A REPETIÇÃO DOS DESEJOS

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 10 ก.ย. 2024
  • Gente, esse vídeo foi feito antes dos últimos dois que entraram no canal.
    Por conta de problemas técnicos, eu só consegui colocar ele agora.
    Então ele meio que parece desconsiderar a existência do vídeo de ontem.
    Mas, em certo sentido eles são complementares.
    O livro:
    A Metapsicologia de Freud - amzn.to/2YDrpip
    Meu Instagram:
    / emanuelaragaoreal

ความคิดเห็น • 69

  • @dzrre_
    @dzrre_ 4 ปีที่แล้ว +60

    Esse vídeo me fez pensar muitas coisas. Uma delas: a prática dessa mudança das repetições requer um contato com o outro. Pq é no contato com o outro, seja a relação que for, que a gente se observa em relação ao outro. Como a gente atua numa relação só pode ser observada através das relações que a gente vive. Faço terapia há 4 anos e a minha prática daquilo que elaboro lá é me observar nas relações, inclusive nas amizades. Eu vejo muita gente "preferindo ficar sozinho", mas é nas relações que vc se exerce. É nas relações que vc exerce seu modo de se relacionar e achar que só uma relação (a amorosa normalmente) vai dar conta disso é perigoso. Toda relação tem algo pra te ensinar sobre vc.

    • @milenacavalcanti6240
      @milenacavalcanti6240 3 ปีที่แล้ว +1

      Colocação excelente! Eu tenho percebido cada vez mais isso, à medida que avanço na análise. E é interagindo com outras pessoas que eu tenho desenvolvido mais coragem de expressar ideias novas sem medo de julgamento (delas e meu). Terapia é um processo de treinamento da mente.

    • @raisasilva8944
      @raisasilva8944 2 ปีที่แล้ว +1

      Eu acho muito interessante o que vc disse, pq de fato terapia não pode ser encarada como uma "autoescola" da vida, é justamente fora dela, na prática das relações que vc consegue se colocar de forma mais assertiva nas relações. No entanto o processo terapêutico é o que auxilia nesse processo de melhor desenvolvimento nas relações. Enfim é um processo.

  • @dai649
    @dai649 5 ปีที่แล้ว +50

    Bom dia! Eu faço terapia há vários anos. Descobri que tinha crise de pânico num específico momento do dia devido a um trauma familiar que se repetia diariamente quando eu vivia com meus pais. Depois que elaboramos isso (eu e meu terapeuta) eu tive pouquíssimos eventos de crise de pânico. Melhorou significativamente minha vida. Outra coisa que tbm eu tenho melhorado é sobre não ter limites na hora de estudar, trabalhar coisas profissionais. Eu me jogo e me consumo muito! E me faz muito mal, eu fico exausta e eu não sabia como resolver isso. Na terapia eu elaboro essa questão e hj em dia eu reconheço que estou me direcionando em um caminho ruim... E procuro me organizar de outras formas. Está sendo um caminho de aprendizagem muito importante. eu realmente acredito que terapia funciona. Sinto exatamente isso que o Manu disse. 😀

  • @camillahenrique5708
    @camillahenrique5708 5 ปีที่แล้ว +9

    o Manu lendo o kkkkk, hahaha, rsrs é muito engraçado. Por mais kkkk, haha e rs nos questionamentos.

  • @valdemilsona64
    @valdemilsona64 5 ปีที่แล้ว +11

    Cara, que bom o seu conteúdo! Porraa, sério, muito massa! Papo cabeça.

  • @Vanessa-nu5om
    @Vanessa-nu5om 2 ปีที่แล้ว +1

    Agora descobri o por que minha psicóloga tem tanto orgulho de mim,passei por esse processo de reconhecer que o desejo e meu e o outro nunca dará conta , no meu divórcio um casamento de 13 anos no qual eu era depende emocional e mudei profundamente minhas estruturas durante o luto (quase um ano).

  • @taishp10
    @taishp10 3 ปีที่แล้ว +1

    Sou psicóloga e indico pras pessoas que acham já estão saturadas de falar e que isso não está mudando a sua prática, recomendo a abordagem terapêutica do psicodrama, que é um método de ação.

  • @cherrylee1985
    @cherrylee1985 4 ปีที่แล้ว +3

    esse video me convenceu a voltar a fazer a pratica diária. desenvolver relações de afeto naquele cotidiano.

  • @VanessaAmado
    @VanessaAmado 4 ปีที่แล้ว +2

    Me identifiquei muito com esse video pq vivo me perguntando se dá pra mudar o desejo, uma vez que se dá conta dele. Venho repetindo algumas coisas coisas na análise há 7 anos rs. Sinto como se fosse água batendo contra pedra (fala contra desejo). Mas talvez essa repetição, a forca do hábito, tenha o poder de transformar lentamente as coisas, como vc apontou.

