No mundo materialista em que vivemos, sim. A utilidade é tudo, mas, é fácil ver por aí pais que dedicam a vida para cuidar de filhos com necessidades especiais, assim como, filhos que cuidam dos pais acamados por anos.
Também senti a mesma coisa. Os pais não se esforçaram para cuidar dele. E até mesmo a irmã que ele tanto venerava, tentou se desfazer dele, enquanto que o Gregor, mesmo transformado estava preocupado com o bem estar da família.
Eu consigo chutar que Grego estava com depressão devido ao excesso de trabalho. No livro demonstra diversas vezes que ele trabalhava demais (a ponto de ver a família apenas algumas vezes no ano), de modo que isso com certeza afetou sua saúde mental. Eu vejo que o começo do livro quando ele não consegue se levantar da cama é uma crise depressiva que o impede de trabalhar, e como para a família ele só tinha valor por conseguir sustenta-los, após isso ele perde o valor e é considerado agora como um peso.
Este livro me fez chorar da primeira a última linha. Metamorfose, eu nunca vi como uma barata, nem um inseto. Eu já vi de cara alguém com esquizofrenia,depressão...alguém visto como escória ,ralé ou lixo descartável, até mesmo por aquelas pessoas que deveriam lhe oferecer ''amor incondicional.'' E pensando no fato de Kafka ter sido 'jogado' num hospício e ,se não me engano, morrido lá... você pensa : ''Essas são as dores reais de alguém que se viu e foi tratado como um inseto monstruoso.''
Eu também vi assim até o dia que a empregada (se não me engano, tem tempo que eu li) entra e diz que era um ser cascudo é que eu vi realmente um inseto, e aí sim me veio uma barata.
Eu vi como um inseto literalmente, mas fiz um paralelo automático com uma pessoa que de repente se descobre com alguma doença que a deixa "inválida". Eu chorei horrores tb, esse livro me tocou profundamente
A minha interpretação viu tudo isso e ainda mais a sexualidade, já que tem uma cena em que Gregor diz que o pai tinha mudado, a parte em que o pai queria matar ele; eu vi um homossexual vendo o quanto a família mudou e o trata como lixo, e por isso ele entra numa depressão ou coisa assim
Uma coisa que me chamou a atenção foi o fato de ele ter-se metamorfoseado nessa coisa e em vez de estar desesperado por esta condição, ele está preocupado em como ele vai se resolver com o gerente, com a família e como vai trabalhar e dar satisfações sociais. Qualquer um nessa situação estaria em loucura tentando arrumar um jeito de retornar à humanidade.
É porque a transformação é na mente dele, ele sente pior que um inseto. Ele quer resolver sua vida mas não tem forças, mas tem toda a pressão social ao entorno dele. Só quem sofre de depressão entende... É exatamente como no livro, é a depressão escrita.
O livro é sensacional! A descrição do último suspiro de Gregor é emocionante, muito triste... Ele até o último minuto ainda pensava em dar o melhor a sua família
Muito impactante, nas últimas paginas ele efatizando os sonhos que ele tinha pra familia, sempre pensando no melhor deles e esquecendo de si, enquanto a familia o desprezou desde o primeiro instante. O paralelo dele triste por não poder realizar o sonho da irma e ela querendo a morte dele acabou comigo.
**SPOILER** Uma das interpretações desse livro diz respeito à crítica que Kafka fez em relação à dependência financeira da família sobre o dinheiro de Gregor Samsa. Tanto que, após a incapacidade do protagonista de retornar ao trabalho - e só após isso -, o pai de Gregor vê-se necessitado de trabalhar para retomar o sustento da casa; a irmã, passa a trabalhar e estudar francês em busca de novas oportunidades de emprego; e, por fim, há uma cena, próxima do fim, na qual o pai e a mãe falam sobre a beleza que a filha adquiriu e que, em um breve futuro, a garota poderia casar-se com um homem bem dotado financeiramente (esse que poderá ter a capacidade de substituir o papel de Gregor no sustento familiar). :) Ler Kafka é saber que a história não fica só no papel: entra na sua mente e te faz pensar em mil e uma interpretações dos seus livros e pensamentos. ^^
exatamente amigo ótimo comentário. só uma obsevação, sobre este comentário "esse que poderá ter a capacidade de substituir o papel de Gregor no sustento familiar)" não lembro de ter visto esta parte no livro...
Um casamento vantajoso onde a família poderia ter um conforto financeiro passou pela minha cabeça. A moça até então vista como criança, pode ser a salvação da família.
Esse final me deixou com um grande nó na garganta. Pobre Gregor. Me coloquei no lugar da família e entendi a situação, mas de jeito nenhum me desceu a forma com que superaram e até mesmo comemoraram.
Você esqueceu de comentar a mensagem que Kafka quis passar com esse livro, em todos os livros dele, ele sempre foi um crítico em relação a ação humana. Nesse livro ele dá ênfase no "feio". Todo mundo odeia o feio, rejeita o feio, menospresa o feio. Algum dia você já acordou e se sentiu "feia" ? Adoro seus vídeo, espero mais sobre Kafka! :)
Filipe Pereira eu fiz uma análise um pouco diferente desse livro na escola. A professora comentou sobre ser uma crítica ao captalismo, pois a partir do momento que gregor fica incapacitado de trabalhar e prover sua família, os pais e a irmã passam a vê-lo com outros olhos, como um inútil, um estorvo.
Diego Lobo nossa, finalmente alguém percebeu de fato a essência do autor. Li sua primeira obra ainda adolescente e me encontrei muito. Kafka tinha problemas com seu pai e levou isso pra suas obras. Fascinante!
Gostei muito do livro. Eu o vi como uma crítica social, de que o sujeito só é bem quisto pela sociedade enquanto à ela, ele ainda é útil. É claro que que a interpretação varia muito de leitor para leitor.
Esse livro é fantástico mesmo. Pra mim, se trata de invalidez, pura e simples. O que dá mais agonia nem é o inseto, mas a narrativa em primeira pessoa do que acontece com uma pessoa naquele estado.
Livro muito bom e emocionante. Para mim ele fala principalmente sobre alguém que perdeu as esperanças no mundo, que não vê mais motivos para levantar da cama e sair do quarto, alguém que não contempla mais os prazeres da vida. Gregor, por exemplo, não tinha apetite nem para os pratos que mais gostava. E ainda pra piorar, ninguém compreendia esse sentimento e o tratavam como um verdadeiro monstro. Uma parte que achei interessante foi quando a Grete tocava violino e o Gregor, mesmo com todas suas limitações, saiu do quarto e foi se aproximando para admirar a música. Um ótimo exemplo de como a música ( ou a arte em geral) nos faz ver o mundo com outras lentes, mesmo nas piores situações.
A história de Kafka é uma exploração clássica do horror existencial, contada através da história de um homem que está lentamente sendo rejeitado pelas pessoas que ama porque forças sociais além de seu controle o castraram.
A Metamorfose traz uma lição de vida - amar o próximo acima de si. Para mim, a metamorfose de Gregor é uma metáfora para as penúrias da vida vividas por alguém que, de certa forma, está acima delas. Gregor, mesmo metamorfoseado (cheio de problemas, num estado lastimável), preocupa-se somente em proporcionar à sua família uma boa vida. Lembrem-se deste trecho: (Gregor) "recordava-se da família com emoção e amor. Sua opinião de que precisava desaparecer era, se possível, ainda mais decidida que a da irmã" [...] Em suma, Gregor importava-se tanto com sua família, em especial sua irmã, que concordou com eles de que o melhor para eles - e para ele - é que este sumisse. Mas a beleza deste livre está em sua subjetividade, podemos interpretá-lo de várias maneiras.
Como diz o Modesto Carone, a pior metamorfose é a da família do Gregor... Li esse livro no primeiro semestre de jornalismo, na cadeira de Língua Portuguesa. Já se vão mais de vinte anos.
O MELHOR LIVRO DO MUNDO. PODEM COMPRAR SEM MEDO!! As duas vezes que eu li eu chorei, mas chorei de gotejar mexxxxxmo. Podemos dizer que a história fala sobre ingratidão, incompreensão, discriminação, falta de empatia.
Um de meus livros preferidos :-) E Tati, eu não seria tão radical quanto a identificar pseudo intelectuais com o lance da barata. Talvez eu não seja intelectual mesmo, mas... Li duas vezes esse livro e tinha uma memória "clara" de que era uma barata! rs. Por coincidência, assistindo a um videocast esses dias, os apresentadores citaram que só havia menção a um inseto. Mas acho que é comum o processo de construirmos memórias ou de fazermos essas atribuições a descrições genéricas, como você mesmo falou. Abraço!
