Parabéns, vc foi até hoje, pra mim, o que melhor entendeu e pôs na prática o verdadeiro Aikido. Meu respeito e, parabéns. Parabéns de verdade. Que Deus continue te iluminando assim meu irmão. Abraço.
Conceitualmente o Ki é abordado no estudo do Aikido, mas normalmente a sua presença não é trabalhada na aplicação das técnicas. O Ki não é apenas uma ideia e sim um elemento fundamental na estrutura da nossa arte. Assim sendo, convidamos o Sensei Raphael Lafemina, do KR Dojo Academia, para apresentar o belo trabalho que vem desenvolvendo.
A explicação mais clara e sincera sobre o Aikido que eu vi por aqui, sem firulas, sem mistificação de jogar o outro só com a força do pensamento, (como o sr Wagner Bull afirma fazer), sem promessas de parar uma multidão só com o olhar como vejo por aqui. Parabéns Sensei por honrar o Aikidô.
Sensei, o senhor tem o meu respeito! Eu entrei o ano passado numa filosofia - ou religião - japonesa e diretamente eles falam isso, de agradecer aos nossos pais e aos ancestrais.
Acredito que de fato o Ki esteja presente em tudo e todos como energia vital que é e se faz necessário ser consciente de que realmente está presente em todas as artes marciais. O Karate-Do independente do estilo praticado por exemplo lida com o ki. O Kung Fu ou melhor dizendo ou vários estilos de Wushu as artes marciais chinesas e incluiria muito nisso os estilos internos como o Tai Chi Chuan e seus estilos assim como os estilos de Kung Fu conhecidos como internos como Xing yi, Baghuá Zhang Hsin I etc também lidam sabiamente com isso. Agora em termos de técnicas e sua eficiência todas são excelentes e necessárias a um artista marcial, pois podemos reinar no nosso ambiente, mas quando expostos a zona de desconforto diante de ataques diferenciados dos que estamos habituados nas nossas escolas e diante da realidade da agressividade dos adversários, aí estamos lidando com a realidade num contexto geral. Lendo o livro do saudoso Gozo Shioda Sensei o qual foi discípulo de Morihei Ueshiba Sensei durante um período de oito anos antes da guerra, ele no livro Aikido Shugyo nos narra que em se falando de combate real usa se 70% atemi waza e 30% de nage waza, etc. Olhando a questão dentro dessa ótica percebo uma divisão de opiniões muito grande no universo do Aikido entre os senhores profissionais do mesmo. Eu como adepto do Karate-Do, percebo claramente o valor das técnicas e fluidez dos senhores e seria de coração aberto aluno dos senhores, mas jamais abandonaria as técnicas de atemi waza maduras que existem no Karate-Do Shotokan Ryu assim como suas quedas e conhecimentos gerais nao apenas pelos anos gastos nos estudos dessa arte marcial, mas sim ppr enxergar valor também nelas. Penso que de fato os mestres de Aikido que afirmam que os indivíduos que são faixas pretas de Karate-Do, Judo etc que vão em busca dos estudos do Aikido acabam entendendo mais rápido essa arte marcial do que leigos estão muito corretos. De fato lidamos tanto no Karate-Do como no Judo quando os Dojo são sérios, com a ideia do Ki, tai sabaki etc. e isso nos dá uma vivência a mais para entender a complexidade da arte marcial dos senhores. O certo é que Morihei Ueshiba Sensei estava mais que certo quando afirmava que a arte marcial do seu tempo nao seria a arte marcial do futuro no caso já o hoje. E diante desta realidade, devemos caminhar calcados na própria realidade do mundo contemporâneo e admitirmos o que é aplicável atualmente e o que deve ser adaptado em termos de novas reações diante de novas ações. Parabens pela arte que ensina, vive e pratica como pelo trabalho Sensei.
Muito obrigado! Realmente quando se trata da realidade e não mais de um estudo feito em um ambiente seguro, o que fará a diferença não será a arte que pratica, mas a capacidade de escolher a ferramenta mais adequada para a situação que se apresenta. Então para mim, toda a arte marcial tem um grande valor. Principalmente quando se busca o aprimoramento constante de si mesmo através da arte escolhida. Um grande abraço!
