🛑Assista outros vídeos sobre a Força Aérea: ▪C-390 Millennium: Holanda e Áustria fecham mega contrato com a EMBRAER - th-cam.com/video/A3CLlyIuH5w/w-d-xo.html ▪Portugal escolhe Brasil: O negócio que está agitando a OTAN - th-cam.com/video/u26inV1QLCY/w-d-xo.html ▪Brasil Adquire 12 Black Hawks por 4 Bilhões de Dólares - th-cam.com/video/9FT1h3-x-pY/w-d-xo.html
Para mim, é a melhor escolha! Agrega tecnologias super avançadas! Compatíveis com o Gripen, inclusive tendo o mesmo painel, já a fabricante é a mesma! Mesmas capacidades de armamentos , fazendo a transição, como treinador, para o Gripen muito mais rápido! E como caça de ataque ao solo, extremamente eficaz! Já vem com sistemas de conexão, próprio para trabalhar com o Link -BR2! E com custo de hora de voo muito atrativo! Com a tradição de negócios com a Itália, facilitaria a produção destes caças aqui, com transferência de tecnologia! Espero que seja este!👍🏻 Ótimo vídeo descritivo!
Esse caça lembra o Yak-130 russo. Parece ser uma ótima opção, muito melhor do que comprar dos Estados Unidos ou da Índia. Lembrando que os EUA, nunca vende nada, sem algumas restrições; por exemplo: Eles nunca te fornecem o código fonte, para que você possa armar o seu avião; isso te força e te obriga à comprar os mísseis deles.Ou seja, sempre ficará dependente da Tecnologia deles e à preços exorbitantes
Eu acho esse caça excelente, justamente por ter um motor duplo diferente do Gripen E. Tem uma relação de subida sem precisar de pós combustão economizando, mantendo uma autonomia boa. Essa versão Block 20 já vai receber o display da AEL Sistemas, que será de série. Aqui no Brasil pode receber o Link BR2 e o capacete do piloto do Gripen E. Ambos feitos pela AEL Sistemas. Agora o que o país mais precisa é a independência de sistemas eletrônicos. Pelo menos agora temos o Link BR2, os rádios de comunicação, o sistema de disparos Gêneses da Imbel, o computador criptografado da Kryptus. Falta muito, mais já é alguma coisa.
O país como o Brasil, com dimensões continentais, tem que se preocupar é em possuir aeronaves que tenham superioridade aérea. O F-15EX Eagle II ou F-18 Super Honet são os que seriam ideais para atualização da nossa força aérea. Temos que pensar como gigantes geopolíticos. E não como uma nação nanopolítica.
Aermacchi M-346 Master Fabricado desde 2016,pela Leonardo-Finmeccanica, uma empresa multinacional italiana especializada em aeroespacial, defesa e segurança. *Características gerais* Tripulação: 2 (instrutor e aluno). Comprimento: 11,5 m Envergadura: 9,7 m Altura: 5m Área da asa: 23,5 m² Peso vazio: 4.610 kg Peso carregado: 6.700 kg Peso máximo de decolagem: 9.500 kg Motor: 2 × turbojatos Honeywell/ITEC F124. Impulso normal: 27,8 kN (2.835 kgf; 6.250 lbf) de empuxo cada. *Desempenho* Velocidade máx. em operação (Vno): 1.066 km/h (662 MPH) Mach 0,870 Alcance: 1.890 km (1.021 milhas náuticas; 1.174 milhas) Teto de voo: 13.715 m (44.997 pés) Taxa de subida: 20.000 pés/min 6.098 m/min Impulso/peso: 4,1 N/kg
O mais interessante dessa oferta é que estão oferecendo o cockpit brasileiro usado no Gripen, na minha opinião é a melhor escolha para substituir o A-1, talvez em uma quantidade de 14 a 24 unidades afim de complementar os 50 Gripens!
Como treinador e caça de ataque leve pra apoiar Os f39, será muito bem vindos .Se for com um preço acessível, acrescentará muito pra nossas forças armadas,tanto para Fab como para marinha com caças navais.
@@averdadeestalafora.2578 A Suecia tem cumprido a parte dela (entrega das aeronaves) na medida que o Brasil cumpre as dele ( pagar as prestações do contrato)
Esse Leonardo M-346 Block 20 é bimotor, enquanto o Hurjet é monomotor e tem projeto de engenheiros aeronáuticos da AKAER, empresa brasileira. É menos mau na hora de fazer a manutenção que haja menos motores porque quando chegam os intervalos de manutenção geral a conta com os motores cai pela metade e há grande semelhança entre o GE F-414G do GRIEPEN E/F e do F-18 Super Hornet e o GE F-404 do GRIPEN A/B, C/D, F-18 Hornet, Kai T-50 e o caça indiano.
Boa tarde, muito excelente o seu vídeo, o M346 FA tem muitas qualidades, porém no meu ponto de vista e pra melhor transferência de Know-how seria melhor ampliar a parceria com a Turquia e adquirir o HÜRJET que possue Tecnologias da Akaer.e possui motor F 404 GE facilitando a manutenção. 🇧🇷
Só uma coisa não foi explicada no video. Se o próprio Min, da Defesa afirmou categoricamente, que o Brasil só pode pensar em 2o lote de GRIPEN quando começar a pagar o 1o lote, como ele pode pensar em adquirir novos caças sem verba até para pagar os atuais vetores???????
Porque congressistas é o alto comando das FFAA não insistem em criar um plano de financiamento da indústria militar que coloque o país independente do estrangeiro em grande parte do material militar?
PORQUE HAVEREMOS DE DEPENDER SEMPRE DA BOA VONTADE E DAS CONDICOES IMPOSTAS POR ESTRANGEIROS PARA NOS VENDER ARMAMENTOS MUITOS CRUCIAIS P. AS NOSSAS FFAA ?
Seria uma ótima escolha, mas com todo esse contingênciamento de verbas, melhor focar na aquisição do segundo lote de gripen, mas acho que não vai acontecer nenhum dos dois 😂
Vejam o que diz a reportagem da Revista Asas: "A Polônia já conta com os treinadores italianos M346, mas está insatisfeita com os resultados. “Os M346 têm um disponibilidade muito baixa. Por isso decidimos comprar os FA-50”, revelou."
