Cabe demais uma segunda parte sim! E queria saber se o contrário também existe: municípios que ganharam território de cidades vizinhas. Sei por exemplo que, na cidade de São Paulo, o atual bairro de Santo Amaro era um município até o começo do século XX.
Muito legal o vídeo! Uma outra curiosidade é que antes de Porto Velho e Guajará-Mirim, o território desses dois municípios e mais uma boa parte do Mato Grosso, formavam o município de Santo Antônio do Alto Madeira, o maior em área do mundo na época. Hoje esse municípios não existe mais, sua antiga localização se encontra em Porto Velho e é possível encontrar apenas a antiga igreja da cidade e o marco do centenário da independência do Brasil.
Faltou o município de Guarapuava-pr que detinha metade dos estados do Paraná e Santa Catarina em extensão, fazendo divisa com os estados de sao Paulo, Rio Grande do Sul e com o Paraguai e Argentina.
Sou natural de Jacareí, e me lembro que, ainda criança, fiquei impressionado nas aulas de história da cidade o quanto ela perdeu de território, até achei que poderia estar no vídeo antes de vê-lo, mas quando a gente vê a mudança de Mogi (de quem a própria Jacareí "nasceu"), a gente vê que tem diferenças de tamanho ainda maiores. Ótimo vídeo!
Esse tema do "boom" de emancipações,merece sim um vídeo.Aqui no RJ,por exemplo,no inicio dos meus tempos de estudante,o estado tinha 64 municipios.Hoje,agumas décadas depois,já tem 92!É praticamente um aumento de 44%
Cardoso Moreira e Italva eram distritos de Campos dos Goytacazes (maior cidade em território no RJ) tornaram-se independentes em meados dos anos 90, Aperibé pertencia ao município de Santo Antônio de Pádua e também se emancipou nos anos 90, São José de Ubá pertencia ao município de Cambuci RJ e também teve sua emancipação nos anos 90, Rio das Ostras que fazia parte de Casimiro de Abreu também se emancipou em 1992 a cidade de 29 anos de emancipação e já tem uma população estimada em quase 156.000 habitantes em 2021. Enfim, os anos 90 foram anos de revoluções nos estados do RJ.
As cidades do Rio são populosas. Há bem poucas com menos de 10.000 habitantes... Minas, que tem mais de 10x o tamanho do Rio, o que mais tem lá são cidadezinhas com 2, 3 e 4 mil habitantes, que é menos que a população de distritos de vários municípios fluminenses...
@Richard mais aí tem que ver como é a estrutura politico-administrativa desses condados, os custos que se tem para mantê-los, como é a máquina burocrática. Imagine um prefeito e nove vereadores, mais assessores, outros cargos de confiança, despesas com manutenção de prefeitura e câmara? Sairia mais caro que toda a renda somada dos moradores desse condado... Sou radicalmente contra a existência de municípios pouco populosos. Deveriam ser todos suprimidos e incorporados ao vizinho de maior renda, independe de ser ou não emancipado dele...
O mais curioso é o caso de Almirante Tamandaré,na região de Curitiba: foi criado como município em 1889; depois,em 1932,foi anexado ao município de Rio Branco do Sul; em 1938 passou a fazer parte de Curitiba; depois,de Colombo; por fim,em 1956,voltou a ser o município de Almirante Tamandaré. Mesma coisa aconteceu com Colombo,que foi parte de Curitiba e em 1956 também,voltou a ser um município. E de Almirante Tamandaré foi desmembrada a cidade de Campo Magro,criada em 1995.
Excelente vídeo. Para a segunda parte sugiro colocar o caso de minha cidade natal: Rio Negro/PR. Por ser um município fronteiriço ele perdeu parte do seu território para SC pelo Acordo de Limites de 1916 dando origem a Mafra e Itaiópolis. A segunda fase de diminuição territorial ocorre com uma série de desmembramentos por leis estaduais em 1961 momento que surge os municípios de Campo do Tenente, Piên e Quitandinha.
Mucurici, no ES, era um município bem grande que abrangia grande parte do extremo norte do estado, nas divisas com Minas e Bahia. Ele perdeu bastante território formando parte do município de Ecoporanga (o segundo maior do estado atualmente) e os municípios de Montanha, Pinheiros, Pedro Canário e, mais recentemente, Ponto Belo. Ele inclusive perdeu território para Minas Gerais durante o conflito do Contestado Mineiro-Capixaba.
Eu moro em Itaquaquecetuba e na história da cidade conta a emancipação de Mogi das Cruzes, mas não sabia que Mogi era tão grande, fiquei totalmente surpreso
Guarapuava-PR tbm era enorme, quase toda a metade oeste do Paraná pertencia a ela, ela tem "filhos" de até 7° grau, como exemplo São Jorge do Patrocínio, que pertencia a Altônia, que pertencia a Xambrê, que por sua vez pertencia a Cruzeiro do Oeste, que fazia parte de Peabiru, que se emancipou de Campo Mourão que era território de Pitanga, que se separou de Guarapuava.
Sou do município de Itajaí, SC, e antigamente Itajaí tinha 15 mil km2, e hoje tem apenas 284 km2!! No total acho que uns 30 municípios se desmembraram de Itajaí!!
Cidades desmembradas de João Pessoa:Santa Rita,Lucena,Bayeux,Conde,Alhandra,Cabedelo. Sendo que Bayeux e Lucena se desmembraram de Santa Rita. Eu moro em Santa Rita que entre tudo aí tem o maior pedaço de terra,grande p poha. Tanto que no Brasil colônia o lugar conhecido hoje como Forte Velho era o lugar em que os Portugueses observavam possíveis piratas franceses em busca de pau-brasil. Onde é hoje o Mirante do Atalaia,um dia desse eu fui lá,é longe do centro da cidade e de mais.
