DEBATE: A BÍBLIA ENSINA SOLA SCRIPTURA? (PATRICK MADRID X JAMES WHITE)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 20 ต.ค. 2024
  • Esse debate aconteceu em 1993 e CHACOALHOU a apologética norte-americana. Patrick Madrid (Católico) x James White (Protestante) são dois excelentes oradores que se confrontam nesse debate absolutamente eletrizante. Na boa, não dá para desligar !
    Quem você acha que ganhou? E qual o argumento mais forte? Qual a tua opinião? Deixa aqui nos comentários !
    Áudio original: • Patrick Madrid vs Jame...
    #solascriptura #biblia #cristianismo #jameswhite #patrickmadrid #catholicanswers #solafide #protestantismo #catolicismo

ความคิดเห็น • 36

  • @arthurolinto6501
    @arthurolinto6501 2 ปีที่แล้ว +17

    Este debate é um clássico da apologética católica. Grato pelo hercúleo trabalho de tradução.

  • @paposacrocast
    @paposacrocast 2 ปีที่แล้ว +3

    Grandioso trabalho! Meus parabéns, Túlio!

  • @leituraevida
    @leituraevida 3 หลายเดือนก่อน +2

    Que surra levou Patrick Madrid do monstro James White!
    Quando o cara foi fazer exegese bíblica, se usado do grego bíblico, o cara começou a apelar... Uma surra.
    E quando James pergunta sobre o Antigo Testamento e quem o definiu? Foi fenomenal!

    • @contrasola
      @contrasola  3 หลายเดือนก่อน +1

      @@leituraevida A exegese do white foi pífia. A palavra εχαρτισμενος se refere ao homem de Deus, não a Escritura. Erro básico de concordância nominal: atribuiu à Bíblia um adjetivo endereçado ao homem.
      Além disso, a pergunta do James White é falaciosa: se ele crê que judeus e cristãos são ambos falíveis, a consequência lógica é que ambos podem estar errados sobre o livro de Isaías. Não há como saber com certeza epistemológica que o livro é Escritura. E mesmo que você argumente: "ah, mas Jesus chama Isaías de Escritura nos Evangelhos ". Sim, mas aí você ainda precisaria do testemunho da igreja para identificar esse Evangelho como o verdadeiro, e não um outro. Ou seja, você apenas transferiu o problema um passo atrás.
      O White realmente é fraquíssimo. Com um pouco de técnica é fácil de perceber os sofismas. Se quiser podemos dialogar sobre isso depois. Um abraço!

    • @leituraevida
      @leituraevida 3 หลายเดือนก่อน

      @@contrasola pífias são suas conclusões! É até piada ouvindo católico romano falar de exegese, se vcs nem sabem o que é isso.
      Sobre ἐξηρτισμένος, vc mente ao insinuar que White cometeu um erro de principiante. Talvez vc entendeu errado, mas James em lugar nenhum atribui à Bíblia ἐξηρτισμένος.
      No que diz respeito à pergunta de White sobre o AT, vc está atacando espantalho, pois a questão não é essa, mas a resposta dada pelo oponente, que foi desastrosa e o colocou em uma sinuca de bico, ao atribuir o AT à definição dos judeus (que ele chama de a igreja do AT). Ao mesmo tempo, White mostra a incoerência desse escape, já que os judeus rejeitam os deuterocanônicos (apócrifos).
      No que se refere aos sofismas, o católico passou o debate inteiro trabalhando com eles. Seu discurso se valeu de mera retórica.

