Me consultei c seu Tranca Ruas nunca vi o médium e ele me relatou coisas q aconteceram na minha infância q ninguém sabia, fica muito difícil nao acretar .
@@matheush2128 sim, mas a dúvida bate quando falam algo nem um pouco genérico. Eu me considero agnóstico, mas uma vez visitei um terreiro e foram ditas coisas sobre minha vida que nem minha mãe sabia.
É, realmente muito esquisito. Eu participei de uma reunião de constelação familiar e achei aquilo um grande mistério! Incorporei sem nunca ter incorporado antes e fiquei fascinada com o que eu vi e senti!
O vídeo ficou inconclusivo. E, exatamente por isso, é uma execelente conversa, porque ciência é estudo e questionamento, e não a fabricação instantânea de verdades. Em tempos de negacionismo e fundamentalismo religioso, vídeos desse gênero são preciosos!
Eu fiquei emocionado com o relato da incorporação de Preto Velho. Ele descreveu exatamente como é e dentro de um raciocínio cético e muito respeitoso. A experiência que o Tiago teve, vai levar pra vida toda, é interessante como ele conta, porque parece que aconteceu ontem e a gente sente.
Sou como Thiago, estou sempre tentando desmontar a incorporação hahha... Já pensei muito em transe, em telepatia, pois como as entidades sabem tudo sobre nós? Mas tem muita coisa que não encontro explicação. E assim sigo, entre a fé e a racionalização, mas sempre com imenso amor e respeito pela minha querida umbanda.
Eu duvido essas entidades falarem uma coisa bem mais pessoal como o melhor amigo da pessoa sem nunca ter visto ela. Só assim fica mais fácil de acreditar.
@@matheush2128 passado 10 meses do meu comentário, eu posso afirmar agora que eles só falam mesmo o que sabem. Comecei a observar inclusive que coisas que conversamos ali no dia a dia, a entidade vem falar depois. Antes eu pensava: poxa era bem isso que eu tava querendo saber. Agora eu vejo que: era bem isso que eu estava falando hoje e a pessoa escutou.....
Não sei se hipnose aumenta a força humana , mas vi algo surreal e dentro da minha casa , quando era mais novo minha família ia na igreja e realizava aqueles cultos familiares , em um desses cultos a minha irmã mais nova que na época tinha 13-14 anos veio a "incorporar", estavam meu pai e eu e ela começou a se debater e tentamos segura lá para não se machucar , era tamanho a força que ela fazia para se soltar que eu e meu pai mal conseguíamos a segurar , eu lembro de me agarrar nas pernas dela e meu pai tentando segurar o tronco dela e os braços e ela comigo abraçado nas suas pernas me jogava de um lado para o outro como uma cobra rastejando no chão , foi pra mim algo surreal na época .
@@PsyHidrainHelL acredito que sim!! O Exu por exemplo, faz a gente se sentir capaz de derrubar 20 homens juntos.... mas infelizmente, quanto mais eu busco provas de que é real, mas eu vejo que é apenas um transe....não tem espírito...uma pena, gostaria muito que fosse real
Só gratidão à nossa Umbanda! Foi num terreiro que me curei e hoje tenho qualidade de vida. Quando eu fui a primeira vez no terreiro buscar ajuda pra mim, a medium incorporada (nunca via na vida) com a Baiana Maria Joaquina simplesmente descreveu as doenças e as dores que minha tia materna sente nas pernas, e pediu pra que ela fosse receber tratamento espiritual. Infelizmente ela recusou por preconceito. Hoje estou em desenvolvimento e tive a primeira incorporação de um marujo, sensação muito boa de alegria e direcionamento. É isso que a incorporação faz, ela não apaga o médium, ela cria uma via de mão dupla onde o espírito trabalha e o médium aprende. Salve a Umbanda!!
Até hoje se não tivessem me contado eu não saberia que havia recebido uma cabocla. Disseram que eu gritei, cai de joelhos pra saudar o chefe da terreira, fiz o gesto de lançar a flecha no chão. Não sei nada disso. Só sei que estava no meio do salão e quando "despertei" estava mais próximo ao congar. Até ali nada demais. Mas quando a menina ao meu lado falou que a cabocla que recebi era muito linda eu fiquei confusa, porque eu imaginava que fosse exatamente como aconteceu com você.
Adorei o depoimento do Tiago. É bem assim mesmo. A fala vem sem que o médium tenha controle. Já fiz parte de desenvolvimento mediunico. É inexplicável. Tem o tal do animismo, que são pensamentos do próprio médium. Que não é nada de "outro mundo" .Mas realmente, é inexplicável os vários aspectos de uma "comunicação mediúnica".
Não seria apenas um estado de transe estimulado pelo ambiente que faz o cérebro assumir um personagem? Se colocar uma pessoa de outro país e outra cultura sem nunca ter ouvido falar de entidades desses centros, eles "incorporariam"? O cérebro deles assumiria um personagem sem saber quem e como seria? Está aí um bom teste. Se um estrangeiro só entrasse em transe e não incorporasse nada, porque sem referências anteriores dessaa entidades, seroa significativo que não há real incorporação, que é o próprio cérebro de um brasileiro tendo memória do que aprendeu sobre esses centros, cria a própria entidade.
O transe é uma chave pra entrar em algo , não necessariamente espiritual, na minha opinião a coisa é uma mistura dos dois! Até pq nós mesmo podemos ser seres de uma dimensão capaz de influenciar outras . Eu sou um pouco mais crente q ele pq no meu caso eu tenho certeza que existem coisas de natureza não física nos influenciando . Não é apenas hipnose mas com certeza são mecanismos que atuam em conjunto, pode ser só hipnose mas nunca vai ser só espiritual
Me identifico nesse relato, só que eu era obreiro de uma igreja e já tive algumas experiências, naquele tempo tinha certeza que era presença de Deus, mas hoje tenho conhecimento suficiente para saber que nossos sentidos podem nós enganar facilmente.
Eu já passei experiência maravilhosas com a entidade da umbanda 🥰🥰🥰🥰))) professor sei canal e incrível continue sempre assim. Que olorum te abençoe você e toda sua família
Quando eu tinha 19 anos estava com alguns amigos em uma casa brincando de adivinhar o que estava imitando. Podia usar qualquer acessório, etc. como se fosse um teatrinho. Na minha vez fui no banheiro, tinha um lápis de olho e passei na sobrancelha, unindo as duas, fiz um bigode e pintei os dentes, minha intenção era fazer um caipira. Fui me apresentar e comecei a falar com eles, de repente eu senti como se algo tomasse minha mente e comecei a falar uns negócios bem sérios com eles, e parecia que era uma outra força que estava falando através de mim. Eles ficaram assustados e não quiseram brincar mais kkk Foi uma sensação estranha, mas ao mesmo tempo boa. Até hoje não entendi como aconteceu aquilo, queria que acontecesse de novo... mas nunca mais... Gostei muito do posicionamento do Tiago, me identifiquei bastante. Porque fico sempre entre o ceticismo e querendo entender o que acontece no "sobrenatural".
É a representação de um papel, assim como se representa o papel da personalidade que estamos sendo, com nome,sobrenome e características, não olhar nos olhos das pessoas nesse estado é uma forma de manter-se totalmente no personagem
rapaz, hipnose ou não, tudo na minha vida se encaminhou para um caminho muito bom, me ajudou muito a pensar positivo e correr atrás das coisas. Também cheguei a questionar e ainda penso muito nesse caso de hipnose. Mas realmente muitas coisas boas aconteceram comigo.
É que é complexo, existe animismo, mistificação e incorporação. No caso do animismo, é possível entrar em estado alterado de consciência, por exemplo, concentrando as nossas ondas cerebrais no ritmo da batida de um tambor, até a meditação leva a estados alterados de consciência. Em alguns rituais, muitos podem achar q estão incorporados , mas, é apenas animismo, algo interno da pessoa ou do ambiente que se levou a isto. Eu já fiz movimentos involuntários em rituais xamanicos por estar em transe com os tambores e a música, e está sonoridade representava algo no meu inconsciente fazendo me mexer, de forma involuntária, podemos ter movimentos, choros, alegrias, medos, muito particular de cada um e não se trata de mediunidade nesses exemplos. De fato uma hipnose e transe com tambores pode ocorrer. É bem comum no xamanismo. Mas, a mediunidade existe e muitos incorporam sem nada destes artefatos, como tambores, atabaques, etc. Esse estágio de confusão é normal com os médiuns iniciantes, que podem fingir, interpretar ou achar algo, confundindo com mediunidade. Somente o auxílio dos mais experientes na área/tema e honestos podem ajudar. É um tema complexo necessitando se aprofundar sobre ele. Mas, não achem que os praticantes e adeptos a religiões espiritas estão drogados ou em transe, isto existe, acontece na residencia das pessoas, sempre existiu em outras culturas, eras e países, o kardecismo sequer usa qualquer tipo de instrumento para transe, e para quem já viu um espírito obcessor(não as encenacoes de igrejas evangélicas), mas, um espírito obcessor mesmo, terá certeza que não se trata de nenhum fingimento ou hipnose ali. Até mesmo no cristianismo para quem acredita de forma fiel em tudo q está escrito na bíblia, haverá revelações, contatos com anjos, em sonhos, contatos com "deus", por aí vai. Agora, a espiritualidade não está nem aí se a pessoa acredita ou não..quem tem mediunidade aflorada, vai manifestar algo, sonhos,barulhos,cheiros, visões, existem N tipos de mediunidades, não apenas a incorporação...mas, o espíritual existe, seja para o bem, seja para o mal,não precisa de música, tambores, nada e não está nem aí para o que a pessoa acredita se alguém tiver alguma capacidade mediúnica mais aflorada.
Uma pergunta, você já pensou ou refletiu sobre a possibilidade dessas pessoas com mediunidade alta terem algum tipo de distúrbio psicológico? Não quero faltar com respeito, más por aí, a resposta seja essa. Conheci uma mulher que se disia com bastante mediunidade. Inclusive o marido dela me disse varias histórias dela. Que via espíritos etc... O tempo passou, a idade venho, e ela hoje tem alzheimer. Lógico seria muito injusto eu generalizar tudo, em base a um só exemplo de pessoa. Más fica essa incógnita.
@@turcodemontecristo Já fizeram estudos sobre isso e não é assim. Dá uma olhada no estudo "Neuroimagem durante estado de transe: uma contribuição ao estudo da dissociação"
Na igreja que eu ia, sempre tinha uma moça que manifestava. Eu perguntei o que ela sentia, se ela saía de si? Ela falou que tinha consciência de tudo o que tava acontecendo, mas não conseguia controlar suas ações.
Sou hipnotista e quero fazer esse teste com uma pessoa suscetível ..me avisa aí Tiago que fazemos ao vivo ,tenho muito interesse nisso ! E seria interessante testar !!!
A esmagadora maioria dos casos de "mediunidade" que ocorre em terreiro é simplesmente hipnose, mas não consigo afirmar que todos, sem exceção, sejam casos de hipnose.
