Gosta do Projeto Motor e quer apoiar a gente? Assine o nosso pacote Turbo e, além de ajudar no nosso crescimento, receba podcast e conteúdo visual exclusivos produzidos pela nossa equipe antes e depois de cada GP da F1, e acesso ao nosso canal no Telegram para interação e trocas de ideias. Tudo por apenas R$ 4,00/mês. Confira e assine: projetomotor.com.br/planos/
Teve Senna em 92 também, apesar de algumas vitórias, a Williams estava bizarramente muito a frente de todo mundo. Schumacher em 2005, Fittipaldi em 75, Raikkonen em 2008... Cabe uma parte 2 aí, seria sensacional!
Tbm teve Senna em 1992, Schumacher pós hepta em 2005, Fittipaldi em 1975, Alonso em 2007, Raikkonen em 2008... poderia fazer uma parte 2, seria ótimo!!!
Uma sugestão de vídeo: as temporadas com maior número de pilotos vencedores de corrida no mesmo ano. Por exemplo: em 2012 foram 8 pilotos que venceram corridas... grande abraço
Uma sugestão, tanto para em forma de Capítulos (linha do tempo) ou PM Responde: * A história do piloto alemão Heinz-Harald Frentzen na F1, que no início dos anos 90 era apontado como "anti-Schumacher", o único capaz de desafiá-lo, mas que não vingou, principalmente por escolhas erradas nos rumos durante a carreira.
Uma dúvida, eu sempre escutei falar do Thierry Boutsen, mas nunca soube da história dele, vocês da equipe do Projeto Motor poderiam fazer um vídeo sobre ele?
Como sempre, vocês produzem um conteúdo maravilhoso e muito bem explicado com ricos detalhes do contexto de cada época. Sugestões para uma parte 2: Michael Schumacher, 1996 e 2005 Ayrton Senna, 1992 Kimi Raikkonen, 2008 Jenson Button, 2010 Mario Andretti, 1979 Keke Rosberg, 1983 Emerson Fittipaldi, 1975
Faltou o Andretti em 1979. Poderiam colocar tb: Lauda (pós o bicampeonato) em 1978 e (pós o tricampeonato) em 1985, Senna (pós o tricampeonato) em 1992 e Schumacher (pós o bicampeonato) em 1996.
@@pedroricardo1030 Alonso e Hakkinen discordo. Alonso brigou pelo título em 2007 terminando em 3° um ponto a frente do Raikkonen que foi campeão e Hakkinen em 2000 ficou com o vice com desempenho bem melhor que o seu 2° título do ano anterior.
Em 2009, devido às mudanças de regulamento, além da McLaren, a Ferrari também ficou para trás e viu a ascensão de BrawnGP (atual Mercedes F1) e Red Bull. Quando ambas davam sinais de melhora no segundo semestre, veio o episódio da mola na cabeça do Felipe Massa na Hungria, mola essa que se soltou do BrawnGP do Barrichello. Enquanto Hamilton conquistou duas vitórias na temporada de 2009, a Ferrari conquistou apenas uma, com Kimi Räikkönen, na Bélgica.
Carro de 98 e 99 da Williams era muito feio, o carrinho azul era tão lindo. Sei que a marca de cigarros que patrocinava mudou da Rothmans pra Winfield, mas o trabalho poderia ter sido bem melhor feito.
@@comentaristadecomentarios5054 tipo respeito quem gosta, acho muito legal deixar seu legado, porem era massa antes do cara ter o N1. Era sinônimo de prestígio. Uma equipe com um carro 1 e 2
Um dos casos mais incompreensíveis, na minha visão, foi a decisão da Brabham, em 1982, que sacrificou Piquet, no desenvolvimento do motor BMW, ainda que o retorno tenha vindo na temporada seguinte, marcando o primeiro título de um motor turbo, na história.
Schumacher em 2005 tbm ja heptacampeão mundial teve Ferrari bem instável na temporada, onde campeonato foi disputado entre Renault (Alonso) e McLaren (Raikkonen)
Por que diabos não citou Schumacher em 2005 ? após um enorme domínio de títulos ele apenas venceu uma corrida aquele ano pois largaram apenas 6 carros !
5 Sugestoes de vídeos Porque as iconicas Tyrrel Lotus e brabham faliram na decada de 90 O desastre das 24h de Le mans em 1955 Pilotos que foram campeões da f1 e da indy Piores pilotos da F1 Jochen Rindt o campeão que nunca foi coroado
@@alexgabriel3377 cara, Lauda estava 23 pontos na frente de Hunt quando teve o acidente, numa época que a vitoria valia 9 pontos e so pontuava ate o sexto colocado. Hunt jamais seria campeao sem o acidente.
Começou na verdade no Kansas; Joey Logano venceu as duas primeiras provas do round de 12, a terceira foi no Kansas, Matt Kenseth precisava da vitória pra avançar pra próxima fase do Chase, era o único resultado que o classificaria; Kenseth liderava a corrida, quando a 5 voltas do final, Logano o "jogou" no muro, venceu a corrida e varreu o round de 12 com 3 vitórias em 3 corridas, Kenseth terminou na P14 e foi eliminado do Chase; No round de 8, Logano não começou bem, não conseguiu um bom resultado na primeira prova da fase (não lembro em qual pista foi), e na etapa de Martinsville, Kenseth se envolveu em um acidente, ficou várias voltas atrasado, nem capô tinha mais no carro 😂😂😂, Logano liderava a prova, quando ele alcançou Matt Kenseth como retardatário, aí teve a vingança do #20, que jogou o carro pra cima do #22 e o tirou da corrida; Na etapa seguinte, Logano novamente não conseguiu um bom resultado e ficou de fora da final, ele estava dominando em Martinsville, até a batida; Em 2015 o Logano era o grande favorito pra levar o título, venceu, se não me engano, 8 corridas, e perdeu a chance de ter levado o título naquele ano por quê foi guloso no Kansas...
esqueceu do Schumacher em 2005, uma queda brutal para quem emendou 5 títulos em sequência desde 2000, David Brabham em 1967 no qual foi derrotado pelo companheiro Denny Hulme.
