Adoro quando ela fala "eu não sei" "não tenho a menor ideia", isso é libertador, não precisamos ter resposta pra tudo e saber de tudo o tempo todo. Ela simplesmente é o que o que é, sem máscaras e tentativas de agradar
@@rachmannioffeMuito bacana né, já cometi esse erro de sentir vergonha quando eu não sabia de um determinado assunto, ver alguém tão inteligente como ela falar "não sei" me fez ver que não tem problema não saber de tudo hahaha
Chocada com os comentários resumindo a Clarice por conta de uma única entrevista, tem gente dando diagnóstico de boderline, ansiedade e até autismo. Gente, leiam a biografia dela, cartas e citações sobre Lispector. Ela não era triste e não via a vida de maneira negativa, muito pelo contrário, adorava ver o melhor das coisas, adorava viver, teve sim, momentos de recaída na melancolia como qualquer ser humano, teve problemas que a afetaram. Paulo, seu filho mesmo disse, essa entrevista não a resume em NADA. Seus amigos falam sobre seu jeito descontraído. Existe outra entrevista dela, disponível no TH-cam, Clarice rindo, descontraída, mais leve que nessa última, no canal inspiração literária, é raríssima e está dividida em partes, só a voz dela é dos entrevistadores. Nessa entrevista, ela tinha acabado de saber que estava doente de câncer terminal. Ela não estava triste por viver, estava triste pq sabia que morreria. Clarice no geral é como ela mesmo disse: ALEGRE. As vezes as pessoas confundem pessoas sérias com pessoas tristes. Muita gente aqui não sabe oque está dizendo.
Você resumiu Clarice completamente, fico triste pq vejo pessoas associarem Clarice apenas como uma mulher depressiva, mas Clarice era além disso e não é atoa que a consideram a mãe da literatura brasileira, clarice lispector era um GENIO.
@@remdied Não há como saber, ela não foi diagnosticada com nada em vida, morreu em 1977, é complicado afirmar pela época em que questões emocionais e psicológicaa eram poucas ainda mais aqui no Brasil, onde tudo chega por último De qualquer forma, embora tenha passados por períodos depressivos, e uma suposta depressão pós parto do primeiro filho, a vida dela, no geral, foi feliz, como apontam suas cartas e biografias. Ela gostava muito de viver e analisar a vida.
Sim, eu tinha um pensamento totalmente contrário a ela por conta dessa entrevista , até eu ter a oportunidade de ler um livro dela e perceber a forma magnífica dela de percepção do mundo e da vida.
Isso eu tenho que concordar com vc , TV cultura tem as matérias que é a alma do mundo , mas infelizmente não tem a mesma repercussão que as baboseira que os outros canais incentiva 😒🥺🤦🏻♀️
Hoje em dia não tem mais o respeito que exista antes. Veja a distância do entrevistador e ela. Hoje parecem dois amigos conversando e acabam se perdendo em detalhes não tao importantes.
Entrevistador extremamente profissional. Ele pergunta e a gente ouve a resposta da entrevistada. Ele não contesta as* respostas dela; ele não insiste quando ela prefere não responder; ele não faz nenhuma macacada que chame a atenção para ele; ele não ofusca a entrevistada e- hoje- a gente tem essa excelente entrevista em que se* pode "ler" um dos maiores nomes da literatura brasileira.
"Ela é exatamente como os seus livros: transmite uma sensação estranha, de uma sabedoria e uma amargura impressionantes. É lenta e quase não fala. Tem olhos hipnóticos quase diabólicos. E a gente sente que ela não espera mais nada de nada nem de ninguém que está absolutamente sozinha e numa altura tal que ninguém jamais conseguiria alcançá-la. Muita gente deve achá-la antipaticíssima mas eu achei linda, profunda, estranha, perigosa. É impossível sentir-se à vontade perto dela, não porque sua presença seja desagradável mas porque a gente pressente que ela está sempre sabendo exatamente o que se passa ao seu redor. Talvez eu esteja fantasiando, sei lá. Mas a impressão foi fortíssima, nunca ninguém tinha me perturbado tanto." Caio Fernando Abreu sobre Clarice.
O entrevistador demonstra preparo, perspicácia, respeito, empatia, sabedoria. Há silêncio, diálogo, relações...! A entrevistada foi genial...! Excelente !
O silêncio é vivo. Por isso ele acaba perturbando. Mas excelente a Clarice, autentica, ela mesma. E a entrevista foi muito bacana. Queria eu ter sido a entrevistadora dela. ❤😍
Vc acredita que eu trouxe essa frase pra minha vida? Sério, fixou. Ela tinha razão...a gente vê uns se degladiando por Política, Futebol, divergências... enquanto as crianças riam. Só riam.
@@kaah1384 dizer que o Brasil é um país de pouco intelecto é falso e injusto. O Brasil é um país de gênios. Mas o nosso povo é sofrido pela nossa formação política e socioeconômica. Mas Clarice foi forjada pelo Brasil! Assim como Drummond, Jorge Amado, Guimarães Rosa e todos os gigantes do nosso panteão.
"Bom, agora eu morri. Vamos ver se eu renasço de novo, por enquanto eu estou morta." A melancolia desta entrevista é contagiante ao ponto de sentirmos a tristeza da Clarice.
Uma mulher dessa ter colocado em livros suas entranhas, o íntimo da sua beleza ( interior e exterior) é simplesmente um privilegiado legado que recebemos.
tava procurando um comentário sobre ele aqui, me impactou de forma irreversível a forma como ele conseguiu dedilhar todas as camadas da Clarice de forma tão gradual, simplesmente absurdo nem consigo formar um pensamento concreto sobre.
Amo Clarice. Mas há muito de um simples comportamento burguês justificado com poesia, como essa frase. Não quero, de nenhuma forma, invalidar a genialidade dessa mulher, mas quando se vive no débito automático, manter a liberdade é só uma opção conveniente, e não uma escolha. Já dizia Raul; "Dois problemas se misturam A verdade do universo A prestação que vai vencer"
Não foi "entender" em sentido genérico. Foi "entendê-la". Tanto que na sequência ela fala de professores de Literatura e de uma adolescente de 17 anos, com reações diversas... Os primeiros não a compreendem, já a última lê e reler sua obra.
Perco as contas de quantas vezes por ano assisto essa entrevista. Sei de cor. Esse vídeo documenta muito mais do que uma entrevista. É quase um experimento. Deveria ser reconhecido como patrimônio da cultura. Minha deusa. Clarice vive.
"- raiva, um pouco de raiva. - com quem? - comigo mesma. -por quê, clarice? - sei lá, to meio cansada. - do quê? - de mim mesma. - mas você não renasce e se renova a cada trabalho novo? - bom, agora eu morri. vamos ver se eu renasço de novo, por enquanto eu estou morta. estou falando de meu túmulo.".
Obrigada Luisa por ressuscitar essa entrevista que assisti lá em 2013, e foi tão marcante na minha vida. Quando vi o vídeo peguei na hora a referência e corri pra assistir de novo 🖤
Quando ouvi a música me lembrei da metáfora de Clarice Lispector quanto a ideia de segurar com fé em uma mão de quem com a outra nos empurra do penhasco
Aos 50 anos estou descobrindo o mundo fantástico do conhecimento, ingressei na faculdade, não com o intuito de ganhar dinheiro, mas uma imensa vontade de sair da ignorancia!!!
