Este canal tinha que ter milhões de inscritos, pois o Emanuel descreve o que tem de mais íntimo em cada um de nós, ele desvenda e explica com maestria, os sentimentos e comportamentos mais complexos dos quais antes nunca foram tratados de forma tão aberta e acertiva! Os conteúdos tratados neste canal são o manual de nós mesmos e em partes até entendo que a grande massa não queira olhar para isso, preferindo habitar no mundo externo repetindo e esperando um "salva vidas" ou "apontando um culpado" ... Olhar, mergulhar e pensar sobre si dói e dói muito, mas também, é liberdador pelo menos em alguns momentos... Sei que o Emanuel não irá ler este comentário devido à demanda de comentários (deste e de outros vídeos), porém quero agradecer assim mesmo e dizer que em alguns momentos de muita dor existencial já cheguei a sentir que a morte seria a solução... entretanto os seus conteúdos têm me ajudado a encarar essa dor de forma mais positiva!!!
Horas antes de contar para família que sou transgenero, vi o post do Manu que dizia "antes de se apressar para dizer o que você é, tente perceber o que você sente". Seguindo a ideia, ao falar com eles, não disse o que sou, disse o que sintia. Nunca me senti tão compreendido e acolhido pela minha família, foi lindo. Gratidão por movimentar esse canal, vocês dois têm sido luz pra nossa jornada de estar no mundo!
Freud já dizia, que quanto mais energia pulsional você coloca naquilo que vc não quer “sentir”, ou seja, dependendo de intensidade do recalque, o que você mais nega e re-nega, retorna, e retorna com uma força absurda! Obrigada Freud! É isso!
Chorei assistindo o vídeo todo, no momento em que eu mais precisava de ajuda e não conseguia falar com ninguém. Você não tem ideia de como pode salvar vidas fazendo o que faz. Muito obrigada
Reitero o que o Emanuel falou: algumas coisas realmente não vão mudar. Porque não cabe a você mudar a estrutura do outro para que ele aja da maneira que você espera. Nesse caso, o que você pode fazer por si mesmo é aceitar que tá doendo, e assumir que o outro é como é e você também tem seu jeito próprio. E tá tudo bem. Recalcar o que sentimos é o que nos leva à repetição. Boa reflexão ❤
Só voltei para dizer que ESSE É, DEFINITIVAMENTE, O VÍDEO MAIS IMPORTANTE DESTE CANAL! (e acreditem, pois eu devo ter assistido 90% dos vídeos deste canal, hahaha)
Literalmente qualquer vídeo desse canal é O VIDEO MAIS IMPORTANTE DESSE CANAL!kkkkk Eu baixo em áudio pra poder assistir enquanto limpo a casa,deveria existir um ManuCast
Não poderia concordar mais. Eu mandei esse vídeo pra cada amigo meu que não sabe o que fazer com a dor que tá sentindo. Acho que foi o vídeo mais importante que vi esse ano.
No livro Comunicação Não Violenta o autor fala que o sentimento é a fumaça, e onde tem fumaça tem fogo. Assim, ao reconhecermos o sentimento nós conseguimos identificar qual necessidade está por trás dele, e é a partir dessa identificação que nós conseguimos comunicar nossas necessidades aos outros (e, mais importante, a nós mesmos). Ou seja, é o contato com a dor que indica qual necessidade precisa ser atendida.
Depois de enfrentar muitas coisas, passei a abraçar as dores, por mais difíceis que sejam, sei que na maioria dos meus casos só doeu porque eu queria fugir, queria uma forma de me anestesiar pra que me sentisse por um momento sem elas. Mas é como o Manuel disse, você pode aprender com essa dor a superar as próximas, oque me ajudou no processo foi muita literatura e um arco intelectual imaginário em constante expansão, foram oque me trouxeram possibilidades diferentes, tanto quanto a meditação (que ao meu ver coloca você em contato consigo mesmo) que me fizeram confrontar as sombras e de alguma forma fazer uma ressignificação de várias dores, desde traumas de abandono (que inclusive tem alguns vídeos aqui no canal do Manu) a lutos ainda mais dolorosos em relação a mim e aos meus próximos! Enfim, é isso, espero que meu comentário elucide algo a alguém e se você leu até aqui, obrigado pela disponibilidade de tempo!
Costumo brincar que "pego a dor" boto ela diante de mim,ofereço um banquinho pra ela sentar abraço ela,tomamos um café uns drinks umas caipirinhas 🤣 enquanto não nos entendemos,eu não largo ela...🙌🙌 Com isso fazemos as pazes, nos entendemos aí sim...deixo ir🙏Demorou muito pra eu "entender" essa dinâmica...Mas finalmente entendi...💤Isso trás crescimento ...liberta!
Sabe o vídeo das irmãs que está rolando na internet, me identifiquei muito! No caso eu sou a Maria Eduarda... A minha irmã é a queridinha da mamãe (36 anos, nunca saiu da casa dos meus pais e nunca fez nada na vida). No final de semana ela me pediu uma opinião e eu fui “sincera”!? Falei o que eu achei que deveria e podia. Enfim, no outro dia ela mandou uma indireta via status rsrsrs falando pra eu crescer evoluir que o meu sincericidio era horroroso e bla bla bla Pensei em chamar ela pra uma conversa franca pra falar sobre os sentimentos, tentar tratar alguma coisa, pra gente viver melhor, a gente até se reaproxima mas, hora ou outra a gente se “estranha”; Não gosto de como ela trata meus pais mas, não posso fazer muita coisa pois, minha mãe acolhe. O que eu quero dizer é, não posso esperar amor e/ou mudança da minha irmã, ela é assim, nunca esteve disposta a se autoconhecer é porque estaria disponível agora para conversar e nos entendermos? Prefiro continuar com o contato básico para a “ordem” da família tradicional brasileira! Gratidão pela sua vida!!!!
