ENTENDA OS SEUS MECANISMOS DE DEFESA | EMANUEL ARAGÃO

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 4 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 209

  • @teresacnsm
    @teresacnsm 3 ปีที่แล้ว +148

    Lembrei de uma das pérolas do Tiririca: "Muitas vezes tentei fugir de mim, mas aonde eu ia, eu tava."

    • @alinemota9852
      @alinemota9852 3 ปีที่แล้ว +6

      kkkkkk Tiririca formador de opnião kkkk

    • @vivianelis7474
      @vivianelis7474 3 ปีที่แล้ว +5

      Tem um provérbio em inglês: "wherever you go, there you are"

    • @jacintabarbosadasilva4705
      @jacintabarbosadasilva4705 3 ปีที่แล้ว +2

      Não é do Tiririca. Já vi no filme, que faz parte de uma trilogia- Antes do Por do Sol. Acho que vão gostar, se é que já não o viram.

  • @WesleyBelarmino
    @WesleyBelarmino 3 ปีที่แล้ว +128

    Emanuel, muito obrigado pelos seus vídeos. Estou passando por um momento dificil e infelizmente não tenho grana para pagar um psicólogo. Seu vídeos estão sendo fundamentais para o meu autoconhecimento!

    • @ingridmonique4464
      @ingridmonique4464 3 ปีที่แล้ว +13

      Amigo se tiver interesse, busque por faculdades que oferecem atendimento gratuito... estão oferecendo atendimento online agora na pandemia. Falo daqui de SP.

    • @foxtrotecho9530
      @foxtrotecho9530 3 ปีที่แล้ว +1

      @@ingridmonique4464 No Rio de Janeiro também.

    • @manuela9763
      @manuela9763 3 ปีที่แล้ว +2

      É uma verdadeira terapia mesmo 🤍

  • @nicollebezerra7248
    @nicollebezerra7248 3 ปีที่แล้ว +63

    O manu evitando usar o exemplo da religião como mecanismo de defesa pra gente nao ficar chateado com ele foi engraçado demais.

    • @victorializ_
      @victorializ_ 3 ปีที่แล้ว +4

      Manu sempre tentando agradar a gente....

  • @marcoseugenio3746
    @marcoseugenio3746 3 ปีที่แล้ว +24

    O mecanismo de defesa é um negócio realmente sério. Acho que muitas vezes não percebemos nitidamente quando estamos atuando com eles. Por muito tempo, eu mantinha relações com as pessoas em variados contextos, sempre demonstrando simpatia, gentileza e cordialidade para com elas. Isso conquistava a atenção delas, de modo a me fazer sentir benquisto. Depois de um tempo, comecei a perceber que este comportamento não era assim tão "natural", mas que se tratava de uma performance. Não que eu seja uma pessoa antipática. Entretanto, penso - enquanto reflito o conteúdo do vídeo - que havia uma certa teatralidade naquilo tudo. Esse mecanismo não funciona mais com a mesma eficácia de antes, e, percebi de uns tempos pra cá, que a racionalização passou a ser um novo mecanismo de atuação, pois penso em tudo, antes durante e depois dos acontecimentos. Que louco!!

    • @rafaelareis6559
      @rafaelareis6559 3 ปีที่แล้ว +2

      Acho que a racionalização talvez seja uma fase de transição para um período em que você possa performar de outra forma. É isso que ele trouxe no vídeo, nos damos conta que o mecanismo de defesa não adiantou e daí ficamos "surtados" observando a gente operando com eles.

    • @marcoseugenio3746
      @marcoseugenio3746 3 ปีที่แล้ว +6

      @@rafaelareis6559 Exatamente Rafaela. A racionalização passou a operar mais quando comecei a me afastar um pouco mais das pessoas e ficar mais introspectivo. Nesse caso, o desejo de agradar para ser aceito, diminuiu, passando a cena pra outro mecanismo de defesa.

  • @AlineMartinez
    @AlineMartinez 3 ปีที่แล้ว +46

    Como uma boa ansiosa sofro 24 horas por dia, seja por antecipação ou pelo medo de ação que paralisa.
    A ansiedade leva a essa tentativa incessante de ser perfeito, de ser aceito, de estar enquadrado para não ser abandonado.
    Alguns anos trabalhando nisso ainda não resolvi por completo ( longe disso), mas gera tanto estresse não lidar com o abandono original.

    • @alexandremarques2885
      @alexandremarques2885 3 ปีที่แล้ว +2

      É só sua vontade de fazer, pertencer e perceber! Tá viva...🍀🙏🍀

    • @AlineMartinez
      @AlineMartinez 3 ปีที่แล้ว +1

      @@alexandremarques2885 obrigada pelas palavras 😊

    • @alexandremarques2885
      @alexandremarques2885 3 ปีที่แล้ว +6

      Ame suas loucuras, ame seus defeitos, enquanto forem seus. Vc não precisa ser aceita, a vida já te aceitou e faça a sua jornada. 🍀👽🖖🍀

  • @vanessamaciel2056
    @vanessamaciel2056 4 หลายเดือนก่อน +1

    Eu era a folha boazinha. Nunca enfrentei e só colaborava para a paz da casa. Era elogia com tranquila, dócil. Hoje vejo a minha dificuldade de me colocar e impor com tranquilidade. É um sofrimento discordar, até repreender alguém, negar. O que me causa estresse, pensamento obsessivo sobre, e tentativa de justificar minha escolha para mim mesma.

