📚 Cursos do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/plus/cursos/ 🧠 Seja membro do IPA+, o Clube de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/ 💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: th-cam.com/users/danielgontijojoin 🤝 Meu grupo no Telegram: t.me/profdanielgontijo ✏ Canal do Instituto Ponto Azul: www.youtube.com/@InstitutoPontoAzul 🔗 Minhas redes sociais: lkt.bio/danielgontijo 📕 Livros recomendados: - Paranormalidade: por que vemos o que não existe? (Richard Wiseman): amzn.to/32EaAUL - A magia da realidade: como sabemos o que é verdade (Richard Dawkins): amzn.to/3NmgXRg - O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY - Variedades da experiência científica: Uma visão pessoal da busca por Deus (Carl Sagan): amzn.to/3kIQZt5 - Fome de saber: a formação de um cientista (Richard Dawkins): amzn.to/3vCDGFb - Fundamentos da Psicologia da Religião (Zangari & Machado): amzn.to/429HYju - Filosofia da Religião: uma introdução (William Rowe): amzn.to/41YbE3d - No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq
Tô impressionado com a quantidade de defensor da umbanda que apareceu por aqui e, ao mesmo tempo, com a quantidade de gente julgando o entrevistado. Essa foi a experiência dele, ué! Se ele era só frequentador, se nunca foi medium, se incorporava ou não, se sabe todos os detalhes dos ritos ou não... Que diferença isso faz? O importante é que, segundo o próprio, ele está melhor agora.
Fato! Estou assistindo agora... sou cética, já passei pelo catolicismo, espiritismo, misticismo e percebo que, com relação às religiões de matriz africana, os ataques são maiores ( de outras religiões), penso que também pelo fato de ser de origem Afro. Ou seja, está muito ligada ao preconceito racial também! Fora uma demonização que outras vertentes religiosas fazem acerca aos nomes das entidades etc.
Existe preconceito mas também as religiões de matiz africana matam animais pra fazer rituais, realizam magia negra, tipo costurar boca de sapo É óbvio que vão ficar contra quem faz isso!
Não posso criticar o cara, porque não conheço nada de umbanda nem do candomblé, mas acho que ele apenas está falando da experiência dele, da forma que vivenciou, e está expressando do jeito dele
Desculpa já frequentei por pouco tempo , o candomblé, Não gostei por q fiquei sabendo que tem sacrifício de animais. Isso pra mim .. Éh impensável horrível. Pedi licença, virei a costas pra nunca mais...
Já fui umbandista por muitos anos, recebia 7 entidades. Segundo a minha experiência, todo fenômeno produzido no terreiro, as supostas curas, incorporações, encostos -egum, kiumba-. Eram tudo mental, fruto da mente, eu queria tanto tanto tanto aquilo, que tudo acontecia! Eu me lembrava de tudo quando estava incorporada! É um ritual bonito, pessoas alegres, ambiente agradável. As mensagens eram genéricas! Curas, nunca vi, cientificamente falando. Conforto/amparo espiritual era o que oferecia.
@@glauberzanon3984 Não suporto religião! Quando me desprendi essas desgraças, tornei-me mais prudente, racional e suave! Repudio qualquer religião! Torá, Bíblia, alcorão, gibi da Mônica, não significam nada para mim! Se vc gosta, ok!👌
Pelo que entendi do entrevistado ele passou pelo que acontece com a maioria quando inicia, não sabe se é ele ou a entidade, mas quando a gente realmente tem o auto conhecimento isso não tem como acontecer. A umbanda pelo que entendo é muito mais sobre auto conhecimento e os trabalhos feitos juntamente com um mentor uma entidade que incorpora em nós é muito mais para nós ajudar do que ajudar os outros. O entrevistado estava indo bem mas bateu de frente com coisas comuns que acontece em terreiros, pessoas, frustrações e outros. Acredito que nosso propósito em um terreiro é o auto conhecimento e a aproximação das entidades com a gente e não se incomodar com outras coisas que acontece. Ter em mente e em propósito a nossa evolução. Aprender o amor o respeito a organização e principalmente a empatia.
Exatamente, incorporo e é tão estranha dançar beber e fumar, e por enquanto eu vejo apesar de pouco mas já sinto que é poucas vezes porque tenho certeza que nas próximas vezes vou apagar
@@SofiaSilva-vm5pu não tirei isso do ## é só pesquisar um pouco,além do mais nenhuma versão das eqms são conectadas,sempre tem altas diferenças,vc não acha estranho?mas não vou explicar o resto,pesquise e tire suas conclusões
EQM's são experiências produzidas por funcionamento anômalo do cérebro. Inclusive, alguns experimentos provam que EQM pode ser induzida com a estimulação cerebral correta, ou seja, não tem nada de sobrenatural e só acontece com as pessoas que já tem a crença em espiritualidade e vida após a morte. Isso já está presente na imaginação da pessoa. Testes já foram feitos para atestarem a consciência fora do corpo e nunca houve resultados conclusivos.
O fato é que na origem, com o Zélio de Moraes foi determinado, entre outras coisas que não haveria sacrifício. Por isso se sacrifica é outra coisa, não umbanda. Pelo mesmo motivo não se pode fazer o mal. Se faz trabalhos para o mal é outra coisa, não umbanda. É comum que casas com estas práticas queiram a roupagem da umbanda pois é mais aceita e atraem, por seus interesses, seus seguidores com mais facilidade.
Obrigada por contextualizar sua experiência e buscar situar a proposta do canal. Não me sinto atacada de forma alguma, o incômodo é apenas por que nenhuma outra religião é tão incompreendida(não no sentido vitimista) por falta de conhecimento, e qdo surge o esse tipo de diálogo somente corrobora com todo o imaginário que buscamos no dia dia desfazer. Nenhuma religião busca todo dia dizer que é do bem, já as religiões de matriz afro brasileiras necessitam dessa prática diária. Mas enfim tudo muito além. Busquei fazer uma crítica apenas com o intuito de um cuidado maior nas abordagens, mas é apenas minha opinião. Não reflete um desqualificar do trabalho do canal, pelo contrário, todo conhecimento é super válido. Agradeço pelo espaço e pelo diálogo!! Axé
Sou estudioso dos cultos afro, pajelança e espiritismo kardecista e Houstainguismo...sobre o entrevistado percebo que não tem o aprofundamento necessário para ser chamado de ex-médio...parece mais um curioso...mas foi proveitosa a entrevista. Parabéns!
Sim, vdd. Frequentar terreiros é bem diferente de estudar profundamente sobre espiritualidade. Tem que entender sobre neurociências, principalmente a respeito da glândula pineal. Os livros da série André Luiz do Chico Xavier me ajudam muito no processo tbm
Outra sugestão Danilo: Seja mais cauteloso com os entrevistados que você traz para falar sobre esse tema. A Umbanda já é mal vista lá fora, então nada melhor do que trazer convidados que de fato vivenciaram a religião a ponto de conhecerem. A Umbanda é complexa no sentido de aprender os fundamentos. O rapaz do vídeo mostrou zero conhecimento pelo assunto e acabou distorcendo muitas coisas, e olha que nem estou falando sobre a opinião subjetiva dele em relação ao ceticismo sobre o tema, e sim sobre a própria Umbanda. Este rapaz não conhecia a Umbanda. De qualquer modo, caso pretenda novamente falar sobre este tema, traga pessoas com vivência de terreiro.A Umbanda é cheia de pessoas que entram, ficam perdidas, não frequentam e saem logo em seguida sem ao menos viver as fases mais cruciais da Umbanda "Todo o processo de desenvolvimento mediúnico" É um conselho de um Físico para um Psicólogo. Fica bem. Ótima iniciativa.
Muito obrigado pelo comentário, sintetiza bem uma crítica construtiva. Felizmente a Umbanda é muito linda, diversa, simples e não julga ninguém mas seria de muito valor para a Umbanda se o canal pudesse dar informações claras e reais para as pessoas entenderem melhor como é lindo e simples ser um Umbandista. Pessoas curiosas ou despreparadas só contribuem para aumentar o medo ou dúvidas sobre o Umbanda, que é Sagrada. Abraço
Eu creio respeito tudo, mas tenho comigo a convicção que não é pq alguém não acredita ou deixou de acreditar que não seja verdadeiro! Sabemos muito pouco desse mundinho, não acha? Eu acredito em incorporação, espíritos, disco voador ! Eles não vão existir só pelo fato de eu acreditar, como tbm não vão deixar de existir pelo fato de eu não acreditar. Comentei no seu comentário pq gostei do que vc disse.
Eu que frequentei a Umbanda muitos anos e me afastei por achar que era muita responsabilidade, achei muito estranho o conhecimento (raso) desse senhor. Muito confuso. Diz ter sido umbandista por muitos anos e não sabe sequer quais são as 7 linhas? Resumindo, concordo com vc. E mais, todo entrevistador faz a lição de casa antes de receber o convidado o que obviamente não foi feito. Então ficou cansativo e chato assistir esse vídeo.
Existem vários caminhos dentro da umbanda que a pessoa vai vivendo, não achei tão completa as informações do entrevistado, pois caminhou por somente um pedaço da religião e isto não significa o tempo em si. Portanto, caro amigo entrevistado, volte para viver outros pedaços da umbanda para voltar a ser entrevistado. Ela é uma religião complexa por demais.
Entendo que é a experiência que o entrevistado passou em um terreiro com os frequentadores de lá mas é que tem tanta coisa que ele relata que nem ele mesmo entendeu que ele acaba misturando tudo e deu no que deu a saída dele. Pra explicar exatamente sobre a Umbanda de uma maneira super amorosa e clara, também como funciona um terreiro, indico o Mestre Alexandre Cumino. Garanto que ninguém sai com dúvidas.
Diamantino trindade é um ótimo pra falar sobre umbanda, ele é estudioso do assunto, seria interessante trazer alguém especialista e procurar tirar todas dúvidas.
Entrevistas com Daniel Gontijo é sempre muito interessante! Todos entrevistas nos traz ótimas reflexões!! As questões das crenças que pode gerar fanatismos e muitos não conseguem sair sem ajuda!!
Lavagem cerebral, é fanatismo, hipnose , pessoas sendo enganadas , se deixando levar através do medo. Isso pra mim ... não é certo.., tem erros.. até graves.. Pessoas que acabam s deixando levar , são vários os motivos.. Depois caem na real . E se arrependem .. Vão embora ...
Faz um vlog como o Jefferson Viscardi faz mas da sua ótica, Daniel. Visita uns 30 terreiros, tenho certeza que vai receber diversos convites e vai ser um ótimo conteúdo também!
Com certeza os mecanismos psicológicos explicam casos de autoengano e até mesmo fingimento intencional dos entrevistados que topam vir aqui. Mas não invalida a possibilidade de que os fenômenos espirituais legítimos aconteçam e em abundância. Mais respeito meus irmãos!!! Não entender como algo pode funcionar ou existir não quer dizer que absolutamente não exista ou não funcione. Verificar que existem desonestos em certos lugares não invalida a honestidade de todos.
Eu também sou mas por já ter presenciado coisas sobrenaturais como objetos andando de uma forma que seria totalmente impossível acontecer, sem vento, sem declive, sem motivo mas que se não fossem essas coisas eu seria atéia.
Imagine frascos de shampoo balançando de um lado pro outro até virar de frente pra vc e depois se balançar pra frente e pra trás andando ATÉ a beira da bancada e cair no chão, depois o outro faz a mesma coisa, depois o outro e só tava eu naquele lugar. Tem explicação lógica uma coisa dessa?? E não foi a única! Já presenciei diversas coisas uma mais absurda que a outra! Mas essa.... Pra mim nada racional explica. Na primeira balançada o frasco deveria deitar, não acha?? Eu tinha 8 anos mas fui inteligente pq eu saí correndo do banheiro e pedi pro meu pai olhar se os frascos estavam no chão, pra ter certeza que não era coisa da minha cabeça, e sim eles estavam. Pra mim isso e as outras coisas q já aconteceram comigo são a prova física que existe algo
Ele não vai entrevistar o Alexandre Culmino ou mãe Flávia Pinto por exemplo, ele só entrevista pessoas que viraram ateias. Eu gostaria muito que ele ouvisse do outro lado, não só quem pensa igual.
Espiritas e umbandistas são farinha do mesmo saco. Chega a ser ridícula de infantil suas suposições e crenças para o pós morten, vide filme "nosso lar". É um apego absurdo a imortalidade da personalidade.....típico do vulgo ignorante e egoísta metido a especial.
SÃO HISTÓRIAS DE VIDA DELE GENTE.......DELE ENTENDEU.....CABE A NÓS SÓ OUVIR E GUARDAR AS PARTES BOAS.......AS RUINS A GENTE ESQUECE......É BOM APRENDER.......SEMPRE ESTAMOS APRENDENDO.🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Questionamentos sempre irá existir, sou Umbandista e nem todo médium é de incorporação, meu esposo, meu filho e eu somos Umbandistas á 9 anos, e incorporar não é tão simples, meu marido tem clarividência desde os 12 anos, ele consegue ver espíritos e em sua maioria são deformados ou a forma que morreu e tb alguns procuram se comunicar com ele, somente agora ele incorpora, meu filho é tabaqueiro, e a minha mediunidade é de ancestralidade de incorporação. A Umbanda é uma religião linda, assim como muitas religiões, assim como tem templos que você gosta de fazer parte ou frequentar, terreiros não são diferentes, algumas misturam com Camdomblé. Como médium de incorporação posso dizer que não é uma manifestação da mente, eu por exemplo não suporto cigarro e raramente bebo bebidas alcoólicas, a Pomba gira, assim como o Exu e a Vovó usam o fumo, sempre que sobem depois dos trabalhos levam tudo, o sabor e cheiro do fumo e da bebida, graças à Deus, recebo muitas orientações dos meus guias e meu mentor espiritual, os trabalhos feitos na Umbanda são voltadas para o bem, para ajudar na evolução do próximo. Pelo que percebi ele explicou como eu iria explicar quando comecei, hoje tenho muito mais conhecimento, pois assim como no espiritismo de Kardec, é necessário um estudo aprofundado, também tem os pontos riscados que são usados como identificação da entidade, existe toda uma mágistica nos trabalhados feitos pelas entidades.
Axé. A pomba gira que trabalha comigo roda de uma forma que algumas pessoas da consulencia ficam abismadss.. isso por minutos mesmo. Até eu me surpreendo e eu quando não estou incorporada morro de náusea e tontura por causa da labirintite. Não tenho como fazer isso sozinha.
