@@acezarls e também que era humilde demais... não lembro exatamente o ano, mas o Moss entregou o carro pro parceiro dele, que estava sem carro pra disputar a última corrida, sendo que o Moss tava na disputa. Acho que é por aí a história, posso estar errado. Tetra-vice seguido, até hoje é o piloto que mais venceu sem ser campeão.
Keke, o campeão mais improvável, em um dos anos mais trágicos da Ferrari. Não fosse o acidente que acabou com sua carreira, Pironi teria sido campeão com folga.
Gilles e Pironi é das maiores duplas dentre as que conheço na história da F1!! Que tristeza nao terem tido uma Vida mais longa na F1. Pior ainda por Gilles perder a vida, ele em especial eu acho que era um daqueles talentos naturais em velocidade pura!!
Curiosidade aleatória: Indy Lights de 1999, campeão foi o espanhol Oriol Servià, que não ganhou nenhuma das doze corridas daquela temporada, teve cinco melhores segundos colocados como melhores resultados. O vice daquela temporada, Casey Mears (sobrinho do Rick), também não ganhou nenhuma. O terceiro colocado do campeonato, o austríaco Philipp Peter, ganhou três. O nosso Felipe Giaffone corria lá também e acabou em sexto nesta celeuma.
Lembro do Téo José criticando esse campeonato durante a transmissão da California 500, onde o Greg Moore faleceu. Um absurdo, o campeão e o vice não vencerem nenhuma. Regulamento premiando a regularidade em nível máximo 😐
Interessante informação, não sabia!! Acompanho muito e há muito tempo F1 mas desconheço boa parte da Indy! É um Fato muito legal e muito suscetível a críticas ao mesmo tempo! Legal pq acho justo vc dar crédito e mérito a quem é regular, mas vencer um campeonato sem Ganhar uma corrida ao menos é meio tenso mesmo!! Uma opção, pensando rápido aqui e sem ver pormenores, seria fazer oq fazem com o ponto de volta mais rápida no regulamento da F1 atual, que te da 1 ponto pela volta mas somente se vc estiver entre os 10 primeiros. Talvez á época fosse interessante uma regra de, ganha quem tiver mais pontos e tiver uma vitória ao menos na temporada! Enfim, vc da uma sacudida naquele piloto que só quer correr pelo regulamento e não se arrisca!
Refaça o vídeo, ADM: a última vitória do "Urso" Denny Hulme na Fórmula 1 foi no Grande Prêmio da Argentina de 1974. 😄😄😄😄PS: O Grande Prêmio da Grã-Bretanha marcou a última vitória de Giuseppe Farina e também foi um marco na história por dois motivos: foi a primeira vez que somente campeões mundiais subiram ao pódio e a única vez onde todos os campeões da F1 subiram ao pódio (até pedi um vídeo sobre isso, mas a sugestão não emplacou no canal).
☝️☝️☝️ Sinceramente acho que se o Zemo... Quer dizer... Lauda não tivesse sofrido o acidente, ele iria correr debaixo da Chuva (com certeza ele estava muito abalado por causa do acidente; então abandonou a corrida, dando o Campeonato para o Thor... quer dizer Hunt)... O motivo de muitos acharem que o carro era Azul e Dourado é devido o reflexo do Céu azulzinho na superficie preta brilante do carro... Excelente Vídeo👏👏👏!!!
Só fazer um complemento à informação sobre as pontuações fracionadas nos anos 50: Naquela época também se dava um ponto pra quem fizesse a volta mais rápida. E como a cronometragem não era tão precisa quanto hoje, era comum vários pilotos terem o mesmo tempo de volta, assim, também se fracionava esse ponto.
@@timoteoderezendepotin9002e olha que 2021 o Ricardo e o ocon se não me engano só venceram por acontecimentos fora da curva, na Hungria a Mercedes não chamou Hamilton pra botar pneus de seco aí ele largou sozinho, e o Ricardo só ganhou em Monza por causa que o vestapen tirou o Hamilton e ele próprio da corrida
Math Kenseth foi campeão da Nascar em 2003, se não me engano, com apenas 1 vitória em 36 provas. A regularidade foi o diferencial para a conquista do título.
O Tricampeão Crafton já foi campeão sem ganhar na Truck Series, o Hemric ja foi campeão da Xfintiy vencendo apenas UMA(A corrida na final e sua primeira vitória).
Rodrigo, parabéns e muito obrigado pelo excelente trabalho no canal! Sendo um pouco mais velho, eh eh, tenho um pouco mais de lembranças da F1 do que você e lembro de coisas sem precisar consultar arquivos. A última vitória de Denny Hulme foi no GP da Argentina de 1974, corrida de estreia de Emerson na Mclaren, e não na Suécia em 73. Esta foi a penúltima. Feliz 2024 e um abraço.
Cada um com uma história diferente na pista, mas com desfecho incrível. Keke Rosberg fez o improvável conseguindo ser campeão com uma vitória em meio a uma temporada trágica com acidentes, morte de Villeneuve e Paletti e pontuação equilibrada. Muitas coisas aconteceram com cada um deles.
Cara, que injustiça você cometeu com o Damon Hill citando ele apenas como um coadjuvante. Ele pode até ter sido colocado em segundo plano quando Jacques chegou, mas ele foi CAMPEÃO em 1996 !!!
Já curti e sou seguidor e quebrei essa pra você. Como sugestão, faz um vídeo relacionado nessa pergunta e fala dos piores campeões da Fórmula 1. Não precisa ser ranking, mas vejo que via de regra escolhem o Phil Hill e o Rosberg como primeiros.
