LÓGICA - AULA 2 (QUADRO LÓGICO DOS OPOSTOS)
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 26 ม.ค. 2025
- Nesta aula prosseguiremos no estudo do QUADRO LÓGICO DOS OPOSTOS, também conhecido como QUADRADO DOS OPOSTOS, ou QUADRO DE OPOSIÇÕES LÓGICAS ou TÁBUA DE OPOSIÇÕES.
Cristiano
Curriculum Lattes: lattes.cnpq.br/...
OBS: O Canal "Quimeras" agora é "𝑺𝒂𝑩𝒆𝒓 𝒆𝒎 𝑭𝒐𝑪𝒐 (SBFC)"
Site: quimeras.webnod...
Canal: / cpbbh
obrigado pelo conteúdo,Cristiano.
acabei de encontrar essa playlist e vou maratonar todos os vídeos.
Agora que me empolguei... procurei as outras aulas. Valeu. Você é bem prático na explicação
Ficou extremamente claro! Agora eu entendi, ótima explicação!
Professor, mt obrigada msm, foi ótimo aprendi direitinho.
Interessantíssimo. Grato por compartilhar teu conhecimento conosco !!!
Me ajudou de mais. Obrigada !
Belíssima aula!
👏👏👏👏 Ótima aula!
9:50
ótima aula
Gostei mto das aulas, porém não encontrei o vídeo da aula 4 com os exercícios e nem vídeo 5.
Ameeeeeiii
Professor eu pensava que eu só poderia concluir alguma coisa das subalternas se o A for V e se o E também for verdade ,..
mas eu posso também concluir que se o I for F e se o O for F também , é isso, né
Considerando só as subalternas
Muito Bom!!!
Olá, você afirma que as proposições universais não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo no quadro dos opostos , mas, uma vez que a lógica nesse aspecto está preocupada somente com a forma do argumento; então não seria válido ou inválido ao invés de falso e verdadeiro?
Oi! Você está confundindo proposição com argumento. As proposições são verdadeiras ou falsas, porque elas são declarações sobre a realidade. Os argumentos que são válidos ou inválidos, dependendo da forma como são estruturados.
Então.. se a proposição A . For falsa......só podemos concluir que a proposição O será verdade....não podemos concluir mais nada. .nada podemos concluir sobre E e I....... ...é isso ????
A cor do ponteiro do mause não ajudou muito.
Não entendi as últimas... Pois... Se algumas estrelas brilham, algumas não brilham. Não tem como uma ser contrária à outra, mas sim complementar... Não fez sentido pra mim. Aonde estou enxergando mal?
Vou tentar explicar de maneira didática: "a referência da primeira proposição é em relação às que brilham", "a referência da segunda proposição, é em relação às que não brilham", elas são subcontrárias. Veja o desenho do diagrama para entender melhor.
obrigada,ficou bem mas fácil!!
é só lembrar que nas contrarias ( a, e ) não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo. e nas sub-contrarias ( i, o ) não podem ser falsas ao mesmo tempo. Por outro lado , as contraditórias ( e, i ) não podem ser nem verdadeiras e nem falsas ao mesmo tempo. Já as proposicoes subalternas ( a , i ) e ( e, o ) elas são subalternas ou seja : se "a" for verdadeira , "i" tambem será verdadeira .....o inverso não vale....., Aí fica indeterminado.....já se "i" for falsa , o "a" também terá que ser falsa . O inverso também não vale, fica também indeterminado. A mesma coisa vc faz pra o outro lado da subalternas. Se " e " for verdade , "o" também será verdade e se o " o " for falsa , " e " também será falsa. O inverso não vale nas subalternas , por isso nas subalternas a setinha é apenas de mão única e não de mão dupla que nem nas outras. Nas subalternas a setinha é de " a " pra " i " e
tambem de " e " pra " o "
Faltou vc considerar como falsa, e tentar inferi as demais ....
Porque .. nas contrárias , ambas pode ser falsas ?????????
Porque eu fiz um teste
Se A, então B
Se A, então não B
Tenta fazer esses dois aí dar falsa.....não consegue ....por esse motivo, eu nao entendo porque que nas contrárias , podem ser ambas falsas
Boa noite Wilian, a proposição apresentada como exemplo é condicional. Neste caso você tem que verificar o conjunto do argumento e a tabela verdade. Ficaria muito confuso transpor esse raciocício no quadro de opostos para esse formato. Utilizando seus exemplos, no formato do quadro de opostos seria: Toda A é B, Nenhum A é B, ambas podem ser falsas ao mesmo tempo. Pensa comigo, se eu digo que todo A é B, mas chego à conclusão de que uma parte desse conjunto não é B, essa proposição é falsa, o que não significa que dizer que nenhum A é B seja verdadeiro, pois eu posso estar me referindo à falsidade de apenas parte do Conjunto A.
Agora , se o I for F, o A tem que ser F, né
Da mesma forma , se o O for F, o E tem que ser F também ....,.
Não é isso !!!!!!
Sim, é isso mesmo.
@@blognaudosloucos já vi algumas imagens que na verdade tá errado....na internet ...desse quadrado lógico...com todas as proposicoes categorias com setas duplas.....na verdade , as subalternas (a com i) e ( e com o ) as setas são de mão única de cima pra baixo.........porque mas subalternas o que vale na ida , não vale na volta.
@@wilianfarias9444 Vdd. Provavelmente, quem fez a imagem pensou na parte estética do desenho e se distraiu do significado em utilizar setas. Para evitar essas confusões, eu só usei linhas na imagem do meu artigo sobre esse conteúdo. :)