"E só tô triste hoje porque estou cansada, de modo geral eu sou alegre". E acho que era nesses momentos que ela se inspirava, Clarice foi muito além do que podemos imaginar.
"Eu prefiro não ser profissional para manter minha liberdade. Sou amadora, porquê só escrevo quando eu quero." Ouvir Clarisse emergindo essas palavras, chega dá vontade de viver como um passarinho ❤
- raiva, um pouco de raiva -com quem?? -comigo mesma -porque Clarice?? -sla to meio cansada -de que?? -de mim mesma essa parte foi MUITO forte e pesada mais infelizmente me identifiquei demais com essa parte....
@@giliardidossantos5936, não sei se ela era depressiva, mas pelo que li quando ela deu esta entrevista estava já cansada e debilitada pelo câncer que a mataria meses depois.
Ela morreu um dia antes do seu aniversário! Talvez a alma dela sentisse o câncer e de que já estava na hora de partir! Há relatos de pessoas que antes de morrer se sentiam cansadas. A alma avisa.
Segundo a psicologia atual ela estava com depressão e precisava de se tratar com um coquetel de remédios diarios e consultas periodicas com psicólogos caros.
Oq mais gostei nessa entrevista foi o respeito do entrevistador, o respeito em não insistir na pergunta, em fazer perguntas inteligentes e profundas, em deixa dizer “não sei” “não faço ideia” “não quero falar” “é segredo” e ele se contentar com essa resposta!
Perfeita a análise. Vemos sempre a busca da resposta perfeita. O entrevistador deveria estar preparado para o tudo ou o nada. Ela era algo inesplicável. Estou tentando entender ainda. Me sinto um velho bebê. Nascendo para o novo. Nem sei conceituar.
O TH-cam é o melhor acervo contemporâneo do planeta, que bom!! Nasci em 68, portanto quando essa entrevista foi ao ar eu tinha 9 anos, e me impactou profundamente, quando encontrei aqui no yt, fiquei muito feliz e surpreso , já devo ter assistido umas 30 vezes. Lamentavelmente ela morreu pouco tempo depois. Viva Clarice!!!!
Creio que não. E creio até pela entrevista que ela pouco ligava pra isso né? Não tinha noção do seu tamanho, talvez, ou era somente naturalidade e humildade mesmo. E ela estava bem cansada e triste na entrevista né? Punk... 😢😢😢
@@romeoromeoromeoromeo2589 claro que é, a arte dela inteira serve pra isso, tudo que escreveu foram sentimentos seus, vividos em seu próprio ser, na entrevista ela cita alguns exemplos. A arte tem esse poder amigo. Gratidão por ter ela.
@@lysribeiro3531 sentimentos vividos, experienciados por Clarice, pessoa, logo, só ela o pode dizer, porque só ela os sentiu como sentiu. Ler é uma coisa. Acessar o íntimo do outro, como quem detém uma parte dela, é outra coisa, totalmente diferente, impossível até, considerando Clarice como sujeito, o conceito de alteridade pode elucidar essa questão. Não somos Clarice, logo, sentimos, a partir do que ela compartilhou conosco, de uma maneira própria, pessoal e intransferível.
@@lysribeiro3531 "uma lógica de proximidade e não de propriedade", diante das obras de Clarice, o mais que podemos fazer é sentir claricemente, como aponta Helene Cixous na sua crítica.
Ela não fingia, não de obrigava a parecer feliz. Ela era de verdade, era triste pq era de verdade! Hoje em dia não se vê isso, somos obrigados a sorrir para não parecer ingrato. Fico confortável em não ser a única pessoa triste quase sempre, nesse mundo
Eu que acabei por entender que não podia ser triste porque afastava as pessoas. Nada disso, afasta SÓ os insensíveis ...QUE MULHER QUE ESCRITORA...QUE SER LÓGICO E LOUCO DEBTRO DE SI MESMA...E EU quero voltar a ser EU mesma com minha solidão e tristeza natural...que NÃO é triseza é um estado natural do meu EU INTERIOR...QUERO SER COMO CLARISSE .rsrsrs....DIFÍCIL MAS POSSO TENTAR ESCREVER ALGUNAS COISAS QUE DEIXEI NA ADOLESCÊNCIA DORMINDO NOS MEUS CADERNOS E ANOTAÇÕES. ..ABRS. ..(Desculpem a caixa alta)...
Ele pergunta na visão da autora quando a pessoa se torna triste e solitária e ela leva para o pessoal e responde como se tivesse se justificando... 7:30/8:12
"- Clarice, a partir de qual momento você decide assumir efetivamente a carreira de escritora? - Eu nunca assumi - Porque? - Eu não sou uma profissional, só escrevo quando eu quero" Pra mim isso a torna ainda mais genial, e autêntica em suas palavras. É a certeza de que tudo que foi escrito, veio do coração, ou de sua "mente caótica" como ela própria define, porém, foi autêntico!!
Cara, como um infp como ela, entendo completamente isso que ela falou. Existe a ideia de que escritor é aquele que escreve e continua a escrever sem parar... Mas para pessoas profundas e intensas como nós o que vale mesmo é transmitir nossos sentimentos em palavras. Transmitir nosso mundo interior através da literatura!
Li muitos comentários "antigamente as entrevistas eram melhores". As entrevistas atuais se moldam de acordo com o que NÓS consumimos, se moldam ao que o público quer ver. Quando você clica no post falando sobre com quem o famoso fulano tá saindo isso gera mais cliques, compartilhamentos, números, engajamento, DINHEIRO e um ciclo que se retroalimenta. Não adianta criticar o sistema e fazer parte dele.
Já perdi as contas de quantas vezes assisti essa entrevista! É uma terapia pra mim! Além de todas as coisas que já falaram aqui, o que me espanta é a simplicidade dela! Dá pra perceber no jeito dela que ela NÃO tinha um ego inflado. Tava nem aí pra status ou fama! Um ser realmente extraordinário! ♥️
"Eu não sou uma profissional só escrevo quando quero, sou uma amadora e faço questão de ser uma amadora, profissional é aquele que tem a obrigação de escrever, agora eu faço questão de não ser uma profissional para manter a minha liberdade " ❤
Frank Te convido a conhecer nosso canal sobre Clarice Lispector: th-cam.com/users/claricenamadrugada Adoraria que você se inscreve-se lá! :-) Obrigada!
No momento em que eu ouvi isso, eu senti uma tristeza. Nossa, imagina a oportunidade de sentar e tomar um café com ela na maior tranquilidade? Queria ter tido essa chance.
Essa entrevista é uma verdadeira riqueza! A visão dela, sua simplicidade e sua forma direta sem rodeios e sem fingir pra agradar ninguém, é totalmente admirável. Clarice vive!
uma pena que nao tinha empoderamento na epoca, ela ganhava menos que outros escritores na mesma funcao. Ela casou com diplomata parem de falar que havia interesses
"Morreu com 13 tiros, mas qualquer que tenha sido o crime dele uma bala bastava, o resto era vontade de matar" simplesmente isso, impactante e forte, tô todo arrepiado!!
Quando se produz com a alma, nem você mesmo entende :) Um dia desses fiz uma pintura, estava conectada com meus sentimentos profundos quando a produzi. Mostrei a um amigo meu, ele tentou descrever oq a pintura passava. Eu disse em resposta :"ora, é mesmo. Pode ter sido isso; sabe que nem pensei nisto quando produzi?"
