~ GRUPO DE ESTUDOS EM TCC: go.hotmart.com/N72740579L ~ MEU CANAL DE CORTES (VÍDEOS CURTOS): th-cam.com/channels/unw2mQVG_viJV-PQ6dUdtw.html ~ MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx ~ SEJA MEMBRO: Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; 2) Receber de 50 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudos que eu promovo regularmente; 3) Acessar conteúdos exclusivos sobre ciência, ateísmo e religião; e 4) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim. Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar membro: th-cam.com/users/danielgontijojoin Vai comprar algum livro (ou outro produto) na Amazon? Entre lá pelo meu link pra me apoiar: amzn.to/376oz8q ~ LIVROS SUGERIDOS: - Despertar: Um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50 - Religião para ateus (Alain de Botton): amzn.to/3lTx7UO - Paranormalidade: por que vemos o que não existe? (Richard Wiseman): amzn.to/32EaAUL - Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas (Michael Shermer): amzn.to/2IrMyVT - História da bruxaria: Feiticeiras, hereges e pagãs (Russell & Alexander): amzn.to/3kKPXwV - Por que não sou cristão (Bertrand Russell): amzn.to/3s87qSZ - O reino: A história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal (Gilberto Nascimento): amzn.to/3fFCeY9 - Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO - A casa: A história da seita de João de Deus (Chico Felitti): amzn.to/2Rj3yhP - O mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV - O espírito do ateísmo (André Comte-Sponville): amzn.to/3ccZ2wt - Cérebro e crença (Michael Shermer): amzn.to/3fbTna5 ~ MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo ~ MEUS EQUIPAMENTOS: Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW Webcam Logitech C922 Full HD: amzn.to/3lJr5WN
Cheguei a uma conclusao : Na minha opiniao o autor dessas ideologias busca um interesse por traz dessas lives em querer divulgar a opiniao propria dele, esta fazendo uso dessas ideias para atrair seguidores e possuir vantagens sobre isso. Quando uma pessoa tem a sua opiniao propria sobre um determinado assunto, ela guarda pra si mesmo sem a intencao de transformar isso em uma doutrina que e o que acontece. Existe um interesse nisso tudo que so ele sabe a vantagem e o lucro que esta agaranhando diante da divulgacao de umas ideologias absurdas e anti crista.
Visitei por 2x o terreiro onde o Nino trabalhava, minha tia estava indo e me chamou, na Vila Maria, na primeira vez achei ruim, ele tocava mal e cantava mal, ele que puxava os pontos, se não me engane em uma gira de preto velho, passei em consulta com o pai dele, não percebia energia ali, pelo que me lembro tinha mais firmeza na ex esposa dele, me parecia a única médium ali kkkk, nem se sabia quem era sacertode, sacerdotisa, zelador ou zeladora, uma coisa de qualquer jeito, parecia mais uma reunião entre eles brincando de umbanda e resolveram atender assistência, falei pra minha tia, tô fora, nem me chame mais, ela insistiu e fui na outra sexta, que se não me falhe a memória era caboclo, mesma coisa, ele abriu a gira cantando mal e tocando mal, depois saiu da curimba e foi lá trabalhar, passei novamente com o pai dele, o senhor é bem simpático, mas o mesmo trejeito do guia anterior kkkkk ou seja, na minha humilde opinião, ele está falando dele como exemplo, ele não serviu para a Umbanda, a "Umbanda não é para todos", nem todos servem, misticismo demais, lá não voltei mais, 15 anos pra saber isso de Umbanda? Se naquela época ele dava passe sem acreditar no que estava fazendo e muito menos onde estava, e pelo que sei o desligamento veio com a separação de sua esposa, enfim, pra mim desde o primeiro dia que vi, pessoalmente, não senti firmeza pra não dizer outra coisa, pelo menos trabalhando na Umbanda, e observações, Ogan vc nunca foi, e não se sai de um terreiro com guia no pescoço. Esses 15 anos aí te deram 3 meses de experiência e vivência.
15 Anos para descobrir que nao acredita nisso kkkkk rapais mas que cara esperto esse hemmm 15 anos esse youtube toda hora aperece um mais maluco que o outro
Cara, isso do cara cantar mal e tocar mal o atabaque vai de cada um nem todos estão 100 % perfeitamente nas giras eu tenho um pouco de dificuldade na questão das palmas mas isso é devido ao meu trabalho por causa que uso muito as mãos e as vezes tenho dores nos braços e por isso a minha dificuldade. A questão das guias existe duas guias dentro da umbanda a guia de trabalho que usa nas giras e a guia de proteção que pode usar no dia a dia, isso que ele falou de ir a tal lugar com a guia pode ser que não deu tempo se tirar ou sei lá..
@nandogallani1 eu também frequentava lá e sempre tive a impressão que ele nunca incorporou nada e não gostava de estar ali. E, sim, o desligamento veio com a separação da esposa que era a mãe de santo do local.
Essa é uma corda que vc puxa e não tem fim. Eu adoraria que existissem evidências cientificas do "não existe" e ao mesmo tempo evidências espirituais do "existe". Trabalhei por 40 anos na Umbanda, fiz obrigações do Candomble (iniciação) , tive terreiro, a dois anos encerrei tudo por questões de saúde. E hoje...não consigo explicar nenhuma das duas coisas: existe ou não existe? São tantos fenômenos que nossa mente nos remete à duvida, sempre. Quem nunca esteve dentro, com certeza duvida. Mas, quem esteve se perde em perguntas e respostas super enigmáticas. Conversa pra mais de metro...e...acaba sem conclusão kkkk difícil viu...
Nessas questões de existe ou não existe, eu fiquei em cima do muro, mas eu escolho acreditar, porque me faz bem, então eu sou medium, até porque provar com certeza que no exite, tbm não dá. Gosto de ver as experiências das pessoas e consigo ver os motivos pelos quais não acreditam mais, e pra mim tbm faz sentido.
MOLHAR AS PLANTAS, VER CRESCER, DAR COMIDA PARA O SEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO, ISSO É A CRENÇA NA VIDA,!!!!vc acredita em em alguma coisa, só não quer dar nome de Deus.
Meu pai tinha um centro de Umbanda e na época eu tinha 11 anos. Um dia eu estava com meu pai, uma mulher e um homem, todos eram médiuns do centro. Não era dia de sessão, mas meu pai incorporou e disse que precisava de uma ferramenta pra desenterrar alguma coisa. Estávamos numa área rural, ele saiu no escuro e nós o seguimos. Ele deitou várias vezes com o ouvido no chão e no último local estávamos bem longe. Ele começou a cavar e depois tirou alguma coisa do meio da terra. Era um boneco de pano com agulhas e ele só disse que uma mulher negra tinha feito aquilo pra matar alguém. Ele voltou ao normal nesse local e parecia não saber o que tinha acontecido. Gostaria de um dia contar isso pra você Daniel e o Neuromágico.
Também já ocorreu com uma tia minha incorporada, saímos do terreiro, atravessamos a cidade e achamos um ebó numa encruzilhada, ela dizia que haviam realizado um trabalho para o mal de sua menina (minha tia)
Conheço o canal do Nino e não concordo com essa posição de que espírito não existe. Como consulente , uma vez fui ao terreiro em outra cidade, as pessoas nem me conheciam , e uma entidade me contou algo muito, mas muito pessoal, que só cabia a mim saber. Outro ponto, durante uma época que estive obsediada, via vultos , ouvia eles falarem comigo (ouvido esquerdo) e sentida a vibração da energia deles pois eles chegavam muito próximo a mim. Por último, minha falecida avó, uma pessoa pobre, nunca ganhou 1 centavo com isso, era médium de incorporação inconsciente (o que é raro), ela teve que frequentar por anos um centro espírita kardecista pra “frear” essa mediunidade pq ela não queria.
@@rodrigoleal4364 deixa de ser burro, segundo a justiça eles não acreditam e nem seguem nenhum tipo de espiritualidade, não é permitido médiuns entrarem nas investigações
@@Seventh540 Vai em um terreiro fora do Brasil e manda Ogun ou outra entidade falar com vc em português. Porquê uma entidade não se comunica através de um surdo que não aprendeu falar por não ter audição. Coloca uma moeda em cima da sua casa e pergunta a uma entidade que objeto vc colocou lá, verá que ele não sabe. Invente uma história falsa para ele e verá que ele também é falso... A fé é cega, até que vc começar a questionar.
@@rodrigoleal4364 as autoridades chamam clarividentes para solucionar casos dificeis. Mas não vai a conhecimento público. Assim como bandidos usam Alta magia para se esconderem...
Respeito a decisão do irmão Nino Denani, de não querer continuar seguindo a umbanda, mas eu acho que as orientações dele dentro da umbanda, não foram bem fundamentadas dentro terreiro que ele seguia. Porque as colocações que ele faz sobre a umbanda são incompletas e vagas. "Umbanda é a manifestação do espírito para caridade" crianda pelo medium Zélio Fernandinho de Moraes em 1908 através na manifestação do espírito Caboclo 7 encruzilhadas. Como informações técnicas "Umbanda é uma religião espiritualista, ritmada, ritualizada, de origem euro-afro-brasileira". É uma religião espiritualista por se comunicar com espíritos; É ritmada, pelo som de atabaques para o desenvolvimento dos trabalhos; É ritualizada por adotar procedimentos e ritos próprios para seus cultos; Tem origem europeia por partilhar os ensinamentos da doutrina espírita de Allan Kardec que era francês; africana, pois cultua divindades dessa origem; e, brasileira, por ter como elementos o índio brasileiro (caboclo) e o negro escravizado (preto-velho). A Umbanda acredita em diversos deuses? A Umbanda acredita no Deus único, criador de todas as coisas, onipotente (tem poder sobre tudo), onipresente (está em todos os lugares) e onisciente (sabe de tudo). A umbanda acredita e respeitar a santíssima trindade ( Pai (Deus), Filho (Jesus) e Espírito Santo. Quanto ao falar que durantes os rituais da umbanda mexe com a cabeça das pessoas, isto é mediunidade. Todos nós nascemos médiuns, uns menos aflorados e outros mais aflorados, sendo que alguns necessitam se desenvolver para controlar está energia. Com relação a espiritualidade, quem não acredita na relações espirituais, não acredita na sua existência e nem na existência de Deus. Porque nós somos espíritos e Deus também é espírito. A reencarnação é apenas um processo pelo qual o espírito passa para fazer resgates e executar tarefas para poder evoluir. Orixás são espíritos altamentes evoluídos e iluminandos que refletem um parte do poder divino para equilibrar o nosso planeta, refletindo este poder conforme a área de atuação de cada Orixá. Exus e pomba giras, são espíritos iluminandos, são guardiões de umbrais e também das pessoas, são mensageiros que fazem a ponte de comunicação entre nós, os orixás e Deus. Recebem nomes como forma de patentes no mundo espiritual. Sugiro ao Prof. Daniel Gontijo que faça uma entrevista com Márcio Kain, que é sacerdote e professor, formador de sacerdotes na umbanda. E que possui o canal Umband'Boa que fala tudo sobre umbanda de forma simples e descomplicada. Pena que não dá pra falar mais porque ficará muito extenso. Mas respeito o irmão entrevistado, pela suas escolhas, só acho que ele não fez uma colocação clara sobre a umbanda. Só pra terminar acreditamos que quase tudo que acontece na vida de um ser humano, está relacionado a lei da ação e reação (retorno), assim como resgate de outras reencarnações, para a evolução do espírito. Pois o ser humano é o único ser, criado por Deus, que possui o livre arbítrio. Nem os anjos que estão próximos de Deus, tem o livre arbítrio. Então cabe a cada indivíduo, fazer as escolhas corretas. Obrigado!
Sou umbandista e realmente vc resumiu tudo,vc tá de parabéns sao poucos que tem esse conhecimento com nossa umbanda sagrada que o sagrado lhe abençoe e te proteja sempre
@@anapaulino5600acho difícil fazer essa entrevista pq pelo que aparenta ele só entrevista quem desiste e vem denunciar que é falso, fake... Mas eu gostaria de ver tbm. Espero estar errada.
Bem raso pra 15 anos de umbanda... Vídeo serve para afagar os corações de quem busca o ateísmo e mesmo vendo no dia a dia os fenômenos inexplicáveis da vida não se curva, não se rende e fica na esperança de que alguém vai comprovar o incomprovável... Enfim, raso...
Achei bem raso também, e até um pouco desrespeitoso para quem esteve 15 anos dentro da religião. Entendo que seja para leigos, mas tinha formas bem melhores para se explicar sobre!
Também tive essa mesma impressão, raso. Assisti até o final e no final, ele não disse nada de relevante o suficiente que realmente seria algo que confrontaria de forma contundente a Umbanda. Esperava mais.
sou umbandista e participei do trabalho mediúnico e nesse terreiro a gente aprendia na prática. Nunca fui condicionada a nada. Minhas entidades foram se mostrando com o tempo e já começaram a trabalhar. As personalidades deles são completamente diferente da minha. Estudo muitas coisas, inclusive psicologia e neurociência . Tudo que aconteceu comigo foi muito espontâneo. sou apaixonada pela religião. Mudou minha vida e eu nunca tive que fazer trabalho para conseguir nada. Os orixás e falangeiros me abraçaram como ngm. Mas com certeza, não é para todos.
O mundo espiritual é para todos mas nem todos são para eles. Ou seja, a umbanda é para todos mas nem todos são para ela. Eu sou umbandista a 42 anos. Eu nunca vi alguém tão ignorante quanto esse cara faça-me o favor. Ele não acredita em espíritos ele é feito apenas de matéria🤦🤦🤦.
intteeressante como vc , realmente acredita nisso. Gostaria de ver um estudo sobre oq acontece no cérebro das pessoas para elas chegarem ao ponto de crer em entidades ou q incorporaram algum espírito.
Daniel sempre trazendo assuntos interessantíssimos pra gente! Certa vez vi algo muito negativo na Umbanda. Meu chefe era umbandista, o pai de santo dele disse que havia uma funcionária que poderia prejudica lo no trabalho. Ele fez de tudo pra tira la de lá. E conseguiu. Pra ela não foi legal, pq o local de trabalho era próximo da casa dela, e ela estava bem entrosada no ambiente de trabalho. Enfim, ela foi prejudica por conta de uma "previsão " de um guru espiritual. Um abuso da religião!!!!
