Eu e me à familia!estamos muito tristes ,e pedimos ào nosso Grandioso Deus ,que conforte todos os parentes e familiares das vítimas desse terrível acidente
Como piloto de empresa por 17anos, posso dizer: Esse rapaz entrevistado é de uma ética exemplar. Somente a investigação do CENIPA será capaz de trazer a verdade.
O nome disso que tu descreve é falta de firmeza e vontade de não comprometer o network. São atitudes de aproveitadores que viram ao mundo para surfarem nas mais diversas ondas que os levem à praia que os darão troféus. Homem homem é marcante ao honrar o conhecimento e experiências adquiridas. Foram os homens ousados no direto e reto quem mudaram a humanidade. Não admirei o seu comentário e espero que jovens não admirem .
@@MrStone-zg3wg Como piloto de motocicleta posso afirmar que foi muita sorte essa aeronave não ter caído no meio da pista da Via Anhanguera , porque daí o estrago seria muito maior.
É de tirar o chapéu, como aviador profissional de linha aérea posso disser que o Fernando é um exemplo de como alguém da área deve tratar o assunto! Tempos muito tristes para todos nós! RIP
@@valtercarvalho8043é seguro mas não é infalível . Nenhuma máquina é 100% confiável . A chance de você ganhar na mega sena é 6X maior do que você estar num avião que vai cair . Existe um risco sim, é mínimo, mas existe . Quem não pode lidar com riscos, por menores que sejam não está preparado para a vida .
@@valtercarvalho8043 O elevador é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo e olha acidentes de elevadores já tiveram por aí. Comentários completamente idiota esse seu.
Viajei em um ATR 72 no tempo em que a Voepass ainda era Passaredo. Ele é mais barulhento e mais lento que um jato mas consegue decolar e pousar em pistas mais curtas, o que viabiliza o voo para cidades menores. Se surgir outra oportunidade, viajo sem medo.
Já viajei na antiga TRIP no atr 42 e 72, e foram as viagens mais confortáveis da minha vida! Entrei na aeronave com medo e falando que nunca tinha andando em teco-teco, o comissário respondeu: mas ele tem 72 lugares... Algo aconteceu, que foge da aeronave ou dos pilotos, realmente uma fatalidade. Mas não desabonem a Cia aérea ou o avião.
Não me faça rir amigo. Use a lógica. Beleza, mas vamos dizer a verdade acima de tudo. Doa o que doer. Os turbo hélice são sim muito menos seguros sim. De onde eu tirei isso? Da matemática simples. Como assim? Se eu tenho mais variáveis que podem implicar em perda de aero navegabilidade é porque sim é mais perigoso. Se os turbo hélices são mais suscetíveis a queda com intempéries, se eles voam em altitude menor, que é mais complicado de recuperar a sustentação para sair de um estol, se esses aviões voam em menos velocidade e com isso ficam mais próximos da velocidade de estol, é OBVIO que são mais perigosos. Isso é matemática. Mas todo mundo fica com medo de dizer porque criaram um discurso de mentiras com um monte de lavagem cerebral, para não chocarem os pobres ouvintes que parariam de voar por medo em um negócio que movimenta trilhões de dólares por ano em torno do mundo. Essa é a única verdade nisso. E pra piorar a rede de tv que eu não gosto deu uma dentro sem querer. Pesquisou o manual dessa coisa e lá fala explicitamente que o fabricante diz que é terminantemente perigoso voar com essa aeronave em condições de gelo severo. Pesquise no google. Está na parte de limitações 4 página 32.
@@victorhugofs21 sim. É difícil recuperar do stall peso vs centro de gravidade vs navegabilidade. Muitas variáveis se o gelo ter formação rápida e o sistema demorar para informar no painel. Se nada funcionar, sistema anti-gelo e a decida em atitude com velocidade rápida pode ser fatal. Foi o que li.
O público geral é muito desinformado, estão agindo como se nunca houvesse acidente com aviões turbo fan, somente turbo hélice, considerando que ninguém sabe a causa do acidente
Esses aviões ATR já foram proíbidos de voar na EUROPA tempos atrás por causa de falhas de projeto. Só voltaram depois que essas falhas foram, aparentemente, solucionadas.
Os Eletras da Varig que durante décadas fizeram a movimentada ponte aérea Rio, São Paulo, eram todos turbo hélice, nunca houve um acidente grave. Portanto os motores turbo hélice, e turbo fan, tem a mesma eficiência, a diferença está apenas na velocidade, pra segurança do avião, é a mesma coisa.
Esse acidente tem tudo pra ser exatamente o mesmo do Nepal com exatamente um ATR 72 idêntico. O avião teve grande variação de velocidade pois as hélices tavam variando o passo até embandeirar e cair. Neste caso esse avião no Braisl pode simplesmente ter embandeirado. Tinha passado por manutençao um dia antes e ja tava com histórico de grande variação de velocidade no percurso, como pode ser visto no Flight Radar.
Interessante seu comentário. O que eu penso acho dificil é acontecer isto no dois motores ao mesmo tempo. Pelo que vi no tracker do radar o aviao voltou e logo pensei em um atentado, mas isto coisa da minha cabeça.
@@Marcelo_Harenza Saiu uma matéria agora no G1, esse aviao chegou a ficar 4 meses parado por falhas estruturais e de hidráulico. Isso explica alguma coisa referente ao passo das hélices variarem tanto durante o vôo.
Assim, acredito que seja seguro. Mas viajar tranquilo ja é pedir demais. Vai um tempo pra superar esse tipo de acidente, muita gente vai passar muito medo dentro dos ATRs a partir de agora.
Acredito que seja uma maneira de encorajar as pessoas nesse momento, tem muito de psicólogica essa fala também. É que nem o médico, tem médico que faz vídeo falando que determinada cirurgia é segura,mas a gente sabe que toda cirurgia tem as vezes alguma complicação!
Já viajei muito no ATR e é um avião excelente, moderno e de certo conforto. Nunca passei qq problema nas inúmeras vezes que viajei nele. Sempre bom que esse tipo de informação seja passada às pessoas. Parabéns ao canal.
Meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas dessa tragédia horrível. 😢 Jesus Cristo envolva no seu manto sagrado todas as almas dessas vítimas.😢
Da forma como o avião se acidentou, parece ter sido programado para tal ocorrência. Não é possível que os 2 motores parasse de funcionar simultaneamente e ainda impedisse que o avião movimentasse reto aproveitando que planasce até encontrar um local seguro para pouso. Algo que permite um vôo por quase uma centenas de kms. Só pode ter sido um Carma.
É necessário que a ANAC, a AIRBUS e a LEONARDO SPA se pronunciem sobre a segurança desses aviões ATR e não uma pessoa individual qualquer para afirmar a credibilidade desses aviões como seguros.
Uma das coisas mais importantes nestas situações é descobrir a cadeia de coisas que falharam. Mas mais importante é rever procedimentos para evitar mais situações semelhantes. O que é habitual na aviação. Outra coisa usual, é, que quando uma aeronave cai sem se saber as causas, esses modelos deveriam temporariamente ficar inibidos de voar até apurar realmente quais as causas, se humanas ou defeitos da própria aeronave. Mas isto iria colocar as companhias em colapso financeiro, Deus guarde todos os voos até se descobrir o que aconteceu e que não existam mais desgraças.
Eu suspeito disso desde o início, que o problema pode ser nas hélices, a segunda suspeita pode ser o gelo mas tem o degelo nas asas que evitam o acúmulo de gelo.
So os bordos de ataque - a - frente da asa - tem o sistema de degelo, depende de como se forma a camada e, uma vez perdida a sustentaçao e a entrada em flat spin, so com altitude elevada seria possivel tentar uma recuperaçao de condiçoes minimas de voo... Nao e facil.
Se vocês analisarem a linha amarela do gráfico, dá pra ver que desde o início do vôo, a velocidade da aeronave variou muito, enquanto a altitude mostrada na linha azul, se manteve regular até o momento da queda, ou seja, o vôo iniciou com problemas, os quais eu acho que foram causados pelo "passo" das hélices do motor defeituoso, onde, no momento crítico, o passo da hélice deu o passo para "reverso", anulou a velocidade à frente do motor que estava normal e "zerou" a velocidade do avião.
