Assuntos polêmicos, mas necessários: Minha sombria Vanessa, de Kate Elizabeth Russell

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 10 ก.ค. 2024
  • ➡️ Livros citados e onde comprar:
    Minha sombria Vanessa: amzn.to/2ALaKOK
    Lolita: amzn.to/2ALb3ZU
    Fogo pálido: amzn.to/3g8fK0h
    ➡️ Me adicione nas redes sociais:
    ・Instagram: bit.ly/2OMsL4d
    ・Facebook: bit.ly/2OLpdPO
    ・Twitter: bit.ly/2Me7IG0
    ➡️ E-mail para contato: blogliterature-se@hotmail.com
    * Agradecimento especial à editora Intrínseca, que patrocinou este vídeo e sempre valoriza o meu trabalho.

ความคิดเห็น • 70

  • @user-sy9mh2lw3w
    @user-sy9mh2lw3w 11 หลายเดือนก่อน +3

    Esse livro me deu um sentimento de angústia muito grande (além do nojo, repulsa e raiva), é muito angustiante ver ela repelindo os pensamentos de que ela tinha sim sofrido um abuso com as afirmações que Strane utilizava em suas manipulações. Ele a fazendo acreditar que ela tinha parte da culpa e que escolheu fazer parte daquilo é repugnante.

  • @renatodoho
    @renatodoho 4 ปีที่แล้ว +35

    Mell, Isabella e Bel falando do mesmo livro e cada uma de uma forma bem distinta, isso é ótimo!

    • @xenaaventureira7214
      @xenaaventureira7214 4 ปีที่แล้ว

      Tem uma nova perspectiva também, dê uma olhadinha nessa aqui th-cam.com/video/h-khG-mGm6k/w-d-xo.html

  • @DegraudeLetras
    @DegraudeLetras 4 ปีที่แล้ว +24

    Gente, fiquei super curiosa para ler esse livro! Acabei de ler que a autora pretendia escrever um romance entre aluna e professor e durante seu processo criativo ela se deu conta da questão de pedofilia e afins.

  • @gabriellediniz3830
    @gabriellediniz3830 5 หลายเดือนก่อน +1

    Acabei de ler "minha sombria Vanessa" e pensei: nossa, seria tão legal uma leitura conjunta com a Mel (Li Lolita em conjunto com vocês) e venho pro TH-cam e acho esse vídeo

  • @vitoriavaz4173
    @vitoriavaz4173 4 ปีที่แล้ว +5

    Me assusta ver essas relações de abuso sendo naturalizadas e romantizadas, nós mulheres, temos que saber que isso não é normal desde de cedo e que nós devemos denunciar, pedir ajuda. E nós professoras temos que estar cada vez mais atentas e fortes para combater "colegas" que realizam esses abusos em um espaço que era para ser de construção, liberdade e segurança que é o espaço escolar.

  • @mayralameirao
    @mayralameirao 4 ปีที่แล้ว +14

    Excelente vídeo, Mell! Não só pq vc sabe como falar sobre uma história, mas por não ter medo de se posicionar.
    Fiquei com muita vontade de ler, mas esse é um tema muito difícil pra mim. Ainda assim, ótima dica!

  • @soraya450
    @soraya450 4 ปีที่แล้ว +37

    Gente, sobre as booktubers fazerem resenhas ao mesmo tempo e, com isso, vcs chegarem à conclusões das mais diversas ordens: seria interessante se atentarem se elas foram pagas para tal. Sabe?
    Sobre a Isabella, ela foi procurada pela editora para TBM fazer a resenha. Da mesma forma que a Mell foi (afinal, há o informativo: "contém promoção paga", no canal da Mel. E no canal da Isa? Bem, ela nos informa sobre isso na sua primeira fala. Acredite, é só assistir para saber).
    De qualquer forma, não acho que haja esse nível de disputa entre as mesmas. E nós, como seguidoras de ambos os canais, só temos a agradecer. Pois temos a oportunidade de ver perspectivas diferentes de uma mesma obra.

    • @RenataFernandes1
      @RenataFernandes1 4 ปีที่แล้ว +7

      Essa galera não tem noção de nada mesmo! Se é um publi é óbvio que as resenhas sairão quase que ao mesmo tempo. E mesmo se não fosse. Então quer dizer que se uma booktuber x faz resenha de Os Miseráveis, por exemplo, a booktuber y não pode mais fazer? É cada sem noção que aparece. O tópico comentário de hater que não põe a cara à tapa. É como falaste, pontos de vista distintos só enriquece o nosso olhar. Amo a Mel e Isa, as duas são muito competentes.

