Tentei obter o plano de manutenção de um T-roc ligando para SOAUTO autorizada da volkswagen e disseram que só entregam se eu for pessoalmente. parabéns! em pleno 2024 eu tenho que me deslogar presencialmente para buscar um papel que deveria estar disponível online e de fácil acesso
Por vezes há carros que não trazem os livros, principalmente carros que já passaram por 2 mãos ou mais antes das nossas, e ai fica complicado. Mas aqueles que têm os livros por vezes são preguiçosos, é um facto.
Infelizmente não o tenho. Adquiri o veículo através de uma Importação e não veio esse livro. Espero que a @MecanicaSobreRodas possa me ajudar com este assunto.
Esperem até o Adelino do Golf 4 ver isto… que no fim de pagar a tudo o que é chulos, imtt, inspeções a,b e c, multas…ainda tem de trocar o óleo mesmo que o carro esteja parado 🫣😂😝
Troco eu próprio o óleo de 5mil em 5mil quando a marca diz 10mil. A cada duas mudas, vai filtro novo. Os bujões foram trocados para bujões com ponta magnética. Filtro do ar e velas é de 4 em 4 anos. Liquido de refrigeração é anual com flush total do sistema. Quando medem os gases na inspeção fazem elogios aos óptimos valores para um carro de... 1992 e de 1999. Um já é clássico, o outro pré-clássico.
Depois o fabricante do óleo diz 15 mil km ou ano. Eu já acho os 25 mil km dos serviços long life demasiado longos, quanto mais 40 mil km. Antigamente que os motores eram mais robustos e não havia fap para contaminar o óleo, trocavam aos 10 mil km, e agora 40 mil km. Estes planos de manutenção de agora, só estão pensados para empresas de rent e leasing pouparem dinheiro em manutenção.
Tenho andado à procura de outro carro cá para casa e fiquei 'assustado' com o que descobri - desculpem se isto parece de novato e vcs já sabiam. Então, inclinei-me para um utilitário a gasolina de 100cavalitos tipo Peugeot 208 1.2, Citroen C3 1.2, opel corsa 1.2T e... pareceu-me perceber que estes carros (e outros mais) andam equipados com o motor puretech da stellantis/psa. Até aqui tudo bem, pois temos que ter um motorzeco para nos mover! O problema é que nos puretech, a correia - ao contrário do que estava habituado - está dentro do bloco a receber lubrificação do óleo e segundo o que tenho pesquisado, o problema não é o óleo em si, mas os resíduos de combustível que se juntam ao óleo e a danificam/ressecam com o tempo e existe a possibilidade de detritos da correia ficarem no carter e serem puxados, pela bomba de óleo ao ponto de danificar o motor. Mais, pelo que é dito nos videos, a mudança de óleo recomendada é reduzida drasticamente mas... e a correia? Será que também a temos que substituir por exemplo de 30 em 30k para prevenir? Não serão estes motores cumpridores de leis ambientais mais gastadores de peças ou... puxando a cortina da conspiração, estarão a querer obrigar-nos diplomaticamente a comprar uma versão electrica? Sei que não tem muito haver com este video, mas como acho que os temas no «mecânica sobre rodas» são sempre bem explicados, será possível haver um video em especial sobre isto? Há carradas de veículos com este motor por aí, pelo que penso que: ou as pessoas desconhecem a futura dor de cabeça que podem vir a ter ou será que é só fogo de artificio? Obg. a quem queira explicar e ajude a pedir um video sobre isto. Um abraço a todos.
Boas João! Uma das minhas maiores dificuldades na manutenção é a parte do líquido dos travões, na marca dizem que deve ser dot4+ mas nas diversas oficinas dizem que metem dot4 que não é um carro de competição, e nunca há a venda o dot4+ na tua oficina como lidas com esta questão? Imagina a Renault ref 03-50-006 class 6 tu aplicas exatamente isso ou será um regular dot4? Adorava que pudesses fazer um reel sobre esta questão ! Abraço
Boa tarde, após ver este vídeo surgiu-me uma dúvida. Eu comprei 1 carro no mês passado num concessionário de marca, e apesar do carro só ter sido comprado com 100km, a data da matrícula é de 2023. Portanto, segundo o plano de manutenção do fabricante, a primeira revisão deve ser feita em 2 anos ou 30000km. Disto isto, deverei fazer a primeira revisão quando estiver perto de vencer os 2 anos certo? Neste caso vai vencer primeiro o tempo... Obrigado
Olá boa tarde amigo senhor João Cruz. Muito interessante os seus conteúdos no seu canal. Pois bem, eu vivo em Londres e aqui também tratasse mais ou menos do mesmo. Ou seja, eu tive um KiA Niro Hybrid novo, em que eles aconselharam-me a fazer mini manutenções entre as 10.000 a 12.000 milhas. Que são mais ou menos, entre 16.000 a 19.300 quilómetros respectivamente ou no espaço de um ano. Pois o que eu alcançava primeiro era o que eu fazia imediatamente. Como tal eu num ano fiz três manutenções. Mas uma das quais obviamente teve de ser uma manutenção geral. Obrigado pela atenção e um forte abraço para si, sua equipa e sua família.
Boa noite João tenho um mitsubishi space star 1.2 de 2022 com start e stop, para mudar a bateria não é igual a um com ignição normal, obrigado e abraços do Alentejo.
2 em 2 anos até estou de acordo ali a rondar maximo os 15/20 mil KMS nesse período de tempo, mas 40mil KMS com o mesmo óleo 😅,os fabricantes hoje em dia é só vender novo!!!!