@@wesley_botelhoexatamente hélices embandeiradas veja o vídeo quando ele chegar perto do solo da pra escutar o som dos motores claramente embandeirados tava com som de helicóptero
@@qantaslink7733 acaba de sair uma materia no G1, esse avião era uma bomba prestes a explodir. Chegou a ficar 4 meses sem operação por falhas estruturais e hidráulico (que é exatamente responsavel) pelo embandeiramento das hélices. Um dia antes mexeram e liberaram ele pra vôo.
Se pensar que faz 17 anos que não caia um avião aqui no país e tem voos todos os dias se torna um meio muito seguro, porém quando cai é esta tristeza morre todo mundo.
Gosto muito do Fernando!!! Sempre comentários com muita Sabedoria, ponderação.Que o Pai do Céu possa Consolar está Imensa Dor!!!🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤.
Já voei c/ o ATR c/ capacidade máxima, 72 passageiros e carga máxima. Chegaram a aliviar carga antes do voo por temperatura muito alta no momento da decolagem. Aeronave muito segura.
Tão segura, mas tão segura que caiu. Essa bomba chamada ATR é proibida nos EUA, so tem uma empresa na Flórida que ainda voa com ele. No Nepal essa m4rda embadeirou as hélices e se espatifou.
Avioes turbohelice foram projetados, principalmente, para voar em altitudes mais baixas com menor consumo de combustivel e melhor rendimento (diferente dos turbofan - vulgo avioes a jato) E por isso sao ideais para voos mais curtos e em pistas mais curtas. E turbohelice tem turbina. Nada mais eh que um motor a jato com uma helice acoplada. Povo ve uma helice e ja acha que eh tudo igual.
ATR tem uma lista de acidentes, vários causados por conta do gelo nas asas, nos EUA ele não é mais usado desde um acidente em 1994 da American Eagle, a única empresa que usa ainda o ATR é a Silver Airways na Flórida. Falar que esse avião é seguro é controverso, o conceito de segurança tem que ser revisto nesse caso.
Da TAM CAIRAM 2 FOKER 100 UM AIRBUS 320 se não me engano todos com motores a jato. Logo o uso de hélices não justifica o funcionamento do avião sem falar que a passaredo opera desde 1995 e nunca tinha caído nenhum avião deles e Mais recentemente tivemos a queda de um avião da Air France também com motores a jato caiu no oceano. Logo a confiabilidade dos aviões a hélice e superior a vários modelos a jato.
@@rodsonservicos3813 o problema não são os motores ou as hélices , o problema é o modelo do avião, o projeto do ATR, as asas desse avião em situações específicas onde há formação de gelo tornam o avião inseguro. São vários acidentes com esse mesmo modelo e sob circunstâncias parecidas.
@@ramizielg Claro qualquer máquina se o operador desobedecer ou arriscar nas suas limitações pode haver acidente e como entrar com um automóvel na chuva em alta velocidade na chuva.
Causa deste acidente: 1° Congelamento do combustível na linha de alimentação. 2° Parada imediata da eficácia dos motores. 3° Queda na vertical devido excesso de gelo na fuselagem e nos ailerons, sem possibilidade de planagem. 4° Nada mais a fazer.
Não dá para ficar generalizando se as pessoas não tivessem preguiça de pesquisar é só pesquisar os desastres aéreos e ver que a maioria dos BOEINGS foram o que mais caíram no mundo, inferior a 4 acidentes do modelo ATR ou seja ele é um avião seguro e certificado para voar! Agora os pessoas ficam criando preconceito por ser um turbohelice.
A maioria dos comentários foram falando mal do avião ATR, , muita falta de conhecimento ele é muito seguro agora ele tivesse mais 10 acidentes aí ele não seria seguro a boeing pelo que vi tem mais 20 acidentes aéreos
O ATR ja teve 66 acidentes e 532 mortes. Falar que uma bomba dessas é seguro? Esse é o problema da aviação. ficam jogando a sujeita pra debaixo do tapete. Nos EUA essa bomba foi banida de todos os estados com excessão da Flórida. Toda vez que cai um ATR morre em média 65 pessoas. Anos que cairam ATR e morreu todo mundo: 1994, 2012, 2018, 2023 e 2024.
Boing tem muito problema mas a frota é maior e voa muito mais que ATR-72. O manual tem 1.032 pág. Tem restrições de voo a própria fabricante avisou, tem seus problemas crônicos. Importante o povo saber o que está acontecendo. Também tem um incidente grave em 2013/Cenipa.
Nos anos 90 voei muito em ATR's, em Brasilia's (Embraer) e em Cessna Caravan's (mono motor). Nunca podemos associar a segurança da aeronave com o tipo de propulsão.
Bandeirantes e Cessnas possuem motores a pistão. ATR possui uma turbina a jato que impulsiona as hélices. Assim como o atual Super Tucano Militar da Embraer e tbm os helicópteros mais modernos de guerra que existem hoje, suas hélices são impulsionadas por motores a jato.
Sempre ouvi falar que acidentes com avião de hélice são menos frequentes! Inclusive tem um canal do TH-cam de aviação que mostra que uma empresa de aviação não queria ficar com um avião de hélice deu outra empresa que faliu O que é considerado um avião ultrapassado! Depois que ela usou o avião porque não tinha outra opção ela começou a ver que o avião era extremamente seguro e nunca ocorreu um acidente com ele! Não lembro qual foi o canal que eu vi isso Mas no geral creio que mais acidentes ocorrem com aviões turbo jatos do que com hélices!
@Pedaltrilhasemergulho - Já viajei no ATR-72 da Azul talvez umas 6 vezes. Viajei a noite e durante o dia. Tirando a distância dos assentos, que é pequena, causando desconforto para mim, os voos foram tranquilos e com segurança e sem turbulências. Estava pesquisando e encontrei na Wikipedia uma informação que existe 896 ATR-72 voando pelo mundo. O número de aviões a jatos é com certeza bem superior, daí então a proporção de mais acidentes com jatos que com turboélice. Para mim não há problema se vou viajar em um jato ou em um turboélice. Nos dois tipos de aeronave me sinto seguro. Graças aos turboélices foi possível eu ir a alguns destinos que não eram servidos pelos aviões a jato.
Eu tenho 63 anos e nunca vi na minha vida um avião cair desse jeito! Geralmente quem cai assim em parafuso é helicóptero! Sempre ouvi dizer que mesmo que os motores do avião parem de funcionar, ele ainda plaina! Plaina mesmo? Não foi isso que eu vi!
Vi um relato de um morador que falou que viu fumaça antes da queda! As autoridades informaram que não houve relatos de problemas no avião! Então há possibilidade de uma ave ter atingido o motor/hélice e ele ter perdido potência e estolado! Pk ele cai reto! Como se tivesse sido atingido por um míssil! Minha suspeita é de uma ave ter atingido o avião!
Ave não derruba avião, a borda das pás tem proteção para esses casos também, então raramente uma ave mesmo de grande porte iria trazer problemas, é mesmo que atingisse os dois motores o avião teria planeio. Para o avião entrar em parafuso chato ele perdeu sustentação nas asas, a suposição mais provável seja formação de gelo.
Fiz Galeão - Ribeirão preto com o atr passaredo na época! Foi tranquilo, fora que antes de sair, as luzes se apagaram e ligaram, mas isso devia ser procedimento do próprio avião!
O Fernando e o Lito de Sousa estão entre os pouquíssimos que nos dizem coisas que esclarecem. É impressionante ver a diferença entre a maneira de falar deles e da maioria do resto, mesmo daqueles que se dizem especialistas nisso e naquilo, e ex-comandantes. Estava a ver um esta tarde a dar uma entrevista, e foi apresentado como ex- comandante (sem dizer de que empresa nem nada). A conversa do tipo só me deixou uma impressão: a de que ele não sabia o que estava a dizer. Fernando e Lito ainda são os melhores, e é curioso que, parece-me, eles são muito pouco solicitados a dar entrevistas. Talvez seja porque o estilo não espalhafatoso nem sensacionalista deles, não agrada à mídia.