  • @yuryfelipe7360
    @yuryfelipe7360 3 ปีที่แล้ว +33

    estava extremamente angustiado ontem por essa mesma questão! não é possível fugir de si msm!!! qnd as distrações se vão, o caos ressurge. mt obg por isso💖

  • @marcia11956
    @marcia11956 3 ปีที่แล้ว +12

    Boa noite Manu. Achei que não tinha mais vídeo hoje. Muito bom. Vou fazer a pesquisa, mas de cara você passeiou por vários mecanismos de defesa que tive ao longo da vida. A garota doce e tímida. A melhor e mais generosa amiga. A menina estudiosa. A filha que paga as contas. A mulher que vai atrás do sucesso na carreira. Depois a mulher que regride a adolescência, que é a rainha das baladas e da simpatia. Que vive atrás do romance ideal e nunca acha. Hoje a avó que quer dar 100% de amor e proteção aos netos!

    • @andreavieira7228
      @andreavieira7228 3 ปีที่แล้ว

      Nossa! Me li nisso tudo... como você saiu disso? Quero!

    • @marcia11956
      @marcia11956 3 ปีที่แล้ว

      oi Andréa, você está no telegram?

  • @raquelricci360
    @raquelricci360 3 ปีที่แล้ว +15

    Manuuu, só uma percepção de quem os acompanha há 2 anos inteiros: Como vc chegou a este fim de ano, apesar de todos os percalços, mais leve/menos esgotado :) De verdade. Para quem o acompanhou todos os dias no Dose Diária, lá foi pesado o fim do ano; é o que eu sinto.. eu fui cansando contigo. Este formato quarta / domingo creio que tenha sido muito mais prazeroso. Pode continuar assim haha :) Não nos dê alta. Beijo de uma telespectadora assídua; só tenho a agradecer!

  • @nelidacaseca8455
    @nelidacaseca8455 3 ปีที่แล้ว +10

    Queria muito te agradecer, por popularizar a psicanálise, por popularizar o pensamento e as nossas questões de forma tão mais leve. Todos aprendemos!

  • @mariliavieira2322
    @mariliavieira2322 2 ปีที่แล้ว

    Este sim é um canal que mostra a realidade.. Importantíssimo.

  • @priscilaaraujo7905
    @priscilaaraujo7905 3 ปีที่แล้ว +6

    Esse é um daqueles vídeo que a gente tem q salvar e assistir umas 10 vezes! Luz no fim do túnel 🙌

  • @luans.borges7082
    @luans.borges7082 3 ปีที่แล้ว +11

    Caramba, quando penso que estou melhorando.... volto aqui, vejo um vídeo e percebo que estou só me enganando, sempre. Obrigado mesmo Manu! Apesar de chorar litros a cada vídeo, a sensação de avanço sempre fica, por mais dolorosa que seja... Obrigado mesmo!

  • @beatricelabaig7817
    @beatricelabaig7817 3 ปีที่แล้ว

    Meu deus adoro como vc brinca de LUZx SOMBRA na imagem. Metade preto e metade branco na prateleira ....e a luz entrando pela direita, a linha no meio do rosto..... Amei!!!!

  • @larissasoares747
    @larissasoares747 3 ปีที่แล้ว +6

    Eu tava aqui plena, eu to aqui Negação, não teve ainda nenhum que se encaixou comigo, ok né...
    Até chegar na mais Simpática e ai foi ladeira abaixo. to aqui no chão agora...

  • @fernnandasr
    @fernnandasr 3 ปีที่แล้ว +27

    a nem manu, seus vídeos estão cada vez melhores. quero alta não! rs

  • @lmz000
    @lmz000 ปีที่แล้ว

    Voltei nesse vídeo para rever e reenfrentar dificuldades. A sensação de entender o que não foi resolvido para mim é semelhante à vigília, buscando entender atitudes e pensamentos com uma camada mais acima, como que uma vista aérea. O que me dói é... se precisamos do outro para existir de modo saudável e é mais comum encontrar quem não encaixe do que o contrário é não podemos exigir do outro que nos dê os materiais pra remodelar os buracos.... como fazer!?!? Eu super entendo quem diz que está difícil se conectar e tem cansaço de sair pra conhecer pessoas. Me esgota pra no fim não encaixar quase nada. Será que alguém se identifica com fazer um processo de screening e buscar pessoas com traumas compatíveis? Te dou aquilo que faltou na sua infância e depois trocamos

  • @clemirzago6685
    @clemirzago6685 ปีที่แล้ว

    Bom dia. Sua falas tem me ajudado muito. Saquei vários momentos de abandono que ocorreram na minha vida. Consegui lembrar de como era minha respiração nesses momentos. Como era meu estado emocional e como eu resolvia de forma disfuncional . Apesar da dor é um alívio sentir-me sujeito nesse processo. Melhor assim do que viver alienado. Muito obrigado.