Sobre Piquet em 1988 eu nunca me conformei com a atitude da Lotus em retirar a suspensão ativa justamente quando chegava na equipe o único piloto que havia feito o sistema funcionar de forma competitiva até então. Sobre o Hill acho que ele não foi muito inteligente em recusar a Mclaren porque o contrato oferecido por Ron Dennis havia cláusulas financeiras relativas ao desempenho dele e a equipe iria começar á crescer novamente, tanto que levou Hakkinen ao bi 98/99 e sobre o Hamilton em 2009 acredito que foi essa decadência técnica da Mclaren que o fez levar 6 títulos depois pela Mercedes pois teve que pilotar carros difíceis mas continuou evoluindo sua pilotagem e venceu GPs mesmo não tendo o melhor carro e isso o tornou um piloto completo e quase imbatível e pouca gente nota este detalhe.
Hill era fraquíssimo num carro de ponta e só foi campeão pelas circunstâncias do que pelo talento (Schumacher no primeiro ano na Ferrari pegando carroça e da inexperiência de Villeneuve que era novato e estreante na categoria), fosse pra McLaren tomaria um pau do Hakkinen.
@@brunosantosveras8342 Não vejo exatamente assim, Hill de fato não era um extra classe mas também não era braço duro, o que sempre achei é que ele era ingênuo e demonstrou isso várias vezes, faltava malandragem á ele até por vir do motociclismo aonde as disputas costumam ser mais leais.
E tem uns especialistas em F1,que acham que o Camel Lotus199T Honda do Senna de 1987 era o mesmo Camel Lotus 100T Honda do Piquet em 1988,pior ainda foi o Camel Lotus 101 Judd V8,esse foi para jogar a ultima pá de cal no Nelson Piquet na fase Lotus.
Essa do Piquet tem algo que torna a história bem curiosa a Honda fornecia motores pra McLaren (que sobrou naquele campeonato) e pra Lotus e enquanto a McLaren disparava na frente a Lotus padecia um jornalista estrangeiro (britânico se minha memória não me traiu) disse que o carro da Lotus tinha a rigidez estrutural de uma casquinha de sorvete molhada
Falam muito do Gilles Villeneuve mas ele tomou pau do Jody em 79 e nunca sobrou em cima de nenhum companheiro de equipe.. acho ele superestimado.. o lance de morrer num aparente momento de auge pode ter ajudado a construir o mito no nome dele.
Tomou pau ? Eu acho que não. Era muito mais fácil, e difícil ao mesmo tempo para um piloto naquele tempo ser campeão. Os carros daquela época eram mais frágeis, tinham constantes falhas. Foi o que aconteceu com o Villeneuve em 1979. Tanto que no ano a seguir, quem ganhou a disputa dentro da Ferrari, foi ele.
essa do Vettel mostra que apesar de bons momentos na ferrari, a petéca caída começou a cair bem antes do que lembrava (comentário 100 por hj, vida longa ao Projeto Motor)
discordo, acho que 2014 foi um ano ruim do vettel, assim como 2015 foi pro ricciardo mas em 2015, 2016, 2017 e até o gp da alemanha de 2018 ele foi muito bem
@@kenji4302 A queda de Vettel começou justamente em 2014 quando tomou um pau do Daniel Ricciardo na RBR, ele meio que saiu da equipe em baixa e na Ferrari saiu muito menor que ele era.
@@teceptgamer5528 acho que não, se o Russel permanecer na willians ele brigaria para ganhar algums pontos,o vestappen provavelmente terá no próximo ano um carro bom e um rival que já estaria velho que seria o hamilton e também teria um companheiros de equipe que trabalha para ele
Piquet em 88 nem devia contar, sabia onde tava pisando, foi pra ganhar grana mesmo. Deveria ter falado da temporada de 1982 , onde a mudança para o motor BMW deixou a equipe Brabham em posiçao dificil , o carro até era bom mas o motor quebrava demais , inclusive não se classificou em uma corrida
Esse ano está acontecendo a mesma coisa com o Hamilton, apesar do atual campeão ser o Max Verstappen já é possível perceber que ele está pouco a pouco perdendo a sua hegemonia na F1.
@ReichsFührer Monika Não tem agora, mais antes tinha sim! Afinal o cara ganhou seis títulos mundiais no últimos 7 anos desde que a Mercedes passou a dominar a f1 em 2014! Agora ele não está bem pq a Mercedes está com um carro mais ou menos.
Mas pensem cmg, o Vettel tinha que penar uma hora né kkkkkkk se ele tivesse penado dps de um único título, aí a gnt julgava, mas ele penou dps de 4 títulos seguidos kkkkk só dois caras continuaram na briga do título após 4 títulos (os patrões)
Resumindo a F1 o desempenho é 95 % o carro e 5% é o piloto. Querem saber se um piloto é bom ? Comparem os resultados com o seu companheiro de equipe , assim saberá quem é bom ou não. Títulos e vitórias não dissem absolutamente nada da qualidade do piloto.
Vettel em 2017 e 2018 ainda teve carro, chegou a disputar título... Não foi mais longe porque passou a errar demais nos momentos mais decisivos. Mas fora isso, penou mesmo.
eu acho que faltou o Michael Schumacher em 2005 pois o alemão dominou a F1 entre 2000 ate 2004 mas em 2005 o Schumacher não foi bem pois o carro da Ferrari em 2005 não fez bem com aquele regulamento daquela temporada pois no regulamento era proibido de trocar os pneus durante a corrida só era permitido mesmo se for por causa da quebra de asa e tal ah sim aconteceria
@@hernanlucas4710 ele só ganhou aquele polemico GP dos Estados Unidos mas se não fosse isso o Schumacher poderia ter terminado pouco abaixo da 3 colocação
@@pcspfc1991 Só que naquele ano a Ferrari ficou bem abaixo das outras equipes como Renault, Mclaren e Toyota e só venceu apenas uma corrida justamente naquele fiasco episódio Indianápolis.
Você está falando sério? Ele não poderia marcar pontos em 1971 pois ele foi campeão em 1970 mas morreu nos treinos para o GP de Monza no mesmo ano. Emerson Fitipaldi venceu em Whatkins Glein e garantiu o título de Rindt post-morten.