❤ é isso ai tem varios vôos daqui de Natal capital do Rio grande do para recife todos os dia para Fernando de Noronha e Mossoró todos ATR 72 600 operado pela voe pass e azul linhas aerias e nunca ouve nenhum acidente desde quando terminou a pandemia
Estou na industria aeronáutica como piloto de aviação comercial desde 1986. A quantidade de "especialistas" aeronáuticos aparecendo agora e impressionante. Sobre helices? Ja esqueceram do Lockheed Electra, que durante décadas operou seguramente na ponte aérea RJ-SP. Nenhuma fatalidade com o Electra. Uma aeronave e tao segura quanto seus operadores (pilotos, mecânicos, gestores, etc..)
O ATR-72 é um avião muito moderno, alias com um sistema de voo muito bem projetado, o problema é que a proposta de voo dele muitas vezes coloca o avião em situações ruins. No acidente do Nepal por exemplo, o sistema indicou o motor que tinha problemas e colocou na tela qual a sequencia de comandos que o piloto deveria fazer, porem o piloto se enrolou todo e embandeirou o motor que não estava com defeito, num claro sinal de falta de treinamento, levando o avião a cair. Claro que o acidente do Nepal teve uma dinâmica totalmente diferente, como o Fernando falou bem somente o relatório do Cenipa vai trazer a verdade sobre a situação pois existe uma serie de informações que nós não temos e precisam ser analisadas, mas é cedo demais pra condenar a aeronave dessa forma, qualquer especulação pode estar redondamente enganada nesse momento.
10 anos atrás viajei em um aviao dessa Passaredo antigo nome que o avião deveria ser refugo de outra companhia pois era tão velho que dava de perceber nas poltronas e o avião fazia muito barulho de ringido era de assustar e essa companhia me marcou negativamente. Não vou dizer que seja o caso do acidente é só uma lembrança.
Eu acho muito chato esse assunto que todos os "especialistas" falam: "não vamos especular.". Eles poderiam dizer o que eles acham o que pode ter acontecido. Só isso!
3:37prefiro ficar com o meu raciocínio prematuro, acredito que o motor esquerdo travou de forma súbita e ocasionou o tranco repentino, fazendo o avião cair em stoll espiral e por isso não deu tempo do comandante fazer contato com a torre, pois nessa ocasião o nível de adrelina somado com o desejo de sair da situação faz de modo automatico do ser humano em não reportar o fato, já que estavam preocupados em sair do stoll espiral. essa era a única resposta para a pergunta feita. Minhas condolências aos familiares e aos pilotos que tenho certeza que tentaram até o último momento.
Bom dia, pesquisando já descobrir pelo menos dois casos identicos com o ATR, um nos estados unidos que morreu todo mundo, e outro na Bahia que foi classificado como grande perigo, onde os procedimentos da construtora dos aviões não foram observados.😮
O cara fica enrolando ao invés de falar a verdade! 🤦🏽Os aviões de hélices são muito mais propício a queda do que os aviões de turbina, depois voou muito mais baixo e com poucas velocidades, por esses motivos; é propício a entrar em um parafuso chato irreversível.😂
Agora uma coisa que está em vigor e já funciona em alguns aviões nos estadis Unidos e com muito sucesso ,que são paraquedas especiais, prá aviões!,Tudo bem que são utilizados em aviões pequenos, mais que tal à indústria aeronáutica começar à produzir e testar tipos de paraquedas mais especiais e maiores e com eficácia, para aviões desse tipo?pois em situação como essas,de perda de altitudes drásticas e de panes dos motores muitas vezes fatais, poderiam ser amenizadas com esse tipo de tecnologia,e que salvariam inúmeras vidas
@@Salete558 A TABA operava o Focker27, o ATR42 só teve sua produção iniciada em 1984. No Brasil o 1° ATR só chegou em 1993 , operado pela extinta Pantanal.
Essa aeronave é extremamente confiável, as principais companhias da Europa onde o inverno é muito rigoroso usam essas aeronaves sem problema nas suas frotas. Não existem ocorrências de acidente com história de recorrências dese avião.
Desde o voo Bari-Djerba que caiu na costa de Palermo em 2005 até o último acidente no Brasil, houve numerosos acidentes, vários deles fatais, que afetaram os últimos 30 anos de serviço do ATR 72
@@KASAASMR Aqui no Brasil são inúmeras aeronaves voando sem nenhuma ocorrência registradas. Agora um detalhe importante é que os ATR precisam de uma manutenção refinada com precisão em todos os detalhes. Depois desse trágico acidente estão aparecendo vídeos de alguns aviões da passaredo em péssimo estado de manutenção. Alguns relatam sujeira e ar condicionado desligado.
Ele perguntou por que não houve alerta de emergência do piloto para o controle. Se isso pode ser causado por um problema súbito. E nao perguntou dos alertas que a aeronave dá aos pilotos.
@fabioserette1774 - Sim, também notei a "falha". Ele pode não ter entendido a pergunta corretamente, pode ter se esquivado de responder, por motivos que não sabemos, ou para não se comprometer, ou ainda uma falha de comunicação na Internet que o impediu de entender a pergunta 100%. A Internet no Brasil ainda deixa muito a desejar.
Lito Souza- Aviões & Músicas, disse bem, "há vários fatores que implicam na queda desse avião, então é arriscado opinar." Meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas deste gravíssimo acidente.
Eu não sei porque ainda não existe um sistema de emergência onde as turbinas e hélices são desligadas ou ejetadas, e paraquedas são acionados para salvar a aeronave de uma queda tão forte contra o solo ! Salvar o maior numero de vidas possíveis, deveria ser a prioridade nº 1 de qualquer projeto de avião !
Também penso assim. Principalmente se tratando de aeronaves menores como essa. Qualquer coisa que servisse para amortecer a pancada já salvaria muita gente.
Existe sim um jato de pequeno porte que tem paraquedas inclusive um jatinho desses no Brasil teve problemas e o que salvou foi que ele tinha paraquedas ao qual fez uma aterrissagem segura com o paraquedas.Pesquiza aí no Google que vc achará a notícia desse jato de brasileiro que teve que acionar paraquedas de emergência o qual salvou a vide dele e família dele se não me engano
@@hugosantana7253 Na verdade este sistema de paraquedas já existe e já salvou muitas vidas é só usar a escala e usar um sistema maior para aeronaves maiores ! Veja aqui o sistema salvando vidas que é o mais importante ! th-cam.com/video/lwy7GkPASow/w-d-xo.html
Ninguém se liga ao altímetro mas num dia de grande nevoeiro na região oceânica de Niterói um avião de carga da AFA que parado a um ano por economia de combustível sobrvoava a região tão baixo que raspou meus cabelos que não tenho. Foi para a praia de Itaipú e de lá uma volta a Maricá sempre muito baixo e voltou pegando Itaquatiara. De tão baixo no nevoeiro deu de cara com o morro onde o piloto tentando arremeter deixou a calda. Toda a tripulação militar morreu e concluíram ser o altímetro. Havia muito nevoeiro baixo. Será que o nevoeiro produziu gêlo no altímetro parado há muito.
Avião turbo-hélice é seguro sim, mas requer piloto muuuuiiiito mais preparado para gerenciar os vários vetores de força e clima pois voa mais baixo. Segurança depende mais de um SUPER PILOTO.
Oi colega!!! Tbm não carece usar um termo tão chulo como esse (burrice) pra mim isso podemos chamar de falta de ética, seria como em uma conferência médica alguém apresentar sua ideia e outro usar esse termo, vamos ser mais sensatos. Eu já diria que prefiro pagar o dobro e voar em um jato, até porque já voei inúmeras vezes para a Europa, é claro, só em jatos, 767, 777, 787, A 350, B-MD11, etc.
Não tenho dúvida de que a aeronave é segura, mas aguardamos a análise do CENIPA para sabermos se empresa Voepass contribuiu ou não para que este acidente tenha acontecido.
" quando a cabine não faz alerta.... de duas uma: ou a caixa preta não existe, ou é um vôo clandestino invadindo o espaço aéreo??... ou um sequestro muito bem planejado .... ou pane geral num choque com um meteorito na trajetória???"....
Aqui na Itália esse avião é usado pelo corpo de bombeiro. Esse avião desce no mar abre as comportas da frente e enche as reservas com água e boa até as montanhas e terra para apagar fogo fazendo uma espécie de chuva para apagar o fogo
O entrevistado não respondeu o que realmente foi questionado na segunda pergunta, não entendeu e o Colombo ficou constrangido de refazer a pergunta. Pena! Fiquei com a dúvida.
