Gostei do tema, pois na cidade de São Paulo temos 92 distritos e inúmeros bairros dentro de cada distrito, sendo que alguns distritos são apenas o próprio bairro, como Sé, Brás e República, o que causa uma grande confusão a quem não conhece!!! Aliás, você poderia fazer um vídeo sobre essa divisão de São Paulo, além de um vídeo sobre a antiga divisão dos bairros não só de São Paulo, mas de todo o Brasil, as chamadas "Freguesias", sendo a mais famosa a Freguesia do Ó!!!
Morei 4 anos num distrito de Campinas chamado Barão Geraldo. É cerca de 10km do centro do município e é necessário pegar estrada pra chegar lá, que tem um clima bem de cidade pequena. Campinas acho que tem 6 distritos que são meio que afastados da cidade. A população tá na casa de 40 a 60 mil pessoas (Campinas passa de 1,3 milhão) e é lá que se localiza a Unicamp. Porém, com a pandemia, eu e um monte de estudantes acabamos saindo por conta das aulas remotas, então deve ter esvaziado. Hoje moro em São Paulo mas quem sabe ano que vem ainda volto pra lá! Adorei o vídeo, Olavo!!
Adorei! Uma sugestão de tema: municípios brasileiros que tem distritos mais populosos que a própria sede. Eu lembro que tem um no extremo oeste de SP nessa situação: Rosana. Mas foi uma informação que vi há anos, não sei como está hoje.
Eu moro em caçaratiba-Mg pertencente á turmalina Os critérios de distritos aqui são : Mais de 1000 moradores , cartório , escola pública , e posto de saúde .
Havia um projeto de lei que previa a desemancipação de municípios que tivessem menos de 5 mil habitantes cuja arrecadação própria fosse menor que 10% do total. Mas depois dessa doença, acho que a lei foi para o beleléu.
@@marciorobertocovacic130 , acho q a transformação de municípios pequenos (até 10 mil hab?) em distritos autônomos (conselho distrital eleito e orçamento próprio, assim como em MT) muito boa.
@@filipemodesto1204 , concordo, mas o critério justo não é a quantidade de habitantes, e sim a sustentabilidade. O município consegue pagar suas despesas públicas com a sua própria arrecadação, ou depende fortemente dos impostos estaduais e federais?
Minha "cidade", João Monlevade-MG foi emancipada em 1964, até então era Distrito de uma "cidade" chamada Rio Piracicaba-MG, hoje em dia, a população de João Monlevade e de cerca de 80.000 habitantes e Rio Piracicaba, a população não chega à 20.000 habitantes, além disto, a população de Rio Piracicaba vem para João Monlevade, para estudar, procurar serviços médicos, comprar dentre outros serviços!
Curioso, no Brasil, «distrito» é uma subdivisão de alguns municípios, enquanto em Portugal, a mesma palavra designa uma entidade supra-municipal (actualmente muito esvaziada de atribuições). Aqui, as subdivisões dos municípios são as «freguesias».
Sim, os distritos de Portugal dividiriam o país mais ou menos como os estados daqui do Brasil. As diferenças são que os nossos estados têm mais autonomia com seu governador e deputados estaduais; além de que o nome do estado não está relacionado com o de sua capital. Aí tem o distrito que é da cidade da Guarda, de Setúbal, Beja, etc; mas aqui, os únicos estados que batizam suas capitais com o mesmo nome são São Paulo e Rio de Janeiro.
@@NiloGiacomelli Os distritos portugueses foram mais inspirados nos departamentos da França, que é um estado unitário (como Portugal), enquanto os estados brasileiros foram inspirados no federalismo americano.
@@NiloGiacomelli Em Portugal, «município» e «concelho» são sinónimos, podemos usar um ou outro, conforme preferirmos. Não sei bem qual o conceito de «bairro» no Brasil. Em Portugal também temos o termo, mas não corresponde a uma divisão administrativa formal. É, em geral, uma subdivisão (informal) das cidades e vilas. Já as freguesias existem formalmente (só podem ser criadas e extintas pela Assembleia da República), têm órgãos administrativos eleitos, e tanto podem corresponder a uma parte de uma cidade, como ser um território mais rural, com diversas aldeias espalhadas.
@@GazilionPT é exatamente a mesma coisa do vídeo dele então najaahabzhavz. Todo município aqui tem distritos (formal, mesmo que único) mas pode ter inúmeros bairros (informal).
Uma sugestão de vídeo... A emancipação ou fusão entre municípios, mas não apenas em área do município (tema já abordado aqui), mas com algum município maior com o risco de perder área urbana mesmo (gerando municípios conurbados). Um exemplo é o de Belo Horizonte, onde uma região inteira (Venda Nova) vez ou outra mostra desejo de emancipação... também se há caso de fusão entre dois municípios conurbados em um só :) Parabéns pelo canal. Um dos melhores de curiosidades do TH-cam!