    • @xenaaventureira7214
      @xenaaventureira7214 4 ปีที่แล้ว

      Para uma nova perspectiva, veja também essa resenha do mesmo livro th-cam.com/video/h-khG-mGm6k/w-d-xo.html
      ^^

  • @Fiction_Beast
    @Fiction_Beast 4 ปีที่แล้ว +4

    I am interested in Brazilian literature. What are the most well-known novels, short stories in Brazil? Like the ones read in schools and most people know. My goal is to read stories from every country on earth. Thank you for your help!

    • @michellesouza2852
      @michellesouza2852 3 ปีที่แล้ว +1

      Hey, I recommend that you read Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas serves as a good entry book in Brazilian literature. As far as I know, the title has already received two English translations: Epitaph of a Small Winner and The Posthumous memoirs of Brás Cubas. Good reading!

  • @alessandralopes7799
    @alessandralopes7799 4 ปีที่แล้ว +6

    excelente video. e esse livro é muito importante para todos, enxergar de perto o que acontece antes de julgar e julgar.

  • @Kellbianchi
    @Kellbianchi 4 ปีที่แล้ว +4

    Oi, Mel! Interessante você trazer exatamente esse livro para a pauta na mesma semana do lançamento de Um Crime entre Nós. Sugiro que você - e todos, inclusive - assistam a esse documentário que mostra um pouco mais sobre abuso e exploração sexual infantil aqui no nosso país. É doloroso de se assistir, mas necessário. Colocarei esse livro na minha lista de leituras com certeza.

  • @MichellySantosLiteratura
    @MichellySantosLiteratura 3 ปีที่แล้ว +1

    Lolita também é um dos meus livros preferidos e confesso que fico bastante incomodada quando alguém se refere a ele como uma história de amor. Fiquei muito curiosa pra conhecer essa história, Mel. Excelente vídeo!

  • @elianebarrosdeoliveira
    @elianebarrosdeoliveira 4 ปีที่แล้ว +11

    Para quem está julgando a Mel, equivocadamente, ressalto apenas que no dia 15 de maio a Bia Paludeto e a Bel Rodrigues, maravilhosas, postaram suas resenhas sobre esse livro. Trabalho, pessoas, apenas isso. E como disse uma seguidora da Mel: nós, seus leitores e seguidores, é quem ganhamos.

  • @michelesaqui
    @michelesaqui 4 ปีที่แล้ว +4

    Menina, fiquei com medo dessa capa! hahaha, me deu a mesma impressão da do precisamos falar sobre o Kevin! hehehe Se um dia eu comprar vou pegar em ebook ;) Mell, Lolita tá comprado aqui pra leitura e sua resenha sobre ele foi um dos fatores de incentivo pra compra!

  • @natalliaalves8852
    @natalliaalves8852 4 ปีที่แล้ว +2

    Resenha ótima. É a terceira booktuber que vejo falando deste livro - e uma resenha diferente da outra, frise-se! - e estou instigada a comprar o livro (e lê-lo!)

  • @PalomaSantos-np4xy
    @PalomaSantos-np4xy 4 ปีที่แล้ว +18

    Não li o livro, então vou dar meu palpite a partir de contexto que estamos. Bom, seria essa narrativa em primeira pessoa uma provocação? Porque sempre falamos que o narrador em primeira pessoa não é confiável, por isso acredito que ela colocar essa narração em primeira pessoa parece uma provocação de como a mulher é questionada, poucas pessoas acreditam na sua histórias, e muitas outras colocam a sua história em dúvida. Ou seja, a mulher é a mentirosa, a não confiável da história (reais quando há denúncia de abuso sexual)

    • @daianapereira7565
      @daianapereira7565 4 ปีที่แล้ว +12

      Ou talvez a autora quis mostrar como funciona a cabeça de uma vítima de abuso sexual que se recusa a se por no lugar de vítima e nos traumas e sofrimentos que esse abuso causou na personagem ao longo da sua vida.
      Creio que a intenção seja que possamos entender o que se passava na cabeça da Vanessa quando ela era adolescente, de como eram os efeitos nas manipulações dele com ela. E na vida adulta, da dificuldade que a protagonista teve em se reconhecer como vítima e quão doloroso isso foi para ela.
      Eu tbm ñ li o livro, dei essa opinião com base nas três resenhas que vi. Achei a sua colocação muito interessante e válida tbm sobre como a palavra da vítima é posta em dúvida, e creio que isso até impeça que muitas mulheres denuncie ou se reconheçam como vítimas, já que são levadas a acreditarem que provocaram a situação.
      Apesar desse ser um tema complicado para mim, eu pretendo ler o livro.