Estou achando que a FAB está perdida, sem saber o que fazer. Parece que está atirando para todo lado. Tipo aquelas pessoas que se separam e vai atrás de todo mundo?! Assim está a FAB. Meu conselho, foca nos Gripens! Segundo conselho, contrata a Embraer para produzir o próximo caça de sexta geração.
O amx teve transferência de tecnologia, a embraer fez ate o projeto. Se tivéssemos feito o caça naquele tempo, juntando com a excelência da engenharia da embraer teríamos uns dos melhores caça de ataque do mundo.
Já temos a Embraer com experiência de quem criou o ótimo AMX. e agora com novas tecnologias adquiridas com a transferência de dos suecos a Embraer precisa criar um novo caça totalmente nacional e o Brasil ficar dependendo de fornecedores externos parar de
1) a EMBRAER não criou o AMX. Apenas se jutou à Alenia e à Aermachi para o desenvolvimento; 2) apesar de indiscutivelmente a EMBRAER ter toda a capacidade para desenvolver um caça bombardeiro/ treinador subsônico, para fazê-lo precisaria de dois fatores: TEMPO (pelo menos 10 anos, sendo que os A1 aposentam ano que vem) e RETORNO DO INVESTIMENTO (aí teria dencompetir em um nicho de mercado contra o M346, o Yak130, o FA50, o Hürjet, o K8, etc). Ou seja...esquece.
Bom temos que ver e supersônico e de quantos armazenamento pode carregar ver se ele e flexível no ar de boa manobra. Pois o Brasil não que só pra treina mas pra combate.
Para fazer uma boa analise é necessário saber o custo da aeronave , velocidade , autonomia , performance . Mas pelo design dele , acredito não ser muito veloz e bom em manobras , mas pode ser apenas impressão . Não acredito ser uma boa opção , porque não podemos chamar de caça , perto dos avioes que existem atualmente , ele é muito simples.
O M346 block 20 é um Treinador/ caça bombardeiro leve. Um avião na categoria do A1, só que infinitamente mais avançado que o A1M é até ao FA50. É uma ótima plataforma para.substituir os A1 e ao mesmo tempo complementar os Gripen
Aeronave fantástica o M-346 de fato porém um dos principais concorrentes dele, o FA-50 sul-coreano, na minha humilde opinião é uma opção melhor pra FAB e MB por ter uma capacidade de combate superior ao jato italiano, além do melhor custo-benefício e logística. Não sou especialista nem nada, apenas um curioso amante de aviação. Obrigado.
O FA50 pode ser melhor que o M346. Mas não é melhor que o M346 block 20, que além de tecnologia mais avançada ainda tem o bônus da vantagem estratégica. Os Italianos com certeza permitiriam (a exemplo do Xavante) a produção e manutenção no Brasil. Isso, eu duvido que os Coreanos permitissem.
Acho que o dinheiro a ser gasto em um novo treinador, por mais que seja "avançado", deveria ser focado na aquisição de mais Gripens ou mesmo para aquisição de helicópteros de ataque. Para esta função (de treinador), já temos o Super Tucano - que apesar de não ser turbojato, atende bem, visto que seus aviônicos e armamentos são modernos - tão modernos quanto de muitos caças atuais. Um novo treinador, só se fosse 100% nacional.
Si si però muy malo el gripen porquè no es 100%nacional,porque todo tiene que ser 100%nacional y si no es 100% nacional no es bueno,Tu eres 100%nacional??? No Bueno porquè no eres 100%nacional no es 100%nacional malo,todo tiene que ser 100%nacional como te llamas tu??? Yo me llamo 100%nacional !!! Saludos al 100% nacional!!!
Quando vc tem empresas altamente qualificadas no setor, transferência de tecnologia é primordial. Começar um do zero é caro e leva tempo. Os F39 já estão chegando e os tucanos, não entregam a capacidade para pilotos recém formados, se qualificar em para o F39. A FAB já tinha planos a respeito. E tinha tempo. Quem está voando os F39, são pilotos veteranos, habituados ao F35. Mas mais a frente serão desativados. É aí que vai precisar de um avião para fazer a formação dos pilotos recém formados. Essa transição é necessária e será mais barata com a aquisição de um caça para essa finalidade. A tradição de parceria com a Itália certamente vai pesar na decisão. Vale lembrar que é um caça padrão NATO. Além da Itália ser mais frexivel em transferência de tecnologia.Se os políticos não fazerem besteira, e acatarem a decisão técnica da FAB, sairemos ganhando. Parabéns à FAB, competente como sempre
Sendo adquirido pela FAB, muito provavelmente seria produzido sob licença, ainda mais com a possibilidade de aquisição de um número em torno das cinquenta aeronaves (o necessário para reequipamento os 3 Esquadrões que usavam o A1)
@@waltersergio2996 para o Brasil seria furada. 1) Os coreanos nunca iriam permitir algo além de compra e prateleira e manutenção feita por eles; 2) Não teriamos acesso aos códigos fonte, portanto esquece definitivamentea a integração de outros armamentos, fora do pacote: 3) Estaríamos mais sujeitos ao embargo de terceiros. O FA50 tem dedo da Locheed Martin; 4) O custo de manutenção e operação é maior; 5) o M346 block 20 será mais avançado que o FA50, inclusive com uso de componentes de fabricação Brasileira (WAD) e portanto manutenido aqui.
Como treinador e , digamos, auxílio aos Grippens em situações menos graves , atenderia bem; todavia, não elimina a necessidade de mais caças de superioridade aérea, talvez um lote de mais Grippens- no mínimo mais 40- ou outros como o Rafalle ou os F16 mais modernos.
Esse é um $ desperdiçado numa compra sem sentido do que seria um investimento dedicado à indústria brasileira em um projeto avançado de 5° geração e vai por aí!
Não consigo entender, fizemos com a Itália o AMX, com transferência de débito tecnologia,hoje não conseguimos fazer um treinador avançado, graças a nós eles tem esse treinador
Esse Novo Caça é o Italiano ou não e muito parecido a Itália está disposto a vender é melhor o Brasil comprar o Caça Italiano ou Troca o Urânio pelo Caca Rafaele que muito caro para repor sua transferência tecnologica e pesas
A pergunta que acredito que todos gostariam de fazer é, será que a nossa Embraer que faz jatos de passageiros um dos mais vendidos no mundo, de um avião de transporte de cargas e tropas, atualmente será incapaz de fazer um caça superior aos existentes? Talvez melhor que essas ofertas feitas de naves usadas e ultrapassadas e sem tecnologia atual?