Muito obrigado por destacar essa parte. Além dos meus antepassados serem a ligação direta com Kamisama, ou Deus, ou com a origem. Quando penso no esforço que fizeram para sobreviverem, muitas vezes por circunstâncias que jamais saberei, sobrevivendo em guerras, pelo esforços que desconheço que fizeram para também manter seus descendentes vivos, meu agradecimento a eles só aumenta. Minha vida esteve na mão de todos eles, como nasci, isto significa que venceram e eu tive a oportunidade de estar vivo. Grande abraço!
Excelentes explicações. Acredito que devemos apenas nos observar e a tudo o que tange a energia com muita atenção a cada treino, a cada mudança de nuance na nossa disposição, relaxamento e principalmente na respiração. Aqui cabe uma análise muito vasta, pois o fluxo de energia que circula dentro de todos nós muda de acordo com a alimentação, a qualidade e tempo do sono, se estamos num treino pela manhã, tarde ou noite, se é um dia quente ou frio e absolutamente tudo ao nosso redor. Entender o que se passa dentro de nós e ao nosso redor (que no fundo é uma coisa só) é o principal, mas não que deva ser uma busca... "ah vou buscar desenvolver o ki até poder acender uma lâmpada na ponta dos dedos"... isso é viagem de quem vive uma fantasia digna de uma HQ. Deve ser uma coisa natural, mais de atenção ao que se passa do que de uma busca propriamente dita. Basta saber que todos nós temos energia dentro de nós, haja vista o funcionamento do átomo e sua eletrosfera, isso é química básica e fisiologia. Essa energia tem um fluxo que influencia em tudo na nossa vida. Manipular essa energia tem suas limitações, mas é possível e às vezes o fazemos sem nem saber que fizemos, sem nem ter dado a devida atenção a isso.
O aikido me inspirou a jogar bastante com o "Geese Howard" em (Real Bout Fatal Fury 2 : The New Comers) kkkk brincadeiras a parte , o aikido é uma arte de movimentos espetacular , só para vocês ver o "Steven Seagal" ninguém rela nele . kkkkk
Exatamente. Todas as artes marciais depois que o indivíduo aprende os princípios, tudo deve fluir naturalmente em qualquer arte marcial e é justamente isso que muitos adeptos de artes marciais tradicionais não compreendem e ficam presos nas formas e mecânicas de exercícios perdendo a naturalidade. Quanto os Kata funcionam em luta real no caso do Karate-Do quando compreendidos os Bunkai(aplicações) que tem suas várias aplicações e interpreracões, tudo funciona na prática. De fato é o que falo no meu trabalho com o Karate-Do Shotokan Ryu ou seja, aprender o sistema e saber sair do sistema é a verdade do sucesso de uma arte marcial. Daí flui tudo naturalmente.
Sobre o tanden eu aprendi no Karate na adolescencia, porem me ajuda hoje em dia no jiujitsu. É impressionante tu captar a intenção do adversario. Eu uso bastante no handori com faixas brancas pra evitar que façam besteira e se machuquem. "Eu sei o que tu ta pensando, não faz que tu vai se machucar" kkk oss
TODO RESPEITO, GOSTARIA DE FAZER UMA CONSIDERAÇÃO. APESAR DA EFICIÊNCIA DO AIKIDO COMO ARTE MARCIAL. ACREDITO QUE PODERIA EVOLUIR MUITO MAIS SE OS TREINOS FOSSEM MAIS CENTRADOS EM COMBATES LIVRES, DO QUE É COREOGRAFIAS ENSAIADAS. ISTO TORNA O AIKIDO POUCO EFICAZ COMO DEFESA PESSOAL NO MUNDO REAL, POIS A ENERGIA EM UM CONFLITO REAL É COMPLETAMENTE DIFERENTE DESTES MOVIMENTOS COM LEVEZA PLÁSTICA ENSAIADOS NOS TREINOS, QUE LEMBRAM MAIS UMA DANÇA DO QUE UM COMBATE, ONDE NÃO EXISTEM MOVIMENTOS REPETITOS E PREVISÍVEIS E O INTUITO É CAUSAR DANOS AO OPONENTE E NÃO MOSTRAR A HARMONIA DE BELOS MOVIMENTOS. OS MOVIMENTOS REALMENTE EFICIENTES FORAM HERDADOS DO AIKIJUJTISU E SÃO DESTINADOS A QUEBRAR ARTICULAÇÕES E DANIFICAR OS OPONENTES NAS PROJEÇÕES. MAS DEVEM SER TREINADOS NÃO EM FORMA DE COREOGRAFIA CONTROLADA , MAS NUM AMBIENTE MAS PARECIDO COM O REAL, ONDE A LUTA É INESPERADA E A REGRA MAIS IMPORTANTE É SOBREVIVER E DERROTAR O OPONENTE. ESTA COREGRAFIA ACROBÁTICA VOADORA ONDE OS OPONENTES PARECEM BONECOS DE PLÁSTICO, SEM ESBOÇAR NENHUMA RESISTÊNCIA TEM LEVADO A DISCRENCA DESTA ARTE QUE DEVERIA TER SIGNIFICATIVA I IMPORTÂNCIA COMO DEFESA PESSOAL E ARTE MARCIAL HERDADA DOS PODEROSOS SAMURAIS!!!