Existe uma afirmativa na aviação que diz que o piloto, durante situação de emergência, deve primeiro voar o avião e somente depois comunicar. Ele não vai comunicar ao controle antes de ter a aeronave na mão e entender exatamente o problema que está passando.
Pelo que me disseram, os aviões " Electra" que faziam ponte áerea entre Rio e São Paulo eram a Hélice , e NUNCA nenhum destes aviões cairam . Nunca. O que você " entendido no assunto" tem a me dizer sobre isso ?
Um Brasil que vende motos Shineray como podemos confiar? Temos muitas mortes no trânsito pq temos veículos de baixíssima qualidade nossa indústria não é confiavel uma pequena parte que suja nossa imagem com negligência indiscutível
Agora qualquer avião que cai dizem ser problema de congelamento. Me explica porque na década dos anos 40 quando só havia aviões com elices? Alguém tem algum arquivo de reclamações do congelamento desde essa época?
Seria possivel desenvolver um sistema de gravação de dados e voz, com transmissão em tempo real para a Nuvem? Assim, mesmo que hovesse fogo muito intenso, ou danos severos por outros fatores nos dois sistemas das "Caixas Pretas", tudo estaria salvo e seguro até os últimos segundos do sinistro. O que você acha?
Quando vi ele caindo dando voltas logo vi que era no motor , gelo não faz o avião cair assim , pode perder altura mais o que ouve ali foi uma perda de tração por isso caiu e forma de parafuso ou seja um motor traciona o outro não aí ele fica girando.
Eu acredito que foi algo der repente e os pilotos nao tiveram tempo de avisar a torre sobre a emergência pq nessas horas até quem é profissional entra em pânico pra tentar recuperar o controle da aeronave
FONTE GOOGLE : O ATR-72 é um turboélice comercial bimotor de médio porte e asas altas cujo primeiro voo se deu em 1988. De lá para cá, foram registrados 403 ocorrências envolvendo a aeronave, sendo 66 acidentes e 532 mortes.Não se sabe o número de aviões ATR-72 a operar no BRASIL , mas são muitos !!!!!!!
Acho curioso o entrevistado dizer: "Voar continua sendo extremamente seguro" quantas das vitimas não tinham esse pensamento ? Acreditar nisso evitou que o acidente ocorresse ?
Sei não, mas estou começando achar que tempo ruim derruba todo tipo de tamanho de avião... é Air France, Monomotor turbohelice com radar potente, ATR72... etc, etc, etc...
Pessoas que fazem afirmações sem conhecer os fatos não servem para a ciência e, com certeza, não mudam o mundo para melhor. São pessoas ignorantes que respondem sem investigar os fatos e ponderar causas e são pessoas ignorantes que pedem respostas imediatas. A aviação chegou até o patamar de segurança que vemos hoje graças ao bom trabalho de apuração de acidentes.
MEU AMIGO SEGURANÇA DE VÔO TAMBÉM DEVE CONSIDERAR SEGURANÇA EM TERRA , ESCESO DE TRAFWGO AÉREO AUMENTA O RISCO DE ACIDENTE. ACIDENTE NO NEPAL SOMADO AS CONDIÇÕES CLIMATICAS DE GELO AGRAVARAM A RETOMADA .
Eu e me à familia!estamos muito tristes ,e pedimos ào nosso Grandioso Deus ,que conforte todos os parentes e familiares das vítimas desse terrível acidente
Como piloto de empresa por 17anos, posso dizer:
Esse rapaz entrevistado é de uma ética exemplar.
Somente a investigação do CENIPA será capaz de trazer a verdade.
piloto de avião de papel
@@henriqued.7271 E tu é piloto de avião de simulador, ou nem isso?
O nome disso que tu descreve é falta de firmeza e vontade de não comprometer o network.
São atitudes de aproveitadores que viram ao mundo para surfarem nas mais diversas ondas que os levem à praia que os darão troféus.
Homem homem é marcante ao honrar o conhecimento e experiências adquiridas.
Foram os homens ousados no direto e reto quem mudaram a humanidade.
Não admirei o seu comentário e espero que jovens não admirem .
@@MrStone-zg3wg Como piloto de motocicleta posso afirmar que foi muita sorte essa aeronave não ter caído no meio da pista da Via Anhanguera , porque daí o estrago seria muito maior.
@@ericklima9253 E tu é a namorada dele?
Não é sobre os modelos hélices, mas a falta de manutenção adequada
MATOU A PAUL UM MILHÃO DE PARABÉNS MIL VEZES .
É de tirar o chapéu, como aviador profissional de linha aérea posso disser que o Fernando é um exemplo de como alguém da área deve tratar o assunto! Tempos muito tristes para todos nós! RIP
baba ovo
@FrangollinoO cara com nome de Frangolino e fantasia de super homem falando de cópia 😂😂
Se fosse seguro não cairia.
@@valtercarvalho8043é seguro mas não é infalível . Nenhuma máquina é 100% confiável . A chance de você ganhar na mega sena é 6X maior do que você estar num avião que vai cair . Existe um risco sim, é mínimo, mas existe . Quem não pode lidar com riscos, por menores que sejam não está preparado para a vida .
@@valtercarvalho8043 O elevador é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo e olha acidentes de elevadores já tiveram por aí. Comentários completamente idiota esse seu.
Meu pai foi piloto da extinta Cruzeiro do Sul e voou com DC 3, Catalina, Hirondelle e Fokker por 15 anos todos turbohelices sem nenhum incidente.😊
@@marceloassuncao8739 Douglas DC3 eram bons aviões.
Dc3 e Catalina não sao turbo hélices. São motores radiais a pistão.
DC-3 e PBY turbohélices vc forçou, hein...
@@saito125 Radiais a pistão e são excelentes máquinas.
Quantas experiências legais.
Parabéns a seu pai.
Viajei em um ATR 72 no tempo em que a Voepass ainda era Passaredo. Ele é mais barulhento e mais lento que um jato mas consegue decolar e pousar em pistas mais curtas, o que viabiliza o voo para cidades menores.
Se surgir outra oportunidade, viajo sem medo.
Já viajei na antiga TRIP no atr 42 e 72, e foram as viagens mais confortáveis da minha vida! Entrei na aeronave com medo e falando que nunca tinha andando em teco-teco, o comissário respondeu: mas ele tem 72 lugares... Algo aconteceu, que foge da aeronave ou dos pilotos, realmente uma fatalidade. Mas não desabonem a Cia aérea ou o avião.
Agora brotam "especialistas" descendo o pau em um dos aviões mais seguros do mundo. A importância do ATR para a aviação regional é enorme.
Sim.
Se fosse assim ninguém pilotava nem viajava mais de jato, jatinho, hélice, caças da força aérea, helicópteros.....pois todos esses modelos já caíram.
sempre vai ter um aviao caindo e sempre vai ter gente andando de aviao
Não me faça rir amigo. Use a lógica. Beleza, mas vamos dizer a verdade acima de tudo. Doa o que doer. Os turbo hélice são sim muito menos seguros sim. De onde eu tirei isso? Da matemática simples. Como assim? Se eu tenho mais variáveis que podem implicar em perda de aero navegabilidade é porque sim é mais perigoso. Se os turbo hélices são mais suscetíveis a queda com intempéries, se eles voam em altitude menor, que é mais complicado de recuperar a sustentação para sair de um estol, se esses aviões voam em menos velocidade e com isso ficam mais próximos da velocidade de estol, é OBVIO que são mais perigosos. Isso é matemática. Mas todo mundo fica com medo de dizer porque criaram um discurso de mentiras com um monte de lavagem cerebral, para não chocarem os pobres ouvintes que parariam de voar por medo em um negócio que movimenta trilhões de dólares por ano em torno do mundo. Essa é a única verdade nisso. E pra piorar a rede de tv que eu não gosto deu uma dentro sem querer. Pesquisou o manual dessa coisa e lá fala explicitamente que o fabricante diz que é terminantemente perigoso voar com essa aeronave em condições de gelo severo. Pesquise no google. Está na parte de limitações 4 página 32.
@@victorhugofs21 sim. É difícil recuperar do stall peso vs centro de gravidade vs navegabilidade. Muitas variáveis se o gelo ter formação rápida e o sistema demorar para informar no painel. Se nada funcionar, sistema anti-gelo e a decida em atitude com velocidade rápida pode ser fatal. Foi o que li.
