Cara....eu fico impressionado como o Canal desse rapaz tem apenas 59K de inscritos. Esse muleque deveria ter milhões de seguidores. A Clareza como ele passa nas explicações de um tema tão burocrático e que faz parte do sonho de qualquer brasileiro, que é ter uma casa.. Parabéns brother!! Que você prospere muito!!
Faltou falar que vai gastar cerca de 20 mil reais com papelada … estou tentando iniciar a construção em terreno próprio já estou em mais de 17.000 em taxas de seguro obrigatório, ITBI do terreno, alvará , e blá blá blá mas não vi nem um tijolo na obra ainda 🥲
Mas a dúvida é o seguinte, de qualquer maneira eu tenho que ter dinheiro no bolso para fazer a etapa 1 certo? mesmo tendo o terreno eu vou ter que com recursos próprios executar a primeira parte...No caso eu já tenho o terreno. Só se conseguir o adiantamento né !
Bom dia Rafael... Pensando em um dos seus vídeos sobre a burocracia para a liberação da obra o mais rápido leva de 3 à 4 meses com tudo pronto mais neste video vc tbm fala que se chegarmos c a planilha PCI prontas e os projetos arquitetônico tbm prontos conseguimos otimizar tempo e a liberação da obra mais rápido. A pergunta é: Como fazemos para pagar os projetos dos Engenheiros , com os 20% liberados ou entramos em um acordo com eles explicamos que vamos entrar no financiamento e conforme for liberado as outras parcelas pagamos eles ?! Vc tem algum curso seu ensinando como preencher a planilha PCI e td o processo ??
E ainda existe outra situação que ajuda demais para diminuir a entrada no ato do financiamento. Quando a pessoa já vem pagando o terreno, o valor da subtração (valor atual do terreno - saldo devedor do mesmo) também serve como parte da entrada. Ex.: João está pagando parcelado o terreno e resolve fazer o financiamento. Vl atual do terreno: 100 k e o saldo devedor: 25 k, então (100 k - 25 k) = 75 k será revestido para entrada.
Eu já tenho uma casa quitada pela cx, agora quero por laje na casa fazer uma suíte com closet, cozinha e área de serviço, aumentar os 2 quartos que já tem mais são pequenos vou aumentar cada um com + 1 metro, e aumentar também o banheiro social, na cozinha que já existe, uma parte vou fazer a copa saindo da sala,o lado direito vou usar para a suite com o closet, reformar o muro por portão eletrônico e portão pequeno. Meu terreno de 10×30 vou deixar telhado caxote pra mais tarde construir uma casa emcima ou seja sobrado, nesta 1 etapa já vou deixar escada para o segundo piso. Ou seja quero aproveitar várias paredes da casinha ,trocar todas as portas e janelas,,por porta de vidro na frente, lembrando que a garagem cabe 2 carros de médio porte como o meu Honda fit ,quero sua opinião de mais ou menos vou gastar nesta etapa ,sim quero deixar o fundo murada, pois no restante do terreno dos fundos quero fazer 4 kitnete de 5 cômodo cada 2 quartos banheiro no meio dos 2 quartos, copa cozinha e sala conjugadas, creio que vai sobrar 10× 13 de terreno. Os becos,laterais são tipo 1 e 30 de largura, o direito vou usar para aumentar os cômodos o esquerdo para passagem dos inquilinos, mais isto em um futuro próxima. Agora a preocupação é com primeira etapa. Ou já devo pensar e financiar o sobrado com os kit nets, me dê uma opinião, em relação a valores pra eu financiar pela caixa.
Nesse exemplo que voce usou da obra do imvel de 100k, no caso, financiando os 80k, teria que dar os 20k de entrada, mas como disse, esse valor nao seria pago para a Caixa, mas sim usado para iniciar a obra. No caso eu twnho que investir os 20k na obra até a primeira medição do engenheiro do banco? Em caso de realizar a primeira etapa gastando menos que estes 20k, a caixa tranca a obra e nao libera o saldo do financiamento?
Uma dúvida. Se eu tentar fazer pela CEF aquisição de terreno e obra. Enquanto a CEF não libera o financiamento que vou pagar o terreno, como eu pago o terreno? O dono não vai me esperar. No melhor caso eu tenho que dar uma entrada no terreno para ele segurar enquanto a CEF não quita. Correto? Ense eu der uma entrada, por exemplo, de 50k, num terreno de 200k, eu informo a CEF que já paguei 50 e eles só quitam os 150 restantes?
Oi Rafael, primeiramente gostaria de dizer que seus vídeos são muito esclarecedores, e têm me ajudado bastante a entender o processo de financiamento de construção com a Caixa. Parabéns. Neste vídeo em particular vc comenta um caso que o terreno equivale ao valor da entrada, e um outro que é menor. Mas o que acontece quando o terreno supera a entrada, ou seja, os 20% do valor do imóvel? Exemplo, imóvel 1.300.000 terreno de 500.000 e obra de 800.000, a entrada seria 260.000. O que acontece com os 240.000? Seria descontado dos 1.040.000 ou dos 800.000? Obrigada!
Estava pesquisando isso junto ao correspondente bancário. A caixa avalia o valor do imóvel como um todo, que é o valor do teu projeto e o valor de mercado do terreno. Desse montante, ela financia até 80%. Em teoria você conseguiria financiar os 1.040.000, porém, como o terreno é próprio, o banco desconta o valor dele e só te financia a obra, sendo assim eles aprovam o máximo de 80% da obra, no caso seria 80% de 800.000, daria 640 mil financiado e você teria que arcar com os 20% restante, que daria 160 mil de entrada.
Pelo menos foi o que eu entendi. Na verdade achei bem confusa a explicação do correspondente. Mas ele garantiu que não tem como financiar a obra 100%. E outra coisa que achei sacanagem é o fato deles avaliarem o terreno da maneira deles, jogando preço lá em cima, mesmo sendo próprio e tendo pago valor bem inferior. Com isso ficou acima do teto do minha casa minha vida e perdi subsídio e a taxa de juros mais baixa.
Uma construção já existente como muro por exemplo entra como entrada ou como parte da obra para conseguir um adiantamento se for usar recursos do FGTS, já que nessa modalidade não entra adiantamento. Se o terreno for parcelado com imobiliária, posso considerar a diferença do que já paguei para conseguir também receber algum valor adiantado da caixa?
Obrigado pelas dicas, mas tenho dúvidas: 1 - Se ele só liberam o dinheiro conforme o andamento da obra, como vou comprar o terreno. O dono do terreno tem que aceitar o financiamento pela Caixa? 2 - Se for isso acredito que não tenho como comprar de loteamento onde normalmente o financiamento é direto com a incorporadora certo? 3 - Se eu peço pra caixa um financiamento para terreno + construção no valor de 300 mil ela me libera 240 mil e eu construo um imóvel gastando apenas 200 mil. Eu ainda foco com os 40 mil de sobra??? 4 - Afinal, depois de construída a casa quen determina o valor do imóvel? É valor venal? A caixa que avalia? Ou é preço de mercado? Obrigado!
