Eu adorei o livro, e vi a metamorfose como uma grande metáfora para a depressão.O trabalho dele era exaustivo, e sua vida se resumia apenas a trabalhar e sustentar a família( que não o via exatamente como um membro familiar, e sim como "a pessoa que nos mantém "), desde a transformação podemos acompanhar o seu isolamento do mundo, quando para de trabalhar, este processo é comum à pessoas depressivas . Tem um momento, após a transformação que nem mais a irmã dele quer vê -lo e todos o consideram um grande peso, nesse momento ele percebe isso e decide que não quer mais viver.
Aos 17 anos, quando li pela primeira vez A Metamorfose, Gregor era um artrópode repugnante que nada mais fazia, senão, sugar os poucos recursos de sua família. Depressão era coisa muito distante de mim, mas eventualmente essa dama de vestido cinza nos toma pela mão para uma valsa. Fácil seria reclamar e nada reconhecer dessa experiência, mas ela abriu uma porta para entender melhor Gregor. Alguém que precisava de um médico e boa companhia.
Não sou culto como os outros aqui nos comentários. Mas percebi lendo esse livro que a família do gregor amava ele pelo que ele oferecia (dinheiro, conforto, luxo, etc...) e não pelo que ele era (um filho, irmão, e tudo mais, uma pessoa maravilhosa). Quando ele sustentava tudo ele era tudo, depois a família dele viu ele como um monstro (acho que ele nunca virou um monstro, mas era tipo como viam ele) porque ele não podia oferecer mais nada (na versão do filme russo, ele era um homem e não um inseto). Não sou católico mas tem um princípio católico que ensina que vc só vai saber se as pessoas realmente te amam quando vc não tiver mais nada para oferecer, aí te amarão pela sua essência, pelo que vc é. Na minha opinião esse livro transmite isso.
Olá! Tudo bem? Ficaria muito feliz se assistisse a minha resenha de A Metamorfose no Canal Leitura Obrigatória e me dissesse o que achou! Um abraço e ótimas leituras! th-cam.com/video/kHmdacPjPS4/w-d-xo.html
"Quando a conversa chegava a essa necessidade de ganhar dinheiro, Gregor se soltava da porta e se atirava sobre o frio sofá que se encontrava ao lado, pois ficava ardendo de vergonha e tristeza." Sem dúvidas a passagem que mais me marcou, viver é terrível.
Olá! Tudo bem? Ficaria muito feliz se assistisse a minha resenha de A Metamorfose no Canal Leitura Obrigatória e me dissesse o que achou! Um abraço e ótimas leituras! th-cam.com/video/kHmdacPjPS4/w-d-xo.html
É o tipo de leitura que não termina quando lemos a última página. Eu fiquei remoendo este livro por algumas semanas ainda após termina-lo. Fantástico !
+Wagner Da Silva Verdade,. É um livro que nos propões inúmeras reflexões sobre aceitação do diferente, relacionamento familiar, tolerância e principalmente sobre o amor ao próximo. Pra mim foi assim.
Olá! Tudo bem? Ficaria muito feliz se assistisse a minha resenha de A Metamorfose no Canal Leitura Obrigatória e me dissesse o que achou! Um abraço e ótimas leituras! th-cam.com/video/kHmdacPjPS4/w-d-xo.html
Poucos livros me fizeram passar tanta raiva quanto A Metamorfose, é fácil enxergar uma crítica à uma sociedade que tem por valor máximo o capital e onde sua existência é condicionada a uma cadeia utilitária que sustenta todas as relações sociais. Gregor é uma pessoa que vive apenas para trabalhar enquanto sua família comodidamente resolveu ficar em casa e deixar que o filho os sustentasse sozinho. Gregor reduzido a um inseto é uma metáfora de como o mundo nos vê quando não realizamos nada que seja considerado útil. Ironicamente uma vez que Gregor não pode mais prover a família, eles percebem que podem trabalhar e que ele próprio não é mais útil, pelo contrário agora é um encosto e que não merece atenção. Todas as relações se tornaram líquidas nesse mundo, nada se sustenta.
+Humberto Veríssimo Isso mesmo, Humberto. Você resumiu em poucas linhas o que eu levei a resenha inteira pra dizer. Além da crítica social, acho genial a forma do Kafka fazê-la. Criando uma estória surreal, meio fantástica. E as pessoas ficam discutindo se o inseto seria mesmo uma barata... Você leu "Amor Líquido"? O que achou?
+Ler Antes de Morrer Oi, Isa, muito obrigadoo. Sim, o Kafka é um gênio, o modo como ele conduz a história é fantástico, mas... o que tu achas, é uma barata ou não? hahaha Ainda não me senti no momento de ler "Amor Líquido", mas conheço o pensamento do Bauman, que considero outro gênio. Não sei se cabe mais resenha de livro de filosofia no seu canal, mas já vi sua resenha de "O Mundo de Sofia" e gostei muito, adoro seu trabalho.
Olá! Tudo bem? Ficaria muito feliz se assistisse a minha resenha de A Metamorfose no Canal Leitura Obrigatória e me dissesse o que achou! Um abraço e ótimas leituras! th-cam.com/video/kHmdacPjPS4/w-d-xo.html
Ao meu ver , ficou marcante a ingratidão da família, quando como se depara com um doente que antes os mantinha confortáveis, excomungando-o perante a sua nova condição. Mostra como somos ligados ao material, desprezando mesmo os laços parentescos. Ingratidão e intolerância.
Olha, eu li tudo de Kafka e quanto a metamorfose tenho certeza que se trata de uma ironia, Gregor nunca se transformou em inseto. O Inseto aqui é a forma como as pessoas o veem. Existem elementos no livro que dão essa pista. O inseto monstruosos é o fato de Gregor deixar de ser provedor da família e acabar como um ninguém, abandonado, digno de pena.
+Clodoaldo Turcato Muito boa essa sua sacada! E inseto nojento e monstruoso pode ser também a forma que ele passou a se ver ao deixar de ser produtivo. Penso que também é possível essa interpretação. O que vc acha?
+Ler Antes de Morrer Eu sempre achei desde a primeira leitura. Li novamente para ter certeza e sigo com esta certeza. Beijos! Meus trabalhos estão neste link galerialivrepensador.wordpress.com/
Realmente, lendo tive a impressão de que ele (Kafka) poderia estar referindo a si mesmo e sua situação, com problemas mentais. Não somente na questão de ser produtivo (útil), mas também, os seus relacionamentos foram se deteriorando, e sua saúde mental também, ao ponte de em vários momentos ele expressar através do personagem que já estava esquecendo de quem ele era. Então, o "inseto monstruoso" seria no que sua saúde mental o havia "metamorfoseado", um ser repugnante.
Li esse livro hoje. Me senti profundamente triste e melancólico, principalmente com os eventos da reta final. Não imaginava que iria ser uma leitura tão pessoal pra mim. ja é uma das leituras que mais gostei de fazer, sem sombra de dúvidas. Sempre uma bênção encontrar obras que me façam acessar sentimentos tão verdadeiros. é aprender sobre a vida sentado em casa.
uma coisa a dizer esse livro é REVOLTANTE em todos os aspectos. o Gregor se transformando em um inseto que eu enxerguei um descanso para ele, por todo o trabalho, foi como se ele se transformasse e agora pudesse refletir que ele era mais que aquilo. a família dele é totalmente ingrata por tudo que ele fez, o pai mesmo me da ódio, a irmã me decepcionou no final, jamais pensei que ela fosse capaz de dar ao Gregor uma culpa que ele não tinha e a mãe nem se comenta viu. eu enxerguei tanta humanidade em um inseto monstruoso e nenhuma nos demais personagens, a não ser pela Grete, a irmã dele, mas que ela cometeu uma hamartia nos sabemos. por favor mudem minha concepção
Pra quem já tinha alcançado o ápice do absurdo psicologicamente, o fato de se transformar num inseto não é absurdo, perde intensidade. Isso é mais um traço da genialidade do Kafka
Olá! Tudo bem? Ficaria muito feliz se assistisse a minha resenha de A Metamorfose no Canal Leitura Obrigatória e me dissesse o que achou! Um abraço e ótimas leituras! th-cam.com/video/kHmdacPjPS4/w-d-xo.html
Esse livro, foi de certa forma, um motivador que faltava para que eu deixasse um emprego" de 20 anos; digamos que ao término da leitura e posterior reflexão, entendi meu processo de metamorfose, antes imperceptível. Ei de confessar que depois disso, nem tudo foram flores (...), no entanto - fui deixando para trás, partes da minha carcaça de inseto a cada evolução -, e ainda continuo nesse processo... Obrigado Gregor Samsa, por sacrificar-se por nós leitores; obrigado Kafka e seu editor-amigo infiel (graças aos deuses ) por existir esse fruto nos jardins literários!