O problema é que o rapazola aí costuma falar umas bobagens quando sai do tema. Quer ser um Flávio Gomes, que é um babaca, mas tem 35 anos de experiência…
James Hunt foi talvez o piloto mais sortudo da história da F1. Ele estava na modesta equipe Hesketh, quando surgiu a oportunidade de correr pela McLaren. Naquela temporada, Emerson Fittipaldi saiu da McLaren para ir para a Copersucar. Hunt herdou o carro que Emerson usava, já acertado. Assim, ele foi campeão praticamente já pegando o trem andando, com os carros já embalados.
Eu era garoto em 1982, porém já ouvi dos mais velhos que acompanhavam formula 1 nessa época que aquela regra dos descartes dos 05 piores resultados na temporada foi criada para que casos como o do Rosberg não viesse mais acontecer.
O seu conteúdo me anima a ver F1, não deixando a chama se apagar. Parabéns
5 หลายเดือนก่อน
Mais um excelente vídeo, Rodrigo. Queria te sugerir um vídeo: pilotos que fizeram algum sucesso depois da F1 em outras categorias (ou mesmo outro esportes, como por exemplo o Zanardi). Tem mais algum ou alguns além do Zanardi?
SUGESTÃO DE VÍDEO(se não tiver sido feito): Como ficariam os campeonatos antigos se as corridas fora do campeonato(citadas no vídeo inclusive) entrassem para a classificação.
Linda a Williams 82 do Rosberg... sempre fico impressionado com os carros dos anos 80 como pareciam carros de corrida e ainda assim eram lindos e não aliens de túnel de vento e "halos" como temos hoje! Top!
Regrava a história da Brawm GP o documentário da Disney já vai ser lançado, mais na minha opinião o seu video da Brawm gp e o melhor de todos o mas explicativo de todos que já vi, sem falar que e meu video favorito do seu canal
Ótimo trabalho Rodrigo seu canal é top e o vídeo da corrida maluca com os campeões foi demais lembrou minha infância Tem como fazer um vídeo com o motor com mais vitórias na fórmula 1 depois da Ferrari
Assistindo o vídeo e vc chegou no caso de James Hunt e (Não vou saber escrever) nick lauda citando o filme Rush e era nisso que queria chegar, pra mim sem dúvida alguma é o melhor filme que já fizeram
O Keke Rosberg é o campeão mais improvável, mas o menos talentoso (não é que não fosse talentoso, apenas não era o mais de todos) foi o Damon Hill. O Jenson Button também nunca emocionou o mundo e era bem inferior ao Rubinho, mas soube tirar melhor vantagem do carro e da equipe - e isso também é parte de ser campeão.
Mas o Hunt era um boêmio. O Niki ressuscitou de um morte certa. Dá um filme bem interessante. É verdade que o Senna e o Prost são muito mais pilotos. Mas acho que não daria um filme tão bom.
Antes de 1984 as temporadas eram muito disputadas e era comum em 15 corridas ter mais de 6 vencedores. Deveria ser emocionante assistir às corridas naquele formato.
Cara, fui a sua pergunta mexeu com a minha curiosidade, fui pesquisar: de 1950 a 1984 foram 35 temporadas. A média simples de vencedores diferentes foi de 5,54 vencedores por temporada. De 1985 a 2022 foram 38 temporadas, e a média simples de vencedores diferentes por temporada é de 5,42 vencedores. Não tem uma diferença estatistica muito drástica. o que diminuiu drasticamente foram o numero de equipes, que passou de 5 em média para 3 em média. Essa diferença tem a ver com menor numero de abandonos, principalmente. Em ambos os períodos analisados, tivemos 3 temporadas com o numero mínimo de vencedores que são 3 vencedores diferentes: 1950, 1952, 1963 e 1988, 2014, 2015.
@@viniciushorbuch3976 quer dizer que houve uma tendência a hegemonia de uma ou duas equipes por temporada, diferente do período anterior a 84? Mas você levou em conta que de 85 para cá aumentou drasticamente o número de GPs por temporada?
@@Bastardoplus na verdade estatisticamente, independente do aumento ou diminuição do numero de corridas, o argumento de que era mais competitivo até 84, não se sustenta. Novamente, fiz a média de equipes diferentes vencendo nos 2 períodos: 4 equipes diferentes de 1950 a 1984. 3,47 equipes diferentes de 1985 a 2022. estatisticamente é irrelevante. como diz o nosso ADM: a melhor Formula 1 é a atual!
@@viniciushorbuch3976 Mas vc notou que nos anos 50 tinha apenas 8 ou 9 corridas por temporada? 3 pilotos vencendo cada um 3 dessas corridas é o mesmo que 5 pilotos vencendo as 15 corridas na sendo que o máximo de vitórias por temporadas por piloto raramente passava de 4. Em 1992 por exemplo, também tivemos 5 vencedores em 16 corridas, mas não foi nada equilibrado; Mansell levou 9, Senna 3, Berger 2, Schumacher 1, Patrese 1. Este é o cálculo a ser levado em consideração e não a media simples como vc faz.
Na temporada de 1999,Eddie Irvine quase entrou nessa lista,Schumacher seu companheiro de equipe se acidentou e ele nas últimas etapas estava atrás de Mikka Hakkinen que faturou o bicampeonato com uma campanha mais consistente.Detalhe ele conseguiu quatro vitórias naquela temporada,as únicas de sua carreira e no ano seguinte foi pelotar a carroça da Jaguar
James Hunt era um talento puro, mas curtia “mto” a vida. Se fosse um cara focado como Lauda ( penso q talvez o 1º piloto ultra-profissional da F1), teria mais títulos e ou vitórias.
