Em Matrix, em algum momento do filme, o Agente Smith explica a Neo que antes daquela versão atual da Matrix houve uma simulação de um mundo perfeito, sem guerras, fome ou doenças, mas que os humanos a rejeitaram porque não entendiam aquilo como realidade.
Eu tinha 15 anos quando li este livro pela primeira vez. Não me passava pela cabeça que o autor estava abordando estes temas, uma vez que a leitura é muito difícil e eu não possuía conhecimentos suficiente para formular essa linha de raciocínio. Ansiosa para a live!! Este canal é fantástico e necessário!!
@@mariluciarezende7180 Exatamente! Após reler esta obra sob esta perspectiva proposta no vídeo, encontrei algumas familiaridades com diversas reflexões que venho tendo atualmente sobre a sociedade.
Ele sabia muito bem que o ser humano é falho e que ideologia nenhuma suprirá as nossas vaidades. A Bíblia explica muita coisa, infelizmente o secularismo nos encheu de preconceito e o mundo rejeita esse esplêndido conhecimento e sabedoria.
Isa, maravilhosa resenha ou ensaio sobre Memórias do Subsolo. Faz sentido o seu esclarecimento com Freud; somos Consciente e Inconsciente ao mesmo tempo. Racionais-Cs e Irracionais ao mesmo tempo, de dia ou de noite, acordados ou dormindo, em silêncio ou conversando. Hipótese porque muitos morreram de Covid-19, mesmo inteligentes e formados, acreditaram ser uma gripezinha, ou em charlatanismo do ex-presidente e/ou de médicos cujo ideologia estava acima da ciência (não do cientificiismo), tomaram remédios que não cura Covid-19. Lembrar do livro de Michael Shermer "Por que pessoas acreditam em coisas estranhas". Agumas matam e morrem por tais crendices, fanatismos, negacionismo das evidências científicas, etc.
Depois de Shakespeare considero Dostoiévski o maior escritor da humanidade. Porém, a história de vida do autor russo é mto mais densa e dramática qnto os próprios livros e obra s primas que escreveu. Adorei tua descrição e didática sobre o livro e o cenário em que 'Dosto' vivia. Parabéns, Isa! Já virei fã e me inscrevi no canal.👏👏👏 🎉
Você me ajudou demais a começar a escrutinar esses grandes clássicos da literatura, sua retórica e sua maneira de contar as histórias nos fazem simplesmente necessitar fazer cada leitura, tem também o tom perfeito de falar cada frase, e, claro, além de muito bonita. Sorte de termos você por aqui, meu canal preferido de literatura disparado na liderança ❤❤❤
Que maravilha saber que você existe. Que em mundo aonde a indiferença pela cultura é imensa, existem pessoas como você que salvam a humanidade. Parabéns continue levando luz para o mundo. Um grande abraço para você ❤
Isa, não conhecia o seu canal. Você é simplesmente fantástica. Uma verdadeira aula de filosofia e história. Quanto ao livro, reputo a mais impressionante viagem introspectiva que já tive o prazer de ler, e olha que dentre centenas de outros livros já li a grande maioria dos clássicos, inclusive toda a obra de Dostoievski. Recomendo que você leia a edição da Editora 34 com tradução de Boris Schnaiderman vertida diretamente do russo.
Você estava inspirada hoje, foi absolutamente FANTÁSTICO! é por isso que eu gosto de literatura, esse livrinho é um dos meus preferidos do Dostoievski.
Mais uma vez seus esclarecimentos me ajudando a entender um pouco mais do contexto histórico desse livro intenso! Confesso que me vi nesse narrador personagem em algumas partes!!! Nós somos seres complexos e paradoxos!!! Tô com ele quando se é impossível querer nos colocar como fórmulas matemáticas. Já basta o que o exército faz com seus soldados!! ❤❤
Muito boa sua abordagem. Mesmo um idiota, bem.idiota, como o sou, reuniu elementos suficientes para interpretar a novela fo epilético extraordinário. Parabéns.
A psico-história de Hari Seldon tb calculava o comportamento humando coletivo por meio da matemática... lembrei disso qdo vc citou o positivismo de Dostoievski.