Nossa adorei o video! Eu sempre me perguntava como funcionava os distritos pois não sabia se tinham alguma atribuição administrativa ou se eram apenas bairros afastado, muito obrigado pelo vídeo! Sanou minhas dúvidas! E achei muito interessante que cada município defini suas regras para os distritos, um ótimo exemplo de federalismo que devia ser ampliado em nossa constituição. E também gosto muito que você pega referência de todo o Brasil para mostrar a pluralidade de versões de uma mesma coisa! Continue assim! Adoro seu canal!
A cidade de Vitória da Conquista, Bahia, além do distrito sede, tem outros dez, que são: José Gonçalves, São Sebastião, Pradoso, Bate-pé, Cabeceira da Jiboia, São João da Vitória, Veredinha, Dantilandia, Inhobim e Cercadinho. Vale ressaltar que nesta divisão distrital acontece uma penta divisa. Ótimo vídeo, abraço!
Morei, durante muito tempo, no distrito de Vicente de Carvalho, conhecido pelo seu nome antigo Itapema, localizado no Guarujá, litoral de SP. O distrito tem mais moradores que a sede do município : dos quase 350 000 habitantes, cerca de 200 000 habitantes moram no distrito. Possui o terceiro maior pólo comercial da Baixada Santista. O porto do Guarujá fica localizado na área geográfica do distrito, como também a única indústria local (Dow Brasil).
Moro em um distrito Mirorós, na cidade de Ibipeba na Bahia só q não tem essas exigências eu acho tem mais ou menos quatro mil habitantes e no município todo uns 18 mil.
@@CanalExclave outro detalhe interessante de Campos é que os 15 distritos não são numerados de forma linear por razões históricas. Por exemplo, temos a sede, e depois já passa para o 3º distrito, já que o 2º foi extinto. Mas o 3º não virou o 2º. E segue assim por toda a classificação até o 20º distrito. Creio que seja um caso único no Brasil.
Aqui no meu município são cidades com mais de 1000 afastados do distrito-sede habitantes cartório escola publica e posto de saúde Toda comunidade que não é distante o suficiente da cidade principal é um bairro e os demais são povoados
Aqui na minha cidade tem 8 distritos municipais são eles: Pirapó, Vila Reis, Caixa de São Pedro onde o cantor José Rico da dupla Milionário e José Rico morou, Correia de Freitas, São Pedro do Taquara, Rio do Cerne, Pinhalzinho e Barreiro distantes de 5 a 20 km da sede municipal daqui de Apucarana e uma curiosidade o apresentador ratinho do SBT tem uma fazenda entre os distritos de Pirapó e Caixa de São Pedro inclusive passou na tv
@@CanalExclave É Duluth, no estado americano do Minnesota. Fica a cerca de 3.500 km do Atlântico. Os cargueiros gigantes de alto-mar chegam ali subindo o rio são Lourenço e os lagos Eriê, Ontário, Huron e Superior. Duluth fica quase a meio-caminho entre Atlântico e Pacífico.
@@CanalExclave Uma ressalva: Iquitos, no Peru, fica em linha reta bem mais longe do Atlântico que a cidade americana: 2;700. Duluth fica a 1.500 km. na época das cheias Iquitos pode, eventualmente, receber navios oceânicos de pequeno e médio porte.
Descobri há pouco tempo que o Atol das Rocas e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo faziam parte do antigo território federal de Fernando de Noronha. Mas não consegui descobrir se eles ainda estão vinculados, nem qual é o status atual deles nem do Arquipélago de Trindade e Martim Vaz. Serão distritos municipais? Se alguém souber, por favor me conta.
Sugestao 1: Fala mais sobre os conflitos entre divisas dos estados. Sugestão 2: fala sobre as regiões anexadas pelo Brasil, a quais unidades federativas ou municipais pertencem hoje em dia
Uma curiosidade: A sede municipal de União da Serra/RS tem apenas 33 habitantes (censo 2010), a menor população entre os 3 distritos que compõem o município. É, provavelmente, também o distrito menos populoso do Brasil.
Aqui em São José dos Campos SP tem o distrito de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier, Taubaté tem o de Quiririm, e Pindamonhangaba tem o de Moreira Cesar.....tudo na Região do Vale do Paraíba....vejo aqui também q tem cidade q não deveriam nunca ser cidades...e sim serem Distritos ainda....