Sensei Raphael Lafemina · KR Dojo Academia Rua Dr José Gustavo Busch, 311 Paraíso do Morumbi · São Paulo/SP WhatsApp: (11) 99129-2256 krdojoacademia.com.br/
Com um faixa preta em artes chinesas e japoneses (incluindo aikido) e estudioso do chi ou ki, me afastei dessa abordagem por ver muito exagero no que se diz ser o ki. Existe muita auto sugestão, misticismo e distanciamento da realidade do combate. Porém, como prática para a saúde acho saudável.
Admiro muito o Aikido,porém penso ,a técnica só é eficiente quando aplicada e funciona em alguém bom, exemplo aplicar em um Judoca ,ou praticante de Sambo, Observação: faixas pretas .
Existe aí um paralelo de situações. Uma coisa é o estudo da técnica no tatame apenas para se entender como funciona, outra em fazer funcionar em alguém que também está disposto a testar as técnicas e vencer sabendo que o adversário pode reagir se defendendo ou contra-atacando, e outra é usar de elemento surpresa contra alguém que quer atacar e não esperar reação. Só por que citou o Judô, peço para pesquisar sobre goshin jutsu, um conjunto de kata do Judô que incorpora técnicas que também são usadas no Aikido. Os dois estilos são provenientes de escolas de jiujitsu clássico com bastante foco em aplicação de chaves e projeções. A bagagem "exotérica" e "mística" que o Aikido carrega se dá por este ter sido concebido ligado à seita Oomotokyo que O Sensei fazia parte. O Judô nunca teve esse essa ligação com a religiosidade e espiritualidade, pois foi criado e difundido para se tornar um esporte de combate.
Oi Elias. O Ki é um elemento intrínseco das culturas orientais. Toda a medicina oriental (acupuntura, nutrição) tem suas bases neste elemento. O Aikido, como manifestação do Budo japonês, também tem seus fundamentos no fluxo da energia. Esta é a ciência deles. Abração.
Reparei que você vem seguidamente solicitando " defesa feminina". Não há diferença entre Aikido feminino ou masculino, Aikido não tem sexo. Este vídeo deve ser interessante pra você. th-cam.com/video/o6-OysIQXZE/w-d-xo.html
Pra quem e leigo esse negocio da pessoa encostar naoutra?a outra ja cair ou nem encostar na outra as vezes dois metros de distancia a pessoa cair e muito dificil de se acreditar .Claro , falo isso sem pre julgamento de nada. E o leigo falando .
O que disse no vídeo é total verdade. Mas o q mostrou nas "técnicas" foi um bando de Uke caindo pr o Sensei. Tipo uke morto. Uke tem q ta vivo...por varias vzs vi oportunidade do uke acertar o "sensei" ...enfim. O Aikido q treino não deixamos o Uke se firmar e ter chance de atacar por exemplo, com a outra mão....
Saudações a todos! Técnica, sendo boa eu aceito. Vejo muita lorota em lutas que treinei e treino. Infelizmente faz parte. Este caras fazendonestas caretas e o professor querendo dar um ar de poder "sobrenatural", isto chega a ser cômico e depõe contra as artes marciais. Se alguém (agressor de rua), partir pra cima de alguém (defensor usando o "ki" ou "chi") a que vá se defender com essa baboseira, vai dar uma surra hollywoodiana. Como já vimos e muito na internet. Treine com afinco, deixe teu suor pingar e escorrer pelo dojo, tatame, academia. Sangre algumas vezes, é defesa pessoal e não yoga. Contusões farão parte do repertório assim como fraturas. Não se prepara pra guerrear com flores e canções. É melhor ser um guerreiro e etar num jardim, do que ser um jardineiro e estar numa guerra. Já fui praticar isto com amigos que treinam misticamente, e o resultado vocês já devem imaginar. Sou muito insensível e bruto. Por isto, não funciona. É o que eles alegam. Então digo: "tomara que o agressor seja uma pessoa de espírito elevado, e não um animal como sempre vejo na internet."