Não há tempo para isso. Os A1 vão ser desativados ano que vem. A Embraer precisaria de pelo menos 10 anos para desenvolver e produzir um substituto (vide os projetos do ALX/ A29 e do KC390)
@@silviocisotti5790 não dá. Copiar um projeto não é somente botar na máquina de xerox e sai pronto. Primeiro: a cópia tem de ser licenciada (caso contrário vc faz umas boas porcarias que nem os caças chineses clones dos Sukhoi e ainda pode responder internacionalmente). Segundo: Vc tem de montar a linha de produção, treinar pessoal especializado, organizar as plantas, estabelecer a linha de fornecedores.... Na melhor das hipóteses, SE tiver apoio do dono do projeto 1 a 2 anos para começar a produção e ainda terá de depois "licenciar" (no caso de ser um clone). E aí??? O melhor, seria negociar com os Italianos, estabelecer uma linha de montagem licenciada na EMBRAER (Transferência de Tecnologia) e comprar os iniciais direto da Itália, a exemplo do que fizemos com o Gripen. Não seria tão inviável, pois para dotar os Esquadrões que operam/ operaram o A1 seriam pelo menos uns cinquenta aparelhos
@@silviocisotti5790 uma coisa é vc produzir uma aeronave em série a partir de engenharia reversa. Outracoisa é você estudar uma aeronave potencialmente inimiga, através da engenharia reversa
A melhor opção seria é o FA - 50, da Corea Do Sul, que inclusive, passará por atualizações, com intuito de aumentar o poder de ataque e autonomia de voo, além de ser Supersônico, bom custo benefício, excelente caça, que poderá não só, dar suporte aos F - 39 Gripen, como também substituir os caças A - 4 da Marinha, podendo atuar, a partir de bases Navais. Vindo com um pacote de transferência aceitável para os padrões da nossa Força Aérea. O Brasil mudaria de patamar, no contexto bélico, e com uma atualização do A- 29 Super Tucano, passando este para o padrão OTAM, nossa força aérea, passaria a ser uma das melhores do mundo, contudo, teríamos que adquirir um segundo lote dos Gripens com pelo menos 30 aeronaves, e fazer aquisição, entre 48 a 60 caças leve de combate, para complementar.
Porque que o Brasil não menciona o Hurjet , produzido na Turquia com a parceria da Akaer e já está pronto.O jato também é moderno, de treinamento e supersônico. Além disso, tem tecnologia nacional e pode ser produzido aqui. Por que essas escolhas obvias? Todos vêem o lobby!
Porquè el Hurjet no existe,si es anos que es supuestamente en desarollo una razon hay...y tu con cual criterio hablas que es un buen avion..si ni existe,segun que??? segun tu fantasia....pensa que una aviacion elige un avion a caso??? con tu gusto o con tu simpatia???.... pooor faaavvooorr!!!
O Hürjet ainda é só um protótipo. Não está em produção seriada. Além disso, teríamos melhor parceria com os Italianos (como sempre foi) do que com os turcos.
@@trotamarmorata2673Amigo, não é minha fantasia, é uma realidade; eu sei que é um protótipo e já voou, e até a homologação, são várias etapas.O jato italiano é excelente,o americano da Boeing / Saab também ,mas a nossa realidade no Brasil quanto a recursos, são muito pequenas ,e essa é a realidade pela minha escolha do Hürjet ; embora as outras opções também sejam muito boas e não são escolhas atoa, mas sabemos que realmente existe uma pressão dos fabricantes. Agora,sendo bom pra o Brasil, qualquer um que seja bem vindo.Forte abraço!
O caça leve multifuncional sul coreano é bem mais interessante , mas o caça leve multifuncional feito pela Turquia e Akaer é mais interessante ainda , mas a Embraer tem projeto melhor que isso aí , acho que a Embraer e a Akaer podem fazer juntas um novo projeto com a bagagem de conhecimento que as duas empresas tem. A Embraer tem um excelente projeto de um caça multifuncional e a Akaer tem experiência com caça leve multifuncional feito com a Turquia . É só fazer a troca de conhecimento e fazer o caça . E o dinheiro fica no Brasil .
@@edfranco3934 ele é um Treinador, mas também tem uma versão que além de treinador é caça Bomvardeiro. É da categoria do A1, só que muito mais avançado
Pegar um avião de treinamento adaptado para combate prq um bando de decisores da aeronáutica gastam com pensão de oficiais q se aposentam com cerca de 50 anos e mantém aposentadoria até na média de um brasileiro bem alimentado e bem tratado em torno de 75, 80, 85... anos, além de aposentadoria mantida para filhas q não casam, é uma vergonha gigante! Militares oficiais são péssimos gestores da coisa publica e se fossem bons estaríamos comprando caças de última geração, e não muletas!
nós civis temos opiniões vagas e limitadas com os videos disponíveis sobre as aeronaves, mas o bom senso e cognição fica perceptível que a decisão estará entre o M-346 e o FA-50, porem se tratando de "robustez" nos modelos lifth o FA-50 é superior e é supersônico, sem contar que o Peru saiu na frente fazendo parceria com a KAI, e Peru tem interesse no C-390 e futuramente possivelmente num lote de GRIPEN, oportunidade para o Brasil fazer uma barganha e amarrar uma possível negociação. nesse link tem um comparativo FA-50 x M-346 th-cam.com/video/A6Faf73Urj8/w-d-xo.html
Deus nos livre. O FA 50 É MUITO MELHOR. É muito mais conveniente ter parceria nas três Armas com a Coreia. Da Itália deveríamos comprar os navios Garibaldi e as duas Fremm + os Harriers,Amx e + Centauro 2 para o EB e os FN. Ws //analista militar Ordem do Templo
Má aquisição, tem componentes americano ficando vulnerável a sanções ou restrições, como querem fazer com o Gripen Brasileiro. Melhor seria a aquisição do irmão do M346 o avião L15 Chinês o qual aceita que o mesmo seja fabricado no Brasil.
