou muito mais dinheiro em autoestradas e na linha do Norte do que se prevê gastar no TGV. E a manutenção da linha do Norte será cada vez mais cara se o tráfego continuar o mesmo. Além disso, o Alfa não faz a viagem em 2h, como escreve, mas em cerca de 2h50. O TGV vai reduzir este tempo para 1h15, menos de metade! Uma ida e volta Porto-Lisboa em 2h30, menos tempo do que apenas uma ida atualmente! Mais rápido, mais barato, com menos acidentes nas autoestradas e uma pegada ambiental menor. Quem perde com isso? E, apesar de sermos um país pequeno e com recursos limitados, isso só reforça a importância de uma boa ligação de alta velocidade entre Porto e Lisboa. Aliás, justificaria ainda mais uma ligação TGV Porto-Faro do que apenas o TGV entre Lisboa e Porto. Garanto que muitos turistas optariam por ir ao Algarve de TGV, se a ligação existisse, em vez da atual linha do Sul, onde um Alfa circula a 50 km/h em certos lugares. Aposto que essa ligação ajudaria muito, mas mesmo muito, a desenvolver o Algarve. Além disso, permitiria melhores serviços do Alfa e IC nas áreas mais rurais do país. Agora, se me permite, pergunto: em 1996 alguém questionava a construção de tantas autoestradas num país pequeno, porque não se limitar a estradas nacionas? Hoje ninguém consegue imaginar viver sem elas. Com o TGV será o mesmo.
@@ricardocosta5376 ricardo agradeço mas não percas tempo, continuamos a ser um país de parolos que gostavam era que o pais tivesse parado era no tempo do Salazar e de Fatima em que só existiam estradas de cabras. Ainda por cima é a Uniao Europeia que paga maior parte do projeto e nem assim..
Somos um país demasiado pequeno para tamanho investimento compensar em questões de duração de viagem. Absolutamente rídiculo, o Alfa pendular chega perfeitamente. Renovem mas é a linha de Lisboa-Algarve que está uma vergonha
nao somos um pais pequeno. isso é de quem nunca viajou por cá. de faro a corunha nao é um pais pequeno. a AV nao é lisboa porto. esse é só um troço, a intencao é ligar faro a corunha. e sim há necessidade de AV!! eu faço todos os meses lisboa porto e as renex ou os IC vao sempre cheios de gente!! é so consultar os dados no INE para se ver os milheres de pax que se deslocam entre faro-lisboa, lisboa-coimbra-porto porto-braga. e nao, o AP é uma anedota que nao serve o propósito. a diferença entre um AP e a renex sao de 15 minutos. a linha do norte está entupida!! teria que se fazer uma nova linha de qualquer maneira. alem disso, a europa nao é madrid!!! a europa é pela Guarda - valadolid- bordeus... e para tal é perciso linhas de AV cargo e pax de lisboa-setubal-sines e leixoes para a guarda... a AV é altamente necessaria!!!
As 3h dos Alfa são uma anedota. A Linha do Norte está entupida há muitos anos por causa da mistura de tráfego rápido e lento. Esta linha e, principalmente, este troço já devia estar pronto há 10 anos, pelo menos.
@@RodrigoFerreira-bs6hd Chamar parolo da tasca a qualquer opinião contrária demonstra perfeitamente o pensamento bacoco que ainda domina no nosso país. Ainda pior é essa confiança cega estilo Estado Novo em entidades que já deram provas que metade do tempo não sabem o que andam a fazer com tantos interesses e corrupção ao barulho.
Grande Obra! Depois disso é só passarem por Lisboa e levarem-me até Tavira. E... espero que tudo esteja concluído e a funcionar na perfeição ainda neste século. 😊 Cumprimentos.
Isso é que era de valor!👍 Vamos ver se ainda estamos cá para ver isso a funcionar já que vai á avante, eu pessoalmente acho uma obra totalmente desnecessária quando temos o Alfa e o TGV só vai poupar 20 minutos em relação a este, o que para uma obra que vai custar milhões não se justifica, há coisas mais importantes para fazer no nosso país!
Cumprimentos
@@ulisses4678 as consequências das mentiras da tv. Vai poupar 1h40!!!, não 20 minutos.
Grande obra, e vídeo também! 👍
Só nesta apresentação lá se foi mais 1M€😄
Mesmo 😂
Não percebo porque é que Gaia tem que ter uma estação. Se Gaia e Campanhã já estão ligadas por metro, quem precisa vai a Campanhã (que fica mesmo ali ao lado)! A estação fica demasiado cara e cria uma paragem totalmente desnecessária para um comboio que se pretende rápido. A era dos apeadeiros já acabou.
Já o mesmo não digo em relação ao aeroporto. Esta ligação deveria estar contemplada logo na primeira fase.