Caramba, eu nem sabia que a Williams tinha tentando levar o Schumacher para a equipe. Me interessei pela informação, e vou pesquisar mais a respeito. Valeu ADM
Surtees brigou com Enzo Ferrari em 66 sendo vice pela Cooper as corridas fora campeonato aconteceram pelo menos até 1980 inclusive com vitórias de brasileiros e Piquet também venceu em 82
Sim, correto. Carlos Reutemann liderou a corrida inteira com seu Brabham, quebrou e Hulme herdou a posição, vencendo a sua última prova. Texaco-Marlboro McLaren-Ford M23. Bons tempos.
Não considero James Hunt um campeão fraco, ele foi o único que Niki Lauda admirou e temeu nos anos 70. Isso não é poica coisa porque o inglês era muito talentoso. O X da questão é que Hunt queria apenas ser campeão para aproveitar a vida e não tinha a obsessão de Lauda para ser o maior de todos os tempos. No caso do Jacques Villeneuve eu acho o cabadense um campeão fraco. Seu pai merecia muito mais um título mundial. A Williams FW 17 era um canhão e depois de 1997 praticamente sumiu do mapa. Keke Rosbeeg e Jason Button foram grandes oportunistas e aproveitaram a única chance que tiveram para serem campeões.
Correções: a última vitória de Denny Hulme foi em 1974 na Argentina (eu lembro, eu vi). E John Surtees deixou a Ferrari no meio da temporada de 1966, largando a "bomba" horrorosa daquele ano e mudando para a Cooper.
Rodrigo, bom dia, como fica a classificação final de uma corrida na seguinte hipótese: na última volta tem-se o primeiro colocado e o segundo colocado na mesma volta e o terceiro colocado uma volta atrás do primeiro e do segundo, na metade da última volta o carro do segundo colocado quebra, o primeiro colocado cruza a linha de chegada e ganha a corrida, o terceiro colocado desconta a volta em cima do segundo colocado (mas ainda não assume a segunda colocação porque estava uma volta atrás) e cruza a linha de chegada e encerra a corrida com uma volta a menos porque estava uma volta atrás do primeiro. O segundo colocado não tem a menor possibilidade de cruzar a linha de chegada e tem de abandonar o carro (e depois rebocado com a ajuda de um caminhão para o box), ou seja, não cruza a linha de chegada por conta própria. Como fica a classificação final? Se além de detalhar essa classificação puder trazer outras variações desse tipo de acontecimento, por exemplo se for quebra de motor é uma coisa, falta de gasolina é outra coisa, batida do piloto é outra história, e se já aconteceu alguma vez essa situação.
Vitórias ou mesmo títulos não significa incompetência do piloto, dada as inumeras variáveis . Um ótimo François Cevert rápido, consistente e muito batalhador mas com uma vitória e seis 2° lugates para o 1° piloto Stewart. Em sua curta carreira de 3 temporadas, até o acidente fatal.
Fiz uma rápida pesquisa aqui, e no primeiro título de Vettel, em 2010, ele venceu 5 corridas. Em ordem: GP da Malásia, GP da Europa, GP do Japão, GP do Brasil, e GP de Abu Dhabi.
Seria interessante um vídeo com os pilotos que tem um número considerável de vitórias vs corridas e nunca foram campeões. Provavelmente não estariam no topo pela matemática mas Sterling Moss e Felipe Massa são do clube dos talentosos azarados... Dirigiram muito mas nunca tiveram título... Aliás a temporada de 82 podemos dizer que Rosberg foi campeão por ... sobreviver.... (pois se não fosse a morte de Giles, o acidente de Pieroni, as várias "Pancas fortes do ano" é o trauma do Prost com chuva...que o mesmo confessou que foi causado por ver o acidente do Pieroni; confessado anos após o fim de carreira...; a temporada seria uma briga de ferraris). Aliás a defesa do titulo do Rindt pelo Emerson é outro capitulo interessante....
PERGUNTA: As vestimentas dos pilotos antigamente, eram na forma mais simples de se dizer, o que tinham. Então, quando começou a ser usado o macacão que conhecemos hj e suas principais atualizações, incluindo proteção antichamas?
1997, último título sujo da F1 (outros foram 1980 e 1990). Basta ver para onde apontavam as rodas da Williams ao entrar na curva para empurrar a Ferrari para fora. Jacques, o vilão novo.
@@darijunior8484Que foi a mesma coisa: um ABALROAMENTO DO CARRO QUE VINHA POR DETRÁS. Título de 1989 foi decidido, quando Mansell abalroou Senna em Estoril.
Sem contar que a vitoria do Keke realmente quase não aconteceu pq a fia ia dar a bandeirada de chegada antes do final quando o prost ainda era o lider, com direito a briga e tudo mais
Aceite por favor uma crítica construtiva: a última vitória do Denny Hulme foi em 1974, no GP da Argentina, e não na Suécia em1973, como foi falado. E John Surtes não rompeu com a Ferrari para ir para a Honda em 1967, como constou. Na realidade, ele rompeu com a Ferrari em plena temporada de 1966. Venceu a primeira corrida (SPA) pilotando ainda pela Ferrari e, por ter sido preterido para representar a equipe de Maranello nas 24 Horas de Le Mans daquele ano, brigou com Enzo Ferrari (fofoca aceita pela história) e foi para a equipe Cooper-Maserati, vencendo o GP do México. Depois, sim, na temporada seguinte estaria na Honda e venceu o GP da Itália, com nova curiosidade: o chassi daquele carro havia sido fabricado pela Lola, eis que o chassi Honda era muito rígido e pouco competitivo, apesar do forte motor. O carro foi chamado de Hondola, por causa disso. Grato pelo vídeo, segue como colaboração.