Queria que falasse da emancipação das cidades e falar do último distrito que virou cidade que até onde eu sei foi LEM (Luiz Eduardo Magalhães) aqui na Bahia. Um tema que eu acho muito interessante é falar de cidades que podem voltar a ser distrito com uma nova lei que tem que eu meu sei qual é no momento kkk
Pescaria Brava, Balneário Rincão, Pinto Bandeira, Paraiso das águas e Mojui dos Campos são os municípios mais jovens do Brasil, todos com menos de 20 anos.
Obrigado pelo comentário. Eu busquei destacar que não existe uma resposta única para a pergunta, uma vez que não há legislação federal unificada sobre o tema.
Distritos podem ser definido como uma localidade que em conjunto formam um Município Obs: Município e diferente de cidade, município e toda a área como aparece no mapa já cidade e apenas a área urbana do município ou seja o distrito sede.
Seria legal falar também de Subdistrito, outra divisão administrativa tambem utilizada. P.ex., a cidade do Rio de Janeiro tem um distrito e 33 subdistritos. No que difere esse do distrito??
Um outro detalhe é que a sede distrital é chamada de vila, enquanto a sede municipal é a cidade. E dentro do distrito podem ter vários bairros ou localidades. Um exemplo, no município de Valença (RJ) existe um vilarejo chamado de São Bento, que fica a cerca de 15 km de sua sede distrital, Santa Isabel do Rio Preto e a 70 km da sede municipal.
Aqui em MG acho que temos o único caso no Brasil em que a sede do governo estadual, a rigor, está situada num distrito municipal, no caso o distrito de Venda Nova, que oficialmente pertence ao município de Belo Horizonte desde 1948, embora antes existisse como povoado desde princípios do século XVIII. O problema é que essa "transferência" da sede do governo estadual do distrito-sede de BH para Venda Nova, ocorrida em 2010, se deu mais por motivos um tanto escusos (interesses político-pessoais) de um ex-governador, do que por questões geográfico-administrativas propriamente ditas, tanto é que a implantação dessa nova sede do executivo estadual envolveu um projeto arquitetônico megalomaníaco (com recorrentes denúncias de superfaturamento da obra) instalado num local quase ermo - uma área periférica do próprio distrito e também muito afastada do centro da capital (cerca de 15 km), além de ter acesso complicado (sobretudo para quem depende de transporte coletivo), afora outras inconveniências. E com isto ainda criou-se um possível embrião de virtuais futuras brigas políticas, já que de tempos em tempos sempre aparece alguém defendendo a emancipação de Venda Nova, o que, se vier novamente à pauta, criará um tremendo "imbroglio" entre os governos estadual e municipal de BH.
Nossa essa questão de Distrito deu problema para minha vó, na documentação. No oeste da Bahia, entre Barreiras e São Desiderio, tinha o Distrito de Catão, Peri-peri e outros. Cada documento está registrado Distrito ou cidade errada
Sei que a questão do Curato seria uma aproximação com Paróquia, pensando que no Brasil Colônia e Império não havia separação do Estado com a Igreja. Creio que a questão das Freguesias e Vilas tem a ver com alguma herança portuguesa, que deve ter caído com a República... Apesar de ainda hoje isso estar na memória das pessoas (onde moro é muito comum as pessoas mais velhas dizerem que vão a vila, pra dizer que vão ao centro da cidade... Além disso alguns lugares carregam o nome Freguesia, como a Freguesia do Ó, mas hoje não há nenhuma diferenciação como categoria diferente. Creio que Freguesia seria uma aproximação com distrito municipal e Vila uma aproximação com Município...
Porque que não existe aldeias no Brasil pra se referir não somente as indígenas más também a pequenas aglomerações urbanas ou a área urbana do distrito .
Poderíamos fazer uma classificação das áreas urbanas usando essas denominações: Abaixo de 100 habitantes: Aldeia De 100 a 999: Vilarejo De 1.000 a 9.999: Vila De 10.000 a 99.999: Cidade Pequena De 100.000 a 999.999: Cidade Média De 1.000.000 a 9.999.999: Cidade Grande ≥10.000.000: Megacidade
@@CanalExclave Amigo, desculpe mudar de assunto, mas eu sempre quis saber como se chama o lugar que fica entre duas montanhas. Não seria vale porque é estreito... Seria ravina?
Município e Cidade são coisas diferentes, certo? Cidade é o aglomerado urbano que compõe o municipio. Municipio é o aglomerado urbano + os distritos + a area rural que o compõe (vilas, povoados, areas de mata e de fazendas, etc). É isso ou falei merda? Kkkkk
Tecnicamente, município é a unidade política, contemplando todo o território, e cidade é o distrito-sede desse município. A parte urbanizada, portanto. Mas eu sempre digo que cidade e município são sinônimos não-perfeitos. Podem ser usados como sinônimos em muitas ocasiões, mas não em todas. Por exemplo, você concorda comigo que seria muito chato considerar errada uma frase como "ele é o prefeito da cidade de Porto Alegre"? Digo isso porque, pelo rigor máximo, quem tem prefeito é o município, e não a cidade. PS: estou gostando muito dos seus comentários, bem-vindo ao canal!