Bela metáfora do KAKFA, se sentir um inseto, um ser indesejado, que toleramos a existência contanto que ele fique escondido. Se ele aparece, podemos tentar ignorar ou até conviver, mas em algum momento ele vai ser esmagado. Obrigado por esta resenha interessante.
A obra de Franz Kafka procura tirar o leitor de sua zona de conforto. Conforme disse numa carta em 1904, para ele "Um livro tem de ser o machado para o mar congelado dentro de nós".
Amo Kafka e li a metamorfose bem cedo na minha vida, tendo sido o primeiro livro que li do dito autor. Relembro muitas vezes, em muitas situações da minha vida, está obra, não sei se por causa da lição que observi, na minha leitura, e que foi muito marcante para mim e numa altura específica da minha vida. Também li num dia e fiquei vidrada nas palavras brutas de Kafka que pretendem retratar um reflexo interior obscuro da realidade superficial do exterior e o impacto que isso tem numa pessoa. Metamorfose, sim, uma transformação que era necessária, não só para o protagonista, como para a própria família dele. Adoro ainda mais o facto do final permitir a nossa reflexão, sendo que mesmo acabando o livro num dia, deixou-me a pensar sobre ela durante algum tempo.
Esse foi um dos livros que me tirou da minha zona de conforto. li-o em um dia e não consegui parar de pensar na lição de cada parte do livro. Perfeito!
Acabei de ler...nossa....dá uma angústia! Maravilhoso...é uma mistura...também li de uma vez só , porque não dá pra parar. Triste a parte que diz que ele fica no escuro do quarto. Ele morreu também por saber que a família não o queria mais. Inseto monstruoso. Triste. Até a irmã que tinha paciência ...quis que isso acabasse. Literatura maravilhosa!!!
Eu amo o Franz! Metamorfose é uma poesia, o homem em transformação, isolado. Eu tenho 18 anos agora e a todo momento me senti Gregor, uma pessoa perdida em responsabilidades, perdido em si mesmo, renascendo.
Tbm li em uma tacada só hj neurônios formigando, bem é isso ele sustentava a família, foi tratado como um peso com repugnância, no seu isolamento ficou depressivo, tipo rever nosso olhar de repugnância aos outros: quando alguém pensa diferente, vive de outra forma, alguma deficiência ou simplesmente não tem nada em que nos atraía e a oferecer.. Tbm no fim q a família teve sim sua metamorfose cada um se virando para se suster, e principalmente sua irmã com suas mudanças.. aí só se descobrisse lendo esse livro é loucoo mesmo.. Linda resenha e obrigado!
Olá! Tudo bem? Ficaria muito feliz se assistisse a minha resenha de A Metamorfose no Canal Leitura Obrigatória e me dissesse o que achou! Um abraço e ótimas leituras! th-cam.com/video/kHmdacPjPS4/w-d-xo.html
Acabei de ler o livro. Adorei e corri pra cá pra ver a resenha da Isa. Muito obrigado pelo seu trabalho Uma coisa que me chamou muito a atenção e é como se desenrola a história da irmã dele. Assim como o Gregor, com o seu lugar na sociedade (homem jovem, provedor etc), ela se torna também uma mulher jovem que passará, conforme os pais esperam, a atuar na sociedade (mulher jovem, casada, dona de casa etc). Da pra notar ao longo do livro como o comportamento dela muda, como ela se coloca, e como ela reage em diversas situações. No fim, os pais começam a notá-la, e a projetar o futuro dela A questão que penso é: se por acaso ela não alcançar os objetivos para o quais a sociedade espera dela (mãe, dona do lar, esposa, educadora dos filhos etc), será que ela vai ser vista também como o Gregor? Claro que esses papéis que mencionei aqui são os que penso que eram os que as mulheres exerciam mais na época em que o livro foi escrito.
Gostaria de parabenizar seu esforço de difundir a leitura. Com base nas suas resenhas, fiquei apaixonado por “Cândido, o otimista” e agora vou ler “Metamorfose”. Continue na sua jornada. Parabéns!!!
Eu ouvi (li) no storytel. Quando ouvi essa primeira frase ate parei de lavava louça e voltei ao inicio da leitura pra ver se era isso mesmo que eu ouvi. O audiobook e muito bem feito. Trouxe uma experiência interessante. O livro é excelente, a metáfora pode ser usada para diferentes situações, e ao conhecer Gregor e sua formo como lidou com td. E incrivel e como o emprego tornou se massante, vale muito a pena ler ou ouvir.
Sua vusão sobre a obra é muito curiosa, eu tinha uma visão sobre o livro e acreditava que não fugia muito disso, hoje percebo que há diferentes interpretações com filosofias totalmente contrária um das outras
Comecei a ler na semana passada!!! Kafka é muito bom!!! O processo eu li e é um show de surrealismo ao mesmo tempo em que tem muito a ver com essa realidade inacreditável que estamos vivendo especialmente quando olhamos para o poder judiciário no Brasil! É verdade! Ler Kafka é quase que deprimente!
A Metamorfose está na minha lista já há algum tempo, junto com A Divina Comédia e Paraíso Perdido. Sinto que não posso morrer sem antes ler essas obras. Muito obrigado por pelo conteúdo, Isa!
A primeira vez que eu li esse livro, não consegui dormir direito, me deixou pertubado, ainda fiquei um mês com esse livro na minha cabeça tentando compreender toda essa história kkkkk
Olá! Tudo bem? Ficaria muito feliz se assistisse a minha resenha de A Metamorfose no Canal Leitura Obrigatória e me dissesse o que achou! Um abraço e ótimas leituras! th-cam.com/video/kHmdacPjPS4/w-d-xo.html
Um dos melhores livros que já lí em toda minha vida! Esse cara é demais! Dificilmente releio uma obra, mas essa e "O Processo" não resisti e li duas vezes...
Acabei de ler A Metamorfose. Realmente, temos a sensibilidade de compreende a obra de acordo com nossa realidade. Por isso vim até aqui para melhor compreender a obra. Parabéns pelo seu trabalho, ajudou-me a compreender melhor este escritor inédito para mim. Os comentários e opiniões divergentes a sua também turbinaram minha compreensão. Parabéns, uma vez mais. Até a próxima ...
Com está história eu mim lembrei de uma outra história espanhola que se chama "O HOMEM QUE VIO O LARGATO COMER SEU FILHO " . As histórias só parecem semelhante por ter incetos estranhos e que aparece na história assim de repente. Imaginações incríveis de Atores muito criativos com suas imaginações fantástica, o realismo mágico e muito utilizado nessas duas histórias totalmente diferente mas bem legal ao meu ponto de vista. "25/11/2020 ".
Isabella eu li essa obra na Faculdade através de um colega, A Metamorfose é uma visão da transformação analítica e Realista e a Família vê sua transformação e ignora,pois ele se valia pelo seu trabalho e Franz Kafka traz a depressão e solidão e impotência sobre o Governo!
