Entendi Professor, por isso a maioria das pessoas que fazem acompanhamento nutricional e com treinador especializado acabam por frustrar-se nos resultados, público de pessoas com diabetes necessita de orientação especial. Muito grato, forte abraço. E até o próximo vídeo.
Luiz, Com certeza, por isso que é uma área que vem crescendo muito: exercício e doença. Pois o corpo sem doença em repouso é uma coisa, o corpo sem doença em exercício é outra coisa, o corpo doente em repouso é outra coisa e o CORPO DOENTE EM EXERCÍCIO, é totalmente específico. Abraço amigo. Moacir.
Entendi Professor, as pessoas perguntam o porquê da necessidade do açúcar ( doce ) e realmente demonstram todos estes sentimentos. Grato pela explicação Professor, grande abraço e até o próximo vídeo
Olá Professor, boa tarde!! Importantíssimo para entender quais alimentos devem ser ingeridos pré e pós treino. E quanto a hipoglicemia causada durante o exercício, pode ser decorrente somente da ingestão de baixa quantidade de alimentos? Forte abraço.
Luiz, Um dos motivos é a falta de alimento, outro motivo forte é justamente o contrário, você começar o treino com glicose demais, pois você causará um aumento da translocação de GLUT4 que fará a glicose entrar imediatamente dentro da célula, fazendo sua glicemia cair abruptamente. Outro motivo se dá pela intensidade do esforço, o treino em alta intensidade libera hormônios que "seguram" sua glicose, inclusive aumentando a sua glicemia, devido à quebra do glicogênio e a utilização do sistema glicolítico, entre os hormônios estão, adrenalina, noraadrenalina, glucagon e até o GH. Quando a intensidade é baixa, a glicemia tende a diminuir, bom para diabéticos. Qualquer dúvida, estou à disposição. Abraço. Prof. Moacir.
Bom dia Professor, tudo bem!?!? Uma dúvida: sabemos que o carboidrato “bom” é utilizado com fonte primária de energia porém, porque a dependência do açúcar simples?? Porque o indivíduo que faz uma alimentação muito restrita de açúcar apresenta sintomas da falta e volta a ingeri-lo com força?? Esse assunto e de extrema importância, pois muitas doenças estão ligadas ao consumo em excesso desta substância química. Grato Professor, forte abraço !!!!!
Luiz, A necessidade do "açúcar" é metabólico, pois todo carbo, sendo simples ou complexo, é absorvido como forma molecular simples. O xarope de glicose por exemplo, é utilizado no diagnóstico clínico de diabetes tipo II, justamente pela ação rápida da insulina, caso ela não responda adequadamente, causará uma elevação na glicemia, auxiliando o médico no diagnóstico caso exista. Se você está se referindo à necessidade do açúcar, no sentido de DOÇURA, isso é justificável pelo sistema neural, nós temos sensores no nosso cérebro que controlam diversos SENTIMENTOS (CARACTERÍSTICAS), como irritabilidade, culpa, compulsão, satisfação, recompensa, entre outros. O carbo DOCE, como o "açúcar" mexe muito com CULPA, COMPULSÃO E RECOMPENSA. Pode ver, algumas pessoas com depressão, acabam engordando, pois desperta o paladar pelo doce. Nesse caso, é fundamental o nutricionista, para ajustar essa "necessidade" de doce. Por exemplo, frutas secas (damasco, uva passa, cramberry) são extremamente "doces", porém saudáveis. O chocolate 70%, consumido moderadamente, tem muito TRIPTOFANO, aminoácido importante na formação de serotonina, neurotransmissor relacionado com o PRAZER E E SATISFAÇÃO. Por isso que hoje tratamos o exercício físico, alimentação, rotina...como comportamento, de forma a evitar ou tratar, diversas doenças, como você citou. Qualquer dúvida, estou à disposição. Atenciosamente; Prof. Moacir.
Melhor vídeo do TH-cam até agora
💪💪
Otima explicação estou amando
💪💪
Ótima explicação 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado Debora
Entendi Professor, por isso a maioria das pessoas que fazem acompanhamento nutricional e com treinador especializado acabam por frustrar-se nos resultados, público de pessoas com diabetes necessita de orientação especial.
Muito grato, forte abraço.
E até o próximo vídeo.
Luiz,
Com certeza, por isso que é uma área que vem crescendo muito: exercício e doença.
Pois o corpo sem doença em repouso é uma coisa, o corpo sem doença em exercício é outra coisa, o corpo doente em repouso é outra coisa e o CORPO DOENTE EM EXERCÍCIO, é totalmente específico.
Abraço amigo.
Moacir.
MDs esse canal precisa de mais visualizações, canal Maravilhoso, conteúdos riquíssimos... Porque num apareceu antes pra mim??