Amém!
Redundancias, já alguma vez ouviste falar?
Sim, nem há estudos sobre isso nem nada. Vão fazer a estação pq são tolinhos...
Na ferrovia nem tudo se resumo à linha do comboio em si, é criar uma rede, o metro em Campanhã não teria capacidade de lidar com a oferta que será gerada pela LAV. Ao dividir em duas paragens há a capacidade de dissipar procura para quem por exemplo quer entrar na linha amarela e não no tronco central. Não só, é também criar uma nova centralidade a sul do Douro para beneficiar da ferrovia em alta velocidade
@@xandysaid É claro que Campanhã tem capacidade. Gaia é que certamente não tem. Quando Lisboa ficar ligada a Vigo, parar em Gaia vai significar um atraso de 10 minutos. LIsboa só tem uma estação, Madrid só tem uma estação, Barcelona só tem uma estação, Roma só tem 1 estação e por aí fora. Que coisa ridícula haver 2 estações a 3 km de distância em linha reta.
Parabéns aos portugueses por investirem no transporte ferroviário. Gostaria muito que o Brasil investisse também, mas nenhum político quer isso (de qualquer ideologia, seja de direita ou esquerda). O lobby da indústria automobilística destruiu nossa malha ferroviária.
Tal como nos EUA
@@ClarifyingRythm tens de começar em algum lado, não achas?
Sim, deviamos ter começado há 30 anos atrás@@RodrigoFerreira-bs6hd
@@ClarifyingRythm Primeiro, nunca vi uma única aldeia sem acesso com estrada alcatroada, mesmo sendo esta medonha. Peço imensa desculpa se vives num buraco no meio do nada, mas o "Portugal real" não é a aldeia no cu de judas com 3 pessoas com 90 anos vivas, mas sim o litoral, onde vive mais de 80% da população.
Segundo, ao criar esta LAV estás a melhorar os serviços para cidades do interior como Guarda, Castelo Branco, Abrantes, etc, fora as que serão servidas diretamente entre Vigo e Lisboa (Leiria, Coimbra, Braga). Por exemplo, Porto-Guarda vai passar a demorar menos 1h20.
Terceiro, sem acabares com o bottleneck que é a linha do norte, a ÚNICA linha que liga o norte ao sul, não poderás construir as próximas LAVs.
Portalegre vai no futuro ser ligada à LAV Lisboa-Évora que já está em construção. Viseu vai ser servida por uma futura LAV. Évora-Beja-Faro também está planeado em LAV. Quanto a Bragança e Vila Real, ainda não foi decidido de que tipo vai ser mas provavelmente querem que seja construída uma linha standard a 200km/h.
Pronto, vais ter grande parte das cidades portugueses ligadas em LAV, com as menos importantes em linha standard. E ainda vão construir algumas linhas regionais/urbanas. Mas primeiro temos de resolver Lisboa-Porto, onde vive e trabalha a maioria.
@@RodrigoFerreira-bs6hd Óbvio, mas há por ai muitos que não fazem a mínima ideia do que dizem e riem-se perdidamente das suas próprias bacoradas. lol
Ainda bem que há alguém que faça obra neste país. Parabéns, de um madeirense.
Importante ligar a Leiria o quanto antes
Não deverá ser assim tão cedo.
Até Soure será construído tudo de seguida, daí para baixo duvido que lancem logo.
Só se este modelo de lançamento da obra funcionar muito bem.
Leira ficaria mais bem servida se a ligação fosso Via Coimbra e Guarda ( como é a atual linha férrea) do que sair de Leiria ir a lisboa ( talvez mudar de comboio) e despois seguir por evora para madrid. Pense nisto e compartilhe a ideia com os seus conterraneos.
Leiria está na Fase 2. O calendário prevê o lançamento do concurso para Janeiro de 2026, e inicio de construção em meados de 2027.
Somos ótimos a fazer maquetes. Dos melhores, eu diria.
Parabéns, grande obra, as estações, tanto a de Santo Ovídio, como a de Campanha, ficaram incríveis!
Peço o favor as infratuturas de Portugal e aos seus responsáveis para ter um especial cuidado com as marcações e sinais verticais nas estradas nacionais,em muitas delas tinta desgasta que a noite e com chuva mal s consegue ver,isso evita acidentes.
Se fosse só as marcações... E o resto?
A arquitetura é pavorosa.
Parabéns, vamos em frente!!
Grande realização e produção!
rotunda com 2 saídas, que génios
Realmente
Vou dizer uma coisa que talvez aches de génio: uma rotunda que também dá para inverter a direção!