  • @ananejar8962
    @ananejar8962 3 ปีที่แล้ว

    Gabaritei todos mecanismos de defesa. Ri muito nesse vídeo. Que banho de lucidez. Beijos, Manu, obrigada por tudo.

  • @robertaperazzo6205
    @robertaperazzo6205 3 ปีที่แล้ว +2

    Fico tentando me analisar e fico me perguntando até que ponto a narrativa que construo hoje condiz com a realidade da época. Será que to vendo o que eu quero ver? Será que isso realmente explica aquilo? Por exemplo: quando criança eu era bem calada, tímida, quieta e quando me pergunto o pq desse mecanismo de defesa penso que podia ser pq tinha medo de falar sobre minha vida e reconhecer o quanto ela era ruim. Mas essa é uma narrativa que eu to construindo hoje, como adulta, então será que era isso mesmo? Faz sentido? Não sei e não sei se tem como saber. Confusa.

  • @linianesantos7682
    @linianesantos7682 2 ปีที่แล้ว

    Descobri o seu canal por acaso, o seu mesmo haha, e fui assistir um vídeo com medo de que fosse mais um conteúdo de coach e foi uma grata surpresa ver que não. Seu canal, os vídeos de lá e esses daqui, que parece um início do outro, têm me ajudado bastante a pensar questões importantes na vida e na carreira profissional. Obrigada e parabéns pelo trabalho.

  • @jujooesteves
    @jujooesteves 3 ปีที่แล้ว

    (Caraca, Manu, a gente não foge do que a gente é por repetição do que admira mesmo. Que ironia maravilhosa você filósofo, abordar a psiquê diante de uma câmera estudando antropologicamente! Te amo. Pq já curtia tudo isso e porque vc/aqui são lugares pra esse meu afeto atuar também. Hauahauau.. me divirto demais entendendo essas coisas aqui. Hahahahah...

  • @brunadeoliveira5939
    @brunadeoliveira5939 3 ปีที่แล้ว +13

    Eu não canso de dizer o quanto esse canal é perfeito.
    Fico esperando as notificações.

  • @regianez9099
    @regianez9099 2 ปีที่แล้ว

    Tão esclarecedor esse vídeo que lamento tê-lo visto somente agora. Responde muito. Obrigada!

  • @adrianomaiareis
    @adrianomaiareis 3 ปีที่แล้ว

    Esse é o vídeo mais importante da história do canal

  • @adrianacampelogama
    @adrianacampelogama 3 ปีที่แล้ว +2

    Estou cá eu vendo seu vídeo tranquilamente quando no minuto 15:33 vc fala "tive que virar o filho perfeito" e bum!!! Essa é a minha resposta 😱!!! E percebo que hj aos 48 anos essa foi a minha resposta prá tudo, até hj, na escola, na vida amorosa, no trabalho, na maternidade, em tudo... e agora?

  • @amandacoimbra9787
    @amandacoimbra9787 3 ปีที่แล้ว +4

    Nossa Manu te entendo demais!!! Eu sempre quis ser tipo a diferentona pra ser a mais inteligente. Doce ilusão. Formei em física fiz mestrado e vi que a pra entender a pontinha do iceberg já é difícil demais. Quando eu tinha 15 anos eu dizia que queria entender a mente humana. Dizia que faria 6 cursos começaria com física que era o mais difícil e fecharia com medicina com especialização em neuro. Já nem me lembro direiro quais eram os cursos mas eram diferentes áreas, na área de humanas tinha dúvida entre filosofia e sociologia. Estranhamente como você diz hoje estou cursando medicina e sei lá do futuro já não ensaio esse futuro como antes, vivo o hoje e vou seguindo meio sem rumo.

  • @amandaikoma
    @amandaikoma 3 ปีที่แล้ว +21

    Manu, me identifiquei com tantas coisas nesse vídeo que nem sei qual comentar! Hahaha inclusive, pelo menos uns 3 pontos foram pautas da minha análise hoje - principalmente a questão do "querer ser a criança perfeita pra ser amada", que faz com que eu anule meus sentimentos em muitos momentos da vida só pra agradar os outros e ter essa aprovação (que nunca é suficiente, pq não supre a minha real necessidade)

    • @thaisps9321
      @thaisps9321 3 ปีที่แล้ว

      me identifiquei com isso também

  • @mariadapiedadecostapinto444
    @mariadapiedadecostapinto444 2 ปีที่แล้ว

    Sempre fantástico obrigada ser maravilhoso e ainda por cima lindo

  • @maichelbueno4085
    @maichelbueno4085 3 ปีที่แล้ว +3

    Cara o vídeo anterior e este vídeos esclareceram muita coisa para mim, pesquisei mais sobre e tive vários insights sobre meus mecanismos de defesa, eu achava que era uma pessoa boa por me colocar no lugar do outro quando o outro me machucava, mas, na verdade, eu fiz isso a minha vida toda para me defender da dor que a outra pessoa me causou, anulando o fato que a pessoa me fez algum mal. Obrigado por criar este canal! Você é foda!