Não é isso que a umbanda prega, e eu te falo com propriedade. Podemos utilizar o exemplo do cristianismo, que eu particularmente acho uma religião linda e tem como base o amor. Se um dito pastor rouba dos fiéis, ludibria eles, não significa que o cristianismo é uma religião horrível, significa que um indivíduo se apropriou daquela religião para fins "maldosos". O problema não está na religião, está nas pessoas. Assim como dito no comentário acima, o seu chefe não teve senso crítico algum e se deixou levar. E outra na umbanda a gente aprende muito sobre a fé (ao menos aonde eu frequento), e aprende que tudo o que eu fizer para o outro retornará pra mim. Logo, se me é falado que alguém vai me fazer mal e eu tenho fé, eu confio que o que for de merecimento (dentro da lei) para essa pessoa, vai chegar até ela. Não leia a umbanda assim, pois eu te garanto que não é isso.
Tbm já trabalhei em um ambiente assim,onde misturavam amizade, religião,no caso,umbanda e demitiram as pessoas por conta de desentendimentos religiosos.
verdade. Esse nunca foi um médium de verdade, deve ter sido aqueles pé de chinelo, pode notar que ele fala coisas que nem ele, e nem o daniel sabe explicar só dão deduções
Eu sou feliz como Cristã, todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor . Vc está debaixo do poder do inimigo . Acredite se quizer mas foi Deus quem te criou . Ninguém tá te convencendo a ser Cristão e sim tentando te evangelizar e isso foi o que Jesus mandou . Ide e pregai o Evangelho .
Bem, achei excelente a entrevista, porém confesso achar esse Nino uma pessoa completamente contraditória... ele diz que "acredita que amanhã o gato mia"... da mesma forma que também afirma que as vezes consegue "enxergar" como que é o quarto de uma pessoa completamente estranha... um cara que está defendendo a bandeira do cientificismo ao mesmo tempo em que se veste de mago e se utiliza dos velhos símbolos antigos da magia... como também se utiliza de nomes das ordens passadas as quais pertenceu para criar a sua própria!!! Vejo dois cenários pra esse sujeito... ele virando um Leandro Karnal, que declaradamente era um Jesuíta, depois passou a ser ateu, mas fala com propriedade do catolicismo e lucra das informações que adquiriu enquanto era católico... ou virando uma espécie de Paulo Coelho, que vai arregar quando os espíritos com quem mexeu a vida inteira, sem botar fé, vier de fato atrás dele!!! Fico com um pé atrás das suas reais intenções!!!
Respeito, alguns pontos achei bem interessante e até faz sentido. Agora gostaria de uma explicação de como uma pessoa que nunca te viu na vida " sobre a irradiação de outro espírito" como ela consegue falar sobre coisas que você nunca disse para ninguém? Coisas que vc viveu, passou e você não conhece essa pessoa e não tem ninguém ali que te conhece, como já aconteceu cmg! Se puder explicar esse tipo de experiência, vivência.
Amg, é aí que a galera coloca física quântica tá ligado? O que já tá bem mal visto... Mas até que faz sentido pra se especular as possíveis explicações sem extrapolar e afirmar que são reais. Rsrsrsrs
O inimigo conhece nossos passos sabe tudo que a gente faz e quando ele incorporar em alguém ele consegue falar tudo que vc fez a única coisa que ele não sabe e sobre o que vc ainda não disse a ninguém pois o que ta na sua mente ele não sabe mas consegue deduzir.
Simples...Leitura fria e linguagem corporal. Até eu consigo dizer coisas da sua vida sem te conhecer k😂😂 acredita quem quiser nessa bobagem gigantesca que é a umbanda
Eu achei o Daniel um ótimo entrevistador, deixa o entrevistado falar, permite que ele se sinta confortável a ponto de se contradizer, parar e reformular pensamentos. Enfim: achei a conversa interessante pois pude observar as nuances do entrevistado sem muita intervenção dele. Perguntas amplas, deixa que o entrevistado mude o rumo da conversa da forma que ele quer e isso também é muito bom, pois o que ele evita também diz muita coisa sobre ele. Muito bom. Estou conhecendo a Umbanda pois tive uma experiência lá que eu não consigo explicar, sou psicólogo e estou tentando entender o que houve sem mistificar a realidade e, de fato, sem desrespeitar o local e as entidades, ter minha própria visão sobre esses processos mediúnicos.
O entrevistado falou que não é mais da Umbanda mas tinha várias sensações físicas inexplicáveis, mas também não acredita. Não sabe o que é, mas tem certeza que não é espírito. : Decide aí. kkkk ""Para quem acredita, nenhuma palavra é necessária; para quem não acredita, nenhuma palavra é possível."
Concordo inteiramente contigo, eu já experimentei de giras e não tem como explicar. Eu tenho labirintite, eu rodei em casa, me concentrei, consegui girar duas vezes e fiquei mal. No Ylê, rodopio mais que o peão da casa própria.
O que eu ainda espero é alguém que se proponha a mandar a real e ter coragem de não dar voltas e sim de falar " não existe isso" " eu fingi" " era mentira". Esse Papinho que roda e não chega ao ponto não me interessa. Aliás a única que foi assim foi a garota dos arautos. Assisti 3 vezes. Essa teve coragem
@@morfeusoueu1883 sim, vou pesquisar algo que é incongruente, por definição. Não faz sentido algum. Posso te dizer o mesmo, inclusive: pesquise o que é um non sequitur.
Sem querer treta, mas a história de Zélio é um mito palatável para a branquitude … a umbanda tem origem com o povo Bantu. E antes q critiquem meu comentário, eu entendi o comentário do Nino.😊
Me explica onde posso achar fontes sobre isso? já ouvi falar que a umbanda tem origem há milhares de anos, e que alguns espíritos que trabalham na umbanda surgiram de reinos místicos hoje extintos, mas nunca consigo encontrar nada sobre.
Não sei se vcs conhecem o livro Corpo em Depressão do Alexander Lowen ele fala pq existe tanta depressão no mundo de hoje por termos perdido essa conexão com o sagrado...Recomendo que leiam..
Tenho pensado sobre isso por estes dias, principalmente com relação aos adolescentes. É muita Internet e pouca inclusão de grupo, muito Eu e pouco Nós...
Macumba não é Umbanda, e esse " ex médium" só deseja 1 minuto de fama. A Umbanda , pelo menos a que eu estou , não tem tambor, nem tem feitiço. Estudamos e seguimos o evangelho de Cristo.
A religião tem como objetivo a evolução e a caridade, não obter conquistas pessoais. Na Bahia a maioria dos “macumbeiros” são de candomblé, uma religião completamente diferente.
Olha a primeira vez que eu cheguei em um terreiro de umbanda foi muito bacana, não falei absolutamente nada. A entidade ja foi falando tudo o que eu precisava... Uma vibração bacana.
Muito bacana o contexto. Mais eu penso que em toda religião, todo mundo tem que viver sua experiência. O que eu vejo ai são 15 anos fazendo algo raso não se entregando a experiência por completo. Não tenho nem um ano ainda frequentando não me considero ainda Umbandista , porém tive diversas experiências que seria impossível ao meu ver eu criar isso. O que eu penso é : - Deus te deu livre arbítrio e você pode sim ouvir a vivência dos outros, mais antes de você conhecer e comprovar ,fica difícil. Cada um tem sua missão, não desistam de buscar, avaliar e tirar suas conclusões mediante sua experiência e não pelo que os outros falam, até porque 15 anos é muito tempo pra tirar essa conclusão. Tenha o seu tempo opte por conhecer as coisas a seus olhos e sentimentos e não pelos outros.
Basta observar o desleixo e o desconhecimento que ele demonstra sobre inúmeros aspectos da prática. Não entendi o que ele se propôs a fazer todo esse tempo nesse terreiro rs Ah, entrou por causa da mulher. Ah, entrou porque gostou da bagunça. Ah, pro atabaque não tem muito segredo (nossa, essa foi de f****). Até sugestionar que o objeto que as entidades descobriam o local no teste de incorporação se davam porque "ouvia-se a respiração diferente", "ninguém impedia o médium incorporado de ir ao local", ai porque as microexpressões, ai porque acontecia alguma coisa que ele não sabe o que é, mas que certamente se dava porque o fenômeno era falso! =D
2 ปีที่แล้ว +25
Gostei demais do assunto e da condução da entrevista. Fiquei muito curioso em entender mais sobre a Umbanda, mas achei que o entrevistado ficou muito mais preocupado em dar explicações psicológicas e científicas que ele acredita sobre a religião.
@@vanyfila Também achei só pelo começo!!! O TÁ LIGADO toda hora não da p aguentar!!! Isso se usa em conversas informais.... afffff . Parei no começo!! !!!!!!
@@mariadagracamidon283 olha o preconceito aí!!! Ele não é nenhum Divaldo deslumbrado do espiritismo que só usa palavras inalcançáveis, pelo contrário, me pareceu alguém muito acessível.
Umbanda é maravilhosa religião linda Infelizmente como todas as outras existem pessoas honestas e charlatões. Ser humano que faz besteira e terceiriza a responsabilidade
Para quem gosta de história e quer saber sobre a formação histórica-social da Umbanda, o Canal "Tradição Mario Filho" aborda a "genealogia" da Umbanda, numa perspectiva crítica. Há vídeos sobre essa genealogia, sobre cada um desses cultos que vieram a dar no que são hoje as Umbandas; há vídeos sobre as "entidades" do culto, vídeos sobre questões liturgicas, etc. Tudo isso sempre relacionando aos processos históricos que condicionaram todos esses elementos acima citados. É verdadeiramente muito bom. Recomendo
Estou revisitando esse vídeo novamente,porque conclui que o acontece no transe é realmente isso que é mencionado no vídeo.na minha experiência e investigação dentro do transe o que acorre é uma projeção de personalidade que se manifesta através de uma indução,da música,da animosidade e entusiasmo do local etc.. E essa projeção é uma criação minha condicionada a idéia do que seria tal e tal entidade. Por isso o caboclo se manifesta como um indígena, o preto velho é só gratidão,humidade,o marinheiro vem bêbado etc.. percebi que tudo o que passava na minha mente na hora do transe eu já tinha conhecimento, nada de "novo". além disso percebi que a quando eu mudava minha visão sobre a entidade a entidade mudava. Então no início pra mim exu era diabo então ele era kk Quando eu fui mudando meu olhar ele foi mudando, kk no fim percebi que quem mudou sempre foi eu kk Realmente são arquétipos inconscientes que ali naquele local eu posso manifesta-los coisa que não faço no social-cotidiano comum. E concluindo como eu ja tinha feito em outro comentário é a voz interna,mas como prático auto-observação (meditação) obtive essa distinção que as vozes ou as narrativas são todas minhas kk
O que eu achei engraçado é que ele esperou 15 anos para perceber que era uma invenção? Então ele era a própria invenção encarnada. E outra, ele foi falar do panteão dos orixás na umbanda e se perdeu. Citou orixás do candomblé.
A pessoa acredita que os seus próprios pensamentos são colocados lá pela entidade. É como na igreja evangélica, a pessoa fala dos próprios pensamentos achando que são inspiração divina.
Vc moço que fala que em estuda a mente. Sabia que existem guias que estimulam o conhecimento exatamente através do estudo da mente? Sabia que por estudar a mente em suas diversas vertentes não o obrigado a deixar uma crença espiritual de lado? Sou medium de umbanda a alguns anos e por intermedio de meu Exu que atua no campo mental passei a estudar psicanálise e sou psicoterapeuta hj, sem misturar uma coisa com a outra. O mundo espiritual está todo interligado no âmbito físico e mental e espiritual. Espero que se reencontre
Cada um sabe de si, mesmo quando equivocado. Pra mim, deixar de crer foi libertador. Primeiro abandoneio catolicismo e depois me descobrir ateia. Foi tudo muito espontaneo, natural, me trouxe muita leveza e me livrou de culpas que sentia, mas nem reconhecia de onde vinham. Hj sou mais feliz e foi por ter deixado de crer.
Esse entrevistado passa credibilidade. Ñ està ressentido como muitos q saem de uma religiao ou do teismo por ressentimento. Ele foi educado e nem agressivo. (E agressividade não é necessariamente um xingamento, pode até ser um sorriso irônico).
ele é um mentiroso, satanista na miuda e com boa lábia em busca de seguidores, desacredita não, tudo é barganha, tanto aqui como do outro lado, vai lá espiar o canal do mago anti-cristão rsrsrrs
Ouvi tanta coisa do Nino antes de ouvir o próprio falar, mas ninguém nunca me disse que ele mudou porque foi estudar. Quem é o injusto da história, né? Conhecimento é tudo. Ele é ótimo.
"Exú é como aquele amigo do buteco". Que definição de Exú é essa? Muito chula essa definição pra quem viveu 15 anos dentro da Umbanda e no mínimo explica para leigos de forma desrespeitosa e imprudente.
Olha tem coisas que não tem explicação... Os estudiosos sempre dizem que o ambiente condiciona para a incorporação, que na verdade é a própria pessoa, as músicas, os trajes, etc... Mas como explicar uma amiga minha que incorporou na rua do nada. Eu, ela e mais uma amiga estávamos andando e conversando numa boa, de repente do nada a mulher começou a gritar e xingar e rir ao mesmo tempo, e se jogou no chão querendo bater a cabeça na guia da calçada, tivemos que ficar segurando-a até voltar a si, o mais sinistro é que falava: " ela está doidinha aqui dentro", na terceira pessoa, tipo alguém estava falando dela. Não é brincadeira, é verdade, sinistro.... Ela frequentava centro de Umbanda, vestia branco, não sei explicar...