Oi Manu, já pensou em ter um Podcast. Nem sabia que eu estava exercitando a auto escrita. Fiz TCC durante um ano e a minha terapeuta me ensinou alguns exercícios, um deles era o por que eu estava sentindo, vivendo aquele sentimento. Colocava no papel mesmo! E aprendi muito a acolher os sentimentos, principalmente a DOR. Estou passando por um processo de separação de um casamento lindo de 9 anos, a decisão da separação foi do meu companheiro, ele não estava feliz e o amor tinha acabado. Não tinha sentido a dor do abandono ainda, mas preciso e estou tentando entender essa dor. Mas vou produzir aprendizados com essa dor, não tenho dúvidas, mas ela é ruim sentir demais Manu, é como o medo do seu seu filho de sentir a dor.
Acabei de terminar um relacionamento amoroso e o TH-cam me sugeriu este vídeo. "acabei de tomar café mega quente" já que fiz isso vou procurar me investigar. Obrigada pelo seu trabalho. Indico para amigos e conhecidos. Que triste que ursinhos de pelúcia sempre vão parecer tomadas, mas escolho ter um mínimo de consciência. Obrigada! No que me cabe quero cuidar de mim.
geralmente depois de uma situação dolorosa, sinto uma vergonha imensa de mim mesma porque além da quebra desse ideal narcísico (que tenho defeitos e etc), vem também uma culpa por ter feito coisas ruins pra outras pessoas e isso tem me destruído a ponto de ter ideações suicidas constantemente pra essa dor passar e poder recomeçar. tomara que passe.
me lembrei de uma frase que acho linda que Matilde Campilho diz num poema dela: "há uma rachadura em tudo, e é assim que a luz entra". as vezes a sensação é de estarmos rachados e quebrados, mas nunca perder de vista que também há possibilidade de luz, de beleza, coisas boas... vou deixar aqui o link do vídeo, é todo lindo. sempre me traz uma paz ouvir: th-cam.com/video/a2u1D4i-C48/w-d-xo.html
Como o Manu mesmo disse, tão simples o vídeo e ao mesmo tempo tão complexo. A dor faz parte da vida e parece que até hoje o que fiz foi só tentar correr dela, sem olhar pra trás. A pouco tempo fiz igual ao Martin, respirei fundo, segurei o choro e deixer que o sabão fosse passado na minha ferida. Nem doeu taaanto assim, mas tá fazendo um bem danado. Espero que muitos possam ter esse momento de autoreflexão das suas dores. Manuuu obrigada por esse vídeo, vou assistí-lo mais umas x vezes pra tentar absorver ao máximo td de bom q tem. Bjs, amo seu canal!!!!
"... A dor hoje em dia é esse trapo que trago no lugar da língua. A ferida por meio da qual me queixo de meu pai, um homem que acaba de morrer. Não tenho mais o que fazer em relação a ele senão me queixar. Não encontrei nada melhor para fazer. E desde hoje pela manhã minha vontade de fazer algo é menor ainda. E, por não ter mais o que fazer além de formular hipóteses, é que fico a vagar pela casa, sem falar com ninguém, porque, ao falar, eu tropeçaria mais uma vez. Vejo-me arrulhar diante do espelho, espero o pombo que eu mesmo sou, espero o frango, a galinha poedeira, as avestruzes, espero meu pai morto, em sua completa metamorfose para ave, uma ave morta de asa quebrada. Meu pai passou a vida a buscar seus iguais, à espera de seu grande momento. E como a herança é a parte da vida que não se pode negar, sei que serei o próximo, aquele que só voa a caminho de lugar nenhum. Vejo meu pai à janela na forma de uma ave a bicar a madeira, uma das asas quebradas me faz perguntar como chegou até aqui. Quando me aproximo, ele desaparece como eu mesmo devo ter desaparecido sem que ninguém me tenha avisado. Nesse momento, eu desejaria abrir a janela, tomar meu pai em sua forma de pombo, de galinha poedeira, de avestruz, de pássaro ferido nas mãos, cuidaria de suas asas mutiladas, perguntaria por onde terá andado, e responderia eu mesmo, que andei pelos cantos abandonados do mundo. Eu lhe daria milho e água e depois esqueceria o tempo como esqueci o espaço, e reafirmaria para mim mesmo que a rota de fuga traçada durante toda a minha infância e juventude resultou no objetivo buscado." Reflete Klaus, enquanto olha pela janela e ouve o badalar dos sinos da igreja num feriado qualquer.
noooosssaaaaaaa....conexaão...sincronicidade...eu estava nesse exato momento xorando de raiva de mim..pq fui dar um presente de todo o coração e carinho com minha mãe e ao invés de ela ficar feliz e grata ela surta e xinga e diz que não queria aquilo...que eu estou fazendo para humilha - la ..etc..ae eu pensei...se isso aconteceu na grande maioria das vezes que você a presenteou ao longo da vida ..então porque você não para de presenteá-la.?..cheguei a conclusão que devo parar de fazer e depois de conclusão entrei aqui e me veio esse video..bingooo..kkkkk.....muuuiiito bom e muuuiiito obrigada ...já mudei !!!..kkk
Muitas vezes eu senti muito mal estar antes da terapia; não queria ir, não queria me encontrar comigo mesma e com essas dores. Foi muito importante perceber que eu sobrevivi todas as vezes em que persisti e fui, mesmo com medo. Uma vez que você sobrevive à dor você se sente mais forte para lidar com as próximas experiências, você sabe que vai conseguir se sustentar. Obrigada pelo vídeo!