  • @marceloalmeidasafreiredeab3965
    @marceloalmeidasafreiredeab3965 3 ปีที่แล้ว

    Parabens rapaz pela profissao , ima visao humana , simples e direta de comprdsnder a complexidadd da mdnte , abracos

  • @anapaularangel7328
    @anapaularangel7328 3 ปีที่แล้ว +4

    Adorei. Tive vários "insights" hoje no seu vídeo de hoje. Chorei um bocado... esse abandono dói. Hoje ví meu pai com os cabelos brancos...o tempo passando. Um dia cheio de reflexão fechou agora com seu vídeo. Obrigada.

  • @anabeatrizbcs
    @anabeatrizbcs 3 ปีที่แล้ว +13

    Manu, essa sessão foi maravilhosa! melhor que nunca

  • @luizazacarias4483
    @luizazacarias4483 3 ปีที่แล้ว +8

    O ser humano é muita pira, né? Putz! Uma amiga uma vez me disse que precisava ser muito bem sucedida para que as pessoas a valorizassem. Ser desejada, querida, amada. E ter um namoro também por esse motivo. No olhar do outro encontrar a valorização. Desde então eu penso muito sobre esse tema tentando encontrar meus pensamentos e métodos.
    Amo esse canal e é o único que acompanho assiduamente. Conteúdos excelentes. Obrigada, Flor e Manu.

  • @biancaramiressoares7075
    @biancaramiressoares7075 3 ปีที่แล้ว +3

    Emanuel, você é necessário! Parabéns pelo trabalho, cada vídeo tem me ajudado demais demais! Obrigada!

  • @MaríliaLima-c3g
    @MaríliaLima-c3g 6 หลายเดือนก่อน

    Sensacional. Clareza total

  • @adrianaribeirodrika6662
    @adrianaribeirodrika6662 3 ปีที่แล้ว +5

    Os meus amigos previsam de um pouquinho de vc Manu. Vou presentea-los com seus videos!
    Amo a forma que vc transcede sabedoria, e consegue fazer leveza em nossas vidas❣
    Grd abraço

  • @silvanasouza245
    @silvanasouza245 3 ปีที่แล้ว +4

    Oi Manu, incrível esse vídeo, como se passasse um filme na minha mente e compreendi perfeitamente o meu processo e a minha separação, e tudo mais ...
    Muito obg por toda disponibilidade.
    Sem palavras ...
    Beijo na flor adoro ela .
    Abraço
    Muito obg

  • @larissapiresdedeus3569
    @larissapiresdedeus3569 3 ปีที่แล้ว +9

    A gargalhada que eu dei na parte do good vibes only valeu o vídeo todo kkkkkkkkk

  • @analuciavalencaferreira8165
    @analuciavalencaferreira8165 3 ปีที่แล้ว +1

    Ainda bem que vai continuar, Manu! Teus vídeos me ajudam muito. Não perco um.
    Sou muito grata a Flor e a você.

  •  3 ปีที่แล้ว

    Excelente sempre!

  • @rosanarodrigues8363
    @rosanarodrigues8363 3 ปีที่แล้ว +1

    Já fazia algum tempo q eu queria compreender estes mecanismos. Embora vc tenha uma inquietação interna transbordante, sua explicação foi mto boa. Grata d ❤️

  • @jacquelinedesouzaoliveira5777
    @jacquelinedesouzaoliveira5777 3 ปีที่แล้ว

    Os mecanismos de defesa mais presente em mim hoje: racionalização e idealização. Percebo que a idealização me acompanha desde a infância, mas com menos intensidade hoje. E existe uma tendência à substituição da idealização.
    O que percebo que foi bem presente na infância, adolescência e maior parte da juventude e hoje não mais é a Identificação. Passei muitos anos engajada em pastorais e tinha um forte sentido de pertença àquele grupo.
    E do que vc falou, Emanuel, me identifiquei bastante quando você disse em ser mais inteligente. Sou a mais nova e vista como a mais inteligente das irmãs e percebo que sempre busquei me destacar nos estudos para "orgulhar" meus pais. Fui a primeira a concluir uma faculdade (e nem era o que eu queria) e um mês depois meu pai morreu e lembro que desabei depois disso e fiquei perdida.
    Esse vídeo me fez perceber que as experiências de angústias que vivencio hoje estão ocorrendo pois os meus mecanismo de defesa estão dando ruim...rsrs O que têm me ajudado a levar a situação é a racionalização, e também já tive alguns acompanhamentos terapêuticos. Você fala sobre a sublimação como a mais... esqueci a palavra...mas no Wikipedia diz que é a mais socialmente aceitável e que é o único mecanismo que não é patológico. Bem, vou pesquisar se vc já fez algum vídeo a esse respeito. Caso contrário, você poderia comentar algo mais prático sobre a sublimação no próximo vídeo? Gratidão! Seus vídeos são incríveis!

