Contra Sola
Contra Sola
  • 18
  • 23 947
SÃO JERÔNIMO VS. SOLA SCRIPTURA
Análise do Pai da Igreja São Jerônimo contra alegações protestantes de que ele teria defendido sola scriptura.
Tire suas próprias conclusões: Jerônimo realmente era um protoprotestante? Cremos que não!
มุมมอง: 826

วีดีโอ

GREGÓRIO DE NISSA VS. SOLA SCRIPTURA
มุมมอง 5089 หลายเดือนก่อน
Análise do Padre Gregório de Nissa contra a doutrina protestante do Sola Scriptura ! Tire suas próprias conclusões. Defendeu ou não? #solascriptura #protestantismo #catolicismo
BASÍLIO DE CESAREIA VS. SOLA SCRIPTURA
มุมมอง 4349 หลายเดือนก่อน
Discussão sobre São Basílio Magno vs. Sola Scriptura ! Na tua opinião, São Basílio defendeu este princípio? Tire suas próprias conclusões!
CIRILO DE JERUSALÉM VS. SOLA SCRIPTURA
มุมมอง 65410 หลายเดือนก่อน
Nesse vídeo analisaremos como São Cirilo de Jerusalém via a Tradição, a Escritura e a Igreja. Será que esse padre defendeu Sola Scriptura? Tire suas próprias conclusões. Compartilhe nosso apostolado ! O conteúdo está realmente inédito !
ORÍGENES VS. SOLA SCRIPTURA
มุมมอง 63810 หลายเดือนก่อน
Resposta ao texto do Blog dois dedos de teologia. Orígenes defendeu Sola Scriptura? Tire suas próprias conclusões! #solascriptura #protestantismo #catolicismo
SANTO ATANÁSIO VS. SOLA SCRIPTURA
มุมมอง 1.1K10 หลายเดือนก่อน
Neste vídeo respondemos ao texto publicado pelo Blog Dois Dedos de Teologia. Atanásio defendeu Sola Scriptura? Tire suas próprias conclusões!
TERTULIANO VS. SOLA SCRIPTURA
มุมมอง 94610 หลายเดือนก่อน
Tertuliano defendeu Sola Scriptura? Tire suas próprias conclusões !
MARIA: A QUARTA PESSOA DA TRINDADE?
มุมมอง 1.1K11 หลายเดือนก่อน
Nesse vídeo, abordaremos uma questão muito interessante da época primitiva da igreja em resposta à acusação comum de que nós, Católicos, "adoramos" Maria. Será? Inscreva-se no canal !
IRINEU DE LYON VS. SOLA SCRIPTURA
มุมมอง 2.2K11 หลายเดือนก่อน
Irineu de Lyon Vs. Sola Scriptura Como sempre: tirem suas próprias conclusões. Comente o que achou ! Qual Padre da Igreja você quer ver contra o Sola Scriptura?
AGOSTINHO VS. SOLA SCRIPTURA
มุมมอง 6K11 หลายเดือนก่อน
Acompanhe nossa série da Patrística contra o Sola Scriptura !
JUSTINO MÁRTIR VS. SOLA SCRIPTURA
มุมมอง 1.3K11 หลายเดือนก่อน
Justino Mártir defendeu Sola Scriptura? Tire as suas próprias conclusões!
PATRÍSTICA CONTRA SOLA SCRIPTURA - INTRODUÇÃO
มุมมอง 94911 หลายเดือนก่อน
Introdução da série Patrística contra Sola Scriptura. Nessa série, analisaremos os escritos dos Pais e demonstraremos que nenhum deles concordou com esse princípio protestante. Conteúdo informativo: tire as suas próprias conclusões!
[REACT] O SOLA SCRIPTURA TEM BASE BÍBLICA? - CONTRA NICODEMUS
มุมมอง 2K11 หลายเดือนก่อน
Comentário ao vídeo do pastor Augustus Nicodemus: th-cam.com/video/iwgSQM7mmdI/w-d-xo.html
E SE A IGREJA FICAR CONTRA A BÍBLIA, COM QUEM VOCÊ FICA?
มุมมอง 7002 ปีที่แล้ว
Nesse vídeo discutiremos uma questão interessantíssima que pode aparecer em algum debate apologético: se a igreja católica ficar contra a bíblia, quem você escolhe? Dou aqui minha resposta sincera e de coração na mão. O assunto é delicado e complexo, então podem ocorrer algumas imprecisões na exposição. Estamos sempre aberto ao debate e ao diálogo respeitoso. Link citado: faculdadecristadecurit...
BATISMO PELOS MORTOS? A RESPOSTA CATÓLICA
มุมมอง 7092 ปีที่แล้ว
Apresentamos a resposta Católica para um versículo de difícil exegese. Link mencionado no vídeo: Autores protestantes comentando como Paulo orou pelos mortos www.apologistascatolicos.com.br/index.php/apologetica/protestantismo/714-dez-autores-protestantes-explicando-como-paulo-orou-pelos-mortos Deus abençoe a todos. #solascriptura #cristianismo #batismopelosmortos #rodrigosilva #biblia #mormons...
DEBATE: A BÍBLIA ENSINA SOLA SCRIPTURA? (PATRICK MADRID X JAMES WHITE)
มุมมอง 2.6K2 ปีที่แล้ว
DEBATE: A BÍBLIA ENSINA SOLA SCRIPTURA? (PATRICK MADRID X JAMES WHITE)
David Anders DESMONTA o Sola Scriptura (Ex-Calvinista)
มุมมอง 9302 ปีที่แล้ว
David Anders DESMONTA o Sola Scriptura (Ex-Calvinista)
Porque Sola Scriptura não funciona? - Robert Sungenis
มุมมอง 6412 ปีที่แล้ว
Porque Sola Scriptura não funciona? - Robert Sungenis

ความคิดเห็น

  • @AdrieleAguiarDonascimento
    @AdrieleAguiarDonascimento 20 วันที่ผ่านมา

    ❤❤

  • @miguelvieira9222
    @miguelvieira9222 หลายเดือนก่อน

    Grande Sungenis 💪

  • @marcelosouza-lv8kg
    @marcelosouza-lv8kg 2 หลายเดือนก่อน

    Agostinho? 😅😅😅 Era devasso! A sola escriptura é bíblica sim! Agostinho não!😅😅😅😅 Disse Jesus: está escrito!😅

  • @victorlmagri
    @victorlmagri 2 หลายเดือนก่อน

    Cabou será o Canal? 😢

    • @contrasola
      @contrasola 2 หลายเดือนก่อน

      @@victorlmagri Não! Estamos em preparação...

  • @leituraevida
    @leituraevida 3 หลายเดือนก่อน

    Que surra levou Patrick Madrid do monstro James White! Quando o cara foi fazer exegese bíblica, se usado do grego bíblico, o cara começou a apelar... Uma surra. E quando James pergunta sobre o Antigo Testamento e quem o definiu? Foi fenomenal!