RSSV gente, eu tb jurava que era. Quando a tatianagfeltrin leu o trecho inicial deu uma pane na minha memória por alguns instantes. Mas aí penso que o que aconteceu comigo foi o seguinte: eu procurei esse livro pra ler porque achava o argumento intrigante. E o que todos falavam é que se tratava da história de um cara que acorda transformado em barata. Certamente já comecei a ler com essa imagem na cabeça e ela me acompanhou até o fim da leitura.
Por que muitos imaginaram o Grégor como uma barata? Na página 26 de A Metamorfose: "A princípio até o chamava, empregando expressões que certamente considerava simpáticas, tais como: Venha cá, sua barata velha! Olhem-me só para esta barata velha do Gregório não respondia a tais chamados, permanecendo imóvel, como se nada fosse com ele", ou seja, a empregada o chamou de barata velha, sendo assim, era um inseto que, se não fosse exatamente uma barata, pelo menos, era algo semelhante a uma barata.
Kafka é, sem dúvida, meu escritor favorito. Fiquei muito feliz ao ver seu vídeo e concordo com muito da sua opinião. Caso queira (e deve!) continuar a ler coisas dele, acho que Carta ao Pai é sim um bom segundo livro, já que muita coisa presente até mesmo no A Metamorfose é esclarecida, fazendo uma conexão inicial entre os personagens de Kafka (as "caricaturas" que ele cria em seus livros) e sua própria vida pessoal. Em biografias fica mais clara ainda a relação, mas Carta ao Pai traz um bom início a isso. Depois de lê-lo, todos os livros dele mudam completamente de cara. Mas ainda acho que meu livro favorito dele é O Processo. Vale muito a pena ler, e é um pouco mais profundo e demorado que A Metamorfose. Sorte nas leituras, Tatiana. Espero que goste.
tatianagfeltrin enalteço o que o Matheus disse... Eu já li vários livros dele, ele tem também vários pequenos contos muito interessante como o artista da fome e na colõnia penal e tem um esquema literário que acabou casando muito bem com os Quadrinhos, creio. Versões em Hqs feitas pelo Quadrinista Robert Crumb e Peter Kuppe ficaram òtimas! Agora... "O Processo" é realmente esquizito, mas umas das melhores obras que já vi de literatura
Tati, se você ler isso, saiba que você é encantadora!( não é cantada, é elogio mesmo), todas as leituras extremamente bem consolidadas. É um amor cada vídeo!
Nossa! Quando vc iniciou dizendo que não é uma barata, eu gelei de vergonha achando que tinha lido o livro todo sem perceber que era metafórico. kkkkkk Fiquei aliviado depois. Parabéns pelo excelente trabalho.
Uma interpretação q tive: O Gregor é o cidadão, e a família é o Estado. Enquanto válido, sustentava a família (impostos). Porém, quando inabilitado, não recebeu nenhum amparo pelos familiares (Estado), enquanto q 3 inquilinos que se instalaram na casa receberam, até certo tempo, um tratamento beneficiado pelos integrantes da família, de modo que representariam as classes abastadas que se apropriam do poder estatal
A história em si é simples e até idiota, porém o plano fundo psicológico que mostra os interesses que movem os personagens e o asco/aceitação da família em relação a forma de barata do Gregor faz o livro ser diferente e empolgante.
Oi Tati, terminei de ler A Metamorfose e O Veredito ontem. E concordei muito com a sua visão do livro, principalmente em relação a parte que a família começar a pensar que seria melhor se o Gregor sumisse da vidas deles. Mas não me senti mal por toda família pensar desta forma, já ler que a irmã tbm pensa assim me comoveu muito. Eu a entendo, ela é só uma menina que assumiu pra si toda a responsabilidade sobre oq ocorreu com o irmão. Senti a dor dela quando descobre que a mãe resolve limpar o quarto dele sem comunicar a filha, tipo "eu sou responsável por isso, vc não fez nada quando podia e agora quer se meter?". Eu em todo o livro já tinha um sentimento de tristeza e frustração pela atitude dos pais do tipo "oq os olhos não veêm o coração não sente TANTO", por isso esperava esse pensamento deles mas não da irmã. Sou mãe e me perguntei várias vezes durante a leitura sobre se isso ocorresse com minha filha, se não gostaria de vê-la, se não tentaria entende-la mesmo com medo. Me perguntei muito se os pais, principalmente o pai, amavam realmente o Gregor e se não o via apenas uma pessoa que os mantia, como se fosse uma obrigação dele de filho, homem. Foi uma excelente leitura pra mim e pretendo reler mais pra frente. Como disse no início, li tbm O Veredicto tbm do Kafka logo em seguida e percebi algumas semelhanças entre os dois personagens. Se você não leu, recomendo muito. Grande abraço, adoro seu canal, pra mim é o melhor do gênero. Já li algumas recomendações suas e pretendo ler mais.
Quando eu li o livro, faz um bom tempo, eu imaginei uma mosca. Mas é um ótimo livro. Eu tenho aqui, em algum lugar, uma edição que vinha '' Carta ao Pai''. Vou reler em breve.
Esse é o livro que te deixa sem palavras ao mesmo tempo que o livro é MARAVILHOSO te desperta asco, descontetamento e perda de fé na humanidade. E te dá um soco no estômago de como tratamos quem julgamos ser diferente. Ninguém que ler esse livro e absorve volta ser o mesmo.
Que curioso, Tati, peguei esse livro na mão no último domingo, quase reli, ainda estou com bastante vontade, ainda mais agora! rs 2015 é o centenário da publicação do livro :) Bjs!
Literature-se li ano passado e achei que a leitura não ia entrar. Porém para minha surpresa me surpreendi com a escrita, com a narrativa da história. É um livro curto, rápido e bom mesmo de se ler. Era um medo literário que por si só caiu por terra.
Este livro é incrível! Assim que eu terminei de ler, fiz esta mesma associação que você fez com uma pessoa doente na família, mas também com um idoso que precise de cuidados e os filhos ficam numa briga para ver quem vai cuidar/se livrar dele.
Assim que terminei de ler esse livro perguntei a minha esposa o que ela faria se ao acordo notasse que me transformei em um "mostruoso inseto". Ela respondeu: "Me virava e voltava a dormir". Kkkkkkk
Acabei de ler este livro, e achei muito bom. Leitura fácil e que prende. Enquanto lia, imaginei que o livro fosse uma metáfora à uma pessoa com depressão, psicose ou alguma outra condição mental, e tambem pensei que pudesse ser uma metáfora para alguém com dependência química na família
Eu li esse livro e tbm imaginei uma grande barata por conta de desenhos inclusive em uma capa dele, mas assistindo o filme que é maravilhosamente fiel, vi que na verdade ele simplesmente enlouqueceu, era ele como humano mas se movimentando como inseto, com movimentos limitados. Quando assisti fiquei bem chocado. CHOREI no final do livro na frase "Era uma vez um sábio chinês, um dia sonhou ser uma borboleta, ou se era uma borboleta sonhando que era um sábio chinês" Pois ouvia esse musica do Raul Seixas que tem apenas esse refrão com um amigo na nossa adolescência. E nunca entendíamos a música, nesse dia ficou tudo claro, é esse meu amigo teve um avc e tem os movimentos do corpo bem limitados tbm. FOI um daqueles dias estranhos na vida da gente.
Pra mim que já tive depressão, sempre tive desde os criança até hj preocupação com dinheiro e agora com a responsabilidade de sustentar uma casa esse livro foi uma troca de compreensão e chorei um tiquin
Franz Kafka conheci na biblioteca da escola ,jogado na ultima prateleira ,e agora simplesmente sou admiradora da historia e das obras dele .Meu livro preferido é o processo ,eu já li tantas vezes,tantas,mas não enjoo .
Nossa! Deu vontade de reler tb! Engraçado você falar que cada leitor "ver" um inseto diferente...Lembro que quando eu li, eu imaginava um Mangangá (a gente chama assim aqui em Pernambuco). É um tipo de escaravelho gordo, enorme e nojento... ECA!
tatianagfeltrin Li uma vez numa revista de letras (Revista língua - editora segmento, na segunda edição se não me falha a memória que essa questão da barata surgiu devido uma tradução, o problema é sempre a tradução.
Tati, não sei se eu fiz uma análise infeliz do livro, mas eu não vejo como se ele realmente tivesse se transformado em um inseto, vejo como se fosse uma transformação em sua identidade, algo mais em sua forma de ser. Eu particularmente acho esse livro, angustiante e um pouco "parado" por assim dizer, não gosto nem odeio, apenas não leria novamente. Adorei o vídeo. Beijos.
tatianagfeltrin Adoro, seu vídeos. Parabéns pelo excelente e constante trabalho! Quanto a esse especificamente, acho que você quis dizer que o livro começa pelo conflito (o clímax seria no final, num momento que não vou falar para não dar spoilers). Mas dá pra corrigir colocando aquelas caixinhas que você coloca. Um beijão. Adoro seu trabalho. Sou um grande fã.