  • @larissasiciliano578
    @larissasiciliano578 3 ปีที่แล้ว +1

    Viver é se defender da dor

  • @deborapereira1565
    @deborapereira1565 3 ปีที่แล้ว +2

    Ótimo vídeo... Também busquei ser amada por meio da inteligência e do sucesso profissional... Dá muito errado🤦‍♀️

  • @lifeline2780
    @lifeline2780 3 ปีที่แล้ว

    Flor e Manu,o canal de vocês me ajudou a reformular muitas coisas nesse ano difícil, principalmente entender como eu sofro, porque eu sofro, uma auto análise, um constante reconhecimento para que flua muito melhor, é aprender a viver além de sobreviver.
    Muito obrigada pela terapia gratuita, maravilhosa e divertida nesse ano, me sinto acolhida 💝

  • @thukdun
    @thukdun 3 ปีที่แล้ว +10

    Manu, apesar do conceito do PLAY do Mark Sohms ser diferente do "brincar" do Winnicott, acho que ambos concordam que o brincar faz parte de dar a pessoa a capacidade de ser criativa e construir narrativas diferentes. O Winnicott fala que principalmente na terapia é importante que os pacientes possam brincar (no sentido de fantasiar, criar) para que a terapia possa ser efetiva.

  • @amandacoimbra9787
    @amandacoimbra9787 3 ปีที่แล้ว +1

    Manu obrigada pelos seus vídeos maravilhosos!!!! Esse canal foi um suporte mental pra mim nesse ano tão difícil. Muito muito muito obrigada por isso.

  • @projetoespecial1
    @projetoespecial1 3 ปีที่แล้ว +11

    Sofrer do que sente,
    sofrer do que pensa ,
    sofrer do que acontece
    👌✌️

  • @carol.kriyayoga
    @carol.kriyayoga 3 ปีที่แล้ว

    Manu, eu acompanho teu canal a bastante tempo. Fiz o curso da autoescrita inclusive. Teus vídeos são maravilhosos, mas o anterior a esse (o vídeo gigante) e esse, genteeeee!!!! São mais que maravilhosos!!! Muito esclarecedor!!! Muita clareza na tua fala!!! Teus vídeos fazem muito sentido e diferença na minha vida! Obrigada!!! ❤️

  • @alessandraaraujo1247
    @alessandraaraujo1247 3 ปีที่แล้ว +1

    mandei o link de um vídeo seu para uma amiga. Tratava de um assunto que (penso) é bem complicado para ela lidar. Ela me respondeu que não conseguiu prestar atenção na sua fala porque ficou irritada com o movimento das suas mãos... rss Na hora pensei: "Nossa! Mas ele fala tanta coisa interessante pra se refletir! Como é possível que se reduza isso tudo ao movimento das mãos??" Assistindo esse vídeo agora, acho que entendo um pouco o que houve...rss

  • @marianaazuelos3358
    @marianaazuelos3358 3 ปีที่แล้ว +7

    As vezes Manu fala tão rápido que vou olhar se o vídeo não ta no 1.5 kkkk acho o máximo

    • @BeatrizYoshimura
      @BeatrizYoshimura 3 ปีที่แล้ว +1

      Hahaha sabia que alguém ia comentar isto. Mega acelerado. Achei legal.

    • @gaabylinss
      @gaabylinss 3 ปีที่แล้ว +2

      e eu que só assisto vídeo na velocidade 2, com ele só consegui na 1.5 kkkkkk

    • @BeatrizYoshimura
      @BeatrizYoshimura 3 ปีที่แล้ว

      @@gaabylinss Kkk quem não curte sofreu.

  • @valdenidesantos5238
    @valdenidesantos5238 3 ปีที่แล้ว +1

    Que alívio essa informação que teremos conteúdos nas nossas quartas-feiras de 2021. Ufa! Não nos abandone Manu! Preciso desse papo reto das quartas-feiras porque assim dá pra esperar os vídeos com Maria Flor que são maravilhosos! Não tire essa minha rotina de doses de sensatez! Amo vocês

  • @gravinatv
    @gravinatv 3 ปีที่แล้ว +6

    Aquele vídeo que ajuda a gente a sofrer menos :)

    • @cristiane5935
      @cristiane5935 3 ปีที่แล้ว +1

      Ou mais, pra quem tá no modo good vibes only e se tocou que pode sentir 😉

  • @vetporamor
    @vetporamor 3 ปีที่แล้ว

    Não vivo mais sem seus vídeos! Sério!!!! Reflexão total sobre todas as angustias da vida.