Exatamente parece que ele não entende muito de umbanda não,ele entrou na umbanda por entra só curiosidade,,,,na verdade a umbanda é caridade amor e fé,,,ele está na religião errada errada
Esses livros que vc indica Daniel são sempre sensacionais ... Como diz o grande Gastão: "Leia bastante para não ser enganado". Se eu estivesse na live eu iria fazer uma pergunta crucial: aquelas guitarras na parede. Vc também curte rock assim que nem eu❓
Boa tarde....é preciso que vc chame um médium com capacidade e conhecimento pra não desinformar a quem pretende conhecimento.......estudo a espiritualidade a 40 anos e não me acho preparado pra dar informações.......vc tbm teria que buscar conhecimento pra conduzir a Live.....espero não ter causado problemas com minha opinião....com a paz sempre da energia cósmica.....abracos
Sou umbandista a 3 anos ,sou totalmente inconsciente durante minhas incorporações ,quando a entidade sobe , é como se eu tivesse acordando ,sem saber onde estou ou oque está acontecendo ,isso por poucos segundos ,depois minha mente volta ao normal ,meu esposo é médium de transporte ,por duas vezes me assustei muito dentro do terreiro , não desejo a ninguém oque ele passou ,por encorporar Egum , gritos choros muito sofrimento ,vários hematomas de tanto se bater , mas graças a Deus e ao pai de santo td se normalizou ,sigo meu caminho com muita fé e dedicação ,porém sempre respeitando o ponto de vista de cada um .
Eu sou umbandista há 16 anos, eh raro ooooo raríssimo ser inconsciente como vc diz, eh tipo 4 ' em em 2 milhoes- as pessoas dizem não lembrar de nada mas a maioria mente, talvez vc esteja entre estes 4 em 2 milhões de mediuns. Eu acredito na força dos meus guias, meus mentores, mas eu.assim como todos os mediuns da casa q trabalham são conscientes, me sinto como meio lah meio cah, mas totalmente consciente. Parabéns para vc 🎉🎉🎉🎉
Obrigada ,mas as vezes não é tão bom ser inconsciente,a gente nunca sabe oque foi dito ,como vc tenho muita fé nos meus guias ,e isso me acalma ,acredito que jamais falarão algo que não se deve ser dito ,mas ao meu ver oque faltou para o entrevistado foi fé no próprio guia dele ,isso sim.
Já frequentei a Umbanda muitas vezes..A descrição do Fábio é realista. Acho bonito os pontos cantados, o aconselhamento costuma a ser bacana. Houve umas vezes que uma médium foi desagradável comigo e falou coisas que não tinha nada a ver. O que não gosto na Umbanda é a mistura com o cristianismo..Muitas vezes saí de lá confortada, eles dão passes magnéticos, e isso ajuda muito o psicológico do consulente..Cheguei algumas vezes a entrar em estado alterado de consciência..
Casas raízes ou voltadas mais a linha afro nao terão cristianismo. Porém, e difícil não ter cristianismo se não for por militancia, os indígenas do Brasil foram convertidos e os negros já haviam muitas vezes sido convertido em África ainda. Mas, casas mais raízes, não sendo umbanda de branco, como a umbanda kardecista ou sagrada, irão misturar muito menos e ter entidade muito mais raízes, como caboclos e pretos velhos quimbandeiros. A umbanda omoloko, por exemplo, faz orixá e não há cristianismo normalmente.
@@madbpto racismo reverso e 0dio a Jesus serão os meios que o astral inferior encontraram para tentar derrubar a Umbanda. Fruto de polarização, os novos posicionamentos são fundamentalistas. Será bem difícil ser branco e umbandista pelos próximos anos. Mas todo o mal tem um fim e este também terá. A Umbanda, religião plural, aberta a todos, que acolhe a todos, que é minha, a dos meus irmãos de fé, que tem Orixá, que tem Jesus, que tem guardiões, que tem Caboclos...virou fruto da incompreensão de conservadores fundamentalistas que o astral inferior conseguiu despertar na mente destes. Vamos lá. Vamos com fé. Isso também vai passar.
😲QUANDO era criança, no Rio de Janeiro, tinha uma vizinha que era adolescente na época e certo dia a mãe dela quis sair do candomblé e foi lá dizer isso, mas enquanto voltava, a filha dela que estava tirando o pó dos móveis caiu no chão com as pernas envergadas por trás, tocando a cabeça... ao que vendo isso, ao chegar, a mãe voltou correndo pra lá pra dizer que ia mais sair... ela me mesma disse isso! Só depois que a mãe disse que não ia mais sair ela voltou ao normal!
Em um terreiro ou templo de boa índole se tiver uso de bebida da entidade é usada como elemento para limpar a pessoa,o charuto serve para limpar e deixar a pessoa apta para incorporar,tudo é usado como elemento para usar em favor das pessoas que frequentam
Ele é ex umbandista até o dia que for assediado por um espírito trevoso ou não,mais que ele nao conseguirá resolver ou se livrar sem ir em algum lugar para encaminhar o mesmo
Uau! Parece comentário de crente falando que o ex crente vai pro inferno. Muito óbvio esperar isso de religiosos. Só muda o endereço, a podridão interna é igual.
Mais um bom exemplo de religião como ferramenta de interação social e bem estar mental... e nada mais. Sempre atingindo gente fragilizada ou insatisfeita com a vida, buscando respostas prontas. Pelo menos as religiões de matriz africanas não extorquem seus fiéis, diferente das variáveis cristãs. Já é alguma coisa. Boa entrevista.
@@SouthernMenace nos centros te cobram para comprar velas, para dar dinheiro que vai para a Luz, limpeza, quando tem obrigação na mata, você paga para ir. No candomble você paga pelas roupas que o orixá usa, e também paga pra desfazer ebó.
@@yin_xing isso é forçado, ou voluntário. Pergunto porque não vejo problemas nas pessoas se organizarem para sustentar um grupo que participem de forma espontânea, mas se isso for cobrado com dia e valor específico, a coisa muda.
Eu sou umbandista desde pequena! Vamos lá: é comum o medium ficar confuso se e ele ou entidade por estar consciente, inclusive isso está explicado no livro incorporação na umbanda ! Sobre falar coisas que vc falaria , depende ! Pq tem coisas que a entidade fala que o medium nao sabe, e sobre aconselhar como você aconselharia pode ser pq vc não esta inconsciente e a energia da entidade esta junto a sua, o medium precisa d entidade e vice versa nao existe mais importante! O que existe e o respeito! Axé pra quem é do Axé! Respeito a opinião dele mas o que eu vivo na espiritualidade é muito forte !
Olá Marceli, tudo bem? Uma curiosidade: como você tem a garantia de que as entidades são quem elas dizem que são? Que são mesmo espíritos super evoluídos? Pergunto, porque me lembro do João de Deus, que até que tudo fosse descoberto, todos acreditavam que havia uma espiritualidade de luz por trás. Tenho essa curiosidade de entender como vocês têm essa garantia.
Muitos que já vi dizer ser ex umbandista as experiências foram muitos superficiais, eu tinha muita dúvida também sobre isso se era real ou não ou se era hipinose ou simplesmente coisas da mente, até que um dia eu vi uma cadeira se arrastar pela sala sozinho, meu sobrinho falava que as incorporações era a pessoa o que entrava em transe hipnotizado pelos toques dos atabaque e o ambiente que induzia entrar em transe, até que um dia eu levei ele na umbanda ele foi pra visitar e de primeira vez uma entidade incorporou nele lá e deu muito trabalho pra sair, foi muitas horas ele incorporado.
Já fui umbandista, e hoje sou do candomblé. Ele não entende muito sobre umbanda, e está falando de práticas do candomblé, que basicamente também não entende nada… Entendo ele ter decidido não permanecer mas o estudo também faz parte de ambas as religiões, aprender e entender os fundamentos. .. Ele fala de forma muito rasa…. Muito superficial mesmo.
Gente q doideira né?! Eu fui num centro de umbanda para receber uma palavra. Nao conhecia ninguém, não preenchi nenhum formulário…e o centro nao fica no meu bairro. Pois bem qdo falei com a entidade, ela me disse: vc perdeu alguém querido faz pouco tempo e vc esta muito deprimida pensando em finalizar a sua existência. Gente….fiquei chocada! Pq realmente tinha ido lá para receber uma palavra disso. Havia perdido meu pai e estava muito deprimida e pensava em finalizar…ali comecei um tratamento espiritual, com boas palavras etc. Não me batizei, não pretendo me batizar, mas adoro as pessoas q gerenciam o centro e o bem q elas fazem para todos e o voluntariado.
@@OlmedoWall, elementos estes que se manifestam onde? Templos espíritas e terreiros... Ou seja, em locais onde as pessoas acreditam naquilo. Se manifestam de que forma? Invisível. Sempre uma espécie de possessão ou transe. Por que não aparece para os céticos? É sempre a mesma história: não é todo mundo que tem o dom, não é todo mundo que tá preparado, a pessoa precisa acreditar naquilo. Aí a pessoa acredita tanto naquilo que o cérebro dela vai fabricando tudo isso que ela acha ser sobrenatural...
@@OlmedoWall, local onde se manifestam: templos e terreiros. Público para o qual se manifestam: seguidores das religiões que ocupam os templos e os terreiros. Por que não aparece para um cético? Responderão: "você tem que acreditar, você tem que desejar que se manifeste". Minha avó faleceu faz pouco tempo, depois de um dia já tinha história de que meu primo havia visto a minha avó perto do cemitério. 🤦🏾♂️ Minha resposta: lógico que apareceu para ele, ele acredita nestas coisas! O certo seria aparecer para mim que sou cético... 🤷🏽♀️ Mas eu sei que vocês vão inventar alguma resposta mirabolante para isso.
Olha que acho que tudo é sugestão, sim. Quanto mais se desvendam essas religiões, mais se vê que é exatamente isso: sugestão, desejo, fraqueza, necessidade. Quem não gosta de uma solução mágica para o sofrimento?
Mas a pergunta é: por que se supõe que o fenômeno é necessariamente da mente do indivíduo e não externo? Se sofremos os efeitos de agentes externos como é possível afirmar que o resultado não é de influência externa ao indivíduo?
Tem a parte externa, dos pontos, roupas, cheiros, estátuas, guias, que sempre são interpretadas pela mente. Então, sempre será interno de qualquer forma. Não sei se entendi muito bem a sua dúvida, mas espero que ajude 😅
Que bom esclarecimento! Vivemos de longe curiosos e a até mesmo com medo quando era criança por conta de preconceitos de outras crenças!! Amei a entrevista!!
Tem 4 anos que comecei o processo de sair da igreja e desse meio religioso e até pouco tempo, sentia esse medo de tá errada e esse sentimento de culpa muitas vezes me atormentava, mas hj me sinto tão bem! Me sinto livre, melhor escolha que fiz.
É semelhante o que acontece nas igrejas evangélicas onde eu cresci. No caso dos evangélicos entram em "êxtase" começam enrolar a língua,acham que estão falando a língua dos anjos, más é tudo da mente que é influenciada por uma crença sem sentido algum!
Mas só no caso de igrejas esse pessoal beautifull People ateu imputa como algo tolo e bizarro. Quando a mesma coisa ocorre na religião da galera mancomunada com política de esquerda aí é lindo e cultural. Eu conheço mta gente que foi vítima de exploração financeira nesses terreiros. Os ex-igreja sempre trazem um aspecto denunciador. Não é todo mundo que saiu imune ao engano de terreiros.
Olá Daniel, acabei de descobrir seu canal estou amando, sou umbandista, mas ser pensante e eterna questionadora, parabéns suas abordagens são ótimas, entendo que os convidados relatam suas experiências, mas a umbanda não é bem o que eu ouvi, mas entendo que cada chão sofra interferência dos médios e principalmente o dirigente responsável, talvez por isso ocorra Uma grande dificuldade para encontrar um bom lugar. Mais uma vez parabéns pelo canal.
No processo evolutivo ninguém deve ficar preso a nada. Não tem caminho errado. A umbanda tem o seu papel e um tipo de energia que ajuda muita gente, mas sempre vai chegar um momento a energia não vai bater mais, isso é processo evolutivo. Todos nós sempre vamos ser sempre EX em alguma coisa, pois só assim que se evolui. Daqui um tempos todos nós vamos até ser EX planeta terra.
Eu estou nesse processo, no fundo sei que não acredito em nada além do terreno. Já fui evangélica, católica e umbandista em uma busca desesperada por controle, por ter algo para me apoiar e que não é o acaso que guia a vida. A única coisa que eu sinto hoje é tristeza, tristeza pela quantidade de tempo que perdi por ficar esperando algo ao invés de eu ir atrás. A única coisa que sei é que se eles, guias, por acaso existirem não vão ficar chateados porque eu em vida não perdi anos da minha curta existência preocupada se o que eu vou ou não fazer os agrada. Eu já perdi tanto dinheiro com leituras de Tarot 😅, agradeço muito aos templos de umbanda que fui acolhida, mas isso eu me arrependo demais!
