Vivo no despovoado interior, e posso afirmar: é a região mais linda e aprazível do país, desde as montanhas do distrito de Bragança e Guarda até as extensas e quentes planícies do Alentejo.
Pode confiar que vive numa zona de Portugal muito boa e das mais lindas da EUROPA, talvez!!! ❤ Há sempre um MAS.... não existe muita oferta de empregos, ou não é?
@@nataliagymailmariano7034 A oferta é proporcional à demanda. Como não vêm muitos imigrantes para cá, não é tão difícil encontrar empregos (desde que o interessado tope trabalhar em funções básicas).
Mas é claro que há casos em que o imigrante não encontra mesmo trabalho nesta região. Por isso, é fundamental imigrar somente se houver uma reserva financeira capaz de suportar pelo menos 1 ano de despesas, ou se o imigrante tiver renda proveniente do Brasil.
Eu sou de Londrina, norte do Paraná. O Trópico de Capricórnio passa por aqui, na altura da Mata dos Godoy. No mapa mostrado o trópico está passando lá pros lados de Buenos Aires, haha! Mas é ilustrativo, vamos dar um desconto. Parabéns pelo vídeo!
Poderia fazer um vídeo a respeito do português uruguaio ? Chamado de DPU, Dialetos Portugueses do Uruguai nos meios acadêmicos, a língua é falada por 15% dos uruguaios. E esses falantes herdaram essa língua quando Portugal e Espanha brigava pela posse do Uruguai no século XVIII. Já no século XIX, Montevidéu promoveu a hispanização da região norte, mas não conseguiu erradicar totalmente, sendo o idioma falado em casa. Hj no Uruguai, o ensino do português é obrigatório.
A população total do Uruguai é de apenas 3 milhões de habitantes e maioria dessa população fala espanhol Br tem uma fronteira de 17 mil km com com 10 paises e nos países de língua espanhola é muito normal que haja uma mescla entre pts e espanhol, ou o famoso portunhol, mas não podemos dizer que nessas fronteiras eles falam português. Se o Br falasse francês por exemplo, é óbvio que esses países tentariam a comunicação em em francês.... Brasil e o maior país de LP do mundo que já representa 85% de toda lusofonia com 215 milhões de falantes.
@@danielabenettisantana412 sim, eu sei, mas eles falam uma variante própria. Pq o português não é língua oficial, então, eles aprendem com os pais. Só que o DPU, Dialetos Portugueses do Uruguai não muito bem visto..olha aí th-cam.com/video/EbZcm9CBkDI/w-d-xo.html
@@lorenzopaganini2032 olha aí, existem os 15% de falantes de português, DPU, Dialetos Portugueses do Uruguai..mas alguns chamam de bayano, portunhol, entrevidado ou fronteiriço...olha aí th-cam.com/video/EbZcm9CBkDI/w-d-xo.html
@@pauloroberto8324 Amigo. A quantidade de pessoas que se comunicam em LP (que não deixa de ser um dialeto mesclado com outros idomas) no Uruguai é insignificante comparado com a dimensão do Br e sua população. Eu sei disso colega...pq vivo na fronteira do Br com Urugaui.
⁶ E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu. ⁷ Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul; ⁸ E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas. ⁹ Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom. ¹⁰ Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. 2 Samuel 12:6-10
Moro na Serra da Estrela, e está situada na zona central do país, mais precisamente na Beira Interior, e muitas pessoas residentes em Lisboa, Porto e Braga, estão vindo morar aqui, e um grande número de brasileiros estão descobrindo a essa região e as oportunidades de investirem aqui.
Quer dizer que o governo vai tentar a parte oeste do país ficar com condições de povoamentos assim eles acabam com o problema de lotação em Lisboa e outras grandes cidades portuguesas e a sua população irá aumentar
Parabéns pelos vídeos, como sempre. Só uma pequena correção. O correto é falar Setúbal, sendo o "tú" a sílaba tônica. Você escreveu certo e falou errado. Detalhe ínfimo. Obrigado pelos vídeos
Há vários outros factores: 1. Os descobrimentos levaram muita gente para Lisboa 2. Portugal sendo historicamente um país onde havia muita gente empregada na extracção de Sal e na pesca de mar, é natural que as pessoas quisessem ir para o litoral. 3. As primeiras linhas de combóio a serem construídas em Portugal foram todas no litoral. 4. O Alentejo interior é horrivelmente quente, é difícil pessoas europeias gostarem de suportar tanto calor. Fiz a Estrada Nacional 2 de bicicleta, que vai desde Chaves a Faro, ou seja de Norte a Sul de Portugal, mais ou menos a meio, e Trás-os-Montes foi, a par com Alentejo, talvez a parte mais plana que pedalei.
Fiquei a pensar no ponto 4 logo no início do vídeo, quando é feita a comparação entre "região mais fria" e "região mais quente" - o "frio" é na verdade clima temperado com verão suave, enquanto o quente é o inferno na terra que é o interior da península ibérica - semanas em que as máximas rondam os 40, as mínimas perto de 30, e o pouco vento que há é seco e quente. O céu noturno é lindo nessa região, mas meu deus, nunca suei tanto.
Quanto isso representa e Km por gentileza? Eu sou brasileira e as distâncias aqui são enormes meu marido eu e um casal de amigos fizemos 2.000km de moto pra passar o final de ano em Santarém no Pará, a poucos anos. Lá no Pará devido a companhia gran Pará tem muitas cidades com nomes de cidades portuguesas.
Dois únicos pecados do vídeo: a pronúncia de SeTÚbal (muitos brasileiros, inclusive, têm esse sobrenome) e o Trópico de Capricórnio passando ao sul do Uruguai (nessa projeção do mapa-múndi utilizada, em que um hemisfério está numa escala maior que o outro, o Trópico de Capricórnio fica bem mais próximo à linha do Equador do que o Trópico de Câncer). De resto, vídeo maravilhoso! Sou muito fã do canal!
¹ E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. ² O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. ³ Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. ⁴ E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele. ⁵ Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso. 2 Samuel 12:1-5
o problema de PORTUGAL é ter muita porcaria brasileira!!!!ate o video e narrado em brasileiro!!!!que saudades do tempo em que nao se ouvia a brazuquice em PORTUGAL!!!!!como nao ha ca respeito por opiniao alheia e contraditoria,vao apagar o meu comentario....mas que fique bem claro,da minha parte,a brazukada mete-me nojo!!!!!!!
Sim, é verdade. Isso foi quando a família real portuguesa veio para o Brasil, em 1808, e quando ambos os países foram transformados em um Reino Unido, em 1815!
Correção logo ao segundo 11. Portugal é sim uma grande nação! Não há muitos exemplos onde se case tão bem o conceito de Estado-Nação. Agora, tem sim um pequeno território terrestre (território marítimo daria outra conversa).
@@Kelsin5190Entendeu errado. Uma coisa é território (tangível). Outra coisa é nação. Nesse sentido, pode até pegar no Brasil se quiser. Não tem uma nação tão forte, tão grande, como Portugal.
@@andreeppachecoMas não vamos misturar alhos com bugalhos, uma coisa é o espaço terrestre habitável e outra é a agua do mar. Em todo o caso o território marítimo só terá valor na medida dos recursos naturais que possam ser extraído a partir dele. Portugal como território util habitável continua a ser pequeno de qualquer forma. Mas isso tão pouco é assim tão mau, também há outros países territorialmente pequenos como é o exemplo da Inglaterra, Coreia do Sul, Holanda, Bélgica ou Taiwan só que depois compensam o seu pequeno tamanho territorial com uma grande densidade populacional.
Eu vivo em Pedrogão Pequeno a 8 anos, deixei Londres para regressar ao meu Pais. Eu acho que vivo no paraíso se comparar com a vida errática de Londres. Nesta região despovoada os jovens deixam a suas origens porque não há emprego, não há industria e a que há e da madeira (o maldito eucalipto). Nestas terras se não fossem os estrangeiros a comprarem as propriedades devolutas estávamos completamente despovoados. Não há investimentos, mas existem muitas oportunidades de o fazer. Em compensação temos, beleza natural, boa gentes, muita paz.
Muito bacana o vídeo, parabéns! Só uma correção: os trópicos de Capricórnio e Câncer não passam por onde mostrou no vídeo em 7:21. O trópico de Capricórnio passa pela cidade de São Paulo, estado do Paraná e Mato Grosso do Sul e o trópico de Câncer passa próximo às Bahamas, no Caribe, um pouco abaixo da Flórida. Abraço e bom trabalho!
¹⁶ E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. ¹⁷ Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles. ¹⁸ E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria. ¹⁹ Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta. ²⁰ Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu 2 Samuel 12:16-20
@@Pereirada_Costa Ele demonstrou os argumentos dele e vc até agora nenhum. O teu único argumento aqui foi a ofensa, "argumento" de pessoas burras. Baseado em quais dados vc afirma que são erros e mentiras? Até onde eu sei o próprio Governo Português tem um estímulo de 4800 euros para as pessoas morarem nestas mesmas regiões que ele comentou. Segundo o Correio da Manhã, do dia 27/11/2022, fala que Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu, ou seja, nove distritos, perderam pessoas. Eles estão ou não estão nestas áreas que ele abordou? Sabe qual é o problema? O problema é com você, seu frustrado. Vá procurar melhorar a tua vida e quando questionar algo tenha argumentos de gente inteligente e não de gente ignorante.
²¹ E, ouvindo o rei Davi todas estas coisas, muito se lhe acendeu a ira. ²² Porém Absalão não falou com Amnom, nem mal nem bem; porque Absalão odiava a Amnom, por ter forçado a Tamar sua irmã. ²³ E aconteceu que, passados dois anos inteiros, Absalão tinha tosquiadores em Baal-Hazor, que está junto a Efraim; e convidou Absalão a todos os filhos do rei. ²⁴ E foi Absalão ao rei, e disse: Eis que teu servo tem tosquiadores; peço que o rei e os seus servos venham com o teu servo. ²⁵ O rei, porém, disse a Absalão: Não, filho meu, não vamos todos juntos, para não te sermos pesados. E instou com ele; porém não quis ir, mas o abençoou. 2 Samuel 13:21-25
Diogo, isso não passa de conversa de merda. O Alentejo sempre foi visto como território tampão construído em torno de latifundiários pelo menos até 1940 e o interior sempre foi visto como um território, afastado de meios de navegação. Sendo Portugal um país que valorizava a navegação, fica fácil entender o apego ao oceano.
Em todos países do mundo quanto mais vc se afasta da Orla maritima menos habitantes tem, os Estados brasileiros não são diferentes.Pode ser que há alguma exceção aqui ou acolá. Isso ocorreu devido a facilidade dos portos numa época que todo comércio era transportado pelo mar.
O comércio mundial ainda passa todo por mar, no passado também. Contudo a fixação da população junto à orla costeira é um fenômeno mais recente comparado com toda a história de Portugal. Em tempos mais antigos, as zonas costeiras eram mais perigosas e alvos de pirataria e corsários. Por esse motivo só nos lugares com forte presença militar e a edificação de fortificações é que se protegiam esse lugares. Por motivos militares e também climáticos, naturais as rias e as foz dos rios eram os locais escolhidos para a fixação dessas estruturas e das cidades. Portugal era o fim da linha para a maior parte das vagas populacionais que entraram na península Ibérica e isso também explica a maior concentração de população a norte. Existem outros motivos e outros contextos, mas a fixação de população no litoral é um fenômeno recente.
@@VITOR-gh4dh Portugal tem maior população ao Norte? Região de Trás montes é praticamente desabitadas, cheia de pequenas aldeias e a maior cidade quê é Bragança e a medida que vai se descendo em relação à Cidades do Porto e Lisboa,cidades litorâneas, cidades maiores vão aparecendo .O mesmo ocorreu com a colonização do Brasil, é só verificar todas capitais do Sul, Sudeste e Nordeste . Daí é que ocorreram as emigrações para o Centroeste, Noroeste e algumas regiões do Norte.
@tone2300 o meu comentário é muito mais abrangente e vai até a periodos antes da formação de Portugal. O seu comentário é mais na perspectiva atual, num fenômeno mais recente que surgiu no século passado. Já em relação ao que considera o norte de Portugal, podemos definir uma fronteira, mas até pelo seu comentário já percebeu que o norte tem muitas localidades, o que por si só é um indicativo que num passado houve muita gente. Mas se quer outra evidência do que lhe digo, basta ir à Wikipédia e ver um mapa de densidade populacional e verá que na zona metropolitana de Lisboa a área de alta concentração populacional é muito mais pequena comparativamente que o norte. Basta fazer uma lista de cidades, sedes de concelho que existem no norte que vai quase pegado do Minho até Aveiro e da Póvoa do Varzim / Matosinhos até Vila real. Num raio de poucos kms você tem Porto, Guimarães, Braga, Vila Nova de Famalicão, Paços de Ferreira etc.. Olhe para a liga nacional de futebol e faça a lista onde estão a maior parte dos clubes. Isso também é uma representação de onde estão as massas populacionais e atividades econômicas. Agora o que diz está certo, a zona metropolitana de Lisboa tem mais população que a zona metropolitana do Porto. A área metropolitana de Lisboa tem 3mil km2 a área metropolitana do Porto tem apenas 2mil km2 mas não incluí todas as cidades do norte que lhe indiquei, mas se olhar num mapa de densidade verá de forma clarividente que o norte tem mais população que o sul ou centro sul ( zona metropolitana de Lisboa ).
