"Ain Humberto, pq você não debate com um anCap?" A todos que me pedem isso: Aceito debater com todos os AnCaps que quiserem, minha condição é o primeiro debate ser com o Rafael do Ideias Radicias. Querem que eu debata com algum? Encham o saco lá do Rafael.
Rafael não sabe nada. Debata com um ancap decente, como Fhoer, ANCAPSU ou Kogos (nesse caso seria menos produtivo, visto q o kogos n é libertario, e tem uma ética bem incoerente)
Gente, eu sei que o Rafael não sabe nada. Nenhum sabe. Se é para "debater" com quem não sabe nada, ao menos que tenha audiência, "debater" com qualquer um que também não saiba nada e que além de tudo seja um completo desconhecido, não me adiantaria para nada, só perda de tempo. Debater com um ou com todos é absolutamente na mesma coisa, nenhum sabe de nada, só sofisma de quinta e enrolação barata.
Por isso que paulo kogos vive se fantasiando de palhaço feudal. Essa galera não passa um dia sem comer e nem consegue dormir ao relento e falam em cavaleiro medieval kkkkkkk
Seria muito píor com os meios de organização e capacidade das armas de hoje. Seria um Feudalismo ultra-vitaminado e provavelmente o fim da civilização. A única parte boa é que os Toddynhos seriam os primeiros a receber os 7 palmos de terra na cara.
Quando comecei a assistir pensei no perfil "jovem de condomínio". Daí, no final, você menciona esta simplificação muito certeira. Eu cresci em bairro periférico, mas há três anos me mudei pra um condomínio da MRV (classe média baixa). E é este perfil aí mesmo: jovens que não se vêem como membros da classe trabalhadora (tal qual os prestadores de serviço do condomínio), e se acham a nova classe empresarial. Patéticos.
O problema dos Ancaps é que eles usam o raciocínio indutivo, eles Partem de conclusões "lógicas" que são contrárias as premissas levantadas por eles. A ideia de propriedade privada não é comum a todas as sociedades humanas e não esteve presente desde o início da civilização.
@@eduegoista6270 realmente, já tentei fazer algo do tipo e é completamente impossível (precisar) PROVAR q a realidade existe e se impõe, pra alguém que vive no mundinho da imaginação. Apenas o fato de estarem no mundinho da imaginação os blinda de qualquer argumento e eles podem acreditar noq quiser, inclusive q uma distopia seria sinônimo de "liberdade" kkkkkk
Antes fosse, ancap são aquela mulecada mileniun que cresceu com internet 2.0 que ficavam reclamando nos foruns do auto preço de produtos eletro eletrônicos importados culpando o protecionismo que dava empregos aos pais deles ou os alto dos altos impostos, mulecada comedira de chitos e jogadora de vídeo game.
E ainda tem os ancaps gamers que jogam fri fire e jogiinhos ancaps e votaram no Bozo por causa daquela propaganda q ele ia abaixar o imposto nos games.
@@antonionetopiccino7093 com certeza, ninguém discuti isso, o próprio rothbard que é libertário diz que nem mesmo um contrato* poderia vender sua liberdade, é inalienável mas isso não excluí que ele seu, vc possui extricito controle único sobre ele, e o que seria isso senão sua propriedade?
Eu acredito que algum antropólogo com tempo livre, deveria fazer uma etnografia sobre o anarco-capitalismo enquanto movimento social. Seria interessante compreender como essas representações ilusórias da realidade se formam.
Se formaram em foruns de joguinhos de videogame por uma molecada puta com os autos preços de vídeo game e peças de computador ainda no início do ano 2000 e seu porque frequentava esses foruns na época, sorte que não cai nessas asneiras naquela época.
Excelente vídeo, cara. Ontem mesmo eu estava pensando que esses ancaps deveriam ser mais estudados pelas ciências humanas (psicologia, sociologia) do que levados a sério. Pois eles abarcam uma série de características culturais peculiares. Consomem animações japonesas; são mais solitários; possuem má relação com o feminino (algo generalizado na Direita como um todo); são de classe média; não trabalham; não se interessam pelo estudo de fato; seguem o comportamento de "zuera never ends"; se acham o arauto da racionalidade (mesmo sem nunca ter estudado lógica ou filosofia); são majoritariamente do sexo masculino. Os cientistas deveriam pesquisar para ver os desdobramentos desse tipo de nicho. Eu vejo esse anarco-capitalismo como o ápice da despolitização, e portanto só dão margem para o crescimento da extrema-direita, assim como encher mais ainda o bucho dos capitalistas de dinheiro. A boa notícia é que o anarco-capitalismo é impossível, a má notícia é que a despolitização que eles promovem é efetiva.
Eu uso foto de anime porque n gosto de expor meu rosto. Eu tenho apenas 18 anos, portanto eu ainda estou em fase de aprendizado. Eu concordo com mts coisas q o Humberto fala, compreendendo os problemas do sistema capitalista. Pode se dizer q eu seria tipo um Samuel Borelli só q feio. Mas o q vc disse ocorre mesmo, boa parte dos ancap usam fotos de animes, são mais solitários, etc. Eu mesmo com 17 anos quase cai nessas baboseiras, porém quando comecei a ouvir opiniões dos meus professores de sociologia e marxistas como o Humberto, tive uma mudança mt grande no meu modo de pensar a sociedade. Óbvio q n tenho a bagagem teórica do Humberto, mas com o tempo ampliarei meu conhecimento sobre essas questões e até lutar por uma sociedade sem essa lógica capitalista em q vivemos. Por enquanto, sou só um jovem com dúvidas sobre o mundo q nos cerca e q vive com os pais.
Quem precisa ganhar um debate se no final vc pode ganhar no tatame ou na porrada? Parece aquela musica do gabriel pensador "nao sei bater um papo mas resolvo no sopapo"
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu Comerciantes normais são submetidos às leis do ESTADO. E os ancaps dizem querer acabar com o ESTADO. Agora, é só juntar os pontos.
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu mas pq essa necessidade de ganhar sempre? Uma hora vc pode perder, não é? Nao tem como ganhar sempre. E quando tu perde uma luta, tu chama no video-game pra tentar lidar psicologicamente com a derrota? Imagino como deve ser ruim essa necessidade incessante, infinita e patológica de provacao de superioridade.
Ele nunca disse que não existe inflação. Óbvio q existe. O resto que você citou tmb existe, mas ainda leva tempo pra você aceitar. Ancapismo é doença que acomete a juventude por longos anos.
Rafael Pinheiro Machado anarcocomunismo seria entao nesse caso uma doença mental q atinge os joves dos anos 70? Que cresceram e estudaram e a cada livro idiota q leem sobre a Obra de Marx sobremontam mais e mais “entendimentos” e “perspetivas” e ficam mais convictos q podemos sim viver numa sociedade onde nada é de ninguém. E o ser humano vai se tornar um Novo Homem empático e sem ganância.
O pessoal de internet está muito idiotizado atualmente. Tudo é 8 ou 80. No próprio vídeo é falado que os ancap ignoram a realidade. Isso é verdade. Os comunistas também ignoram a mesma. Todas essas idéias já foram testadas ao longo da história, e por mais que tenhamos problemas, a que melhor funciona, é a que temos hoje. Nem estado máximo, nem ausente.
Humberto. Esse vídeo é o resultado do absurdo do fake news da obra de um viaduto no Paquistão atribuído ao gov. brasileiro onde há uma curva de suavização ascendente?
Era importante buscarmos entender o porquê do fascínio dos jovens por ideologias deste tipo, o que será que faz com que a juventude tenha tanto interesse por essa contradição em termos, chamada Ancap? Será que parte disso vêm da insatisfação com um governo totalmente autoritário que penaliza muito os pobres ao estabelecer um imposto que proporcionalmente é maior sobre a renda dos mais pobres ? Será que a ideologia empreendedorismo oferece uma alternativa, ao menos ilusória do fim da subordinação ao patrão ? São questões a se pensar, justamente porque percebo que os jovens mais inclinados a discutir política, àqueless ávidos por mudança, são também os mesmos que mais simpatizam com essas idéias.
Uma hipótese que eu tenho é que esse discurso ancap faz sucesso no Brasil justamente por sermos um antigo país escravocrata. Acumular escravos é acumular propriedade, é acumular poder. Numa sociedade escravocrata não há Estado, no sentido moderno do termo, o patriarca da família, o senhor de escravos, ele era o "rei" e a "lei" de sua terra. O senhor que tem auto-propriedade (ou seja, é livre). O escravo não é livre, pq não tem auto-propriedade, é propriedade do senhor por isso mesmo... Se vc considera essa ética ancap a partir da lógica da relação do senhor e escravo, vc entende o sucesso disso entre galera de classe média que mora em condomínio, como o Humberto falou no vídeo...
Não estou em contato com a escola é não sei de onde vem sua observação, mas acho que é uma questão de classe. Essas ideologias penetram a classe média. E nesses anos apareceu esse embuste de conservadorismo rebelde. Aliado a isso tem a ausência da esquerda, a degradação do movimento estudantil, que em escolas privadas é inexistente.
@@mathavila nao cara o escravo tem direito a autopropriedade o dono não é proprietário do escravo, você confunde a ética e diz que ancaps que vivem em ilusão.
@@netto5244 se o escravo tem direito a auto-propriedade, ele não é nem escravo e nem o senhor é senhor... Vcs confundem ética argumentativa hoppeana com teoria do reconhecimento hegeliana. Pra vcs ser sujeito é sinônimo de ser proprietário, logo, se vc não é proprietário, azar o seu Vcs naturalizam e desistoricizam relações de propriedade burguesa e ainda acham que os outros que "não sabem viver em sociedade" por não axiomatizarem os mesmos princípios que vcs...
Rapaz, sua exposição converge com o que falo há anos!!! Já está nas minhas próximas aulas. Fico feliz em encontrar trabalhos como este, tão profundos e analíticos.
É impressionante ter q ouvir um monte de pensamentos que sao (ou deveriam ser) simples de serem compreendidas, mas os ancaps simplesmente não querem entender
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu ja li alguma coisa e é impossível levar esse pessoal a sério, eles usam conceitos basicos de propriedade e liberdade de forma completamente deturpada pra justificar o mundo de fantasias e delírios. É uma pseudo-teoria que nao tem respaldo algum com o que acontece na realidade, no mundo dos fatos, fora da fantasia imaginária de um capitalismo sem estado que propagam. Quem cai nesse discursinho ta no mesmo nível de quem vai no conto da terra plana
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu pelo visto quem nunca leu uma virgula da pseudo teoria alucinógena foi vc kkkkkkk, desonesto é quem propaga esses autores falaciosos como hoppe, rothbard, entre outros que escrevem fantasias e absurdos. Anarco-capitalismo é só uma alucinação pra adolescente frustrado e carente ficar propagando e criando meme
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu só o título já é uma merda, ngm trata a democracia como um deus e é lógico que é ela tbm é falha. Foi mal, mas eu não tenho tempo pra ler autor de ficção infanto juvenil que balbucia meia duzia de termos econômicos no meio de suas fantasias
@@TheJohanklseland cara essa sua definição, autores infanto juvenis que balbuciam meia dúzia de termos economicos na sua fantasia, é uma perfeita descrição de Marx e o Comunismo e/ou Socialismo científico
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu cara, Mises sequer era anarcocapitalista e sim minarquista. O MAIOR nome libertário não acreditava em sociedade sem estado 😂😂
@@drmarcelogaiogrande parte das obras do gênero Cyberpunk retratam esse mundo "neo-feudal" descrito pelo Humberto sem recorrer a elementos de fantasia (elfos, magia, dragões) pra parecer "medieval"
Queria dizer aqui que já estive muito próximo de ser ancap, mas bem próximo MESMO! Tanto é que conheci esse canal através de vídeos resposta do Alexandre Porto (hoje dá vergonha alheia de ver um vídeo do cidadão e pensar que algum dia tive uma visão de mundo tão simplista e infantiloide). A ''lógica'' ancap é muito simples e fácil de se absorver, são meia dúzia de argumentos simples baseados num princípio vago, que vende uma ilusão de coerência que qualquer adolescente indignado com política consegue absorver, mas foi com meu comprometimento com evolução pessoal e minha aproximação com a ciência que as coisas começaram a ficar mais claras, o que eventualmente me levou a ser um inscrito - de sininho ativado - desse canal. Acho que o que eu quero dizer é, valeu, Humberto, por me ajudar a sair da Matrix. Abraços! :)
Obrigado pelo seu relato. Tenho um sobrinho de 16 anos, jogador viciado de PUBG (perdeu até a namorada pois ela não queria que ele jogasse tanto), que disse ser ancap esses dias. Não sei como ele chegou nesse caminho sendo que nossa família é nordestina e sempre foi bem petista. Gostaria que você me explicasse como proceder para abrir mais os olhos dele.
@@luavinicius75 Socialismo funciona até hoje. Ideias como SUS, Escola Pública e para todos, reforma agrária e incentivo ao agricultores vindos do governo, direitos trabalhistas e jornada de trabalho de 8h, além de inumeras outras são todas ideias socialistas que estão dando certo e hoje são senso comum.
Esqueceu a mais clássica "prova que (inserir algum absurdo que ele tiraram do cu do dia pra noite e exigem que você explique a eles em que pedaço do cu deles tava essa ideia e como funciona)"
@@fernandohenriquemonteiro8275 eu quero somente saber qual é o paradoxo que vc identificou. É um grande feito identificar um paradoxo. Só fiquei curioso. Ma se vc quer guardar segredo, tudo bem.
@@AllanBering a burrice anarcoimbecilista parte de premissas que desprezam todo o processo civilizatório. É de uma burrice e inocência tão grande, que só os adolescentes podem ser perdoados em vista da tenra idade e da propaganda que recebeu. Se você tem mais de 20 anos, me desculpe, mas és um débil mental
João do caminhão Se os ancaps são burros como vc disse os criticos a eles são cegos ou desonenstos mesmo. A cegueira dos criticos do anarcocapitalismo é q não estamos mais no século XV e que evoluímos como sociedade e como indivíduos mais esclarecidos e conscientes de nossos deveres e direitos. Vc realmente consegue imaginar assim como o Humberto martelou ali em cima as pessoas de hoje se sujeitando a um senhor feudal? Óbvio q e mais provavel q o comunismo nos dias de hoje crie ditadores do q o anarquismo criasse feudos. Mas isso os crentes do comunismo e seguidores do mestre Marx nunca vão admitir
O pior de tudo, tem gente com nível de escolaridade elevado comprando o discurso Ancap. Pra mim, a pessoa que se intitula Ancap é ingênua/ignorante demais, ou é mau caráter mesmo. No campo da realidade essas ideias são inconcebíveis. Simplesmente.
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu O Capitalismo necessita do Estado para oprimir e controlar a propriedade privada, sendo assim, uma anarquia capitalista não existe. O Humberto derruba todos os pontos rasos do "anarcocapitalismo" com maestria. É só ouvir com ouvidos abertos.
"...ou nos sujeitamos a uma interpretação da realidade baseada meramente em ideologia" Ou, como eu e uns amigos gostamos de dizer: "tiram essas ideias do c*"
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu Vocês já falham nas premissas. Ter controle exclusivo sobre seu corpo não significa que ele é sua propriedade, significa apenas que você tem controle exclusivo sobre ele, oras. Propriedade implica uma relação entre um indivíduo e um objeto, o que não é o caso do teu corpo, pois ele é você.