  • @brusuele
    @brusuele 4 ปีที่แล้ว +19

    Resenha sua e da Isabella sobre o mesmo livro, vamos lá rs

    • @isacsantos3545
      @isacsantos3545 4 ปีที่แล้ว +5

      @@Andrea-hz4de não kkkkkkk a intrínseca deve ter mandado pras duas pra divulgar o livro

    • @AntenaSemNome
      @AntenaSemNome 4 ปีที่แล้ว +6

      Assim como a Beatriz Paludetto (bem legal!) e a Bel Rodrigues também fizeram resenha sobre o livro. Para quem gosta desse tipo de conteúdo acho é ótimo, pois é possível perceber um ponto diferente com cada resenha (ou confirmar impressões).
      Mas para quem só gosta de um canal específico, para que perder tempo reclamando em outros?

    • @brusuele
      @brusuele 4 ปีที่แล้ว +1

      @@AntenaSemNome Sério?! Ainda não vi o da Bel. Adorei as duas resenhas, achei que seria a mesma coisa mais pra minha surpresa não foi.

    • @gracabatista1112
      @gracabatista1112 4 ปีที่แล้ว +5

      Pessoal, o Booktuber é algo livre, o vídeo é patrocinado, várias TH-camrs estão falando do livro, cada um tem sua visão, a Mel é super profissional e não precisa plagiar ninguém e sobre Orlando, há anos que ela indica ele como início para Virginia Woolf que é sua escritora favorita, aconteceu uma simples coincidência, mesmo que não fosse, qual o problema? Livros estão aí para serem lidos.

    • @giovanaamaral4765
      @giovanaamaral4765 4 ปีที่แล้ว +5

      A própria Isabela indicou a leitura coletiva da Mell na última Live que fez sobre Orlando.

  • @luizapereira7224
    @luizapereira7224 4 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns pela resenha! Com certeza vou ler “Minha Sombria Vanessa”. Já li “Lolita” e é realmente um livro impactante...

  • @brunnarabelosantiago8015
    @brunnarabelosantiago8015 4 ปีที่แล้ว +5

    Você é maravilhosa ❤️

  • @gracabatista1112
    @gracabatista1112 4 ปีที่แล้ว

    Excepcional, como sempre!

  • @vaniaebf
    @vaniaebf 4 ปีที่แล้ว +5

    Cito o pedófilo de "O amor nos tempos do cólera" também.

  • @leticiamadeira4431
    @leticiamadeira4431 4 ปีที่แล้ว +1

    que vídeo fantástico, preciso ler esse livro

  • @patriciagigileva
    @patriciagigileva 4 ปีที่แล้ว +1

    Vocês já leram o livro da Bianca Lamblin? Sobre o relacionamento dela com a Beauvoir? Deve ser interessante também, ver as coisas do ponto de vista dela.

  • @rubiannyfreire3745
    @rubiannyfreire3745 3 ปีที่แล้ว

    Ira de fato deveria ter aparecido mais. Aplico o mesmo para o pai dela... Achei a construção do romance perfeita. Acabo a leitura com desejo de reler! Parabéns pelo vídeo.

  • @Fernanda-wn4rm
    @Fernanda-wn4rm 4 ปีที่แล้ว

    Quero ler esse livro! 😘

  • @tamiresaraujo9165
    @tamiresaraujo9165 ปีที่แล้ว

    Sinceramente eu fiquei curiosa para ler este livro, agora estou na metade do livro e perdi a paciência com a Vanessa, protegendo o abusador dela

  • @tata12costa44
    @tata12costa44 4 ปีที่แล้ว +1

    Ooi Mell ♡ Te acompanho a um tempão e gostaria de fazer uma pergunta: com que profissões alguém pode trabalhar estudando Literatura ? Fora professor. É que eu tô pensando em estudar mas não quero licenciatura. Se puder me ajudar ficarei feliz ^ - ^

  • @vaniaebf
    @vaniaebf 4 ปีที่แล้ว +4

    Eu converso muito sobre isso com meus alunos do 5 ano. E recebo muitas denúncias desses próprios alunos. Meninos e meninas.