Tem sim, muito mais população a NORTE! Mas tem que se ver o que é o NORTE a que nos referimos.... Por norma é aquela faixa do território nacional que está acima do RIO TEJO. Talvez seja outra a perspectiva de uma pessoa que não é de Portugal, como julgo que seja o caso....
Não dessa parte da Europa, Paris não fica na costa, assim como Madrid, Bruxelas, Roma... Sem contar países que nem costa tem como Luxemburgo, Suíça, Áustria...
@@LeinerVitor Estão no interior mas têm portos como se estivessem na costa porque os rios são navegáveis. No interior da Alemanha onde se juntam duas das maiores rotas comerciais da Europa , o rio Ruhr e o rio Reno , está a zona mais industrializada do país. O Porto de Rouen , um dos mais importantes da França está a 100 Km do mar no rio Sena o mesmo que atravessa Paris , Sevilha também está a 100 kms do mar mas tem um dos mais importantes portos da Espanha porque o rio Guadalquivir é navegável. O Reno atravessa a Alemanha , Áustria , Liechtenstein , França , Luxemburgo , Bélgica e Itália , o Danúbio atravesa a Alemanha , Áustria , Eslováquia , Hungria , Croácia , Sérvia , Bulgária , Moldávia , Ucrânia e Roménia , alguns dos maiores e mais movimentados portos da Europa estão no rio Reno e Danúbio e as cidades desenvolveram-se ao longo desses rios por darem acesso ao mar. São cidades e países do interior mas que nunca estiveram isolados por terem rios navegáveis até ao mar e porque desde o Sec XVII que têm sido construidos canais artificiais para ligar os rios uns aos outros. Aqui o porto de Basileia , Suiça , no rio Reno. th-cam.com/video/bC2_XfDcWC4/w-d-xo.html
Eu sou do sul do Brasil e moro no sul de Portugal, mesmo na região mais quente, seca e menos habitada 😆no baixo Alentejo. Realmente as diferenças são enormes de um lado a outro do país mesmo sendo territorialmente pequeno.
E bem seguro nem minha senhora Mas para isso temos que saber votar principalmente e não votar em esquerda nunca votar na esquerda nunca nunca pois eles só querem a destruir o planeta e toda a gente e matar toda a gente sempre na direita isso é que as pessoas e eu espero sinceramente você não seja esquerda
Pessoalmente e pelo que sei, não me parece que Salazar tinha preferência em ter a população toda centrada nas cidades costeiras, talvez até tivesse, ma as suas políticas e a sua propaganda incentivava muito a vida no interior do país, nos campos alentejanos, ribatejanos e nos sulcos aráveis das beiras e do norte, além de incentivar a permanência da população nas vilas e aldeias no anterior, de facto, foi na época de Salazar que essas localidades do interior atingiram os seus máximos populacionais, diminuindo desde do fim da ditadura muito devido às melhores e novas oportunidades nas zonas costeiras assim como da emigração para fora de Portugal e ao envelhecimento da população. A solução atual é tornar o interior de Portugal uma região mais atrativa, casas mais baratas, serviços públicos eficientes e variados, uma economia no interior mais diversificada e dinâmica, mas também um apoio nas atividades locais como agricultura e agropecuária com melhores condições de trabalho e outros fatores mais atrativos.
Lisboa é capital desde 1255, sucedendo a Coimbra mas não foi sempre assim desde então. Para muitos, a capital foi temporariamente o Rio de Janeiro no Brasil, durante as invasões Francesas já que a família real fugiu para lá e, segundo muitos a capital seria a "morada do Rei". Mas se isto é dúbio, Angra do Heroísmo nos Açores foi capital entre 1580 e 1582 e depois novamente entre 1830 e 1833, este último por decreto no Reinado de D. Maria II que lá se terá refugiado.
@@mirtesamorim4628ele tem razão, Portugal é um país de investimento e turístico , há pessoas que jdk gostam mas essas pessoas não são obrigadas a gostar , como tal não fazem falta nenhuma ao pais .
No Brasil a situação é similar. Só inverte a geografia. A maior parte da população brasileira está concentrada na porção oriental do Brasil enquanto a portuguesa na porção ocidental. É a presença do mar que determina essa situação.
A ignorância se pagasse imposto tinhamos as contas equilibradas. O interior de Portugal não está desabitado só mesmo um brasileiro ignorante para fazer uma afirmação destas. No interior é onde há mais qualidade de vida. Deves achar que o interior de Portugal é como o sertão brasileiro. Onde as pessoas são miseráveis e vivem em casas abarracadas no meio do lixo e esgotos.
Sou da costa norte e conheço boa parte de Portugal. Penso que está certo em ser o motivo do sul ser mais despovoado apesar de ser plano e facilmente habitável, teve o efeito das guerras com os mouros e também os solos são muito pobres e pouca água além dos principais rios, não tem comparação com o solo aqui nesta região norte litoral. A agricultura está na base de toda a economia real. O interior norte tem muito boa qualidade de água, mas o territorio é tão ingrime que em certas zonas chega a parecer uma prisão ao ar livre. Nada comparável à Alemanha ou França. Por ultimo, a costa tem portos desde a idade média e está ligada aos descobrimentos e aos mercadores que permitiu o desenvolvimento económico na costa. Se tens agricultura e pesca, tens a base necessária para o desenvolvimento naquelas épocas. Mesmo Braga na época dos descobrimentos era uma pequena cidade pobre comparada com várias "vilas" da costa, mas era sede religiosa, logo era indiretamente financiada pelas cidades costeiras que procuravam benesses religiosas.
Sabe porque o Alentejo práticamente tem só agricultura e lhe chamavam o celeiro da nação? No tempo do Estado Novo foi proibido instalar indústrias no Alentejo para se poder semear cereais para dar de comer à nação, se houvesse indústria abandonavam-se os campos. Todos os anos vinham grupos de homens do norte fazer a monda e a ceifa chamam-se Os ratinhos", não me pergunte porquê porque não sei. O Alentejo também tem boas terras, terras de categoria A na zona de Beja, Ferreira, pena não ser muita. Nas regiões mais fracas é onde há os sobreiros com a melhor cortiça, nas terras boas a cortiça é grossa mas de pior qualidade. Hoje decidiram cobrir o Alentejo de oliveiras e qualquer dia queremos fazer a açorda e não temos pão, teremos que fazer só com o azeite alho e coentros. 😊Hoje também temos o porto de Sines que é um porto de águas profundas. Em fim vamos melhorando numas cousas e piorando noutras.
Alentejo tem bons solos para agricultura e como foi dito, nas zonas mais fracas ou de mais serra temos os montados e os sobreiros. Os solos mais pobres são na zona da comporta acima da serra de Grândola e estende-se até Alcácer e por fim até ao pego do altar, porque foram zonas onde o oceano chegou à milhares de anos e areou. Contudo temos pinhal, temos alguma vinha, turismo, algum arrozal ( pouco ). Todavia com o projecto do Alqueva o problema da agua já não é tão agudo e hoje essa agua chega a todo o lado excepto o litoral sudoeste e a zona da comporta. Mesmo assim o Alentejo tem industria no complexo de Sines e as Industrias mineiras que já existem há décadas em funcionamento na região. Verdade seja a dita, a região nunca foi muito povoada mesmo antes de Cristo. Para ser povoada nos tempos modernos seria necessária muita gente, que não existe, e muita infraestrutura para criar uma zona metropolitana de uma base de 500mil habitantes para ter alguma autonomia e depois crescer até quase 1 milhão. Para isso seria necessários os governos abrirem mão a incentivos privados para desenvolver as terras assim como programas de imigração. A política foi sempre de usar a população dessas regiões para alimentar a metrópole de Lisboa e vale do Tejo. Com uma demografia descendente e pouca vontade dos governantes creio que a zona vai continuar a ficar pouco povoada pelo menos mais 100 anos. Depois da fundação do país, por questões militares, as elites, assim como a casa real só demonstraram interesse em desenvolver nesse tempo foi a zona de Évora e as fortificações militares junto à fronteira. Os poucos incentivos para a fixação de uma elite no Alentejo também foi um entrave, mas lá esta a pouca atratividade da elite também deverá se prender com o pouco desenvolvimento das terras já existentes nesses tempos. Actualmente em termos geopolíticos todo o Alentejo, baixo e alto são mais interessantes a Espanha que propriamente o resto do país. O resto das regiões despovoadas não comento porque não conheço.
@VITOR-gh4dh o Alentejo está bem como está. O interior norte (Alto Douro e Trás-os-Montes) tem muito mais a oferecer do que parece, mas a mim os montes stressam-me para conduzir, mas alguns são bem belos. Quando vou para o Alentejo vou sempre por Santarém, Montemor-o-Novo (lindo) e Évora. Evitando assim passar pela região de Lisboa, uma zona que desgosto em termos paisagisticos. A minha opinião do Alentejo é bastante positiva. Na zona de Coimbra tem também já muito olival... penso que o azeite vale bem mais que o pão nos dias de hoje, pelo que o investimento desses empresários foi certo e será ainda mais certo no futuro.
Gostaria só de acrescentar que foi maioritáriamente a exploração agrícola contínua durante milhares de anos que levou à criação dos estepes cerealíferas que hoje em dia se associam à paisagem "natural" do Alentejo e territórios adjacentes, onde antes existiam vastas florestas fagosilvas (maioritariamente sobreiros e azinheiras). Esses estepes cerealíferas, criados pelo ser humano, vieram alterar o clima dos territórios, que hoje são mais quentes e secos, com menor capacidade de reter águas pluviais.
Video muito bom, de alta qualidade, mas queria destacar dois erros línguisticos: Na parte que se fala de Lisboa, o nome do rio se fala Téjo, apesar de se escrever sem acento; Outra correção, apesar de se escrever ser Setúbal, a forma certa de falar é Setubál e não Sêtubal
As razões são muito simples: clima, topografia e qualidade dos solos. O clima do interior de Portugal é agreste, a norte do Tejo o terreno é bastante montanhoso e a qualidade dos solos, tirando nalgumas zonas particulares, é muito baixa, o que dificulta a produtividade da agricultura. PS: O autor do vídeo, ao dizer que o clima do Alentejo ou do Algarve é mais agradável que o do Litoral, claramente não sabe do que está a falar.
Lisboa tem das piores geografias do país e ainda assim continua a ser o sítio com mais população e desenvolvimento de infraestructuras. Se o Terreiro do Paço ficassem na Serra da Estrela então era lá que se construía tudo.
O vídeo questiona porque o interior está vazio sendo que é mais quente, sugestionando que o interior é mais agradável para habitar do que a costa, a nível climatérico. Mas o facto de o interior ser quente não se traduz como uma característica positiva. Pelo contrário, o interior é demasiado quente. A temperatura mais alta registada é de 47,3º (Amareleja, Beja). O interior é também demasiado frio no inverno, contrastando com as temperaturas costeiras mais amenas.
Sou de uma aldeia no sul do distrito de Santarém (vizinho ao de Lisboa) estou a cerca de 1h/80km de Lisboa e cada vez tem mais pessoas da região da capital a vir para cá mas é para passar férias ou casa de fim de semana, para fugirem à confusão da grande cidade, enquanto os jovens da região vão para lá morar ou ficam logo por lá depois de estudarem nas faculdades porque têm muito mais oportunidades.
¹ E aconteceu depois disto que, tendo Absalão, filho de Davi, uma irmã formosa, cujo nome era Tamar, Amnom, filho de Davi, amou-a. ² E angustiou-se Amnom, até adoecer, por Tamar, sua irmã, porque era virgem; e parecia aos olhos de Amnom dificultoso fazer-lhe coisa alguma. ³ Tinha, porém, Amnom um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; e era Jonadabe homem mui sagaz. ⁴ O qual lhe disse: Por que tu de dia em dia tanto emagreces, sendo filho do rei? Não mo farás saber a mim? Então lhe disse Amnom: Amo a Tamar, irmã de Absalão, meu irmão. ⁵ E Jonadabe lhe disse: Deita-te na tua cama, e finge-te doente; e, quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e me dê de comer pão, e prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu a veja e coma da sua mão. 2 Samuel 13:1-5
Portugal É uma grande Nação com um pequeno território. Fundou esta grande Nação Brasil, somados aos indígenas, africanos e outros povos. O Brasil e o mundo têm bastante a se beneficiarem por aprender da cultura, sabedoria, humildade ,costumes, espírito desbravador e fé da grande nação-mãe portuguesa.
Kkkkkkk você esqueceu de dizer que roubou tudo do brasil…com aqueles jesuítas de fala mansa,com uma cruz na frente é uma espada atrás…estude um pouco a história do Brasil meu caro!que você verá que raça extraordinária….a única herança portuguesa que restou,foi o Roberto Leal kkkkkkkk
Portugal está vazio atualmente não por motivos históricos, mas sim, porque paga os piores salários da Europa. Os jovens abandonam suas famílias para ir trabalhar em outros países europeus cujos salários chegam até ao dobro do salário português. Depois os jovens constituem família fora e não retornam mais para viver em Portugal.. Já vivi em vários países da Europa e conheço bem o problema.