Eu sou eu, vc é vc. Se eu te escravizar, estaria eu me apropriando do seu corpo, de vc ou de ambos? Nesse caso a questão de propriedade fica clara nao é? Porque não ficaria também ao afirmar que meu corpo é minha propriedade? Ora, se o corpo não fosse uma propriedade, o que implicaria dizer que seu corpo é você? Isso não daria no mesmo? A questão de definir as coisas como propriedade é para evitar conflitos, pois ao ter limites claros do que é seu e o que não é, vc evita de agredir ou causar algum dano ou desconforto no outro. Ao dizer que seu corpo não é propriedade, mas sim vc, se seu dedo for cortado, ele ainda seria vc ou seu dedo? Vamos ver quando se usa o mesmo argumento mas tentando zoar a ideia do corpo ser auto-propriedade: "O meu dedo foi cortado, logo, ele sou eu ou o dedo é meu?". Pela ideia de propriedade a coisa faz muito mais sentido. Mas o plottwist da auto-propriedade é que na verdade o "vc" é definido pela sua consciência, pelo ceu cérebro, o que faz vc pensar e definir as coisas, pois se vc fizer por exemplo um transplante cerebral vc ainda seria vc mas em outro corpo, que passaria a ser seu mediante venda ou outro contrato, agora se vc faz um transplante cerebral pela ideia do corpo se vc, quem seria vc? Duas pessoas em uma, uma outra pessoa ou meia pessoa?
@Heaven eu recomendo vc ver o video do canal O Pessimista que refuta os pontos desse cara aí do saia da matrix. Vi que vc é um cara inteligente e questionador, acredito que o video em questão seja interessante tanto pra vc n ser enganado por falsos argumentos que tem nesse video, como também informação para vc entender mais do pensamento libertário.
Inveja de nao ter sido eu fazer um vudeo desse! Normalmente eu refuto os ancaps e ultra-liberais usando a Economia do Direito, e a Teoria dos Custos de Transação. Mas essa abordagem historica foi na jugular.
Simplesmente uma análise ótima, abordada com cuidado o assunto e suas particularidades, sempre enfatizando que é uma pseudo-ciência e é só uma molecada confusa que precisa de ajuda
Espinho de Pequi será q tu é além de comunista é sadomasoquista tbm!? Olha q faz sentido kkkk. E eu cresci na roça meu amigo. Ja apanhei de galho de goibeira qndo era moleque tu q se esconde atrás de um pseudônimo num canal q concorda ao contrário de mim. Tu é q deve ser o fresquinho.
@Espinho de Pequi pior mesmo é marxista que defende mamute extinto. e tu é frouxo cabra. canalzinho de merda o seu, fui lá e perdi meu tempo. vai se tratar.
Excelente vídeo sobre anarcocapitalismo, resume praticamente meu pensamento sobre o mesmo, e é bastante didático pra alguém que ainda não tenha ouvido falar sobre
Humberto, Seu vídeo foi uma síntese interessante dos absurdos da ideologia ancap. É muito importante desmitificar esse pensamento, mas creio que essa não é a melhor estratégia. Pelo número de views dos vídeos sobre o assunto, suponho que somente a própria audiência do canal(que obviamente não é ancap) assistiu o vídeo. Lembro-me do debate com o Evandro Sinotti, que foi um marco importante para o canal, conseguindo levar suas descontruções a pessoas fora da nossa bolha. Da mesma forma, para furar essa "bolha" do youtube, e fazer os ancaps terem acesso a suas críticas, um debate seria fundamental, teria bastante repercussão. Sendo assim, o ideal seria debater com o ancap mais famoso possível, por mais idiota e charlatão que seja, pois assim haverá uma grande repercussão. Além disso, durante uma discussão as ideias são testadas clm mais virulência, e por vezes as contradições de um discurso ficam mais escancaradas,embora a retórica possa atuar de forma a mitigar essa tendência. No mais camarada, parabéns pelo trabalho !
Não tem que dar Ibope pra essa turma não, Humberto ofende a teoria e não os ancaps propriamente ditos que nada mais são que ferramentas do neoliberalismo e vítimas dessa lavagem cerebral, o zizek por exemplo ao debater com o Peterson não contribuiu em nada para o debate do socialismo para os menos informados, claro que um ou outro pode ter oscilado, mas aquele debate não foi trabalho de base e ficar fazendo vídeo rebatendo espantalhos só aumentará o alcance dessa ideologia, o Humberto faz trabalho de base e consegue crescer e educar muita gente mas sem dar mídia pra gente que faz um desserviço nessa plataforma
@@JP-lo1xo Minha ideia não é fazer vídeos-resposta, mas um debate mesmo. Sobre o caso do Zizek concordo, mas é diferente, e além disso ele poderia ter conduzido a discussão de uma outra forma e poderia sim ter sido um debate agregador. E outra, os ancaps tem uma mídia muito mais bem consolidade do que nós, então na verdade quem ganharia IBOPE seria o Humberto, ajudando na difusão de seu canal e críticas ao pensamento nação, podendo ajudar indiretamente na propagação do marxismo.
@@viniciuslima5256 Não falei o Kogos, mas poderia ser, desde que houvesse uma moderação acertada no debate, que o o contesse de dar gritos e fazer escândalos, mantendo a seriedade do debate. Não vejo qual seria o suicício nisso : o Kogos é só um ancap qualquer, que, como tal defende ideias absurdas. A grande diferença é sua capacidade cômica e de fingir esquizofrenia, a qual é, de fato, impressionante.
@bradescø "Refrutar" o "Ancapistão"? Ora abiguinho, é impossível "refrutar" algo que não existe, é mero jogo de palavras, é pura fantasia e ficcção literária juvenil.
@@blackwatch7572 Porque toda a ideologia ancap é derivada da justificativa para a escravidão e o "direito sagrado de descriminar dentro de sua sagrada propriedade privada" OU "o proprietário (branco) pode/deve ter o direito a se negar atendimento a pessoas de cor que esperam serem atendidos normalmente em sua propriedade". Todas estas besteiras racistas são o que realmente norteiam a "ética ancap".
@@dannielvilasboasdefreitas3414 Tu tá inventando um espantalho e batendo nele, blz, copie e cole aqui um trecho de algum texto libertário que defenda escravidão, no aguardo.
@@blackwatch7572 Tem o pedaço de estrume do rothbard e hoppes que é um maldito ode a escravidão privada e ao racismo. rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/arquivos/A%20etica%20da%20liberdade%20-%20miolo%20capa%20brochura_2013.pdf rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/arquivos/deus-que-falhou.pdf Deixe me sublinhar o que foi escrito nesta merda: "Sob a escravidão de propriedade privada, a saúde e a expectativa de vida dos escravos em geral aumentaram. " " Sem mercados de escravos e de mão-de-obra escrava, as coisas são ainda piores - e não melhores - para os escravos; inexistindo preços para os escravos e a sua mão-de-obra, um proprietário de escravos não pode mais alocar racionalmente o seu “capital humano”. Ele não é capaz de determinar o valor e a escassez das suas várias e heterogêneas peças de capital humano; e ele não pode determinar o custo de oportunidade do uso desse capital em qualquer emprego e muito menos compará-lo com a receita correspondente. Portanto, má alocação, desperdício e “consumo” de capital humano duradouros são os resultados. "
@@blackwatch7572 Aqui estão as criticas: voyager1.net/historia/historia-da-extrema-direita-americana-da-escravidao-ao-anarcocapitalismo/ th-cam.com/video/YoXXbi6fuIk/w-d-xo.html elcoyote.org/rothbardracista/
O que acontece: Ancap: imposto é roubo Expectativa: argumentação que identifica como a classe trabalhadora é oprimida sobretudo pela cobrança de impostos abusivos e pouco progressivo para quem está acima na pirâmide social Realidade: discurso captado pra fazer empresários do itau e Havan não pagarem impostos (como se eles pagassem algum coisa)
Ancaps são os famosos anarquistas do status quo e os rebeldes sem causa. Entre a mãe da periferia que recebe o Bolsa-Família para comer e o empresário sonegador de impostos da Havan, estão do lado do empresário. Que tipo de doente pode seguir essa ideologia sem ter vergonha.
@@Nimbereth esse empresário safadão alimenta outras 15 mil mães/famílias, oq não torna ele nem pior nem melhor q a mãe q passa fome, apenas tem mais dinheiro.
Fala, Humberto. Blz? Então, sou professor e faz um tempo que observo essa parada entre a moçadinha. Procurei saber do que se tratava, pois só pelo nome Ancap já me parecia estranho pra caramba. Seus vídeos foram os que mais me ajudaram a entender essa tendência entre os jovens. Porém, caio em outro problema: essa galerinha tá fanatizada. Por mais que eu argumente, eles ignoram tudo e vêm com a mesma questão de semântica e o escambau (e olha que sou professor de português e de semântica eu entendo e sei explicar). Não sei o que fazer. Estou desistindo. Abração Ótimo canal.
Poxa, eles discutem com você?Discutir com fanáticos é complicado. É difícil usar a razão para derrubar algo que não se baseia nela. Talvez com uma abordagem diferente, mas não sei qual seria. De qualquer forma boa sorte professor!
O sonho deles é uma sociedade onde a propriedade privada e acúmulo de propriedades seja aceito como um valor em si é que as pessoas pautem suas condutas com base no princípio da não agressão. Ou seja, o ancapistão é sociedade formada por Ghandi, Dalai Lama, Irmã Dulce, Xico Xavier, Madre Tereza de Calculta e mais meia dúzia de seres espiritualmente iluminados...
Impressionante como todos os argumento do Vídeo se resume a uma única visão errônea a cerca do assunto, a de que não existiria leis sem o Estado, mas não é nenhuma surpresa para quem disse uma ver que não existiria moeda sem Estado. Seu erro primordial é pensar que o Estado inventou justiça, não, ele apenas a monopoliza - afim de se fazer o que é injusto e sair impune disso. Você diz que o anarcocapitalismo representa uma forma de feudalismo moderno e com isso apenas demostra não compreender que o sistema feudal não foi o resultado da ausência de Estado, mas eram justamente as leis estatais (dos respectivos reinos) que mantinham o poder nas mãos dos senhores feudais; dos grandes mercadores, durante o mercantilismo e dos poderosos aristocratas, no imperialismo - essa estrutura de domínio apenas se enfraqueceu com as revoltas liberais do século XIX, permitindo a abertura de mercado e o rápido desenvolvimento de diversos países (inclusive entre os mais livres e capitalistas), nos últimos séculos. Atualmente, através das mesmas ações estatais surge o corporativismo como você cita, o mesmo é fruto das muitas leis intervencionistas e burocracias estatais que só fazem destruir pequenas iniciativas e as impedir de crescer, centralizando assim o domínio econômico nas mãos dos grandes empresas. Esses mesmos empresários são aqueles que patrocinam políticos para entrar no poder, se fosse como você afirma, faria mais sentido esses grupos pagarem para que os políticos saíssem do poder e removessem essas inúmeras burocracias que tanto sufocam o povo brasileiro (que na visão deturpada de um socialista, estariam "ajudando-nos", talvez), é claro que isso não ocorre na realidade. É o Estado que beneficia esses grupos e não a liberdade do mesmo!
Além disso, se partirmos deste mesma linhada de pensamento, nós aprenderíamos nas escolas a visão anarcocapitalista como a única alternativa ao pensamento conservador, e logicamente seriamos doutrinados desta forma, afinal o sistema de ensino é controlado pelo MEC (estado) e como você afirma o Estado é controlado por capitalistas que defendem o fortalecimento de ideias como neoliberalismo e o anarcocapitalista, bom, mas também não é isso o que vemos e já existe um outro viés ideológico dominante nos meios acadêmicos. (Será que o MEC ensinar sobre o socialismo/comunismo nas escolas seria como uma especie de suicídio para as elites que controlam o Estado, na visão marxista?) Em resumo seu pensamento (e o pensamento socialista como todo) é algo com muito conteúdo, porém com erros fundamentais que conduz a população a defender como massa-de-manobras ideais estatizantes, que não tem outro efeito na prática, além de perpetuar as elites dominantes e impedir a ascensão de uma verdadeira solução: O Império das Leis ou anarcocapitalismo, chame como achar melhor.
@@dalesdepetris3498 Complementando o Humberto, essa relação que vc descreveu entre estado e educação (onde tu usa o MEC parecendo não entender bem o funcionamento) só é possível com um governo autoritário, como o que vcs elegeram. Professores ensinam o pensamento crítico ao sistema pq tem liberdade pra isso e estudaram de forma séria. Não é a toa que os primeiros grupos a serem perseguidos em uma ditadura são professores e intelectuais. Entenda, socialistas são comunistas que defendem uma transição pra uma sociedade sustentável e sem estado (COMUNISMO) fazendo uma transição com o uso do estado (SOCIALISMO), retirando o mesmo das mãos da burguesia. Mas como o Humberto já disse, não tem debate, vcs que distorcem tudo.
@@digonet2004 Eu não elegi governo algum, não sou eu quem defende partidos e políticos. E existem vários tipos de ditaduras, de esquerda inclusive são as mais comum. Os ideais socialistas/comunistas são tão verídicos e libertadores que nunca funcionaram na prática, na verdade, funcionaram sim! - para os governantes, grandes empresários, banqueiros e etc; como na China, Cuba, Venezuela, Coreia do Norte - onde há livre mercado para os empresários aliados do Estado e socialismo para seus concorrentes. O sistema, que você aprendeu a defender, jamais funcionaria no mundo real, pois produtos são escassos e não podem ser perfeitamente divididos para todos (Um cálculo super complexo que refuta seus ideais: 1/2), no capitalismo o que os ricos possuem é resumido ao luxo, mansões e carros que não há em grande escala para todos - bens abundantes são vendidos para os consumidores e não ficam simplesmente parados, esperando que um rico os compre, sendo o capitalismo o sistema com a maior capacidade de distribuição de bens, o que ocorre a partir das relações entre pessoas, ao invés de um incompetente Estado. Entenda que quando eu defendo o capitalismo, não estou dizendo que nossa sociedade é perfeita, muito pelo contrário, se há um problema no Brasil é justamente a ausência do livre mercado e grande protecionismo, além das inúmeras burocracias estatais.
@@dalesdepetris3498 bla bla bla ditadura de esquerda, apenas pra uma minoria etc, não da pra distribuir pra td mundo, capitalismo é eficiente, etc... td raso. Amigão, não são os produtos que são escassos, são os recursos naturais, exatamente por isso que o capitalismo é insustentável, precisa produzir produtos repetidos constantemente, buscando lucro constantemente e satisfazendo necessidades artificiais... cara, para pra pensar, vc defende algo insustentável, independente do que vc ache das "experiências socialistas" realizadas até hj e ignore todos os ataques dos grupos capitalistas a esses sistemas, sai da caixa, bota o pezinho fora da logica capitalista um pouco, não foi eu que aprendi, fomos todos nós, eu e muitos apenas rompemos essa lógica e buscamos um sistema técnico de verdade, o capitalismo é um sistema sem um projeto pra civilização humana, é cada um por si... busque por Economia Baseada em Recursos, alí vc verá uma ideia de sociedade de bem comum e extremamente tecnica. Não precisa responder aqui, não tenho interesse em continuar. Abraço.