Certamente não existe nenhum piloto que tenha chegado à F1, que seja mau piloto. Obviamente, há os mais talentosos e os menos talentosos e, quando falamos de campeões, essa diferença diminui ainda mais. Feita está ressalva, dos campeões, considero Jacques Villeneuve o campeão menos completo da F1. Ele foi provavelmente o piloto que mais treinou em um carro de F1 antes da estréia. A comunidade do automobilismo e a Williams em especial, tiveram uma incrível boa vontade com Jacques concedendo ao canadense uma extensa bateria de treinos que provavelmente não foi oferecido a nenhum outro piloto novato.
Só corrigi um detalhes que de pilotos americanos temos que incluir manuel fangeo Senna picket pois o pessoal tem que aprender a diferenciar um americano que somos todos nós e de um yankee ou estado unidense
Não acho q tem algum campeão ruim...acho q todos tem seu mérito...mais o Sir Moss merecia um título...como Mansell tbm merecia ser BI..e Alonso merecia alguma coisa a mais tbm...mais na fórmula 1..não existe a palavra.. merecia mais..
O mais louco é que Stirling Moss ganhou 16 provas; mais que qualquer um nessa lista, e nunca foi campeão mundial...
Pois é! O azar dele é que ele competiu na mesma época que o Juan Manuel Fangio.
@@acezarls e também que era humilde demais... não lembro exatamente o ano, mas o Moss entregou o carro pro parceiro dele, que estava sem carro pra disputar a última corrida, sendo que o Moss tava na disputa. Acho que é por aí a história, posso estar errado.
Tetra-vice seguido, até hoje é o piloto que mais venceu sem ser campeão.
Keke, o campeão mais improvável, em um dos anos mais trágicos da Ferrari. Não fosse o acidente que acabou com sua carreira, Pironi teria sido campeão com folga.
Ou o Gilles...
Teoricamente era o ano de Gilles, mas o talentosíssimo francês teria vencido se não se acidentasse.
Gilles e Pironi é das maiores duplas dentre as que conheço na história da F1!! Que tristeza nao terem tido uma
Vida mais longa na F1. Pior ainda por Gilles perder a vida, ele em especial eu acho que era um daqueles talentos naturais em velocidade pura!!
@@niltoncarlos9117Gilles seria campeão mas era muito inconstante. Errava muito. Lembra bem Nigel Mansel.
@@M.T27na verdade o pironi apanhou pra todos os companheiros de equipe ou quase todos
Curiosidade aleatória: Indy Lights de 1999, campeão foi o espanhol Oriol Servià, que não ganhou nenhuma das doze corridas daquela temporada, teve cinco melhores segundos colocados como melhores resultados. O vice daquela temporada, Casey Mears (sobrinho do Rick), também não ganhou nenhuma. O terceiro colocado do campeonato, o austríaco Philipp Peter, ganhou três. O nosso Felipe Giaffone corria lá também e acabou em sexto nesta celeuma.
Lembro do Téo José criticando esse campeonato durante a transmissão da California 500, onde o Greg Moore faleceu. Um absurdo, o campeão e o vice não vencerem nenhuma. Regulamento premiando a regularidade em nível máximo 😐
Ronnie Peterson foi vice-campeão na temporada de 1971 com zero vitória! 😮
Interessante informação, não sabia!! Acompanho muito e há muito tempo F1 mas desconheço boa parte da Indy! É um
Fato muito legal e muito suscetível a críticas ao mesmo tempo! Legal pq acho justo vc dar crédito e mérito a quem é regular, mas vencer um campeonato sem
Ganhar uma corrida ao menos é meio tenso mesmo!! Uma opção, pensando rápido aqui e sem ver pormenores, seria fazer oq fazem com o ponto de volta mais rápida no regulamento da F1 atual, que te da 1 ponto pela volta mas somente se vc estiver entre os 10 primeiros. Talvez á época fosse interessante uma regra de, ganha quem tiver mais pontos e tiver uma vitória ao menos na temporada! Enfim, vc da uma sacudida naquele piloto que só quer correr pelo regulamento e não se arrisca!
Um tema interessante seria a história e evolução dos pneus da F1, bem como as empresas fornecedoras
A temporada de 1982 merece um vídeo próprio.
Um pequeno buraco na história aí é o título do Hill em 96. Contra o próprio Jackes, inclusive.
Refaça o vídeo, ADM: a última vitória do "Urso" Denny Hulme na Fórmula 1 foi no Grande Prêmio da Argentina de 1974. 😄😄😄😄PS: O Grande Prêmio da Grã-Bretanha marcou a última vitória de Giuseppe Farina e também foi um marco na história por dois motivos: foi a primeira vez que somente campeões mundiais subiram ao pódio e a única vez onde todos os campeões da F1 subiram ao pódio (até pedi um vídeo sobre isso, mas a sugestão não emplacou no canal).
☝️☝️☝️ Sinceramente acho que se o Zemo... Quer dizer... Lauda não tivesse sofrido o acidente, ele iria correr debaixo da Chuva (com certeza ele estava muito abalado por causa do acidente; então abandonou a corrida, dando o Campeonato para o Thor... quer dizer Hunt)... O motivo de muitos acharem que o carro era Azul e Dourado é devido o reflexo do Céu azulzinho na superficie preta brilante do carro... Excelente Vídeo👏👏👏!!!