Comprei o box do Fraz,li a metarmofose agora estou lendo o Processo ,estou apaixonada pelo autor,recomendo muito os livros do Franz(não podemos nos esquecer que ele trás temas da atualidade)
Acabei o livro agora e além de tudo que já falaram aí em cima, é legal a gente aprender também, que ao meu ver a família de Gregor foi condicionada por ele mesmo a pensar que era dever dele prover o que precisava pra casa. E quando ele não pode mais, todos viram que era possível trabalhar. Ele criou a ideia de que nenhum deles deveria ou podia trabalhar pra ajudá-lo e isso foi fortalecido por todos, claro, pois é cômodo. E depois mesmo eles vendo que poderiam ajudar ele trabalhando continuaram sentindo e o tratando como se fosse dever ele. Então um grande ensinamento pra mim no livro, é que mesmo sendo óbvio, se você faz muito pelas pessoas, elas começam a achar que é seu dever, sendo que Gregor só fazia por amor. E quando vc não fazer mais, vão te cobrar que você continue fazendo algo que nunca foi puramente sua obrigação. Não crie justificativas pra se doar de mais ao outro. Devemos respeitar nossos limites, se não, o outro perde a noção do que é certo e te explora.
Acabei de ler esse livro e você descreveu exatamente os meus sentimentos. Mexeu muito comigo não sei porquê, mas acredito que foi a forma do autor de escrever, com objetividade e frieza, deixa todos os sentimentos a nossa parte. Virou um dos meus favoritos
Eu terminei o livro e me senti um Qi alto por interpretar a metamorfose como uma grande metáfora para depressão, aí vim nos comentários...quase todos falam disso kkkkk
Nossa siiiiim, no início eu achava q ele n era um inseto e sim esquizofrênico LAKKDKDK Não exatamente isso Mas eu achava q ele não era realmente um inseto Mas se via como um Se via como um "monstro"
Meu Deus, como vc pode fazer uma resenha tão espetacular desse jeito?? Quando tenho q ler um livro q n sei nada, dou uma olhada no seu canal pra ver se vc já fez uma resenha e, normalmente, fez. Parabéns pelo trabalho! Bjs
A sua produção é tão impecável quanto as obras que resenha. Tudo muito perfeito. Sua interpretação e a edição dos vídeos deixam a gente louco pra ler o que está apresentando.
Acabei de descobrir o canal e acabei de terminar o primeiro capitulo do livro, dá uma angústia o protagonista ter como maior preocupação o trabalho e sustento da família diante da situação que ele se encontra. Mais um inscrito e fazendo uma maratona aqui pra ver a resenha dos livros que já li. Abs
Eu adorei a música no fundo! A metamorfose foi o primeiro livro que eu me lembro de ter lido na minha vida, só que eu nunca terminei. Eu ganhei este livro quando eu estava na escola e eu estava apenas na quarta série do ensino fundamental, mesmo assim eu tentei ler, eu já dominava a leitura, mas não tinha conhecimento e percepção suficiente para entender a grandiosidade da obra. Então, eu li da forma mais natural possível sem aspiração alguma, mas me lembro de que achei um livro muito estranho. Eu nunca tinha ouvido falar do Kafka, ainda mais naqueles anos remotos, onde não se havia tanta disseminação de informações como hoje. Mas o título do livro me marcou para sempre.
Li os dois. Li alice com angústia, entendo ela portadora de alguma doença mental. A metamorfose mesmo sendo fininho tive que ler em pausas, doí MUITO. MUITO mesmo!
No Kumon onde eu trabalho tem esse livro exposto na BRK pros alunos pegarem pra ler, a capa já me chamava a atenção mas agora com essa resenha sensacional dá vontade de ir amanhã mesmo buscar esse livro na prateleira e ver do que ele é capaz de me mostrar e dar uma olhada nesse mundo kafkaniano. Obrigado Isa! Mesmo mais de um ano depois dessa sua resenha, é ótimo ver que desde o início do projeto você resenha ótimas obras em que eu mesmo já acompanho a bastante tempo. =)
Terminei de ler hoje esse livro e fiquei impressionada com a história. Achei que fosse ser um daqueles livros difíceis de se ler, mas acabei lendo em um dia. Você quer ver o que vai acontecer com o protagonista. Dá muita pena do Gregor e da forma como a família o trata após a metamorfose. Ele que havia se dedicado tanto a ela, que estava esgotado de tanto trabalhar e que tinha sonhos de ajudar a irmã a estudar música, agora era desprezado por todos. E o final é desanimador e triste.
Eu ressaltaria a perspectiva do personagem trazendo a tona as relações de trabalho, e as de família onde só havia o cuidado no início. Mesmo ele fazendo tudo pela família não foi o suficiente para garantir um cuidado duradouro. Outro ponto era a dependência que todos tinham em cima dele, o que o sobrecarregava e o fazia não viver para si, mas em prol da família quando a mesma poderia trabalhar, mesmo com as dificuldades existentes.
Apos recomendações de um amigo, li a metamorfose. Fico, ainda, desconfortável e em dúvida, se Kafka quis levar para o lado da ficção absurda ou se era apenas metáforas para alguma doença que o pegou desprevenido. Esta história é totalmente diferente de tudo que já li. Tenho minhas teorias sobre ela e prefiro guarda-las para mim. Simplesmente amei a narrativa e recomendo.
Eu amei o livro! Na minha cabeça ele não vira um inseto propriamente dito, na maioria da história pensei que ele tivesse morto, mas depois fui alterando pra ele estar incapacitado. Estou procurando vídeos pra ver pensamentos diferentes do meu rs.
Só eu quando leio um livro no começo me sinto perdido tipo: será que eu não gosto de ler? Porque nada se encaixa? Mais depois mergulho na história como numa piscina numa tarde ensolarada leio com a sensação de uma viagem no tempo depois quando acabo,já se passaram horas muito bem gastas num livro tão apaixonante e encrivel como esse!
Valeu por responder!É eternamente destrinchante!Não sei se exagero meu!Mas é o tipo de livro que vez em quando volta-se a ler,pelo menos eu!Ao meu parecer,que saímos do esgoto e,não sei,ficou um amigo pra trás.A gente quer respirar fundo,mas no gramado,mas...há algo lá,que fosse uma confissão de uma masmorra qualquer,que nos atrai!Professora de português na série 8,nos aplicou Kafka!Na biblioteca anos mais tarde o processo!E concordo com você sobre a atualidade dele,ontem,às 18hs,vindo do trabalho,encontrei meus amigos de mesa e de bar,e um deles,faz tempo desempregado...tentando planos,como um rato descoberto na cozinha às 3 da manhã,entende?!E mesmo a gente,trabalhando,são tantas questões e assuntos paralelos,desgostosos todos,que me sinto numa pintura de Caravaggio!Bem,é isso!E você transpôs exatamente onde Kafka nos põe,esse estado de alerta,quase ou talvez,uma profecia para o tempo dele também!Prazer imenso descobrir esse canal,não é com todo mundo que se conversa Kafka!Agradecido!Hoje ao acordar,pretendo saber de "Colônia Penal",aí te respondo,e te pergunto de um certo português,que também me marcou muito!Fique bem!!!
Isa, provavelmente você não vai ver esse comentário, mas gostaria que soubesse que és a responsável por formar a leitora que sou atualmente. Estou comentando aqui porque esse foi o primeiro vídeo que vi no canal e de cara já te achei muito simpática e dona de um carisma inconfundível. Comecei a ver várias resenhas e a vontade de ler, depois de tanto tempo adormecida, começou a acordar dentro de mim. Adoro seus vídeos sobre clássicos, e foi graças a você que eu perdi o medo de lê-los. Obrigada por existir e por realizar esse trabalho tão lindo. Tudo de bom pra você!🌷❤️
Acabei de terminar de ler Kafka...e vc não poderia descrever melhor como eu me senti ao ler....e como essa história é bizarramente cativante...mesmo sendo tão objetiva ( ainda que profunda ) e grossa...no sentido ser contrária ao conto de fada...onde se tem um " e viveram felizes para sempre ".
Li a metamorfose na minha adolescência e se tornou meu livro favorito, agora li novamente e achei tão angustiante, porém é uma leitura realmente incrível.
Li os dois livros em menos de duas semanas - e olha que não sou, nem de longe, um bom exemplo de leitor. As histórias são boas, escritas de maneiras incríveis, detalhistas, porém, não consegui sentir grandes emoções em nenhuma das duas. São histórias bem contadas. Muito bem contadas, por sinal, mas só. A primeira fala da grande transformação que a vida (existencial, até) dele sofreu. O fato de ter virado um inseto foi só uma metáfora. A segunda, em O processo, a história foca na burocracia, na impotência do ser humano perante coisas que vão além do seu controle - o que acontece mesmo na vida dos mais poderosos. Enfim. Ótimos textos. Ótimas histórias. Todos esses sentimentos que você sentiu eu não senti. O que é uma pena.