Fantástica citação do positivismo e utilitarismo e algoritmos como mecanismos de prever comportamentos ,na série do caso Gabriel Fernandez um caso infantil em Los Angeles mostra um capítulo de como criar um check list pra identificar a gravidade e riscos de cada caso acompanhado pelo sistema
@@luizricardo4493 Oii, minha edição é da editora 34. Gostei bastante, pois a linguagem é bem fluida. A tradução foi realizada pelo Paulo Bezerra. Não tenho do que reclamar. E, por favor, leia "Os irmãos Karamázov" quanto antes Kkkkk.🥰
Como sempre izabella,nos mostrando pontos de vistas sobre os assuntos que liveo trata e de quebra ainda nos convence a ler um livro classico,mas que muitas vezes precisamos de um pontapé inicial para ousar comecar a leitura.
Muito boa sua resenha Isa... Eu li e tbm tive a mesma interpretação que a sua na maior parte. Me apeguei bastante a essa parte que ele coloca que o ser humano não busca apenas o que lhe é vantajoso, e que somos ingratos por natureza. Eu atribuí essa fala mais a parte do narrador estar doente do fígado mas não buscar ajuda médica.. mas você me lembrou que em todas as histórias que o narrador conta ele tbm reinforça essa filosofia... E lembrei de todas as péssimas decisões que o narrador escolhe mesmo sabendo que são péssimas e que ele vai se odiar no dia seguinte.
É, Isa, tive problemas com vazamentos no encanamento aqui em casa, a coisa espalhou e so melhorou agora , um ano e pouco depois, é que começou a melhorar! Aliás, de domésticos esses problemas não têm nada!!! São é tremendamente selvagens!!! Nossos bolsos que o digam, não é mesmo?😂😂😂
Se o livro é uma reação à ética utilitarista de Stuart Mill, tem de referir que também é uma reação à ética do filósofo Kant. Fica a dica para domingo. Parabéns pelo seu vídeo. É excelentemente didático. Abraço
Isabella, você é tão maravilhosa no que faz que sua resenha me fez ter vontade de reler um livro que detestei. Mais uma prova que Dostoiévski estava certo, somos todos seres irracionais. rsrsrs
Espero que vc não morra nunca.! Certamente há mais de 1.000 livros que ficarão ainda mais interessantes com sua análise! Parabéns, e não sei como o algoritmo do TH-cam demorou tantos anos para me apresentar a você! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Bom dia Isa, amo seu canal, sou nova por aqui. Não li, mas pretendo ler, este livro. E sim, eu também sempre fui fã do rebelde, rabugento e inteligente Calvim e seu fiel escudeiro, irônico Haroldo...... vc é a primeira pessoa que vejo, adorava às tirinhas do Calvim. Também tenho esse e outro gibizão o livro com as peripécias desse amado menino e seu tigre kkķkkķkkķ, fiquei desolada quando acabou. Bjos❤
Estava iniciando a leitura desse livro e estava bem no inicio quando resolvi ver o seu vídeo. Com certeza mecdespertou mais e mais a minha vontade de seguir a leiturace como vc disse sem que vc desse nenhum spoiler. Amo os seis vudeos. Parabéns.
acredito que quem pensa que o ser humano é um aninal motivado pelo sofrimenro, baseia tal pensamento em sentimentos de ódio. Tratando-se de um ser vivo, estamos falando de comportamento e isso significa que estamos falando sobre uma ciência inexata. Sendo inexata, podemos dizer que existe inúmeros caminhos ramificados. Então, sim, dentre esses caminhos, com certeza tem aquele que é fácil e as pessoas sabem administrar e viver inimaginavelmente bem.
Explicação excelente. Me ajudou demais a entender a primeira parte do livro. Isa sempre escrutiniza as leituras mais complexas, deixando-as compreensíveis!
Wow! Vi sua resenha na metade da leitura e agora consigo compreender muito melhor as ideias apresentadas, principalmente na primeira parte! Obrigada por isso!
Como a Elke M. disse uma vez "regras servem para ser quebradas", mas nem de longe penso que não são importantes, claro que definir um caminho faz toda diferença entre evoluir ou regredir porque se não fosse assim ficaríamos estacionados cada um em suas próprias idéias, imagino que a idéia de quem criou tais regras seja justamente identificar quem foje a elas e pra que seja possível desenvolver novas coisas exista um amparo, uma ordem social que acompanhe essas idéias e sem essas regras seria impossível, viveríamos em nossas cavernas tentando conseguir o básico, e o máximo seria inalcançável.
Olá, bom dia. Calvin e Haroldo do Bill Watterson, que sacava tudo, não são minhas tirinhas favoritas, mas sim meus livros favoritos. Cheguei a ter quase toda coleção, infelizmente se perderam por aí. Grande iniciativa sua, parabéns. Bill, Gabriel G. Marquez e Umberto Eco são geniais. Sugiro que faças umas resenhas de livros escritos depois do ano 2000.