É totalmente ao contrário do que eu to buscando numa arte marcial. Mas pode ser interessante. Aikido pelo q eu entendi, n se compromete com eficiência. É muito mais, entender o próprio corpo e como ele funciona, do que usar isso pra explorar fraquezas do corpo de um inimigo ou adversário. É autoconhecimento e desenvolvimento pessoal basicamente. Acho q nem se encaixa como arte marcial na vdd
Acho que qualquer Karateca ou Boxeador intermediário moiria qualquer mestre aikidoka na porrada. Mas visto q n é o intuito do Aikido a batalha, isso n é descrédito
@@yand.8317 não é bem assim não, sou faixa preta em karatê e Aikido e faixa azul em jiu-jitsu e instrutor de pekititircia Kali, o Aikido é bem eficiente sim, depende de como se foca no treino. Índico que pesquise sobre o Sensei Paulo Sérgio Cremona, ênfase em Aikido marcial.
@@luizlopes4194 opa, obrigado pela recomendação. To querendo saber o máximo sobre Aikido. Pelo q sei até agr, n é mt útil em um mano a mano real. Mas com outras artes marciais como cerne, o conhecimento técnico do Aikido pode acrescentar mt. Isso é minha opinião em vídeo de yt, e só uma demonstração de aikido na vida real.
@@yand.8317 existe o Aikido original, que mesmo sendo uma versão do aiki-jujutsu adaptada para uma filosofia pacifista, ainda se aplicam as técnicas de combate real, porém voltadas principalmente para a defesa. E além do Aikido real existe o "shinshin toitsu Aikido" ou "kiakido", que é uma modificação do Aikido original mesclando-o com os conceitos e práticas da Yoga japonesa "shinshin toitsu" (unificação de corpo e mente) que surgiu nos anos 1960-70. Como sistema de defesa pessoal o shinshin toitsu não funciona, mas como prática de atividade física e de yôga é excelente. Porém é preciso ter essa noção quando se adentra em um dojo de Aikido, uma vez que nem sempr está claro se o que se ensina é o Aikido arte-marcial ou o Aikido yôga.
@@Ronald_Marcal Pelo que eu vi sobre, é mais como yoga e auto conhecimento mesmo. Pq prefiro mais Jiu Jitsu ou um Boxe se for pra fzr como atividade física e aplicabilidade de se sair bem na porrada msm
Parabéns, vc foi até hoje, pra mim, o que melhor entendeu e pôs na prática o verdadeiro Aikido. Meu respeito e, parabéns. Parabéns de verdade. Que Deus continue te iluminando assim meu irmão. Abraço.
Muito obrigado! Um grande abraço
Conceitualmente o Ki é abordado no estudo do Aikido, mas normalmente a sua presença não é trabalhada na aplicação das técnicas. O Ki não é apenas uma ideia e sim um elemento fundamental na estrutura da nossa arte. Assim sendo, convidamos o Sensei Raphael Lafemina, do KR Dojo Academia, para apresentar o belo trabalho que vem desenvolvendo.
A explicação mais clara e sincera sobre o Aikido que eu vi por aqui, sem firulas, sem mistificação de jogar o outro só com a força do pensamento, (como o sr Wagner Bull afirma fazer), sem promessas de parar uma multidão só com o olhar como vejo por aqui. Parabéns Sensei por honrar o Aikidô.
Melhor canal de ikido de artes marciais do brasil
Max, muitíssimo obrigado pelas palavras de apoio. Abração!
Só falo a verdade ou tento ao máximo
Sensei, o senhor tem o meu respeito! Eu entrei o ano passado numa filosofia - ou religião - japonesa e diretamente eles falam isso, de agradecer aos nossos pais e aos ancestrais.
A Seicho No Ie?? É maravilhosa!!!!!
@@imersaodaconsciencia.oficial Sim! É maravilhosa mesmo!
Excelente explicação. O Aikido é mais uma Arte Marcial. É uma conexão direta com Deus. Gratidão 🙌🙏
@Roberto Alencar obrigado por prestigiar nosso canal e pelas belas palavras. Grande abraço.