    • @leituraevida
      @leituraevida 3 หลายเดือนก่อน +2

      ​@@contrasolapífias são suas conclusões!
      Escrevi agora pouco uma resposta a esse seu comentário e estou crendo que essa resposta foi apagada. Mas irei escrever novamente.
      Primeiro, em momento algum do debate White atribuiu à Bíblia a expressão ἐξηρτισμένος, ainda que, no contexto imediato, haja relação dessa palavra com a escritura, pois é a escritura quem habilita o homem e o torna perfeito. Portanto, o erro parte de vc, que não deve ter compreendido as falas do Dr. White.
      E segundo lugar, a pergunta de James sobre o AT colocou seu oponente numa sinuca de bico, lhe restando apenas disparates e tentativas de escape com recursos meramente retóricos. A questão não repousa no ponto que vc coloca, mas no fato do tal oponente católico ter atribuído a decisão do cânon do AT aos judeus (que ele chama de igreja no AT), o que contradiz a lista de livros da ICAR, que tem no seu cânon 7 livros que não são aceitos pelos judeus como canônicos (ou inspirados). A saidinha retórica do católico não funcionou muito bem, sendo vergonhoso o seu desespero e despreparo com a questãodo canon judaico.
      Por fim, o desespero do católico ficou claro na sua maneira de conduzir o debate, exatamente nos sofismas que vc aponta no senhor White. Quem tem costume de assistir debates teológicos percebe esses sofismas com facilidade. Um abraço!

    • @contrasola
      @contrasola  3 หลายเดือนก่อน

      @@leituraevida White tenta atribuir sim. Basicamente ele diz que o termo quer dizer suficiência; portanto, a Escritura torna o homem suficiente. Isso é um non sequitur total.
      2 Tm 3,16-17 diz que a Escritura é útil para o homem ser suficiente, não diz que é suficiente para o homem ser suficiente.
      Eu me lembro que na faculdade de medicina estudávamos livros de anatomia durante o curso. É como dizer: "Todo livro de anatomia é medicamente inspirado e útil para instruir, para corrigir, para educar na medicina, a fim de que o médico seja perfeitamente habilitado para toda a boa obra." E a partir disso alguém concluir que apenas o livro de anatomia basta para formar um médico, só porque ele é útil para aperfeiçoar o profissional. É um raciocínio de dar pena.
      Biblicamente é ainda mais fácil refutar isso. Por exemplo Efésios 4,11-13: "E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo."
      Se 2 Tm 3,16-17 prova a suficiência da Escritura sem necessidade de Magistério, Efésios 4,11-13 prova a suficiência do Magistério sem necessidade da Escritura. É evidente que as coisas atuam em conjunto e um não pode prescindir do outro.
      Sobre a questão do AT judaico, é como estava dizendo: o Madrid insiste que precisamos de uma autoridade infalível para conhecermos o cânon com segurança. A pergunta do White "como os judeus sabiam que Isaías era Escritura" é um sofisma, pois já assume a conclusão. Na verdade, os judeus não sabiam, e nem White sabe. Isso para nem mencionar o erro histórico crasso do White de supor que os judeus eram um monobloco, quando na verdade eram divididos em várias seitas, sendo que algumas só aceitavam a torá, como os saduceus, outros aceitavam outros livros , etc.
      Abraços!