1 - O pagamento do terreno é feito diretamente para a conta do vendedor assim que você trouxer seu contrato com a caixa registrado no Registro de Imóveis de volta para a Caixa. 2 - Você consegue fazer aquisição de terreno e construção em um terreno financiado com a incorporadora. A caixa quita seu saldo devedor. 3 - Sim, se você não usar todo o dinheiro do financiamento e conseguir finalizar a casa mesmo assim, esse dinheiro fica com você. Em nenhum momento, vai ter que mostrar NFs para a Caixa. 4 - Depois de construída, você pode vender a casa com o preço que você quiser. Parte do dinheiro que entrar vai quitar seu saldo devedor com a Caixa e a diferença é o seu lucro.
@@engenheirosdozero meu amigo, obrigado pela resposta. De tão bom que parece ser esse negócio a gente fica até desconfiado. Sabe... tipo, bom demais pra ser verdade? rsrs Estou assistindo seus vídeos e de outros canais tbm e criando coragem... rs Mesmo sendo PCVA a Caixa libera de cara a grana pra quitar o terreno? Não tô acreditando ainda... rs
@@reginaldobossan haha. Pior que é verdade, infelizmente ainda existe muita desinformação sobre construção financiada. Sim, a caixa quita o terreno a vista mesmo no PCVA. A caixa só não faz adiantamento das parcelas da obra no PCVA,. Então você primeiro paga a etapa e depois é reembolsado pelo banco.
Vídeo antigo mas vou fazer a pergunta, vai que você resolve responder rsrs.. É possível avaliar a obra (terreno+construcão) com um valor acima para que a caixa empreste mais dinheiro durante as etapas, eu faça o adiantamento do valor de uma etapa e eu precise desembolsar menos?
Bom dia Rafael. Parabéns pelo conteúdo. Gostaria de lhe perguntar. Como funciona para tirar financiamento se a construção for feita por dois amigos que não constituem uma empresa. É possível ? Grande Abraço
No caso, o proponente financiando terreno e construção. E pagando o terreno 100%, ele vai receber este valor que pagou pelo terreno como primeira parcela da obra? Obrigado pelos vídeos, muito esclarecedor.
Ótimo video! Tenho mais dúvidas kkkkk - No MCMV a primeira parcela só é paga após a realização da primeira etapa da obra, ou seja, é necessário, ter recursos próprios para começar? - O valor do terreno é avaliado pela caixa, é isso? Então caso o vendedor peça $50mil e a Caixa avalie em $40mil, a diferença é prejuízo do cliente? - O pagamento do terreno é feito diretamente ao vendedor, ou é transferido para o cliente e ele mesmo realiza a compra com o vendedor? Parabéns pelos vídeos e atenção em nos responder aq nos comentários! 👏🏼
- Isso aí, você só recebe depois de realizar a etapa. - Sim, se a Caixa avaliar o terreno com um valor menor do que o que o cliente propôs, a caixa só libera o dinheiro referente a avaliação do fiscal. - O pagamento do terreno é feito diretamente para a conta do vendedor assim que você trouxer seu contrato com a caixa registrado no Registro de Imóveis de volta para a Caixa.
Rafael, parabéns pelos esclarecimentos! Fiquei com uma dúvida no exemplo 3. A Caixa depositaria na conta do dono do terreno de imediato 80 mil ou 100 mil?
Rafael ,moro em Jaguaretama no Ceará.A prefeitura de minha cidade não está fazendo esse projeto ;casa verde e amarela. Gostaria muito de entrar nesse projeto e não sei como começar. Eu posso comprar casa construída . Estou no projeto do bolsa família e trabalho vendendo lanches. O que posso fazer ? Pós aqui não tem ninguém que me ajude nesse propósito.
No caso do exemplo SBPC eu consigo solicitar um financiamento de 200 mil reais e construir uma casa de 160 mil? Seja por mudançanda de projeto ou alteraççoes no projeto original.
Rafael, estou maratonando TODOS seus vídeos, e esse vídeo é tudo que eu precisava kkkkkkkk, me encaixo na situação 02, eu tenho o terreno e saldo do FGTS, somando o terreno e o fgts, o valor é mais alto do que eu preciso para a "entrada", desta forma, "zerei a entrada", certo? Só que o que eu ainda não consegui entender é o start da construção, a caixa não vai me dar nenhum valor para iniciar a primeira etapa? eu vou ter que tem um dinheiro guardado para fazer a primeira etapa e depois ela me reembolsar, é isso? Abraço!
Hahah Valeu, Bryan! Isso, se você usar seus FGTS, você não pode pedir o adiantamento de 20% do valor. Você primeiro terá que executar a etapa para em seguida ser reembolsado.
Bryan, tem uma outra opção. Se você tem o terreno, então serve de entrada. Você poderia fazer opção de não usar o FGTS nesse momento e daí faria a antecipação das 2 primeiras parcelas (limitado a 20%) para dar star na obra. O valor do FGTS você usaria depois para amortizar o financiamento.
Pensando em um dos vídeos que eu vi dele para a liberação da obra o mais rápido leva de 3 à 4 meses mais ele tbm fala que se chegarmos c a planilha PCI prontas e os projetos arquitetônico tbm prontos conseguimos otimizar tempo e a liberação da obra mais rápido. A pergunta é: Como fazemos para pagar os projetos dos Engenheiros , com os 20% ou entramos em um acordo com eles explicamos que vamos entrar no financiamento e conforme for liberado a 2 etapa os pagamos ?!
Boa noite, estamos entrando com o pedido de financiamento e já temos disponível o valor da entrada. Neste caso, de já termos o valor da entrada, faz sentido pedirmos o adiantamento de 20%?
Olá, obrigado pelo video. Tenho uma dúvida, nesse exemplo da casa de 600K, vamos dizer que o planejamento seja construir em 18meses, qro aproximadamente teria que ser oago durante a construção da casa até eka ficar pronta ? Obrigado
Rafael, me tira uma dúvida por gentileza, minha obra total com aquisição custa 300k, deste valor tenho que tirar 50k para pagamento do terreno, me sobra 250k. Meus 20% total de 60k não tenho por inteiro no momento, pedindo o adiantamento das duas etapas como você fala no vídeo, caso eu não tenha minha parte na terceira etapa como procede e se esse valor dos adiantamentos derem eu posso adiantar uma outra etapa ou já guardo para próxima.
O vídeo bom, mas tem alguns pontos que não entendi. No exemplo que vc usou com terreno próprio. Terreno 100k construção 600k o total não seria 700k? Dai 20% seria 140k, como o lote vale 100k, eu teria que "aportar" 40k, não? Em caso de antecipação, esses 40k contam como antecipação?
Excelente conteúdo, tenho uma dúvida, a caixa cobre qualquer tipo de obra? Ex. Vou comprar um terreno e construir a casa fazendo uso de container, é possível?
A Caixa não costuma aceitar sistemas construtivos inovadores. Quando você vai fazer uma casa com um sistema construtivo diferente, a avaliação vai para um outro setor da caixa e é bem mais difícil que ela libere.