  • @paulaptre
    @paulaptre 3 ปีที่แล้ว

    Manu, não escrevi nos últimos vídeos, mas estou por aqui! Sempre bom te ouvir! Que bom que vc está aí, do outro lado, nos convidando a ver que é possível construir outros lugares, outros caminhos, pra nós! Cada dia que me arrisco a brincar mais com tudo, é mais um dia em direção à essência da vida! A vida é maior que as nossas histórias. Cada dia mais perco interesse nos mecanismos de defesa e me interessa mais caminhar e viver! Dá pra jogar (play) ao nosso favor, não importa o tamanho da dor que carregamos, acordar pra isso é chave! Seu trabalho faz diferença na vida de quem te segue!!! Abraço

  • @ingridseilerprior9600
    @ingridseilerprior9600 2 ปีที่แล้ว

    Nunca me identifiquei tanto, por isso fui uma criança tão boazinha!

  • @LetsBalaco
    @LetsBalaco 3 ปีที่แล้ว

    Manu, o que é ser amado? Pois quando escuto você falando dos nossos mecanismos de defesa com relação ao amor, fico pensando por qual motivo amamos? Não amamos pq não somos os filhos perfeitos, ou o amigo bonzinho ou a pessoa que agrada, mas por qual motivo vem esse sentimento? Pois sinto que o oposto disso os mecanismos de defesa estão bem ativados.

  • @ericafrutuoso7099
    @ericafrutuoso7099 3 ปีที่แล้ว

    Manu vc arrasa! Muitíssimo didático, claro e acessível!

  • @vivianecantodasilva8209
    @vivianecantodasilva8209 3 ปีที่แล้ว

    Emanuel mais uma vez, botando pra quebrar!! 👍👏😁. Fiquei feliz em te ver dizer que o próximo vídeo é o último deste ano com os olhinhos brilhando de afeto e aberto para o mês que vem❤❤❤!! Admiro demais tua maneira única de nos aproximar do entendimento psicanalítico. Emanuel querido, tu prestas um grande serviço à sociedade, ao teu país!!! Agradeço imensamente!!🤗🤗🤗

  • @fabioquadreli9047
    @fabioquadreli9047 3 ปีที่แล้ว

    Março de 2021. Seus videos e tb os junto da Flor, sao de extrema ajuda. Vocês são fantásticos. Tenho me sentido mais ansioso do que nunca aos quase 38 anos. Enfim... seus vídeos nos abrem muito os olhos e nos ensina bastante. Muito obrigado 🙏🏻

  • @marinaarquiteta
    @marinaarquiteta 3 ปีที่แล้ว +1

    A prova de como o bom humor é importante para a vida!

  • @alexandreveiga5264
    @alexandreveiga5264 3 ปีที่แล้ว +3

    Fala, Emanuel. Eu me separei, infelizmente, tenho tentado viver com isso faz quase 2 anos E muito do que você ou você e a Flor falam, me dão uma visão mais clara sobre alguns pontos os quais levaram aos desentendimentos na minha relação.

  • @rosanecanozzi2702
    @rosanecanozzi2702 3 ปีที่แล้ว

    Bah... Assisto todos os vídeos e adoro, mas esse matou a pau: abrangente, complexo, conciso - extremamente elucidador! Como é o penúltimo, já quero te desejar um ano novo ainda mais produtivo. Ter “aulas” tão interessantes neste canal me ajudou e nutriu em 2020. Parabéns pela excelência e obrigada, de coração!

  • @emanuelferreira2377
    @emanuelferreira2377 3 ปีที่แล้ว +1

    Obrigado, Manu, por esse ano de vídeos!! Ultimamente não tenho conseguido prestar atenção em mim e pensar, mas seus vídeos me lembram que viver apalpando na escuridão do automático tem sido pior e que o quanto antes eu voltar a me perceber, melhor

  • @alessandrascatolin
    @alessandrascatolin 3 ปีที่แล้ว +4

    Manu vc é incrível!

  • @ravenaalcantara_
    @ravenaalcantara_ 3 ปีที่แล้ว

    Então os mecanismos de defesa são proteções que colocamos em nós mesmos? Fantasias? Aparência?

  • @barbarafreitas2263
    @barbarafreitas2263 3 ปีที่แล้ว +1

    Assim vc me quebra! Estou exatamente neste momento de tentar identifcar o que é que me deica nesse estado de abandono. Detesto me ver indefesa, vulnerável...tenho muiya raiva de mulheres "fracas"...assim meio submissas. Sou muito.violenta comigo mesma, nao vou admitir falhas. Denovo, tenho muita dificuldade de pedir ajuda e tals. Prefiro ficar na merda resolver qdo der. Mas breve, não me sinto amada por isso tento agradar pra ter um pouco de atenção de vezem quando. O problema (um de varios) é q geralmente eu chego no fim das minhas forças pq nao consigo verbalizar ou deixo passar da conta e acabo exagerando na exposição (minha ou o outro). Numas de exigir do outro q.entenda o que u tava guardando sentindo ou sublimando...breve...como se fosse obvio pro mundo tudo q.se passa na minha cabeça. A pademia veio com uma mudança de pais, adaptação em varios sentidos e isolamento brutal. Muiyas expectativas q viraram pó...tô juntando os caquinhos mas tá doloroso...pq tem muito mais momentos de dificuldade que de prazer e acolhimento. Tá phodaaaa. Queria poder trocar de pele como uma cobra pq essa nao ta me cabendo mais. Queria muitas coisas diferentes do que realmente sou capaz de alcançar e as vezes quero tudo à minha maneira, no meu tempo mas nunca tem uma coisa q vem facil...tudo é sempre "um parto". Tipo a música Nuvem Negra : " tá dificl ser eu sem reclamar de tudo" :).
    Eu te ouço sempre, mas é meio exotérico pq é virtual...mas tô ligada q faz bem. Tipo Gil " se eu quiser falar com Deus tenho que...". Tô me descobrindo, ainda não tive sucesso em descobrir respostas...