Como é deus no aikido e a vida apos a morte?
Acredito que de fato o Ki esteja presente em tudo e todos como energia vital que é e se faz necessário ser consciente de que realmente está presente em todas as artes marciais. O Karate-Do independente do estilo praticado por exemplo lida com o ki. O Kung Fu ou melhor dizendo ou vários estilos de Wushu as artes marciais chinesas e incluiria muito nisso os estilos internos como o Tai Chi Chuan e seus estilos assim como os estilos de Kung Fu conhecidos como internos como Xing yi, Baghuá Zhang Hsin I etc também lidam sabiamente com isso.
Agora em termos de técnicas e sua eficiência todas são excelentes e necessárias a um artista marcial, pois podemos reinar no nosso ambiente, mas quando expostos a zona de desconforto diante de ataques diferenciados dos que estamos habituados nas nossas escolas e diante da realidade da agressividade dos adversários, aí estamos lidando com a realidade num contexto geral.
Lendo o livro do saudoso Gozo Shioda Sensei o qual foi discípulo de Morihei Ueshiba Sensei durante um período de oito anos antes da guerra, ele no livro Aikido Shugyo nos narra que em se falando de combate real usa se 70% atemi waza e 30% de nage waza, etc.
Olhando a questão dentro dessa ótica percebo uma divisão de opiniões muito grande no universo do Aikido entre os senhores profissionais do mesmo.
Eu como adepto do Karate-Do, percebo claramente o valor das técnicas e fluidez dos senhores e seria de coração aberto aluno dos senhores, mas jamais abandonaria as técnicas de atemi waza maduras que existem no Karate-Do Shotokan Ryu assim como suas quedas e conhecimentos gerais nao apenas pelos anos gastos nos estudos dessa arte marcial, mas sim ppr enxergar valor também nelas.
Penso que de fato os mestres de Aikido que afirmam que os indivíduos que são faixas pretas de Karate-Do, Judo etc que vão em busca dos estudos do Aikido acabam entendendo mais rápido essa arte marcial do que leigos estão muito corretos.
De fato lidamos tanto no Karate-Do como no Judo quando os Dojo são sérios, com a ideia do Ki, tai sabaki etc. e isso nos dá uma vivência a mais para entender a complexidade da arte marcial dos senhores.
O certo é que Morihei Ueshiba Sensei estava mais que certo quando afirmava que a arte marcial do seu tempo nao seria a arte marcial do futuro no caso já o hoje. E diante desta realidade, devemos caminhar calcados na própria realidade do mundo contemporâneo e admitirmos o que é aplicável atualmente e o que deve ser adaptado em termos de novas reações diante de novas ações.
Parabens pela arte que ensina, vive e pratica como pelo trabalho Sensei.
Muito obrigado!
Realmente quando se trata da realidade e não mais de um estudo feito em um ambiente seguro, o que fará a diferença não será a arte que pratica, mas a capacidade de escolher a ferramenta mais adequada para a situação que se apresenta. Então para mim, toda a arte marcial tem um grande valor. Principalmente quando se busca o aprimoramento constante de si mesmo através da arte escolhida.
Um grande abraço!
Pra mim, leigo, mas completamente apaixonado pelo Aikido, foi a melhor explicação sobre Aikido que já ouvi.
Excelente entrevista com muita clareza. Grato!
O Culto aos antepassados é muito forte na cultura japonesa, gosto muito disso.
Muito obrigado por destacar essa parte. Além dos meus antepassados serem a ligação direta com Kamisama, ou Deus, ou com a origem. Quando penso no esforço que fizeram para sobreviverem, muitas vezes por circunstâncias que jamais saberei, sobrevivendo em guerras, pelo esforços que desconheço que fizeram para também manter seus descendentes vivos, meu agradecimento a eles só aumenta. Minha vida esteve na mão de todos eles, como nasci, isto significa que venceram e eu tive a oportunidade de estar vivo. Grande abraço!
muito charmoso!!
Uma explanação perfeita.
Olá Guibson. Agradeço pelo comentário e fico muito feliz pelo interesse no estudo da energia dentro do Aikido. Um grande abraço!