Brasil deveria ir de KAI T50 com modificações a nosso gosto e transferencia de tecnologia. inclusive os coreanos queriam construir uma fabrica no DF mas os mente pequena e cagões deixaram a oportunidade passar....
PORQUE A MARINHA NÃO APOIA A AKAER NO DESENVOLVIMENTO DA AERONAVE caça turco Hurjet, produzido pela Turkish Aerospace Industries (TAI) ACHO QUE SERIA BEM MAIS INTERESSANTE QUE ESSE LEONARDO ALÉM DE PODER DESENVOLVER E EVOLUIR O PROJETO?????🤔🤔🤔🤔🤔🤔ESTAVA OLHANDO E ESSA TURKISH AEROSPACE TEM PROJETOS MUITO INTERESSANTES E QUE PODEM SER MUITO ÚTEIS AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS....
Claro tiene la possibilidad de tener el M346 que es el mejor y mas adelantado entrenador al mundo....y el quiere un avion que luego un monton de anos de desarollo no existe ni se sabe que es.... porquè eres un GGEEENIOOOOOO !!!
Tenho algumas críticas a esse vídeo, primeiro propaganda logo de cara,(ja da vontade de sair do vídeo)segunda, faltou falar a procedência dessa aeronave e detalhes básicos como alcance, capacidade de armas etc.
@@ronaldooliveira5894 na verdade isso que acabou sendo detectado é que há a falta de um intermediário entre o A29 e o Gripen. Ia ser o A1, mas como a Rolls Royce cai suspender o suporte ao motor a partir do ano que vem, ele será desativado a partir de então. Hoje já voam poucos exemplares. Não tem nem 20 para dois Esquadrões (3 se incluissemos o Adelfi, que iria usar Gripen e nem sabemos mais o que será). A opção pelo M346 block 20 parece.ser uma.solucao viável. O Gripen então substituiria os Mirage no GDA (o que já está fazendo) e o F5M nos GAvCaça, Pampa e Pacau e talvez no Adelfi. Na minha humilde opinião, a única coisa que eu faria a mais aí junto aos Gripen, seria desdobrar o Pifpaf em São Paulo e equipá-lo com Gripen também, mantendo o Jambock em Santa Cruz e criando um outro Esquadrão de Gripen no Nordeste, em Natal ou Recife.
Para nossa pobreza ele é muito bom. Ficaríamos livres das velharias ultrapassadas, embora gostava deles. Avião novo moderno, mas a f a não tem dinheiro. Compra uns 60 a 80 unidades, o preço e bom e é da Itália país que ajudou na construção de Brasil. Fala latim. Povo branco nossa raça, nosso alfabeto. Aquele povo da coreia e muito sinistro, deixem eles para lá.
🛑Assista outros vídeos sobre a Força Aérea:
▪C-390 Millennium: Holanda e Áustria fecham mega contrato com a EMBRAER - th-cam.com/video/A3CLlyIuH5w/w-d-xo.html
▪Portugal escolhe Brasil: O negócio que está agitando a OTAN - th-cam.com/video/u26inV1QLCY/w-d-xo.html
▪Brasil Adquire 12 Black Hawks por 4 Bilhões de Dólares - th-cam.com/video/9FT1h3-x-pY/w-d-xo.html
Onde é fabricado ?
Para mim, é a melhor escolha!
Agrega tecnologias super avançadas! Compatíveis com o Gripen, inclusive tendo o mesmo painel, já a fabricante é a mesma!
Mesmas capacidades de armamentos , fazendo a transição, como treinador, para o Gripen muito mais rápido!
E como caça de ataque ao solo, extremamente eficaz!
Já vem com sistemas de conexão, próprio para trabalhar com o Link -BR2!
E com custo de hora de voo muito atrativo!
Com a tradição de negócios com a Itália, facilitaria a produção destes caças aqui, com transferência de tecnologia!
Espero que seja este!👍🏻
Ótimo vídeo descritivo!
Um ótimo substituto para as outras aeronaves. Tem boa tecnologia, é um vetor moderno e eficiente para uso imediato e em caso de prontidão.
Brasil , Brasil , fabrique suas próprias aeronaves, você é capaz. Basta querer .
A prioridade do Brasil é comprar coronéis nordestinos que compram a maioria dos nordestinos.
A curto prazo n tem como e o AMX vão ser aposentado no ano que vem
Viva as sucatas dos EUA.
Ótimo treinador e excelente caça de apoio! Será bom para a marinha tbm !
Mas não é capaz de disparar mísseis anti navio
Sim! É uma aeronave mais atualizada. Ñ sei porque a FAB ñ aproveita o projeto AMX e daí parte para um novo projeto!
Não tem tempo hábil e nem compensa financeiramente
Se atender às nossas necessidades, que venha o melhor!👌👍🇧🇷
Esse caça lembra o Yak-130 russo. Parece ser uma ótima opção, muito melhor do que comprar dos Estados Unidos ou da Índia. Lembrando que os EUA, nunca vende nada, sem algumas restrições; por exemplo: Eles nunca te fornecem o código fonte, para que você possa armar o seu avião; isso te força e te obriga à comprar os mísseis deles.Ou seja, sempre ficará dependente da Tecnologia deles e à preços exorbitantes
Eu acho esse caça excelente, justamente por ter um motor duplo diferente do Gripen E. Tem uma relação de subida sem precisar de pós combustão economizando, mantendo uma autonomia boa.
Essa versão Block 20 já vai receber o display da AEL Sistemas, que será de série. Aqui no Brasil pode receber o Link BR2 e o capacete do piloto do Gripen E. Ambos feitos pela AEL Sistemas.
Agora o que o país mais precisa é a independência de sistemas eletrônicos.
Pelo menos agora temos o Link BR2, os rádios de comunicação, o sistema de disparos Gêneses da Imbel, o computador criptografado da Kryptus.
Falta muito, mais já é alguma coisa.
Os Italianos são bons mesmo. Certamente, demorou anos para esse projeto decolar. Parabéns.
O país como o Brasil, com dimensões continentais, tem que se preocupar é em possuir aeronaves que tenham superioridade aérea. O F-15EX Eagle II ou F-18 Super Honet são os que seriam ideais para atualização da nossa força aérea. Temos que pensar como gigantes geopolíticos. E não como uma nação nanopolítica.