Quando eu vi a premissa do livro fiquei doida pra lê-lo, mas acabei desanimando. Mas sua resenha me reanimou. Fiquei encantada com a sua resenha. Beijos
Acabei de ler e fiquei esperando o livro continuar. A leitura é agoniante, lendo alguns comentários pude entender um pouco melhor. Tem pessoas que vão associar a metarmofose ao seu valor diante da sociedade, vale o que tem, mas o que mais achei interessante, foi uma metáfora com a depressão.
Parabéns pela belíssima análise! E digo-lhe uma coisa: se você se formasse em Direito e trabalhasse nos meandros da justiça veria o quão mais assustador é "O Processo", posto que revela, verdadeiramente, as malévolas engrenagens do Estado e do poder. Não à toa Nietzsche chamava o Estado de "o mais frio dos monstros".
Nossa esse livro é maravilhoso... eu li em Alemao... no original.... mas gostaria de ler em minha língua materna, o português, pra poder comparar... e esse livro sobre Kafka desse professor que você menciona, parece ser muito bom... gostaria de lê-lo também...
Parabéns pelo trabalho! O mais fantástico de "A metamorfose" é a adequação da leitura por cada leitor; o que é o "inseto gigante e grotesco" para cada um de nós?
Comecei a ler A metamorfose hoje. Eu não estava entendendo nada, pensamentos como: "será que é isso mesmo que ele quer dizer?", "será que eu estou entendendo errado?". E uou, a forma como você descreveu tudo isso é... ah, você me ajudou muito! Obrigada. Ganhou uma inscrita.
Olá, descobri seu canal há poucos dias, mas posso garantir que é um dos melhores do TH-cam, você produz conteúdo de qualidade e foge do comum quando fala de grandes clássicos com leveza. Beijinhos e muito sucesso, você vai longe!!!
Lendo os dois, A metamorfose e O processo, Isabella, tenho agora, e depois de ver a sua resenha, a impressão de que essa angústia que as obras provocam já estavam lá, desde quando ele começou a escrever, suscitadas pela maneira talentosa como ele escrevia. Mais distante em A metamorfose, mais "hard level" em O processo. Lê-lo é muito difícil, sim, e não existe conforto em momento algum. Mas só de o texto nos modificar tanto, "do jeito mais difícil" vale a leitura. Agora, quero ler o livro que você indicou, pra variar... Ótima resenha!
jorge luiz clemente de abreu obrigada! eu tive realmente dificuldade com O Processo, mas não me arrependo ter ter lido. Foi sem dúvida importante ter contato com este outro tipo de literatura - desagradável, sim, porém único em sua originalidade.
Estou super curiosa para comprar a metamorfose e o processo ,mas só de tu falar ...Tenho medo de ficar deprimida ,amo tuas resenhas! Parabéns por. Mais uma brilhante!
Após escutar o livro no uBook recentemente resolvi procurar alguém falando sobre o mesmo. Vou ser bem sincero com minha experiência. Inicialmente baixei o livro pelo autor, o nome Kafka me soa bem familiar. Não o conhecia, mas já ouvi falar e sei q é um autor famoso. Logo ao perceber o assunto do livro, fiquei o tempo todo esperando uma reviravolta na história do tipo, "e então ele saiu do casulo e virou uma borboleta" ou "então ele foi para floresta e passou a viver em harmonia com seus iguais", jurando q viria algum tipo de "moral da história" assim como em contos tradicionais. Mas no fim a obra acaba de forma crua e sem muitas flores, assim como é a vida. Acho q depois da sua apresentação sobre Kafka nesse vídeo passei a entender um pouco mais sobre os objetivos do autor, mesmo q em minha jornada junto com Gregório neste audiolivro já tivesse ficado claro muito sobre a importância de cada papel em uma família acima da importância de cada pessoa, as consequências de situações que mudam as interações entre os indivíduos de uma família e a dinâmica das relações interpessoais quando lidam com o desconhecido. Obrigado e parabéns pelo vídeo. Abraços!
No caso da Metamorfose ele não tenta se defender, ele aceita completamente a sua realidade sem questionar e vai simplesmente seguindo o cotidiano, como se a sua metamorfose fosse somente um fator 'natural'. A metamorfose as suas consequencias nunca foram questionadas durante toda a história.
Eu adorei o livro, e vi a metamorfose como uma grande metáfora para a depressão.O trabalho dele era exaustivo, e sua vida se resumia apenas a trabalhar e sustentar a família( que não o via exatamente como um membro familiar, e sim como "a pessoa que nos mantém "), desde a transformação podemos acompanhar o seu isolamento do mundo, quando para de trabalhar, este processo é comum à pessoas depressivas . Tem um momento, após a transformação que nem mais a irmã dele quer vê -lo e todos o consideram um grande peso, nesse momento ele percebe isso e decide que não quer mais viver.
UOU, esse comentário mudou minha visão completamente! Estou embasbacada aqui...sensacional.
O próprio trabalho dele o transformou em um ser invertebrado e que não possui domínio nem sobre o próprio corpo.
Hotblack Desiato Terminei agora o livro e tive a msm interpretação da metáfora sobre depressão.
Aos 17 anos, quando li pela primeira vez A Metamorfose, Gregor era um artrópode repugnante que nada mais fazia, senão, sugar os poucos recursos de sua família. Depressão era coisa muito distante de mim, mas eventualmente essa dama de vestido cinza nos toma pela mão para uma valsa. Fácil seria reclamar e nada reconhecer dessa experiência, mas ela abriu uma porta para entender melhor Gregor. Alguém que precisava de um médico e boa companhia.
uau!
Não sou culto como os outros aqui nos comentários. Mas percebi lendo esse livro que a família do gregor amava ele pelo que ele oferecia (dinheiro, conforto, luxo, etc...) e não pelo que ele era (um filho, irmão, e tudo mais, uma pessoa maravilhosa). Quando ele sustentava tudo ele era tudo, depois a família dele viu ele como um monstro (acho que ele nunca virou um monstro, mas era tipo como viam ele) porque ele não podia oferecer mais nada (na versão do filme russo, ele era um homem e não um inseto). Não sou católico mas tem um princípio católico que ensina que vc só vai saber se as pessoas realmente te amam quando vc não tiver mais nada para oferecer, aí te amarão pela sua essência, pelo que vc é. Na minha opinião esse livro transmite isso.
Realmente concordo com você. Muito boa explicação
É o que absorvi tbm
@@leandrosevero7204 onde eu encontro o filme ?
Lauriana Cantora 👏
Olá! Tudo bem? Ficaria muito feliz se assistisse a minha resenha de A Metamorfose no Canal Leitura Obrigatória e me dissesse o que achou! Um abraço e ótimas leituras! th-cam.com/video/kHmdacPjPS4/w-d-xo.html
"Quando a conversa chegava a essa necessidade de ganhar dinheiro, Gregor se soltava da porta e se atirava sobre o frio sofá que se encontrava ao lado, pois ficava ardendo de vergonha e tristeza." Sem dúvidas a passagem que mais me marcou, viver é terrível.
😔
Olá! Tudo bem? Ficaria muito feliz se assistisse a minha resenha de A Metamorfose no Canal Leitura Obrigatória e me dissesse o que achou! Um abraço e ótimas leituras! th-cam.com/video/kHmdacPjPS4/w-d-xo.html
Até agora estou pensando na maçã cravada nas costas do "bicho".
Gente, que livro rápido e profundo. Nervoso, mas impactante.
Allana Costa Pereira Essa parte também foi a mais impressionante pra mim.
Siiim, e na ferida que ele teve na porta. Ele super descrevia isso, e eu ficava:"pq vc tá focando nessas coisas??"
@@Clara-zy3fp sim, velho logo no começo ele abrindo a porta e o livro super detalhando as feridas e dificuldades, já dá aquela coisa ruim
É o tipo de leitura que não termina quando lemos a última página. Eu fiquei remoendo este livro por algumas semanas ainda após termina-lo. Fantástico !