Manu sempre pontual! Ele ouve as demandas e já lansa a braba ueheuehe Ontem mesmo estava pensando sobre o quanto eu sofro sem perceber e que no fim das contas é por estar fugindo da dor
Eu amo como você é cirúrgico e direto em explicar pra gente todos esses conceitos e enlaces. Isso me dá muito material de input que apoia/complementa a minha terapia, já que quando eu faço perguntas diretas pra minha terapeura ela nunca me responde, haha. Obrigada, Manu!
Aos 27:00 enquanto vc falava, coincidentemente pensei na minha mãe, porque ja dei umas "broncas" nela por causa do jeito q ela me trata (foi em vão porque ela continua tratando igual) e vc diz no exemplo justamente da mãe kkk massa, quer dizer que sabe o que ta falando, trazendo um exemplo corriqueiro
Meu filho faleceu aos 22 anos de idade (2011). Desde então... Q dor! E qta lição! A (v)ida de meu filho tá recheada de significados pra/em mim. Obg, Manu! #sigolutando 😔
katia está sentindo a dor mais dura do mundo, a dor eterna. Há dores que nos constroem e de nós nasce um ser que desconhecíamos ter em nós. Somos de carne mas temos que viver como se fossemos de ferro. Freud. Um abraço bem apertadinho para si.
@@aguasaguas9972 obrigada...! a impressão que tenho é de que estou melhor hoje - embora falte um pedaço de/em mim... é que, sofrendo, aprendi o que realmente importa por aqui. beijo!
@@universo1320 infelizmente é a dor que nos desperta para algumas coisas, para o que realmente importa na vida e o que deixa de importar. O que compreendi é que a vida não é linear, há coisas que dependem de nós, mas outras que estão completamente fora do nosso controlo. A morte é uma delas, temos que falar da dor, dos sentimentos dos que nos causa a dor, só assim podemos atenuar certas dores. Há dores que temos que aprender a viver com elas, outras que o tempo vai atenuando. Li num livro esta frase: "O meu futuro é este instante". E acho que até tem alguma verdade. Abraço
Achei o melhor vídeo do canal. Apesar de ser de 2 anos atrás, só agora ele bateu com o meu momento e finalmente consigo enxergar tudo que quis dizer. Talvez antes eu não estivesse pronta para olhar para a minha dor.
Eu sinto uma dor no corpo. Teve um momento que consegui ficar sem ela e do nada veio um medo de sentir de novo e daí comecei a sentir a dor novamente. E apesar de ruim, eu senti lá no fundo um alívio, pq a dor eu conhecia, sabia lidar, o medo era angustiante e o lugar sem dor não conheço, não sei lidar. O que senti na prática é que o não sentir dor gerou medo, que gerou a dor de novo.
Este, sim, é um dos vídeos mais importantes deste canal. Quanta coisa importante foi dita! E muitas delas parecia que estava dizendo, especificamente, pra mim. Muito grato, Emanuel!
Adoreiii! Leite não sai de pedra! Enfim, parar de dar murro em ponta de faca. Estar atentos para evitar de cairmos nesse círculo vicioso. Gostei muito do uso de analogias em suas explicações. Gratidão, um abraço!
Minha dor parece insuperavel, a nao ser que eu conclua meu objetivo. Quero medicina e estou ha 4 anos tentando, mas atualmente eu estou realmente me sentindo incapaz de cumprir qualquer objetivo, de verdade, e é diferente de uma dor comum das falhas e limitaçoes humanas, é quase um auto flagelo, e não há sintese, não há superaçao desse estado de paralisia, eu simplesmente nao consigo fazer nada, mesmo tentando elaborar outros sentidos para os meus sentimentos negativos
Passei 4 anos tentando ser comissária da Emirates... e agora veio a pandemia. Ou seja, o sonho acabou. As vezes a gente precisa reprogramar a rota! Buscar outras opções... Tb me senti incapaz, mas a gente aprende que a vida é essa loucura mesmo. Não controlamos tudo como acreditamos...
Levei tempo para entender esse processo. O afastamento de algumas situações e pessoas me ajudaram a não por o dedo na tomada. Muito interessante a explicação, obrigada.
Só sei que estou cansado, muito cansado... sempre enfrentei minhas dores, mas mesmo assim, a sensação de estar sozinho e de que tudo isso não valeu a pena é muito ruim... Mas vamos tentando, procurando novas estradas... desapegar e procurar a valorizar as coisas como elas são mesmo... obrigado.
Um dos melhores vídeos do canal!!! Estou lidando de uma forma muito melhor com minhas dores.... é claro que é um processo....mas agora consigo olhar pra ela e não tentar negá-la...
Manu cada dia uma descoberta, cada dia uma coisa que aprendo, adoro ouvi-lo. A dor desconstrói e constrói, a dor faz parte do ser humano. Ultrapassar certas dores é como escalar a monte do Everest. Entender porque sentimos certas dores é muito importante, ao entender podemos ressignificá-las. Tantas perguntas que fez e nos faz questionar, é preciso perceber o que sentimos e o porquê de o sentirmos. Parabéns!!