@@CanalExclave Sim, é mais do gosto popular referir-se a "cidade" invés de municipio. Fica até esteanho, por exemplo, municipio de São Paulo kkkkk Mas é isso mesmo hehe
Gostei do tema, pois na cidade de São Paulo temos 92 distritos e inúmeros bairros dentro de cada distrito, sendo que alguns distritos são apenas o próprio bairro, como Sé, Brás e República, o que causa uma grande confusão a quem não conhece!!! Aliás, você poderia fazer um vídeo sobre essa divisão de São Paulo, além de um vídeo sobre a antiga divisão dos bairros não só de São Paulo, mas de todo o Brasil, as chamadas "Freguesias", sendo a mais famosa a Freguesia do Ó!!!
Morei 4 anos num distrito de Campinas chamado Barão Geraldo. É cerca de 10km do centro do município e é necessário pegar estrada pra chegar lá, que tem um clima bem de cidade pequena. Campinas acho que tem 6 distritos que são meio que afastados da cidade.
A população tá na casa de 40 a 60 mil pessoas (Campinas passa de 1,3 milhão) e é lá que se localiza a Unicamp. Porém, com a pandemia, eu e um monte de estudantes acabamos saindo por conta das aulas remotas, então deve ter esvaziado. Hoje moro em São Paulo mas quem sabe ano que vem ainda volto pra lá!
Adorei o vídeo, Olavo!!
Adorei! Uma sugestão de tema: municípios brasileiros que tem distritos mais populosos que a própria sede. Eu lembro que tem um no extremo oeste de SP nessa situação: Rosana. Mas foi uma informação que vi há anos, não sei como está hoje.
up
Boa!!
Nossa senhora do socorro em sergipe possui dois distritos maiores que a sede : Complexo taiçoca e acomplexo Jardins.
Ouroeste-SP foi emancipado em 1995, mas quando era distrito de Guarani d'Oeste, era mais populoso que a sede do município.
Magé - RJ é assim. O distrito de Piabetá é mais populoso do que a sede
Eu moro em caçaratiba-Mg pertencente á turmalina
Os critérios de distritos aqui são :
Mais de 1000 moradores , cartório , escola pública , e posto de saúde .
Moro em Itapetininga-SP, tem 160 mil habitantes e 5 distritos.
Na cidade de Ribeirãozinho MT tem o Distrito de Colônia Couto Magalhães
Interessante no fim do vídeo o detalhe de Fernando de Noronha, como distrito estadual, após ter sido um Território federal. Sui generis!
Fala sobre criação de novos municípios e qual estaria mais próximo de ser tornar um novo município
Tá na pauta!
Havia um projeto de lei que previa a desemancipação de municípios que tivessem menos de 5 mil habitantes cuja arrecadação própria fosse menor que 10% do total. Mas depois dessa doença, acho que a lei foi para o beleléu.
@@marciorobertocovacic130 , acho q a transformação de municípios pequenos (até 10 mil hab?) em distritos autônomos (conselho distrital eleito e orçamento próprio, assim como em MT) muito boa.
@@filipemodesto1204 , concordo, mas o critério justo não é a quantidade de habitantes, e sim a sustentabilidade. O município consegue pagar suas despesas públicas com a sua própria arrecadação, ou depende fortemente dos impostos estaduais e federais?
Minha "cidade", João Monlevade-MG foi emancipada em 1964, até então era Distrito de uma "cidade" chamada Rio Piracicaba-MG, hoje em dia, a população de João Monlevade e de cerca de 80.000 habitantes e Rio Piracicaba, a população não chega à 20.000 habitantes, além disto, a população de Rio Piracicaba vem para João Monlevade, para estudar, procurar serviços médicos, comprar dentre outros serviços!
Curioso, no Brasil, «distrito» é uma subdivisão de alguns municípios, enquanto em Portugal, a mesma palavra designa uma entidade supra-municipal (actualmente muito esvaziada de atribuições).
Aqui, as subdivisões dos municípios são as «freguesias».
Sim, os distritos de Portugal dividiriam o país mais ou menos como os estados daqui do Brasil. As diferenças são que os nossos estados têm mais autonomia com seu governador e deputados estaduais; além de que o nome do estado não está relacionado com o de sua capital. Aí tem o distrito que é da cidade da Guarda, de Setúbal, Beja, etc; mas aqui, os únicos estados que batizam suas capitais com o mesmo nome são São Paulo e Rio de Janeiro.