Só fazer um complemento à informação sobre as pontuações fracionadas nos anos 50: Naquela época também se dava um ponto pra quem fizesse a volta mais rápida. E como a cronometragem não era tão precisa quanto hoje, era comum vários pilotos terem o mesmo tempo de volta, assim, também se fracionava esse ponto.
Taí um tema para um vídeo: temporadas com maior número de pilotos ganhando corrida (o contrário do que aconteceu esse ano😢)
2012 foi massa!
1982: 11 pilotos vencedores! 😮
Nunca mais isso vai acontecer.
Das recentes teve 2021, com 6 pilotos vencendo. Acho que é o máximo que dá pra esperar atualmente.
@@timoteoderezendepotin9002e olha que 2021 o Ricardo e o ocon se não me engano só venceram por acontecimentos fora da curva, na Hungria a Mercedes não chamou Hamilton pra botar pneus de seco aí ele largou sozinho, e o Ricardo só ganhou em Monza por causa que o vestapen tirou o Hamilton e ele próprio da corrida
1982 e 1983
Math Kenseth foi campeão da Nascar em 2003, se não me engano, com apenas 1 vitória em 36 provas. A regularidade foi o diferencial para a conquista do título.
Joan Mir...campeão da MotoGP em 2020 com 01 vitória. Até hoje ele só tem uma vitória.
O Tricampeão Crafton já foi campeão sem ganhar na Truck Series, o Hemric ja foi campeão da Xfintiy vencendo apenas UMA(A corrida na final e sua primeira vitória).
@@GFBMS1997 sim... Matt crafton chegou em terceiro na decisão de Homestead, se não me engano...
@@fabiosilva2915 E em 2014 o Ryan Newman quase foi campeão sem ganhar.
Primeiro campeão sem vitórias que me vem à mente é o Oriol Serviá, na Indy Lights de 1999
Rodrigo, parabéns e muito obrigado pelo excelente trabalho no canal! Sendo um pouco mais velho, eh eh, tenho um pouco mais de lembranças da F1 do que você e lembro de coisas sem precisar consultar arquivos. A última vitória de Denny Hulme foi no GP da Argentina de 1974, corrida de estreia de Emerson na Mclaren, e não na Suécia em 73. Esta foi a penúltima. Feliz 2024 e um abraço.
Sugestão: E quem foram os maiores vencedores que nunca foram campeão?
Da para dividir em corridas totais e percentual de vitórias.
acho que Stirling Moss é o top 1, 16 vitórias
Cada um com uma história diferente na pista, mas com desfecho incrível. Keke Rosberg fez o improvável conseguindo ser campeão com uma vitória em meio a uma temporada trágica com acidentes, morte de Villeneuve e Paletti e pontuação equilibrada. Muitas coisas aconteceram com cada um deles.
SENSACIONAL. VERDADEIRA "AULA" DE F1. Abraços de BH . . . . 🤗🤗🤗!!!!!!!!!!!
Cara, que injustiça você cometeu com o Damon Hill citando ele apenas como um coadjuvante. Ele pode até ter sido colocado em segundo plano quando Jacques chegou, mas ele foi CAMPEÃO em 1996 !!!
Já curti e sou seguidor e quebrei essa pra você. Como sugestão, faz um vídeo relacionado nessa pergunta e fala dos piores campeões da Fórmula 1. Não precisa ser ranking, mas vejo que via de regra escolhem o Phil Hill e o Rosberg como primeiros.
É um absurdo um conteudo de qualidade desse ter somente 40mil seguidores no instagram!!!!
O problema é que o rapazola aí costuma falar umas bobagens quando sai do tema. Quer ser um Flávio Gomes, que é um babaca, mas tem 35 anos de experiência…
@@joaovitteu já falei isso o canal não cresce pq ele cria umas tretas desnecessárias com temas nada ver com F1
@@henriqueviola17por exemplo?
James Hunt foi talvez o piloto mais sortudo da história da F1. Ele estava na modesta equipe Hesketh, quando surgiu a oportunidade de correr pela McLaren. Naquela temporada, Emerson Fittipaldi saiu da McLaren para ir para a Copersucar. Hunt herdou o carro que Emerson usava, já acertado. Assim, ele foi campeão praticamente já pegando o trem andando, com os carros já embalados.
Muita qualidade no vídeo...
Parabéns excelente conteúdo.....
Eu era garoto em 1982, porém já ouvi dos mais velhos que acompanhavam formula 1 nessa época que aquela regra dos descartes dos 05 piores resultados na temporada foi criada para que casos como o do Rosberg não viesse mais acontecer.
Adm, faz um vídeo contando a história do rádio na F1
No futuro pode rolar o contrário... pilotos que mais venceram na Fórmula Um, mas que não tiveram título mundial ou títulos mundiais...
Aqui vai o primeiro Stirling Moss 16 vitórias e 4 vices
@@lucianopintolopes mandou muito bem.
O seu conteúdo me anima a ver F1, não deixando a chama se apagar. Parabéns
Mais um excelente vídeo, Rodrigo.
Queria te sugerir um vídeo: pilotos que fizeram algum sucesso depois da F1 em outras categorias (ou mesmo outro esportes, como por exemplo o Zanardi). Tem mais algum ou alguns além do Zanardi?
Campeão vale até sem vitórias, o que vale é somar mais pontos dentro do possível.
Sensacional, que canal maravilhoso! Sou muito grato pelo seu trabalho!
SUGESTÃO DE VÍDEO(se não tiver sido feito): Como ficariam os campeonatos antigos se as corridas fora do campeonato(citadas no vídeo inclusive) entrassem para a classificação.