Rafael sou inscrita do canal e venho maratonando seus vídeos é muito importante o conteúdo que você apresenta porque é uma é algo muito pouco aprofundado, e causa muita insegurança. Tenho terreno próprio avaliado em 280mil, fui numa correspondente pois a construção ficaria em 350mil. Lá ela me informou que a entrada seria 136 mil.. Neste caso, o meu terreno valeria como a entrada ou terei que ter esse valor em mãos para executar a obra eu não consegui entender, pode me explicar?
Bom dia Rafael, td bem? Tenho um terreno q está alienado a um consórcio. Minha dúvida é... Consigo fazer financiamento para construção e quitação do consórcio??? Obrigado e parabéns pelos vídeos/trabalho👏🏻👏🏻👏🏻
Olá, muito esclarecedor, porém tenho uma dúvida: se ao escolher uma construtora para realizar a obra pela Caixa e achar que a mesma não está realizando um bom trabalho, é possível trocar ? ( como é essa relação de pagamento da caixa para construtora?)
Muito bom o vídeo!!! Dúvida: a CAIXA paga na modalidade de reembolso, correto? (Ex: o cliente executa e a caixa reembolsa mediante a entrega das etapas.) Ainda não entendo como fazer a construção sem ter os valores para iniciar a obra.
Oi Roberto, a Caixa paga conforme "medição" de obra, ou seja, paga de acordo com o andamento físico da mesma. Para iniciar hoje a Caixa disponibiliza 20% de adiantamento do valor da obra.
Olá tudo bom, me chamo Gilson, eu consigo fazer um financiamento de uma reforma já tendo uma casa térreo e contruir mais 4 cômodo na parte de cima a caixa liberar esse tipo de reforma??
Rafael eu gostaria de saber se durante o andamento da obra financiada eu posso mudar detalhes no acabamento da casa. Ex: O projeto era com um tipo de piso e eu escolho outro, um tipo de janela e eu escolho.
Isso não tem influência da caixa. Se você quise fazer alguma alteração e essa alteração passar do valor do financiamento você terá que completar por fora.
Obrigado por trazer tanta informação pra nós, leigos. Uma dúvida, moro em Belém Pa, temos terreno próprio, mas queríamos construir com tecnologia EPS (sistema monolítico). A caixa considera tudo q não for alvenaria como sistema inovador? Aí não seria tão simples financiar a construção?
Não é tudo que não for alvenaria que é inovador, porém eps, ela considera inovador. Para sistemas inovadores, a análise da caixa é mais criteriosa, porém é possível financiar.
Também maratonei... Rsrs, mas tenho uma dúvida quanto a usar o financiamento para construção para construir em terreno desmembrado mais de um imóvel. Isso é tranquilo?
Para o caso de construção em terreno próprio, a Caixa libera 80% do valor a partir do valor total "terreno + construção "com o terreno incluso? Daí como o terreno já é meu, eu não gastaria com ele e a entrada ficaria zerada ou perto disso? É isso?
O adiantamento só é permitido sem o uso do FGTS. É melhor não usar para pegar o adiantamento e usar o FGTS para amortizar as parcelas após a construção?
Olá, boa noite E o adiantamento somente é permitido se o financiamento for no SBPE (recursos de poupança). Nas modalidades com origem de recursos do FGTS (Minha Casa Minha Vida ou Pró-cotista) não tem adiantamento independentemente de usar o FGTS ou não No SBPE se quiser adiantamento será melhor guardar o FGTS para amortizar, com certeza Ficamos a disposição no canal Click Habitação
fala Rafael espero não incomodar tanto ,mas e porque estou começando agora . você tem respondido minhas duvidas . tenho um cliente o terreno e próprio a área construída dele em valores é 600 mil reais o terreno dele vale 130 mil . qual valor devo colocar na proposta de financiamento para conseguir executar essa obra ?? abracos agradeço e ja comecei a faculdade de engenharia . gracas aqui a motivação do canal .
Na PCI, você sempre tem que colocar o custo do imóvel como se pronto estivesse. Se a obra vai te custar 600 mil, é esse valor que você colocará no total de custo da obra. E o terreno você coloca o valor de 130 mil reais. Financiamento total: 730 mil reais. Valeu, Dinamus!
não ficou claro, financiamento para aquisição de terreno e construção os 20% não sobre o terreno pq como vou pagar 20% em cima do valor do imóvel que nem construí ainda? ou seja se o lote custa 100.000 vou pagar os 20% em cima desse 100.000 e não no valor do crédito liberado não é isso?
Se o terreno for avaliado em um valor maior. Posso combinar com o proprietário o repasse da diferença para eu reinvestir na obra. Os 20% de adiantamento do SBPE é possível em todo o Brasil?
Na verdade, quando você mandar a PCI (proposta de construção individual) para a caixa, o valor do terreno que você colocar lá é uma proposta. Se a caixa avaliar naquele valor ou acima, a caixa vai pagar o valor que você colocou na planilha.
Como a ENTRADA é direcionada para própria construção, consigo construir apenas com o valor liberado do financiamento (ex.: 480k) ? Ou até mesmo comprar o terreno e construir utilizando apenas o valor liberado do financiamento? Se isso for possível, ainda consigo adiantar 20% da modalidade SBPE para ajudar no inicio da construção? A caixa quitara e ficara alienada a ela? Enfim, pareceu bastante duvidas, RS. Parabéns pelo trabalho!!!!
Olá pergunta, tenho um terreno financiado direto com a construtora, e falta 50% para quitação, no caso a caixa quitaria o 50% e o restante já pago por mim como eu usaria? Obrigado ..
Se esse terreno não estiver alieando, você pode fazer o financiamento de aquisição de terreno e construção. A caixa vai quitar esse seu saldo devedor e financiar a construção de sua obra. Como você já pagou 50%, você identifica na planilha PCI o valor do terreno como apenas 50%.
Pode me tirar essa dúvida? Comprei um terreno com financiamento direto com a incorporadora e tenho interesse na construção. Consigo com que a Caixa quite este financiamento? Eu colocaria o valor integral que o terreno me foi vendido + o valor da obra? E o que já paguei no terreno seria considerado recurso próprio? Obrigada
Daniella, se este terreno não estiver com uma alienação fiduciária, você consegue fazer aquisição de terreno e construção. A Caixa quitaria o seu saldo devedor com a incorporadora e financiaria a construção da sua casa.
Olá, Lais! boa noite Se você for concluir uma construção já iniciada, até 70% pronta, pode ser aceito!! Mas, não pode construir mais de uma edificação, NÃO pode caracterizar como multifamiliar Ficamos a disposição no canal Click Habitação
Eu não entendo uma coisa, se for financiar terreno e construção a caixa não vai liberar o valor total do terreno. Como o vendedor irá permitir a construção do terreno se não for pago a vista?
A caixa libera todo o valor do terreno. Por exemplo, imagina um financiamento para um financiamento de 400k (80% de um imóvel de 500k), onde 100k é o preço do terreno: Imóvel: R$500k Financiamento: R$400k Terreno: R$100k Construção: R$400k (R$300k do financiamento e R$100k de recursos próprios)
eu não entendo como se chega a um valor total para construção terreno + obra de R$:200 mil... não seria só informar para caixa q este valor é de R$:250 mil e esperar 80% q daria os 200 mil? como a caixa sabe o quanto vale a obra? pq vc informa o valor real da obra????