Milena. Passei por isso grande parte da vida Hoje me encontrei no budismo. Não desisti da.monhs busca até encontrar o budismo de Nitiren há 40 anos. Hoje só me arrependo de não ter encontrado antes
Olha, eu estou entre ateu e agnóstico, mas houveram 5 experiências que passei, que são de fato inexplicáveis. 1- fui no terreiro da minha irmã pela primeira vez e fui me consultar com uma entidade "oriental". Não deu em nada. Mas ao sentar na cadeira, tinha um senhor incorporado. Eu estava pensativo porque havia perdido o emprego devido a vaga já estar marcada. Não havia dito isso a ninguém, nem postado nada de nada. Nem sabiam que eu estava querendo esse emprego. A "entidade" me chamou e falou que meu trabalho lá no centro da cidade não daria certo, que eu poderia voltar a focar precisamente no que eu quero, minha área específica, que iria encontrar mais perto do que eu imaginava e com uma pessoa que já conhecia. Não tinha como ele saber isso e nem havia conversado isso com a tal entidade oriental. Continuei na minha, no meu subemprego, enviando CV pessoalmente e por e-mail. Até que, cruzei com um ex-professor de faculdade e ele me perguntou se estava interessado em uma vaga no lab dele, que abriram uma específica de Etnobotânica. Eu entrei, e o lab fica a 15 min de carro da minha casa. 2- Fui no terreiro novamente, falei com um "caboclo". Não fiquei satisfeito, e sentei na cadeira. Novamente o senhor com outra "entidade" de olhos fechados parou de atender uma pessoa e apontou o dedo para mim, lá no fundo do salão, ele disse "chama aquele que tem o pano azul". Era a cor da minha roupa e só eu estava assim. Eu fui meio cabreiro e descrente, como sempre. E mais uma vez ele falou o que eu estava pensando. Eu já tinha um emprego bom, mas com o falecimento do meu pai, comecei a sentir muita falta dele e de uma companhia, já que haviam 4 anos que a minha única namorada faceleu. Ele falou que é difícil, mas eu iria encontrar alguém na vida para poder me acompanhar. Que eu não estava errado nem era esquisito por pensar em um amor maduro, concreto, filosófico, coisas assim. Ele falou que eu já conhecia essa pessoa e ela só apareceria quando eu voltasse para "o templo vermelho" e "virasse a década". Perguntei o que era isso e ele disse que quando fizesse 30 anos. Se passaram 5 anos e todo final de ano vou para Taiwan passar o ano novo. Ano passado, estava sozinho, entrando nos templos budistas como sempre fazia. Esbarrei em alguém e quando olhei, era uma brasileira que fez mestrado comigo. Perguntei o que ela estava fazendo lá e como estava se virando com o idioma. Ela disse que gostava de ser minha amiga e que eu era um "asiático acessível", uma pessoa calma e bondosa. Por minha causa ela resolveu estudar mandarim e decidiu fazer uma viagem a Taiwan, no condado de Nantou, uma região nada turística e atrativa. Quando nos demos conta, já era pôr do Sol e o templo que era branco ficou todo vermelho. Logo pensei, "HA! Não vou me apaixonar por ela e vou me afastar, daí a suposta previsão da entidade estará errada". Quando voltei ao Brasil, esbarrei nela de novo no mercado. Ela disse que sempre ia ali, e eu disse impossível! Já que eu também ia ali sempre. Ela disse que morava na rua tal e eu a 2 quadras dela. Enfim, ainda somos amigos, porque queremos nos conhecer melhor, mas ambos temos um amor pelo outro, mesmo eu relutando. 3- Fui ao Rio na graduação, para trabalho de campo com a turma e fomos ao arpoador. Subi lá na pedra, fiquei por um tempo com um amigo. Do nada, apareceu no meio da pedra um senhor com cara de morador de rua, descalço, e roupas pretas. Ele falou para nós irmos embora porque neste dia seria perigoso. Saímos devagar e quando viramos para trás, a pessoa não estava mais! Sendo que era um precipício e a pedra lisa. Para sair, teria que ter passado por nós. Corri para ver o precipício, já que o cara poderia ter se jogado. Não tinha nada. A água estava calma. Procuramos e não achamos nada. Quando voltamos para a praia, perguntamos ao salva vidas e as pessoas do bar se tinham visto um senhor assim. Eles disseram que não, nunca tinham visto. Saímos as 15h, quando foi 16h, teve um arrastão e pessoas morreram. 4- Fui acompanhar uma escavação nos fundos de uma igreja e a entidade me perguntou sobre. Falou para não escavar, apenas olhar. Sem eu falar qual era a igreja, a entidade falou que era tal igreja e que nos fundos encontraríamos ossos humanos, pregos, panos e uma fita vermelha próxima a parede de azulejos onde se colocam velas. Quem tocasse, passaria mal por 10 dias. Pensei, "tá, é uma igreja do século 18, era comum ter esse tipo de coisa". Chegando lá, escavamos todo o terreno. Pedi para escavarem a zona próxima a tal parede. Depois de quase 30 min, encontraram exatamente o que a entidade havia dito. Levamos para o lab e foi possível usar ftir e ramam para detectar a antiguidade e degradações dos materiais. Batia com a época de 1750-80. Em nenhum momento eu toquei nas coisas. De noite, descobri que das 12 pessoas, metade estava com muita febre e passando mal. No dia seguinte, todos estavam assim menos eu. Tomavam remédio e nada. Após 10 dias, eles se recuperaram. Ao analisar o material, era o corpo de uma mulher muito maltratada com marcas de cortes no osso. Desistimos de fazer um report sobre o caso. 5- a entidade que eu já mencionei no início, me deu rosas brancas ditas "imantadas". Elas não apodrecem e ficam muito mais bonitas do que rosas que não foram "imantadas". Resolvi fazer um pequeno estudo científico. Criei grupo de rosa branca comum, rosa branca de alta qualidade, rosa branca do terreiro não imantada e rosa branca imantada. Comprei as rosas no mesmo local do terreiro, em uma floricultura próxima. Observei se eles faziam algo a ela, mas não faziam nada. Coloquei em casa a rosa comum ao lado da imantada. Coloquei outras no sol, coloquei em um mesmo copo também. Pequei rosa do terreiro sem ser imantada para pode comparar. Até coloquei a rosa imantada sem água. Fiz isso ao longo de 1 ano! O resultado sempre era o mesmo, não importava o que fazia! A dita rosa imantada não ficava com pétala marrom, nem murchava. Ficava toda aberta, dando para ver o miolo, parecia artificial de tão perfeita. Todas ficavam de 8 a 11 dias assim e do nada as pétalas caíam perfeitas, brancas e não secas. Já até misturei as comuns com as imantadas em um saco para não saber quem é quem. O resultado sempre igual. Esses foram os 5 momentos inexplicáveis na minha vida. Com isso, não quero dizer que me tornei umbandista nem nada. Boa sorte na sua jornada!
@@yin_xingmuito obrigada pelo seu relato. Que bom decidiu escrever seu comentário. Adorei!! Gosto muito de saber sobre as experiências espirituais, situações "estranhas" ou previstas pelas entidades. Uma vez voltando pra casa bem tarde, um mendigo veio na minha direção e gritou pra mim: "boa noite, seu capa preta. O senhor é meu compadre. Sarava, seu capa preta". 😮😳😬😨😱
@@yin_xingadorei o seu relato. Lindo. Não importa no que vc acredita,não precisa ter um nome ou símbolos, mas vc teve vivências belíssimas e um conselho de alguém que escolheu ter fé: aproveite essas experiências com amor e gratidão. São suas e para vc. Que vc seja sempre muito abençoado e dê uma oportunidade ao coração. Viver sozinho é chato.
Eu sou médium (ainda nao recebo nada) em umbanda e naçao e tenho essa desconfiança também. Percebo que poucas vezes a entidade ali incorporada em meus irmãos me disseram algo que a pessoa ou alguém da terreira já não soubesse. Mesmo jogando buzios percebi isso no lugar que frequento. Sou muito questionador nesse ponto, tentando encontrar "onde está o problema". E para isso fiz um teste simples: Fui visitar 8 terreiros diferentes, dos 8, 6 nunca me viram na vida. Nunca tive contato com ninguém da casa, nunca tive contato de nenhuma forma com o pai ou mãe de santo. Dos 8, 7 me disseram as mesmas coisas (especificas, não generalistas) sobre aspectos futuros da minha vida. Coisas que estão para acontecer, projetos meus em andamento e que estão de desenrolando para acontecer algumas coisas. Tive cuidado para não dizer nada (alimentar/induzir) nem dar pista de acesso ocular. Então concluí que existe algo aí, embora já nao acredite na liturgia e toda essa bobagem ritualistica e tradicionalista de forma arcaica envolvida, acredito que nem tudo é um aspecto psicológico.Estou abandonando a religião como participante liturgico, no entanto, existe algo que nao dá pra explicar e que funciona. Tem alguma coisa ali que ainda é verdadeiro.
51:28 A semente me pareceu o "ego". Eu tenho menos importância que a entidade? Nós estamos no terreiro para ajudar o próximo e praticar a caridade muitas pessoas saem extremamente fortalecidas com os aconselhamentos. Tá certo ele questionar e querer sair mas acho que pesou a questão do compromisso e do seu ego. Não é julgar, só estou tentando clarear os motivos da sua saída.
@andrak3509 Perfeita a sua conclusão. Percebi isso também. Um cara vaidoso e ressentido. E pela conversa, totalmente despreparado. Faltou leitura, estudos e experiências.
@@Fabiana_A_Palma pois é, eu achei que ele traria um outro motivo para saída da umbanda, mas essa questão é muito comum. Perde-se o foco e para de trabalhar. Fico vigiando para que não aconteça comigo. Cada trabalhador de luz que desistir é ponto pras trevas! Axé minha amiga!
Sou sacerdote de umbanda e Kimbanda. Confesso que o entrevistado realizou passos importantes dentro da doutrina, revela muito conhecimento de prática. Realmente isso ocorre na umbanda! Excelente!
Algumas considerações, como sobre o sacrifício, foram feitas como verdades absolutas na umbanda, mas constituem a visão da vertente dele. Uma vertente embranquecida. Seria interessante uma conversa com alguém de uma umbanda afro-indigena. Podemos conversar.
Já percebi isto ,que as entidades têm momentos que usam minha biblioteca mental. Mas quando falam para o consulente de algo que é impossível eu saber sobre aquela pessoa ou situação, sei que não sou eu . Fora que nem toda incorporação é consciente.
@@yin_xing Muitos dizem que é criação mental! Já vi muitas mesmo, mas quando a entidade diz coisas exatas sobre uma pessoa sem see leitura fria, ninguém consegue explicar.
Excelente entrevista. Parabéns ao entrevistado e ao entrevistador. Impressiona como a fragilidade humana é a porta para a enganação. Seja a religiosa, seja a médica.
Daniel sobre sacrifícios de uma olhada na Umbanda Omoloco e sobre outra vertente o Batuque rio grandense. uma não tem nada a ver com a outra mas são formas diferentes de ver a Umbanda e são vertentes grandes e veja a relação deles com o sacrifício animal, Sobre o médium sentir que é ele pode ser animismo (a alma dele) e não mistificação (auto engano)
Muito interessante a intrevista. A voz do intrevistado lembra a do Paulo Rezzutti, pesquisador, escritor entre outros que tem um canal de resenha histórica muito bom, aqui no YT. Parabéns!
Terminando a LIVE e Daniel pode reparar,com respeito ao convidado,mas geralmente esse pessoal tem problema de atenção,de querer ser aceito em algum lugar,já vi vários relatos,adoro seu canal de vdd mas pode reparar que todos esses ex alguma coisa tem sérios problemas de ego,e atenção ou alguma dificuldade psicológica,ele claramente se fez fingir p ser aceito em um meio.. isso é muito comum em todos os lugares e meios mas o foda e que em religiões de incorporação isso beira a sacanagem só p se sentir aceito socialmente e ser tão ou mais importante até mesmo que a entidade kkk onde já se viu isso?! Um médium de incorporação sério sabe que se algo acontecer mesmo vc é uma ferramenta do espiritual e não vc… uma parceiria de evolução mas ali é a entidade não vc ,e alguns médiuns necessitam da atenção e glória p eles como o amigo do relato aí ! Abraços Daniel
Olá, pessoal. Quero deixar aqui, uma experiência que vivi um pouco de tempo com minha mãe. Sei que o que ele tá falando, foi a experiência dele. Cada um, com a sua. Mas, a da minha mãe, foi diferente. Eu tinha apenas seis anos, quando minha mãe sentia _se I vadida por espíritos, o meu pai, era evangélico e minha mãe estava como se diz : desviada. Então, umas tias minhas que costumavam ir à centros espíritas, disseram pra minha mãe que ela era médium. Pois, os crentes, achavam que se tratava de uma doença mental. Ela foi internada por várias vezes e melhorava mas, depois, tudo voltava. Então, seguindo os conselhos das minhas tias, ela foi ao centro espírita e lá, disseram pra ela que aquilo seria a mediunidade dela querendo aflorar. Acinselharam_na a dar espaço para o espírito que queria se manifestar nela e que logo, ela seria livre pra escolher o que ela quisesse seguir. Assim, ela aceitou. Então, ela perguntou o que ela deveria fazer. Eles disseram que o próprio espírito iria ensiná-la como ela deveria agir. Na noite seguinte, estávamos na cama : minha mãe, meu pai e eu ( estávamos passando um momento meio ruim e então, mudamos de casa para uma bem pequena, então, precisei dormir no quarto com eles). Então, eu acordei, com o meu pai levantando da cama para ir ao banheiro e quando olhei pro lado da cabeça de minha mãe (estávamos dormindo em posições contrária), eu vi um copo grande cheio de água e então, disse pra minha mãe que aquele copo iria virar e derramar a água na cama. Ela fez sinal shiii... com o dedo na boca e disse, cala a boca, amanhã eu te falo o que é. E de repente, eu vi duas velas acesas. Eu esfreguei os olhos e continuei vendo aquilo. Então, passei o meu pé no copo, pra ver se era real, e o meu pé, passou por entre os copos e as velas, e continuaram no lugar No outro dia, eu perguntei pra minha mãe o que seria aquilo e ela falou que era o Preto Velho, ensinando pra ela, como ela deveria fazer para ela encorporar nela. O interessante, é que eu entendi aquilo, sem nunca haver ouvido falar sobre. Então, calei e fiquei quieta. No dia em que ela resolveu baixar o espírito do Preto Velho, eu estava presente e elas, minha mãe e minhas tias arrumaram a mesa, do mesmo jeito que eu vi na cama. Minha mãe baixou a cabeça e começaram a cantar um música chamando o preto velho. De repente, minha mãe levantou a cabeça e saudou as pessoas que ali estavam com um voz diferente e pediu um charuto. Minha mãe não fumava, mas, Preto Velho sim. Depois de tudo acabado, eu perguntei pra minha mãe, o que ela sentiu e como foi aquilo que eu vi, pois, não era ela quem estava ali. Ela disse pra mim que ela estava debaixo de uma árvore muito bonita e sombrosa dormindo, enquanto o Preto Velho estava usando o corpo dela. Quando esse rapaz (desculpe, eu esqueci o nome dele), falou que via tudo e que ouvia tudo, eu estranhei, porque eu lembrei que minha mãe falou que não ouvia e nem sabia de nada, o que se era falado naquele momento. Ela fez isso, por algumas vezes e até ajudou muitas pessoas com questões pessoais e depois, disse que não queria mais fazer aquilo porque, na verdade, ela acreditava ser coisas do "inimigo" mas, realmente, ela ficou livre pra seguir o caminho que ela escolheu. Eu tinha muito medo daquilo, só queria ficar perto de minha mãe 😅
Vc é tão obtuso e preconceituoso que se afoga na sua arrogância e egocentrismo. julgar todos que pertencem a uma religião afirmando que são fraudulentos ou iludidos é querer ser alguém detentor da vdd ou o dono da vdd.Aposto que vc nem consegue gerenciar suas emoções e talvez seja ansioso, ou depressivo, talvez seja inseguro e frustado, mas se julga o detentor da verdade absoluta. Parabéns senhorverdade, imagine se nem os psicólogos, psicanalistas, psiquiatras,não conseguem lidar com determinadas questões emocionais e possuem dúvidas sobre diversos fenômenos ainda inexplicáveis para a ciência.,que dirá nós .
