Muito boa esta sua administração deste curso, apenas uma ressalva. Quando o ser humano nasce ele enxerga; o detalhe é que o seu cérebro esta novo como se estivesse formatado, sem nenhuma informação. Desta forma tudo que os olhos captam é novidade e será da próxima vez reconhecido. Nós somos uma maravilhosa maquina, imagem de Deus, o aprender é uma graça que devemos procurar sempre.
Estou realizando um sonho de vida. Hoje domingo... fiquei emocionada por esta oportunidade! Um sonho!!! obrigada Pe. Françoa!!! além de tudo és didático!!!
Padre, a explicação da mudança substancial da agua no estado solido não ficou muito claro pra mim. Fiquei em duvida se a mudança não seria formal permanecendo a substancia de água isto é, H2O. O senhor Poderia tirar essa duvida? Obrigado.
Não sou o Padre, mas vou tentar responder a sua dúvida com o que aprendi e entendi: Seguindo o ensinamento das aulas anteriores, pelo que interpretei delas, entendo que o que alterou neste caso de fato foi a substância da água, e não apenas a forma, sendo esta última um acidente substancial, que é quase que primordial para definir se algo é ou não sólido. Isso porque, quando se diz que a substância de determinado ente foi alterada, trata-se da mudança de sua natureza, que é sua essência enquanto ato, isto é, a forma que a água se manifesta. Logo, quando se altera a substância do ente - água, neste caso -, altera-se a sua natureza - a água, quando submetida a uma de suas substâncias, possui objetivos distintos dependendo destas mesmas substâncias, definindo-se assim a sua natureza. Ex.: O gelo, quando em contato com outra matéria, tende a congelar ou gelar esta outra matéria. Já a água no estado líquido, quando em contato com a mesma matéria, tende a umedecer ou preencher "volumetricamente" com água esta mesma matéria -. Então, conclui-se por definitivo, seguindo essa lógica, que a água é o ente do gelo, e não a substância, visto que o ente baseia-se nas potências de se ter uma perfeição, enquanto a substância na perfeição já subsistindo. E quando esta se subsiste, determina-se a sua natureza, que é o modo/forma que o ente está se manifestando.
Boa noite, Padre. A sua bênção. Gostaria de fazer uma pergunta: A potencia, por exemplo, de uma árvore de ser uma estátua é verdadeira. Mas o ato de ser estatua pode ser chamado de "perfeição da árvore"? Ou seja, ela teria potencias diversas, dar frutos, fornecer sombra... onde está então a perfeiçao dela?
Não sou o Padre, mas vou tentar responder sua indagação com o que aprendi e entendi: A perfeição da árvore está no estar à serviço das criaturas, principalmente do homem; e do homem, de Deus. Então, de modo universal, conclui-se por definitivo que a perfeição de toda e qualquer criatura está no estar à serviço de Deus, estando à serviço dos homens, a quem foi concedido toda a dominação dos bens oriundos da terra.
Eu considero que o vapor d'água ou o gelo são em essência, em substância, em ato; água, não muda a substância, o que muda são os estados; de líquido pra sólido ou gasoso, mas a água nos três estados continua água, não vira madeira, nem pó de gesso, continua água, da água pro gelo ou vapor d'água a mudança é acidental, substancial não...
Muito boa esta sua administração deste curso, apenas uma ressalva. Quando o ser humano nasce ele
enxerga; o detalhe é que o seu cérebro esta novo como se estivesse formatado, sem nenhuma informação. Desta forma tudo que os olhos captam é novidade e será da próxima vez reconhecido. Nós somos uma maravilhosa maquina, imagem de Deus, o aprender é uma graça que devemos procurar sempre.
Mais outra grande aula esclarecedora. Obrigado, Padre.
Estou realizando um sonho de vida. Hoje domingo... fiquei emocionada por esta oportunidade! Um sonho!!! obrigada Pe. Françoa!!!
além de tudo és didático!!!
Obrigado, Pe.
Ótima aula, pe Françoá. Me ajudou bastante.
O que significa dizer que algo é ato puro,no caso sobre Deus?
Salve Padre. Sou um estudante de filosofia. Queria mais a tua explicação, sobre outra parte da filosofia. Por isso pode me dar o teu Email?
Padre, a explicação da mudança substancial da agua no estado solido não ficou muito claro pra mim. Fiquei em duvida se a mudança não seria formal permanecendo a substancia de água isto é, H2O. O senhor Poderia tirar essa duvida? Obrigado.
Não sou o Padre, mas vou tentar responder a sua dúvida com o que aprendi e entendi:
Seguindo o ensinamento das aulas anteriores, pelo que interpretei delas, entendo que o que alterou neste caso de fato foi a substância da água, e não apenas a forma, sendo esta última um acidente substancial, que é quase que primordial para definir se algo é ou não sólido. Isso porque, quando se diz que a substância de determinado ente foi alterada, trata-se da mudança de sua natureza, que é sua essência enquanto ato, isto é, a forma que a água se manifesta.
Logo, quando se altera a substância do ente - água, neste caso -, altera-se a sua natureza - a água, quando submetida a uma de suas substâncias, possui objetivos distintos dependendo destas mesmas substâncias, definindo-se assim a sua natureza. Ex.: O gelo, quando em contato com outra matéria, tende a congelar ou gelar esta outra matéria. Já a água no estado líquido, quando em contato com a mesma matéria, tende a umedecer ou preencher "volumetricamente" com água esta mesma matéria -.
Então, conclui-se por definitivo, seguindo essa lógica, que a água é o ente do gelo, e não a substância, visto que o ente baseia-se nas potências de se ter uma perfeição, enquanto a substância na perfeição já subsistindo. E quando esta se subsiste, determina-se a sua natureza, que é o modo/forma que o ente está se manifestando.
Boa noite, Padre. A sua bênção.
Gostaria de fazer uma pergunta:
A potencia, por exemplo, de uma árvore de ser uma estátua é verdadeira. Mas o ato de ser estatua pode ser chamado de "perfeição da árvore"? Ou seja, ela teria potencias diversas, dar frutos, fornecer sombra... onde está então a perfeiçao dela?
Não sou o Padre, mas vou tentar responder sua indagação com o que aprendi e entendi:
A perfeição da árvore está no estar à serviço das criaturas, principalmente do homem; e do homem, de Deus.
Então, de modo universal, conclui-se por definitivo que a perfeição de toda e qualquer criatura está no estar à serviço de Deus, estando à serviço dos homens, a quem foi concedido toda a dominação dos bens oriundos da terra.
Eu considero que o vapor d'água ou o gelo são em essência, em substância, em ato; água, não muda a substância, o que muda são os estados; de líquido pra sólido ou gasoso, mas a água nos três estados continua água, não vira madeira, nem pó de gesso, continua água, da água pro gelo ou vapor d'água a mudança é acidental, substancial não...
Coitada da galinha, tem asa mas não pode voar...
👍🙂🙃🙂