Gostei especialmente da sua ilustração do que era a Rússia... isso fica muito claro em vários escritores russos da época, como Tolstoi que falava da decadência russa e do homem russo feudal. Vc fala de muitas correntes econômicas para tentar explicar a decisão do ser humano, como utilitarismo etc. Hoje se dá muita ênfase à questão dos vieses comportamentais e como eles afetam as decisões humanas.
Isa, você se superou e me empactou com esta resenha. Já tentei duas vezes ler Memórias do Subsolo numa tradução antiga. Agora vou ler na tradução do Figueiredo. Muito obrigado pela resenha e pela orientação de leitura.
Excelente video! Suas resenhas sao otimas, Isabella! Você merecia um prêmio, uma medalha, sei la... rsrs... Pulei esse livro pra primeiro na minha fila de leituras pendentes.
Pessoal, infelizmente meu microfone falhou um pouco neste vídeo… Vou resolver o problema para os próximos. Obrigada pela paciência de vocês!
Chocada q li e não entendi nada . Vou reler 😂
dessa vez passa, kkk
"Andar caminho errado pela simples alegria de ser" - Belchior (Coração Selvagem)
Em Matrix, em algum momento do filme, o Agente Smith explica a Neo que antes daquela versão atual da Matrix houve uma simulação de um mundo perfeito, sem guerras, fome ou doenças, mas que os humanos a rejeitaram porque não entendiam aquilo como realidade.
Eu tinha 15 anos quando li este livro pela primeira vez. Não me passava pela cabeça que o autor estava abordando estes temas, uma vez que a leitura é muito difícil e eu não possuía conhecimentos suficiente para formular essa linha de raciocínio. Ansiosa para a live!! Este canal é fantástico e necessário!!
Aprecio muito suas resenhas. Estou lendo esse livro cujo texto pleno de reflexões parece atual.
@@mariluciarezende7180 Exatamente! Após reler esta obra sob esta perspectiva proposta no vídeo, encontrei algumas familiaridades com diversas reflexões que venho tendo atualmente sobre a sociedade.
Ele (DOSTOIÉVSKI) era um cara bem intenso. Muito bom a experiência de conhecer esse 'doido' (personagem do livro).
Quando eu for ler o livro (em breve), quero assistir de novo a esse vídeo, tão didático e contextualizado, para compreender melhor a obra.
Outro filósofo que ele faz referência na primeira parte é o Kant. "História Universal" e "Sobre o sentimento do belo e do sublime" são textos do Kant.
Gosto muito do Kant:) em especial, da " Kritik der reinen Vernunft/crítica da razão pura"
Um dos meus livros preferidos, junto de Grande Sertão: Veredas e Crime e Castigo.
Ele sabia muito bem que o ser humano é falho e que ideologia nenhuma suprirá as nossas vaidades.
A Bíblia explica muita coisa, infelizmente o secularismo nos encheu de preconceito e o mundo rejeita esse esplêndido conhecimento e sabedoria.
Isa, maravilhosa resenha ou ensaio sobre Memórias do Subsolo. Faz sentido o seu esclarecimento com Freud; somos Consciente e Inconsciente ao mesmo tempo. Racionais-Cs e Irracionais ao mesmo tempo, de dia ou de noite, acordados ou dormindo, em silêncio ou conversando. Hipótese porque muitos morreram de Covid-19, mesmo inteligentes e formados, acreditaram ser uma gripezinha, ou em charlatanismo do ex-presidente e/ou de médicos cujo ideologia estava acima da ciência (não do cientificiismo), tomaram remédios que não cura Covid-19. Lembrar do livro de Michael Shermer "Por que pessoas acreditam em coisas estranhas". Agumas matam e morrem por tais crendices, fanatismos, negacionismo das evidências científicas, etc.
Tão suave, inteligente, tão doce, culta e tão... miau!
Teus vídeos despertam uma vontade absurda de ler. Realmente, você tem um talento absurdo.
Ana, seja o que for o que esteja passando ou tenha passado, saiba que você é muito querida aqui nessa comunidade!
Beijo grande!
Amei o seu roteiro desse vídeo. Fez mto sentido com o Calvin
Você deve ser ótima como contadora de histórias, as crianças ficariam hipnotizadas.
Muito bom Isa. Você apresentou de forma excelente a situação da Rússia e a posição do escritor diante das mudanças .Parabéns!