Vc poderia citar Taubaté-SP, que tbm perdeu muitas extensões territoriais. Ao total foram 8 municípios criados. São eles: Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga, Lagoinha, Redenção da Serra, Caçapava, Jambeiro, Monteiro Lobato e por último Tremembé em 1898. O município de Taubaté ia da divisa com o estado de MG, onde hoje é a cidade de Monteiro Lobato, até a serra do mar, fazendo divisa com a cidade de Ubatuba-SP no litoral norte paulista. 🤓
Parabéns novamente por outra produção caprichada ! Sugestões: o tema merece sim uma segunda parte, inclusive aqui em MG tem o caso de Sabará, que é uma das três "cidades-mãe" do Estado de Minas Gerais (juntamente com Ouro Preto e Mariana), e que, ao ser fundada no início do século XVIII deve ter tido um território enorme abrangendo boa parte da região central do Estado; só na região metropolitana de Belo Horizonte (onde Sabará atualmente se inclui, sendo vizinha direta da capital), tal cidade deu origem a pelo menos 17 outras desde o fim do século XIX (inclusive a própria BH, que antes era distrito de Sabará), tendo assim reduzido seu território de cerca de 3.600 km² no século XIX para os atuais 200 km². Além desse caso mineiro, outro bom tema seria explorar mais quais foram os municípios goianos que cederam território para a formação do DF (além de Luziânia), e se os mesmos eram tão desabitados quanto se diz (tempos atrás já li alguma coisa a respeito, dizendo que aquela parte de Goiás antes de Brasília era um deserto absoluto, algo como 0,0000 hab/km², teria sido isso mesmo ?). Sucesso, até a próxima !
Um bom tema de vídeo seria se vc falasse dos fusos horários brasileiros. Apesar de o horário de Brasília ser o oficial, nosso país tem 4 fusos horários.
Boa tarde. Moro em Januária MG. Januária é uma cidade histórica. Tem cerca de 400 anos de fundação e fará 162 anos de emancipação, dia 7/10. Bom, há registros onde consta que Januária possuía uma extensão territorial com mais de 20000km². Por anos ficou sendo o maior município mineiro em extensão territorial, porém com a emancipação de algumas cidades, Januária perdeu cerca de 70% do seu território original, tendo quase 7000km²
É igual aqui no Paraná em Apucarana tinha distritos como Cambira, Califórnia, Araruva hoje Marilândia do Sul, Jandaia do Sul, Rio Bom e Borrazópolis hoje todos municípios, Tamarana era distrito de Londrina que se desmembrou em 1995, Pinhais era pertencente a Curitiba se desmembrou em 1992 virou município, Sarandi um enclave de Maringá era pertencente a Marialva e desmembrou em 1981, Itambé era pertencente a Marialva, Astorga cidade onde nasceu chitãozinho e Xororó era distrito de Arapongas, já no estado de SP no vale do Paraíba Potim era distrito de Guaratinguetá hoje é município, Roseira era distrito de Aparecida hoje também é município e Aparecida era distrito de Guaratinguetá e emancipou em 1928
É ótimo assistir os importantes trabalhos do Canal Exclave,a gente passa a conhecer matérias que eu particularmente não me lembro de visto nos meus tempos de escola. 🤝👏👏👏👏👏👏👏👏👍
Show de bola o canal! Pra uma parte 2 sugiro minha cidade de Santos, que antes tinha a Ilha de Santo Amaro (Guarujá), Cubatão e Bertioga como parte do território.
Um município que perdeu muito território seria Jundiaí (SP) as terras localizadas ao norte e noroeste de S. Paulo ficavam sob jurisprudência da Vila de Nossa Senhora do Desterro do Mato Grosso de Jundiaí , essas terras incluíam até territórios do sul de Minas Gerais, mas que com a criação da província de Minas Gerais e depois as emancipações das Freguesias de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso (Campinas) e a Vila de São José de Mogi Mirim (Mogi Mirim) o território de Jundiaí foi dividido, e depois ao longos dos séculos 18, 19 e 20, Jundiaí foi sendo dividida novamente mais e mais para as criações dos municípios de Vinhedo, Louveira, Jarinu, Itatiba, Morungaba, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Itupeva.
FONTES: pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Desterro_do_Mato_Grosso_de_Jundia%C3%AD e www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-02102009-173006/publico/JULIANO_RICARDO.pdf
Esse tema de municípios que perderam territórios com a emancipação política de novos municípios merece uma parte 2 ou até um documentário. Seria muito bom vc ir um pouco mais além. Eu vi esse vídeo e fiquei com um gostinho de quero mais. Sem falar, que principalmente aqui na região Nordeste, esses municípios foram criados apenas para atender caprichos de políticos, para se tornar "cabides de empregos para políticos e seus apadrinhados. A maioria desses novos municípios que foram criados no meu estado (Piauí) são cidades que não atendem nem as necessidades básicas de suas populações e continuam dependentes da cidade-mãe.
Minha cidade se emancipou em 1995 e fica no colar metropolitano do vale do aço MG. Inclusive o vale do aço surgiu a partir de coronel Fabriciano, as cidades de Ipatinga e Timóteo se desmembraram de coronel Fabriciano. Agora no vídeo achei que ele ia falar de Campos dos Goytacazes no RJ, o município era enorme fazendo inclusive dúvida com MG e ES, mas foi perdendo territórios, hj ele ainda é um dos maiores do RJ em Are a se não o maior,, mas n se compara a antigamente.
@@CanalExclave Sim. Tem quase o quádruplo do tamanho do município do Rio, que é enorme em território. Do centro a Sepetiba, seus extremos, dá mais de 60 km, mais longe que do centro até outras cidades da região metropolitana, como Nova Iguaçu, Caxias, São Gonçalo, Itaboraí...