Live excelente, agora falar que a religião ensina conformismo e as crenças de pobreza e dor da recompensa…as religiões principalmente de matriz africana são totalmente contrárias a pensamentos escassos tanto e a espiritualidade africana caminha junto com a força da ação, se te é recomendado trabalhos espirituais são recomendados a mesma medida que você vá atrás, quem faz o contrário não é a religião e sim pessoas de má fé que utilizam a religião de forma totalmente errada pra ganhar dinheiro desenfreadamente e isso em nada tem conhecimento da religião, se as casas que você passou eram assim, sinto muito mas te falta conhecer casas de verdade…
Faltou MUITA coisa para o Denani. Mas muita mesmo. Há dias penso em fazer um comentário criticando os pontos, no mínimo, nebulosos, com informações distorcidas e meias-verdades que ele tratou na conversa. Não cheguei até a parte da fala dele que você menciona, porque não tive paciência com a forma desleixada que ele aborda muitas coisas BEM importantes para quem tem respeito pela Umbanda e pelas religiões afro-brasileiras, (mesmo sabendo das questões problemáticas do processo de formação das Umbandas, os quais se expressam no cenário das práticas de hoje). Em respota que fiz a um outro comentário desse vídeo, o qual a pessoa usou equivocadamente o termo "ebó" para se referir a um feitiço de maldição ou coisa que o valha, expliquei exatamente que um Ebó é um trabalho específico para RETIRAR negatividades que estejam atrapalhando a vida da pessoa, e que concomitante ao trabalho do Ebó, é INDISPENSÁVEL que a pessoa mude seu comportamento. E que ambos, Ebó e mudança de comportamento, são indicados atraves da consulta oracular adequada. Mecionei também que há casos em que a pessoa consulta e não precisa fazer nenhum trabalho, pois é recomendado no jogo exclusivamente a mudança comportamental.
Com todo respeito ao entrevistado! Me explique por exemplo dentro do espiritismo uma psicografia mecanica? Em que o medium , nunca teve contato com o espirito desencarnado ,escrever uma psicografia, com a letra totalmente igual a que o espirito tinha? Outra o médium luiz Antonio gaspareto que pintava ao mesmo tempo 4 telas , deitado ao chão e quem assinava eram 4 pintores famosos ou não! A ciencia humana nunca conseguira explicar isso!! Vejo muito verniz em pseudosabios que acabam se perdendo, inclusive não conseguindo explicar, Certos fenômenos; até pq a causa desses fenômenos não esta no plano físico! Em fim vcs estão completamente certos dentro daquilo que sabem! Mais completamente errados denntro daquilo que ainda não sabem!! Fica muita duvida nessas explicações!! Fica a fica!!!
Nunca ouvi falar desse Nino mas na primeira pesquisa que fiz me deparo com um site dele cobrando 1200 reais por um curso básico de magia hahahahah, com assuntos que vc aprende em livros básicos que não passam de 200 se comprar físicos. E pior que o cara vem com essa posição toda cética e se diz Hermetista e quer vender curso de magia🤦. Que corja essa de abutres oportunistas que estão surgindo no meio ocultista e esotérico tentando enriquecer.
@@vuittonprod Que pesquisa inteligente cara? A respeito de uma pessoa que vende um curso básico de magia por 1200 reais? Isso já diz muito sobre, inteligente é quem não cai na lábia desses oportunistas que se pagam de mago.
@@wiltvp Se sua ignorância te permite chegar até a home do Teoria da Magia ai já é um problema de limitação e preguiça teu :) O curso Teoria da Magia é pra quem tem interesse mais profundo em entender as praticas mágicas e o que realmente acontece ali. No canal do Nino está tudo lá de graça basicamente, no curso só tem uma ordem certinha. Agora se o problema é cobrar pelo conhecimento, lanço um desafio: encontre alguém que venda qualquer conhecimento que foi estudado por mais de 10 anos completamente de graça :)
@@vuittonprod Não tem nada de ignorância só pq não fui a fundo em mais uma ordem hermética e seu site, pela sua fala vc faz parte e está incomodado com minha opinião mas a questão é ter bom senso, cobranças absurdas pelo conhecimento, ordens cobrando mensalidade de incautos, jovem de 30 anos se pagando de mago etc... magia básica da para se aprender em livros como História da Magia de Eliphas Levi, Três Livros de Filosofia Oculta do Agrippa entre outros e no máximo vai gastar uns 200 reais se for em livros físicos, o que justifica um curso que provavelmente é um compilado de outros autores e livros por 1200? Ou como vc diz só pra dar uma ordem certinha.
Estou amando a Live e o respeito. Sou umbandista entrei em um terreiro para conhecer meus guias pois atualmente moro na Itália e aqui não tem terreiro, continuo meu trabalho com a umbanda em casa com incorporação, não tenho atabaque (bato palmas), não tenho as ervas mais usuais e meus guias são a mesma vibração do terreiro. Se há um mecanismo de alteração de consciência realizo isso em casa sem saber!
O segredo para ser um bom entrevistador é o respeito e o afeto pelo entrevistado e principalmente não esquecer que diploma nenhum ensina o que só a vida pode ensinar através de muita dor , frustração e sofrimento. Jerome D Frank em seu livro Persuasion and healing mostrou que quando o assunto é psicoterapia, um bom curandeiro sabe diagnosticar tão bem como o psiquiatra melhor preparado. Ciência tem seu valor, mas para curar feridas da alma, não passa de uma embusteira.
Vi na sua página, Nino, que você é Pós Graduado em Neuropsicologia, entretanto, por qual instituição? Pesquisei na plataforma do lattes e não encontrei nada.
E eu já acendi vela fazendo um pedido pra meu orixá ( oxum ) e a chama ficou tão imensa ( devia ter mais de 20 cm ) que eu me assustei. Nunca tinha visto algo assim.
@@milenesouto1953 olha eu acendi uma vela uma vez e a chama ficou imensa, sinceramente nunca tinha visto igual, o pavio pequeno e a chama alta tipo uns 15 cm também, e ainda rodopiava e não tinha vento nenhum. fico perplexa quando lembro.
No final o assunto decolou pra magia e eu "ué, me distraí um pouco e eles estão falando de rpg?" kkkkkkk mas apesar dessa estranheza, gostei do convidado
Uma vez em uma casa de umbanda, a entidade leu todos os pensamentos que passava em minha mente. Falou coisas da minha infância, que realmente aconteceu. Falou de coisas que iriam acontecer, e realmente aconteceram.
Gente essa live independente de não concordar com o ateísmo foi excelente a descrição do Nino sobre a umbanda super interessante .Eu sempre gostei da umbanda .Eu tinha uma vizinha que era umbandista e por incrível que pareça ela era filha de turcos e um dia ela me convidou ir num dia na umbanda .Eu fui e sai no meio da reunião ou culto e depois disso minha vida melhorou muito e algo que me lembro era que passei a dormir igual um passarinho e até o financeiro e saude melhorou .E assim toda vez que tinha problemas eu ia lá e tomava passes e melhorava tudo . Depois fui transferido da cidade e fiquei fora muitos anos e um dia voltei aquela cidade e procurei por esse centro de umbanda mas no lugar dele estava um centro kardecista e me deram passes e tudo e me senti um pouco melhor mas não tão bom como o passe da umbanda . Hoje quase não se acha mais fácil um centro de umbanda moro em BH e aqui e tudo longe e sinto falta da umbanda pelos seus passes . A alguns anos tive uma depressão e não conseguia dormir aí procurei um centro e achei um perto de casa aí o espírito me disse tome chá de alecrim e tomei e aquele dia consegui dormir .Aí depois achei um médico que me deu dois remédios que me ajudaram demais a Certralina e o Rivotril . Assim tenho muita admiração e respeito pela umbanda .🎉
Explica então a questão da bebida, onde a pessoa quase se afoga bebendo e é como se a pessoa não tivesse bebido?. Explica então como alguém que nunca te viu na vida, contar com detalhes a sua vida, com datas. Explica as visões, o sentir espíritos , como a presença deles, explica como pessoas conseguem ver os espíritos e falar com eles. Explica a voz dos espiritos na cabeça do médium, explica as manifestações extra fisicas, explica como alguem que nao sabe dançar, dançar num terreiro sem conhecer nada do arquétipo, explica então com o quê uma pessoa fica possuida ?. Eu poderia ficar horas citando coisas que não têm explicações cientificas, mas que existem, são reais, e com certeza não sao frutos de nossa mente.
Eu amo pessoas que dizem não a ignorância.E acho incrível a conversa agradável e com respeito a tudo e a todos, até mesmo quando às pessoas quando não querem ver aquilo que são visíveis.Para muitos a olhos nus e para outros a vida ao longo da vida aquele que se acha o “sabichão” Irá aprender.Masssss pronto é só a minha opinião🌷🌷🌷
Daniel, você como um ateu assumido, conseguiria ir a campo (pesquisa) e observar a veracidade ou não dos fatos e deixar sua descrença total (como ateu) de lado e ver o que efetivamente acontece? Pergunto porque não é apenas a Crença mas tambem a Descrença(que no fundo é uma crença, pois o ateu acredita na inexistência de Deus, Espírito etc) que pode limitar a análise de fenômenos, em princípio, inexplicáveis pela ciência até agora conhecida. Fenômenos como José Arigó e João de Deus(apesar da péssima conduta desse ultimo) precisam ser alvo de observação e estudo e a descrença cega é um limitador. No filme "Predestinado" sobre o fenomeno José Arigó tinha um medico brasileiro que no ceticismo dele nao conseguia fazer uma avaliacao isenta por causa da descrença dele(apesar de diversos medicos estrangeiros terem vindo para o Brasil estudar o fenomeno denominado José Arigó). Ou seja, nao é apenas a crença cega, mas a descrença cega impede a investigacao isenta. Vale a pena. Mas escolha bem os locais e fenômenos...procure saber antes a seriedade. Acredito que não seja por entrevista que poderá tirar conclusões
Já estive em várias religiões e o mundo espiritual , os espíritos existem sim , no meu caso preferi numa força suprema o Criador o mais seguro e creio muitíssimo !!! É cada qual com suas experiências 😉
Adorei a entrevista com a Angélica. Quanto a dúvida dela sobre novas ideias no espiritismo de Kardec, sobre alienígenas e outras coisas, talvez seja necessário a introdução desses temas que não se cogitava na época de Kardec. O mundo agora é outro e a sociedade também.
Gostei da live! Só achei que um ponto ficou meio solto e poderia ter ajudado a contextualizar melhor a visão de mundo atual do Nino. Ele falou que era mago no início e, apenas no final, cita que acredita no mentalismo hermético. Poderia ter explicado mais sobre isso desde o início. O Caibalion é uma referência básica, então? Porque se for, há uns embates importantes com os conhecimentos reconhecidos como científicos pela academia. Os magos e suas ordens podem não ter preconceito com a academia, buscar saberes acadêmicos etc, mas o contrário não é verdadeiro, rs. Vale outra live pq como foi mto rápido essa parte, pode parecer que a comunidade científica tem toda essa extroversão, acolhem filosofias/saberes múltiplos etc. Mto pelo contrário, a ciência acadêmica segue sendo bastante positivista, eurocêntrica e masculina (e pouco ou nada interdisciplinar/transdisciplinar), é só reparar como os pesquisadores que focam nessa integração de conhecimentos ainda são minoria nos departamentos; como é o caso, por exemplo, de estudos com ayuasca, mindfulness e psicologia/neurociências etc. Geralmente, o/a pesquisador/a já é visto como um excêntrico fora da curva (científica) dentro do próprio departamento...
Interessante. Concordo que a Ciência tem dificuldade em ser transdisciplinar (até porque isso requer um estudo de diversas áreas) mas não acho que isso signifique que ela deva acolher pseudociências. Um Físico pode não trabalhar com Psicologia, mas ele não nega que psicologia seja uma ciência. Analisar se algo é científico ou não é diferente de fazer uma pesquisa transdisciplinar. O que é pseudo ciência não resiste a uma análise básica.
Ah, pois. Não tive paciência pra chegar até o final da Live. Mas também fiquei com essa dúvida sobre quais perspectivas ele se relaciona no momento em questão. Pois até onde eu sabia, o Nino fez o nome dele na internet como "mago hermetista". E desculpe o desabafo: mas eu já havia tentado acompanhar uma outra entrevista dele num Podcast de macumba há poucos anos atrás, onde ele falara sobre Hermetismo. Na ocasião, também não consegui chegar até o final da entrevista, porque a >forma excessivamente confiante dele esplanar sobre assuntos que ele flagrantemente não dominava
Quem vivencia a Umbanda sabe que acontecem fatos que não se tem explicação. Por exemplo, quando a pessoa vai conversar com a entidade e ela diz informações sobre a vida do consulente, sem nunca terem se visto antes. Outro fato é q questão da incorporação. Minha incorporação é tranquila, sem “tremeliques”. E as pessoas dizem que eu realizo movimentos que eu não percebo q faço, durante a minha incorporação. Acho engraçado a pessoa dizer que ama a Umbanda de paixão, mas não é mais praticante. Outro trecho que me incomodou foi o fato de dizer que o Reino de Deus é para os humildes. Essa visão de que tem que ser pobre pra entrar nos Céus depende da interpretação que cada religão faz. Para o Espiritismo, a humildade seria ser pobre em espírito, onde o ser humano precisa ser pobre em sentimentos de orgulho, taiva, ódio, rancor, ganância etc. E há o complemento dessa ideia quando se diz “Deixai vir a mim as crianças, pois o Reino dos Céus pertence aos que são semelhantes” Ajuda nessa interpretação onde Jesus ressalta a pureza de sentimentos que as crianças têm e que isso é o que salva o homem. Enfim, em uma “discussão” sobre determinado assunto, é preciso ver os dois lados da história.
@@Luiz-nh3sy não vou perder meu tempo aqui falando sobre minha história de mais de trinta anos trabalhando com a umbanda e o candomblé!!!! Concordo com a posição ateísta. Mas não sou ateu. Não gosto de religiões, más tenho uma história e não sou bagunça!!!!
@@guilhermefoeppel1220 eu tb tenho um historia, comecei na umbanda aos 6 anos de idade, as 19 anos fui inciado no candomble, hj tenho 43 anos de idade, mas hj te falo nao acredito em incorporacao e olha q eu era rodante, achava q incorporava, outra coisa so pra constar eu nao sou ateu, abracos..
