Parabéns pelo seu vídeo;resgata memórias afetivas belas. Obs.Não só em S.Francisco ainda há transporte com bondes nos Estados Unidos,em Nova Orleans também,inclusive com o mesmo tipo de bonde Camarão que foi utilizado na cidade de S.Paulo pela saudosa CMTC.
Eu Roberto Cunha bairro JD Sta Terezinha cidade Taboao da Serra uf SP minha mãe Benedita também lavadeira em casa 🏠 buscava roupas da Pensão de Sra Hercilia na rua Teodoro Sampaio perto hospital 🏥 das clínicas O Bonde 🚊 fazia final em largo do bairro Pinheiros em frente à Igreja ⛪ Sra Monte Serrat Eu menino 👦 ajudava minha mãe com pequena trouxa de roupas Depois da entrega ganhava Pastel e garanta de cana Como disse antes na música 🎶 do saudoso Atufo Alves Meus tempos de criança Que saudade da professora que me ensinou o B a B
A destruição dos bondes elétricos, assim como as ferrovias, são a consequência nefasta de "autoridades$" comprometida$ com a poluidora indú$tria automotiva. Pensavam os malditos, dane-se a história, lucro acima de tudo!😢😔
Faltou sim , falar que foi na gestao do gêneural aldevio barbosa que essé assassinato dos bondes foi concluído, falo com cOnde cimento de causa , pois nesse período eum trabalhava na autarquia e tudo em prol da MBB.
Infelizmente não foi só em Santos. A troca de um meio de transporte barato (toda a infraestrutura já instalada) por frotas de ônibus à Diesel ocorreu em todo Brasil. Até uma linha turística que existiu em Santos foi colocada fora de circulação.
Bonde 2 ia para São Vicente, Bonde 5 ia para o Macuco, Bonde 3 ia para o José Menino, Bonde 37 ia para o Marapé, Bonde 4 ia para a Ponta da Praia e Bonde 17 ia para o Campo Grande. Se não me falha a memória, eram só esses que existiam
@@vicentelacerda6505 Caro Senhor Lacerda,permita-me uma correção,mas foi no Governo Juscelino que houve um amplo programa de Governo com o aumento de verbas públicas priorizando a construção e manutenção de estradas e também grande incentivo para a implantação da Indústria automobilística.Os Governos pós 64 continuaram com o processo e COMETERAM a desativação de muitos kilômetros de linhas ferroviarias federais. O processo de desmonte ferroviário também foi seguido pelo Estado de S.Paulo, com a desativação de muitos kilômetros ferroviários das tradicionais Cia Paulista,Sorocabana e Mojiana. A omissão também foi para o transporte por bondes,não houve nenhum projeto decente para que o querido bonde pudesse conviver com o trânsito e prestar bons serviços à população Para finalizar,é oportuno lembrar que o Sr.Juscelino queria porque queria mudar a Capital para Brasília, e segundo economistas e pesquisadores,o então Presidente com a construção da nova capital,foi o criador da moderna inflação brasileira que vira e mexe nos assombra,como atualmente,novembro de 2021.
Parabéns ao canal, pela postagem dessa rica parcela da história do transporte sobre trilhos!
Preservar a memória, é ter uma história...
Parabéns pela postagem dessa RELIQUIA de imagens!
amo videos de trem pontes etuneis, meu pai era ferroviario, sinto saudade daquela epoca.
Éramos felizes e não sabíamos. Bons tempos.
Simplesmente lindo e tocante. Fez-me voltar a um passado no qual eu não vivi, mas mesmo assim, senti saudade.
super bem vestidos parabens
Bonde 17 seguia pela Av Bernardino de Campos (Campo Grande). Lembro bem.
santos seria uma cidade ótima para os bondes
Havia o bonde 13, Ponta da Praia/São Vicente
Parabéns pelo seu vídeo;resgata memórias afetivas belas.
Obs.Não só em S.Francisco ainda há transporte com bondes nos Estados Unidos,em Nova Orleans também,inclusive com o mesmo tipo de bonde Camarão que foi utilizado na cidade de S.Paulo pela saudosa CMTC.