@@NiloGiacomelli Os distritos portugueses foram mais inspirados nos departamentos da França, que é um estado unitário (como Portugal), enquanto os estados brasileiros foram inspirados no federalismo americano.
@@GazilionPT faz sentido. A divisão dos concelhos de vocês creio que equivale à de municípios no Brasil e a de freguesias aos bairros
@@NiloGiacomelli Em Portugal, «município» e «concelho» são sinónimos, podemos usar um ou outro, conforme preferirmos.
Não sei bem qual o conceito de «bairro» no Brasil. Em Portugal também temos o termo, mas não corresponde a uma divisão administrativa formal. É, em geral, uma subdivisão (informal) das cidades e vilas. Já as freguesias existem formalmente (só podem ser criadas e extintas pela Assembleia da República), têm órgãos administrativos eleitos, e tanto podem corresponder a uma parte de uma cidade, como ser um território mais rural, com diversas aldeias espalhadas.
@@GazilionPT é exatamente a mesma coisa do vídeo dele então najaahabzhavz. Todo município aqui tem distritos (formal, mesmo que único) mas pode ter inúmeros bairros (informal).
Muito obrigado pela clareza e didática ao explanar o assunto !
Eu que agradeço pelas palavras!
Valeu Olavo seus vídeos são conhecimento puro 👏👏👏
Muito obrigado!!!
Uma sugestão de vídeo... A emancipação ou fusão entre municípios, mas não apenas em área do município (tema já abordado aqui), mas com algum município maior com o risco de perder área urbana mesmo (gerando municípios conurbados). Um exemplo é o de Belo Horizonte, onde uma região inteira (Venda Nova) vez ou outra mostra desejo de emancipação... também se há caso de fusão entre dois municípios conurbados em um só :)
Parabéns pelo canal. Um dos melhores de curiosidades do TH-cam!
Obrigado pela sugestão e pelo elogio!
Esse canal é muito informativo, parabéns aos envolvidos.
Muito obrigado!!!
No município onde moro, Sobral - Ceará, tem três distritos que ficam depois de outro município, que também já foi distrito.
Na cidade onde moro Diamantino-MT temos o distrito de Deciolândia.
Muito esclarecedor.
Valeu!
Nossa adorei o video! Eu sempre me perguntava como funcionava os distritos pois não sabia se tinham alguma atribuição administrativa ou se eram apenas bairros afastado, muito obrigado pelo vídeo! Sanou minhas dúvidas! E achei muito interessante que cada município defini suas regras para os distritos, um ótimo exemplo de federalismo que devia ser ampliado em nossa constituição. E também gosto muito que você pega referência de todo o Brasil para mostrar a pluralidade de versões de uma mesma coisa! Continue assim! Adoro seu canal!
Valeu, valeu!!
A cidade de Vitória da Conquista, Bahia, além do distrito sede, tem outros dez, que são: José Gonçalves, São Sebastião, Pradoso, Bate-pé, Cabeceira da Jiboia, São João da Vitória, Veredinha, Dantilandia, Inhobim e Cercadinho. Vale ressaltar que nesta divisão distrital acontece uma penta divisa.
Ótimo vídeo, abraço!
Boa!! Obrigado pelo comentário!
Morei, durante muito tempo, no distrito de Vicente de Carvalho, conhecido pelo seu nome antigo Itapema, localizado no Guarujá, litoral de SP. O distrito tem mais moradores que a sede do município : dos quase 350 000 habitantes, cerca de 200 000 habitantes moram no distrito. Possui o terceiro maior pólo comercial da Baixada Santista. O porto do Guarujá fica localizado na área geográfica do distrito, como também a única indústria local (Dow Brasil).
Moro em um distrito Mirorós, na cidade de Ibipeba na Bahia só q não tem essas exigências eu acho tem mais ou menos quatro mil habitantes e no município todo uns 18 mil.
Campos dos Goytacazes (RJ) tem 14 distritos, mais o sede. E até os anos 80 chegou a ter 21!
tenho um amigo que mora em Campos, os distritos são tão pequenos, a sede concentra mais da metade da população
@@DiogoOliveira-mx1lf sim, a sede tem 360.000 habitantes e o distrito mais populoso tem 24.000, nenhum dos outros chega a 15.000
Campos é gigante!
@@CanalExclave outro detalhe interessante de Campos é que os 15 distritos não são numerados de forma linear por razões históricas. Por exemplo, temos a sede, e depois já passa para o 3º distrito, já que o 2º foi extinto. Mas o 3º não virou o 2º. E segue assim por toda a classificação até o 20º distrito. Creio que seja um caso único no Brasil.