Linda a Williams 82 do Rosberg... sempre fico impressionado com os carros dos anos 80 como pareciam carros de corrida e ainda assim eram lindos e não aliens de túnel de vento e "halos" como temos hoje! Top!
Regrava a história da Brawm GP o documentário da Disney já vai ser lançado, mais na minha opinião o seu video da Brawm gp e o melhor de todos o mas explicativo de todos que já vi, sem falar que e meu video favorito do seu canal
Ótimo trabalho Rodrigo seu canal é top e o vídeo da corrida maluca com os campeões foi demais lembrou minha infância
Tem como fazer um vídeo com o motor com mais vitórias na fórmula 1 depois da Ferrari
Assistindo o vídeo e vc chegou no caso de James Hunt e (Não vou saber escrever) nick lauda citando o filme Rush e era nisso que queria chegar, pra mim sem dúvida alguma é o melhor filme que já fizeram
Baita vídeo! Parabéns!
Mais um episódio show, Adm. Obrigado
A Ferrari que apareceu é a 312T5. A T4 era mais quadrada
O Keke Rosberg é o campeão mais improvável, mas o menos talentoso (não é que não fosse talentoso, apenas não era o mais de todos) foi o Damon Hill. O Jenson Button também nunca emocionou o mundo e era bem inferior ao Rubinho, mas soube tirar melhor vantagem do carro e da equipe - e isso também é parte de ser campeão.
Quando fizeram aquele filme sobre a rivalidade entre Hunt e Lauda na verdade era pra ter feito entre Senna e Prost. Más o Senna não é europeu....
Mas o Hunt era um boêmio. O Niki ressuscitou de um morte certa. Dá um filme bem interessante. É verdade que o Senna e o Prost são muito mais pilotos. Mas acho que não daria um filme tão bom.
Além do conteúdo bem trabalhado, tiro meu chapéu para as pronúncias dos nomes dos pilotos.
Keke Rosberg o mais afortunado, e mais, o fato de ter sido campeao seguramente facilitou a carreira de f1 do filho. Coisas do destino
Tá brincando né, esse canal tem um conteúdo diferenciado... Sempre quando busco informacoes a respeito é no Splash//go que encontro
Antes de 1984 as temporadas eram muito disputadas e era comum em 15 corridas ter mais de 6 vencedores. Deveria ser emocionante assistir às corridas naquele formato.
Cara, fui a sua pergunta mexeu com a minha curiosidade, fui pesquisar: de 1950 a 1984 foram 35 temporadas. A média simples de vencedores diferentes foi de 5,54 vencedores por temporada.
De 1985 a 2022 foram 38 temporadas, e a média simples de vencedores diferentes por temporada é de 5,42 vencedores.
Não tem uma diferença estatistica muito drástica. o que diminuiu drasticamente foram o numero de equipes, que passou de 5 em média para 3 em média.
Essa diferença tem a ver com menor numero de abandonos, principalmente.
Em ambos os períodos analisados, tivemos 3 temporadas com o numero mínimo de vencedores que são 3 vencedores diferentes: 1950, 1952, 1963 e 1988, 2014, 2015.
@@viniciushorbuch3976 quer dizer que houve uma tendência a hegemonia de uma ou duas equipes por temporada, diferente do período anterior a 84?
Mas você levou em conta que de 85 para cá aumentou drasticamente o número de GPs por temporada?
@@Bastardoplus na verdade estatisticamente, independente do aumento ou diminuição do numero de corridas, o argumento de que era mais competitivo até 84, não se sustenta.
Novamente, fiz a média de equipes diferentes vencendo nos 2 períodos:
4 equipes diferentes de 1950 a 1984.
3,47 equipes diferentes de 1985 a 2022.
estatisticamente é irrelevante.
como diz o nosso ADM: a melhor Formula 1 é a atual!
@@viniciushorbuch3976 Mas vc notou que nos anos 50 tinha apenas 8 ou 9 corridas por temporada? 3 pilotos vencendo cada um 3 dessas corridas é o mesmo que 5 pilotos vencendo as 15 corridas na sendo que o máximo de vitórias por temporadas por piloto raramente passava de 4. Em 1992 por exemplo, também tivemos 5 vencedores em 16 corridas, mas não foi nada equilibrado; Mansell levou 9, Senna 3, Berger 2, Schumacher 1, Patrese 1. Este é o cálculo a ser levado em consideração e não a media simples como vc faz.
O Adm mandou bem no final... podia rolar o ranking com quem mais venceu em pistas de rua...
Hill é demitido no final de 1996, e não 95, como mencionado no vídeo! No mais, parabéns pelo conteúdo!
Cena memorável do filme Rush: "Fitti fuckin' paldi. Cooper fuckin' çúcar!" 😁😁😁😁
Vídeo espetacular!
Na temporada de 1999,Eddie Irvine quase entrou nessa lista,Schumacher seu companheiro de equipe se acidentou e ele nas últimas etapas estava atrás de Mikka Hakkinen que faturou o bicampeonato com uma campanha mais consistente.Detalhe ele conseguiu quatro vitórias naquela temporada,as únicas de sua carreira e no ano seguinte foi pelotar a carroça da Jaguar
Ganhar mais da metade das provas e ser campeão é fácil: o difícil é quase zerar que nem o Keke Rosberg!
Villeneuve rendeu menos do que se esperava...um dos campeões menos lembrados da história.
Baita video, parabéns. Quando foi a decima vitoria do Hunt? 1 com a Hesket, 6 no ano do titulo e mais duas posteriormente dá 9.