Lendo esse livro, tive pena. Gregor não tinha culpa em ter, certa noite, sonhos intranquilos, ele não tinha culpa em ter se tornado esse inseto tão monstruoso. Ele sempre cuidou de sua família, sempre trabalhou acreditando que um dia poderia libertar sua família de suas dívidas, que não eram sua culpa. Gregor é um rapaz totalmente inocente e mesmo assim é ele que mais sofre nessa história. Causando vergonha e desgosto a sua família por existir junto a eles nesse estado deplorável.
eu li metamorfose faz um bom tempo e tava lendo sobre a influência de Kafka pra Radiohead e decidi procurar um vídeo p eu tentar lembrar um pouco da história…. abro o seu vídeo e começa com bodysnatchers, perfeito kkskdksk!!!
Esse livro é muito bom, eu li ele quando tinha 13 anos (2 anos atrás) e foi tranquilo de ler. as críticas que ele faz a sociedade são feitas de uma forma muito inteligente e coerentes a historia.
o subtexto desse livro é de fato genial!!! Gregor samsa tem um conflito com todos ao redor, o pai, a mãe, o patrão, todos oprimindo o personagem, coisa que kafka expressava em todos os seus livros, como no veridicto, em que o personagem tem um conflito direto com pai. leitura imprescindível!!!
Me incomodei com o comentário sobre o final de que quer passar a msg de que a vida continua, como se eles tivessem tido um alívio merecido depois de uma jornada de sofrimento. A família de Gregor vivia como parasita. Totalmente dependente dele, mesmo que tivessem plena capacidade de sobreviver, com o seu adoecimento (analogia a sua condição de monstro), descartaram-no e passaram a enxergá-lo como um peso, mesmo que tivessem vivido anos às suas custas. A crítica é muito mais profunda do que a discussão de que se o inseto era ou não uma barata.
Tb faço essa associação entre Lispector e Kafka, mas nem é pela questão de "inseto", mas pela forma de escrever de ambos... Sou louca, alucinada por Clarisse, mas Kafka é sem palavras, sem palavras! Ele, literalmente, coloca o leitor dentro das situações criadas por ele.
Estou adiando Kafka há certo tempo, mas sempre tive vontade de ler. Seu vídeo triplicou essa minha vontade. Agora preciso arrumar uma cópia para mim urgentemente.
Quando eu tinha uns 10~11 anos eu li uma versão em quadrinhos da história (e nessa versão Samsa era uma barata). Agora fiquei com muita vontade de ler a versão original... Já está na listinha 'comprar'!
Eu amei o livro! Na minha cabeça ele não vira um inseto propriamente dito, na maioria da história pensei que ele tivesse morto, mas depois fui alterando pra ele estar incapacitado. Estou procurando vídeos pra ver pensamentos diferentes do meu rs.
Não achei o livro difícil de entender. Com o passar as páginas, vc começa a compreender tudo o que o autor quis passar. É a vida! Uma lição de vida. Lerei após este de Clarice, fiquei curiosa para saber o porquê dela ter relembrado de Kafka. Muito obrigada!
Esse livro é o retrato da minha vida 😅. Eu tive depressão grave, pulei de curso em curso na universidade e não tenho um emprego fixo. E é exatamente essa metamorfose que aconteceu comigo para minha "família", vizinhos e "família"... O nojo, desprezo e abandono que eu sofri por todos ao meu redor foi impressionante... E eu só pensava e penso em me resolver financeiramente, em dar orgulho e tudo.
*_Conheci através do GAME incrível lançado esse ano baseado no Livro a Metamorfose. Gostei muito do Game que é um Resumão muito bom desse livro ao que parece, então vou ler todas as obras que tenha a ver com Franz Kafka graças a esse jogo._*
Foi o segundo livro que li do Kafka, muito profunda a leitura, que vai da interpretação pessoal de cada um, seu âmago. Li Carta ao Pai, também...da pra ver a angústia que era a vida do Franz, submisso ao pai e indeciso na questão de relacionamentos...uma ótima leitura...comparando os dois livros, até parece uma certa "biografia" dele em relação da ao seu relacionamento com sua família, pois assim como em Metamorfose, a irmã da personagem era quem mais tinha apresso em cuidar dele...depois de Ler Carta ao Pai, nota-se a que na real, a pessoa com quem ele mais se importava era a sua irmã Ottla, que cuidou dele até a sua morte, enquanto sua família manteve uma certa distância dele.
Li no colegial por indicação de um professor também e me lembro que foi difícil por ser extremamente incomodo. Li rapidinho e joguei na gaveta de tanto nojo (o inseto era um misto de barata e mosca na minha imaginação). MAS, vamos ver se eu aproveito o ensejo e também releio :)
Giovanna Sacche Salles bom dia, Giovanna! se resolver reler o livro, tenta abstrair o nojo do inseto e prestar mais atenção às entrelinhas... tu vai ver que vai valer a pena ;)
Oi Tati, Eu livro o livro. Na minha cabeça ele iria se transformando em um besouro. Eu ficava me perguntando em que hora se transformava em barata. Eu até iria ler o livro novamente pois achava que tinha perdido algo no livro. Agora você explicou… Gostei muito da resenha. Abraço!
Imagino que sentirei um certo mal-estar ao ler este livro...também sentiria muita impotência se acontecesse uma situação dessa com algum familiar meu....Mas isso pode arremeter também a alguém que esta muito doente,isso abate completamente a família...essa metamorfose de inseto ao meu ver significa tanta coisa,ai depende de cada leitor que lê...O autor é gênio,gênio...Obrigada por trazer ao meu conhecimento esta obra...Não conhecia quase nada do Kafka....Que primor de vídeo...um abraço.
Tati que bacana a sua visão do livro, estou fazendo minha monografia usando como base os textos de Kafka, e realmente é depois da segunda ou terceira vez que lemos que da pra tirar proveito das maravilhas da escrita de Kafka. Minha maior dificuldade foi encontrar o humor que alguns comentadores dele sempre falavam. Mas depois de mt reler Kafka, consegui descobri a graça que existe nas obras tb. Não pare na Matemorfose, por favor, e bom ter sua visão sobre as obras de Kafka, bjos.
Um dos meus favoritos da vida. Kafka conseguiu, por meio de poucas páginas, não somente criticar o comportamento humano mas também a sociedade - e como elas se entrelaçam. Um romance cru e duro: daqueles que a gente precisa ler e reler frequentemente, um susto fundamental.
Gosto muito dos contos do Kafka, "Na Colônia Penal" é uma obra prima, e o "Metamorfose" marcou minha adolescência. Também não entendo quando as pessoas tem receio de ler Kafka por acharem que é "complicado". O único livro dele que tive certa dificuldade pra ler foi "O Processo", mas é pelo excesso de termos jurídicos mesmo, hehehehe
Oi Tati, tudo bem? Até que enfim li esse livro, li Kafka. Confesso que estava com receio, mas não me arrependo. Livro maravilhoso!! Após a leitura, resolvi passar aqui no canal e procurar pela sua resenha. :) Beijos!
Tati, eu achei esse livro incrível! Nunca havia lido nada do Kafka e me surpreendi com a escrita dele. Fiquei impressionado com as boas atitudes da irmã dele e com a crise financeira que a família sofreu depois da metamorfose. Vejo essa narrativa como uma metáfora da depressão.
Ramon Gonçalves Pina problema nenhum, Ramon - livro nunca é unanimidade ;)(mas se prepara, porque vai aparecer muita gente te dizendo que você não gostou porque não entendeu o livro.... ;)
Senti exatamente o mesmo, leitura mais decepcionante do ano, quiçá da vida. O problema é a atmosfera que criam ao redor do livro, eu esperava muito... :/
Aí Ramon acabei de ler o livro e fiquei exatamente assim. Pedi explicações aos meus amigos pois estava procurando uma história de fantasia (como as outras que leio) e ainda sim não senti nenhuma afinidade e considerei sim ruim. Resolvi pesquisar e comecei a achar interessante o fato de principalmente uma família desconsiderar um dos seus por mudar seu exterior. Comecei a pensar nas famílias onde os filhos resolvem se assumir lgbt ou nas situações onde um pai de família sofre um acidente se tornando um inválido. O que a família faz nessa situação? Talvez com o pai, alguns possam se dispor a cuidar ou mandar para um centro clínico, mas o que acontece com o filho lgbt que sente que é algo totalmente diferente do que era ontem? E você entende isso quando o Gregory vê que vira um inseto, mas ainda sim está preocupado com o horário de sair para trabalhar (se você obviamente se tornasse literalmente um monstro, não seria essa sua primeira preocupação) Deixo a reflexão pra você amigo Não é meu livro favorito (de longe) mas após algumas horas posso entender a importancia de falar sobre isso
Adoro a obra de Franz Kafka, já li todas as obras dele que foram traduzidas para o português, inclusive algumas mais obscuras como "Os Aeroplanos de Brescia". Eu sugiro um vídeo sobre os contos de Kafka, é um mais maravilhoso que o outro como "Investigações de um cão", "A Ponte", "A Toupeira Gigante", "Um artista da fome", e por aí vai...