@@davidfreitas1868 Que bacana!
Moro em Conchal-Sp, tem 28 mil habitantes e 1 distrito(Tujuguaba)
Dois distritos contando com a sede do município.
Aqui no Maranhão esses bairros afastados são chamados de "Povoados"
No Nordeste em geral é assim, principalmente quando um município não tem distritos além da própria sede.
Aqui no meu município são cidades com mais de 1000 afastados do distrito-sede habitantes cartório escola publica e posto de saúde
Toda comunidade que não é distante o suficiente da cidade principal é um bairro e os demais são povoados
Tem que fazer mais de um video por semana
Adoraria!
Parabéns pelo vídeo, bastante esclarecedor sobre a temática.
Obrigado!
Eu moro num dos distritos de Itapetininga-SP
Aqui na minha cidade tem 8 distritos municipais são eles: Pirapó, Vila Reis, Caixa de São Pedro onde o cantor José Rico da dupla Milionário e José Rico morou, Correia de Freitas, São Pedro do Taquara, Rio do Cerne, Pinhalzinho e Barreiro distantes de 5 a 20 km da sede municipal daqui de Apucarana e uma curiosidade o apresentador ratinho do SBT tem uma fazenda entre os distritos de Pirapó e Caixa de São Pedro inclusive passou na tv
Qual a cidade?
@@CanalExclave Apucarana Paraná
Eu também sou apaixonado por curiosidades geográficas. A propósito, um desafio: você sabe qual é o porto de mar que fica mais longe do mar?
Bom desafio.. não sei!
@@CanalExclave É Duluth, no estado americano do Minnesota. Fica a cerca de 3.500 km do Atlântico. Os cargueiros gigantes de alto-mar chegam ali subindo o rio são Lourenço e os lagos Eriê, Ontário, Huron e Superior. Duluth fica quase a meio-caminho entre Atlântico e Pacífico.
@@adoretit20 Muito legal!
@@CanalExclave Uma ressalva: Iquitos, no Peru, fica em linha reta bem mais longe do Atlântico que a cidade americana: 2;700. Duluth fica a 1.500 km. na época das cheias Iquitos pode, eventualmente, receber navios oceânicos de pequeno e médio porte.
Descobri há pouco tempo que o Atol das Rocas e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo faziam parte do antigo território federal de Fernando de Noronha. Mas não consegui descobrir se eles ainda estão vinculados, nem qual é o status atual deles nem do Arquipélago de Trindade e Martim Vaz. Serão distritos municipais? Se alguém souber, por favor me conta.
Tá na pauta do canal!
Aki em Bauru SP tem Tibiriçá
E Bauru foi distrito de Espírito Santo do Alto Fortaleza
Isso
Não conhecia a história desse Espírito Santo, muito bom
@@CanalExclave Fica na região da Vila Industrial
Sugestao 1: Fala mais sobre os conflitos entre divisas dos estados. Sugestão 2: fala sobre as regiões anexadas pelo Brasil, a quais unidades federativas ou municipais pertencem hoje em dia
Opa, ótimos temas!!
Uma curiosidade: A sede municipal de União da Serra/RS tem apenas 33 habitantes (censo 2010), a menor população entre os 3 distritos que compõem o município. É, provavelmente, também o distrito menos populoso do Brasil.
Muito interessante!!
É também a menor cidade do Brasil, já que os distritos tem o status de área urbana.
Aqui em São José dos Campos SP tem o distrito de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier, Taubaté tem o de Quiririm, e Pindamonhangaba tem o de Moreira Cesar.....tudo na Região do Vale do Paraíba....vejo aqui também q tem cidade q não deveriam nunca ser cidades...e sim serem Distritos ainda....
Tenho muita vontade de conhecer São Francisco Xavier!
Em Caçapava tem o distrito de Piedade
Excelente esse tema.
Obrigado!
Eu moro em São Paulo-SP que é a Cidade mais populosa do Brasil, e tem 96 distritos
Já viu o vídeo especial sobre o tamanho da população de SP?
th-cam.com/video/bjwXh2dJSZM/w-d-xo.html
@@CanalExclave sim
Você poderia fazer um vídeo falando sobre a diferença entre Distrito e Bairro, pois há muita gente que pensa que era a mesma coisa, como eu!!
Boa
Queria que falasse da emancipação das cidades e falar do último distrito que virou cidade que até onde eu sei foi LEM (Luiz Eduardo Magalhães) aqui na Bahia.
Um tema que eu acho muito interessante é falar de cidades que podem voltar a ser distrito com uma nova lei que tem que eu meu sei qual é no momento kkk
Falarei sobre emancipações em breve! Aguarde e confie!