Será que se os ancaps refletissem sobre o processo reprodutivo também o considerariam como anti-ético? Já que se trata de indivíduos (progenitores) tomando decisões de maneira autoritária/impositiva/arbitrária, interferindo diretamente na vida de terceiros sem o consentimento dos mesmos, cabendo a esses apenas arcar com as consequências da decisão tomada por seus progenitores. Outra coisa é saber a partir do que eles derivam a idéia do próprio corpo como sendo uma propriedade, estariam eles: 1) admitindo que essa tal "propriedade" deriva de uma decisão autoritária/impositiva/arbitrária de seus progenitores, portanto antiética em sua essência[????]; 2) admitindo que ela deriva do nada, surgindo por geração espontânea/mágica juntamente às primeiras clivagens embrionárias; 3)????.
existe algo chamado contrato prévio, ele não necessariamente precisa ser feito em um papel ou digitalmente, verbalmente ele já é válido. o que diferencia um estupro do sexo é basicamente o consentimento. agora sobre a segunda parte é quase o mesmo que dizer que argumentar é impositivo. o seu corpo é algo inalienável a você, você até pode vender partes dele se quiser mas enquanto existir consciência não tem como dizer que você não argumenta, sinto muito mas é impossível. (e não somos totalmente contra coerção, ela pode ser usada contra agressores)
Uma coisa que observei foi que o único grupo que vejo garotos jovens de 13, 14 , 15 anos é nesses grupos ancaps. É meio difícil achar jovens homens de esquerda, pois exige mais reflexão pra largar os preconceitos. Eu mesmo nessa idade era muito irrreflexivo, cheio de preconceitos. Era totalmente contra o aborto e muitos outros temas polêmicos. Era meio de direita na questão moral. Digamos que mais conservador.
@Alessandro Pinheiro recomendo que assista ao vídeo O que é nazifascismo no canal Jones Manoel. Neste vídeo também tem fontes e recomendações de leitura.
@Alessandro Pinheiro essa é o pretexto que sujeitos desprezíveis usam para agredir gratuitamente os outros. Eu não tenho que escrever nada aqui se o fascismo é exatamente o que o Camarada explica no vídeo. Invés de eu escrever um monte de coisas aqui, bastava você assistir ao vídeo e ler as recomendações na descrição.
Engraçado que esses caras chegam e falam “desonestidade intelectual” “ad hominem” e o caralho a quatro mas ninguém NUNCA vê um argumentando porra nenhuma. Só sabem xingar os outros daquilo que eles mesmos sempre fazem
Uma vez eu entrei num "debate" com um ancap e vi ele chegar a conclusão que o corpo deles é uma propriedade e que o "ser" deles é quase que cartesiano, uma coisa transcendental que habita um corpo que aí sim seria a propriedade deste "ser". No mínimo bizarro...
A concorrência no Ancapistão sempre vai existir, ainda que seja potencial. Para que haja um monopólio, na forma nociva como você descreveu no vídeo, é inevitável que se haja estruturas coercitivas - caracterizando a formação de um Estado, o que é claramente condenável. No entanto, a manutenção do poder desse Estado em formação seria muito instável. Conforme postulado pelo próprio Murray Rothbard, em "Anatomia do Estado", a principal sustentação de qualquer regime não se da pela força bruta simplesmente, mas, sobretudo, pela justificativa ideológica de existir. Se se houver tribunais injustos e favoráveis aos grandes empresários com influência neles e que deteriam, de certa forma, um poder semelhante ao Estado, isso poderia ser combatido com a denúncia por parte da imprensa e das próprias mídias sociais. Esse contexto favoreceria o surgimento de novos tribunais concorrentes e com propostas que atendam muito melhor às novas demandas do mercado por maior imparcialidade, além de desconstruir a legitimidade de uma possível estrutura coercitiva estatal em formação. Nenhuma instituição coercitiva é sustentável no longo prazo sem se justificar ideologicamente, o que explica, por exemplo, a necessidade dos antigos regimes absolutistas de defenderem a teoria do direito divino como uma forma de se legitimarem no poder. Não vejo, portanto, como a formação de monopólios ou oligopólios seria estável numa sociedade em que os princípios da liberdade e propriedade sejam máximos.
Qual imprensa seria a "confiável"? Qual estaria livre de suborno? Como evitariam que a própria imprensa não viraria monopólio? Tudo isso é o mais puro suco da idealização e quanto mais vc inventam, mais distantes da realidade ficam. A própria realidade já nos mostra que a concentração de riqueza/poder/influência é característica intrínseca do Capitalismo, independente se o Estado intervem ou não. O Capitalismo já nasce contraditório e fadado ao fracasso da sociedade (ou planeta). Libertarianismo de verdade é contra qualquer forma de opressão, inclusive a causada pelo acumulo de capital (sinonimo de Capitalismo). Essa ideologia é um suprassumo da bizarrice.
@@alancarvalho2285 Em primeiro lugar, monopólios só se sustentam com base na força, isto é, só existem com a ajuda do Estado necessariamente. No verdadeiro livre mercado, a concorrência sempre vai existir, ainda que potencial. Se discordar desse raciocínio, aponte um exemplo de monopólio que vc considera originado do capitalismo que a gente discute. Em segundo lugar, a desigualdade social é um fato inevitável e inerente às próprias singularidades individuais. Não a vejo como um problema a se resolver, necessariamente. O que se tem que combater, sem dúvida, é a pobreza, o que o livre mercado faz de melhor ao contrário do sistema estatal. Por último, se o sistema capitalista fosse fadado ao fracasso, essa nossa discussão pelo youtube nem sequer existiria. A gente tende a ver bizarrice exatamente naquilo que a gente não compreende.
@@Ricardo-dn6gy Deixa eu explicar pq o Capitalismo nunca ruiu completamente: Estado sempre salvando a economia na custa do povo e o fator bem conhecido do Imperialismo GUERRA. Abraços e bons estudos 🤙
@@alancarvalho2285 kkkkkkkkkkkk Vc acha que eu nunca ouvi esse argumento de senso comum? Não, o Estado não salva. Ele distorce a economia, alocando recursos roubados da sociedade (que teriam destinos muito melhores) para sustentar empresas que deveriam, sim, falir. São empresas que prestam um serviço de péssima qualidade e que não é mais de interesse do mercado, ou melhor dizendo, das pessoas. Resultado: piora da qualidade de vida média da população do país em questão. Quem salva e sustenta o Estado é o mercado meu brother e, não, o contrário. Começe lendo “As Seis Lições de Mises” para saber mais. Abraços e bons estudos 🤙🏻
@Alessandro Pinheiro não existe "corporativistas", são capitalistas mesmo, e o que eles defendem é o único capitalismo que existe. Corporativismo é característica do capitalismo, não existe capitalismo sem corporativismo, corporativismo não é modo de produção. Capitalismo é.
@Alessandro Pinheiro 🤦🏽♂️ desculpa eu esqueço a limitação intelectual de quem defende essas merdas, deixa eu desenhar: não existe modo de produção corporativista, corporativismo é característica do modo de produção capitalista. Entendeu? Não existe corporativismo enquanto modo de produção o modo de produção é capitalista, o corporativismo é característica presente no capitalismo. Deu agora? Kkk
@Alessandro Pinheiro volte duas casas, amiguinho: não existe capitalismo sem corporativismo pq corporativismo é característica do capitalismo. Se ainda não entendeu, pede ajuda para algum coleguinha mais esperto. Mais que isso não posso fazer.
@Alessandro Pinheiro Deixa de ser burro, já te ensinei, já te mostrei que não tem contradição, agora para de repetir o que já tá esclarecido, mania de não ver o que tá na frente da cara, tem contradição nenhuma, tem você esperneando inventando modo de produção que não existe para não aceitar uma característica do capitalismo, sai do mundo de faz de conta, não adianta idealizar um capitalismo que só existe em devaneios, no mundo real o corporativismo é uma característica do capitalismo não existindo enquanto modo de produção, deixa de ser trouxa, já te ensinei, agora baixa a cabeça e vai estudar mais para deixar de escrever merda por aí.
O que você mais sabe fazer aqui é discurso ideológico. Reconheço sua boa oratória e alguns dos seus argumentos, mas não confio em sua visão filosófica incompleta. O passado não necessariamente explica o presente, há fatos novos. Atualize sua retórica. Que tal começar falando sobre cryptomoedas sem dizer que é uma invenção ideologica do capitalismo? kkkk Alguns dos seus videos sobre moeda e estado eu já vi, e não gostei. O ancap pode ser uma utopia, mas é bastante útil pra criar e pensar soluções pros problemas reais do capitalismo. Esse seu discurso político preto x branco não é dos melhores, e apesar de seu visível conteúdo em relação a média, não tem maior mérito comunicativo que os do Rafael Lima por exemplo, e esse seu verniz não disfarça sua escancarada convicção ideológica, que pode ser da mesma forma enquadrada como utópica. Já fui socialista também, e respeito muita gente que pensa assim e muitos princípios virtuosos por trás da ideia, mas gosto de discursos ativos, não reativos, com foco na dialética e construção de fatos e não no livre discordar e na desconfiança. Pra quem busca alcançar a descentralização dos poderes (virtude de cunho socialista) ancap sem dúvidas tem muito a acrescentar, e essa descentralização através do socialismo eu já não considero mais possível.
13:35 "Ser escravo é DECIDIR fazer algo, mediante força maior" Essa foi pesada. Nesse caso, tbm me sinto abusado até pq eu DECIDO pagar impostos, mediante força maior.
Mas é assim tão difícil entender que sem Estado não há mercado, e sem mercado não há trocas "voluntárias"? E os impostos implicam a existência do Estado. A única forma de dizer que imposto seja "roubo", é pela sua quantidade e tributação, não pela existência em si! Por exemplo, se o Estado cobra muito mais aos contribuintes do que investe em serviços públicos, é roubo. Concluindo, a existência do imposto não é roubo, pois todos nós para viver numa sociedade onde haja mercado tem de haver um Estado cobrador de impostos. E esse só rouba se a cobrança de impostos for superior aos gastos da manutenção do Estado e suas funções.
@@euricofonseca8514 blz então cara. Assine a CLT, pense positivo para a previdência não colapsar, confie na policia, sustente os militares, juízes, políticos e promotores, celebre as politicas públicas, implore para q eles façam o seu trabalho e seja um feliz cidadão dentro desse incrível e fantástico estado democrático de direito. Eu não vou financiar essa merda. Usarei todas as ferramentas disponíveis ( Criptomoedas, Blockchain, ...) rumo a uma vida autônoma e bem distante da intervenção estatal. Não vou colaborar com esse teatro, no qual desde nosso nascimento somos orientados a cumprir determinados papeis. Quantas vezes tu já ouviu a máxima "seja um bom cidadão e exerça sua cidadania"? Ai eu te pergunto. Ser um bom cidadão pra quem???? O banco central brasileiro, no inicio da pandemia deu TRILÕES de reais para os bancos não quebrarem. Foi a maior injeção de dinheiro da história do país. As companhias aéreas já receberam, do governo, BILHÕES pra não quebrarem. Em contra partida, mais de 30 milhões de brasileiros informais tem extrema dificuldade de acessar crédito e moradia. Tudo pq as leis segregam essas pessoas, que não podem comprovar renda, resultando em uma atividade econômica limitada para eles. Outra questão absurda é a incompetência jurídica. Pessoas que moram em comunidades dominadas pelo PCC preferem "Chamar nas Ideias" (serviço de justiça interno da facção) do que usar o super competente sistema de justiça estatal. Velho, se a constituição tiver que escolher entre comprar lagosta para o STF ou atrasar salário de professor, qual alternativa tu acha q ela escolhe? Te pergunto mais uma vez. Pra quem q tu ta sendo um bom cidadão??? Pq tu ta sendo um bom cidadão??? Será que as regras estatais não estão apenas tentando te domesticar e, a partir disso sugar aquilo q é teu??? Outra coisa, roubo é qndo algm pega algo q é seu sem vc permitir, mas mesmo utilizando a sua definição de roubo faça a seguinte conta. Some a: * Previdência, salários, benefícios dos Militares juízes promotores políticos * Financiamento publico para Latifundiários Corporações privadas Descubra esse valor e compare com as nobres politicas publicas q o governo investe em Educação, saúde, segurança, assistência social, energia e saneamento. O estado nunca vai dar certo. E msm se um dia der, ainda sim continuaria sendo antiético. Entretanto a onda de descentralização econômica que está por vir irá subverter as estruturas tradicionais. Aguarde...
@@joaofelipeamaralsantiago5490 suécia é um dos paises que mais paga impostos e o que tem um dos melhores IDH's ou seja o problema são como as políticas públicas são conduzidas para sempre beneficiar uma elite ( como no Brasil por exemplo), interessante que no Chile tinha idosos atentando contra a própria vida por conta da previdência privada, fora a água que foi privatizada e se gostassem de um Estado Liberal o povo não protestava
@@joaofelipeamaralsantiago5490 e os ricos que sonegam impostos e ainda ganham benefícios do governo o problema é como as políticas públicas são conduzidas e a interesse de quem ( o que é sempre da elite)
@@joaofelipeamaralsantiago5490 só tu ver que a reforma administrativa que estão propondo só benefecia o auto escalão do serviço público (juizes, promotores, generais e parlamentares)
"eu não sei bem o que isso tem a ver com ética" "ética é construção social" Quem é Kant? O que é jusnaturalismo/jusracionalismo? Filosofia da mente? Maluquisse.
Sem falar que eles defendem escravo. Você é uma propriedade e pode ser vendida. Falam da lei de não agressão, sendo que quando alguém pisa na propriedade é morto. Virou faroeste tb?
Cara de onde vc tirou essas noia? Eu sou ancap e pelo que lí de Rothbard e Hans-Hoppa ninguem nunca defendeu nenhuma dessas afirmações, bem pelo contrario. Se alguem entra na sua propriedade a situação deve ser resolvida com o mínimo de violência possivel( isso não eh zero) E sobre a escravidão, Rothbard diz que vc n em ocasião alguma vc pode se tornar escravo de alguém. Por exemplo (o que o Rothbard usou): Se um engenheiro vai trabalhar numa petroleira de algum país árabe, ele faz um contrato de 2 anos, e lá pelo 3 mês ele percebe que aquilo não eh pra ele e decide sair, isso NÃO eh justificatica pra que a petroleira o escravise pelos outros 2 anos restantes,no máximo ele teria de pagar de volta qualqurr salário que tenha sido dado adiantado e talvez os preços das passagens. Se informe melhor pra não passar vergonha.
Hildeni Antonio Gomes Junior Isso é mentira! Mesmo que alguém compre um escravo com as leis do estado que já fez varias vezes ao longo da história... Ao argumentar com esse escravo tu reconhece automaticamente que ele é dono do próprio corpo e possui autopripriedade. É impossível ter alguém como propriedade por que tu não tem controle exclusivo dela. Ele tem. Automaticamente tu te torna um agressor. O sobre pisar no quintal e tu poder matar a pessoa? Da onde tu tirou isso? A justiça tem que ser proporcional, se eu dei um soco num cara o juiz não pode dar pena de morte pra mim, isso não foi proporcional ao crime que cometi, isso não faz nenhum sentido.
Espinho de Pequi A justiça está em nós. só existe justiça se existir uma ética universal e objetiva.. A propriedade. Um monopólio da força e da justiça fica nas mão de uma elite dominante que age por interesses próprios. Se eu posso escrever em um papal que olhar pro céu é crime, aquilo passa a ser verdade? É esse o poder que você dá ao estado! O podre de decidir leis conforme lhe convém. Não somos o estado!
@@HumbertoMatos eu quero só ver o dia que você vai ter culhão de debater com o Fhoer ao vivo ( deu uma desculpa ai fingiu que refutou e ficou por isso mesmo), já que supostamente vai ser uma aula n sei por que tanta prorrogação. Eu acho que que tem medo são vocês hein..