@@tiagofssampaio sendo assim, está claramente justificada a rotunda. Deve ser por isso que também vão fazer 2 estações no espaço de 3Km, assim quem se enganar no comboio pode inverter a direção
A lei das rotundas é uma valente merda... se tens duas entradas e duas saidas na primeira e segunda opção sem prejudicar quem queira ir para a segunda saída devia ser permitido poder andar dois carros de lado a lado.. Só na tuga é que se tem que conhecer as rotundas todas do PAÌS para circular na direita ou na esquerda.... Na Tuga se tiver uma pequena estrada de primeira saída para um lote de apartamentos numa rotunda de cariz nacional o tuga vai pela da esquerda havendo apenas 0.01% dos carros que ocupam a primeira fila que queiram ir para o lote de apartamentos... Congestionando a da esquerda.... Leis de merda onde na rotunda não à nenhuma sinalização vertical com vias de perioridade nas rotundas... É por isso que quando o tuga vai para espanha lixa-se....
@CaBaji😂😂
O Mais importante seria ligar o metro do Porto (Campanha, Estádio do Dragão e Fanzeres) a Gondomar. Isso sim iria ser um grande benefício para todo população que vive nesta zona.
Isto é tgv, poderá ser utilizado para curtas paragens como um comboio normal? Será rentável?
Espectacular!
mais uns kilometros e podiam fazer o tgv vir a São Pedro da Cova , o 801 e o 804 da Stcp andavam sempre cheios e de São Pedro da Cova a Santo Ovídio não temos ligação direta.
Era só eu que estava à espera de ver o tabuleiro inferior da nova ponte como algo mais humano, como 1 faixa para cada lado, e passeios largos? Parece que a frente ribeirinha de ambas as margens vão ter uma autoestrada a trazer e levar imensos carros que antes ali não existiam. Mesmo em projetos ferroviários não deixa de haver uma mega benece para os carros
n´os nao precisamos de pontes para os comboios, dessas temos muitas, precisamos ´e de alternativas para os carros.
Exato. O Porto já tem 3 pontes pontes para automóveis. Apenas 1 para comboios e 1 para metro
Bom spoiler. Daqui a 50 anos, mostrem como ficou.
Mesmo 😅
Informa-te! A concessão está pronta e assinada. É uma PPP. Bitaites de ignorante... mais um!
@@mikeyo6 não invalida o que ele disse. estas coisas se demorarem só 50 anos vai ser um luxo
@@saltlessbread 5 anos é a previsão. Tendo em conta que é uma PPP, acredito que não atrase muito... tem interesses financeiros do privado paranque fique logo pronta. É bem diferente de muitas outras obras.
Boa, Estes anúncios de nova infraestrutura sempre dão estas animações espectaculares!! 🙃
Saí do Porto e para logo em Gaia??
Não percebo como se faz uma linha de alta velocidade e não se liga o centro economico e industrial e de exportações de portugal (Braga-Famalicao)
essa linha tambem nao vai ligar nem a madrid nem a paris nem a moskovo ... é que quem sabe NAO PASSA NEM LA PERTO!
Braga será uma das cidades no eixo de alta velocidade.
Portugal finalmente a entrar no século XXI a nível de transportes públicos
Só quase arrastado e forçado pela União Europeia, vendo a opinião destes comentários....
Onde é possível consultar o traçado? Porque aparentemente foi alterado o que esteve disponível para consulta.
eu gostava de saber quem é o autor da nova ponte e porque é que esta nao sofreu o mesmo participativo tratamento que a ponte nova do metro?? dois tabuleiros e com aquelas retas de aço sao poluicao visual!! é demasiado!! fere a paisagem!! já para nao falar da rotunda com um pilar no meio... tudo bem...
Se for como o aeroporto so la pra 2040 é q ta pronto
Poderiam utilizar essa linha para o Vouga ir da Universidade de Aveiro a Campanhã, beneficiando Aveiro, Águeda, Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia. Ajudem a melhorar a acessibilidade no distrito de Aveiro e nos acessos ao Porto.
poderiam fazer era aproveitar o caminho que vao abrir para a LAV, ao lado fazer um caminho de ferro para um urbano porto azemeis... isso sim!!!
O vouguinha onde estão a ser gastos uns bons milhões continua a demorar 1:30h de OAZ a Espinho. De OAZ a Aveiro nem anda. Mas o TGV a existir, o que não acredito, não é para o povinho.
alguem tem o mapa da linha confirmada ?
No video vejo comboios iguais aos ICEs, vao ser esses os nossos?
Não cabe à Infraestruturas de Portugal qualquer papel na escolha do material circulante. Os comboios serão os que os vários operadores que concorrerem para operar na linha entenderem adquirir.
Vive mais gente em Gaia do que no Porto, não se esqueçam
LMAO isso nao quer dizer absolutamente nada, a densidade populacional do Porto é 3 vezes maior que a de VN Gaia.
devia ter uma faixa para biclas essa ponte. e com esses pilares a desviar o passeio nao soa muito bom para bicicletas
Já pagamos a dívida publica? Para acabar com os milhões de juros que pagamos todos os anos?