+Wagner Da Silva Verdade,. É um livro que nos propões inúmeras reflexões sobre aceitação do diferente, relacionamento familiar, tolerância e principalmente sobre o amor ao próximo. Pra mim foi assim.
Todo clássico é assim. Principalmente as obras de Shakespeare
Olá! Tudo bem? Ficaria muito feliz se assistisse a minha resenha de A Metamorfose no Canal Leitura Obrigatória e me dissesse o que achou! Um abraço e ótimas leituras! th-cam.com/video/kHmdacPjPS4/w-d-xo.html
Um dos livros mais fortes e surpreendentes que eu já li.
Confira agora a resenha de "A Metamorfose", de Franz Kafka!
Perfeito! :) ainda sobre a literatura e seus absurdos apaixonantes, adoraria ver um vídeo seu sobre "Cem anos de solidão, do Gabo"
Ler Antes de Morrer Que bom que o canal esta crescendo! Parabéns, foi (está sendo) merecido! Estou torcendo por você!
mas ele era um inseto de tamanho de um inseto ou do tamanho de um humano pq se ele for do tamanha de um humano nn condiz com o texto
+Femmerichs creio que a metamorfose tenho sido completa pois eles se esconde atrás de um pequeno canapé
Era um inseto do tamanha de um humano
Poucos livros me fizeram passar tanta raiva quanto A Metamorfose, é fácil enxergar uma crítica à uma sociedade que tem por valor máximo o capital e onde sua existência é condicionada a uma cadeia utilitária que sustenta todas as relações sociais. Gregor é uma pessoa que vive apenas para trabalhar enquanto sua família comodidamente resolveu ficar em casa e deixar que o filho os sustentasse sozinho. Gregor reduzido a um inseto é uma metáfora de como o mundo nos vê quando não realizamos nada que seja considerado útil. Ironicamente uma vez que Gregor não pode mais prover a família, eles percebem que podem trabalhar e que ele próprio não é mais útil, pelo contrário agora é um encosto e que não merece atenção. Todas as relações se tornaram líquidas nesse mundo, nada se sustenta.
+Humberto Veríssimo Isso mesmo, Humberto. Você resumiu em poucas linhas o que eu levei a resenha inteira pra dizer.
Além da crítica social, acho genial a forma do Kafka fazê-la. Criando uma estória surreal, meio fantástica. E as pessoas ficam discutindo se o inseto seria mesmo uma barata...
Você leu "Amor Líquido"? O que achou?
+Ler Antes de Morrer Oi, Isa, muito obrigadoo. Sim, o Kafka é um gênio, o modo como ele conduz a história é fantástico, mas... o que tu achas, é uma barata ou não? hahaha
Ainda não me senti no momento de ler "Amor Líquido", mas conheço o pensamento do Bauman, que considero outro gênio.
Não sei se cabe mais resenha de livro de filosofia no seu canal, mas já vi sua resenha de "O Mundo de Sofia" e gostei muito, adoro seu trabalho.
Tive essa impressão ao ler também!
Olá! Tudo bem? Ficaria muito feliz se assistisse a minha resenha de A Metamorfose no Canal Leitura Obrigatória e me dissesse o que achou! Um abraço e ótimas leituras! th-cam.com/video/kHmdacPjPS4/w-d-xo.html
É revoltante o jeito como o reprimem e o tratam.
Ao meu ver , ficou marcante a ingratidão da família, quando como se depara com um doente que antes os mantinha confortáveis, excomungando-o perante a sua nova condição. Mostra como somos ligados ao material, desprezando mesmo os laços parentescos. Ingratidão e intolerância.
Olha, eu li tudo de Kafka e quanto a metamorfose tenho certeza que se trata de uma ironia, Gregor nunca se transformou em inseto. O Inseto aqui é a forma como as pessoas o veem. Existem elementos no livro que dão essa pista. O inseto monstruosos é o fato de Gregor deixar de ser provedor da família e acabar como um ninguém, abandonado, digno de pena.
+Clodoaldo Turcato Muito boa essa sua sacada! E inseto nojento e monstruoso pode ser também a forma que ele passou a se ver ao deixar de ser produtivo. Penso que também é possível essa interpretação. O que vc acha?
+Ler Antes de Morrer Eu sempre achei desde a primeira leitura. Li novamente para ter certeza e sigo com esta certeza. Beijos! Meus trabalhos estão neste link galerialivrepensador.wordpress.com/
Mesmo raciocínio que o meu, ele até diz que ninguém era para imaginar o inseto. Isso significa o quê?
Realmente, lendo tive a impressão de que ele (Kafka) poderia estar referindo a si mesmo e sua situação, com problemas mentais. Não somente na questão de ser produtivo (útil), mas também, os seus relacionamentos foram se deteriorando, e sua saúde mental também, ao ponte de em vários momentos ele expressar através do personagem que já estava esquecendo de quem ele era. Então, o "inseto monstruoso" seria no que sua saúde mental o havia "metamorfoseado", um ser repugnante.
Existe um filme russo da metamorfose que aborda essa interpretação, no filme Gregor não se transforma fisicamente, mas age como um inseto.
Li esse livro hoje. Me senti profundamente triste e melancólico, principalmente com os eventos da reta final.
Não imaginava que iria ser uma leitura tão pessoal pra mim. ja é uma das leituras que mais gostei de fazer, sem sombra de dúvidas.
Sempre uma bênção encontrar obras que me façam acessar sentimentos tão verdadeiros. é aprender sobre a vida sentado em casa.
uma coisa a dizer esse livro é REVOLTANTE em todos os aspectos. o Gregor se transformando em um inseto que eu enxerguei um descanso para ele, por todo o trabalho, foi como se ele se transformasse e agora pudesse refletir que ele era mais que aquilo. a família dele é totalmente ingrata por tudo que ele fez, o pai mesmo me da ódio, a irmã me decepcionou no final, jamais pensei que ela fosse capaz de dar ao Gregor uma culpa que ele não tinha e a mãe nem se comenta viu. eu enxerguei tanta humanidade em um inseto monstruoso e nenhuma nos demais personagens, a não ser pela Grete, a irmã dele, mas que ela cometeu uma hamartia nos sabemos. por favor mudem minha concepção
eu também percebi essa "frieza" do narrador e de todo o contexto mesmo. Como se o fato do cara ter se transformado num inseto não fosse absurda!
Pra quem já tinha alcançado o ápice do absurdo psicologicamente, o fato de se transformar num inseto não é absurdo, perde intensidade. Isso é mais um traço da genialidade do Kafka
Olá! Tudo bem? Ficaria muito feliz se assistisse a minha resenha de A Metamorfose no Canal Leitura Obrigatória e me dissesse o que achou! Um abraço e ótimas leituras! th-cam.com/video/kHmdacPjPS4/w-d-xo.html
Esse livro, foi de certa forma, um motivador que faltava para que eu deixasse um emprego" de 20 anos; digamos que ao término da leitura e posterior reflexão, entendi meu processo de metamorfose, antes imperceptível. Ei de confessar que depois disso, nem tudo foram flores (...), no entanto - fui deixando para trás, partes da minha carcaça de inseto a cada evolução -, e ainda continuo nesse processo... Obrigado Gregor Samsa, por sacrificar-se por nós leitores; obrigado Kafka e seu editor-amigo infiel (graças aos deuses ) por existir esse fruto nos jardins literários!
Bela metáfora do KAKFA, se sentir um inseto, um ser indesejado, que toleramos a existência contanto que ele fique escondido.
Se ele aparece, podemos tentar ignorar ou até conviver, mas em algum momento ele vai ser esmagado.
Obrigado por esta resenha interessante.
A obra de Franz Kafka procura tirar o leitor de sua zona de conforto. Conforme disse numa carta em 1904, para ele "Um livro tem de ser o machado para o mar congelado dentro de nós".
