Eu descobri algo sobre mim a pouco tempo e vou deixar meu relato pra quem gosta de ler: Quando estou chateada com meu marido ou qualquer outra coisa e ele está no trabalho, eu escrevo um texto gigante pra mandar pra ele. Só que depois que eu escrevia tudo que estava sentindo, (muitas vezes chorando e tremendo) me sentia melhor, colocava a cabeça no lugar, muitas vezes me arrependia e apagava a mensagem antes que ele lesse. Então entendi que o que eu precisava não era contar tudo a meu marido, até porque, quando ele chegava em casa a gente conversava e era bem melhor assim. Ou seja, eu só precisava escrever pra me ajudar a colocar a cabeça no lugar, controlar a ansiedade e saber o que realmente deveria dizer. (Obs: sofro de transtorno de ansiedade)
Diário é muito bom! Na minha visão: -Escreva tudo que sente, seus pensamentos naquela noite solitária com uma insônia -as vozes que as vezes vem e te falam alguma coisa. -Seus objetivos. -O que estou fazendo da minha vida? -O que eu fiz de bom hoje? -O que eu errei hoje? -o que eu posso melhorar amanhã? Ótimo video, pinhoco!
Eu estou tentando retomar dois hábitos esse ano: leitura e escrita. Journaling tem me ajudado muito. Escrevo um pouco sobre meu dia, o que sinto, meus conflitos internos... Exatamente como vc descreveu! Amei!
Cara, a edição de cada vídeo está cada vez melhor, a mudança de ambiente, a mudança de imagem para textos, a maneira que você consegue prender a atenção do telespectador. Parabéns!
Essa de ter um diário é realmente uma boa ideia. Estava passando por momentos difíceis no trabalho, a ponto de começar a afetar a minha saúde, ansiedade, estava constantemente enjoado por conta do psicológico. Foi quando eu comecei a escrever os meus pensamentos, e foi algo transformador. É claro que não resolveu 100%, mas foi algo realmente muito bom. Quem puder, eu sugiro que faça.
Eu gosto muito de escrever, já tive alguns "diários" ao longo da vida. Atualmente, estou passando por um período psicológico difícil. Escrevia sobre isso num caderno escolar, lá nas últimas folhas, estava começando a criar o hábitos quando minha mãe pegou o caderno que estava na minha mochila FECHADA e leu. Isso murchou muito minha confiança, então vou tentar me habituar a um diário virtual. Pinho, o que o senhor acha de diários virtuais? Ele tem o mesmo efeito de um diário físico? Revirei o TH-cam e o Google procurando essas respostas infelizmente não achei. Tenho 14 anos, um beijo pra quem tiver lido!
Diário não tem fim, é vc que decide quando parar. Quando este caderno acabar, compra outro. Ou seja, vc "termina" esse caderno físico, mas só para de escrever se quiser.
Pinho, tenho 13 anos, e recentemente venho assistindo muito vídeos seus ; muito bom e de ótima qualidade, se puder fazer um vídeo sobre adolescente seria muito bom!!
Cara, tenho 18 anos… e há uns 2 meses atrás até mais estava meio “perturbado” perante a vida! Agora to conseguindo ter um equilíbrio maior durante meu dia, não só isso mas outras qualidades. E você com 13 anos siga de fato os conselhos, as dicas do pinho não só dele mas de pessoas mais velhas tbm…
Tem um canal muito bom pra eu te recomendar mano, vida de tita e seith arata, se você pegar esses 2 e o pinho pra ter de referência na sua adolescência, você vai ser super destacado.
fatos que achei interresante no vídeo que vou anotar pra não esquecer quando for fazer meu diário fazer isso também 3:08 colocar data, horário, temperatura e dia da semana. introdução: como começou o dia, e oque fez no dia. colocar oque tá passando e as preocupações. 8:04 escrever a coisa mais próxima que você precisa resolver
Primeira vez que escrevo um diário, e está sendo incrível a experiência de colocar a nossa “mente” dentro de um papel com o que pensamos. Comecei no início desse ano, estou fazendo todos os dias.
O diário mudou minha vida totalmente! Antes eu ficava pensando na MESMA coisa várias e várias vezes durante o dia. Depois que eu comecei a escrever, parece que eu libero esse pensamento. Eu penso em alguma coisa, escrevo e esqueço, ao invés de ficar remoendo o dia inteiro. Se eu soubesse que funcionava tão bem teria começado muito tempo atrás. Eu uso um app pq gosto de escrever na hora q acontece ou que penso em algo.
Eu faço exatamente isso, só não colocava a temperatura.. as vezes eu boto o clima, mas de resto concordo muito com essas ideias.. um diário ajuda bastante.
Eu sempre tive o hábito de escrever sobre a minha vida, porém, em períodos mais espaçados, geralmente de 6 em 6 meses. Uso as folhas escritas como marcos de minha vida e já faço isso a uns 7 anos, então já tenho muitos pontos de minha tragetória escritos no papel. Costumo ler tudo em períodos de fim de ano, me sinto grato por tudo que consegui e aprendi, e também me sinto motivado a seguir adiante para atingir outros objetivos. Em 2022 eu tentei iniciar o hábito de escrever diariamente, mas isso não durou muito tempo, até hoje costumo escrever somente quando estou em períodos ruins, então meu diário só tem anotações negativas sobre a minha vida kkkkkk mesmo assim, pretendo iniciar mais uma tentativa, dessa vez vai dar certo.🙂
Ei Pinho, muito obrigado cara, tenho 15 anos e estava sempre buscando uma forma de ser mais produtivo e cuidadoso com minha saúde, porém de vez em quando eu deixava de lado esses meus hábitos, porém desde que comecei a ver seus videos fui percebendo que o que eu estava fazendo era na verdade comprar hábitos dos outros, sem ter nenhuma razão para isso. Estava fazendo o que as redes sociais me mostravam como algo certo em se ter na vida. Não porque eu via aquilo como algo certo. Depois que percebi isso, fui atrás de um significado que era realmente meu para fazer o que eu preciso e encontrei ele, faço as mesmas coisas que antes e até adicionei uns hábitos bons a mais, mas não faço porque é o que a mídia me impõe, mas sim porque eu vejo sentido em fazer isso.