Ela não assume mais uma mulher triste e solitária e sofrendo.não acho tantas coisas que as pessoas veem nela .eu vejo sim uma mulher bordelaine.triste coitada
Mónica Prado E daí se ela for triste? O que está em jogo não é o estado de humor dela e sim a sua genialidade. Quantos livros você já leu da Clarice pra dizer que "não vê isso tudo"? Frases soltas no Facebook não contam.
Amo que ela tava sempre com esse humor e cara parecendo q vai da um tapa na cara de alguém a qualquer minuto kkkkkkkkkkkk mulher autentica, inteligente e sincera
“por enquanto, eu tô morta. tô falando de meu túmulo”. gente, que final impactante! além disso, que maravilha de perguntas, super coerentes e relevantes. entrevista sensacional!
Ela é simples, calma, espontânea e complexa ao mesmo tempo, sem forçar a nada e totalmente livre de expressão. Antes eu era assim e tive o erro de pensar que era errado se comportar dessa forma, com essa entrevista eu cresci 10 anos
Seriously? Depois de uns dias ela morreu de Câncer, ela tava muito consternada, e falou que não estava bem naquele dia. Não tem nada a ver com falta de respeito...
Fãs da Luisa, sejam bem vindos a esse marco do telejornalismo brasileiro. Se permitam serem tocados por essa escritora tão incrível, corajosa e enigmática. Para aqueles que não conhecem a obra dela, indico começarem com A hora da estrela, é um livro fácil de entender e a personagem principal é incrível. Leiam e depois me digam o que acharam. Se permitam ver em Macábea a beleza da humanidade.
Genial Clarice Lispector! Mesmo triste e cansada , ela não deixou de atender esta longa entrevista muito bem feita e respeitosa entre entrevistador e a entrevistada.Genial!!
"não sei não" "não faço a menor ideia" essas falas dela são importantes, mostra que mesmo ela sendo escritora ela também é um ser humano e não sabe de tudo. Clarice eterna!
@@xPedrohz É incrível justamente pq ela é intelectual e mesmo assim não tem a menor vergonha de dizer que não sabe/não entende/não conhece. Hoje em dia o que mais tem é pseudo intelectual que acha que sabe de tudo e não sabe de nada. Principalmente vendedores de curso como Renata Barreto
ela explica o porque de nao se importar tanto com ''titulo'' pq ela n se considerava isso que diziam simplesmente ela era uma de nos. e n queria ser mais q isso...
Eu tenho esse problema😣😣😣, até virei outra pessoa troquei de nome e de personalidade, de tonacao de voz e de país 😢😢, eu me canso mesmo de mim muitooo isso ñ è bom... e agora estoy cançado de novo.
Essa entrevista deveria ser tombada como patrimônio histórico
Me parece que só existe essa. Muito rara essa entrevista.
É um diamante para os fãs
@Léo Flores e pediu para que fosse publicada somente após sua morte
Flávio Franco sim!!
Sem dúvida
Adoro quando ela fala "eu não sei" "não tenho a menor ideia", isso é libertador, não precisamos ter resposta pra tudo e saber de tudo o tempo todo. Ela simplesmente é o que o que é, sem máscaras e tentativas de agradar
Raquel, ia comentar exatamente isso. Maravilhoso
@@rachmannioffeMuito bacana né, já cometi esse erro de sentir vergonha quando eu não sabia de um determinado assunto, ver alguém tão inteligente como ela falar "não sei" me fez ver que não tem problema não saber de tudo hahaha
Sim Raquel :)
Exatamente
!!
Época em que o entrevistador nem aparecia, sabia que quem tinha que brilhar era o entrevistado. Hoje é quase o contrário.
Verdade ,me veio o Fábio Porchat na cabeça rs
Com uma voz dessa, nem precisa aparecer ;)
Mas hj existem entrevistas nesse formato
Verdade,infelizmente!!
Infelizmente nossa imprensa atual pensa que o dever da imprensa é desmoralizar o entrevistado.
Chocada com os comentários resumindo a Clarice por conta de uma única entrevista, tem gente dando diagnóstico de boderline, ansiedade e até autismo. Gente, leiam a biografia dela, cartas e citações sobre Lispector. Ela não era triste e não via a vida de maneira negativa, muito pelo contrário, adorava ver o melhor das coisas, adorava viver, teve sim, momentos de recaída na melancolia como qualquer ser humano, teve problemas que a afetaram. Paulo, seu filho mesmo disse, essa entrevista não a resume em NADA. Seus amigos falam sobre seu jeito descontraído. Existe outra entrevista dela, disponível no TH-cam, Clarice rindo, descontraída, mais leve que nessa última, no canal inspiração literária, é raríssima e está dividida em partes, só a voz dela é dos entrevistadores. Nessa entrevista, ela tinha acabado de saber que estava doente de câncer terminal. Ela não estava triste por viver, estava triste pq sabia que morreria. Clarice no geral é como ela mesmo disse: ALEGRE. As vezes as pessoas confundem pessoas sérias com pessoas tristes. Muita gente aqui não sabe oque está dizendo.
Você resumiu Clarice completamente, fico triste pq vejo pessoas associarem Clarice apenas como uma mulher depressiva, mas Clarice era além disso e não é atoa que a consideram a mãe da literatura brasileira, clarice lispector era um GENIO.
@@remdied Não há como saber, ela não foi diagnosticada com nada em vida, morreu em 1977, é complicado afirmar pela época em que questões emocionais e psicológicaa eram poucas ainda mais aqui no Brasil, onde tudo chega por último De qualquer forma, embora tenha passados por períodos depressivos, e uma suposta depressão pós parto do primeiro filho, a vida dela, no geral, foi feliz, como apontam suas cartas e biografias. Ela gostava muito de viver e analisar a vida.
Hoje em dia TUDO é doença!!! O diagnóstico vem na frente da própria história de vida da pessoa...
Sim, eu tinha um pensamento totalmente contrário a ela por conta dessa entrevista , até eu ter a oportunidade de ler um livro dela e perceber a forma magnífica dela de percepção do mundo e da vida.
Pois é, sempre têm os psiquiatras de beira de estrada 😅😅
O acervo da TV Cultura é algo que deveria ser registrado como uma das maiores riquezas brasileiras. Quanto orgulho!
TV Cultura é cultura sempre traz conteúdos ricos
Tv cultura é a maior
Isso eu tenho que concordar com vc , TV cultura tem as matérias que é a alma do mundo , mas infelizmente não tem a mesma repercussão que as baboseira que os outros canais incentiva 😒🥺🤦🏻♀️
Nossa sim. A TV Cultura COM CERTEZA foi e sempre vai ser um canal maravilhoso!!!!
Concordo plenamente!
Essa entrevista é angustiante. Quanta intensidade no olhar.
AMO A INTENSIDADE DE LISPECTOR... ❤👈
" O resto era vontade de matar, era prepotência ". Oq ela diria de 80 tiros?
@@igorcardoso3647 pesado. Eu também pensei o mesmo. Chega me arrepiei.
@@igorcardoso3647 pensei a mesma coisa
Simmmmm
Esses momentos de silêncio das entrevistas antigas, humanizam os entrevistados. Hoje em dia não vemos mais isso
Hoje em dia não tem mais o respeito que exista antes. Veja a distância do entrevistador e ela. Hoje parecem dois amigos conversando e acabam se perdendo em detalhes não tao importantes.
@@akhbcify verdade. Hoje em dia eles buscam tanto dinamismo, e se esquecem das expressões, do silêncio, de respirar
Tbm não temos mais escritores...