RACISMO ESTRUTURAL - Flor e Manu, adoro este canal. Tem me ajudado muito. Durante as leituras de quarta-feira, voce tem oferecido algumas elaborações e estratégias para lidar com certos afetos. Gostaria de saber se nos seus estudos e pesquisas voce encontrou alguma estratégia que pode nos ajudar a desconstruir o RACISMO ESTRUTURAL? Poderia compartilhar com a gente?
Manu, obrigada por esse vídeo! Recentemente passei por um término de relacionamento e tenho aprendido muito com a dor, a olhar pra ela. Ah! Não pude deixar de notar a caneca com o dog, adorei!
Comecei a meditar cerca de um ano. Para as práticas do yoga, reconhecer os sentimentos é essencial. Reconhecer, nomear e acolher. Só assim, segundo esse ensinamento, nos tornamos capazes conter as reações impulsivas que se tornam padrões de comportamento. Vc/a psicanálise/a ciência falam várias coisas que vão ao encontro do que tenho aprendido com as meditações/yoga.
Uauuu Manu...Que fala fantástica...Vou ouvir sempre .. e ver se meu cerebro entende que não é "pra enfiar o dedo sempre na mesma tomada" ..Fantástico eu diria genial🙌
A dor inaugural é a de nascer. Eu levei 17 horas para nascer e tiveram que parar o parto, pois eu estava sendo estrangulada pelo cordão umbilical. A segunda dor foi a morte da minha mãe. Agora é seguir trabalhando, cumprindo horários até encontrar finalmente a morte, ou seja, a dor final. Ainda bem que optei por não ter filhos. Para que trazer outros humanos e fazê-los passar por esse flagelo que é a vida?
Minha mãe tomou remédio pra me abortar,quase morremos. No parto eu tava sendo enforcada pelo cordão umbilical, passei uma temporada na encubadora, já adulta ao ver a morte da minha mãe..soube q todas essas adversidades me diziam pra eu viver.viver intensamente minha própria vida.💚
Este canal tinha que ter milhões de inscritos, pois o Emanuel descreve o que tem de mais íntimo em cada um de nós, ele desvenda e explica com maestria, os sentimentos e comportamentos mais complexos dos quais antes nunca foram tratados de forma tão aberta e acertiva!
Os conteúdos tratados neste canal são o manual de nós mesmos e em partes até entendo que a grande massa não queira olhar para isso, preferindo habitar no mundo externo repetindo e esperando um "salva vidas" ou "apontando um culpado" ... Olhar, mergulhar e pensar sobre si dói e dói muito, mas também, é liberdador pelo menos em alguns momentos... Sei que o Emanuel não irá ler este comentário devido à demanda de comentários (deste e de outros vídeos), porém quero agradecer assim mesmo e dizer que em alguns momentos de muita dor existencial já cheguei a sentir que a morte seria a solução... entretanto os seus conteúdos têm me ajudado a encarar essa dor de forma mais positiva!!!
Horas antes de contar para família que sou transgenero, vi o post do Manu que dizia "antes de se apressar para dizer o que você é, tente perceber o que você sente".
Seguindo a ideia, ao falar com eles, não disse o que sou, disse o que sintia.
Nunca me senti tão compreendido e acolhido pela minha família, foi lindo.
Gratidão por movimentar esse canal, vocês dois têm sido luz pra nossa jornada de estar no mundo!
Aiiii… tem um cisco no meu olho 🥹🤍
Freud já dizia, que quanto mais energia pulsional você coloca naquilo que vc não quer “sentir”, ou seja, dependendo de intensidade do recalque, o que você mais nega e re-nega, retorna, e retorna com uma força absurda! Obrigada Freud! É isso!
E qual seria a solução?
@@psicanalisefilosofia7727 suspender o recalque, reconhecer que o evento indesejado existe e tem sua parte.
(...) não fugir, não anestesiar, não minimizar, não deslegitimar! A dor é o caminho para cura!
Chorei assistindo o vídeo todo, no momento em que eu mais precisava de ajuda e não conseguia falar com ninguém. Você não tem ideia de como pode salvar vidas fazendo o que faz. Muito obrigada
Esse conhecimento todo é de graça mesmo?!?! Nossa, verdadeiro serviço a sociedade...que lindo. Obrigada demais pela partilha
A
Reitero o que o Emanuel falou: algumas coisas realmente não vão mudar. Porque não cabe a você mudar a estrutura do outro para que ele aja da maneira que você espera. Nesse caso, o que você pode fazer por si mesmo é aceitar que tá doendo, e assumir que o outro é como é e você também tem seu jeito próprio. E tá tudo bem. Recalcar o que sentimos é o que nos leva à repetição. Boa reflexão ❤
Qual seu instagram, João?
Muito obrigada. 💜
João obrigada! ❤️
"Tudo é dor, e toda dor vem do desejo de não sentirmos dor". Já dizia Renato!
Só voltei para dizer que ESSE É, DEFINITIVAMENTE, O VÍDEO MAIS IMPORTANTE DESTE CANAL! (e acreditem, pois eu devo ter assistido 90% dos vídeos deste canal, hahaha)
Também já assisti 90% 🙂
@@deamorgana2332 Pois é, sou adepta do "Manuflix" haha
Literalmente qualquer vídeo desse canal é O VIDEO MAIS IMPORTANTE DESSE CANAL!kkkkk
Eu baixo em áudio pra poder assistir enquanto limpo a casa,deveria existir um ManuCast
Não poderia concordar mais. Eu mandei esse vídeo pra cada amigo meu que não sabe o que fazer com a dor que tá sentindo. Acho que foi o vídeo mais importante que vi esse ano.