Eu ainda não entendi oque esse cara está querendo com isso ! Não e porque ele era umbandista e não fazia nada certo e as entidades não tinha interesse nele que todos são assim ! Entidade sabe muito bem quem está dentro de uma casa pra fazer tudo errado , esse cara não sabe oque e sentir as entidades porque e um ser oco, sem fé .
"....eu acho que, o que eu sou hoje eu devo à Umbanda"... Prezado, independente de tudo que foi sustentado no "durante" da entrevista, isso aqui fechou com chave de ouro, pois, ainda que tenha sido a Umbanda que lhe fez adotar a respectiva busca incessanttprla verdade: já valeu Saude, paz, vida longa onga e bons negócios. Axé 🙏
São muitas explicações neurológicas, extra sensoriais, para uma atividade só com pessoas simples, muita teoria. Quero ver aplicar isso com qualquer pessoa fora da religião.
Caraca, eu já fui da religião cristã, mas sempre fui questionador, mesmo a igreja demonizando estudos sobre assuntos esotéricos eu comecei a estudar não só assuntos esotéricos mas estudando a bíblia de forma crítica, até que descobri e com evidências que a bíblia contém muitos plágios tanto do panteão de deuses gregos como outros deuses, deixei a religião.
Muito interessante isso de uma personalidade ter uma doença e outra não. Fiz um curso de radiestesia e a professora dava curso de mesa radionica também. Ela disse que quando faz a pesquisa na mesa pra um cliente, pode ser que o problema pode estar em um eu de outra dimensão e não no eu que está buscando a cura por assim dizer. Então ela cura o eu da dimensão paralela para resolver o problema
Fiquei com dúvida, ele é mago? Acredita em magia? Não conheço o Nino e as crenças dele, isso não é uma crítica, só fiquei curiosa pra entender mesmo. Quero dizer, ele tem essa visão crítica sobre a umbanda, cristianismo e etc, mas acredita em magia? Me parece um pouco contraditório, gostaria de entender.
Ele é mago porém não acredita nos fenômenos. Eu mesmo tive algumas experiências com o ocultismo. Entretanto, nem eu mesmo acredito nas manifestações causadas por ela. Acredito que a mente ou o subconsciente é quem provoca os fenômenos, que para mim há como explicar.
Eu recebo espíritos há mais de 30 anos.e hoje desenvolvi uma diabete emocional e já estou com neuropatia. Nunca bebi bebida alcoólica e em fumei. Fui criada em convento.
Vixi são esses próprios espíritos que desenvolveram a doença em vc . Agora fora do sistema religioso vejo que as ações desses espíritos são sempre as mesmas 😉
Prof Daniel Gontijo..sugiro o tema qdo for algo relativo a umbanda ou candomblé, questionar mais sobre os "feitiços" q são praticados por muitos membros dessas religiões
Sempre ouço que o grande luto é a descontinuidade da vida, o o quanto é confortável pensar rm reencarnação, ou outra continuidade. Para mim, a finitude da vida é uma ideia que trás alívio. Viver infinitamente seria exssperador. O que eu acho trite é o momento da morte, mas ele ainda é vida. Tenho experiências de ficar profundamente incosciente, e isso foi antecedido por um sofrimento insuportâvel. Quando fica insuportável, nosso corpo colapsa e o tempo cessa. Não é um adormecer, não há descanso. Há um fim da sensação do tempo, no desespero máximo. Outra experiência foi com um afogamento que por um tris não me levou a morte. Novamente o desespero mâximo - em vida. Na morte, o nada sbsoluto.
A linguagem falada tem em torno de 6.000 anos .. Antes disso a telepatia era a linguagem predominante no planeta. Hoje, esquecida... Recomendo que continuemos a estudar, porque o saber é infinito...🦋✨✨✨
Acho que esse argumento 22:43 da indução do transe através da música e do som pode realmente ser legítimo, porém conheço inúmeras pessoas dessa religião que manisfestam através da incorporaçao sem qualquer música ao redor. Essas incorporações definitivamente não estao condicionadas simplesmente ao som dos atabaques e ponto cantados.
Concordo com vcs em quase tudo, tbm sou muito cética, ateia. Há pouco tempo, conheci um casal de zeladores de terreiro, os quais ficaram meus amigos, e resolvi começar a frequentar a umbanda. Eles sempre me convidavam, mas, eu dizia q não ia porque eu não tinha fé. Acabou que há um mês comecei a frequentar, fui pesquisar mais sobre, pensei, vou viver essa experiência, deixar o racionalismo um pouco de lado, quem sabe... Esse vídeo foi muito triste pra mim.. hahahaha. No entanto, antigamente eu prezava pela "verdade" (sou formada em filosofia), hoje em dia eu prefiro me divertir, e a vida é bem mais divertida com macumba. Não sei se vou conseguir prosseguir nessa estrada, mas, vou tentar.
Essa da Lemúria é uma umbanda iniciatica dita de alto nível ,fundada pelo Mata e Silva,eu frequentei por 2 anos ,eles diziam que mulher não pode ser mãe de santo porque menstrua e solta energia negativa e desgraça a vida do homem pela ponta dos dedos,era uma humilhação pra gente porque quando menstruava tinha de usar uniforme e todo mundo sabia porque a gente não estava com a roupa de trabalho,aí o Rivas começou ficar doente e mudou de ideia e transformou a mulher dele em mãe de santo e ela herdou o tal sétimo grau dele, engraçado é que mulher nenhuma podia ,ele esculhambava todas as mães de santo e está a mulher dele dando iniciação.
Nunca frequentei a Umbanda, mas sou interessado em conhecer mais. Estou lendo o livro "Proto Sintese Cosmica, escrito pelo F. Rivas Neto. Já notei que há rivalidade ou diverença de pensamento com a Umbanda Sagrada, R. Saraceni. A senhora indicaria alguma linha? E o que acha do Kardecismo?
Explicar o inexplicável. A existência não teria graça sem mistérios. Como o ser humano pode atingir o espírito. Somos tão pequenos perante o universo. Tem coisas inatingiveis.
Ex médiuns ,existe sim ,a mediunidade não é eterna ,normalmente é uma missão depende dos dois lados ,do lado espiritual ,e do lado material ou seja do indivíduo ,da disposicão desse indivíduo em assumir este trabalho ,nem todos ,suportam o trabalho ,como se submeter a regras ,periodicidade do trabalho ,comprometimento ,ser médium tanto como mesa branca como ,como umbandista exige um grande esforço e compromisso dos médiuns dos verdadeiros médiuns ,nem todos são fortes o suficiente para o trabalho ,sem querer agredir ninguém!
Muito Top a Live,meu pai sempre foi Umbandista,mais eu nunca gostei e acreditei nessas coisas,mais respeito. Inclusive estou assistindo a live ao lado de uma porrada de imagem de Exu.rsrs
Massa um mineiro sem disfarçar o sotaque. Segundo; amei a forma como vcs trataram a religião ou a não religião. Parabéns pelos entrevista. Já conhecia o Nino, mas não acompanhava. Pretendo acompanha- lo a partir de agora.
Noto sempre isso no ateísmo como percebo no Daniel... os caras não entendem NADA das religiões e q querem fazer o " debunk .. o que custa conhecer melhor o o assunto o qual se aborta.. esta cheio de doutores teólogos ateus pelo mundo q conhecem a fundo a bíblia para saber defender suas verdades.
O abiguinho diz que não acredita existir espíritos, depois diz q n acredita em Deus, ai vc vai ver o canal dele diz que evocou e conversou com Valak? Ensina rituais de banimento para espantar encostos? Só acredita nos demônios será?
Esse vídeo foi ótimo, me rendeu muitos risos dos comentários durante a live. Quanto ao Nino, perdeu um tempo danado num centro: descrente, não cuidava da limpeza do corpo no dia dos trabalhos, como praticar sexo e outros, não tem dom de incorporação, então enganava a si e os outros. Já vi muitos médiuns fajutas iguais a ele, mas também já vi outros realmente com dons, mas foram poucos.
Ja participei de terreiros como medium. Algumas coisas nao tem como explicar. E fato de ha uma alteracao de consciencia sim. Mais uma coisa que nao consigo explicar sao as visões. O Nino com todo respeito entra em contradição muitas vezes e nao consegue explicar.
Discordo de você, Nino, o terreiro Bate Folha nação Angola, na Bahia, que conta com mais 100 anos, tem imagem de Sta Bárbara, feita em madeira e todos os anos tem a procissão de Sta barbara. A visitação a esse santuário é uma verdadeira festa de história, de fé, respeitando a tudo e a todos. Um dia, se puderem visitem. Nós dão muita atenção, e é apresentado tudo sobre o Terreiro Bate Folha. Sensacional.
~ GRUPO DE ESTUDOS EM TCC: go.hotmart.com/N72740579L
~ MEU CANAL DE CORTES (VÍDEOS CURTOS): th-cam.com/channels/unw2mQVG_viJV-PQ6dUdtw.html
~ MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx
~ SEJA MEMBRO: Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; 2) Receber de 50 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudos que eu promovo regularmente; 3) Acessar conteúdos exclusivos sobre ciência, ateísmo e religião; e 4) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim.
Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar membro: th-cam.com/users/danielgontijojoin
Vai comprar algum livro (ou outro produto) na Amazon? Entre lá pelo meu link pra me apoiar: amzn.to/376oz8q
~ LIVROS SUGERIDOS:
- Despertar: Um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50
- Religião para ateus (Alain de Botton): amzn.to/3lTx7UO
- Paranormalidade: por que vemos o que não existe? (Richard Wiseman): amzn.to/32EaAUL
- Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas (Michael Shermer): amzn.to/2IrMyVT
- História da bruxaria: Feiticeiras, hereges e pagãs (Russell & Alexander): amzn.to/3kKPXwV
- Por que não sou cristão (Bertrand Russell): amzn.to/3s87qSZ
- O reino: A história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal (Gilberto Nascimento): amzn.to/3fFCeY9
- Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO
- A casa: A história da seita de João de Deus (Chico Felitti): amzn.to/2Rj3yhP
- O mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV
- O espírito do ateísmo (André Comte-Sponville): amzn.to/3ccZ2wt
- Cérebro e crença (Michael Shermer): amzn.to/3fbTna5
~ MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo
~ MEUS EQUIPAMENTOS:
Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW
Webcam Logitech C922 Full HD: amzn.to/3lJr5WN
Cheguei a uma conclusao : Na minha opiniao o autor dessas ideologias busca um interesse por traz dessas lives em querer divulgar a opiniao propria dele, esta fazendo uso dessas ideias para atrair seguidores e possuir vantagens sobre isso. Quando uma pessoa tem a sua opiniao propria sobre um determinado assunto, ela guarda pra si mesmo sem a intencao de transformar isso em uma doutrina que e o que acontece. Existe um interesse nisso tudo que so ele sabe a vantagem e o lucro que esta agaranhando diante da divulgacao de umas ideologias absurdas e anti crista.
B
Visitei por 2x o terreiro onde o Nino trabalhava, minha tia estava indo e me chamou, na Vila Maria, na primeira vez achei ruim, ele tocava mal e cantava mal, ele que puxava os pontos, se não me engane em uma gira de preto velho, passei em consulta com o pai dele, não percebia energia ali, pelo que me lembro tinha mais firmeza na ex esposa dele, me parecia a única médium ali kkkk, nem se sabia quem era sacertode, sacerdotisa, zelador ou zeladora, uma coisa de qualquer jeito, parecia mais uma reunião entre eles brincando de umbanda e resolveram atender assistência, falei pra minha tia, tô fora, nem me chame mais, ela insistiu e fui na outra sexta, que se não me falhe a memória era caboclo, mesma coisa, ele abriu a gira cantando mal e tocando mal, depois saiu da curimba e foi lá trabalhar, passei novamente com o pai dele, o senhor é bem simpático, mas o mesmo trejeito do guia anterior kkkkk ou seja, na minha humilde opinião, ele está falando dele como exemplo, ele não serviu para a Umbanda, a "Umbanda não é para todos", nem todos servem, misticismo demais, lá não voltei mais, 15 anos pra saber isso de Umbanda? Se naquela época ele dava passe sem acreditar no que estava fazendo e muito menos onde estava, e pelo que sei o desligamento veio com a separação de sua esposa, enfim, pra mim desde o primeiro dia que vi, pessoalmente, não senti firmeza pra não dizer outra coisa, pelo menos trabalhando na Umbanda, e observações, Ogan vc nunca foi, e não se sai de um terreiro com guia no pescoço. Esses 15 anos aí te deram 3 meses de experiência e vivência.
Obg
15 Anos para descobrir que nao acredita nisso kkkkk rapais mas que cara esperto esse hemmm 15 anos esse youtube toda hora aperece um mais maluco que o outro
Cara, isso do cara cantar mal e tocar mal o atabaque vai de cada um nem todos estão 100 % perfeitamente nas giras eu tenho um pouco de dificuldade na questão das palmas mas isso é devido ao meu trabalho por causa que uso muito as mãos e as vezes tenho dores nos braços e por isso a minha dificuldade. A questão das guias existe duas guias dentro da umbanda a guia de trabalho que usa nas giras e a guia de proteção que pode usar no dia a dia, isso que ele falou de ir a tal lugar com a guia pode ser que não deu tempo se tirar ou sei lá..
@nandogallani1 eu também frequentava lá e sempre tive a impressão que ele nunca incorporou nada e não gostava de estar ali. E, sim, o desligamento veio com a separação da esposa que era a mãe de santo do local.
@@solangesimoes6320Interessante, conte-me mais como funcionava.
Essa é uma corda que vc puxa e não tem fim. Eu adoraria que existissem evidências cientificas do "não existe" e ao mesmo tempo evidências espirituais do "existe". Trabalhei por 40 anos na Umbanda, fiz obrigações do Candomble (iniciação) , tive terreiro, a dois anos encerrei tudo por questões de saúde. E hoje...não consigo explicar nenhuma das duas coisas: existe ou não existe?