Eu pratico o journaling mais ou menos 5 meses e tem sido uma experiência muito boa e produtiva. Me ajuda a acalmar e clarear as ideias, me colocar no momento presente. Essa semana vou voltar a praticar o mindfulness também pois me ajudou muito no passado!
devemos olhar pra vida como um quadro em algumas perspectivas pode não ser tão belo, mas se mudar o ângulo há beleza por trás do mistério, felicidade entre as sombras e sabedoria em seus tecidos
Tenho TDAH, e desde criança eu mudava constantemente o meu pensar e agir, tentando mascarar o meu eu de verdade, o que me trouxe a ser uma pessoa que está sempre a mercê de seus pensamentos. O diário me ajudou a colocar minha mente no lugar, organizando-a e me fazendo ser uma pessoa mais simples e direta com seus pensamentos.
terminei de ler Drácula, e a forma como o diário de Jonathan Halker traz ótimas maneiras de como iniciar e finalizar, recomendo que busquem na internet, ou melhor, leiam o livro.
Eu fiz um diário em 2021 e 2022 sem falhar nenhum dia. Mas esse ano decidi não fazer, e me sinto muito melhor. Parecia que eu estava preso a escrever ali, e eu sempre escrevia que amanhã eu vou fazer isso e aquilo porque eu preciso conquistar aquilo. Mas na maioria dos dias nao conseguia fazer e sentia uma frustração imensa e isso ficou marcado e anotado no tempo. Me sinto incrivelmente mais livre e estou produzindo muito mais!
Sinto isso também. Não consigo escrever todos os dias. Basicamente, só escrevo quando preciso entender algo que estou sentindo, para me ajudar em alguma tomada de decisão ou para refletir mais profundamente em um assunto. Acho que escrever todo dia apenas pelo hábito de escrever acaba transformando a escrita num fardo.
Eu mantenho um diário desde 2020, comecinho da faculdade e pandemia, todos os dias registrados. Muito legal, aliás, saber que meu "sistema" de entradas é idêntico ao do Pinho. Eu tenho feito com um aplicativo que me ajuda com estatísticas e etc (meio aficionado em dados kk), tem sido ótimo perceber como evoluí nesses últimos anos, ver os problemas do passado, reconhecer cada um e saber que tenho conseguido superar. Excelente vídeo, Pinho!
Vendo esse vídeo pois sempre quis começar um diário, mas sempre que tentava era muito travado e eu nem conseguia escrever meus pensamentos. E é justamente algo que ele disse no vídeo, são pensamentos tão acelerados e adiantados que no final eu fico travada. Muito obrigada pelo vídeo, agora eu tenho um ponto de começo. :)
Vídeo excelente amigo. Me ajudou muito, pois tinha percebido que sempre começava o diário e nunca dava continuidade. Pois sempre tive muitas responsabilidades. Essas responsabilidades me deixava distraído. E não reservava um horário certo para mim
É muito dahora o Pinho falar sobre pedir sabedoria pra Deus, onde ele nós dá situações para ser sábio, e me faz pensar se tudo que a gente pedisse fosse dado de mão baijada e n tivesse o esforço e nem situações diversas, n ia ter graça, até pq o legal n é a chegada e sim o percurso. Porque as tribulações te traz paciencia, experiencia e esperança.
Pessoal, eu comecei usando o diário como desabafo, e me ajudou muito, tanto que agora identifico os problemas normalmente. Agora eu uso mais para agradecer e para fazer textos sobre como resolvi tal problema, porque se alguém precisar no futuro posso ajudar. Acho que o diário com o passar do tempo acaba mudando de função.
Por exemplo, eu uso as vezes para entender como solucionar o problema porque na minha cabeça a solução está como se fosse um quarto bagunçado. Quando eu coloco no papel eu entendo o que eu quero me dizer e fim, o problema foi resolvido. Por isso que muita gente depois de um tempo não vê sentido na escrita dele, porque a pessoa aprendeu a fazer a função que era do diário. Se houver algum problema é o de organizar o que pensou, o que o diário também ajuda a solucionar.
Graças ao senhor já faz 2 anos que escrevo em meu diário. Confesso que de todos os bons hábitos que tentei loucamente adquirir na pandemia, o da escrita foi o melhor e que mantive até hoje. E sabe qual é o gostoso disso tudo? A sensação especial e engraçada de voltar a ler algo que escrevi em tal dia, me sentindo de tal forma e vivendo uma tal fase. Não escrevo todos os dias mas tento pegar na caneta pelo menos duas vezes na semana. E o que escrevo? Bom... julgo como prioridade a sinceridade e a simplicidade.
Vídeo extremamente importante nos dias atuais, parabéns pela análise, muito bem feita, você possui um olhar crítico muito bem embasado. Conteúdos na internet como o seu com essa qualidade são bem raros, com certeza serve de grande inspiração para o meu canal, um dia espero poder chegar a ser maior e poder compartilhar meu conhecimento com mais pessoas. Continue assim, produzindo seu conteúdo, trazendo a sabedoria para as pessoas, você faz diferença no youtube.
Estou começando a escrever ainda pelo pc e celular, mas quero logo começar a fazer isso de forma analógica com um diário físico! Valeu pelo video, Pinho! Abraço!
Diário é excelente. Eu li o Livro A quietude é a chave, e no livro fala para fazer um diário. Porém preciso pegar o hábito. Vou colocar isso em prática hoje.
Comecei a prática do diário e senti uma mudança instantânea benéfica, parei e voltou tudo a tona. Uma sensação horrível de que tudo estava pior que antes de ter começado pq sabemos o que se deve ser feito e não fazemos Vou comprar um diário agora Valeu
Muito bom mano! Acho incrível e especialmente útil essas dicas que ajudam na nossa saúde mental, faz mais! Percebo na minha individualidade que é muito difícil manter uma disciplina (tipo treino e dieta) sem antes ter em dia a saúde mental em dia, fica muito mais fácil manter a constância!