L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu hhhhhaha os caras não tem argumento mano! Só sabem vim de Ad hominem kkkkkkkkkk É bom que a galera começa e ler isso é a ver quem e q não tem argumentos.
Tá ficando difícil a vida dos ancaps, ter comunista destruindo suas teses já é normal,mas ultimamente até os venerados economistas estão tentando levar um pouco de direção para essas pessoas a deriva Ninguém quer refutar vcs, esse trabalho é desnecessário, só queremos ajudar, estamos pensando no seu bem amiguinhos libertários
Esse vídeo ficou muito bom, a gente tem que spammar ele nos canais ancaps porque é um bom resumo pros desavisados que ainda tem algum cerebro e estão entrando nessa.
Parabéns Humberto pela ótima construção. Contudo, faço aqui uma pequena observação. O conceito de ética é confuso muitas vezes, pois ele recebe diversos significados durante os, também diversos, paradigmas epistemológicos de nossa história. Acredito que hoje uma bom entendimento GERAL para ética seria: a área da Filosofia que busca encontrar uma justificativa para os juízos morais. Veja, é possível defender a partir disso diversas posições normativas como: deontologia (Kant por exemplo), utilitarismo e o neoaristotelismo. É plausível também defender a negação dessa justificativa, no caso, o relativismo. O ponto é que para essa galera a APROPRIAÇÃO DO PODER parece não existir, basta uma fundamentação ética q tudo funcionaria perfeitamente. Aí sim, isso é puro idealismo, no sentido de não olhar para a realidade histórica da qual todos nos estamos inseridos.
Mais uma pérola do cara que se diz "Anti-capitalista", mas que defende imposto pq "o imposto é O condicionante pro capitalismo", ou seja, o cara é contra uma coisa, mas defende o que "mantém" (pq não chegou nem perto de provar que imposto é legítimo) essa coisa. O maluco não consegue ser coerente nem com as próprias ideias, quanto mais com as ideias alheias kkkkkkkk E pra vc que conseguiu assistir o vídeo inteiro (o que já é difícil) na velocidade normal, te desejo meus parabéns, pois vc é um guerreiro
Sobre prescrever propriedade isso é uma dúvida pertinente pra mim tbm, mas a resposta q eu dou continua sendo a q vc falou no vídeo, a da primeira apropriação e defesa de sua propriedade, por exemplo canetas, cadernos, notebooks, nada disso é prescrito pelo governo, não precisamos ir num cartório registrar uma caneta sob nosso nome, mas ainda assim não vivemos em constantes conflitos entre donos de canetas, sabemos delimitar bem a quem pertence o quê. 14:15 Privatizar não significa fechar a área pra que ninguém mais use, se o dono da área permitir que outras pessoas usufruam então as pessoas irão usufruir, eu não vejo o público x privado dessa forma, eu enxergo propriedade pública como propriedade controlada pelo Estado, e a privada é controlada por uma pessoa normal, por exemplo salões de beleza são privados, mas qualquer um pode entrar, o dono do salão permite, mas o palácio da alvorada é propriedade pública, mas ninguém pode entrar lá e fazer o que quiser, o Estado não permite. A analogia com o feudalismo é errada, os senhores feudais adquiriam suas terras porque o rei lhes dava, e cobravam impostos sobre os camponeses que já viviam na região, isso tem nada de ancap, as pessoas comuns eram PROIBIDAS de possuírem terras, e a sociedade era dividida em castas, se tu nasceu servo, morreu servo, isso tem nada de ancap. Sobre as relações "voluntárias impostas pela necessidade de se alimentar", ancaps não encaram as necessidades biológicas como agressão, a relação imposta só é errada quando quem impõe é outro indivíduo, e não as forças da natureza, se é voluntário ou não analisemos se há um ser humano obrigando o outro a fazer algo, se um paciente quer uma cirurgia, ele vai se associar com o médico voluntariamente, porque ninguém está o obrigando a fazê-lo, não tem essa de ele tá sendo obrigado pela necessidade de sobreviver, o ponto não é esse, é apenas entre humanos. E sobre o capitalismo ir naturalmente a um monopólio, blz então, postem aqui uma empresa que seja um monopólio num livre mercado genuíno.
Humberto você tem que falar numa linguagem mais acessível, mais didática e mais popular sem usar termos complicados quando não houver necessidade, se você fizer isso as pessoas vão te compreender melhor e seu canal vai crescer mais
De certa forma concordo que dizer libertário não é correto. Pois se trata de ética de propriedade privada. termo mais próximo do que o libertário ancap defende é: VOLUNTARISMO. A liberdade que cada um tem termina aonde a do outro começa. E esse limite objetivo é a propriedade privada de cada um. Então defendemos a liberdade sim, mas não a liberdade em si. É fato que sem o estado se intrometendo no meio cada indivíduo teria mais liberdade de decisão sobre o que o pertence. Muito do que cada indivíduo pode fazer ou deixar de fazer é regulado pelo estado. Ou seja, é o estado SE INTROMETENDO e cagando regras na PROPRIEDADE PRIVADA ALHEIA. Há quem dirá que sem estado cada um entraria na propriedade do outro perdendo a liberdade. Oras! O estado é feito de pessoas. Se as pessoas fora do estado cometem esse tipo de imoralidade, por que bufunfas consideraram que os que tão dentro, com um monopólio de força nas mãos, fará diferente apenas por se presumir que SERIA para um bem comum. As pessoas não passarão a ser moralmente superiores apenas por que o objetivo do que supostamente seria o estado, SERIA para "manter a ordem". Além de que a noção de ordem pra cada um poderá ser muito diferente. Então "a ordem" nada mais seria que a OPINIÃO de algum político ou executor do que seria ordem, sendo imposta sobre os que não poderiam se defender da execução dessa imposição prevista duma pseudo-lei. A ordem ocorre de forma natural quando cada dono de propriedade coloca suas regras sobre o que os pertence, e com o intuito de preservar egoisticamente o que o pertence, também respeitará o dos outros, com medo de represálias da invasão de outros, e prevendo precisar e empatia dos que o rodeiam no caso de sua própria propriedade ser invadida. O mínimo de razoabilidade entre indivíduos humanos. Sem essa razoabilidade mínima, nem seria possível a formação duma sociedade. As pessoas naturalmente tem algum respeito mínimo pelo que é do outro. Alguns lugares do mundo, mais que em outros. Os que tem maior respeito pelo que pertence a outro, e não o tira a força desse outro, mas mantém trocas voluntariamente de riquezas, prosperam. Enquanto os que respeitam de menos, permanecem miseráveis e com altos níveis de violência. O estado entra nessa matemática como CRIADOR DE VIOLÊNCIA e não apaziguador. Ainda que o tente, em seguida comete outros tantos tipos de agressões contra pessoas inocentes, sendo na prática totalmente contraditório. Mas violência/ agressão legalizados pela própria instituição por meio de seus políticos e executado por meio dos indivíduos funcionários públicos. Então como dizemos que se trata de sim propriedade privada, e que apenas o dono dessa propriedade pode decidir se quer dividi-la ou trocá-la com outros, e para essas trocas serem legítimas precisam sem violência, agressão (leia-se sem que invada a propriedade ou o corpo alheio sendo essa pessoa um inocente, isto é, alguém que não cometeu o mesmo tipo de agressão anteriormente), em outras palavras, necessitam ser VOLUNTÁRIAS; sem coerção; sem ameaças; chantagem emocional não conta como ameaças, pois tem o efeito totalmente no psicológico e depende de pessoa pra pessoa o que as afetaria. Não é algo objetivo. A opção de não ceder à chantagem emocional, não causará um dano objetivo e direto a esse indivíduo. Mas a ameaça de violência sim, uma vez que ela estaria sob a possibilidade eminente de ter seu corpo ou propriedades invadidos. Mas só esse assunto da ameaça entraria numa categoria moral objetiva e não ética racionalista...mas é texto pra outro momento, com longa argumentação detalhada.
"Ain Humberto, pq você não debate com um anCap?"
A todos que me pedem isso:
Aceito debater com todos os AnCaps que quiserem, minha condição é o primeiro debate ser com o Rafael do Ideias Radicias.
Querem que eu debata com algum? Encham o saco lá do Rafael.
Rafael não sabe nada. Debata com um ancap decente, como Fhoer, ANCAPSU ou Kogos (nesse caso seria menos produtivo, visto q o kogos n é libertario, e tem uma ética bem incoerente)
E se vc tem algum respeito pelas suas ideias responda meu comentário na outra publicação.
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu kogos😂😂😂
Gente, eu sei que o Rafael não sabe nada. Nenhum sabe.
Se é para "debater" com quem não sabe nada, ao menos que tenha audiência, "debater" com qualquer um que também não saiba nada e que além de tudo seja um completo desconhecido, não me adiantaria para nada, só perda de tempo. Debater com um ou com todos é absolutamente na mesma coisa, nenhum sabe de nada, só sofisma de quinta e enrolação barata.
@@HumbertoMatos Isso, vc quem sabe.
Vc que foi refutado no meu comentário, respondeu com desonestidade, foi treplicado e deixou por assim.
Neo-feudalismo é a melhor definição de ancap que já vi.
Pra mim, trazendo os templários de volta, tá suave
Por isso que paulo kogos vive se fantasiando de palhaço feudal. Essa galera não passa um dia sem comer e nem consegue dormir ao relento e falam em cavaleiro medieval kkkkkkk
Seria muito píor com os meios de organização e capacidade das armas de hoje. Seria um Feudalismo ultra-vitaminado e provavelmente o fim da civilização. A única parte boa é que os Toddynhos seriam os primeiros a receber os 7 palmos de terra na cara.
Viva o neo feudalismo então ksks
Quando comecei a assistir pensei no perfil "jovem de condomínio". Daí, no final, você menciona esta simplificação muito certeira. Eu cresci em bairro periférico, mas há três anos me mudei pra um condomínio da MRV (classe média baixa). E é este perfil aí mesmo: jovens que não se vêem como membros da classe trabalhadora (tal qual os prestadores de serviço do condomínio), e se acham a nova classe empresarial. Patéticos.
O grande problema de conversar com ANcaps é que são extremamente prepotentes, não a toa sua tara por "refutações".
O ruim de argumentar contra ancaps é que vcs não tem capacidade para provar algo
O problema dos Ancaps é que eles usam o raciocínio indutivo, eles Partem de conclusões "lógicas" que são contrárias as premissas levantadas por eles.
A ideia de propriedade privada não é comum a todas as sociedades humanas e não esteve presente desde o início da civilização.
E vcs são apenas desqualificados ignorantes querendo justificar suas pulsões egoistas e perversas.
@@eduegoista6270 realmente, já tentei fazer algo do tipo e é completamente impossível (precisar) PROVAR q a realidade existe e se impõe, pra alguém que vive no mundinho da imaginação.
Apenas o fato de estarem no mundinho da imaginação os blinda de qualquer argumento e eles podem acreditar noq quiser, inclusive q uma distopia seria sinônimo de "liberdade" kkkkkk
Ancap é aquela molecada que cresceu empinando pipa no ventilador, jogando bolinha de gude no carpete e tomando toddynho
Eu não consigo ver isso sendo feito por alguém, mas consigo ver estas pessoas tentando.
Criados no leitinho com pera.
Antes fosse, ancap são aquela mulecada mileniun que cresceu com internet 2.0 que ficavam reclamando nos foruns do auto preço de produtos eletro eletrônicos importados culpando o protecionismo que dava empregos aos pais deles ou os alto dos altos impostos, mulecada comedira de chitos e jogadora de vídeo game.
E ainda tem os ancaps gamers que jogam fri fire e jogiinhos ancaps e votaram no Bozo por causa daquela propaganda q ele ia abaixar o imposto nos games.
@@marxmattos9232 Bem isso.
“Seu corpo é você” - chegamos a um momento que precisa explicar isso. Kkkkk
Seu nível de gadosidade é mais de 8000
autopropriedade eh um axioma, pois discutir com alguem ja admite que vc n tem controle sobre tal individuo, e quer mudar a opiniao dele
Gustavo Lucas uma afirmação nem sempre é uma discussão
Gustavo Lucas, ainda não é um bem alienável
@@antonionetopiccino7093 com certeza, ninguém discuti isso, o próprio rothbard que é libertário diz que nem mesmo um contrato* poderia vender sua liberdade, é inalienável mas isso não excluí que ele seu, vc possui extricito controle único sobre ele, e o que seria isso senão sua propriedade?
Eu acredito que algum antropólogo com tempo livre, deveria fazer uma etnografia sobre o anarco-capitalismo enquanto movimento social. Seria interessante compreender como essas representações ilusórias da realidade se formam.
Se formaram em foruns de joguinhos de videogame por uma molecada puta com os autos preços de vídeo game e peças de computador ainda no início do ano 2000 e seu porque frequentava esses foruns na época, sorte que não cai nessas asneiras naquela época.
ideia genial
@@marxmattos9232 kkkkkkk bixo. Vc é todo sequelado kskskskskskskksksksksk
@@marxmattos9232 já pagou imposto hj gado?
@@diegovonmiguel7440 qual sua idade, ruminante? Só uma pesquisa social aqui
Excelente vídeo, cara. Ontem mesmo eu estava pensando que esses ancaps deveriam ser mais estudados pelas ciências humanas (psicologia, sociologia) do que levados a sério. Pois eles abarcam uma série de características culturais peculiares. Consomem animações japonesas; são mais solitários; possuem má relação com o feminino (algo generalizado na Direita como um todo); são de classe média; não trabalham; não se interessam pelo estudo de fato; seguem o comportamento de "zuera never ends"; se acham o arauto da racionalidade (mesmo sem nunca ter estudado lógica ou filosofia); são majoritariamente do sexo masculino. Os cientistas deveriam pesquisar para ver os desdobramentos desse tipo de nicho.
Eu vejo esse anarco-capitalismo como o ápice da despolitização, e portanto só dão margem para o crescimento da extrema-direita, assim como encher mais ainda o bucho dos capitalistas de dinheiro.
A boa notícia é que o anarco-capitalismo é impossível, a má notícia é que a despolitização que eles promovem é efetiva.
Só uma opinião de alguém q não está inserido no meio e está cheio de visões pré concebidas e esteriotipadas, q surpresa...
@@leoj_727 Ah, esqueci de citar os perfis fakes. Sempre com alguma animação, japonesa ou outra.
Eu uso foto de anime porque n gosto de expor meu rosto. Eu tenho apenas 18 anos, portanto eu ainda estou em fase de aprendizado. Eu concordo com mts coisas q o Humberto fala, compreendendo os problemas do sistema capitalista. Pode se dizer q eu seria tipo um Samuel Borelli só q feio.
Mas o q vc disse ocorre mesmo, boa parte dos ancap usam fotos de animes, são mais solitários, etc. Eu mesmo com 17 anos quase cai nessas baboseiras, porém quando comecei a ouvir opiniões dos meus professores de sociologia e marxistas como o Humberto, tive uma mudança mt grande no meu modo de pensar a sociedade. Óbvio q n tenho a bagagem teórica do Humberto, mas com o tempo ampliarei meu conhecimento sobre essas questões e até lutar por uma sociedade sem essa lógica capitalista em q vivemos. Por enquanto, sou só um jovem com dúvidas sobre o mundo q nos cerca e q vive com os pais.
Puro ad-hominem. Nenhum argumento
Cara acredito que o que vc defende seja uma maravilha pq nao pega cada ponto do anarcocapitalismo e refuta?
Se os ancaps estivessem certos os traficantes não estavam em guerra entre si, já que seria ruim para os negocios.