No livro Comunicação Não Violenta o autor fala que o sentimento é a fumaça, e onde tem fumaça tem fogo. Assim, ao reconhecermos o sentimento nós conseguimos identificar qual necessidade está por trás dele, e é a partir dessa identificação que nós conseguimos comunicar nossas necessidades aos outros (e, mais importante, a nós mesmos). Ou seja, é o contato com a dor que indica qual necessidade precisa ser atendida.
Depois de enfrentar muitas coisas, passei a abraçar as dores, por mais difíceis que sejam, sei que na maioria dos meus casos só doeu porque eu queria fugir, queria uma forma de me anestesiar pra que me sentisse por um momento sem elas.
Mas é como o Manuel disse, você pode aprender com essa dor a superar as próximas, oque me ajudou no processo foi muita literatura e um arco intelectual imaginário em constante expansão, foram oque me trouxeram possibilidades diferentes, tanto quanto a meditação (que ao meu ver coloca você em contato consigo mesmo) que me fizeram confrontar as sombras e de alguma forma fazer uma ressignificação de várias dores, desde traumas de abandono (que inclusive tem alguns vídeos aqui no canal do Manu) a lutos ainda mais dolorosos em relação a mim e aos meus próximos!
Enfim, é isso, espero que meu comentário elucide algo a alguém e se você leu até aqui, obrigado pela disponibilidade de tempo!
"Esse é o problema da dor, ela precisa ser sentida."
Meu complemento de terapia 🙏🏻 obrigada Manu!
Essa frase é do livro A Culpa é das Estrelas
Lembrei da música dos Titãs: não fuja da dor, fugir da dor é fugir da própria cura!
Quarta-feira é meu dia preferido. Chego da terapia e já recebo essa notificação que é quase um abraço. Obrigada, Manu ❤
É um dos meus também. 😊
Aqui é a minha terapia.
Ótimo mesmo
Eu tbm!! Quarta é dia de terapia :)
Certeza que esse "é o vídeo mais importante desse canal" ❤
Costumo brincar que "pego a dor" boto ela diante de mim,ofereço um banquinho pra ela sentar abraço ela,tomamos um café uns drinks umas caipirinhas 🤣 enquanto não nos entendemos,eu não largo ela...🙌🙌 Com isso fazemos as pazes, nos entendemos aí sim...deixo ir🙏Demorou muito pra eu "entender" essa dinâmica...Mas finalmente entendi...💤Isso trás crescimento ...liberta!
Ré-sofrer a dor para encontrar novos modos de enfrentá-la. Cencini dizia sempre isso em suas aulas.
Martin querido, já cresce filosofando e refletindo sobre as experiências da vida ...
Sabe o vídeo das irmãs que está rolando na internet, me identifiquei muito! No caso eu sou a Maria Eduarda...
A minha irmã é a queridinha da mamãe (36 anos, nunca saiu da casa dos meus pais e nunca fez nada na vida).
No final de semana ela me pediu uma opinião e eu fui “sincera”!?
Falei o que eu achei que deveria e podia.
Enfim, no outro dia ela mandou uma indireta via status rsrsrs falando pra eu crescer evoluir que o meu sincericidio era horroroso e bla bla bla
Pensei em chamar ela pra uma conversa franca pra falar sobre os sentimentos, tentar tratar alguma coisa, pra gente viver melhor, a gente até se reaproxima mas, hora ou outra a gente se “estranha”; Não gosto de como ela trata meus pais mas, não posso fazer muita coisa pois, minha mãe acolhe.
O que eu quero dizer é, não posso esperar amor e/ou mudança da minha irmã, ela é assim, nunca esteve disposta a se autoconhecer é porque estaria disponível agora para conversar e nos entendermos?
Prefiro continuar com o contato básico para a “ordem” da família tradicional brasileira!
Gratidão pela sua vida!!!!
Oi Manu, já pensou em ter um Podcast. Nem sabia que eu estava exercitando a auto escrita. Fiz TCC durante um ano e a minha terapeuta me ensinou alguns exercícios, um deles era o por que eu estava sentindo, vivendo aquele sentimento. Colocava no papel mesmo! E aprendi muito a acolher os sentimentos, principalmente a DOR.
Estou passando por um processo de separação de um casamento lindo de 9 anos, a decisão da separação foi do meu companheiro, ele não estava feliz e o amor tinha acabado. Não tinha sentido a dor do abandono ainda, mas preciso e estou tentando entender essa dor. Mas vou produzir aprendizados com essa dor, não tenho dúvidas, mas ela é ruim sentir demais Manu, é como o medo do seu seu filho de sentir a dor.
Acabei de terminar um relacionamento amoroso e o TH-cam me sugeriu este vídeo. "acabei de tomar café mega quente" já que fiz isso vou procurar me investigar. Obrigada pelo seu trabalho. Indico para amigos e conhecidos. Que triste que ursinhos de pelúcia sempre vão parecer tomadas, mas escolho ter um mínimo de consciência. Obrigada! No que me cabe quero cuidar de mim.
Este sim é um canal que mostra a realidade.. Importantíssimo.
geralmente depois de uma situação dolorosa, sinto uma vergonha imensa de mim mesma porque além da quebra desse ideal narcísico (que tenho defeitos e etc), vem também uma culpa por ter feito coisas ruins pra outras pessoas e isso tem me destruído a ponto de ter ideações suicidas constantemente pra essa dor passar e poder recomeçar. tomara que passe.