²³ E disse o mensageiro a Davi: Na verdade que mais poderosos foram aqueles homens do que nós, e saíram a nós ao campo; porém nós fomos contra eles, até à entrada da porta. ²⁴ Então os flecheiros atiraram contra os teus servos desde o alto do muro, e morreram alguns dos servos do rei; e também morreu o teu servo Urias, o heteu. ²⁵ E disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não te pareça isto mal aos teus olhos; pois a espada tanto consome este como aquele; esforça a tua peleja contra a cidade, e a derrota; esforça-o tu assim. ²⁶ Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, lamentou a seu senhor. ²⁷ E, passado o luto, enviou Davi, e a recolheu em sua casa, e lhe foi por mulher, e deu-lhe à luz um filho. Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor. 2 Samuel 11:23-27
Gostei muito do video Sou Lisboeta e sempre aqui vivi, nunca seria capaz de viver em Beja, as tempetaturas atingem perto dos 50graus preferia a Serra da Estrela com graus negatives. Obrigada pelos videos, sao muito uteis. 👍
Boa parte dos países possuem áreas pouco e muito habitadas, especialmente os maiores. Isso acontece com Brasil, Argentina, Russia, Austrália, Canadá, China e EUA, dentre outros. No Brasil, quase 25% da população brasileira vive em SP e metade dessa população na grande São Paulo, nos EUA, 80% da população vive a leste do Mississipi, no Canadá, quase 70% da população vive numa estreita faixa entre os grandes lagos na divisa com os EUA, na Austrália, apenas 2% da população vive no interior, longe de grandes aglomerados urbanos, e na China, 94% da população vive na metade leste e perto da costa. A geografia e o clima são sempre os principais determinantes, que acabam afetando outros fatores mais tarde.
²⁶ Ora pelejou Joabe contra Rabá, dos filhos de Amom, e tomou a cidade real. ²⁷ Então mandou Joabe mensageiros a Davi, e disse: Pelejei contra Rabá, e também tomei a cidade das águas. ²⁸ Ajunta, pois, agora o restante do povo, e cerca a cidade, e toma-a, para que tomando eu a cidade, não se aclame sobre ela o meu nome. ²⁹ Então ajuntou Davi a todo o povo, e marchou para Rabá, e pelejou contra ela, e a tomou. ³⁰ E tirou a coroa da cabeça do seu rei, cujo peso era de um talento de ouro, e havia nela pedras preciosas, e foi posta sobre a cabeça de Davi; e da cidade levou mui grande despojo. ³¹ E, trazendo o povo que havia nela, o pôs às serras, e às talhadeiras de ferro, e aos machados de ferro, e os fez passar por forno de tijolos; e assim fez a todas as cidades dos filhos de Amom; e voltou Davi e todo o povo para Jerusalém. 2 Samuel 12:26-31
@@bruno-eq5vw o interior menos povoado nos séculos passados muitas viagens se faziam de barco porque não havia estradas como atualmente e os caminhos eram perigosos as pessoas para viajar dentro do proprio país iam pela costa daí que era mais cómodo viver perto do mar
Algo similar acontece na Espanha, na Itália, no sul da França, na Albânia, na Grécia, no Marrocos, na Tunisia, na Algéria, na Líbia, no Egito, em Israel, no Líbano, na Síria, na Turquia e até na Bulgária e na Romênia. Já detectou o que todos eles têm em comum? A bacia do Mar Mediterrâneo (direta ou indiretamente). Aí ela forma um clima específico dessa região que compreende interiores secos e pouco férteis, quase desérticos (em alguns casos, como na Espanha, no norte de África e no Oriente Médio, é de deserto mesmo) o que torna esses locais pouco convidativos à viver. Aí as populações se concentram no litoral desses países pois à beira-mar esses efeito semiárido é mitigado. Portugal tem um misto de clima atlântico com clima mediterrâneo mas no Alentejo e Algarve é quase igual ao clima puramente mediterrânico, pelo que acentua mais essa situação.
Parabéns pelo vídeo, apenas um reparo histórico para somar esclarecer um dados histórico! Salazar governou Portugal entre 1933 e 1968 e foi afastado por problemas de saúde, conhecido também como Estado Novo. Depois o seu sucessor foi Marcelo Caetano que governou até 24 de Abril de 1974, quando foi a Revolução dos Cravos em Portugal.
⁶ Tinha, pois, a tua serva dois filhos, e estes brigaram entre si no campo, e não houve quem os apartasse; assim um feriu ao outro, e o matou. ⁷ E eis que toda a linhagem se levantou contra a tua serva, e disseram: Dá-nos aquele que feriu a seu irmão, para que o matemos, por causa da vida de seu irmão, a quem matou, e para que destruamos também ao herdeiro. Assim apagarão a brasa que me ficou, de sorte que não deixam a meu marido nome, nem remanescente sobre a terra. ⁸ E disse o rei à mulher: Vai para tua casa; e eu mandarei ordem acerca de ti. ⁹ E disse a mulher tecoíta ao rei: A injustiça, rei meu senhor, venha sobre mim e sobre a casa de meu pai; e o rei e o seu trono fique inculpável. ¹⁰ E disse o rei: Quem falar contra ti, traze-mo a mim; e nunca mais te tocará. 2 Samuel 14:6-10
@@Artsanac ,estou mesmo a ver! Mas tudo bem! Eu e os meus estamos ótimos, por isso quero ver de camarote a desgraça que vai CHEGAR !! Ainda vão ter muitas saudades daqueles que hoje chamam de " irresponsáveis " !
Moro no norte alentejano e não troco por nada é maravilhoso poder sair de casa e não trancar a porta estacionar o carro e não ter de trancar precisar só de dez minutos para chegar ao trabalho e se quiser ir à praia são duas horas de viagem tão bom viver sem crime gasolina mais barata em fim podia enumerar mais coisas mas fico por aqui abraço a todos e queira Deus que não venha para cá mais gente porque atrás de gente boa vem sempre gente de merda
Se não gosta dos brasileiros e do Brasil, oquê faz aqui assistindo um vídeo feito por um brasileiro? Vá assistir vídeos sobre Portugal, feito por portugueses
@@veyrr há aí muito engano pelo contrário tenho muitos amigos brasileiros um dos quais à 25 anos e tenho outro que nunca estivemos pessoalmente e dia 24 chega a minha casa se Deus quiser trabalhou outro comigo que regressou ao Brasil no natal e somos muito amigos agora não disse nenhuma mentira seja português brasileiro indiano paquistanês em todo lado têm gente boa e gente de merda abraço e beijinhos para esse país lindíssimo
Nos brasileiros podemos descobrir essa regiao nao povoada de Portugal, mandar uma carta dizendo como tudo e por la, e chamar o resto da turma no Brasil para povoar essa regiao e fundar um novo reino. Como ninguem nunca pensou nisso?
Falta a abordagem obvia: séculos devotados ao mar , império e a alocação do nação à construção naval, comercio maritimo e atividades relacionadas. Foram séculos que deixaram marcas. Além disso sempre vivemos de costas oara Espanha pelo que nao existia comercio ou atividades relevantes com nossos vizinhos...
Ledo Engano. A fronteira oriental na altura com a Guarda e Castelo Branco já foi economicamente extremamente dinâmica, sendo um região embrenhada de judeus devido ao comércio com a Espanha. A Guarda entrou em declínio comercial após às Inquisições do século XVIIi
Muito informativo. Gostei bastante como gosto de tudo desse canal. Mas perdão, uma informação foi tão errada que me causou desconforto, é simples, mas me agoniou kkkk. No mapa falando sobre a posição de Portugal em relação ao tropico de cancer, colocaram o tropico de cancer ao norte de mais e o de capricornio ao Sul demais. Em 7:20. Colocaram a mais de 1000km de onde deveria ser.
Então, quer dizer, a pouca população deve-se ao período do Governo de Salazar? Não pode ser... porque já na Idade Média havia pouca gente e hoje também. Sempre foi um problema haver pouca população.
O problema é que Portugal foi sempre um país com muita pobreza em que as pessoas tinham de emigrar para outros lados à procura de melhores oportunidades e ainda hoje continua a ser.
O principal motivo é o abandono dos portugueses, Portugal é o país que mais tem emigrantes, grande parte dos trabalhadores portugueses vivem nos EUA, UK, Suíça e França. O país é um paraíso de políticas socialistas, altos impostos, baixos salários e péssimos serviços públicos. Por isso não existe crescimento demográfico dessas regiões, o governo dá até 4,800 euros se vc for morar nessa região.
FINALMENTE UM BRASILEIRO COM OS PES NO CHAO... AMIGO EU SOU PORTUGUES E TU DESCREVESTE PORTUGAL EM POUCAS PALAVRAS, PORTUGAL ESTA INFESTADO DE COCIALISTAS... REINO UNIDO FRANÇA NUNCA DEIXARAM PORTUGAL EVOLUIR... PORTUGAL E A EUROPA É OQUE É AGORA P+OR CULPA DA UNIAO EUROPEIA...
@@ancapmises1592 é... "devolve" né, governo realmente não dá nada pra ninguém, tá certo. Mas de fato, se vc estiver legal em Portugal, é se mudar de uma cidade pra uma região do interior, recebe subsídio pra isso. Tem umas regras, mas funciona sim.
@@diogorodrigues747isso é porque Portugal apesar do imperio, ainda assim continuava a ser um país com muita pobreza e falta de infraestructuras. Porque era um país que vivia principalmente de exportar os recursos naturais da colonias aos outros. Por isso é que que sempre houve muita gente a fugir do país à procura de melhores oportunidades lá fora. Enquanto a Inglaterra que fez a revolução industrial, pode melhorar muito as condições de vida das pessoas, melhorando os serviços e infraestructuras que ajudaram a baixar a mortandade. Apesar das críticas é inegável que a revolução industrial teve uma consequência na melhoria de vida das pessoas em geral. E por isso é que a Inglaterra também teve um crescimento demografico tão acentuado durante o século XIX.
@@carlosmelo5910em algum momento ele falou que estava "totalmente despovoada"? Que eu saiba ele falou que 70% mora na região litorânea, logo tem 30 % morando nessa região. 🙄
Estou impressionado com quantos nomes de cidades portuguesas vi nos comentarios as quais no estadl do brasil onde eu moro há cidades com nomes iguais. Já tinha ouvido falar que o pará foi um dos estados com mais influencia portuguesa do brasil, mas ainda não tinha percebido tanto quanto agora 😮
@SeaSerpentLevi O Brasil já foi um grande Portugal, mas talvez para tentar apagar a herança portuguesa, brasileiros muito demoliram no Rio de Janeiro a antiga capital do Brasil ex-colónia portuguesa veja-se como era o Rio essencialmente construido pelos portuguess e seus descendentes, com semelhanças com as avenidas do Porto www. youtube. com/watch?v =IrpyzlAVTtE no rio antigo essencialmente avenida Rio Branco comparando com Porto em Portugal
www. youtube. com/watch?v= YGLWOmT_QMke no Porto e muito foi edificado em altura para imitar os arranha-céus dos EUA assim tantos comentaristas a escrever que as capitais das ex-colónias espanholas são mais bonitas do que o Rio, no entanto nesses países eles demoliram muito menos (os cortes dos links devem ser agregados para que se possam ver!)
@SeaSerpentLevi inclusive que os portugueses construíram mais de 300 fortes e fortalezas em redor das imensas fronteiras para garantir a sua proteção Além de fortes e fortalezas mais de 300 que os portugueses construíram em redor das enormes fronteiras, a construção de estaleiros navais, de material bélico para os exércitos de defesa, as cidades portuguesas do Brasil, várias delas classificadas na lista do património mundial pela Unesco para citar algumas : Paraty, Diamantina, Salvador, Ouro Preto, Goiás, São Luís de Paraitinga, Penedo, Cachoeira, Mucugê, Rio de Contas, Porto Seguro, Valença, São Cristóvão, Laranjeiras, Alcântara, São João del Rei, Mariana, Olinda, Congonhas, Sabará, Santa Bárbara, São Francisco do Sul, São Miguel das Missões, Petrópolis, Pirenópolis, Lapa, Tiradentes, Rio de Janeiro, São Luís do Maranhão, etc - infelizmente muito foi demolido, como o Rio Antigo, a cidade maravilhosa construída pelos portugueses e seus descendentes, as igrejas barrocas do Brasil cujo interior foi coberto de ouro, são muito mais esplendorosas do que as portuguesas.. mas em Lisboa e Porto existem algumas muito bonitas que foram edificadas com esse estilo arquitetónico (barroco é uma palavra portuguesa!)
Aqui, no interior, também há pessoas... Mas moramos todos em bunkers, está a perceber? Temos cidades e jardins subterrâneos, porque, à superfície, ninguém aguenta o calor.
²¹ E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão. ²² E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança? ²³ Porém, agora que está morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim. ²⁴ Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o Senhor o amou. ²⁵ E enviou pela mão do profeta Natã, dando-lhe o nome de Jedidias, por amor ao Senhor. 2 Samuel 12:21-25
Clima temperado? De onde o prezado apresentador tirou isso? Estive no norte de Portugal por alguns meses e só o outono (não fiquei até o inverno, quando fica tudo coberto de neve) já foi terrível. Só para ter uma idéia, a cerveja é colocada numa bancada de pedra, do lado de fora dos bares, e fica ultra gelada. Imagina no inverno.