5000 mil com um óleo, é degradação do ambiente e degradação da sua carteira, a tecnologia líquida desenvolveu muito nos últimos anos, por isso é só ridículo fazer isso, a não ser que faça essa quilometragem anualmente.
Boas João, permite-me acrescentar que apresentaste dois exemplos de kms e idade e um com manutenção em condições normais e outro em condições adversas, que muitas pessoas acham que é uma coisa e afinal é outra completamente diferente. Abraço amigo
Assunto muito importante. Em 2020 comprei um Ford Fusion+ 1.25cc de 2010 que conta agora com 89.000 kms mas como não sei se alguma vez mudou a distribuição ou bomba de água vou agora fazer na mesma, pelo sim, pelo não, visto que o fabricante dava um limite de 8 anos (ou 120.000 kms acho eu). Mesmo assim já vai atrasado um bom tempo se nunca foi feito.
Convém mudares, até porque é muito provavel que os kms nao sao reais,visto que os carros em segunda mao tem uma grande possiblidade de os kms serem martelados!!!
e quando compra um carro usado a alguém como isto se aplica? talvez possa fazer um video curto disto. Preferiria a resposta em video. 03:24 deixo-lhe uma sugestão há quadros digitais com caneta onde vc pode escrever, apagar e gravar notas ou mais digitalmente, poderá lhe ser mto útil.
Eu na questão de óleo e filtro não olho muito para o que o fabricante recomenda. Comigo é sempre 15000km ou 1 ano seja em que carro for que eu tenha. Este mês mandei mudar o óleo ao meu série 3 de 2016, fez 1 ano e rodou 13000km. Lembro me do meu antigo carro, 207 1.4hdi que no manual dizia que a distribuição em condições normais era aos 10 anos ou 220000km ou 240000km e em condições severas era aos 8 anos ou 180000km. Mandei mudar logo aos 8 anos e com 120000km. João já agora uma questão em relação ao BMW na questão das tais borboletas, estou a pensar mandar retirar/anular as borboletas, qual a tua opinião em relação a isto? Fará mal ao carro? Mesmo que o carro passe a consumir um pouco mais mas isso é o menos preocupante
Também tenho um série 3 e faço exactamente o mesmo, mudo o óleo a cada 15 mil km, uso óleo original BMW, o tal LL04 para 30 mil km. As borboletas de admissão são um problema crónico dos motores N47, o seu carro de 2016 já tem motor B47 (320D), penso que foi revisto pela marca, mas tente obter mais informação.
Colega uma dúvida, meu carro esta com muita sujeira na água, se meter o dedo no reservatório sai sujo e com uma sujeira grande. É aconselhável limpar isso ou corro risco de perder o motor devido a fugas e afins. Obrigado.
João, parabéns pelos conteúdos. Vou expor o meu caso. Tenho um focus comprado novo em 2022. Fui fazer a primeira revisão no mês passado, com 27 mil km. O plano de manutenção é 2 anos ou 30 mil km. Agora vem a surpresa, quando fui buscar o carro, a aplicação Fordpass dizia 15 mil e fev 2025, ou seja, metade do que estava á espera. Confrontei a oficina da Ford com estes valores e o que me disseram é que seria uma inspeção intermédia opcional. Não me souberam explicar se a validade do óleo termina mesmo daqui a um ano/15 mil km ou se o software do carro vai estender essa validade do óleo. Também estive ao telefone com alguém da sede da Ford e também não me conseguiu explicar este fenómeno. Tens alguma experiência com esta aplicação Fordpass? O que acho é que estão a obrigar os clientes a ir todos os anos á manutenção em vez dos 2 anos previstos no manual de manutenção. Obrigado e desculpa o texto longo
Uma questão!! Eu comprei um renault megane 1.5 dci, comprei em stand com garantia de 18 meses, mas dez da data que comprei o carro que já excedeu o prazo da troca da correia de distribuição, se tiver algum tipo de problema o stand tem de assumir a garantia? Fica a questão!! Abraço!!
Obviamente que não. O proprietário sabe os kms com que comprou o veiculo e sabe que tem de substituir a correia ao final de "x" kms. A não ser que você tenha acordado com o stand a substituição da correia, o stand não tem responsabilidade na substituição da correia pelo simples facto deste ter alcançado o prazo de validade nas mãos do atual proprietário. Os 18 meses de garantia servem apenas para avarias que possam ocorrer e não para a manutenção periódica.
Boa noite João, gostaria de saber se recomendas algum para compar compressor do AC recondicionado! Eu acho que ja fizeste video sobre isso mas nao tenho a certeza... Obrigado
Alguns dias atrás com o meu Bayon apanhei um acidente numa Via rápida em Espanha e andei cerca de uns 8 Kms.no pára arranca a bem dizer em 1ª / 2ª muito eventualmente lá metia a 3ª velc. demorei cerca de 1 hora para fazer os 8Kms. entretanto desliguei o Start/Stop . Deduzo que nada acontece ao motor ( não estragou nada ) pelo motivo acima relatado !!?? . Só que posteriormente o carro começou a engasgar de vez em quando . Será que os carros atuais não estão preparados para o pára/arranque e andar a velocidade de quase parado ????
Boa noite. João tenho uma pergunta para fazer em relacao as trocas de oleo. Comprei um carro novo mas esteve 2 anos no parque ate ser vendido ... O oleo nao tem que ser trocado dado que oleo tem que ser trocado em cada ano,..