Eu li A Metamorfose na escola e foi um dos livro que me sacudiu na época. Hoje eu prefiro o conto Na Colônia Penal. Foi a última coisa do Kafka que eu li que me incomodou...
Obg pelo vídeo. Hahah É justamente o livro passado pela minha prof de português, e ajudou bastante a entender o livro! Segunda vez que me salvas, primeira c Admirável Mundo Novo, e agr com A Metamorfose!! ☺️😁
Eu li esse livro duas vezes. É um clássico, as interpretações que podemos ter dele, são infinitas. E ao mesmo tempo que eu acho um livro muito bom, eu acho um saco. Acho ele muito maçante. kkkkk
Oi Tati! Livro realmente incrível e é também um dos meus favoritos. Ele é mesmo incômodo e acaba sendo triste em algumas partes. Outro link que eu fiz o link com esse livro e que me deixou pensando se Kafka teria lido é o conto O Crocodilo do Dostoiévski. Beijos Fran Borges
Tati, a minha impressão ao ler "Metamorfose" há alguns anos, foi que Kafka remete o leitor sobre a importância do outro quando ele não é mais essencial na sua vida. O Gregor era o provedor da casa, e até ele acordar metamorfoseado ele era querido pela família, após esse trágico fato, que como voce identificou é a transformação psicológica do Gregor em sentir-se um inseto mesmo frente ao sistema que o explorava, a família simplesmente o repele. Kafka é muito bom! Quando você falou sobre iniciar um livro já com tensão, lembrei do inicio de outro livro muito bom, "O Estrangeiro" do Albert Camus. Se você ainda não leu, leia. Vai gostar, tenho certeza. O livro começa assim: "Ontem mamãe morreu, ou terá sido hoje, já não sei (...)". Beijos no coração! Amei o vídeo!!
Nayara Fintelman Também interpretei a metamorfose da mesma forma que você. Dá a entender que depois do Gregor ter virado inseto e não poder mais sustentar a família, acaba virando um peso para eles.
Tbm interpretei desse modo. Acho q autor usou a metafora da transformação em inseto para retratar um individuo se anulando em função da sociedade/família. Já q o mesmo ñ demostrava ter de fato uma vida mesmo antes da metamorfose, tudo se resumia no cumprir ordens e pensar no bem estar dos outros, anulando a sí mesmo. Em muitas ocasiões tive raiva da família (principalmente do pai), q demostrava ser extremamente abusivo e aproveitador, chegando a esconder q tinha dinheiro escondido, e tendo gastos desnecessários com empregadas (mesmo todos sendo desocupados), o que o obrigava a trabalhar mais e por mais tempo para pagar a tal dívida. Pela descrição tbm pareceu q o pai tinha total condição física pra trabalhar e ñ o fazia por comodismo. Me chama atenção tbm q as outras pessoas fora da família q de fato interegiram com ele ñ demostravam tanto repudio assim por ele e quando demostram é por reflexo do tratamento da própria família. A cena onde ele tem uma maçã jogada nele e ela apesar de doer e incomodar ñ é arrancada e começar a fazer parte dele é muito triste e significativa.
Parabéns pelo canal , li vários comentários e como o livro atingiu a cada um a sua maneira , esplendido . A mensagem que recebi foi a de que a doação é um perigo pois ela passa a ser uma obrigação depois de um tempo e qualquer falta ou falha vc será criticado .
não seria o climax, o momento em que ele surpreende os inquilinos da casa ao ouvirem sua irmã tocar violino ? enquanto gregor se aproxima dela, ele esquece de sua condição e é tomado por um sentimento de carinho pela irmã, manifesto no desejo de abraça-la e protege-la, tamanha é a tensão de sua obstinada caminhada em direção à irmã que cheguei a pensar que nesse ponto haveria uma metamorfose que o traria de volta forma humana (aliás li o livro todo esperando que isso fosse acontecer kkkkk). o que acha ??? ah parabéns pelo canal !!!!
Eu demorei pra ler A Metamorfose, quando eu li eu já tinha aquela ideia formada (pré) de que era uma barata por causa da música do Inimigos do Rei, ledo engano... :))) Bj
Quarentena Abril 2020, li o livro e corri para ver sua análise, concordo com ela, mas, imaginei o inseto como uma barata, gostam de restos, mas o que me chamou a atenção foi a preocupação do Gregório em dar satisfações ao seu gerente e a sua família após perceber que algo havia mudado profundamente na sua vida, posso até associar com a quarentena, nada será como antes...
Metamorfose me fez sentir que você só tem valor quando tem algo a oferecer.
SIM
No mundo materialista em que vivemos, sim.
A utilidade é tudo, mas, é fácil ver por aí pais que dedicam a vida para cuidar de filhos com necessidades especiais, assim como, filhos que cuidam dos pais acamados por anos.
Também senti a mesma coisa. Os pais não se esforçaram para cuidar dele. E até mesmo a irmã que ele tanto venerava, tentou se desfazer dele, enquanto que o Gregor, mesmo transformado estava preocupado com o bem estar da família.
sim, eu terminei de ler agorinha e me senti exatamente assim
É exatamente isto ! O homem e o seu sentimento de inutilidade!
Eu consigo chutar que Grego estava com depressão devido ao excesso de trabalho. No livro demonstra diversas vezes que ele trabalhava demais (a ponto de ver a família apenas algumas vezes no ano), de modo que isso com certeza afetou sua saúde mental. Eu vejo que o começo do livro quando ele não consegue se levantar da cama é uma crise depressiva que o impede de trabalhar, e como para a família ele só tinha valor por conseguir sustenta-los, após isso ele perde o valor e é considerado agora como um peso.
Tive a mesma percepção a respeito do livro durante a leitura.
Puts pensei exatamente isso.
Pensei a mesma coisa!
Foi o que pensei, esse livro narra a depressão de uma pessoa e quanto ela se sente inútil perante a sociedade!
O livro é claramente uma critica a como a sociedade enxerga debilidades fisicas e mentais. No contexto do livro, com certeza depressao
Este livro me fez chorar da primeira a última linha. Metamorfose, eu nunca vi como uma barata, nem um inseto. Eu já vi de cara alguém com esquizofrenia,depressão...alguém visto como escória ,ralé ou lixo descartável, até mesmo por aquelas pessoas que deveriam lhe oferecer ''amor incondicional.''
E pensando no fato de Kafka ter sido 'jogado' num hospício e ,se não me engano, morrido lá... você pensa : ''Essas são as dores reais de alguém que se viu e foi tratado como um inseto monstruoso.''
Natália Lopes
Eu também vi assim até o dia que a empregada (se não me engano, tem tempo que eu li) entra e diz que era um ser cascudo é que eu vi realmente um inseto, e aí sim me veio uma barata.
Eu vi como um inseto literalmente, mas fiz um paralelo automático com uma pessoa que de repente se descobre com alguma doença que a deixa "inválida". Eu chorei horrores tb, esse livro me tocou profundamente
Natália Lopes Também compreendi dessa forma.
A minha interpretação viu tudo isso e ainda mais a sexualidade, já que tem uma cena em que Gregor diz que o pai tinha mudado, a parte em que o pai queria matar ele; eu vi um homossexual vendo o quanto a família mudou e o trata como lixo, e por isso ele entra numa depressão ou coisa assim
Uma coisa que me chamou a atenção foi o fato de ele ter-se metamorfoseado nessa coisa e em vez de estar desesperado por esta condição, ele está preocupado em como ele vai se resolver com o gerente, com a família e como vai trabalhar e dar satisfações sociais.
Qualquer um nessa situação estaria em loucura tentando arrumar um jeito de retornar à humanidade.
Verdade, em nenhum momento ele pensa em si, e ao msm tempo a família em nenhum momento pensa nele, só no q ele poderia fornecer
Ele nao vira um inseto de verdade, ele se sente como um
@@yougotnojams6784🤔🤔🤔
Verdade.... E a família em momento algum tenta fazer algo para entender a situação dele e tentar resolver. Nada, só pensam neles.