Tudo passará. Acalma sua mente. 🙌🙌🙌🙌
Nossa!! Me identifico tanto com isso.
vai passar, xará! fica bem!
me lembrei de uma frase que acho linda que Matilde Campilho diz num poema dela: "há uma rachadura em tudo, e é assim que a luz entra". as vezes a sensação é de estarmos rachados e quebrados, mas nunca perder de vista que também há possibilidade de luz, de beleza, coisas boas... vou deixar aqui o link do vídeo, é todo lindo. sempre me traz uma paz ouvir: th-cam.com/video/a2u1D4i-C48/w-d-xo.html
@@velosolaris obrigada :))
"A dor é o aprendizado que está para acontecer"
Como o Manu mesmo disse, tão simples o vídeo e ao mesmo tempo tão complexo. A dor faz parte da vida e parece que até hoje o que fiz foi só tentar correr dela, sem olhar pra trás. A pouco tempo fiz igual ao Martin, respirei fundo, segurei o choro e deixer que o sabão fosse passado na minha ferida. Nem doeu taaanto assim, mas tá fazendo um bem danado. Espero que muitos possam ter esse momento de autoreflexão das suas dores. Manuuu obrigada por esse vídeo, vou assistí-lo mais umas x vezes pra tentar absorver ao máximo td de bom q tem. Bjs, amo seu canal!!!!
Pior é vc achar que tudo é tomada e não querer mais colocar a mão em nada. Haja maturidade pra lidar com a vida 😥
Ele chega a suspirar no final! Os vídeos são muito bons, esclarecedores!
"... A dor hoje em dia é esse trapo que trago no lugar da língua. A ferida por meio da qual me queixo de meu pai, um homem que acaba de morrer. Não tenho mais o que fazer em relação a ele senão me queixar. Não encontrei nada melhor para fazer. E desde hoje pela manhã minha vontade de fazer algo é menor ainda. E, por não ter mais o que fazer além de formular hipóteses, é que fico a vagar pela casa, sem falar com ninguém, porque, ao falar, eu tropeçaria mais uma vez. Vejo-me arrulhar diante do espelho, espero o pombo que eu mesmo sou, espero o frango, a galinha poedeira, as avestruzes, espero meu pai morto, em sua completa metamorfose para ave, uma ave morta de asa quebrada. Meu pai passou a vida a buscar seus iguais, à espera de seu grande momento. E como a herança é a parte da vida que não se pode negar, sei que serei o próximo, aquele que só voa a caminho de lugar nenhum.
Vejo meu pai à janela na forma de uma ave a bicar a madeira, uma das asas quebradas me faz perguntar como chegou até aqui. Quando me aproximo, ele desaparece como eu mesmo devo ter desaparecido sem que ninguém me tenha avisado. Nesse momento, eu desejaria abrir a janela, tomar meu pai em sua forma de pombo, de galinha poedeira, de avestruz, de pássaro ferido nas mãos, cuidaria de suas asas mutiladas, perguntaria por onde terá andado, e responderia eu mesmo, que andei pelos cantos abandonados do mundo. Eu lhe daria milho e água e depois esqueceria o tempo como esqueci o espaço, e reafirmaria para mim mesmo que a rota de fuga traçada durante toda a minha infância e juventude resultou no objetivo buscado."
Reflete Klaus, enquanto olha pela janela e ouve o badalar dos sinos da igreja num feriado qualquer.
Nossa, foi tão libertador te ouvir dizer que não é minha obrigação mudar as estruturas afetivas ao meu redor.
Obrigada!
noooosssaaaaaaa....conexaão...sincronicidade...eu estava nesse exato momento xorando de raiva de mim..pq fui dar um presente de todo o coração e carinho com minha mãe e ao invés de ela ficar feliz e grata ela surta e xinga e diz que não queria aquilo...que eu estou fazendo para humilha - la ..etc..ae eu pensei...se isso aconteceu na grande maioria das vezes que você a presenteou ao longo da vida ..então porque você não para de presenteá-la.?..cheguei a conclusão que devo parar de fazer e depois de conclusão entrei aqui e me veio esse video..bingooo..kkkkk.....muuuiiito bom e muuuiiito obrigada ...já mudei !!!..kkk
Muitas vezes eu senti muito mal estar antes da terapia; não queria ir, não queria me encontrar comigo mesma e com essas dores. Foi muito importante perceber que eu sobrevivi todas as vezes em que persisti e fui, mesmo com medo. Uma vez que você sobrevive à dor você se sente mais forte para lidar com as próximas experiências, você sabe que vai conseguir se sustentar. Obrigada pelo vídeo!
Manu, faz um vídeo sobre a relação entre irmãos pra psicanálise em homenagem ao meme das irmãs se engalfinhando na festa de aniversário
Totalmente
kkkkkkkkkkkkkk tudo
Que vídeo das irmãs é esse?
Fugir é estratégia manjada minha
Manu sempre pontual! Ele ouve as demandas e já lansa a braba ueheuehe
Ontem mesmo estava pensando sobre o quanto eu sofro sem perceber e que no fim das contas é por estar fugindo da dor
Como você é incrível! Sempre claro e doce nas explicações. Parabéns!
Conscientização da dor/erro... A gente n muda se não identifica, reconhece e reflete a respeito...