  • @makingbangtanproud
    @makingbangtanproud 2 ปีที่แล้ว

    nossa, sobre ser bem sucedido... estou falando exatamente sobre isso na terapia 🥲 sobre a faculdade de filosofia: eu fiz exatamenteeee a mesma coisa! o mesmo curso, inclusive.

  • @mauracristinapereira7196
    @mauracristinapereira7196 3 ปีที่แล้ว +1

    Meu pai era considerado MUITO inteligente, professor amado e idolatrado pelos alunos e colegas, e invejado tb, e como eu estudava no colégio que ele lecionava, era comum o assédio moral dos professores, entre tantos, vc não merece ter o pai que tem. Bom, o que eu fiz, queria ser tão inteligente ou mais inteligente, na verdade. Ele fez graduação, não fez pós, não era o que a profissão dele exigia na época. Com 22 anos fiz pós , e conclui, fui mais longe, sou mais. Ai ai, que ridícula. kkkk rindo sim esse é o chiste.

  • @larissapiresdedeus3569
    @larissapiresdedeus3569 3 ปีที่แล้ว +7

    Vim bem na hora 🌟

  • @alessandrascatolin
    @alessandrascatolin 3 ปีที่แล้ว +1

    Manu gostaria de pedir um vídeo sobre duas situações que me fizeram questionar depois que assisti esse vídeo: os mecanismos que as crianças encontram quando acabam tendo contato muito cedo com o sexo- masturbação, etc; ou abuso sexual; e a violência física e doméstica. Eu acho que muitas crianças no Brasil infelizmente vivem essa realidade. Gostaria de entender como elas se resolvem depois de adultas. Obrigada

  • @claudiaborba1313
    @claudiaborba1313 2 ปีที่แล้ว

    Você é genial!!

  • @lucycrivellari
    @lucycrivellari 3 ปีที่แล้ว

    Adorei seu vídeo, conteúdo fantástico, tô acompanhando seus vídeos sobre abandono e estão me ajudando muito a identificar isso em mim...e como dói..., nossa mãe... rsss e com todo respeito a você e sua esposa, eu preciso falar que além de lindo, vc é muito fofo, principalmente no seu jeito de tocar em questões que fazem parte do sistema de crenças de todos nós que te assistimos... Gratidão!!!!

  • @elzaanastaciaferreira2839
    @elzaanastaciaferreira2839 2 ปีที่แล้ว

    Você já é.....conhece o segredo do amor eterno! esse video é d+

  • @manuela9763
    @manuela9763 3 ปีที่แล้ว

    Minha vida toda foi bem baseada em “primeiro a obrigação depois a diversão”, fui ensinada a me afastar da música pra ir melhor na escola, por exemplo. E hoje acho que estou tendo problemas com o play. :/

  • @danielamachado2317
    @danielamachado2317 3 ปีที่แล้ว +3

    uau, foi mais intenso que minha sessão de análise!

  • @NataliaRPaiva
    @NataliaRPaiva 3 ปีที่แล้ว

    Obrigada, Manu! esse vídeo pareceu encaixar algumas peças aqui dentro, sua didática ajuda demais!

  • @fabiananogueira238
    @fabiananogueira238 3 ปีที่แล้ว

    Boaaaaa Manu!

  • @lauragoiaba
    @lauragoiaba 3 ปีที่แล้ว +1

    Sensacional esse vídeo, Manu! Não encontrei meu mecanismo de defesa ainda (vai ver que é esse meu mecanismo, rsrsrs), mas pretendo procurar melhor pra ver se acho algum bem legal, rsrsrs. Quanto ao meu "rage" ta foda! Eu já reconheço ele a taaanto tempo, mas não consigo elaborar direito. Quando começou a polarização política piorou muito (primeiro eu odiava a direita, agora odeio a esquerda também) e por fim na pandemia triplicou por causa das pessoas que não se cuidavam. Confesso que vibrei ao saber de pessoas que não se cuidaram e foram internadas ou até que morreram, nunca senti tanta raiva antes na vida e é de longe a coisa que mais me incomoda. Ou seja, eu já tenho um autoconhecimento bem mais trabalhado, mas o problema só piora. Zero chances de conseguir ir para análise nesse momento :( mas continuo buscando alguma resposta pra desativar esse Chihuahua que vive dentro de mim (ou pelo menos diminuir um pouco). Beijão!