Aermacchi M-346 Master
Fabricado desde 2016,pela Leonardo-Finmeccanica, uma empresa multinacional italiana especializada em aeroespacial, defesa e segurança.
*Características gerais*
Tripulação: 2 (instrutor e aluno).
Comprimento: 11,5 m
Envergadura: 9,7 m
Altura: 5m
Área da asa: 23,5 m²
Peso vazio: 4.610 kg
Peso carregado: 6.700 kg
Peso máximo de decolagem: 9.500 kg
Motor: 2 × turbojatos Honeywell/ITEC F124.
Impulso normal: 27,8 kN (2.835 kgf; 6.250 lbf) de empuxo cada.
*Desempenho*
Velocidade máx. em operação (Vno): 1.066 km/h (662 MPH) Mach 0,870
Alcance: 1.890 km (1.021 milhas náuticas; 1.174 milhas)
Teto de voo: 13.715 m (44.997 pés)
Taxa de subida: 20.000 pés/min 6.098 m/min
Impulso/peso: 4,1 N/kg
Sem duvida uma ótima opção para o Brasil.
Aquele projeto da Akaer com a Turquia criando um caça de treinamento não encaixa nessa lacuna ou ele tem outro propósito!?
encaixa jovem mais se não rolar muita propina e corrupção não serve.
Ele não está pronto e a necessidade de substituição é imediata.
Não faz sentido manter esquadrão de ataque se as aeronaves são multipropósito.@@GustavoSantos-zp5il
@@cosmehenrique4739 talvez sim. Talvez não
Sei lá, não entendo p-nenhuma de avião.
O mais interessante dessa oferta é que estão oferecendo o cockpit brasileiro usado no Gripen, na minha opinião é a melhor escolha para substituir o A-1, talvez em uma quantidade de 14 a 24 unidades afim de complementar os 50 Gripens!
Como treinador e caça de ataque leve pra apoiar Os f39, será muito bem vindos .Se for com um preço acessível, acrescentará muito pra nossas forças armadas,tanto para Fab como para marinha com caças navais.
Que F 39?
Os que não chega?
@@averdadeestalafora.2578 A Suecia tem cumprido a parte dela (entrega das aeronaves) na medida que o Brasil cumpre as dele ( pagar as prestações do contrato)
Marinha??? Ele não possui capacidade de disparar mísseis anti navio
Esse Leonardo M-346 Block 20 é bimotor, enquanto o Hurjet é monomotor e tem projeto de engenheiros aeronáuticos da AKAER, empresa brasileira. É menos mau na hora de fazer a manutenção que haja menos motores porque quando chegam os intervalos de manutenção geral a conta com os motores cai pela metade e há grande semelhança entre o GE F-414G do GRIEPEN E/F e do F-18 Super Hornet e o GE F-404 do GRIPEN A/B, C/D, F-18 Hornet, Kai T-50 e o caça indiano.
Com certeza é um avião mais e conomico e com alta tecnologia brasileira
com certeza, sim
Agora sim o Brasil tem investir em tecnologias mesmo esquecer aquelas propostas de aeronaves ultrapassadas...
Boa tarde, muito excelente o seu vídeo, o M346 FA tem muitas qualidades, porém no meu ponto de vista e pra melhor transferência de Know-how seria melhor ampliar a parceria com a Turquia e adquirir o HÜRJET que possue Tecnologias da Akaer.e possui motor F 404 GE facilitando a manutenção. 🇧🇷
Só uma coisa não foi explicada no video.
Se o próprio Min, da Defesa afirmou categoricamente, que o Brasil só pode pensar em 2o lote de GRIPEN quando começar a pagar o 1o lote, como ele pode pensar em adquirir novos caças sem verba até para pagar os atuais vetores???????
Pura fantasia.Se nao tem dinheiro p pagar os gripen onde vão buscar p comprar outros aviões?😊
Realmente neste governo a fantasia supera a realidade!
Porque congressistas é o alto comando das FFAA não insistem em criar um plano de financiamento da indústria militar que coloque o país independente do estrangeiro em grande parte do material militar?
Porque haveremos de depender da boa vontade e
PORQUE HAVEREMOS DE DEPENDER SEMPRE DA BOA VONTADE E DAS CONDICOES IMPOSTAS POR ESTRANGEIROS PARA NOS VENDER ARMAMENTOS MUITOS CRUCIAIS P. AS NOSSAS FFAA ?
Muito bom!
Novo AMX.
Já vi q esse teco teco não vai vingar.
Parece bom , mas o problema é a demora para se escolher e comprar, deve demorar uns 10 anos até bater o martelo...
Ta muito de olho.
Sei, acredito.
Seria uma ótima escolha, mas com todo esse contingênciamento de verbas, melhor focar na aquisição do segundo lote de gripen, mas acho que não vai acontecer nenhum dos dois 😂
Vejam o que diz a reportagem da Revista Asas: "A Polônia já conta com os treinadores italianos M346, mas está insatisfeita com os resultados. “Os M346 têm um disponibilidade muito baixa. Por isso decidimos comprar os FA-50”, revelou."
Temos que lembrar que sem uma industria eletrônica militar no Brasil não teremos nossa independência nesta área
Kkkkkkkkkkk, conta a do papagaio!
😂😂😂
Viva as sucatas dos EUA.
Estou achando que a FAB está perdida, sem saber o que fazer. Parece que está atirando para todo lado. Tipo aquelas pessoas que se separam e vai atrás de todo mundo?! Assim está a FAB. Meu conselho, foca nos Gripens! Segundo conselho, contrata a Embraer para produzir o próximo caça de sexta geração.
O amx teve transferência de tecnologia, a embraer fez ate o projeto. Se tivéssemos feito o caça naquele tempo, juntando com a excelência da engenharia da embraer teríamos uns dos melhores caça de ataque do mundo.
Já temos a Embraer com experiência de quem criou o ótimo AMX. e agora com novas tecnologias adquiridas com a transferência de dos suecos a Embraer precisa criar um novo caça totalmente nacional e o Brasil ficar dependendo de fornecedores externos parar de
1) a EMBRAER não criou o AMX. Apenas se jutou à Alenia e à Aermachi para o desenvolvimento;
2) apesar de indiscutivelmente a EMBRAER ter toda a capacidade para desenvolver um caça bombardeiro/ treinador subsônico, para fazê-lo precisaria de dois fatores: TEMPO (pelo menos 10 anos, sendo que os A1 aposentam ano que vem) e RETORNO DO INVESTIMENTO (aí teria dencompetir em um nicho de mercado contra o M346, o Yak130, o FA50, o Hürjet, o K8, etc). Ou seja...esquece.