    • @leituraevida
      @leituraevida 3 หลายเดือนก่อน

      @@contrasola cara, eu chamaria de non sequitur total a sua maneira de entender 2 Tm 3:16-17, e a tentativa descabida do senhor Madrid de negar o óbvio no texto: a suficiência das escrituras!
      Um exegese meticulosa e uma leitura natural da passagem aponta para essa suficiência. Vou me usar aqui daquilo que aprendi no seminário nos estudos de exegese bíblica. O texto de 2 Tm 3:17, em grego, diz o seguinte: ἵνα ἄρτιος ᾖ ὁ τοῦ θεοῦ ἄνθρωπος, πρὸς πᾶν ἔργον ἀγαθὸν ἐξηρτισμένος.
      Façamos, pois, uma análise exegetica básica da passagem!
      ἵνα (conjunção subordinativa) - Introduz uma cláusula final, indicando o propósito.
      ἄρτιος (adjetivo nominativo singular masculino) - Significa "perfeito" ou "completo".
      ᾖ (verbo subjuntivo presente ativo 3ª pessoa singular de εἰμί) - "seja".
      ὁ (artigo nominativo singular masculino) - "o".
      τοῦ θεοῦ (genitivo singular masculino) - "de Deus".
      ἄνθρωπος (nominativo singular masculino) - "homem".
      πρὸς (preposição) - "para".
      πᾶν (adjetivo acusativo singular neutro) - "todo".
      ἔργον (acusativo singular neutro) - "obra".
      ἀγαθὸν (adjetivo acusativo singular neutro) - "boa".
      ἐξηρτισμένος (particípio perfeito passivo nominativo singular masculino) - "aperfeiçoado" ou "equipado".
      Relação com o verso 16: O versículo 17 está diretamente ligado ao versículo 16 através da conjunção "ἵνα" (para que), que indica a finalidade ou o propósito. O versículo 16 explica a inspiração e a utilidade da Escritura: ela é útil para ensino, repreensão, correção e educação na justiça. O propósito dessa utilidade é delineado no versículo 17: "para que o homem de Deus seja perfeito, equipado para toda boa obra". Em resumo, o versículo 17 mostra o objetivo prático da Escritura mencionada no versículo 16. As Escrituras, sendo inspiradas por Deus, têm a finalidade de tornar o homem de Deus completo e equipado para realizar todas as boas obras.
      Isso aponta para a suficiência das escrituras?
      Sim. Ao olhar para a passagem, é claro e perceptível a suficiência das escrituras por pelo menos três motivos:
      Inspiradas por Deus: O versículo 16 declara que "toda a Escritura é inspirada por Deus". Isso estabelece a origem divina das Escrituras, conferindo-lhes autoridade MÁXIMA.
      Úteis para o ensino, repreensão, correção e educação na justiça: As Escrituras são descritas como sendo úteis para uma série de funções essenciais à vida cristã. Essas funções abrangem todas as áreas da formação espiritual e moral do crente.
      Objetivo da Escritura: O versículo 17 esclarece o propósito dessas funções: "para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra". A expressão "perfeito" (ἄρτιος) pode ser entendida como "completo" ou "maduro", e "perfeitamente habilitado" (ἐξηρτισμένος) sugere estar completamente equipado.
      A partir desses versículos, podemos inferir que as Escrituras são suficientes porque:
      Origem Divina: Sendo inspiradas por Deus, elas possuem a autoridade e a veracidade necessárias.
      Abrangência e Utilidade: Elas cobrem todas as áreas essenciais para a vida e piedade, fornecendo ensino, correção, repreensão e educação na justiça.
      Objetivo Atingido: Elas têm o poder de tornar o homem de Deus completo e totalmente equipado para toda boa obra. Não há indicação de que seja necessário algo além das Escrituras para alcançar essa completude e equipação.
      Portanto, 2 Timóteo 3:16-17 fundamenta a doutrina da suficiência das Escrituras, mostrando que elas são suficientes para capacitar o crente a viver uma vida plena e piedosa, realizando todas as boas obras que Deus deseja.
      O curioso é que o senhor Madrid defende que existem verdades nas escrituras que estão implícitas, mas que são encontradas lá ainda que implicitamente. No entanto, ele quer que o Dr. James mostre a palavra "suficiência" no texto, e somente assim se provará a suficiência da bíblia. Isso é insano e contraditório! O caminho do Madrid é fazer uma pirueta com links desconexos para negar uma verdade clara em 2 Tm 3:16-17, como vc também tá fazendo ao usar, de forma desonesta, Efésios 4, que claramente não aponta suficiência do magistério como 2 Tm 3:16-17 aponta a suficiência da bíblia. Essa é a velha moda do vale tudo.
      Te pergunto: com base em qual indicação textual tú dizes que Efésios 4 apresenta a suficiência do magistério? Tem que está muito fora de órbita para ver isso!
      Para começo de conversa o texto não fala de magistério como é compreendido no catolicismo romano. Efésios 4:11-13 fala sobre a diversidade de dons ministeriais dados por Cristo para a edificação da igreja, mas não estabelece um "magistério" no sentido técnico e centralizado que é entendido na teologia católica romana. Em vez disso, ele enfatiza a colaboração e a complementaridade desses diferentes dons para alcançar o crescimento e a maturidade do corpo de Cristo. Portanto, o texto não fala de um magistério como autoridade central de ensino, mas sim de uma variedade de ministérios necessários para o crescimento espiritual da igreja.
      O outro erro é compreender errado o sola Scriptura. Em nenhum documento reformado se negou ministérios eclesiásticos em detrimento do sola Scriptura. Essa compreensão é falaciosa e desonesta! Crer no sola Scriptura significa entender que somente nas escrituras encontram-se, de forma suficiente, as verdades necessárias para a vida prática, às formulações dogmáticas e à salvação. Nesse sentido, a igreja não determina o é que a verdade divina sem as Escrituras como a autoridade final. Ela reconhece, nas escrituras, essas verdades centrais e essenciais e as transmite ao mundo, sendo ela a guardiã da verdade bíblica e não sua definidora. Aqui é onde mora a diferença entre nossas tradições. Portanto, você ataca algo que jamais foi defendido pelos reformadores! Um espantalho!
      Por fim, sobre Isaías e o cânon, não houve autoridade externa ao cânon para determinar a autoridade do cânon. Por ser "theopneustos" esse cânon é autoritativo por si mesmo. Cabe ao homem de Deus apenas reconhecer a autoridade divina do cânon, não definí-la, como pressupõem os católicos.