Sim, concordo plenamente!
Hoje em dia se vê sim. Tem o Faustão! rsrsr
'Faço questão que não ser profissional, para manter minha liberdade'.
Maravilhoso.
Entrevistador extremamente profissional. Ele pergunta e a gente ouve a resposta da entrevistada. Ele não contesta as* respostas dela; ele não insiste quando ela prefere não responder; ele não faz nenhuma macacada que chame a atenção para ele; ele não ofusca a entrevistada e- hoje- a gente tem essa excelente entrevista em que se* pode "ler" um dos maiores nomes da literatura brasileira.
Diferente dos entrevistados hoje em dia que querem discutir com os entrevistados
verdade
Uma inspiração, ele n força nada.
Diferente da Gabi. Mas acho q a Gabi faz mais é conversar.
É arrepiante!
"Ela é exatamente como os seus livros: transmite uma sensação estranha, de uma sabedoria e uma amargura impressionantes. É lenta e quase não fala. Tem olhos hipnóticos quase diabólicos. E a gente sente que ela não espera mais nada de nada nem de ninguém que está absolutamente sozinha e numa altura tal que ninguém jamais conseguiria alcançá-la. Muita gente deve achá-la antipaticíssima mas eu achei linda, profunda, estranha, perigosa. É impossível sentir-se à vontade perto dela, não porque sua presença seja desagradável mas porque a gente pressente que ela está sempre sabendo exatamente o que se passa ao seu redor. Talvez eu esteja fantasiando, sei lá. Mas a impressão foi fortíssima, nunca ninguém tinha me perturbado tanto." Caio Fernando Abreu sobre Clarice.
Aurora Netto Perfeito! 👏💔
Krl, tava sentindo exatamente isso!
eu acho que ela curtia satanismo! (por isso a visão dela do mundo era tão particular!) é incrível Tb!
Ela parece niilista.
Sem nenhum sorriso forçado, e sem as respostas prontas / falsas de hoje em dia... Ela me parecia depressiva, pensativa, sincera, e genial.
Tb nessa entrevista vi isso
Ela já tava doente aí, a doença minando as forças dela tbm por isso parece mais deprimida do que o normal
Hoje em dia,vc transparecer o que vc realmente é,é difícil de ser"engolido"pelos aqueles que estão ao redor geralmente...
o peso dá epoca para uma pensadora trouxe depressão
mas é bem verdadeira admiro
E absurdamente incompreendida, parecia em outro mundo. Tanto que, depois partiu desse.
O entrevistador demonstra preparo, perspicácia, respeito, empatia, sabedoria.
Há silêncio, diálogo, relações...!
A entrevistada foi genial...!
Excelente !
Na parte do silêncio chega a incomodar mas, é o que torna tão intensa e tão diferente o estilo dessa entrevista.
O silêncio é vivo. Por isso ele acaba perturbando. Mas excelente a Clarice, autentica, ela mesma. E a entrevista foi muito bacana. Queria eu ter sido a entrevistadora dela. ❤😍
o que infelizmente se perdeu muito com o sensacionalismo da TV brasileira atual..
Que entrevista maravilhosa
É quase uma análise. O entrevistador não demonstra ansiedade com os silêncios.
1977: "O adulto é triste e solitário"
2020: adultos fingindo serem felizes nas redes sociais
E continuam tristes e solitários...
Continuam vazios
Cara, parece uma entrevista de 2020. Porém melhor elaborada.
😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃
Vc acredita que eu trouxe essa frase pra minha vida? Sério, fixou. Ela tinha razão...a gente vê uns se degladiando por Política, Futebol, divergências... enquanto as crianças riam. Só riam.
Eu tenho medos bobos e coragens absurdas.
-Clarice Lispector.
Ele é genial quando leio seus contos fico no chão
Amo demais ela,
Ela acreditava em anjos e pq Acreditava eles existiam. Clarice Lispector
A citação é bonita, porém não é de autoria dela.
"No fundo eu escrevo muito simples,sabe?"
Me descreve muito
Uma mulher dessa ter pisado nesse País é um privilégio nosso.
Isso
@@kaah1384 dizer que o Brasil é um país de pouco intelecto é falso e injusto. O Brasil é um país de gênios. Mas o nosso povo é sofrido pela nossa formação política e socioeconômica. Mas Clarice foi forjada pelo Brasil! Assim como Drummond, Jorge Amado, Guimarães Rosa e todos os gigantes do nosso panteão.
@@jorgearthur4178 É só ver a média do QI do país pra ter a resposta. É justo. Temos gênios, mas poucos comparado à massa brasileira de pouco intelecto
@@jorgearthur4178exatamente.
@@jorgearthur4178 Ela foi forjada por ela mesma kkkkkkkkk se dependesse do Bostil ela nunca seria alguma coisa.
"Eu acho que enquanto eu não escrevo eu tô morta." Se juntassem cada frase que essa mulher fala daria um livro completo de poesia.
Quando ela fala que quando não escreve ela hiberna,acredito que tem relação com o sentido dela não se sentir viva.
@@_G3h_ né isso, a moça explicou o óbvio...
nen
@PequenaOz Não acho que alguém consiga fingir ser poética, se não houver sentimento, a poesia em automático não deve ser boa
@PequenaOz pra escrever poesias não pode ser fútil , porque vem da alma
"Bom, agora eu morri. Vamos ver se eu renasço de novo, por enquanto eu estou morta." A melancolia desta entrevista é contagiante ao ponto de sentirmos a tristeza da Clarice.
e ela morreu no mesmo ano da entrevista
Dá um certo medo essa entrevista.
@@vanessatavares1901 profunda a ponto de nos deixar arrepiados.
É verdade. Eu estou em choque e impressionada.
ela morreu dia 9 de dezembro, e nasceu dia 10 de dezembro
Uma mulher dessa ter colocado em livros suas entranhas, o íntimo da sua beleza ( interior e exterior) é simplesmente um privilegiado legado que recebemos.
''Sou ousada e timida ao mesmo tempo,consigo ser as duas coisas ''.
Essa frase me poupou anos de psicanalise
Nunca conseguia me explicar kkkkkk
Simmm
Como assim gente? Me explica por favorr
Exatamente
ela me define
O entrevistador é quase um psicólogo
Vdd,ele faz umas perguntas incisivas.E tem uma voz linda.
Em uma sessão de terapia eu comentei que só conseguia me lembrar dessa entrevista quando estava lá
Igualzinho
Parece psicanálise...
tava procurando um comentário sobre ele aqui, me impactou de forma irreversível a forma como ele conseguiu dedilhar todas as camadas da Clarice de forma tão gradual, simplesmente absurdo nem consigo formar um pensamento concreto sobre.
12:06 “Qualquer que tivesse sido o crime dele, uma bala bastava. O resto era vontade de matar. Era prepotência.”
ESSA MULHER É GIGANTE
Fiquei chocado com isso
"Faço questão de não ser uma profissional, pra manter a minha liberdade" - Clarice Lispector. Isso é lindo!!
Essa foi uma das melhores frases!
Maravilhosa!Tão Clarice...Tão eu!
Porque foi Clarice que falou, se fosse um desconhecido, seria massacrado...