Iniciei a rotina de escrita há 2 anos também por conta do seu relato, e foi uma das melhores coisas que fiz. Confesso que peco com a inconstância, mas é ótimo ver os progressos, os sentimentos, as reflexões envolvidas na caminhada.
Excelente vídeo. Tenho assistido vários vídeos seus já há algum tempo e tem me ajudado bastante. Obrigada. Estava justamente precisando de sugestões sobre como passar a minha mente pro papel
Em novembro do ano passado eu vi essa dica dele do diário, ai pensei "ano que vem eu começo um" e na semana seguinte decidi começar logo, por que perder tempo não é mesmo? E foi a melhor escolha que eu fiz, além de se tornar um hábito eu registrei sem saber que seria, claro, uma das viradas de ano mais importantes da minha vida e ta registrado, e eu pretendo guardar com toda a certeza.
Uso esse sistema fazem anos. No meu caso, ajuda muito a ter clareza mental. Uso muito o digital, mas sentar e focar somente naquele pedaço de papel, usando como forma de validar o que fiz naquele dia, e sentir que mesmo tendo sido mais ou menos produtivo, dei o meu melhor. Acredito que racionalizar o que você fez, é uma forma de meditação e te dá um “respiro mental”. Gostei da abordagem do vídeo e suas aplicações práticas, digo isso pois sempre vi muito conteúdo relacionado a desenvolvimento pessoal, mas hoje tenho visto que muitos deles tentam te vender uma vida que as pessoas comuns não podem usufruir no momento e acabam se frustrando (onde nossa esmagadora maioria se encaixa, eu incluso).
Coincidentemente terminei a leitura do Método Bullet Journal hoje. E uma das premissas do livro é justamente essa, manter o equilíbrio mental. Eu particularmente sigo a mesma estrutura do formato da data e tenho como meta escrever 3 páginas. E vou escrevendo de forma livre, sem métrica tem funcionado muito bem.
Muito bom! Comecei a usar um diário em 2020 por causa de um vídeo seu que falava que era bom ter um diário, e de fato é muito bom. Mas acabei achando meu jeitinho de manter meu diário. Já tentei fazer manuscrito mesmo, com caderno e lápis, mas aí sempre perdia o diário, ou acontecia algum acidente que estragava ele e até me questionei: Será que um diário físico irá conseguir sobreviver até a minha velhice para quando chegar lá eu poder reler minha vida? Então optei por usar o notion mesmo como diário, porque consigo escrever em qualquer lugar a qualquer momento e posso colocar até fotos e vídeo para melhor recordar o que aconteceu. Então somente coloco a data e dou um título de acordo que eu acho mais chamativo daquele dia. Por exemplo: 27/11/2022 - Conheci os pais da minha namorada. Normalmente anoto mais pensamentos que estão me incomodando para serem registrado, ou melhor dizendo, para serem desabafada, que aí me ajuda a entender o estou sentindo e resolver isso, e também vale para algum pensamento que não quero esquecer que são normalmente pensamentos de gratidão. Não gosto de registrar meus dias porque é algo bem monótona, é sempre a mesma coisa então não vejo sentindo querer lembrar de algo que acontece todo dia. Então registro quando é algo fora da minha rotina, fora do costume para guardar realmente como lembrança. Não sou de anotar todo dia, as vezes passo semanas sem escrever/digitar e quando vou fazer isso, faço meio que um resumo do que se passou durante esse período que fiquei sem escrever. E assim me serve muito bem, me ajuda com qualquer pensamento negativo, tanto para desabafar ou rever momentos bons que aconteceu na minha vida.
Eu comecei fazer diários em 2017, aos poucos fui modificando, no começo eu não sabia o que escrever, mas com o tempo foi se tornando fácil, o mais legal é você ver o que sentiu, fez, viu, comeu, anos depois, hoje anoto quase tudo o que faço no meu dia, nos dias especias como aniversário, ano novo, natal eu faço uma carta pra mim do ano seguinte, gosto de ver o que eu mudei em um ano, diários sem duvida nenhuma salvou minha vida!
Uma forma de diário alternativa que eu uso são os gravadores de áudio, tipo como se fosse um diário de bordo, quando eu estou com muita coisa na mente eu uso ele, é bem mais fácil pra articular as idéias e pensamentos, eu uso junto com o diário no caderno, e é muito bom.
Eu tive diário de 12 a 17 vir muita evolução das pessoas ao meu arredo , diario foi como amigo ,mas me frustei por não ter evoluído como as pessoas ao meu redor ,queimei me arrependo muito, tinha sonhos que tive criança.
Eu fazia isso há muito tempo atrás e era muito bom. E esse vídeo me fez lembrar daquilo que me fazia bem e retomar. Só que vou acrescentar minhas percepções de vida, etc.
Cara, eu simplemente dou um nome, como se fosse um episodio, e começo a escrever oque se passa na minha mente, como se realmente fosse um episodio de uma temporada ou um filme, e isso me relaxa as vezes.
Ultimamente comecei um diário tbm, mas bem mais simples, no google keep mesmo. Escrevo apenas nos momentos mais ansiosos do dia, e caso não tenha tido algum momento de ansiedade, escrevo no final do dia. Não escrevo como está sendo meu dia, mas sim no que eu estou pensando naquele momento, acho que é excelente pro autoconhecimento.
Pinho, já pensou em fazer um podcast com o audio dos seus videos? Eu te acompanho a muito tempo, e muitas vezes acabo ouvindo só o audio dos videos enquanto trabalho
Eu tô tentando voltar a escrever como fazia quando mais nova. Tentei fazer o diário digital, mas não dei continuidade. Fiquei tão foçada no layout que quase não escrevia. Vou tentar fazer meu Journaling da forma como você disse. Escrever coisas despretensiosas no começo e depois partir pra coisas mais sérias.
Ja tive vários diários. Porém acabo me aprisionando muito nele, fico relendo ele todo dia, e acabo parando de viver o presente pra remoer o passado que estava no meu diário. Aquilo é um museu, que raramente vai te ajudar. Pode ser utilizado para desabafo? Sim, porém, pra min não funcionou.