Fala Olavo, beleza? Esse tema que vc sugeriu sobre a criação desses vários municípios entre 1988 e 1996 é um tema que sempre me questionei o porquê, tema top, parabéns pelo trabalho.
Quanto às cidades que se emaniciparam de Mogi das Cruzes, no período colonial, a leste, quase todos pertencem a região do Vale do Paraíba, sendo São José dos Campos a segunda maior cidade do interior paulista e uma das 10 mais populosas do estado de SP, além da própria capital paulista que originou a maior parte das cidades da grande SP e algumas do interior paulista, desde o período colonial até a década de 1960 e 1980; como alguns bairros de Carapicuíba (COHAB Castelo Branco, Jandaia, Parque Santa Teresa e Novo Horizonte), pertenciam a capital e a vizinha Osasco, até então.
Guarulhos também perdeu muito território com o desmembramento do que, primeiro, tornou-se o município de Juquery, em 1888. Depois, Juquery foi desmembrada em outros municípios, dando origem a Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras e Francisco Morato. Ainda hoje, Mairiporã, sozinha, tem um território maior do que o de Guarulhos, embora seja bem menor em população.
Faltou Imperatriz no Maranhão. Cerca de 20 municípios se formaram no desmembramento de seu território . Com certeza números mais expressivos que todos esses
Poderia ter falado de Rio Pomba, uma cidade pequena e bem pouco conhecida fora de MG, mas que deu origem a praticamente TODA Zona da Mata mineira, inclusive Juiz de Fora, uma das gigantes do interior do Brasil.
Que tal fazer vídeo sobre o município de São João Marcos - RJ, que era próspero, mas por decisões contestáveis dos governos estadual e federal ele acabou por deixar de existir.
Nossa que felicidade minha cidade aparece nesse vídeo, é são josé dos campos que saiu de mogi das cruzes e atualmente acho q é mais populosas que mogi das cruzes
Nova Iguaçú costumava ficar entre sétimo e oitavo mais populoso do Brasil entre os anos setenta e oitenta. Depois dos desmembramentos diminuiu bastante sua população.
Jundiaí que já teve um grande barão de café e uma estação de trem muito importante já foi um município bem grande pro atual padrão paulista de tamanho. Cedeu território pra Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itupeva ou seja praticamente todos os municípios que hoje fazem limite e circundam esta importante cidade e hoje forma uma pequena e importante região metropolitana de cerca de 1 milhão de habitantes.
Na começo dos 1930, minha cidade (Espírito Santo do Pinhal/SP) perdeu território para o surgimento de duas cidades vizinhas (Santo Antônio do Jardim/SP e Albertina/MG)
Na opinião, Osasco tem mais características de um bairro de São Paulo do que de município com identidade própria. Ps: Morei em Osasco por quase 5 anos e para chegar a São Paulo, bastava cruzar uma avenida em que ficava a minha casa.
Faz um relato à respeito de Campo Grande MS. Campo Grande,foi Cidade de interior até 1977. Eu digo que continua no interior,porquê pôr quê fica na região central. CG têm uma grande faixa de terra rural. Tem um Distrito (Anhandui) à cerca de 70 kms au sul. Tem outro à cerca de 25 ou +au norte. Boa tarde.
Chapecó foi criada em 1916 após o acordo de limites entre PR e SC. Tinha quase 14.000 km², quase 90 municípios foram emancipados, sobraram apenas 626 km² do território original.
Campos dos Goytacazes, RJ tinha o tamanho de todo norte Fluminense praticamente e foi desmembrada no século passado em vários municípios. Outra curiosidade dessa cidade é que foi a primeira cidade da América Latina a ter luz elétrica.
Só um adendo quanto a Mogi das Cruzes. Arujá e Igaratá são emancipações de segundo grau. Ambas faziam parte do território de Santa Isabel, que se emancipou de Mogi em julho de 1832.
Conheço Picos no Piauí que acho que nos últimos 50 anos deu origem a uns 20 municípios da região principalmente depois desse boom entre 88 e 96 que vc citou no vídeo, qualquer lugar com 1000 habitantes,tornaram um município
Sou da cidade de Pompéia interior de São Paulo e meu município pertencia a Campos Novos que englobava vários municípios de hoje e que agora é uma cidade de apenas 4 mil habitantes e que mudou o nome para Campos Novos Paulista
Breve um novo município deve surgir a partir de Luziânia, o Jardim do ingá ou Jardim ingá, distrito com mais de 90 mil habitantes, já tem todos os quesitos para ser um município .
Em Touros, ainda tem Cajueiros, que tentou, mas não conseguiu! Entre Touros e São Miguel do Gostos, existem comunidades grandes, que tem porte de pequenas cidades! Currais novos também tem cidades que foram desmembradas. Eu moro, em Lagoa Nova, que já fez parte de Currais novos. Mas, minha família materna é de Gostoso e Touros!
Faltou Itapecerica da Serra que era mt enorme , que depois se emancipou taboao da serra , Embu das artes , sao Lourenço da serra e Juquitiba e embu Guaçu na grande sp
Faltou falar sobre Itanhaém - SP, a segunda cidade mais antiga do Brasil, que também perdeu território e deu origem às cidades de Mongaguá, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo.
São Vicente, vizinha de Itanhaém na época e vila mais antiga do Brasil, também se desmembrou bastante, gerando o que hoje são Santos, Cubatão, Guarujá, Praia Grande e Bertioga
E aí, curtiram o vídeo? Cabe uma parte 2?
não curti o vídeo eu amei e acho que uma parte 2 cabe 👍
Se tiver parte 2 bota Barro Alto BA que se emancipou de Canarana BA
Cabe demais uma segunda parte sim! E queria saber se o contrário também existe: municípios que ganharam território de cidades vizinhas. Sei por exemplo que, na cidade de São Paulo, o atual bairro de Santo Amaro era um município até o começo do século XX.