  • @marciafagundes9619
    @marciafagundes9619 5 ปีที่แล้ว +19

    Manu, que vontade de ficar horas conversando com você! Um achado esse canal! 👏

  • @liegetolfo9933
    @liegetolfo9933 3 ปีที่แล้ว +1

    Se não for pelo afeto, não atinge o inconsciente, fica só no racional e consciente.

    • @CassiaSy
      @CassiaSy 2 ปีที่แล้ว

      Depende do segmento do terapeuta Liege...

  • @2000anapaulamoura
    @2000anapaulamoura 2 ปีที่แล้ว +1

    Que interessante a questão da fala como agente terapêutico! Na Medicina Tradicional Chinesa, a língua é considerada o broto do coração.

  • @paulavilela9734
    @paulavilela9734 3 ปีที่แล้ว +5

    Aff, queria q vc fosse meu analista (e amigo rsrs)

  • @paulacarvalho6454
    @paulacarvalho6454 5 ปีที่แล้ว +1

    perfeito, eu trabalho desta forma em minha clínica e nunca havia escutado algo igual.

  • @stellalegnaioli5871
    @stellalegnaioli5871 5 ปีที่แล้ว +5

    Manu, um professor de psicologia, já falecido, da PUC, chamado Franklin Goldgrub, reinterpreta o que o Lacan chama de função paterna e função materna.
    Ele chama de função desejante e função normativa. Então o que seria o “pai” (função normativa), que faz a criança perceber que ela e a mãe (função desejante) não são o mesmo indivíduo, pode ser outra pessoa, uma ideia ou uma instituição - por exemplo a escola, o horário de mamar, a avó, o tio.
    Ao meu ver essa interpretação faz mais sentido, não sei se você já conhecia. Talvez eu não tenha explicado da melhor forma porque não estudei psicanalise, apenas converso com meu namorado que é psicanalista. Mas tenho mais curiosidade sobre o tema e acho que outras pessoas também. Poderia rolar outros vídeos nessa temática, quem sabe... Beijos!

  • @danielleveloso9094
    @danielleveloso9094 5 ปีที่แล้ว +1

    O vídeo certo na hora certa! Tenho muita dificuldade de me relacionar mais profundamente com o outro e depois que descobri alguns padrões, sofro o mesmo que a moça, me impeço de relacionar com o outro. Faço terapia e essa semana estive em uma "crise" duvidosa em relação a metodologia da minha terapeuta, ja que eu, totalmente racional, nao entendia pq falar tanto é importante (e tbm o meu imediatismo com o negocio, tenho medo de tratar isso durante anos ate conseguir me libertar). O vídeo aclarou muita coisa. Obrigado! de coração

    • @CassiaSy
      @CassiaSy 2 ปีที่แล้ว

      Danielle qual tipo de terapia você faz com psicólogo ou Psicanalista?

    • @danielleveloso9094
      @danielleveloso9094 2 ปีที่แล้ว +1

      @@CassiaSy Oi Cássia! Com psicóloga. Muita coisa mudou em 2 anos heheh. Evolui bastante. Nem lembrava desse comentário! Consegui me conectar e estou namorando, então meus desafios são outros atualmente, e sempre em busca de evolução. :)

    • @CassiaSy
      @CassiaSy 2 ปีที่แล้ว

      @@danielleveloso9094 parabéns

  • @paulam.falcaopereira888
    @paulam.falcaopereira888 5 ปีที่แล้ว +1

    Adorei a história da prática...muito importante, somos seres de hábitos...

  • @sabrinapaula7737
    @sabrinapaula7737 4 ปีที่แล้ว +1

    Excepcional! Faço terapia há 15 anos

  • @danielvieira8374
    @danielvieira8374 2 ปีที่แล้ว

    Eu sempre fico no campo analítico e rodando em círculos, é um grande problema nas terapias. De fato o discurso precisa penetrar, e não considerava o afeto como chave para essa passagem.

  • @analuciavalencaferreira8165
    @analuciavalencaferreira8165 3 ปีที่แล้ว

    Nossa! Me aproximar do meu desejo... retirá-lo da autoridade do outro...
    obrigada, Manu!
    Está me ajudando muito!
    ❤️

    • @CassiaSy
      @CassiaSy 2 ปีที่แล้ว

      Olá Ana!
      Já faz algum tratamento terapêutico?

  • @elenshiraishi7932
    @elenshiraishi7932 5 ปีที่แล้ว +1

    Excelente! Fui pensando nas minhas questões e nas redes de afeto que teci enquanto você falava...