É porque a transformação é na mente dele, ele sente pior que um inseto. Ele quer resolver sua vida mas não tem forças, mas tem toda a pressão social ao entorno dele. Só quem sofre de depressão entende... É exatamente como no livro, é a depressão escrita.
O livro é sensacional!
A descrição do último suspiro de Gregor é emocionante, muito triste... Ele até o último minuto ainda pensava em dar o melhor a sua família
Me emocionei em diversos trechos … inclusive esse.
nossa, essa parte foi tao intensa e tao fugaz que tive que reler pra poder assimilar que era isso mesmo que tava acontecendo.
Muito impactante, nas últimas paginas ele efatizando os sonhos que ele tinha pra familia, sempre pensando no melhor deles e esquecendo de si, enquanto a familia o desprezou desde o primeiro instante. O paralelo dele triste por não poder realizar o sonho da irma e ela querendo a morte dele acabou comigo.
**SPOILER**
Uma das interpretações desse livro diz respeito à crítica que Kafka fez em relação à dependência financeira da família sobre o dinheiro de Gregor Samsa. Tanto que, após a incapacidade do protagonista de retornar ao trabalho - e só após isso -, o pai de Gregor vê-se necessitado de trabalhar para retomar o sustento da casa; a irmã, passa a trabalhar e estudar francês em busca de novas oportunidades de emprego; e, por fim, há uma cena, próxima do fim, na qual o pai e a mãe falam sobre a beleza que a filha adquiriu e que, em um breve futuro, a garota poderia casar-se com um homem bem dotado financeiramente (esse que poderá ter a capacidade de substituir o papel de Gregor no sustento familiar).
:)
Ler Kafka é saber que a história não fica só no papel: entra na sua mente e te faz pensar em mil e uma interpretações dos seus livros e pensamentos. ^^
Puts preciso ler isso novamente. Li aos 14 e nem lembro o final direito haha
Diversos Games
exatamente amigo ótimo comentário. só uma obsevação, sobre este comentário "esse que poderá ter a capacidade de substituir o papel de Gregor no sustento familiar)" não lembro de ter visto esta parte no livro...
Will Silva é logo no final. na última página
Um casamento vantajoso onde a família poderia ter um conforto financeiro passou pela minha cabeça. A moça até então vista como criança, pode ser a salvação da família.
Esse final me deixou com um grande nó na garganta. Pobre Gregor.
Me coloquei no lugar da família e entendi a situação, mas de jeito nenhum me desceu a forma com que superaram e até mesmo comemoraram.
somos um inseto muita vezes a familia nem muitas das vezes vai te ajudar.
Você esqueceu de comentar a mensagem que Kafka quis passar com esse livro, em todos os livros dele, ele sempre foi um crítico em relação a ação humana. Nesse livro ele dá ênfase no "feio". Todo mundo odeia o feio, rejeita o feio, menospresa o feio. Algum dia você já acordou e se sentiu "feia" ? Adoro seus vídeo, espero mais sobre Kafka! :)
Diego Lobo acabei de ler o livro agora e gostei da sua colocação. Me veio à mente, o que é "feio" na nossa sociedade atual...
Filipe Pereira eu fiz uma análise um pouco diferente desse livro na escola. A professora comentou sobre ser uma crítica ao captalismo, pois a partir do momento que gregor fica incapacitado de trabalhar e prover sua família, os pais e a irmã passam a vê-lo com outros olhos, como um inútil, um estorvo.
Vitoria Cristine bastante pertinente essa interpretação.
Vitoria Cristine...
Precisa e certeira - perfeita!
Diego Lobo nossa, finalmente alguém percebeu de fato a essência do autor. Li sua primeira obra ainda adolescente e me encontrei muito. Kafka tinha problemas com seu pai e levou isso pra suas obras. Fascinante!
Gostei muito do livro. Eu o vi como uma crítica social, de que o sujeito só é bem quisto pela sociedade enquanto à ela, ele ainda é útil. É claro que que a interpretação varia muito de leitor para leitor.
Exatamente
Esse livro é fantástico mesmo. Pra mim, se trata de invalidez, pura e simples. O que dá mais agonia nem é o inseto, mas a narrativa em primeira pessoa do que acontece com uma pessoa naquele estado.
Livro muito bom e emocionante. Para mim ele fala principalmente sobre alguém que perdeu as esperanças no mundo, que não vê mais motivos para levantar da cama e sair do quarto, alguém que não contempla mais os prazeres da vida. Gregor, por exemplo, não tinha apetite nem para os pratos que mais gostava. E ainda pra piorar, ninguém compreendia esse sentimento e o tratavam como um verdadeiro monstro. Uma parte que achei interessante foi quando a Grete tocava violino e o Gregor, mesmo com todas suas limitações, saiu do quarto e foi se aproximando para admirar a música. Um ótimo exemplo de como a música ( ou a arte em geral) nos faz ver o mundo com outras lentes, mesmo nas piores situações.
A história de Kafka é uma exploração clássica do horror existencial, contada através da história de um homem que está lentamente sendo rejeitado pelas pessoas que ama porque forças sociais além de seu controle o castraram.
A Metamorfose traz uma lição de vida - amar o próximo acima de si. Para mim, a metamorfose de Gregor é uma metáfora para as penúrias da vida vividas por alguém que, de certa forma, está acima delas. Gregor, mesmo metamorfoseado (cheio de problemas, num estado lastimável), preocupa-se somente em proporcionar à sua família uma boa vida.
Lembrem-se deste trecho: (Gregor) "recordava-se da família com emoção e amor. Sua opinião de que precisava desaparecer era, se possível, ainda mais decidida que a da irmã" [...]
Em suma, Gregor importava-se tanto com sua família, em especial sua irmã, que concordou com eles de que o melhor para eles - e para ele - é que este sumisse.
Mas a beleza deste livre está em sua subjetividade, podemos interpretá-lo de várias maneiras.
esse trecho me pegou muito, =/
Como diz o Modesto Carone, a pior metamorfose é a da família do Gregor...
Li esse livro no primeiro semestre de jornalismo, na cadeira de Língua Portuguesa. Já se vão mais de vinte anos.
Foi exatamente o que PENSEI! Pra mim o que mais chamou a atenção foi a metamorfose da própria família de Gregor.
isso aI!@@camiladutra11
Cadeira?
O MELHOR LIVRO DO MUNDO. PODEM COMPRAR SEM MEDO!! As duas vezes que eu li eu chorei, mas chorei de gotejar mexxxxxmo. Podemos dizer que a história fala sobre ingratidão, incompreensão, discriminação, falta de empatia.
Vocês gostam de falar de mim em?
AHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA
🤣🤣🤣🤣🤣
Fala ai samsa tudo certinho ? :) rs..
As dores nas costas passou?
🤣🤣🤣
Quando o Gregor perde a utilidade para sua família, ele foi descartado é menosprezado. Assim que acontece com as relações humanas. Kafka é genial!!!
Um de meus livros preferidos :-) E Tati, eu não seria tão radical quanto a identificar pseudo intelectuais com o lance da barata. Talvez eu não seja intelectual mesmo, mas... Li duas vezes esse livro e tinha uma memória "clara" de que era uma barata! rs. Por coincidência, assistindo a um videocast esses dias, os apresentadores citaram que só havia menção a um inseto. Mas acho que é comum o processo de construirmos memórias ou de fazermos essas atribuições a descrições genéricas, como você mesmo falou. Abraço!
RSSV não se ofenda com comentários de vloggers na internet. life is too short ;) 1 abç!
RSSV gente, eu tb jurava que era. Quando a tatianagfeltrin leu o trecho inicial deu uma pane na minha memória por alguns instantes.
Mas aí penso que o que aconteceu comigo foi o seguinte: eu procurei esse livro pra ler porque achava o argumento intrigante. E o que todos falavam é que se tratava da história de um cara que acorda transformado em barata. Certamente já comecei a ler com essa imagem na cabeça e ela me acompanhou até o fim da leitura.
***** Thiago, acredito que tenha sido assim com a maioria de nós! Achei "curiosa" a resposta da Tati ao RSSV. Enfim...
Por que muitos imaginaram o Grégor como uma barata?
Na página 26 de A Metamorfose: "A princípio até o chamava, empregando
expressões que certamente considerava simpáticas, tais como: Venha cá, sua
barata velha! Olhem-me só para esta barata velha do Gregório não respondia a tais
chamados, permanecendo imóvel, como se nada fosse com ele", ou seja, a empregada o chamou de barata velha, sendo assim, era um inseto que, se não fosse exatamente uma barata, pelo menos, era algo semelhante a uma barata.
Victor Souza no meu livro, diz inseto, onde no seu cita barata.
Acho que depende da Editora...
Kafka é, sem dúvida, meu escritor favorito. Fiquei muito feliz ao ver seu vídeo e concordo com muito da sua opinião.