São tantos fenômenos que nossa mente nos remete à duvida, sempre. Quem nunca esteve dentro, com certeza duvida. Mas, quem esteve se perde em perguntas e respostas super enigmáticas. Conversa pra mais de metro...e...acaba sem conclusão kkkk difícil viu...
Alguma coisa que não existe tem evidência científica de não existência?
Não se prova que algo não existe. Isso é inversão do ônus da prova.
@@NinoDenani ok. Você entendeu o que eu quis dizer. A questão são as provas e existência ou não de fenômenos. Complicado tudo isso.
É complicado né
Nessas questões de existe ou não existe, eu fiquei em cima do muro, mas eu escolho acreditar, porque me faz bem, então eu sou medium, até porque provar com certeza que no exite, tbm não dá. Gosto de ver as experiências das pessoas e consigo ver os motivos pelos quais não acreditam mais, e pra mim tbm faz sentido.
MOLHAR AS PLANTAS, VER CRESCER, DAR COMIDA PARA O SEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO, ISSO É A CRENÇA NA VIDA,!!!!vc acredita em em alguma coisa, só não quer dar nome de Deus.
Meu pai tinha um centro de Umbanda e na época eu tinha 11 anos. Um dia eu estava com meu pai, uma mulher e um homem, todos eram médiuns do centro. Não era dia de sessão, mas meu pai incorporou e disse que precisava de uma ferramenta pra desenterrar alguma coisa. Estávamos numa área rural, ele saiu no escuro e nós o seguimos. Ele deitou várias vezes com o ouvido no chão e no último local estávamos bem longe. Ele começou a cavar e depois tirou alguma coisa do meio da terra. Era um boneco de pano com agulhas e ele só disse que uma mulher negra tinha feito aquilo pra matar alguém. Ele voltou ao normal nesse local e parecia não saber o que tinha acontecido. Gostaria de um dia contar isso pra você Daniel e o Neuromágico.
Opa! Semana que vem vai ter uma LIVE sobre isso no canal do Nicolas. Deve ser na quarta. Participe lá! 😉
@@vni1972 pois é concerteza foi isso
NESSAS INCORPORAÇÕES INCONSCIENTES ELE MESMO PODERIA TER ENTERRADO
Também já ocorreu com uma tia minha incorporada, saímos do terreiro, atravessamos a cidade e achamos um ebó numa encruzilhada, ela dizia que haviam realizado um trabalho para o mal de sua menina (minha tia)
@@ma-yq3xd Essa é fácil, A probabilidade de ter um ebó em uma estrada é muito alta.
Conheço o canal do Nino e não concordo com essa posição de que espírito não existe. Como consulente , uma vez fui ao terreiro em outra cidade, as pessoas nem me conheciam , e uma entidade me contou algo muito, mas muito pessoal, que só cabia a mim saber. Outro ponto, durante uma época que estive obsediada, via vultos , ouvia eles falarem comigo (ouvido esquerdo) e sentida a vibração da energia deles pois eles chegavam muito próximo a mim. Por último, minha falecida avó, uma pessoa pobre, nunca ganhou 1 centavo com isso, era médium de incorporação inconsciente (o que é raro), ela teve que frequentar por anos um centro espírita kardecista pra “frear” essa mediunidade pq ela não queria.
Se fosse verdade eles trabalharia pra polícia em busca de desaparecidos.
@@rodrigoleal4364 deixa de ser burro, segundo a justiça eles não acreditam e nem seguem nenhum tipo de espiritualidade, não é permitido médiuns entrarem nas investigações
@@rodrigoleal4364com o mínimo de pesquisa vc acha vários casos assim, tem caso até de espírito influenciando em julgamento, basta pesquisar
@@Seventh540 Vai em um terreiro fora do Brasil e manda Ogun ou outra entidade falar com vc em português.
Porquê uma entidade não se comunica através de um surdo que não aprendeu falar por não ter audição.
Coloca uma moeda em cima da sua casa e pergunta a uma entidade que objeto vc colocou lá, verá que ele não sabe.
Invente uma história falsa para ele e verá que ele também é falso...
A fé é cega, até que vc começar a questionar.
@@rodrigoleal4364 as autoridades chamam clarividentes para solucionar casos dificeis. Mas não vai a conhecimento público. Assim como bandidos usam Alta magia para se esconderem...
Respeito a decisão do irmão Nino Denani, de não querer continuar seguindo a umbanda, mas eu acho que as orientações dele dentro da umbanda, não foram bem fundamentadas dentro terreiro que ele seguia. Porque as colocações que ele faz sobre a umbanda são incompletas e vagas.
"Umbanda é a manifestação do espírito para caridade" crianda pelo medium Zélio Fernandinho de Moraes em 1908 através na manifestação do espírito Caboclo 7 encruzilhadas. Como informações técnicas "Umbanda é uma religião espiritualista, ritmada, ritualizada, de origem euro-afro-brasileira". É uma religião espiritualista por se comunicar com espíritos; É ritmada, pelo som de atabaques para o desenvolvimento dos trabalhos; É ritualizada por adotar procedimentos e ritos próprios para seus cultos; Tem origem europeia por partilhar os ensinamentos da doutrina espírita de Allan Kardec que era francês; africana, pois cultua divindades dessa origem; e, brasileira, por ter como elementos o índio brasileiro (caboclo) e o negro escravizado (preto-velho).
A Umbanda acredita em diversos deuses? A Umbanda acredita no Deus único, criador de todas as coisas, onipotente (tem poder sobre tudo), onipresente (está em todos os lugares) e onisciente (sabe de tudo). A umbanda acredita e respeitar a santíssima trindade ( Pai (Deus), Filho (Jesus) e Espírito Santo.
Quanto ao falar que durantes os rituais da umbanda mexe com a cabeça das pessoas, isto é mediunidade. Todos nós nascemos médiuns, uns menos aflorados e outros mais aflorados, sendo que alguns necessitam se desenvolver para controlar está energia. Com relação a espiritualidade, quem não acredita na relações espirituais, não acredita na sua existência e nem na existência de Deus. Porque nós somos espíritos e Deus também é espírito. A reencarnação é apenas um processo pelo qual o espírito passa para fazer resgates e executar tarefas para poder evoluir. Orixás são espíritos altamentes evoluídos e iluminandos que refletem um parte do poder divino para equilibrar o nosso planeta, refletindo este poder conforme a área de atuação de cada Orixá. Exus e pomba giras, são espíritos iluminandos, são guardiões de umbrais e também das pessoas, são mensageiros que fazem a ponte de comunicação entre nós, os orixás e Deus.
Recebem nomes como forma de patentes no mundo espiritual. Sugiro ao Prof. Daniel Gontijo que faça uma entrevista com Márcio Kain, que é sacerdote e professor, formador de sacerdotes na umbanda. E que possui o canal Umband'Boa que fala tudo sobre umbanda de forma simples e descomplicada. Pena que não dá pra falar mais porque ficará muito extenso. Mas respeito o irmão entrevistado, pela suas escolhas, só acho que ele não fez uma colocação clara sobre a umbanda. Só pra terminar acreditamos que quase tudo que acontece na vida de um ser humano, está relacionado a lei da ação e reação (retorno), assim como resgate de outras reencarnações, para a evolução do espírito. Pois o ser humano é o único ser, criado por Deus, que possui o livre arbítrio. Nem os anjos que estão próximos de Deus, tem o livre arbítrio. Então cabe a cada indivíduo, fazer as escolhas corretas. Obrigado!
Impressionada com a sua sabedoria 🦉
Tomara ele entreviste quem v sugeriu
Sou umbandista e realmente vc resumiu tudo,vc tá de parabéns sao poucos que tem esse conhecimento com nossa umbanda sagrada que o sagrado lhe abençoe e te proteja sempre
@@anapaulino5600acho difícil fazer essa entrevista pq pelo que aparenta ele só entrevista quem desiste e vem denunciar que é falso, fake... Mas eu gostaria de ver tbm. Espero estar errada.
O cara é medium claramente.....kkkkkkk
Bem raso pra 15 anos de umbanda... Vídeo serve para afagar os corações de quem busca o ateísmo e mesmo vendo no dia a dia os fenômenos inexplicáveis da vida não se curva, não se rende e fica na esperança de que alguém vai comprovar o incomprovável... Enfim, raso...
@Alexandre Rodrigues concordo contigo. Raso e confuso 🤦♀️
Assisti até 15 minutos...não consegui prosseguir por tanto ouvir: "tá ligado"...desculpa por não conseguir, rsrs
Achei bem raso também, e até um pouco desrespeitoso para quem esteve 15 anos dentro da religião. Entendo que seja para leigos, mas tinha formas bem melhores para se explicar sobre!
Também tive essa mesma impressão, raso. Assisti até o final e no final, ele não disse nada de relevante o suficiente que realmente seria algo que confrontaria de forma contundente a Umbanda. Esperava mais.
Com certeza, argumentos rasos e muita vaidade.
sou umbandista e participei do trabalho mediúnico e nesse terreiro a gente aprendia na prática. Nunca fui condicionada a nada. Minhas entidades foram se mostrando com o tempo e já começaram a trabalhar. As personalidades deles são completamente diferente da minha. Estudo muitas coisas, inclusive psicologia e neurociência . Tudo que aconteceu comigo foi muito espontâneo. sou apaixonada pela religião. Mudou minha vida e eu nunca tive que fazer trabalho para conseguir nada. Os orixás e falangeiros me abraçaram como ngm. Mas com certeza, não é para todos.
Só quiumba kkkk
O mundo espiritual é para todos mas nem todos são para eles. Ou seja, a umbanda é para todos mas nem todos são para ela. Eu sou umbandista a 42 anos. Eu nunca vi alguém tão ignorante quanto esse cara faça-me o favor. Ele não acredita em espíritos ele é feito apenas de matéria🤦🤦🤦.
intteeressante como vc , realmente acredita nisso. Gostaria de ver um estudo sobre oq acontece no cérebro das pessoas para elas chegarem ao ponto de crer em entidades ou q incorporaram algum espírito.
Kkk pior e a pessoa acreditar em médico , medicina alopática e industria farmacêutica
Encomenda esse estudo então pow, não precisa ficar só questionando, pode ir pra campo e pesquisar. @@DANIELGOMESDEMORAISCIRILO
Daniel sempre trazendo assuntos interessantíssimos pra gente!
Certa vez vi algo muito negativo na Umbanda. Meu chefe era umbandista, o pai de santo dele disse que havia uma funcionária que poderia prejudica lo no trabalho. Ele fez de tudo pra tira la de lá. E conseguiu. Pra ela não foi legal, pq o local de trabalho era próximo da casa dela, e ela estava bem entrosada no ambiente de trabalho. Enfim, ela foi prejudica por conta de uma "previsão " de um guru espiritual.
Um abuso da religião!!!!
No caso o erro do seu chefe que não teve senso crítico e tomou essa decisão.
Não é isso que a umbanda prega, e eu te falo com propriedade.
Podemos utilizar o exemplo do cristianismo, que eu particularmente acho uma religião linda e tem como base o amor. Se um dito pastor rouba dos fiéis, ludibria eles, não significa que o cristianismo é uma religião horrível, significa que um indivíduo se apropriou daquela religião para fins "maldosos".
O problema não está na religião, está nas pessoas. Assim como dito no comentário acima, o seu chefe não teve senso crítico algum e se deixou levar. E outra na umbanda a gente aprende muito sobre a fé (ao menos aonde eu frequento), e aprende que tudo o que eu fizer para o outro retornará pra mim. Logo, se me é falado que alguém vai me fazer mal e eu tenho fé, eu confio que o que for de merecimento (dentro da lei) para essa pessoa, vai chegar até ela.
Não leia a umbanda assim, pois eu te garanto que não é isso.
Tbm já trabalhei em um ambiente assim,onde misturavam amizade, religião,no caso,umbanda e demitiram as pessoas por conta de desentendimentos religiosos.
A doutrina em si é perfeita, oq acontece é q os membros a deturpam, pela ignorancia e falta de estudo ..
@@ma-yq3xd foi o líder do centro que ele frequentava que o orientou a tira la de lá.
Existem muitos que se imaginam médiuns ,agem como médiuns ,mas nunca foram realmente médiuns!
Esse me parece o caso dessa pessoa no vídeo
Claramente o caso dele aí. Só de ouvir falar já dá pra perceber.
verdade. Esse nunca foi um médium de verdade, deve ter sido aqueles pé de chinelo, pode notar que ele fala coisas que nem ele, e nem o daniel sabe explicar só dão deduções
Eu sou feliz como Cristã, todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor .
Vc está debaixo do poder do inimigo .
Acredite se quizer mas foi Deus quem te criou .
Ninguém tá te convencendo a ser Cristão e sim tentando te evangelizar e isso foi o que Jesus mandou .
Ide e pregai o Evangelho .
Aí mona então ta
Está pregando no deserto.
Bem, achei excelente a entrevista, porém confesso achar esse Nino uma pessoa completamente contraditória... ele diz que "acredita que amanhã o gato mia"... da mesma forma que também afirma que as vezes consegue "enxergar" como que é o quarto de uma pessoa completamente estranha... um cara que está defendendo a bandeira do cientificismo ao mesmo tempo em que se veste de mago e se utiliza dos velhos símbolos antigos da magia... como também se utiliza de nomes das ordens passadas as quais pertenceu para criar a sua própria!!! Vejo dois cenários pra esse sujeito... ele virando um Leandro Karnal, que declaradamente era um Jesuíta, depois passou a ser ateu, mas fala com propriedade do catolicismo e lucra das informações que adquiriu enquanto era católico... ou virando uma espécie de Paulo Coelho, que vai arregar quando os espíritos com quem mexeu a vida inteira, sem botar fé, vier de fato atrás dele!!! Fico com um pé atrás das suas reais intenções!!!
compartilho da sua opinião... bem contraditório...
Ele dá pinta de quem vai virar guru de seita mesmo
@@alinefernandes4676 ele já é, né?! Só vc visitar o canal dele ou vê-lo em alguns podcasts...
Seu comentário é perfeito!
Concordo com a sua resposta !