O público geral é muito desinformado, estão agindo como se nunca houvesse acidente com aviões turbo fan, somente turbo hélice, considerando que ninguém sabe a causa do acidente
Esses aviões ATR-72 são fantásticos! Muito utilizados aqui na Europa. Viajo muito nos da Finnair, me sinto muito segura e confortável!
Esses aviões ATR já foram proíbidos de voar na EUROPA tempos atrás por causa de falhas de projeto. Só voltaram depois que essas falhas foram, aparentemente, solucionadas.
Os Eletras da Varig que durante décadas fizeram a movimentada ponte aérea Rio, São Paulo, eram todos turbo hélice, nunca houve um acidente grave. Portanto os motores turbo hélice, e turbo fan, tem a mesma eficiência, a diferença está apenas na velocidade, pra segurança do avião, é a mesma coisa.
Esse acidente tem tudo pra ser exatamente o mesmo do Nepal com exatamente um ATR 72 idêntico. O avião teve grande variação de velocidade pois as hélices tavam variando o passo até embandeirar e cair. Neste caso esse avião no Braisl pode simplesmente ter embandeirado. Tinha passado por manutençao um dia antes e ja tava com histórico de grande variação de velocidade no percurso, como pode ser visto no Flight Radar.
Interessante seu comentário. O que eu penso acho dificil é acontecer isto no dois motores ao mesmo tempo. Pelo que vi no tracker do radar o aviao voltou e logo pensei em um atentado, mas isto coisa da minha cabeça.
@@Marcelo_Harenza Saiu uma matéria agora no G1, esse aviao chegou a ficar 4 meses parado por falhas estruturais e de hidráulico. Isso explica alguma coisa referente ao passo das hélices variarem tanto durante o vôo.
Parecer Técnico é muito importante nesse momento... Porém dizer "podem voar tranquilos" definitivamente não nos deixam tranquilos 😒
Assim, acredito que seja seguro. Mas viajar tranquilo ja é pedir demais. Vai um tempo pra superar esse tipo de acidente, muita gente vai passar muito medo dentro dos ATRs a partir de agora.
Acredito que seja uma maneira de encorajar as pessoas nesse momento, tem muito de psicólogica essa fala também. É que nem o médico, tem médico que faz vídeo falando que determinada cirurgia é segura,mas a gente sabe que toda cirurgia tem as vezes alguma complicação!
@@Gilsonalexandre-t2j vc tem razão. Eu não fiquei bravo com a fala dele não, mas realmente vai ser difícil por um tempinho
Perdoe, mas é tolice pensar assim. Basta comparar as estatísticas de acidentes com ATR e jatos ...
@@saito125 eu entendo, rs. É só questão psicológica. Não é de fato mais perigoso, mas fica na mente por um tempo.
@@saito125 Ou acidentes aéreos com rodoviários. Tu nunca mais pega uma rodovia.
Os ATRs, tanto o 42 quanto o 72 carregam a aviação regional do BR nas costas...centenas de cidades não teriam vôos regulares sem ele...
Não só no Brasil mais como no resto do mundo!
Eu tava pensando será que eles tem a grana que vão precisar,porque terá que pagar milhões em indenizações.fato triste pra todos envolvidos.
Eu acho que sim, eles tem parceria com a latam.
@@anunciacao2370tem sim
@@anunciacao2370 infelizmente nao tem, devem 50 milhões, união, petrobras, ações trabalhistas...
Já viajei muito no ATR e é um avião excelente, moderno e de certo conforto. Nunca passei qq problema nas inúmeras vezes que viajei nele. Sempre bom que esse tipo de informação seja passada às pessoas. Parabéns ao canal.
Aliás, para mim, que tenho mais de 1,80, um ATR tem mais espaço para as pernas que um Embraer 190
@@jbf5451 Sim, o ATR oferece um conforto melhor do que muitas outras aeronaves.
Meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas dessa tragédia horrível. 😢 Jesus Cristo envolva no seu manto sagrado todas as almas dessas vítimas.😢
Da forma como o avião se acidentou, parece ter sido programado para tal ocorrência. Não é possível que os 2 motores parasse de funcionar simultaneamente e ainda impedisse que o avião movimentasse reto aproveitando que planasce até encontrar um local seguro para pouso. Algo que permite um vôo por quase uma centenas de kms. Só pode ter sido um Carma.
É necessário que a ANAC, a AIRBUS e a LEONARDO SPA se pronunciem sobre a segurança desses aviões ATR e não uma pessoa individual qualquer para afirmar a credibilidade desses aviões como seguros.
Uma das coisas mais importantes nestas situações é descobrir a cadeia de coisas que falharam. Mas mais importante é rever procedimentos para evitar mais situações semelhantes. O que é habitual na aviação. Outra coisa usual, é, que quando uma aeronave cai sem se saber as causas, esses modelos deveriam temporariamente ficar inibidos de voar até apurar realmente quais as causas, se humanas ou defeitos da própria aeronave. Mas isto iria colocar as companhias em colapso financeiro, Deus guarde todos os voos até se descobrir o que aconteceu e que não existam mais desgraças.
Parabéns Fernando, é isso mesmo, vamos aguardar as investigações.
Eu suspeito disso desde o início, que o problema pode ser nas hélices, a segunda suspeita pode ser o gelo mas tem o degelo nas asas que evitam o acúmulo de gelo.
So os bordos de ataque - a - frente da asa - tem o sistema de degelo, depende de como se forma a camada e, uma vez perdida a sustentaçao e a entrada em flat spin, so com altitude elevada seria possivel tentar uma recuperaçao de condiçoes minimas de voo... Nao e facil.
Ninguém falou que foi hélices o problema.
@@MarcosGomes-h8k Mas ele suspeita, ele pode suspeitar.
@@moraes4467 Aviões a jato possuem estatiscas piores e só pesquisar.
Não existe a menor possibilidade de ter sido problemas com as hélices a causa de um flat spin.
Se vocês analisarem a linha amarela do gráfico, dá pra ver que desde o início do vôo, a velocidade da aeronave variou muito, enquanto a altitude mostrada na linha azul, se manteve regular até o momento da queda, ou seja, o vôo iniciou com problemas, os quais eu acho que foram causados pelo "passo" das hélices do motor defeituoso, onde, no momento crítico, o passo da hélice deu o passo para "reverso", anulou a velocidade à frente do motor que estava normal e "zerou" a velocidade do avião.
Concordo, faz total sentido pois não foi possível neim planar para encontrar um local para o pouso de emergência.
Mesmo caso do Nepal. Um ATR idêntico a esse embandeirou as hélices e perdeu sustentaçao. E caiu.
@@wesley_botelhoexatamente hélices embandeiradas veja o vídeo quando ele chegar perto do solo da pra escutar o som dos motores claramente embandeirados tava com som de helicóptero
@@qantaslink7733 acaba de sair uma materia no G1, esse avião era uma bomba prestes a explodir. Chegou a ficar 4 meses sem operação por falhas estruturais e hidráulico (que é exatamente responsavel) pelo embandeiramento das hélices. Um dia antes mexeram e liberaram ele pra vôo.
Se pensar que faz 17 anos que não caia um avião aqui no país e tem voos todos os dias se torna um meio muito seguro, porém quando cai é esta tristeza morre todo mundo.
Os dados desse vôo vão ajudar a tornar o ATR ainda mais seguro, mas muito triste a situação, Deus conforte os familiares
Gosto muito do Fernando!!! Sempre comentários com muita Sabedoria, ponderação.Que o Pai do Céu possa Consolar está Imensa Dor!!!🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤🖤.
Já voei c/ o ATR c/ capacidade máxima, 72 passageiros e carga máxima. Chegaram a aliviar carga antes do voo por temperatura muito alta no momento da decolagem.
Aeronave muito segura.
Tão segura, mas tão segura que caiu. Essa bomba chamada ATR é proibida nos EUA, so tem uma empresa na Flórida que ainda voa com ele. No Nepal essa m4rda embadeirou as hélices e se espatifou.
Avioes turbohelice foram projetados, principalmente, para voar em altitudes mais baixas com menor consumo de combustivel e melhor rendimento (diferente dos turbofan - vulgo avioes a jato) E por isso sao ideais para voos mais curtos e em pistas mais curtas.