  • @rodrigofernandes5242
    @rodrigofernandes5242 2 ปีที่แล้ว +7

    Muito bom! Se com mil inscritos no Instagram esse rapaz já faz estrago, imagina quando o perfil chegar a 100k ou 200k hahaha

  • @RushdoonyBrasil
    @RushdoonyBrasil 3 หลายเดือนก่อน +6

    James White >>>>>>> Patrick Madrid

  • @LucasFerreira-uv7gc
    @LucasFerreira-uv7gc 2 ปีที่แล้ว +2

    Irmãos a Paz de Cristo. Não acredito no que estou vendo, vocês são incríveis, assisti essa debate usando a legenda do youtube mais não é muita boa, e agora vou ter a oportunidade de ver a legenda perfeita. Valeu mesmo. Vocês já pensaram em traduzi vídeos de debates do Tim Staples e Jimmy akin?

    • @contrasola
      @contrasola  2 ปีที่แล้ว +1

      Olá, amigo. Temos muito interesse em providenciar material para aumentar o debate. Já pensamos sim. Tem algum que vc prefira? Mande para a gnt!

    • @LucasFerreira-uv7gc
      @LucasFerreira-uv7gc 2 ปีที่แล้ว +2

      @@contrasola há um do Tim Staples X James White Sobre Infalibilidade Papal; na parte do exame cruzado Tim Staples é incrível.

  • @paposacrocast
    @paposacrocast 2 ปีที่แล้ว +2

    Um ponto um pouco negativo, ao meu ver, é que o Madrid tentou responder o White na sua apresentação.

  • @marcielsilveirafelix2503
    @marcielsilveirafelix2503 ปีที่แล้ว +10

    Rapaz, o James White nunca me decepciona nos debates.

    • @lucivaldopereirademoraes
      @lucivaldopereirademoraes ปีที่แล้ว +2

      Basta ele responder honestamente, e ainda sobre Mateus

    • @lucivaldopereirademoraes
      @lucivaldopereirademoraes ปีที่แล้ว +1

      Kkk eu sei,porquê estudo

    • @luisf359
      @luisf359 9 หลายเดือนก่อน +4

      Ele levou uma surra nesse debate, assim como no debate recente dele contra o Trent Horn sobre a salvação. Que por sinal a doutrina Calvinista sobre esse tema é a coisa mais abominável que uma heresia já pôde inventar.
      O James White é tão bom, que a irmã dele se converteu católica e escreveu sobre isso kkkkkkkkkkkkkk.