Caso queira (e deve!) continuar a ler coisas dele, acho que Carta ao Pai é sim um bom segundo livro, já que muita coisa presente até mesmo no A Metamorfose é esclarecida, fazendo uma conexão inicial entre os personagens de Kafka (as "caricaturas" que ele cria em seus livros) e sua própria vida pessoal. Em biografias fica mais clara ainda a relação, mas Carta ao Pai traz um bom início a isso.
Depois de lê-lo, todos os livros dele mudam completamente de cara.
Mas ainda acho que meu livro favorito dele é O Processo. Vale muito a pena ler, e é um pouco mais profundo e demorado que A Metamorfose.
Sorte nas leituras, Tatiana. Espero que goste.
Matheus Lopes o próximo que lerei será o Carta ao pai - já me disseram que será uma espécie de "complemento" ao metamorfose... vamos ver ;)
tatianagfeltrin enalteço o que o Matheus disse... Eu já li vários livros dele, ele tem também vários pequenos contos muito interessante como o artista da fome e na colõnia penal e tem um esquema literário que acabou casando muito bem com os Quadrinhos, creio. Versões em Hqs feitas pelo Quadrinista Robert Crumb e Peter Kuppe ficaram òtimas! Agora... "O Processo" é realmente esquizito, mas umas das melhores obras que já vi de literatura
Tati, se você ler isso, saiba que você é encantadora!( não é cantada, é elogio mesmo), todas as leituras extremamente bem consolidadas. É um amor cada vídeo!
Nossa! Quando vc iniciou dizendo que não é uma barata, eu gelei de vergonha achando que tinha lido o livro todo sem perceber que era metafórico. kkkkkk Fiquei aliviado depois.
Parabéns pelo excelente trabalho.
Uma interpretação q tive: O Gregor é o cidadão, e a família é o Estado. Enquanto válido, sustentava a família (impostos). Porém, quando inabilitado, não recebeu nenhum amparo pelos familiares (Estado), enquanto q 3 inquilinos que se instalaram na casa receberam, até certo tempo, um tratamento beneficiado pelos integrantes da família, de modo que representariam as classes abastadas que se apropriam do poder estatal
que interessante seu ponto de vista!
Anos depois de eu ter lido A Metamorfose, li Carta ao Pai, tb de Kafka. Isso me abriu o leque de interpretações possíveis d'A Metamorfose e de Kafka.
A história em si é simples e até idiota, porém o plano fundo psicológico que mostra os interesses que movem os personagens e o asco/aceitação da família em relação a forma de barata do Gregor faz o livro ser diferente e empolgante.
Noticias Animes concordo ;)
Oi Tati, terminei de ler A Metamorfose e O Veredito ontem. E concordei muito com a sua visão do livro, principalmente em relação a parte que a família começar a pensar que seria melhor se o Gregor sumisse da vidas deles. Mas não me senti mal por toda família pensar desta forma, já ler que a irmã tbm pensa assim me comoveu muito. Eu a entendo, ela é só uma menina que assumiu pra si toda a responsabilidade sobre oq ocorreu com o irmão. Senti a dor dela quando descobre que a mãe resolve limpar o quarto dele sem comunicar a filha, tipo "eu sou responsável por isso, vc não fez nada quando podia e agora quer se meter?".
Eu em todo o livro já tinha um sentimento de tristeza e frustração pela atitude dos pais do tipo "oq os olhos não veêm o coração não sente TANTO", por isso esperava esse pensamento deles mas não da irmã. Sou mãe e me perguntei várias vezes durante a leitura sobre se isso ocorresse com minha filha, se não gostaria de vê-la, se não tentaria entende-la mesmo com medo. Me perguntei muito se os pais, principalmente o pai, amavam realmente o Gregor e se não o via apenas uma pessoa que os mantia, como se fosse uma obrigação dele de filho, homem.
Foi uma excelente leitura pra mim e pretendo reler mais pra frente. Como disse no início, li tbm O Veredicto tbm do Kafka logo em seguida e percebi algumas semelhanças entre os dois personagens. Se você não leu, recomendo muito.
Grande abraço, adoro seu canal, pra mim é o melhor do gênero. Já li algumas recomendações suas e pretendo ler mais.
Muito bom comentário e reflexão
Quando eu li o livro, faz um bom tempo, eu imaginei uma mosca. Mas é um ótimo livro. Eu tenho aqui, em algum lugar, uma edição que vinha '' Carta ao Pai''. Vou reler em breve.
Ai tati, essa vinheta antiga do canal me deixa tão nostálgica :) acompanho desde 2012 e deu uma saudadinha ❤
Esse é o livro que te deixa sem palavras ao mesmo tempo que o livro é MARAVILHOSO te desperta asco, descontetamento e perda de fé na humanidade. E te dá um soco no estômago de como tratamos quem julgamos ser diferente. Ninguém que ler esse livro e absorve volta ser o mesmo.
Que curioso, Tati, peguei esse livro na mão no último domingo, quase reli, ainda estou com bastante vontade, ainda mais agora! rs 2015 é o centenário da publicação do livro :) Bjs!
Literature-se li ano passado e achei que a leitura não ia entrar. Porém para minha surpresa me surpreendi com a escrita, com a narrativa da história. É um livro curto, rápido e bom mesmo de se ler. Era um medo literário que por si só caiu por terra.
Este livro é incrível! Assim que eu terminei de ler, fiz esta mesma associação que você fez com uma pessoa doente na família, mas também com um idoso que precise de cuidados e os filhos ficam numa briga para ver quem vai cuidar/se livrar dele.
Assim que terminei de ler esse livro perguntei a minha esposa o que ela faria se ao acordo notasse que me transformei em um "mostruoso inseto". Ela respondeu: "Me virava e voltava a dormir". Kkkkkkk
Acabei de ler este livro, e achei muito bom. Leitura fácil e que prende. Enquanto lia, imaginei que o livro fosse uma metáfora à uma pessoa com depressão, psicose ou alguma outra condição mental, e tambem pensei que pudesse ser uma metáfora para alguém com dependência química na família
Só de ouvir a abertura do vídeo, já alegra o meu dia :)
Poeta Oliveira 15 step do Radiohead é sensacional ;)
Eu li esse livro e tbm imaginei uma grande barata por conta de desenhos inclusive em uma capa dele, mas assistindo o filme que é maravilhosamente fiel, vi que na verdade ele simplesmente enlouqueceu, era ele como humano mas se movimentando como inseto, com movimentos limitados. Quando assisti fiquei bem chocado. CHOREI no final do livro na frase "Era uma vez um sábio chinês, um dia sonhou ser uma borboleta, ou se era uma borboleta sonhando que era um sábio chinês" Pois ouvia esse musica do Raul Seixas que tem apenas esse refrão com um amigo na nossa adolescência. E nunca entendíamos a música, nesse dia ficou tudo claro, é esse meu amigo teve um avc e tem os movimentos do corpo bem limitados tbm. FOI um daqueles dias estranhos na vida da gente.
Pra mim que já tive depressão, sempre tive desde os criança até hj preocupação com dinheiro e agora com a responsabilidade de sustentar uma casa esse livro foi uma troca de compreensão e chorei um tiquin
Franz Kafka conheci na biblioteca da escola ,jogado na ultima prateleira ,e agora simplesmente sou admiradora da historia e das obras dele .Meu livro preferido é o processo ,eu já li tantas vezes,tantas,mas não enjoo .
Vídeo de quarta! \o/
Nossa! Deu vontade de reler tb! Engraçado você falar que cada leitor "ver" um inseto diferente...Lembro que quando eu li, eu imaginava um Mangangá (a gente chama assim aqui em Pernambuco). É um tipo de escaravelho gordo, enorme e nojento... ECA!
tatianagfeltrin Franz kafka, foi muito citado no jogo Resident evil: Revelations 2, lançado recentemente.
tatianagfeltrin Li uma vez numa revista de letras (Revista língua - editora segmento, na segunda edição se não me falha a memória que essa questão da barata surgiu devido uma tradução, o problema é sempre a tradução.
Tati, não sei se eu fiz uma análise infeliz do livro, mas eu não vejo como se ele realmente tivesse se transformado em um inseto, vejo como se fosse uma transformação em sua identidade, algo mais em sua forma de ser. Eu particularmente acho esse livro, angustiante e um pouco "parado" por assim dizer, não gosto nem odeio, apenas não leria novamente. Adorei o vídeo. Beijos.
tatianagfeltrin Adoro, seu vídeos. Parabéns pelo excelente e constante trabalho! Quanto a esse especificamente, acho que você quis dizer que o livro começa pelo conflito (o clímax seria no final, num momento que não vou falar para não dar spoilers). Mas dá pra corrigir colocando aquelas caixinhas que você coloca. Um beijão. Adoro seu trabalho. Sou um grande fã.