Opaaa... muito bom... cabe parte 2, 3 ,4 kkkk
Cabe sim.
uma história legal seria a da cidade de Santo Amaro, que se emancipou de São Paulo e depois voltou a ser de São Paulo
up
Up
Up
Ideia muito boa!
@@CanalExclave já quero sabe
Quando cai sair
Muito legal o vídeo! Uma outra curiosidade é que antes de Porto Velho e Guajará-Mirim, o território desses dois municípios e mais uma boa parte do Mato Grosso, formavam o município de Santo Antônio do Alto Madeira, o maior em área do mundo na época. Hoje esse municípios não existe mais, sua antiga localização se encontra em Porto Velho e é possível encontrar apenas a antiga igreja da cidade e o marco do centenário da independência do Brasil.
Muito bom seu comentário! Não sabia disso!
Cáceres MT perdeu muita área, várias cidades durande a decada de 70 e 80 surgiu e se emaciparam
Sugestão: formatos mais estranhos de municípios.
Ótima ideia!
@@CanalExclave o primeiro que veio na cabeça é Iuna, no Espírito Santo
O município que, eu moro, se assemelha um dente. e falando em outro, sugiro ver o formato de Sobral-CE.
Aqui em MG eu acho Caratinga bem estranho.
@@thalysonandrade8421 qual é seu município?
Faltou o município de Guarapuava-pr que detinha metade dos estados do Paraná e Santa Catarina em extensão, fazendo divisa com os estados de sao Paulo, Rio Grande do Sul e com o Paraguai e Argentina.
Opa, essa eu não conhecia. Valeu o toque.
Não chegava a são Paulo. Mais chegava fazer divisa com Londrina até próx a Brusque.
Sou natural de Jacareí, e me lembro que, ainda criança, fiquei impressionado nas aulas de história da cidade o quanto ela perdeu de território, até achei que poderia estar no vídeo antes de vê-lo, mas quando a gente vê a mudança de Mogi (de quem a própria Jacareí "nasceu"), a gente vê que tem diferenças de tamanho ainda maiores. Ótimo vídeo!
Valeeeeuu!!
Esse tema do "boom" de emancipações,merece sim um vídeo.Aqui no RJ,por exemplo,no inicio dos meus tempos de estudante,o estado tinha 64 municipios.Hoje,agumas décadas depois,já tem 92!É praticamente um aumento de 44%
E olha que o RJ é o estado com menos municípios, em termos proporcionais pela população, do Brasil!
Cardoso Moreira e Italva eram distritos de Campos dos Goytacazes (maior cidade em território no RJ) tornaram-se independentes em meados dos anos 90, Aperibé pertencia ao município de Santo Antônio de Pádua e também se emancipou nos anos 90, São José de Ubá pertencia ao município de Cambuci RJ e também teve sua emancipação nos anos 90, Rio das Ostras que fazia parte de Casimiro de Abreu também se emancipou em 1992 a cidade de 29 anos de emancipação e já tem uma população estimada em quase 156.000 habitantes em 2021. Enfim, os anos 90 foram anos de revoluções nos estados do RJ.
As cidades do Rio são populosas. Há bem poucas com menos de 10.000 habitantes... Minas, que tem mais de 10x o tamanho do Rio, o que mais tem lá são cidadezinhas com 2, 3 e 4 mil habitantes, que é menos que a população de distritos de vários municípios fluminenses...
@Richard Mas lá nos EUA a divisão político-administrativa é diferente daqui...
@Richard mais aí tem que ver como é a estrutura politico-administrativa desses condados, os custos que se tem para mantê-los, como é a máquina burocrática. Imagine um prefeito e nove vereadores, mais assessores, outros cargos de confiança, despesas com manutenção de prefeitura e câmara? Sairia mais caro que toda a renda somada dos moradores desse condado... Sou radicalmente contra a existência de municípios pouco populosos. Deveriam ser todos suprimidos e incorporados ao vizinho de maior renda, independe de ser ou não emancipado dele...
Cabo Frio se desmembrou em mais dois municípios que são Búzios e Arraial do Cabo.
Faz parte 2. Deve ter vários municípios que se ainda se encaixam nisso. Sugestão, aqui em Alagoas tem o município de Limoeiro de Anadia
O mais curioso é o caso de Almirante Tamandaré,na região de Curitiba: foi criado como município em 1889; depois,em 1932,foi anexado ao município de Rio Branco do Sul; em 1938 passou a fazer parte de Curitiba; depois,de Colombo; por fim,em 1956,voltou a ser o município de Almirante Tamandaré. Mesma coisa aconteceu com Colombo,que foi parte de Curitiba e em 1956 também,voltou a ser um município. E de Almirante Tamandaré foi desmembrada a cidade de Campo Magro,criada em 1995.
Várias idas e vindas!
Excelente vídeo. Para a segunda parte sugiro colocar o caso de minha cidade natal: Rio Negro/PR. Por ser um município fronteiriço ele perdeu parte do seu território para SC pelo Acordo de Limites de 1916 dando origem a Mafra e Itaiópolis. A segunda fase de diminuição territorial ocorre com uma série de desmembramentos por leis estaduais em 1961 momento que surge os municípios de Campo do Tenente, Piên e Quitandinha.
Mucurici, no ES, era um município bem grande que abrangia grande parte do extremo norte do estado, nas divisas com Minas e Bahia. Ele perdeu bastante território formando parte do município de Ecoporanga (o segundo maior do estado atualmente) e os municípios de Montanha, Pinheiros, Pedro Canário e, mais recentemente, Ponto Belo. Ele inclusive perdeu território para Minas Gerais durante o conflito do Contestado Mineiro-Capixaba.