    • @contrasola
      @contrasola 3 หลายเดือนก่อน

      @@leituraevida A exegese do white foi pífia. A palavra εχαρτισμενος se refere ao homem de Deus, não a Escritura. Erro básico de concordância nominal: atribuiu à Bíblia um adjetivo endereçado ao homem. Além disso, a pergunta do James White é falaciosa: se ele crê que judeus e cristãos são ambos falíveis, a consequência lógica é que ambos podem estar errados sobre o livro de Isaías. Não há como saber com certeza epistemológica que o livro é Escritura. E mesmo que você argumente: "ah, mas Jesus chama Isaías de Escritura nos Evangelhos ". Sim, mas aí você ainda precisaria do testemunho da igreja para identificar esse Evangelho como o verdadeiro, e não um outro. Ou seja, você apenas transferiu o problema um passo atrás. O White realmente é fraquíssimo. Com um pouco de técnica é fácil de perceber os sofismas. Se quiser podemos dialogar sobre isso depois. Um abraço!

    • @leituraevida
      @leituraevida 3 หลายเดือนก่อน

      @@contrasola pífias são suas conclusões! É até piada ouvindo católico romano falar de exegese, se vcs nem sabem o que é isso. Sobre ἐξηρτισμένος, vc mente ao insinuar que White cometeu um erro de principiante. Talvez vc entendeu errado, mas James em lugar nenhum atribui à Bíblia ἐξηρτισμένος. No que diz respeito à pergunta de White sobre o AT, vc está atacando espantalho, pois a questão não é essa, mas a resposta dada pelo oponente, que foi desastrosa e o colocou em uma sinuca de bico, ao atribuir o AT à definição dos judeus (que ele chama de a igreja do AT). Ao mesmo tempo, White mostra a incoerência desse escape, já que os judeus rejeitam os deuterocanônicos (apócrifos). No que se refere aos sofismas, o católico passou o debate inteiro trabalhando com eles. Seu discurso se valeu de mera retórica.

    • @leituraevida
      @leituraevida 3 หลายเดือนก่อน

      ​@@contrasolapífias são suas conclusões! Escrevi agora pouco uma resposta a esse seu comentário e estou crendo que essa resposta foi apagada. Mas irei escrever novamente. Primeiro, em momento algum do debate White atribuiu à Bíblia a expressão ἐξηρτισμένος, ainda que, no contexto imediato, haja relação dessa palavra com a escritura, pois é a escritura quem habilita o homem e o torna perfeito. Portanto, o erro parte de vc, que não deve ter compreendido as falas do Dr. White. E segundo lugar, a pergunta de James sobre o AT colocou seu oponente numa sinuca de bico, lhe restando apenas disparates e tentativas de escape com recursos meramente retóricos. A questão não repousa no ponto que vc coloca, mas no fato do tal oponente católico ter atribuído a decisão do cânon do AT aos judeus (que ele chama de igreja no AT), o que contradiz a lista de livros da ICAR, que tem no seu cânon 7 livros que não são aceitos pelos judeus como canônicos (ou inspirados). A saidinha retórica do católico não funcionou muito bem, sendo vergonhoso o seu desespero e despreparo com a questãodo canon judaico. Por fim, o desespero do católico ficou claro na sua maneira de conduzir o debate, exatamente nos sofismas que vc aponta no senhor White. Quem tem costume de assistir debates teológicos percebe esses sofismas com facilidade. Um abraço!

    • @contrasola
      @contrasola 3 หลายเดือนก่อน

      @@leituraevida White tenta atribuir sim. Basicamente ele diz que o termo quer dizer suficiência; portanto, a Escritura torna o homem suficiente. Isso é um non sequitur total. 2 Tm 3,16-17 diz que a Escritura é útil para o homem ser suficiente, não diz que é suficiente para o homem ser suficiente. Eu me lembro que na faculdade de medicina estudávamos livros de anatomia durante o curso. É como dizer: "Todo livro de anatomia é medicamente inspirado e útil para instruir, para corrigir, para educar na medicina, a fim de que o médico seja perfeitamente habilitado para toda a boa obra." E a partir disso alguém concluir que apenas o livro de anatomia basta para formar um médico, só porque ele é útil para aperfeiçoar o profissional. É um raciocínio de dar pena. Biblicamente é ainda mais fácil refutar isso. Por exemplo Efésios 4,11-13: "E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo." Se 2 Tm 3,16-17 prova a suficiência da Escritura sem necessidade de Magistério, Efésios 4,11-13 prova a suficiência do Magistério sem necessidade da Escritura. É evidente que as coisas atuam em conjunto e um não pode prescindir do outro. Sobre a questão do AT judaico, é como estava dizendo: o Madrid insiste que precisamos de uma autoridade infalível para conhecermos o cânon com segurança. A pergunta do White "como os judeus sabiam que Isaías era Escritura" é um sofisma, pois já assume a conclusão. Na verdade, os judeus não sabiam, e nem White sabe. Isso para nem mencionar o erro histórico crasso do White de supor que os judeus eram um monobloco, quando na verdade eram divididos em várias seitas, sendo que algumas só aceitavam a torá, como os saduceus, outros aceitavam outros livros , etc. Abraços!