Está vazio por culpa das leis de ocupação são regiões em que não se pode construir,moro cá e tentei comprar um terreno mas como era rural não me seria permitido construir casa para moradia
Obrigado por este vídeo. Fiquei sem saber porque é que 70% da população portuguesa se concentra no litoral, mas em contrapartida fiquei a saber que somos poucos porque temos menos população que Marrocos, Espanha e Itália, poderia acrescentar: que o Brasil e a Rússia. Obrigado. Também fiquei a saber o quanto o português é básico por preferir as zonas litorais frias e húmidas em detrimento das zonas quentinhas do interior do Alentejo. Obrigado. Todo o vídeo é uma manta de retalhos tirados daqui e dalí, sem chegar a conclusão alguma. O tema foi a população no interior de Portugal, como poderia ser: "porque é que os pastéis de nata são redondos" ou "porque é que em Portugal o Sol mergulha no oceano quando se põe", que o resultado seria o mesmo. Aliás dois temas bem mais interessantes para divagar, diga-se de passagem. No fundo um bom vídeo para passar publicidade.
É o sotaque mais ao sul/sudeste dele. Sou do nordeste e minha pronúncia é "Téju", pq aprendi "á - É - i - Ó - u" como todo o restante do mundo lusófono. Mas no sul/sudeste é diferente: "á - Ê - i - Ô - u" e por isso "Têjô".
Doeu ouvir setubál , bracara ou conimbriga qd a forma escrita destas palavras levam acento: Setúbal, brácara e conímbriga. Geração Paulo freire fazendo o L e respeitando o acordo ortográfico
@@fabianomendes3430 que Paulo Freire oq. Deveria ter vergonha de falar mal de um educador super respeitado mundo a fora que tentou alfabetizar adultos de uma ex-colonia que é esse país. Foi impedido, exilado e seu trabalho interrompido pela ditadura militar de direita. A educação de hj é fruto de uma elite que aposta no emburrecimento e não pelo Paulo Freire.
Portugal é um dos principais destinos de quem faz programação , além de ser muito mais fácil de se morar para quem é brasileiroe as vagas são bem menos exigentes.
Oi... esse video é bem interessante sobre Portugal. Somente um pequeno problema é quando mostra as linhas dos tropicos (aos 7m25s). Essas linhas são bem mais proximas da linha do equador do que mostrado no video. A linha do tropico de Carcer é bem mais abaixo e "corta" .. passa pelos paises da Africa: Argélia, Niger, Libia, Egito. A linha do tropico de capricornio "corta" ... passa no Brasil em São Paulo e na Africa: Namibia, Botswana, Africa do Sul, Moçambique e a ilha Madagascar.
Em Espanha tens o mesmo e em França também (o curioso na França é que não é uma zona seca ou montanhosa como em Portugal e Espanha). O baixo indice de urbanização até aos anos 80 gerou que não houvessem pólos de atração da população, ao contrário de Espanha e França. Depois, Portugal é muito montanhoso o que dificultou muito a construção de caminhos-de-ferro no século XIX e XX e de autoestradas. Mas a grande divisão populacional litoral/interior começou a ser mais notória a partir dos anos 50. Precisamente quando a tecnologia começa a aumentar a diferença entre nível de vida. Entre Norte e Sul sempre existiu, especialmente a sul do Tejo. E não o Alentejo não tem um clima bom, antes pelo contrário.
³⁴ E Absalão fugiu; e o moço que estava de guarda, levantou os seus olhos, e olhou; e eis que muito povo vinha pelo caminho por detrás dele, pelo lado do monte. ³⁵ Então disse Jonadabe ao rei: Eis aqui vêm os filhos do rei; conforme à palavra de teu servo, assim sucedeu. ³⁶ E aconteceu que, como acabou de falar, os filhos do rei vieram, e levantaram a sua voz, e choraram; e também o rei e todos os seus servos choraram amargamente. ³⁷ Assim Absalão fugiu, e foi a Talmai, filho de Amiur, rei de Gesur. E Davi pranteava por seu filho todos aqueles dias. ³⁸ Assim Absalão fugiu, e foi para Gesur; esteve ali três anos. ³⁹ Então tinha o rei Davi saudades de Absalão; porque já se tinha consolado acerca da morte de Amnom. 2 Samuel 13:34-39
O estado de Pernambuco é maior que Portugal. Os Mouros (muçulmanos), que vieram da África, ocuparam e dominaram a Península Ibérica (Portugal e Espanha) após os Romanos. O domínio dos africanos muçulmanos após os Romanos durou mais de "500 anos" sob território português e espanhol. Eles deixaram uma forte herança cultural, na língua portuguesa e espanhola, teve uma grande influência arquitetônica e principalmente na engenharia naval, que foi uma contribuição importante dos muçulmanos africanos aos futuros impérios que foram estabelecidos pelos navegadores espanhóis e portugueses para alcançar o novo mundo. Além disso, estilos musicais como o flamenco e o fado nasceram influenciados por ritmos e instrumentos mouros, o violão, por exemplo. Os europeus tiveram grande influência da ascendência africana, foram mais de sete séculos de presença muçulmana vindo do norte da África que só foi encerrado apenas em 1492, esse legado de prosperidade ficou para toda Europa. Sem o reinado dos muçulmanos a Europa teria atraso gigantesco, porque transformou em um centro cultural e económico muito próspero, onde a educação, as artes e as ciências floresceram, influenciando o resto do continente. Hoje se sabe que os muçulmanos africanos chegaram em grande parte no sul da França até a terra dos vikings. O termo "Espanha" não era amplamente utilizado até que a região foi unida pelos monarcas de Aragão e Castela, e os africanos chamaram as terras que governavam na Península Ibérica de Al-Andalus. A religião que os mouros levaram consigo ao invadir e ocupar a península Ibérica contribuiria, porém, para uma "guerra religiosa". Após anos de perseguições pelo Estado e pela Inquisição espanhola, em 22 de setembro de 1609, o rei Felipe III autoriza oficialmente a expulsão dos mouros africanos dos territórios espanhóis, em processo que se estenderia até 1614. Mas o DNA dos africanos ficou para sempre no continente europeu.
massa foi a parte "'qdo os romanos PACIFICARAM as tribos da península" kkkkkkk...fico aqui imaginando como foi a pacificação, poderia falar SAQUEAMENTO da península ibérica ia ficar mais certinho
Acho que devias de ler mais sobre portugal . Porque maior parte das coisas que estao no supermercado vem tudo do norte . Como a bebida da frize e compal é feita no norte . As aguas das pedras tambem é feita no norte . E tudo que seja de fruta vem praticamente tudo do norte. Para isso tens pessoal no norte
isso é falso!!!! Compal tem fabrica em Almeirim, sede em Carnaxide e foi fundada no Entroncamento....Norte não produzi fruta nenhuma comparado com região oeste e alentejoe algarve. Mnetir naõ leva a lado nenhum
Viver nas montanhas é muito bom, nunca é muito quente e a temperatura é estável. Não faz sentido dizer que alguém não gostaria de viver num lugar só porque está há mais de mil metros acima do nível do mar. Algumas das cidades com o metro quadrado mais caro do Brasil tem grande altitude, como Gramado e Campos do Jordão devido ao clima ameno e qualidade de vida encontrada nas montanhas. E a agricultura de hortaliças, a mais rentável, é facilitada pelo clima de montanha.
Boa análise da ordenação da População em Portugal. Moro em Viseu aonde tem sido apontado por especialistas melhor região para viver e está no Interior,.Se bem q somos pequenos em Território Terrestre ficou esquecido a Grandeza do terrotório Maritimo Português, que também será um dos importantes motivos para a popiulação estar no Litoral.
Mas todo sabem disso! Portugal só é pequeno em território, como nação é uma das mais importantes, historicamente. Sou brasileira e só existo por causa dos portugueses (como a maioria dos brasileiros, sou descendente desse povo).
Vivo no despovoado interior, e posso afirmar: é a região mais linda e aprazível do país, desde as montanhas do distrito de Bragança e Guarda até as extensas e quentes planícies do Alentejo.
Pode confiar que vive numa zona de Portugal muito boa e das mais lindas da EUROPA, talvez!!! ❤
Há sempre um MAS.... não existe muita oferta de empregos, ou não é?
@@nataliagymailmariano7034 A oferta é proporcional à demanda. Como não vêm muitos imigrantes para cá, não é tão difícil encontrar empregos (desde que o interessado tope trabalhar em funções básicas).
Mas é claro que há casos em que o imigrante não encontra mesmo trabalho nesta região. Por isso, é fundamental imigrar somente se houver uma reserva financeira capaz de suportar pelo menos 1 ano de despesas, ou se o imigrante tiver renda proveniente do Brasil.
Eu vivo numa cidade do distrito do porto que faz fronteira com o distrito de Viseu e a minha região nem é montanhoso nem plano
Acho que estais a exagerar
Eu sou de Londrina, norte do Paraná. O Trópico de Capricórnio passa por aqui, na altura da Mata dos Godoy. No mapa mostrado o trópico está passando lá pros lados de Buenos Aires, haha! Mas é ilustrativo, vamos dar um desconto. Parabéns pelo vídeo!
Poderia fazer um vídeo a respeito do português uruguaio ? Chamado de DPU, Dialetos Portugueses do Uruguai nos meios acadêmicos, a língua é falada por 15% dos uruguaios. E esses falantes herdaram essa língua quando Portugal e Espanha brigava pela posse do Uruguai no século XVIII. Já no século XIX, Montevidéu promoveu a hispanização da região norte, mas não conseguiu erradicar totalmente, sendo o idioma falado em casa. Hj no Uruguai, o ensino do português é obrigatório.
A população total do Uruguai é de apenas 3 milhões de habitantes e maioria dessa população fala espanhol
Br tem uma fronteira de 17 mil km com com 10 paises e nos países de língua espanhola é muito normal que haja uma mescla entre pts e espanhol, ou o famoso portunhol, mas não podemos dizer que nessas fronteiras eles falam português. Se o Br falasse francês por exemplo, é óbvio que esses países tentariam a comunicação em em francês.... Brasil e o maior país de LP do mundo que já representa 85% de toda lusofonia com 215 milhões de falantes.
Se ensina o português do BRASIL!!!!! Eu moro aqui 🇺🇾🇧🇷👍!!!
@@danielabenettisantana412 sim, eu sei, mas eles falam uma variante própria. Pq o português não é língua oficial, então, eles aprendem com os pais. Só que o DPU, Dialetos Portugueses do Uruguai não muito bem visto..olha aí th-cam.com/video/EbZcm9CBkDI/w-d-xo.html
@@lorenzopaganini2032 olha aí, existem os 15% de falantes de português, DPU, Dialetos Portugueses do Uruguai..mas alguns chamam de bayano, portunhol, entrevidado ou fronteiriço...olha aí th-cam.com/video/EbZcm9CBkDI/w-d-xo.html
@@pauloroberto8324 Amigo. A quantidade de pessoas que se comunicam em LP (que não deixa de ser um dialeto mesclado com outros idomas) no Uruguai é insignificante comparado com a dimensão do Br e sua população.
Eu sei disso colega...pq vivo na fronteira do Br com Urugaui.
Sou português e agradeço este vídeo bem realizado e informativo. Aprendi mais algumas coisas hoje. :)
Oh Pedro, f0d@ss€...!
@@jopinho6610 kkkkkkkk
⁶ E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.
⁷ Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
⁸ E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
⁹ Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
¹⁰ Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
2 Samuel 12:6-10
@@primeiroanjo-c2dNão percebo a referência.
😂😂😂😂😂😂
Moro na Serra da Estrela, e está situada na zona central do país, mais precisamente na Beira Interior, e muitas pessoas residentes em Lisboa, Porto e Braga, estão vindo morar aqui, e um grande número de brasileiros estão descobrindo a essa região e as oportunidades de investirem aqui.
Quer dizer que o governo vai tentar a parte oeste do país ficar com condições de povoamentos assim eles acabam com o problema de lotação em Lisboa e outras grandes cidades portuguesas e a sua população irá aumentar
Coimbra é fixe eu moro perto dai
@@MatheusFeijo20 bem uma capital concentra pelo menos uns 15% da populacao de um pais por isso dizer q a capital e lotada nao tem grande nexo
@@shadowsamvs576 se contarmos o distrito tem mais de 1/5 da população portuguesa
@@shadowsamvs576Tem. A capital concentra uma grande parte da população em muito pouco terreno.
Eu moro perto da serra da estrela no Sabugal uma cidade pequena com um castelo
Parabéns pelos vídeos, como sempre. Só uma pequena correção. O correto é falar Setúbal, sendo o "tú" a sílaba tônica. Você escreveu certo e falou errado. Detalhe ínfimo.
Obrigado pelos vídeos
Já morei em Setúbal e isso me doeu os ouvidos.
Há vários outros factores:
1. Os descobrimentos levaram muita gente para Lisboa
2. Portugal sendo historicamente um país onde havia muita gente empregada na extracção de Sal e na pesca de mar, é natural que as pessoas quisessem ir para o litoral.
3. As primeiras linhas de combóio a serem construídas em Portugal foram todas no litoral.
4. O Alentejo interior é horrivelmente quente, é difícil pessoas europeias gostarem de suportar tanto calor.
Fiz a Estrada Nacional 2 de bicicleta, que vai desde Chaves a Faro, ou seja de Norte a Sul de Portugal, mais ou menos a meio, e Trás-os-Montes foi, a par com Alentejo, talvez a parte mais plana que pedalei.
Fiquei a pensar no ponto 4 logo no início do vídeo, quando é feita a comparação entre "região mais fria" e "região mais quente" - o "frio" é na verdade clima temperado com verão suave, enquanto o quente é o inferno na terra que é o interior da península ibérica - semanas em que as máximas rondam os 40, as mínimas perto de 30, e o pouco vento que há é seco e quente. O céu noturno é lindo nessa região, mas meu deus, nunca suei tanto.