Muitas circunstancias nesse ano para o Vettel atuar do modo que atuou nesse ano... No ano seguinte o Vettel deu show naquele Ferrari e o Ricciardo perdeu pro Kvyat... O Vettel simplesmente não se adaptou ás novas regulamentações e estava com a mente em ir para a Ferrari. O Vettel de 2015 ou mesmo até 2019, ganharia do Ricciardo... O Vettel de 2017 ganharia FÁCIL ao Ricciardo...
@@grimm6jack Duvido, aquela derrota acachapante pro Ricciardo fez com que o Vettel caísse de rendimento ocasionando mais a cortina de fumaça encima dele e 2019 o Vettel ficou atrás do Leclerc no campeonato perdendo de vez espaço na equipe.
@@brunosantosveras8342 Ele tinha mais um ano de contrato com a Red Bull... E havia uma clausula de desempenho que poderia libertar ele desse contrato e ir para a Ferrari que era o sonho dele fazer o que Schumacher fez. Há boas temporadas e há más temporadas em todos os pilotos. Até o Max em 2016 e 2017 perdeu para o Ricciardo, mas em 2018 já ganhava a ele com muita frequência. Tu de motorsport não percebes nada. Coisa que vejo muito em vocês brasileiros que são muito imparciais e odeiam o Vettel por alguma razão que ainda estou para perceber qual...
@@grimm6jack Cláusula de desempenho? Isso é bobagem, coisa de fanboy. Vettel saiu da RBR porque ele perdeu espaço pro Daniel Ricciardo de forma humilhante. Max Verstapenn realmente perdeu pro Ricciardo nesses 2 anos (2016/2017) porém era um piloto promissor que estava sujeito a cometer e aprender com erros porque ainda não tinha maturidade o que é normal, coisa que o Vettel não conseguiu se aprimorar desses erros e acabou abrindo a cortina de fumaça encima dele.
@@brunosantosveras8342 Não é "bobagem" não... É um facto, que foi falado em conversa com Martin Brundle e outros comentadores da Skysports. Ele queria ir para a Ferrari. O Vettel em 2014 nem sequer fez muitos erros, foi mais falta de adaptação ao carro do que outra coisa. E em 2018 ele sentiu a pressão da Ferrari... Já te disse que foi só a partir de 2018 que ele começou a fazer erros. Antes disso ele fazia um erro de 10 em 10 corridas ou mais... O mesmo que o Hamilton (que só este ano já fez alguns 5 erros e têm a cagada de estar ainda a lutar pelo titulo).
É uma opção dele. No atual regulamento, o campeão pode escolher entre usar o número fixo dele ou o número um. Explicamos a atual regra da numeração nesse vídeo do Responde: th-cam.com/video/AIXxjKusMEo/w-d-xo.html
E Vettel não foi só no ano seguinte não. Nos próximos 7 anos (até hoje) ganhando um salário astronômico em dia e não resolvendo nada, só errando muito e não sabendo tirar o melhor de um carro de F1, mesmo nos dois anos que teve um carro bom na Ferrari.
@@VelocidadedaF1edits Ele tá certo em certos pontos, 2017 e 2018 anos que a Ferrari era competitiva Vettel falhou em momentos importantes do campeonato cometendo erros atrás de erros.
@@brunosantosveras8342 me cite erros em 2017, o cara me fala que o Vettel não soube tirar o melhor da Ferrari tá de sacanagem, tinha corridas que a Ferrari tomava 1s da Mercedes e mesmo assim ele liderou 13 rodadas
@@VelocidadedaF1edits Vettel em 2017 falhou nos momentos importantes do campeonato, Singapura é a própria viva dos erros e os mesmos repetiram em 2018, ali foi um pé da cal com a equipe e foi nesse ponto que ele perdeu confiança no time. Nesses 2 anos a Ferrari era mais competitiva do que na época do domínio da RBR e nesses anos a equipe não chegou com chances até a última corrida e pra equipe o Vettel foi uma decepção nesse ponto.
Senna ganhou três corridas em 92 e ficou só a seis pontos do vice campeão. Foi bem pior do que nos anos anteriores, mas longe de ter sido um sofrimento
Dessas citadas a pior de todas a do Vettel que vindo de 4 títulos seguidos em 2014 quando tomou um pau do Daniel Ricciardo na RBR perdendo o espaço no time e nunca mais se reencontrou. Das outras, Hill era bem medíocre mesmo que só foi campeão pelas circunstâncias do que pelo seu talento fora suas limitações técnicas de pilotagem que contribuíram para a sua demissão, Villeneuve não se desenvolveu como piloto fora as suas decisões erráticas dele e Piquet em 87 já dava sinais de queda de rendimento devido ao acidente em Ímola na qual seria sentida nos anos seguintes e o tricampeonato dele foi seu último auge da carreira.
Há uma desinformação sobre o Vettel. Ele já estava assinado com a Ferrari para 2015 quando iniciou sua temporada de 2014, e de comum acordo com a Red Bull para uma recisão amigável eles deveriam acionar a cláusula contratual de desempenho, de não estar entre os 3 primeiros na classificação do campeonato até setembro. www.theguardian.com/sport/2014/oct/04/sebastian-vettel-leave-red-bull-end-season
Em que ponto deste artigo diz que ele estava assinado com a Ferrari antes de 2014 começar? E em que ponto a cláusula de rescisão desmente qualquer ponto que falamos no vídeo?
@@toyvers Vc acredita nesse link? Vettel saiu da RBR porque ele perdeu espaço pro Daniel Ricciardo e da pior forma possível. E quando saiu da Ferrari foi o quê então? Cláusula pra ele assinar com a Aston Martin?