    • @leituraevida
      @leituraevida 3 หลายเดือนก่อน

      @@contrasola cara, eu chamaria de non sequitur total a sua maneira de entender 2 Tm 3:16-17, e a tentativa descabida do senhor Madrid de negar o óbvio no texto: a suficiência das escrituras! Um exegese meticulosa e uma leitura natural da passagem aponta para essa suficiência. Vou me usar aqui daquilo que aprendi no seminário nos estudos de exegese bíblica. O texto de 2 Tm 3:17, em grego, diz o seguinte: ἵνα ἄρτιος ᾖ ὁ τοῦ θεοῦ ἄνθρωπος, πρὸς πᾶν ἔργον ἀγαθὸν ἐξηρτισμένος. Façamos, pois, uma análise exegetica básica da passagem! ἵνα (conjunção subordinativa) - Introduz uma cláusula final, indicando o propósito. ἄρτιος (adjetivo nominativo singular masculino) - Significa "perfeito" ou "completo". ᾖ (verbo subjuntivo presente ativo 3ª pessoa singular de εἰμί) - "seja". ὁ (artigo nominativo singular masculino) - "o". τοῦ θεοῦ (genitivo singular masculino) - "de Deus". ἄνθρωπος (nominativo singular masculino) - "homem". πρὸς (preposição) - "para". πᾶν (adjetivo acusativo singular neutro) - "todo". ἔργον (acusativo singular neutro) - "obra". ἀγαθὸν (adjetivo acusativo singular neutro) - "boa". ἐξηρτισμένος (particípio perfeito passivo nominativo singular masculino) - "aperfeiçoado" ou "equipado". Relação com o verso 16: O versículo 17 está diretamente ligado ao versículo 16 através da conjunção "ἵνα" (para que), que indica a finalidade ou o propósito. O versículo 16 explica a inspiração e a utilidade da Escritura: ela é útil para ensino, repreensão, correção e educação na justiça. O propósito dessa utilidade é delineado no versículo 17: "para que o homem de Deus seja perfeito, equipado para toda boa obra". Em resumo, o versículo 17 mostra o objetivo prático da Escritura mencionada no versículo 16. As Escrituras, sendo inspiradas por Deus, têm a finalidade de tornar o homem de Deus completo e equipado para realizar todas as boas obras. Isso aponta para a suficiência das escrituras? Sim. Ao olhar para a passagem, é claro e perceptível a suficiência das escrituras por pelo menos três motivos: Inspiradas por Deus: O versículo 16 declara que "toda a Escritura é inspirada por Deus". Isso estabelece a origem divina das Escrituras, conferindo-lhes autoridade MÁXIMA. Úteis para o ensino, repreensão, correção e educação na justiça: As Escrituras são descritas como sendo úteis para uma série de funções essenciais à vida cristã. Essas funções abrangem todas as áreas da formação espiritual e moral do crente. Objetivo da Escritura: O versículo 17 esclarece o propósito dessas funções: "para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra". A expressão "perfeito" (ἄρτιος) pode ser entendida como "completo" ou "maduro", e "perfeitamente habilitado" (ἐξηρτισμένος) sugere estar completamente equipado. A partir desses versículos, podemos inferir que as Escrituras são suficientes porque: Origem Divina: Sendo inspiradas por Deus, elas possuem a autoridade e a veracidade necessárias. Abrangência e Utilidade: Elas cobrem todas as áreas essenciais para a vida e piedade, fornecendo ensino, correção, repreensão e educação na justiça. Objetivo Atingido: Elas têm o poder de tornar o homem de Deus completo e totalmente equipado para toda boa obra. Não há indicação de que seja necessário algo além das Escrituras para alcançar essa completude e equipação. Portanto, 2 Timóteo 3:16-17 fundamenta a doutrina da suficiência das Escrituras, mostrando que elas são suficientes para capacitar o crente a viver uma vida plena e piedosa, realizando todas as boas obras que Deus deseja. O curioso é que o senhor Madrid defende que existem verdades nas escrituras que estão implícitas, mas que são encontradas lá ainda que implicitamente. No entanto, ele quer que o Dr. James mostre a palavra "suficiência" no texto, e somente assim se provará a suficiência da bíblia. Isso é insano e contraditório! O caminho do Madrid é fazer uma pirueta com links desconexos para negar uma verdade clara em 2 Tm 3:16-17, como vc também tá fazendo ao usar, de forma desonesta, Efésios 4, que claramente não aponta suficiência do magistério como 2 Tm 3:16-17 aponta a suficiência da bíblia. Essa é a velha moda do vale tudo. Te pergunto: com base em qual indicação textual tú dizes que Efésios 4 apresenta a suficiência do magistério? Tem que está muito fora de órbita para ver isso! Para começo de conversa o texto não fala de magistério como é compreendido no catolicismo romano. Efésios 4:11-13 fala sobre a diversidade de dons ministeriais dados por Cristo para a edificação da igreja, mas não estabelece um "magistério" no sentido técnico e centralizado que é entendido na teologia católica romana. Em vez disso, ele enfatiza a colaboração e a complementaridade desses diferentes dons para alcançar o crescimento e a maturidade do corpo de Cristo. Portanto, o texto não fala de um magistério como autoridade central de ensino, mas sim de uma variedade de ministérios necessários para o crescimento espiritual da igreja. O outro erro é compreender errado o sola Scriptura. Em nenhum documento reformado se negou ministérios eclesiásticos em detrimento do sola Scriptura. Essa compreensão é falaciosa e desonesta! Crer no sola Scriptura significa entender que somente nas escrituras encontram-se, de forma suficiente, as verdades necessárias para a vida prática, às formulações dogmáticas e à salvação. Nesse sentido, a igreja não determina o é que a verdade divina sem as Escrituras como a autoridade final. Ela reconhece, nas escrituras, essas verdades centrais e essenciais e as transmite ao mundo, sendo ela a guardiã da verdade bíblica e não sua definidora. Aqui é onde mora a diferença entre nossas tradições. Portanto, você ataca algo que jamais foi defendido pelos reformadores! Um espantalho! Por fim, sobre Isaías e o cânon, não houve autoridade externa ao cânon para determinar a autoridade do cânon. Por ser "theopneustos" esse cânon é autoritativo por si mesmo. Cabe ao homem de Deus apenas reconhecer a autoridade divina do cânon, não definí-la, como pressupõem os católicos.

  • @hempmax744
    @hempmax744 3 หลายเดือนก่อน

    No sermão da montanha Cristo, repetidamente, ensina: "OUVISTES o que foi dito... eu porém vos DIGO..." Depois em outro trecho, "Jesus respondeu: 'Muito mais felizes são aqueles que OUVEM a palavra de Deus e a põem em prática'" (Lc 11, 28)

  • @alexandrepatucci400
    @alexandrepatucci400 3 หลายเดือนก่อน

    Não tem mais vídeos?

    • @contrasola
      @contrasola 3 หลายเดือนก่อน

      @@alexandrepatucci400 Tem sim. Vamos voltar em breve com novidades - nasceu minha filha e estávamos dando um tempo do canal para cuidar dela. Fique no aguardo. Você vai se surpreender.

    • @alexandrepatucci400
      @alexandrepatucci400 3 หลายเดือนก่อน

      @@contrasolaoh.. Deus abençoe a família e este apostolado

  • @RushdoonyBrasil
    @RushdoonyBrasil 3 หลายเดือนก่อน

    James White >>>>>>> Patrick Madrid

  • @fernandopinheiromartins2912
    @fernandopinheiromartins2912 3 หลายเดือนก่อน

    Professor, o Sola Scriptura não nega a importância da tradição e outras fontes, mas as vê como subordinadas à Escritura. Quem nega esta importância é Solo Scriptura ou Nuda Scriptura.

    • @contrasola
      @contrasola 3 หลายเดือนก่อน

      Sabemos disso sim. Obrigado por informar.

  • @fgferraz
    @fgferraz 4 หลายเดือนก่อน

    Os Judeus tinham como base de fé os Escritos de Moisés e dos profetas e a Tradição Oral. Esta última, passada de geração em geração pelos sarcedotes e ensinadas ao povo. Quando Jesus estava em seu ministério falou várias vezes sobre a atenção que eles deviam dar às escrituras e o cuidado com a tradição de homens. Isso é aquilo que foi sendo passado, porém foi se modificando ao longo do tempo e indo contra a palavra de Deus. Leiam: Mateus 22:29: Jesus respondeu: 'Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! João 5:39: Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito. Lucas 24:27: E, começando por Moisés e todos os Profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. Lucas 24:44-45: E disse-lhes: 'Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos'. Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. Mateus 15:3-6: Jesus respondeu: 'E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês? Pois Deus disse: 'Honra teu pai e tua mãe' e 'Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado'. Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: 'Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é oferta dedicada a Deus', ele não está mais obrigado a 'honrar seu pai'. Assim, por causa da sua tradição, vocês anulam a palavra de Deus. Marcos 7:8-9: Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens.' E disse-lhes: 'Vocês estão sempre encontrando uma maneira de pôr de lado os mandamentos de Deus para seguir as suas próprias tradições! Obviamente não é pra descartar as tradições. Mas o sola scriptura significa ter as escrituras como base, como régua, como medida, que é justamente o significado de CÂNON. Então serve para checarmos nela se a tradição realmente tem sentido com a palavra de Deus ou não. Paulo disse que nem ele, nem os apóstolos e nem mesmo um anjo deveria acrescentar alguma coisa ao evangelho pregado.