Lendo esse livro, tive pena.
Gregor não tinha culpa em ter, certa noite, sonhos intranquilos, ele não tinha culpa em ter se tornado esse inseto tão monstruoso. Ele sempre cuidou de sua família, sempre trabalhou acreditando que um dia poderia libertar sua família de suas dívidas, que não eram sua culpa.
Gregor é um rapaz totalmente inocente e mesmo assim é ele que mais sofre nessa história. Causando vergonha e desgosto a sua família por existir junto a eles nesse estado deplorável.
Quando o ser humano, por alguma razão, passa a ser indesejado pela família e pela sociedade.
Livro impactante... Chorei muito, morri de pena do Gregor.
eu li metamorfose faz um bom tempo e tava lendo sobre a influência de Kafka pra Radiohead e decidi procurar um vídeo p eu tentar lembrar um pouco da história…. abro o seu vídeo e começa com bodysnatchers, perfeito kkskdksk!!!
Esse livro é muito bom, eu li ele quando tinha 13 anos (2 anos atrás) e foi tranquilo de ler. as críticas que ele faz a sociedade são feitas de uma forma muito inteligente e coerentes a historia.
o subtexto desse livro é de fato genial!!! Gregor samsa tem um conflito com todos ao redor, o pai, a mãe, o patrão, todos oprimindo o personagem, coisa que kafka expressava em todos os seus livros, como no veridicto, em que o personagem tem um conflito direto com pai.
leitura imprescindível!!!
Me incomodei com o comentário sobre o final de que quer passar a msg de que a vida continua, como se eles tivessem tido um alívio merecido depois de uma jornada de sofrimento. A família de Gregor vivia como parasita. Totalmente dependente dele, mesmo que tivessem plena capacidade de sobreviver, com o seu adoecimento (analogia a sua condição de monstro), descartaram-no e passaram a enxergá-lo como um peso, mesmo que tivessem vivido anos às suas custas. A crítica é muito mais profunda do que a discussão de que se o inseto era ou não uma barata.
Tb faço essa associação entre Lispector e Kafka, mas nem é pela questão de "inseto", mas pela forma de escrever de ambos... Sou louca, alucinada por Clarisse, mas Kafka é sem palavras, sem palavras! Ele, literalmente, coloca o leitor dentro das situações criadas por ele.
Estou adiando Kafka há certo tempo, mas sempre tive vontade de ler. Seu vídeo triplicou essa minha vontade. Agora preciso arrumar uma cópia para mim urgentemente.
Amei essa resenha como amo todas as outras.
Descobri esse canal, procurando Odisseia. Parabéns 👏👏👏
Quando eu tinha uns 10~11 anos eu li uma versão em quadrinhos da história (e nessa versão Samsa era uma barata). Agora fiquei com muita vontade de ler a versão original... Já está na listinha 'comprar'!
Li em dois dias!! Achei incrível a mensagem, um livro para refletir!! Recomendo!! 📖📖
Eu amei o livro! Na minha cabeça ele não vira um inseto propriamente dito, na maioria da história pensei que ele tivesse morto, mas depois fui alterando pra ele estar incapacitado. Estou procurando vídeos pra ver pensamentos diferentes do meu rs.
Tatiana Feltrin é muito linda... Linda e inteligentíssima. Um colírio.
Como esse livro traz uma reflexão profunda. Muito triste. 😭😭😭
(1:10) ...e os que acham que Frankenstein é o nome do monstro. :P
É pq nunca leram o livro, "conhecem" a história através dos filmes, kkk
Não achei o livro difícil de entender. Com o passar as páginas, vc começa a compreender tudo o que o autor quis passar. É a vida! Uma lição de vida. Lerei após este de Clarice, fiquei curiosa para saber o porquê dela ter relembrado de Kafka. Muito obrigada!
Esse livro é o retrato da minha vida 😅. Eu tive depressão grave, pulei de curso em curso na universidade e não tenho um emprego fixo. E é exatamente essa metamorfose que aconteceu comigo para minha "família", vizinhos e "família"... O nojo, desprezo e abandono que eu sofri por todos ao meu redor foi impressionante... E eu só pensava e penso em me resolver financeiramente, em dar orgulho e tudo.
Estou lendo online, num leitor online, é grátis! Tô achando bem interessante! Sua resenha está boa, ainda bem que não contou o final!!!
Li hoje ...numa tacada!!!
Adorei a sua resenha!!!
Obrigada por me inspirar!!
*_Conheci através do GAME incrível lançado esse ano baseado no Livro a Metamorfose. Gostei muito do Game que é um Resumão muito bom desse livro ao que parece, então vou ler todas as obras que tenha a ver com Franz Kafka graças a esse jogo._*
Vim procurar seus vídeos antigos. Como vc ta empolgada! Amei!
Tati,mt obrigada pela sua resenha.Foi por causa dela que me animei a ler Metamorfose.Nunca achei que fosse ler Kafka!Li nesse mês de junho de 2019.
Foi o segundo livro que li do Kafka, muito profunda a leitura, que vai da interpretação pessoal de cada um, seu âmago.
Li Carta ao Pai, também...da pra ver a angústia que era a vida do Franz, submisso ao pai e indeciso na questão de relacionamentos...uma ótima leitura...comparando os dois livros, até parece uma certa "biografia" dele em relação da ao seu relacionamento com sua família, pois assim como em Metamorfose, a irmã da personagem era quem mais tinha apresso em cuidar dele...depois de Ler Carta ao Pai, nota-se a que na real, a pessoa com quem ele mais se importava era a sua irmã Ottla, que cuidou dele até a sua morte, enquanto sua família manteve uma certa distância dele.
Já li esse livro maravilhoso, mas decidi ver a resenha e eu to toda agoniada só de lembrar desse livro haushs
reli esse livro hoje e só me fez gostar mais ainda de A Metamorfose. adorei o vídeo ❤️
Li no colegial por indicação de um professor também e me lembro que foi difícil por ser extremamente incomodo. Li rapidinho e joguei na gaveta de tanto nojo (o inseto era um misto de barata e mosca na minha imaginação).
MAS, vamos ver se eu aproveito o ensejo e também releio :)
Giovanna Sacche Salles bom dia, Giovanna! se resolver reler o livro, tenta abstrair o nojo do inseto e prestar mais atenção às entrelinhas... tu vai ver que vai valer a pena ;)
muito bom.
já é a terceira vez que to assistindo.
me ajudou muito para o seminário de Português
Oi Tati,
Eu livro o livro. Na minha cabeça ele iria se transformando em um besouro. Eu ficava me perguntando em que hora se transformava em barata. Eu até iria ler o livro novamente pois achava que tinha perdido algo no livro. Agora você explicou…
Gostei muito da resenha.
Abraço!
Imagino que sentirei um certo mal-estar ao ler este livro...também sentiria muita impotência se acontecesse uma situação dessa com algum familiar meu....Mas isso pode arremeter também a alguém que esta muito doente,isso abate completamente a família...essa metamorfose de inseto ao meu ver significa tanta coisa,ai depende de cada leitor que lê...O autor é gênio,gênio...Obrigada por trazer ao meu conhecimento esta obra...Não conhecia quase nada do Kafka....Que primor de vídeo...um abraço.
Li hoje. Estou indignado com o final e chorei
Tati que bacana a sua visão do livro, estou fazendo minha monografia usando como base os textos de Kafka, e realmente é depois da segunda ou terceira vez que lemos que da pra tirar proveito das maravilhas da escrita de Kafka. Minha maior dificuldade foi encontrar o humor que alguns comentadores dele sempre falavam. Mas depois de mt reler Kafka, consegui descobri a graça que existe nas obras tb. Não pare na Matemorfose, por favor, e bom ter sua visão sobre as obras de Kafka, bjos.
Um dos meus favoritos da vida. Kafka conseguiu, por meio de poucas páginas, não somente criticar o comportamento humano mas também a sociedade - e como elas se entrelaçam. Um romance cru e duro: daqueles que a gente precisa ler e reler frequentemente, um susto fundamental.
Gostei ainda mais do O Processo, relendo agora e gostando ainda mais.
Gosto muito dos contos do Kafka, "Na Colônia Penal" é uma obra prima, e o "Metamorfose" marcou minha adolescência. Também não entendo quando as pessoas tem receio de ler Kafka por acharem que é "complicado". O único livro dele que tive certa dificuldade pra ler foi "O Processo", mas é pelo excesso de termos jurídicos mesmo, hehehehe
Oi Tati, tudo bem?
Até que enfim li esse livro, li Kafka. Confesso que estava com receio, mas não me arrependo. Livro maravilhoso!!