Caramba, para mim que fui criado dentro da igreja evangélica e vivo todos os dias um conflito com minha fé, Tiago Tatton foi o cara mais honesto que encontrei que explica esses fenômenos. Meu pai "expulsava os espíritos" usando o nome de Jesus na igreja, eu lembro disso como se fosse hoje. Faço mestrado em física, procuro conhecimento e acho ofensivo quando um ateu vem dizer que isso é invenção. Claro que as igrejas da TV fazem teatro para ganhar dinheiro do povo, mas outra coisa foi eu ver meu pai várias vezes fazendo " exorcismo". Obrigado Tiago, vou procurar mais vídeos seus.
Na verdade esse rapaz teve sim uma pocessão consciente( que vê é escuta , e tem apenas uma breve radiação). Só que uma pena ele não ter um sacerdote preparado para ensina-lo .Na verdade ele é um médium mas não teve um sacerdote bom para ensinar a respeito do assunto. Isso acontece muito nos terreiros.
Quando eu era criança, minha mãe e meu irmão mais velho me levaram num centro de umbanda várias vezes, esse meu irmão acabou se tornando pai de santo. Nunca, em todo o tempo que eu pude testemunhar, NENHUMA pessoa se curou, NENHUMA palavra se concretizou (nunca acertaram) sobre os problemas enfrentados pelos fiéis e frequentadores. Sei disso e afirmo sem desonestidade, porque sempre fui muito cético e curioso, perguntava pra saber. Enfim, acho realmente que mediunidade é apenas uma projeção de conteúdos latentes.
Interessante porque abriu um centro de Candomblé na rua da minha casa e eu resolvi conhecer e falei com uma preta velha e a primeira coisa que ela falou foi que eu não estava conseguindo dormir e era exatamente o que estava acontecendo naquela época e não tem explicação pois a minha fisionomia não transparecia e não havia contado isso pra ninguém.
@@josemarcosnf1637 há casos e casos, o problema é quando generalizam. Nao é pq teve um caso de hipnose que todos são. Nao é pq existe um pastor safado que todos são, um padre errado que todos são...
Um médico sabe só pelo olhar da pessoa se ela está bem ou não. “Mas tal pessoa não é médica/o” estudos, prática, eles usam essas artimanha para enganar. É tudo fraude, corrompido.
Loucura é tomar Jurema preta.. a coisa é muita além desse mundo nosso ordinário do bem e do mal, espíritos ,etc.. percepções extraordinárias,jamais imaginadas ..muito diferente da maconha e do álcool.. legal saber que o Daniel é de Bom Despacho MG..minha mulher é de lá..As festas religiosas me encantam apesar do meu ateísmo...
A 1° vez que incorporei minha preta velha (fiquei cega!!!!) Energia forte , eu não tinha preparo, me apavorei e teve quw chamar outra linha para eu desincorporar. Entidades de umbanda sao incríveis, e tem muito trabalho sério sim gracas a Deus
Seu cérebro criou isso. Se houvesse um centro onde Einstein, Darwin, Pasteur etc fossem "incorporados", e houvesse um pré conhecimento de como era o comportamento deles, o cérebro das pessoas criaria as "incorporações" deles.
@@jkpyo-z4h se essa é sua opinião viva na paz de Oxalá. Só gratidão à nossa Umbanda! Foi num terreiro que me curei e hoje tenho qualidade de vida. Quando eu fui a primeira vez no terreiro buscar ajuda pra mim, a medium incorporada com a Baiana Maria Joaquina simplesmente descreveu as doenças e as dores que minha tia materna sente nas pernas, e pediu pra que ela fosse receber tratamento espiritual. Infelizmente ela recusou por preconceito. Hoje estou em desenvolvimento e tive a primeira incorporação de um marujo, sensação muito boa de alegria e direcionamento. É isso que a incorporação faz, ela não apaga o médium, ela cria uma via de mão dupla onde o espírito trabalha e médium aprende. Salve a Umbanda!!
As pessoas deveriam pesquisar sobre indução, sugestão e hipnose, perceberiam que o funcionamento do cérebro aínda é muito pouco pesquisado e muito menos difundido.
Acho um pouco difícil milhões de pessoas na América e na África fingirem ou estarem todas hipnotizadas "incorporando", algumas já sendo dessas religiões e outras pousando aleatoriamente ali, ou mesmo sendo céticas e atéias, passando por isso. Não sei como seria feito, mas é preciso um projeto científico universitário de acompanhamento prolongado de grupos testes. Não se pode reduzir simplesmente a distúrbios psicológicos e sugestivos.
Fica sossegado cara. Nenhuma instituição científica seria vai perder tempo com charlatanismo e pseudociencia. Tem umas como a NUPES que tem viés espiritualista, ela estava estudando a suposta autenticidade das supostas psicografias de Chico Xavier, mas ninguém leva essa instituição a sério.
Eu sou umbandista e muitos se sentem na liberdade de dizer que é hipnose, que é uma farsa dentre outras coisas. Bom, em giras com uma energia mais forte, até mesmo consulentes com mediunidade recebem guardião. De qualquer forma, o intuito da umbanda é fazer caridade, prestar assistência, dar conselhos bons, ouvir a pessoa e assim é feito. O intuito final é fazer o bem e assim é feito!!!!!!!!! Religião maravilhosa, cada um tem sua fé e acredita no que convém, mas não existe ex medium, me desculpa
Eu já fui severamente cético num passado não muito distante. Hoje, com 40 anos de idade e depois de uma formação científica pesada que contribuiu muito para o ceticismo, por graça divina, esse relato só me confirma o quanto a espiritualidade é magnífica. Saravá vovôs e vovós. Saravá esse povo lindo do cativeiro que tanto nos auxilia ❤. Eu desejo que todos os aflitos possam sentir a paz e o aconchego causado pela aproximação de um nobre preto velho. Obrigado pelo vídeo 🫂
Eu era extremamente crédulo, ja passei por umas experiências espirituais, com o tempo tive muitos questionamentos e vi que não fazia sentido no que acreditava, ag só acredito em Deus
Eu fui somente uma vez a ubanda, e conversei com uma entidade. Ela só me falou coisas genéricas, mas outra pessoa que incorporava era namorada da minha amiga, conhecia ela, e quando vi ela incorporava, realmente era outra pessoa. Sou ateu e fui para tentar entender o que acontece. Realmente há hipnose junto, mas isso nao explica nem metade kkkk. Minha maior dúvida hoje é, as entidades que vejo em uma ubanda, sempre vao agir da mesma forma em qualquer lugar ubandista que eu for? Pq se sim, como uma hipnose é igual pra todos em lugar distantes e diferentes, com pessoas diferentes???? Alguem me fala que elas nao agem extritamente igual pf kkkk
Existe individualidade! Eu não sou a pessoa mais apropriada para falar sobre, mas garanto que cada casa é uma casa, cada pai/mãe trabalham de uma forma, e cada entidade é única. Você pode e certamente irá encontrar semelhanças em vários lugares q for, entretanto, cada lugar é único. Me relato pessoa é, eu não sou filho de casa nenhuma, sou curioso e questionador. Conheci um lugar sério e verdadeiro! Onde tudo o que foi falado se cumpriu, os problemas de quem busca ajuda, foram resolvidos. É estranho chegar em um lugar que ninguém te conhece e acabar tendo sua vida descrita, e receber ajuda ser ter que pagar 1 real. Em oposto, conhece um pai que cobra valores absurdos, milhares de reais, e nada acontece. Bem, existe charlatães.
Olha, como crítico, cientista e cético, posso falar meu relato, pode ser de ajuda. De fato, reduzir tudo a distúrbios psicológicos, fingimento ou hipnose de milhares de brasileiros e africanos é um reducionismo burro e igualmente crente. Queremos entender o processo e as implicações dele. Algumas provas que fiz para verificar algo de veracidade foram: as flores que as supostas entidades imantam, ficam semanas na água lindas, sem ficar com a pétala marrom, murcham por igual e secam por inteiro. Já acompanhei o processo de compra e "benzimento" dessas flores e dos 3 terreiros que fui, todas ficam diferentes de uma flor que não passou por esse "processo". E não, não foi porque disseram para a flor que ela é bonita e daí ficou feliz😂 como já aconteceu com alguns trabalhos falsos e pseudocientifcos por aí. Outra coisa que me chamou a atenção foram os doces de crianças. Quando tem gira de criança e ela te dá um doce e diz que é para guardar como proteção, o doce nunca apodrece ou fica com bicho, nem formiga. Em todas as giras de crianças eu pegava os doces de lá e comprava igual na loja, já até coloquei uma lado a lado do outro e o supostamente imantado ficava intacto, enquanto o que eu comprei tinha formiga. Outra coisa interessante é as pessoas incorporadas beberem e fumarem e nós exames médicos não aparecer nada, como se não fizessem isso. Eu já acompanhei 6 pessoas e acompanho 4 agora. Sei que o número é baixo para isso, mas é o que tenho no momento. Todas essas pessoas recebem santo e bebem e fumam toda eama de gira, no geral no fds. Com essa frequência, deveriam apresentar problemas de saúde. 3 delas são da casa dos 50. Comprei um barômetro pelo ML e pedi para 3 dessas pessoas assoprarem minutos depois da gira acabar. Não deu nada. Nenhum sinal. Mas pode ser também pela qualidade do equipamento. Tem essas coisas que percebi que no momento não tem explicação lógica e tem de haver algo por trás, não é simplesmente aleatório, caso fosse, já teriam apresentado respostas diferentes sem coerência.
Estado de transe induzido. Todos os que fazem o personagem de papai Noel não têm os mesmos protocolos de comportamento? Uma pessoa que vai a um desses centros aprende os protocolos de cada personagem. É uma cópia que vai se perpetuando por gerações. O cérebro aprende e assimila por convivência e um dia num estsdo de transe assume o mesmo papel.
Receita pra se saber se é espírito: encha o incorporado de perguntas sobre coisas específicas, peça pro espírito falar outro idioma e explicar o funcionamento e a aparência das entidades, daí o cara desincorpora NA HORA. Não há entidade que sobreviva à perguntas específicas. E sabemos que o cérebro pode fazer coisas esquisitas como, por exemplo, cegueira temporária devido a STRESS.
Ele é medroso. Disse que tem medo de "alucinógenos". Que homem pode merecer crédito dizendo que tem medo? ainda mais esse cabelinho de cortina e esse sorriso cínico irritante.