  • @brgs2024
    @brgs2024 3 ปีที่แล้ว

    Nossa! 😨 Melhor vídeo do canal.

  • @lunessamartins5366
    @lunessamartins5366 3 ปีที่แล้ว +2

    Nem assisti ainda, mas sei que tá maravilhoso!

  • @pruifv3355
    @pruifv3355 3 ปีที่แล้ว

    Você está me dando pistas sobre o conteúdo de minha sessão hj a tarde com minha terapeuta. Gosto da maneira que você coloca as idéias. Abraços Manu.

  • @gabialma4468
    @gabialma4468 3 ปีที่แล้ว +2

    Manu, vc acha que a gente esses mecanismos de defesa podem ser sintetizados na palavra "fuga"? Fuga das emoções, talvez? Eu acho, por tudo o que tenho estudado, que meu mecanisno de defesa principal atua como uma fuga da raiva. E isso gerou, na vida adulta, uma dificuldade de realização, de ação. Interessante que na medicina chinesa (taoísmo) uma das 5 emoções básicas é justamente a "raiva", mas sem juízo de valor, a raiva como "impulso", "ímpeto". O desequilíbrio dessa emoção, poderia gerar, de um lado, a fúria, que seria a raiva descontrolada, e, do outro lado, a apatia, que seria a raiva não manifestada, uma espécie de alienação dessa raiva. Em ambos os casos, são respostas prejudiciais, que trazem inclusive problemas físicos. Enfim, gostaria que, num momento oportuno, vc pudesse falar um pouco mais sobre a raiva. Gratidão por tudo isso. Tamo junto!

  • @Jwin5030
    @Jwin5030 2 ปีที่แล้ว

    Que saudade desses vídeos

  • @fecosta3800
    @fecosta3800 2 ปีที่แล้ว

    Boa tarde.O ID dorme durante o sono?Já que o afeto não dorme mas conseguimos projetar e exercer mecanismos de defeda durante o sono.Adoro o canal🙏🍀Obrigada.

  • @drimisiara1705
    @drimisiara1705 3 ปีที่แล้ว +1

    Ver a superstição como mecanismo de defesa é enxergar só a dimensão reativa dela. Ela também pode ser usada como mecanismo de poder e auto-regulação, como um placebo auto-aplicado.

  • @Osanielen
    @Osanielen 3 ปีที่แล้ว

    Gratidão.Manu seus vídeos tem me ajudado muito obrigada.

  • @Erasmopenteado
    @Erasmopenteado 3 ปีที่แล้ว

    Sensacional, Manu. Muito obrigado por esse vídeo 🙏

  • @simonepaiva7505
    @simonepaiva7505 3 ปีที่แล้ว

    Parabéns pelo seu trabalho, sua missão, admirável, sou fã de vcs🙂

  • @Ogblima
    @Ogblima 3 ปีที่แล้ว +3

    Maneiro hein, descobri que to largado, abandonado e sou um mecanismo de defesa em pessoa

  • @alexandremarques2885
    @alexandremarques2885 3 ปีที่แล้ว +1

    Cara, elucidativo pacas... Cada vez que percebo as minhas constituições, mas amo a vastidão da vida humana. Isto tira a culpa e eleva! "Cago, logo sou humano" kkkk.

  • @danidoriacontahistorias
    @danidoriacontahistorias 3 ปีที่แล้ว

    Agradeço muito pelo conteúdo !! Eu assisto umas 3 vezes, e vou começar a anotar alguns pontos em um caderninho!! São aulas!!

  • @jujooesteves
    @jujooesteves 3 ปีที่แล้ว

    “O vídeo passado é enorme mas é a vida e é isso aí.” - Só que a gente adora esses vídeos enormes, Manu!!! Haha

  • @harlleybh
    @harlleybh 3 ปีที่แล้ว

    Caralh* Episódio sensacional! Parabéns!

  • @cleranomeuqeleluiza9878
    @cleranomeuqeleluiza9878 3 ปีที่แล้ว +1

    Sempre muito esclarecedor Manu !! Gostaria de saber sobre os automátivos que sao gerados por traumas de depressão na fase adulta mesmo , e não na infância .. ou todos são gerados na infância? Pois quando imagino tais situações que geraram os sentimentos, só consigo me recordar do fato que desencadeou a depressão! Desde já, muito obrigada !!

  • @alexandreabreu4591
    @alexandreabreu4591 4 หลายเดือนก่อน

    Eu leio os comentários de vocês. Que sintamos tudo o que seja preciso sentir até o estágio em que possanos nos sentir minimamente bem!

  • @augustorodrigues9722
    @augustorodrigues9722 3 ปีที่แล้ว +1

    Excelente este vídeo !

  • @BeatrizYoshimura
    @BeatrizYoshimura 3 ปีที่แล้ว

    Nunca pensei sobre e agora vou começar a pensar mesmo sabendo que existem. Valeu, grata.

  • @gabialma4468
    @gabialma4468 3 ปีที่แล้ว

    Muito bom! Talvez o vídeo mais importante deste canal!