A minha dor vem de sentir abandono em família. Mas eles não me abandonaram, eu sentia isso quando pequena em família. Reconheci a dor
Obrigado por compartilhar. É muito grande o número de ferramentas que cê traz, pra tentar trabalhar essa oficina humana.
"a dor precisa ser sentida" john green
lembrei na hora dessa frase do Green em "A culpa é das estrelas" 🖤
Eu amo como você é cirúrgico e direto em explicar pra gente todos esses conceitos e enlaces. Isso me dá muito material de input que apoia/complementa a minha terapia, já que quando eu faço perguntas diretas pra minha terapeura ela nunca me responde, haha. Obrigada, Manu!
Aos 27:00 enquanto vc falava, coincidentemente pensei na minha mãe, porque ja dei umas "broncas" nela por causa do jeito q ela me trata (foi em vão porque ela continua tratando igual) e vc diz no exemplo justamente da mãe kkk massa, quer dizer que sabe o que ta falando, trazendo um exemplo corriqueiro
Meu filho faleceu aos 22 anos de idade (2011). Desde então... Q dor! E qta lição! A (v)ida de meu filho tá recheada de significados pra/em mim. Obg, Manu! #sigolutando 😔
🖤
katia está sentindo a dor mais dura do mundo, a dor eterna. Há dores que nos constroem e de nós nasce um ser que desconhecíamos ter em nós.
Somos de carne mas temos que viver como se fossemos de ferro. Freud. Um abraço bem apertadinho para si.
@@elimdd agradeço o seu 'silencioso' e solidário comentário... beijo!
@@aguasaguas9972 obrigada...! a impressão que tenho é de que estou melhor hoje - embora falte um pedaço de/em mim...
é que, sofrendo, aprendi o que realmente importa por aqui. beijo!
@@universo1320 infelizmente é a dor que nos desperta para algumas coisas, para o que realmente importa na vida e o que deixa de importar. O que compreendi é que a vida não é linear, há coisas que dependem de nós, mas outras que estão completamente fora do nosso controlo. A morte é uma delas, temos que falar da dor, dos sentimentos dos que nos causa a dor, só assim podemos atenuar certas dores. Há dores que temos que aprender a viver com elas, outras que o tempo vai atenuando. Li num livro esta frase: "O meu futuro é este instante". E acho que até tem alguma verdade. Abraço
rapaz por algum motivo que eu não consigo entender esse vídeo me deu uma paz de espírito... que bizarro...
Achei o melhor vídeo do canal. Apesar de ser de 2 anos atrás, só agora ele bateu com o meu momento e finalmente consigo enxergar tudo que quis dizer. Talvez antes eu não estivesse pronta para olhar para a minha dor.
meu deus na parte da dor acusar o medo eu aqui toda chorando
Eu sinto uma dor no corpo. Teve um momento que consegui ficar sem ela e do nada veio um medo de sentir de novo e daí comecei a sentir a dor novamente. E apesar de ruim, eu senti lá no fundo um alívio, pq a dor eu conhecia, sabia lidar, o medo era angustiante e o lugar sem dor não conheço, não sei lidar. O que senti na prática é que o não sentir dor gerou medo, que gerou a dor de novo.
Cara, esse foi o vídeo mais importante do canal pra mim.
Mesmo que meu dia tenha sido ruim, esse vídeo vai me fazer bem. Muito obrigado, Manu. Manda um oi pra Flor e pro Martin
Sempre bom ser lembrada de que a tomada nunca vai ser um urso... Às vezes me esqueço disto. Vídeo FODA!
Trouxe alívio para uma madrugada angustiante. Obrigada, Manu!
Manu!você é demaissss
eu descobri voces no momento ideal. muito obrigada por tudo o que acrescentam!
dentre tantos vídeos que eu vi nesse canal, esse vídeo é o meu favorito. Parabéns pelo conteúdo. Excelente
Vou assistir esse vídeo até conseguir compreender suas nuances de verdades. Gratidão
Disse tdo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 e eu só descobri isso aos meus 50 anos kkkk
Manu, pq vc nao encaminhou nossos encontros assim? Este video acaba de inundar pte do q busco há......
Este, sim, é um dos vídeos mais importantes deste canal. Quanta coisa importante foi dita! E muitas delas parecia que estava dizendo, especificamente, pra mim. Muito grato, Emanuel!
🌼😘♥️
Adoreiii! Leite não sai de pedra! Enfim, parar de dar murro em ponta de faca. Estar atentos para evitar de cairmos nesse círculo vicioso. Gostei muito do uso de analogias em suas explicações. Gratidão, um abraço!
Minha dor parece insuperavel, a nao ser que eu conclua meu objetivo. Quero medicina e estou ha 4 anos tentando, mas atualmente eu estou realmente me sentindo incapaz de cumprir qualquer objetivo, de verdade, e é diferente de uma dor comum das falhas e limitaçoes humanas, é quase um auto flagelo, e não há sintese, não há superaçao desse estado de paralisia, eu simplesmente nao consigo fazer nada, mesmo tentando elaborar outros sentidos para os meus sentimentos negativos
Passei 4 anos tentando ser comissária da Emirates... e agora veio a pandemia. Ou seja, o sonho acabou. As vezes a gente precisa reprogramar a rota! Buscar outras opções... Tb me senti incapaz, mas a gente aprende que a vida é essa loucura mesmo. Não controlamos tudo como acreditamos...
O final me pegou demais..