Bom temos que ver e supersônico e de quantos armazenamento pode carregar ver se ele e flexível no ar de boa manobra. Pois o Brasil não que só pra treina mas pra combate.
Para fazer uma boa analise é necessário saber o custo da aeronave , velocidade , autonomia , performance .
Mas pelo design dele , acredito não ser muito veloz e bom em manobras , mas pode ser apenas impressão .
Não acredito ser uma boa opção , porque não podemos chamar de caça , perto dos avioes que existem atualmente , ele é muito simples.
O M346 block 20 é um Treinador/ caça bombardeiro leve. Um avião na categoria do A1, só que infinitamente mais avançado que o A1M é até ao FA50. É uma ótima plataforma para.substituir os A1 e ao mesmo tempo complementar os Gripen
Aeronave fantástica o M-346 de fato porém um dos principais concorrentes dele, o FA-50 sul-coreano, na minha humilde opinião é uma opção melhor pra FAB e MB por ter uma capacidade de combate superior ao jato italiano, além do melhor custo-benefício e logística. Não sou especialista nem nada, apenas um curioso amante de aviação. Obrigado.
Estrategicamente o italiano é a melhor escolha.
O FA50 pode ser melhor que o M346. Mas não é melhor que o M346 block 20, que além de tecnologia mais avançada ainda tem o bônus da vantagem estratégica. Os Italianos com certeza permitiriam (a exemplo do Xavante) a produção e manutenção no Brasil. Isso, eu duvido que os Coreanos permitissem.
Acho que o dinheiro a ser gasto em um novo treinador, por mais que seja "avançado", deveria ser focado na aquisição de mais Gripens ou mesmo para aquisição de helicópteros de ataque.
Para esta função (de treinador), já temos o Super Tucano - que apesar de não ser turbojato, atende bem, visto que seus aviônicos e armamentos são modernos - tão modernos quanto de muitos caças atuais.
Um novo treinador, só se fosse 100% nacional.
Si si però muy malo el gripen porquè no es 100%nacional,porque todo tiene que ser 100%nacional y si no es 100% nacional no es bueno,Tu eres 100%nacional??? No Bueno porquè no eres 100%nacional no es 100%nacional malo,todo tiene que ser 100%nacional como te llamas tu??? Yo me llamo 100%nacional !!! Saludos al 100% nacional!!!
O M346/20 seria um substituto adequado aos caças A1 (AMX). É muito mais adequado para as missões deles do que o Gripen.
Quando vc tem empresas altamente qualificadas no setor, transferência de tecnologia é primordial. Começar um do zero é caro e leva tempo. Os F39 já estão chegando e os tucanos, não entregam a capacidade para pilotos recém formados, se qualificar em para o F39. A FAB já tinha planos a respeito. E tinha tempo. Quem está voando os F39, são pilotos veteranos, habituados ao F35. Mas mais a frente serão desativados. É aí que vai precisar de um avião para fazer a formação dos pilotos recém formados. Essa transição é necessária e será mais barata com a aquisição de um caça para essa finalidade. A tradição de parceria com a Itália certamente vai pesar na decisão. Vale lembrar que é um caça padrão NATO. Além da Itália ser mais frexivel em transferência de tecnologia.Se os políticos não fazerem besteira, e acatarem a decisão técnica da FAB, sairemos ganhando. Parabéns à FAB, competente como sempre
Ótima opção para apoiar os f39 gripen
Se vier com Radar será um bom substituto para o A-1
O M346 block 20 vai ter um radar AESA e alguns dispositivos interessantes, como HUD e WAD
Seria bom se a Embraer fabricasse ele também..
Sendo adquirido pela FAB, muito provavelmente seria produzido sob licença, ainda mais com a possibilidade de aquisição de um número em torno das cinquenta aeronaves (o necessário para reequipamento os 3 Esquadrões que usavam o A1)
Kai FA/TA 50 com cockpit AEL,radar Aesa Elbit e Meteor.
@@waltersergio2996 para o Brasil seria furada.
1) Os coreanos nunca iriam permitir algo além de compra e prateleira e manutenção feita por eles;
2) Não teriamos acesso aos códigos fonte, portanto esquece definitivamentea a integração de outros armamentos, fora do pacote:
3) Estaríamos mais sujeitos ao embargo de terceiros. O FA50 tem dedo da Locheed Martin;
4) O custo de manutenção e operação é maior;
5) o M346 block 20 será mais avançado que o FA50, inclusive com uso de componentes de fabricação Brasileira (WAD) e portanto manutenido aqui.
Revolucionar e demais mais sim são interessantes
Bom ❤ !!!
E por que o Brasil não adquire o jato turco HURJET com participação da brasileira AKAER já dominando parte da construção e tecnologia
Como treinador e , digamos, auxílio aos Grippens em situações menos graves , atenderia bem; todavia, não elimina a necessidade de mais caças de superioridade aérea, talvez um lote de mais Grippens- no mínimo mais 40- ou outros como o Rafalle ou os F16 mais modernos.
Esse é um $ desperdiçado numa compra sem sentido do que seria um investimento dedicado à indústria brasileira em um projeto avançado de 5° geração e vai por aí!
Não consigo entender, fizemos com a Itália o AMX, com transferência de débito tecnologia,hoje não conseguimos fazer um treinador avançado, graças a nós eles tem esse treinador
O M346 é fruto de uma parceria Italo-russa. O Brasil não apitou nada ali
interessante, mas quanto custaria cada aeronave dessas?
O melhor seria o Hurjet que a Empresa brasileira tem forte participação no projeto
Aeronave boa é aquela em que o Brasil possa fabricar
Esse Novo Caça é o Italiano ou não e muito parecido a Itália está disposto a vender é melhor o Brasil comprar o Caça Italiano ou Troca o Urânio pelo Caca Rafaele que muito caro para repor sua transferência tecnologica e pesas
A pergunta que acredito que todos gostariam de fazer é, será que a nossa Embraer que faz jatos de passageiros um dos mais vendidos no mundo, de um avião de transporte de cargas e tropas, atualmente será incapaz de fazer um caça superior aos existentes?