@@brunosantosveras8342 concordo, mas não deixam de ser ótimas temporadas, pois vendeu muitas corridas (acho que somando as duas, foram quase 10 vitórias) mas faltou decisão. Pipocou na hora H, ele entregou o campeonato de 2018 em casa, indo pra caixa de brita sozinho
Bom, todos estes pilotos foram "vítimas" do acaso e lutaram como puderam com carros bastante inferiores. A única exceção foi o Vettel, já que o carro de 2014 da Red Bull embora fosse inferior ao da Mercedes era um carro mto competitivo principalmente nas pistas de baixa e ele tve uma temporada mto, mas mto ruim individualmente falando
agora o Hamilton tem tanto título q nem sabe ond por mais, viro patrão d F1 e sola geral sem dó, soberania absurda a Mercedes q at perdeu a graça assistir as corridas...
Gosta do Projeto Motor e quer apoiar a gente? Assine o nosso pacote Turbo e, além de ajudar no nosso crescimento, receba podcast e conteúdo visual exclusivos produzidos pela nossa equipe antes e depois de cada GP da F1, e acesso ao nosso canal no Telegram para interação e trocas de ideias. Tudo por apenas R$ 4,00/mês. Confira e assine: projetomotor.com.br/planos/
Teve Senna em 92 também, apesar de algumas vitórias, a Williams estava bizarramente muito a frente de todo mundo. Schumacher em 2005, Fittipaldi em 75, Raikkonen em 2008... Cabe uma parte 2 aí, seria sensacional!
Bem lembrado
Mas o Senna não penou, ele foi muito bem e a McLaren só tinha um carro pior que o da Williams
o Kimi não penou em 2008
@@hiarllyalmeida06 penou sim, tanto é que ficou em terceiro lugar bem longe dos dois primeiros. Foi engolido pelo Massa.
@Tomás McLaren de 92 tinha problemas de chassi na qual foi corrigida na temporada seguinte, mesmo com motor fraco da Ford.
2:43 Piquet sofreu porém secou as lágrimas em notas de 100 dólares... melhor contrato q fechou na F1
"Era um ABSURDO..... de prazer! hahahahahaha...." Nelsão.
@@gceara hahhaha A Lenda chamada Nelsão!
Reginaldo Leme sempre te dando créditos no instagram dele.
Ele diz que saiu da Williams devido ao acidente de Ímola que o fez perder profundidade na visão e consequente rendimento.
Tbm teve Senna em 1992, Schumacher pós hepta em 2005, Fittipaldi em 1975, Alonso em 2007, Raikkonen em 2008... poderia fazer uma parte 2, seria ótimo!!!
Uma sugestão de vídeo: as temporadas com maior número de pilotos vencedores de corrida no mesmo ano. Por exemplo: em 2012 foram 8 pilotos que venceram corridas... grande abraço
se somarmos todas as voltas dos gp da F1 em 2014, o Sebastian Vettel liderou o total de apenas 1 volta em todo ano.
Até o Giovinazzi liderou mais em 2019.
Uma sugestão, tanto para em forma de Capítulos (linha do tempo) ou PM Responde:
* A história do piloto alemão Heinz-Harald Frentzen na F1, que no início dos anos 90 era apontado como "anti-Schumacher", o único capaz de desafiá-lo, mas que não vingou, principalmente por escolhas erradas nos rumos durante a carreira.
Uma dúvida, eu sempre escutei falar do Thierry Boutsen, mas nunca soube da história dele, vocês da equipe do Projeto Motor poderiam fazer um vídeo sobre ele?
Era um bom piloto belga, foi grande piloto da Williams entre os títulos de Piquet e Mansell ...
Como sempre, vocês produzem um conteúdo maravilhoso e muito bem explicado com ricos detalhes do contexto de cada época. Sugestões para uma parte 2:
Michael Schumacher, 1996 e 2005
Ayrton Senna, 1992
Kimi Raikkonen, 2008
Jenson Button, 2010
Mario Andretti, 1979
Keke Rosberg, 1983
Emerson Fittipaldi, 1975
Button em 2010 era um dos candidatos ao título, ele foi bem em 2010
Faltou o Andretti em 1979. Poderiam colocar tb: Lauda (pós o bicampeonato) em 1978 e (pós o tricampeonato) em 1985, Senna (pós o tricampeonato) em 1992 e Schumacher (pós o bicampeonato) em 1996.
ótimas lembranças! Já vale um segundo episódio sobre o tema, hein...
Tbm o próprio Schumacher pós penta em 2005, Kimi 2008
Discordo de lauda em 78 e Schumacher em 96 de resto concordo
Faltou colocar que tbm penaram: Emerson Fittipaldi em 1975, Fernando Alonso em 2007, Kimi Raikkonen em 2008 e Mika Hakkinen em 2000
@@pedroricardo1030 Alonso e Hakkinen discordo. Alonso brigou pelo título em 2007 terminando em 3° um ponto a frente do Raikkonen que foi campeão e Hakkinen em 2000 ficou com o vice com desempenho bem melhor que o seu 2° título do ano anterior.
Toda quinta eu fico esperando matérias do projeto motor
Legal! Fique atento que estamos publicando alguns de terça também e vamos aumentar nesse outro dia para termos dois vídeos por semana
parecem eu em games de corrida, nao posso nem comemorar uma boa curva que na proxima eu saio da pista :(
Então somos nois dois...
Em 2009, devido às mudanças de regulamento, além da McLaren, a Ferrari também ficou para trás e viu a ascensão de BrawnGP (atual Mercedes F1) e Red Bull. Quando ambas davam sinais de melhora no segundo semestre, veio o episódio da mola na cabeça do Felipe Massa na Hungria, mola essa que se soltou do BrawnGP do Barrichello. Enquanto Hamilton conquistou duas vitórias na temporada de 2009, a Ferrari conquistou apenas uma, com Kimi Räikkönen, na Bélgica.
Carro de 98 e 99 da Williams era muito feio, o carrinho azul era tão lindo. Sei que a marca de cigarros que patrocinava mudou da Rothmans pra Winfield, mas o trabalho poderia ter sido bem melhor feito.
Adorava epoca que os carros eram enumerados pelas posições do campeonato de construtores. Isso dava um status pra equipe
Mas a numeração atual é legal, também. É tipo o número da camisa do jogador, uma marca própria.
@@comentaristadecomentarios5054 tipo respeito quem gosta, acho muito legal deixar seu legado, porem era massa antes do cara ter o N1. Era sinônimo de prestígio. Uma equipe com um carro 1 e 2
@@SrVertex O campeão mundial usa o N° 1, se quiser. Mas só o Vettel usou o N°1 em 2014. O Hamilton sempre preferiu ficar com o 44.