Incrível como uma ponte de 20XX consegue ter um ar tão tosco e pesado comparada com uma ponte do séc. XIX. Certo que as exigências de uso e segurança não são as mesmas, mas não dava para desenhar algo mais elegante e menos pesado visualmente? Continua o fetiche por marmarrachos por parte de quem aprova estas coisas...
essa obra não estará concluída nem daqui a 10 anos. como sei? sou português!
Previsto para antes de 2030
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Amanhã já é 2025.....
Porquê Oiã??
Porque cruza com a linha do Norte aí, e isto não é só para Lisboa e Porto. Haverá Comboios a parar em Aveiro, Coimbra ou Leiria e outros não. Isso exige ligações entre a LAV e a LN ao longo do percurso.
São absolutamente medonhos os novos edifícios para Campanhã e a nova ponte sobre o Douro uma paródia.
Poderiam aproveitar esta obra e assim interligar ela com Gondomar. Iria ser fantastico!.
E essa entrada no túnel em Gaia é no mínimo duvidosa.
Parece plausível. Sempre tive dúvidas onde seria a entrada em túnel vinda de uma ponte à cota de Campanhã. Por outro lado, sempre estranhei o facto desse terreno não ter sido urbanizado ao contrário do que acontece ao seu redor.
Desculpem o comentário, mas é tudo muito bonito e até podia fazer algum sentido, se o nosso território fosse mais vasto, mas alta velocidade em Portugal com um território tão pequeno, não seria estrategicamente e economicamente se encaixe melhor na economia portuguesa uma linha de velocidade elevada ,( ou seja comboios até 250km/h) que é o caso dos nossos Alfa Pendular, já pensaram que se o Pendular tivesse uma linha para que pudesse efectuar a viagem de Braga a Faro á velocidade constante de 220km/h seria o suficiente e os custos para o país seria um décimo do valor, as pessoas já pesquisaram os custos de manutenção de uma linha para comboios de alta velocidade?
Outra questão, a quem caberia a manutenção dessa linha de Alta velocidade? A actual IP para termos a mesma vergonha que temos agora com as nossas linhas, ou acreditam em milagres que a IP ia dar outra atenção a essa linha?
Eu acredito mais que sejam os nossos vizinhos espanhóis a entrarem em território nacional com os comboios deles de alta velocidade, levam os lucros e o governo português paga a manutenção das linhas sem qualquer lucro para o país.
Isto vai ser outro saco sem fundo tipo os estádio feitos por este país fora e agora ao abandono.
O povo português tem olhos maiores que a barriga, pensem o quanto vai custar aos bolsos dos contribuintes.
Mas deixo aqui um reparo, sou utilizador assíduo dos comboios e grande apoiante do transporte ferroviário, mas vamos ser realistas.
Primeiro, esta linha é apenas uma parte de um todo que ligará Lisboa-Porto-Vigo. Sim, faz sentido ligares Lisboa-Porto em 1h15. Especialmente porque serviços para outros cantos do país (Guarda, Castelo Branco, Leiria, Viana do Castelo,etc) também aproveitam parte da linha e passam a fazer o mesmo trajeto em muito menos tempo. Leiria por exemplo reduz-se em 2.5h de Lisboa. Porto-Guarda reduz-se em 1h20m. Os alphas podem e vão ser aproveitados para essas ligações. Os comboios não são o problema.
Segundo, o maior problema que esta linha resolve não é a velocidade... é a capacidade. Não podes ter uma linha a funcionar bem com comboios a 220km/h e regionais a metade da velocidade. Ainda pior, tens de levar com comboios de mercadoria.
Terceiro, a linha do norte foi projetada no Século XIX para velocidades do Século XIX. Renová.la não basta para aumentar a sua velocidade, precisarias de imensas variantes novas.
Por isso, se quisesses adaptar a linha do Norte a uma funcional a 220km, terias de não só duplicar o número de vias, criar variantes com novos traçados, implementar o ECTS e renovar o estado da via. Tudo isto tendo de manter a linha dorsal do país em funcionamento. Desde os anos 90 que tentamos a última (renová-la) e nem isso conseguimos. Imagina tudo o resto!
Foram feitos estudos que confirmam que adaptar as atuais linhas seria mais caro. Mais vale criar uma nova, que se separa dos urbanos e comboios de mercadorias, que liga a centros populacionais mais atuais que a anterior (exemplo:Leiria). O litoral é plano, a diferença entre construir uma nova linha a 250km/h ou 300km/h é quase nula. Aliás, esta nova linha tem um traçado feito para os ~400km/h em muitas secções, apenas não é usada assim porque não seria rentável.