Excelentes explicações. Acredito que devemos apenas nos observar e a tudo o que tange a energia com muita atenção a cada treino, a cada mudança de nuance na nossa disposição, relaxamento e principalmente na respiração. Aqui cabe uma análise muito vasta, pois o fluxo de energia que circula dentro de todos nós muda de acordo com a alimentação, a qualidade e tempo do sono, se estamos num treino pela manhã, tarde ou noite, se é um dia quente ou frio e absolutamente tudo ao nosso redor. Entender o que se passa dentro de nós e ao nosso redor (que no fundo é uma coisa só) é o principal, mas não que deva ser uma busca... "ah vou buscar desenvolver o ki até poder acender uma lâmpada na ponta dos dedos"... isso é viagem de quem vive uma fantasia digna de uma HQ. Deve ser uma coisa natural, mais de atenção ao que se passa do que de uma busca propriamente dita. Basta saber que todos nós temos energia dentro de nós, haja vista o funcionamento do átomo e sua eletrosfera, isso é química básica e fisiologia. Essa energia tem um fluxo que influencia em tudo na nossa vida. Manipular essa energia tem suas limitações, mas é possível e às vezes o fazemos sem nem saber que fizemos, sem nem ter dado a devida atenção a isso.
O aikido me inspirou a jogar bastante com o "Geese Howard" em (Real Bout Fatal Fury 2 : The New Comers) kkkk brincadeiras a parte , o aikido é uma arte de movimentos espetacular , só para vocês ver o "Steven Seagal" ninguém rela nele . kkkkk
Exatamente. Todas as artes marciais depois que o indivíduo aprende os princípios, tudo deve fluir naturalmente em qualquer arte marcial e é justamente isso que muitos adeptos de artes marciais tradicionais não compreendem e ficam presos nas formas e mecânicas de exercícios perdendo a naturalidade.
Quanto os Kata funcionam em luta real no caso do Karate-Do quando compreendidos os Bunkai(aplicações) que tem suas várias aplicações e interpreracões, tudo funciona na prática.
De fato é o que falo no meu trabalho com o Karate-Do Shotokan Ryu ou seja, aprender o sistema e saber sair do sistema é a verdade do sucesso de uma arte marcial. Daí flui tudo naturalmente.
Convido a conhecerem o Ki-Aikido, onde desenvolvemos este foco no Ki desde a primeira aula de um faixa branca. Domo 🙏
Muito obrigado, o Ki-Aikido faz um trabalho maravilhoso!
Sobre o tanden eu aprendi no Karate na adolescencia, porem me ajuda hoje em dia no jiujitsu. É impressionante tu captar a intenção do adversario. Eu uso bastante no handori com faixas brancas pra evitar que façam besteira e se machuquem. "Eu sei o que tu ta pensando, não faz que tu vai se machucar" kkk oss
That's amazing ❤
Quero ver usar o ki na rua 😏
Excelente explicações. Ótimo sensei.
TODO RESPEITO, GOSTARIA DE FAZER UMA CONSIDERAÇÃO. APESAR DA EFICIÊNCIA DO AIKIDO COMO ARTE MARCIAL. ACREDITO QUE PODERIA EVOLUIR MUITO MAIS SE OS TREINOS FOSSEM MAIS CENTRADOS EM COMBATES LIVRES, DO QUE É COREOGRAFIAS ENSAIADAS. ISTO TORNA O AIKIDO POUCO EFICAZ COMO DEFESA PESSOAL NO MUNDO REAL, POIS A ENERGIA EM UM CONFLITO REAL É COMPLETAMENTE DIFERENTE DESTES MOVIMENTOS COM LEVEZA PLÁSTICA ENSAIADOS NOS TREINOS, QUE LEMBRAM MAIS UMA DANÇA DO QUE UM COMBATE, ONDE NÃO EXISTEM MOVIMENTOS REPETITOS E PREVISÍVEIS E O INTUITO É CAUSAR DANOS AO OPONENTE E NÃO MOSTRAR A HARMONIA DE BELOS MOVIMENTOS. OS MOVIMENTOS REALMENTE EFICIENTES FORAM HERDADOS DO AIKIJUJTISU E SÃO DESTINADOS A QUEBRAR ARTICULAÇÕES E DANIFICAR OS OPONENTES NAS PROJEÇÕES. MAS DEVEM SER TREINADOS NÃO EM FORMA DE COREOGRAFIA CONTROLADA , MAS NUM AMBIENTE MAS PARECIDO COM O REAL, ONDE A LUTA É INESPERADA E A REGRA MAIS IMPORTANTE É SOBREVIVER E DERROTAR O OPONENTE. ESTA COREGRAFIA ACROBÁTICA VOADORA ONDE OS OPONENTES PARECEM BONECOS DE PLÁSTICO, SEM ESBOÇAR NENHUMA RESISTÊNCIA TEM LEVADO A DISCRENCA DESTA ARTE QUE DEVERIA TER SIGNIFICATIVA I IMPORTÂNCIA COMO DEFESA PESSOAL E ARTE MARCIAL HERDADA DOS PODEROSOS SAMURAIS!!!