Quanto isso representa e
Km por gentileza?
Eu sou brasileira e as distâncias aqui são enormes meu marido eu e um casal de amigos fizemos 2.000km de moto pra passar o final de ano em Santarém no Pará, a poucos anos. Lá no Pará devido a companhia gran Pará tem muitas cidades com nomes de cidades portuguesas.
No Alentejo não tem Casas Bahia, pra vender ventiladores e aparelhos de ar condicionado?... Mais quente que Cuiabá? Duvido...kkkkkkk
Bom dia canal capital financeiro gostei muito do vídeo sobre Portugal 🇵🇹
Você poderia postar mais vídeos assim? Portugal e suas belezas!! Sigo admirando
7:28 Essas latitudes estão colocadas de modo impreciso os trópicos não passam nessas regiões.
Dois únicos pecados do vídeo: a pronúncia de SeTÚbal (muitos brasileiros, inclusive, têm esse sobrenome) e o Trópico de Capricórnio passando ao sul do Uruguai (nessa projeção do mapa-múndi utilizada, em que um hemisfério está numa escala maior que o outro, o Trópico de Capricórnio fica bem mais próximo à linha do Equador do que o Trópico de Câncer). De resto, vídeo maravilhoso! Sou muito fã do canal!
Verdade
Acho que é por causa do fundador do Banco Itaú. Olavo Setúbal. Chamam dessa forma.
o mesmo com a pronúncia do rio tÊjo quando na verdade é rio tÉjo o certo.
A família do banco vem dessa região@@ramonangelo2932
¹ E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
² O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.
³ Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.
⁴ E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.
⁵ Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.
2 Samuel 12:1-5
Um excelente documentário, profissional e informativo. Um abraço a todos desde 🇵🇹
Portugal é maravilhoso!! Que país lindo!
Ótimo vídeo 😊
o problema de PORTUGAL é ter muita porcaria brasileira!!!!ate o video e narrado em brasileiro!!!!que saudades do tempo em que nao se ouvia a brazuquice em PORTUGAL!!!!!como nao ha ca respeito por opiniao alheia e contraditoria,vao apagar o meu comentario....mas que fique bem claro,da minha parte,a brazukada mete-me nojo!!!!!!!
a capital de portugal nem sempre foi lisboa, já foi o Rio de janeiro .
😂😂😂
Sim, é verdade. Isso foi quando a família real portuguesa veio para o Brasil, em 1808, e quando ambos os países foram transformados em um Reino Unido, em 1815!
mas agora é lisboa que é uma rio de janeiro muito melhorada.
@@novohomem1003kkkkkk Lisboa equivale a cidade mais comum da Espanha
@@Baianohnão, a cidade de Lisboa é muito maior do que uma cidade “comum da Espanha”
Correção logo ao segundo 11. Portugal é sim uma grande nação! Não há muitos exemplos onde se case tão bem o conceito de Estado-Nação. Agora, tem sim um pequeno território terrestre (território marítimo daria outra conversa).
Para o padrão das Américas grande nação e no mínimo do tamanho do Chile
@@Kelsin5190Entendeu errado. Uma coisa é território (tangível). Outra coisa é nação. Nesse sentido, pode até pegar no Brasil se quiser. Não tem uma nação tão forte, tão grande, como Portugal.
@@andreeppachecokkkk Portugal nunca foi alguém no mundo. País periférico da Europa.
@@madysondaniel7732 A sério? Onde leu isso?
@@andreeppachecoMas não vamos misturar alhos com bugalhos, uma coisa é o espaço terrestre habitável e outra é a agua do mar.
Em todo o caso o território marítimo só terá valor na medida dos recursos naturais que possam ser extraído a partir dele.
Portugal como território util habitável continua a ser pequeno de qualquer forma.
Mas isso tão pouco é assim tão mau, também há outros países territorialmente pequenos como é o exemplo da Inglaterra, Coreia do Sul, Holanda, Bélgica ou Taiwan só que depois compensam o seu pequeno tamanho territorial com uma grande densidade populacional.
Eu vivo em Pedrogão Pequeno a 8 anos, deixei Londres para regressar ao meu Pais. Eu acho que vivo no paraíso se comparar com a vida errática de Londres. Nesta região despovoada os jovens deixam a suas origens porque não há emprego, não há industria e a que há e da madeira (o maldito eucalipto). Nestas terras se não fossem os estrangeiros a comprarem as propriedades devolutas estávamos completamente despovoados. Não há investimentos, mas existem muitas oportunidades de o fazer. Em compensação temos, beleza natural, boa gentes, muita paz.
Muito bacana o vídeo, parabéns!
Só uma correção: os trópicos de Capricórnio e Câncer não passam por onde mostrou no vídeo em 7:21. O trópico de Capricórnio passa pela cidade de São Paulo, estado do Paraná e Mato Grosso do Sul e o trópico de Câncer passa próximo às Bahamas, no Caribe, um pouco abaixo da Flórida.
Abraço e bom trabalho!
E o nome de algumas cidades, na sua pronúncia está errada!... Por exemplo SetÚbal em vez de SetubÁl...
@@pedroribau4782 Isso só mostra que ele não sabe nada daquilo que está a falar. Não acerta com dicção, com trópicos etc. enfim, um saloio.
¹⁶ E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra.
¹⁷ Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles.
¹⁸ E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria.
¹⁹ Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta.
²⁰ Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu
2 Samuel 12:16-20
Ultimamente os videos estão ainda melhores, principalmente a narração está bem melhor, sem apresentar vícios. Muito obrigado!
Anda bezerra, mostra o que vales!
Desculpe-me@@Pereirada_Costa ! Não entendi o comentário. Caso queira explicar melhor, fique à vontade.
@@nilbezerra1303 Estás a elogiar um trabalho cheio de erros e mentiras, portanto, vales o mesmo.
@@Pereirada_Costa Ele demonstrou os argumentos dele e vc até agora nenhum. O teu único argumento aqui foi a ofensa, "argumento" de pessoas burras. Baseado em quais dados vc afirma que são erros e mentiras? Até onde eu sei o próprio Governo Português tem um estímulo de 4800 euros para as pessoas morarem nestas mesmas regiões que ele comentou. Segundo o Correio da Manhã, do dia 27/11/2022, fala que Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu, ou seja, nove distritos, perderam pessoas. Eles estão ou não estão nestas áreas que ele abordou? Sabe qual é o problema? O problema é com você, seu frustrado. Vá procurar melhorar a tua vida e quando questionar algo tenha argumentos de gente inteligente e não de gente ignorante.
²¹ E, ouvindo o rei Davi todas estas coisas, muito se lhe acendeu a ira.
²² Porém Absalão não falou com Amnom, nem mal nem bem; porque Absalão odiava a Amnom, por ter forçado a Tamar sua irmã.
²³ E aconteceu que, passados dois anos inteiros, Absalão tinha tosquiadores em Baal-Hazor, que está junto a Efraim; e convidou Absalão a todos os filhos do rei.
²⁴ E foi Absalão ao rei, e disse: Eis que teu servo tem tosquiadores; peço que o rei e os seus servos venham com o teu servo.
²⁵ O rei, porém, disse a Absalão: Não, filho meu, não vamos todos juntos, para não te sermos pesados. E instou com ele; porém não quis ir, mas o abençoou.
2 Samuel 13:21-25
Os portugueses gostam tanto dos espanhóis que evitam viver demasiado próximo deles.
😂
De Espanha, "nem bons ventos, nem bons casamentos"
Ditado português: Onde muito te queres, pouco lá vás
Por isso por vezes esqueço que Espanha está mesmo ao lado
Diogo, isso não passa de conversa de merda.
O Alentejo sempre foi visto como território tampão construído em torno de latifundiários pelo menos até 1940 e o interior sempre foi visto como um território, afastado de meios de navegação. Sendo Portugal um país que valorizava a navegação, fica fácil entender o apego ao oceano.
Vídeo bom, mas houve coisas que tenho que falar, por exemplo, a pronúncia com a região de "Setúbal", "Setubál" aonde? 😐
Em todos países do mundo quanto mais vc se afasta da Orla maritima menos habitantes tem, os Estados brasileiros não são diferentes.Pode ser que há alguma exceção aqui ou acolá. Isso ocorreu devido a facilidade dos portos numa época que todo comércio era transportado pelo mar.
O comércio mundial ainda passa todo por mar, no passado também. Contudo a fixação da população junto à orla costeira é um fenômeno mais recente comparado com toda a história de Portugal. Em tempos mais antigos, as zonas costeiras eram mais perigosas e alvos de pirataria e corsários. Por esse motivo só nos lugares com forte presença militar e a edificação de fortificações é que se protegiam esse lugares. Por motivos militares e também climáticos, naturais as rias e as foz dos rios eram os locais escolhidos para a fixação dessas estruturas e das cidades. Portugal era o fim da linha para a maior parte das vagas populacionais que entraram na península Ibérica e isso também explica a maior concentração de população a norte. Existem outros motivos e outros contextos, mas a fixação de população no litoral é um fenômeno recente.
Exatamente
@@VITOR-gh4dh Portugal tem maior população ao Norte? Região de Trás montes é praticamente desabitadas, cheia de pequenas aldeias e a maior cidade quê é Bragança e a medida que vai se descendo em relação à Cidades do Porto e Lisboa,cidades litorâneas, cidades maiores vão aparecendo .O mesmo ocorreu com a colonização do Brasil, é só verificar todas capitais do Sul, Sudeste e Nordeste . Daí é que ocorreram as emigrações para o Centroeste, Noroeste e algumas regiões do Norte.
@tone2300 o meu comentário é muito mais abrangente e vai até a periodos antes da formação de Portugal. O seu comentário é mais na perspectiva atual, num fenômeno mais recente que surgiu no século passado. Já em relação ao que considera o norte de Portugal, podemos definir uma fronteira, mas até pelo seu comentário já percebeu que o norte tem muitas localidades, o que por si só é um indicativo que num passado houve muita gente. Mas se quer outra evidência do que lhe digo, basta ir à Wikipédia e ver um mapa de densidade populacional e verá que na zona metropolitana de Lisboa a área de alta concentração populacional é muito mais pequena comparativamente que o norte. Basta fazer uma lista de cidades, sedes de concelho que existem no norte que vai quase pegado do Minho até Aveiro e da Póvoa do Varzim / Matosinhos até Vila real. Num raio de poucos kms você tem Porto, Guimarães, Braga, Vila Nova de Famalicão, Paços de Ferreira etc.. Olhe para a liga nacional de futebol e faça a lista onde estão a maior parte dos clubes. Isso também é uma representação de onde estão as massas populacionais e atividades econômicas. Agora o que diz está certo, a zona metropolitana de Lisboa tem mais população que a zona metropolitana do Porto. A área metropolitana de Lisboa tem 3mil km2 a área metropolitana do Porto tem apenas 2mil km2 mas não incluí todas as cidades do norte que lhe indiquei, mas se olhar num mapa de densidade verá de forma clarividente que o norte tem mais população que o sul ou centro sul ( zona metropolitana de Lisboa ).
Tem sim, muito mais população a NORTE! Mas tem que se ver o que é o NORTE a que nos referimos.... Por norma é aquela faixa do território nacional que está acima do RIO TEJO.
Talvez seja outra a perspectiva de uma pessoa que não é de Portugal, como julgo que seja o caso....
Vídeo muito bom mas eu vivo no vermelho ahahah
Vives no vermelho? Queres dizer que estás sem dinheiro?
@@chronos5457também, também
Top demais 😁😁 Deus abençoe
Na verdade este índice populacional se repete em muitos países, a costa sempre foi mais atrativa.
Não dessa parte da Europa, Paris não fica na costa, assim como Madrid, Bruxelas, Roma... Sem contar países que nem costa tem como Luxemburgo, Suíça, Áustria...
@@LeinerVitor sim! Mas não estou falando necessariamente e exclusivamente na Europa.
Madrid n tem mas Barcelona, Bilbao, Valência, Málaga, Vigo etc têm costa, o interior da Espanha tirando Madrid é desabitado
@@LeinerVitor
Estão no interior mas têm portos como se estivessem na costa porque os rios são navegáveis.
No interior da Alemanha onde se juntam duas das maiores rotas comerciais da Europa , o rio Ruhr e o rio Reno , está a zona mais industrializada do país.
O Porto de Rouen , um dos mais importantes da França está a 100 Km do mar no rio Sena o mesmo que atravessa Paris , Sevilha também está a 100 kms do mar mas tem um dos mais importantes portos da Espanha porque o rio Guadalquivir é navegável.
O Reno atravessa a Alemanha , Áustria , Liechtenstein , França , Luxemburgo , Bélgica e Itália , o Danúbio atravesa a Alemanha , Áustria , Eslováquia , Hungria , Croácia , Sérvia , Bulgária , Moldávia , Ucrânia e Roménia , alguns dos maiores e mais movimentados portos da Europa estão no rio Reno e Danúbio e as cidades desenvolveram-se ao longo desses rios por darem acesso ao mar.
São cidades e países do interior mas que nunca estiveram isolados por terem rios navegáveis até ao mar e porque desde o Sec XVII que têm sido construidos canais artificiais para ligar os rios uns aos outros.
Aqui o porto de Basileia , Suiça , no rio Reno.
th-cam.com/video/bC2_XfDcWC4/w-d-xo.html
@@terra7066 tanto disparate... vocês deviam ter vergonha de escrever tanto disparate!!