Talvez melhor que essas ofertas feitas de naves usadas e ultrapassadas e sem tecnologia atual?
Não há tempo para isso. Os A1 vão ser desativados ano que vem. A Embraer precisaria de pelo menos 10 anos para desenvolver e produzir um substituto (vide os projetos do ALX/ A29 e do KC390)
@@robertomedeiros8880 Então vamos fazer como os americanos fizeram
Vamos copiar um projeto e deixá-lo melhor e mais moderno. Caso Coréia certo
@@silviocisotti5790 não dá. Copiar um projeto não é somente botar na máquina de xerox e sai pronto.
Primeiro: a cópia tem de ser licenciada (caso contrário vc faz umas boas porcarias que nem os caças chineses clones dos Sukhoi e ainda pode responder internacionalmente).
Segundo: Vc tem de montar a linha de produção, treinar pessoal especializado, organizar as plantas, estabelecer a linha de fornecedores....
Na melhor das hipóteses, SE tiver apoio do dono do projeto 1 a 2 anos para começar a produção e ainda terá de depois "licenciar" (no caso de ser um clone). E aí???
O melhor, seria negociar com os Italianos, estabelecer uma linha de montagem licenciada na EMBRAER (Transferência de Tecnologia) e comprar os iniciais direto da Itália, a exemplo do que fizemos com o Gripen.
Não seria tão inviável, pois para dotar os Esquadrões que operam/ operaram o A1 seriam pelo menos uns cinquenta aparelhos
@@robertomedeiros8880 Então vc achou que fizeram isso com o Mig na base do Japão
Após pagarem o peso do piloto russo em ouro
@@silviocisotti5790 uma coisa é vc produzir uma aeronave em série a partir de engenharia reversa. Outracoisa é você estudar uma aeronave potencialmente inimiga, através da engenharia reversa
A melhor opção seria é o FA - 50, da Corea Do Sul, que inclusive, passará por atualizações, com intuito de aumentar o poder de ataque e autonomia de voo, além de ser Supersônico, bom custo benefício, excelente caça, que poderá não só, dar suporte aos F - 39 Gripen, como também substituir os caças A - 4 da Marinha, podendo atuar, a partir de bases Navais.
Vindo com um pacote de transferência aceitável para os padrões da nossa Força Aérea. O Brasil mudaria de patamar, no contexto bélico, e com uma atualização do A- 29 Super Tucano, passando este para o padrão OTAM, nossa força aérea, passaria a ser uma das melhores do mundo, contudo, teríamos que adquirir um segundo lote dos Gripens com pelo menos 30 aeronaves, e fazer aquisição, entre 48 a 60 caças leve de combate, para complementar.
Ótimo
Porque que o Brasil não menciona o Hurjet , produzido na Turquia com a parceria da Akaer e já está pronto.O jato também é moderno, de treinamento e supersônico. Além disso, tem tecnologia nacional e pode ser produzido aqui. Por que essas escolhas obvias? Todos vêem o lobby!
Porquè el Hurjet no existe,si es anos que es supuestamente en desarollo una razon hay...y tu con cual criterio hablas que es un buen avion..si ni existe,segun que??? segun tu fantasia....pensa que una aviacion elige un avion a caso??? con tu gusto o con tu simpatia???.... pooor faaavvooorr!!!
O Hürjet ainda é só um protótipo. Não está em produção seriada. Além disso, teríamos melhor parceria com os Italianos (como sempre foi) do que com os turcos.
@@trotamarmorata2673Amigo, não é minha fantasia, é uma realidade; eu sei que é um protótipo e já voou, e até a homologação, são várias etapas.O jato italiano é excelente,o americano da Boeing / Saab também ,mas a nossa realidade no Brasil quanto a recursos, são muito pequenas ,e essa é a realidade pela minha escolha do Hürjet ; embora as outras opções também sejam muito boas e não são escolhas atoa, mas sabemos que realmente existe uma pressão dos fabricantes. Agora,sendo bom pra o Brasil, qualquer um que seja bem vindo.Forte abraço!
@@robertomedeiros8880concordo!
A máquina é incrível, o problema é a grana pra comprar .
Essas considerações de adquirir essa aeronave já está fazendo quase 1 ano ou um pouco mais.
O caça leve multifuncional sul coreano é bem mais interessante , mas o caça leve multifuncional feito pela Turquia e Akaer é mais interessante ainda , mas a Embraer tem projeto melhor que isso aí , acho que a Embraer e a Akaer podem fazer juntas um novo projeto com a bagagem de conhecimento que as duas empresas tem. A Embraer tem um excelente projeto de um caça multifuncional e a Akaer tem experiência com caça leve multifuncional feito com a Turquia . É só fazer a troca de conhecimento e fazer o caça . E o dinheiro fica no Brasil .
A Itália está substituído o AMX pelo M-346
No el substitudo del AMX en Italia es el F35,el m346 và substituiendo en el tiempo el MB339 !!!
Sangue puro de projeto russo da Yakolev-130......com eletrônica do Otanistão 😂😂😂
Parece mais um treinador pelas suas dimensões.
É um treinador.
@@edfranco3934 ele é um Treinador, mas também tem uma versão que além de treinador é caça Bomvardeiro. É da categoria do A1, só que muito mais avançado
Ja tem o gripim que vai terminar de receber não se sabe quando, e tem o super tucano, agora precisa de um melhor
Então será que teremos essa aeronave tanto na marinha e tanto na FAB?🫡👀
Com relação ao A4 não sei se existe uma versão naval para pouso em porta aviões, para operações em terra tudo bem.
E o que esse ministro da defesa entende de aviacao? O comandante da aeronautica deveria estar acompanhado de engenheiros.
QUE ministro da defesa em TODOS os governos entendia de Defesa?
Ele pode não entender nada de aviação.... mas sem o aval dele a FAB não compra nem mesmo um para-quedas
A Itália vai comprar o KC 390 do Brasil
Quais armas ele pode carregar?