Isto não é a linha de alta velocidade tuga. Isto tem tudo a ver com a rede de alta velocidade europeia
Não sabesno que dizes nem do que falas. Puros achismos. Custa muito procurar informação?
E justifica-se um "território tão pequeno" ter voos a ligarem Porto e Lisboa e diversas auto-estradas? Ou é só a "auto-estrada" ferroviária que no seu iluminado entender não se justifica? A maior pequenez deste país é a da mentalidade.
A manutenção caberá aos construtores que vencerem os concursos! Assim se vê como estamos bem informados e a prestar muita atenção...
Parece-me que quem está mesmo mal informado sobre o que é ferrovia e neste caso a alta velocidade é você, não sabe nem entende nada dos custos de construção e manutenção de uma linha de alta velocidade e dos comboios de alta velocidade, mas para ter uma pequena noção, o custo da manutenção de uma unidade de alta velocidade é três vezes mais do custo de manutenção do avião A737, agora pense e não fale do que não sabe e quanto manutenção da linha é sempre a cargo do proprietário da infraestrutura, no caso da IP.
O mal dos portugueses é ter pensamentos de um país rico mas com uma carteira vazia.
Não vivam de ilusões partidárias.
Gostava muito de ter neste país comboio de Alta velocidade, mas tenho de ser realista .
Acho que precisamos de um instrutor chinês
Mesmo a tempo de eu acabar a Faculdade e nunca mais ter de andar num comboio da CP. A linha entre Gaia e Miramar está em obras há 5 anos. Vergonha
1:48 TGV a sobrevoar um MC Donalds ahah
Agora Portugueses esperem quase 100 anos pra estar pronta como o Porto esperou pra ter metro. 😅😅😅. Portugal no seu melhor....
Da última vez limparam 300 milhões em estudos e projetos e nada. A ferrovia está uma desgraça em obras mal planeadas actualmente, o que leva a acreditar que isto vai correr bem?
A IP , nem na porcaria do comprimento das plataformas acerta . Existem comboios a parar em estações onde metade do comboio fica de fora.
E a prioridade é o TGV ?
....lembram-se de uma ponte quera para fazer a meias ?????????? Gaia pagava 6 milhões e Porto outros 6..... A factura ao momento já vai em 36,9 milhões..... Edis a fazer contas em cima dos joelhos e o povo imbecil paga.
Em termos de mobilidade, o Porto fica ganhar.
Fica com uma ponte ferroviária e rodoviária.
E duas estações.
Não vejo o tal centralismo da TTT.
Ficção científica... Alta velocidade no porto? É melhor ir a Vigo.
vamos lá ver se realmente vai sair do papel
Para quê mais uma ponte para automóveis?
O Porto já tem 3 pontes (arrábida, freixo, infante) que geram um trânsito infernal. Ideias do século 20.
No século 21, e pensar no século 22, é investir e expandir a mobilidade sustentável: comboios, metros, autocarros, ciclovias e acessos pedonais.
O dinheiro desse tabuleiro automóvel deveria ser investido na reabertura da Maria Pia para peões/bicicletas e do ramal de Alfandega (seja elétrico/bus/ciclovia) qualquer coisa menos deixar ao abandono enquanto se torra dinheiro em encher ainda mais a cidade de automóveis. Por algum motivo somos a cauda da Europa, temos dinheiro mas não temos cabeça.
O Sócrates é que tinha razão...
O desenho da nova ponte é medonho. Uma estrutura em arco seria muito mais delicada com a paisagem. Enfim!
Pessoalmente gostei do design, mas gostos são gostos, e cada um tem a sua opinião.
Porém, este design um pouco estranho deve-se ao facto que temos uma ponte composta por dois tabuleiros (rodoviário e ferroviário), que complica imenso a obra, especialmente do ponto de vista da engenharia, que é a coisa que vem antes da arquitetura e do design da ponte (ninguém quer que ela caia, por muito bonita que seja)
Ou seja todas em arco. Amigo o que é preciso é arrojo e algo diferente. Acho é que o piso inferior é demasiado baixo para os navio hoteis
Deve ter sido desenhada pelos mesmos gabinetes de sempre, “inovadores” com a mesma coisa em betão e ZERO integração com o ambiente. Mas isso define a visão política que diverge com o resto da Europa: Portugal aposta no betão e falta de espaços verdes, em especial no norte, no resto da Europa a palavra de ordem é integração com a natureza, espaços verdes, parques infantis, etc.. Portugal (ou a política) sempre na “vanguarda” a proteger visões “inovadoras” do futuro…
@@francinfocisco3475 Então se cada um tem uma opinião porquê que num estado democrático não há oportunidade para dar a voz?
Este sistema de come e cala é completamente bacoco e desatualizado.