Após a leitura, resolvi passar aqui no canal e procurar pela sua resenha. :)
Beijos!
O Bruno,do antigo minha estante *sdds*, ama este livro rsrs
Tati, eu achei esse livro incrível! Nunca havia lido nada do Kafka e me surpreendi com a escrita dele. Fiquei impressionado com as boas atitudes da irmã dele e com a crise financeira que a família sofreu depois da metamorfose. Vejo essa narrativa como uma metáfora da depressão.
Gente, qual é o meu problema? Não tive afinidade nenhuma com o livro, só li até o final esperando a hora em que o livro ficaria bom, mas...
Ramon Gonçalves Pina problema nenhum, Ramon - livro nunca é unanimidade ;)(mas se prepara, porque vai aparecer muita gente te dizendo que você não gostou porque não entendeu o livro.... ;)
Poxa, senti o mesmo!
Senti exatamente o mesmo, leitura mais decepcionante do ano, quiçá da vida. O problema é a atmosfera que criam ao redor do livro, eu esperava muito... :/
Aí Ramon acabei de ler o livro e fiquei exatamente assim. Pedi explicações aos meus amigos pois estava procurando uma história de fantasia (como as outras que leio) e ainda sim não senti nenhuma afinidade e considerei sim ruim. Resolvi pesquisar e comecei a achar interessante o fato de principalmente uma família desconsiderar um dos seus por mudar seu exterior. Comecei a pensar nas famílias onde os filhos resolvem se assumir lgbt ou nas situações onde um pai de família sofre um acidente se tornando um inválido. O que a família faz nessa situação? Talvez com o pai, alguns possam se dispor a cuidar ou mandar para um centro clínico, mas o que acontece com o filho lgbt que sente que é algo totalmente diferente do que era ontem? E você entende isso quando o Gregory vê que vira um inseto, mas ainda sim está preocupado com o horário de sair para trabalhar (se você obviamente se tornasse literalmente um monstro, não seria essa sua primeira preocupação)
Deixo a reflexão pra você amigo
Não é meu livro favorito (de longe) mas após algumas horas posso entender a importancia de falar sobre isso
E um personagem denso e interpretativo, talvez você não viveu um momento ainda como o gregor.
Perfeito este livro, mas não é um dos meus favoritos, mas valeu a resenha, eu não saberia defini-lo melhor!
Adoro a obra de Franz Kafka, já li todas as obras dele que foram traduzidas para o português, inclusive algumas mais obscuras como "Os Aeroplanos de Brescia". Eu sugiro um vídeo sobre os contos de Kafka, é um mais maravilhoso que o outro como "Investigações de um cão", "A Ponte", "A Toupeira Gigante", "Um artista da fome", e por aí vai...
... GOSTEI MUITO ! ... Entretanto, para mim, foi perturbador ... Mas, realmente, muito bem escrito e as descrições foram muito claras ...
Eu li A Metamorfose na escola e foi um dos livro que me sacudiu na época. Hoje eu prefiro o conto Na Colônia Penal. Foi a última coisa do Kafka que eu li que me incomodou...
Obg pelo vídeo. Hahah É justamente o livro passado pela minha prof de português, e ajudou bastante a entender o livro! Segunda vez que me salvas, primeira c Admirável Mundo Novo, e agr com A Metamorfose!! ☺️😁
faz vídeo de "carta ao pai"!! queria muito ouvir tua reflexão sobre o livro e sobre a influência da relação entre o kafka e o pai dele na sua obra! ;)
Eu li esse livro duas vezes. É um clássico, as interpretações que podemos ter dele, são infinitas. E ao mesmo tempo que eu acho um livro muito bom, eu acho um saco. Acho ele muito maçante. kkkkk
Oi Tati!
Livro realmente incrível e é também um dos meus favoritos. Ele é mesmo incômodo e acaba sendo triste em algumas partes. Outro link que eu fiz o link com esse livro e que me deixou pensando se Kafka teria lido é o conto O Crocodilo do Dostoiévski.
Beijos
Fran Borges
Comprei um exemplar na bienal 2022 e vou ler agora...🤩
Tati, a minha impressão ao ler "Metamorfose" há alguns anos, foi que Kafka remete o leitor sobre a importância do outro quando ele não é mais essencial na sua vida. O Gregor era o provedor da casa, e até ele acordar metamorfoseado ele era querido pela família, após esse trágico fato, que como voce identificou é a transformação psicológica do Gregor em sentir-se um inseto mesmo frente ao sistema que o explorava, a família simplesmente o repele.
Kafka é muito bom! Quando você falou sobre iniciar um livro já com tensão, lembrei do inicio de outro livro muito bom, "O Estrangeiro" do Albert Camus. Se você ainda não leu, leia. Vai gostar, tenho certeza. O livro começa assim: "Ontem mamãe morreu, ou terá sido hoje, já não sei (...)".
Beijos no coração! Amei o vídeo!!
Nayara Fintelman Também interpretei a metamorfose da mesma forma que você. Dá a entender que depois do Gregor ter virado inseto e não poder mais sustentar a família, acaba virando um peso para eles.
Tbm interpretei desse modo. Acho q autor usou a metafora da transformação em inseto para retratar um individuo se anulando em função da sociedade/família. Já q o mesmo ñ demostrava ter de fato uma vida mesmo antes da metamorfose, tudo se resumia no cumprir ordens e pensar no bem estar dos outros, anulando a sí mesmo. Em muitas ocasiões tive raiva da família (principalmente do pai), q demostrava ser extremamente abusivo e aproveitador, chegando a esconder q tinha dinheiro escondido, e tendo gastos desnecessários com empregadas (mesmo todos sendo desocupados), o que o obrigava a trabalhar mais e por mais tempo para pagar a tal dívida. Pela descrição tbm pareceu q o pai tinha total condição física pra trabalhar e ñ o fazia por comodismo. Me chama atenção tbm q as outras pessoas fora da família q de fato interegiram com ele ñ demostravam tanto repudio assim por ele e quando demostram é por reflexo do tratamento da própria família. A cena onde ele tem uma maçã jogada nele e ela apesar de doer e incomodar ñ é arrancada e começar a fazer parte dele é muito triste e significativa.
Cada dia a qualidade de seus vídeos melhoram muito... Parabéns. Assisto todos 💕 👏👏👏👏
Parabéns pelo canal , li vários comentários e como o livro atingiu a cada um a sua maneira , esplendido . A mensagem que recebi foi a de que a doação é um perigo pois ela passa a ser uma obrigação depois de um tempo e qualquer falta ou falha vc será criticado .
Esses russos tem uma maneira peculiar em sua literatura. Direto, conciso, e chocante.
Ele não era russo.
Adorei o vídeo e, com ele, adorei ter conhecido este canal!
Fácil leitura e bem interessante. Eu também li em um dia.
Li o livro e vim aqui ver a crítica e sua visão capciosa como sempre.
Cheguei a uma conclusão muito pessoal ..Todos nós somos baratas e seremos descartados, esquecidos... Não faremos falta...Vida que segue...
não seria o climax, o momento em que ele surpreende os inquilinos da casa ao ouvirem sua irmã tocar violino ? enquanto gregor se aproxima dela, ele esquece de sua condição e é tomado por um sentimento de carinho pela irmã, manifesto no desejo de abraça-la e protege-la, tamanha é a tensão de sua obstinada caminhada em direção à irmã que cheguei a pensar que nesse ponto haveria uma metamorfose que o traria de volta forma humana (aliás li o livro todo esperando que isso fosse acontecer kkkkk). o que acha ??? ah parabéns pelo canal !!!!
Eu gosto muito, mais muito deste livro!!! Ele é muito bom!!!
Eu demorei pra ler A Metamorfose, quando eu li eu já tinha aquela ideia formada (pré) de que era uma barata por causa da música do Inimigos do Rei, ledo engano... :))) Bj
Estava louco pra ler o livro e achei seu canal sem querer. Agora quero ler urgentemente. Tem mais um inscrito.
sabia que esse video seria um dos meus preferidos
Quarentena Abril 2020, li o livro e corri para ver sua análise, concordo com ela, mas, imaginei o inseto como uma barata, gostam de restos, mas o que me chamou a atenção foi a preocupação do Gregório em dar satisfações ao seu gerente e a sua família após perceber que algo havia mudado profundamente na sua vida, posso até associar com a quarentena, nada será como antes...
Toda vez que alguém fala que Os Miseráveis se passa na revolução francesa me dá uma pontada do coração. Bem verdade Tati. Amo seus vídeos *--*
Amanda Fidelis seria tão mais fácil ler o livro do que sair por aí dizendo que leu e soltando esse tipo de abobrinha... vai entender essas pessoas ;)
tatianagfeltrin Nunca li os miseráveis, onde se passa então?