Quando se sabe da história de vida do autor, vc entende o quanto isso influencia nas obras
Amo Kafka e li a metamorfose bem cedo na minha vida, tendo sido o primeiro livro que li do dito autor. Relembro muitas vezes, em muitas situações da minha vida, está obra, não sei se por causa da lição que observi, na minha leitura, e que foi muito marcante para mim e numa altura específica da minha vida. Também li num dia e fiquei vidrada nas palavras brutas de Kafka que pretendem retratar um reflexo interior obscuro da realidade superficial do exterior e o impacto que isso tem numa pessoa. Metamorfose, sim, uma transformação que era necessária, não só para o protagonista, como para a própria família dele. Adoro ainda mais o facto do final permitir a nossa reflexão, sendo que mesmo acabando o livro num dia, deixou-me a pensar sobre ela durante algum tempo.
Esse foi um dos livros que me tirou da minha zona de conforto. li-o em um dia e não consegui parar de pensar na lição de cada parte do livro. Perfeito!
Ler O Processo foi chocante!! A Metamorfose foi angustiante eu diria. Vídeo maravilhoso!!
Acabei de ler...nossa....dá uma angústia! Maravilhoso...é uma mistura...também li de uma vez só , porque não dá pra parar. Triste a parte que diz que ele fica no escuro do quarto. Ele morreu também por saber que a família não o queria mais. Inseto monstruoso. Triste. Até a irmã que tinha paciência ...quis que isso acabasse. Literatura maravilhosa!!!
Eu amo o Franz! Metamorfose é uma poesia, o homem em transformação, isolado. Eu tenho 18 anos agora e a todo momento me senti Gregor, uma pessoa perdida em responsabilidades, perdido em si mesmo, renascendo.
Tbm li em uma tacada só hj neurônios formigando, bem é isso ele sustentava a família, foi tratado como um peso com repugnância, no seu isolamento ficou depressivo, tipo rever nosso olhar de repugnância aos outros: quando alguém pensa diferente, vive de outra forma, alguma
deficiência ou simplesmente não tem nada em que nos atraía e a oferecer..
Tbm no fim q a família teve sim sua metamorfose cada um se virando para se suster, e principalmente sua irmã com suas mudanças.. aí só se descobrisse lendo esse livro é loucoo mesmo..
Linda resenha e obrigado!
Ele toca os nossos medos.
Por isso nos prende a essa leitura incrivel
Olá! Tudo bem? Ficaria muito feliz se assistisse a minha resenha de A Metamorfose no Canal Leitura Obrigatória e me dissesse o que achou! Um abraço e ótimas leituras! th-cam.com/video/kHmdacPjPS4/w-d-xo.html
Acabei de ler o livro. Adorei e corri pra cá pra ver a resenha da Isa. Muito obrigado pelo seu trabalho
Uma coisa que me chamou muito a atenção e é como se desenrola a história da irmã dele. Assim como o Gregor, com o seu lugar na sociedade (homem jovem, provedor etc), ela se torna também uma mulher jovem que passará, conforme os pais esperam, a atuar na sociedade (mulher jovem, casada, dona de casa etc). Da pra notar ao longo do livro como o comportamento dela muda, como ela se coloca, e como ela reage em diversas situações. No fim, os pais começam a notá-la, e a projetar o futuro dela
A questão que penso é: se por acaso ela não alcançar os objetivos para o quais a sociedade espera dela (mãe, dona do lar, esposa, educadora dos filhos etc), será que ela vai ser vista também como o Gregor? Claro que esses papéis que mencionei aqui são os que penso que eram os que as mulheres exerciam mais na época em que o livro foi escrito.
Gostaria de parabenizar seu esforço de difundir a leitura. Com base nas suas resenhas, fiquei apaixonado por “Cândido, o otimista” e agora vou ler “Metamorfose”. Continue na sua jornada. Parabéns!!!
Eu ouvi (li) no storytel. Quando ouvi essa primeira frase ate parei de lavava louça e voltei ao inicio da leitura pra ver se era isso mesmo que eu ouvi. O audiobook e muito bem feito. Trouxe uma experiência interessante. O livro é excelente, a metáfora pode ser usada para diferentes situações, e ao conhecer Gregor e sua formo como lidou com td. E incrivel e como o emprego tornou se massante, vale muito a pena ler ou ouvir.
Eu amei ler este livro, livro curto e maravilhoso. Adorei a história contada de (Frank Kafka) - A metamorfose
Sua vusão sobre a obra é muito curiosa, eu tinha uma visão sobre o livro e acreditava que não fugia muito disso, hoje percebo que há diferentes interpretações com filosofias totalmente contrária um das outras
Comecei a ler na semana passada!!! Kafka é muito bom!!! O processo eu li e é um show de surrealismo ao mesmo tempo em que tem muito a ver com essa realidade inacreditável que estamos vivendo especialmente quando olhamos para o poder judiciário no Brasil! É verdade! Ler Kafka é quase que deprimente!
Amo esse livro. Me fez refletir muito! Li quando era adolescente e não esqueço até hoje!
Acabei de ler, fiquei totalmente absmada! Meu Deus, durante a leitura uma agonia...
Que livro!
A Metamorfose está na minha lista já há algum tempo, junto com A Divina Comédia e Paraíso Perdido. Sinto que não posso morrer sem antes ler essas obras. Muito obrigado por pelo conteúdo, Isa!
GRATIDÃO 👏👏HOJE ESTOU DESCOBRINDO.NOVOS HORIZONTE...NAMASTĚ 🙏🙏👏👏👏
A primeira vez que eu li esse livro, não consegui dormir direito, me deixou pertubado, ainda fiquei um mês com esse livro na minha cabeça tentando compreender toda essa história kkkkk
+Porfiro De Lima É um livro muito tenso mesmo. Creio que a ideia do Kafka era justamente deixar esse desconforto no
leitor... Coisa de gênio. ;)
Porfiro De Lima Também fiquei mais de mês impressionando. E triste. É um livro que jamais vou reler.
Mds, tô ficando preocupado pq fuii o único q ñ senti nada lendo esse livro kkkkk
@@ednildosantos6688 2 kkkkk
Olá! Tudo bem? Ficaria muito feliz se assistisse a minha resenha de A Metamorfose no Canal Leitura Obrigatória e me dissesse o que achou! Um abraço e ótimas leituras! th-cam.com/video/kHmdacPjPS4/w-d-xo.html
Que ser humano iluminado essa moça!!!!!
Agora vou ter que ler esse livro.
Um dos melhores livros que já lí em toda minha vida! Esse cara é demais! Dificilmente releio uma obra, mas essa e "O Processo" não resisti e li duas vezes...
+Eduardo Dórea E o mais estranho é que na segunda leitura a gente sente a mesma agonia que na primeira, né? Comigo foi assim.
Acabei de ler A Metamorfose. Realmente, temos a sensibilidade de compreende a obra de acordo com nossa realidade. Por isso vim até aqui para melhor compreender a obra.
Parabéns pelo seu trabalho, ajudou-me a compreender melhor este escritor inédito para mim.
Os comentários e opiniões divergentes a sua também turbinaram minha compreensão.
Parabéns, uma vez mais.
Até a próxima ...
Com está história eu mim lembrei de uma outra história espanhola que se chama "O HOMEM QUE VIO O LARGATO COMER SEU FILHO " .
As histórias só parecem semelhante por ter incetos estranhos e que aparece na história assim de repente.
Imaginações incríveis de Atores muito criativos com suas imaginações fantástica, o realismo mágico e muito utilizado nessas duas histórias totalmente diferente mas bem legal ao meu ponto de vista.
"25/11/2020 ".
Isabella eu li essa obra na Faculdade através de um colega, A Metamorfose é uma visão da transformação analítica e Realista e a Família vê sua transformação e ignora,pois ele se valia pelo seu trabalho e Franz Kafka traz a depressão e solidão e impotência sobre o Governo!
Iza, muito abrangente e objetiva sua resenha. Contribuiu muito, uma vez que estou ouvindo esse livro como um audiobook.
O inicio do livro é ótimo, que livro inquietante! Vejo muito a escrita do Kafka nos texto do Robert Walser.
