📙 Aula especial sobre a História dos demônios (Dra. Tupá Guerra): institutopontoazul.com.br/historia-da-biblia/ 🧠 Seja membro do IPA+, o Clube de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/ 📚 Clube do Livro “Que bobagem” (Natalia Pasternak & Carlos Orsi): institutopontoazul.com.br/plus/clube-do-livro-ipa/ 💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: th-cam.com/users/danielgontijojoin ~ GRUPO DO IPA+ NO TELEGRAM: t.me/+aYgHt3ZRjCw1OTcx ~ GRUPO DESTE CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx ~ CANAL DO INSTITUTO PONTO AZUL: th-cam.com/channels/unw2mQVG_viJV-PQ6dUdtw.html ~ LIVROS QUE ESTOU LENDO/LI RECENTEMENTE: - Que bobagem! Pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério (Pasternak & Orsi): amzn.to/3DmDRFf - Subliminar: como o inconsciente influencia nossas vidas (Leonard Mlodinow): amzn.to/3QXs20h - O verdadeiro criador de tudo: como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos (Miguel Nicolelis): amzn.to/34xSHaB - No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq - O cérebro de luto: como a mente nos faz aprender com a dor e a perda (Mary O’Connor): amzn.to/3PygVKq - Pálido ponto azul: uma visão do futuro da humanidade no espaço (Carl Sagan): amzn.to/3OZPDKL ~ MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo
Por ser cético, Wellington superou o entrevistador. Daniel tem todas as respostas prontas que ele sempre utilizou para explicar as suas próprias experiências pretéritas e que sendo muito jovem, reprimiu e nem levou muito longe, mas foi vencido pelo entrevistado que é astuto, detalhista e muito intelectualizado. O entrevistador ficou acuado tentando enquadrar o entrevistado em seus conceitos mas não deu. Parabéns Wellington.
Wellington é muito consciente, tranquilo e coloca de forma muito clara e gostaria de um vídeo só dele sem interrupção. Excelente convidado. Talvez um depoimento e depois reagir ao mesmo seja melhor.
Gostei desse convidado, pq ele, tbm questiona o Daniel. Seria bom ter 2a. Parte! O finalzinho foi muito bom.... Vários questionamentos entre ambos. Parabéns Daniel e Convidado! 👏👏👏
Gostei muito de ver alguém falando sobre espiritualidade e deixando claro que o método científico não é absoluto. É muito importante pensar isso quando você se declara cético. Até porque a Ciência não é uma coisa fixa e imutável.
Ciência nunca foi e nunca será imutável, fixa ou absoluta, basta você provar suas “teorias espirituais”, se você conseguir, provavelmente irão te dar atenção e ouvir o que você tem a dizer. Tudo que a ciência propõe, está aí pra qualquer um que conseguir comprovar ao contrário…e assim sempre será…😉👍🏻
Fantástica a live com o Wellington! Sensato, lúcido, corajoso ao ponto de se entregar a experiências tão antagônicas,gostaria de ouvi lo outras vezes, muito interessante! Um abraço, Daniel, Wellington,e a todos!
Considero-me agnóstico e tive uma experiência semelhante à narrada pelo entrevistado. Estava na praia e um centro espírita chegou para as comemorações da passagem do ano. Decidi assistir à gira e uma "entidade" incoporada me falou um problema de saúde específico pelo qual passava no momento. Não havia dito uma só palavra, nem conhecia nenhuma pesso do centro.
Não confunda centro espírita com centro de umbanda, kimbanda. Centro espírita tem origem nas ideias de Kardec e não no sincretismo afro-catolico-brasileiro.
Seja curioso, investigue. Faça como Wellington. Se não gosta de Umbanda procure outra instituição de preferencia iniciática. Mudam os nomes conforme o folclore e as tradições do lugar, se estivessemos na India tais entidades seriam Shiva, Ganesha, etc, mas é tudo a mesma coisa. Tais manifestações são produtos da mente, não que sejam produzidas somente pela mente, mas são manifestações induzidas pelo extra-físico. Há uma mescla com suas lembranças porque a memória requer uma base física, por isso voce se recorda, mas a consciência, a essência é que e se manifesta. Pesquise.