Substituto do amx pode até ser, mas do sky já não sei
Pegar um avião de treinamento adaptado para combate prq um bando de decisores da aeronáutica gastam com pensão de oficiais q se aposentam com cerca de 50 anos e mantém aposentadoria até na média de um brasileiro bem alimentado e bem tratado em torno de 75, 80, 85... anos, além de aposentadoria mantida para filhas q não casam, é uma vergonha gigante! Militares oficiais são péssimos gestores da coisa publica e se fossem bons estaríamos comprando caças de última geração, e não muletas!
nós civis temos opiniões vagas e limitadas com os videos disponíveis sobre as aeronaves, mas o bom senso e cognição fica perceptível que a decisão estará entre o M-346 e o FA-50, porem se tratando de "robustez" nos modelos lifth o FA-50 é superior e é supersônico, sem contar que o Peru saiu na frente fazendo parceria com a KAI, e Peru tem interesse no C-390 e futuramente possivelmente num lote de GRIPEN, oportunidade para o Brasil fazer uma barganha e amarrar uma possível negociação. nesse link tem um comparativo FA-50 x M-346 th-cam.com/video/A6Faf73Urj8/w-d-xo.html
Deus nos livre.
O FA 50 É MUITO MELHOR.
É muito mais conveniente ter parceria nas três Armas com a Coreia.
Da Itália deveríamos comprar os navios Garibaldi e as duas Fremm + os Harriers,Amx e + Centauro 2 para o EB e os FN.
Ws //analista militar
Ordem do Templo
Tomara, mas tomar, que não aconteça, treinador italiano disfarçado de caça
Má aquisição, tem componentes americano ficando vulnerável a sanções ou restrições, como querem fazer com o Gripen Brasileiro. Melhor seria a aquisição do irmão do M346 o avião L15 Chinês o qual aceita que o mesmo seja fabricado no Brasil.
Vai ser caça.??
substituira ai amx e a4 skywalk na marinha
Brasil deveria ir de KAI T50 com modificações a nosso gosto e transferencia de tecnologia. inclusive os coreanos queriam construir uma fabrica no DF mas os mente pequena e cagões deixaram a oportunidade passar....
Foi se o tempo do combate avionico....é missil e drone
2:35...Um Amx avançado esse projeto ou não!?
Qdo a Embraer mostrou seu projeto e protótipo do AMX-T a Itália torpedeou e apoiou o embargo dos EUA a primeira venda para um país .
PORQUE A MARINHA NÃO APOIA A AKAER NO DESENVOLVIMENTO DA AERONAVE caça turco Hurjet, produzido pela Turkish Aerospace Industries (TAI) ACHO QUE SERIA BEM MAIS INTERESSANTE QUE ESSE LEONARDO ALÉM DE PODER DESENVOLVER E EVOLUIR O PROJETO?????🤔🤔🤔🤔🤔🤔ESTAVA OLHANDO E ESSA TURKISH AEROSPACE TEM PROJETOS MUITO INTERESSANTES E QUE PODEM SER MUITO ÚTEIS AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS....
Claro tiene la possibilidad de tener el M346 que es el mejor y mas adelantado entrenador al mundo....y el quiere un avion que luego un monton de anos de desarollo no existe ni se sabe que es.... porquè eres un GGEEENIOOOOOO !!!
Melhor seria o BRASIL desenvolver um novo avião junto com a Suécia. Chega de compras de prateleiras que não servem para nada.
Fim da jornada 6x1
O CAÇA PARA A MARINHA.
O país quer se tornar uma potência militar, mas não tem capacidade de desenvolver suas próprios armamentos.
Vc deve ser bolsonarista , só pode
Claramente uma evolução do AMX nosso mas não investimos em nada
Poderia adeuerir de 50 a 80 unidades com transferência de tecnologia e fabricação local pela Embraer ou akaer
Sim,para a Fab ja a MB espero um vetor com maiores capacidades.
Isso é oficial? E a história dos F-16?
E o
Novo lote de gripens?
Pq não o FA50?
Vão deixa mesmo de comprar o F-16, pra compra isso daí? É brincadeira hein!
Inserir mais um avião, e de porte tão semelhante ao Grippen é uma péssima ideia.
Não é uma boa ideia!
E o caça desenvolvido com a Turquia?
Tenho algumas críticas a esse vídeo, primeiro propaganda logo de cara,(ja da vontade de sair do vídeo)segunda, faltou falar a procedência dessa aeronave e detalhes básicos como alcance, capacidade de armas etc.
Chavantes com duas turbinas
Disseram que o gripen e ia substituir todas as aeronaves , parece que molhou.
@@ronaldooliveira5894 na verdade isso que acabou sendo detectado é que há a falta de um intermediário entre o A29 e o Gripen. Ia ser o A1, mas como a Rolls Royce cai suspender o suporte ao motor a partir do ano que vem, ele será desativado a partir de então. Hoje já voam poucos exemplares. Não tem nem 20 para dois Esquadrões (3 se incluissemos o Adelfi, que iria usar Gripen e nem sabemos mais o que será). A opção pelo M346 block 20 parece.ser uma.solucao viável. O Gripen então substituiria os Mirage no GDA (o que já está fazendo) e o F5M nos GAvCaça, Pampa e Pacau e talvez no Adelfi.
Na minha humilde opinião, a única coisa que eu faria a mais aí junto aos Gripen, seria desdobrar o Pifpaf em São Paulo e equipá-lo com Gripen também, mantendo o Jambock em Santa Cruz e criando um outro Esquadrão de Gripen no Nordeste, em Natal ou Recife.
Nossos militares são tudo preguiçosos, querem tudo pronto, ninguém que trabalha pra construir nada, quando começa um projeto não acaba.
Brasil tinha investir tecnologia americana,mais cara , caças americanos são melhores do mundo
Para nossa pobreza ele é muito bom. Ficaríamos livres das velharias ultrapassadas, embora gostava deles. Avião novo moderno, mas a f a não tem dinheiro.
Compra uns 60 a 80 unidades, o preço e bom e é da Itália país que ajudou na construção de Brasil. Fala latim. Povo branco nossa raça, nosso alfabeto. Aquele povo da coreia e muito sinistro, deixem eles para lá.
Oque adianta só ficar de olho mas não comprar é perca de tempo
"Perca" não existe.
Geração de ignaros...
Quis dizer "perda" de tempo, né?
O FA-50 é muito superior ainda é supersonico.