  • @Senhor_Bolacha
    @Senhor_Bolacha 11 หลายเดือนก่อน

    Vou falar a verdade, eu sou leiguíssimo nessa coisa de apologia moderna. Os únicos que eu conheço são William Lane Craig e o Alving Plantinga. Alguma recomendação?

    • @contrasola
      @contrasola  11 หลายเดือนก่อน +3

      Dave Armstrong, Trent Horn, Joe Heschmeyer são bons apologistas.

  • @futurocadete-lk7cd
    @futurocadete-lk7cd 10 หลายเดือนก่อน +4

    Segundo White, se toda escritura equipa completamente o homem, isso garante que o homem será capaz de interpretar da forma correta, o que é meio contraditório visto as 30 mil denominações que dizem interpretar da forma correta a mesma Biblia!

    • @contrasola
      @contrasola  10 หลายเดือนก่อน +1

      Olá, amigo! Perfeito raciocínio. Mas White comete ainda um segundo erro: a Escritura diz equipar o HOMEM DE DEUS. Só que esse termo não se refere a todo e qualquer crente sem distinção. Ele é usado na Bíblia SEMPRE para alguém que tem autoridade de ensino,como um bispo, um apostolo, o profeta, etc. A conclusão é inevitável: a Escritura possui essas qualidades para o bispo, e não para todos. Essa linha de argumentação contribui mais ainda para a morte do Sola Scriptura em 2 Tm 3,16! Faremos um vídeo sobre isso em breve.

  • @Senhor_Bolacha
    @Senhor_Bolacha 11 หลายเดือนก่อน +4

    Marrapaiz, desmascarar protestante é bão demais.

  • @paulohenrique2765
    @paulohenrique2765 11 หลายเดือนก่อน +1

    Grande debate, um clássico. Acho tão engraçado como mesmo com todos os esforços hercúleos de White para provar a suficiência formal da Bíblia, dizendo que o homem de Deus é perfeitamente equipado pelas Escrituras, o argumento de Timóteo simplesmente é destruído quando Madrid evoca as diferenças de interpretação em pontos nevrálgicos de fé, como o Batismo infantil. Hora, como pode ter a Bíblia suficiência formal sendo que dois "homens de Deus", usando a Bíblia, discordam tão frontalmente em um ponto como esse?

  • @mariliasilvacruz3752
    @mariliasilvacruz3752 7 หลายเดือนก่อน

    Amei o debate.

  • @marcosaurelho5583
    @marcosaurelho5583 2 ปีที่แล้ว +5

    0tim0 vide0

  • @mariliasilvacruz3752
    @mariliasilvacruz3752 7 หลายเดือนก่อน

    Pobre senhor Write.... no fim do debate ele já estava desnorteado .

  • @franklebrunno
    @franklebrunno ปีที่แล้ว +9

    JAMES WHITE METEU A MAIOR SURRA NO PATRICK MADRID!!!

    • @lucivaldopereirademoraes
      @lucivaldopereirademoraes ปีที่แล้ว +8

      No pré- suposto da desonestidade

    • @Senhor_Bolacha
      @Senhor_Bolacha 11 หลายเดือนก่อน

      Na maior cara de pau

    • @andrehilario5155
      @andrehilario5155 11 หลายเดือนก่อน

      @@Senhor_Bolacha Boa noite. Como assim?

    • @Senhor_Bolacha
      @Senhor_Bolacha 11 หลายเดือนก่อน +4

      @@andrehilario5155 James White é um manipulador retórico. Ele simplesmente cita uma passagem que teoricamente prova que a Bíblia ensina Sola Scriptura e tenta partir disso para dizer que toda a Bíblia vem do preceito da Sola Scriptura. Sendo que a Bíblia como demonstra Patrick Madrid não está nem um pouco interessada nisso.

    • @magnus263
      @magnus263 10 หลายเดือนก่อน +1

      todo protex é assim@@Senhor_Bolacha