Canal mais objetivo quando o assunto é F1, sem firulas e ótimo, obrigado!
Obrigado, Emerson
Um dos casos mais incompreensíveis, na minha visão, foi a decisão da Brabham, em 1982, que sacrificou Piquet, no desenvolvimento do motor BMW, ainda que o retorno tenha vindo na temporada seguinte, marcando o primeiro título de um motor turbo, na história.
Schumacher em 2005 tbm ja heptacampeão mundial teve Ferrari bem instável na temporada, onde campeonato foi disputado entre Renault (Alonso) e McLaren (Raikkonen)
Por que diabos não citou Schumacher em 2005 ? após um enorme domínio de títulos ele apenas venceu uma corrida aquele ano pois largaram apenas 6 carros !
Canal espetacular. Mais um ótimo vídeo.
Valeu, Matheus!
5 Sugestoes de vídeos
Porque as iconicas Tyrrel Lotus e brabham faliram na decada de 90
O desastre das 24h de Le mans em 1955
Pilotos que foram campeões da f1 e da indy
Piores pilotos da F1
Jochen Rindt o campeão que nunca foi coroado
Muito bom! Sugestão: vídeo sobre a greve dos pilotos na África do Sul em 1982
Melhor forma de conhecer sobre a F1.
Mais um ótimo vídeo! Parabéns projeto motor!
Valeu!
Lembrando que Lauda só não foi campeão em 76, por conta do acidente dele.
E pq desistiu na última prova e pq tinha o James Hunt🤣🤣
@@alexgabriel3377 Hunt teve uma chance na vida de entrar pra historia e aproveitou. Parabens pra ele, mas ele era muito inferior a Lauda.
@@LuisHamiltonDaSilva mas uma coisa não anula a outra, como foi dito no filme "eles correram em condições iguais".
@@LuisHamiltonDaSilva lauda era profissional. Já Hunt só queria farra
@@alexgabriel3377 cara, Lauda estava 23 pontos na frente de Hunt quando teve o acidente, numa época que a vitoria valia 9 pontos e so pontuava ate o sexto colocado. Hunt jamais seria campeao sem o acidente.
Mais um video com conteúdo sensacional! Parabéns
Obrigado!
Sempre ótimas matérias e ótimas ideias de video.
Button em 2010. Rapidamente percebeu que não manteria o ritmo.
Pois é esse foi campeão na hora certa o daniel ricciardo se quiser ser campeão vai ter que ser desse jeito na minha opinião
Chegar ao topo é difícil; permanecer lá é muito mais!
Podiam fazer um vídeo sobre pilotos que ganharam apenas um título na F-1
única temporada onde Hamilton utilizou o #1 em seu carro...
Deve ser por isso que usou o 44 de 2015 pra cá
@@vicooficial na verdade foi desde 2014
@@bryanferreiradossantos2221 ele usou qual ate 2013?
@@vaderdadeepweb4345 10
@@bryanferreiradossantos2221 valeu.
Imagine o Senna que após o título de 91 ficou atrás do Schumacher em 92 numa Benetton.
Faz um "NASCAR em 5 minutos" explicando a confusão entre o Joey Logano (#22) e Matt Kenseth (#20) em Martins ville de 2015.
😂
Ia ser da hora,up up up!!!
@@vaderdadeepweb4345 acho que foi "pedir de mais" mas quem sabe. 😂
Começou na verdade no Kansas;
Joey Logano venceu as duas primeiras provas do round de 12, a terceira foi no Kansas, Matt Kenseth precisava da vitória pra avançar pra próxima fase do Chase, era o único resultado que o classificaria;
Kenseth liderava a corrida, quando a 5 voltas do final, Logano o "jogou" no muro, venceu a corrida e varreu o round de 12 com 3 vitórias em 3 corridas, Kenseth terminou na P14 e foi eliminado do Chase;
No round de 8, Logano não começou bem, não conseguiu um bom resultado na primeira prova da fase (não lembro em qual pista foi), e na etapa de Martinsville, Kenseth se envolveu em um acidente, ficou várias voltas atrasado, nem capô tinha mais no carro 😂😂😂, Logano liderava a prova, quando ele alcançou Matt Kenseth como retardatário, aí teve a vingança do #20, que jogou o carro pra cima do #22 e o tirou da corrida;
Na etapa seguinte, Logano novamente não conseguiu um bom resultado e ficou de fora da final, ele estava dominando em Martinsville, até a batida;
Em 2015 o Logano era o grande favorito pra levar o título, venceu, se não me engano, 8 corridas, e perdeu a chance de ter levado o título naquele ano por quê foi guloso no Kansas...
@@MatheusMLCosta ele voltou para a corrida só para bater no Logano, são coisas que você só ver na NASCAR. 😂
"Karma" 😂
esqueceu do Schumacher em 2005, uma queda brutal para quem emendou 5 títulos em sequência desde 2000, David Brabham em 1967 no qual foi derrotado pelo companheiro Denny Hulme.
Jack Brabham
@@toyvers ah sim, nem me liguei, obrigado por me corrigir kkkk
Sobre Piquet em 1988 eu nunca me conformei com a atitude da Lotus em retirar a suspensão ativa justamente quando chegava na equipe o único piloto que havia feito o sistema funcionar de forma competitiva até então. Sobre o Hill acho que ele não foi muito inteligente em recusar a Mclaren porque o contrato oferecido por Ron Dennis havia cláusulas financeiras relativas ao desempenho dele e a equipe iria começar á crescer novamente, tanto que levou Hakkinen ao bi 98/99 e sobre o Hamilton em 2009 acredito que foi essa decadência técnica da Mclaren que o fez levar 6 títulos depois pela Mercedes pois teve que pilotar carros difíceis mas continuou evoluindo sua pilotagem e venceu GPs mesmo não tendo o melhor carro e isso o tornou um piloto completo e quase imbatível e pouca gente nota este detalhe.