GRATIDÃO!! 😍🥰🥰👏🏽👏🏽
Olá Josana. Fico contente em poder contribuir com seu conhecimento.
Gratidão por você produzir conteúdo no TH-cam!!! 🙏
Obrigado Lucas. TMJ👊
Entendi Professor, as pessoas perguntam o porquê da necessidade do açúcar ( doce ) e realmente demonstram todos estes sentimentos.
Grato pela explicação Professor, grande abraço e até o próximo vídeo
Por nada Luiz,
Sempre às ordens.
Abraço.
Entendido Professor!!!! 👍🏾👏🏾👏🏾
Precisando estou à disposição.
Abraço.
Top
Obrigado Renato.
Ameeeei a aula. Parabéns e muito obrigada!!🙏🙏❤️
Bom dia Ive,
Muito obrigado pelo elogio, seja sempre bem vinda.
Prof. Moacir.
Olá Professor, boa tarde!!
Importantíssimo para entender quais alimentos devem ser ingeridos pré e pós treino. E quanto a hipoglicemia causada durante o exercício, pode ser decorrente somente da ingestão de baixa quantidade de alimentos?
Forte abraço.
Luiz,
Um dos motivos é a falta de alimento, outro motivo forte é justamente o contrário, você começar o treino com glicose demais, pois você causará um aumento da translocação de GLUT4 que fará a glicose entrar imediatamente dentro da célula, fazendo sua glicemia cair abruptamente.
Outro motivo se dá pela intensidade do esforço, o treino em alta intensidade libera hormônios que "seguram" sua glicose, inclusive aumentando a sua glicemia, devido à quebra do glicogênio e a utilização do sistema glicolítico, entre os hormônios estão, adrenalina, noraadrenalina, glucagon e até o GH.
Quando a intensidade é baixa, a glicemia tende a diminuir, bom para diabéticos.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Abraço.
Prof. Moacir.
👏👏👏👏👏👏👏
💪💪
A insulina acompanha esse pico glicemico?
Olá Renato, teoricamente sim.
Bom dia Professor, tudo bem!?!?
Uma dúvida: sabemos que o carboidrato “bom” é utilizado com fonte primária de energia porém, porque a dependência do açúcar simples??
Porque o indivíduo que faz uma alimentação muito restrita de açúcar apresenta sintomas da falta e volta a ingeri-lo com força??
Esse assunto e de extrema importância, pois muitas doenças estão ligadas ao consumo em excesso desta substância química.
Grato Professor, forte abraço !!!!!
Luiz,
A necessidade do "açúcar" é metabólico, pois todo carbo, sendo simples ou complexo, é absorvido como forma molecular simples.
O xarope de glicose por exemplo, é utilizado no diagnóstico clínico de diabetes tipo II, justamente pela ação rápida da insulina, caso ela não responda adequadamente, causará uma elevação na glicemia, auxiliando o médico no diagnóstico caso exista.
Se você está se referindo à necessidade do açúcar, no sentido de DOÇURA, isso é justificável pelo sistema neural, nós temos sensores no nosso cérebro que controlam diversos SENTIMENTOS (CARACTERÍSTICAS), como irritabilidade, culpa, compulsão, satisfação, recompensa, entre outros.
O carbo DOCE, como o "açúcar" mexe muito com CULPA, COMPULSÃO E RECOMPENSA. Pode ver, algumas pessoas com depressão, acabam engordando, pois desperta o paladar pelo doce.
Nesse caso, é fundamental o nutricionista, para ajustar essa "necessidade" de doce. Por exemplo, frutas secas (damasco, uva passa, cramberry) são extremamente "doces", porém saudáveis. O chocolate 70%, consumido moderadamente, tem muito TRIPTOFANO, aminoácido importante na formação de serotonina, neurotransmissor relacionado com o PRAZER E E SATISFAÇÃO.
Por isso que hoje tratamos o exercício físico, alimentação, rotina...como comportamento, de forma a evitar ou tratar, diversas doenças, como você citou.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Atenciosamente;
Prof. Moacir.
@@MoacirPereiraJunior , Putz, vou printar! 😍🥰👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@@josanacosta2320 💪💪💪
Como calcular com fórmulas os índices glicêmicos dos alimentos
O que é possível fazer é calcular a carga glicêmica da refeição ou alimento. Você pode conferir nesse vídeo
th-cam.com/video/9A_gUhUq_6g/w-d-xo.html
Bom vídeo. Mas a minha pergunta é: como é o cálculo do índice glicêmico para gerar a tabela de indice glicêmico
É feito com base em 75 a 100g de glicose, verificando a curva glicêmica do alimento.