Muito bom
👏👏👏👏
É posivel aprender a distância?
Qual o nome desses movimentos nas mão, antes ou no inicio das aulas, que parecem um kata ja que nao tem kata no Aikido
Maravilha!
Boa
Gente perfeito, muita gratidão sensei 🙏🌟
2:40 Ah não!! Parei!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ou seja, o nosso espírito, o espírito do ser humano
Excelente entrevista. Parabéns pelo trabalho.
B dia depois por gentileza
Monstra defesa Feminina No
Aikido si tiver como
Obrigado tudo di bom
Minha dúvida é: se eu não acreditar que esse tipo de técnica funciona, ela vai funcionar se aplicada em mim?
1:40 Está de brincadeira, né?! kkkk
Sensei Raphael Lafemina · KR Dojo Academia
Rua Dr José Gustavo Busch, 311
Paraíso do Morumbi · São Paulo/SP
WhatsApp: (11) 99129-2256
krdojoacademia.com.br/
Com um faixa preta em artes chinesas e japoneses (incluindo aikido) e estudioso do chi ou ki, me afastei dessa abordagem por ver muito exagero no que se diz ser o ki. Existe muita auto sugestão, misticismo e distanciamento da realidade do combate. Porém, como prática para a saúde acho saudável.
E desde quando artes chineses têm faixa preta?!
Admiro muito o Aikido,porém penso ,a técnica só é eficiente quando aplicada e funciona em alguém bom, exemplo aplicar em um Judoca ,ou praticante de Sambo, Observação: faixas pretas .
Existe aí um paralelo de situações. Uma coisa é o estudo da técnica no tatame apenas para se entender como funciona, outra em fazer funcionar em alguém que também está disposto a testar as técnicas e vencer sabendo que o adversário pode reagir se defendendo ou contra-atacando, e outra é usar de elemento surpresa contra alguém que quer atacar e não esperar reação. Só por que citou o Judô, peço para pesquisar sobre goshin jutsu, um conjunto de kata do Judô que incorpora técnicas que também são usadas no Aikido. Os dois estilos são provenientes de escolas de jiujitsu clássico com bastante foco em aplicação de chaves e projeções. A bagagem "exotérica" e "mística" que o Aikido carrega se dá por este ter sido concebido ligado à seita Oomotokyo que O Sensei fazia parte. O Judô nunca teve esse essa ligação com a religiosidade e espiritualidade, pois foi criado e difundido para se tornar um esporte de combate.
Quando a pessoa busca eficiente ela não busca ,ki, ela busca a (ciência) 🧐
Oi Elias. O Ki é um elemento intrínseco das culturas orientais. Toda a medicina oriental (acupuntura, nutrição) tem suas bases neste elemento. O Aikido, como manifestação do Budo japonês, também tem seus fundamentos no fluxo da energia. Esta é a ciência deles. Abração.
B dia depois p gentileza monstra defesa Feminina No aikido
Si tiver como obrigado
Tudo di bom
B dia depois por gentileza
Monstra defesa Feminina
No aikido si tiver como Obrigado
Tudo di bom
Reparei que você vem seguidamente solicitando " defesa feminina".
Não há diferença entre Aikido feminino ou masculino, Aikido não tem sexo.
Este vídeo deve ser interessante pra você.
th-cam.com/video/o6-OysIQXZE/w-d-xo.html
@@alexandrealves2877 valeu, entendi
😊
Adoro o Aikido, mas esse papo de derrubar sem praticamente encostar no Uke é pura idiotice. Na defesa pessoal vai tomar porrada. Pode confiar.
Olá. Verifiquem o Ki Aikido. O Ki é real e não técnica. No Ki Aikido se trabalha o desenvolvimento do Ki desde a primeira aula.
Pra quem e leigo esse negocio da pessoa encostar naoutra?a outra ja cair ou nem encostar na outra as vezes dois metros de distancia a pessoa cair e muito dificil de se acreditar .Claro , falo isso sem pre julgamento de nada. E o leigo falando .