Depois de Shakespeare considero Dostoiévski o maior escritor da humanidade. Porém, a história de vida do autor russo é mto mais densa e dramática qnto os próprios livros e obra s primas que escreveu. Adorei tua descrição e didática sobre o livro e o cenário em que 'Dosto' vivia. Parabéns, Isa! Já virei fã e me inscrevi no canal.👏👏👏 🎉
Você me ajudou demais a começar a escrutinar esses grandes clássicos da literatura, sua retórica e sua maneira de contar as histórias nos fazem simplesmente necessitar fazer cada leitura, tem também o tom perfeito de falar cada frase, e, claro, além de muito bonita. Sorte de termos você por aqui, meu canal preferido de literatura disparado na liderança ❤❤❤
Ele fala e descreve o lado VERDADE do ser humano!
Isa, você acabou de passar na TV Cultura falando sobre o Maurício de Sousa na ABL 😁👍
Um bom livro transforma quem o lê. Parabéns pelo canal
Li esse livre no mês passado. Gostei muito.
Ótima resenha contextualizou bem o livro.
DOSTOIÉVSKI...GÊNIO....
Que maravilha saber que você existe. Que em mundo aonde a indiferença pela cultura é imensa, existem pessoas como você que salvam a humanidade. Parabéns continue levando luz para o mundo. Um grande abraço para você ❤
Show de resenha e este livro é ótimo! Gostei demais de fazer esta LC com vocês. Até domingo!
estou com cada vez mais vontade de ler este 📔, obrigada Isa
Isa, não conhecia o seu canal. Você é simplesmente fantástica. Uma verdadeira aula de filosofia e história. Quanto ao livro, reputo a mais impressionante viagem introspectiva que já tive o prazer de ler, e olha que dentre centenas de outros livros já li a grande maioria dos clássicos, inclusive toda a obra de Dostoievski. Recomendo que você leia a edição da Editora 34 com tradução de Boris Schnaiderman vertida diretamente do russo.
Consegui acompanhar essa leitura coletiva. 😅 um milagre eu leio meio devagar e volto às vezes uns capítulos.
uma obra-prima!
Você estava inspirada hoje, foi absolutamente FANTÁSTICO! é por isso que eu gosto de literatura, esse livrinho é um dos meus preferidos do Dostoievski.
Mais uma vez seus esclarecimentos me ajudando a entender um pouco mais do contexto histórico desse livro intenso! Confesso que me vi nesse narrador personagem em algumas partes!!! Nós somos seres complexos e paradoxos!!! Tô com ele quando se é impossível querer nos colocar como fórmulas matemáticas. Já basta o que o exército faz com seus soldados!! ❤❤
Muito boa sua abordagem. Mesmo um idiota, bem.idiota, como o sou, reuniu elementos suficientes para interpretar a novela fo epilético extraordinário. Parabéns.
A psico-história de Hari Seldon tb calculava o comportamento humando coletivo por meio da matemática... lembrei disso qdo vc citou o positivismo de Dostoievski.
Fantástica citação do positivismo e utilitarismo e algoritmos como mecanismos de prever comportamentos ,na série do caso Gabriel Fernandez um caso infantil em Los Angeles mostra um capítulo de como criar um check list pra identificar a gravidade e riscos de cada caso acompanhado pelo sistema
@@tatianarolim na netflix? algoritmos não são de todo maus, quando usados para o bem são magnfícos!
Além de uma resenha perfeita a criatura é uma linda pessoa! (Com todo respeito) Parabéns pelo trabalho 👏🏻👏🏻👏🏻 😁
Fiquei curioso com a pergunta do vídeo! Fui abrir e já comecei a ler até Calvin e Haroldo kkk
Parafraseando meu crush literário, Aliócha Karamázov, "complexidades da natureza humana". Resenha espetacular como sempre, Isa! ❤
Olá, por obséquio você poderia me indicar uma boa tradução para ler: “os irmãos karamazov”
@@luizricardo4493 Oii, minha edição é da editora 34. Gostei bastante, pois a linguagem é bem fluida. A tradução foi realizada pelo Paulo Bezerra. Não tenho do que reclamar. E, por favor, leia "Os irmãos Karamázov" quanto antes Kkkkk.🥰
Tão crush que é o nome do meu cachorrinho
@@luizricardo4493 ao ler coisas do leste europeu, sempre escolha a editora 34, eles sao expecialistas na area
Acabo de encerrar a leitura de "Os irmãos Karamazov", edição da Editora 34! Livro simplesmente sensacional, como tudo que Dostoiévski escreveu! 😮
Como sempre izabella,nos mostrando pontos de vistas sobre os assuntos que liveo trata e de quebra ainda nos convence a ler um livro classico,mas que muitas vezes precisamos de um pontapé inicial para ousar comecar a leitura.