Boa, obrigado pelo comentário! Não conhecia o caso.
Eu moro em Itaquaquecetuba e na história da cidade conta a emancipação de Mogi das Cruzes, mas não sabia que Mogi era tão grande, fiquei totalmente surpreso
cara que conteúdo top !! parabens
Muito obrigado!
Guarapuava-PR tbm era enorme, quase toda a metade oeste do Paraná pertencia a ela, ela tem "filhos" de até 7° grau, como exemplo São Jorge do Patrocínio, que pertencia a Altônia, que pertencia a Xambrê, que por sua vez pertencia a Cruzeiro do Oeste, que fazia parte de Peabiru, que se emancipou de Campo Mourão que era território de Pitanga, que se separou de Guarapuava.
Sensacional seu comentário! Não lembro de nenhum outro caso de filho de sétimo grau!
Sou do município de Itajaí, SC, e antigamente Itajaí tinha 15 mil km2, e hoje tem apenas 284 km2!! No total acho que uns 30 municípios se desmembraram de Itajaí!!
Muita diferença!
Chegando agora aqui, que canal legal, assistindo de Aparecida SP!
Opa, seja muito bem-vindo! Sua cidade foi citada nesse vídeo aqui:
th-cam.com/video/d7QqL6ECYE0/w-d-xo.html
Cidades desmembradas de João Pessoa:Santa Rita,Lucena,Bayeux,Conde,Alhandra,Cabedelo. Sendo que Bayeux e Lucena se desmembraram de Santa Rita. Eu moro em Santa Rita que entre tudo aí tem o maior pedaço de terra,grande p poha. Tanto que no Brasil colônia o lugar conhecido hoje como Forte Velho era o lugar em que os Portugueses observavam possíveis piratas franceses em busca de pau-brasil. Onde é hoje o Mirante do Atalaia,um dia desse eu fui lá,é longe do centro da cidade e de mais.
Moro em Campo Maior PI, e o meu município nos anos 90, entre 94 e 98 perdeu território para a emancipação de 5 novos municípios.
Legal sou de Castelo do Piauí, mas moro em São Paulo. O Piauí teve um boom de criação de municípios nos anos 80 e 90.
@@franciscovieira340 É verdade! Castelo cedeu parte de seu território para a criação de nossa vizinha Juazeiro do Piauí
@@FELIPECMPI Juazeiro e mais 6 outros municípios.
Vc poderia citar Taubaté-SP, que tbm perdeu muitas extensões territoriais. Ao total foram 8 municípios criados. São eles: Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga, Lagoinha, Redenção da Serra, Caçapava, Jambeiro, Monteiro Lobato e por último Tremembé em 1898. O município de Taubaté ia da divisa com o estado de MG, onde hoje é a cidade de Monteiro Lobato, até a serra do mar, fazendo divisa com a cidade de Ubatuba-SP no litoral norte paulista. 🤓
Parabéns novamente por outra produção caprichada ! Sugestões: o tema merece sim uma segunda parte, inclusive aqui em MG tem o caso de Sabará, que é uma das três "cidades-mãe" do Estado de Minas Gerais (juntamente com Ouro Preto e Mariana), e que, ao ser fundada no início do século XVIII deve ter tido um território enorme abrangendo boa parte da região central do Estado; só na região metropolitana de Belo Horizonte (onde Sabará atualmente se inclui, sendo vizinha direta da capital), tal cidade deu origem a pelo menos 17 outras desde o fim do século XIX (inclusive a própria BH, que antes era distrito de Sabará), tendo assim reduzido seu território de cerca de 3.600 km² no século XIX para os atuais 200 km². Além desse caso mineiro, outro bom tema seria explorar mais quais foram os municípios goianos que cederam território para a formação do DF (além de Luziânia), e se os mesmos eram tão desabitados quanto se diz (tempos atrás já li alguma coisa a respeito, dizendo que aquela parte de Goiás antes de Brasília era um deserto absoluto, algo como 0,0000 hab/km², teria sido isso mesmo ?). Sucesso, até a próxima !
Obrigado pelas palavras, pelas sugestões e pelas informações!
Um bom tema de vídeo seria se vc falasse dos fusos horários brasileiros. Apesar de o horário de Brasília ser o oficial, nosso país tem 4 fusos horários.
Sim! Fala sobre esse "boom" de munícipos! Hahah
😀😀
Também apoio a ideia de um vídeo sobre o tema xD
Boa tarde. Moro em Januária MG. Januária é uma cidade histórica. Tem cerca de 400 anos de fundação e fará 162 anos de emancipação, dia 7/10. Bom, há registros onde consta que Januária possuía uma extensão territorial com mais de 20000km². Por anos ficou sendo o maior município mineiro em extensão territorial, porém com a emancipação de algumas cidades, Januária perdeu cerca de 70% do seu território original, tendo quase 7000km²
Boa!! Quem sabe pra uma parte 3?
@@CanalExclave, obrigado por ter me respondido... Quem sabe...
Acho que o boom de municípios merece um vídeo próprio!
Faz um vídeo sobre as cidades mais novas do país
RO tem várias de 1995
Tava pensando nisso também.