Como um cara q estuda hermetismo e sabe sobre magos e bruxos estou admirada com sua visao sobre religião espíritoa e ateismo. Sem comentários
uma religiao onde um lider da seita permite ou mesmo ensina como fazer o mal ao proximo nao pode ser coisa boa.
Então o cristianismo não é bom já que eles ensinan e aceita a intolerância religiosa
Respeito, alguns pontos achei bem interessante e até faz sentido.
Agora gostaria de uma explicação de como uma pessoa que nunca te viu na vida " sobre a irradiação de outro espírito" como ela consegue falar sobre coisas que você nunca disse para ninguém? Coisas que vc viveu, passou e você não conhece essa pessoa e não tem ninguém ali que te conhece, como já aconteceu cmg!
Se puder explicar esse tipo de experiência, vivência.
Sim mano isso aí N tem como explicar!!! Ou ele vai dizer que é explicado neurológicamente
Amg, é aí que a galera coloca física quântica tá ligado? O que já tá bem mal visto... Mas até que faz sentido pra se especular as possíveis explicações sem extrapolar e afirmar que são reais. Rsrsrsrs
@@JadeOhara aí aí aí rsrsrs
O inimigo conhece nossos passos sabe tudo que a gente faz e quando ele incorporar em alguém ele consegue falar tudo que vc fez a única coisa que ele não sabe e sobre o que vc ainda não disse a ninguém pois o que ta na sua mente ele não sabe mas consegue deduzir.
Simples...Leitura fria e linguagem corporal. Até eu consigo dizer coisas da sua vida sem te conhecer k😂😂 acredita quem quiser nessa bobagem gigantesca que é a umbanda
Eu achei o Daniel um ótimo entrevistador, deixa o entrevistado falar, permite que ele se sinta confortável a ponto de se contradizer, parar e reformular pensamentos. Enfim: achei a conversa interessante pois pude observar as nuances do entrevistado sem muita intervenção dele. Perguntas amplas, deixa que o entrevistado mude o rumo da conversa da forma que ele quer e isso também é muito bom, pois o que ele evita também diz muita coisa sobre ele. Muito bom. Estou conhecendo a Umbanda pois tive uma experiência lá que eu não consigo explicar, sou psicólogo e estou tentando entender o que houve sem mistificar a realidade e, de fato, sem desrespeitar o local e as entidades, ter minha própria visão sobre esses processos mediúnicos.
O entrevistado falou que não é mais da Umbanda mas tinha várias sensações físicas inexplicáveis, mas também não acredita. Não sabe o que é, mas tem certeza que não é espírito. : Decide aí. kkkk
""Para quem acredita, nenhuma palavra é necessária;
para quem não acredita, nenhuma palavra é possível."
Concordo inteiramente contigo, eu já experimentei de giras e não tem como explicar. Eu tenho labirintite, eu rodei em casa, me concentrei, consegui girar duas vezes e fiquei mal. No Ylê, rodopio mais que o peão da casa própria.
Nem acredito que fui o primeiro a comentar! Mãe, tô no Prof. Daniel Gontijo!
O que eu ainda espero é alguém que se proponha a mandar a real e ter coragem de não dar voltas e sim de falar " não existe isso" " eu fingi" " era mentira". Esse Papinho que roda e não chega ao ponto não me interessa. Aliás a única que foi assim foi a garota dos arautos. Assisti 3 vezes. Essa teve coragem
acontece que ele pode ser acusado de intolerância religiosa e o processo vem com gosto . Só por isso .
@@fogonoparquinho7697 mas o fato dele ter fingido não significa q todos os demais TB finjam
Vc quer pessoas que confirmem as coisas que vc já pensa.
Vc tá levando a ciência como um crente leva a religião.
@@morfeusoueu1883 importância de algo é totalmente independente de algo ser real ou não.
@@morfeusoueu1883 sim, vou pesquisar algo que é incongruente, por definição.
Não faz sentido algum.
Posso te dizer o mesmo, inclusive: pesquise o que é um non sequitur.
Sem querer treta, mas a história de Zélio é um mito palatável para a branquitude … a umbanda tem origem com o povo Bantu. E antes q critiquem meu comentário, eu entendi o comentário do Nino.😊
Me explica onde posso achar fontes sobre isso? já ouvi falar que a umbanda tem origem há milhares de anos, e que alguns espíritos que trabalham na umbanda surgiram de reinos místicos hoje extintos, mas nunca consigo encontrar nada sobre.
@@JogadordeMG procura o canal do Mario filho, ele explica bastante coisa sobre.
Teria alguma referência?
Procura a tese de doutorado do Tiganá Santana. O pai David Dias e Guilherme Watanabe tb falam sobre essa realidade com mta propriedade.
Como o colega citou, O Mário Filho tb eh uma ótima fonte!
Não sei se vcs conhecem o livro Corpo em Depressão do Alexander Lowen ele fala pq existe tanta depressão no mundo de hoje por termos perdido essa conexão com o sagrado...Recomendo que leiam..
Tenho pensado sobre isso por estes dias, principalmente com relação aos adolescentes.
É muita Internet e pouca inclusão de grupo, muito Eu e pouco Nós...
Excelente live! Se macumba ganhasse jogo, o Campeonato Baiano terminaria empatado.
Macumba não é Umbanda, e esse " ex médium" só deseja 1 minuto de fama. A Umbanda , pelo menos a que eu estou , não tem tambor, nem tem feitiço. Estudamos e seguimos o evangelho de Cristo.
@@elenitaseerig9685 falou certo: A que vc está....Porque toda religião tem suas ramificações .
A religião tem como objetivo a evolução e a caridade, não obter conquistas pessoais. Na Bahia a maioria dos “macumbeiros” são de candomblé, uma religião completamente diferente.
Kkkkk o Nordeste não teria fome kkkk
Parabéns Prof. Daniel Gotijo e Nino Denani pelo bate papo. Conteúdo bem explicado e fundamentado.
Olha a primeira vez que eu cheguei em um terreiro de umbanda foi muito bacana, não falei absolutamente nada.
A entidade ja foi falando tudo o que eu precisava... Uma vibração bacana.
🤦🙄
Kkk
Muito bacana o contexto. Mais eu penso que em toda religião, todo mundo tem que viver sua experiência. O que eu vejo ai são 15 anos fazendo algo raso não se entregando a experiência por completo. Não tenho nem um ano ainda frequentando não me considero ainda Umbandista , porém tive diversas experiências que seria impossível ao meu ver eu criar isso. O que eu penso é : - Deus te deu livre arbítrio e você pode sim ouvir a vivência dos outros, mais antes de você conhecer e comprovar ,fica difícil. Cada um tem sua missão, não desistam de buscar, avaliar e tirar suas conclusões mediante sua experiência e não pelo que os outros falam, até porque 15 anos é muito tempo pra tirar essa conclusão. Tenha o seu tempo opte por conhecer as coisas a seus olhos e sentimentos e não pelos outros.
Basta observar o desleixo e o desconhecimento que ele demonstra sobre inúmeros aspectos da prática. Não entendi o que ele se propôs a fazer todo esse tempo nesse terreiro rs Ah, entrou por causa da mulher. Ah, entrou porque gostou da bagunça. Ah, pro atabaque não tem muito segredo (nossa, essa foi de f****). Até sugestionar que o objeto que as entidades descobriam o local no teste de incorporação se davam porque "ouvia-se a respiração diferente", "ninguém impedia o médium incorporado de ir ao local", ai porque as microexpressões, ai porque acontecia alguma coisa que ele não sabe o que é, mas que certamente se dava porque o fenômeno era falso! =D
Gostei demais do assunto e da condução da entrevista. Fiquei muito curioso em entender mais sobre a Umbanda, mas achei que o entrevistado ficou muito mais preocupado em dar explicações psicológicas e científicas que ele acredita sobre a religião.
Tbm achei. Está deslumbrado que está estudando e quer parecer culto. Falou falou e não disse nada
Pois é uma das crenças dele.
@@vanyfila Também achei só pelo começo!!! O TÁ LIGADO toda hora não da p aguentar!!! Isso se usa em conversas informais.... afffff . Parei no começo!! !!!!!!
@@mariadagracamidon283 olha o preconceito aí!!!
Ele não é nenhum Divaldo deslumbrado do espiritismo que só usa palavras inalcançáveis, pelo contrário, me pareceu alguém muito acessível.
Sobre a parte histórica da Umbanda e outras coisas, o canal "Tradição - Mario Filho" é excelente!
Umbanda é maravilhosa religião linda
Infelizmente como todas as outras existem pessoas honestas e charlatões.
Ser humano que faz besteira e terceiriza a responsabilidade
Para quem gosta de história e quer saber sobre a formação histórica-social da Umbanda, o Canal "Tradição Mario Filho" aborda a "genealogia" da Umbanda, numa perspectiva crítica. Há vídeos sobre essa genealogia, sobre cada um desses cultos que vieram a dar no que são hoje as Umbandas; há vídeos sobre as "entidades" do culto, vídeos sobre questões liturgicas, etc. Tudo isso sempre relacionando aos processos históricos que condicionaram todos esses elementos acima citados. É verdadeiramente muito bom. Recomendo
Obrigada pela indicação
Eu amo esse canal
Estou revisitando esse vídeo novamente,porque conclui que o acontece no transe é realmente isso que é mencionado no vídeo.na minha experiência e investigação dentro do transe o que acorre é uma projeção de personalidade que se manifesta através de uma indução,da música,da animosidade e entusiasmo do local etc..
E essa projeção é uma criação minha condicionada a idéia do que seria tal e tal entidade.
Por isso o caboclo se manifesta como um indígena, o preto velho é só gratidão,humidade,o marinheiro vem bêbado etc..
percebi que tudo o que passava na minha mente na hora do transe eu já tinha conhecimento, nada de "novo".
além disso percebi que a quando eu mudava minha visão sobre a entidade a entidade mudava.
Então no início pra mim exu era diabo então ele era kk
Quando eu fui mudando meu olhar ele foi mudando, kk no fim percebi que quem mudou sempre foi eu kk
Realmente são arquétipos inconscientes que ali naquele local eu posso manifesta-los coisa que não faço no social-cotidiano comum.
E concluindo como eu ja tinha feito em outro comentário é a voz interna,mas como prático auto-observação (meditação) obtive essa distinção que as vozes ou as narrativas são todas minhas kk
Ou seja,.são criações da mente
Essa análise dos arquétipos da entidade é bem porca e frágil. Não dá pra falar de algo sem ter vivido e saber de fato como acontece
@@claudiorax Como vc fala "n da pra saber de algo sem ter vivido" se o cara ta literalmente relatando oq ele VIVEU??
Concordo com voce
marinheiro vir bêbado é foda em amigo, sabe muito Kkssksksksksk 😊
O que eu achei engraçado é que ele esperou 15 anos para perceber que era uma invenção? Então ele era a própria invenção encarnada. E outra, ele foi falar do panteão dos orixás na umbanda e se perdeu. Citou orixás do candomblé.
Ué, mas ele falou que encorporava preto velho e tudo..
ele devia ser a invenção
A pessoa acredita que os seus próprios pensamentos são colocados lá pela entidade. É como na igreja evangélica, a pessoa fala dos próprios pensamentos achando que são inspiração divina.
Vc moço que fala que em estuda a mente. Sabia que existem guias que estimulam o conhecimento exatamente através do estudo da mente? Sabia que por estudar a mente em suas diversas vertentes não o obrigado a deixar uma crença espiritual de lado?
Sou medium de umbanda a alguns anos e por intermedio de meu Exu que atua no campo mental passei a estudar psicanálise e sou psicoterapeuta hj, sem misturar uma coisa com a outra. O mundo espiritual está todo interligado no âmbito físico e mental e espiritual. Espero que se reencontre
Tem gente que nunca muda…engraçado neh
Cada um sabe de si, mesmo quando equivocado. Pra mim, deixar de crer foi libertador. Primeiro abandoneio catolicismo e depois me descobrir ateia. Foi tudo muito espontaneo, natural, me trouxe muita leveza e me livrou de culpas que sentia, mas nem reconhecia de onde vinham. Hj sou mais feliz e foi por ter deixado de crer.
Esse entrevistado passa credibilidade. Ñ està ressentido como muitos q saem de uma religiao ou do teismo por ressentimento. Ele foi educado e nem agressivo. (E agressividade não é necessariamente um xingamento, pode até ser um sorriso irônico).
ele é um mentiroso, satanista na miuda e com boa lábia em busca de seguidores, desacredita não, tudo é barganha, tanto aqui como do outro lado, vai lá espiar o canal do mago anti-cristão rsrsrrs
Ouvi tanta coisa do Nino antes de ouvir o próprio falar, mas ninguém nunca me disse que ele mudou porque foi estudar. Quem é o injusto da história, né? Conhecimento é tudo. Ele é ótimo.
"Exú é como aquele amigo do buteco". Que definição de Exú é essa? Muito chula essa definição pra quem viveu 15 anos dentro da Umbanda e no mínimo explica para leigos de forma desrespeitosa e imprudente.
Daniel e Nino juntos é uma das melhores collabs que o youtube nos proporcionou, mto bom!!!
Olha tem coisas que não tem explicação... Os estudiosos sempre dizem que o ambiente condiciona para a incorporação, que na verdade é a própria pessoa, as músicas, os trajes, etc...
Mas como explicar uma amiga minha que incorporou na rua do nada. Eu, ela e mais uma amiga estávamos andando e conversando numa boa, de repente do nada a mulher começou a gritar e xingar e rir ao mesmo tempo, e se jogou no chão querendo bater a cabeça na guia da calçada, tivemos que ficar segurando-a até voltar a si, o mais sinistro é que falava: " ela está doidinha aqui dentro", na terceira pessoa, tipo alguém estava falando dela. Não é brincadeira, é verdade, sinistro.... Ela frequentava centro de Umbanda, vestia branco, não sei explicar...
A psicologia lendo isso depois de tantos anos de estudos pra entender a mente: 🤡
Surto psicótico, pq um cientista ou um médico psiquiatra não incorpora do nada?