  • @Kacstaa
    @Kacstaa 3 ปีที่แล้ว

    Tem mais livros parecidos como esse?

  • @cintiarocha1379
    @cintiarocha1379 4 ปีที่แล้ว +7

    Primeira a ver e primeiro comentário. Bj de Portugal.

  • @estermarcondes4623
    @estermarcondes4623 4 ปีที่แล้ว

    🌻

  • @gracabatista1112
    @gracabatista1112 4 ปีที่แล้ว

    Quem leu "A verdade sobre o caso Harry Quebert" sabe sobre essa romantização de pedofilia na literatura.

  • @heldergatti3985
    @heldergatti3985 4 ปีที่แล้ว +1

    Mell, li o livro tb e adorei, mas me fala uma coisa. O que vc achou do Henry? Era mais um tarado aproveitador ou tinha boas intenções??

    • @xenaaventureira7214
      @xenaaventureira7214 4 ปีที่แล้ว

      Olá, veja também essa perspectiva sobre o livro, acho que vai gostar: th-cam.com/video/h-khG-mGm6k/w-d-xo.html

    • @polly_34
      @polly_34 4 ปีที่แล้ว

      No meu entender foi uma sacada da jogada dele. Pq o Henry usava os mesmos jogos de sedução do Strane, primeiro ganhou a confiança dela, depois ela se tornou a melhor aluna dele e tanto que ele queria que ela fosse a sua assistente e um fato maior nessa história é de que ele era CASADO e nem ao menos usava aliança, e nunca tocou no assunto com ela.
      Henry queria ter ela como um sexo fácil, segunda opção, e ela percebeu isso e saiu fora.

  • @GiovannaMdeFS
    @GiovannaMdeFS 4 ปีที่แล้ว

    que resenha incrível! quero muito ler esse livro, mas ainda não li lolita, vou ler antes pra ter um background

  • @Satirus23
    @Satirus23 4 ปีที่แล้ว

    HOJE 25 DE MAIO - FELIZ DIA DO ORGULHO NERD

  • @cintiarocha1379
    @cintiarocha1379 4 ปีที่แล้ว +3

    ❤️

  • @suh2408
    @suh2408 3 ปีที่แล้ว +1

    Eu to lendo e ja quero bater na Vanessa por se calar .

  • @yarasilva7378
    @yarasilva7378 4 ปีที่แล้ว +8

    Isabela do Ler antes de morrer fez resenha sobre o mesmo livro.

    • @tatibonini12
      @tatibonini12 4 ปีที่แล้ว +3

      Ambas foram contratadas para falar sobre o livro em seus respectivos canais... Assim como a Bel Rodrigues e a Beatriz Paludetto, há 1 semana, também fizeram vídeos patrocinados sobre esse livro.

  • @joaovictorlima150
    @joaovictorlima150 4 ปีที่แล้ว

    seu livro favorito é lolita? meu deus

  • @fabriciogoto4297
    @fabriciogoto4297 4 ปีที่แล้ว

    só fiquei confuso no sentido jurídico, 15 anos não é pedofilia, são sim abusos, mas eu diria de outras natureza!

    • @fabriciogoto4297
      @fabriciogoto4297 4 ปีที่แล้ว

      pedofilia nos EUA, terra da autora é de 13 anos, já no BR é até 14 anos, abusos de poder e sexuais podem ser compreendidos em qualquer faixa etária, porém é bom que se compreenda que maiores de 15 anos ao serem abusadas não foram vitimas do crime de pedofilia, esse tipo de equivoco me parece ter a mesma natureza da não distinção de injuria racial e racismo, isso ao contrário do que se pensa pode acabar causando ainda mais danos a vitimas, pode ser inclusive manipulado para beneficiar o agressor... e antes que venha um bbk falar de lugar de fala, jurisprudência não tem lugar de fala... abç