Eu sou do sul do Brasil e moro no sul de Portugal, mesmo na região mais quente, seca e menos habitada 😆no baixo Alentejo. Realmente as diferenças são enormes de um lado a outro do país mesmo sendo territorialmente pequeno.
Agora faz parte dos alentejanos 😂 bem vindo ao meu alentejo brazuka ❤
@@Usher_Y já estou cá há 5 anos e prefiro as aldeias do que as cidades grandes ☺
@@AlessandroSilva-ft8wf Né, cidades é muita bagunça.. alentejo e aldeias são mais calmas, podem vir todos que serão bem vindo no meu amado alentejo ❤
Meu foco é esta por aí . De repente nos encontraremos hahaha . Sou do RJ .
No alentejo nao estas mal, o Norte que é mais complicaso, muita ignorancia e atrazo
Portugal é lindo de mais ❤e minha cunhada tá amando morar lá
E bem seguro nem minha senhora Mas para isso temos que saber votar principalmente e não votar em esquerda nunca votar na esquerda nunca nunca pois eles só querem a destruir o planeta e toda a gente e matar toda a gente sempre na direita isso é que as pessoas e eu espero sinceramente você não seja esquerda
Pessoalmente e pelo que sei, não me parece que Salazar tinha preferência em ter a população toda centrada nas cidades costeiras, talvez até tivesse, ma as suas políticas e a sua propaganda incentivava muito a vida no interior do país, nos campos alentejanos, ribatejanos e nos sulcos aráveis das beiras e do norte, além de incentivar a permanência da população nas vilas e aldeias no anterior, de facto, foi na época de Salazar que essas localidades do interior atingiram os seus máximos populacionais, diminuindo desde do fim da ditadura muito devido às melhores e novas oportunidades nas zonas costeiras assim como da emigração para fora de Portugal e ao envelhecimento da população.
A solução atual é tornar o interior de Portugal uma região mais atrativa, casas mais baratas, serviços públicos eficientes e variados, uma economia no interior mais diversificada e dinâmica, mas também um apoio nas atividades locais como agricultura e agropecuária com melhores condições de trabalho e outros fatores mais atrativos.
70% do território da Espanha tbm é vazio .Mas lá tem 500 mil km2.Portugal só tem 92 mil km2.
Precisamente, temos de compensar o pequeno tamanho com mais densidade populacional e para isso é preciso desenvolver o interior.
Espanha nesse aspeto do vazio ainda é pior que Portugal. Aliás, muito pior.
Lisboa é capital desde 1255, sucedendo a Coimbra mas não foi sempre assim desde então. Para muitos, a capital foi temporariamente o Rio de Janeiro no Brasil, durante as invasões Francesas já que a família real fugiu para lá e, segundo muitos a capital seria a "morada do Rei". Mas se isto é dúbio, Angra do Heroísmo nos Açores foi capital entre 1580 e 1582 e depois novamente entre 1830 e 1833, este último por decreto no Reinado de D. Maria II que lá se terá refugiado.
Desde quando mais de 40°C no Verão e 0° no inverno são agradáveis?
Interessante o conteúdo, da pra ter uma noção sobre Portugal.
Sou brasileiro e vivo em Portugal há mais de 8 anos...
Simples assim, quem não gostar daqui pode ir embora, falta não farão e saudades não deixarão...
Apoiado 😂
Como pode afirmar tamanha balela? Se não conhece os outros e os motivos alheios, fale por si. Cuide do viralatismo!
@@mirtesamorim4628ele tem razão, Portugal é um país de investimento e turístico , há pessoas que jdk gostam mas essas pessoas não são obrigadas a gostar , como tal não fazem falta nenhuma ao pais .
Salario estagnado kkkkk
Já estão fazendo isso! estão cansado de sub empregos , aluguéis CARISSIMOS é xenofobia,, isso aí é tudo propaganda enganosa, ilusão!!
No Brasil a situação é similar. Só inverte a geografia. A maior parte da população brasileira está concentrada na porção oriental do Brasil enquanto a portuguesa na porção ocidental. É a presença do mar que determina essa situação.
Aprendi nesse canal Q, ninguém vive longe das costas dos países, bem pouca população vive nos interiores
Eu vivo no interior kk
A ignorância se pagasse imposto tinhamos as contas equilibradas. O interior de Portugal não está desabitado só mesmo um brasileiro ignorante para fazer uma afirmação destas. No interior é onde há mais qualidade de vida. Deves achar que o interior de Portugal é como o sertão brasileiro. Onde as pessoas são miseráveis e vivem em casas abarracadas no meio do lixo e esgotos.
Sou da costa norte e conheço boa parte de Portugal. Penso que está certo em ser o motivo do sul ser mais despovoado apesar de ser plano e facilmente habitável, teve o efeito das guerras com os mouros e também os solos são muito pobres e pouca água além dos principais rios, não tem comparação com o solo aqui nesta região norte litoral. A agricultura está na base de toda a economia real.
O interior norte tem muito boa qualidade de água, mas o territorio é tão ingrime que em certas zonas chega a parecer uma prisão ao ar livre. Nada comparável à Alemanha ou França.
Por ultimo, a costa tem portos desde a idade média e está ligada aos descobrimentos e aos mercadores que permitiu o desenvolvimento económico na costa. Se tens agricultura e pesca, tens a base necessária para o desenvolvimento naquelas épocas. Mesmo Braga na época dos descobrimentos era uma pequena cidade pobre comparada com várias "vilas" da costa, mas era sede religiosa, logo era indiretamente financiada pelas cidades costeiras que procuravam benesses religiosas.
Sabe porque o Alentejo práticamente tem só agricultura e lhe chamavam o celeiro da nação? No tempo do Estado Novo foi proibido instalar indústrias no Alentejo para se poder semear cereais para dar de comer à nação, se houvesse indústria abandonavam-se os campos. Todos os anos vinham grupos de homens do norte fazer a monda e a ceifa chamam-se Os ratinhos", não me pergunte porquê porque não sei. O Alentejo também tem boas terras, terras de categoria A na zona de Beja, Ferreira, pena não ser muita. Nas regiões mais fracas é onde há os sobreiros com a melhor cortiça, nas terras boas a cortiça é grossa mas de pior qualidade. Hoje decidiram cobrir o Alentejo de oliveiras e qualquer dia queremos fazer a açorda e não temos pão, teremos que fazer só com o azeite alho e coentros. 😊Hoje também temos o porto de Sines que é um porto de águas profundas. Em fim vamos melhorando numas cousas e piorando noutras.
Alentejo tem bons solos para agricultura e como foi dito, nas zonas mais fracas ou de mais serra temos os montados e os sobreiros. Os solos mais pobres são na zona da comporta acima da serra de Grândola e estende-se até Alcácer e por fim até ao pego do altar, porque foram zonas onde o oceano chegou à milhares de anos e areou. Contudo temos pinhal, temos alguma vinha, turismo, algum arrozal ( pouco ). Todavia com o projecto do Alqueva o problema da agua já não é tão agudo e hoje essa agua chega a todo o lado excepto o litoral sudoeste e a zona da comporta. Mesmo assim o Alentejo tem industria no complexo de Sines e as Industrias mineiras que já existem há décadas em funcionamento na região. Verdade seja a dita, a região nunca foi muito povoada mesmo antes de Cristo. Para ser povoada nos tempos modernos seria necessária muita gente, que não existe, e muita infraestrutura para criar uma zona metropolitana de uma base de 500mil habitantes para ter alguma autonomia e depois crescer até quase 1 milhão. Para isso seria necessários os governos abrirem mão a incentivos privados para desenvolver as terras assim como programas de imigração. A política foi sempre de usar a população dessas regiões para alimentar a metrópole de Lisboa e vale do Tejo. Com uma demografia descendente e pouca vontade dos governantes creio que a zona vai continuar a ficar pouco povoada pelo menos mais 100 anos. Depois da fundação do país, por questões militares, as elites, assim como a casa real só demonstraram interesse em desenvolver nesse tempo foi a zona de Évora e as fortificações militares junto à fronteira. Os poucos incentivos para a fixação de uma elite no Alentejo também foi um entrave, mas lá esta a pouca atratividade da elite também deverá se prender com o pouco desenvolvimento das terras já existentes nesses tempos. Actualmente em termos geopolíticos todo o Alentejo, baixo e alto são mais interessantes a Espanha que propriamente o resto do país. O resto das regiões despovoadas não comento porque não conheço.
@VITOR-gh4dh o Alentejo está bem como está. O interior norte (Alto Douro e Trás-os-Montes) tem muito mais a oferecer do que parece, mas a mim os montes stressam-me para conduzir, mas alguns são bem belos. Quando vou para o Alentejo vou sempre por Santarém, Montemor-o-Novo (lindo) e Évora. Evitando assim passar pela região de Lisboa, uma zona que desgosto em termos paisagisticos. A minha opinião do Alentejo é bastante positiva. Na zona de Coimbra tem também já muito olival... penso que o azeite vale bem mais que o pão nos dias de hoje, pelo que o investimento desses empresários foi certo e será ainda mais certo no futuro.
Gostaria só de acrescentar que foi maioritáriamente a exploração agrícola contínua durante milhares de anos que levou à criação dos estepes cerealíferas que hoje em dia se associam à paisagem "natural" do Alentejo e territórios adjacentes, onde antes existiam vastas florestas fagosilvas (maioritariamente sobreiros e azinheiras).
Esses estepes cerealíferas, criados pelo ser humano, vieram alterar o clima dos territórios, que hoje são mais quentes e secos, com menor capacidade de reter águas pluviais.
Video muito bom, de alta qualidade, mas queria destacar dois erros línguisticos:
Na parte que se fala de Lisboa, o nome do rio se fala Téjo, apesar de se escrever sem acento;
Outra correção, apesar de se escrever ser Setúbal, a forma certa de falar é Setubál e não Sêtubal
Gostei do vídeo mas as linhas dos trópicos estão erradas nesse vídeo. A península ibérica se localiza praticamente no meio da zona temperada norte
As razões são muito simples: clima, topografia e qualidade dos solos. O clima do interior de Portugal é agreste, a norte do Tejo o terreno é bastante montanhoso e a qualidade dos solos, tirando nalgumas zonas particulares, é muito baixa, o que dificulta a produtividade da agricultura.
PS: O autor do vídeo, ao dizer que o clima do Alentejo ou do Algarve é mais agradável que o do Litoral, claramente não sabe do que está a falar.
Lisboa tem das piores geografias do país e ainda assim continua a ser o sítio com mais população e desenvolvimento de infraestructuras.
Se o Terreiro do Paço ficassem na Serra da Estrela então era lá que se construía tudo.
Portugal esse e um local que está na minha lista para conhecer amoooo:)
Litoral populoso, como sempre
Todos os países do mundo, Super Normal
O vídeo questiona porque o interior está vazio sendo que é mais quente, sugestionando que o interior é mais agradável para habitar do que a costa, a nível climatérico. Mas o facto de o interior ser quente não se traduz como uma característica positiva. Pelo contrário, o interior é demasiado quente. A temperatura mais alta registada é de 47,3º (Amareleja, Beja). O interior é também demasiado frio no inverno, contrastando com as temperaturas costeiras mais amenas.
Também pensei nisto! Assim como vivíamos no Brasil, cá vivemos no litoral e amamos o clima semelhante a nossa região.
Gostaria de ver Portugal de perto ! Espero que vocês gostam tmb ❤
Sou de uma aldeia no sul do distrito de Santarém (vizinho ao de Lisboa) estou a cerca de 1h/80km de Lisboa e cada vez tem mais pessoas da região da capital a vir para cá mas é para passar férias ou casa de fim de semana, para fugirem à confusão da grande cidade, enquanto os jovens da região vão para lá morar ou ficam logo por lá depois de estudarem nas faculdades porque têm muito mais oportunidades.
¹ E aconteceu depois disto que, tendo Absalão, filho de Davi, uma irmã formosa, cujo nome era Tamar, Amnom, filho de Davi, amou-a.
² E angustiou-se Amnom, até adoecer, por Tamar, sua irmã, porque era virgem; e parecia aos olhos de Amnom dificultoso fazer-lhe coisa alguma.
³ Tinha, porém, Amnom um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; e era Jonadabe homem mui sagaz.
⁴ O qual lhe disse: Por que tu de dia em dia tanto emagreces, sendo filho do rei? Não mo farás saber a mim? Então lhe disse Amnom: Amo a Tamar, irmã de Absalão, meu irmão.
⁵ E Jonadabe lhe disse: Deita-te na tua cama, e finge-te doente; e, quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e me dê de comer pão, e prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu a veja e coma da sua mão.
2 Samuel 13:1-5
e as rendas???
Portugal é um país incrível !! Adoraria conhecer !!😍👏
Portugal É uma grande Nação com um pequeno território. Fundou esta grande Nação Brasil, somados aos indígenas, africanos e outros povos. O Brasil e o mundo têm bastante a se beneficiarem por aprender da cultura, sabedoria, humildade ,costumes, espírito desbravador e fé da grande nação-mãe portuguesa.