Eu sou ateia, meu pai é crente (evangélico) e um dia ele estava no sofa sentado ,na casa da irma dele, e DO NADA "passou mal"... Minha tia foi buscar água pra ele na cozinha, quando voltou ele estava falando grosso, com o jeito diferente, ate o jeito de sentar ... E deu varios recados pra família, dizendo que era o boiadeiro dele ,que acompanha ele desde que ele nasceu... Depois fucou zonzo de novo, e viltou ao normal! Ate hoje eu me pergunto O QUE FOI AQUILO?!?! Ninguém entendeu nada, e ele nao quer nem falar disso por ser cristão... Como explicar?😢
Na minha op 1:29:15 inião, ele correu do compromisso mesmo, pois qualquer que seja a religião precisa ter compromisso e confiança em si e nos guias.... em tudo há o mau e bem , vivemos entre dois caminhos, precisamos passar muitas vezes pelo mau pra chegarmos ao bem. Como tudo na vida , religiões tambem requer esforço, paciência e sabedoria para entendermos os segredos e mistérios entre o céu e a terra. Ou seja , oxalá, Jeová , Ala .... em tudo é Deus
Esses espíritos não querem que ninguém se arrependa. Não precisam tornar ninguém melhor como pessoa, mudar o caminho de ninguém. O mundo é todo deles, eles só querem adoração.
Né?! Eu super Simpatizo com Religiões assim...muito diferente da Quadrilha Cristã...a Umbanda deveria ser a Religião predominante na nossa Nação(Brasil).
@@veronicasouza3843 Já ouviu falar da história dos anjos e dos diabos , e uma pessoa em cima do muro? Os anjos diziam: vem , pula rápido para o meu lado, e os diabos ficava calado com os braços cruzados. E a pessoa ficava em cima do muro até que ficou curiosa, perguntou porque a galera do outro lado do muro não pedia para ela descer para o lado deles. O diabo respondeu: é porque o muro é meu. Não vai ter apelo para uma religião que não precisa de arrependimento e mudança de vida.
Os guias se utilizam do arquivo mental dos médiuns, o que se aprende lendo o livro dos médiuns de Kardec, logo os espíritos se comunicam através do pensamento, temos, como mediuns, interpretar. Leiam também Hermínio C. Miranda, Diversidades dos Carismas, assim vão entender que existem graus de incorporação. Acredito que os livros de Kardec são elementos importantes para explicar algumas facetas da umbanda, nos aspectos mediúnicos.
Não conheço nada sobre Umbanda, mas tenho curiosidade e gostei das explicações do Fábio. Apesar dele não ter permanecido, me pareceu uma religião muito mais confiável do que uma evangélica pentecostal empresarial.
Há pessoas boas e ruins em todas as religiões (na escola, no trabalho no parque tb), mas pode ter certeza q se achar a casa de umbanda certa, será feliz. É ir frequentando até encontrar um lugar confortante, mas lembre q são pessoas e sempre haverá um ou outro conflito.
@@Julio11889- Quando falo pessoas boas e ruins no sentido religioso, estou falando de sacerdotes que enganam pessoas para adquirir bens ou abusar fisicamente. Nem todo mundo que está lá tem esses propósitos maléficos, muitos estão ali com a intenção real de ajudar o próximo.
Sou cética. Vida toda procurei por algo que nunca encontrei! Única coisa que vejo é um apanhado de características usadas para internalizar na mente dos que estao a procura por algo.
Sempre me questionei isso. Por que o Espírito Santo se manifesta de forma diferente em cada Igreja? Tinha que ser um padrão, ou não, cada pessoa recebendo de um jeito diferente no mesmo templo. Fui numa igreja uma vez, onde as pessoas caiam tipo desmaiada. Como eu nunca tinha visto aquilo, sai antes de terminar e nunca mais voltei.
@@marianaazeredo8986 Mariana, o Espírito Santo se manifesta de acordo com a fé que a pessoa tem nele. Se você crê que é só pela leitura bíblica, será só assim. Se você crê em milagres, ele vai fazer o milagre. "Seja feito conforme a sua fé, disse Jesus." Leia o NT
@@rosanaoliveira.3589Boa resposta!!! Vejo que está dentro do assunto. Cada Entidade de Luz apresenta se com uma roupagem de acordo com a cultura local Parabéns pelo seu nível espiritual
RIO - Não fosse o constante entra e sai em sua casa, a socióloga Gisele Cossard, marroquina de cidadania francesa, poderia passar despercebida em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias. Tinha menos de 1,60m de altura e era profundamente identificada com o Brasil, onde pisou pela primeira vez em 1959. Deixou para trás um diploma de doutorado em sociologia pela Universidade de Sorbonne, em Paris, para se tornar uma das mais respeitadas ialorixás do país.
A mediunodade é uma forma de entrega total. Se você deixar o seu Ego julgar sua atuação na incorporação, Pode causar bloqueio na hora da interação e serviço espiritual. Nem todo médiumi é 100% usado por não ter missão.
Emocional. O homem sempre em busca de algo , não julgo a fé de ninguém, mais precisamos ter cuidado com a psiquê e de quem nos aproximamos, mantenho me firme na fé racional fé em Deus através de Jesus
O problema da crença em deus é que você não acredita em outras divindades assim como eu, portanto você tb é ateu a todos outros deuses, a diferença aqui é que eu sou ateu a 1 deus a mais que você, que não acredita nos outros deuses. A crença em divindade só é justificada pela fé pois o termo (fé) é aplicado a tudo que se acredita sem provas. Se fé valesse alguma coisa vc seria obrigada a crer no deus de TODAS as crenças do mundo, pois ter fé não é algo exclusivo de quem tem sua crença. Mas vc faz isso? Não. Então vc sabe, assim como os ateus, como é não crer em um deus por ausência de provas e que fé não prova um Deus, nenhum deles.
Bem contraditório você falar que é Ex-medium, se a mediunidade é algo natural então não teria como você tirar isso de você, ou seja, "mediunidade" não existe, é algo que a pessoa cria da própria cabeça, se não fosse ela não ficaria sem.
Muito esclarecedor esse canal, uma pena que nem todos entendem. É bom ouvir experiências das pessoas,cada um com experiências e ponto de vistas diversificados. Não somos iguais a cada um sua vivência. Há ateus que viram religiosos,há o contrário. Religião é feito por pessoas e as pessoas não são perfeitas, Francamente maioria dos religiosos fazem muita cagada.
Bom papo! Talvez falte ao cético ainda compreender que o outro (nesse caso, o outro extrafisico) nunca está completamente dissociado do eu mesmo. Este último é veículo e, como tal, não desaparece completamente, numa experiências parapsíquica, posto que, se assim o fosse, não seria possível a própria experiência. O outro extrafisico, nesse caso, ficaria "na sua", sem estimular a consciência encarnada a sentir, dizer, expressar... Autoenganos e heteroenganos é óbvio que acontecem amiúde. Agora, se dispor a separar alhos de bugalhos é fundamental.
E O MELHOR QUE DEUS O CRIADOR SE MANIFESTA EM NÓS. EU EXPERIMENTO O ESPIRITO DE DEUS MANIFESTADO EM MEU espírito. A SABEDORIA ETERNA QUE ESTÁ DENTRO DE MIM , SE MANIFESTA EM MIM. GLÓRIA A DEUS , O GRANDE EU SOU .💥💥💥💥💥💥✨️❤️💕
Acredito que existe uma grande diferença entre o medium de encorporação e a mediunidade de Chico Xavier que é espontânea, que que traz respostas que nem ele teria como saber
Daniel, Foi uma conversa meio estranha por parte do entrevistado. A sensação que passou é de que ele não propriedade para falar do assunto, já que ele viveu a crença. Estranho, muito estranho. Talvez seja receio de comprometer os seus.
Sabe qual é a verdade? Um menino mimado que foi chamado atenção e abandonou a religião, e com isso ele teve a impressão que as Entidade são mais importantes que ele, E aí inflamou ego aonde uma entidade é mais importante que eu, não isso não existe. Humildade zero.
E tbm têm o fato de que vc não quer escutar a vdd e continuar com a crença em papai Noel. Tá tudo bem, mal não faz. Não dando dinheiro pra pastor, tá suave
Já existe desistência mediunica? Vc nasce com a missão da praticar a mediunidade junto as Entidades que te aceitaram para ajudar a se desenvolver junto a qualquer religião Espiritualista e decide que não quer mas, fácil. O embranquecimento de entrar e a mesma porta de sair. Lamento a paralisia do irmão, e toda a corte celestial que o ampara.
Tenho , dentre casos em minha experiência ,um que nos faz acreditar que existem sim processos de incorporações e que coisas inacreditáveis acontecem diante de nossos olhos , e não ha como haver explicações lógicas ! Um Fraterno Abraço !
Sugiro que leve alguém capaz para explicar o porque da bebida e comida etc em alguns terreiros,e porque rm outros nem usam atabaque isso nao quer dizer é melhor ou pior apenas a egregora do lugar nao necessita disso
Boa tarde! Sou umbandista a quase trinta anos e é raríssimo a mediunidade inconsciente. Ser ou nao consciente não diminui em nada a força da mediunidade.
Eu incorporo Porém sou consciente de tudo que acontece Porém não tenho controle do que falo nem dos meus pés principalmente. Na verdade não tenho controle do meu corpo . Porém vejo as pessoas que estão ao meu redor . E nessa que vejo as pessoas ao meu redor fico na dúvida se realmente estou incorporada ou não. Comecei a incorporar a pouco tempo e com essa dúvida estava pensando em sair disso sair da religião. Tenho medo de não está realmente incorporada e com isso prejudicar alguém com uma consulta .
Tive contato com a umbanda por causa de uma amiga que era médium e o pai era o cambono. Eles faziam as reuniões na casa deles, sem todo esse ritual da música, etc. Tinha a cuia de café. Desde então perdi o medo que me inspirava esses rituais que via na praia no fim de Ano. Fui a uma reunião no dia do Preto Velho. Uma conversa muito bonita, inspirativa.❤
Fui um militante e praticante de uma umbanda (com U minúsculo) por muito tempo. Algumas coisas que o entrevistado disse, batem, outras ele fala pela experiência dele e não pela Umbanda. Dizem que a Umbanda das antigas, a pessoa não abria a boca e o guia dizia tudo sobre o que estava acontecendo com ela, sem o médium conhecer o consulente. Saí da Umbanda por não me sentir digno da espiritualidade quem um dia me acompanhou. O meu ego, soberba, arrogância, orgulho, imaturidades fizeram com que eu prestasse um desserviço a Umbanda.
📚 Cursos do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/plus/cursos/
🧠 Seja membro do IPA+, o Clube de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/
💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: th-cam.com/users/danielgontijojoin
🤝 Meu grupo no Telegram: t.me/profdanielgontijo
✏ Canal do Instituto Ponto Azul: www.youtube.com/@InstitutoPontoAzul
🔗 Minhas redes sociais: lkt.bio/danielgontijo
📕 Livros recomendados:
- Paranormalidade: por que vemos o que não existe? (Richard Wiseman): amzn.to/32EaAUL
- A magia da realidade: como sabemos o que é verdade (Richard Dawkins): amzn.to/3NmgXRg
- O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY
- Variedades da experiência científica: Uma visão pessoal da busca por Deus (Carl Sagan): amzn.to/3kIQZt5
- Fome de saber: a formação de um cientista (Richard Dawkins): amzn.to/3vCDGFb
- Fundamentos da Psicologia da Religião (Zangari & Machado): amzn.to/429HYju
- Filosofia da Religião: uma introdução (William Rowe): amzn.to/41YbE3d
- No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq
😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊
Tô impressionado com a quantidade de defensor da umbanda que apareceu por aqui e, ao mesmo tempo, com a quantidade de gente julgando o entrevistado. Essa foi a experiência dele, ué! Se ele era só frequentador, se nunca foi medium, se incorporava ou não, se sabe todos os detalhes dos ritos ou não... Que diferença isso faz? O importante é que, segundo o próprio, ele está melhor agora.
1 Timoteo capítulo 4 - Espíritos enganadores.
Concordo !!!
@@cesarferreira8247kkkkkkkk
Tem pouco crente picareta e explorador e vagabundo. Eu vi de perto o pastor exigindo o dízimo e a pessoa ficar sem comprar o gás.
@@cesarferreira8247 ?
As pessoas que precisam entender que ninguém é obrigado a nada nessa vida. Cada um que procure fazer o bem e tá tudo certo.
Verdade... vivendo e, aprendendo..
Fato! Estou assistindo agora... sou cética, já passei pelo catolicismo, espiritismo, misticismo e percebo que, com relação às religiões de matriz africana, os ataques são maiores ( de outras religiões), penso que também pelo fato de ser de origem Afro. Ou seja, está muito ligada ao preconceito racial também! Fora uma demonização que outras vertentes religiosas fazem acerca aos nomes das entidades etc.
Existe preconceito mas também as religiões de matiz africana matam animais pra fazer rituais, realizam magia negra, tipo costurar boca de sapo
É óbvio que vão ficar contra quem faz isso!
Não posso criticar o cara, porque não conheço nada de umbanda nem do candomblé, mas acho que ele apenas está falando da experiência dele, da forma que vivenciou, e está expressando do jeito dele
Essa é a proposta das entrevistas no canal. Cada um fala a sua experiência e percepção
Segundo o padre Quevedo o espirito de um morto não penetra no corpo de ninguém. Isso é uma espécies de autosugestao.
@@ManoelMessias-eg1tn Não existe isso. Apenas um alinhamento de consciência. -> Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço e ao mesmo tempo.
Desculpa já frequentei por pouco tempo , o candomblé, Não gostei por q fiquei sabendo que tem sacrifício de animais. Isso pra mim .. Éh impensável horrível. Pedi licença, virei a costas pra nunca mais...
Perfeita sua colocação.
Já fui umbandista por muitos anos, recebia 7 entidades. Segundo a minha experiência, todo fenômeno produzido no terreiro, as supostas curas, incorporações, encostos -egum, kiumba-. Eram tudo mental, fruto da mente, eu queria tanto tanto tanto aquilo, que tudo acontecia! Eu me lembrava de tudo quando estava incorporada! É um ritual bonito, pessoas alegres, ambiente agradável. As mensagens eram genéricas! Curas, nunca vi, cientificamente falando.
Conforto/amparo espiritual era o que oferecia.
Havia sacrifícios de galinha, de bode, peixe! Menos de criancinhas! 😂
Querida estude torá!!!
Vc será muito feliz!
@@glauberzanon3984 Não suporto religião! Quando me desprendi essas desgraças, tornei-me mais prudente, racional e suave! Repudio qualquer religião! Torá, Bíblia, alcorão, gibi da Mônica, não significam nada para mim! Se vc gosta, ok!👌
@@peloamordedarwin8662concordo contigo, religião aprisiona..
@@peloamordedarwin8662 suave não é não, não precisava ser grosseira com as pessoas que acreditam em religião. 😅
Pelo que entendi do entrevistado ele passou pelo que acontece com a maioria quando inicia, não sabe se é ele ou a entidade, mas quando a gente realmente tem o auto conhecimento isso não tem como acontecer.