  • @evangelinaintra1261
    @evangelinaintra1261 2 ปีที่แล้ว

    Maravilhoso 👍

  • @lisasimpson8895
    @lisasimpson8895 3 ปีที่แล้ว +1

    pra mim terapia não funcionou. serviu pra eu me entender melhor, mas me fez perceber que não sei como nem qro resolver meus problemas. essa realização foi mto importante pra mim, mas tbm mto destrutivo, eu acho.

    • @CassiaSy
      @CassiaSy 2 ปีที่แล้ว +1

      Lisa qual tipo de terapia você fez, com psicólogo ou Psicanalista?

    • @lisasimpson8895
      @lisasimpson8895 2 ปีที่แล้ว

      @@CassiaSy eu fiz com psicólogas. uma era tcc e eu gostava, mas qdo estava muito mal não servia de nada. elamcusta mto caro e não tenho como pagar atualmente. a segunda não tenho certeza. acho que ela tinha uma pegada junguiana. fazia mtas perguntas tipo "oq é raiva? pq vc sente raiva? oq é medo? pra que serve o medo?" a terceira era voltada pra psicanálise e a atual (sim, estou tentando de novo) é psicanálise tbm. eu falo mto e ela fica "mm-hmm" e depois fala "é mto importante a gente trazer essas coisas pra terapia. mas hj a gente fica por aqui" (pq acabou o tempo). perda de tempo e dinheiro msm...

    • @CassiaSy
      @CassiaSy 2 ปีที่แล้ว

      @@lisasimpson8895 a ideia é se conhecer e a gente só se conhece através de perguntas sabia????
      Você precisa saber o porquê dos porquês pra chegar no âmago de suas questões e isso é muito dolorido por isso muitas pessoas desistem da terapia... e outra nem se quer querem saber pq ela traz a tona o nosso consciente sobre nossa responsabilidade sobre nossa própria vida!
      Sou Psicanalista Espiritualista e entendi muito bem disso...
      São sabotagens (inconsciente claro) atrás de sabotagens pra chegar na sombra interior que nos impede de ser completamente felizes independente de qualquer adversidade e tristeza ao redor.
      Ou seja... é necessário muuuita coragem para se conhecer intimamente ... Não é pra qualquer um não... Por isso o mundo está como está 😖

  • @bebel2668
    @bebel2668 4 ปีที่แล้ว

    Que ótimo: sempre perguntei isso, é a primeira vez que ouço uma resposta que pode me tirar do meu limbo. Obrigada.

    • @CassiaSy
      @CassiaSy 2 ปีที่แล้ว

      Bebel, você já faz algum tipo de terapia?

  • @laramunhoz6526
    @laramunhoz6526 5 ปีที่แล้ว +7

    Oi Manu.
    Vc pode dar dicas de como "terminar " com o terapeuta quando esse diálogo não tem afeto e não está levando a nada?
    Uma amiga me pediu esse conselho e não sei o que falar hahahaha

    • @renan8699
      @renan8699 5 ปีที่แล้ว +4

      Talvez falar isso com o próprio terapeuta seja um caminho, mesmo que não tenha certeza de que vai terminar. Depois desses questionamentos a relação pode mudar ou às vezes ela pode ter certeza de que não vai mais rolar mesmo e fica mais fácil terminar ou às vezes ele pode ajudá-la a encontrar um um jeito mais fácil de terminar. Outra questão: o fato dela não conseguir terminar pode ser uma questão dela a ser analisada, seja com esse terapeuta ou com outro (caso consiga terminar, risos).

    • @bn8781
      @bn8781 5 ปีที่แล้ว +2

      Lara Munhoz Não sou o Manu, mas tive vontade de dar uma ideia 😄
      Já ouvi essa pergunta algumas vezes (pq eu sou psicóloga) e o que eu digo é: o seu terapeuta não é qualquer pessoa, a primeira função dele, antes de qualquer outra, é ter a capacidade de te escutar (não que nós, terapeutas, não falhemos, mas isso é uma outra digressão..). Antes de qualquer outra coisa, o seu terapeuta tá ali pra te escutar, pra te ajudar a dar lugar pra isso aí que vem de você. O desejo de “terminar essa relação”, antes de ser um término para o psi, é um desejo do “paciente”.. e esse é que é o tema.. o espaço da terapia é um espaço PARA as coisas do paciente..
      Eu costumo dizer: aposta na capacidade do seu terapeuta de te escutar, senão qual o sentido de sequer ir lá, pagar pela sessão, em primeiro lugar?

    • @Star-jm8pi
      @Star-jm8pi 4 ปีที่แล้ว

      Melhor parar de ir e não falar nada

    • @Star-jm8pi
      @Star-jm8pi 4 ปีที่แล้ว

      Se vc for sincera e dizer o que pensa, vai contaminar todo o processo.