Hill era fraquíssimo num carro de ponta e só foi campeão pelas circunstâncias do que pelo talento (Schumacher no primeiro ano na Ferrari pegando carroça e da inexperiência de Villeneuve que era novato e estreante na categoria), fosse pra McLaren tomaria um pau do Hakkinen.
Hamilton só venceu com os carros imbatíveis da Mercedes. Piloto normal.
@@toyvers Hamilton piloto normal desde quando?
@@toyvers É um direito seu achar isso, concordar contigo é outra história.....
@@brunosantosveras8342 Não vejo exatamente assim, Hill de fato não era um extra classe mas também não era braço duro, o que sempre achei é que ele era ingênuo e demonstrou isso várias vezes, faltava malandragem á ele até por vir do motociclismo aonde as disputas costumam ser mais leais.
Nelson piquet campeão em 83. E em 84 ficou em 5 lugar longe da disputa!
E tem uns especialistas em F1,que acham que o Camel Lotus199T Honda do Senna de 1987 era o mesmo Camel Lotus 100T Honda do Piquet em 1988,pior ainda foi o Camel Lotus 101 Judd V8,esse foi para jogar a ultima pá de cal no Nelson Piquet na fase Lotus.
Rapaz, esse carro da Ferrari em 80 foi qualquer coisa hein, o designer tava inspirado até demais kkkkk, que coisa horrível kkkkk
Essa do Piquet tem algo que torna a história bem curiosa a Honda fornecia motores pra McLaren (que sobrou naquele campeonato) e pra Lotus e enquanto a McLaren disparava na frente a Lotus padecia um jornalista estrangeiro (britânico se minha memória não me traiu) disse que o carro da Lotus tinha a rigidez estrutural de uma casquinha de sorvete molhada
Hoje Não me confundi com o canal kkkk gostei muito do vídeo 😄😁👍
Projeto motor, vc poderia falar sobre os pilotos que conseguiram ganhar com carros péssimos
Em 82 o campeao keke fez uma temporada mediocre em 83 com o Número 1 em seu carro
Sensacional
Falam muito do Gilles Villeneuve mas ele tomou pau do Jody em 79 e nunca sobrou em cima de nenhum companheiro de equipe.. acho ele superestimado.. o lance de morrer num aparente momento de auge pode ter ajudado a construir o mito no nome dele.
Tomou pau ? Eu acho que não. Era muito mais fácil, e difícil ao mesmo tempo para um piloto naquele tempo ser campeão.
Os carros daquela época eram mais frágeis, tinham constantes falhas. Foi o que aconteceu com o Villeneuve em 1979. Tanto que no ano a seguir, quem ganhou a disputa dentro da Ferrari, foi ele.
essa do Vettel mostra que apesar de bons momentos na ferrari, a petéca caída começou a cair bem antes do que lembrava (comentário 100 por hj, vida longa ao Projeto Motor)
discordo, acho que 2014 foi um ano ruim do vettel, assim como 2015 foi pro ricciardo
mas em 2015, 2016, 2017 e até o gp da alemanha de 2018 ele foi muito bem
@@kenji4302 A queda de Vettel começou justamente em 2014 quando tomou um pau do Daniel Ricciardo na RBR, ele meio que saiu da equipe em baixa e na Ferrari saiu muito menor que ele era.
Mano faz um vídeo explicando esse número um na carenagem dos carros de formula 1 de antigamente
por mim, Jody Scheckter foi campeão "por acaso" em 1979... o Gilles sempre foi muito + piloto do que ele!
Scheckter até merecia ser campeão em outras temporadas anteriores, menos em 1979
Gilles Villeneuve era superestimado como piloto.
Chega até a ser estranho um campeão a tão pouco tempo andando no meio do pelotão...
Quem vai ser em 2022 ?🤔 😂
Russel, Versttapen ou Hamilton
@@teceptgamer5528 acho que não, se o Russel permanecer na willians ele brigaria para ganhar algums pontos,o vestappen provavelmente terá no próximo ano um carro bom e um rival que já estaria velho que seria o hamilton e também teria um companheiros de equipe que trabalha para ele
RUSSEL na MERCEDES, e fora do Topo do grid. 🤔
@@KSM02 ?
Piquet em 88 nem devia contar, sabia onde tava pisando, foi pra ganhar grana mesmo.
Deveria ter falado da temporada de 1982 , onde a mudança para o motor BMW deixou a equipe Brabham em posiçao dificil , o carro até era bom mas o motor quebrava demais , inclusive não se classificou em uma corrida
poderia fazer um video falando sobre os pilotos que estão na F1 por quem tem talento VS os que pagam pra correr!
#responde #projetomotorresponde
Esse ano está acontecendo a mesma coisa com o Hamilton, apesar do atual campeão ser o Max Verstappen já é possível perceber que ele está pouco a pouco perdendo a sua hegemonia na F1.
@ReichsFührer Monika Não tem agora, mais antes tinha sim! Afinal o cara ganhou seis títulos mundiais no últimos 7 anos desde que a Mercedes passou a dominar a f1 em
2014! Agora ele não está bem pq a Mercedes está com um carro mais ou menos.
3:14 o Brasileiro Ficou Inc*sto na tabela kkkkkkk
😳
Mas pensem cmg, o Vettel tinha que penar uma hora né kkkkkkk se ele tivesse penado dps de um único título, aí a gnt julgava, mas ele penou dps de 4 títulos seguidos kkkkk só dois caras continuaram na briga do título após 4 títulos (os patrões)
Eu incluiria o Lauda em 1985.
Resumindo a F1 o desempenho é 95 % o carro e 5% é o piloto. Querem saber se um piloto é bom ? Comparem os resultados com o seu companheiro de equipe , assim saberá quem é bom ou não. Títulos e vitórias não dissem absolutamente nada da qualidade do piloto.
Nikki lauda campeao em 84 . E em 85 ficou em 10 lugar.
Oh, ele também não estava para competir. Já era Tricampeão, agora ia fazer mais uns trocos.