Certamente que com um concurso de ideias iria aparecer uma solução melhor e mais elegante
Há varias fases de ajuste de projeto. Portanto, apesar de terem definido o layout geral, o design é muitas vezes atualizado até à conclusão da obra. Esteticamente, tanto para o bem como para o mal.
Ainda estou para ver as derrapagens orçamentais e os portugueses percebem de TGV como eu percebem de OVNI 😂😂😂
a conversão da linha ferrea , de bitola ibérica para bitola europeia ainda vai em estudos e projetos. o projeto TGV Sines- Barcelona ainda vai em estudos e projetos. o projeto TGV Lisboa- Madrid ainda vai em estudos e projetos. entretanto o TGV vai ser substituido por drones e vai ser necessario recomeçar os estudos e impactos
Eu estou à espera de andar no rápido desde o ano 2000, não foi por aí que começaram a dizer agora é que é?! Quase 24 anos passados e a IP comprou uns computadores novos, fazem umas imagens bonitas! Devemos agradecer a quem, à I A ou a algum político?! 😅
😂😂😂
Lá se vai mais um rombo no nosso dinheiro, dinheiro para a saúde ???? Isso não, não HÁ 😡
porto e gaia na pratica são a mesma cidade. 2 estações para esta cidade única só se justifica com interesse político. cada paragem em alta velocidade tem um custo enorme no tempo total de viagem e retira vantagem em relação ao avião. as unicas estações precisas em portugal såo porto, lisboa e faro, para ligar a vigo, madrid e sevilha.
Mais um vídeo de propaganda, desde a primeira vez que anunciaram o TGV, já tiveram tempo de cobrir o pais de TGV e ainda não temos nem 100 metros de linha.
Só acredito que vir.
Os arquitetos adoram construir visto de cima, mas as pessoas veem de baixo uma estrutura feia que corta a vista sem arte. Tristeza
Looooooooooooooooooooooooool
Preferia que expandisse a linha existente a outra localidades do que fazer "a linha de alta velocidade" enfim, tudo para agradar os senhores e interesses derivados Ldta
Portugal passava bem sem isso era mais bem empregue o dinheiro nas pessoas necessitadas que passam fome isso e um comboio pra ricos
.
E quando estará concluido o troço?
Seguramente antes do final do século.
@@gusinfanteeu não teria assim tantas certezas...
2030 mais ou menos
@@dperss 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
2030 á tarde.
Nem daqui por 30 anos
Qual Português terá dinheiro para andar de TGV? Isso é obra para Inglês ver PONTO. Força Chega❤
ser chegano dá dó!
@@zuuks9519 E ser comuna é triste
Então Portugueses, uma vez que vivemos numa democracia, comentem neste comentário, quantos de vós queres uma linha de Alta Velocidade Lisboa, Porto. Obrigado
A obra publica que ninguém pediu -_-
Para melhorar o estado decadente dos nossos hospitais e das nossas escolas não ha dinheiro, ou para reforçar as ligações ao interior do pais. Para estes "vanity projects", ja existe...sejam eles fundos europeus ou não.
Era bom que o povo português tivesse direito a decidir o que lhes serviria melhor...que tivesse voz em referendos frequentes.
Mais uma medida para agradar aos turistas, porque o português comum não vai andar nestes comboios de alta velocidade, de certeza.
Como está o tempo aí no Restelo?...
@@tiagogomes3807dizer algo articulado deve ser um desafio muito grande para ti não? As melhoras 🙏🏻
@tiag😂ogomes3807
Esta infraestrutura melhora os acessos ao interior do país. Mas enfim, é o nível de informação e conhecimento.
Referendos a um povo largamente ignorante que opina sem ter um pingo de noção... tem tudo para correr bem.
@@f.g.9466 pode elaborar como é que esta obra vai melhorar os acessos ao interior? é que o interior do pais a que me referia é interior interior (Lousa, Seia...), não é "30min da costa" interior.
Ainda assim, continuo a achar que Portugal precisa de muitas outras coisas neste momento, e nenhuma delas é uma linha de alta velocidade.
Posso estar a ser ignorante e pode-me ter passado ao lado os benefícios para o português comum que este projeto vai trazer...se assim for, terei todo o gosto em verificar que estava errado.
INVESTIR NO INTERIOR É SÓ CONVERSA, quando chega a hora de fazer obra, só pensam em Lisboa.
O pessoal do Porto deveria exigir a ligaçao a MADRID Via Coimbra e Guarda como são feitas atualmente as ligações internacionais e não deixar desviar a ligação por: "LISBOA - Évora -Madrid" .
A ligação prevista prejudica todo o norte e contribui uma vez mais para a desirtificação do interior.
A ligação passando por Coimbra e Guarda evitaria que o pesoal do norte tivesse que ir a Lisboa para apanhar o TGV ou passar sempre por Lisboa quando quer ir para a Europa.