E turbohelice tem turbina. Nada mais eh que um motor a jato com uma helice acoplada.
Povo ve uma helice e ja acha que eh tudo igual.
Todo apoio às famílias das vítimas nesse momento de tristeza
Deus conforte toda família
Sim só Deus para consolar todos os familiares e amigos 😢😢❤🌹🌹🌹
Atr ja teve 66 acidentes com 532 mortes.
ATR tem uma lista de acidentes, vários causados por conta do gelo nas asas, nos EUA ele não é mais usado desde um acidente em 1994 da American Eagle, a única empresa que usa ainda o ATR é a Silver Airways na Flórida. Falar que esse avião é seguro é controverso, o conceito de segurança tem que ser revisto nesse caso.
@@ramizielg E Os Lockheed electra que eram turbo hélice que faziam a ponte aérea nunca tiveram acidentes. E Diziam na época que eram antigos.
Da TAM CAIRAM 2 FOKER 100 UM AIRBUS 320 se não me engano todos com motores a jato. Logo o uso de hélices não justifica o funcionamento do avião sem falar que a passaredo opera desde 1995 e nunca tinha caído nenhum avião deles e Mais recentemente tivemos a queda de um avião da Air France também com motores a jato caiu no oceano. Logo a confiabilidade dos aviões a hélice e superior a vários modelos a jato.
@@rodsonservicos3813 o problema não são os motores ou as hélices , o problema é o modelo do avião, o projeto do ATR, as asas desse avião em situações específicas onde há formação de gelo tornam o avião inseguro. São vários acidentes com esse mesmo modelo e sob circunstâncias parecidas.
Eu vi turbo hélices operando no Alasca. Em cidades pequenas pesqueiras
@@ramizielg Claro qualquer máquina se o operador desobedecer ou arriscar nas suas limitações pode haver acidente e como entrar com um automóvel na chuva em alta velocidade na chuva.
Causa deste acidente:
1° Congelamento do combustível na linha de alimentação.
2° Parada imediata da eficácia dos motores.
3° Queda na vertical devido excesso de gelo na fuselagem e nos ailerons, sem possibilidade de planagem.
4° Nada mais a fazer.
Cabal você disse tudo...foi esse conjunto de fatores sim...valeu aí.
Claro que são! Esse teco teco caiu igual uma pedra. Nunca aconteceria isso com um boeing ou Airbus. Eu só voo em avião com turbina a jato
Não dá para ficar generalizando se as pessoas não tivessem preguiça de pesquisar é só pesquisar os desastres aéreos e ver que a maioria dos BOEINGS foram o que mais caíram no mundo, inferior a 4 acidentes do modelo ATR ou seja ele é um avião seguro e certificado para voar! Agora os pessoas ficam criando preconceito por ser um turbohelice.
A maioria dos comentários foram falando mal do avião ATR, , muita falta de conhecimento ele é muito seguro agora ele tivesse mais 10 acidentes aí ele não seria seguro a boeing pelo que vi tem mais 20 acidentes aéreos
@@modulofacil8859 a internet fica tão esganbelada que fala mal avião mas mal tem dinheiro pra pagar uma passagem que custa 5 mil reais
@@David-ig6mq é a ignorância das pessoas criando preconceito e a mídia empurra isso na cabeça das pessoas
O ATR ja teve 66 acidentes e 532 mortes. Falar que uma bomba dessas é seguro? Esse é o problema da aviação. ficam jogando a sujeita pra debaixo do tapete. Nos EUA essa bomba foi banida de todos os estados com excessão da Flórida. Toda vez que cai um ATR morre em média 65 pessoas. Anos que cairam ATR e morreu todo mundo: 1994, 2012, 2018, 2023 e 2024.
Boing tem muito problema mas a frota é maior e voa muito mais que ATR-72. O manual tem 1.032 pág. Tem restrições de voo a própria fabricante avisou, tem seus problemas crônicos. Importante o povo saber o que está acontecendo. Também tem um incidente grave em 2013/Cenipa.
Muito bom esse comentário.
Parabéns.
Voei em DC 3, Bandeirantes, Navajo, Cessninha, King Air, C - 46, helicóptero Esquilo, entre os anos 60 e 2000. Tudo a hélice.
Nos anos 90 voei muito em ATR's, em Brasilia's (Embraer) e em Cessna Caravan's (mono motor). Nunca podemos associar a segurança da aeronave com o tipo de propulsão.
Bandeirantes e Cessnas possuem motores a pistão. ATR possui uma turbina a jato que impulsiona as hélices. Assim como o atual Super Tucano Militar da Embraer e tbm os helicópteros mais modernos de guerra que existem hoje, suas hélices são impulsionadas por motores a jato.
@@gilbertoambiel2573 o Bandeirante e o Caravan são turbo hélices.
A Fab usa o Casa295 que concorrente do ATR pra trabsporte, esse tipo de aeronave é super seguro.
Casa 295 não é concorrente do ATR, menor e com rampa traseira, mais militar.
Sempre ouvi falar que acidentes com avião de hélice são menos frequentes! Inclusive tem um canal do TH-cam de aviação que mostra que uma empresa de aviação não queria ficar com um avião de hélice deu outra empresa que faliu O que é considerado um avião ultrapassado! Depois que ela usou o avião porque não tinha outra opção ela começou a ver que o avião era extremamente seguro e nunca ocorreu um acidente com ele! Não lembro qual foi o canal que eu vi isso Mas no geral creio que mais acidentes ocorrem com aviões turbo jatos do que com hélices!
@Pedaltrilhasemergulho - Já viajei no ATR-72 da Azul talvez umas 6 vezes. Viajei a noite e durante o dia. Tirando a distância dos assentos, que é pequena, causando desconforto para mim, os voos foram tranquilos e com segurança e sem turbulências.
Estava pesquisando e encontrei na Wikipedia uma informação que existe 896 ATR-72 voando pelo mundo. O número de aviões a jatos é com certeza bem superior, daí então a proporção de mais acidentes com jatos que com turboélice.
Para mim não há problema se vou viajar em um jato ou em um turboélice. Nos dois tipos de aeronave me sinto seguro.
Graças aos turboélices foi possível eu ir a alguns destinos que não eram servidos pelos aviões a jato.
Eu tenho 63 anos e nunca vi na minha vida um avião cair desse jeito! Geralmente quem cai assim em parafuso é helicóptero! Sempre ouvi dizer que mesmo que os motores do avião parem de funcionar, ele ainda plaina! Plaina mesmo? Não foi isso que eu vi!
plana se tiver velocidade o gelo provavelmente deixou o aviao sem velocidade mais que estava muito perto do solo
Vi um relato de um morador que falou que viu fumaça antes da queda! As autoridades informaram que não houve relatos de problemas no avião! Então há possibilidade de uma ave ter atingido o motor/hélice e ele ter perdido potência e estolado! Pk ele cai reto! Como se tivesse sido atingido por um míssil! Minha suspeita é de uma ave ter atingido o avião!
Ave não derruba avião, a borda das pás tem proteção para esses casos também, então raramente uma ave mesmo de grande porte iria trazer problemas, é mesmo que atingisse os dois motores o avião teria planeio. Para o avião entrar em parafuso chato ele perdeu sustentação nas asas, a suposição mais provável seja formação de gelo.
Tem um video que vi ontem de outro ângulo que parece sair uma pequena fagulha quando ainda estava caindo. Mas é muito rápido
mesmo se tivesse antigindo uma hélice o avião voa normal com um motor
Excelente comentário, emitido por um Excelente profissional da Aviação!
Fiz Galeão - Ribeirão preto com o atr passaredo na época! Foi tranquilo, fora que antes de sair, as luzes se apagaram e ligaram, mas isso devia ser procedimento do próprio avião!
Obrigado imprensa por procurar uma pessoa capacitada para falar sobre o ocorrido.
O Fernando e o Lito de Sousa estão entre os pouquíssimos que nos dizem coisas que esclarecem. É impressionante ver a diferença entre a maneira de falar deles e da maioria do resto, mesmo daqueles que se dizem especialistas nisso e naquilo, e ex-comandantes.
Estava a ver um esta tarde a dar uma entrevista, e foi apresentado como ex- comandante (sem dizer de que empresa nem nada). A conversa do tipo só me deixou uma impressão: a de que ele não sabia o que estava a dizer.