A umbanda pelo que entendo é muito mais sobre auto conhecimento e os trabalhos feitos juntamente com um mentor uma entidade que incorpora em nós é muito mais para nós ajudar do que ajudar os outros.
O entrevistado estava indo bem mas bateu de frente com coisas comuns que acontece em terreiros, pessoas, frustrações e outros. Acredito que nosso propósito em um terreiro é o auto conhecimento e a aproximação das entidades com a gente e não se incomodar com outras coisas que acontece. Ter em mente e em propósito a nossa evolução. Aprender o amor o respeito a organização e principalmente a empatia.
Exatamente, incorporo e é tão estranha dançar beber e fumar, e por enquanto eu vejo apesar de pouco mas já sinto que é poucas vezes porque tenho certeza que nas próximas vezes vou apagar
Seria muito bacana se o Daniel entrevistasse o Carlos, do canal "Afinal, o que somos nós?"
Putz imagina que Liveeee... Nossa seria muito bom
Não faria sentido,o cérebro ativa a área dos sonhos quando nos estamos entre a vida e a morte,simples
@@SofiaSilva-vm5pu não tirei isso do ## é só pesquisar um pouco,além do mais nenhuma versão das eqms são conectadas,sempre tem altas diferenças,vc não acha estranho?mas não vou explicar o resto,pesquise e tire suas conclusões
interessante resposta, não havia pensado nisso, tem lógica.
EQM's são experiências produzidas por funcionamento anômalo do cérebro. Inclusive, alguns experimentos provam que EQM pode ser induzida com a estimulação cerebral correta, ou seja, não tem nada de sobrenatural e só acontece com as pessoas que já tem a crença em espiritualidade e vida após a morte. Isso já está presente na imaginação da pessoa. Testes já foram feitos para atestarem a consciência fora do corpo e nunca houve resultados conclusivos.
O Fábio foi equivocado ao dizer que não tem sacrifício na umbanda, 20:12 existe sim em algumas vertentes.
Vdd. Geralmente nas traçadas com candomblé.
Pensei q tds tivessem. Os terreirosq já fui e os tem próximos a mim tds eles fazem sacrifícios.
@@camilaambrosino7243 não só as traçadas, a maioria tem, ele provavelmente era da umbanda sagrada
O fato é que na origem, com o Zélio de Moraes foi determinado, entre outras coisas que não haveria sacrifício. Por isso se sacrifica é outra coisa, não umbanda. Pelo mesmo motivo não se pode fazer o mal. Se faz trabalhos para o mal é outra coisa, não umbanda. É comum que casas com estas práticas queiram a roupagem da umbanda pois é mais aceita e atraem, por seus interesses, seus seguidores com mais facilidade.
Realmente não existe
Obrigada por contextualizar sua experiência e buscar situar a proposta do canal. Não me sinto atacada de forma alguma, o incômodo é apenas por que nenhuma outra religião é tão incompreendida(não no sentido vitimista) por falta de conhecimento, e qdo surge o esse tipo de diálogo somente corrobora com todo o imaginário que buscamos no dia dia desfazer. Nenhuma religião busca todo dia dizer que é do bem, já as religiões de matriz afro brasileiras necessitam dessa prática diária. Mas enfim tudo muito além. Busquei fazer uma crítica apenas com o intuito de um cuidado maior nas abordagens, mas é apenas minha opinião. Não reflete um desqualificar do trabalho do canal, pelo contrário, todo conhecimento é super válido. Agradeço pelo espaço e pelo diálogo!! Axé
Sou estudioso dos cultos afro, pajelança e espiritismo kardecista e Houstainguismo...sobre o entrevistado percebo que não tem o aprofundamento necessário para ser chamado de ex-médio...parece mais um curioso...mas foi proveitosa a entrevista. Parabéns!
Ele contou a experiência DELE, é difícil entender especialista de internet? Kkkjkk
Fato
Estudioso kkkk provavelmente estuda em reels de Instagram e TikTok. Gentalha.
Sim, vdd. Frequentar terreiros é bem diferente de estudar profundamente sobre espiritualidade. Tem que entender sobre neurociências, principalmente a respeito da glândula pineal. Os livros da série André Luiz do Chico Xavier me ajudam muito no processo tbm
Outra sugestão Danilo: Seja mais cauteloso com os entrevistados que você traz para falar sobre esse tema. A Umbanda já é mal vista lá fora, então nada melhor do que trazer convidados que de fato vivenciaram a religião a ponto de conhecerem. A Umbanda é complexa no sentido de aprender os fundamentos. O rapaz do vídeo mostrou zero conhecimento pelo assunto e acabou distorcendo muitas coisas, e olha que nem estou falando sobre a opinião subjetiva dele em relação ao ceticismo sobre o tema, e sim sobre a própria Umbanda. Este rapaz não conhecia a Umbanda.
De qualquer modo, caso pretenda novamente falar sobre este tema, traga pessoas com vivência de terreiro.A Umbanda é cheia de pessoas que entram, ficam perdidas, não frequentam e saem logo em seguida sem ao menos viver as fases mais cruciais da Umbanda "Todo o processo de desenvolvimento mediúnico"
É um conselho de um Físico para um Psicólogo. Fica bem. Ótima iniciativa.
Muito obrigado pelo comentário, sintetiza bem uma crítica construtiva. Felizmente a Umbanda é muito linda, diversa, simples e não julga ninguém mas seria de muito valor para a Umbanda se o canal pudesse dar informações claras e reais para as pessoas entenderem melhor como é lindo e simples ser um Umbandista. Pessoas curiosas ou despreparadas só contribuem para aumentar o medo ou dúvidas sobre o Umbanda, que é Sagrada. Abraço
Eu creio respeito tudo, mas tenho comigo a convicção que não é pq alguém não acredita ou deixou de acreditar que não seja verdadeiro! Sabemos muito pouco desse mundinho, não acha? Eu acredito em incorporação, espíritos, disco voador ! Eles não vão existir só pelo fato de eu acreditar, como tbm não vão deixar de existir pelo fato de eu não acreditar. Comentei no seu comentário pq gostei do que vc disse.
O dono do canal não está preocupado com isso.
Eu que frequentei a Umbanda muitos anos e me afastei por achar que era muita responsabilidade, achei muito estranho o conhecimento (raso) desse senhor. Muito confuso. Diz ter sido umbandista por muitos anos e não sabe sequer quais são as 7 linhas? Resumindo, concordo com vc. E mais, todo entrevistador faz a lição de casa antes de receber o convidado o que obviamente não foi feito. Então ficou cansativo e chato assistir esse vídeo.
Existem vários caminhos dentro da umbanda que a pessoa vai vivendo, não achei tão completa as informações do entrevistado, pois caminhou por somente um pedaço da religião e isto não significa o tempo em si. Portanto, caro amigo entrevistado, volte para viver outros pedaços da umbanda para voltar a ser entrevistado. Ela é uma religião complexa por demais.
Entendo que é a experiência que o entrevistado passou em um terreiro com os frequentadores de lá mas é que tem tanta coisa que ele relata que nem ele mesmo entendeu que ele acaba misturando tudo e deu no que deu a saída dele.
Pra explicar exatamente sobre a Umbanda de uma maneira super amorosa e clara, também como funciona um terreiro, indico o Mestre Alexandre Cumino. Garanto que ninguém sai com dúvidas.
Quando se dedica a qualquer religião se toma muito tempo. Umas mais ou outras menos. Mas o tempo gasto com os rituais e eventos usa parte de sua vida.
Exatamente!!👏👏👏
Diamantino trindade é um ótimo pra falar sobre umbanda, ele é estudioso do assunto, seria interessante trazer alguém especialista e procurar tirar todas dúvidas.
Entrevistas com Daniel Gontijo é sempre muito interessante!
Todos entrevistas nos traz ótimas reflexões!!
As questões das crenças que pode gerar fanatismos e muitos não conseguem
sair sem ajuda!!
Lavagem cerebral, é fanatismo, hipnose , pessoas sendo enganadas , se deixando levar através do medo. Isso pra mim ... não é certo.., tem erros.. até graves.. Pessoas que acabam s deixando levar , são vários os motivos.. Depois caem na real . E se arrependem .. Vão embora ...
Faz um vlog como o Jefferson Viscardi faz mas da sua ótica, Daniel. Visita uns 30 terreiros, tenho certeza que vai receber diversos convites e vai ser um ótimo conteúdo também!
Ele não quer estudar o que não conhece.
Com certeza os mecanismos psicológicos explicam casos de autoengano e até mesmo fingimento intencional dos entrevistados que topam vir aqui. Mas não invalida a possibilidade de que os fenômenos espirituais legítimos aconteçam e em abundância. Mais respeito meus irmãos!!! Não entender como algo pode funcionar ou existir não quer dizer que absolutamente não exista ou não funcione. Verificar que existem desonestos em certos lugares não invalida a honestidade de todos.
Eu sou cristã, acredito em Deus nao frequento instituição nenhuma, sou seguidora desse canal e fui atraída pela inteligência do professor Daniel
Quer aparecer? Quem esta se f*dendo aqui para vc ser ou ñ Cristã?
@@veronicasouza3843e tu quer sumir?
Eu também sou cristã, mas o Daniel é muito inteligente, sempre ouço seus vídeos, o podcast com o vilela foi maravilhoso ❤
Eu também sou mas por já ter presenciado coisas sobrenaturais como objetos andando de uma forma que seria totalmente impossível acontecer, sem vento, sem declive, sem motivo mas que se não fossem essas coisas eu seria atéia.
Imagine frascos de shampoo balançando de um lado pro outro até virar de frente pra vc e depois se balançar pra frente e pra trás andando ATÉ a beira da bancada e cair no chão, depois o outro faz a mesma coisa, depois o outro e só tava eu naquele lugar. Tem explicação lógica uma coisa dessa?? E não foi a única! Já presenciei diversas coisas uma mais absurda que a outra! Mas essa.... Pra mim nada racional explica. Na primeira balançada o frasco deveria deitar, não acha?? Eu tinha 8 anos mas fui inteligente pq eu saí correndo do banheiro e pedi pro meu pai olhar se os frascos estavam no chão, pra ter certeza que não era coisa da minha cabeça, e sim eles estavam. Pra mim isso e as outras coisas q já aconteceram comigo são a prova física que existe algo
Entrevista o Alexandre Cumino,ai vc vai vê o que é uma aula
Seria um bate papo bacana!
Ele não vai entrevistar o Alexandre Culmino ou mãe Flávia Pinto por exemplo, ele só entrevista pessoas que viraram ateias. Eu gostaria muito que ele ouvisse do outro lado, não só quem pensa igual.
Espiritas e umbandistas são farinha do mesmo saco. Chega a ser ridícula de infantil suas suposições e crenças para o pós morten, vide filme "nosso lar". É um apego absurdo a imortalidade da personalidade.....típico do vulgo ignorante e egoísta metido a especial.
😂 aí eu quero ver...tbm Alan Barbieri, Márcio kaim,pérola de Iemanjá,convida esse povo pra falar de umbanda
chama o flamenguista pra falar do flamengo!
Ver o Fábio falando me traz felicidade e paz em saber que não sou só eu que passei pela libertação religiosa.
SÃO HISTÓRIAS DE VIDA DELE GENTE.......DELE ENTENDEU.....CABE A NÓS SÓ OUVIR E GUARDAR AS PARTES BOAS.......AS RUINS A GENTE ESQUECE......É BOM APRENDER.......SEMPRE ESTAMOS APRENDENDO.🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Gostando bastante do conteúdo do canal,um abraço ao Daniel e a todos!
Siga seu caminho irmão, seja feliz vc e live Axé 🙏🏾
Questionamentos sempre irá existir, sou Umbandista e nem todo médium é de incorporação, meu esposo, meu filho e eu somos Umbandistas á 9 anos, e incorporar não é tão simples, meu marido tem clarividência desde os 12 anos, ele consegue ver espíritos e em sua maioria são deformados ou a forma que morreu e tb alguns procuram se comunicar com ele, somente agora ele incorpora, meu filho é tabaqueiro, e a minha mediunidade é de ancestralidade de incorporação. A Umbanda é uma religião linda, assim como muitas religiões, assim como tem templos que você gosta de fazer parte ou frequentar, terreiros não são diferentes, algumas misturam com Camdomblé. Como médium de incorporação posso dizer que não é uma manifestação da mente, eu por exemplo não suporto cigarro e raramente bebo bebidas alcoólicas, a Pomba gira, assim como o Exu e a Vovó usam o fumo, sempre que sobem depois dos trabalhos levam tudo, o sabor e cheiro do fumo e da bebida, graças à Deus, recebo muitas orientações dos meus guias e meu mentor espiritual, os trabalhos feitos na Umbanda são voltadas para o bem, para ajudar na evolução do próximo. Pelo que percebi ele explicou como eu iria explicar quando comecei, hoje tenho muito mais conhecimento, pois assim como no espiritismo de Kardec, é necessário um estudo aprofundado, também tem os pontos riscados que são usados como identificação da entidade, existe toda uma mágistica nos trabalhados feitos pelas entidades.
Axé. A pomba gira que trabalha comigo roda de uma forma que algumas pessoas da consulencia ficam abismadss.. isso por minutos mesmo. Até eu me surpreendo e eu quando não estou incorporada morro de náusea e tontura por causa da labirintite. Não tenho como fazer isso sozinha.
Se ele descobriu ha poucos dias que umbral é passagem se vê que ele estava na religião de gaiato,sem estudar e sem saber oque estava fazendo 🤦
Exatamente parece que ele não entende muito de umbanda não,ele entrou na umbanda por entra só curiosidade,,,,na verdade a umbanda é caridade amor e fé,,,ele está na religião errada errada
Esses livros que vc indica Daniel são sempre sensacionais ... Como diz o grande Gastão: "Leia bastante para não ser enganado".
Se eu estivesse na live eu iria fazer uma pergunta crucial: aquelas guitarras na parede. Vc também curte rock assim que nem eu❓
Vdd, eu sempre compro os livros que ele indica, adoro
Boa tarde....é preciso que vc chame um médium com capacidade e conhecimento pra não desinformar a quem pretende conhecimento.......estudo a espiritualidade a 40 anos e não me acho preparado pra dar informações.......vc tbm teria que buscar conhecimento pra conduzir a Live.....espero não ter causado problemas com minha opinião....com a paz sempre da energia cósmica.....abracos
Muiiitoooo bem!!!!
Parabéns
Muiiitoooo bem!!!!
Parabéns
Desisti rs
Sou umbandista a 3 anos ,sou totalmente inconsciente durante minhas incorporações ,quando a entidade sobe , é como se eu tivesse acordando ,sem saber onde estou ou oque está acontecendo ,isso por poucos segundos ,depois minha mente volta ao normal ,meu esposo é médium de transporte ,por duas vezes me assustei muito dentro do terreiro , não desejo a ninguém oque ele passou ,por encorporar Egum , gritos choros muito sofrimento ,vários hematomas de tanto se bater , mas graças a Deus e ao pai de santo td se normalizou ,sigo meu caminho com muita fé e dedicação ,porém sempre respeitando o ponto de vista de cada um .