Muito boa sua resenha Isa... Eu li e tbm tive a mesma interpretação que a sua na maior parte. Me apeguei bastante a essa parte que ele coloca que o ser humano não busca apenas o que lhe é vantajoso, e que somos ingratos por natureza. Eu atribuí essa fala mais a parte do narrador estar doente do fígado mas não buscar ajuda médica.. mas você me lembrou que em todas as histórias que o narrador conta ele tbm reinforça essa filosofia... E lembrei de todas as péssimas decisões que o narrador escolhe mesmo sabendo que são péssimas e que ele vai se odiar no dia seguinte.
É, Isa, tive problemas com vazamentos no encanamento aqui em casa, a coisa espalhou e so melhorou agora , um ano e pouco depois, é que começou a melhorar! Aliás, de domésticos esses problemas não têm nada!!! São é tremendamente selvagens!!! Nossos bolsos que o digam, não é mesmo?😂😂😂
Isso foi o que você pegou do vídeo? 😅😅😅😅
Não tinha lido ainda, só fui conhecer por causa da LC.
Aguardando as considerações finais na live de domingo.
Se o livro é uma reação à ética utilitarista de Stuart Mill, tem de referir que também é uma reação à ética do filósofo Kant. Fica a dica para domingo. Parabéns pelo seu vídeo. É excelentemente didático. Abraço
Impressionante a forma clara e inteligente de interpretar os livros nas suas entrelinhas 👏👏👏
Isabella, você é tão maravilhosa no que faz que sua resenha me fez ter vontade de reler um livro que detestei. Mais uma prova que Dostoiévski estava certo, somos todos seres irracionais. rsrsrs
Esse livro eu só li depois de ver o filme. A introdução é chata. Ma filos
Por favor o nome do filme...agradeço.
Espero que vc não morra nunca.!
Certamente há mais de 1.000 livros que ficarão ainda mais interessantes com sua análise!
Parabéns, e não sei como o algoritmo do TH-cam demorou tantos anos para me apresentar a você! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Resenha excelente!
Uhuuu ansiosa pela LIVE de domingão!!😊😘😘😘😘
Siim, você têm um dom. Eu terminei os irmãos karamazov e agora estou lendo caim depois de ver o seu vídeo...😂😂😂
Livro realmente incrível.
Apaixonante!
Narrador mto louco...rsrsrs amei a leitura
Excelente! 🥰
Mais um video fantástico e inspirador. Obrigado por este trabalho que você faz.
Eu li Noites Brancas amei ❤
Já gostei
Bom dia Isa, amo seu canal, sou nova por aqui. Não li, mas pretendo ler, este livro. E sim, eu também sempre fui fã do rebelde, rabugento e inteligente Calvim e seu fiel escudeiro, irônico Haroldo...... vc é a primeira pessoa que vejo, adorava às tirinhas do Calvim. Também tenho esse e outro gibizão o livro com as peripécias desse amado menino e seu tigre kkķkkķkkķ, fiquei desolada quando acabou. Bjos❤
Ótima resenha sobre a obra de Dostoievski, obrigado Isa!
Sou apaixonada por esta mulher.❤
hum... entendo bem as questões apontadas por observação pessoal.
ótimo vídeo
Caraca Isa! Uma verdadeira aula! Linkou quadrinhos, filosofia, história, biografia do autor, sociologia e ficção em uma excelente resenha! :)
Adoro o Calvin...
Poxa! Fazia tempo que eu não me encontrava com a minha paixão pela literatura. Esse vídeo me fez reavivar meu apreço pelos livros. Muito obrigado! 🙏
Vídeo incrível. Muito obrigado 😊
Mais um livro p minha lista🤗
Lembrei da música "menina amanhã de manhã quando a gente acordar a felicidade vai desabar ..." qnd vc lê a parte de mergulhar uma pessoa na felicidade
Terminei a primeira parte do livro e vendo esse video agora tudo faz ainda mais sentido
Estava iniciando a leitura desse livro e estava bem no inicio quando resolvi ver o seu vídeo. Com certeza mecdespertou mais e mais a minha vontade de seguir a leiturace como vc disse sem que vc desse nenhum spoiler. Amo os seis vudeos. Parabéns.