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu traficantes nao participam do mercado?? Eles nao vendem nada?
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu Sou lutador de boxe e muay thai, arrebento esse teu jiu-jitsu merda de agarrar macho.
Quem precisa ganhar um debate se no final vc pode ganhar no tatame ou na porrada? Parece aquela musica do gabriel pensador "nao sei bater um papo mas resolvo no sopapo"
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu Comerciantes normais são submetidos às leis do ESTADO. E os ancaps dizem querer acabar com o ESTADO. Agora, é só juntar os pontos.
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu mas pq essa necessidade de ganhar sempre? Uma hora vc pode perder, não é? Nao tem como ganhar sempre. E quando tu perde uma luta, tu chama no video-game pra tentar lidar psicologicamente com a derrota? Imagino como deve ser ruim essa necessidade incessante, infinita e patológica de provacao de superioridade.
Tenho um coléga que tinja virado ancap ha uns 3 anos atras hoje ele excluiu o face de tanta vergonha
Melhor do que acreditar que o Estado é como uma pessoa malvada e quando ele morrer vocẽ vai ser livre para ficar rico vendendo laranja na esquina.
Ele nunca disse que não existe inflação. Óbvio q existe.
O resto que você citou tmb existe, mas ainda leva tempo pra você aceitar.
Ancapismo é doença que acomete a juventude por longos anos.
Rafael Pinheiro Machado anarcocomunismo seria entao nesse caso uma doença mental q atinge os joves dos anos 70? Que cresceram e estudaram e a cada livro idiota q leem sobre a Obra de Marx sobremontam mais e mais “entendimentos” e “perspetivas” e ficam mais convictos q podemos sim viver numa sociedade onde nada é de ninguém. E o ser humano vai se tornar um Novo Homem empático e sem ganância.
O pessoal de internet está muito idiotizado atualmente. Tudo é 8 ou 80.
No próprio vídeo é falado que os ancap ignoram a realidade. Isso é verdade.
Os comunistas também ignoram a mesma.
Todas essas idéias já foram testadas ao longo da história, e por mais que tenhamos problemas, a que melhor funciona, é a que temos hoje. Nem estado máximo, nem ausente.
@@AllanBering E qual o motor da história?
Eu chamo eles de moleques. Dignos de piada, dó e compaixão. AHHHAAHAHAAHAHAHHAHAAHHAHAAHHAAHAHAH
Humberto. Esse vídeo é o resultado do absurdo do fake news da obra de um viaduto no Paquistão atribuído ao gov. brasileiro onde há uma curva de suavização ascendente?
Polêmicas de anarcobobos, imposto é roubo, vídeo game é esporte e casamento com boneca inflável.
Era importante buscarmos entender o porquê do fascínio dos jovens por ideologias deste tipo, o que será que faz com que a juventude tenha tanto interesse por essa contradição em termos, chamada Ancap? Será que parte disso vêm da insatisfação com um governo totalmente autoritário que penaliza muito os pobres ao estabelecer um imposto que proporcionalmente é maior sobre a renda dos mais pobres ? Será que a ideologia empreendedorismo oferece uma alternativa, ao menos ilusória do fim da subordinação ao patrão ? São questões a se pensar, justamente porque percebo que os jovens mais inclinados a discutir política, àqueless ávidos por mudança, são também os mesmos que mais simpatizam com essas idéias.
Uma hipótese que eu tenho é que esse discurso ancap faz sucesso no Brasil justamente por sermos um antigo país escravocrata. Acumular escravos é acumular propriedade, é acumular poder. Numa sociedade escravocrata não há Estado, no sentido moderno do termo, o patriarca da família, o senhor de escravos, ele era o "rei" e a "lei" de sua terra.
O senhor que tem auto-propriedade (ou seja, é livre). O escravo não é livre, pq não tem auto-propriedade, é propriedade do senhor por isso mesmo...
Se vc considera essa ética ancap a partir da lógica da relação do senhor e escravo, vc entende o sucesso disso entre galera de classe média que mora em condomínio, como o Humberto falou no vídeo...
Não estou em contato com a escola é não sei de onde vem sua observação, mas acho que é uma questão de classe. Essas ideologias penetram a classe média. E nesses anos apareceu esse embuste de conservadorismo rebelde. Aliado a isso tem a ausência da esquerda, a degradação do movimento estudantil, que em escolas privadas é inexistente.
@@mathavila nao cara o escravo tem direito a autopropriedade o dono não é proprietário do escravo, você confunde a ética e diz que ancaps que vivem em ilusão.
@@netto5244 se o escravo tem direito a auto-propriedade, ele não é nem escravo e nem o senhor é senhor...
Vcs confundem ética argumentativa hoppeana com teoria do reconhecimento hegeliana. Pra vcs ser sujeito é sinônimo de ser proprietário, logo, se vc não é proprietário, azar o seu
Vcs naturalizam e desistoricizam relações de propriedade burguesa e ainda acham que os outros que "não sabem viver em sociedade" por não axiomatizarem os mesmos princípios que vcs...
@@mathavila Ue mas foi exatamente o que eu disse, no argumento ancap nem teoria escravo e senhor. Eu utilizei do exemplo para construiu meu argumento.
Rapaz, sua exposição converge com o que falo há anos!!!
Já está nas minhas próximas aulas.
Fico feliz em encontrar trabalhos como este, tão profundos e analíticos.
Sim, cara. Esse vídeo nos arma bem contra esse lixo de ancaps
É impressionante ter q ouvir um monte de pensamentos que sao (ou deveriam ser) simples de serem compreendidas, mas os ancaps simplesmente não querem entender
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu ja li alguma coisa e é impossível levar esse pessoal a sério, eles usam conceitos basicos de propriedade e liberdade de forma completamente deturpada pra justificar o mundo de fantasias e delírios. É uma pseudo-teoria que nao tem respaldo algum com o que acontece na realidade, no mundo dos fatos, fora da fantasia imaginária de um capitalismo sem estado que propagam. Quem cai nesse discursinho ta no mesmo nível de quem vai no conto da terra plana
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu pelo visto quem nunca leu uma virgula da pseudo teoria alucinógena foi vc kkkkkkk, desonesto é quem propaga esses autores falaciosos como hoppe, rothbard, entre outros que escrevem fantasias e absurdos. Anarco-capitalismo é só uma alucinação pra adolescente frustrado e carente ficar propagando e criando meme
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu só o título já é uma merda, ngm trata a democracia como um deus e é lógico que é ela tbm é falha. Foi mal, mas eu não tenho tempo pra ler autor de ficção infanto juvenil que balbucia meia duzia de termos econômicos no meio de suas fantasias
@@TheJohanklseland cara essa sua definição, autores infanto juvenis que balbuciam meia dúzia de termos economicos na sua fantasia, é uma perfeita descrição de Marx e o Comunismo e/ou Socialismo científico
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu cara, Mises sequer era anarcocapitalista e sim minarquista. O MAIOR nome libertário não acreditava em sociedade sem estado 😂😂
O humberto quando vc chamar alguém de ancap não chame ele assim chame eles de crianças
Ainda bem que eu consegui me livrar dessa merda de AnCap. Muito obg Humberto por contribuir
ué? tu já foi ancap?
O nome disso é Shadowrun, pra quem curte RPG. Não a toa é um cenário Cyberpunk e Medieval ao mesmo tempo. Ótima fantasia, bem assustadora.
Bons tempos aqueles.
O único erro aí é você usar shadowrun pra representar o cyberpunk.
@@danielgomes2576 qual outro exemplo voce acha que representa melhor?
Interessante
@@drmarcelogaiogrande parte das obras do gênero Cyberpunk retratam esse mundo "neo-feudal" descrito pelo Humberto sem recorrer a elementos de fantasia (elfos, magia, dragões) pra parecer "medieval"
Queria dizer aqui que já estive muito próximo de ser ancap, mas bem próximo MESMO! Tanto é que conheci esse canal através de vídeos resposta do Alexandre Porto (hoje dá vergonha alheia de ver um vídeo do cidadão e pensar que algum dia tive uma visão de mundo tão simplista e infantiloide). A ''lógica'' ancap é muito simples e fácil de se absorver, são meia dúzia de argumentos simples baseados num princípio vago, que vende uma ilusão de coerência que qualquer adolescente indignado com política consegue absorver, mas foi com meu comprometimento com evolução pessoal e minha aproximação com a ciência que as coisas começaram a ficar mais claras, o que eventualmente me levou a ser um inscrito - de sininho ativado - desse canal.
Acho que o que eu quero dizer é, valeu, Humberto, por me ajudar a sair da Matrix. Abraços! :)
Blz, e o socialismo funcionou onde?
Em outras palavras, comunismo é lindo.
Obrigado pelo seu relato. Tenho um sobrinho de 16 anos, jogador viciado de PUBG (perdeu até a namorada pois ela não queria que ele jogasse tanto), que disse ser ancap esses dias. Não sei como ele chegou nesse caminho sendo que nossa família é nordestina e sempre foi bem petista.
Gostaria que você me explicasse como proceder para abrir mais os olhos dele.
@@luavinicius75 Socialismo funciona até hoje. Ideias como SUS, Escola Pública e para todos, reforma agrária e incentivo ao agricultores vindos do governo, direitos trabalhistas e jornada de trabalho de 8h, além de inumeras outras são todas ideias socialistas que estão dando certo e hoje são senso comum.
@@Nimbereth Elas são ideias morais ? Óbvio que não
Mais um vídeo do Humberto comprando briga com ancap, adoro!
Posta mais kkkkk
Vamos ao bingo ANCAP:
- A priori
- Trocas Voluntárias
- Coletivismo
- Coerção Estatal
Esqueceu a mais clássica "prova que (inserir algum absurdo que ele tiraram do cu do dia pra noite e exigem que você explique a eles em que pedaço do cu deles tava essa ideia e como funciona)"
@@KelvyLima Kkkkkkkkkkjjkk
Engraçado que nenhum dos cabeças de bagre consegue refutar kkkkkkkkk
@@diabl0wbr533 Faltou a palavra "refutar" no bingo. Que bom que vc lembrou
Ancap coletivista? Precisando estudar, meu caro
Verdade, da hora , é isso ai mesmo que falou! PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DA MELHOR QUALIDADE E QUE ESTA EM FALTA NA INTERNET!
Disseram por aí e eu acho que é isso. Ancap é um monte de mlq puto com o preço dos games, eles acham que são caros por causa dos impostos
Leu a minha mente
Estou achando os vídeos cada vez melhores, Humberto. Parabéns.
Procure um hospício
@@viniciuslima5256 abraço
Entrou na matriz sem dúvidas kkkkkk
@@flamengoreact matriz identidade, nula, transposta?
@@matiasb1917 🥴
Esses caras vivem em paradoxo! Desprezam todo o sistema civilizatório.
João do caminhão Qual é paradoxo q Você especificamente Vc, identificou?
@@fernandohenriquemonteiro8275 vc é um fake brother. vamos nos esforçar mais né..talvez fazer como o humberto e ler muito
@@fernandohenriquemonteiro8275 eu quero somente saber qual é o paradoxo que vc identificou. É um grande feito identificar um paradoxo. Só fiquei curioso. Ma se vc quer guardar segredo, tudo bem.
@@AllanBering a burrice anarcoimbecilista parte de premissas que desprezam todo o processo civilizatório. É de uma burrice e inocência tão grande, que só os adolescentes podem ser perdoados em vista da tenra idade e da propaganda que recebeu. Se você tem mais de 20 anos, me desculpe, mas és um débil mental
João do caminhão Se os ancaps são burros como vc disse os criticos a eles são cegos ou desonenstos mesmo. A cegueira dos criticos do anarcocapitalismo é q não estamos mais no século XV e que evoluímos como sociedade e como indivíduos mais esclarecidos e conscientes de nossos deveres e direitos. Vc realmente consegue imaginar assim como o Humberto martelou ali em cima as pessoas de hoje se sujeitando a um senhor feudal? Óbvio q e mais provavel q o comunismo nos dias de hoje crie ditadores do q o anarquismo criasse feudos. Mas isso os crentes do comunismo e seguidores do mestre Marx nunca vão admitir
O pior de tudo, tem gente com nível de escolaridade elevado comprando o discurso Ancap.
Pra mim, a pessoa que se intitula Ancap é ingênua/ignorante demais, ou é mau caráter mesmo. No campo da realidade essas ideias são inconcebíveis. Simplesmente.
Qual parte do discurso anarcocapitalismo é inconcebível meu amigo? Só mesmo pra me tirar uma pequena duvida.
Hiran Castro
Se tu acha absurdo, imagina os que aderiram ao olavismo.
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu O Capitalismo necessita do Estado para oprimir e controlar a propriedade privada, sendo assim, uma anarquia capitalista não existe.
O Humberto derruba todos os pontos rasos do "anarcocapitalismo" com maestria. É só ouvir com ouvidos abertos.
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu jantou o cérebro do cara kkkkk ao ponto de nem querer te responder mais
@@flamengoreact Ele só falou bobagens. Esse cara fica pistola quando criticam o "anarcocapitalismo".
"...ou nos sujeitamos a uma interpretação da realidade baseada meramente em ideologia"
Ou, como eu e uns amigos gostamos de dizer: "tiram essas ideias do c*"
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu Cala boca.
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu Vocês já falham nas premissas.
Ter controle exclusivo sobre seu corpo não significa que ele é sua propriedade, significa apenas que você tem controle exclusivo sobre ele, oras. Propriedade implica uma relação entre um indivíduo e um objeto, o que não é o caso do teu corpo, pois ele é você.
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu E você confunde propriedade com posse.
Eu sou eu, vc é vc. Se eu te escravizar, estaria eu me apropriando do seu corpo, de vc ou de ambos? Nesse caso a questão de propriedade fica clara nao é? Porque não ficaria também ao afirmar que meu corpo é minha propriedade? Ora, se o corpo não fosse uma propriedade, o que implicaria dizer que seu corpo é você? Isso não daria no mesmo? A questão de definir as coisas como propriedade é para evitar conflitos, pois ao ter limites claros do que é seu e o que não é, vc evita de agredir ou causar algum dano ou desconforto no outro.
Ao dizer que seu corpo não é propriedade, mas sim vc, se seu dedo for cortado, ele ainda seria vc ou seu dedo? Vamos ver quando se usa o mesmo argumento mas tentando zoar a ideia do corpo ser auto-propriedade: "O meu dedo foi cortado, logo, ele sou eu ou o dedo é meu?". Pela ideia de propriedade a coisa faz muito mais sentido.
Mas o plottwist da auto-propriedade é que na verdade o "vc" é definido pela sua consciência, pelo ceu cérebro, o que faz vc pensar e definir as coisas, pois se vc fizer por exemplo um transplante cerebral vc ainda seria vc mas em outro corpo, que passaria a ser seu mediante venda ou outro contrato, agora se vc faz um transplante cerebral pela ideia do corpo se vc, quem seria vc? Duas pessoas em uma, uma outra pessoa ou meia pessoa?
@Heaven eu recomendo vc ver o video do canal O Pessimista que refuta os pontos desse cara aí do saia da matrix. Vi que vc é um cara inteligente e questionador, acredito que o video em questão seja interessante tanto pra vc n ser enganado por falsos argumentos que tem nesse video, como também informação para vc entender mais do pensamento libertário.
A gadosidade leva a pobreza ou a pobreza leva a gadosidade?!
Liberalismo leva a gadosidade
Pessoas livres são mais pobres. 😘
@@lcsll100 vdd a suíça é muito livre e só tem pobre 😘
@@Davi-zt5no foi sarcasmo da minha parte.