Comprei o box do Fraz,li a metarmofose agora estou lendo o Processo ,estou apaixonada pelo autor,recomendo muito os livros do Franz(não podemos nos esquecer que ele trás temas da atualidade)
Acabei o livro agora e além de tudo que já falaram aí em cima, é legal a gente aprender também, que ao meu ver a família de Gregor foi condicionada por ele mesmo a pensar que era dever dele prover o que precisava pra casa. E quando ele não pode mais, todos viram que era possível trabalhar. Ele criou a ideia de que nenhum deles deveria ou podia trabalhar pra ajudá-lo e isso foi fortalecido por todos, claro, pois é cômodo. E depois mesmo eles vendo que poderiam ajudar ele trabalhando continuaram sentindo e o tratando como se fosse dever ele. Então um grande ensinamento pra mim no livro, é que mesmo sendo óbvio, se você faz muito pelas pessoas, elas começam a achar que é seu dever, sendo que Gregor só fazia por amor. E quando vc não fazer mais, vão te cobrar que você continue fazendo algo que nunca foi puramente sua obrigação. Não crie justificativas pra se doar de mais ao outro. Devemos respeitar nossos limites, se não, o outro perde a noção do que é certo e te explora.
Acabei de ler esse livro e você descreveu exatamente os meus sentimentos. Mexeu muito comigo não sei porquê, mas acredito que foi a forma do autor de escrever, com objetividade e frieza, deixa todos os sentimentos a nossa parte. Virou um dos meus favoritos
Ótima resenha.É este livro uma leitura de arrepiar
Eu terminei o livro e me senti um Qi alto por interpretar a metamorfose como uma grande metáfora para depressão, aí vim nos comentários...quase todos falam disso kkkkk
Nossa siiiiim, no início eu achava q ele n era um inseto e sim esquizofrênico LAKKDKDK
Não exatamente isso
Mas eu achava q ele não era realmente um inseto
Mas se via como um
Se via como um "monstro"
O livro do baratão, assim eu o carinhosamente chamo.
"Eu carinhosamente o chamo" mais chik
"Livro de leitura barata" kkkk
KAKAKAKKA
Marcelly Gonçalves ,Adorei kkkk
Brilhante kk, na minha mente se passa como uma lacraia gigante
Não gostar do livro A Metamorfose é não abrir o olho pra realidade. É uma obra incrível!
Meu Deus, como vc pode fazer uma resenha tão espetacular desse jeito?? Quando tenho q ler um livro q n sei nada, dou uma olhada no seu canal pra ver se vc já fez uma resenha e, normalmente, fez. Parabéns pelo trabalho! Bjs
A sua produção é tão impecável quanto as obras que resenha. Tudo muito perfeito. Sua interpretação e a edição dos vídeos deixam a gente louco pra ler o que está apresentando.
Acabei de descobrir o canal e acabei de terminar o primeiro capitulo do livro, dá uma angústia o protagonista ter como maior preocupação o trabalho e sustento da família diante da situação que ele se encontra. Mais um inscrito e fazendo uma maratona aqui pra ver a resenha dos livros que já li. Abs
Eu adorei a música no fundo! A metamorfose foi o primeiro livro que eu me lembro de ter lido na minha vida, só que eu nunca terminei. Eu ganhei este livro quando eu estava na escola e eu estava apenas na quarta série do ensino fundamental, mesmo assim eu tentei ler, eu já dominava a leitura, mas não tinha conhecimento e percepção suficiente para entender a grandiosidade da obra. Então, eu li da forma mais natural possível sem aspiração alguma, mas me lembro de que achei um livro muito estranho. Eu nunca tinha ouvido falar do Kafka, ainda mais naqueles anos remotos, onde não se havia tanta disseminação de informações como hoje. Mas o título do livro me marcou para sempre.
Li os dois. Li alice com angústia, entendo ela portadora de alguma doença mental.
A metamorfose mesmo sendo fininho tive que ler em pausas, doí MUITO. MUITO mesmo!
Você é muito massa! Obrigado por nos cobrir de cultura.
No Kumon onde eu trabalho tem esse livro exposto na BRK pros alunos pegarem pra ler, a capa já me chamava a atenção mas agora com essa resenha sensacional dá vontade de ir amanhã mesmo buscar esse livro na prateleira e ver do que ele é capaz de me mostrar e dar uma olhada nesse mundo kafkaniano. Obrigado Isa! Mesmo mais de um ano depois dessa sua resenha, é ótimo ver que desde o início do projeto você resenha ótimas obras em que eu mesmo já acompanho a bastante tempo. =)
Li esse livro a pedido de uma professora, quando tinha 13 anos, hj tenho 18, e com toda certeza foi o livro que mais me marcou na vida!
Amei sua resenha, eu o li hoje e, tive uma percepção quase parecida a sua, mas você conseguiu reforçar minha perspectiva da obra. Thanks my dear.
achei incrivel a resenha e os comentários são brilhantes não tinha pensado por esses pontos de vista
Terminei de ler hoje esse livro e fiquei impressionada com a história. Achei que fosse ser um daqueles livros difíceis de se ler, mas acabei lendo em um dia. Você quer ver o que vai acontecer com o protagonista. Dá muita pena do Gregor e da forma como a família o trata após a metamorfose. Ele que havia se dedicado tanto a ela, que estava esgotado de tanto trabalhar e que tinha sonhos de ajudar a irmã a estudar música, agora era desprezado por todos. E o final é desanimador e triste.
Eu ressaltaria a perspectiva do personagem trazendo a tona as relações de trabalho, e as de família onde só havia o cuidado no início. Mesmo ele fazendo tudo pela família não foi o suficiente para garantir um cuidado duradouro. Outro ponto era a dependência que todos tinham em cima dele, o que o sobrecarregava e o fazia não viver para si, mas em prol da família quando a mesma poderia trabalhar, mesmo com as dificuldades existentes.
Apos recomendações de um amigo, li a metamorfose. Fico, ainda, desconfortável e em dúvida, se Kafka quis levar para o lado da ficção absurda ou se era apenas metáforas para alguma doença que o pegou desprevenido. Esta história é totalmente diferente de tudo que já li. Tenho minhas teorias sobre ela e prefiro guarda-las para mim. Simplesmente amei a narrativa e recomendo.
Além de vc falar de forma espetacular vc ainda escolhe sempre a trilha certa xD seus vídeos são incríveis! /o/
Oi, ainda curte resenhas?
Eu amei o livro! Na minha cabeça ele não vira um inseto propriamente dito, na maioria da história pensei que ele tivesse morto, mas depois fui alterando pra ele estar incapacitado. Estou procurando vídeos pra ver pensamentos diferentes do meu rs.
Amei!!!! já li e realmente ficou meio vago! e se for levar em conta, a vida dele sofrida , se resume muito tudo isso!
Só eu quando leio um livro no começo me sinto perdido tipo: será que eu não gosto de ler? Porque nada se encaixa? Mais depois mergulho na história como numa piscina numa tarde ensolarada leio com a sensação de uma viagem no tempo depois quando acabo,já se passaram horas muito bem gastas num livro tão apaixonante e encrivel como esse!
Valeu por responder!É eternamente destrinchante!Não sei se exagero meu!Mas é o tipo de livro que vez em quando volta-se a ler,pelo menos eu!Ao meu parecer,que saímos do esgoto e,não sei,ficou um amigo pra trás.A gente quer respirar fundo,mas no gramado,mas...há algo lá,que fosse uma confissão de uma masmorra qualquer,que nos atrai!Professora de português na série 8,nos aplicou Kafka!Na biblioteca anos mais tarde o processo!E concordo com você sobre a atualidade dele,ontem,às 18hs,vindo do trabalho,encontrei meus amigos de mesa e de bar,e um deles,faz tempo desempregado...tentando planos,como um rato descoberto na cozinha às 3 da manhã,entende?!E mesmo a gente,trabalhando,são tantas questões e assuntos paralelos,desgostosos todos,que me sinto numa pintura de Caravaggio!Bem,é isso!E você transpôs exatamente onde Kafka nos põe,esse estado de alerta,quase ou talvez,uma profecia para o tempo dele também!Prazer imenso descobrir esse canal,não é com todo mundo que se conversa Kafka!Agradecido!Hoje ao acordar,pretendo saber de "Colônia Penal",aí te respondo,e te pergunto de um certo português,que também me marcou muito!Fique bem!!!