Eu Roberto Cunha bairro JD Sta Terezinha cidade Taboao da Serra uf SP minha mãe Benedita também lavadeira em casa 🏠 buscava roupas da
Pensão de Sra Hercilia na rua Teodoro Sampaio perto hospital 🏥 das clínicas
O Bonde 🚊 fazia final em largo do bairro Pinheiros em frente à Igreja ⛪ Sra
Monte Serrat
Eu menino 👦 ajudava minha mãe com pequena trouxa de roupas
Depois da entrega ganhava
Pastel e garanta de cana
Como disse antes na música 🎶 do saudoso Atufo Alves
Meus tempos de criança
Que saudade da professora que me ensinou o B a B
Depois da entrega de roupas ganhava Garapa de cana e.Pastel
A destruição dos bondes elétricos, assim como as ferrovias, são a consequência nefasta de "autoridades$" comprometida$ com a poluidora indú$tria automotiva.
Pensavam os malditos, dane-se a história, lucro acima de tudo!😢😔
Destruíram assim como em SP capital, se tivessem mantido seriam turísticos hoje em dia, assim como fizeram em países na Europa.
Faltou sim , falar que foi na gestao do gêneural aldevio barbosa que essé assassinato dos bondes foi concluído, falo com cOnde cimento de causa , pois nesse período eum trabalhava na autarquia e tudo em prol da MBB.
Infelizmente não foi só em Santos. A troca de um meio de transporte barato (toda a infraestrutura já instalada) por frotas de ônibus à Diesel ocorreu em todo Brasil. Até uma linha turística que existiu em Santos foi colocada fora de circulação.
Bonde Camarão era geralmente o Bonde 4 que ia para a Ponta da Praia
Bonde 2 ia para São Vicente, Bonde 5 ia para o Macuco, Bonde 3 ia para o José Menino, Bonde 37 ia para o Marapé, Bonde 4 ia para a Ponta da Praia e Bonde 17 ia para o Campo Grande. Se não me falha a memória, eram só esses que existiam
Ah e tinha o Bonde 1 que ia para São Vicente via Matadouro e o Bonde 2 também ia para São Vicente, via Praia
Maravilha.
oi Joséeduardon, vi o seu vídeo e gostei muito. Onde vc encontrou esse filme? No MIS de Santos?
Recebi de um amigo e decidi publicar para manter a referência .
È MUITO LINDO ,MAS TAMBEM É MUITO TRISTE EM SABER QUE OS NOSSOS GOVERNANTES PREFEREM DESTRUIR DO QUE PRESERVAR !!!!
Na entrada do vídeo, uma amostra da falta de investimentos em transporte público. É o Brasil que não se emenda desde tempos imemoriais.
Não vejo como falta de investimentos, foi proposital mesmo. Apartir de 1964 os recursos foram destinados a indústria automobilística e estradas
@@vicentelacerda6505 Caro Senhor Lacerda,permita-me uma correção,mas foi no Governo Juscelino que houve um amplo programa de Governo com o aumento de verbas públicas priorizando a construção e manutenção de estradas e também grande incentivo para a implantação da Indústria automobilística.Os Governos pós 64 continuaram com o processo e COMETERAM a desativação de muitos kilômetros de linhas ferroviarias federais.
O processo de desmonte ferroviário também foi seguido pelo Estado de S.Paulo,
com a desativação de muitos kilômetros ferroviários das tradicionais Cia Paulista,Sorocabana e Mojiana.
A omissão também foi para o transporte por bondes,não houve nenhum projeto decente para que o querido bonde pudesse conviver com o trânsito e prestar bons serviços à população
Para finalizar,é oportuno lembrar que o Sr.Juscelino queria porque queria mudar a Capital para Brasília, e segundo economistas e pesquisadores,o então Presidente com a construção da nova capital,foi o criador da moderna inflação brasileira que vira e mexe nos assombra,como atualmente,novembro de 2021.