Além de inteligente, clara e didática, a professora é bela.
ela é normal
acredito que quem pensa que o ser humano é um aninal motivado pelo sofrimenro, baseia tal pensamento em sentimentos de ódio. Tratando-se de um ser vivo, estamos falando de comportamento e isso significa que estamos falando sobre uma ciência inexata. Sendo inexata, podemos dizer que existe inúmeros caminhos ramificados. Então, sim, dentre esses caminhos, com certeza tem aquele que é fácil e as pessoas sabem administrar e viver inimaginavelmente bem.
Livros que enrolom nosso entender.
Explicação excelente. Me ajudou demais a entender a primeira parte do livro. Isa sempre escrutiniza as leituras mais complexas, deixando-as compreensíveis!
Linda, Meiga e Talentosa. Fluidos de amor e perserverança, na sua trajetória.
Wow! Vi sua resenha na metade da leitura e agora consigo compreender muito melhor as ideias apresentadas, principalmente na primeira parte! Obrigada por isso!
Isso não foi uma resenha, isso foi uma aula!
Como a Elke M. disse uma vez "regras servem para ser quebradas", mas nem de longe penso que não são importantes, claro que definir um caminho faz toda diferença entre evoluir ou regredir porque se não fosse assim ficaríamos estacionados cada um em suas próprias idéias, imagino que a idéia de quem criou tais regras seja justamente identificar quem foje a elas e pra que seja possível desenvolver novas coisas exista um amparo, uma ordem social que acompanhe essas idéias e sem essas regras seria impossível, viveríamos em nossas cavernas tentando conseguir o básico, e o máximo seria inalcançável.
Foi um gênioooooooooooo
Nossa! Foi uma aula!!!
Janeiro e ja estou no terceiro livro.
Feria sao para isso: Ler e viajar❤
Olá, bom dia. Calvin e Haroldo do Bill Watterson, que sacava tudo, não são minhas tirinhas favoritas, mas sim meus livros favoritos. Cheguei a ter quase toda coleção, infelizmente se perderam por aí. Grande iniciativa sua, parabéns. Bill, Gabriel G. Marquez e Umberto Eco são geniais. Sugiro que faças umas resenhas de livros escritos depois do ano 2000.
Gostei especialmente da sua ilustração do que era a Rússia... isso fica muito claro em vários escritores russos da época, como Tolstoi que falava da decadência russa e do homem russo feudal. Vc fala de muitas correntes econômicas para tentar explicar a decisão do ser humano, como utilitarismo etc. Hoje se dá muita ênfase à questão dos vieses comportamentais e como eles afetam as decisões humanas.
Me sinto um idiota assistindo seus vídeos, você é o máximo em tudo, linda, inteligente, etc., etc...etc..Obigado por existir!!!
Adorei a resenha Isa! Comprei meu exemplar a pouco tempo, tô louca pra ler
Isa, você se superou e me empactou com esta resenha. Já tentei duas vezes ler Memórias do Subsolo numa tradução antiga. Agora vou ler na tradução do Figueiredo. Muito obrigado pela resenha e pela orientação de leitura.
Nota 10 !!!!!! Excelente.
@lerantesdemorrer sempre brilhante, instigante 👏🏼✨👏🏼✨👏🏼
Comentário maravilhoso, obrigadissimo
Excelente! Parabéns, Isabela.
Meu Deus, vc é maravilhosa!
canal bem instrutivo . muito rico de informações . não conhecia esse livro, vou ler.
Personagem complexo e cheio de nuances, uma explanação prévia que nos ajuda a entendermos esse livro. Obrigado!
Maravilhoso! ❤
Esse vídeo é simplesmente show. Parabéns.😊
Que lindo! Tão jovem amante da leitura
Foi minha tese de monografia ❤
Turguiniev descreve bem este período no livro Pais e filhos
Opa! Vou ver novamente, viajei dimais! Ksss
Sempre antes de iniciar a leitura de um novo livro, veio aqui espiar a tua opinião, nunca falha ❤ Obrigada pelo coconteúdo, maravilhosa ✨️
Excelente video! Suas resenhas sao otimas, Isabella! Você merecia um prêmio, uma medalha, sei la... rsrs... Pulei esse livro pra primeiro na minha fila de leituras pendentes.
Que canal incrível, encantado pelo ótimo conteúdo
Obrigado ⚡️⭐️💫🪶🐺