Eu amo essa frase ♥️
Amo Clarice. Mas há muito de um simples comportamento burguês justificado com poesia, como essa frase. Não quero, de nenhuma forma, invalidar a genialidade dessa mulher, mas quando se vive no débito automático, manter a liberdade é só uma opção conveniente, e não uma escolha. Já dizia Raul; "Dois problemas se misturam
A verdade do universo
A prestação que vai vencer"
Gostei dos silêncios quase que constrangedores durante a entrevista. Hoje em dia não vemos mais entrevistas assim.
Erick Z Eu queria é ver a cara do entrevistador com as repostas dela😐
Erick Z VERDADE PARECE UM DIVÃ
Edição era quase inexistente, por isso a entrevista passou muita verdade.
Acheii incrível isso
Instigante
'...E se me acharem esquisita,respeitem mesmo assim,porque até eu fui obrigada a me respeitar!(Clarisse Lispector)
Amei a frase.
👏🏽
Eu amo as frases dela
“Entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir”
Não foi "entender" em sentido genérico. Foi "entendê-la". Tanto que na sequência ela fala de professores de Literatura e de uma adolescente de 17 anos, com reações diversas... Os primeiros não a compreendem, já a última lê e reler sua obra.
@@alissabeauty anotando pra legendas
Perco as contas de quantas vezes por ano assisto essa entrevista. Sei de cor. Esse vídeo documenta muito mais do que uma entrevista. É quase um experimento. Deveria ser reconhecido como patrimônio da cultura. Minha deusa. Clarice vive.
aaah s2
O que achou de duas coisas: primeiro, da atitude do entrevistador e a ânsia de chegar em um lugar? e depois, da parte em que ela fala do pai dela?
🌹
@Rizzih eu assisto isso sempre que me sinto perdida, me dá uma sensação de conforto na qual não sei bem como explicar
Também assisto com frequência.
"Não sou uma pessoa solitária não, eu tenho amigos! Eu só tou triste hoje porque eu tô cansada."
Clarice sou eu em certos dias..
Realmente...
simples e complexo assim.
❤ poetica nas horas certas
Ela tinha problemas de dicção?
@@antoniopcsilva acho q é pq ela morou fora e adquiriu sotaque
"- raiva, um pouco de raiva.
- com quem?
- comigo mesma.
-por quê, clarice?
- sei lá, to meio cansada.
- do quê?
- de mim mesma.
- mas você não renasce e se renova a cada trabalho novo?
- bom, agora eu morri. vamos ver se eu renasço de novo, por enquanto eu estou morta. estou falando de meu túmulo.".
Ele havia acabado de escrever "A hora da Estrela", acredito q se referia ao fim do trabalho, ou a própria morte de Macabeia.
Nem Schopenhauer chegou nesse nível
@@jonatasSPX não, ela estava morta mesmo, veja o contexto.
Uma pouco de depressão de forma verdadeira e artística.
:(
O entrevistador foi de uma inteligência, entrevista difícil… Clarice simplesmente profunda, espetacular…mas difícil faze-la se abrir
Obrigada Luisa por ressuscitar essa entrevista que assisti lá em 2013, e foi tão marcante na minha vida. Quando vi o vídeo peguei na hora a referência e corri pra assistir de novo 🖤
Eu nunca tinha visto, graças a Luísa vi essa entrevista incrível ✨👏🏽
Na hora que eu vi peguei a referência
eu conheci essa entrevista em 2010 e foi lindo ver a luisa com essa referencia.
Quando ouvi a música me lembrei da metáfora de Clarice Lispector quanto a ideia de segurar com fé em uma mão de quem com a outra nos empurra do penhasco
O clipe só conformou o meu pensamento. Um trabalho lindo feito por Luísa Sonsa
O adulto é triste e solitário, a criança tem a fantasia.. é solta! GRANDE Clarice!!
me indentifico tanto com essa frase!
@@fernandaribeiro1452 Palavras ditas a mais mais de 40 anos.. tão antigas e ao mesmo tempo tão atual!! Clarice era ímpar! 👏👏
Essa mulher parece a Lady Gaga mais velha
@@Alice-xl6ih Acho ela sensacional, mas ela geberali,za, q
E as fantasias sexuais?
Aos 50 anos estou descobrindo o mundo fantástico do conhecimento, ingressei na faculdade, não com o intuito de ganhar dinheiro, mas uma imensa vontade de sair da ignorancia!!!
boa sorte meu amigo, tua felicidade é a minha!
Estudar é a melhor coisa que tem.
@@Ghostboykkkkkk obrigado
@@bruxarica4470 Obrigado
Bem, a faculdade de hoje estar um desalento! Mas se és honesto vais conseguir ultrapassar os vício e doutrinação que há hoje!
"E só tô triste hoje porque estou cansada, de modo geral eu sou alegre". E acho que era nesses momentos que ela se inspirava, Clarice foi muito além do que podemos imaginar.
"Eu prefiro não ser profissional para manter minha liberdade. Sou amadora, porquê só escrevo quando eu quero." Ouvir Clarisse emergindo essas palavras, chega dá vontade de viver como um passarinho ❤
" e faço questão de continuar sendo amadora"🖤🖤
Amei também. Se garantiu.
Me senti total nessa frase, sou amador não profissional, só vendo quando quero ou preciso de resto prefiro ser amador e continuar a viver
Senti o mesmo aqui
Senti o mesmo aqui
- raiva, um pouco de raiva
-com quem??
-comigo mesma
-porque Clarice??
-sla to meio cansada
-de que??
-de mim mesma
essa parte foi MUITO forte e pesada mais infelizmente me identifiquei demais com essa parte....
Isso chama-se depressão
@@giliardidossantos5936 Bom diagnóstico psiquiatra virtual.
@@giliardidossantos5936, não sei se ela era depressiva, mas pelo que li quando ela deu esta entrevista estava já cansada e debilitada pelo câncer que a mataria meses depois.
É chocante essa parte.... e o suspiro que vem depois.... esse é fúnebre
Eu também me indentifiquei
Belo trabalho do repórter. Se fosse hoje em dia perguntas seriam... " E o coração, tá namorando? Kkkk
Kkkkk eh mesmo
Como se naquela época já não existissem perguntas assim, né?
@@just_lucca6440 só comentei. Não pedi sua opinião
@@fabriciodossantosalves530 Os comentários são públicos.
@@just_lucca6440 burro
"Caótica, intensa, inteiramente fora da realidade da vida..."❤❤❤
Luisa fez uma excelente referência.Mesmo não acompanhando o trabalho dela,fiquei feliz dela reviver esse mito que foi Clarice.
Eu vim pelo clupe
Vim pelo clipe também
Eu vim tambem pela LUÍSA
Tmb tô aqui por ela, mas sou muito fã do ícone ❤️
Vdd
"hoje eu to triste pq to cansada, no geral eu sou alegre"
12 FUCKING SEGUNDOS DE SILENCIO
Nesse momento eu fiquei aflito cara , foi um silêncio muito estranho.
@@Kinh00 Senti o mesmo! É um silêncio agoniante!
Ela morreu um dia antes do seu aniversário! Talvez a alma dela sentisse o câncer e de que já estava na hora de partir! Há relatos de pessoas que antes de morrer se sentiam cansadas. A alma avisa.
Alegra?
@@carlayo2224 Acredito que sim. Tem mta gente com esse tipo de personalidade ambivalente.
Clarice é inteligente, enigmática, suave, triste, ausente, presente, dramática. Hipnótica. Nossa ! Tão natural. Poética 100%
Pois é, tão única!!!!