Aderir a esse novo hábito a 9 dias e uso como um forma de descarrega e organiza tudo de como foi o dia, gosto de separar por blocos das coisas que aconteceu manha tarde e noite e faço sempre antes de dormi é como funciona pra mim
Acho interessante que, pra mim, ter um diário nunca foi algo que eu precisei me forçar a fazer... sempre foi algo natural desde a infância, porque se eu não escrever sobre meus pensamentos e sentimentos, minha mente fica um caos. É como uma necessidade mesmo. É uma ferramenta muito poderosa... Hoje eu enxergo o diário não apenas como um lugar utilizado para desabafar sobre os meus problemas, mas para me auxiliar a atingir meus objetivos. ps: Algumas pessoas querem ter diário mas não escrevem por causa da privacidade :( Felizmente nunca tive esse problema...
Hoje em dia dá pra fazer mesmo sem privacidade, só instalar um app blocker e bloqueiar o bloco de notas que você faz o diário. Ou baixar algum aplicativo que mude o nome e a logo de outros aplicativos. Aí muda o bloco de notas pra sei lá, rádio. Qualquer coisa que alguém que pegar seu celular pra futucar não vai ter o menor interesse em entrar.
Talvez uma das minhas maiores frustações é querer crescer e não enfrentar os obstáculos. Algo que você falou é sobre Deus dá problemas para que a gente aprenda e lembrei que há diversas situações que pedi a Deus ajuda em certo ponto e apareceu algum problema, fugi pois pensei que seria o melhor mas agora entendo que era necessário. Mas o que não entendo também é quais problemas devo enfrentar e quais problemas pertencem outra pessoa.
O que me motivou a escrever com disciplina foi ler o livro do making of do Prince of Persia, que é basicamente uma coletânea de todos os diários do Jordan Mechner (criador do jogo) durante o desenvolvimento.
Queria muito escrever. Eu gosto muito de ler, mas escrever é sensacional. Porém não escrevo, tenho bloqueio, porque não quero correr o risco de pessoas ler, e tomar conhecimento dos meus medos, minhas fraquezas e usar isso pra tirar sarro, enfim...
Comprei uma bolsa de couro e um diário para levar pra todo canto, vou começar a desenhar e escrever meus pensamentos e imagens que marcam meu dia, aprendi isso com um personagem de video game, achei interessante a ideia... (Jogo: red dead redemption 2)
O foda de manter um diário físico é que alguma pessoa pode acabar achando e ler, fora o fato de tu ter que carregar ele pra onde tu for em uma eventual viagem etc
Na Shopee tem e mais baratos que na Kaluga. Variando entre 8 e 17,00/unidade. Eu comprei um pack ontem de 6 cadernos por 45 e uns quebrados. (Só que esse é sem pauta)
Eu descobri algo sobre mim a pouco tempo e vou deixar meu relato pra quem gosta de ler: Quando estou chateada com meu marido ou qualquer outra coisa e ele está no trabalho, eu escrevo um texto gigante pra mandar pra ele. Só que depois que eu escrevia tudo que estava sentindo, (muitas vezes chorando e tremendo) me sentia melhor, colocava a cabeça no lugar, muitas vezes me arrependia e apagava a mensagem antes que ele lesse. Então entendi que o que eu precisava não era contar tudo a meu marido, até porque, quando ele chegava em casa a gente conversava e era bem melhor assim. Ou seja, eu só precisava escrever pra me ajudar a colocar a cabeça no lugar, controlar a ansiedade e saber o que realmente deveria dizer. (Obs: sofro de transtorno de ansiedade)
Muito bom tudo isso que vc fez , e que tal experimentar também a Oracao ? Dobrar os joelhos e falar tudo pra Deus ? Ele te ouve e quer te ajudar .
@@MariaGuimaraes-wq3kr Por favor, ansiedade não é falta de Deus
Mas você escrevia no papel ou no celular mesmo?
Freud explica
Diário é muito bom! Na minha visão:
-Escreva tudo que sente, seus pensamentos naquela noite solitária com uma insônia
-as vozes que as vezes vem e te falam alguma coisa.
-Seus objetivos.
-O que estou fazendo da minha vida?
-O que eu fiz de bom hoje?
-O que eu errei hoje?
-o que eu posso melhorar amanhã?
Ótimo video, pinhoco!
Amei suas dicas
Eu estou tentando retomar dois hábitos esse ano: leitura e escrita. Journaling tem me ajudado muito. Escrevo um pouco sobre meu dia, o que sinto, meus conflitos internos... Exatamente como vc descreveu! Amei!
Eu só tenho vergonha de alguem achar e ler kkkk por isso não faço
@@joaooliveiraaugusto2704 Por isso prefiro o digital
É so escrever em japones
Ai vc aprende japones de brinde
Cara, a edição de cada vídeo está cada vez melhor, a mudança de ambiente, a mudança de imagem para textos, a maneira que você consegue prender a atenção do telespectador. Parabéns!
E ainda assim sendo minimalista
Essa de ter um diário é realmente uma boa ideia. Estava passando por momentos difíceis no trabalho, a ponto de começar a afetar a minha saúde, ansiedade, estava constantemente enjoado por conta do psicológico. Foi quando eu comecei a escrever os meus pensamentos, e foi algo transformador. É claro que não resolveu 100%, mas foi algo realmente muito bom. Quem puder, eu sugiro que faça.
Eu gosto muito de escrever, já tive alguns "diários" ao longo da vida. Atualmente, estou passando por um período psicológico difícil. Escrevia sobre isso num caderno escolar, lá nas últimas folhas, estava começando a criar o hábitos quando minha mãe pegou o caderno que estava na minha mochila FECHADA e leu. Isso murchou muito minha confiança, então vou tentar me habituar a um diário virtual. Pinho, o que o senhor acha de diários virtuais? Ele tem o mesmo efeito de um diário físico? Revirei o TH-cam e o Google procurando essas respostas infelizmente não achei. Tenho 14 anos, um beijo pra quem tiver lido!