Eu me desenvolvi na umbanda tbm, achei interessante as colocações do Tiago, pq eu já me questionei a respeito da incorporação... A sensação que eu tenho qdo incorporo é que eu não consigo fz o que eu quero, meu corpo tem vontade própria sabe! E o mais legal é que meus guias meio que fogem do estereótipo dos espíritos das religiões afro, por ex, meu boiadeiro não fala feito um caipira do mato, minha pomba gira não é toda assanhada ou escandalosa... Enfim, eu só sei que adoro o conteúdo do professor hehehehehehehe... Abraço direto de Atibaia SP
É complicado as pessoas entrner que cada pessoa é uma uma personalidade e cada ser tem várias personalidades, não é questão de criação da mente e sim cada ser tem suas diferenças e crédulos. Ou seja o acreditar é igual a fé,cada um com a sua 15:47
Os artistas criam personagens novos constantemente. Não é qualquer pessoa que vai a um centro, é alguém que já sabe o "comportamento" desses personagens. Então um estado de transe que é induzido pelo ambiente e um comando externo que faz o cérebro mudar o status para um personagem conhecido não é uma situação factível de acontecer?
Só me tiram uma dúvida uma pessoas hipnotizada ela Não consegue mexer o corpo eu to frequentando uma igreja onde fazem oração em min e eu acabo suportamente se manifestando só que eu lembro de umas coisas sim é outras não eu não consigo controlar meu corpo é como algo realmente tivesse tomado conta do meu corpo eu sinto ele mexer vejo sair palavras da minha boca cem ser eu q estou falando é tbm não lembro de nda as vezes da um apago na minha memória só que eu consigo ver algo controlando meu corpo eu fico ate me perguntando pq eu estou fazendo isso é tento voltar ao normal mas não consigo 🤔 estou sendo hipnotizado
Nunca acreditei em Transe Mediunico do tipo, receber espirito de mortos, de entidades espirituais, como se o cavalo fosse uma roupa que o espirito veste. Ou uma marionete que o espirito controla. É tudo transe hipnótico. Ora, qualquer um sabe imitar um preto velho, um exu, um caboclo, o jeito que ele fala, o jeito que ele anda, "oxente, voscuncê tá bom mezifio, dá bença pro vô", "vem cá que vô vai dar passe em voscuncê" os guias da umbanda são quase todos arquetipos da cultura brasileira, é como representar um personagem, um roleplay, mas de forma inconsciente. O ego da pessoa se apaga para assumir o papel condizente com o personagem. Mortos então mortos, eles não voltam jamais. Não resta nada sob o sol.
Procure outros terreiros para frequentar, principalmente os antigos e pequenos. Que não aparecem na Internet. E procure levar para casa doces de entidades crianças e de flores imantadas. Depois me diz qual foi o resultado
Eu tenho uma ideia melhor. Quando tiver gira de caboclo no terreiro vou perguntar a um dos médiuns incorporados se eles sabem falar em Tupi-guarani que era o idioma que os índios falavam na época.
@@DanielNunes-p3j olha, todos os doces e flores que mencionei antes, que coletei e ganhei de vários terreiros nunca melaram ou as flores não apodreceram em menos de 1 semana. Se você procurar em outro comentário meu, vai achar tudo que falei do meu experimento inicial, haha. Comprava também o mesmo doce e flor na loja e colocava lado a lado com os supostos doces e flores imantados. E deu diferença em todos os casos que repetia por 2 anos. E não, uma suposta entidade cabocla pode ter nascido em épocas que o português já era língua única no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, onde a umbanda se formou pela macumba e outras religiões antecedentes. E eu já vi e gravei 2 casos de pessoas bem simples e não estudadas, sem ligação com nada indigena, quando supostamente incorporaram um caboclo, de nome não popular, tipo 7 luas ou pena cinza, falavam em um suposto outro idioma e nesses 2 únicos casos que vi, de fato era língua do tronco tupi e tronco tupinambá, mas não como seus descentes falam hoje, mas sim como era falado em 1720 a 1750. Depois fui no museu nacional verificar isso e como estudante de linguagem, fica mais fácil notar. Com isso não quero dizer que existe algo espiritual, porque para afirmar tal coisa deveriam existir vários estudos científicos comportamentais com determinados grupos de referência e tal por várias décadas até talvez se chegar a alguma conclusão. Mas, não podemos fazer como você está agora e reduzir e ridicularizar milhões de brasileiros e africanos a simples efeitos hipnotizadores ou todos com problemas psicológicos. Entende? O que você está fazendo é tão cego e sem sentido como uma fé religiosa limitante, uma crença. Até.
E se eu for na gira de Preto Velho será que eles vão falar em Gegê e Nagô? São entidades de Negros escravos trazidos da África. Me lembro que o Chico Xavier tinha um mentor chamado Emmanuel (sic) que era um espírito que viveu na época de Cristo. O Padre Quevedo começou a dialogar em Latim com ele e ele se enrolou todo.
Sai técnicas bem antigas e conhecidas. São truques. O tipo e quantidade de brasa e vidro, o jeito específico da pessoa andar...é tudo truque. Se a pessoa nadar em uma piscina de vidro ou ficar no meio de uma fogueira acesa e sair ilesa, aí sim seria algo real.
2 หลายเดือนก่อน
Não precisa ser médium para andar na brasa ou no vidro. Em algumas festas juninas tem essa tradição de pessoas caminharem na brasa. Quanto ao vidro já vi empresas e coachs induzirem os participantes a caminharem em vidro para aumentar a autoconfiança.
@@yin_xing tem vários rituais na África em que isso acontece chegou já dar uma olhada ?
2 หลายเดือนก่อน
@@LR-ow1tr pesquise no TH-cam, tem muitos vídeos a respeito. Já teve até reportagem na TV sobre a questão da brasa, o reporter mesmo fez o teste, não quero desmerecer a crença de ninguém, mas já é algo que muitas pessoas já fizeram sem maiores problemas. No caso da brasa e porque a pessoa caminha rápido sobre a mesma além do suor da pele que mantém uma certa proteção.
Eu em todos esses questionamentos entendi que pouco importa quem está ali. Se pensarmos que tudo é consciencia e de que nosso personagem ( personalidade em vigilia) é apenas uma emulação da consciencia pq não poderiamos emular outras consciencias? Se por ex: O Pedro é o Pedro pq ele viveu, cresceu e teve uma vida assim e n assado Essa persona n é um personagem de qualquer forma? Pq no terreiro o Pedro n poderia baixar um Preto velho e dar conselhos? 😅 se ele naquele momento emularia outra consciencia ainda q dentro da dua propria. N seria ""o Pedro"" Seria uma outra persona emulada naquela consciencia. Além do mais outras consciencias ativam outros arquetipos inconscientes. A mente é uma ferramenta poderosa, o inconsciente tmb. Inclusive o incosciente dita a maioria de nossas vidas E guarda muitos conhecimentos 😅 O que importa é a experiencia,as curas e o quão útil é aquela experiencia para gente. A espiritualidade é o lado mais lindo de um povo Animico ou não N importa😅
Só a incorporação NÃO relata nada, mas experiência com um espírito que diz a você que é para receber seu dinheiro que saiu e sua esposa, filha desse espirito NÃO acredita e no dia seguinte o advogado o chama no supermercado que o dinheiro do seu sogro saiu é bastante estranho é
Olá E se tivermos todas essas informações já na essência mas o aparelho cerebral precisei um preparo, um transe , uma droga , seja o que for? Já pensaram na possibilidade de todos termos isso mas o acesso é meio difícil? Teremos sido já todas essas experiências,ou quiçá temos acesso nesses momentos de transe ao suposto registro acashico? Deve ser mais simples do que imaginamos. Oque é irrefutável é o fato de que acontece. O que é estranho é que nunca saberiam " mos" o número da mega sena , sem sarcasmo. Existem elucidações de crimes nesse processo. É muito importante essa interrogação de forma respeitosa a todas as linhas que estudam essas questões. Todos podem ter a razão mas ninguém tem uma solicitação definitiva Podem ser todas as coisas juntas ou métodos separados onde um tem a informação no rincão mais inacessível do cérebro, outro as capta de uma frequência externa, outro as cria involuntariamente naquele momento por uma junção e organização de fragmentos de experiências no plano mental,físico ou metafísico, ou ambos
A Bíblia não é nada divina. Sinto te informar. Qualquer pessoa que procure na biblioteca nacional (site deles), seja historiador da arte, teólogo de verdade, historiador, entre outras ciências, ou tenha acesso a bíblias e documentos da época, facilmente se percebe que tudo foi montado ao longo de séculos e continua sendo alterado até hoje. Sua altíssima trindade nem existia de fato na época da figura de Jesus, isso foi feito depois. Mas se quiser continuar iludida, e isso te fizer bem de alguma forma, vá em frente. Sei que é difícil aceitar que não há propósito divino nas coisas e que estamos só no universo. A verdade dói. Ainda não temos a capacidade de aceitá-la sem danos. Mas de uma coisa é certa: podemos fazer boas ações e ajudar pessoas e a nós mesmos buscando conhecimento, doando um pouco do seu tempo para os outros, esses tipos de coisas, sabe? Tem um livro que está disponível na Internet, que é clássico clássico de se estudar na graduação de arte cristã - Arte Mariana:arte Cristiana. Está em espanhol. Lá você consegue, por meio de fatos e objetos, verificar como o homem inventa as coisas para tentar dar sentido a elas e explicar o que ainda não compreende. Nesse sentido, várias passagens da Bíblia foram alteradas por simplesmente um artista não conseguir obter determinada cor para sua obra, e daí modificar toda uma estrutura religiosa. Ex.: a cor do manto de Maria não era azul, mas sim preto. Depois passou para verde e no fim azul. Não existia santo ou Maria representada no céu antes do renascimento italiano e não era comum a figura de um corpo morto em uma cruz ser venerado. Antes era um Jesus jovem e bem vestido, de cabelos castanhos e sem barba, segurando um carneiro. Era o Pastoreiro do Senhor, Cordeiro do Mundo, não crucificado. Esta ideia da cruz e de Jesus nele veio depois. O Manto de Jesus na via crusis era para ser púrpura, mas o cora te do gênero de moluscos murex, era e ainda é muito custoso de ser feito. Logo, trataram de alterar esse trecho em algumas bíblias e de substituir por vermelho, que vinha da colonia americana (continente) por meio da dissecação do inseto cochonilla e do pau Brasil. Enfim, a lista não acaba. Não fique bravo comigo, ok? Você pode descobrir toda uma mentira mas mesmo assim ainda ter fé e ser bondoso e procurar o bem. Afinal, não precisa de religião pra justificar bondade e amor.❤
@@yin_xing Rapaz, tudo o que você falou sobre arte cristã não significa absolutamente nada, qualquer cristão sabe disso. "Santíssima Trindade foi inventada" pelo menos pesquisou os registros patristicos sobre isso? Todo que fala que a Bíblia foi adulterada eu duvido que estudou qualquer fonte primária sobre.
Muito bom o vídeo. Estava me sentindo sozinho e triste quando entrei nessa indagação. Acho que devemos avaliar o conteúdo e resultados, se realmente funciona a espiritualidade. Como as cartas do Chico Xavier que ,pelo que vi, são muito precisas nas escritas. Espero que não, mas se for apenas um transe simples, seria triste e decepcionante para mim e para muitos q buscam a verdade.