    • @psicanalistae.cherrifilho9611
      @psicanalistae.cherrifilho9611 4 ปีที่แล้ว +1

      Lara, primeiro temos que analisar se realmente não está levando a nada ou se está levando a tudo. Muitos motivos de abandonar uma terapia é este: Mexeu fundo!

  • @analuciavalencaferreira8165
    @analuciavalencaferreira8165 3 ปีที่แล้ว +1

    To assistindo várias vezes este vídeo!

  • @alexandremarques2885
    @alexandremarques2885 4 ปีที่แล้ว

    Super demais Manu! Espero receber as perguntas iniciais (já mandei o e-mail pedindo) no "Autoescrita" que se faz necessário nesta transição que vivencio atualmente! Obrigado muito.

  • @bebel2668
    @bebel2668 4 ปีที่แล้ว +1

    Outra coisa: com antidepressivos, comuns hoje, localizar os afetos é ainda mais complicado pra quem tem a fala fácil.

  • @geefrombrasil
    @geefrombrasil 5 ปีที่แล้ว

    Manu, obrigada. Que maravilhoso.

  • @robertacusco7474
    @robertacusco7474 2 ปีที่แล้ว

    Obrigada pelo video. Quais saos as técnicas/praticas para elaborar os afetos depois de reconheça-los?

  • @neusasousa1149
    @neusasousa1149 2 ปีที่แล้ว

    Como tornar as práticas diárias mais agradáveis?

  • @cintiaaparecida580
    @cintiaaparecida580 4 ปีที่แล้ว

    Você me ajuda demais com minhas questões interpessoais 😊😊

  • @simonemribas9223
    @simonemribas9223 4 ปีที่แล้ว +2

    Terapia resolve?
    Depende do terapeuta, alguns só te afundam mais!
    Sempre indico psicanalista com experiência de profissão!
    Fica a dica!😉

    • @CassiaSy
      @CassiaSy 2 ปีที่แล้ว

      Simone você é terapeuta ou faz terapia?
      Tens razão o segmento faz toda diferença no tratamento!

  • @kmaria4484
    @kmaria4484 2 ปีที่แล้ว

    Parabéns pela didática 👏👏👏

  • @aliceefey
    @aliceefey 5 ปีที่แล้ว +8

    Bom dia Manu, já ouviu falar em Constelação Familiar? Qual sua opinião sobre?

    • @fabianacostasousa8402
      @fabianacostasousa8402 5 ปีที่แล้ว

      Ótima questão. Há tempos q tô pra perguntar isso

    • @laramunhoz6526
      @laramunhoz6526 5 ปีที่แล้ว

      Também gostaria de saber. Minha mãe vive insistindo pra eu ir com ela. Mas me parece meio viagem 🤔

    • @aliceefey
      @aliceefey 5 ปีที่แล้ว +1

      @@laramunhoz6526 só vai... Sou engenheira, cética com muita coisa, mas pra mim foi um experiência sensacional e que tá cada dia mais fazendo sentido

    • @raissacaixeta9639
      @raissacaixeta9639 5 ปีที่แล้ว +1

      Sou consteladora e professora de constelação. Só vai...
      Experiencie...
      Bert Hellinger, bebeu muito do Freud...

    • @CassiaSy
      @CassiaSy 2 ปีที่แล้ว

      Constelação é algo muito profundo, como se fosse uma terapia mega intensiva, por isso precisa estar bem preparado ou não ter questões muito traumáticas, pois as estruturas são abaladas de cara, diferente da terapia que mexe aos poucos...
      Sou Psicanalista Espiritualista!

  • @larissalima4654
    @larissalima4654 5 ปีที่แล้ว +2

    Bem legal :)

  • @julianadionisio8170
    @julianadionisio8170 5 ปีที่แล้ว +1

    Fale mais sobre isso, por favor!!!

    • @CassiaSy
      @CassiaSy 2 ปีที่แล้ว

      Juliana, você já fez algum tipo de terapia ou pretende?

    • @julianadionisio8170
      @julianadionisio8170 2 ปีที่แล้ว +1

      @@CassiaSy sim, faço há 5 anos. Kkkkkk

  • @julianasantos418
    @julianasantos418 2 ปีที่แล้ว

    💜❤️👏 obrigada

  • @MilaCamila616
    @MilaCamila616 2 ปีที่แล้ว

    o que é auto escrita?

  • @psicanalistae.cherrifilho9611
    @psicanalistae.cherrifilho9611 4 ปีที่แล้ว

    Hahahah vc diz que fala fala e fala....rss muito bom...primeiro precisa-se saber, quem está falando? O manu ou o Manuel...:) Fique atento.

  • @gabriellaalbertini9708
    @gabriellaalbertini9708 4 ปีที่แล้ว

    b