A minha psicóloga passou p mim e aderi, já aprendi várias coisas sobre mim lendo depois o que escrevi e fui mudando. Façam, muito bom.
Estou pensando em fazer um digital… Será q é bom??
EU TAMBÉM COMECEI POR QUE MINHA PSICÓLOGA PEDIU
Comecei um diário hoje, você me motivou demais e espero que eu consiga terminar ele , e que isso me ajude a ser cada vez melhor, que Deus te abençoe.
Diário não tem fim, é vc que decide quando parar. Quando este caderno acabar, compra outro. Ou seja, vc "termina" esse caderno físico, mas só para de escrever se quiser.
Pinho, tenho 13 anos, e recentemente venho assistindo muito vídeos seus ; muito bom e de ótima qualidade, se puder fazer um vídeo sobre adolescente seria muito bom!!
Parabéns por tão cedo ter tanta visão sobre esses aspectos humanos e pessoais.
Cara, tenho 18 anos… e há uns 2 meses atrás até mais estava meio “perturbado” perante a vida! Agora to conseguindo ter um equilíbrio maior durante meu dia, não só isso mas outras qualidades.
E você com 13 anos siga de fato os conselhos, as dicas do pinho não só dele mas de pessoas mais velhas tbm…
parabéns meu mano, eu tenho 16 e comecei a assistir o pinho por causa de organização, seria bom um vídeo direcionado para adolescentes!!
Tem um canal muito bom pra eu te recomendar mano, vida de tita e seith arata, se você pegar esses 2 e o pinho pra ter de referência na sua adolescência, você vai ser super destacado.
pinho é figura paterna pra uma galera (incluindo eu)
fatos que achei interresante no vídeo que vou anotar pra não esquecer quando for fazer meu diário fazer isso também
3:08 colocar data, horário, temperatura e dia da semana.
introdução: como começou o dia, e oque fez no dia.
colocar oque tá passando e as preocupações.
8:04 escrever a coisa mais próxima que você precisa resolver
Eu resolvi colocar horas e o dia.
1-Como foi meu dia.
2-Coisas que me deixaram com uma emoção ruim
3- tudo de bom que eu fiz, boas experiências, pessoas que conheci, ruins experiências
Primeira vez que escrevo um diário, e está sendo incrível a experiência de colocar a nossa “mente” dentro de um papel com o que pensamos. Comecei no início desse ano, estou fazendo todos os dias.
O diário mudou minha vida totalmente! Antes eu ficava pensando na MESMA coisa várias e várias vezes durante o dia.
Depois que eu comecei a escrever, parece que eu libero esse pensamento. Eu penso em alguma coisa, escrevo e esqueço, ao invés de ficar remoendo o dia inteiro.
Se eu soubesse que funcionava tão bem teria começado muito tempo atrás.
Eu uso um app pq gosto de escrever na hora q acontece ou que penso em algo.
Eu faço exatamente isso, só não colocava a temperatura.. as vezes eu boto o clima, mas de resto concordo muito com essas ideias.. um diário ajuda bastante.
Poha! Já comecei 2023 conhecendo o senhor! Muito sucesso, meu amigo!
Já vou deixar registrado no meu diário o dia que cai de paraquedas no seu canal!
Eu sempre tive o hábito de escrever sobre a minha vida, porém, em períodos mais espaçados, geralmente de 6 em 6 meses. Uso as folhas escritas como marcos de minha vida e já faço isso a uns 7 anos, então já tenho muitos pontos de minha tragetória escritos no papel. Costumo ler tudo em períodos de fim de ano, me sinto grato por tudo que consegui e aprendi, e também me sinto motivado a seguir adiante para atingir outros objetivos.
Em 2022 eu tentei iniciar o hábito de escrever diariamente, mas isso não durou muito tempo, até hoje costumo escrever somente quando estou em períodos ruins, então meu diário só tem anotações negativas sobre a minha vida kkkkkk mesmo assim, pretendo iniciar mais uma tentativa, dessa vez vai dar certo.🙂
Ei Pinho, muito obrigado cara, tenho 15 anos e estava sempre buscando uma forma de ser mais produtivo e cuidadoso com minha saúde, porém de vez em quando eu deixava de lado esses meus hábitos, porém desde que comecei a ver seus videos fui percebendo que o que eu estava fazendo era na verdade comprar hábitos dos outros, sem ter nenhuma razão para isso. Estava fazendo o que as redes sociais me mostravam como algo certo em se ter na vida. Não porque eu via aquilo como algo certo. Depois que percebi isso, fui atrás de um significado que era realmente meu para fazer o que eu preciso e encontrei ele, faço as mesmas coisas que antes e até adicionei uns hábitos bons a mais, mas não faço porque é o que a mídia me impõe, mas sim porque eu vejo sentido em fazer isso.
Que legal
Eu pratico o journaling mais ou menos 5 meses e tem sido uma experiência muito boa e produtiva. Me ajuda a acalmar e clarear as ideias, me colocar no momento presente. Essa semana vou voltar a praticar o mindfulness também pois me ajudou muito no passado!
devemos olhar pra vida como um quadro em algumas perspectivas pode não ser tão belo, mas se mudar o ângulo há beleza por trás do mistério, felicidade entre as sombras e sabedoria em seus tecidos
Tenho TDAH, e desde criança eu mudava constantemente o meu pensar e agir, tentando mascarar o meu eu de verdade, o que me trouxe a ser uma pessoa que está sempre a mercê de seus pensamentos. O diário me ajudou a colocar minha mente no lugar, organizando-a e me fazendo ser uma pessoa mais simples e direta com seus pensamentos.
terminei de ler Drácula, e a forma como o diário de Jonathan Halker traz ótimas maneiras de como iniciar e finalizar, recomendo que busquem na internet, ou melhor, leiam o livro.
Que vídeo maravilhoso! A sensação é de estar conversando com um amigo ❤️
Geente. Que mudança de imagem! Demais!