Hahaha que vídeo sensacional
Levei tempo para entender esse processo. O afastamento de algumas situações e pessoas me ajudaram a não por o dedo na tomada. Muito interessante a explicação, obrigada.
Só sei que estou cansado, muito cansado... sempre enfrentei minhas dores, mas mesmo assim, a sensação de estar sozinho e de que tudo isso não valeu a pena é muito ruim... Mas vamos tentando, procurando novas estradas... desapegar e procurar a valorizar as coisas como elas são mesmo... obrigado.
Martin é muito fofo ❤️
Um dos melhores vídeos do canal!!!
Estou lidando de uma forma muito melhor com minhas dores.... é claro que é um processo....mas agora consigo olhar pra ela e não tentar negá-la...
Sentir, sentir, sentir... é bom estar vivo, né?
Manu cada dia uma descoberta, cada dia uma coisa que aprendo, adoro ouvi-lo. A dor desconstrói e constrói, a dor faz parte do ser humano. Ultrapassar certas dores é como escalar a monte do Everest. Entender porque sentimos certas dores é muito importante, ao entender podemos ressignificá-las. Tantas perguntas que fez e nos faz questionar, é preciso perceber o que sentimos e o porquê de o sentirmos. Parabéns!!
Obrigada por esse vídeo necessário
Toda a construção de vídeos do canal me ajuda bastante
👏👏👏🧡
Manu, seus vídeos sempre geram reflexões muito importantes para a minha vida. Eu agradeço demais
Uau 👏🏽👏🏽👏🏽 vc se supera cada vez mais Manu ❤️
Obrigada Manu, de coração! Seu trabalho é incrível!!
RACISMO ESTRUTURAL - Flor e Manu, adoro este canal. Tem me ajudado muito. Durante as leituras de quarta-feira, voce tem oferecido algumas elaborações e estratégias para lidar com certos afetos. Gostaria de saber se nos seus estudos e pesquisas voce encontrou alguma estratégia que pode nos ajudar a desconstruir o RACISMO ESTRUTURAL? Poderia compartilhar com a gente?
Simplesmente BRILHANTE!
Emanuel, vc é massa!!☀️☀️
Nossa, excelente para enxergar uma possível dependência química. Obrigado.
Que vídeo, que pancada reflexiva!
Dói a verdade. Mas é preciso.
Entendi, vou escrever sobre estas dores de minhas lembranças. e buscar novas alternativas, obrigada.
O vídeo mais importante dessa canal!!!...sério
Inteligencia Emocional :)
Muito obrigado você é muito útil! Necessário!
Mais um vídeo super enriquecedor. Gratidão! 💜⭐
Obrigada pelo vídeo.. te ouvir sempre me ajuda a me entender melhor e aprender com meus erros e dores.
Caralho, q vídeo didático e ESSENCIAL. Parece que existe um novo paradigma em mim depois de assistir! Obrigada
Manu, obrigada por esse vídeo! Recentemente passei por um término de relacionamento e tenho aprendido muito com a dor, a olhar pra ela. Ah! Não pude deixar de notar a caneca com o dog, adorei!
Vejo e revejo os vídeos. Adoro tb dormir ouvindo a voz do Emanuel . Sério! Me acalma. Relaxo e pego no sono .
Façam um podcast!!
Comecei a meditar cerca de um ano. Para as práticas do yoga, reconhecer os sentimentos é essencial. Reconhecer, nomear e acolher. Só assim, segundo esse ensinamento, nos tornamos capazes conter as reações impulsivas que se tornam padrões de comportamento. Vc/a psicanálise/a ciência falam várias coisas que vão ao encontro do que tenho aprendido com as meditações/yoga.
Emanuel obrigado por compartilhar todo esse conhecimento e nos ajudar com suas vídeos aulas. Parabéns, sucesso.
Vi o título e abri um sorriso. Obrigada por trazer reflexões necessárias.
Cara esse vídeo e esse canal é sensacional, parabéns, tem me ajudado muito a evoluir, vocês são anjos!
Me lembrou São Francisco de Assis quando se referia a dor como Irmã dor. Tentar entender a partir da dor é um excelente caminho também.
Nossa que vídeo, sem palavras.
Gratidão 🙏🏻💙
Uauuu Manu...Que fala fantástica...Vou ouvir sempre .. e ver se meu cerebro entende que não é "pra enfiar o dedo sempre na mesma tomada" ..Fantástico eu diria genial🙌
Você é brilhante!
Vídeo intenso e sincero! Valeu Emanuel!
Amo sua clareza mental
Vídeo cheio de conteúdo, vale cada segundo, e pode ajudar muitas pessoas! Parabéns!
A dor inaugural é a de nascer. Eu levei 17 horas para nascer e tiveram que parar o parto, pois eu estava sendo estrangulada pelo cordão umbilical. A segunda dor foi a morte da minha mãe. Agora é seguir trabalhando, cumprindo horários até encontrar finalmente a morte, ou seja, a dor final. Ainda bem que optei por não ter filhos. Para que trazer outros humanos e fazê-los passar por esse flagelo que é a vida?
Minha mãe tomou remédio pra me abortar,quase morremos. No parto eu tava sendo enforcada pelo cordão umbilical, passei uma temporada na encubadora, já adulta ao ver a morte da minha mãe..soube q todas essas adversidades me diziam pra eu viver.viver intensamente minha própria vida.💚
@@mairaf.m.s.9322 q lindo o seu entendimento. É tão difícil pra mim ver isso! Espero conseguir um dia tb
Brilhante!!!