Numa luta real o oponente vai segurar em sua mão e vai fazer essa cara de dragonboll Z e vai desmaiar. Kkkk Ri muito aqui. Kkkkk
O que disse no vídeo é total verdade. Mas o q mostrou nas "técnicas" foi um bando de Uke caindo pr o Sensei. Tipo uke morto. Uke tem q ta vivo...por varias vzs vi oportunidade do uke acertar o "sensei" ...enfim. O Aikido q treino não deixamos o Uke se firmar e ter chance de atacar por exemplo, com a outra mão....
Con todo respeto , revean el trabajo de los ukes , estan sobreactuados , yo como practicante de aikido en argentina veo esto y me da verguenza ajena .
Saudações a todos!
Técnica, sendo boa eu aceito. Vejo muita lorota em lutas que treinei e treino. Infelizmente faz parte.
Este caras fazendonestas caretas e o professor querendo dar um ar de poder "sobrenatural", isto chega a ser cômico e depõe contra as artes marciais.
Se alguém (agressor de rua), partir pra cima de alguém (defensor usando o "ki" ou "chi") a que vá se defender com essa baboseira, vai dar uma surra hollywoodiana. Como já vimos e muito na internet.
Treine com afinco, deixe teu suor pingar e escorrer pelo dojo, tatame, academia. Sangre algumas vezes, é defesa pessoal e não yoga. Contusões farão parte do repertório assim como fraturas.
Não se prepara pra guerrear com flores e canções.
É melhor ser um guerreiro e etar num jardim, do que ser um jardineiro e estar numa guerra.
Já fui praticar isto com amigos que treinam misticamente, e o resultado vocês já devem imaginar.
Sou muito insensível e bruto. Por isto, não funciona. É o que eles alegam.
Então digo: "tomara que o agressor seja uma pessoa de espírito elevado, e não um animal como sempre vejo na internet."
Deu saudade do KI... suco...
É totalmente ao contrário do que eu to buscando numa arte marcial. Mas pode ser interessante.
Aikido pelo q eu entendi, n se compromete com eficiência. É muito mais, entender o próprio corpo e como ele funciona, do que usar isso pra explorar fraquezas do corpo de um inimigo ou adversário. É autoconhecimento e desenvolvimento pessoal basicamente.
Acho q nem se encaixa como arte marcial na vdd
Acho que qualquer Karateca ou Boxeador intermediário moiria qualquer mestre aikidoka na porrada.
Mas visto q n é o intuito do Aikido a batalha, isso n é descrédito
@@yand.8317 não é bem assim não, sou faixa preta em karatê e Aikido e faixa azul em jiu-jitsu e instrutor de pekititircia Kali, o Aikido é bem eficiente sim, depende de como se foca no treino. Índico que pesquise sobre o Sensei Paulo Sérgio Cremona, ênfase em Aikido marcial.
@@luizlopes4194 opa, obrigado pela recomendação. To querendo saber o máximo sobre Aikido.
Pelo q sei até agr, n é mt útil em um mano a mano real. Mas com outras artes marciais como cerne, o conhecimento técnico do Aikido pode acrescentar mt. Isso é minha opinião em vídeo de yt, e só uma demonstração de aikido na vida real.
@@yand.8317 existe o Aikido original, que mesmo sendo uma versão do aiki-jujutsu adaptada para uma filosofia pacifista, ainda se aplicam as técnicas de combate real, porém voltadas principalmente para a defesa.
E além do Aikido real existe o "shinshin toitsu Aikido" ou "kiakido", que é uma modificação do Aikido original mesclando-o com os conceitos e práticas da Yoga japonesa "shinshin toitsu" (unificação de corpo e mente) que surgiu nos anos 1960-70.
Como sistema de defesa pessoal o shinshin toitsu não funciona, mas como prática de atividade física e de yôga é excelente. Porém é preciso ter essa noção quando se adentra em um dojo de Aikido, uma vez que nem sempr está claro se o que se ensina é o Aikido arte-marcial ou o Aikido yôga.
@@Ronald_Marcal Pelo que eu vi sobre, é mais como yoga e auto conhecimento mesmo. Pq prefiro mais Jiu Jitsu ou um Boxe se for pra fzr como atividade física e aplicabilidade de se sair bem na porrada msm
Balela
Charlatanismo.
Tá na cara que é picaretagem
Tá na cara que é picaretagem
Você não entende nada de arte marcial.