A caixa libera o financiamento de acordo com a renda mensal e de acordo com a metragem da casa.. exemplo.. se a planta da casa tiver 50 mts quadrados e o valor da caixa for de $2 mil por metro quadrado,, o financiamento será de $100 mil . Só que na prática o metro quadrado custa o dobro do que a caixa diz. Vc terá que cumprir a risca a planta, metragem, e posicionamento de portas e janelas alem do prazo.. exemplo.. a primeira etapa é deixar a casa entijolada na altura da janela em 1 mês.. quando fizer 1 mês que começou a contar o prazo, o engenheiro da caixa vai na obra vistoriar,, se não estiver dentro do cronograma e das dimensões, eles nao liberam o dinheiro da primeira parcela e aí mesmo a obra ja para, pq vc terá comprado fiado ferragem, cimento, madeira, areia, pedra, tijolo e estará devendo para loja de material de construção e também para o pedreiro e servente, pq a caixa só libera a primeira parcela depois que vc superar as fases,, desde que, esteja dentro do prazo de dias estipulados. Meu exemplo se deu no estado do MS. Lá são 4 fases, cada uma de 30 dias, em 4 meses a casa tem que estar pronta para morar.
Rafa...eu sou de Sorocaba/SP e fui até um correspondente caixa pra fazer a simulação. Tenho um terreno proprio que ainda não foi avaliado por eles, mas que paguei R$ 100mil e quero construir uma casa de 260m2. O valor mínimo do m2 aqui é de R$ 1.800,00 para a caixa aprovar, só que na simulação o valor que tenho que dar de entrada é de R$ 278mil, ou seja R$ 100mil do terreno + R$ 178mil de recursos proprios e isso pelo SBPE. A caixa vai financiar apenas R$ 282mil. Se eu utilizar o seu 2º exemplo não está condizente com o que a correspondente me explicou aqui. Isso depende tambem de renda?
Isso, adry. É o que falei, a CAIXA vai financiar ATÉ 80% do valor do imóvel. Mas esses 80% é o máximo que vai ser liberado. O valor depende de uma série de fatores como renda e idade. Mas a regra é que a sua prestação do financiamento não pode ultrapassar de 30% da sua renda mensal.
Alvenaria estrutural, Aço estrutural/Blcs.vedação, Estrutura de concreto/Blcs.vedação, Estrutura de madeira/Blcs.vedação e Paredes de Concreto são considerados sistemas construtivos convencionais, então a caixa financia de forma normal. Os demais sistemas construtivos são considerados inovadores, então a caixa até aceita porém a análise e aprovação é bem mais criteriosa.
Bom dia! Outra dúvida, o banco libera o dinheiro conforme o cronograma da obra conforme você disse. No caso do terreno ser próprio, o banco já libera o valor total do terreno (financiado com loteamento) + o valor correspondente a primeira etapa da obra ? Exemplo, terreno 100 mil , valor primeira etapa 50 mil, o banco logo de cara liberaria pra mim 150 mil para começar a obra?
Infelizmente não. A única garantia aceita no financiamento para construção é o próprio imóvel que está sendo financiado. O que você pode fazer é vender essa casa e usar os recursos da venda.
Cara....eu fico impressionado como o Canal desse rapaz tem apenas 59K de inscritos. Esse muleque deveria ter milhões de seguidores. A Clareza como ele passa nas explicações de um tema tão burocrático e que faz parte do sonho de qualquer brasileiro, que é ter uma casa..
Parabéns brother!! Que você prospere muito!!
Vídeo muito esclarecedor, ninguém fala tão abertamente, obrigada!
Muito obrigada, voce é EXTREMAMENTE didático.
Faltou falar que vai gastar cerca de 20 mil reais com papelada … estou tentando iniciar a construção em terreno próprio já estou em mais de 17.000 em taxas de seguro obrigatório, ITBI do terreno, alvará , e blá blá blá mas não vi nem um tijolo na obra ainda 🥲
Antes que questionem o terreno 105.000 , vou colocar mais 60 mil de entrada pra iniciar a obra e a caixa vai me emprestar 280
Olá, Karoline. Poderia dizer quanto gastou com taxas, etc? E se conseguiu aprovar e liberar o financiamento? Obrigado!
Se tá vai pagar itbi, então o terreno não está quitado e não está em seu nome, portanto, não é terreno próprio.
Obrigado pela informações claras!
Realmente é muito difícil construir, mas eu não vou desistir!
Mas a dúvida é o seguinte, de qualquer maneira eu tenho que ter dinheiro no bolso para fazer a etapa 1 certo? mesmo tendo o terreno eu vou ter que com recursos próprios executar a primeira parte...No caso eu já tenho o terreno. Só se conseguir o adiantamento né !
Bom dia Rafael... Pensando em um dos seus vídeos sobre a burocracia para a liberação da obra o mais rápido leva de 3 à 4 meses com tudo pronto mais neste video vc tbm fala que se chegarmos c a planilha PCI prontas e os projetos arquitetônico tbm prontos conseguimos otimizar tempo e a liberação da obra mais rápido. A pergunta é: Como fazemos para pagar os projetos dos Engenheiros , com os 20% liberados ou entramos em um acordo com eles explicamos que vamos entrar no financiamento e conforme for liberado as outras parcelas pagamos eles ?! Vc tem algum curso seu ensinando como preencher a planilha PCI e td o processo ??
E ainda existe outra situação que ajuda demais para diminuir a entrada no ato do financiamento. Quando a pessoa já vem pagando o terreno, o valor da subtração (valor atual do terreno - saldo devedor do mesmo) também serve como parte da entrada. Ex.: João está pagando parcelado o terreno e resolve fazer o financiamento. Vl atual do terreno: 100 k e o saldo devedor: 25 k, então (100 k - 25 k) = 75 k será revestido para entrada.
Dl oo
Eu já tenho uma casa quitada pela cx, agora quero por laje na casa fazer uma suíte com closet, cozinha e área de serviço, aumentar os 2 quartos que já tem mais são pequenos vou aumentar cada um com + 1 metro, e aumentar também o banheiro social, na cozinha que já existe, uma parte vou fazer a copa saindo da sala,o lado direito vou usar para a suite com o closet, reformar o muro por portão eletrônico e portão pequeno. Meu terreno de 10×30 vou deixar telhado caxote pra mais tarde construir uma casa emcima ou seja sobrado, nesta 1 etapa já vou deixar escada para o segundo piso. Ou seja quero aproveitar várias paredes da casinha ,trocar todas as portas e janelas,,por porta de vidro na frente, lembrando que a garagem cabe 2 carros de médio porte como o meu Honda fit ,quero sua opinião de mais ou menos vou gastar nesta etapa ,sim quero deixar o fundo murada, pois no restante do terreno dos fundos quero fazer 4 kitnete de 5 cômodo cada 2 quartos banheiro no meio dos 2 quartos, copa cozinha e sala conjugadas, creio que vai sobrar 10× 13 de terreno. Os becos,laterais são tipo 1 e 30 de largura, o direito vou usar para aumentar os cômodos o esquerdo para passagem dos inquilinos, mais isto em um futuro próxima. Agora a preocupação é com primeira etapa. Ou já devo pensar e financiar o sobrado com os kit nets, me dê uma opinião, em relação a valores pra eu financiar pela caixa.