Deve ser trocado, sim. Em primeiro, já passou o praso de trocar. Outra coisa é que não se sabe se o óleo que o carro traz é de alta qualidade nem se é o oleo que pertence lá estar. Troca você o óleo de novo e fica descansando. Desconfio que o liquido dos travões também devia ser trocado.
Boa tarde sr.Joao ,comprei um carro no verao no valor de 40mil euros,quando experimentei o carro notei um comportamentos estranho a alta velocidade,foi-me dito pelo vendedor que era normal por ter diferencial lsd...a poucos dias senti um estalo na roda da frente ao virar para esquerda,levantei o carro quando me deparei com o pneu com um desgaste anormal por dentro e trilhado de uma suposta pancada nao tendo sido feita por mim!É um carro que uso pouco,fiquei extremamente revoltado porque coloquei a minha vida e da minha família em perigo sem saber que o carro estava nessa condição!Há forma de reclamar esta situação? obrigado!
Boas João, O Audi A3 e o T Rock têm o mesmo motor 1000 pq é que no Audi muda o óleo e filtro aos 30k km e no VW muda aos 25k km, sendo o mesmo óleo? Não me parece que seja pela deterioração, mas sim pela definição da marca do automóvel. Abraço
João será mesmo que todas às oficinas tens acesso o plano manutenção ou o fazem duvido 🤔
11 หลายเดือนก่อน +3
Acesso todas podem ter, resta saber se o querem 🤔 Hoje em dia existem mais de 2 dezenas de programas que contêm os planos de manutenção dos fabricantes atualizados. Abraço 👨🔧
E quando perguntas no orçamento pelo óleo da caixa e líquido de travões e líquido de refrigeração ? E te respondem : os técnicos vão sempre verificar se é preciso trocar... Até têm uma caneta para verificar ...
Eu faço as manutenções dos meus carros em casa. Eu verifico todos os anos a percentagem de humidade (no caso do óleo de travões), para saber se é necessário substituir. No caso do líquido de refrigeração do motor verifico a percentagem de glicol e a condutividade. Posso dizer que num Toyota comprado novo apenas foi necessário substituir o líquido de refrigeração aos 10 anos de idade, mas isto sou eu que vou tendo estes cuidados e tenho equipamento para fazer essas verificações. Aquilo que o João explica no vídeo é o mais correto a fazer, seguir o plano do fabricante.
Já agora, senhor João Cruz, qual é o carro de marca alemã de 2009 ou 2010 que aconselha a diesel e em carrinha, que não seja dos mais caros e que seja durável / fiável?
Tenho um Mercedes A220d (W176) ano 2016, comprado usado e quis ter acesso ao plano para estar a par do que é necessário substituir a cada período. Pedi a Mercedes que me disponibilizasse o plano de revisão/manutenção, por via de email, e a resposta dada foi para recorrer ao concessionário Mercedes. Assim o fiz, e a resposta do concessionário é que não me podiam facultar o plano de revisão/manutenção por ser um acesso apenas para consulta interna. 🤦🙄 A minha pergunta é no sentido de saber então, onde poderei obter esse plano? Obrigado
O manual da Peugeot (o manual do carro) diz isso explicitamente: 6 anos ou 150.000km (exemplo). E estes são os limites de manutenção (é o máximo). Não é obrigatoriamente fazer no limite do tempo.
boas pessoal do canal, estou com uma dúvida , troquei jantes e pneus a pouco mas não sei a pressão correta que devo colocar no pneu, alguém pode ajudar ? 225/35/r19
Olá João, sendo eu cliente da Motortube posso pedir estes planos de manutenção do meu carro directamente a vocês ou terá que ser a um concessionário? neste caso à Audi. Obrigado e um abraço
11 หลายเดือนก่อน
Boas noites caro Rui, sim os clientes da MotorTube tem acesso aos planos de manutenção dos seus automóveis, basta solicitar por e-mail que os colegas enviam. Abraço 👨🔧
O Pessoal tem Dificuldade em Perceber o porquê do Tempo ou Quilometragem, é por Exemplo (+/-/) Isto: Por Tempo, existe Deterioração do Marerial (Óleo Fora da Validade para Lubrificar em Condições, Correia a Começar a Apodrecer, etc...) Por Quilometragem, Existe o Desgaste do Material (Óleo Bastante "Queimado" para Lubrificar Condições, Correia com Muito Desgaste, etc...) Até os Pneus sem Rolarem, Começam a Ficar Podres!!
Parabéns pelo vídeo 👍, mas não consigo perceber como os fabricantes padronizam 40000km ou 2 anos com o mesmo óleo, sobretudo a gasóleo, o oleo ao fim de 15000km esta mais que queimado.... Mas eles é que sabem... Ou não 😊
está prelongado porque os oleos modernos tem mais qualidade,o pior é quando as pessoas nao metem o oleo indicado pelo fabricante, ou metem de má qualidade,eu nao arrisco mete todos anos!!
@@gruneldbaksakis7911 concordo mas trocar o óleo mêsmo o indicado pelo fabricante a cada 40000km em minha casa nunca, os meus carros usam 0w20 o óleo depois de quente é água como aguentam tantos km?
@@diogocoimbra8895 Nã0 conheço nenhuma marca, que mande mudar de 40 em 40, o meu é de 25 a 25 kms!! ou todos anos.Isto se nao tiver uma condução de porta a porta!!!