Live excelente, agora falar que a religião ensina conformismo e as crenças de pobreza e dor da recompensa…as religiões principalmente de matriz africana são totalmente contrárias a pensamentos escassos tanto e a espiritualidade africana caminha junto com a força da ação, se te é recomendado trabalhos espirituais são recomendados a mesma medida que você vá atrás, quem faz o contrário não é a religião e sim pessoas de má fé que utilizam a religião de forma totalmente errada pra ganhar dinheiro desenfreadamente e isso em nada tem conhecimento da religião, se as casas que você passou eram assim, sinto muito mas te falta conhecer casas de verdade…
Faltou MUITA coisa para o Denani. Mas muita mesmo.
Há dias penso em fazer um comentário criticando os pontos, no mínimo, nebulosos, com informações distorcidas e meias-verdades que ele tratou na conversa. Não cheguei até a parte da fala dele que você menciona, porque não tive paciência com a forma desleixada que ele aborda muitas coisas BEM importantes para quem tem respeito pela Umbanda e pelas religiões afro-brasileiras, (mesmo sabendo das questões problemáticas do processo de formação das Umbandas, os quais se expressam no cenário das práticas de hoje).
Em respota que fiz a um outro comentário desse vídeo, o qual a pessoa usou equivocadamente o termo "ebó" para se referir a um feitiço de maldição ou coisa que o valha, expliquei exatamente que um Ebó é um trabalho específico para RETIRAR negatividades que estejam atrapalhando a vida da pessoa, e que concomitante ao trabalho do Ebó, é INDISPENSÁVEL que a pessoa mude seu comportamento. E que ambos, Ebó e mudança de comportamento, são indicados atraves da consulta oracular adequada. Mecionei também que há casos em que a pessoa consulta e não precisa fazer nenhum trabalho, pois é recomendado no jogo exclusivamente a mudança comportamental.
Com todo respeito ao entrevistado! Me explique por exemplo dentro do espiritismo uma psicografia mecanica? Em que o medium , nunca teve contato com o espirito desencarnado ,escrever uma psicografia, com a letra totalmente igual a que o espirito tinha?
Outra o médium luiz Antonio gaspareto que pintava ao mesmo tempo 4 telas , deitado ao chão e quem assinava eram 4 pintores famosos ou não! A ciencia humana nunca conseguira explicar isso!! Vejo muito verniz em pseudosabios que acabam se perdendo, inclusive não conseguindo explicar, Certos fenômenos; até pq a causa desses fenômenos não esta no plano físico! Em fim vcs estão completamente certos dentro daquilo que sabem! Mais completamente errados denntro daquilo que ainda não sabem!! Fica muita duvida nessas explicações!! Fica a fica!!!
Nunca ouvi falar desse Nino mas na primeira pesquisa que fiz me deparo com um site dele cobrando 1200 reais por um curso básico de magia hahahahah, com assuntos que vc aprende em livros básicos que não passam de 200 se comprar físicos. E pior que o cara vem com essa posição toda cética e se diz Hermetista e quer vender curso de magia🤦. Que corja essa de abutres oportunistas que estão surgindo no meio ocultista e esotérico tentando enriquecer.
😮😮😮
Faça uma pesquisa inteligente, a superficie é casa da média.
@@vuittonprod Que pesquisa inteligente cara? A respeito de uma pessoa que vende um curso básico de magia por 1200 reais? Isso já diz muito sobre, inteligente é quem não cai na lábia desses oportunistas que se pagam de mago.
@@wiltvp Se sua ignorância te permite chegar até a home do Teoria da Magia ai já é um problema de limitação e preguiça teu :)
O curso Teoria da Magia é pra quem tem interesse mais profundo em entender as praticas mágicas e o que realmente acontece ali. No canal do Nino está tudo lá de graça basicamente, no curso só tem uma ordem certinha.
Agora se o problema é cobrar pelo conhecimento, lanço um desafio: encontre alguém que venda qualquer conhecimento que foi estudado por mais de 10 anos completamente de graça :)
@@vuittonprod Não tem nada de ignorância só pq não fui a fundo em mais uma ordem hermética e seu site, pela sua fala vc faz parte e está incomodado com minha opinião mas a questão é ter bom senso, cobranças absurdas pelo conhecimento, ordens cobrando mensalidade de incautos, jovem de 30 anos se pagando de mago etc... magia básica da para se aprender em livros como História da Magia de Eliphas Levi, Três Livros de Filosofia Oculta do Agrippa entre outros e no máximo vai gastar uns 200 reais se for em livros físicos, o que justifica um curso que provavelmente é um compilado de outros autores e livros por 1200? Ou como vc diz só pra dar uma ordem certinha.
Estou amando a Live e o respeito. Sou umbandista entrei em um terreiro para conhecer meus guias pois atualmente moro na Itália e aqui não tem terreiro, continuo meu trabalho com a umbanda em casa com incorporação, não tenho atabaque (bato palmas), não tenho as ervas mais usuais e meus guias são a mesma vibração do terreiro. Se há um mecanismo de alteração de consciência realizo isso em casa sem saber!
O segredo para ser um bom entrevistador é o respeito e o afeto pelo entrevistado e principalmente não esquecer que diploma nenhum ensina o que só a vida pode ensinar através de muita dor , frustração e sofrimento.
Jerome D Frank em seu livro Persuasion and healing mostrou que quando o assunto é psicoterapia, um bom curandeiro sabe diagnosticar tão bem como o psiquiatra melhor preparado.
Ciência tem seu valor, mas para curar feridas da alma, não passa de uma embusteira.
O que é embusteira
@@yin_xing , embusteira é alguém que faz um embuste, tipo um charlatāo., uma farsa.
@@marciasitonio409 ah entendi. Nunca ouvi essa palavra aqui no sudeste. Obrigado
@@yin_xing , no Rio se fala muito.
@@marciasitonio409 não fala não 😅 a não ser que seja uma cidade pequena bem no interior, aí talvez
até agora tô tentando entender essa história de ex medium, pelo que eu soube todos nós somos medium
Quando você abraça o mito,o mito te abraça também.
Professor Osvaldo Luíz Ribeiro.
Fantástico.
Vdd
Amo o professor Osvaldo
Candomble, umbanda são apenas religiões como tantas outras, é uma questão de fé!!
Neh
Vi na sua página, Nino, que você é Pós Graduado em Neuropsicologia, entretanto, por qual instituição? Pesquisei na plataforma do lattes e não encontrei nada.
Up
Sei não mano já vi coisa bizarra tipo vela acender sozinha em gira , e o foda é que eu tinha levado a vela então não era alterada kkkk
E eu já acendi vela fazendo um pedido pra meu orixá ( oxum ) e a chama ficou tão imensa ( devia ter mais de 20 cm ) que eu me assustei. Nunca tinha visto algo assim.
@@milenesouto1953 olha eu acendi uma vela uma vez e a chama ficou imensa, sinceramente nunca tinha visto igual, o pavio pequeno e a chama alta tipo uns 15 cm também, e ainda rodopiava e não tinha vento nenhum. fico perplexa quando lembro.
@@DizAgora sim, já passei por experiências assim tb. Não dá pra negar que há alguma força ali .
@@milenesouto1953 sim. A força do seu pensamento.
@@milenesouto1953 Sim, a força de um demônio.
No final o assunto decolou pra magia e eu "ué, me distraí um pouco e eles estão falando de rpg?" kkkkkkk mas apesar dessa estranheza, gostei do convidado
Imagina para quem tem TOC, se envolver com religião....misericórdia Jesus Cristo dos céus, só você na causa !!!!
O mundo espiritual é uma incógnita para a humanidade, essa é a verdade.
Uma vez em uma casa de umbanda, a entidade leu todos os pensamentos que passava em minha mente. Falou coisas da minha infância, que realmente aconteceu. Falou de coisas que iriam acontecer, e realmente aconteceram.
Gente essa live independente de não concordar com o ateísmo foi excelente a descrição do Nino sobre a umbanda super interessante .Eu sempre gostei da umbanda .Eu tinha uma vizinha que era umbandista e por incrível que pareça ela era filha de turcos e um dia ela me convidou ir num dia na umbanda .Eu fui e sai no meio da reunião ou culto e depois disso minha vida melhorou muito e algo que me lembro era que passei a dormir igual um passarinho e até o financeiro e saude melhorou .E assim toda vez que tinha problemas eu ia lá e tomava passes e melhorava tudo .
Depois fui transferido da cidade e fiquei fora muitos anos e um dia voltei aquela cidade e procurei por esse centro de umbanda mas no lugar dele estava um centro kardecista e me deram passes e tudo e me senti um pouco melhor mas não tão bom como o passe da umbanda .
Hoje quase não se acha mais fácil um centro de umbanda moro em BH e aqui e tudo longe e sinto falta da umbanda pelos seus passes .
A alguns anos tive uma depressão e não conseguia dormir aí procurei um centro e achei um perto de casa aí o espírito me disse tome chá de alecrim e tomei e aquele dia consegui dormir .Aí depois achei um médico que me deu dois remédios que me ajudaram demais a Certralina e o Rivotril .
Assim tenho muita admiração e respeito pela umbanda .🎉
Acabou indo para um médico que receitou medicamentos para o seu problema de saúde (insônia )... !
Vc não sentiu muito o passe kardecista, porque sua fé era umbandista.
Que legal todas essas discussões sem degradar ninguém, ao contrário.
Muito construtivo.
Explica então a questão da bebida, onde a pessoa quase se afoga bebendo e é como se a pessoa não tivesse bebido?. Explica então como alguém que nunca te viu na vida, contar com detalhes a sua vida, com datas. Explica as visões, o sentir espíritos , como a presença deles, explica como pessoas conseguem ver os espíritos e falar com eles. Explica a voz dos espiritos na cabeça do médium, explica as manifestações extra fisicas, explica como alguem que nao sabe dançar, dançar num terreiro sem conhecer nada do arquétipo, explica então com o quê uma pessoa fica possuida ?. Eu poderia ficar horas citando coisas que não têm explicações cientificas, mas que existem, são reais, e com certeza não sao frutos de nossa mente.
Tudo o que vc disse até que tem explicação mas tb não sou eu que vou explicar 😂
@@goncalomestre8664 🤣
Extra extra mais um um besta enganado.
Gontijo. parabéns pelo seu trabalho. sem dúvida, uma das suas melhores lives.
Eu amo pessoas que dizem não a ignorância.E acho incrível a conversa agradável e com respeito a tudo e a todos, até mesmo quando às pessoas quando não querem ver aquilo que são visíveis.Para muitos a olhos nus e para outros a vida ao longo da vida aquele que se acha o “sabichão” Irá aprender.Masssss pronto é só a minha opinião🌷🌷🌷
Daniel, você como um ateu assumido, conseguiria ir a campo (pesquisa) e observar a veracidade ou não dos fatos e deixar sua descrença total (como ateu) de lado e ver o que efetivamente acontece? Pergunto porque não é apenas a Crença mas tambem a Descrença(que no fundo é uma crença, pois o ateu acredita na inexistência de Deus, Espírito etc) que pode limitar a análise de fenômenos, em princípio, inexplicáveis pela ciência até agora conhecida. Fenômenos como José Arigó e João de Deus(apesar da péssima conduta desse ultimo) precisam ser alvo de observação e estudo e a descrença cega é um limitador. No filme "Predestinado" sobre o fenomeno José Arigó tinha um medico brasileiro que no ceticismo dele nao conseguia fazer uma avaliacao isenta por causa da descrença dele(apesar de diversos medicos estrangeiros terem vindo para o Brasil estudar o fenomeno denominado José Arigó). Ou seja, nao é apenas a crença cega, mas a descrença cega impede a investigacao isenta. Vale a pena. Mas escolha bem os locais e fenômenos...procure saber antes a seriedade. Acredito que não seja por entrevista que poderá tirar conclusões
Já estive em várias religiões e o mundo espiritual , os espíritos existem sim , no meu caso preferi numa força suprema o Criador o mais seguro e creio muitíssimo !!!
É cada qual com suas experiências 😉
Adorei a entrevista com a Angélica. Quanto a dúvida dela sobre novas ideias no espiritismo de Kardec, sobre alienígenas e outras coisas, talvez seja necessário a introdução desses temas que não se cogitava na época de Kardec. O mundo agora é outro e a sociedade também.
Gostei da live! Só achei que um ponto ficou meio solto e poderia ter ajudado a contextualizar melhor a visão de mundo atual do Nino.
Ele falou que era mago no início e, apenas no final, cita que acredita no mentalismo hermético. Poderia ter explicado mais sobre isso desde o início. O Caibalion é uma referência básica, então? Porque se for, há uns embates importantes com os conhecimentos reconhecidos como científicos pela academia.
Os magos e suas ordens podem não ter preconceito com a academia, buscar saberes acadêmicos etc, mas o contrário não é verdadeiro, rs. Vale outra live pq como foi mto rápido essa parte, pode parecer que a comunidade científica tem toda essa extroversão, acolhem filosofias/saberes múltiplos etc. Mto pelo contrário, a ciência acadêmica segue sendo bastante positivista, eurocêntrica e masculina (e pouco ou nada interdisciplinar/transdisciplinar), é só reparar como os pesquisadores que focam nessa integração de conhecimentos ainda são minoria nos departamentos; como é o caso, por exemplo, de estudos com ayuasca, mindfulness e psicologia/neurociências etc. Geralmente, o/a pesquisador/a já é visto como um excêntrico fora da curva (científica) dentro do próprio departamento...
Um dos poucos comentários sensatos q vi aqui e no chat.
Boa colocaria
Excelente ponto de vista.
Interessante. Concordo que a Ciência tem dificuldade em ser transdisciplinar (até porque isso requer um estudo de diversas áreas) mas não acho que isso signifique que ela deva acolher pseudociências. Um Físico pode não trabalhar com Psicologia, mas ele não nega que psicologia seja uma ciência. Analisar se algo é científico ou não é diferente de fazer uma pesquisa transdisciplinar. O que é pseudo ciência não resiste a uma análise básica.
Da uma pesquisada no canal do Nino, pq ele tem muito vídeo legal lá.