Kkkkkkkk so pode ser piada
@@d3li744esse é doido né meu chapa 😂😂😂
Kkkkkkk você esqueceu de dizer que roubou tudo do brasil…com aqueles jesuítas de fala mansa,com uma cruz na frente é uma espada atrás…estude um pouco a história do Brasil meu caro!que você verá que raça extraordinária….a única herança portuguesa que restou,foi o Roberto Leal kkkkkkkk
@@rubenssousaoliveira5766 esse viajou legal kkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkk Portugal é um lixo e Brasil é outro
Portugal está vazio atualmente não por motivos históricos, mas sim, porque paga os piores salários da Europa. Os jovens abandonam suas famílias para ir trabalhar em outros países europeus cujos salários chegam até ao dobro do salário português. Depois os jovens constituem família fora e não retornam mais para viver em Portugal.. Já vivi em vários países da Europa e conheço bem o problema.
Tua explicação faz muito mais sentido que a do vídeo. É 100% plausível.
O clima em Portugal deve ser maravilhoso, tenho vontade de conhecer, já que todos falam bem 😊
Amo as produções desse canal!!!. São bem produzidas, bem apresentadas e nos dão uma sensação de integração maravilhosas!!!!.
²³ E disse o mensageiro a Davi: Na verdade que mais poderosos foram aqueles homens do que nós, e saíram a nós ao campo; porém nós fomos contra eles, até à entrada da porta.
²⁴ Então os flecheiros atiraram contra os teus servos desde o alto do muro, e morreram alguns dos servos do rei; e também morreu o teu servo Urias, o heteu.
²⁵ E disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não te pareça isto mal aos teus olhos; pois a espada tanto consome este como aquele; esforça a tua peleja contra a cidade, e a derrota; esforça-o tu assim.
²⁶ Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, lamentou a seu senhor.
²⁷ E, passado o luto, enviou Davi, e a recolheu em sua casa, e lhe foi por mulher, e deu-lhe à luz um filho. Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor.
2 Samuel 11:23-27
Se fosse verdade o que ele diz. 😂😂😂
Seria interesante ele aprender um pouco melhor " ou muitoooooo" sobre Portugal.
Gostei muito do video
Sou Lisboeta e sempre aqui vivi, nunca seria capaz de viver em Beja, as tempetaturas atingem perto dos 50graus preferia a Serra da Estrela com graus negatives. Obrigada pelos videos, sao muito uteis. 👍
Um lugar maravilhoso aonde muitos brasileiros estão tentando uma vida por lá ❤
Boa parte dos países possuem áreas pouco e muito habitadas, especialmente os maiores. Isso acontece com Brasil, Argentina, Russia, Austrália, Canadá, China e EUA, dentre outros. No Brasil, quase 25% da população brasileira vive em SP e metade dessa população na grande São Paulo, nos EUA, 80% da população vive a leste do Mississipi, no Canadá, quase 70% da população vive numa estreita faixa entre os grandes lagos na divisa com os EUA, na Austrália, apenas 2% da população vive no interior, longe de grandes aglomerados urbanos, e na China, 94% da população vive na metade leste e perto da costa. A geografia e o clima são sempre os principais determinantes, que acabam afetando outros fatores mais tarde.
²⁶ Ora pelejou Joabe contra Rabá, dos filhos de Amom, e tomou a cidade real.
²⁷ Então mandou Joabe mensageiros a Davi, e disse: Pelejei contra Rabá, e também tomei a cidade das águas.
²⁸ Ajunta, pois, agora o restante do povo, e cerca a cidade, e toma-a, para que tomando eu a cidade, não se aclame sobre ela o meu nome.
²⁹ Então ajuntou Davi a todo o povo, e marchou para Rabá, e pelejou contra ela, e a tomou.
³⁰ E tirou a coroa da cabeça do seu rei, cujo peso era de um talento de ouro, e havia nela pedras preciosas, e foi posta sobre a cabeça de Davi; e da cidade levou mui grande despojo.
³¹ E, trazendo o povo que havia nela, o pôs às serras, e às talhadeiras de ferro, e aos machados de ferro, e os fez passar por forno de tijolos; e assim fez a todas as cidades dos filhos de Amom; e voltou Davi e todo o povo para Jerusalém.
2 Samuel 12:26-31
Mas esses países citados são grandes, Portugal não
@@bruno-eq5vw o interior menos povoado
nos séculos passados muitas viagens se faziam de barco porque não havia estradas como atualmente e os caminhos eram perigosos
as pessoas para viajar dentro do proprio país iam pela costa
daí que era mais cómodo viver perto do mar
Algo similar acontece na Espanha, na Itália, no sul da França, na Albânia, na Grécia, no Marrocos, na Tunisia, na Algéria, na Líbia, no Egito, em Israel, no Líbano, na Síria, na Turquia e até na Bulgária e na Romênia. Já detectou o que todos eles têm em comum? A bacia do Mar Mediterrâneo (direta ou indiretamente). Aí ela forma um clima específico dessa região que compreende interiores secos e pouco férteis, quase desérticos (em alguns casos, como na Espanha, no norte de África e no Oriente Médio, é de deserto mesmo) o que torna esses locais pouco convidativos à viver. Aí as populações se concentram no litoral desses países pois à beira-mar esses efeito semiárido é mitigado. Portugal tem um misto de clima atlântico com clima mediterrâneo mas no Alentejo e Algarve é quase igual ao clima puramente mediterrânico, pelo que acentua mais essa situação.
Sem contar a densidade populacional de Portugal, pois tem país como Taiwan que é menor e mais populoso que Portugal.
🛌
Imagens lindas do vídeo, conteúdo bom.
Parabéns pelo vídeo, apenas um reparo histórico para somar esclarecer um dados histórico! Salazar governou Portugal entre 1933 e 1968 e foi afastado por problemas de saúde, conhecido também como Estado Novo. Depois o seu sucessor foi Marcelo Caetano que governou até 24 de Abril de 1974, quando foi a Revolução dos Cravos em Portugal.
⁶ Tinha, pois, a tua serva dois filhos, e estes brigaram entre si no campo, e não houve quem os apartasse; assim um feriu ao outro, e o matou.
⁷ E eis que toda a linhagem se levantou contra a tua serva, e disseram: Dá-nos aquele que feriu a seu irmão, para que o matemos, por causa da vida de seu irmão, a quem matou, e para que destruamos também ao herdeiro. Assim apagarão a brasa que me ficou, de sorte que não deixam a meu marido nome, nem remanescente sobre a terra.
⁸ E disse o rei à mulher: Vai para tua casa; e eu mandarei ordem acerca de ti.
⁹ E disse a mulher tecoíta ao rei: A injustiça, rei meu senhor, venha sobre mim e sobre a casa de meu pai; e o rei e o seu trono fique inculpável.
¹⁰ E disse o rei: Quem falar contra ti, traze-mo a mim; e nunca mais te tocará.
2 Samuel 14:6-10
Maldito 25 de abril.
Pois foi em 74, devia ter sido em 34, não estaríamos na cauda da europa
@@quifix1 vai sempre a tempo, basta votar e em quem seja alternativa aos mesmos irresponsáveis que nós mantêm na cauda da Europa.
@@Artsanac ,estou mesmo a ver! Mas tudo bem! Eu e os meus estamos ótimos, por isso quero ver de camarote a desgraça que vai CHEGAR !! Ainda vão ter muitas saudades daqueles que hoje chamam de " irresponsáveis " !
Trabalhei para um fazendeiro aqui no mato grosso. Ele é português. Nome dele é José Euzébio. São muitos conhecidos no Portugal
Moro no norte alentejano e não troco por nada é maravilhoso poder sair de casa e não trancar a porta estacionar o carro e não ter de trancar precisar só de dez minutos para chegar ao trabalho e se quiser ir à praia são duas horas de viagem tão bom viver sem crime gasolina mais barata em fim podia enumerar mais coisas mas fico por aqui abraço a todos e queira Deus que não venha para cá mais gente porque atrás de gente boa vem sempre gente de merda
Trabalha com o que?
Se não gosta dos brasileiros e do Brasil, oquê faz aqui assistindo um vídeo feito por um brasileiro? Vá assistir vídeos sobre Portugal, feito por portugueses
@@veyrr há aí muito engano pelo contrário tenho muitos amigos brasileiros um dos quais à 25 anos e tenho outro que nunca estivemos pessoalmente e dia 24 chega a minha casa se Deus quiser trabalhou outro comigo que regressou ao Brasil no natal e somos muito amigos agora não disse nenhuma mentira seja português brasileiro indiano paquistanês em todo lado têm gente boa e gente de merda abraço e beijinhos para esse país lindíssimo
@@luiscastelo4169 Parecia que tu estava debochando do Brasil, e não sei ao certo se tu está desejando essas coisas, genuinamente, ou se é sarcasmo
@@luiscastelo4169 Mas obrigado mesmo assim
Nos brasileiros podemos descobrir essa regiao nao povoada de Portugal, mandar uma carta dizendo como tudo e por la, e chamar o resto da turma no Brasil para povoar essa regiao e fundar um novo reino. Como ninguem nunca pensou nisso?
Falta a abordagem obvia: séculos devotados ao mar , império e a alocação do nação à construção naval, comercio maritimo e atividades relacionadas. Foram séculos que deixaram marcas. Além disso sempre vivemos de costas oara Espanha pelo que nao existia comercio ou atividades relevantes com nossos vizinhos...
Ledo Engano.
A fronteira oriental na altura com a Guarda e Castelo Branco já foi economicamente extremamente dinâmica, sendo um região embrenhada de judeus devido ao comércio com a Espanha. A Guarda entrou em declínio comercial após às Inquisições do século XVIIi
O país é lindo! Tenho muita vontade de conhecer as maravilhas de lá!
Muito informativo. Gostei bastante como gosto de tudo desse canal. Mas perdão, uma informação foi tão errada que me causou desconforto, é simples, mas me agoniou kkkk. No mapa falando sobre a posição de Portugal em relação ao tropico de cancer, colocaram o tropico de cancer ao norte de mais e o de capricornio ao Sul demais. Em 7:20. Colocaram a mais de 1000km de onde deveria ser.
Portugal é tão lindo, sempre quis conhecer ❤
Então, quer dizer, a pouca população deve-se ao período do Governo de Salazar? Não pode ser... porque já na Idade Média havia pouca gente e hoje também. Sempre foi um problema haver pouca população.
O problema é que Portugal foi sempre um país com muita pobreza em que as pessoas tinham de emigrar para outros lados à procura de melhores oportunidades e ainda hoje continua a ser.
Nossa como estou amando essa explicação,já tinha vontade de conhecer Portugal, até mesmo uma vontade de morar lá,estou adorando essa explicação
O principal motivo é o abandono dos portugueses, Portugal é o país que mais tem emigrantes, grande parte dos trabalhadores portugueses vivem nos EUA, UK, Suíça e França. O país é um paraíso de políticas socialistas, altos impostos, baixos salários e péssimos serviços públicos. Por isso não existe crescimento demográfico dessas regiões, o governo dá até 4,800 euros se vc for morar nessa região.
FINALMENTE UM BRASILEIRO COM OS PES NO CHAO... AMIGO EU SOU PORTUGUES E TU DESCREVESTE PORTUGAL EM POUCAS PALAVRAS, PORTUGAL ESTA INFESTADO DE COCIALISTAS... REINO UNIDO FRANÇA NUNCA DEIXARAM PORTUGAL EVOLUIR... PORTUGAL E A EUROPA É OQUE É AGORA P+OR CULPA DA UNIAO EUROPEIA...
É um estado sufocante que se mete em tudo e está completamente capturado por uma rede de interesses que não permitem que haja reformas estructurais.
Mais ou menos. Se recuares 200 anos verás que os mesmos padrões de população já existiam na altura.
@@ancapmises1592 é... "devolve" né, governo realmente não dá nada pra ninguém, tá certo. Mas de fato, se vc estiver legal em Portugal, é se mudar de uma cidade pra uma região do interior, recebe subsídio pra isso. Tem umas regras, mas funciona sim.
@@diogorodrigues747isso é porque Portugal apesar do imperio, ainda assim continuava a ser um país com muita pobreza e falta de infraestructuras.
Porque era um país que vivia principalmente de exportar os recursos naturais da colonias aos outros.
Por isso é que que sempre houve muita gente a fugir do país à procura de melhores oportunidades lá fora.
Enquanto a Inglaterra que fez a revolução industrial, pode melhorar muito as condições de vida das pessoas, melhorando os serviços e infraestructuras que ajudaram a baixar a mortandade.
Apesar das críticas é inegável que a revolução industrial teve uma consequência na melhoria de vida das pessoas em geral.
E por isso é que a Inglaterra também teve um crescimento demografico tão acentuado durante o século XIX.
Nossa esse lugar e muito lindo, maravilhoso. E o relato das pessoas q moram lá faz com o que passamos a entender melhor a sua cultura
Nessas regiões que dizem despovoada têm muitas vilas e aldeias e algumas cidades ., não é tão despovoado assim.
Fazem vídeos e nem uma pesquisa fazem. A parte vermelha não está totalmente despovoada.
@@carlosmelo5910em algum momento ele falou que estava "totalmente despovoada"? Que eu saiba ele falou que 70% mora na região litorânea, logo tem 30 % morando nessa região. 🙄
Clickbaite
Muito bom, ter acesso de tantas informações em tão pouco tempo !
O trópico de Capricórnio foi retratado muito ao sul. Ele atravessa a cidade de São Paulo.
Sim! Um horror.