Nesse exemplo que voce usou da obra do imvel de 100k, no caso, financiando os 80k, teria que dar os 20k de entrada, mas como disse, esse valor nao seria pago para a Caixa, mas sim usado para iniciar a obra. No caso eu twnho que investir os 20k na obra até a primeira medição do engenheiro do banco? Em caso de realizar a primeira etapa gastando menos que estes 20k, a caixa tranca a obra e nao libera o saldo do financiamento?
Uma dúvida. Se eu tentar fazer pela CEF aquisição de terreno e obra. Enquanto a CEF não libera o financiamento que vou pagar o terreno, como eu pago o terreno? O dono não vai me esperar.
No melhor caso eu tenho que dar uma entrada no terreno para ele segurar enquanto a CEF não quita. Correto?
Ense eu der uma entrada, por exemplo, de 50k, num terreno de 200k, eu informo a CEF que já paguei 50 e eles só quitam os 150 restantes?
Oi Rafael, primeiramente gostaria de dizer que seus vídeos são muito esclarecedores, e têm me ajudado bastante a entender o processo de financiamento de construção com a Caixa. Parabéns. Neste vídeo em particular vc comenta um caso que o terreno equivale ao valor da entrada, e um outro que é menor. Mas o que acontece quando o terreno supera a entrada, ou seja, os 20% do valor do imóvel? Exemplo, imóvel 1.300.000 terreno de 500.000 e obra de 800.000, a entrada seria 260.000. O que acontece com os 240.000? Seria descontado dos 1.040.000 ou dos 800.000? Obrigada!
Também estou com está dúvida!!!
Estava pesquisando isso junto ao correspondente bancário. A caixa avalia o valor do imóvel como um todo, que é o valor do teu projeto e o valor de mercado do terreno. Desse montante, ela financia até 80%. Em teoria você conseguiria financiar os 1.040.000, porém, como o terreno é próprio, o banco desconta o valor dele e só te financia a obra, sendo assim eles aprovam o máximo de 80% da obra, no caso seria 80% de 800.000, daria 640 mil financiado e você teria que arcar com os 20% restante, que daria 160 mil de entrada.
Pelo menos foi o que eu entendi. Na verdade achei bem confusa a explicação do correspondente. Mas ele garantiu que não tem como financiar a obra 100%. E outra coisa que achei sacanagem é o fato deles avaliarem o terreno da maneira deles, jogando preço lá em cima, mesmo sendo próprio e tendo pago valor bem inferior. Com isso ficou acima do teto do minha casa minha vida e perdi subsídio e a taxa de juros mais baixa.
Boas dicas meu amigo!
Fiz um financiamento a poucos dias.
Uma construção já existente como muro por exemplo entra como entrada ou como parte da obra para conseguir um adiantamento se for usar recursos do FGTS, já que nessa modalidade não entra adiantamento. Se o terreno for parcelado com imobiliária, posso considerar a diferença do que já paguei para conseguir também receber algum valor adiantado da caixa?
Muiiito bom. Esclarecedor!
Obrigada... Estou maratonando😅
Obrigado pelas dicas, mas tenho dúvidas:
1 - Se ele só liberam o dinheiro conforme o andamento da obra, como vou comprar o terreno. O dono do terreno tem que aceitar o financiamento pela Caixa?
2 - Se for isso acredito que não tenho como comprar de loteamento onde normalmente o financiamento é direto com a incorporadora certo?
3 - Se eu peço pra caixa um financiamento para terreno + construção no valor de 300 mil ela me libera 240 mil e eu construo um imóvel gastando apenas 200 mil.
Eu ainda foco com os 40 mil de sobra???
4 - Afinal, depois de construída a casa quen determina o valor do imóvel? É valor venal? A caixa que avalia? Ou é preço de mercado?
Obrigado!
1 - O pagamento do terreno é feito diretamente para a conta do vendedor assim que você trouxer seu contrato com a caixa registrado no Registro de Imóveis de volta para a Caixa.
2 - Você consegue fazer aquisição de terreno e construção em um terreno financiado com a incorporadora. A caixa quita seu saldo devedor.
3 - Sim, se você não usar todo o dinheiro do financiamento e conseguir finalizar a casa mesmo assim, esse dinheiro fica com você. Em nenhum momento, vai ter que mostrar NFs para a Caixa.
4 - Depois de construída, você pode vender a casa com o preço que você quiser. Parte do dinheiro que entrar vai quitar seu saldo devedor com a Caixa e a diferença é o seu lucro.
@@engenheirosdozero meu amigo, obrigado pela resposta. De tão bom que parece ser esse negócio a gente fica até desconfiado. Sabe... tipo, bom demais pra ser verdade? rsrs
Estou assistindo seus vídeos e de outros canais tbm e criando coragem... rs
Mesmo sendo PCVA a Caixa libera de cara a grana pra quitar o terreno?
Não tô acreditando ainda... rs
@@reginaldobossan haha. Pior que é verdade, infelizmente ainda existe muita desinformação sobre construção financiada. Sim, a caixa quita o terreno a vista mesmo no PCVA. A caixa só não faz adiantamento das parcelas da obra no PCVA,. Então você primeiro paga a etapa e depois é reembolsado pelo banco.
@@engenheirosdozero muito bom! Obrigado pelo retorno.
Sucesso no canal! 🙌🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vídeo antigo mas vou fazer a pergunta, vai que você resolve responder rsrs..
É possível avaliar a obra (terreno+construcão) com um valor acima para que a caixa empreste mais dinheiro durante as etapas, eu faça o adiantamento do valor de uma etapa e eu precise desembolsar menos?
Excelente explicação
Bem explicado 👏👏👏
Bom dia Rafael. Parabéns pelo conteúdo. Gostaria de lhe perguntar. Como funciona para tirar financiamento se a construção for feita por dois amigos que não constituem uma empresa. É possível ? Grande Abraço
Excelentes vídeos no canal!
Muito bem explicado
Construir com tijolo ecológico, deixando aparente, ou bloco de concreto celular, são "sistemas inovadores"?
Se com subsídio e fgts a entrada fique zerada, como que inicia a obra?
Bacana demais,show
O valor para construção é liberado gradativamente, e como as parcelas são pagas?
Explicação maravilhosa!
No caso, o proponente financiando terreno e construção. E pagando o terreno 100%, ele vai receber este valor que pagou pelo terreno como primeira parcela da obra? Obrigado pelos vídeos, muito esclarecedor.
Ótimo video!
Tenho mais dúvidas kkkkk
- No MCMV a primeira parcela só é paga após a realização da primeira etapa da obra, ou seja, é necessário, ter recursos próprios para começar?