Isa, provavelmente você não vai ver esse comentário, mas gostaria que soubesse que és a responsável por formar a leitora que sou atualmente. Estou comentando aqui porque esse foi o primeiro vídeo que vi no canal e de cara já te achei muito simpática e dona de um carisma inconfundível. Comecei a ver várias resenhas e a vontade de ler, depois de tanto tempo adormecida, começou a acordar dentro de mim. Adoro seus vídeos sobre clássicos, e foi graças a você que eu perdi o medo de lê-los. Obrigada por existir e por realizar esse trabalho tão lindo.
Tudo de bom pra você!🌷❤️
Acabei de ler esse livro e fui procurar resenhas. Amei o livro e amei o canal! Parabens!
Acabei de terminar de ler Kafka...e vc não poderia descrever melhor como eu me senti ao ler....e como essa história é bizarramente cativante...mesmo sendo tão objetiva ( ainda que profunda ) e grossa...no sentido ser contrária ao conto de fada...onde se tem um " e viveram felizes para sempre ".
Que livro, é uma punhalada em nossas mentes.
Gosto de lê, Franz Kafka é surreal !
Vídeo Incrível! Esse livro é um dos candidatos da enquete para prova de redação da UERJ! Você me ajudou muito a votar.Obrigada!
Eu acabei de ler esse livro e me identifico tanto com o Gregor que estou com vontade de chorar.
Uau! Senti um arrepio ao visualizar a trama. Vou ler. Preciso ler.
Acabei de ler o livro e pensei, o que a Isabella tem a dizer? Vim aqui e porra, que resenha! Deve ter sido uma das melhores que você fez. Parabéns.
Li a metamorfose na minha adolescência e se tornou meu livro favorito, agora li novamente e achei tão angustiante, porém é uma leitura realmente incrível.
Li os dois livros em menos de duas semanas - e olha que não sou, nem de longe, um bom exemplo de leitor. As histórias são boas, escritas de maneiras incríveis, detalhistas, porém, não consegui sentir grandes emoções em nenhuma das duas. São histórias bem contadas. Muito bem contadas, por sinal, mas só. A primeira fala da grande transformação que a vida (existencial, até) dele sofreu. O fato de ter virado um inseto foi só uma metáfora. A segunda, em O processo, a história foca na burocracia, na impotência do ser humano perante coisas que vão além do seu controle - o que acontece mesmo na vida dos mais poderosos. Enfim. Ótimos textos. Ótimas histórias. Todos esses sentimentos que você sentiu eu não senti. O que é uma pena.
Que resenha maravilhosa. Acabei o livro agora mesmo e me senti exatamente como você descreveu. Parabéns pelos vídeos!
Quando eu vi a premissa do livro fiquei doida pra lê-lo, mas acabei desanimando. Mas sua resenha me reanimou. Fiquei encantada com a sua resenha. Beijos
Acabei de ler e fiquei esperando o livro continuar. A leitura é agoniante, lendo alguns comentários pude entender um pouco melhor. Tem pessoas que vão associar a metarmofose ao seu valor diante da sociedade, vale o que tem, mas o que mais achei interessante, foi uma metáfora com a depressão.
Que linda você! A forma como narra faz com que a vontade de ler desperte. Ótimo trabalho!
Parabéns pela belíssima análise! E digo-lhe uma coisa: se você se formasse em Direito e trabalhasse nos meandros da justiça veria o quão mais assustador é "O Processo", posto que revela, verdadeiramente, as malévolas engrenagens do Estado e do poder. Não à toa Nietzsche chamava o Estado de "o mais frio dos monstros".
Nossa esse livro é maravilhoso... eu li em Alemao... no original.... mas gostaria de ler em minha língua materna, o português, pra poder comparar... e esse livro sobre Kafka desse professor que você menciona, parece ser muito bom... gostaria de lê-lo também...
Parabéns pelo trabalho! O mais fantástico de "A metamorfose" é a adequação da leitura por cada leitor; o que é o "inseto gigante e grotesco" para cada um de nós?
Comecei a ler A metamorfose hoje. Eu não estava entendendo nada, pensamentos como: "será que é isso mesmo que ele quer dizer?", "será que eu estou entendendo errado?". E uou, a forma como você descreveu tudo isso é... ah, você me ajudou muito! Obrigada. Ganhou uma inscrita.
Excelente demais sua resenha
Olá, descobri seu canal há poucos dias, mas posso garantir que é um dos melhores do TH-cam, você produz conteúdo de qualidade e foge do comum quando fala de grandes clássicos com leveza. Beijinhos e muito sucesso, você vai longe!!!
Amanda S.L Obrigada!! Beijão!
Conheci seus canal há pouco tempo, e estou apaixonada! Parabéns, você se expressa de forma muito clara e objetiva! Viciei! Bj
Esse livro me deixou refletindo por dias. Demorei pra engatar outro livro.
Lendo os dois, A metamorfose e O processo, Isabella, tenho agora, e depois de ver a sua resenha, a impressão de que essa angústia que as obras provocam já estavam lá, desde quando ele começou a escrever, suscitadas pela maneira talentosa como ele escrevia. Mais distante em A metamorfose, mais "hard level" em O processo. Lê-lo é muito difícil, sim, e não existe conforto em momento algum. Mas só de o texto nos modificar tanto, "do jeito mais difícil" vale a leitura. Agora, quero ler o livro que você indicou, pra variar... Ótima resenha!
jorge luiz clemente de abreu obrigada! eu tive realmente dificuldade com O Processo, mas não me arrependo ter ter lido. Foi sem dúvida importante ter contato com este outro tipo de literatura - desagradável, sim, porém único em sua originalidade.
Conheci seu canal a poucas horas e estou apaixonada. Ja fiz uma lista de alguns livros que preciso ler, e esse é um deles!
+Cami L Obrigada, Cami! Espero te ver sempre por aqui. Bjoo!!
Sempre que estou lendo um livro vejo as resenhas pra abrir os horizontes.
Estou super curiosa para comprar a metamorfose e o processo ,mas só de tu falar ...Tenho medo de ficar deprimida ,amo tuas resenhas! Parabéns por. Mais uma brilhante!
Após escutar o livro no uBook recentemente resolvi procurar alguém falando sobre o mesmo. Vou ser bem sincero com minha experiência. Inicialmente baixei o livro pelo autor, o nome Kafka me soa bem familiar. Não o conhecia, mas já ouvi falar e sei q é um autor famoso. Logo ao perceber o assunto do livro, fiquei o tempo todo esperando uma reviravolta na história do tipo, "e então ele saiu do casulo e virou uma borboleta" ou "então ele foi para floresta e passou a viver em harmonia com seus iguais", jurando q viria algum tipo de "moral da história" assim como em contos tradicionais. Mas no fim a obra acaba de forma crua e sem muitas flores, assim como é a vida.
Acho q depois da sua apresentação sobre Kafka nesse vídeo passei a entender um pouco mais sobre os objetivos do autor, mesmo q em minha jornada junto com Gregório neste audiolivro já tivesse ficado claro muito sobre a importância de cada papel em uma família acima da importância de cada pessoa, as consequências de situações que mudam as interações entre os indivíduos de uma família e a dinâmica das relações interpessoais quando lidam com o desconhecido.
Obrigado e parabéns pelo vídeo. Abraços!
Esse livro é magnífico, fiquei chocada! Amei a resenha, parabéns! E só uma coisa, não é uma barata.
Não conhecia Modesto Carone, grata pela dica.
Parabéns pela resenha do livro.
tão bela e explica tão bem
No caso da Metamorfose ele não tenta se defender, ele aceita completamente a sua realidade sem questionar e vai simplesmente seguindo o cotidiano, como se a sua metamorfose fosse somente um fator 'natural'. A metamorfose as suas consequencias nunca foram questionadas durante toda a história.
Este "Na colônia penal foi meu primeiro contato com o Kafka...muito inquietante. Ao mesmo tempo que me causava repulsa, não conseguia abandoná-lo!
Kafka provoca esses efeitos nos leitores...