AINDA POR CIMA, O investimento total LISBOA-COIMBRA-GUARDA_MADRID é inferior ao custo LISBOA ÉVORA MADRID, uma vez que a infraestrutura "LISBOA COIMBRA" já tem de ser feita para o trajeto Lisboa-Porto.
Que estupidez de investimento, nem o Comboio normal funciona direito e querem construir um TGV faraónico, quem paga? Vai ser a CP a operar o TGV? Isto é como querer ganhar a Champions League e ainda estar na 2ª Divisão......
Como a linha do norte está cronicamente cheia, só consegues resolver os seus problemas construíndo uma nova. E para isso mais vale construir a 300km/h. A diferença de custos entre 200 ou 300 é baixa numa zona tão plana.
..o modo como nos enganam com este 3D fofinho ....! ! ! ! Sabendo nós que a estação de Gaia fica a mais de 60 metros de profundidade..... e à superfície prédios em barda.... até não caber mais especulação.......! ! ! !
Era suposto haver o quê por cima, campos?
que comentário absurdo!
@@joaom5253 absurda é a estação TGV Gaia ... ou o João concorda com a inutilidade. ???
@@SouthPeter98 ...não.
Os donos dos terrenos é que estão maravilhados... pois sem mexerem uma palha já têm quase o dobro da capacidade prevista em PDM, graças ao Joan Busquets ! ! ! Caso não saiba era área será 15% estação e 85% especulação.
@@ratchucha querias que o estado os expropriasse?
Que aborto de ponte, parece que finalmente a ponte do Freixo vai perder o título de ponte mais feia do Douro..
Apesar da vontade de todas as autarquias, o TGV só faz sentido Porto-,Lisboa. O tempo que demora a acelerar até velocidade máxima e depois abrandar até para leva km
#CHEGA
A Alta Velocidade deveria chegar à Espanha para ligar com a rede do AVE. Mais uma vez Portugal gasta milhões no seu próprio umbigo em vez de ter visão de futuro.
É necessário Alta Velocidade entre Lisboa e Porto?
Na minha opinião é desperdiçar dinheiro.
E porquê não chega a Vigo?
A ligação entre Porto e Lisboa é que deve ser a prioridade. Milhares de pessoas por mês vão poder visitar as duas cidades no mesmo dia. E num futuro próximo não haverá voos entre Lisboa e Porto. A linha de alta velocidade entre as duas cidades paga-se sozinha tal vai ser a procura e taxa de ocupação
Porque é muito mais prioritário descongestionar a linha do Norte, que está completamente entupida por misturar tráfego rápido e lento. Os suburbanos Porto/Aveiro têm frequências de m**da porque é preciso deixar canal para os Alfas e intercidades. Com a maior parte dos comboios de longo curso a passarem para nova linha, os suburbanos poderão ser verdadeiros suburbanos, com frequências decentes. Este troço, principalmente, é para ontem.
Portugal não é só Lisboa. Esta linha vai seguir até Vigo à rede do AVE, que é 10x mais importante que Lisboa-Madrid.
Ficção…
País Rico este.....Cuidado que com paragens de 3 em 3 Km's ainda fica mais lento que o Urbano.....Tanto milhão para poupar 15 minutos Lisboa-Porto????? Vergonha.
2 horas são 15 min, parolo?
Average tugão. Vai demorar menos 1h45. Parolos de merda, é para isto que vou sair do país.
@@RodrigoFerreira-bs6hd Não vás, vamos sentir saudades.
Desperdício de dinheiro dos contribuintes.
Grande parte é paga por fundos europeus. Somons mesmo um país de mentes pequenas que têm aversão à mudança e ao desenvolvimento.
Belo projeto mas...Procuadoria, DCIAP e Polícia Judiciária vão ter muito trabalho.
para quê linha de alta velocidade ? isto é só para desviarem dinheiro com ajustes diretos como nas jornadas mundiais da juventude.
para quê uma linha de alta velocidade se de alfa pendular ja se faz porto lisboa em 2 horas ?
para quê uma linha de alta velocidade num país tão pequeno ?
Quanto muito fazia-se a linha Lisboa Madrid , para conectar portugal com o resto da Europa por linha férrea.