- O valor do terreno é avaliado pela caixa, é isso? Então caso o vendedor peça $50mil e a Caixa avalie em $40mil, a diferença é prejuízo do cliente?
- O pagamento do terreno é feito diretamente ao vendedor, ou é transferido para o cliente e ele mesmo realiza a compra com o vendedor?
Parabéns pelos vídeos e atenção em nos responder aq nos comentários! 👏🏼
- Isso aí, você só recebe depois de realizar a etapa.
- Sim, se a Caixa avaliar o terreno com um valor menor do que o que o cliente propôs, a caixa só libera o dinheiro referente a avaliação do fiscal.
- O pagamento do terreno é feito diretamente para a conta do vendedor assim que você trouxer seu contrato com a caixa registrado no Registro de Imóveis de volta para a Caixa.
Rafael, parabéns pelos esclarecimentos! Fiquei com uma dúvida no exemplo 3.
A Caixa depositaria na conta do dono do terreno de imediato 80 mil ou 100 mil?
A caixa deposita o valor que estiver na planilha PCI, por exemplo 10% da construção do imóvel.
Parabéns
Rafael ,moro em Jaguaretama no Ceará.A prefeitura de minha cidade não está fazendo esse projeto ;casa verde e amarela.
Gostaria muito de entrar nesse projeto e não sei como começar. Eu posso comprar casa construída . Estou no projeto do bolsa família e trabalho vendendo lanches.
O que posso fazer ? Pós aqui não tem ninguém que me ajude nesse propósito.
Adorei. Muito obrigada!
No caso do exemplo SBPC eu consigo solicitar um financiamento de 200 mil reais e construir uma casa de 160 mil? Seja por mudançanda de projeto ou alteraççoes no projeto original.
Rafael, estou maratonando TODOS seus vídeos, e esse vídeo é tudo que eu precisava kkkkkkkk, me encaixo na situação 02, eu tenho o terreno e saldo do FGTS, somando o terreno e o fgts, o valor é mais alto do que eu preciso para a "entrada", desta forma, "zerei a entrada", certo? Só que o que eu ainda não consegui entender é o start da construção, a caixa não vai me dar nenhum valor para iniciar a primeira etapa? eu vou ter que tem um dinheiro guardado para fazer a primeira etapa e depois ela me reembolsar, é isso? Abraço!
Hahah Valeu, Bryan! Isso, se você usar seus FGTS, você não pode pedir o adiantamento de 20% do valor. Você primeiro terá que executar a etapa para em seguida ser reembolsado.
Bryan, tem uma outra opção. Se você tem o terreno, então serve de entrada. Você poderia fazer opção de não usar o FGTS nesse momento e daí faria a antecipação das 2 primeiras parcelas (limitado a 20%) para dar star na obra. O valor do FGTS você usaria depois para amortizar o financiamento.
@@engenheirosdozero Então só pode adiantar 20% quem tem FGTS?
@@CCSC-ld6pj quem não usa o FGTS pode adiantar, quem usar não tem a opção
Pensando em um dos vídeos que eu vi dele para a liberação da obra o mais rápido leva de 3 à 4 meses mais ele tbm fala que se chegarmos c a planilha PCI prontas e os projetos arquitetônico tbm prontos conseguimos otimizar tempo e a liberação da obra mais rápido. A pergunta é: Como fazemos para pagar os projetos dos Engenheiros , com os 20% ou entramos em um acordo com eles explicamos que vamos entrar no financiamento e conforme for liberado a 2 etapa os pagamos ?!
Cara sensacional teu conteudo. Mano me diz uma coisa, um arquiteto pode assinar a planilha CPI e também ser o responsável tecnico da OBRA?
Sim,.sou arquiteto também, e gerei rrt de projetos e rrt de execução a caixa aprovou sem problema algum 👍
Muito esclarecedor! Parabéns por seus vídeos ! 👏👏👏
Boa noite, estamos entrando com o pedido de financiamento e já temos disponível o valor da entrada. Neste caso, de já termos o valor da entrada, faz sentido pedirmos o adiantamento de 20%?
Show de bola, bora construir
Bora pra cima, Luiz!
Olá, obrigado pelo video.
Tenho uma dúvida, nesse exemplo da casa de 600K, vamos dizer que o planejamento seja construir em 18meses, qro aproximadamente teria que ser oago durante a construção da casa até eka ficar pronta ?
Obrigado
Rafael, me tira uma dúvida por gentileza, minha obra total com aquisição custa 300k, deste valor tenho que tirar 50k para pagamento do terreno, me sobra 250k. Meus 20% total de 60k não tenho por inteiro no momento, pedindo o adiantamento das duas etapas como você fala no vídeo, caso eu não tenha minha parte na terceira etapa como procede e se esse valor dos adiantamentos derem eu posso adiantar uma outra etapa ou já guardo para próxima.
ate mesmo com a propria carta de credito ela cobre a entrada, sem tirar um tustão do seu bolso.
Rafael me ajuda comprar uma casa com lote aonde eu escolher, queria financiar o lote com a construção da casa tudo junto sabe. Preciso de ajuda.
O vídeo bom, mas tem alguns pontos que não entendi. No exemplo que vc usou com terreno próprio. Terreno 100k construção 600k o total não seria 700k? Dai 20% seria 140k, como o lote vale 100k, eu teria que "aportar" 40k, não?
Em caso de antecipação, esses 40k contam como antecipação?
acc
Ele colocou como 600k a soma do terreno+construçao
Muito esclarecedor... Ótimo vídeo.
Excelente explicação sanou todas as minhas dúvidas Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼
Boa noite será que a caixa aprova financiamento para casa de madeira tipo chalé
No SBPE, a CAIXA permite composição de renda de PJ com PF?
Show!
Excelente conteúdo, tenho uma dúvida, a caixa cobre qualquer tipo de obra? Ex. Vou comprar um terreno e construir a casa fazendo uso de container, é possível?
A Caixa não costuma aceitar sistemas construtivos inovadores. Quando você vai fazer uma casa com um sistema construtivo diferente, a avaliação vai para um outro setor da caixa e é bem mais difícil que ela libere.
Ótimo vídeo!
Tenho uma dúvida: na modalidade de construção em terreno próprio, como a Caixa faz a avaliação do valor do terreno? Valeu, abraço!
Um fiscal da caixa vai até o terreno fazer a avaliação.
Aproveitando a dúvida... a avaliação que o fiscal da caixa faz é mais perto do valor de mercado ou do valor venal?
@@yurirsantos Valor de mercado
Rafael sou inscrita do canal e venho maratonando seus vídeos é muito importante o conteúdo que você apresenta porque é uma é algo muito pouco aprofundado, e causa muita insegurança.
Tenho terreno próprio avaliado em 280mil, fui numa correspondente pois a construção ficaria em 350mil.
Lá ela me informou que a entrada seria 136 mil..
Neste caso, o meu terreno valeria como a entrada ou terei que ter esse valor em mãos para executar a obra eu não consegui entender, pode me explicar?
Eu também tenho esta dúvida!