James Hunt era um talento puro, mas curtia “mto” a vida.
Se fosse um cara focado como Lauda ( penso q talvez o 1º piloto ultra-profissional da F1), teria mais títulos e ou vitórias.
Caramba, eu nem sabia que a Williams tinha tentando levar o Schumacher para a equipe.
Me interessei pela informação, e vou pesquisar mais a respeito.
Valeu ADM
Surtees brigou com Enzo Ferrari em 66 sendo vice pela Cooper as corridas fora campeonato aconteceram pelo menos até 1980 inclusive com vitórias de brasileiros e Piquet também venceu em 82
Hulme ainda venceu uma corrida na Argentina em 74 na estreia de Fittipaldi na McLaren. Confere?
Sim, correto. Carlos Reutemann liderou a corrida inteira com seu Brabham, quebrou e Hulme herdou a posição, vencendo a sua última prova. Texaco-Marlboro McLaren-Ford M23. Bons tempos.
Não considero James Hunt um campeão fraco, ele foi o único que Niki Lauda admirou e temeu nos anos 70. Isso não é poica coisa porque o inglês era muito talentoso. O X da questão é que Hunt queria apenas ser campeão para aproveitar a vida e não tinha a obsessão de Lauda para ser o maior de todos os tempos.
No caso do Jacques Villeneuve eu acho o cabadense um campeão fraco. Seu pai merecia muito mais um título mundial. A Williams FW 17 era um canhão e depois de 1997 praticamente sumiu do mapa.
Keke Rosbeeg e Jason Button foram grandes oportunistas e aproveitaram a única chance que tiveram para serem campeões.
Não existe o pior campeão, campeão é campeão
Nis anos 50e 60 tinha poucas etapas por isso que nessa lista aparecem muitos pilotos campeões com poucas vitorias
As referências de Seinfeld são a cereja do bolo, baita video!!!❤
Correções: a última vitória de Denny Hulme foi em 1974 na Argentina (eu lembro, eu vi). E John Surtees deixou a Ferrari no meio da temporada de 1966, largando a "bomba" horrorosa daquele ano e mudando para a Cooper.
Rodrigo, bom dia, como fica a classificação final de uma corrida na seguinte hipótese: na última volta tem-se o primeiro colocado e o segundo colocado na mesma volta e o terceiro colocado uma volta atrás do primeiro e do segundo, na metade da última volta o carro do segundo colocado quebra, o primeiro colocado cruza a linha de chegada e ganha a corrida, o terceiro colocado desconta a volta em cima do segundo colocado (mas ainda não assume a segunda colocação porque estava uma volta atrás) e cruza a linha de chegada e encerra a corrida com uma volta a menos porque estava uma volta atrás do primeiro. O segundo colocado não tem a menor possibilidade de cruzar a linha de chegada e tem de abandonar o carro (e depois rebocado com a ajuda de um caminhão para o box), ou seja, não cruza a linha de chegada por conta própria. Como fica a classificação final? Se além de detalhar essa classificação puder trazer outras variações desse tipo de acontecimento, por exemplo se for quebra de motor é uma coisa, falta de gasolina é outra coisa, batida do piloto é outra história, e se já aconteceu alguma vez essa situação.
Contaram uma piada e só o Damon Hill....
Esse vídeo me matou uma curiosidade e despertou outra: quais foram as temporadas com mais pilotos diferentes vencendo corridas?
ADM, você podia fazer um vídeo com os pilotos com mais vitórias e que não foram campeões. Ficaria supimpa de bueno!
Vitórias ou mesmo títulos não significa incompetência do piloto, dada as inumeras variáveis . Um ótimo François Cevert rápido, consistente e muito batalhador mas com uma vitória e seis 2° lugates para o 1° piloto Stewart. Em sua curta carreira de 3 temporadas, até o acidente fatal.
Tem que ver também o número de corridas era bem menor. Tinha ano que eram menos de 10 corridas, hoje são 25.
Lembro do primeiro título do Vettel. Se não me falha a memória, ele venceu somente a última corrida. Mas nos anos seguintes arregaçou todo mundo.
Fiz uma rápida pesquisa aqui, e no primeiro título de Vettel, em 2010, ele venceu 5 corridas. Em ordem: GP da Malásia, GP da Europa, GP do Japão, GP do Brasil, e GP de Abu Dhabi.
Seria interessante um vídeo com os pilotos que tem um número considerável de vitórias vs corridas e nunca foram campeões.
Provavelmente não estariam no topo pela matemática mas Sterling Moss e Felipe Massa são do clube dos talentosos azarados...
Dirigiram muito mas nunca tiveram título...
Aliás a temporada de 82 podemos dizer que Rosberg foi campeão por ... sobreviver.... (pois se não fosse a morte de Giles, o acidente de Pieroni, as várias "Pancas fortes do ano" é o trauma do Prost com chuva...que o mesmo confessou que foi causado por ver o acidente do Pieroni; confessado anos após o fim de carreira...; a temporada seria uma briga de ferraris).
Aliás a defesa do titulo do Rindt pelo Emerson é outro capitulo interessante....
Hey, visse nos rolês em Ímola algum Marlborão do Senna??
Todos feras. Abs
Muito bom este conteúdo, ainda mais que mostrou que escolha ruim fez o Emerson, ao sair da McLaren
O Emerson poderia ser tricampeão ou mais .
6:13 Esse é provavelmente o carro mais feio que eu já vi na vida.
Isso tudo eu senti na pele. Tantas noites sem dormir torce. Mas parabéns pelo vídeo.