Ah, pois. Não tive paciência pra chegar até o final da Live. Mas também fiquei com essa dúvida sobre quais perspectivas ele se relaciona no momento em questão. Pois até onde eu sabia, o Nino fez o nome dele na internet como "mago hermetista". E desculpe o desabafo: mas eu já havia tentado acompanhar uma outra entrevista dele num Podcast de macumba há poucos anos atrás, onde ele falara sobre Hermetismo. Na ocasião, também não consegui chegar até o final da entrevista, porque a >forma excessivamente confiante dele esplanar sobre assuntos que ele flagrantemente não dominava
Quem vivencia a Umbanda sabe que acontecem fatos que não se tem explicação. Por exemplo, quando a pessoa vai conversar com a entidade e ela diz informações sobre a vida do consulente, sem nunca terem se visto antes.
Outro fato é q questão da incorporação. Minha incorporação é tranquila, sem “tremeliques”. E as pessoas dizem que eu realizo movimentos que eu não percebo q faço, durante a minha incorporação.
Acho engraçado a pessoa dizer que ama a Umbanda de paixão, mas não é mais praticante.
Outro trecho que me incomodou foi o fato de dizer que o Reino de Deus é para os humildes.
Essa visão de que tem que ser pobre pra entrar nos Céus depende da interpretação que cada religão faz.
Para o Espiritismo, a humildade seria ser pobre em espírito, onde o ser humano precisa ser pobre em sentimentos de orgulho, taiva, ódio, rancor, ganância etc.
E há o complemento dessa ideia quando se diz “Deixai vir a mim as crianças, pois o Reino dos Céus pertence aos que são semelhantes”
Ajuda nessa interpretação onde Jesus ressalta a pureza de sentimentos que as crianças têm e que isso é o que salva o homem.
Enfim, em uma “discussão” sobre determinado assunto, é preciso ver os dois lados da história.
Já fui umbandista e sei muito bem do que ele quis passar!!! É muito fácil dizer que é tudo invenção. Más não é bem assim!!!!
Nao? E como é?
@@Luiz-nh3sy não vou perder meu tempo aqui falando sobre minha história de mais de trinta anos trabalhando com a umbanda e o candomblé!!!! Concordo com a posição ateísta. Mas não sou ateu. Não gosto de religiões, más tenho uma história e não sou bagunça!!!!
@@guilhermefoeppel1220 eu tb tenho um historia, comecei na umbanda aos 6 anos de idade, as 19 anos fui inciado no candomble, hj tenho 43 anos de idade, mas hj te falo nao acredito em incorporacao e olha q eu era rodante, achava q incorporava, outra coisa so pra constar eu nao sou ateu, abracos..
Eu ainda não entendi oque esse cara está querendo com isso ! Não e porque ele era umbandista e não fazia nada certo e as entidades não tinha interesse nele que todos são assim ! Entidade sabe muito bem quem está dentro de uma casa pra fazer tudo errado , esse cara não sabe oque e sentir as entidades porque e um ser oco, sem fé .
@@valdineiahonorato319 eu acho q as entidades existem, o problema e q nao acredito em incorporacao...de ninguem
"....eu acho que, o que eu sou hoje eu devo à Umbanda"...
Prezado, independente de tudo que foi sustentado no "durante" da entrevista, isso aqui fechou com chave de ouro, pois, ainda que tenha sido a Umbanda que lhe fez adotar a respectiva busca incessanttprla verdade: já valeu
Saude, paz, vida longa onga e bons negócios.
Axé 🙏
que tempo bom esse que vivemos e estou há viver junto com vocês. Mas ainda hoje é difícil se expor com todos.
Fantastico ein Daniel!
Parabéns!
São muitas explicações neurológicas, extra sensoriais, para uma atividade só com pessoas simples, muita teoria. Quero ver aplicar isso com qualquer pessoa fora da religião.
Va a um show de música. Vera várias manifestações dos fãs e dos cantores
@@betesalsa2946 já fui em vários, nunca vi ninguém incorporando baterista kkkkk
Adorei a Live.
Conteudo muito interessante e respeitoso.
Convidado muito inteligente.
Sou espirita, mas adorei.
Um dia tudo será explicado 🎉
Caraca, eu já fui da religião cristã, mas sempre fui questionador, mesmo a igreja demonizando estudos sobre assuntos esotéricos eu comecei a estudar não só assuntos esotéricos mas estudando a bíblia de forma crítica, até que descobri e com evidências que a bíblia contém muitos plágios tanto do panteão de deuses gregos como outros deuses, deixei a religião.
Certa vez um homem perguntou ao Dalai Lama; qual a melhor religião para mim? Resposta: "Aquela que te ser um homem de bem ".......
Resposta correta: É aquela que te faz ser um homem de bem...
Aprendi que quem faz o mau para os outros nunca irá pra frente
Muito interessante isso de uma personalidade ter uma doença e outra não. Fiz um curso de radiestesia e a professora dava curso de mesa radionica também. Ela disse que quando faz a pesquisa na mesa pra um cliente, pode ser que o problema pode estar em um eu de outra dimensão e não no eu que está buscando a cura por assim dizer. Então ela cura o eu da dimensão paralela para resolver o problema
Fiquei com dúvida, ele é mago? Acredita em magia? Não conheço o Nino e as crenças dele, isso não é uma crítica, só fiquei curiosa pra entender mesmo. Quero dizer, ele tem essa visão crítica sobre a umbanda, cristianismo e etc, mas acredita em magia? Me parece um pouco contraditório, gostaria de entender.
Conhecia ele com alho relacionado a magia. Jamais como ateu. Uma novidade
@@ArleneMulatinho tbm fiquei com essa dúvida. Tão cético. E é mago?
Sim ele é mago, é ele é digamos... Paradoxal em alguns momentos
Uma vez dei uma olhada no canal dele e sinceramente, acho que nem ele sabe o que ele é
Ele é mago porém não acredita nos fenômenos.
Eu mesmo tive algumas experiências com o ocultismo. Entretanto, nem eu mesmo acredito nas manifestações causadas por ela.
Acredito que a mente ou o subconsciente é quem provoca os fenômenos, que para mim há como explicar.
Eu recebo espíritos há mais de 30 anos.e hoje desenvolvi uma diabete emocional e já estou com neuropatia. Nunca bebi bebida alcoólica e em fumei. Fui criada em convento.
Vixi são esses próprios espíritos que desenvolveram a doença em vc . Agora fora do sistema religioso vejo que as ações desses espíritos são sempre as mesmas 😉
Todo conhecimento do Nino hoje apoia-se no hermetismo "Tudo é mente " do Cabailom mas não sabia que esse livro apoiava o ateísmo .
Ótima Live! Eu vivi muitas situações semelhantes. Daniel tem que ter parte 2, 3... com o Nino Denani. Abs.
Muito bom o programa de hoje parabéns a todos 🎉🎉🎉
Prof Daniel Gontijo..sugiro o tema qdo for algo relativo a umbanda ou candomblé, questionar mais sobre os "feitiços" q são praticados por muitos membros dessas religiões
Sempre ouço que o grande luto é a descontinuidade da vida, o o quanto é confortável pensar rm reencarnação, ou outra continuidade. Para mim, a finitude da vida é uma ideia que trás alívio. Viver infinitamente seria exssperador.
O que eu acho trite é o momento da morte, mas ele ainda é vida. Tenho experiências de ficar profundamente incosciente, e isso foi antecedido por um sofrimento insuportâvel. Quando fica insuportável, nosso corpo colapsa e o tempo cessa. Não é um adormecer, não há descanso. Há um fim da sensação do tempo, no desespero máximo. Outra experiência foi com um afogamento que por um tris não me levou a morte. Novamente o desespero mâximo - em vida. Na morte, o nada sbsoluto.
Massa. Peguei no final. Mais começando a assistir.
A linguagem falada tem em torno de 6.000 anos .. Antes disso a telepatia era a linguagem predominante no planeta. Hoje, esquecida... Recomendo que continuemos a estudar, porque o saber é infinito...🦋✨✨✨
Acho que esse argumento 22:43 da indução do transe através da música e do som pode realmente ser legítimo, porém conheço inúmeras pessoas dessa religião que manisfestam através da incorporaçao sem qualquer música ao redor. Essas incorporações definitivamente não estao condicionadas simplesmente ao som dos atabaques e ponto cantados.
Concordo com vcs em quase tudo, tbm sou muito cética, ateia. Há pouco tempo, conheci um casal de zeladores de terreiro, os quais ficaram meus amigos, e resolvi começar a frequentar a umbanda. Eles sempre me convidavam, mas, eu dizia q não ia porque eu não tinha fé. Acabou que há um mês comecei a frequentar, fui pesquisar mais sobre, pensei, vou viver essa experiência, deixar o racionalismo um pouco de lado, quem sabe... Esse vídeo foi muito triste pra mim.. hahahaha. No entanto, antigamente eu prezava pela "verdade" (sou formada em filosofia), hoje em dia eu prefiro me divertir, e a vida é bem mais divertida com macumba. Não sei se vou conseguir prosseguir nessa estrada, mas, vou tentar.
Essa da Lemúria é uma umbanda iniciatica dita de alto nível ,fundada pelo Mata e Silva,eu frequentei por 2 anos ,eles diziam que mulher não pode ser mãe de santo porque menstrua e solta energia negativa e desgraça a vida do homem pela ponta dos dedos,era uma humilhação pra gente porque quando menstruava tinha de usar uniforme e todo mundo sabia porque a gente não estava com a roupa de trabalho,aí o Rivas começou ficar doente e mudou de ideia e transformou a mulher dele em mãe de santo e ela herdou o tal sétimo grau dele, engraçado é que mulher nenhuma podia ,ele esculhambava todas as mães de santo e está a mulher dele dando iniciação.
Eu não sabia disso, nossa que ceita louca.
Nunca frequentei a Umbanda, mas sou interessado em conhecer mais. Estou lendo o livro "Proto Sintese Cosmica, escrito pelo F. Rivas Neto. Já notei que há rivalidade ou diverença de pensamento com a Umbanda Sagrada, R. Saraceni.
A senhora indicaria alguma linha?
E o que acha do Kardecismo?
Explicar o inexplicável. A existência não teria graça sem mistérios. Como o ser humano pode atingir o espírito. Somos tão pequenos perante o universo. Tem coisas inatingiveis.
Ótimo vídeo!!!
Tudo é energia. Existe o bem e existe o mau. Cada pessoa escolhe o que plantar e cada um irá colher o que semear. Religião é uma grande hipocrisia.
Fui no canal do Nino:ele é ex Umbandista e agora é Magista.E têm coisa sinistra.Trocou o 6 pelo 3.Não trocou 6 por meia dúzia!!
Ex médiuns ,existe sim ,a mediunidade não é eterna ,normalmente é uma missão depende dos dois lados ,do lado espiritual ,e do lado material ou seja do indivíduo ,da disposicão desse indivíduo em assumir este trabalho ,nem todos ,suportam o trabalho ,como se submeter a regras ,periodicidade do trabalho ,comprometimento ,ser médium tanto como mesa branca como ,como umbandista exige um grande esforço e compromisso dos médiuns dos verdadeiros médiuns ,nem todos são fortes o suficiente para o trabalho ,sem querer agredir ninguém!
Muito Top a Live,meu pai sempre foi Umbandista,mais eu nunca gostei e acreditei nessas coisas,mais respeito. Inclusive estou assistindo a live ao lado de uma porrada de imagem de Exu.rsrs
😅😅😅
Os espíritos , segundo o espiritismo, dizem " se a ciência descobrir uma outra verdade , fiquem com a ciência". Hoje penso assim !
Entrevista fantástica!! Já fui atrás do canal do Nino para me inteirar mai sobre ele e seus estudos. Parabéns!!
Não entendi, ele disse que não acreditava no espiritual mas hj trabalha com isso ?
Sou umbandista,respeito todas as religiões ,amo a espiritualidade , axé a todos
Fantástico Daniel e nino parabéns live maravilhosa
Massa um mineiro sem disfarçar o sotaque. Segundo; amei a forma como vcs trataram a religião ou a não religião. Parabéns pelos entrevista. Já conhecia o Nino, mas não acompanhava. Pretendo acompanha- lo a partir de agora.
Noto sempre isso no ateísmo como percebo no Daniel... os caras não entendem NADA das religiões e q querem fazer o " debunk .. o que custa conhecer melhor o o assunto o qual se aborta.. esta cheio de doutores teólogos ateus pelo mundo q conhecem a fundo a bíblia para saber defender suas verdades.
Sério isso? O cara é ex-médium mas tem canal que fala de magia, magia da prosperidade e pactos mágicos aqui pra falar de ceticismo? 🤡
Muito interessante e esclarecedora a entrevista !
Achei a explicação do Nino sobre a voz interior muito interessante, vou pensar mais sobre isso.
O abiguinho diz que não acredita existir espíritos, depois diz q n acredita em Deus, ai vc vai ver o canal dele diz que evocou e conversou com Valak? Ensina rituais de banimento para espantar encostos? Só acredita nos demônios será?
Esse vídeo foi ótimo, me rendeu muitos risos dos comentários durante a live. Quanto ao Nino, perdeu um tempo danado num centro: descrente, não cuidava da limpeza do corpo no dia dos trabalhos, como praticar sexo e outros, não tem dom de incorporação, então enganava a si e os outros. Já vi muitos médiuns fajutas iguais a ele, mas também já vi outros realmente com dons, mas foram poucos.
Ja participei de terreiros como medium. Algumas coisas nao tem como explicar. E fato de ha uma alteracao de consciencia sim. Mais uma coisa que nao consigo explicar sao as visões. O Nino com todo respeito entra em contradição muitas vezes e nao consegue explicar.
Hoje ele criou a própria religião dele, que "Não é religião" segundo eles, e nela eles misturam elementos da Umbanda, Wicca, e etc 😅
Discordo de você, Nino, o terreiro Bate Folha nação Angola, na Bahia, que conta com mais 100 anos, tem imagem de Sta Bárbara, feita em madeira e todos os anos tem a procissão de Sta barbara. A visitação a esse santuário é uma verdadeira festa de história, de fé, respeitando a tudo e a todos. Um dia, se puderem visitem. Nós dão muita atenção, e é apresentado tudo sobre o Terreiro Bate Folha. Sensacional.