@@alinecentine5529 bla bla bla, mesma coisa de sempre. Todas as religiões são exatamente iguais quando são questionadas ou quando alguém sai dela. Mesma coisa de sempre. Não existe ex-catolico, ex-evangelico, ex-isã, ex-testemunha de Jeová, ex-umbandista.
O vídeo já começou errado. Ex-Médium, isso nunca vai existir. Mediunidade é uma hipersensibilidade a outros planos que a teoria das cordas já tá começando a enxergar. Eu sabia que tinha algo estranho comigo, mas em 28 de fevereiro de 2020, 1 mês antes da pandemia, eu recebi uma mensagem, não dei de onde veio, e outras pessoas tbm. De lá pra cá, uma entidade que se mostra como um menino, sempre está a minha volta, isso é indiscutível. As pessoas perto de mim, constatam. Nem eu às vezes acredito que isso tá acontecendo comigo. Mediunidade e outros planos paralelos não se brinca, a coisa é mais embaixo
Olha, eu por exemplo no terreiro eu nunca recebi nenhuma instrução de como incorporar, só falaram pra eu me concentrar e deixar a energia vir! Eu simplesmente incorporei e fui aprendendo, meu corpo perde os movimentos e faz movimentos sozinhos! Pra mim o mais impressionante foi quando incorporei cigano e eu estava fazendo movimentos sem eu saber que aqueles movimentos eram mesmo de ciganos! Não acho que seja hipnose.
Nunca viu um cigano na vida cara? Tudo fica no subconsciente, no seu estado de hipnose e transtorno dissociativos de identidade você só lembrou de todos ciganos que já viu na vida e imitou seus trejeitos
Ex-medium? Não sei se isso é possível, pq tem coisas que acontecem que a ciência não explica, a não ser com coincidência. Sou leigo, por isso levo em consideração argumentos de ambos os lados. Alguém poderia me deixar alguma recomendação de livros ou algum vídeo que me ajude nessa dúvida? Por sinal achei esse vídeo muito bom.
Não existe nada só existe hipnose eu era da umbanda caía no chão bêbado gritava recebi a preto velho depois que eu vi que estava sendo hipnotizado passando para o trouxa enganando os outros larguei tudo
Uma coisa q sempre estranhei no espiritismo, é que só quem é famoso vai no centro kardecista, e outra coisa, a pessoa é analfabeto, e vem fazendo pronuncias, escrevendo ilustrissimo, querida e honrosa mãe... é complicado
Para se fazer afirmativas a qualquer denominação religiosa é preciso estudá-la e compreendê-la, pelo menos em sua essência (princípios), para não se cair no achismo ou estranheza. Ainda bem que existe diversidade religiosa, em que no atual estágio evolutivo da humanidade, está posto a necessidade do conhecimento filosófico do Evangelho (bíblico) para se ter o entendimento das doutrinas e religiões, incluindo até mesmo o pensamento ateísta. Sem isso, ocorrerá sempre, não um debate salutar e proveitoso, mas julgamento daquilo que julgamos saber. Se existe diversidade religiosa é porquê existe diversidade cultural quanto a compreensão dos fenômenos naturais da vida, das crenças e dogmas religiosos implantados pelo próprio homem, que por sua vez também existe em diversidades partilhando das ideias que lhes são afins (afinidade). A diversidade é maravilhosa! Tenhamos receios de seguirmos uma fé cega que nos limitará o sentido da vida.
Gente, não existe ex-médium. Todos seres humanos, em algum grau somos médiuns, pois somos espíritos eternos revestidos de um corpo físico (espíritos encarnados), vivendo experiências na terra. Ao morrer o corpo físico o espírito prossegue, com amplas possibilidades de comunicar-se uns com os outros em qualquer dimensão, física (como na terra) e/ou espiritual. Se você teve experiência de comunicação mediúnica, você é um médium hoje e sempre, pois o é pela condição de teu espírito em sentir, ver e transmitir a energia de outro espírito comunicante. Portanto, ser médium não é uma escolha ou determinação humana intelectual. VOCÊ É E SEMPRE SERÁ MÉDIUM. O seu desenvolvimento será o resultado da construção ou não de tua espiritualidade. Diga aí quem nunca sentiu um pressentimento (independente de crença religiosa) de algo ou sobre alguma coisa? De algo que irá acontecer ou está acontecendo em um lugar distante é desconhecido?
@@emsmendes9486 falo embasado não em crença mas em evidência trazida pela Doutrina Espírita e outras teorias sobre magnetismo, pelas quais procuro compreender minha natural vivência mediúnica. A final, médium e mediunidade existem em vasta variedade e qualidade, isso você mesmo já pode evidenciar, não é mesmo? Em minha simples análise, para qualquer um afirmar que não há evidências de que o espírito não tem continuidade após a morte, é preciso que o canal apresente comprovação pela ciência, entende? Pois teorias científicas também existem de monte, não é mesmo? Se só existisse o planeta terra como centro do universo, seria mais fácil para a ciência do homem, em sua limitada inteligência, compreender os fenômenos do espírito criado por Deus em Seu Universo infinito! Imagina o homem que ainda não conseguiu explorar todos os recursos e fenômenos existentes no planetinha chamado terra fica muito difícil compreender e comprovar a natureza do espírito. Nesse particular, fico com a afirmativa de Kardec que diz: “se um dia a ciência provar que o espiritismo está errado, devemos ficar com a ciência”! Uma pergunta interessante para investigação: porque será que Kardec mergulhou profundamente em pesquisas e análises com método científico sobre os fenômenos mediúnicos PSICOGRÁFICOS?
O estado hipnótico não poderia ou qualquer mecanismo fisiológico não pode explicar particularidades que somente o consulente conhece. Acredito que tudo se complementa. eu tive duas incorporações e posso garantir. Não era hipnose!
Me consultei c seu Tranca Ruas nunca vi o médium e ele me relatou coisas q aconteceram na minha infância q ninguém sabia, fica muito difícil nao acretar .
Geralmente fala-se coisas genéricas que talvez podem bater com você
@@matheush2128exatamente, pela expectativa alta a pessoa perde a noção, aceita qualquer coisa
@@matheush2128 sim, mas a dúvida bate quando falam algo nem um pouco genérico. Eu me considero agnóstico, mas uma vez visitei um terreiro e foram ditas coisas sobre minha vida que nem minha mãe sabia.
É, realmente muito esquisito. Eu participei de uma reunião de constelação familiar e achei aquilo um grande mistério! Incorporei sem nunca ter incorporado antes e fiquei fascinada com o que eu vi e senti!
@@albal123100 acreditar nessas coisas é pura ignorância e ingenuidade 😏👍🏽
O vídeo ficou inconclusivo. E, exatamente por isso, é uma execelente conversa, porque ciência é estudo e questionamento, e não a fabricação instantânea de verdades. Em tempos de negacionismo e fundamentalismo religioso, vídeos desse gênero são preciosos!
Não , a umbanda não descarta tratamento médico, ela acrescenta a sua parte ao tratamento ,e aconselha sempre que não deixe o tratamento médico.
Eu fiquei emocionado com o relato da incorporação de Preto Velho. Ele descreveu exatamente como é e dentro de um raciocínio cético e muito respeitoso. A experiência que o Tiago teve, vai levar pra vida toda, é interessante como ele conta, porque parece que aconteceu ontem e a gente sente.
Sou como Thiago, estou sempre tentando desmontar a incorporação hahha... Já pensei muito em transe, em telepatia, pois como as entidades sabem tudo sobre nós? Mas tem muita coisa que não encontro explicação. E assim sigo, entre a fé e a racionalização, mas sempre com imenso amor e respeito pela minha querida umbanda.
Eu duvido essas entidades falarem uma coisa bem mais pessoal como o melhor amigo da pessoa sem nunca ter visto ela. Só assim fica mais fácil de acreditar.
@@matheush2128 passado 10 meses do meu comentário, eu posso afirmar agora que eles só falam mesmo o que sabem.
Comecei a observar inclusive que coisas que conversamos ali no dia a dia, a entidade vem falar depois. Antes eu pensava: poxa era bem isso que eu tava querendo saber. Agora eu vejo que: era bem isso que eu estava falando hoje e a pessoa escutou.....
Não sei se hipnose aumenta a força humana , mas vi algo surreal e dentro da minha casa , quando era mais novo minha família ia na igreja e realizava aqueles cultos familiares , em um desses cultos a minha irmã mais nova que na época tinha 13-14 anos veio a "incorporar", estavam meu pai e eu e ela começou a se debater e tentamos segura lá para não se machucar , era tamanho a força que ela fazia para se soltar que eu e meu pai mal conseguíamos a segurar , eu lembro de me agarrar nas pernas dela e meu pai tentando segurar o tronco dela e os braços e ela comigo abraçado nas suas pernas me jogava de um lado para o outro como uma cobra rastejando no chão , foi pra mim algo surreal na época .
@@PsyHidrainHelL acredito que sim!! O Exu por exemplo, faz a gente se sentir capaz de derrubar 20 homens juntos.... mas infelizmente, quanto mais eu busco provas de que é real, mas eu vejo que é apenas um transe....não tem espírito...uma pena, gostaria muito que fosse real
@@pensamentosaleatorios86 fico feliz de saber que isso não existe mesmo
Só gratidão à nossa Umbanda! Foi num terreiro que me curei e hoje tenho qualidade de vida. Quando eu fui a primeira vez no terreiro buscar ajuda pra mim, a medium incorporada (nunca via na vida) com a Baiana Maria Joaquina simplesmente descreveu as doenças e as dores que minha tia materna sente nas pernas, e pediu pra que ela fosse receber tratamento espiritual. Infelizmente ela recusou por preconceito. Hoje estou em desenvolvimento e tive a primeira incorporação de um marujo, sensação muito boa de alegria e direcionamento. É isso que a incorporação faz, ela não apaga o médium, ela cria uma via de mão dupla onde o espírito trabalha e o médium aprende. Salve a Umbanda!!
Eu vivi 30 anos ou + pensei ser médio , mais desevolvi foi um distúrbio mental SRT, ainda bem que eu acordei do pesadelo,sou Ateu cético hoje
Fé em Deus
O que é srt?
Melhor ser ateu do que acreditar nesses enganos 😊
Até hoje se não tivessem me contado eu não saberia que havia recebido uma cabocla. Disseram que eu gritei, cai de joelhos pra saudar o chefe da terreira, fiz o gesto de lançar a flecha no chão. Não sei nada disso. Só sei que estava no meio do salão e quando "despertei" estava mais próximo ao congar. Até ali nada demais. Mas quando a menina ao meu lado falou que a cabocla que recebi era muito linda eu fiquei confusa, porque eu imaginava que fosse exatamente como aconteceu com você.
Adorei o depoimento do Tiago. É bem assim mesmo. A fala vem sem que o médium tenha controle. Já fiz parte de desenvolvimento mediunico. É inexplicável. Tem o tal do animismo, que são pensamentos do próprio médium. Que não é nada de "outro mundo" .Mas realmente, é inexplicável os vários aspectos de uma "comunicação mediúnica".