Olá João...o que eu gostava de ver era um plano de manutenção de um carro eléctrico, podias usar como exemplo o pisa papéis que acabaste de comprar... Há gente que anda a vender o mito de que os carros eletricos não tem manutenção ou se tem e quase inexistente e eu gostava que desmistificases essas histórias...com tempos valores e peças a trocar e tudo com as recomendações do fabricante... Vi no outro dia uma fatura de um Ioniq EV 100kw com 5 anos 90000km mais de 1000€... Não sei se me fiz entender ... Abraço forte
Ah, muito bem. O Plano de Manutenção é muito importante para manter um carro em forma a funcionar sem grandes problemas. Caro João Cruz, eu por mim, criava uma --- certificação de competência técnica e de honestidade --- para todas as oficinas mecânicas e --- abatia todos os centros de inspecção periódica --- que não servem para nada a não ser fazer os proprietários gastar dinheiro à toa, porque o que é realmente importante são Oficinas de Automóveis competentes.
"e", "ou", isso não é confusão, é problema de português... se fosse a escolha vinha descrito. Alias alguns manuais nas letras acima da tabela diz, "o que vier primeiro".
Bem, pouco de gramatica portuguesa , a expressão "ou" é uma conjugação disjuntiva é mesmo para ser utilizada. Ou seja, é oque acontecer primeiro. "Ou é uma coisa ou é outra coisa " e nunca a expressão "e" que é uma conjunção aditiva. Espero que ajudado ! 😂😂😂
@@hugosantos8781 de certeza que é dos primeiros, porque a ultima geração do 1.5HDI reduziram a espessura da corrente e é sempre a partir, um amigo meu já trocou 2 motores dentro da garantia.
Os meus pais têm um Citroen Xsara Picasso 2.0Hdi em que a distribuição foi feita com 10 anos e apenas 50000km, onde o fabricante diz que são 10 anos ou 160000km...
Então o fabricante diz que a correia "dura" 10 anos. Os seus pais demoram 30 anos a fazer os 160 000 km, ao ritmo que tem andado. Se o fabricante dá uma validade de 10 anos como é que a correia vai durar 30? Por outro lado se fizessem 50 000 km por ano, a correia teria que durar até aos 500 000 km até ser trocada.
na minha opinião, era mais interessantes as manutenções que NÂO VEM no plano de manutenções. Tipo, caixas de velocidade que não mudam óleo ou óleos de motor 0w20 a mudar de 30 em 30 mil km
Em um carro de serviço por exemplo da gnr ou uma ambulância isso pode acontecer, mudar de 40 em 40km pois em poucos meses chegam a essas quilometragens, para nós sim tem de ser mais cedo devido aos ciclos de aquecimento e arrefecimento do motor
@@ricardocosta761 mesmo viaturas de serviço isto é esticar fortemente a corda. O nosso antigo supervisor dizia óleo e filtros são baratos, carro parado é caro. E a realidade é que poucas vezes tínhamos viaturas avariadas
Tentei obter o plano de manutenção de um T-roc ligando para SOAUTO autorizada da volkswagen e disseram que só entregam se eu for pessoalmente. parabéns! em pleno 2024 eu tenho que me deslogar presencialmente para buscar um papel que deveria estar disponível online e de fácil acesso
Boa, nunca ninguém falou-me no plano de manutenção. Aqui tenho obtido preciosas informações. Obrigada João 👍
No livro que vem com a viatura tem lá os planos de manutenção, as pessoas são preguiçosas para ler o livro.
Por vezes há carros que não trazem os livros, principalmente carros que já passaram por 2 mãos ou mais antes das nossas, e ai fica complicado.
Mas aqueles que têm os livros por vezes são preguiçosos, é um facto.
Raros São os q dão valor à manutenção, poucos ou nenhuns são os q leem o livro do fabricante... é a lei dos chaços, só arranja qdo estraga!
Infelizmente não o tenho. Adquiri o veículo através de uma Importação e não veio esse livro. Espero que a @MecanicaSobreRodas possa me ajudar com este assunto.
Esperem até o Adelino do Golf 4 ver isto… que no fim de pagar a tudo o que é chulos, imtt, inspeções a,b e c, multas…ainda tem de trocar o óleo mesmo que o carro esteja parado 🫣😂😝
Troco eu próprio o óleo de 5mil em 5mil quando a marca diz 10mil. A cada duas mudas, vai filtro novo. Os bujões foram trocados para bujões com ponta magnética. Filtro do ar e velas é de 4 em 4 anos. Liquido de refrigeração é anual com flush total do sistema.
Quando medem os gases na inspeção fazem elogios aos óptimos valores para um carro de... 1992 e de 1999. Um já é clássico, o outro pré-clássico.
Depois o fabricante do óleo diz 15 mil km ou ano.
Eu já acho os 25 mil km dos serviços long life demasiado longos, quanto mais 40 mil km.
Antigamente que os motores eram mais robustos e não havia fap para contaminar o óleo, trocavam aos 10 mil km, e agora 40 mil km. Estes planos de manutenção de agora, só estão pensados para empresas de rent e leasing pouparem dinheiro em manutenção.