    • @mariagomes2742
      @mariagomes2742 4 ปีที่แล้ว

      Vc tem razão, havendo idade para consentir o abuso é outro, se houver, e não pedofilia
      Misturar as coisas não ajuda

    • @tatibonini12
      @tatibonini12 4 ปีที่แล้ว +3

      Não existe crime de pedofilia no Brasil! Até porque pedofilia é um termo médico, pois se refere a uma patologia mental. O que existe é o crime de estupro de vulnerável, que consiste na prática de qualquer ato com conotação sexual com menor de 14 anos. Até os 14 anos de idade, a lei presume que o indivíduo não tem capacidade pra consentir com atos sexuais e, portanto, independentemente de o adolescente ou criança com menos de 14 anos de idade afirmar que queria ter relações sexuais com uma pessoa maior de 18 anos, isso é irrelevante perante a lei. Dito isso, um homem de mais de 40 anos se relacionar com uma menina de 15 ou 16 anos é sim extremamente problemático em termos sociais e morais, pois, como o livro Minha Sombria Vanessa apresenta de forma bastante eloquente, é muito fácil que um relacionamento com essa diferença de idade se torne abusivo, já que uma das partes possui uma posição de poder em relação à outra. Não dá para estabelecer se o Sr. Strane era pedófilo ou não, apesar de haver muitos indícios nesse sentido. Mas algo que é notável na obra é que ele utilizou o poder dele sobre as meninas para assediá-las e abusá-las, podendo incidir no crime de estupro do art. 213 do Código Penal, já que o consentimento da Vanessa, por exemplo, em muitos momentos esteve viciado por não se sentir apta a falar “não”, com receio das represálias que sofreria e também seria cabível um processo fora da esfera criminal por danos morais, tendo em vista todo o estresse e trauma psicológico que ela sofreu.

    • @tata12costa44
      @tata12costa44 4 ปีที่แล้ว

      @@tatibonini12 certíssima

    • @silviaelainedasilva3537
      @silviaelainedasilva3537 4 ปีที่แล้ว

      No sentido jurídico do Brasil né, pq nos EUA é considerado ilegal o sexo com menores de 18 anos. Inclusive ela fala bastante nisso no livro ao se aproximar dos 18. Aparece em várias mídias isso, como em O desaparecimento de Stephanie Mailer, na série House, etc

  • @patriciazancanaro9323
    @patriciazancanaro9323 4 ปีที่แล้ว +1

    Devemos considerar que, tanto Vanessa quanto Lolita, têm real noção de seu poder e de seus desejos. Elas não tem nada de infantil. Os homens dessas estórias é que são infantis. São eles quem sofrem mais.

    • @thaynacristoforo3254
      @thaynacristoforo3254 4 ปีที่แล้ว +3

      É o que? Obviamente não leu o livro.

    • @silviaelainedasilva3537
      @silviaelainedasilva3537 4 ปีที่แล้ว +5

      Pqp eu não li uma merda dessas

    • @patriciazancanaro9323
      @patriciazancanaro9323 4 ปีที่แล้ว

      @@thaynacristoforo3254 Respeitar a opiniao dos outros é fundamental. Nem todos pensam da mesma forma.

    • @patriciazancanaro9323
      @patriciazancanaro9323 4 ปีที่แล้ว

      @@silviaelainedasilva3537 Respeitar a opiniao dos outros é fundamental. Nem todos pensam da mesma forma.

    • @silviaelainedasilva3537
      @silviaelainedasilva3537 4 ปีที่แล้ว +2

      @@patriciazancanaro9323 não é exatamente uma questão de opinião, já que nos livros fica bem clara a situação. O Humbert não é um narrador confiável, sabe que está errado e cometendo um crime e conta como vê as coisas e não como elas se fato são, o que o próprio autor expôs, ou seja, Lolita não era daquele jeito, eram apenas desculpas que o Humbert dava pra ele mesmo e para seu julgador. Da mesma forma Vanessa não era como o professor falava, ela nem entendia essas razões e diz algumas vezes que ele tenta colocar como se ela tivesse o poder e ela sabe que isso não é verdade, talvez para que ele mesmo tentasse acreditar nisso. Vanessa sente que as coisas não estão certas, mas é manipulada a pensar de determinada forma, tem suas memórias bagunçadas e sofre muito com isso. Das duas, uma: ou não leu os livros ou é mal caráter.