Me ajudem com meu canal de filmes de romance! Estão todos bem vindo a entrar e inscrever-se :D !
@Hugy Ugy Clarice é. Pq ela é imortal. Foi de propósito. Eu falo da obra.
Mas não suave. Apesar da voz baixa,tem uma raiva intensa subjacente.
brilhante
Objetiva, direta, clara, autêntica e muito inteligente.
Assim a defino.
Entrevistador espetacular.
"Sei lá,eu estou meio cansada..''
Cansada de quê,Clarice?
"De mim mesma.."
Segundo a psicologia atual ela estava com depressão e precisava de se tratar com um coquetel de remédios diarios e consultas periodicas com psicólogos caros.
Leonhard Heiliger ou tinha uma alma pronta para expandir e já não cabia nessa realidade?!
As vezes fico de mim. Depois percebo que não estou cansada de mim, e sim de coisas que me desestabiliza.
Com Deus:)
Ela já estava com câncer nessa época mas nem sabia, quando descobriu ja era tarde demais.
Leonhard Heiliger não, segundo a psicologia moderna ela não necessariamente estaria com depressão ou precisaria tomar remédios.
Entrevistas assim não existem mais. Agora tudo é gargalhada, impressão, imagem... tudo tão superficial.
Praguinho Praga exatamente ☹️
Praguinho Praga
Praguinho Praga comentário feliz!
Praguinho Praga que verdade grande.
Já escuram a música do radiohead-fake plastic trees?
Oq mais gostei nessa entrevista foi o respeito do entrevistador, o respeito em não insistir na pergunta, em fazer perguntas inteligentes e profundas, em deixa dizer “não sei” “não faço ideia” “não quero falar” “é segredo” e ele se contentar com essa resposta!
Concordo plenamente. O respeito aos limites, às fronteiras da entrevistada.
O entrevistador é o Pedro Bial
@@stephensousa1270 não é não. Essa entrevista foi em 1977!
@@stephensousa1270 não é não
Perfeita a análise. Vemos sempre a busca da resposta perfeita. O entrevistador deveria estar preparado para o tudo ou o nada. Ela era algo inesplicável. Estou tentando entender ainda. Me sinto um velho bebê. Nascendo para o novo. Nem sei conceituar.
O TH-cam é o melhor acervo contemporâneo do planeta, que bom!! Nasci em 68, portanto quando essa entrevista foi ao ar eu tinha 9 anos, e me impactou profundamente, quando encontrei aqui no yt, fiquei muito feliz e surpreso , já devo ter assistido umas 30 vezes. Lamentavelmente ela morreu pouco tempo depois. Viva Clarice!!!!
❤
Será que ela imaginou que 43 anos depois ainda haveria gente vendo essa entrevista e sentindo o que ela sente?
Creio que não. E creio até pela entrevista que ela pouco ligava pra isso né? Não tinha noção do seu tamanho, talvez, ou era somente naturalidade e humildade mesmo. E ela estava bem cansada e triste na entrevista né? Punk... 😢😢😢
Não creio ser possível sentir o que sentia Clarice, acho pretensioso até.
@@romeoromeoromeoromeo2589 claro que é, a arte dela inteira serve pra isso, tudo que escreveu foram sentimentos seus, vividos em seu próprio ser, na entrevista ela cita alguns exemplos. A arte tem esse poder amigo. Gratidão por ter ela.
@@lysribeiro3531 sentimentos vividos, experienciados por Clarice, pessoa, logo, só ela o pode dizer, porque só ela os sentiu como sentiu. Ler é uma coisa. Acessar o íntimo do outro, como quem detém uma parte dela, é outra coisa, totalmente diferente, impossível até, considerando Clarice como sujeito, o conceito de alteridade pode elucidar essa questão. Não somos Clarice, logo, sentimos, a partir do que ela compartilhou conosco, de uma maneira própria, pessoal e intransferível.
@@lysribeiro3531 "uma lógica de proximidade e não de propriedade", diante das obras de Clarice, o mais que podemos fazer é sentir claricemente, como aponta Helene Cixous na sua crítica.
"Faço questão de não ser uma profissional... Para manter minha liberdade".
Nao parece nem uma entrevista, mas sim uma sessão de terapia. O jornalista deixa pessoa falar livremente
tosca
@ entendi
Juan Pablo um seblante triste mas um poço de sabedoria e talento!
Precisamos de entrevistas assim
hahahahaha pensei o mesmo!
Esse vídeo é um documento importantíssimo para a cultura brasileira.
QUEM ESTÁ ASSISTINDO EM 2019?
RAFAEL LIRA Eu
RAFAEL LIRA eu
Estou.
Eu!
Eu.♥️
Ela não fingia, não de obrigava a parecer feliz. Ela era de verdade, era triste pq era de verdade! Hoje em dia não se vê isso, somos obrigados a sorrir para não parecer ingrato. Fico confortável em não ser a única pessoa triste quase sempre, nesse mundo
Ana Fruguli Exatamente !!
Eu que acabei por entender que não podia ser triste porque afastava as pessoas. Nada disso, afasta SÓ os insensíveis ...QUE MULHER QUE ESCRITORA...QUE SER LÓGICO E LOUCO DEBTRO DE SI MESMA...E EU quero voltar a ser EU mesma com minha solidão e tristeza natural...que NÃO é triseza é um estado natural do meu EU INTERIOR...QUERO SER COMO CLARISSE .rsrsrs....DIFÍCIL MAS POSSO TENTAR ESCREVER ALGUNAS COISAS QUE DEIXEI NA ADOLESCÊNCIA DORMINDO NOS MEUS CADERNOS E ANOTAÇÕES. ..ABRS. ..(Desculpem a caixa alta)...
Ela parece não se preocupar com a audiência, com a aparência quem têm talento é isso aí
Esta sozinha não
Espero que esse sorriso na foto não seja falso...
caraca, em 28 minutos fiquei: triste, feliz, interessada, angustiada, deprimida, me sentindo inteligente, pensativa, chorosa, constrangida
Eu também... Fiquei um pouco perturbada.
E não é que é mesmo?!
Tbm...
Eu tô acabado
1977, ditadura, e esta liberdade feminina profunda, misteriosa, oscilante, imponente
"Entender nao é uma questão de inteligência, e sim de sentir".
Clarice Lispector.
Alguém na quarentena??? 2020
simmmmmmmmmmmmmmm
eu
Infelizmente >:(
Sem sombra de dúvidas
aquiii
Quando estou cheio de problemas, gosto de ficar ouvindo esta entrevista e lendo os comentários.
Tão eu.
É bom né ?
Estou fazendo isso exatamente agora!!
Seja bem vindo!!!rsrsrs...
Pensei que fosse só eu
"Só tô triste hoje porque tô cansada, no geral eu sou alegre."
Ela levou para o pessoal essa pergunta
@@canaldosombra520 como assim?
Ele pergunta na visão da autora quando a pessoa se torna triste e solitária e ela leva para o pessoal e responde como se tivesse se justificando... 7:30/8:12
@@canaldosombra520 também achei isso, ainda estou assistindo, obrigado.
@@canaldosombra520 e n deveria?! Kkk
Descobri essa entrevista em 2024. E nossa isso me impactou profundamente...
"- Clarice, a partir de qual momento você decide assumir efetivamente a carreira de escritora?
- Eu nunca assumi
- Porque?