Parabéns irmão pela sua dissertação combatendo o bom combate, nota 10, você bradou, e fez aparecer com muita gingelidade, sobre o cético convicto, que so lê autores grimgos que nunca viveu aqui no nosso Brasil maravilhoso, mas ele não sabe que outra vida, ele viveu a magia e a usou para o mal, e hoje lhe foi dada a chance de ser setico, Deus e maravilhoso. Parabéns Sr Pena Branca
segunda parte com as experiências do convidado e tarot!!!! Ele une repertório científico-cultural, EXPERIÊNCIA de vida e maturidade como pouquíssimos!! da mesma prateleira do estimado Morel Wilkon!! melhor ainda seria ele abrir um canal para falar mais de sua vida, aprendizados, experiências etc
Uma das melhores lives aqui. Wellington está no caminho certo. Com o tempo ele vai desenvolver o controle dessa mediunidade até que ele possa incorporar sem perder a consciência. Ai começa a auto pesquisa. Ele vai fazer grandes descobertas. Boa sorte.
Acho bem interessante a proposta de diálogo do Daniel, entretanto, faço um questionamento, percebo que o Daniel racionaliza bastante os acontecimentos e as possibilidades dos entrevistados de forma lógica e coerente, mas, alguma vez já se propôs a viver de forma mais intensa, mais EMPÍRICA, alguma religião ou crença? Da mesma forma que o wellington se propôs a viver e verificar, unindo os questionamentos lógicos com a vivência. Nem sempre o mundo das ideias, somente, nos fornece todo o aval necessário pra uma avaliação mais profunda.
Boa noite , tive oportunidade de ver pessoas que já desencarnou , os fluidos que as entidades tratam as pessoas , e as entidades me mostraram o interior do corpo humano, eu não provo os fatos pois são eles as entidades que fazem a assistência de cada pessoa , sou grato por ter a oportunidade de vivenciar tal fato.
Sou ateu desde de criança mas sinto uma simpatia pela umbanda e candomblé. Adoro escutar os pontos e cantorias . Assim como arquitetura de igrejas católicas, Bach …. Continuo ateu e descrente .
Meu pai é crente da CCB ,machista, homofóbico, contra tudo que "não vem de Cristo ".. passou mal no sofá de casa, e enquanto minha tia foi buscar água na cozinha, ele incorporou.. era um boiadeiro, dizia que acompanha ele desde que ele nasceu, que ele tinha de minha vó e que foi ali só para livrar ele da morte.. ele ficou bem, não saiu da igreja mas está estudando a Umbanda em casa ,sem entender nada do que aconteceu. .. eu sou meio cética, mas sinceramente. ..não tinha como meu pai fingir aquilo não. .foi surreal ,ainda mais vindo de um senhor cristão. .. muito estranho. ..
Acredito no seu relato. Já vi coisas inexplicáveis e sei que se falar as pessoas debocham e vão tentar simplificar seja pelo deboche cientificista ou demonizando sem sequer conhecer o fato. Há mais pessoas nessa situação.
Eu abandonei a igreja, não acreditava mais em bíblia etc, tornei - me um, digamos, desigrejado. Tempos depois, por estar passando por momentos perturbadores caí no camdomblé. Me identifiquei logo de início, talvez por ser algo novo pra mim e lidar "diretamente" com os "espíritos". Mas depois de anos, o senso crítico falou mais alto e percebi que, tudo não passava de indução, sugestão, muitas das vezes performances quase teatrais, arquétipos e acima de tudo uma forte vontade de acreditar em algo, por não saber lidar com o mundo real. A nossa mente pode nos fazer acreditar em tudo, tudo mesmo. Dentro do terreiro no camdomblé a pessoa pode ser o caboclo mais forte, a pombagira mais devassa ou o exú mais respeitado do terreiro. O que ele não é na vida cotidiana, ele consegue ser no terreiro. Quando a vida volta ao normal, ele é apenas mais um na multidão.