Pescaria Brava, Balneário Rincão, Pinto Bandeira, Paraiso das águas e Mojui dos Campos são os municípios mais jovens do Brasil, todos com menos de 20 anos.
Valeu pelo vídeo
Eu que agradeço!
Muito bom o conteúdo. Por que a cidade de Goiânia tem divisões em Setores? O que significa
Não sei a resposta, mas vou atrás!
Capetinga fica bem perto da minha cidade,ja fui no distrito de Goianases
Explicou bem o lado histórico do tema, mas ficou meio confuso ainda sobre o que é u distrito, apesar de que pela explicação dá para deduzir.
Obrigado pelo comentário. Eu busquei destacar que não existe uma resposta única para a pergunta, uma vez que não há legislação federal unificada sobre o tema.
Tem muito municípios novos por aí , q só tem , 3mil e até 1mil de habitantes ou até menos . Pergunto? Pra quê
Eu moro em um distrito, Caiçara em Canindé Ceará
Boa! Gostou do vídeo?
@@CanalExclave Sim 👍
Excelente!!
Pelotas que é perto de Rio Grande tem uma visão de distrito diferente ou igual,por exemplo a colonia z-3 é distrito de Pelotas
Interessante!
Aqui em São José dos Campos - SP temos dois distritos: São Francisco Xavier (carinhosamente chamado de São Chico) e Eugênio de Melo.
Boa!
Então tem três, já que a sede também é um distrito.
Cerejeiras, tenho amigas que moram lá. Creio que mês que vem irei na cidade vizinha (Colorado do oeste).
A Lei Orgânica de Olinda, minha cidade, determina que o município é um distrito único, e que não pode se dividir em distritos.
Boa, essa eu não sabia
Distritos podem ser definido como uma localidade que em conjunto formam um Município
Obs: Município e diferente de cidade, município e toda a área como aparece no mapa já cidade e apenas a área urbana do município ou seja o distrito sede.
Seria legal falar também de Subdistrito, outra divisão administrativa tambem utilizada. P.ex., a cidade do Rio de Janeiro tem um distrito e 33 subdistritos. No que difere esse do distrito??
Um outro detalhe é que a sede distrital é chamada de vila, enquanto a sede municipal é a cidade. E dentro do distrito podem ter vários bairros ou localidades.
Um exemplo, no município de Valença (RJ) existe um vilarejo chamado de São Bento, que fica a cerca de 15 km de sua sede distrital, Santa Isabel do Rio Preto e a 70 km da sede municipal.
Aqui em MG acho que temos o único caso no Brasil em que a sede do governo estadual, a rigor, está situada num distrito municipal, no caso o distrito de Venda Nova, que oficialmente pertence ao município de Belo Horizonte desde 1948, embora antes existisse como povoado desde princípios do século XVIII. O problema é que essa "transferência" da sede do governo estadual do distrito-sede de BH para Venda Nova, ocorrida em 2010, se deu mais por motivos um tanto escusos (interesses político-pessoais) de um ex-governador, do que por questões geográfico-administrativas propriamente ditas, tanto é que a implantação dessa nova sede do executivo estadual envolveu um projeto arquitetônico megalomaníaco (com recorrentes denúncias de superfaturamento da obra) instalado num local quase ermo - uma área periférica do próprio distrito e também muito afastada do centro da capital (cerca de 15 km), além de ter acesso complicado (sobretudo para quem depende de transporte coletivo), afora outras inconveniências. E com isto ainda criou-se um possível embrião de virtuais futuras brigas políticas, já que de tempos em tempos sempre aparece alguém defendendo a emancipação de Venda Nova, o que, se vier novamente à pauta, criará um tremendo "imbroglio" entre os governos estadual e municipal de BH.
A sede de SP está no Morumbi, que acredito que não seja o distrito sede...
*aqui em presidente prudente sp tem 4 distritos*
Florista do sul . Emilopois.
@@nilsonsukita1 * e Eneida e Montalvão*
Minha cidade tem 712km² e é dividida em 11 distritos
Qual?
No Parah distrito é o mesmo que Vila mas ligada a um municipio.
Aq onde eu moro era um Distrito até 1992 , Santa Bárbara do Leste era Distrito de Caratinga M G
Vou falar de cidades como a sua em um vídeo que vai sair em breve!
@@CanalExclave vou estar aguardando aq Olavo
Moro em Porto velho e é divido em 13 distrito
Porto Velho é o xodó aqui do canal!
Depois de mais de 1 ano, estou aqui com a dúvida. E o distrito industrial? Tem alguma diferença de um distrito municipal??
Tô na dívida com você...
Nossa essa questão de Distrito deu problema para minha vó, na documentação. No oeste da Bahia, entre Barreiras e São Desiderio, tinha o Distrito de Catão, Peri-peri e outros. Cada documento está registrado Distrito ou cidade errada
Caramba!