Porto Seguro e Santa Cruz Cabralia que além de ser a terra mãe do Brasil, tiveram seus territórios diminuído pela emancipação das cidades vizinhas
É igual aqui no Paraná em Apucarana tinha distritos como Cambira, Califórnia, Araruva hoje Marilândia do Sul, Jandaia do Sul, Rio Bom e Borrazópolis hoje todos municípios, Tamarana era distrito de Londrina que se desmembrou em 1995, Pinhais era pertencente a Curitiba se desmembrou em 1992 virou município, Sarandi um enclave de Maringá era pertencente a Marialva e desmembrou em 1981, Itambé era pertencente a Marialva, Astorga cidade onde nasceu chitãozinho e Xororó era distrito de Arapongas, já no estado de SP no vale do Paraíba Potim
era distrito de Guaratinguetá hoje é município, Roseira era distrito de Aparecida hoje também é município e Aparecida era distrito de Guaratinguetá e emancipou em 1928
Opa, obrigado pelas informações!!
Pinhais na verdade ,pertencia a piraquara
É ótimo assistir os importantes trabalhos do Canal Exclave,a gente passa a conhecer matérias que eu particularmente não me lembro de visto nos meus tempos de escola. 🤝👏👏👏👏👏👏👏👏👍
Muito obrigado!!
Sim! Quero ver o vídeo sobre o boom de municípios.
Tá na mão!
th-cam.com/video/WPVeYsaFpFY/w-d-xo.html
Geografia e história é o melhor canal informativo curta o vídeo Olavo Soares parabéns pelos seus vídeos bem interessantes
Muito obrigado!!!
Show de bola o canal!
Pra uma parte 2 sugiro minha cidade de Santos, que antes tinha a Ilha de Santo Amaro (Guarujá), Cubatão e Bertioga como parte do território.
Faz sim esse vídeo das emancipações entre 88 e 96! Só no RJ foram 21 municípios criados nesse período.
Um município que perdeu muito território seria Jundiaí (SP) as terras localizadas ao norte e noroeste de S. Paulo ficavam sob jurisprudência da Vila de Nossa Senhora do Desterro do Mato Grosso de Jundiaí , essas terras incluíam até territórios do sul de Minas Gerais, mas que com a criação da província de Minas Gerais e depois as emancipações das Freguesias de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso (Campinas) e a Vila de São José de Mogi Mirim (Mogi Mirim) o território de Jundiaí foi dividido, e depois ao longos dos séculos 18, 19 e 20, Jundiaí foi sendo dividida novamente mais e mais para as criações dos municípios de Vinhedo, Louveira, Jarinu, Itatiba, Morungaba, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Itupeva.
FONTES: pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Desterro_do_Mato_Grosso_de_Jundia%C3%AD e www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-02102009-173006/publico/JULIANO_RICARDO.pdf
Não sabia dessa, obrigado pelo comentário
Esse tema de municípios que perderam territórios com a emancipação política de novos municípios merece uma parte 2 ou até um documentário. Seria muito bom vc ir um pouco mais além. Eu vi esse vídeo e fiquei com um gostinho de quero mais. Sem falar, que principalmente aqui na região Nordeste, esses municípios foram criados apenas para atender caprichos de políticos, para se tornar "cabides de empregos para políticos e seus apadrinhados. A maioria desses novos municípios que foram criados no meu estado (Piauí) são cidades que não atendem nem as necessidades básicas de suas populações e continuam dependentes da cidade-mãe.
Simbora pra parte 2!
Minha cidade se emancipou em 1995 e fica no colar metropolitano do vale do aço MG. Inclusive o vale do aço surgiu a partir de coronel Fabriciano, as cidades de Ipatinga e Timóteo se desmembraram de coronel Fabriciano.
Agora no vídeo achei que ele ia falar de Campos dos Goytacazes no RJ, o município era enorme fazendo inclusive dúvida com MG e ES, mas foi perdendo territórios, hj ele ainda é um dos maiores do RJ em Are a se não o maior,, mas n se compara a antigamente.
Campos ainda é imenso. O maior do Rio, e maior do que segundo, terceiro e quarto somados!
@@CanalExclave Sim. Tem quase o quádruplo do tamanho do município do Rio, que é enorme em território. Do centro a Sepetiba, seus extremos, dá mais de 60 km, mais longe que do centro até outras cidades da região metropolitana, como Nova Iguaçu, Caxias, São Gonçalo, Itaboraí...
Faz um vídeo respondendo se ainda é possível a criação de municípios no Brasil.
Se não me engano, possível é, mas atualmente é bem mais difícil que antigamente. Seria legal um vídeo falando sobre isso.
Obrigado pela sugestão, farei sim!
Moro em Suzano. Não fazia ideia dessa história de Mogi. Valeu Exclave!
😀😀
Sim, queremos o vídeo sobre os municípios criados entra 88 e 96
Seu pedido é uma ordem:
th-cam.com/video/WPVeYsaFpFY/w-d-xo.html
Adoro teus vídeos. Tô sempre ligado, Vi a maioria.
Olinda em Pernambuco e Tiradentes em Minas Gerais também são exemplos. Faça uma parte dois com esses municípios.
Olavo, vale a pena sim um vídeo sobre o boom de municípios!
Queremos mais vídeos sobre municípios!!
Estão na pauta!
Fala Olavo, beleza? Esse tema que vc sugeriu sobre a criação desses vários municípios entre 1988 e 1996 é um tema que sempre me questionei o porquê, tema top, parabéns pelo trabalho.
Muito obrigado!! Vou mandar bala no vídeo sobre isso!
8:44 eu nasci em Mogi das Cruzes e moro em Suzano (que era parte de Mogi) a vida toda
Fax um vídeo sobre as cidades com o maior idh do país
Quanto às cidades que se emaniciparam de Mogi das Cruzes, no período colonial, a leste, quase todos pertencem a região do Vale do Paraíba, sendo São José dos Campos a segunda maior cidade do interior paulista e uma das 10 mais populosas do estado de SP, além da própria capital paulista que originou a maior parte das cidades da grande SP e algumas do interior paulista, desde o período colonial até a década de 1960 e 1980; como alguns bairros de Carapicuíba (COHAB Castelo Branco, Jandaia, Parque Santa Teresa e Novo Horizonte), pertenciam a capital e a vizinha Osasco, até então.