Eu fiz um diário em 2021 e 2022 sem falhar nenhum dia. Mas esse ano decidi não fazer, e me sinto muito melhor. Parecia que eu estava preso a escrever ali, e eu sempre escrevia que amanhã eu vou fazer isso e aquilo porque eu preciso conquistar aquilo. Mas na maioria dos dias nao conseguia fazer e sentia uma frustração imensa e isso ficou marcado e anotado no tempo. Me sinto incrivelmente mais livre e estou produzindo muito mais!
Sinto isso também. Não consigo escrever todos os dias. Basicamente, só escrevo quando preciso entender algo que estou sentindo, para me ajudar em alguma tomada de decisão ou para refletir mais profundamente em um assunto. Acho que escrever todo dia apenas pelo hábito de escrever acaba transformando a escrita num fardo.
@@GabrielAlves-ji6bg concordo plenamente. Faço a mesma coisa.
Eu achei legal você compartilhar essa experiencia porque nao é tudo hábito é pra todo,é normal e saudavel.
@@GabrielAlves-ji6bg tbm faço isso, anoto reflexões, desconto frustrações, mas apenas quando tenho a vontade, fazendo de forma natural
Pinho, estou passando pelo momento mais difícil da minha vida e seus vídeos estão me ajudando bastante.
Esse canal me ajuda muito,acompanho a 1 ano e meio o @Pinho
Pinho falando em Deus, aumentou a minha admiração por esse cara! 👊
Eu mantenho um diário desde 2020, comecinho da faculdade e pandemia, todos os dias registrados. Muito legal, aliás, saber que meu "sistema" de entradas é idêntico ao do Pinho. Eu tenho feito com um aplicativo que me ajuda com estatísticas e etc (meio aficionado em dados kk), tem sido ótimo perceber como evoluí nesses últimos anos, ver os problemas do passado, reconhecer cada um e saber que tenho conseguido superar. Excelente vídeo, Pinho!
@alicepaulino4977 daylio
A melhor coisa da vida é ter um diário ❤
Vendo esse vídeo pois sempre quis começar um diário, mas sempre que tentava era muito travado e eu nem conseguia escrever meus pensamentos. E é justamente algo que ele disse no vídeo, são pensamentos tão acelerados e adiantados que no final eu fico travada.
Muito obrigada pelo vídeo, agora eu tenho um ponto de começo. :)
Vídeo excelente amigo. Me ajudou muito, pois tinha percebido que sempre começava o diário e nunca dava continuidade. Pois sempre tive muitas responsabilidades. Essas responsabilidades me deixava distraído. E não reservava um horário certo para mim
Grande Pinho! só gratidão.
Esse video saiu no momento certo pinho!!! Bora assistir🤠
Comprei uma cardeneta para ser meu "diario"
É muito dahora o Pinho falar sobre pedir sabedoria pra Deus, onde ele nós dá situações para ser sábio, e me faz pensar se tudo que a gente pedisse fosse dado de mão baijada e n tivesse o esforço e nem situações diversas, n ia ter graça, até pq o legal n é a chegada e sim o percurso. Porque as tribulações te traz paciencia, experiencia e esperança.
Pessoal, eu comecei usando o diário como desabafo, e me ajudou muito, tanto que agora identifico os problemas normalmente. Agora eu uso mais para agradecer e para fazer textos sobre como resolvi tal problema, porque se alguém precisar no futuro posso ajudar. Acho que o diário com o passar do tempo acaba mudando de função.
Por exemplo, eu uso as vezes para entender como solucionar o problema porque na minha cabeça a solução está como se fosse um quarto bagunçado. Quando eu coloco no papel eu entendo o que eu quero me dizer e fim, o problema foi resolvido. Por isso que muita gente depois de um tempo não vê sentido na escrita dele, porque a pessoa aprendeu a fazer a função que era do diário. Se houver algum problema é o de organizar o que pensou, o que o diário também ajuda a solucionar.
Parabéns pelo vídeo Pinho👏👏
5:24 Sim! Entendi isso na prática hoje
Opa, irmão. Tranquilo? Vou começar a escrever um diario e a desenhar. Obrigado pelo video, ajudou demais! Muito obrigado S2
Graças ao senhor já faz 2 anos que escrevo em meu diário. Confesso que de todos os bons hábitos que tentei loucamente adquirir na pandemia, o da escrita foi o melhor e que mantive até hoje. E sabe qual é o gostoso disso tudo? A sensação especial e engraçada de voltar a ler algo que escrevi em tal dia, me sentindo de tal forma e vivendo uma tal fase.
Não escrevo todos os dias mas tento pegar na caneta pelo menos duas vezes na semana. E o que escrevo? Bom... julgo como prioridade a sinceridade e a simplicidade.
Como você esconde seu diário?
Pinho é top muito inteligente 👊🔥
Vídeo extremamente importante nos dias atuais, parabéns pela análise, muito bem feita, você possui um olhar crítico muito bem embasado. Conteúdos na internet como o seu com essa qualidade são bem raros, com certeza serve de grande inspiração para o meu canal, um dia espero poder chegar a ser maior e poder compartilhar meu conhecimento com mais pessoas. Continue assim, produzindo seu conteúdo, trazendo a sabedoria para as pessoas, você faz diferença no youtube.
Estou começando a escrever ainda pelo pc e celular, mas quero logo começar a fazer isso de forma analógica com um diário físico!
Valeu pelo video, Pinho! Abraço!
Caralho Pinho, que letra bonita
hahaha, é alinhada mas é meio ilegível para o olho não treinado 💀
Pinho, você é incrível, não tenho palavras para descrever como seus ensinamentos abre minha mente, obrigado.
Uau, vou comprar um caderno hoje bem maneiro! para fazer dessa experiência a mais prazerosa possivel
Diário é excelente. Eu li o Livro A quietude é a chave, e no livro fala para fazer um diário. Porém preciso pegar o hábito. Vou colocar isso em prática hoje.
E aí? Conseguiu?