Nunca vi povo mais gado que o ANCAP KKKKKK SÓ CRITICAR QUE JÁ CHEGA O REBANHO ESPUMANDO KKKKKK
Humberto, gosto do canal porque seus argumentos são técnicos. Parabéns
Humberto, parabéns por mais esta aula.
Um dos melhores vídeos desse canal!!!
Os melhores videos do canal, são esses onde o Humberto com muita paciência, vai respondendo esses argumentos todos.
Inveja de nao ter sido eu fazer um vudeo desse! Normalmente eu refuto os ancaps e ultra-liberais usando a Economia do Direito, e a Teoria dos Custos de Transação. Mas essa abordagem historica foi na jugular.
Muito bom o vídeo companheiro.
O vídeo mais completo sobre anarcocapitalismo que eu já vi
Kkkkkk precisa procurar melhor então
Parabéns pelo vídeo Humberto, extremamente esclarecedor.
Simplesmente uma análise ótima, abordada com cuidado o assunto e suas particularidades, sempre enfatizando que é uma pseudo-ciência e é só uma molecada confusa que precisa de ajuda
Isso. Nunca vejo um adulto ancap - exceto alguns youtubers querendo views. Todos voltam a serem normais quando viram adultos.
@@Nimbereth tenho 23 refutado
@@diabl0wbr533 você é limítrofe...
Ancap desmontado peça por peça.... Parabéns pelo canal!
Não se pode falar em auto propriedade pq propriedade é um direito que pressupõe uma relação entre sujeito e objeto.
Marcio Etiane Pior q ser ancap é usar um argumento vazio, sem consistência como esse seu.
Espinho de Pequi será q tu é além de comunista é sadomasoquista tbm!? Olha q faz sentido kkkk. E eu cresci na roça meu amigo. Ja apanhei de galho de goibeira qndo era moleque tu q se esconde atrás de um pseudônimo num canal q concorda ao contrário de mim. Tu é q deve ser o fresquinho.
@Espinho de Pequi pior mesmo é marxista que defende mamute extinto. e tu é frouxo cabra. canalzinho de merda o seu, fui lá e perdi meu tempo. vai se tratar.
Esse é o famoso Fique na matrix
Marx-trix
tá bom, propriedade privada natural
Ancapistão o país da 1001 constituições
Excelente vídeo sobre anarcocapitalismo, resume praticamente meu pensamento sobre o mesmo, e é bastante didático pra alguém que ainda não tenha ouvido falar sobre
Humberto, Seu vídeo foi uma síntese interessante dos absurdos da ideologia ancap. É muito importante desmitificar esse pensamento, mas creio que essa não é a melhor estratégia.
Pelo número de views dos vídeos sobre o assunto, suponho que somente a própria audiência do canal(que obviamente não é ancap) assistiu o vídeo.
Lembro-me do debate com o Evandro Sinotti, que foi um marco importante para o canal, conseguindo levar suas descontruções a pessoas fora da nossa bolha.
Da mesma forma, para furar essa "bolha" do youtube, e fazer os ancaps terem acesso a suas críticas, um debate seria fundamental, teria bastante repercussão.
Sendo assim, o ideal seria debater com o ancap mais famoso possível, por mais idiota e charlatão que seja, pois assim haverá uma grande repercussão.
Além disso, durante uma discussão as ideias são testadas clm mais virulência, e por vezes as contradições de um discurso ficam mais escancaradas,embora a retórica possa atuar de forma a mitigar essa tendência.
No mais camarada, parabéns pelo trabalho !
Luiz Humberto Campos Ele nao aguenta 5 minutos de debate. Pq ele é um gênio arrogante e os ancaps são todos retardados segundo ele
Não tem que dar Ibope pra essa turma não, Humberto ofende a teoria e não os ancaps propriamente ditos que nada mais são que ferramentas do neoliberalismo e vítimas dessa lavagem cerebral, o zizek por exemplo ao debater com o Peterson não contribuiu em nada para o debate do socialismo para os menos informados, claro que um ou outro pode ter oscilado, mas aquele debate não foi trabalho de base e ficar fazendo vídeo rebatendo espantalhos só aumentará o alcance dessa ideologia, o Humberto faz trabalho de base e consegue crescer e educar muita gente mas sem dar mídia pra gente que faz um desserviço nessa plataforma
@@JP-lo1xo Minha ideia não é fazer vídeos-resposta, mas um debate mesmo. Sobre o caso do Zizek concordo, mas é diferente, e além disso ele poderia ter conduzido a discussão de uma outra forma e poderia sim ter sido um debate agregador.
E outra, os ancaps tem uma mídia muito mais bem consolidade do que nós, então na verdade quem ganharia IBOPE seria o Humberto, ajudando na difusão de seu canal e críticas ao pensamento nação, podendo ajudar indiretamente na propagação do marxismo.
Está dizendo para o Humberto se suicidar ???? Debater com o Kogos é basicamente isso
@@viniciuslima5256 Não falei o Kogos, mas poderia ser, desde que houvesse uma moderação acertada no debate, que o o contesse de dar gritos e fazer escândalos, mantendo a seriedade do debate.
Não vejo qual seria o suicício nisso : o Kogos é só um ancap qualquer, que, como tal defende ideias absurdas. A grande diferença é sua capacidade cômica e de fingir esquizofrenia, a qual é, de fato, impressionante.
Tenho uma tese de que no momento, em que eles entenderem o que é sintaxe e semântica, eles saem da caverna.
Caralho o cara simplesmente refutou os ancaps.....parabéns Humberto!
Ele já fez isso várias vezes. Não é muito difícil jogar terra na loucura dos ancapinhos. É só ver que não se acha um na vida real. kkkkk
@bradescø "Refrutar" o "Ancapistão"? Ora abiguinho, é impossível "refrutar" algo que não existe, é mero jogo de palavras, é pura fantasia e ficcção literária juvenil.
Te admiro: haja paciência, camarada... haja paciência!
Tem que ter paciência, mas esses vídeos conseguem corrigir o pensamento de alguns moleques.
Humberto, você deixou de fora a parte de justificar a escravidão e racismo institucional que norteia e mantem a "ética ancap".
Escravidão não, racismo sim, não entendi o q vc quis dizer sobre insitucional.
@@blackwatch7572 Porque toda a ideologia ancap é derivada da justificativa para a escravidão e o "direito sagrado de descriminar dentro de sua sagrada propriedade privada" OU "o proprietário (branco) pode/deve ter o direito a se negar atendimento a pessoas de cor que esperam serem atendidos normalmente em sua propriedade".
Todas estas besteiras racistas são o que realmente norteiam a "ética ancap".
@@dannielvilasboasdefreitas3414 Tu tá inventando um espantalho e batendo nele, blz, copie e cole aqui um trecho de algum texto libertário que defenda escravidão, no aguardo.
@@blackwatch7572 Tem o pedaço de estrume do rothbard e hoppes que é um maldito ode a escravidão privada e ao racismo.
rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/arquivos/A%20etica%20da%20liberdade%20-%20miolo%20capa%20brochura_2013.pdf
rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/arquivos/deus-que-falhou.pdf
Deixe me sublinhar o que foi escrito nesta merda: "Sob a escravidão de propriedade privada, a saúde e a expectativa de vida dos escravos em
geral aumentaram. "
" Sem mercados de escravos e de mão-de-obra escrava, as coisas são ainda piores - e não melhores - para
os escravos; inexistindo preços para os escravos e a sua mão-de-obra, um proprietário de escravos não
pode mais alocar racionalmente o seu “capital humano”. Ele não é capaz de determinar o valor e a
escassez das suas várias e heterogêneas peças de capital humano; e ele não pode determinar o custo
de oportunidade do uso desse capital em qualquer emprego e muito menos compará-lo com a receita
correspondente. Portanto, má alocação, desperdício e “consumo” de capital humano duradouros são
os resultados. "
@@blackwatch7572 Aqui estão as criticas:
voyager1.net/historia/historia-da-extrema-direita-americana-da-escravidao-ao-anarcocapitalismo/
th-cam.com/video/YoXXbi6fuIk/w-d-xo.html
elcoyote.org/rothbardracista/
O Norbert Elias explica muito bem isso no Processo Civilizador II
o video é finalizado no minuto 2:40. Não precisa argumento dps disso
O que acontece:
Ancap: imposto é roubo
Expectativa: argumentação que identifica como a classe trabalhadora é oprimida sobretudo pela cobrança de impostos abusivos e pouco progressivo para quem está acima na pirâmide social
Realidade: discurso captado pra fazer empresários do itau e Havan não pagarem impostos (como se eles pagassem algum coisa)
Se refutou no final mas ok
Como é? kkkkkkkkkkkkkk
Ancaps são os famosos anarquistas do status quo e os rebeldes sem causa. Entre a mãe da periferia que recebe o Bolsa-Família para comer e o empresário sonegador de impostos da Havan, estão do lado do empresário. Que tipo de doente pode seguir essa ideologia sem ter vergonha.
@@Nimbereth esse empresário safadão alimenta outras 15 mil mães/famílias, oq não torna ele nem pior nem melhor q a mãe q passa fome, apenas tem mais dinheiro.
Empresário não produz nada, ele se apropria da riqueza produzida pelo trabalhador!
Grande vídeo, Humberto. Esse foi o mais completo e didático sobre o tema.
Parabéns pela paciência, Humberto. Ignoraram os olavistas e olha a merda em que estamos.
Ancaps confundem propriedade pessoal (posse domiciliar) com propriedade privada (roubo corporativo).
@@noorna7123 corrigido.
Muito bem explicado, Professor!
Fala sobre os integralistas do Ceará quem apoia dá um like 👍
São uns fascista do Ceará né?
Pensei em comentar o mesmo
Up
@@averdadeliberar7897 esses mesmos kk
@Julio Hawk São um movimento fascista que tá ganhando seguidores no Ceará procura no face.
A Amazônia de hoje sem o estado, sem Ibama, sem lei, tipo um faroeste com armas, pode ser um exemplo de experimento de ancapistão?
Fala, Humberto. Blz? Então, sou professor e faz um tempo que observo essa parada entre a moçadinha. Procurei saber do que se tratava, pois só pelo nome Ancap já me parecia estranho pra caramba. Seus vídeos foram os que mais me ajudaram a entender essa tendência entre os jovens. Porém, caio em outro problema: essa galerinha tá fanatizada. Por mais que eu argumente, eles ignoram tudo e vêm com a mesma questão de semântica e o escambau (e olha que sou professor de português e de semântica eu entendo e sei explicar). Não sei o que fazer. Estou desistindo.
Abração
Ótimo canal.
Poxa, eles discutem com você?Discutir com fanáticos é complicado. É difícil usar a razão para derrubar algo que não se baseia nela. Talvez com uma abordagem diferente, mas não sei qual seria. De qualquer forma boa sorte professor!
@@raulvieira7422 valeu, camarada.
Obrigada!!! E parabéns pelo importante trabalho ❤️
O sonho deles é uma sociedade onde a propriedade privada e acúmulo de propriedades seja aceito como um valor em si é que as pessoas pautem suas condutas com base no princípio da não agressão. Ou seja, o ancapistão é sociedade formada por Ghandi, Dalai Lama, Irmã Dulce, Xico Xavier, Madre Tereza de Calculta e mais meia dúzia de seres espiritualmente iluminados...
então no ancapistão todo mundo ia ser profeta e santo?
JP Dark Sim, já que o valor fundamental para garantir a propriedade privada é a não agressão...
@@Sph4r10n Otário se ouvesse agressão por parte de alguma pessoa essa pessoa seria punida simples
Sim amigo, vai ter não agressão sim, vocês vão tomar posse de um terreno fazendo ciranda e grupos de estudo do Instituto Mises
@josé silva Prove
Execelente vídeo. Daqui a pouco chega a galerinha do cheetos bola e teclado RGB dando dislike.
Teclado com rgb foi boa kkkkkkkkkkkkk
Hur dur ad homem
Bati palmas ...!!! SENSACIONAL!!
Ótimo video, cara.
Que vídeo, que explicação! Parabéns! 👏👏👏👏
Não entendi o final. O Estado é criação da classe dominante. Se o Estado já pertence a eles, qual a finalidade de derrubar o Estado?
Aí é que está. Não querem derruba-lo. Querem apenas diminuí-lo. É isso que tentei dizer no final.
Saia da Matrix A lógica passa longe dos raciocínios dele mesmo.
Mas se já controlam o Estado, pra quê enfraquecê-lo??
A diferença entre feudalismo e anarcocapitalismo é que naquela época existiam dragões. Espero ter ajudado
Hahahaha muito boa
Impressionante como todos os argumento do Vídeo se resume a uma única visão errônea a cerca do assunto, a de que não existiria leis sem o Estado, mas não é nenhuma surpresa para quem disse uma ver que não existiria moeda sem Estado. Seu erro primordial é pensar que o Estado inventou justiça, não, ele apenas a monopoliza - afim de se fazer o que é injusto e sair impune disso. Você diz que o anarcocapitalismo representa uma forma de feudalismo moderno e com isso apenas demostra não compreender que o sistema feudal não foi o resultado da ausência de Estado, mas eram justamente as leis estatais (dos respectivos reinos) que mantinham o poder nas mãos dos senhores feudais; dos grandes mercadores, durante o mercantilismo e dos poderosos aristocratas, no imperialismo - essa estrutura de domínio apenas se enfraqueceu com as revoltas liberais do século XIX, permitindo a abertura de mercado e o rápido desenvolvimento de diversos países (inclusive entre os mais livres e capitalistas), nos últimos séculos. Atualmente, através das mesmas ações estatais surge o corporativismo como você cita, o mesmo é fruto das muitas leis intervencionistas e burocracias estatais que só fazem destruir pequenas iniciativas e as impedir de crescer, centralizando assim o domínio econômico nas mãos dos grandes empresas. Esses mesmos empresários são aqueles que patrocinam políticos para entrar no poder, se fosse como você afirma, faria mais sentido esses grupos pagarem para que os políticos saíssem do poder e removessem essas inúmeras burocracias que tanto sufocam o povo brasileiro (que na visão deturpada de um socialista, estariam "ajudando-nos", talvez), é claro que isso não ocorre na realidade. É o Estado que beneficia esses grupos e não a liberdade do mesmo!
Além disso, se partirmos deste mesma linhada de pensamento, nós aprenderíamos nas escolas a visão anarcocapitalista como a única alternativa ao pensamento conservador, e logicamente seriamos doutrinados desta forma, afinal o sistema de ensino é controlado pelo MEC (estado) e como você afirma o Estado é controlado por capitalistas que defendem o fortalecimento de ideias como neoliberalismo e o anarcocapitalista, bom, mas também não é isso o que vemos e já existe um outro viés ideológico dominante nos meios acadêmicos. (Será que o MEC ensinar sobre o socialismo/comunismo nas escolas seria como uma especie de suicídio para as elites que controlam o Estado, na visão marxista?)
Em resumo seu pensamento (e o pensamento socialista como todo) é algo com muito conteúdo, porém com erros fundamentais que conduz a população a defender como massa-de-manobras ideais estatizantes, que não tem outro efeito na prática, além de perpetuar as elites dominantes e impedir a ascensão de uma verdadeira solução: O Império das Leis ou anarcocapitalismo, chame como achar melhor.
Dales Depetris Não existe lei sem contrato social. Fim.