Não seria apenas um estado de transe estimulado pelo ambiente que faz o cérebro assumir um personagem? Se colocar uma pessoa de outro país e outra cultura sem nunca ter ouvido falar de entidades desses centros, eles "incorporariam"? O cérebro deles assumiria um personagem sem saber quem e como seria? Está aí um bom teste. Se um estrangeiro só entrasse em transe e não incorporasse nada, porque sem referências anteriores dessaa entidades, seroa significativo que não há real incorporação, que é o próprio cérebro de um brasileiro tendo memória do que aprendeu sobre esses centros, cria a própria entidade.
O transe é uma chave pra entrar em algo , não necessariamente espiritual, na minha opinião a coisa é uma mistura dos dois! Até pq nós mesmo podemos ser seres de uma dimensão capaz de influenciar outras . Eu sou um pouco mais crente q ele pq no meu caso eu tenho certeza que existem coisas de natureza não física nos influenciando . Não é apenas hipnose mas com certeza são mecanismos que atuam em conjunto, pode ser só hipnose mas nunca vai ser só espiritual
Fiquei tão curiosa com o que o Tiago disse que fui ver a live inteira😁achei muito interessante 💋no♥️
Me identifico nesse relato, só que eu era obreiro de uma igreja e já tive algumas experiências, naquele tempo tinha certeza que era presença de Deus, mas hoje tenho conhecimento suficiente para saber que nossos sentidos podem nós enganar facilmente.
Perfeito. O cérebro é uma máquina fantástica de criar ilusões.
Eu já passei experiência maravilhosas com a entidade da umbanda 🥰🥰🥰🥰))) professor sei canal e incrível continue sempre assim. Que olorum te abençoe você e toda sua família
Quando eu tinha 19 anos estava com alguns amigos em uma casa brincando de adivinhar o que estava imitando.
Podia usar qualquer acessório, etc. como se fosse um teatrinho.
Na minha vez fui no banheiro, tinha um lápis de olho e passei na sobrancelha, unindo as duas, fiz um bigode e pintei os dentes, minha intenção era fazer um caipira.
Fui me apresentar e comecei a falar com eles, de repente eu senti como se algo tomasse minha mente e comecei a falar uns negócios bem sérios com eles, e parecia que era uma outra força que estava falando através de mim.
Eles ficaram assustados e não quiseram brincar mais kkk
Foi uma sensação estranha, mas ao mesmo tempo boa.
Até hoje não entendi como aconteceu aquilo, queria que acontecesse de novo... mas nunca mais...
Gostei muito do posicionamento do Tiago, me identifiquei bastante. Porque fico sempre entre o ceticismo e querendo entender o que acontece no "sobrenatural".
É a representação de um papel, assim como se representa o papel da personalidade que estamos sendo, com nome,sobrenome e características, não olhar nos olhos das pessoas nesse estado é uma forma de manter-se totalmente no personagem
Existem farsa em todas as religiões. Nem todos conseguem desenvolver a mediunidade.
rapaz, hipnose ou não, tudo na minha vida se encaminhou para um caminho muito bom, me ajudou muito a pensar positivo e correr atrás das coisas. Também cheguei a questionar e ainda penso muito nesse caso de hipnose. Mas realmente muitas coisas boas aconteceram comigo.
Isso não significa que essas coisas boas vieram ou foram influenciadas ou originadas do espiritual.
É que é complexo, existe animismo, mistificação e incorporação. No caso do animismo, é possível entrar em estado alterado de consciência, por exemplo, concentrando as nossas ondas cerebrais no ritmo da batida de um tambor, até a meditação leva a estados alterados de consciência. Em alguns rituais, muitos podem achar q estão incorporados , mas, é apenas animismo, algo interno da pessoa ou do ambiente que se levou a isto. Eu já fiz movimentos involuntários em rituais xamanicos por estar em transe com os tambores e a música, e está sonoridade representava algo no meu inconsciente fazendo me mexer, de forma involuntária, podemos ter movimentos, choros, alegrias, medos, muito particular de cada um e não se trata de mediunidade nesses exemplos. De fato uma hipnose e transe com tambores pode ocorrer. É bem comum no xamanismo. Mas, a mediunidade existe e muitos incorporam sem nada destes artefatos, como tambores, atabaques, etc. Esse estágio de confusão é normal com os médiuns iniciantes, que podem fingir, interpretar ou achar algo, confundindo com mediunidade. Somente o auxílio dos mais experientes na área/tema e honestos podem ajudar. É um tema complexo necessitando se aprofundar sobre ele. Mas, não achem que os praticantes e adeptos a religiões espiritas estão drogados ou em transe, isto existe, acontece na residencia das pessoas, sempre existiu em outras culturas, eras e países, o kardecismo sequer usa qualquer tipo de instrumento para transe, e para quem já viu um espírito obcessor(não as encenacoes de igrejas evangélicas), mas, um espírito obcessor mesmo, terá certeza que não se trata de nenhum fingimento ou hipnose ali. Até mesmo no cristianismo para quem acredita de forma fiel em tudo q está escrito na bíblia, haverá revelações, contatos com anjos, em sonhos, contatos com "deus", por aí vai. Agora, a espiritualidade não está nem aí se a pessoa acredita ou não..quem tem mediunidade aflorada, vai manifestar algo, sonhos,barulhos,cheiros, visões, existem N tipos de mediunidades, não apenas a incorporação...mas, o espíritual existe, seja para o bem, seja para o mal,não precisa de música, tambores, nada e não está nem aí para o que a pessoa acredita se alguém tiver alguma capacidade mediúnica mais aflorada.
Uma pergunta, você já pensou ou refletiu sobre a possibilidade dessas pessoas com mediunidade alta terem algum tipo de distúrbio psicológico? Não quero faltar com respeito, más por aí, a resposta seja essa. Conheci uma mulher que se disia com bastante mediunidade. Inclusive o marido dela me disse varias histórias dela. Que via espíritos etc... O tempo passou, a idade venho, e ela hoje tem alzheimer.
Lógico seria muito injusto eu generalizar tudo, em base a um só exemplo de pessoa. Más fica essa incógnita.
@@turcodemontecristoAlzheimer não tem sintomas de ver espíritos ou coisas 😅
@@yin_xing tem sim. Vi pessoas com alzheimer dizer que tava enxergando crianças. Bem na minha frente, galinhas, cachorros, etc...
@@turcodemontecristo Já fizeram estudos sobre isso e não é assim. Dá uma olhada no estudo "Neuroimagem durante estado de transe: uma contribuição ao estudo da dissociação"
@@turcodemontecristomeu pai não tinha religião nenhuma, não acreditava em espíritos e morreu com doença de Alzheimer. Não tem nada a ver.
Na igreja que eu ia, sempre tinha uma moça que manifestava. Eu perguntei o que ela sentia, se ela saía de si? Ela falou que tinha consciência de tudo o que tava acontecendo, mas não conseguia controlar suas ações.
Sou hipnotista e quero fazer esse teste com uma pessoa suscetível ..me avisa aí Tiago que fazemos ao vivo ,tenho muito interesse nisso ! E seria interessante testar !!!
A esmagadora maioria dos casos de "mediunidade" que ocorre em terreiro é simplesmente hipnose, mas não consigo afirmar que todos, sem exceção, sejam casos de hipnose.
Exactamente me preguntó lo mismo.abrazos 🇺🇾👏
Kkkkkkkk...tem os charlatões sim, mas, não vai nessa.
Você já foi em todas as casas e tem estudos documentados sobre isso ou é apenas achismo seu?
@@lDog0203pesquisa
Eu ainda não consigo acreditar que hipnose funcione, para mim é muito fictício 😅
Caridade hoje em dia é alguém conseguir largar o celular por cinco minutos e te dar atenção e vice e versa.
Caramba, para mim que fui criado dentro da igreja evangélica e vivo todos os dias um conflito com minha fé, Tiago Tatton foi o cara mais honesto que encontrei que explica esses fenômenos. Meu pai "expulsava os espíritos" usando o nome de Jesus na igreja, eu lembro disso como se fosse hoje. Faço mestrado em física, procuro conhecimento e acho ofensivo quando um ateu vem dizer que isso é invenção. Claro que as igrejas da TV fazem teatro para ganhar dinheiro do povo, mas outra coisa foi eu ver meu pai várias vezes fazendo " exorcismo". Obrigado Tiago, vou procurar mais vídeos seus.
Salve! como está sua situação agora? Qualquer coisa compartilho minha experiência quando eu era obreiro na igreja, hoje sou agnóstico.
Na verdade esse rapaz teve sim uma pocessão consciente( que vê é escuta , e tem apenas uma breve radiação). Só que uma pena ele não ter um sacerdote preparado para ensina-lo .Na verdade ele é um médium mas não teve um sacerdote bom para ensinar a respeito do assunto. Isso acontece muito nos terreiros.
Não conheço Muito sobre Umbanda! Não sei opinar. Like m arretado Prof. Daniel. Abraço
Quando eu era criança, minha mãe e meu irmão mais velho me levaram num centro de umbanda várias vezes, esse meu irmão acabou se tornando pai de santo.
Nunca, em todo o tempo que eu pude testemunhar, NENHUMA pessoa se curou, NENHUMA palavra se concretizou (nunca acertaram) sobre os problemas enfrentados pelos fiéis e frequentadores.
Sei disso e afirmo sem desonestidade, porque sempre fui muito cético e curioso, perguntava pra saber.
Enfim, acho realmente que mediunidade é apenas uma projeção de conteúdos latentes.
Interessante porque abriu um centro de Candomblé na rua da minha casa e eu resolvi conhecer e falei com uma preta velha e a primeira coisa que ela falou foi que eu não estava conseguindo dormir e era exatamente o que estava acontecendo naquela época e não tem explicação pois a minha fisionomia não transparecia e não havia contado isso pra ninguém.
@@josemarcosnf1637 há casos e casos, o problema é quando generalizam. Nao é pq teve um caso de hipnose que todos são. Nao é pq existe um pastor safado que todos são, um padre errado que todos são...
@@josemarcosnf1637 quem dorme bem hoje em dia ? Kkkkkkk
Um médico sabe só pelo olhar da pessoa se ela está bem ou não. “Mas tal pessoa não é médica/o” estudos, prática, eles usam essas artimanha para enganar. É tudo fraude, corrompido.
@@lane4294, ansiedade tá uma epidemia
Loucura é tomar Jurema preta.. a coisa é muita além desse mundo nosso ordinário do bem e do mal, espíritos ,etc.. percepções extraordinárias,jamais imaginadas ..muito diferente da maconha e do álcool.. legal saber que o Daniel é de Bom Despacho MG..minha mulher é de lá..As festas religiosas me encantam apesar do meu ateísmo...
A 1° vez que incorporei minha preta velha (fiquei cega!!!!) Energia forte , eu não tinha preparo, me apavorei e teve quw chamar outra linha para eu desincorporar. Entidades de umbanda sao incríveis, e tem muito trabalho sério sim gracas a Deus
Seu cérebro criou isso. Se houvesse um centro onde Einstein, Darwin, Pasteur etc fossem "incorporados", e houvesse um pré conhecimento de como era o comportamento deles, o cérebro das pessoas criaria as "incorporações" deles.