Comecei a prática do diário e senti uma mudança instantânea benéfica, parei e voltou tudo a tona. Uma sensação horrível de que tudo estava pior que antes de ter começado pq sabemos o que se deve ser feito e não fazemos
Vou comprar um diário agora
Valeu
video milimetricamente preciso! obrigado pinho
Obrigada Pinho pela sua contribuição aqui no TH-cam! Esse ano voltei a escrever e esse vídeo veio na hora certa! 💓
seu conteúdo é incrível!
Pinhoco , conheci seu canal faz poucos dias , mas estou curtindo muito seu conteúdo , parabéns pelo trabalho
Gosto demais do seu canal Pinho.
Muito bom mano! Acho incrível e especialmente útil essas dicas que ajudam na nossa saúde mental, faz mais!
Percebo na minha individualidade que é muito difícil manter uma disciplina (tipo treino e dieta) sem antes ter em dia a saúde mental em dia, fica muito mais fácil manter a constância!
Iniciei a rotina de escrita há 2 anos também por conta do seu relato, e foi uma das melhores coisas que fiz. Confesso que peco com a inconstância, mas é ótimo ver os progressos, os sentimentos, as reflexões envolvidas na caminhada.
Excelente vídeo. Tenho assistido vários vídeos seus já há algum tempo e tem me ajudado bastante. Obrigada. Estava justamente precisando de sugestões sobre como passar a minha mente pro papel
Em novembro do ano passado eu vi essa dica dele do diário, ai pensei "ano que vem eu começo um" e na semana seguinte decidi começar logo, por que perder tempo não é mesmo? E foi a melhor escolha que eu fiz, além de se tornar um hábito eu registrei sem saber que seria, claro, uma das viradas de ano mais importantes da minha vida e ta registrado, e eu pretendo guardar com toda a certeza.
Vídeo veio na hora certa, decidi comprar um diário esse mês
Uso esse sistema fazem anos.
No meu caso, ajuda muito a ter clareza mental. Uso muito o digital, mas sentar e focar somente naquele pedaço de papel, usando como forma de validar o que fiz naquele dia, e sentir que mesmo tendo sido mais ou menos produtivo, dei o meu melhor. Acredito que racionalizar o que você fez, é uma forma de meditação e te dá um “respiro mental”. Gostei da abordagem do vídeo e suas aplicações práticas, digo isso pois sempre vi muito conteúdo relacionado a desenvolvimento pessoal, mas hoje tenho visto que muitos deles tentam te vender uma vida que as pessoas comuns não podem usufruir no momento e acabam se frustrando (onde nossa esmagadora maioria se encaixa, eu incluso).
Pinho, te descobri há pouco tempo e está me ajudando muito. Obrigado
Pinho eu adorei de mais esse vídeo, muito obrigado!
Sua letra é tão bonita
Vídeo sensacional. Pinho, o Estóico!
Excelentes reflexões
Que vídeo maravilhoso pinho. Parabéns pelas palavras.
Coincidentemente terminei a leitura do Método Bullet Journal hoje. E uma das premissas do livro é justamente essa, manter o equilíbrio mental.
Eu particularmente sigo a mesma estrutura do formato da data e tenho como meta escrever 3 páginas. E vou escrevendo de forma livre, sem métrica tem funcionado muito bem.
To no meu segundo diario esse ano, acho engraçado que eu até viciei, toda hora quero escrever algo
O que estraga é a minha letra horrivel que sai linda no caderno normal, mas no diario fica toda torta, pqp
Muito bom! Comecei a usar um diário em 2020 por causa de um vídeo seu que falava que era bom ter um diário, e de fato é muito bom. Mas acabei achando meu jeitinho de manter meu diário.
Já tentei fazer manuscrito mesmo, com caderno e lápis, mas aí sempre perdia o diário, ou acontecia algum acidente que estragava ele e até me questionei: Será que um diário físico irá conseguir sobreviver até a minha velhice para quando chegar lá eu poder reler minha vida? Então optei por usar o notion mesmo como diário, porque consigo escrever em qualquer lugar a qualquer momento e posso colocar até fotos e vídeo para melhor recordar o que aconteceu. Então somente coloco a data e dou um título de acordo que eu acho mais chamativo daquele dia. Por exemplo: 27/11/2022 - Conheci os pais da minha namorada.
Normalmente anoto mais pensamentos que estão me incomodando para serem registrado, ou melhor dizendo, para serem desabafada, que aí me ajuda a entender o estou sentindo e resolver isso, e também vale para algum pensamento que não quero esquecer que são normalmente pensamentos de gratidão. Não gosto de registrar meus dias porque é algo bem monótona, é sempre a mesma coisa então não vejo sentindo querer lembrar de algo que acontece todo dia. Então registro quando é algo fora da minha rotina, fora do costume para guardar realmente como lembrança. Não sou de anotar todo dia, as vezes passo semanas sem escrever/digitar e quando vou fazer isso, faço meio que um resumo do que se passou durante esse período que fiquei sem escrever.
E assim me serve muito bem, me ajuda com qualquer pensamento negativo, tanto para desabafar ou rever momentos bons que aconteceu na minha vida.
Que edição linda
Muito bom Pinho! A meu ver era colocares a t-shirt branca nesse fundo.
Eu comecei fazer diários em 2017, aos poucos fui modificando, no começo eu não sabia o que escrever, mas com o tempo foi se tornando fácil, o mais legal é você ver o que sentiu, fez, viu, comeu, anos depois, hoje anoto quase tudo o que faço no meu dia, nos dias especias como aniversário, ano novo, natal eu faço uma carta pra mim do ano seguinte, gosto de ver o que eu mudei em um ano, diários sem duvida nenhuma salvou minha vida!
Uma forma de diário alternativa que eu uso são os gravadores de áudio, tipo como se fosse um diário de bordo, quando eu estou com muita coisa na mente eu uso ele, é bem mais fácil pra articular as idéias e pensamentos, eu uso junto com o diário no caderno, e é muito bom.
to fazendo a 1 semana e melhorou minha vida 👍
Eu tive diário de 12 a 17 vir muita evolução das pessoas ao meu arredo , diario foi como amigo ,mas me frustei por não ter evoluído como as pessoas ao meu redor ,queimei me arrependo muito, tinha sonhos que tive criança.