Vettel🇩🇪sofreu😔😞😕🙁muito entre 2014-2020 e Villeneuve🇨🇦tbm 1998-2006
Vettel pilotou bem em 2017 e 2018 so n foi campeão por que ele tem o psicológico fraco
Vettel em 2017 e 2018 ainda teve carro, chegou a disputar título... Não foi mais longe porque passou a errar demais nos momentos mais decisivos. Mas fora isso, penou mesmo.
@@vitorborges4005 com certeza😉👏🏼
@@igorbarbosa_rj erros bobos😒tbm teve o Vettel🇩🇪
@@Mourinha011Mourinhaluquinhas e o Fernando Alonso?
2:06 que carro horroroso, mano kkkkkkkk
parece um trator
Mario Andretti (1979)
Schumacher (2005)
Senna (1992)
James Hunt (1977)
Jim Clark (1966)
Prost (1987)
eu acho que faltou o Michael Schumacher em 2005 pois o alemão dominou a F1 entre 2000 ate 2004 mas em 2005 o Schumacher não foi bem pois o carro da Ferrari em 2005 não fez bem com aquele regulamento daquela temporada pois no regulamento era proibido de trocar os pneus durante a corrida só era permitido mesmo se for por causa da quebra de asa e tal ah sim aconteceria
Ruim por ruim o alemão ficou em terceiro
@@hernanlucas4710 ele só ganhou aquele polemico GP dos Estados Unidos mas se não fosse isso o Schumacher poderia ter terminado pouco abaixo da 3 colocação
@@gabrielcaresdeoliveira1798 ficaria em 3º mesmo, vitoria naquela epoca valia 10 pontos só
@@pcspfc1991 Só que naquele ano a Ferrari ficou bem abaixo das outras equipes como Renault, Mclaren e Toyota e só venceu apenas uma corrida justamente naquele fiasco episódio Indianápolis.
Oq aconteceu com o vettel aconteceu com o Ricardo dps
Eu pensei que Kimi iria está nessa lista
a redbull do thumbnail é linda
Imagina damon hill na McLaren como companheiro do mika hakkinen.
Iria tomar um pau do Hakkinen.
Andretti 1979
Piquet 1984
Prost 1987
Senna 1992
Schumacher 2005
Raikkonen 2008
Sugestões pra parte 2
Milagre que sitou o alemão
Faltou o Rosberg... ah não, pera ai
Opa......kkkkk
Número 1 na F1 seria tipo o 10 no futebol?
sim, por direito o campeao atual usa o numero 1
Faltou o Alonso em 2007
faltou o mais emblematico: Jochen Rindt
Na temporada seguinte ao campeonato ele nao marcou nenhum ponto
Você está falando sério? Ele não poderia marcar pontos em 1971 pois ele foi campeão em 1970 mas morreu nos treinos para o GP de Monza no mesmo ano. Emerson Fitipaldi venceu em Whatkins Glein e garantiu o título de Rindt post-morten.
@@alessandrofaria5980 por isso: 6 campeoes que penaram no ano seguinte. O Rindt foi o que mais penou 😁
Em 1997 Damon não riu.
Kimi em 2008 e Senna em 1992 também
mudou o narrador ou eu tô louco?!
Faltou o Alan Jones
achei q veria senna em 92
Schumacher em 96
prost 90
lauda 85
Schumacher em 96 estava no processo de reconstrução da Ferrari começando do zero, Prost em 90 brigou pelo título.
Já dá pra adicionar Verstappen 2022 ou tá cedo?
Meu deus kkkkkkkkkkkkk
@@VelocidadedaF1editsEnvelheceu bem essa kkkk
Lauda em 85! 🤔
Vettel foi humilhado por Riccardo em 2014 e ainda falam que ele é um dos maiores da história.
Muitas circunstancias nesse ano para o Vettel atuar do modo que atuou nesse ano... No ano seguinte o Vettel deu show naquele Ferrari e o Ricciardo perdeu pro Kvyat... O Vettel simplesmente não se adaptou ás novas regulamentações e estava com a mente em ir para a Ferrari.
O Vettel de 2015 ou mesmo até 2019, ganharia do Ricciardo... O Vettel de 2017 ganharia FÁCIL ao Ricciardo...
@@grimm6jack Duvido, aquela derrota acachapante pro Ricciardo fez com que o Vettel caísse de rendimento ocasionando mais a cortina de fumaça encima dele e 2019 o Vettel ficou atrás do Leclerc no campeonato perdendo de vez espaço na equipe.
@@brunosantosveras8342 Ele tinha mais um ano de contrato com a Red Bull... E havia uma clausula de desempenho que poderia libertar ele desse contrato e ir para a Ferrari que era o sonho dele fazer o que Schumacher fez. Há boas temporadas e há más temporadas em todos os pilotos. Até o Max em 2016 e 2017 perdeu para o Ricciardo, mas em 2018 já ganhava a ele com muita frequência.
Tu de motorsport não percebes nada. Coisa que vejo muito em vocês brasileiros que são muito imparciais e odeiam o Vettel por alguma razão que ainda estou para perceber qual...
@@grimm6jack Cláusula de desempenho? Isso é bobagem, coisa de fanboy. Vettel saiu da RBR porque ele perdeu espaço pro Daniel Ricciardo de forma humilhante. Max Verstapenn realmente perdeu pro Ricciardo nesses 2 anos (2016/2017) porém era um piloto promissor que estava sujeito a cometer e aprender com erros porque ainda não tinha maturidade o que é normal, coisa que o Vettel não conseguiu se aprimorar desses erros e acabou abrindo a cortina de fumaça encima dele.
@@brunosantosveras8342 Não é "bobagem" não... É um facto, que foi falado em conversa com Martin Brundle e outros comentadores da Skysports. Ele queria ir para a Ferrari.
O Vettel em 2014 nem sequer fez muitos erros, foi mais falta de adaptação ao carro do que outra coisa. E em 2018 ele sentiu a pressão da Ferrari... Já te disse que foi só a partir de 2018 que ele começou a fazer erros. Antes disso ele fazia um erro de 10 em 10 corridas ou mais... O mesmo que o Hamilton (que só este ano já fez alguns 5 erros e têm a cagada de estar ainda a lutar pelo titulo).
Porque lewis hamilton não usa o número 1?