@@jkpyo-z4h se essa é sua opinião viva na paz de Oxalá. Só gratidão à nossa Umbanda! Foi num terreiro que me curei e hoje tenho qualidade de vida. Quando eu fui a primeira vez no terreiro buscar ajuda pra mim, a medium incorporada com a Baiana Maria Joaquina simplesmente descreveu as doenças e as dores que minha tia materna sente nas pernas, e pediu pra que ela fosse receber tratamento espiritual. Infelizmente ela recusou por preconceito. Hoje estou em desenvolvimento e tive a primeira incorporação de um marujo, sensação muito boa de alegria e direcionamento. É isso que a incorporação faz, ela não apaga o médium, ela cria uma via de mão dupla onde o espírito trabalha e médium aprende. Salve a Umbanda!!
Chorei assistindo esse vídeo ❤ salve os pretos velhos!
Sou umbandista ,seja o que for me faz bem e as pessoas que frequentam estás casas também .
Deus é mais
@@Igor.4545cala boca!!
As pessoas deveriam pesquisar sobre indução, sugestão e hipnose, perceberiam que o funcionamento do cérebro aínda é muito pouco pesquisado e muito menos difundido.
Acho um pouco difícil milhões de pessoas na América e na África fingirem ou estarem todas hipnotizadas "incorporando", algumas já sendo dessas religiões e outras pousando aleatoriamente ali, ou mesmo sendo céticas e atéias, passando por isso. Não sei como seria feito, mas é preciso um projeto científico universitário de acompanhamento prolongado de grupos testes. Não se pode reduzir simplesmente a distúrbios psicológicos e sugestivos.
Fica sossegado cara. Nenhuma instituição científica seria vai perder tempo com charlatanismo e pseudociencia. Tem umas como a NUPES que tem viés espiritualista, ela estava estudando a suposta autenticidade das supostas psicografias de Chico Xavier, mas ninguém leva essa instituição a sério.
Eu sou umbandista e muitos se sentem na liberdade de dizer que é hipnose, que é uma farsa dentre outras coisas. Bom, em giras com uma energia mais forte, até mesmo consulentes com mediunidade recebem guardião. De qualquer forma, o intuito da umbanda é fazer caridade, prestar assistência, dar conselhos bons, ouvir a pessoa e assim é feito. O intuito final é fazer o bem e assim é feito!!!!!!!!! Religião maravilhosa, cada um tem sua fé e acredita no que convém, mas não existe ex medium, me desculpa
Com tantos por quês, dúvidas, as pessoas não avançam, pois não se abrem.
O desenvolvimento mediunico serve justamente para se familiarizar com o modus operandis do personagem a ser representado
Eu já fui severamente cético num passado não muito distante. Hoje, com 40 anos de idade e depois de uma formação científica pesada que contribuiu muito para o ceticismo, por graça divina, esse relato só me confirma o quanto a espiritualidade é magnífica. Saravá vovôs e vovós. Saravá esse povo lindo do cativeiro que tanto nos auxilia ❤. Eu desejo que todos os aflitos possam sentir a paz e o aconchego causado pela aproximação de um nobre preto velho. Obrigado pelo vídeo 🫂
Eu era extremamente crédulo, ja passei por umas experiências espirituais, com o tempo tive muitos questionamentos e vi que não fazia sentido no que acreditava, ag só acredito em Deus
@@senhorGepeto daqui a pouco perceberá que nem deus existe
@@yin_xing quando morrer perceberá a cagada q tu falou
@@yin_xingnão entendo, você postou um comentário relatando sobre experiências espirituais e agora comenta isso?
@@senhorGepeto tá certo, se for, venha até mim me cobrar
Abrazo exelente programa 👏👏👏👌🇺🇾🇺🇾🇺🇾
Eu fui somente uma vez a ubanda, e conversei com uma entidade. Ela só me falou coisas genéricas, mas outra pessoa que incorporava era namorada da minha amiga, conhecia ela, e quando vi ela incorporava, realmente era outra pessoa. Sou ateu e fui para tentar entender o que acontece. Realmente há hipnose junto, mas isso nao explica nem metade kkkk. Minha maior dúvida hoje é, as entidades que vejo em uma ubanda, sempre vao agir da mesma forma em qualquer lugar ubandista que eu for? Pq se sim, como uma hipnose é igual pra todos em lugar distantes e diferentes, com pessoas diferentes???? Alguem me fala que elas nao agem extritamente igual pf kkkk
Existe individualidade! Eu não sou a pessoa mais apropriada para falar sobre, mas garanto que cada casa é uma casa, cada pai/mãe trabalham de uma forma, e cada entidade é única. Você pode e certamente irá encontrar semelhanças em vários lugares q for, entretanto, cada lugar é único. Me relato pessoa é, eu não sou filho de casa nenhuma, sou curioso e questionador. Conheci um lugar sério e verdadeiro! Onde tudo o que foi falado se cumpriu, os problemas de quem busca ajuda, foram resolvidos. É estranho chegar em um lugar que ninguém te conhece e acabar tendo sua vida descrita, e receber ajuda ser ter que pagar 1 real. Em oposto, conhece um pai que cobra valores absurdos, milhares de reais, e nada acontece. Bem, existe charlatães.
Olha, como crítico, cientista e cético, posso falar meu relato, pode ser de ajuda. De fato, reduzir tudo a distúrbios psicológicos, fingimento ou hipnose de milhares de brasileiros e africanos é um reducionismo burro e igualmente crente. Queremos entender o processo e as implicações dele. Algumas provas que fiz para verificar algo de veracidade foram: as flores que as supostas entidades imantam, ficam semanas na água lindas, sem ficar com a pétala marrom, murcham por igual e secam por inteiro. Já acompanhei o processo de compra e "benzimento" dessas flores e dos 3 terreiros que fui, todas ficam diferentes de uma flor que não passou por esse "processo". E não, não foi porque disseram para a flor que ela é bonita e daí ficou feliz😂 como já aconteceu com alguns trabalhos falsos e pseudocientifcos por aí. Outra coisa que me chamou a atenção foram os doces de crianças. Quando tem gira de criança e ela te dá um doce e diz que é para guardar como proteção, o doce nunca apodrece ou fica com bicho, nem formiga. Em todas as giras de crianças eu pegava os doces de lá e comprava igual na loja, já até coloquei uma lado a lado do outro e o supostamente imantado ficava intacto, enquanto o que eu comprei tinha formiga. Outra coisa interessante é as pessoas incorporadas beberem e fumarem e nós exames médicos não aparecer nada, como se não fizessem isso. Eu já acompanhei 6 pessoas e acompanho 4 agora. Sei que o número é baixo para isso, mas é o que tenho no momento. Todas essas pessoas recebem santo e bebem e fumam toda eama de gira, no geral no fds. Com essa frequência, deveriam apresentar problemas de saúde. 3 delas são da casa dos 50. Comprei um barômetro pelo ML e pedi para 3 dessas pessoas assoprarem minutos depois da gira acabar. Não deu nada. Nenhum sinal. Mas pode ser também pela qualidade do equipamento. Tem essas coisas que percebi que no momento não tem explicação lógica e tem de haver algo por trás, não é simplesmente aleatório, caso fosse, já teriam apresentado respostas diferentes sem coerência.
Os fenômenos serem reais, e o que dizem sobre os fenômenos, são duas coisas completamente diferentes.
Estado de transe induzido.
Todos os que fazem o personagem de papai Noel não têm os mesmos protocolos de comportamento? Uma pessoa que vai a um desses centros aprende os protocolos de cada personagem. É uma cópia que vai se perpetuando por gerações. O cérebro aprende e assimila por convivência e um dia num estsdo de transe assume o mesmo papel.
Entrevistado reflexivo e questionador
Receita pra se saber se é espírito: encha o incorporado de perguntas sobre coisas específicas, peça pro espírito falar outro idioma e explicar o funcionamento e a aparência das entidades, daí o cara desincorpora NA HORA. Não há entidade que sobreviva à perguntas específicas. E sabemos que o cérebro pode fazer coisas esquisitas como, por exemplo, cegueira temporária devido a STRESS.
tá bom ateu 😂😂😂😂😂😂
O Daniel ja foi em tereiro seria legal ele ir e contar a experiencia?
Ele é medroso. Disse que tem medo de "alucinógenos". Que homem pode merecer crédito dizendo que tem medo? ainda mais esse cabelinho de cortina e esse sorriso cínico irritante.
Pienso lo mismo este es mi canal favorito aún que cuesta entenderlo en.Portugues abrazos desde 🇺🇾
Existem um. animismo inconsciente onde um médium e estado de transe pensa que está sobre a influência de espíritos .
Eu me desenvolvi na umbanda tbm, achei interessante as colocações do Tiago, pq eu já me questionei a respeito da incorporação... A sensação que eu tenho qdo incorporo é que eu não consigo fz o que eu quero, meu corpo tem vontade própria sabe! E o mais legal é que meus guias meio que fogem do estereótipo dos espíritos das religiões afro, por ex, meu boiadeiro não fala feito um caipira do mato, minha pomba gira não é toda assanhada ou escandalosa... Enfim, eu só sei que adoro o conteúdo do professor hehehehehehehe... Abraço direto de Atibaia SP
Sim!!! Exatamente! Eu tbm!
Vai pra igreja
@@Igor.4545 vá vc
@@carolbonissoni1985 vc diaba. Vai ser converter vai
Tudo fraude
É complicado as pessoas entrner que cada pessoa é uma uma personalidade e cada ser tem várias personalidades, não é questão de criação da mente e sim cada ser tem suas diferenças e crédulos. Ou seja o acreditar é igual a fé,cada um com a sua 15:47
Os artistas criam personagens novos constantemente.
Não é qualquer pessoa que vai a um centro, é alguém que já sabe o "comportamento" desses personagens.
Então um estado de transe que é induzido pelo ambiente e um comando externo que faz o cérebro mudar o status para um personagem conhecido não é uma situação factível de acontecer?
Muito bom esse vídeo
o que explica algumas entidades beberem e o medium não ficar bebado? saber de coisas que nunca contamos pra ninguém?
Truques
@@senhorGepeto qual o truque de milhares de brasileiros beberem álcool e não ficarem alcoolizados durante essas giras? 😅
@@yin_xing truque do álcool
@@senhorGepetoQuero saber esse truque kkk
@@GuilhermecachorraoDj existe remédios, treinamentos e os trouxas q acreditam
Muito bom esse vídeo!