@@dalesdepetris3498 Complementando o Humberto, essa relação que vc descreveu entre estado e educação (onde tu usa o MEC parecendo não entender bem o funcionamento) só é possível com um governo autoritário, como o que vcs elegeram. Professores ensinam o pensamento crítico ao sistema pq tem liberdade pra isso e estudaram de forma séria. Não é a toa que os primeiros grupos a serem perseguidos em uma ditadura são professores e intelectuais. Entenda, socialistas são comunistas que defendem uma transição pra uma sociedade sustentável e sem estado (COMUNISMO) fazendo uma transição com o uso do estado (SOCIALISMO), retirando o mesmo das mãos da burguesia. Mas como o Humberto já disse, não tem debate, vcs que distorcem tudo.
@@digonet2004 Eu não elegi governo algum, não sou eu quem defende partidos e políticos. E existem vários tipos de ditaduras, de esquerda inclusive são as mais comum. Os ideais socialistas/comunistas são tão verídicos e libertadores que nunca funcionaram na prática, na verdade, funcionaram sim! - para os governantes, grandes empresários, banqueiros e etc; como na China, Cuba, Venezuela, Coreia do Norte - onde há livre mercado para os empresários aliados do Estado e socialismo para seus concorrentes. O sistema, que você aprendeu a defender, jamais funcionaria no mundo real, pois produtos são escassos e não podem ser perfeitamente divididos para todos (Um cálculo super complexo que refuta seus ideais: 1/2), no capitalismo o que os ricos possuem é resumido ao luxo, mansões e carros que não há em grande escala para todos - bens abundantes são vendidos para os consumidores e não ficam simplesmente parados, esperando que um rico os compre, sendo o capitalismo o sistema com a maior capacidade de distribuição de bens, o que ocorre a partir das relações entre pessoas, ao invés de um incompetente Estado. Entenda que quando eu defendo o capitalismo, não estou dizendo que nossa sociedade é perfeita, muito pelo contrário, se há um problema no Brasil é justamente a ausência do livre mercado e grande protecionismo, além das inúmeras burocracias estatais.
@@dalesdepetris3498 bla bla bla ditadura de esquerda, apenas pra uma minoria etc, não da pra distribuir pra td mundo, capitalismo é eficiente, etc... td raso.
Amigão, não são os produtos que são escassos, são os recursos naturais, exatamente por isso que o capitalismo é insustentável, precisa produzir produtos repetidos constantemente, buscando lucro constantemente e satisfazendo necessidades artificiais... cara, para pra pensar, vc defende algo insustentável, independente do que vc ache das "experiências socialistas" realizadas até hj e ignore todos os ataques dos grupos capitalistas a esses sistemas, sai da caixa, bota o pezinho fora da logica capitalista um pouco, não foi eu que aprendi, fomos todos nós, eu e muitos apenas rompemos essa lógica e buscamos um sistema técnico de verdade, o capitalismo é um sistema sem um projeto pra civilização humana, é cada um por si... busque por Economia Baseada em Recursos, alí vc verá uma ideia de sociedade de bem comum e extremamente tecnica. Não precisa responder aqui, não tenho interesse em continuar. Abraço.
Será que se os ancaps refletissem sobre o processo reprodutivo também o considerariam como anti-ético? Já que se trata de indivíduos (progenitores) tomando decisões de maneira autoritária/impositiva/arbitrária, interferindo diretamente na vida de terceiros sem o consentimento dos mesmos, cabendo a esses apenas arcar com as consequências da decisão tomada por seus progenitores.
Outra coisa é saber a partir do que eles derivam a idéia do próprio corpo como sendo uma propriedade, estariam eles: 1) admitindo que essa tal "propriedade" deriva de uma decisão autoritária/impositiva/arbitrária de seus progenitores, portanto antiética em sua essência[????]; 2) admitindo que ela deriva do nada, surgindo por geração espontânea/mágica juntamente às primeiras clivagens embrionárias; 3)????.
existe algo chamado contrato prévio, ele não necessariamente precisa ser feito em um papel ou digitalmente, verbalmente ele já é válido. o que diferencia um estupro do sexo é basicamente o consentimento.
agora sobre a segunda parte é quase o mesmo que dizer que argumentar é impositivo. o seu corpo é algo inalienável a você, você até pode vender partes dele se quiser mas enquanto existir consciência não tem como dizer que você não argumenta, sinto muito mas é impossível.
(e não somos totalmente contra coerção, ela pode ser usada contra agressores)
Uma coisa que observei foi que o único grupo que vejo garotos jovens de 13, 14 , 15 anos é nesses grupos ancaps. É meio difícil achar jovens homens de esquerda, pois exige mais reflexão pra largar os preconceitos. Eu mesmo nessa idade era muito irrreflexivo, cheio de preconceitos. Era totalmente contra o aborto e muitos outros temas polêmicos. Era meio de direita na questão moral. Digamos que mais conservador.
Infelizmente, no sistema atual, todos fomos fascistas em potencial, até conhecer a produção científica do movimento operário.
@Alessandro Pinheiro recomendo que assista ao vídeo O que é nazifascismo no canal Jones Manoel. Neste vídeo também tem fontes e recomendações de leitura.
@Alessandro Pinheiro então você não queria saber de nada, só veio destilar o seu ódio contra mim e o grande militante que é o professor Jones Manoel.
@Alessandro Pinheiro essa é o pretexto que sujeitos desprezíveis usam para agredir gratuitamente os outros. Eu não tenho que escrever nada aqui se o fascismo é exatamente o que o Camarada explica no vídeo. Invés de eu escrever um monte de coisas aqui, bastava você assistir ao vídeo e ler as recomendações na descrição.
@Alessandro Pinheiro o nazifascismo é uma radicalização da longa tradição colonial liberal aplicada no seio de países tradicionalmente colonizadores.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk desonestidade intelectual se vê por aqui.
Hã??
Engraçado que esses caras chegam e falam “desonestidade intelectual” “ad hominem” e o caralho a quatro mas ninguém NUNCA vê um argumentando porra nenhuma. Só sabem xingar os outros daquilo que eles mesmos sempre fazem
Muito bom, falou tudo
O canal bem que mereceria se chamar "pingos nos is" se o nome já não tivesse sido completamente desvirtuado pela Jovem Pan.
Uma vez eu entrei num "debate" com um ancap e vi ele chegar a conclusão que o corpo deles é uma propriedade e que o "ser" deles é quase que cartesiano, uma coisa transcendental que habita um corpo que aí sim seria a propriedade deste "ser". No mínimo bizarro...
A concorrência no Ancapistão sempre vai existir, ainda que seja potencial. Para que haja um monopólio, na forma nociva como você descreveu no vídeo, é inevitável que se haja estruturas coercitivas - caracterizando a formação de um Estado, o que é claramente condenável. No entanto, a manutenção do poder desse Estado em formação seria muito instável. Conforme postulado pelo próprio Murray Rothbard, em "Anatomia do Estado", a principal sustentação de qualquer regime não se da pela força bruta simplesmente, mas, sobretudo, pela justificativa ideológica de existir. Se se houver tribunais injustos e favoráveis aos grandes empresários com influência neles e que deteriam, de certa forma, um poder semelhante ao Estado, isso poderia ser combatido com a denúncia por parte da imprensa e das próprias mídias sociais. Esse contexto favoreceria o surgimento de novos tribunais concorrentes e com propostas que atendam muito melhor às novas demandas do mercado por maior imparcialidade, além de desconstruir a legitimidade de uma possível estrutura coercitiva estatal em formação. Nenhuma instituição coercitiva é sustentável no longo prazo sem se justificar ideologicamente, o que explica, por exemplo, a necessidade dos antigos regimes absolutistas de defenderem a teoria do direito divino como uma forma de se legitimarem no poder. Não vejo, portanto, como a formação de monopólios ou oligopólios seria estável numa sociedade em que os princípios da liberdade e propriedade sejam máximos.
Qual imprensa seria a "confiável"? Qual estaria livre de suborno? Como evitariam que a própria imprensa não viraria monopólio?
Tudo isso é o mais puro suco da idealização e quanto mais vc inventam, mais distantes da realidade ficam.
A própria realidade já nos mostra que a concentração de riqueza/poder/influência é característica intrínseca do Capitalismo, independente se o Estado intervem ou não.
O Capitalismo já nasce contraditório e fadado ao fracasso da sociedade (ou planeta).
Libertarianismo de verdade é contra qualquer forma de opressão, inclusive a causada pelo acumulo de capital (sinonimo de Capitalismo).
Essa ideologia é um suprassumo da bizarrice.
@@alancarvalho2285 Em primeiro lugar, monopólios só se sustentam com base na força, isto é, só existem com a ajuda do Estado necessariamente. No verdadeiro livre mercado, a concorrência sempre vai existir, ainda que potencial. Se discordar desse raciocínio, aponte um exemplo de monopólio que vc considera originado do capitalismo que a gente discute.
Em segundo lugar, a desigualdade social é um fato inevitável e inerente às próprias singularidades individuais. Não a vejo como um problema a se resolver, necessariamente. O que se tem que combater, sem dúvida, é a pobreza, o que o livre mercado faz de melhor ao contrário do sistema estatal.
Por último, se o sistema capitalista fosse fadado ao fracasso, essa nossa discussão pelo youtube nem sequer existiria. A gente tende a ver bizarrice exatamente naquilo que a gente não compreende.
@@Ricardo-dn6gy Deixa eu explicar pq o Capitalismo nunca ruiu completamente: Estado sempre salvando a economia na custa do povo e o fator bem conhecido do Imperialismo GUERRA.
Abraços e bons estudos 🤙
@@alancarvalho2285 kkkkkkkkkkkk
Vc acha que eu nunca ouvi esse argumento de senso comum? Não, o Estado não salva. Ele distorce a economia, alocando recursos roubados da sociedade (que teriam destinos muito melhores) para sustentar empresas que deveriam, sim, falir. São empresas que prestam um serviço de péssima qualidade e que não é mais de interesse do mercado, ou melhor dizendo, das pessoas. Resultado: piora da qualidade de vida média da população do país em questão. Quem salva e sustenta o Estado é o mercado meu brother e, não, o contrário. Começe lendo “As Seis Lições de Mises” para saber mais. Abraços e bons estudos 🤙🏻
@@Ricardo-dn6gy Só acho vc mt grandinho pra viver nesse mundinho da imaginação kkkkkkkkk
No fundo, a gente já vive isso. Afinal, quem controla o Estado-nação???
Os capitalistas.
@Alessandro Pinheiro não existe "corporativistas", são capitalistas mesmo, e o que eles defendem é o único capitalismo que existe. Corporativismo é característica do capitalismo, não existe capitalismo sem corporativismo, corporativismo não é modo de produção. Capitalismo é.
@Alessandro Pinheiro 🤦🏽♂️ desculpa eu esqueço a limitação intelectual de quem defende essas merdas, deixa eu desenhar: não existe modo de produção corporativista, corporativismo é característica do modo de produção capitalista. Entendeu? Não existe corporativismo enquanto modo de produção o modo de produção é capitalista, o corporativismo é característica presente no capitalismo. Deu agora? Kkk
@Alessandro Pinheiro volte duas casas, amiguinho: não existe capitalismo sem corporativismo pq corporativismo é característica do capitalismo. Se ainda não entendeu, pede ajuda para algum coleguinha mais esperto. Mais que isso não posso fazer.
@Alessandro Pinheiro Deixa de ser burro, já te ensinei, já te mostrei que não tem contradição, agora para de repetir o que já tá esclarecido, mania de não ver o que tá na frente da cara, tem contradição nenhuma, tem você esperneando inventando modo de produção que não existe para não aceitar uma característica do capitalismo, sai do mundo de faz de conta, não adianta idealizar um capitalismo que só existe em devaneios, no mundo real o corporativismo é uma característica do capitalismo não existindo enquanto modo de produção, deixa de ser trouxa, já te ensinei, agora baixa a cabeça e vai estudar mais para deixar de escrever merda por aí.
O que você mais sabe fazer aqui é discurso ideológico. Reconheço sua boa oratória e alguns dos seus argumentos, mas não confio em sua visão filosófica incompleta. O passado não necessariamente explica o presente, há fatos novos. Atualize sua retórica. Que tal começar falando sobre cryptomoedas sem dizer que é uma invenção ideologica do capitalismo? kkkk Alguns dos seus videos sobre moeda e estado eu já vi, e não gostei. O ancap pode ser uma utopia, mas é bastante útil pra criar e pensar soluções pros problemas reais do capitalismo. Esse seu discurso político preto x branco não é dos melhores, e apesar de seu visível conteúdo em relação a média, não tem maior mérito comunicativo que os do Rafael Lima por exemplo, e esse seu verniz não disfarça sua escancarada convicção ideológica, que pode ser da mesma forma enquadrada como utópica. Já fui socialista também, e respeito muita gente que pensa assim e muitos princípios virtuosos por trás da ideia, mas gosto de discursos ativos, não reativos, com foco na dialética e construção de fatos e não no livre discordar e na desconfiança. Pra quem busca alcançar a descentralização dos poderes (virtude de cunho socialista) ancap sem dúvidas tem muito a acrescentar, e essa descentralização através do socialismo eu já não considero mais possível.
Esse comentário aumentou um pouco minha esperança
Bruno Alexandre B
Exatamente. Ele peca muito ao desrespeitar a ideologia alheia na base do achismo.
Humberto, sei que seria descer o nível, mas tu tinha que fazer um debate com o Raphael do Ideias Radicais ou o Fhoer.
Ele já disse algumas vezes que com o Raphael debateria, manda os inscritos dele pressionarem pra ocorrer o debate.
Esse cagão arregão não quer debater com Fhoer
1berto
Como foi na prova do mestrado?
Um abraço!
Welson de Avelar Pelo gabarito da prova objetiva (que era eliminatória), eu passei. O resultado sai dia 8. Vamos ver.
@@HumbertoMatos vai passar sim, man. Pensamento positivo é o que não falta aqui.
Que vídeo sensacional!!! Parabéns !!!
13:35 "Ser escravo é DECIDIR fazer algo, mediante força maior" Essa foi pesada. Nesse caso, tbm me sinto abusado até pq eu DECIDO pagar impostos, mediante força maior.
Mas é assim tão difícil entender que sem Estado não há mercado, e sem mercado não há trocas "voluntárias"? E os impostos implicam a existência do Estado.
A única forma de dizer que imposto seja "roubo", é pela sua quantidade e tributação, não pela existência em si!
Por exemplo, se o Estado cobra muito mais aos contribuintes do que investe em serviços públicos, é roubo.
Concluindo, a existência do imposto não é roubo, pois todos nós para viver numa sociedade onde haja mercado tem de haver um Estado cobrador de impostos.
E esse só rouba se a cobrança de impostos for superior aos gastos da manutenção do Estado e suas funções.
@@euricofonseca8514 blz então cara. Assine a CLT, pense positivo para a previdência não colapsar, confie na policia, sustente os militares, juízes, políticos e promotores, celebre as politicas públicas, implore para q eles façam o seu trabalho e seja um feliz cidadão dentro desse incrível e fantástico estado democrático de direito.
Eu não vou financiar essa merda. Usarei todas as ferramentas disponíveis ( Criptomoedas, Blockchain, ...) rumo a uma vida autônoma e bem distante da intervenção estatal. Não vou colaborar com esse teatro, no qual desde nosso nascimento somos orientados a cumprir determinados papeis. Quantas vezes tu já ouviu a máxima "seja um bom cidadão e exerça sua cidadania"? Ai eu te pergunto. Ser um bom cidadão pra quem????
O banco central brasileiro, no inicio da pandemia deu TRILÕES de reais para os bancos não quebrarem. Foi a maior injeção de dinheiro da história do país.