    • @contrasola
      @contrasola 4 หลายเดือนก่อน

      Olá. Você apresentou uma definição incorreta de sola scriptura. Não se trata apenas de tê-las como régua de comparação contra tradições externas, mas também de tê-las como suficientes, sem a menor necessidade de que elas sejam complementadas por Tradições Orais. Se você parte da Escritura e a tem por completa, você crê em Sola Scriptura. Se, por outro lado, você parte da Escritura, mas aceita que existem Tradições Orais cristãs legítimas necessárias para a salvação fora dela, tecnicamente você crê em Prima Scriptura. São nuances importantes porque é a raiz da disputa de Trento x reformadores, sendo que a segunda é aceita pelo catolicismo romano, e não a primeira. Sobre o cânon ser uma régua: isso é o próprio reflexo da mente da Igreja, e não uma inovação do protestantismo. É claro que nada pode contradizer as Escrituras: a disputa está em saber se algo pode complementar a Bíblia. No mesmo sentido, Jesus cita Tradições orais judaicas, como a cátedra de Moises (Mt 23,2-3), que não está no AT; Mateus fala da profecia do Nazareno em Mt 2,23 , que tbm não se encontra no AT, e assim por diante. E no mesmo sentido a Tradição oral apostólica é louvada e recomendada em 2 Tm 2,2; 2 Ts 2,15; 2 Ts 3,6; 1 Cor 11,2, etc, etc. Para finalizar, não é verdade que sempre você vai poder usar as Escrituras como régua. A identificação do cânon bíblico é o exemplo mais clássico: a lista está presente APENAS na Tradição da Igreja. Essa informação não está nos livros canônicos para que você possa """"""comparar com a Escritura""""""" e """""checar""""" se é verdade """""segundo a Bíblia"""". Você faz o que? Simplesmente diz amém a uma Tradição. E aí, como fica isso?

    • @fgferraz
      @fgferraz 4 หลายเดือนก่อน

      @@contrasola Não, não é uma definição incorreta. Tenho certeza que você é incapaz de encontrar qualquer base de fundamento, para afirmar que pata o protestantismo o sola scriptura significa APENAS a escritura e nada mais. Para isso existe o termo nuda scriptura. O sola significa necessariamente colocar a escritura ACIMA de qualquer outra fonte. Nesse caso, levamos em consideração a tradição, a menos que, a tradição contradiga ou acrescente algo nas escrituras. Levamos em consideração o magistério (no caso os líderes) a menos que, esse magistério contradiga ou acrescente algo nas escrituras. Então reconheço todos os versículos que disse sobre a tradição ser passada. Mas tbm reconheço que desde a época de Paulo já haviam falsos cristãos com falsas doutrinas, e como poderiam distinguir o verdadeiro do falso? O verdadeiro nunca iria contra o antigo testamento. E nem aos ensinos e escritos que já estavam sendo feitos pelos apóstolos. E sim, eu sei que o Cânon ser a régua era a ideia da igreja (membros do corpo de Cristo), e quando foi que isso se perdeu, quando se corrompeu? Essa é a questão. -"Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." - Não, sem problema, podemos fazer sim, pela tradição faziam e o magistério liberou. -"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie." - Precisamos dos sacramentos para ser salvo, a tradição e o magistério disseram isso. -"Não darei minha glória a ninguém, não repartirei meu louvor com ídolos esculpidos." - Ah, mas sem problema, é só veneração. Entre milhares de outros. Com relação as Escrituras não conterem escrito nelas o cânon definido: Como acha que os Judeus "escolheram" a Tanakh? Eram as cartas aceitas, utilizadas e copiadas. Mistério de Deus amigo, se Ele inspirou vc acha mesmo que não preservou? Porque será que aqueles homens (usados por Deus) escolheram esses livros em especial? Não há nenhuma contradição lógica dentro desses livros. Porque o autor é o mesmo. Já na patrística, que sim, eu creio que foram homens de fé grandiosa e muito usados por Deus tb, mas encontramos inúmeras visões contraditórias entre eles próprios. Com qual ficar? Aquela que afirma aquilo que eu creio ou aquela que afirma a Palavra de Deus?

    • @contrasola
      @contrasola 4 หลายเดือนก่อน

      ​@@fgferraz Vamos abordar alguns argumentos aqui. Em primeiro lugar, você bate muito na tecla do significado de "cânon". Mas fazer isso demonstra algum desconhecimento dos escritos patrísticos: por exemplo, existem os "Cânones Apostólicos", documentos muito antigos na igreja e que foram usados diversas vezes para resolver disputas de governo eclesiástico. (en.wikipedia.org/wiki/Apostolic_Canons ) No meu vídeo sobre Atanásio x Sola Scriptura eu demonstro como ele recorreu a esses cânones dos apóstolos para reclamar de uma injustiça que tinham feito com ele - e não para a Escritura. Sendo assim, fica demonstrado que a Bíblia não é o único "cânon" da Igreja primitiva e o argumento realmente perde o sentido. Em segundo lugar, o teu argumento para as Escrituras vale também para a Tradição: se os apóstolos ensinaram coisas oralmente, e se Cristo ensinou coisas oralmente, por qual motivo Deus não iria preservar isso também? Aqui, você pode dizer: "Deus preservou sim: na bíblia". Ora, mas é impossível que a bíblia tenha todas as informações que os apóstolos ensinaram porque ela não nos apresenta o cânon bíblico. E se essa informação tão importante - o cânon bíblico - ficou de fora, tantas outras podem ter ficado (e ficaram). Não há nenhum "mistério de Deus" aqui: Deus preservou a informação de quais livros eram inspirados mediante a Tradição da Igreja. Isso quer dizer o seguinte: DEUS DISCORDA DO SOLA SCRIPTURA. Ele entende que a Tradição oral é um canal seguro, firme, perene, válido, infalível para transmitir o conhecimento da revelação - e tão seguro que pôde confiar a lista dos livros inspirados, que você diz serem o fundamento da tua fé , SOMENTE para a Tradição ! Ora, mas se a Tradição é tão corrompida assim, porque Deus confiaria essa informação apenas a ela? Não seria mais ""seguro"" escrever a lista nos livros sagrados? Terceiro: todas as objeções que você apresenta contra a igreja católica usando a bíblia partem da premissa do sola scriptura. Enquanto isso não for seriamente discutido, vamos ficar 10 anos aqui debatendo versículos e ninguém vai mudar um milímetro de ideia. Protestantes usam a biblia uns contra os outros também, e em vez de se convencerem, fragmentam-se mais e mais. Ir por essa via seria realmente infrutífero. Quarto: "encontramos inúmeras contradições na Patrística." SIM ! Inclusive com respeito ao cânon bíblico. Isso porque, para ficar somente no novo testamento, as epístolas de Hebreus, II João, III João, Tiago, Apocalipse, 2 Pedro , todas elas receberam enorme quantidade de dúvida e foram alvo de disputa entre Padres. Eu gostaria que você me explicasse por qual motivo a discordância entre padres não abriga o menor problema quando se trata do cânon bíblico, mas existem milhões de problemas quando é sobre qualquer outro tema. Quinto: sua resposta "Com relação as Escrituras não conterem escrito nelas o cânon definido: Como acha que os Judeus "escolheram" a Tanakh? Eram as cartas aceitas, utilizadas e copiadas." Observe: "cartas aceitas, utilizadas e copiadas" é apenas um eufemismo para dizer: "pela tradição da igreja judaica" - e não pela Escritura. Você realmente provou meu ponto aqui. Sexto: "Porque será que aqueles homens (usados por Deus) escolheram esses livros em especial?" E aqui, de novo, você concede a derrota do protestantismo sem perceber. Pergunto a você: os homens escolheram os livros infalivelmente, ou existe ainda a possibilidade de erro? - Se você disser que escolheram infalivelmente, é o fim do Sola Scriptura, pois agora ficou admitida a possibilidade de infalibilidade fora da bíblia, a saber, para esses tais "homens". - Se você disser que escolheram falivelmente, também é o fim do sola scriptura, pois fica o cânon sob dúvida. Vamos ouvir o que você tem a dizer, e se tem coragem de responder com honestidade minhas perguntas, ou se vai ficar tentando mudar o assunto para outros temas periféricos como imagens, ou qualquer outra coisa. Gostaria mesmo de vê-la sustentar a própria posição. Até agora, só vi apelos a pressupostos.