Tenho andado à procura de outro carro cá para casa e fiquei 'assustado' com o que descobri - desculpem se isto parece de novato e vcs já sabiam. Então, inclinei-me para um utilitário a gasolina de 100cavalitos tipo Peugeot 208 1.2, Citroen C3 1.2, opel corsa 1.2T e... pareceu-me perceber que estes carros (e outros mais) andam equipados com o motor puretech da stellantis/psa. Até aqui tudo bem, pois temos que ter um motorzeco para nos mover! O problema é que nos puretech, a correia - ao contrário do que estava habituado - está dentro do bloco a receber lubrificação do óleo e segundo o que tenho pesquisado, o problema não é o óleo em si, mas os resíduos de combustível que se juntam ao óleo e a danificam/ressecam com o tempo e existe a possibilidade de detritos da correia ficarem no carter e serem puxados, pela bomba de óleo ao ponto de danificar o motor. Mais, pelo que é dito nos videos, a mudança de óleo recomendada é reduzida drasticamente mas... e a correia? Será que também a temos que substituir por exemplo de 30 em 30k para prevenir? Não serão estes motores cumpridores de leis ambientais mais gastadores de peças ou... puxando a cortina da conspiração, estarão a querer obrigar-nos diplomaticamente a comprar uma versão electrica? Sei que não tem muito haver com este video, mas como acho que os temas no «mecânica sobre rodas» são sempre bem explicados, será possível haver um video em especial sobre isto? Há carradas de veículos com este motor por aí, pelo que penso que: ou as pessoas desconhecem a futura dor de cabeça que podem vir a ter ou será que é só fogo de artificio? Obg. a quem queira explicar e ajude a pedir um video sobre isto. Um abraço a todos.
Sr. João com esta explicação acho quem ninguém fica com dúvidas. Obgado
Mais um óptimo vídeo, para pessoas que, como eu, reconhecem que pouco (ou nada) sabem sobre carros. Parabéns João👍👏
Boas João! Uma das minhas maiores dificuldades na manutenção é a parte do líquido dos travões, na marca dizem que deve ser dot4+ mas nas diversas oficinas dizem que metem dot4 que não é um carro de competição, e nunca há a venda o dot4+ na tua oficina como lidas com esta questão? Imagina a Renault ref 03-50-006 class 6 tu aplicas exatamente isso ou será um regular dot4? Adorava que pudesses fazer um reel sobre esta questão ! Abraço
Bons dias João, há algum site, APP ou afins que permita comprar o manual técnico de um veículo em específico, tipo Autodata, mas só daquele carro!?
Informação muito útil para a malta que não está por dentro do assunto.
Top top. 👍🏻😉
Boa tarde, após ver este vídeo surgiu-me uma dúvida. Eu comprei 1 carro no mês passado num concessionário de marca, e apesar do carro só ter sido comprado com 100km, a data da matrícula é de 2023. Portanto, segundo o plano de manutenção do fabricante, a primeira revisão deve ser feita em 2 anos ou 30000km. Disto isto, deverei fazer a primeira revisão quando estiver perto de vencer os 2 anos certo? Neste caso vai vencer primeiro o tempo...
Obrigado
Trabalhando eu numa casa de peças e testemunhando isso mesmo, concordo contigo 👌
Ó Joao se perguntares "branco OU tinto?"......o povo percebia logo.....agora km e tempo complica muito......🤣🤣🤣🤣🫣🫣🫣
Melhor que éssa explicação não á...👌👌👌
Sr. João muito bem explicado
Olá boa tarde amigo senhor João Cruz. Muito interessante os seus conteúdos no seu canal. Pois bem, eu vivo em Londres e aqui também tratasse mais ou menos do mesmo. Ou seja, eu tive um KiA Niro Hybrid novo, em que eles aconselharam-me a fazer mini manutenções entre as 10.000 a 12.000 milhas. Que são mais ou menos, entre 16.000 a 19.300 quilómetros respectivamente ou no espaço de um ano. Pois o que eu alcançava primeiro era o que eu fazia imediatamente. Como tal eu num ano fiz três manutenções. Mas uma das quais obviamente teve de ser uma manutenção geral. Obrigado pela atenção e um forte abraço para si, sua equipa e sua família.
Boa noite João tenho um mitsubishi space star 1.2 de 2022 com start e stop, para mudar a bateria não é igual a um com ignição normal, obrigado e abraços do Alentejo.
E o meu opel corsa d 1.2 2007 que tem 188 mil quilómetros ja mudei a corrente quando comprei mudei o oleo e filtros e o corpo de borboleta
Estou pensar em comprar um carro para grandes viagens, França-Portugal, será que podes fazer um vídeo qual para ti as melhores opções? Obrigado abraço
Aquele smart branco já valorizou mais 1000€! 😂 Parabéns pelo vídeo! Isto sim é “literacia automóvel”!
2 em 2 anos até estou de acordo ali a rondar maximo os 15/20 mil KMS nesse período de tempo, mas 40mil KMS com o mesmo óleo 😅,os fabricantes hoje em dia é só vender novo!!!!
@pedrodaniellopesferreira2916óleos sintéticos, fazem 30.000km ou mais...
@@SOARESDACOSTA
Os mecânicos agradecem
@pedrodaniellopesferreira2916
Não é contar só com os kms , os óleos tb têm duração
Em cidade, em estrada, em AE, em África, na Suécia, onde e como? São comidos de cebolada e nem percebem.....@@SOARESDACOSTA
5000 mil com um óleo, é degradação do ambiente e degradação da sua carteira, a tecnologia líquida desenvolveu muito nos últimos anos, por isso é só ridículo fazer isso, a não ser que faça essa quilometragem anualmente.
Bolas isto é básico 😅 Gabo a paciência para explicar
Boas João, permite-me acrescentar que apresentaste dois exemplos de kms e idade e um com manutenção em condições normais e outro em condições adversas, que muitas pessoas acham que é uma coisa e afinal é outra completamente diferente.
Abraço amigo
Assunto muito importante.
Em 2020 comprei um Ford Fusion+ 1.25cc de 2010 que conta agora com 89.000 kms mas como não sei se alguma vez mudou a distribuição ou bomba de água vou agora fazer na mesma, pelo sim, pelo não, visto que o fabricante dava um limite de 8 anos (ou 120.000 kms acho eu).