Vendo essas lindas pinturas da Lotus bem que o ADM podia fazer um vídeo com os carros com layout mais bonitos e mais feios a serem campeões...
Taí um tema para o Pequenas Grandes Histórias, "Por que o grande prêmio da Suíça foi realizado na França?" 🤔
Suíça, e não Suécia. Depois da tragédia de Le Mans em 59, competições de esportes a motor foram banidas na Suíça.
@@silasarthas corrigido! 😉
Valeu!
Tim Randolf, digo, Phill Hill, talvez o campeão mundial menos lembrado da história da F-1.
Nenhum parentesco com Graham Hill.
Esqueceram de mim. 😫
7:18 o carro de bombeiros é um porsche 911 😂😂😂
PERGUNTA: As vestimentas dos pilotos antigamente, eram na forma mais simples de se dizer, o que tinham. Então, quando começou a ser usado o macacão que conhecemos hj e suas principais atualizações, incluindo proteção antichamas?
José Carlos Pace correu pela equipe Surtees!!! Abraços
Por algum motivo esses campeões com apenas 1 título são bem exóticos, geralmente aconteceu alguma coisa no campeonato e deram sorte
Mas será o benedito que nem mesmo numa lista tão "lado b" como esta a gente acha espaço pra incluir o Alan Jones?? 😅😅😅😅
1997, último título sujo da F1 (outros foram 1980 e 1990).
Basta ver para onde apontavam as rodas da Williams ao entrar na curva para empurrar a Ferrari para fora. Jacques, o vilão novo.
90 só foi sujo pelo o que aconteceu em 89
@@darijunior8484Que foi a mesma coisa: um ABALROAMENTO DO CARRO QUE VINHA POR DETRÁS. Título de 1989 foi decidido, quando Mansell abalroou Senna em Estoril.
Excelente, como de costume. Mas, na listagem dos vencedores de 82, não ficou faltando a vitória de Patrese em Mônaco?
18:05 O SOLDIER DO TEAM FORTRESS 2 HAUAHAUAHUAHAUAHUAHAUAHAUAHAUA
Sem contar que a vitoria do Keke realmente quase não aconteceu pq a fia ia dar a bandeirada de chegada antes do final quando o prost ainda era o lider, com direito a briga e tudo mais
Você é muito bom !
Aceite por favor uma crítica construtiva: a última vitória do Denny Hulme foi em 1974, no GP da Argentina, e não na Suécia em1973, como foi falado. E John Surtes não rompeu com a Ferrari para ir para a Honda em 1967, como constou. Na realidade, ele rompeu com a Ferrari em plena temporada de 1966. Venceu a primeira corrida (SPA) pilotando ainda pela Ferrari e, por ter sido preterido para representar a equipe de Maranello nas 24 Horas de Le Mans daquele ano, brigou com Enzo Ferrari (fofoca aceita pela história) e foi para a equipe Cooper-Maserati, vencendo o GP do México. Depois, sim, na temporada seguinte estaria na Honda e venceu o GP da Itália, com nova curiosidade: o chassi daquele carro havia sido fabricado pela Lola, eis que o chassi Honda era muito rígido e pouco competitivo, apesar do forte motor. O carro foi chamado de Hondola, por causa disso. Grato pelo vídeo, segue como colaboração.
Na verdade vc filmou a 312T5,que foi um fiasco em 1980. Em 1970 Jochen disputou os primeiros gps com a 49b(incluso a vitoria em Mônaco)
Certamente não existe nenhum piloto que tenha chegado à F1, que seja mau piloto. Obviamente, há os mais talentosos e os menos talentosos e, quando falamos de campeões, essa diferença diminui ainda mais. Feita está ressalva, dos campeões, considero Jacques Villeneuve o campeão menos completo da F1. Ele foi provavelmente o piloto que mais treinou em um carro de F1 antes da estréia. A comunidade do automobilismo e a Williams em especial, tiveram uma incrível boa vontade com Jacques concedendo ao canadense uma extensa bateria de treinos que provavelmente não foi oferecido a nenhum outro piloto novato.
Jacques, o vilão novo, nunca mais venceu uma prova na F1. Ídolo de haters.
Só corrigi um detalhes que de pilotos americanos temos que incluir manuel fangeo Senna picket pois o pessoal tem que aprender a diferenciar um americano que somos todos nós e de um yankee ou estado unidense
Não sei se já foi feito no canal um episódio de pilotos com MAIS vitórias na Fórmula 1 SEM títulos.
Seria uma boa pedida se não tiver.
As corridas extra campeonato de antigamente eram tipo as Sprint de hoje em dia ...
Fala sobre Yannick Dalmas, o piloto que chegou na zona de pontos, mas nunca pontuou na F1
Pra mim o Villeneuve mereceu o campeonato com todo mérito, as vezes pisou na bola, mas mereceu muito mais do que o Hunt
Rodrigo, a última vitória de Denni Hulme. foi em 1974 na Argentina com p Mclaren M 23.
Que tal um vídeo com melhores vices? Será que o Rubinho e Massa aparecem?
Tem muitos episódios que foram apagados. ADM por favor relança ou regrava eles. Nunca te pedi nada...
Pergunta ❓
Aquela situação relatando no filme sobre o carro q foi mexido e deixando ele ruim e real??
Não acho q tem algum campeão ruim...acho q todos tem seu mérito...mais o Sir Moss merecia um título...como Mansell tbm merecia ser BI..e Alonso merecia alguma coisa a mais tbm...mais na fórmula 1..não existe a palavra.. merecia mais..