Fernando e Lito ainda são os melhores, e é curioso que, parece-me, eles são muito pouco solicitados a dar entrevistas. Talvez seja porque o estilo não espalhafatoso nem sensacionalista deles, não agrada à mídia.
❤ é isso ai tem varios vôos daqui de Natal capital do Rio grande do para recife todos os dia para Fernando de Noronha e Mossoró todos ATR 72 600 operado pela voe pass e azul linhas aerias e nunca ouve nenhum acidente desde quando terminou a pandemia
Estou na industria aeronáutica como piloto de aviação comercial desde 1986. A quantidade de "especialistas" aeronáuticos aparecendo agora e impressionante. Sobre helices? Ja esqueceram do Lockheed Electra, que durante décadas operou seguramente na ponte aérea RJ-SP. Nenhuma fatalidade com o Electra. Uma aeronave e tao segura quanto seus operadores (pilotos, mecânicos, gestores, etc..)
ACHO LEGAL AQUELES AVIÕES COM MOTOR DE FUSCA, JÁ VI UM QUE O MECÂNICO TROCOU POR UM MOTOR AP 1.8 , FICOU UM FERRO BRASILEIRO.
O ATR-72 é um avião muito moderno, alias com um sistema de voo muito bem projetado, o problema é que a proposta de voo dele muitas vezes coloca o avião em situações ruins. No acidente do Nepal por exemplo, o sistema indicou o motor que tinha problemas e colocou na tela qual a sequencia de comandos que o piloto deveria fazer, porem o piloto se enrolou todo e embandeirou o motor que não estava com defeito, num claro sinal de falta de treinamento, levando o avião a cair.
Claro que o acidente do Nepal teve uma dinâmica totalmente diferente, como o Fernando falou bem somente o relatório do Cenipa vai trazer a verdade sobre a situação pois existe uma serie de informações que nós não temos e precisam ser analisadas, mas é cedo demais pra condenar a aeronave dessa forma, qualquer especulação pode estar redondamente enganada nesse momento.
Viajei uma vez de Lisboa ao Porto num avião desse modelo, balança demais
Os turbohélices voam mais baixo, por isso tem mais turbulência
Muito consciente e muito ético.
Parabéns.
10 anos atrás viajei em um aviao dessa Passaredo antigo nome que o avião deveria ser refugo de outra companhia pois era tão velho que dava de perceber nas poltronas e o avião fazia muito barulho de ringido era de assustar e essa companhia me marcou negativamente. Não vou dizer que seja o caso do acidente é só uma lembrança.
Eu acho muito chato esse assunto que todos os "especialistas" falam: "não vamos especular.". Eles poderiam dizer o que eles acham o que pode ter acontecido. Só isso!
ainda acho a tese de formação de gelo muito estranha...
a queda para mim foi um stall por falta de velocidade
Voei Electra inúmeras vezes no Rio-São Paulo. Pô. Que avião fantástico! Seguro. Nunca tive problema algum em cerca de 20 vôos no ano de1987.
O dia dos pais ficou muito triste com esse incidente suepreendeu os nossos corações deus conforte a todos
Já teve um outro acidente igual a esse no Brasil, foi com um ATR da Total Cargo.
3:37prefiro ficar com o meu raciocínio prematuro, acredito que o motor esquerdo travou de forma súbita e ocasionou o tranco repentino, fazendo o avião cair em stoll espiral e por isso não deu tempo do comandante fazer contato com a torre, pois nessa ocasião o nível de adrelina somado com o desejo de sair da situação faz de modo automatico do ser humano em não reportar o fato, já que estavam preocupados em sair do stoll espiral. essa era a única resposta para a pergunta feita. Minhas condolências aos familiares e aos pilotos que tenho certeza que tentaram até o último momento.
Mas se e bimotor com um motor só daria pra fazer pouso de emergência esquisito cair de uma vez penso eu.
ele é bimotor o erro foi nos 2 motores
Bom dia, pesquisando já descobrir pelo menos dois casos identicos com o ATR, um nos estados unidos que morreu todo mundo, e outro na Bahia que foi classificado como grande perigo, onde os procedimentos da construtora dos aviões não foram observados.😮
O cara fica enrolando ao invés de falar a verdade! 🤦🏽Os aviões de hélices são muito mais propício a queda do que os aviões de turbina, depois voou muito mais baixo e com poucas velocidades, por esses motivos; é propício a entrar em um parafuso chato irreversível.😂
Agora uma coisa que está em vigor e já funciona em alguns aviões nos estadis Unidos e com muito sucesso ,que são paraquedas especiais, prá aviões!,Tudo bem que são utilizados em aviões pequenos, mais que tal à indústria aeronáutica começar à produzir e testar tipos de paraquedas mais especiais e maiores e com eficácia, para aviões desse tipo?pois em situação como essas,de perda de altitudes drásticas e de panes dos motores muitas vezes fatais, poderiam ser amenizadas com esse tipo de tecnologia,e que salvariam inúmeras vidas
Tbm pensei nisso
bom, a maioria aki nao e mecanico como eu, eu esperarei os laudos desse incidente que Deus o conforte😢
De certo vai dar tempo de 68 pular
@@jeanmichelfelipedasilva1300 😂😂
Não são paraquedas individuais , mas sim pra sustentação de toda aeronave .
Foi o que eu entendi .@@jeanmichelfelipedasilva1300
MAS QUE TEM AVIÕES VELHOS POR AÍ TEM SIM! JÁ VOEI EM UM CACO VELHO DE UMA EMPRESA QUE NAO VOU MENCIONAR.
Viajei em 1982 na viação TABA que era provavelmente um ATR .na época tinha 10 aviões em atividade..9 caíram e outro foi p ferro velho...😮
@@Salete558 A TABA operava o Focker27, o ATR42 só teve sua produção iniciada em 1984.
No Brasil o 1° ATR só chegou em 1993 , operado pela extinta Pantanal.
Essa aeronave é extremamente confiável, as principais companhias da Europa onde o inverno é muito rigoroso usam essas aeronaves sem problema nas suas frotas. Não existem ocorrências de acidente com história de recorrências dese avião.
Desde o voo Bari-Djerba que caiu na costa de Palermo em 2005 até o último acidente no Brasil, houve numerosos acidentes, vários deles fatais, que afetaram os últimos 30 anos de serviço do ATR 72
@@KASAASMR Aqui no Brasil são inúmeras aeronaves voando sem nenhuma ocorrência registradas. Agora um detalhe importante é que os ATR precisam de uma manutenção refinada com precisão em todos os detalhes. Depois desse trágico acidente estão aparecendo vídeos de alguns aviões da passaredo em péssimo estado de manutenção. Alguns relatam sujeira e ar condicionado desligado.
Exato! Já voei em vários aqui na Europa, inclusive no inverno de -30C da Finlândia!
@@guedesnews5656 No Brasil são 33 ocorrências com esse modelo.
@@KASAASMR Sem registro desses eventos tanto pela mídia quanto ao conhecimento pela ANAC.
Não acho que levantar possíveis causas seja falta de respeito.
Eles têm medo de tomar processo...
Ele perguntou por que não houve alerta de emergência do piloto para o controle. Se isso pode ser causado por um problema súbito. E nao perguntou dos alertas que a aeronave dá aos pilotos.
@fabioserette1774 - Sim, também notei a "falha". Ele pode não ter entendido a pergunta corretamente, pode ter se esquivado de responder, por motivos que não sabemos, ou para não se comprometer, ou ainda uma falha de comunicação na Internet que o impediu de entender a pergunta 100%. A Internet no Brasil ainda deixa muito a desejar.
Lito Souza- Aviões & Músicas, disse bem, "há vários fatores que implicam na queda desse avião, então é arriscado opinar." Meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas deste gravíssimo acidente.
Eu spu leigo em termos de aviacao .
Acho que foi a grande frente fria que ajudou na queda.
Acho que houve descuido dos pilotos.
E o problema da hélice é a mudança de passo se travar o motor ajato não faz efeito eu tenho dúvida
Eu não sei porque ainda não existe um sistema de emergência onde as turbinas e hélices são desligadas ou ejetadas, e paraquedas são acionados para salvar a aeronave de uma queda tão forte contra o solo !