- Eu não sou uma profissional, só escrevo quando eu quero"
Pra mim isso a torna ainda mais genial, e autêntica em suas palavras. É a certeza de que tudo que foi escrito, veio do coração, ou de sua "mente caótica" como ela própria define, porém, foi autêntico!!
Cara, como um infp como ela, entendo completamente isso que ela falou. Existe a ideia de que escritor é aquele que escreve e continua a escrever sem parar... Mas para pessoas profundas e intensas como nós o que vale mesmo é transmitir nossos sentimentos em palavras. Transmitir nosso mundo interior através da literatura!
@@srsesshoumaru9014 ela é infp msm??
@@lilac6424 INFP é uma das personalidades não é?
"Faço questão de não ser profissional pra manter minha liberdade."
Amei essa resposta dela ficou enérgica nessa hora.
Não era gado do sistema!!!! Maravilhosa
Frase libertadora! Quero minha liberdade.. também!
É uma frase normal
@@AndersonDias-ey3dl falar é muito fácil, fazer que é o difícil!
Li muitos comentários "antigamente as entrevistas eram melhores". As entrevistas atuais se moldam de acordo com o que NÓS consumimos, se moldam ao que o público quer ver. Quando você clica no post falando sobre com quem o famoso fulano tá saindo isso gera mais cliques, compartilhamentos, números, engajamento, DINHEIRO e um ciclo que se retroalimenta. Não adianta criticar o sistema e fazer parte dele.
Exatamente, e a tv cultura ainda faz entrevistas muito boas, mas quem tem mais audiência é os programas de baixaria das outras redes de tv
Inda bem que assisti, quando pequena e ainda assisto a cultura.
CARA, SIM!
Pois é mesmo
Menina! Seu comentário super mega inteligente me cativou!
Já perdi as contas de quantas vezes assisti essa entrevista! É uma terapia pra mim! Além de todas as coisas que já falaram aqui, o que me espanta é a simplicidade dela! Dá pra perceber no jeito dela que ela NÃO tinha um ego inflado. Tava nem aí pra status ou fama! Um ser realmente extraordinário! ♥️
"Eu não sou uma profissional só escrevo quando quero, sou uma amadora e faço questão de ser uma amadora, profissional é aquele que tem a obrigação de escrever, agora eu faço questão de não ser uma profissional para manter a minha liberdade " ❤
Ela descreveu exatamente aquilo que penso em dizer em relação a minha arte, quando me perguntam se eu sou um profissional.
@@sankoffa faz o que?
Com Deus:)
@@patriciarosa667 Sou um mero ilustrador/desenhista e músico (tecladista/pianista).
Como admiro essa Clarice Lispector
EU!
Até o momento essa foi a melhor recomendação do TH-cam.
Mé
Q bom!!!
Como se deparar com a melhor recomendação do TH-cam e com a melhor observação!!
Siiiim!!! Hs
Frank Te convido a conhecer nosso canal sobre Clarice Lispector: th-cam.com/users/claricenamadrugada
Adoraria que você se inscreve-se lá! :-) Obrigada!
"tomam um café comigo, entram na minha casa e eu recebo como amigo."
Imagina, que experiência ímpar.
No momento em que eu ouvi isso, eu senti uma tristeza. Nossa, imagina a oportunidade de sentar e tomar um café com ela na maior tranquilidade? Queria ter tido essa chance.
Queria viver isso!
Essa entrevista é uma verdadeira riqueza! A visão dela, sua simplicidade e sua forma direta sem rodeios e sem fingir pra agradar ninguém, é totalmente admirável. Clarice vive!
Gente, esse entrevistador é fora de série...Extremamente difícil conduzir essa entrevistar e ele o fez com total maestria!
vdd, se fosse hoje em dia já se estressariam.
Foi uma mulher lendária.
uma pena que nao tinha empoderamento na epoca, ela ganhava menos que outros escritores na mesma funcao. Ela casou com diplomata parem de falar que havia interesses
É.
th-cam.com/video/IuQPYhqKOI0/w-d-xo.html
@Matt Insett sai ow, boomer
@Matt Insett vc é tao infantil que a infantilidade ta vazando de dentro de você
“pq no fundo a gnt n esta querendo alterar nada, a gnt ta querendo desabrochar..”
exatamente, Clarice.
Qual é o estilo da sua escrita?
Marcelo Marques poesia ou o que vier na minha mente, como um dialogo, sabe?
@@victoriaevely3090 interessante. Você posta em algum lugar?
Também gosto de escrever😁😁
Marcelo Marques o q vc escreve?
@@victoriaevely3090 Poesia também😁😁
Foi a forma que achei para desabafar😉
Tão profunda, intensa e melancólica...fora da curva. Clarice não escreve para mudar outras pessoas, ela escreve para entender a si mesma.
"Eu prefiro não citar nomes, porque vou esquecer alguns e vou ofender, ferir assim eu não cito ninguém." Quanta sensatez!!!
"Morreu com 13 tiros, mas qualquer que tenha sido o crime dele uma bala bastava, o resto era vontade de matar" simplesmente isso, impactante e forte, tô todo arrepiado!!
Pensei no Lázaro Barbosa
@@biamoura3566 tbm..
E muito atual...
"Prepotência" cravou aqui
Eu pensei no Lázaro támbem
Eu lendo o ovo e a galinha: entendi nada desse conto
Clarice escrevendo o ovo e a galinha: entendi nada desse conto
Kkkkkkkkkk nem ela entende, então está tudo certo
hahahahaha igual aqui :)
Ri alto aqui!!! Eu pensando que era burra por não conseguir interpretar kkkkkkkkkk
Quando se produz com a alma, nem você mesmo entende :) Um dia desses fiz uma pintura, estava conectada com meus sentimentos profundos quando a produzi. Mostrei a um amigo meu, ele tentou descrever oq a pintura passava. Eu disse em resposta :"ora, é mesmo. Pode ter sido isso; sabe que nem pensei nisto quando produzi?"
@Maria Pasqualetto "Suponho que entender não é uma questão de inteligência, e sim de sentir, de entrar em contato"
Uma mente brilhante e quase incompreensível, Clarice sempre será minha maior e melhor inspiração!
agora ela sabe. do lado de lá
"Me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir"
Ela não assume mais uma mulher triste e solitária e sofrendo.não acho tantas coisas que as pessoas veem nela .eu vejo sim uma mulher bordelaine.triste coitada
Mónica Prado E daí se ela for triste? O que está em jogo não é o estado de humor dela e sim a sua genialidade. Quantos livros você já leu da Clarice pra dizer que "não vê isso tudo"? Frases soltas no Facebook não contam.
Lay P.
Justo! Ah, a tristeza!...
Ôh, ignorância alheia!
Essa entrevista é quase uma sessão de terapia, não só pra ela, mas também pro ouvinte.
Exatamente!!!
Subscrevo as tuas palavras !
e ela tava toda cansada nao querendo dar entrevista, imagina viver com ela 24 horas...
@@driel4647 mas ela disse que n gosta de dar entrevista n é como se ela sempre agisse assim
"Estou meio cansada. De quê? De mim mesma" Eu também Clarice.
Dulcemara não se canse de você, você e uma pessoa maravilhosa.
Quarentena que fala neh
Imagina a clarice na quarentena o q ela escreveria ..
Cansado mentalmente nessa quarentena, numa vibe Clarice!
Macramé_ Macramotiva Tutoriais nossa, forças pra você, é terrível mesmo pois ja passei por isso!