Bem explicado, o problema é conseguir quem quer fazer isso
Eu quero e já estou tentando fazer se Deus quiser vai dar tudo certo 🙏🙏🙏
Sim, fazendo uma casa gastando duzentos e cinquenta mil eu vendo por quanto?
Bom dia Rafael, td bem?
Tenho um terreno q está alienado a um consórcio. Minha dúvida é... Consigo fazer financiamento para construção e quitação do consórcio???
Obrigado e parabéns pelos vídeos/trabalho👏🏻👏🏻👏🏻
Apenas se for do mesmo banco
Olá, muito esclarecedor, porém tenho uma dúvida: se ao escolher uma construtora para realizar a obra pela Caixa e achar que a mesma não está realizando um bom trabalho, é possível trocar ? ( como é essa relação de pagamento da caixa para construtora?)
A caixa deposita o valor na sua conta, e não na conta da construtora. Você será responsável pelo pagamento.
Muito bom o vídeo!!!
Dúvida: a CAIXA paga na modalidade de reembolso, correto? (Ex: o cliente executa e a caixa reembolsa mediante a entrega das etapas.)
Ainda não entendo como fazer a construção sem ter os valores para iniciar a obra.
Oi Roberto, a Caixa paga conforme "medição" de obra, ou seja, paga de acordo com o andamento físico da mesma. Para iniciar hoje a Caixa disponibiliza 20% de adiantamento do valor da obra.
Poderia me falar como fica o habite-se ?
Olá tudo bom, me chamo Gilson, eu consigo fazer um financiamento de uma reforma já tendo uma casa térreo e contruir mais 4 cômodo na parte de cima a caixa liberar esse tipo de reforma??
Rafael eu gostaria de saber se durante o andamento da obra financiada eu posso mudar detalhes no acabamento da casa. Ex: O projeto era com um tipo de piso e eu escolho outro, um tipo de janela e eu escolho.
Isso não tem influência da caixa. Se você quise fazer alguma alteração e essa alteração passar do valor do financiamento você terá que completar por fora.
@@juniorodrigues8198 obrigada por responder
Bem explicado
Obrigado, Yasmin!
Consigo fazer o financiamento casa verde amarela em terreno de condomínio?
Atualmente como está?
Parabéns pelo vídeo!! Qual seu nome? Vc tem algum curso sobre o assunto?
Abraço;
Obrigado por trazer tanta informação pra nós, leigos. Uma dúvida, moro em Belém Pa, temos terreno próprio, mas queríamos construir com tecnologia EPS (sistema monolítico). A caixa considera tudo q não for alvenaria como sistema inovador? Aí não seria tão simples financiar a construção?
Não é tudo que não for alvenaria que é inovador, porém eps, ela considera inovador. Para sistemas inovadores, a análise da caixa é mais criteriosa, porém é possível financiar.
Boa tarde vcs fazem consultoria?
se eu tiver um terreno parcelado com a loteadora, como eu faço pra usar a parte que ja foi paga como entrada?
Posso usar o FGTS já tendo um imóvel, nestes 20%
Mas professor a entrada tem que financiar o começo da obra ou a caixa libera para começar?ou é para o final no acabamento?
Também maratonei... Rsrs, mas tenho uma dúvida quanto a usar o financiamento para construção para construir em terreno desmembrado mais de um imóvel. Isso é tranquilo?
Não pode
Para o caso de construção em terreno próprio, a Caixa libera 80% do valor a partir do valor total "terreno + construção "com o terreno incluso? Daí como o terreno já é meu, eu não gastaria com ele e a entrada ficaria zerada ou perto disso? É isso?
Exatamente, Bruno!
@@engenheirosdozero obrigado, amigo!
@@engenheirosdozero e no MCMV também?
O adiantamento só é permitido sem o uso do FGTS. É melhor não usar para pegar o adiantamento e usar o FGTS para amortizar as parcelas após a construção?
Olá, boa noite
E o adiantamento somente é permitido se o financiamento for no SBPE (recursos de poupança).
Nas modalidades com origem de recursos do FGTS (Minha Casa Minha Vida ou Pró-cotista) não tem adiantamento independentemente de usar o FGTS ou não
No SBPE se quiser adiantamento será melhor guardar o FGTS para amortizar, com certeza
Ficamos a disposição no canal Click Habitação
serve para compra de imóvel usado?
fala Rafael espero não incomodar tanto ,mas e porque estou começando agora . você tem respondido minhas duvidas . tenho um cliente o terreno e próprio a área construída dele em valores é 600 mil reais o terreno dele vale 130 mil . qual valor devo colocar na proposta de financiamento para conseguir executar essa obra ?? abracos agradeço e ja comecei a faculdade de engenharia . gracas aqui a motivação do canal .
Na PCI, você sempre tem que colocar o custo do imóvel como se pronto estivesse. Se a obra vai te custar 600 mil, é esse valor que você colocará no total de custo da obra. E o terreno você coloca o valor de 130 mil reais. Financiamento total: 730 mil reais.
Valeu, Dinamus!
@@engenheirosdozero grato Rafael Deus abençoe .
não ficou claro, financiamento para aquisição de terreno e construção os 20% não sobre o terreno pq como vou pagar 20% em cima do valor do imóvel que nem construí ainda? ou seja se o lote custa 100.000 vou pagar os 20% em cima desse 100.000 e não no valor do crédito liberado não é isso?
Mas pra quem ja tem terreno proprio a caixa financia 100% da obra não é?
100% dos recursos do financiamento vão para a obra, aí você consegue com que ela financie 100% da obra
Muito booom
Top
Se o terreno for avaliado em um valor maior. Posso combinar com o proprietário o repasse da diferença para eu reinvestir na obra. Os 20% de adiantamento do SBPE é possível em todo o Brasil?
Na verdade, quando você mandar a PCI (proposta de construção individual) para a caixa, o valor do terreno que você colocar lá é uma proposta. Se a caixa avaliar naquele valor ou acima, a caixa vai pagar o valor que você colocou na planilha.
Hoje é possível adiantar todas as parcelas?
Como a ENTRADA é direcionada para própria construção, consigo construir apenas com o valor liberado do financiamento (ex.: 480k) ? Ou até mesmo comprar o terreno e construir utilizando apenas o valor liberado do financiamento? Se isso for possível, ainda consigo adiantar 20% da modalidade SBPE para ajudar no inicio da construção? A caixa quitara e ficara alienada a ela? Enfim, pareceu bastante duvidas, RS. Parabéns pelo trabalho!!!!
Consegue; mas terá que fazer até a terceira etapa para ter o reembolso após avaliação. Recebe 20% para 1a e 2a; faz a 3a e recebe novamente
Olá pergunta, tenho um terreno financiado direto com a construtora, e falta 50% para quitação, no caso a caixa quitaria o 50% e o restante já pago por mim como eu usaria?
Obrigado ..
Se esse terreno não estiver alieando, você pode fazer o financiamento de aquisição de terreno e construção. A caixa vai quitar esse seu saldo devedor e financiar a construção de sua obra. Como você já pagou 50%, você identifica na planilha PCI o valor do terreno como apenas 50%.