Salvar o maior numero de vidas possíveis, deveria ser a prioridade nº 1 de qualquer projeto de avião !
Também penso assim. Principalmente se tratando de aeronaves menores como essa.
Qualquer coisa que servisse para amortecer a pancada já salvaria muita gente.
Existe sim um jato de pequeno porte que tem paraquedas inclusive um jatinho desses no Brasil teve problemas e o que salvou foi que ele tinha paraquedas ao qual fez uma aterrissagem segura com o paraquedas.Pesquiza aí no Google que vc achará a notícia desse jato de brasileiro que teve que acionar paraquedas de emergência o qual salvou a vide dele e família dele se não me engano
Se ATR fosse um Autogiro como o Rotordyne teria muitos sobreviventes
Conte para nós como vão colocar um paraquedas do tamanho de um estádio de futebol quando aberto dentro de um ATR.
@@hugosantana7253 Na verdade este sistema de paraquedas já existe e já salvou muitas vidas é só usar a escala e usar um sistema maior para aeronaves maiores !
Veja aqui o sistema salvando vidas que é o mais importante !
th-cam.com/video/lwy7GkPASow/w-d-xo.html
Um grande aviador e especialista. Mas vc sorriu na primeira entrevista .
Ninguém se liga ao altímetro mas num dia de grande nevoeiro na região oceânica de Niterói um avião de carga da AFA que parado a um ano por economia de combustível sobrvoava a região tão baixo que raspou meus cabelos que não tenho. Foi para a praia de Itaipú e de lá uma volta a Maricá sempre muito baixo e voltou pegando Itaquatiara. De tão baixo no nevoeiro deu de cara com o morro onde o piloto tentando arremeter deixou a calda. Toda a tripulação militar morreu e concluíram ser o altímetro. Havia muito nevoeiro baixo. Será que o nevoeiro produziu gêlo no altímetro parado há muito.
Avião turbo-hélice é seguro sim, mas requer piloto muuuuiiiito mais preparado para gerenciar os vários vetores de força e clima pois voa mais baixo. Segurança depende mais de um SUPER PILOTO.
Se depende tanto assim do piloto mais do que os outros tipos de aviao, isso já é um fator de insegurança.
Super piloto...Que viagem!!!
A ignorância do povo que rotula aviões à hélice como "inseguros" ou "teco teco" é a nível de altitude de cruzeiro.
A pessoa considerar hélices menos seguras que turbinas é uma burrice.
Claro. Ambos caem igualmente.
Nenhum avião é seguro
Oi colega!!! Tbm não carece usar um termo tão chulo como esse (burrice) pra mim isso podemos chamar de falta de ética, seria como em uma conferência médica alguém apresentar sua ideia e outro usar esse termo, vamos ser mais sensatos. Eu já diria que prefiro pagar o dobro e voar em um jato, até porque já voei inúmeras vezes para a Europa, é claro, só em jatos, 767, 777, 787, A 350, B-MD11, etc.
@@gersonrizete3774apaga que ainda dá tempo ! 🤣🤣🤣🤣
Não existe falta de ética. Antiético@@robertozaniboni8010
Assim como numa guerra e outro acidente que possa acontecer, a maior e pior dor é a verdade.
Não tenho dúvida de que a aeronave é segura, mas aguardamos a análise do CENIPA para sabermos se empresa Voepass contribuiu ou não para que este acidente tenha acontecido.
Não especule para não queimar a VoePass...embora o sucatão tenha ficado parado diversas vezes para reparo na estrutura.
" quando a cabine não faz alerta.... de duas uma: ou a caixa preta não existe, ou é um vôo clandestino invadindo o espaço aéreo??... ou um sequestro muito bem planejado .... ou pane geral num choque com um meteorito na trajetória???"....
Aqui na Itália esse avião é usado pelo corpo de bombeiro. Esse avião desce no mar abre as comportas da frente e enche as reservas com água e boa até as montanhas e terra para apagar fogo fazendo uma espécie de chuva para apagar o fogo
Aqui em Portugal só é usado para voar dentro do país.
Lisboa - Porto, Lisboa - Algarve
Fora de Portugal usa-se A320
O entrevistado não respondeu o que realmente foi questionado na segunda pergunta, não entendeu e o Colombo ficou constrangido de refazer a pergunta. Pena! Fiquei com a dúvida.
Existe uma afirmativa na aviação que diz que o piloto, durante situação de emergência, deve primeiro voar o avião e somente depois comunicar.
Ele não vai comunicar ao controle antes de ter a aeronave na mão e entender exatamente o problema que está passando.
Existe até uma expressão em inglês para isso: "aviate, navigate, communicate"
@@Renan_c , valeu obrigado pela informação. Eu achava que avisava antes para que a torre pudesse auxiliar melhor preparada.
Pelo que me disseram, os aviões " Electra" que faziam ponte áerea entre Rio e São Paulo eram a Hélice , e NUNCA nenhum destes aviões cairam . Nunca. O que você " entendido no assunto" tem a me dizer sobre isso ?
Infelizmente essa aeronave não passa segurança! Tenho um maior medo em voar nesse modelo teco-teco!
Um Brasil que vende motos Shineray como podemos confiar? Temos muitas mortes no trânsito pq temos veículos de baixíssima qualidade nossa indústria não é confiavel uma pequena parte que suja nossa imagem com negligência indiscutível
Que inveja que tenho desse Fernando (no bom sentido, claro)...
Agora qualquer avião que cai dizem ser problema de congelamento. Me explica porque na década dos anos 40 quando só havia aviões com elices? Alguém tem algum arquivo de reclamações do congelamento desde essa época?
Verdade
Seria possivel desenvolver um sistema de gravação de dados e voz, com transmissão em tempo real para a Nuvem? Assim, mesmo que hovesse fogo muito intenso, ou danos severos por outros fatores nos dois sistemas das "Caixas Pretas", tudo estaria salvo e seguro até os últimos segundos do sinistro. O que você acha?
Quando vi ele caindo dando voltas logo vi que era no motor , gelo não faz o avião cair assim , pode perder altura mais o que ouve ali foi uma perda de tração por isso caiu e forma de parafuso ou seja um motor traciona o outro não aí ele fica girando.
Gosto de ouvir o entrevistado no seu canal Aero.
O problema não são as hélices e sim o modelo que desde de 2005 ja coleciona 15 acidentes sendo alguns fatais como este.
Uau
Eu acredito que foi algo der repente e os pilotos nao tiveram tempo de avisar a torre sobre a emergência pq nessas horas até quem é profissional entra em pânico pra tentar recuperar o controle da aeronave
FONTE GOOGLE : O ATR-72 é um turboélice comercial bimotor de médio porte e asas altas cujo primeiro voo se deu em 1988. De lá para cá, foram registrados 403 ocorrências envolvendo a aeronave, sendo 66 acidentes e 532 mortes.Não se sabe o número de aviões ATR-72 a operar no BRASIL , mas são muitos !!!!!!!
Sim, tens razão
Parafuso Chato ocorre quando piloto descuidado coloca helice em bandeirada
Acho curioso o entrevistado dizer: "Voar continua sendo extremamente seguro" quantas das vitimas não tinham esse pensamento ? Acreditar nisso evitou que o acidente ocorresse ?
1 acidente por ano enquanto ocorre centenas de acidentes de carro por dia
Sei não, mas estou começando achar que tempo ruim derruba todo tipo de tamanho de avião... é Air France, Monomotor turbohelice com radar potente, ATR72... etc, etc, etc...
Pessoas que fazem afirmações sem conhecer os fatos não servem para a ciência e, com certeza, não mudam o mundo para melhor. São pessoas ignorantes que respondem sem investigar os fatos e ponderar causas e são pessoas ignorantes que pedem respostas imediatas. A aviação chegou até o patamar de segurança que vemos hoje graças ao bom trabalho de apuração de acidentes.
MEU AMIGO SEGURANÇA DE VÔO TAMBÉM DEVE CONSIDERAR SEGURANÇA EM TERRA , ESCESO DE TRAFWGO AÉREO AUMENTA O RISCO DE ACIDENTE. ACIDENTE NO NEPAL SOMADO AS CONDIÇÕES CLIMATICAS DE GELO AGRAVARAM A RETOMADA .
Já concluiram as investigações?