Guarulhos também perdeu muito território com o desmembramento do que, primeiro, tornou-se o município de Juquery, em 1888.
Depois, Juquery foi desmembrada em outros municípios, dando origem a Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras e Francisco Morato.
Ainda hoje, Mairiporã, sozinha, tem um território maior do que o de Guarulhos, embora seja bem menor em população.
Faltou Imperatriz no Maranhão. Cerca de 20 municípios se formaram no desmembramento de seu território .
Com certeza números mais expressivos que todos esses
Sim, a criação dos novos municípios brasileiros criados a partir de 1988 merece um vídeo
Taí!
th-cam.com/video/WPVeYsaFpFY/w-d-xo.html
Parabéns por esse canal , informações importantes. Lamentável os prejuízos geográficos causados pelas emancipações.
Muito obrigado!! Luziânia vai ser destaque em outro vídeo em breve aqui do canal, aguarde!
@@CanalExclave opa gostei
@@danielalves6412 foi aqui:
th-cam.com/video/LBuE0jev0YU/w-d-xo.html
Sou de Mogi das Cruzes, não tinha ideia sobre isso 😮 obrigada pela informação 😁
Valeu!
Poderia ter falado de Rio Pomba, uma cidade pequena e bem pouco conhecida fora de MG, mas que deu origem a praticamente TODA Zona da Mata mineira, inclusive Juiz de Fora, uma das gigantes do interior do Brasil.
Opa, não conheço esse caso. Valeu pela dica!
Jundiaí-SP e Mairiporã-SP são dois exemplos de municípios antigos e que foram perdendo área com a emancipação de outras cidades, hoje, suas vizinhas.
Mairiporã era o antigo município de Juqueri. Franco da Rocha Francisco Morato Caieiras e Mairiporã e A sede era em franco da rocha.
Uma curiosidade é Barra do Piraí/RJ. Se originou de territórios cedidos por 3 outros municípios: Valença, Piraí e Vassouras...
Não sabia dessa, boa história!
Que tal fazer vídeo sobre o município de São João Marcos - RJ, que era próspero, mas por decisões contestáveis dos governos estadual e federal ele acabou por deixar de existir.
Ele deixou de existir por conta da construção da represa.
Legal também seria um vídeo sobre cidades emancipadas que se tornaram maiores que suas mães, ex Campinas/Jundiaí
Fala sobre Inhambupe Bahia, Cidade tem uma história linda
Não conheço, vou pesquisar
Da uma olhada no municipio de itapeva sp , hoje ainda é grande mas perdeu muito territorio.
Opa, verei!
Faltou Sao sebastiao do Cai RS, onde se desmembrou varias cidades conhecidas, se nao mi engano Caxias do Sul, Gramado, Canela, Nova Petrolpis.
Boa!
Nossa que felicidade minha cidade aparece nesse vídeo, é são josé dos campos que saiu de mogi das cruzes e atualmente acho q é mais populosas que mogi das cruzes
se juntasse todas as cidades que sairam de Mogi, Mogi virava uma metrópole com uns 2 milhoes de habitantes kkkkk
Nova Iguaçú costumava ficar entre sétimo e oitavo mais populoso do Brasil entre os anos setenta e oitenta. Depois dos desmembramentos diminuiu bastante sua população.
Foi ultrapassada por João Pessoa entre 2020/2021, segundo a estimativa do IBGE que saiu recentemente.
Cara, muito bom o seu canal, o conteúdo é muito interessante e vc apresenta muito bem, parabéns mesmo e te desejo muito sucesso ai com o canal!!!
Muito obrigado!!!
Jundiaí que já teve um grande barão de café e uma estação de trem muito importante já foi um município bem grande pro atual padrão paulista de tamanho. Cedeu território pra Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itupeva ou seja praticamente todos os municípios que hoje fazem limite e circundam esta importante cidade e hoje forma uma pequena e importante região metropolitana de cerca de 1 milhão de habitantes.
Fas um video dos municipio mais jovem do Brasil
Piracicaba e Jundiaí em SP são bons exemplos tb
Na começo dos 1930, minha cidade (Espírito Santo do Pinhal/SP) perdeu território para o surgimento de duas cidades vizinhas (Santo Antônio do Jardim/SP e Albertina/MG)
Quer dizer que SP cedeu nessa altura território para MG?
Bom questionamento!
Se fizer parte 2, fala de cabo frio (a cidade em que eu nasci) que perdeu metade do território.
Sou de Ji-Paraná - RO
Canal Exclave, o estado de São Paulo já fui muito maior do que é hoje, só que diminuiram muito.
Verdade!
Sim,o estado do Paraná foi desmembrado de São Paulo em 1853 como punição do Império pelo envolvimento dos paulistas com revoltas contra a monarquia.
@@tonioalessandro Não só o Paraná.
Praticamente toda Região Centro-Oeste e Rondônia era São Paulo.
Até diminuírem até ficar como conhecemos hoje.
faz um video falando sobre a separaçao de osasco com a cidade de sao paulo e do alexo do antigo municipo de santo amaro a cidade de sao paulo
Na opinião, Osasco tem mais características de um bairro de São Paulo do que de município com identidade própria.
Ps: Morei em Osasco por quase 5 anos e para chegar a São Paulo, bastava cruzar uma avenida em que ficava a minha casa.
Muito bom. Será que houve alguma situação oposta,de municipio que ganhou territorio.
Faz um relato à respeito de
Campo Grande MS.
Campo Grande,foi Cidade de interior
até 1977. Eu digo que continua no
interior,porquê pôr quê fica na
região central.