Mesmo assim já vai atrasado um bom tempo se nunca foi feito.
Convém mudares, até porque é muito provavel que os kms nao sao reais,visto que os carros em segunda mao tem uma grande possiblidade de os kms serem martelados!!!
e quando compra um carro usado a alguém como isto se aplica? talvez possa fazer um video curto disto. Preferiria a resposta em video. 03:24 deixo-lhe uma sugestão há quadros digitais com caneta onde vc pode escrever, apagar e gravar notas ou mais digitalmente, poderá lhe ser mto útil.
Excelente vídeo ✌️
Eu na questão de óleo e filtro não olho muito para o que o fabricante recomenda. Comigo é sempre 15000km ou 1 ano seja em que carro for que eu tenha. Este mês mandei mudar o óleo ao meu série 3 de 2016, fez 1 ano e rodou 13000km. Lembro me do meu antigo carro, 207 1.4hdi que no manual dizia que a distribuição em condições normais era aos 10 anos ou 220000km ou 240000km e em condições severas era aos 8 anos ou 180000km. Mandei mudar logo aos 8 anos e com 120000km.
João já agora uma questão em relação ao BMW na questão das tais borboletas, estou a pensar mandar retirar/anular as borboletas, qual a tua opinião em relação a isto? Fará mal ao carro? Mesmo que o carro passe a consumir um pouco mais mas isso é o menos preocupante
Também tenho um série 3 e faço exactamente o mesmo, mudo o óleo a cada 15 mil km, uso óleo original BMW, o tal LL04 para 30 mil km. As borboletas de admissão são um problema crónico dos motores N47, o seu carro de 2016 já tem motor B47 (320D), penso que foi revisto pela marca, mas tente obter mais informação.
Colega uma dúvida, meu carro esta com muita sujeira na água, se meter o dedo no reservatório sai sujo e com uma sujeira grande.
É aconselhável limpar isso ou corro risco de perder o motor devido a fugas e afins.
Obrigado.
João, parabéns pelos conteúdos.
Vou expor o meu caso. Tenho um focus comprado novo em 2022. Fui fazer a primeira revisão no mês passado, com 27 mil km. O plano de manutenção é 2 anos ou 30 mil km. Agora vem a surpresa, quando fui buscar o carro, a aplicação Fordpass dizia 15 mil e fev 2025, ou seja, metade do que estava á espera. Confrontei a oficina da Ford com estes valores e o que me disseram é que seria uma inspeção intermédia opcional. Não me souberam explicar se a validade do óleo termina mesmo daqui a um ano/15 mil km ou se o software do carro vai estender essa validade do óleo. Também estive ao telefone com alguém da sede da Ford e também não me conseguiu explicar este fenómeno. Tens alguma experiência com esta aplicação Fordpass? O que acho é que estão a obrigar os clientes a ir todos os anos á manutenção em vez dos 2 anos previstos no manual de manutenção.
Obrigado e desculpa o texto longo
Uma questão!! Eu comprei um renault megane 1.5 dci, comprei em stand com garantia de 18 meses, mas dez da data que comprei o carro que já excedeu o prazo da troca da correia de distribuição, se tiver algum tipo de problema o stand tem de assumir a garantia? Fica a questão!! Abraço!!
Obviamente que não. O proprietário sabe os kms com que comprou o veiculo e sabe que tem de substituir a correia ao final de "x" kms. A não ser que você tenha acordado com o stand a substituição da correia, o stand não tem responsabilidade na substituição da correia pelo simples facto deste ter alcançado o prazo de validade nas mãos do atual proprietário. Os 18 meses de garantia servem apenas para avarias que possam ocorrer e não para a manutenção periódica.
Boa noite João, gostaria de saber se recomendas algum para compar compressor do AC recondicionado! Eu acho que ja fizeste video sobre isso mas nao tenho a certeza... Obrigado
Alguns dias atrás com o meu Bayon apanhei um acidente numa Via rápida em Espanha e andei cerca de uns 8 Kms.no pára arranca a bem dizer em 1ª / 2ª muito eventualmente lá metia a 3ª velc. demorei cerca de 1 hora para fazer os 8Kms. entretanto desliguei o Start/Stop . Deduzo que nada acontece ao motor ( não estragou nada ) pelo motivo acima relatado !!?? . Só que posteriormente o carro começou a engasgar de vez em quando . Será que os carros atuais não estão preparados para o pára/arranque e andar a velocidade de quase parado ????
Boa noite. João tenho uma pergunta para fazer em relacao as trocas de oleo. Comprei um carro novo mas esteve 2 anos no parque ate ser vendido ... O oleo nao tem que ser trocado dado que oleo tem que ser trocado em cada ano,..
Deve ser trocado, sim. Em primeiro, já passou o praso de trocar. Outra coisa é que não se sabe se o óleo que o carro traz é de alta qualidade nem se é o oleo que pertence lá estar. Troca você o óleo de novo e fica descansando. Desconfio que o liquido dos travões também devia ser trocado.
Boa tarde sr.Joao ,comprei um carro no verao no valor de 40mil euros,quando experimentei o carro notei um comportamentos estranho a alta velocidade,foi-me dito pelo vendedor que era normal por ter diferencial lsd...a poucos dias senti um estalo na roda da frente ao virar para esquerda,levantei o carro quando me deparei com o pneu com um desgaste anormal por dentro e trilhado de uma suposta pancada nao tendo sido feita por mim!É um carro que uso pouco,fiquei extremamente revoltado porque coloquei a minha vida e da minha família em perigo sem saber que o carro estava nessa condição!Há forma de reclamar esta situação? obrigado!