As companhias aéreas já receberam, do governo, BILHÕES pra não quebrarem.
Em contra partida, mais de 30 milhões de brasileiros informais tem extrema dificuldade de acessar crédito e moradia. Tudo pq as leis segregam essas pessoas, que não podem comprovar renda, resultando em uma atividade econômica limitada para eles.
Outra questão absurda é a incompetência jurídica. Pessoas que moram em comunidades dominadas pelo PCC preferem "Chamar nas Ideias" (serviço de justiça interno da facção) do que usar o super competente sistema de justiça estatal.
Velho, se a constituição tiver que escolher entre comprar lagosta para o STF ou atrasar salário de professor, qual alternativa tu acha q ela escolhe?
Te pergunto mais uma vez. Pra quem q tu ta sendo um bom cidadão??? Pq tu ta sendo um bom cidadão???
Será que as regras estatais não estão apenas tentando te domesticar e, a partir disso sugar aquilo q é teu???
Outra coisa, roubo é qndo algm pega algo q é seu sem vc permitir, mas mesmo utilizando a sua definição de roubo faça a seguinte conta.
Some a:
* Previdência, salários, benefícios dos
Militares
juízes
promotores
políticos
* Financiamento publico para
Latifundiários
Corporações privadas
Descubra esse valor e compare com as nobres politicas publicas q o governo investe em Educação, saúde, segurança, assistência social, energia e saneamento.
O estado nunca vai dar certo. E msm se um dia der, ainda sim continuaria sendo antiético. Entretanto a onda de descentralização econômica que está por vir irá subverter as estruturas tradicionais. Aguarde...
@@joaofelipeamaralsantiago5490 suécia é um dos paises que mais paga impostos e o que tem um dos melhores IDH's ou seja o problema são como as políticas públicas são conduzidas para sempre beneficiar uma elite ( como no Brasil por exemplo), interessante que no Chile tinha idosos atentando contra a própria vida por conta da previdência privada, fora a água que foi privatizada e se gostassem de um Estado Liberal o povo não protestava
@@joaofelipeamaralsantiago5490 e os ricos que sonegam impostos e ainda ganham benefícios do governo o problema é como as políticas públicas são conduzidas e a interesse de quem ( o que é sempre da elite)
@@joaofelipeamaralsantiago5490 só tu ver que a reforma administrativa que estão propondo só benefecia o auto escalão do serviço público (juizes, promotores, generais e parlamentares)
"eu não sei bem o que isso tem a ver com ética"
"ética é construção social"
Quem é Kant? O que é jusnaturalismo/jusracionalismo? Filosofia da mente? Maluquisse.
Sem falar que eles defendem escravo. Você é uma propriedade e pode ser vendida. Falam da lei de não agressão, sendo que quando alguém pisa na propriedade é morto. Virou faroeste tb?
Cara de onde vc tirou essas noia? Eu sou ancap e pelo que lí de Rothbard e Hans-Hoppa ninguem nunca defendeu nenhuma dessas afirmações, bem pelo contrario.
Se alguem entra na sua propriedade a situação deve ser resolvida com o mínimo de violência possivel( isso não eh zero)
E sobre a escravidão, Rothbard diz que vc n em ocasião alguma vc pode se tornar escravo de alguém.
Por exemplo (o que o Rothbard usou):
Se um engenheiro vai trabalhar numa petroleira de algum país árabe, ele faz um contrato de 2 anos, e lá pelo 3 mês ele percebe que aquilo não eh pra ele e decide sair, isso NÃO eh justificatica pra que a petroleira o escravise pelos outros 2 anos restantes,no máximo ele teria de pagar de volta qualqurr salário que tenha sido dado adiantado e talvez os preços das passagens.
Se informe melhor pra não passar vergonha.
@Espinho de Pequi ótimo argumento
Hildeni Antonio Gomes Junior
Isso é mentira! Mesmo que alguém compre um escravo com as leis do estado que já fez varias vezes ao longo da história...
Ao argumentar com esse escravo tu reconhece automaticamente que ele é dono do próprio corpo e possui autopripriedade. É impossível ter alguém como propriedade por que tu não tem controle exclusivo dela. Ele tem. Automaticamente tu te torna um agressor.
O sobre pisar no quintal e tu poder matar a pessoa? Da onde tu tirou isso? A justiça tem que ser proporcional, se eu dei um soco num cara o juiz não pode dar pena de morte pra mim, isso não foi proporcional ao crime que cometi, isso não faz nenhum sentido.
Espinho de Pequi A justiça está em nós.
só existe justiça se existir uma ética universal e objetiva.. A propriedade.
Um monopólio da força e da justiça fica nas mão de uma elite dominante que age por interesses próprios. Se eu posso escrever em um papal que olhar pro céu é crime, aquilo passa a ser verdade? É esse o poder que você dá ao estado! O podre de decidir leis conforme lhe convém. Não somos o estado!
Espinho de Pequi HAHAHAHAHAHAHAHÁ
Chorastes lacrador?
Xinga mais pra demonstrar que tu nao tem argumento. Lacrastres?
Anarcocapitalismo é imá pra incel! 😂😂😂
Refuta a teoria,guarda o ad hominem um pouco
@@pedroh2809 Não preciso fazer isso porque o Humberto já fez!
E anarcocapitalismo é imá pra incel
Queria sinceramente saber qual é a lógica de analogia que fazem de ancap à incel. Kkkk kk
@@powerzoldyck5670 os dois n transam
@ tem um mlk lá da minha sala que é ancap e já é pai kkkkk
Esses ancaps me dão pena
Da pena é de vcs que só usam ad-hominem atacam pessoas em vez de argumentos
@@poesiafractalofficial8690 hipocrisia detctada
Ancap = Naruto Shippuden
Kkkkkkk
O cara vai levar outra surra kk
Mt obrigado pela divulgação do movimento :D
kaique bahmad Ui 😂😂😂
@@ricardocartista8940 aham sei kk
@@HumbertoMatos eu quero só ver o dia que você vai ter culhão de debater com o Fhoer ao vivo ( deu uma desculpa ai fingiu que refutou e ficou por isso mesmo), já que supostamente vai ser uma aula n sei por que tanta prorrogação.
Eu acho que que tem medo são vocês hein..
@@kaiquebahmad3722 pergunta pro Fhoer lá sobre o texto do Neoiluminismo que ele não me respondeu mais, sei lá porquê kkkkkkk
@@MikaelLima2210
NeoIluminista:Assim como podemos usar a coerção cobtra um criminoso e não é errado podemos usar contra INOCENTES.
Esses jovens ancap são engraçados. Rsrs
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu Fica quieto. Vai direitar em outro lugar.
Refutar o que, "filopatético"? As bobagens ancap? Rsrs
Agradecido.
@L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu Seu último comentário não faz sentido algum, amigo hahaha. Quanto malabarismo!
L. Casarin BJJ Filosofia, Xadrez e jiu-jitsu hhhhhaha os caras não tem argumento mano! Só sabem vim de Ad hominem kkkkkkkkkk
É bom que a galera começa e ler isso é a ver quem e q não tem argumentos.
Grande contribuição!
Tá ficando difícil a vida dos ancaps, ter comunista destruindo suas teses já é normal,mas ultimamente até os venerados economistas estão tentando levar um pouco de direção para essas pessoas a deriva Ninguém quer refutar vcs, esse trabalho é desnecessário, só queremos ajudar, estamos pensando no seu bem amiguinhos libertários
Esse vídeo ficou muito bom, a gente tem que spammar ele nos canais ancaps porque é um bom resumo pros desavisados que ainda tem algum cerebro e estão entrando nessa.
Quais livros ancaps você já leu?
excelente vídeo!
Alguém pode me explicar uma parte, ele falou q o ancap ignora a historia e n consegui relacionar,alguem pode me dar uma ajuda aqui,vlw
Unico regime que chegou perto do Anarcocapitalismo foi o Feudalismo ou seja algo bem arcaico e elitista
22:40 caralho hahah resumiu todo ancap.
Parabéns Humberto pela ótima construção. Contudo, faço aqui uma pequena observação. O conceito de ética é confuso muitas vezes, pois ele recebe diversos significados durante os, também diversos, paradigmas epistemológicos de nossa história. Acredito que hoje uma bom entendimento GERAL para ética seria: a área da Filosofia que busca encontrar uma justificativa para os juízos morais. Veja, é possível defender a partir disso diversas posições normativas como: deontologia (Kant por exemplo), utilitarismo e o neoaristotelismo. É plausível também defender a negação dessa justificativa, no caso, o relativismo. O ponto é que para essa galera a APROPRIAÇÃO DO PODER parece não existir, basta uma fundamentação ética q tudo funcionaria perfeitamente. Aí sim, isso é puro idealismo, no sentido de não olhar para a realidade histórica da qual todos nos estamos inseridos.
Bruno Rizzi Entendo, de fato. Foi mais ou menos isso que eu quis dizer com não haver uma ética universal.
APLAUDO DE PÉ ESSE VIDEO
Mais uma pérola do cara que se diz "Anti-capitalista", mas que defende imposto pq "o imposto é O condicionante pro capitalismo", ou seja, o cara é contra uma coisa, mas defende o que "mantém" (pq não chegou nem perto de provar que imposto é legítimo) essa coisa.
O maluco não consegue ser coerente nem com as próprias ideias, quanto mais com as ideias alheias kkkkkkkk
E pra vc que conseguiu assistir o vídeo inteiro (o que já é difícil) na velocidade normal, te desejo meus parabéns, pois vc é um guerreiro
Ancap não é Anarquismo. Ancap nem é gente,rsrsrs.
Fico só imaginando levar esse cara para andar de helicóptero
Show !
Essa galera vive no mundo da
" Lua " !
Vídeo maravilhoso 👏🏽👏🏽👏🏽
Sobre prescrever propriedade isso é uma dúvida pertinente pra mim tbm, mas a resposta q eu dou continua sendo a q vc falou no vídeo, a da primeira apropriação e defesa de sua propriedade, por exemplo canetas, cadernos, notebooks, nada disso é prescrito pelo governo, não precisamos ir num cartório registrar uma caneta sob nosso nome, mas ainda assim não vivemos em constantes conflitos entre donos de canetas, sabemos delimitar bem a quem pertence o quê.
14:15 Privatizar não significa fechar a área pra que ninguém mais use, se o dono da área permitir que outras pessoas usufruam então as pessoas irão usufruir, eu não vejo o público x privado dessa forma, eu enxergo propriedade pública como propriedade controlada pelo Estado, e a privada é controlada por uma pessoa normal, por exemplo salões de beleza são privados, mas qualquer um pode entrar, o dono do salão permite, mas o palácio da alvorada é propriedade pública, mas ninguém pode entrar lá e fazer o que quiser, o Estado não permite.
A analogia com o feudalismo é errada, os senhores feudais adquiriam suas terras porque o rei lhes dava, e cobravam impostos sobre os camponeses que já viviam na região, isso tem nada de ancap, as pessoas comuns eram PROIBIDAS de possuírem terras, e a sociedade era dividida em castas, se tu nasceu servo, morreu servo, isso tem nada de ancap.
Sobre as relações "voluntárias impostas pela necessidade de se alimentar", ancaps não encaram as necessidades biológicas como agressão, a relação imposta só é errada quando quem impõe é outro indivíduo, e não as forças da natureza, se é voluntário ou não analisemos se há um ser humano obrigando o outro a fazer algo, se um paciente quer uma cirurgia, ele vai se associar com o médico voluntariamente, porque ninguém está o obrigando a fazê-lo, não tem essa de ele tá sendo obrigado pela necessidade de sobreviver, o ponto não é esse, é apenas entre humanos.
E sobre o capitalismo ir naturalmente a um monopólio, blz então, postem aqui uma empresa que seja um monopólio num livre mercado genuíno.
Humberto você tem que falar numa linguagem mais acessível, mais didática e mais popular sem usar termos complicados quando não houver necessidade, se você fizer isso as pessoas vão te compreender melhor e seu canal vai crescer mais
De certa forma concordo que dizer libertário não é correto. Pois se trata de ética de propriedade privada. termo mais próximo do que o libertário ancap defende é: VOLUNTARISMO. A liberdade que cada um tem termina aonde a do outro começa. E esse limite objetivo é a propriedade privada de cada um. Então defendemos a liberdade sim, mas não a liberdade em si. É fato que sem o estado se intrometendo no meio cada indivíduo teria mais liberdade de decisão sobre o que o pertence. Muito do que cada indivíduo pode fazer ou deixar de fazer é regulado pelo estado. Ou seja, é o estado SE INTROMETENDO e cagando regras na PROPRIEDADE PRIVADA ALHEIA. Há quem dirá que sem estado cada um entraria na propriedade do outro perdendo a liberdade. Oras! O estado é feito de pessoas. Se as pessoas fora do estado cometem esse tipo de imoralidade, por que bufunfas consideraram que os que tão dentro, com um monopólio de força nas mãos, fará diferente apenas por se presumir que SERIA para um bem comum. As pessoas não passarão a ser moralmente superiores apenas por que o objetivo do que supostamente seria o estado, SERIA para "manter a ordem". Além de que a noção de ordem pra cada um poderá ser muito diferente. Então "a ordem" nada mais seria que a OPINIÃO de algum político ou executor do que seria ordem, sendo imposta sobre os que não poderiam se defender da execução dessa imposição prevista duma pseudo-lei. A ordem ocorre de forma natural quando cada dono de propriedade coloca suas regras sobre o que os pertence, e com o intuito de preservar egoisticamente o que o pertence, também respeitará o dos outros, com medo de represálias da invasão de outros, e prevendo precisar e empatia dos que o rodeiam no caso de sua própria propriedade ser invadida. O mínimo de razoabilidade entre indivíduos humanos. Sem essa razoabilidade mínima, nem seria possível a formação duma sociedade. As pessoas naturalmente tem algum respeito mínimo pelo que é do outro. Alguns lugares do mundo, mais que em outros. Os que tem maior respeito pelo que pertence a outro, e não o tira a força desse outro, mas mantém trocas voluntariamente de riquezas, prosperam. Enquanto os que respeitam de menos, permanecem miseráveis e com altos níveis de violência. O estado entra nessa matemática como CRIADOR DE VIOLÊNCIA e não apaziguador. Ainda que o tente, em seguida comete outros tantos tipos de agressões contra pessoas inocentes, sendo na prática totalmente contraditório. Mas violência/ agressão legalizados pela própria instituição por meio de seus políticos e executado por meio dos indivíduos funcionários públicos. Então como dizemos que se trata de sim propriedade privada, e que apenas o dono dessa propriedade pode decidir se quer dividi-la ou trocá-la com outros, e para essas trocas serem legítimas precisam sem violência, agressão (leia-se sem que invada a propriedade ou o corpo alheio sendo essa pessoa um inocente, isto é, alguém que não cometeu o mesmo tipo de agressão anteriormente), em outras palavras, necessitam ser VOLUNTÁRIAS; sem coerção; sem ameaças; chantagem emocional não conta como ameaças, pois tem o efeito totalmente no psicológico e depende de pessoa pra pessoa o que as afetaria. Não é algo objetivo. A opção de não ceder à chantagem emocional, não causará um dano objetivo e direto a esse indivíduo. Mas a ameaça de violência sim, uma vez que ela estaria sob a possibilidade eminente de ter seu corpo ou propriedades invadidos. Mas só esse assunto da ameaça entraria numa categoria moral objetiva e não ética racionalista...mas é texto pra outro momento, com longa argumentação detalhada.