Eu sou umbandista há 16 anos, eh raro ooooo raríssimo ser inconsciente como vc diz, eh tipo 4 ' em em 2 milhoes- as pessoas dizem não lembrar de nada mas a maioria mente, talvez vc esteja entre estes 4 em 2 milhões de mediuns. Eu acredito na força dos meus guias, meus mentores, mas eu.assim como todos os mediuns da casa q trabalham são conscientes, me sinto como meio lah meio cah, mas totalmente consciente. Parabéns para vc 🎉🎉🎉🎉
Obrigada ,mas as vezes não é tão bom ser inconsciente,a gente nunca sabe oque foi dito ,como vc tenho muita fé nos meus guias ,e isso me acalma ,acredito que jamais falarão algo que não se deve ser dito ,mas ao meu ver oque faltou para o entrevistado foi fé no próprio guia dele ,isso sim.
Moça, a psicologia deve explicar o que vc sente
Já frequentei a Umbanda muitas vezes..A descrição do Fábio é realista. Acho bonito os pontos cantados, o aconselhamento costuma a ser bacana. Houve umas vezes que uma médium foi desagradável comigo e falou coisas que não tinha nada a ver. O que não gosto na Umbanda é a mistura com o cristianismo..Muitas vezes saí de lá confortada, eles dão passes magnéticos, e isso ajuda muito o psicológico do consulente..Cheguei algumas vezes a entrar em estado alterado de consciência..
Casas raízes ou voltadas mais a linha afro nao terão cristianismo. Porém, e difícil não ter cristianismo se não for por militancia, os indígenas do Brasil foram convertidos e os negros já haviam muitas vezes sido convertido em África ainda. Mas, casas mais raízes, não sendo umbanda de branco, como a umbanda kardecista ou sagrada, irão misturar muito menos e ter entidade muito mais raízes, como caboclos e pretos velhos quimbandeiros. A umbanda omoloko, por exemplo, faz orixá e não há cristianismo normalmente.
@@madbpto racismo reverso e 0dio a Jesus serão os meios que o astral inferior encontraram para tentar derrubar a Umbanda. Fruto de polarização, os novos posicionamentos são fundamentalistas. Será bem difícil ser branco e umbandista pelos próximos anos. Mas todo o mal tem um fim e este também terá. A Umbanda, religião plural, aberta a todos, que acolhe a todos, que é minha, a dos meus irmãos de fé, que tem Orixá, que tem Jesus, que tem guardiões, que tem Caboclos...virou fruto da incompreensão de conservadores fundamentalistas que o astral inferior conseguiu despertar na mente destes. Vamos lá. Vamos com fé. Isso também vai passar.
O candomblé não tem nada de cristianismo. Ah, é a quimbanda tb. A umbanda é mista. É só saber o que e onde procurar.
😲QUANDO era criança, no Rio de Janeiro, tinha uma vizinha que era adolescente na época e certo dia a mãe dela quis sair do candomblé e foi lá dizer isso, mas enquanto voltava, a filha dela que estava tirando o pó dos móveis caiu no chão com as pernas envergadas por trás, tocando a cabeça... ao que vendo isso, ao chegar, a mãe voltou correndo pra lá pra dizer que ia mais sair... ela me mesma disse isso! Só depois que a mãe disse que não ia mais sair ela voltou ao normal!
Em um terreiro ou templo de boa índole se tiver uso de bebida da entidade é usada como elemento para limpar a pessoa,o charuto serve para limpar e deixar a pessoa apta para incorporar,tudo é usado como elemento para usar em favor das pessoas que frequentam
Ele é ex umbandista até o dia que for assediado por um espírito trevoso ou não,mais que ele nao conseguirá resolver ou se livrar sem ir em algum lugar para encaminhar o mesmo
Exatamente,na hora certa ele vai precisar deles novamente,quem nasce no espiritismo sempre será espírita
Uau! Parece comentário de crente falando que o ex crente vai pro inferno. Muito óbvio esperar isso de religiosos. Só muda o endereço, a podridão interna é igual.
Falou igual crente "Na hora que as coisas derem errado, vai lembrar de Deus"
Aiai
Aquele mesmo modus operandi coercitivo, só muda a religião.
Mais um bom exemplo de religião como ferramenta de interação social e bem estar mental... e nada mais. Sempre atingindo gente fragilizada ou insatisfeita com a vida, buscando respostas prontas.
Pelo menos as religiões de matriz africanas não extorquem seus fiéis, diferente das variáveis cristãs. Já é alguma coisa.
Boa entrevista.
Kkkkk passei 20 anos. Tem sim e muita coisa pior que em igrejas. É quem bater em igrejas é quase lei.
@@alephkwagner.youtube conte aí, é uma coisa que não tem muita visibilidade.
@@SouthernMenace nos centros te cobram para comprar velas, para dar dinheiro que vai para a Luz, limpeza, quando tem obrigação na mata, você paga para ir. No candomble você paga pelas roupas que o orixá usa, e também paga pra desfazer ebó.
@@yin_xing isso é forçado, ou voluntário. Pergunto porque não vejo problemas nas pessoas se organizarem para sustentar um grupo que participem de forma espontânea, mas se isso for cobrado com dia e valor específico, a coisa muda.
@@SouthernMenace para quem é do terreiro, e não apenas consulente, é cobrado sim
Eu sou umbandista desde pequena! Vamos lá: é comum o medium ficar confuso se e ele ou entidade por estar consciente, inclusive isso está explicado no livro incorporação na umbanda ! Sobre falar coisas que vc falaria , depende ! Pq tem coisas que a entidade fala que o medium nao sabe, e sobre aconselhar como você aconselharia pode ser pq vc não esta inconsciente e a energia da entidade esta junto a sua, o medium precisa d entidade e vice versa nao existe mais importante! O que existe e o respeito! Axé pra quem é do Axé! Respeito a opinião dele mas o que eu vivo na espiritualidade é muito forte !
Olá Marceli, tudo bem? Uma curiosidade: como você tem a garantia de que as entidades são quem elas dizem que são? Que são mesmo espíritos super evoluídos? Pergunto, porque me lembro do João de Deus, que até que tudo fosse descoberto, todos acreditavam que havia uma espiritualidade de luz por trás. Tenho essa curiosidade de entender como vocês têm essa garantia.
@@JulianaLuc888você é espírita?
Na minha humilde opinião, quem deixa de ser médium é porque NUNCA foi.
Resposta sabia
Muitos que já vi dizer ser ex umbandista as experiências foram muitos superficiais, eu tinha muita dúvida também sobre isso se era real ou não ou se era hipinose ou simplesmente coisas da mente, até que um dia eu vi uma cadeira se arrastar pela sala sozinho, meu sobrinho falava que as incorporações era a pessoa o que entrava em transe hipnotizado pelos toques dos atabaque e o ambiente que induzia entrar em transe, até que um dia eu levei ele na umbanda ele foi pra visitar e de primeira vez uma entidade incorporou nele lá e deu muito trabalho pra sair, foi muitas horas ele incorporado.
Umbanda não incorpora, entra em transe.
Uma das melhores entrevistas que?!❤
Já fui umbandista, e hoje sou do candomblé. Ele não entende muito sobre umbanda, e está falando de práticas do candomblé, que basicamente também não entende nada… Entendo ele ter decidido não permanecer mas o estudo também faz parte de ambas as religiões, aprender e entender os fundamentos. .. Ele fala de forma muito rasa…. Muito superficial mesmo.
Exatamente...o cara não sabe nem as 7 linhas da religião na qual se diz médium e quer falar de candomblé.
Gente q doideira né?!
Eu fui num centro de umbanda para receber uma palavra. Nao conhecia ninguém, não preenchi nenhum formulário…e o centro nao fica no meu bairro. Pois bem qdo falei com a entidade, ela me disse: vc perdeu alguém querido faz pouco tempo e vc esta muito deprimida pensando em finalizar a sua existência. Gente….fiquei chocada! Pq realmente tinha ido lá para receber uma palavra disso. Havia perdido meu pai e estava muito deprimida e pensava em finalizar…ali comecei um tratamento espiritual, com boas palavras etc. Não me batizei, não pretendo me batizar, mas adoro as pessoas q gerenciam o centro e o bem q elas fazem para todos e o voluntariado.
Estava estampado no seu rosto.
Não dá pra negar a existência das entidades. Há charlatanismo sim, mas nem por isso, tudo é sugestão.
Eu acho que dá para negar sim, viu! 🤔
@@OlmedoWall, elementos estes que se manifestam onde? Templos espíritas e terreiros... Ou seja, em locais onde as pessoas acreditam naquilo. Se manifestam de que forma? Invisível. Sempre uma espécie de possessão ou transe. Por que não aparece para os céticos? É sempre a mesma história: não é todo mundo que tem o dom, não é todo mundo que tá preparado, a pessoa precisa acreditar naquilo. Aí a pessoa acredita tanto naquilo que o cérebro dela vai fabricando tudo isso que ela acha ser sobrenatural...
É verdade
@@OlmedoWall, local onde se manifestam: templos e terreiros. Público para o qual se manifestam: seguidores das religiões que ocupam os templos e os terreiros. Por que não aparece para um cético? Responderão: "você tem que acreditar, você tem que desejar que se manifeste". Minha avó faleceu faz pouco tempo, depois de um dia já tinha história de que meu primo havia visto a minha avó perto do cemitério. 🤦🏾♂️ Minha resposta: lógico que apareceu para ele, ele acredita nestas coisas! O certo seria aparecer para mim que sou cético... 🤷🏽♀️ Mas eu sei que vocês vão inventar alguma resposta mirabolante para isso.
Olha que acho que tudo é sugestão, sim. Quanto mais se desvendam essas religiões, mais se vê que é exatamente isso: sugestão, desejo, fraqueza, necessidade. Quem não gosta de uma solução mágica para o sofrimento?
Incrível como penso igual ao ex medium, adorei essa conversa, parabéns aos dois, me ajudou muito
O cara falar que não sabia o que era umbral .
Caiu de paraquedas.
Mas a pergunta é: por que se supõe que o fenômeno é necessariamente da mente do indivíduo e não externo? Se sofremos os efeitos de agentes externos como é possível afirmar que o resultado não é de influência externa ao indivíduo?
Tem a parte externa, dos pontos, roupas, cheiros, estátuas, guias, que sempre são interpretadas pela mente. Então, sempre será interno de qualquer forma. Não sei se entendi muito bem a sua dúvida, mas espero que ajude 😅
Que bom esclarecimento!
Vivemos de longe curiosos e a até mesmo com medo quando era criança por conta de preconceitos de outras crenças!!
Amei a entrevista!!
Tem 4 anos que comecei o processo de sair da igreja e desse meio religioso e até pouco tempo, sentia esse medo de tá errada e esse sentimento de culpa muitas vezes me atormentava, mas hj me sinto tão bem!
Me sinto livre, melhor escolha que fiz.
Haleluyah 🙏
É semelhante o que acontece nas igrejas evangélicas onde eu cresci. No caso dos evangélicos entram em "êxtase" começam enrolar a língua,acham que estão falando a língua dos anjos, más é tudo da mente que é influenciada por uma crença sem sentido algum!
Mas só no caso de igrejas esse pessoal beautifull People ateu imputa como algo tolo e bizarro. Quando a mesma coisa ocorre na religião da galera mancomunada com política de esquerda aí é lindo e cultural. Eu conheço mta gente que foi vítima de exploração financeira nesses terreiros. Os ex-igreja sempre trazem um aspecto denunciador. Não é todo mundo que saiu imune ao engano de terreiros.
Exatamente isso mesmo!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Olá Daniel, acabei de descobrir seu canal estou amando, sou umbandista, mas ser pensante e eterna questionadora, parabéns suas abordagens são ótimas, entendo que os convidados relatam suas experiências, mas a umbanda não é bem o que eu ouvi, mas entendo que cada chão sofra interferência dos médios e principalmente o dirigente responsável, talvez por isso ocorra
Uma grande dificuldade para encontrar um bom lugar.
Mais uma vez parabéns pelo canal.
No processo evolutivo ninguém deve ficar preso a nada. Não tem caminho errado. A umbanda tem o seu papel e um tipo de energia que ajuda muita gente, mas sempre vai chegar um momento a energia não vai bater mais, isso é processo evolutivo. Todos nós sempre vamos ser sempre EX em alguma coisa, pois só assim que se evolui. Daqui um tempos todos nós vamos até ser EX planeta terra.
Eu estou nesse processo, no fundo sei que não acredito em nada além do terreno. Já fui evangélica, católica e umbandista em uma busca desesperada por controle, por ter algo para me apoiar e que não é o acaso que guia a vida. A única coisa que eu sinto hoje é tristeza, tristeza pela quantidade de tempo que perdi por ficar esperando algo ao invés de eu ir atrás. A única coisa que sei é que se eles, guias, por acaso existirem não vão ficar chateados porque eu em vida não perdi anos da minha curta existência preocupada se o que eu vou ou não fazer os agrada. Eu já perdi tanto dinheiro com leituras de Tarot 😅, agradeço muito aos templos de umbanda que fui acolhida, mas isso eu me arrependo demais!
Desde criança escuto vozes me alertando de algum perigo, começo a pensar em alguém e recebo uma ligação ou mensagem. Não frequento nada.