Novo ou usado? Se calhar nem os kms sao reais!!
Hoje mudei o oleo em golf v e tinha 4.800Km, mas fez 1 ANO.
Eu mudo a cada 5mil
E quando é Correia de corrente
Boas João,
O Audi A3 e o T Rock têm o mesmo motor 1000 pq é que no Audi muda o óleo e filtro aos 30k km e no VW muda aos 25k km, sendo o mesmo óleo? Não me parece que seja pela deterioração, mas sim pela definição da marca do automóvel.
Abraço
A caixa e relações e peso devem ser diferentes levando a desgaste diferente.
João será mesmo que todas às oficinas tens acesso o plano manutenção ou o fazem duvido 🤔
Acesso todas podem ter, resta saber se o querem 🤔
Hoje em dia existem mais de 2 dezenas de programas que contêm os planos de manutenção dos fabricantes atualizados.
Abraço 👨🔧
E quando perguntas no orçamento pelo óleo da caixa e líquido de travões e líquido de refrigeração ? E te respondem : os técnicos vão sempre verificar se é preciso trocar... Até têm uma caneta para verificar ...
É o que me disseram na FeuvVert, mas nunca trocaram o óleo dos travões nem do radiador. Já não volto para la.
Eu faço as manutenções dos meus carros em casa. Eu verifico todos os anos a percentagem de humidade (no caso do óleo de travões), para saber se é necessário substituir. No caso do líquido de refrigeração do motor verifico a percentagem de glicol e a condutividade. Posso dizer que num Toyota comprado novo apenas foi necessário substituir o líquido de refrigeração aos 10 anos de idade, mas isto sou eu que vou tendo estes cuidados e tenho equipamento para fazer essas verificações. Aquilo que o João explica no vídeo é o mais correto a fazer, seguir o plano do fabricante.
@@Filipe_Moutela 10 anos com o mesmo liquido de refrigeraçao!!! isso é assassinar o motor!!!
Já agora, senhor João Cruz, qual é o carro de marca alemã de 2009 ou 2010 que aconselha a diesel e em carrinha, que não seja dos mais caros e que seja durável / fiável?
Volkswagen
Tenho um Mercedes A220d (W176) ano 2016, comprado usado e quis ter acesso ao plano para estar a par do que é necessário substituir a cada período. Pedi a Mercedes que me disponibilizasse o plano de revisão/manutenção, por via de email, e a resposta dada foi para recorrer ao concessionário Mercedes. Assim o fiz, e a resposta do concessionário é que não me podiam facultar o plano de revisão/manutenção por ser um acesso apenas para consulta interna. 🤦🙄 A minha pergunta é no sentido de saber então, onde poderei obter esse plano? Obrigado
O dono anterior não te deu o dossier de manuais do carro?
O manual da Peugeot (o manual do carro) diz isso explicitamente: 6 anos ou 150.000km (exemplo). E estes são os limites de manutenção (é o máximo). Não é obrigatoriamente fazer no limite do tempo.
Bom dia João tenho um Vw golf 4 de 1,4 de celindrade onde quando ligo a shaufagem quase não aquece o habitáculo. O que poderá ser?? Obrigado
Tens o circuito entupido precisas de lavar o circuito só assim é que vais voltar a ter uma boa temperatura
Termostato.
Vai ao mecânico. A formação e conhecimento paga-se.
boas pessoal do canal, estou com uma dúvida , troquei jantes e pneus a pouco mas não sei a pressão correta que devo colocar no pneu, alguém pode ajudar ? 225/35/r19
Olá João, sendo eu cliente da Motortube posso pedir estes planos de manutenção do meu carro directamente a vocês ou terá que ser a um concessionário? neste caso à Audi. Obrigado e um abraço
Boas noites caro Rui, sim os clientes da MotorTube tem acesso aos planos de manutenção dos seus automóveis, basta solicitar por e-mail que os colegas enviam. Abraço 👨🔧
O Pessoal tem Dificuldade em Perceber o porquê do Tempo ou Quilometragem, é por Exemplo (+/-/) Isto:
Por Tempo, existe Deterioração do Marerial (Óleo Fora da Validade para Lubrificar em Condições, Correia a Começar a Apodrecer, etc...)
Por Quilometragem, Existe o Desgaste do Material (Óleo Bastante "Queimado" para Lubrificar Condições, Correia com Muito Desgaste, etc...)
Até os Pneus sem Rolarem, Começam a Ficar Podres!!
Parabéns pelo vídeo 👍, mas não consigo perceber como os fabricantes padronizam 40000km ou 2 anos com o mesmo óleo, sobretudo a gasóleo, o oleo ao fim de 15000km esta mais que queimado.... Mas eles é que sabem... Ou não 😊
está prelongado porque os oleos modernos tem mais qualidade,o pior é quando as pessoas nao metem o oleo indicado pelo fabricante, ou metem de má qualidade,eu nao arrisco mete todos anos!!
@@gruneldbaksakis7911 concordo mas trocar o óleo mêsmo o indicado pelo fabricante a cada 40000km em minha casa nunca, os meus carros usam 0w20 o óleo depois de quente é água como aguentam tantos km?
@@diogocoimbra8895 Nã0 conheço nenhuma marca, que mande mudar de 40 em 40, o meu é de 25 a 25 kms!! ou todos anos.Isto se nao tiver uma condução de porta a porta!!!