Rafael, qual o financiamento que posso fazer para construir kitinets, já que o casa verde amarela é apenas para construção unifamiliar?
Aparentemente os bancos não financiam construção multifamiliar.
Galera, tenho uma dúvida. Financiar pelo Habite Seguro envolve “aquisição de terreno + construção “? Ou apenas imóveis prontos?
Envolve também aquisição de terreno e construção
Pode me tirar essa dúvida? Comprei um terreno com financiamento direto com a incorporadora e tenho interesse na construção. Consigo com que a Caixa quite este financiamento? Eu colocaria o valor integral que o terreno me foi vendido + o valor da obra? E o que já paguei no terreno seria considerado recurso próprio? Obrigada
Daniella, se este terreno não estiver com uma alienação fiduciária, você consegue fazer aquisição de terreno e construção. A Caixa quitaria o seu saldo devedor com a incorporadora e financiaria a construção da sua casa.
Como funciona o pagamento da caixa para o vendedor do terreno? Em quanto tempo, e como ele recebe?
Vai sair um vídeo amanhã aqui no canal sobre isso!
Alguém sabe me informar se a caixa financia qnd já tem edificações no terreno?
Olá, Lais! boa noite
Se você for concluir uma construção já iniciada, até 70% pronta, pode ser aceito!!
Mas, não pode construir mais de uma edificação, NÃO pode caracterizar como multifamiliar
Ficamos a disposição no canal Click Habitação
Obrigada!! @@clickhabitacao
Eu não entendo uma coisa, se for financiar terreno e construção a caixa não vai liberar o valor total do terreno. Como o vendedor irá permitir a construção do terreno se não for pago a vista?
A caixa libera todo o valor do terreno. Por exemplo, imagina um financiamento para um financiamento de 400k (80% de um imóvel de 500k), onde 100k é o preço do terreno:
Imóvel: R$500k
Financiamento: R$400k
Terreno: R$100k
Construção: R$400k (R$300k do financiamento e R$100k de recursos próprios)
@@engenheirosdozeronesse caso, quando eu for comprar o terreno eu preciso pagar os 20% dele? Ou a caixa paga os 100% do terreno?
eu não entendo como se chega a um valor total para construção terreno + obra de R$:200 mil... não seria só informar para caixa q este valor é de R$:250 mil e esperar 80% q daria os 200 mil? como a caixa sabe o quanto vale a obra? pq vc informa o valor real da obra????
A caixa libera o financiamento de acordo com a renda mensal e de acordo com a metragem da casa.. exemplo.. se a planta da casa tiver 50 mts quadrados e o valor da caixa for de $2 mil por metro quadrado,, o financiamento será de $100 mil . Só que na prática o metro quadrado custa o dobro do que a caixa diz. Vc terá que cumprir a risca a planta, metragem, e posicionamento de portas e janelas alem do prazo.. exemplo.. a primeira etapa é deixar a casa entijolada na altura da janela em 1 mês.. quando fizer 1 mês que começou a contar o prazo, o engenheiro da caixa vai na obra vistoriar,, se não estiver dentro do cronograma e das dimensões, eles nao liberam o dinheiro da primeira parcela e aí mesmo a obra ja para, pq vc terá comprado fiado ferragem, cimento, madeira, areia, pedra, tijolo e estará devendo para loja de material de construção e também para o pedreiro e servente, pq a caixa só libera a primeira parcela depois que vc superar as fases,, desde que, esteja dentro do prazo de dias estipulados. Meu exemplo se deu no estado do MS. Lá são 4 fases, cada uma de 30 dias, em 4 meses a casa tem que estar pronta para morar.
Com relação ao último caso, Aquisição de Terreno e Construção: COMO O TERRENO SERÁ PAGO? Mensalmente, com parte dos 480 mil? Ou a vista? E por quem?
Rafa...eu sou de Sorocaba/SP e fui até um correspondente caixa pra fazer a simulação. Tenho um terreno proprio que ainda não foi avaliado por eles, mas que paguei R$ 100mil e quero construir uma casa de 260m2. O valor mínimo do m2 aqui é de R$ 1.800,00 para a caixa aprovar, só que na simulação o valor que tenho que dar de entrada é de R$ 278mil, ou seja R$ 100mil do terreno + R$ 178mil de recursos proprios e isso pelo SBPE. A caixa vai financiar apenas R$ 282mil. Se eu utilizar o seu 2º exemplo não está condizente com o que a correspondente me explicou aqui. Isso depende tambem de renda?
Isso, adry. É o que falei, a CAIXA vai financiar ATÉ 80% do valor do imóvel. Mas esses 80% é o máximo que vai ser liberado. O valor depende de uma série de fatores como renda e idade. Mas a regra é que a sua prestação do financiamento não pode ultrapassar de 30% da sua renda mensal.
@@engenheirosdozero Show!!!! e neste caso eu consigo ainda solicitar aquele adiantamento de 2 fases do projeto de construção?
Olá Rafael, no programa SBPE com compra de terreno + construção consigo adiantar as duas primeiras parcelas também?
Consegue, sim! Desde que não use o fgts em sua obra
Boa noite.....gostaria de saber caso eu gaste menos e final da obra sobre dinheiro. Entao este valor posso amortizar na dívida?
Pode
Estou pensando adiantar a fundação da casa posso que são 4 sobrados de 100 metros tem como adiantar bem pra depois negociar
Sim, depois você só vai ter que especificar na planilha PCI o que já foi executado.
A Caixa só financia casas de alvenaria ou pre-fábricas de madeira também?
Alvenaria estrutural, Aço estrutural/Blcs.vedação, Estrutura de concreto/Blcs.vedação, Estrutura de madeira/Blcs.vedação e Paredes de Concreto são considerados sistemas construtivos convencionais, então a caixa financia de forma normal. Os demais sistemas construtivos são considerados inovadores, então a caixa até aceita porém a análise e aprovação é bem mais criteriosa.
@@engenheirosdozero com o aço mais caro, compensa construir casa com estrutura de aço? Ou é mais barato mesmo alvenaria convencional?
Na modalidade terreno + construção, posso dar a entrada somente com o FGTS? (assim diz a construtora)
Se ele cobrir o valor da entrada sim
Bom dia! Outra dúvida, o banco libera o dinheiro conforme o cronograma da obra conforme você disse. No caso do terreno ser próprio, o banco já libera o valor total do terreno (financiado com loteamento) + o valor correspondente a primeira etapa da obra ? Exemplo, terreno 100 mil , valor primeira etapa 50 mil, o banco logo de cara liberaria pra mim 150 mil para começar a obra?
TD bem Rafael ? A caixa só libera empréstimo se a pessoa estiver trabalhando ?
A pessoa precisa ter renda comprovada por contracheque, imposto de renda ou pró-labore.
@@engenheirosdozero obrigado pela atenção... Inscrito
Tenho uma casa quitada, que está alugada. Posso usá-la como pagamento de um novo financiamento com a Caixa?
Infelizmente não. A única garantia aceita no financiamento para construção é o próprio imóvel que está sendo financiado. O que você pode fazer é vender essa casa e usar os recursos da venda.