    • @fgferraz
      @fgferraz 3 หลายเดือนก่อน

      @@contrasola Vamos lá! O Cânon é sempre uma medida ou régua. No caso dos livros da Bíblia é um cânon da palavra inspirada por Deus. Isso é unânime, entre católicos e protestantes. Mas a palavra pode ser usada em qualquer lugar, literatura e até leis constitucionais. Aplicações diferentes, mas sempre com a mesma função. De ser usado como base. Como eu disse no início da minha resposta anterior, os que são contra o sola scriptura erra em achar que os protestantes tem como base de fé SOMENTE as escrituras. Se assim fosse não leríamos a patrística (e sim, nós lemos), não leríamos os livros de Lutero, Calvino, as confissões de Westminster e etc. O que fazemos é submeter tudo e qualquer escrito às escrituras. Porque Deus jamais vai se contradizer. Se concordamos uma vez que os livros canonizados são inspirados, nunca haverá nada posterior que descaracterize aquilo e seja confiável. Também seguimos a tradição, apenas não, aquelas que claramente são contra as escrituras. Não há dificuldade em entender. Nossa diferença? Para nós, a Bíblia como um documento escrito e verificável é mais confiável do que uma tradição oral que pode sofrer influências ao longo do tempo. Pergunte aos Judeus Messiânicos porque os religiosos e o povo da época mandaram matar o Messias que tanto esperavam. Eles responderão que pela tradição oral que seguiam Jesus nunca poderia ser o Messias.

    • @contrasola
      @contrasola 3 หลายเดือนก่อน

      @@fgferraz Eu entendo perfeitamente. Acho que você realmente me toma por ignorante no assunto, como quem está começando, e que acha que sola scriptura é a negação da tradição. Como bem explica Vanhoozer, Sola scriptura é ter a Escritura como a única autoridade infalível, e nao como a única autoridade possivel. 1. Por qual motivo você aceita que os livros canônicos inspirados são esses, e nao outros? Eu os aceito por conta do testemunho - atenção: INFALÍVEL - da igreja. E você? 2. Nada pode contradizer a biblia. Beleza. E complementá-la, pode? 3. Você percebe que o conceito de "claramente contra" é totalmente subjetivo, correto? Percebe que o que é claramente contra a Bíblia para mim pode não ser para você, e vice versa? Você diria que a aplicação do sola scriptura trouxe mais unidade para a igreja, em vez de dividi-la? Porque eu, sinceramente, vejo o cristianismo em frangalhos hoje por conta desse princípio.

  • @joaopascoto3868
    @joaopascoto3868 5 หลายเดือนก่อน

    No minuto 5:52 - de onde saiu a ideia de que nenhum protestante concordaria com a retribuição pela obras no céu? Muito sinceramente, nenhum luterano, calvinista, batista ou metodista que conheça bem sua própria teologia, diria que isso é errado. Pode até ser que algum grupo minoritário que defenda tal absurdo, contudo isso seria excepcionalíssimo no meio protestante. Apesar de ele ter referenciado os presbíteros nessa afirmação, há extensa base bíblica para embasar essa ideia. Ibnclusive, posteriormente ao encerrar o cânon, tal ideia ficou eternamente cristalizada em várias passagens, como: Mateus 16:27; Romanos cap.2; Apocalipse cap. 20: 12-13. Embora eu seja protestante e estudioso da teologia cristã, e aprendo muito com diversos grupos cristãos, percebo que na maioria das vezes as críticas não são feitas de maneira honesta. Nem pelos católicos, nem pelos protestantes. Acho que deveríamos parar de bater em espantalho e realmente fazer um esforço em conhecer de forma mais honesta aquilo a que nos propomos concordar ou discordar. Um abraço fraterno!

    • @contrasola
      @contrasola 4 หลายเดือนก่อน

      Olá, amigo. Talvez não tenha me expressado de forma clara. De todo modo, esta é a única crítica que fazem sobre o vídeo: de que não representei bem a opinião protestante. Se houve imprecisão, é um erro menor. Isso não tem a ver com o tema central do vídeo, que é falar sobre sola scriptura em irineu de lyon. Mas sabemos como a coisa funciona: é normal que protestantes se apeguem a críticas secundárias para não lidar com os melhores argumentos do vídeo. De todo modo, o que eu quis dizer é que Irineu traz algumas informações específicas sobre a recompensa no céu, por exemplo, que alguns receberão 30, outros 60 vezes mais, etc. Ainda diz que existem vários locais de moradas, e posiciona a fonte dessa informação nos presbiteros que eram discípulos dos apóstolos. Isso significa que ele está usando a Tradição oral para extrair doutrina. É verdade que a Escritura tem ideias similares, mas as passagens da biblia que você citou trazem no máximo essa noção como princípio geral, mas com muito menos riqueza de detalhes. Basta comparar a declaração de irineu de lyon e as passagens que você citou e vai ver que ele está ACRESCENTANDO coisas à Escritura. Logo, não há nada de desonestidade aqui. A declaração de irineu de lyon não é compatível com a doutrina protestante não por conta da essência da doutrina defendida, mas por conta da fonte utilizada para proclamar essa doutrina (a Tradição oral) associada a detalhes que estão além do que está escrito na Bíblia. Fico à disposição para mais comentários e aguardo a mesma atenção para os outros argumentos do vídeo. Gostaria de ver o que tem a dizer mais no sentido de sola scriptura em irineu de lyon, que era o tema central do vídeo.