Amo que ela tava sempre com esse humor e cara parecendo q vai da um tapa na cara de alguém a qualquer minuto kkkkkkkkkkkk mulher autentica, inteligente e sincera
Tão profunda, mas tão profunda que eu não consigo entendê-la .
Mais ou menos.. Eu achei que ela às vezes faz "charme", faz "tipo", se esforçando para deixar sua marca, sua autenticidade.
Exatamente, ela é complexa. Acho que isso faz dela tão fascinante.
Maiquel eu não acho charme : na minha opinião tá ? Sendo que respeito a sua opinião. Acho que ela é muita profunda nas suas respostas.
Mas você acha que deve entendê-la por quê? Obrigado!
COM CERTEZA.
Achei ela calada, discreta, introspectiva, muito profunda e extremamente reflexiva e observadora. Foi sem dúvida, uma escritora nata!
“por enquanto, eu tô morta. tô falando de meu túmulo”. gente, que final impactante! além disso, que maravilha de perguntas, super coerentes e relevantes. entrevista sensacional!
Real demais
Também prestei bastante atenção nessa parte.
Muito de verdade ela❤️
Muito intensa e certeira!
Concordo, eu apenas suspirei e engoli seco
Graças ao TH-cam, é a primeira vez que vejo uma entrevista dela. Muito interessante! Personalidade genuína.
*_O YT, as vezes, é maravilhoso !!_*
Ela é simples, calma, espontânea e complexa ao mesmo tempo, sem forçar a nada e totalmente livre de expressão. Antes eu era assim e tive o erro de pensar que era errado se comportar dessa forma, com essa entrevista eu cresci 10 anos
@@aikefarro se ela é calma, não é espontânea, uai
"porque no fundo a gente não tá querendo alterar as coisas, a gente tá querendo desabrochar" EU AMO ESSA MULHER
Vdd
Cara, se eu não quiser contar algo vou simplesmente dizer "é segredo". Que paz isso traz ahahahah
Louca dos bichos tbm hahahah
Louca dos bichos twtwt 0tjtjm. A.gktmw
Pjmtt
hahahaha
Falta de respeito com o telespectador e com a produção do programa!
Seriously? Depois de uns dias ela morreu de Câncer, ela tava muito consternada, e falou que não estava bem naquele dia. Não tem nada a ver com falta de respeito...
Fãs da Luisa, sejam bem vindos a esse marco do telejornalismo brasileiro. Se permitam serem tocados por essa escritora tão incrível, corajosa e enigmática. Para aqueles que não conhecem a obra dela, indico começarem com A hora da estrela, é um livro fácil de entender e a personagem principal é incrível. Leiam e depois me digam o que acharam. Se permitam ver em Macábea a beleza da humanidade.
Não sou fã da Luísa mas acho que vou começar a ler felicidade clandestina,que é o que me chamou mais atenção.Nunca li nenhum livro da Clarice
Obrigada pela a sugestão de livro, com toda certeza irei lê 🤗💕
Kk obg
@Douglas tem certeza?
@Douglas oxi
Genial Clarice Lispector! Mesmo triste e cansada , ela não deixou de atender esta longa entrevista muito bem feita e respeitosa entre entrevistador e a entrevistada.Genial!!
O repórter é muito bom, perguntas bacanas e ela (Clarice) é um show em personalidade.
+manfline maciel Verdade, e li numa biografia que ela concordou com a entrevista de surpresa, ele teve menos de meia hora pra se preparar.
Geovana Teodoro Barbosa m
Geovana Teodoro Barbosa
manfline maciel não é show é um espetáculo!, show é interjeição pra espantar galinhas by Ariano Suassuna
"Agora eu morri. Vamos ver se eu renasço de novo... Por enquanto, estou morta!"
Esses olhos são hipnotizantes.
Thaís Barros linda👏👏
Ela deve ter alguma coisa de escorpião no mapa astral dela momentos da minha vida que algo raro eu sinto isso não sei porque?
você tem que fazer terapia
Eu amo os olhos dela.
Tode olho 😂😂😂
Minha mãe colocou meu nome de Clarice por causa dela, eu me sinto lisonjeada por isso
Que legal , acho lindo esse nome 😍
Estou grávida de menina, o nome dela será Clarice♥️ lindo nome!!
Mesma coisa comigo, Clarice! Eu me sinto muito lisonjeada também...!!!
É uma honra. Me ajudem com meu canal de filmes de romance! Estão todos bem vindo a entrar e inscrever-se :D
"não sei não"
"não faço a menor ideia"
essas falas dela são importantes, mostra que mesmo ela sendo escritora ela também é um ser humano e não sabe de tudo. Clarice eterna!
“Então por que continuar escrevendo, Clarice?”
“E eu sei?…”
Todos os que escrevem, sentiram essa frase na alma.
Vc escreve?
Se vc escreve, dx eu ler alguma obra sua aa
Verdade
Verdade
pior que é verdade ..... ...
"Me entender não é uma questão de inteligência, mas sim de entrar em contato" , essa moça me definiu!
" Me entender não é uma questão de inteligência, mas sim de entrar em contato"
A Clarice veio emprestada para esse mundo , temos que ser gratos.
sim
Que legal, nessas horas amo o TH-cam por ter esses tesouros guardados
"O adulto é triste e solitário" com a quantidade de pessoas sofrendo com depressão e ansiedade hoje em dia isso é uma realidade...
Gabriel existem muitos estudiosos que acreditam que Clarice tinha depressão
Isa Saraiva devia de ter olha a cara dela.
mas tem que lembrar que ela estava adoecendo, então qualquer um estaria com uma feição triste
Gabriel acho que ela ta falando por ela.
Antônio Rodrigues de Oliveira Reflexão profunda...dá uma ótima discussão filosófica.
"não sei não"
"não faço a menor ideia"
"eu que devia perguntar a você"
"sabe que eu não sei?"
"eu não sei realmente"
KKKKKKKKKKK ELA É INCRÍVEL
@@xPedrohz É incrível justamente pq ela é intelectual e mesmo assim não tem a menor vergonha de dizer que não sabe/não entende/não conhece. Hoje em dia o que mais tem é pseudo intelectual que acha que sabe de tudo e não sabe de nada. Principalmente vendedores de curso como Renata Barreto
@@xPedrohz vc n sabe interpretar?
@@xPedrohz Você não sabe interpretar, certo ?
ela explica o porque de nao se importar tanto com ''titulo'' pq ela n se considerava isso que diziam simplesmente ela era uma de nos. e n queria ser mais q isso...
😂😂😂😂
"E eu vegeto nesse período"
Tão crua essa entrevista gente, tão genuína!
Apaixonada
Ser fortemente sincero é pra poucos!
Essa mulher é magnifica, sou imensamente apaixonada pelo seu jeito de enxergar e expressar suas sensações. “Eu escrevo sensações”
Quem nunca se cansou de si mesma (o)? Clarice era única e verdadeira, por isso tão especial!
Érica Lago Excelente comentário.
Tu tbm é única!
Eu tenho esse problema😣😣😣, até virei outra pessoa troquei de nome e de personalidade, de tonacao de voz e de país 😢😢, eu me canso mesmo de mim muitooo isso ñ è bom... e agora estoy cançado de novo.
" Tô meio oca"... Quanta sinceridade! Mulher transparênte! Maravilhosa!..
25:24
O povo descobrindo essa entrevista só depois do clipe da Luísa.
Eu
eu haha
Eu
Eu
hahahahah SIM