2h45* que muitas vezes passa as 3h por atrasos devido às linhas serem partilhadas com os restantes comboios (regionais, intercidades)
@@UMaDBroVideos mesmo assim está ótimo
nao somos um pais pequeno. isso é de quem nunca viajou por cá. de faro a corunha nao é um pais pequeno. a AV nao é lisboa porto. esse é só um troço, a intencao é ligar faro a corunha. e sim há necessidade de AV!! eu faço todos os meses lisboa porto e as renex ou os IC vao sempre cheios de gente!! é so consultar os dados no INE para se ver os milheres de pax que se deslocam entre faro-lisboa, lisboa-coimbra-porto porto-braga. e nao, o AP é uma anedota que nao serve o propósito. a diferença entre um AP e a renex sao de 15 minutos. a linha do norte está entupida!! teria que se fazer uma nova linha de qualquer maneira. alem disso, a europa nao é madrid!!! a europa é pela Guarda - valadolid- bordeus... e para tal é perciso linhas de AV cargo e pax de lisboa-setubal-sines e leixoes para a guarda... a AV é altamente necessaria!!!
Para responder às questões que levanta, a alta velocidade em Portugal trará vários benefícios: menos passageiros (nacionais e turistas) nos comboios da linha do Norte (IC e Alfa), menos carros nas autoestradas e menos voos entre Porto e Lisboa, que já hoje são questionáveis. O TGV será mais barato de operar do que o Alfa, o que significa viagens mais acessíveis para todos, além de poupar muito tempo e dinheiro às empresas que têm escritórios entre as duas cidades.
Até agora, o país já gastou muito mais dinheiro em autoestradas e na linha do Norte do que se prevê gastar no TGV. E a manutenção da linha do Norte será cada vez mais cara se o tráfego continuar o mesmo. Além disso, o Alfa não faz a viagem em 2h, como escreve, mas em cerca de 2h50. O TGV vai reduzir este tempo para 1h15, menos de metade! Uma ida e volta Porto-Lisboa em 2h30, menos tempo do que apenas uma ida atualmente! Mais rápido, mais barato, com menos acidentes nas autoestradas e uma pegada ambiental menor. Quem perde com isso?
E, apesar de sermos um país pequeno e com recursos limitados, isso só reforça a importância de uma boa ligação de alta velocidade entre Porto e Lisboa. Aliás, justificaria ainda mais uma ligação TGV Porto-Faro do que apenas o TGV entre Lisboa e Porto. Garanto que muitos turistas optariam por ir ao Algarve de TGV, se a ligação existisse, em vez da atual linha do Sul, onde um Alfa circula a 50 km/h em certos lugares. Aposto que essa ligação ajudaria muito, mas mesmo muito, a desenvolver o Algarve. Além disso, permitiria melhores serviços do Alfa e IC nas áreas mais rurais do país.
Agora, se me permite, pergunto: em 1996 alguém questionava a construção de tantas autoestradas num país pequeno, porque não se limitar a estradas nacionas? Hoje ninguém consegue imaginar viver sem elas. Com o TGV será o mesmo.
@@ricardocosta5376 ricardo agradeço mas não percas tempo, continuamos a ser um país de parolos que gostavam era que o pais tivesse parado era no tempo do Salazar e de Fatima em que só existiam estradas de cabras. Ainda por cima é a Uniao Europeia que paga maior parte do projeto e nem assim..
Somos um país demasiado pequeno para tamanho investimento compensar em questões de duração de viagem. Absolutamente rídiculo, o Alfa pendular chega perfeitamente. Renovem mas é a linha de Lisboa-Algarve que está uma vergonha
nao somos um pais pequeno. isso é de quem nunca viajou por cá. de faro a corunha nao é um pais pequeno. a AV nao é lisboa porto. esse é só um troço, a intencao é ligar faro a corunha. e sim há necessidade de AV!! eu faço todos os meses lisboa porto e as renex ou os IC vao sempre cheios de gente!! é so consultar os dados no INE para se ver os milheres de pax que se deslocam entre faro-lisboa, lisboa-coimbra-porto porto-braga. e nao, o AP é uma anedota que nao serve o propósito. a diferença entre um AP e a renex sao de 15 minutos. a linha do norte está entupida!! teria que se fazer uma nova linha de qualquer maneira. alem disso, a europa nao é madrid!!! a europa é pela Guarda - valadolid- bordeus... e para tal é perciso linhas de AV cargo e pax de lisboa-setubal-sines e leixoes para a guarda... a AV é altamente necessaria!!!
As 3h dos Alfa são uma anedota. A Linha do Norte está entupida há muitos anos por causa da mistura de tráfego rápido e lento. Esta linha e, principalmente, este troço já devia estar pronto há 10 anos, pelo menos.
Que se lixem todos os estudos de procura, aqui o parolo da tasca (que dificilmente tem mais que a quarta classe) chegou e já sabe todos os factos!
@@RodrigoFerreira-bs6hd Chamar parolo da tasca a qualquer opinião contrária demonstra perfeitamente o pensamento bacoco que ainda domina no nosso país. Ainda pior é essa confiança cega estilo Estado Novo em entidades que já deram provas que metade do tempo não sabem o que andam a fazer com tantos interesses e corrupção ao barulho.