Video muito bom Pinho, obrigado pela ajuda e clareza de sempre, é bem necessário 😉
Eu fazia isso há muito tempo atrás e era muito bom. E esse vídeo me fez lembrar daquilo que me fazia bem e retomar. Só que vou acrescentar minhas percepções de vida, etc.
Cara, eu simplemente dou um nome, como se fosse um episodio, e começo a escrever oque se passa na minha mente, como se realmente fosse um episodio de uma temporada ou um filme, e isso me relaxa as vezes.
Ultimamente comecei um diário tbm, mas bem mais simples, no google keep mesmo.
Escrevo apenas nos momentos mais ansiosos do dia, e caso não tenha tido algum momento de ansiedade, escrevo no final do dia.
Não escrevo como está sendo meu dia, mas sim no que eu estou pensando naquele momento, acho que é excelente pro autoconhecimento.
Pinho, já pensou em fazer um podcast com o audio dos seus videos? Eu te acompanho a muito tempo, e muitas vezes acabo ouvindo só o audio dos videos enquanto trabalho
Ele tem um, PinhoCast.
Aparência do vídeo excelente
Eu tô tentando voltar a escrever como fazia quando mais nova. Tentei fazer o diário digital, mas não dei continuidade. Fiquei tão foçada no layout que quase não escrevia.
Vou tentar fazer meu Journaling da forma como você disse. Escrever coisas despretensiosas no começo e depois partir pra coisas mais sérias.
Ótimo vídeo. Parabéns!
Ja tive vários diários.
Porém acabo me aprisionando muito nele, fico relendo ele todo dia, e acabo parando de viver o presente pra remoer o passado que estava no meu diário.
Aquilo é um museu, que raramente vai te ajudar.
Pode ser utilizado para desabafo? Sim,
porém, pra min não funcionou.
-Eu ja estou a quase 3 anos anota do também, os diarios ficam guardado com todo amo :)
Aderir a esse novo hábito a 9 dias e uso como um forma de descarrega e organiza tudo de como foi o dia, gosto de separar por blocos das coisas que aconteceu manha tarde e noite e faço sempre antes de dormi é como funciona pra mim
Acho interessante que, pra mim, ter um diário nunca foi algo que eu precisei me forçar a fazer... sempre foi algo natural desde a infância, porque se eu não escrever sobre meus pensamentos e sentimentos, minha mente fica um caos. É como uma necessidade mesmo.
É uma ferramenta muito poderosa... Hoje eu enxergo o diário não apenas como um lugar utilizado para desabafar sobre os meus problemas, mas para me auxiliar a atingir meus objetivos.
ps: Algumas pessoas querem ter diário mas não escrevem por causa da privacidade :( Felizmente nunca tive esse problema...
Hoje em dia dá pra fazer mesmo sem privacidade, só instalar um app blocker e bloqueiar o bloco de notas que você faz o diário. Ou baixar algum aplicativo que mude o nome e a logo de outros aplicativos. Aí muda o bloco de notas pra sei lá, rádio. Qualquer coisa que alguém que pegar seu celular pra futucar não vai ter o menor interesse em entrar.
Muito bom!!! Obrigada♡
Talvez uma das minhas maiores frustações é querer crescer e não enfrentar os obstáculos. Algo que você falou é sobre Deus dá problemas para que a gente aprenda e lembrei que há diversas situações que pedi a Deus ajuda em certo ponto e apareceu algum problema, fugi pois pensei que seria o melhor mas agora entendo que era necessário. Mas o que não entendo também é quais problemas devo enfrentar e quais problemas pertencem outra pessoa.
Pinho qual tipo de caderno vc recomenda para um diário? Faça um vídeo com os seus materiais do dia a dia
Pinho colocou uma geladeira side by side pra gravar os vídeos, não é possível ta gigante😱
Prefiro a agenda, muito mais prática, nada contra quem tem um diário, é claro!
O diário do pinho é so anotação dos dias de ciclo e qts ml ele aplicou
O que me motivou a escrever com disciplina foi ler o livro do making of do Prince of Persia, que é basicamente uma coletânea de todos os diários do Jordan Mechner (criador do jogo) durante o desenvolvimento.
começo o meu hoje!
Conseguiu manter o hábito?
Por enquanto sigo firme
Pinhão, quais livros você recomenda?
Queria muito escrever. Eu gosto muito de ler, mas escrever é sensacional. Porém não escrevo, tenho bloqueio, porque não quero correr o risco de pessoas ler, e tomar conhecimento dos meus medos, minhas fraquezas e usar isso pra tirar sarro, enfim...
Também tenho esse medo, por isso escrevo e depois de 24 horas ou mais ou menos e rasgo para ninguém ler
Comprei uma bolsa de couro e um diário para levar pra todo canto, vou começar a desenhar e escrever meus pensamentos e imagens que marcam meu dia, aprendi isso com um personagem de video game, achei interessante a ideia... (Jogo: red dead redemption 2)
Eu escrevo quase todos os dias no meu diário. Falo de tudo um pouco.
O foda de manter um diário físico é que alguma pessoa pode acabar achando e ler, fora o fato de tu ter que carregar ele pra onde tu for em uma eventual viagem etc
Tem como registrar num diário digital com senha…
@@thalytaarrudaa Eu uso o onenote hoje pelo fato da sincronização ser boa, tu usa algum específico?
@@Bruno-wt8qm Baixei um chamado “meu diário”, ainda não comecei a escrever, mas gostei dele por ter como colocar meu humor e anexar imagens tbm..
Queria saber onde encontro esse tipo de caderno, acho muito da hora
Kalunga tem ba loja física e na online, acredito que se buscar por caderneta encontre mais fácil em qualquer lugar ;)
Na Shopee tem e mais baratos que na Kaluga. Variando entre 8 e 17,00/unidade.
Eu comprei um pack ontem de 6 cadernos por 45 e uns quebrados. (Só que esse é sem pauta)
Eu não posso fazer, porque as pessoas que convivo não respeitam a minha privacidade. Estou mentalmente exausta.
Boa pinho