Primeiro vídeo em que ele Cita Brasília e Distrito Federal sem usar a palavra "Cidades Satélites"
Tenho um tio que mora wm Cachoeiro do Campo distrito de ouro preto mg
Sugestão de tema: a divisão existente até o século XIX de curato, freguesia, vila, etc
Opa, boa sugestão! Isso demandaria uam baita pesquisa, mas valeria a pena!
Sei que a questão do Curato seria uma aproximação com Paróquia, pensando que no Brasil Colônia e Império não havia separação do Estado com a Igreja. Creio que a questão das Freguesias e Vilas tem a ver com alguma herança portuguesa, que deve ter caído com a República... Apesar de ainda hoje isso estar na memória das pessoas (onde moro é muito comum as pessoas mais velhas dizerem que vão a vila, pra dizer que vão ao centro da cidade... Além disso alguns lugares carregam o nome Freguesia, como a Freguesia do Ó, mas hoje não há nenhuma diferenciação como categoria diferente. Creio que Freguesia seria uma aproximação com distrito municipal e Vila uma aproximação com Município...
Olha RO aí de novo! :D
Já viu o vídeo em que falo que preciso dar um descanso pra Porto Velho, que é a estrela maior deste canal?
Minho cidade só tem 1 distrito, Picinguaba
Está a 20 Km do centro e está no extremo norte da cidade
Tem 1.961 habitantes, 223 km², tem um parque estadual, uma zona rural e sua sede é a vila dos pescadores
Qual cidade?
O Arquipelogo do Marajó bem que podia ser um território federal ou distrito estadual.
Na realidade o distrito de Fernando de Noronha faz parte do município de Recife.
Fernando de Moronha é um distrito estadual (o único do Brasil), ou seja ele pertence ao estado de Pernambuco, não à Recife
Eu acho que Minas deve ter mais de 3 mil distritos
Gente a capetinga existe!!!!
A Cidade de São Paulo tem 96 distritos.
Porque que não existe aldeias no Brasil pra se referir não somente as indígenas más também a pequenas aglomerações urbanas ou a área urbana do distrito .
Poderíamos fazer uma classificação das áreas urbanas usando essas denominações:
Abaixo de 100 habitantes: Aldeia
De 100 a 999: Vilarejo
De 1.000 a 9.999: Vila
De 10.000 a 99.999: Cidade Pequena
De 100.000 a 999.999: Cidade Média
De 1.000.000 a 9.999.999: Cidade Grande
≥10.000.000: Megacidade
Mais de mil habitantes é grande demais pra ser uma vila.
De quinhentos habitantes pra cima já dá pra ser uma cidade.
Poderia ter um vídeo, o que é uma subprefeitura? Quais capitais do Brasil tem subprefeitura?
Boa pauta!
❤😮
Pode um município pequeno se tornar um distrito de outro município maior?
Isso aconteceu com Santo Amaro, que era um município e hoje é um bairro de São Paulo.
@@CanalExclave LoL. Mas deve ser meio incomum, não?
@@PsychoXXI é sim!
@@CanalExclave Amigo, desculpe mudar de assunto, mas eu sempre quis saber como se chama o lugar que fica entre duas montanhas. Não seria vale porque é estreito... Seria ravina?
@@PsychoXXI Rapaz, me pegou nessa! Não sei!
Boa noite olavo Soares preciso bem explicar os Estados novos e suas cidades bem explicar melhor 😢
Não entendi como posso ajudar, amigo.
Um distrito só com um município
Município e Cidade são coisas diferentes, certo?
Cidade é o aglomerado urbano que compõe o municipio.
Municipio é o aglomerado urbano + os distritos + a area rural que o compõe (vilas, povoados, areas de mata e de fazendas, etc).
É isso ou falei merda? Kkkkk
Tecnicamente, município é a unidade política, contemplando todo o território, e cidade é o distrito-sede desse município. A parte urbanizada, portanto.
Mas eu sempre digo que cidade e município são sinônimos não-perfeitos. Podem ser usados como sinônimos em muitas ocasiões, mas não em todas. Por exemplo, você concorda comigo que seria muito chato considerar errada uma frase como "ele é o prefeito da cidade de Porto Alegre"? Digo isso porque, pelo rigor máximo, quem tem prefeito é o município, e não a cidade.
PS: estou gostando muito dos seus comentários, bem-vindo ao canal!
@@CanalExclave Sim, é mais do gosto popular referir-se a "cidade" invés de municipio.
Fica até esteanho, por exemplo, municipio de São Paulo kkkkk
Mas é isso mesmo hehe
M
primeiru xorem😘👌