Milena. Passei por isso grande parte da vida
Hoje me encontrei no budismo. Não desisti da.monhs busca até encontrar o budismo de Nitiren há 40 anos. Hoje só me arrependo de não ter encontrado antes
Olha, eu estou entre ateu e agnóstico, mas houveram 5 experiências que passei, que são de fato inexplicáveis. 1- fui no terreiro da minha irmã pela primeira vez e fui me consultar com uma entidade "oriental". Não deu em nada. Mas ao sentar na cadeira, tinha um senhor incorporado. Eu estava pensativo porque havia perdido o emprego devido a vaga já estar marcada. Não havia dito isso a ninguém, nem postado nada de nada. Nem sabiam que eu estava querendo esse emprego. A "entidade" me chamou e falou que meu trabalho lá no centro da cidade não daria certo, que eu poderia voltar a focar precisamente no que eu quero, minha área específica, que iria encontrar mais perto do que eu imaginava e com uma pessoa que já conhecia. Não tinha como ele saber isso e nem havia conversado isso com a tal entidade oriental. Continuei na minha, no meu subemprego, enviando CV pessoalmente e por e-mail. Até que, cruzei com um ex-professor de faculdade e ele me perguntou se estava interessado em uma vaga no lab dele, que abriram uma específica de Etnobotânica. Eu entrei, e o lab fica a 15 min de carro da minha casa. 2- Fui no terreiro novamente, falei com um "caboclo". Não fiquei satisfeito, e sentei na cadeira. Novamente o senhor com outra "entidade" de olhos fechados parou de atender uma pessoa e apontou o dedo para mim, lá no fundo do salão, ele disse "chama aquele que tem o pano azul". Era a cor da minha roupa e só eu estava assim. Eu fui meio cabreiro e descrente, como sempre. E mais uma vez ele falou o que eu estava pensando. Eu já tinha um emprego bom, mas com o falecimento do meu pai, comecei a sentir muita falta dele e de uma companhia, já que haviam 4 anos que a minha única namorada faceleu. Ele falou que é difícil, mas eu iria encontrar alguém na vida para poder me acompanhar. Que eu não estava errado nem era esquisito por pensar em um amor maduro, concreto, filosófico, coisas assim. Ele falou que eu já conhecia essa pessoa e ela só apareceria quando eu voltasse para "o templo vermelho" e "virasse a década". Perguntei o que era isso e ele disse que quando fizesse 30 anos. Se passaram 5 anos e todo final de ano vou para Taiwan passar o ano novo. Ano passado, estava sozinho, entrando nos templos budistas como sempre fazia. Esbarrei em alguém e quando olhei, era uma brasileira que fez mestrado comigo. Perguntei o que ela estava fazendo lá e como estava se virando com o idioma. Ela disse que gostava de ser minha amiga e que eu era um "asiático acessível", uma pessoa calma e bondosa. Por minha causa ela resolveu estudar mandarim e decidiu fazer uma viagem a Taiwan, no condado de Nantou, uma região nada turística e atrativa. Quando nos demos conta, já era pôr do Sol e o templo que era branco ficou todo vermelho. Logo pensei, "HA! Não vou me apaixonar por ela e vou me afastar, daí a suposta previsão da entidade estará errada". Quando voltei ao Brasil, esbarrei nela de novo no mercado. Ela disse que sempre ia ali, e eu disse impossível! Já que eu também ia ali sempre. Ela disse que morava na rua tal e eu a 2 quadras dela. Enfim, ainda somos amigos, porque queremos nos conhecer melhor, mas ambos temos um amor pelo outro, mesmo eu relutando. 3- Fui ao Rio na graduação, para trabalho de campo com a turma e fomos ao arpoador. Subi lá na pedra, fiquei por um tempo com um amigo. Do nada, apareceu no meio da pedra um senhor com cara de morador de rua, descalço, e roupas pretas. Ele falou para nós irmos embora porque neste dia seria perigoso. Saímos devagar e quando viramos para trás, a pessoa não estava mais! Sendo que era um precipício e a pedra lisa. Para sair, teria que ter passado por nós. Corri para ver o precipício, já que o cara poderia ter se jogado. Não tinha nada. A água estava calma. Procuramos e não achamos nada. Quando voltamos para a praia, perguntamos ao salva vidas e as pessoas do bar se tinham visto um senhor assim. Eles disseram que não, nunca tinham visto. Saímos as 15h, quando foi 16h, teve um arrastão e pessoas morreram. 4- Fui acompanhar uma escavação nos fundos de uma igreja e a entidade me perguntou sobre. Falou para não escavar, apenas olhar. Sem eu falar qual era a igreja, a entidade falou que era tal igreja e que nos fundos encontraríamos ossos humanos, pregos, panos e uma fita vermelha próxima a parede de azulejos onde se colocam velas. Quem tocasse, passaria mal por 10 dias. Pensei, "tá, é uma igreja do século 18, era comum ter esse tipo de coisa". Chegando lá, escavamos todo o terreno. Pedi para escavarem a zona próxima a tal parede. Depois de quase 30 min, encontraram exatamente o que a entidade havia dito. Levamos para o lab e foi possível usar ftir e ramam para detectar a antiguidade e degradações dos materiais. Batia com a época de 1750-80. Em nenhum momento eu toquei nas coisas. De noite, descobri que das 12 pessoas, metade estava com muita febre e passando mal. No dia seguinte, todos estavam assim menos eu. Tomavam remédio e nada. Após 10 dias, eles se recuperaram. Ao analisar o material, era o corpo de uma mulher muito maltratada com marcas de cortes no osso. Desistimos de fazer um report sobre o caso. 5- a entidade que eu já mencionei no início, me deu rosas brancas ditas "imantadas". Elas não apodrecem e ficam muito mais bonitas do que rosas que não foram "imantadas". Resolvi fazer um pequeno estudo científico. Criei grupo de rosa branca comum, rosa branca de alta qualidade, rosa branca do terreiro não imantada e rosa branca imantada. Comprei as rosas no mesmo local do terreiro, em uma floricultura próxima. Observei se eles faziam algo a ela, mas não faziam nada. Coloquei em casa a rosa comum ao lado da imantada. Coloquei outras no sol, coloquei em um mesmo copo também. Pequei rosa do terreiro sem ser imantada para pode comparar. Até coloquei a rosa imantada sem água. Fiz isso ao longo de 1 ano! O resultado sempre era o mesmo, não importava o que fazia! A dita rosa imantada não ficava com pétala marrom, nem murchava. Ficava toda aberta, dando para ver o miolo, parecia artificial de tão perfeita. Todas ficavam de 8 a 11 dias assim e do nada as pétalas caíam perfeitas, brancas e não secas. Já até misturei as comuns com as imantadas em um saco para não saber quem é quem. O resultado sempre igual. Esses foram os 5 momentos inexplicáveis na minha vida. Com isso, não quero dizer que me tornei umbandista nem nada. Boa sorte na sua jornada!
@@yin_xingmuito obrigada pelo seu relato. Que bom decidiu escrever seu comentário. Adorei!! Gosto muito de saber sobre as experiências espirituais, situações "estranhas" ou previstas pelas entidades. Uma vez voltando pra casa bem tarde, um mendigo veio na minha direção e gritou pra mim: "boa noite, seu capa preta. O senhor é meu compadre. Sarava, seu capa preta". 😮😳😬😨😱
@@yin_xingadorei o seu relato. Lindo. Não importa no que vc acredita,não precisa ter um nome ou símbolos, mas vc teve vivências belíssimas e um conselho de alguém que escolheu ter fé: aproveite essas experiências com amor e gratidão. São suas e para vc. Que vc seja sempre muito abençoado e dê uma oportunidade ao coração. Viver sozinho é chato.
Parabéns para quem tem dúvida
Só o conhecimento liberta
Eu sou médium (ainda nao recebo nada) em umbanda e naçao e tenho essa desconfiança também. Percebo que poucas vezes a entidade ali incorporada em meus irmãos me disseram algo que a pessoa ou alguém da terreira já não soubesse. Mesmo jogando buzios percebi isso no lugar que frequento.
Sou muito questionador nesse ponto, tentando encontrar "onde está o problema". E para isso fiz um teste simples:
Fui visitar 8 terreiros diferentes, dos 8, 6 nunca me viram na vida. Nunca tive contato com ninguém da casa, nunca tive contato de nenhuma forma com o pai ou mãe de santo. Dos 8, 7 me disseram as mesmas coisas (especificas, não generalistas) sobre aspectos futuros da minha vida. Coisas que estão para acontecer, projetos meus em andamento e que estão de desenrolando para acontecer algumas coisas. Tive cuidado para não dizer nada (alimentar/induzir) nem dar pista de acesso ocular. Então concluí que existe algo aí, embora já nao acredite na liturgia e toda essa bobagem ritualistica e tradicionalista de forma arcaica envolvida, acredito que nem tudo é um aspecto psicológico.Estou abandonando a religião como participante liturgico, no entanto, existe algo que nao dá pra explicar e que funciona. Tem alguma coisa ali que ainda é verdadeiro.
51:28 A semente me pareceu o "ego". Eu tenho menos importância que a entidade? Nós estamos no terreiro para ajudar o próximo e praticar a caridade muitas pessoas saem extremamente fortalecidas com os aconselhamentos. Tá certo ele questionar e querer sair mas acho que pesou a questão do compromisso e do seu ego. Não é julgar, só estou tentando clarear os motivos da sua saída.
@andrak3509 Perfeita a sua conclusão. Percebi isso também. Um cara vaidoso e ressentido. E pela conversa, totalmente despreparado. Faltou leitura, estudos e experiências.
@@Fabiana_A_Palma pois é, eu achei que ele traria um outro motivo para saída da umbanda, mas essa questão é muito comum. Perde-se o foco e para de trabalhar. Fico vigiando para que não aconteça comigo. Cada trabalhador de luz que desistir é ponto pras trevas! Axé minha amiga!
Sou sacerdote de umbanda e Kimbanda. Confesso que o entrevistado realizou passos importantes dentro da doutrina, revela muito conhecimento de prática. Realmente isso ocorre na umbanda! Excelente!
Algumas considerações, como sobre o sacrifício, foram feitas como verdades absolutas na umbanda, mas constituem a visão da vertente dele. Uma vertente embranquecida. Seria interessante uma conversa com alguém de uma umbanda afro-indigena. Podemos conversar.
Melhor comentário! Eh isso!
Sim
Já percebi isto ,que as entidades têm momentos que usam minha biblioteca mental.
Mas quando falam para o consulente de algo que é impossível eu saber sobre aquela pessoa ou situação, sei que não sou eu .
Fora que nem toda incorporação é consciente.
Concordo! É bem isso!
Isso ninguém explica né kkkk
@@rotinadacamila como assim?
@@yin_xing Muitos dizem que é criação mental! Já vi muitas mesmo, mas quando a entidade diz coisas exatas sobre uma pessoa sem see leitura fria, ninguém consegue explicar.
@@rotinadacamila entendi
Excelente entrevista. Parabéns ao entrevistado e ao entrevistador. Impressiona como a fragilidade humana é a porta para a enganação. Seja a religiosa, seja a médica.
Daniel sobre sacrifícios de uma olhada na Umbanda Omoloco e sobre outra vertente o Batuque rio grandense. uma não tem nada a ver com a outra mas são formas diferentes de ver a Umbanda e são vertentes grandes e veja a relação deles com o sacrifício animal, Sobre o médium sentir que é ele pode ser animismo (a alma dele) e não mistificação (auto engano)
Excelente conversa! ❤
Muito interessante a intrevista. A voz do intrevistado lembra a do Paulo Rezzutti, pesquisador, escritor entre outros que tem um canal de resenha histórica muito bom, aqui no YT.
Parabéns!
Terminando a LIVE e Daniel pode reparar,com respeito ao convidado,mas geralmente esse pessoal tem problema de atenção,de querer ser aceito em algum lugar,já vi vários relatos,adoro seu canal de vdd mas pode reparar que todos esses ex alguma coisa tem sérios problemas de ego,e atenção ou alguma dificuldade psicológica,ele claramente se fez fingir p ser aceito em um meio.. isso é muito comum em todos os lugares e meios mas o foda e que em religiões de incorporação isso beira a sacanagem só p se sentir aceito socialmente e ser tão ou mais importante até mesmo que a entidade kkk onde já se viu isso?! Um médium de incorporação sério sabe que se algo acontecer mesmo vc é uma ferramenta do espiritual e não vc… uma parceiria de evolução mas ali é a entidade não vc ,e alguns médiuns necessitam da atenção e glória p eles como o amigo do relato aí ! Abraços Daniel
Olá, pessoal. Quero deixar aqui, uma experiência que vivi um pouco de tempo com minha mãe. Sei que o que ele tá falando, foi a experiência dele. Cada um, com a sua. Mas, a da minha mãe, foi diferente. Eu tinha apenas seis anos, quando minha mãe sentia _se I vadida por espíritos, o meu pai, era evangélico e minha mãe estava como se diz : desviada. Então, umas tias minhas que costumavam ir à centros espíritas, disseram pra minha mãe que ela era médium. Pois, os crentes, achavam que se tratava de uma doença mental. Ela foi internada por várias vezes e melhorava mas, depois, tudo voltava. Então, seguindo os conselhos das minhas tias, ela foi ao centro espírita e lá, disseram pra ela que aquilo seria a mediunidade dela querendo aflorar. Acinselharam_na a dar espaço para o espírito que queria se manifestar nela e que logo, ela seria livre pra escolher o que ela quisesse seguir. Assim, ela aceitou. Então, ela perguntou o que ela deveria fazer. Eles disseram que o próprio espírito iria ensiná-la como ela deveria agir. Na noite seguinte, estávamos na cama : minha mãe, meu pai e eu ( estávamos passando um momento meio ruim e então, mudamos de casa para uma bem pequena, então, precisei dormir no quarto com eles). Então, eu acordei, com o meu pai levantando da cama para ir ao banheiro e quando olhei pro lado da cabeça de minha mãe (estávamos dormindo em posições contrária), eu vi um copo grande cheio de água e então, disse pra minha mãe que aquele copo iria virar e derramar a água na cama. Ela fez sinal shiii... com o dedo na boca e disse, cala a boca, amanhã eu te falo o que é. E de repente, eu vi duas velas acesas. Eu esfreguei os olhos e continuei vendo aquilo. Então, passei o meu pé no copo, pra ver se era real, e o meu pé, passou por entre os copos e as velas, e continuaram no lugar
No outro dia, eu perguntei pra minha mãe o que seria aquilo e ela falou que era o Preto Velho, ensinando pra ela, como ela deveria fazer para ela encorporar nela. O interessante, é que eu entendi aquilo, sem nunca haver ouvido falar sobre. Então, calei e fiquei quieta. No dia em que ela resolveu baixar o espírito do Preto Velho, eu estava presente e elas, minha mãe e minhas tias arrumaram a mesa, do mesmo jeito que eu vi na cama. Minha mãe baixou a cabeça e começaram a cantar um música chamando o preto velho. De repente, minha mãe levantou a cabeça e saudou as pessoas que ali estavam com um voz diferente e pediu um charuto. Minha mãe não fumava, mas, Preto Velho sim. Depois de tudo acabado, eu perguntei pra minha mãe, o que ela sentiu e como foi aquilo que eu vi, pois, não era ela quem estava ali. Ela disse pra mim que ela estava debaixo de uma árvore muito bonita e sombrosa dormindo, enquanto o Preto Velho estava usando o corpo dela. Quando esse rapaz (desculpe, eu esqueci o nome dele), falou que via tudo e que ouvia tudo, eu estranhei, porque eu lembrei que minha mãe falou que não ouvia e nem sabia de nada, o que se era falado naquele momento. Ela fez isso, por algumas vezes e até ajudou muitas pessoas com questões pessoais e depois, disse que não queria mais fazer aquilo porque, na verdade, ela acreditava ser coisas do "inimigo" mas, realmente, ela ficou livre pra seguir o caminho que ela escolheu. Eu tinha muito medo daquilo, só queria ficar perto de minha mãe 😅
Sua mãe era Médium inconsciente , por esta razão , não se lembra , mas essa mediunidade é rara ...
pelo q entendi esse entrevistado nao estudava sobre o assunto, pelo q vi pela entrevista o "ego" sempre falou mais alto.