CG têm uma grande faixa de terra
rural. Tem um Distrito (Anhandui)
à cerca de 70 kms au sul.
Tem outro à cerca de 25 ou +au
norte. Boa tarde.
Rochedinho. O outro Distrito de CG.
Campo Grande foi destaque aqui:
th-cam.com/video/Z0T6mb7OjK0/w-d-xo.html
Poderia falar das cidades que foram desmembradas de Santo André/São Bernardo e a Cidade de Santo Amaro
Chapecó foi criada em 1916 após o acordo de limites entre PR e SC. Tinha quase 14.000 km², quase 90 municípios foram emancipados, sobraram apenas 626 km² do território original.
Faça sim vídeo do boom de municípios!
Faremos!
Campos dos Goytacazes, RJ tinha o tamanho de todo norte Fluminense praticamente e foi desmembrada no século passado em vários municípios. Outra curiosidade dessa cidade é que foi a primeira cidade da América Latina a ter luz elétrica.
Parabéns pelo canal... Excelente conteúdo!!!
Muitíssimo obrigado!!
Tem Cruz Alta no Rio Grande do Sul, que perdeu muito territorio também.
Muito importante, fala mais sobre as perdas de Luziânia.
Só um adendo quanto a Mogi das Cruzes. Arujá e Igaratá são emancipações de segundo grau. Ambas faziam parte do território de Santa Isabel, que se emancipou de Mogi em julho de 1832.
Boa! Obrigado pelo comentário
Moro em Guajará Mirim, apesar de não ter nascido aqui, mas tô por aqui já faz um tempo.
Pra mim e lugar como outro qualquer.
Boa
Conheço Picos no Piauí que acho que nos últimos 50 anos deu origem a uns 20 municípios da região principalmente depois desse boom entre 88 e 96 que vc citou no vídeo, qualquer lugar com 1000 habitantes,tornaram um município
Picos teria todo potencial de ser uma Petrolina, Juazeiro do Norte ou mesmo Campina Grande. Pena que a cidade nunca se desenvolveu a tal ponto.
Fala sobre lugares que desmembraram outros que hoje são maiores que eles,tipo:O Grão-Pará que desmembrou o Amazonas e o Amazonas é maior que ele hoje.
Da pra fazer uma parte 2 hein!😎👍❤❤❤
Olá boa tarde
O próximo vídeo coloca o município de Aracati estado do Ceará por favor 👍🏿👍🏿👍🏿👍🏿
Quando vi a chamada do vídeo já pensei na minha Luziânia. Muito bom.
Luziânia vai aparecer com destaque em outro vídeo aqui, aguarde!!
Sugestão: faz parte 2 e coloca Olinda!!! Da maior cidade do estado e capital, pra ter uma área hoje do tamanho de um bairro!!(moro aqui)
Opa, não sabia! Obrigado pela dica!
Sou da cidade de Pompéia interior de São Paulo e meu município pertencia a Campos Novos que englobava vários municípios de hoje e que agora é uma cidade de apenas 4 mil habitantes e que mudou o nome para Campos Novos Paulista
Boa! Vamos ter a parte 2 desse vídeo logo
Em Santa Catarina tem Joinville, Blumenau e Chapecó, que perderam muitos territórios.
Bom saber! Vai pra parte 2!
Faz um vídeo falando dos casos de conurbação mais estranhos
Bom tema!
Jeremoabo Bahia perto da divisa com Sergipe foi um dos que perderam muito tbm
Opa, vou pesquisar!
A cidade do zagueiro Jemerson! (Um narrador aqui de BH só o chamava de "o garoto de Jeremoabo".)
@@paulotf isso mesmo fica no sertão Baiano inclusive ele foi revelado num time do meu estado o Confiança de Aracaju
Joga muito tá no Corinthians, ele é Jeremoabense
Breve um novo município deve surgir a partir de Luziânia, o Jardim do ingá ou Jardim ingá, distrito com mais de 90 mil habitantes, já tem todos os quesitos para ser um município .
O Ingá tá na luta faz tempo, né?
Em Touros, ainda tem Cajueiros, que tentou, mas não conseguiu! Entre Touros e São Miguel do Gostos, existem comunidades grandes, que tem porte de pequenas cidades! Currais novos também tem cidades que foram desmembradas. Eu moro, em Lagoa Nova, que já fez parte de Currais novos. Mas, minha família materna é de Gostoso e Touros!
Por ti minha Mogi querida!
😀😀
Faltou Itapecerica da Serra que era mt enorme , que depois se emancipou taboao da serra , Embu das artes , sao Lourenço da serra e Juquitiba e embu Guaçu na grande sp
Faltou falar sobre Itanhaém - SP, a segunda cidade mais antiga do Brasil, que também perdeu território e deu origem às cidades de Mongaguá, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo.
Boa!
São Vicente, vizinha de Itanhaém na época e vila mais antiga do Brasil, também se desmembrou bastante, gerando o que hoje são Santos, Cubatão, Guarujá, Praia Grande e Bertioga
O Brasil se desmembrou de são Vicente kkkkkkkkkkkkkkkk
Excelente vídeo. Adorei
Pesquise sobre Sumaré e Hortolândia, cidades do interior/ SP... vlw!!!
Valeu a dica!
O Piauí tem muitos desses municípios. Padre Marcos é um município que pertencia a Jaicós e depois do desmembramento deu origem a outras 4 cidades.
Campo Maior, tbm é um exemplo disso. Nos anos 90 cinco municípios foram desmembrados de Campo Maior, isso sem falar nos anos anteriores.
Acho que dessa região aí Picos ganha de rodos. Nos últimos 30 anos acho que criou mais de 20 municípios desmembrado dele.