  • @Cristo-q3j
    @Cristo-q3j 5 หลายเดือนก่อน

    Caros católicos... O "Somente as Escrituras" significa que as DOUTRINAS que os cristãos precisam como regra de fé, culto e prática devem estar na Palavra de Deus, contida na Bíblia. Todas as DOUTRINAS que os cristãos necessitam, tanto em relação a salvação e as demais bençãos de Deus, estão nas Escrituras. E devemos conferir tudo o que ouvimos e recebemos NELAS. Por isso, quando o povo de Israel se reunia para cultuar a Deus, apenas do Livro da Lei era aberto e ministrado ao povo. Portanto, se tratando de DOUTRINAS, ninguém está autorizado a acrescentar nem diminuir qualquer doutrina, pois as Escrituras bastam. O princípio de não aumentar nem diminuir o que foi exposto nas Escrituras permeia todo o Antigo e Novo Testamento. Sempre que Deus lhes dava uma revelação por escrito, ele explicitamente dizia para não irmos além dela. No Pentateuco, por exemplo, nós lemos Deus dizendo: “Tudo o que eu te ordeno observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás” (Deuteronômio 12: 32) “Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando” (Deuteronômio 4:2) Não acrescentar nem diminuir nada daquilo que Deus havia passado ao povo por escrito através de Moisés. Este era o princípio que permeava desde aqueles tempos as páginas do Antigo Testamento. O israelita que recebesse a Lei estava terminantemente avisado que estava proibido de acrescentar às palavras escritas outras que fossem de tradição oral ou de outros escritos. Em outras palavras, os israelitas estavam limitados à Sola Scriptura, de acordo com a revelação que já tinha sido lhes dada até então. Portanto, se tratando de DOUTRINAS, nada que não estivesse na lei ou nos mandamentos deveria ser aceito pelo povo: “À lei e aos mandamentos! Se eles não falarem conforme esta PALAVRA, eles jamais verão a luz!” (Isaías 8:20) Ou seja, a regra de fé e doutrina do povo de Israel era somente aquilo que estava escrito - a lei e os mandamentos -, ou seja, o Sola Scriptura (somente a Escritura). O Senhor Jesus foi nitidamente a favor da Sola Scriptura, pois aceitou somente a revelação escrita (a Sagrada Escritura, que foi citada por Cristo várias vezes). O termo “está escrito” aparece 90 vezes no Novo Testamento, e muitas delas por Jesus. Ele, quando pregava, citava somente a Escritura. Quando o Diabo o tentou no deserto, Ele derrotou o inimigo com as Escrituras (Mateus 4: 1-11). Diante da tentação imposta por Satanás, o Filho de Deus apoiou-se três vezes nas Escrituras. ‘Está escrito’, Ele disse”. Dito em termos simples, a fonte que Jesus usava era somente a Escritura (=Sola Scriptura). Quando Deus desejava estender a revelação, Ele sempre fazia mediante autores inspirados que passariam aquele conteúdo adiante por escrito, fazendo parte das Escrituras divinas. Em termos simples, a natureza das Escrituras sempre foi a única regra de fé e doutrinas, mesmo quando a extensão das Escrituras ainda não havia atingido o seu limite final, com o último dos apóstolos, que foi João. O mesmo princípio de não acrescentar nem diminuir DOUTRINAS ao que está escrito também é presente no Novo Testamento. O Apóstolo Paulo disse: “Irmãos, humanamente falando, ninguém pode anular um testamento depois de ratificado, nem acrescentar-lhe algo” (Gálatas 3: 15). Ele também declarou: “Irmãos, apliquei essas coisas a mim e a Apolo por amor a vocês, para que aprendam de nós o que significa: ‘NÃO ULTRAPASSEM O QUE ESTÁ ESCRITO’” (1Coríntios 4: 6). O Apóstolo Paulo conhecia bem o significado da expressão “está escrito”, que sempre fazia alusão às Escrituras. A expressão “está escrito” é mais recorrente no Novo Testamento ao citar as Escrituras do que a expressão “a Escritura diz”. Paulo também conhecia muito bem a regra geral que permeia o Antigo e Novo Testamento acerca de, DOUTRINARIAMENTE, não ir além daquilo que está escrito, sem retirar nada e sem acrescentar coisa alguma. Ele somente relembrou os coríntios deste princípio: não ultrapassar o que está escrito. O que está escrito (Escrituras) é um limite, do qual ninguém pode ir além. Assim como um farol vermelho é um sinal de que não podemos ir adiante, as Escrituras é o limite para o cristão que deseja fundamentar doutrinas. Ninguém pode ultrapassar o que está escrito. Tal princípio também foi repetido por João, ao escrever aquilo que era o último livro da Bíblia, o Apocalipse, que foi escrito em 95 d.C, época em que somente João ainda estava vivo, recebendo a revelação final que seria o desfecho de toda a Escritura, VEJA: “Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro” (Apocalipse 22: 18-19). Assim como Deus quis que na antiga aliança a Palavra Dele, contida nas Escritura, fosse a única regra de fé para os israelitas, do mesmo jeito Ele quer que seja na nova aliança, que somente a Sua Palavra, as Escrituras, pregada pelo Senhor Jesus e pelos Apóstolos, seja a única regra de fé e doutrina para os cristão. E É EXATAMENTE ISSO QUE ESTÁ ESCRITO, veja: "Todo aquele que caminha sem rumo e não permanece na DOUTRINA DE CRISTO não tem a Deus. Quem permanece na DOUTRINA DE CRISTO, este possui o Pai e o Filho. Se alguém vier a vocês sem trazer ESTA DOUTRINA, não o receba em vossa casa, nem sequer o saudeis..." (1 JOÃO 1:9-10). E todos os cristãos perseveravam na DOUTRINA DOS APÓSTOLOS, nas reuniões em comum, na fração de pão e nas orações..." Atos 2: 42). Portanto, a confirmação de doutrinas para saber se realmente estão nas Escrituras é mais que necessária, é uma ORDEM! E os cristãos da cidade de Bereia faziam isso muito bem, veja: “Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias, nas Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo” (Atos 17: 11). Como vemos, os bereanos foram elogiados por Lucas (o autor de Atos), por examinar todos os dias as Escrituras para confirmar aquilo que lhes era pregado. Eles não se conformavam meramente com a pregação oral, mas colocavam tudo à prova das Escrituras, se constava ou se não constava nas Escrituras. Em momento nenhum Lucas diz que essa atitude foi herética, inútil ou desnecessária; ao contrário, elogia os bereanos chamando-os de “mais nobres” que os tessalonicenses! E por fim, o Apóstolo Paulo praticamente DESENHA "que, se alguém - ou mesmo um anjo - ensinar qualquer DOUTRINA DIFERENTE além das que RECEBESTE DE NÓS (Cristo e os Apóstolos), o tal é anátema, é maldito" (Gálatas 1: 8-9). Quanto a tradição dos cristãos, não há problema algum nela, mas a tradição deles são suas histórias, relatos, feitos, obras e testemunhos relatados em registros e em livros, e não DOUTRINAS. A regra de fé e doutrina do povo de Deus, os cristãos, é a Palavra de Deus, as Escrituras.

    • @contrasola
      @contrasola 4 หลายเดือนก่อน

      Argumentos conhecidos, mas não provam sola scriptura.