Espiritismo, mediunidade, milagres... Só existem duas explicações : Fraude ou Ilusão. Em alguns casos, os dois juntos .
Disse tudo.
Como em todas as religiões
Tem uma terceira explicação: aliens kkkkk
Vc é tão obtuso e preconceituoso que se afoga na sua arrogância e egocentrismo. julgar todos que pertencem a uma religião afirmando que são fraudulentos ou iludidos é querer ser alguém detentor da vdd ou o dono da vdd.Aposto que vc nem consegue gerenciar suas emoções e talvez seja ansioso, ou depressivo, talvez seja inseguro e frustado, mas se julga o detentor da verdade absoluta. Parabéns senhorverdade, imagine se nem os psicólogos, psicanalistas, psiquiatras,não conseguem lidar com determinadas questões emocionais e possuem dúvidas sobre diversos fenômenos ainda inexplicáveis para a ciência.,que dirá nós .
Na sua opinião.
Eu sou ateia, meu pai é crente (evangélico) e um dia ele estava no sofa sentado ,na casa da irma dele, e DO NADA "passou mal"...
Minha tia foi buscar água pra ele na cozinha, quando voltou ele estava falando grosso, com o jeito diferente, ate o jeito de sentar ... E deu varios recados pra família, dizendo que era o boiadeiro dele ,que acompanha ele desde que ele nasceu...
Depois fucou zonzo de novo, e viltou ao normal!
Ate hoje eu me pergunto O QUE FOI AQUILO?!?!
Ninguém entendeu nada, e ele nao quer nem falar disso por ser cristão...
Como explicar?😢
Na minha op 1:29:15 inião, ele correu do compromisso mesmo, pois qualquer que seja a religião precisa ter compromisso e confiança em si e nos guias.... em tudo há o mau e bem , vivemos entre dois caminhos, precisamos passar muitas vezes pelo mau pra chegarmos ao bem.
Como tudo na vida , religiões tambem requer esforço, paciência e sabedoria para entendermos os segredos e mistérios entre o céu e a terra.
Ou seja , oxalá, Jeová , Ala .... em tudo é Deus
O que importa é que os umbandistas não impõe suas crenças. Não entram em ônibus berrando e excomungado* pessoas. 😅
Ninguém daria ouvido.
Esses espíritos não querem que ninguém se arrependa. Não precisam tornar ninguém melhor como pessoa, mudar o caminho de ninguém. O mundo é todo deles, eles só querem adoração.
Né?! Eu super Simpatizo com Religiões assim...muito diferente da Quadrilha Cristã...a Umbanda deveria ser a Religião predominante na nossa Nação(Brasil).
@@cesarferreira8247 Tá bravinho de novo é?
@@veronicasouza3843 Já ouviu falar da história dos anjos e dos diabos , e uma pessoa em cima do muro? Os anjos diziam: vem , pula rápido para o meu lado, e os diabos ficava calado com os braços cruzados. E a pessoa ficava em cima do muro até que ficou curiosa, perguntou porque a galera do outro lado do muro não pedia para ela descer para o lado deles. O diabo respondeu: é porque o muro é meu. Não vai ter apelo para uma religião que não precisa de arrependimento e mudança de vida.
Os guias se utilizam do arquivo mental dos médiuns, o que se aprende lendo o livro dos médiuns de Kardec, logo os espíritos se comunicam através do pensamento, temos, como mediuns, interpretar. Leiam também Hermínio C. Miranda, Diversidades dos Carismas, assim vão entender que existem graus de incorporação. Acredito que os livros de Kardec são elementos importantes para explicar algumas facetas da umbanda, nos aspectos mediúnicos.
Não conheço nada sobre Umbanda, mas tenho curiosidade e gostei das explicações do Fábio.
Apesar dele não ter permanecido, me pareceu uma religião muito mais confiável do que uma evangélica pentecostal empresarial.
Todas são teatro de auto enganação, inclusive as evangélicas.
Há pessoas boas e ruins em todas as religiões (na escola, no trabalho no parque tb), mas pode ter certeza q se achar a casa de umbanda certa, será feliz. É ir frequentando até encontrar um lugar confortante, mas lembre q são pessoas e sempre haverá um ou outro conflito.
@@alexandreribeiroafonso6934 ninguém é totalmente bom e nem totalmente ruim. Isso só acontece em filmes e novelas, onde tem os vilões e os mocinhos.
@@Julio11889- Quando falo pessoas boas e ruins no sentido religioso, estou falando de sacerdotes que enganam pessoas para adquirir bens ou abusar fisicamente. Nem todo mundo que está lá tem esses propósitos maléficos, muitos estão ali com a intenção real de ajudar o próximo.
Sou cética. Vida toda procurei por algo que nunca encontrei! Única coisa que vejo é um apanhado de características usadas para internalizar na mente dos que estao a procura por algo.
O que você procura, está em você. Silencie e escute.
Eu não duvido do que o ex médium tá falando, eu creio piamente em sua experiência 🎉
Uma coisa é certa: nunca apareceu um tranca rua no budismo, ou um preto velho..Assim como shiva numa manifestou num terreiro..
Eles se chamam conforme o contexto, aparecem com outros nomes, se aproveitam da cultura
Sempre me questionei isso. Por que o Espírito Santo se manifesta de forma diferente em cada Igreja? Tinha que ser um padrão, ou não, cada pessoa recebendo de um jeito diferente no mesmo templo. Fui numa igreja uma vez, onde as pessoas caiam tipo desmaiada. Como eu nunca tinha visto aquilo, sai antes de terminar e nunca mais voltei.
@@marianaazeredo8986 Mariana, o Espírito Santo se manifesta de acordo com a fé que a pessoa tem nele. Se você crê que é só pela leitura bíblica, será só assim. Se você crê em milagres, ele vai fazer o milagre. "Seja feito conforme a sua fé, disse Jesus." Leia o NT
@@rosanaoliveira.3589Boa resposta!!!
Vejo que está dentro do assunto.
Cada Entidade de Luz apresenta se com uma roupagem de acordo com a cultura local
Parabéns pelo seu nível espiritual
RIO - Não fosse o constante entra e sai em sua casa, a socióloga Gisele Cossard, marroquina de cidadania francesa, poderia passar despercebida em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias. Tinha menos de 1,60m de altura e era profundamente identificada com o Brasil, onde pisou pela primeira vez em 1959. Deixou para trás um diploma de doutorado em sociologia pela Universidade de Sorbonne, em Paris, para se tornar uma das mais respeitadas ialorixás do país.
A mediunodade é uma forma de entrega total. Se você deixar o seu Ego julgar sua atuação na incorporação, Pode causar bloqueio na hora da interação e serviço espiritual. Nem todo médiumi é 100% usado por não ter missão.
Emocional. O homem sempre em busca de algo , não julgo a fé de ninguém, mais precisamos ter cuidado com a psiquê e de quem nos aproximamos, mantenho me firme na fé racional fé em Deus através de Jesus
O problema da crença em deus é que você não acredita em outras divindades assim como eu, portanto você tb é ateu a todos outros deuses, a diferença aqui é que eu sou ateu a 1 deus a mais que você, que não acredita nos outros deuses. A crença em divindade só é justificada pela fé pois o termo (fé) é aplicado a tudo que se acredita sem provas.
Se fé valesse alguma coisa vc seria obrigada a crer no deus de TODAS as crenças do mundo, pois ter fé não é algo exclusivo de quem tem sua crença.
Mas vc faz isso? Não.
Então vc sabe, assim como os ateus, como é não crer em um deus por ausência de provas e que fé não prova um Deus, nenhum deles.
Seu padrinho torceu o nariz qdo soube que vc ia fazer psicologia? Não sei porquê, pois há muitos e muitos médiuns de Umbanda psicólogos.
Psicologia é muito genérica.
É mas pode ser ter a dúvida se foi o padrinho dele ou quem acompanha o padrinho ou ele que mandou um sinal 😉; rs
Embora seja eu agnóstico devo confessar minha simpatia pelas pessoas que professam a fé nas religiões de matrizes africanas.
Fica claro o trinômio que é exercido por todas as religiões em um primeiro momento: Sofrimento, sugestão e adesão.
Bem contraditório você falar que é Ex-medium, se a mediunidade é algo natural então não teria como você tirar isso de você, ou seja, "mediunidade" não existe, é algo que a pessoa cria da própria cabeça, se não fosse ela não ficaria sem.
Ele está feliz assim? Então é o que importa!
Daniel, aguardando para a sengunda parte da Live para responder a questão do teísmo 😊
Muito esclarecedor esse canal, uma pena que nem todos entendem. É bom ouvir experiências das pessoas,cada um com experiências e ponto de vistas diversificados. Não somos iguais a cada um sua vivência. Há ateus que viram religiosos,há o contrário. Religião é feito por pessoas e as pessoas não são perfeitas, Francamente maioria dos religiosos fazem muita cagada.
Saudades, Daniel Contijo !
Bom papo! Talvez falte ao cético ainda compreender que o outro (nesse caso, o outro extrafisico) nunca está completamente dissociado do eu mesmo. Este último é veículo e, como tal, não desaparece completamente, numa experiências parapsíquica, posto que, se assim o fosse, não seria possível a própria experiência. O outro extrafisico, nesse caso, ficaria "na sua", sem estimular a consciência encarnada a sentir, dizer, expressar... Autoenganos e heteroenganos é óbvio que acontecem amiúde. Agora, se dispor a separar alhos de bugalhos é fundamental.
E O MELHOR QUE DEUS O CRIADOR SE MANIFESTA EM NÓS. EU EXPERIMENTO O ESPIRITO DE DEUS MANIFESTADO EM MEU espírito. A SABEDORIA ETERNA QUE ESTÁ DENTRO DE MIM , SE MANIFESTA EM MIM. GLÓRIA A DEUS , O GRANDE EU SOU .💥💥💥💥💥💥✨️❤️💕
Muito boa mesmo essa entrevista 👏🏻👏🏻👏🏻
Vendo muito comentários é dá pra manter a frase que, religião no Brasil, é torcida de futebol. Quem gosta, gosta... não precisa explicar o motivo. 😶
Acredito que existe uma grande diferença entre o medium de encorporação e a mediunidade de Chico Xavier que é espontânea, que que traz respostas que nem ele teria como saber
Daniel,
Foi uma conversa meio estranha por parte do entrevistado. A sensação que passou é de que ele não propriedade para falar do assunto, já que ele viveu a crença. Estranho, muito estranho.
Talvez seja receio de comprometer os seus.
Sabe qual é a verdade? Um menino mimado que foi chamado atenção e abandonou a religião, e com isso ele teve a impressão que as Entidade são mais importantes que ele, E aí inflamou ego aonde uma entidade é mais importante que eu, não isso não existe. Humildade zero.
Verdades,o alecrim dourado ficou magoadinho com alguma coisa 😂
Nao asisti o conteúdo todo porque já se vê de início que o entrevistado é leigo sobre o assunto.
E tbm têm o fato de que vc não quer escutar a vdd e continuar com a crença em papai Noel. Tá tudo bem, mal não faz. Não dando dinheiro pra pastor, tá suave
Fui batizada com sete dias de nascida na umbanda tendo como padrinhis pretos velhos ❤ amo a umbanda e ñ julgo ninguém axé para todos ❤❤❤
Muito bom o relato do entrevistado. Identifiquei-me bastante com sua experiência.
Concordo com tudo o q ouvi. Excelente e esclarecedora entrevista.
Já existe desistência mediunica? Vc nasce com a missão da praticar a mediunidade junto as Entidades que te aceitaram para ajudar a se desenvolver junto a qualquer religião Espiritualista e decide que não quer mas, fácil. O embranquecimento de entrar e a mesma porta de sair. Lamento a paralisia do irmão, e toda a corte celestial que o ampara.
Tenho , dentre casos em minha experiência ,um que nos faz acreditar que existem sim processos de incorporações e que coisas inacreditáveis acontecem diante de nossos olhos , e não ha como haver explicações lógicas !
Um Fraterno Abraço !
Sugiro que leve alguém capaz para explicar o porque da bebida e comida etc em alguns terreiros,e porque rm outros nem usam atabaque isso nao quer dizer é melhor ou pior apenas a egregora do lugar nao necessita disso
Eles querem a bebida etc porque o Diabo não "da" nada de graça ao contrario de Deus, fazem isso tambem como deboche de escravizar...
Boa tarde! Sou umbandista a quase trinta anos e é raríssimo a mediunidade inconsciente. Ser ou nao consciente não diminui em nada a força da mediunidade.
Essa era minha dúvida
Eu incorporo
Porém sou consciente de tudo que acontece
Porém não tenho controle do que falo nem dos meus pés principalmente. Na verdade não tenho controle do meu corpo .
Porém vejo as pessoas que estão ao meu redor .
E nessa que vejo as pessoas ao meu redor fico na dúvida se realmente estou incorporada ou não. Comecei a incorporar a pouco tempo e com essa dúvida estava pensando em sair disso sair da religião. Tenho medo de não está realmente incorporada e com isso prejudicar alguém com uma consulta .
Tive contato com a umbanda por causa de uma amiga que era médium e o pai era o cambono. Eles faziam as reuniões na casa deles, sem todo esse ritual da música, etc. Tinha a cuia de café. Desde então perdi o medo que me inspirava esses rituais que via na praia no fim de Ano. Fui a uma reunião no dia do Preto Velho. Uma conversa muito bonita, inspirativa.❤
Ótima explicação. Uma das melhores.
Poderia entrevistar Dr. Sérgio Felipe de Oliveira um neurocientista sobre a glândula pineal no espiritismo
Vejo que este canal só é para ex alguma coisa, logo não vai entrevistar o Dr. Sergio Felipe. Infelizmente!
Já pensei nisso também,seria uma boa oportunidade de conhecer argumentos de um cientista espírita!
Simmmm esse manja
Fui um militante e praticante de uma umbanda (com U minúsculo) por muito tempo. Algumas coisas que o entrevistado disse, batem, outras ele fala pela experiência dele e não pela Umbanda. Dizem que a Umbanda das antigas, a pessoa não abria a boca e o guia dizia tudo sobre o que estava acontecendo com ela, sem o médium conhecer o consulente.
Saí da Umbanda por não me sentir digno da espiritualidade quem um dia me acompanhou. O meu ego, soberba, arrogância, orgulho, imaturidades fizeram com que eu prestasse um desserviço a Umbanda.
Entrevista o Pai Alendandre Cumino do Umbanda EAD. Vai ser a melhor entrevista sobre umbanda e incorporação do canal.