Ótima revisão sobre o assunto
Estou impressionado com quantos nomes de cidades portuguesas vi nos comentarios as quais no estadl do brasil onde eu moro há cidades com nomes iguais. Já tinha ouvido falar que o pará foi um dos estados com mais influencia portuguesa do brasil, mas ainda não tinha percebido tanto quanto agora 😮
90% dos nomes das cidades brasileiras têm origem em Portugal...apesar da população deconhecer isso..
@SeaSerpentLevi
O Brasil já foi um grande Portugal, mas
talvez para tentar apagar a herança portuguesa, brasileiros muito demoliram no Rio de Janeiro a antiga capital do Brasil ex-colónia portuguesa
veja-se como era o Rio essencialmente construido pelos portuguess e seus descendentes, com semelhanças com as avenidas do Porto
www.
youtube.
com/watch?v
=IrpyzlAVTtE
no rio antigo essencialmente avenida Rio Branco
comparando com Porto em Portugal
www.
youtube.
com/watch?v=
YGLWOmT_QMke
no Porto
e muito foi edificado em altura para imitar os arranha-céus dos EUA
assim tantos comentaristas a escrever que as capitais das ex-colónias espanholas são mais bonitas do que o Rio, no entanto nesses países eles demoliram muito menos
(os cortes dos links devem ser agregados para que se possam ver!)
@SeaSerpentLevi
inclusive que os portugueses construíram mais de 300 fortes e fortalezas em redor das imensas fronteiras
para garantir a sua proteção
Além de
fortes e fortalezas mais de 300 que os portugueses construíram em redor das enormes fronteiras, a construção de estaleiros navais, de material bélico para os exércitos de defesa,
as cidades portuguesas do Brasil, várias delas classificadas na lista do património mundial pela Unesco
para citar algumas
:
Paraty, Diamantina, Salvador, Ouro Preto, Goiás, São Luís de Paraitinga, Penedo, Cachoeira, Mucugê, Rio de Contas, Porto Seguro, Valença, São Cristóvão, Laranjeiras, Alcântara, São João del Rei, Mariana, Olinda, Congonhas, Sabará, Santa Bárbara, São Francisco do Sul, São Miguel das Missões, Petrópolis, Pirenópolis, Lapa, Tiradentes, Rio de Janeiro, São Luís do Maranhão, etc -
infelizmente muito foi demolido, como o Rio Antigo, a cidade maravilhosa
construída pelos portugueses e seus descendentes,
as igrejas barrocas do Brasil cujo interior foi coberto de ouro, são muito mais esplendorosas do que as portuguesas..
mas em Lisboa e Porto existem algumas muito bonitas que foram edificadas com esse estilo arquitetónico (barroco é uma palavra portuguesa!)
Aqui, no interior, também há pessoas... Mas moramos todos em bunkers, está a perceber? Temos cidades e jardins subterrâneos, porque, à superfície, ninguém aguenta o calor.
Em Espanha também há cidades no interior, onde também faz bastante calor e no entanto são mais populosas e desenvolvidas.
Canal com excelente qualidade de vídeo
Informações importantes, eu adoraria conhecer Portugal
Muito bom poder conhecer mais sobre Portugal 😊
²¹ E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão.
²² E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança?
²³ Porém, agora que está morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.
²⁴ Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o Senhor o amou.
²⁵ E enviou pela mão do profeta Natã, dando-lhe o nome de Jedidias, por amor ao Senhor.
2 Samuel 12:21-25
Que bacana, o clima de Portugal é ótimo
canal excelente!
É onde temos 2 casa como eu para descansar fim semana e férias, tem boa gente, sossego e segurança!
Clima temperado? De onde o prezado apresentador tirou isso? Estive no norte de Portugal por alguns meses e só o outono (não fiquei até o inverno, quando fica tudo coberto de neve) já foi terrível. Só para ter uma idéia, a cerveja é colocada numa bancada de pedra, do lado de fora dos bares, e fica ultra gelada. Imagina no inverno.
E tá errado aonde?
Ele ta falar mais ao sul porque no sul faz muito calor e no norte mais frio
É temperado sim.
@@mollydacostaCaleigh Então é do tipo de tempero bem carregado.
@@celsopereiratouceira344 Você sabe tanto do clima de Portugal como eu de motores de carros: NADA!
Acho bom esses relatos do pessoal que vive por lá. Te faz entender muito bem a cultura de cada país .
Portugal e um país tão lindo😊
Está vazio por culpa das leis de ocupação são regiões em que não se pode construir,moro cá e tentei comprar um terreno mas como era rural não me seria permitido construir casa para moradia
Detalhe, a capital de portugal realmente foi mudada para o Rio de Janeiro Oficialmente pela Coroa.
verdade.
❤gostaria muito tbm de conhecer
Obrigado por este vídeo. Fiquei sem saber porque é que 70% da população portuguesa se concentra no litoral, mas em contrapartida fiquei a saber que somos poucos porque temos menos população que Marrocos, Espanha e Itália, poderia acrescentar: que o Brasil e a Rússia. Obrigado.
Também fiquei a saber o quanto o português é básico por preferir as zonas litorais frias e húmidas em detrimento das zonas quentinhas do interior do Alentejo. Obrigado.
Todo o vídeo é uma manta de retalhos tirados daqui e dalí, sem chegar a conclusão alguma. O tema foi a população no interior de Portugal, como poderia ser: "porque é que os pastéis de nata são redondos" ou "porque é que em Portugal o Sol mergulha no oceano quando se põe", que o resultado seria o mesmo. Aliás dois temas bem mais interessantes para divagar, diga-se de passagem.
No fundo um bom vídeo para passar publicidade.
O Alentejo é extremamente quente no verão e frio no inverno.
Mas você só agora é que ficou a saber que os outros países tinham mais população?
Nem falaste no distrito Faro!!!
Conclusões sem fundamento cientifico. Sugiro a leitura do livro "Portugal, o Atlântico e o Mediterrâneo" de Orlando Ribeiro.
Uma pequena observação: O nome do rio Tejo, apesar de não ter acento é pronunciado com o E aberto [TÉJU]. 😊😊
É o sotaque mais ao sul/sudeste dele. Sou do nordeste e minha pronúncia é "Téju", pq aprendi "á - É - i - Ó - u" como todo o restante do mundo lusófono. Mas no sul/sudeste é diferente: "á - Ê - i - Ô - u" e por isso "Têjô".
Doeu ouvir setubál , bracara ou conimbriga qd a forma escrita destas palavras levam acento: Setúbal, brácara e conímbriga.
Geração Paulo freire fazendo o L e respeitando o acordo ortográfico
@@LP_1000 Nunca ouvi nenhum Português falando Têjo. Sempre ouço Téjo com o É aberto. A pronúncia aberta é a mais usual.
@@fabianomendes3430 que Paulo Freire oq. Deveria ter vergonha de falar mal de um educador super respeitado mundo a fora que tentou alfabetizar adultos de uma ex-colonia que é esse país. Foi impedido, exilado e seu trabalho interrompido pela ditadura militar de direita. A educação de hj é fruto de uma elite que aposta no emburrecimento e não pelo Paulo Freire.
@@MrJlpires como disse. A pronúncia portuguesa é diferente da do sul/sudeste.
Portugal é um dos principais destinos de quem faz programação , além de ser muito mais fácil de se morar para quem é brasileiroe as vagas são bem menos exigentes.
Vivo no interior e habita por aqui muita gente, não é um deserto de gente...
Mas eles querem que Portugal inteiro vire uma desgraça como são Lisboa, Porto e Braga!
Nao conhecia tanta informações assim
Faz um vídeo sobre a Irlanda parecido com esse
Oi... esse video é bem interessante sobre Portugal. Somente um pequeno problema é quando mostra as linhas dos tropicos (aos 7m25s). Essas linhas são bem mais proximas da linha do equador do que mostrado no video. A linha do tropico de Carcer é bem mais abaixo e "corta" .. passa pelos paises da Africa: Argélia, Niger, Libia, Egito. A linha do tropico de capricornio "corta" ... passa no Brasil em São Paulo e na Africa: Namibia, Botswana, Africa do Sul, Moçambique e a ilha Madagascar.
Em Espanha tens o mesmo e em França também (o curioso na França é que não é uma zona seca ou montanhosa como em Portugal e Espanha). O baixo indice de urbanização até aos anos 80 gerou que não houvessem pólos de atração da população, ao contrário de Espanha e França. Depois, Portugal é muito montanhoso o que dificultou muito a construção de caminhos-de-ferro no século XIX e XX e de autoestradas. Mas a grande divisão populacional litoral/interior começou a ser mais notória a partir dos anos 50. Precisamente quando a tecnologia começa a aumentar a diferença entre nível de vida. Entre Norte e Sul sempre existiu, especialmente a sul do Tejo. E não o Alentejo não tem um clima bom, antes pelo contrário.
³⁴ E Absalão fugiu; e o moço que estava de guarda, levantou os seus olhos, e olhou; e eis que muito povo vinha pelo caminho por detrás dele, pelo lado do monte.
³⁵ Então disse Jonadabe ao rei: Eis aqui vêm os filhos do rei; conforme à palavra de teu servo, assim sucedeu.
³⁶ E aconteceu que, como acabou de falar, os filhos do rei vieram, e levantaram a sua voz, e choraram; e também o rei e todos os seus servos choraram amargamente.
³⁷ Assim Absalão fugiu, e foi a Talmai, filho de Amiur, rei de Gesur. E Davi pranteava por seu filho todos aqueles dias.
³⁸ Assim Absalão fugiu, e foi para Gesur; esteve ali três anos.
³⁹ Então tinha o rei Davi saudades de Absalão; porque já se tinha consolado acerca da morte de Amnom.
2 Samuel 13:34-39
O estado de Pernambuco é maior que Portugal. Os Mouros (muçulmanos), que vieram da África, ocuparam e dominaram a Península Ibérica (Portugal e Espanha) após os Romanos. O domínio dos africanos muçulmanos após os Romanos durou mais de "500 anos" sob território português e espanhol. Eles deixaram uma forte herança cultural, na língua portuguesa e espanhola, teve uma grande influência arquitetônica e principalmente na engenharia naval, que foi uma contribuição importante dos muçulmanos africanos aos futuros impérios que foram estabelecidos pelos navegadores espanhóis e portugueses para alcançar o novo mundo. Além disso, estilos musicais como o flamenco e o fado nasceram influenciados por ritmos e instrumentos mouros, o violão, por exemplo. Os europeus tiveram grande influência da ascendência africana, foram mais de sete séculos de presença muçulmana vindo do norte da África que só foi encerrado apenas em 1492, esse legado de prosperidade ficou para toda Europa. Sem o reinado dos muçulmanos a Europa teria atraso gigantesco, porque transformou em um centro cultural e económico muito próspero, onde a educação, as artes e as ciências floresceram, influenciando o resto do continente. Hoje se sabe que os muçulmanos africanos chegaram em grande parte no sul da França até a terra dos vikings. O termo "Espanha" não era amplamente utilizado até que a região foi unida pelos monarcas de Aragão e Castela, e os africanos chamaram as terras que governavam na Península Ibérica de Al-Andalus. A religião que os mouros levaram consigo ao invadir e ocupar a península Ibérica contribuiria, porém, para uma "guerra religiosa". Após anos de perseguições pelo Estado e pela Inquisição espanhola, em 22 de setembro de 1609, o rei Felipe III autoriza oficialmente a expulsão dos mouros africanos dos territórios espanhóis, em processo que se estenderia até 1614. Mas o DNA dos africanos ficou para sempre no continente europeu.
E daí?
massa foi a parte "'qdo os romanos PACIFICARAM as tribos da península" kkkkkkk...fico aqui imaginando como foi a pacificação, poderia falar SAQUEAMENTO da península ibérica ia ficar mais certinho
Portuga chamava o mesmo às suas campanhas de pacificação em áfrica.....
Amo.
Gostaria de morar em Portugal, deve ser maravilhoso
Acho que devias de ler mais sobre portugal . Porque maior parte das coisas que estao no supermercado vem tudo do norte . Como a bebida da frize e compal é feita no norte . As aguas das pedras tambem é feita no norte . E tudo que seja de fruta vem praticamente tudo do norte. Para isso tens pessoal no norte
isso é falso!!!! Compal tem fabrica em Almeirim, sede em Carnaxide e foi fundada no Entroncamento....Norte não produzi fruta nenhuma comparado com região oeste e alentejoe algarve. Mnetir naõ leva a lado nenhum
Viver nas montanhas é muito bom, nunca é muito quente e a temperatura é estável. Não faz sentido dizer que alguém não gostaria de viver num lugar só porque está há mais de mil metros acima do nível do mar. Algumas das cidades com o metro quadrado mais caro do Brasil tem grande altitude, como Gramado e Campos do Jordão devido ao clima ameno e qualidade de vida encontrada nas montanhas. E a agricultura de hortaliças, a mais rentável, é facilitada pelo clima de montanha.
Boa análise da ordenação da População em Portugal. Moro em Viseu aonde tem sido apontado por especialistas melhor região para viver e está no Interior,.Se bem q somos pequenos em Território Terrestre ficou esquecido a Grandeza do terrotório Maritimo Português, que também será um dos importantes motivos para a popiulação estar no Litoral.
Mas todo sabem disso! Portugal só é pequeno em território, como nação é uma das mais importantes, historicamente. Sou brasileira e só existo por causa dos portugueses (como a maioria dos brasileiros, sou descendente desse povo).
Muitos brasileiros estão tentando suas vidas em Portugal.
Deve ser uma cidade maravilhosa, tenho vontade de conhecer