  • @Omnes_Unum
    @Omnes_Unum 5 หลายเดือนก่อน

    Tulio, meu caro. Embora a doutrina da salvação somente pela fé (sola fide) tenha sido descrita por Lutero como a verdade pela qual a “reforma” se sustentaria ou cairia, eu acredito que a doutrina que pretensamente mantém o protestantismo seja a da sola scriptura. Você acertou em cheio com esse canal! Também sou médico, aprecio muito seu testemunho e gostaria de trocar uma figurinhas, tirar umas dúvidas. Como falar diretamente com você?

    • @contrasola
      @contrasola 5 หลายเดือนก่อน

      Contra.solascriptura@gmail.com Só mandar teu contato

  • @henrygalletti2091
    @henrygalletti2091 5 หลายเดือนก่อน

    Cadê os vídeos ? Pq o canal parou? Para não

  • @gabrielcorreiadossantosfil6832
    @gabrielcorreiadossantosfil6832 5 หลายเดือนก่อน

    As SAGRADAS ESCRITURAS JUDAICAS...👏🏻👏🏻 És a tradução.

  • @Marcantsilva
    @Marcantsilva 6 หลายเดือนก่อน

    Irineu falou sobre méritos e recompensas que diferencia os santos só que esse galardão só vem no dia do Senhor e se dá com sua volta.

  • @formigasvoadoras5451
    @formigasvoadoras5451 6 หลายเดือนก่อน

    Para o choro dos Calvinistas, Santo Agostinho nunca negou o livre arbítrio: "Anulamos a liberdade pela graça? De forma alguma; consolidamo-la. Assim como a lei se fortalece pela fé, a liberdade não se anula pela graça." (Santo Agostinho. O Espírito e a Letra, XXX, 52)

  • @eudesmonteiro4579
    @eudesmonteiro4579 7 หลายเดือนก่อน

    Seu trabalho é sensacional e muito necessário. Eles estão desesperados por que estao lendo os pais da igreja e vendo que a igreja sempre foi católica. Por isso estão tentando agora ir nos pais de igreja. Deus abençoe seu apostolado.

  • @MisaelMelonioMendes
    @MisaelMelonioMendes 7 หลายเดือนก่อน

    muito bom

  • @mariliasilvacruz3752
    @mariliasilvacruz3752 7 หลายเดือนก่อน

    Amei o debate.

  • @mariliasilvacruz3752
    @mariliasilvacruz3752 7 หลายเดือนก่อน

    Pobre senhor Write.... no fim do debate ele já estava desnorteado .

  • @mariliasilvacruz3752
    @mariliasilvacruz3752 7 หลายเดือนก่อน

    Estou amando seu canal

  • @mariliasilvacruz3752
    @mariliasilvacruz3752 7 หลายเดือนก่อน

    Sensacional

  • @Ryan-kf3lm
    @Ryan-kf3lm 8 หลายเดือนก่อน

    Conheci o canal agora e já gostei. Parabéns pelo trabalho!

  • @rodrigofernandes5242
    @rodrigofernandes5242 8 หลายเดือนก่อน

    Para qualquer protestante que esteja aqui assistindo aos vídeos desse canal eu só digo uma coisa: você pode até discordar, mas continue por aqui assistindo o conteúdo, veja os outros vídeos dessa série, faça perguntas por aqui nos comentários..

  • @luizmario8831
    @luizmario8831 8 หลายเดือนก่อน

    Sou evangélico e amo esse tipo de conteúdo. Não preciso de tradição para entender algo que já está na biblia, Garladão é uma diferenciação dos fieis no céu. Mateus 5:12, 1 Coríntios 3:14 e Apocalipse 22:12. Tradição é boa, mas nunca tem autoridade sobre a doutrina de salvação, se algo fosse de extrema importância, Deus jamais deixaria fora do seu Canon, afinal Deus é zeloso e cuida de sua palavra, afinal é a palavra dele.

    • @contrasola
      @contrasola 8 หลายเดือนก่อน

      Olá, amigo! Você precisa da Tradição para saber quais livros são Escritura. Tudo começa daí.

  • @joaovictorgravelossaar5828
    @joaovictorgravelossaar5828 9 หลายเดือนก่อน

    Que vídeo ótimo Tenho 16 anos sempre fui evangélico Mas tem mais ou menos um ano que estou aprendendo sobre o catolicismo E não me vejo em outro lugar a não ser Na igreja católica. Ainda tenho dúvidas sobre os dogmas marianos, o que e uma pena pois ja queria estar na igreja a muito tempo 😂😂

    • @contrasola
      @contrasola 9 หลายเดือนก่อน

      Olá, amigo! Com qual dogma mariano você tem dificuldade? Se quiser ,envie um email para contra.solascriptura@gmail.com , assim podemos conversar por lá!

  • @luisf359
    @luisf359 9 หลายเดือนก่อน

    Sola Scriptura é uma doutrina humana e totalmente indefensável. É a coisa mais óbvia do mundo que quando os reformadores rejeitaram a Igreja de Cristo, não tinham nenhuma autoridade eles mesmos, então precisavam se apegar a único resquício de autoridade que ficou pra trás, que eram as escrituras (organizada pela Igreja Católica). A Consequência disso hoje são os "crentes sem igreja". Nos EUA, por exemplo, se tu pegar as estatisticas, o número de protestantes que se mantiveram em uma Igreja é menos de 16%. Hoje Católicos já são 21-22%. A maioria dos "evangélicos" lá já é "desigrejado", não aceitam mais nem mesmo o Credo, ou até mesmo rejeitam livros da Bíblia e escolhem alguns, é um cristianismo self service. Não é atoa que em do sec XVIII ao XX nos EUA tu teve protestante mudando de seita toda hora, invenção das seitas mais malucas da humanidade (mormonismo, testemunha de Jeová etc) , e atualmente , do sec XX em diante o que a gente vê é o abandono total das Igrejas "tradicionais". Por outro lado o catolicismo só cresce, nunca teve tantos católicos nos EUA, e muitos protestantes estão se convertendo e voltando a Santa Igreja de Cristo. Você vê como a própria história, a ação do Espírito Santo vai mostrando a falseabilidade da doutrina protestante. Aqui no Brasil é o mesmo, dificilmente tu vai ver um evangélico que por 3 ou até 2 gerações está na mesma Igreja. Os caras ficam trocando de Igreja igual trocam de cueca. E o resultado vai ser que os filhos vão abandonar a religião (eu tenho contato com muitos jovens que estão nessa situação). A próxima geração de evangélicos é tudo ateu ou sem igreja, igual ocorreu nos EUA.

  • @GeraldoGranja
    @GeraldoGranja 9 หลายเดือนก่อน

    Os farizeus investigavam as Escrituras e foram incapazes de reconhecer Jesus como o messias.

  • @GeraldoGranja
    @GeraldoGranja 9 หลายเดือนก่อน

    Muito bom esse video! Uma exposição clara e direta. Uma refutação precisa sem ser cansativa ou enfadonha.

  • @Miguel_ASR
    @Miguel_ASR 9 หลายเดือนก่อน

    Eu gostei do começo! " - Gravando! - Vâmo começa?!" Kkkk Parabéns pelo trabalho, meu irmão! Fico muito feliz e ansioso com novos episódios! Que Deus o abençoe e Nossa Senhora o guarde sempre! Salve Maria Santíssima!