@@gruneldbaksakis7911 eu conheço tenho uma Renault Traffic 2023 no trabalho e é de 40 em 40 mil que avisa para as revisões.
mas tambem se passar um ano a mais nao ha problema , pois nao?
calma , tou a brincar , so se houver ali uma boa margem relativamente aos km recomendados e anos passados eu sei.
Olá João...o que eu gostava de ver era um plano de manutenção de um carro eléctrico, podias usar como exemplo o pisa papéis que acabaste de comprar...
Há gente que anda a vender o mito de que os carros eletricos não tem manutenção ou se tem e quase inexistente e eu gostava que desmistificases essas histórias...com tempos valores e peças a trocar e tudo com as recomendações do fabricante...
Vi no outro dia uma fatura de um
Ioniq EV 100kw com 5 anos 90000km mais de 1000€...
Não sei se me fiz entender ...
Abraço forte
Ora aí está uma boa sugestão. Não para mim, que não quero carros eléctricos, mas para quem está a pensar em comprar ou já tem um.
Ah, muito bem. O Plano de Manutenção é muito importante para manter um carro em forma a funcionar sem grandes problemas. Caro João Cruz, eu por mim, criava uma --- certificação de competência técnica e de honestidade --- para todas as oficinas mecânicas e --- abatia todos os centros de inspecção periódica --- que não servem para nada a não ser fazer os proprietários gastar dinheiro à toa, porque o que é realmente importante são Oficinas de Automóveis competentes.
E o amigo que muda o óleo debaixo da árvore como se safava
@@davidbarbosa6582 safava-se na mesma, se for competente no que faz.
Nunca deixo vencer nem os kms nem o tempo, em 32 anos que conduzo nunca tive um azar
"e", "ou", isso não é confusão, é problema de português... se fosse a escolha vinha descrito. Alias alguns manuais nas letras acima da tabela diz, "o que vier primeiro".
Quantas oficinas não têm plano de fabricante??? Para ai 90% !!!
eu nunca vi o yuri frances a mostrar um , realmente e ele vai a muitas oficinas
Basicamente é o que acontecer primeiro ...
Bem, pouco de gramatica portuguesa , a expressão "ou" é uma conjugação disjuntiva é mesmo para ser utilizada.
Ou seja, é oque acontecer primeiro.
"Ou é uma coisa ou é outra coisa " e nunca a expressão "e" que é uma conjunção aditiva.
Espero que ajudado ! 😂😂😂
Os seguidores deste canal estão de facto a seguir o mesmo mormente devido aos comentários dos professores de português.
Muito obrigado.
@@hugosantos8781 é isso exactamente! 😀😀😀 😅😅😅
Correção. A corrente do 1.5HDI nunca chega aos 10 anos ou 200mil parte sempre antes disso 😅
O Citroen C3 1.5 BlueHDi Plus da minha esposa tem 236mil kms e ainda não levou corrente.
@@hugosantos8781 de certeza que é dos primeiros, porque a ultima geração do 1.5HDI reduziram a espessura da corrente e é sempre a partir, um amigo meu já trocou 2 motores dentro da garantia.
@@marcorafael740 Sim é dos primeiros 🙂
@@hugosantos8781entao nao mudes nao. Kkkk vais ver o que acontece ou esta preste a acontecer. Boa sorte e todos os dias a rezar. 😂
Ja reparei um motor desses com apenas 37k km , corrente da cams partida
depois temos carros nacionais com 100mil km a ir para o lixo, e acarros importados com 500mil km como novos
Não me digas que o quadro fui eu que o entreguei 😂
Os meus pais têm um Citroen Xsara Picasso 2.0Hdi em que a distribuição foi feita com 10 anos e apenas 50000km, onde o fabricante diz que são 10 anos ou 160000km...
E ?????
Então o fabricante diz que a correia "dura" 10 anos. Os seus pais demoram 30 anos a fazer os 160 000 km, ao ritmo que tem andado. Se o fabricante dá uma validade de 10 anos como é que a correia vai durar 30? Por outro lado se fizessem 50 000 km por ano, a correia teria que durar até aos 500 000 km até ser trocada.
O youtube é porreiro! Aprende-se a apagar erros com a maquineta obd e a fazer reset à manutenção. Oficinas é para parolos...🤣 Abraço João!
na minha opinião, era mais interessantes as manutenções que NÂO VEM no plano de manutenções. Tipo, caixas de velocidade que não mudam óleo ou óleos de motor 0w20 a mudar de 30 em 30 mil km
40 mil kms ou 2 anos... Um carro de trabalho com esse plano que faça 3000kms por mês, motor para o lixo ao fim de 3 manutenções.
Tenho uma Partner de 2019 com as tais revisões a cada 40mil e já vai com 370mil feitos até hoje com 0 problemas 👌
Como?
Primeiro!
40000km sem mudança de óleo... Isso queriam eles 15000km no máximo em qualquer carro que eu tenha
Em um carro de serviço por exemplo da gnr ou uma ambulância isso pode acontecer, mudar de 40 em 40km pois em poucos meses chegam a essas quilometragens, para nós sim tem de ser mais cedo devido aos ciclos de aquecimento e arrefecimento do motor
@@ricardocosta761 mesmo viaturas de serviço isto é esticar fortemente a corda. O nosso antigo supervisor dizia óleo e filtros são baratos, carro parado é caro. E a realidade é que poucas vezes tínhamos viaturas avariadas
Típico tuga 😂😂
Interpreta as coisas conforme lhe dá jeito.
Se está escrito 150 mil km OU 6 anos, o que há para não entender? 😂