Só me tiram uma dúvida uma pessoas hipnotizada ela Não consegue mexer o corpo eu to frequentando uma igreja onde fazem oração em min e eu acabo suportamente se manifestando só que eu lembro de umas coisas sim é outras não eu não consigo controlar meu corpo é como algo realmente tivesse tomado conta do meu corpo eu sinto ele mexer vejo sair palavras da minha boca cem ser eu q estou falando é tbm não lembro de nda as vezes da um apago na minha memória só que eu consigo ver algo controlando meu corpo eu fico ate me perguntando pq eu estou fazendo isso é tento voltar ao normal mas não consigo 🤔 estou sendo hipnotizado
Nunca acreditei em Transe Mediunico do tipo, receber espirito de mortos, de entidades espirituais, como se o cavalo fosse uma roupa que o espirito veste. Ou uma marionete que o espirito controla. É tudo transe hipnótico. Ora, qualquer um sabe imitar um preto velho, um exu, um caboclo, o jeito que ele fala, o jeito que ele anda, "oxente, voscuncê tá bom mezifio, dá bença pro vô", "vem cá que vô vai dar passe em voscuncê" os guias da umbanda são quase todos arquetipos da cultura brasileira, é como representar um personagem, um roleplay, mas de forma inconsciente. O ego da pessoa se apaga para assumir o papel condizente com o personagem. Mortos então mortos, eles não voltam jamais. Não resta nada sob o sol.
Procure outros terreiros para frequentar, principalmente os antigos e pequenos. Que não aparecem na Internet. E procure levar para casa doces de entidades crianças e de flores imantadas. Depois me diz qual foi o resultado
Spoiler: não vai dar em nada, como nunca deu. O doce vai melar e a flor vai murchar.
Eu tenho uma ideia melhor. Quando tiver gira de caboclo no terreiro vou perguntar a um dos médiuns incorporados se eles sabem falar em Tupi-guarani que era o idioma que os índios falavam na época.
@@DanielNunes-p3j olha, todos os doces e flores que mencionei antes, que coletei e ganhei de vários terreiros nunca melaram ou as flores não apodreceram em menos de 1 semana. Se você procurar em outro comentário meu, vai achar tudo que falei do meu experimento inicial, haha. Comprava também o mesmo doce e flor na loja e colocava lado a lado com os supostos doces e flores imantados. E deu diferença em todos os casos que repetia por 2 anos. E não, uma suposta entidade cabocla pode ter nascido em épocas que o português já era língua única no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, onde a umbanda se formou pela macumba e outras religiões antecedentes. E eu já vi e gravei 2 casos de pessoas bem simples e não estudadas, sem ligação com nada indigena, quando supostamente incorporaram um caboclo, de nome não popular, tipo 7 luas ou pena cinza, falavam em um suposto outro idioma e nesses 2 únicos casos que vi, de fato era língua do tronco tupi e tronco tupinambá, mas não como seus descentes falam hoje, mas sim como era falado em 1720 a 1750. Depois fui no museu nacional verificar isso e como estudante de linguagem, fica mais fácil notar. Com isso não quero dizer que existe algo espiritual, porque para afirmar tal coisa deveriam existir vários estudos científicos comportamentais com determinados grupos de referência e tal por várias décadas até talvez se chegar a alguma conclusão. Mas, não podemos fazer como você está agora e reduzir e ridicularizar milhões de brasileiros e africanos a simples efeitos hipnotizadores ou todos com problemas psicológicos. Entende? O que você está fazendo é tão cego e sem sentido como uma fé religiosa limitante, uma crença. Até.
E se eu for na gira de Preto Velho será que eles vão falar em Gegê e Nagô? São entidades de Negros escravos trazidos da África. Me lembro que o Chico Xavier tinha um mentor chamado Emmanuel (sic) que era um espírito que viveu na época de Cristo. O Padre Quevedo começou a dialogar em Latim com ele e ele se enrolou todo.
A dica pra quem quer fazer caridade, procure uma entidade que presta serviço social e vai lá ajudar no trabalho voluntário! Pronto
Serviço Social não se trata de trabalhos filantrópicos, é um equívoco pensar isso.
@@teixav falou a voz da boa vontade
@@ritch.ray_oficial não me entenda mal, eu sou estudante de Serviço Social, por isso minha afirmação.
@@teixav exatamente, nesse caso é filantropia mesmo (voce faz seso?)
@@ogrziela sim, ainda muito novo no curso hahaha finalizando primeiro semestre. Sou da Unip de São José dos Campos
Agora explica o porquê tem mediuns que caminham sobre vidros e brasa acesa? Hipnose pra não cortar o pé?
Sai técnicas bem antigas e conhecidas. São truques. O tipo e quantidade de brasa e vidro, o jeito específico da pessoa andar...é tudo truque. Se a pessoa nadar em uma piscina de vidro ou ficar no meio de uma fogueira acesa e sair ilesa, aí sim seria algo real.
Não precisa ser médium para andar na brasa ou no vidro. Em algumas festas juninas tem essa tradição de pessoas caminharem na brasa. Quanto ao vidro já vi empresas e coachs induzirem os participantes a caminharem em vidro para aumentar a autoconfiança.
E em nenhum desses casos de cortavam ou queimavam ?
@@yin_xing tem vários rituais na África em que isso acontece chegou já dar uma olhada ?
@@LR-ow1tr pesquise no TH-cam, tem muitos vídeos a respeito. Já teve até reportagem na TV sobre a questão da brasa, o reporter mesmo fez o teste, não quero desmerecer a crença de ninguém, mas já é algo que muitas pessoas já fizeram sem maiores problemas. No caso da brasa e porque a pessoa caminha rápido sobre a mesma além do suor da pele que mantém uma certa proteção.
Mim explica como tem entidades que nunca viram a gente, mas sabem tudo sobre nós?
Caio Fábio afirma que demônios existem e que a mente humana não é capaz de fingir tal coisa. Porém o rapaz é agnóstico?
Eu conheço um rapaz kardecista que recebe mensagens do Papa João Paulo II.
puts
Viajou nessa hahahahahah
Ele não explica nada, só relata e levanta hipóteses. O título deveria ser mais fiel ao conteúdo.
Sim.
O que você queria que ele falasse?
Eu em todos esses questionamentos entendi que pouco importa quem está ali.
Se pensarmos que tudo é consciencia e de que nosso personagem ( personalidade em vigilia) é apenas uma emulação da consciencia pq não poderiamos emular outras consciencias?
Se por ex: O Pedro é o Pedro pq ele viveu, cresceu e teve uma vida assim e n assado
Essa persona n é um personagem de qualquer forma? Pq no terreiro o Pedro n poderia baixar um Preto velho e dar conselhos? 😅 se ele naquele momento emularia outra consciencia ainda q dentro da dua propria.
N seria ""o Pedro""
Seria uma outra persona emulada naquela consciencia.
Além do mais outras consciencias ativam outros arquetipos inconscientes.
A mente é uma ferramenta poderosa, o inconsciente tmb.
Inclusive o incosciente dita a maioria de nossas vidas
E guarda muitos conhecimentos
😅
O que importa é a experiencia,as curas e o quão útil é aquela experiencia para gente.
A espiritualidade é o lado mais lindo de um povo
Animico ou não
N importa😅
Só a incorporação NÃO relata nada, mas experiência com um espírito que diz a você que é para receber seu dinheiro que saiu e sua esposa, filha desse espirito NÃO acredita e no dia seguinte o advogado o chama no supermercado que o dinheiro do seu sogro saiu é bastante estranho é
Eu sou médium, dizer que é hipnose ,parece até brincadeira .
Eu acredito em hipnose coletiva como naquele colégio que todas as criancas começaram a chorar e a desmaiar sem nenhuma razão
A umbanda foi uma resposta ao kardecismo preconceituoso e racista..
O êxtase místico dos santos parece me mais aceito na sociedade ..
Muito bom mesmo 👍
Olá
E se tivermos todas essas informações já na essência mas o aparelho cerebral precisei um preparo, um transe , uma droga , seja o que for?
Já pensaram na possibilidade de todos termos isso mas o acesso é meio difícil?
Teremos sido já todas essas experiências,ou quiçá temos acesso nesses momentos de transe ao suposto registro acashico?
Deve ser mais simples do que imaginamos.
Oque é irrefutável é o fato de que acontece.
O que é estranho é que nunca saberiam " mos" o número da mega sena , sem sarcasmo.
Existem elucidações de crimes nesse processo.
É muito importante essa interrogação de forma respeitosa a todas as linhas que estudam essas questões.
Todos podem ter a razão mas ninguém tem uma solicitação definitiva
Podem ser todas as coisas juntas ou métodos separados onde um tem a informação no rincão mais inacessível do cérebro, outro as capta de uma frequência externa, outro as cria involuntariamente naquele momento por uma junção e organização de fragmentos de experiências no plano mental,físico ou metafísico, ou ambos
Minha experiência na umbanda foi tão traumática que não acredito mais em incorporação, previsão, etc.... Só acredito na Santíssima Trindade.
Você poderia compartilhar Luciana ?
A Bíblia não é nada divina. Sinto te informar. Qualquer pessoa que procure na biblioteca nacional (site deles), seja historiador da arte, teólogo de verdade, historiador, entre outras ciências, ou tenha acesso a bíblias e documentos da época, facilmente se percebe que tudo foi montado ao longo de séculos e continua sendo alterado até hoje. Sua altíssima trindade nem existia de fato na época da figura de Jesus, isso foi feito depois. Mas se quiser continuar iludida, e isso te fizer bem de alguma forma, vá em frente. Sei que é difícil aceitar que não há propósito divino nas coisas e que estamos só no universo. A verdade dói. Ainda não temos a capacidade de aceitá-la sem danos. Mas de uma coisa é certa: podemos fazer boas ações e ajudar pessoas e a nós mesmos buscando conhecimento, doando um pouco do seu tempo para os outros, esses tipos de coisas, sabe? Tem um livro que está disponível na Internet, que é clássico clássico de se estudar na graduação de arte cristã - Arte Mariana:arte Cristiana. Está em espanhol. Lá você consegue, por meio de fatos e objetos, verificar como o homem inventa as coisas para tentar dar sentido a elas e explicar o que ainda não compreende. Nesse sentido, várias passagens da Bíblia foram alteradas por simplesmente um artista não conseguir obter determinada cor para sua obra, e daí modificar toda uma estrutura religiosa. Ex.: a cor do manto de Maria não era azul, mas sim preto. Depois passou para verde e no fim azul. Não existia santo ou Maria representada no céu antes do renascimento italiano e não era comum a figura de um corpo morto em uma cruz ser venerado. Antes era um Jesus jovem e bem vestido, de cabelos castanhos e sem barba, segurando um carneiro. Era o Pastoreiro do Senhor, Cordeiro do Mundo, não crucificado. Esta ideia da cruz e de Jesus nele veio depois. O Manto de Jesus na via crusis era para ser púrpura, mas o cora te do gênero de moluscos murex, era e ainda é muito custoso de ser feito. Logo, trataram de alterar esse trecho em algumas bíblias e de substituir por vermelho, que vinha da colonia americana (continente) por meio da dissecação do inseto cochonilla e do pau Brasil. Enfim, a lista não acaba. Não fique bravo comigo, ok? Você pode descobrir toda uma mentira mas mesmo assim ainda ter fé e ser bondoso e procurar o bem. Afinal, não precisa de religião pra justificar bondade e amor.❤
Foi na casa errada então
@@yin_xing Rapaz, tudo o que você falou sobre arte cristã não significa absolutamente nada, qualquer cristão sabe disso. "Santíssima Trindade foi inventada" pelo menos pesquisou os registros patristicos sobre isso? Todo que fala que a Bíblia foi adulterada eu duvido que estudou qualquer fonte primária sobre.