  • @gibsonsilva3627
    @gibsonsilva3627 9 หลายเดือนก่อน

    Sola escritura só existe na cabeça de protestante ignorante fato. Salve Maria Santíssima e viva Cristo Rei 🙏🔥🔥🔥

  • @joaocosta4604
    @joaocosta4604 9 หลายเดือนก่อน

    São Jerônimo usava as Sagradas Escrituras segundo as Tradições Apostólicas, e isso é totalmente diferente da livre interpretação protestante!!

  • @raphaelgiovaninibarrossant3564
    @raphaelgiovaninibarrossant3564 9 หลายเดือนก่อน

    Essa série e os vídeos do Lucas Lancaster realmente são maravilhosos!

  • @eduardopinheiro7793
    @eduardopinheiro7793 9 หลายเดือนก่อน

    Pai da Igreja: Olha que passagem bonita!!! Protex: Tá vendo!? sola scriptura!

  • @eduardopinheiro7793
    @eduardopinheiro7793 9 หลายเดือนก่อน

    2024 vem forte 😎😎😎👏👏👏

  • @olimpioabreu8459
    @olimpioabreu8459 9 หลายเดือนก่อน

    Ora, os dois erros de teologia, se não me engano é de linha calvinista. Ora, Calvino mesmo sempre defendeu a virgindade perpétua de María e que Jesus não teve irmãos canais.

  • @olimpioabreu8459
    @olimpioabreu8459 9 หลายเดือนก่อน

    Também se puder explique também o que seria a heresia luciferiana.

  • @prodrigues1912
    @prodrigues1912 9 หลายเดือนก่อน

    Sou ex-protestante recém-convertido à Santa Igreja. Seu trabalho é maravilhoso!

    • @joaocosta4604
      @joaocosta4604 9 หลายเดือนก่อน

      Seja muito bem Vindo a Santa e Una Igreja de Jesus Cristo, e Viva Cristo Rei !!

    • @rodrigofernandes5242
      @rodrigofernandes5242 9 หลายเดือนก่อน

      Amém.

  • @olimpioabreu8459
    @olimpioabreu8459 9 หลายเดือนก่อน

    Boa noite. Se puder, explique o que seria a heresia sabeliana.

  • @macilmalucas2541
    @macilmalucas2541 9 หลายเดือนก่อน

    Todas as suas apresentações são excelentes pelo grau de veracidade.

  • @adriennebarbara5815
    @adriennebarbara5815 9 หลายเดือนก่อน

    Que trabalho sensacional 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @samuelcarvalho2712
    @samuelcarvalho2712 9 หลายเดือนก่อน

    Que Nossa Senhora vos recompense por esse trabalho tão primoroso!

    • @contrasola
      @contrasola 9 หลายเดือนก่อน

      Ela já nos recompensou quando disse seu SIM. Estamos só retribuindo... hehe Obrigado pelo comentário, amigo, Deus o abençoe!

  • @willianorlandi
    @willianorlandi 9 หลายเดือนก่อน

    Peço licença para postar um contra ponto protestante: th-cam.com/video/QOtg8umI4Qk/w-d-xo.html

    • @contrasola
      @contrasola 9 หลายเดือนก่อน

      Olá, amigo. Não houve contraponto porque não vi nenhuma interação com as passagens pró Tradição e pró igreja. As outras passagens que você citou são oposições entre Escritura x bispos individuais ou padres individuais, e nós católicos não dizemos que estão no mesmo nível. Você toparia sustentar essa tese de agostinho no nosso canal? Podemos fazer uma live. Que tal?

    • @willianorlandi
      @willianorlandi 9 หลายเดือนก่อน

      @@contrasola obg pela interação. Contraponto apenas no sentido mais geral do assunto porque INFELIZMENTE ainda não consegui assistir seu vídeo, coisa que farei assim que possível! Fico honrado pelo convite, mas vou precisar postergar bastante. No momento estou preparando uma tonelada de aulas e traduzindo alguns livros, ambas as tarefas com prazos apertados! Assim que possível te dou um retorno!

    • @willianorlandi
      @willianorlandi 9 หลายเดือนก่อน

      @@contrasola mas já adianto que um protestantismo bem informado não é contra a tradição, nem contra a igreja em sua história. Reconhecemos a diversidade teológica dos pais da igreja. O ponto foi que há sim o reconhecimento das Escrituras como norma normativa e superior para a fé cristã. Um abraço!

    • @contrasola
      @contrasola 9 หลายเดือนก่อน

      @@willianorlandiClaro que não. Conheço bem a proposta do sola scriptura, que não é a do nuda (ou solo scriptura). Agostinho não pode ser enquadrado na doutrina de sola scriptura por dois motivos: 1- ele reconhece doutrinas extrabiblicas como apostólicas que foram passadas somente pela Tradição, o que impede a crença da suficiência material da Escritura no cristianismo e 2- ele torna a identificação da Escritura dependente da Igreja, chegando a dizer por duas vezes que abandonaria o evangelho se alguém provasse que a Igreja Católica o interpretava errado, e crê que as decisões de concilios ecumênicos dissipam quaisquer dúvidas. Esses dois pontos também impedem sola scriptura em agostinho. No teu vídeo você argumentou que "as Escrituras não precisam da declaração da igreja para serem Escrituras". Isso é um típico espantalho protestante. Não estamos dizendo que a Escritura precisa da declaração da Igreja para ser Escritura, mas sim que NÓS, cristãos, precisamos dessa declaração para IDENTIFICARMOS quais livros são Escrituras. É um argumento epistemológico, e não ontológico. Vou aguardar você ver o vídeo, então.

  • @lilymesquita_Kazumi
    @lilymesquita_Kazumi 9 หลายเดือนก่อน

    Faz sobre o purgatório também!!!

  • @vejaveja2078
    @vejaveja2078 9 หลายเดือนก่อน

    Ganhou o jogo sem entrar de sola... Parabéns pela qualidade do conteúdo!

  • @carlosferraz6964
    @carlosferraz6964 9 หลายเดือนก่อน

    Ótimo conteúdo amigo. Acompanho todos os seus vídeos. Deus abençoe seu apostolado.

  • @eduardopinheiro7793
    @eduardopinheiro7793 9 หลายเดือนก่อน

    Excelente 👏👏👏👏

  • @raphaelgiovaninibarrossant3564
    @raphaelgiovaninibarrossant3564 9 หลายเดือนก่อน

    Há possibilidade de um vídeo sobre Santo Tomás de Aquino e prima scriptura?

    • @contrasola
      @contrasola 9 หลายเดือนก่อน

      Sim, claro. Foi isso que ele defendeu mesmo, embora eu seja um pouco resistente no uso desse termo.

  • @lucas4809
    @lucas4809 9 หลายเดือนก่อน

    "somente aquilo que se harmoniza com o sentido de tais escritos" Por "sentido" dos Escritos entende-se: TRADIÇÃO. A Tradição oferece o CORRETO SENTIDO (phronema) dos textos da Escritura. A citação na verdade colabora com a doutrina católica.