É uma opção dele. No atual regulamento, o campeão pode escolher entre usar o número fixo dele ou o número um. Explicamos a atual regra da numeração nesse vídeo do Responde: th-cam.com/video/AIXxjKusMEo/w-d-xo.html
E Vettel não foi só no ano seguinte não. Nos próximos 7 anos (até hoje) ganhando um salário astronômico em dia e não resolvendo nada, só errando muito e não sabendo tirar o melhor de um carro de F1, mesmo nos dois anos que teve um carro bom na Ferrari.
Tenta rever as temporadas, talvez mude de opinião...
@@VelocidadedaF1edits Ele tá certo em certos pontos, 2017 e 2018 anos que a Ferrari era competitiva Vettel falhou em momentos importantes do campeonato cometendo erros atrás de erros.
@@brunosantosveras8342 me cite erros em 2017, o cara me fala que o Vettel não soube tirar o melhor da Ferrari tá de sacanagem, tinha corridas que a Ferrari tomava 1s da Mercedes e mesmo assim ele liderou 13 rodadas
@@VelocidadedaF1edits Vettel em 2017 falhou nos momentos importantes do campeonato, Singapura é a própria viva dos erros e os mesmos repetiram em 2018, ali foi um pé da cal com a equipe e foi nesse ponto que ele perdeu confiança no time. Nesses 2 anos a Ferrari era mais competitiva do que na época do domínio da RBR e nesses anos a equipe não chegou com chances até a última corrida e pra equipe o Vettel foi uma decepção nesse ponto.
O exemplo do jody sheckter e vergonhoso para um piloto
Faltou falar em Ayrton Senna em 1992...
Senna ganhou três corridas em 92 e ficou só a seis pontos do vice campeão. Foi bem pior do que nos anos anteriores, mas longe de ter sido um sofrimento
@@martinovilarenga5080 Se você diz, quem sou eu para falar ao contrário.
Senna 92 foi mt mal também
Max Verstappen: 🏆
Will Smith: 🤔😒. . . . .
James hunt em 1977
Dessas citadas a pior de todas a do Vettel que vindo de 4 títulos seguidos em 2014 quando tomou um pau do Daniel Ricciardo na RBR perdendo o espaço no time e nunca mais se reencontrou. Das outras, Hill era bem medíocre mesmo que só foi campeão pelas circunstâncias do que pelo seu talento fora suas limitações técnicas de pilotagem que contribuíram para a sua demissão, Villeneuve não se desenvolveu como piloto fora as suas decisões erráticas dele e Piquet em 87 já dava sinais de queda de rendimento devido ao acidente em Ímola na qual seria sentida nos anos seguintes e o tricampeonato dele foi seu último auge da carreira.
Schumacher 2005
Em 2017 Rosberg não ficou nem entre os 20 primeiros
Há uma desinformação sobre o Vettel. Ele já estava assinado com a Ferrari para 2015 quando iniciou sua temporada de 2014, e de comum acordo com a Red Bull para uma recisão amigável eles deveriam acionar a cláusula contratual de desempenho, de não estar entre os 3 primeiros na classificação do campeonato até setembro.
www.theguardian.com/sport/2014/oct/04/sebastian-vettel-leave-red-bull-end-season
Em que ponto deste artigo diz que ele estava assinado com a Ferrari antes de 2014 começar? E em que ponto a cláusula de rescisão desmente qualquer ponto que falamos no vídeo?
Que piada é essa cara. Vettel saiu da RBR porque ele perdeu espaço pro Daniel Ricciardo de forma humilhante.
@@brunosantosveras8342seria interessante você se informar com os links que compartilhei.
@@toyvers Vc acredita nesse link? Vettel saiu da RBR porque ele perdeu espaço pro Daniel Ricciardo e da pior forma possível. E quando saiu da Ferrari foi o quê então? Cláusula pra ele assinar com a Aston Martin?
@@brunosantosveras8342não vai dar para continuar.
Infelizmente o Vettel nunca foi o mesmo após 2014
Com exceção de 2017 e 2018
@@fernandonobrega6953 Só 2015 que foi a temporada convincente de Vettel, o resto foram altos e baixos.
@@brunosantosveras8342 2017 e 2018 ele disputou o título irmão, eu colocaria como boas temporadas tbm
@@fernandonobrega6953 2017 e 2018 anos que a Ferrari era competitiva ele errou bastante principalmente em momentos importantes do campeonato.
@@brunosantosveras8342 concordo, mas não deixam de ser ótimas temporadas, pois vendeu muitas corridas (acho que somando as duas, foram quase 10 vitórias) mas faltou decisão. Pipocou na hora H, ele entregou o campeonato de 2018 em casa, indo pra caixa de brita sozinho
Faltou o fernando Alonso nessa.
Fernando Alonso não penou em 2007. Ele competiu pelo título
Por ora o Verstappen tá entrando nessa lista, tá penando e não é pouco
Eu não acho.
Pois, claramente penou
Hamilton 2022
HAMILTON 2022...
MAX MAX SUPER MAX
Todas as temporadas o hamilton teve vitória
Não leva mais o número 1 na carenagem.
O campeão ganha o direito de usar o número 1 e escolhe se quer usar ou não. Então teoricamente o campeão tem o número 1 a disposição
@@budasilva4989 Exato, mas não tem mais a obrigatoriedade como anos atrás.
A BRAWN É A MERCEDES!
Bom, todos estes pilotos foram "vítimas" do acaso e lutaram como puderam com carros bastante inferiores. A única exceção foi o Vettel, já que o carro de 2014 da Red Bull embora fosse inferior ao da Mercedes era um carro mto competitivo principalmente nas pistas de baixa e ele tve uma temporada mto, mas mto ruim individualmente falando
Damon Hill é disparado o piloto mais fraco a ser campeão da F1.
De todos os pilotos que foram campeões, o pior campeão que já vi foi Damon Hill mesmo.
Scheckter sequer se classificou para o GP do Canada, creio que foi a pior queda de desempenho de um campeão
agora o Hamilton tem tanto título q nem sabe ond por mais, viro patrão d F1 e sola geral sem dó, soberania absurda a Mercedes q at perdeu a graça assistir as corridas...