Acho que não leu o que escrevi, se não, não teria escrito o que fez. Na Internet certas coisas não valem a pena. Até 😅
Muito bom o vídeo. Estava me sentindo sozinho e triste quando entrei nessa indagação.
Acho que devemos avaliar o conteúdo e resultados, se realmente funciona a espiritualidade. Como as cartas do Chico Xavier que ,pelo que vi, são muito precisas nas escritas.
Espero que não, mas se for apenas um transe simples, seria triste e decepcionante para mim e para muitos q buscam a verdade.
Se busca a verdade das coisas, então não deveria ficar triste e sim feliz ue
Provavel ele realmente ter incorporado.
Já fiz parte durante 12 anos e posso afirmar com total propriedade, é tudo uma farsa, a gente apenas se enquadra denteo do personagem. 😏🤞
Você pode contar melhor sobre?
Você não era médium então colega! Nem todos tem essa aptidão mesmo..., pena que se deixou enganar por 12 anos..., viveu doze anos de farsa?
@@alinecentine5529 bla bla bla, mesma coisa de sempre.
Todas as religiões são exatamente iguais quando são questionadas ou quando alguém sai dela.
Mesma coisa de sempre.
Não existe ex-catolico, ex-evangelico, ex-isã, ex-testemunha de Jeová, ex-umbandista.
@@matheush2128 pior ainda viver fingindo por tantos anos, isso sim é hipocrisia
@@alinecentine5529 não é questão de fingir, e sim ser iludido
O vídeo já começou errado.
Ex-Médium, isso nunca vai existir.
Mediunidade é uma hipersensibilidade a outros planos que a teoria das cordas já tá começando a enxergar.
Eu sabia que tinha algo estranho comigo, mas em 28 de fevereiro de 2020, 1 mês antes da pandemia, eu recebi uma mensagem, não dei de onde veio, e outras pessoas tbm. De lá pra cá, uma entidade que se mostra como um menino, sempre está a minha volta, isso é indiscutível. As pessoas perto de mim, constatam.
Nem eu às vezes acredito que isso tá acontecendo comigo.
Mediunidade e outros planos paralelos não se brinca, a coisa é mais embaixo
Olha, eu por exemplo no terreiro eu nunca recebi nenhuma instrução de como incorporar, só falaram pra eu me concentrar e deixar a energia vir! Eu simplesmente incorporei e fui aprendendo, meu corpo perde os movimentos e faz movimentos sozinhos! Pra mim o mais impressionante foi quando incorporei cigano e eu estava fazendo movimentos sem eu saber que aqueles movimentos eram mesmo de ciganos! Não acho que seja hipnose.
Vc deve ter usado algum alucinógeno.
@@MrPentaro2não é música chata!!! Respeite!!
Nunca viu um cigano na vida cara? Tudo fica no subconsciente, no seu estado de hipnose e transtorno dissociativos de identidade você só lembrou de todos ciganos que já viu na vida e imitou seus trejeitos
@@araujowjowcomo se só existisse 1 tipo de cigano e este fosse comum na população brasileira né 😅
@@araujowjow É foda né, não lembrar nem o que almoçou mas lembrar no Subinconsciente todos o ciganos do mundo kk
Ex-medium? Não sei se isso é possível, pq tem coisas que acontecem que a ciência não explica, a não ser com coincidência. Sou leigo, por isso levo em consideração argumentos de ambos os lados. Alguém poderia me deixar alguma recomendação de livros ou algum vídeo que me ajude nessa dúvida? Por sinal achei esse vídeo muito bom.
Outra coisa, metafísica "pode" influenciar o mundo físico, seria a explicação científica apenas para os "resultados" de experiências metafísicas?
nao tenho conhecimento,com respeito na umbanda vai toda classe de gente fui.num dia vi um grande da TV, na humildade,boa noite
Meus filhos são da umbanda. Eu não. Já fui curada de um esporão lá. Já tinha feito tratamento médico por um ano e nao ficava boa. Só lá q fiquei boa.
Não existe nada só existe hipnose eu era da umbanda caía no chão bêbado gritava recebi a preto velho depois que eu vi que estava sendo hipnotizado passando para o trouxa enganando os outros larguei tudo
Show!
Ex medium não existe, ele pode não praticar mais o ato espiritual.
Tudo que é normal, já na mais das vezes, é incompreendido por tanta gente leiga 😩 😵💫... Agora imagina no campo do PARANORMAL 🙃🫣
Muito interessante.
Acho que nem todos, são médiums, tipo como se fosse um um dom
Se vc acredita na hipinose você também acredita na incorporação de um médium
Só um conselho, parem de generalizar tudo como se tudo fosse mentira . Faz muitos anos que existe charlatanismo misturado com verdade .
Milton Erickson fazia vc alucinar o que ele bem queria..
Duvido que ele conseguisse fazer isso comigo
Uma coisa q sempre estranhei no espiritismo, é que só quem é famoso vai no centro kardecista, e outra coisa, a pessoa é analfabeto, e vem fazendo pronuncias, escrevendo ilustrissimo, querida e honrosa mãe... é complicado
Para se fazer afirmativas a qualquer denominação religiosa é preciso estudá-la e compreendê-la, pelo menos em sua essência (princípios), para não se cair no achismo ou estranheza.
Ainda bem que existe diversidade religiosa, em que no atual estágio evolutivo da humanidade, está posto a necessidade do conhecimento filosófico do Evangelho (bíblico) para se ter o entendimento das doutrinas e religiões, incluindo até mesmo o pensamento ateísta. Sem isso, ocorrerá sempre, não um debate salutar e proveitoso, mas julgamento daquilo que julgamos saber.
Se existe diversidade religiosa é porquê existe diversidade cultural quanto a compreensão dos fenômenos naturais da vida, das crenças e dogmas religiosos implantados pelo próprio homem, que por sua vez também existe em diversidades partilhando das ideias que lhes são afins (afinidade).
A diversidade é maravilhosa! Tenhamos receios de seguirmos uma fé cega que nos limitará o sentido da vida.
Segundo os espíritas lá do outro lado tem estudos de sei lá, faculdade? Acho estranho. Mas respeito.
Amigo, não tem isso não! O pessoal mais pobre daqui da minha cidade frequenta pq a maioria é acolhida no sopão, nn tem ninguém famoso
@@elianasantos9402 Estudos mil vezes mais evoluídos do que aqui
Pela linguagem se nota que o entrevistado não tem conhecimento do que seja ESPIRITA E ESPIRITUALISMO.
Eu nao acredito, se eu tiver experiência com isso vcs vão se dar mal pq eu sou cético e vou falar durante o ritual que é mentira
To começando a acreditar q tudo é ilusão,
A pessoa fala fino, fala grosso, mas se pedir pra ela flutuar, ela não consegue...
Mas a ideia é flutuar ?
❤
olha q legal e ele incorporo mesmo! gente cética me da preguiça, o cara teve N provas e mesmo assim paga de doido
Você não sabe o que é ceticismo, para além do movimento filosófico grego. Todo ser humano deve ser cético
Memórias mnemônicas, acontecendo
Total hipnose.
Mano, o cara não sabe de nada
Gente, não existe ex-médium. Todos seres humanos, em algum grau somos médiuns, pois somos espíritos eternos revestidos de um corpo físico (espíritos encarnados), vivendo experiências na terra. Ao morrer o corpo físico o espírito prossegue, com amplas possibilidades de comunicar-se uns com os outros em qualquer dimensão, física (como na terra) e/ou espiritual. Se você teve experiência de comunicação mediúnica, você é um médium hoje e sempre, pois o é pela condição de teu espírito em sentir, ver e transmitir a energia de outro espírito comunicante.
Portanto, ser médium não é uma escolha ou determinação humana intelectual. VOCÊ É E SEMPRE SERÁ MÉDIUM. O seu desenvolvimento será o resultado da construção ou não de tua espiritualidade.
Diga aí quem nunca sentiu um pressentimento (independente de crença religiosa) de algo ou sobre alguma coisa? De algo que irá acontecer ou está acontecendo em um lugar distante é desconhecido?
Kkkkkkkkkkkk
Kkkkkk essa foi engraçada…
Kkkkkkk essa foi da hora hein
@@emsmendes9486 falo embasado não em crença mas em evidência trazida pela Doutrina Espírita e outras teorias sobre magnetismo, pelas quais procuro compreender minha natural vivência mediúnica. A final, médium e mediunidade existem em vasta variedade e qualidade, isso você mesmo já pode evidenciar, não é mesmo?
Em minha simples análise, para qualquer um afirmar que não há evidências de que o espírito não tem continuidade após a morte, é preciso que o canal apresente comprovação pela ciência, entende? Pois teorias científicas também existem de monte, não é mesmo? Se só existisse o planeta terra como centro do universo, seria mais fácil para a ciência do homem, em sua limitada inteligência, compreender os fenômenos do espírito criado por Deus em Seu Universo infinito! Imagina o homem que ainda não conseguiu explorar todos os recursos e fenômenos existentes no planetinha chamado terra fica muito difícil compreender e comprovar a natureza do espírito. Nesse particular, fico com a afirmativa de Kardec que diz: “se um dia a ciência provar que o espiritismo está errado, devemos ficar com a ciência”!
Uma pergunta interessante para investigação: porque será que Kardec mergulhou profundamente em pesquisas e análises com método científico sobre os fenômenos mediúnicos PSICOGRÁFICOS?
Esquizofrenia e doideira de pedra! Kkkkkkkk
Será que as duas coisas não se usam?
Na verdade, o transe mediun
Na verdade o transe mediunico é mesmo uma hipnose, só que é uma hipnose induzida pelos mentores espirituais...mas é óbvio Tb q existe m
Esse Eduardo Saback é um farsante.
É hipnose... Sugestão psicológica.
Me desculpe, mas não existe hipnotismo na umbanda.
Você que pensa!
Você que pensa, foi doutrinado e está cega pela a religião
vdd, meu pai recebe orixá todo sábado, ele e um cara muito serio, ele não ia manipular a própria família por 40anos
não existe e nunca existiu hipnose na umbanda.
Vc que pensa!!
eu sei assim como outras pessoas.
@@deniseantunes725 tem mta coisa la dentro que e hipnose disfarçada assim como existe nas igrejas evangélicas
não é bem assim.
Kkkk claro claro....
O estado hipnótico não poderia ou qualquer mecanismo fisiológico não pode explicar particularidades que somente o consulente conhece. Acredito que tudo se complementa. eu tive duas incorporações e posso garantir. Não era hipnose!