Não existe ex ateu. Os que se dizem ex ateus é porque na verdade não atingiram o nível de racionalidade e intelectual adequados de um ateu de verdade. Esse Wellington ou é uma farsa ou não consegue entender fenômenos naturais a sua volta e apela pro “espiritual”
@@mr.anderson3288eu era ateu, e hoje sou médium de umbanda, meu exu já estouro pólvora na minha mão e não queimou, apagou cigarro na minha língua e não queimou, sem contar experiências espirituais que presenciei que nem tenho permissão pra contar, e eu era realmente ateu, e jurava que ia ser ateu pra sempre
Estou num momento que me vejo no meio. Onde olho para os dois lados. Tendo a ser mais cético atualmente, mas concordo q não podemos ignorar as experiências e vivências das pessoas.
O problema é que experiencia de terceiros não é evidência.. pois tem todo tipo de experiência, gnomo, mula sem cabeça, etc... Depois não dá para replicsr em outro local, porque ele não incorporou e falou algo de interessante.. aí vem as desculpas, não é interesse dos espiritos, eles não tem autorização, etc.... Então dá para ignorar sim, a não ser que a experiencia for com vc, aí é outra história..
@@dimitrius48 como cético tbem acho importante e gosto de ver evidências nas experiências relatadas por outro. Mas como não sou dono da verdade, costumo não ignorar as experiências e relatos de outrem, ainda que não sejam fundamentadas em evidências.
@@dimitrius48 uma pessoa que foi torturada pela ditadura militar no Bradesco e não tem como provar isso deve ser considerada como mentirosa mesmo que ela realmente tenha sido? Uma pessoa que vê um político sendo corrupto mas sem deixar evidências deve ser chamada de mentirosa msm ela vendo todo dia o politico metendo mão na grana mas nao consegue provar isso
Esse cara e bastante razoavel na maneira de falar , ele parece ser sincero. Me da esperancas de que um dia eu tambem deixe de ser ateu :) Ja fui muito religioos, mas depois de viajar pelo mundo me dei conta que papai noel nao existe. Hoje sigo budismo como filosofia, mas sinto falta da epoca que eu acreditava no sobrenatural :(
Muito interessante a experiência dele se achar parte do todo, se Deus é a natureza, todos somos parte dessa criação, por isso as maiores experiências de paz são quando as pessoas se sentem parte do todo. Ainda tem muita coisa para a ciência explicar. Tudo que ainda não é explicado é por incapacidade atual da ciência.
Parte 2,e quantas vezes puder voltar,muito inteligente 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Sou medium também e umbandista,e ouvir muitas vezes é melhor que perguntar, porque talvez o que você iria perguntar a pessoa já vai te responder 😊
Parte 2 porque o relato dele é sensacional. Ele não tinha menor ideia do que era a Umbanda, nem uma referência. E estava 15 anos sem ter nem uma crença. É aquele 1% que ninguém explica. E também não precisa explicar. A vida e seus fatos são infinitamente incrível para tudo ter uma explicação lógica ou não. Seria muito monótono e sem graça a vida. Nós seres humanos somos muito mais que teorias e fatos. E seria bom Daniel ouvir o depoimento dele, sem tentar achar explicação lógicas do relato dele. Depoimento não é debate de quem é dono da verdade. Depoimento e só ouvir. Eu gosto muito da sua posição como produtor de conteúdo. Mas nesse depoimento faltou simplesmente ouvir sem interromper, para tentar achar uma teoria lógica da experiência dele. Porque ele próprio falou o quanto ele buscou explicação lógicas por 2 anos para o que ele viveu. Ele demonstra ser pessoa com conhecimento das ciências que podem responder esses fatos. Achei maravilhosa a live. Até porque ele mostra que tem aquele 1% ou 0,000001% que não precisa ter explicação lógica. E está ótimo. Uma pessoas cética não precisa de uma explicação lógica de experiência espirituais de terceiros. Porque se não se acredita, não fazer a menor diferença se, se é possível provar ou não. Maravilhosa live. Mas ficar no depoimento e não ir para debate como foi essa. Seria mais lógico…
Wellington e Prof. Daniel Gontijo, gostei muito , parabéns, não houveram gotejamentos com posicionamentos político-ideológicos e nem criticas a crenças religiosas , foram respeitosos conosco e convosco. Parabéns.
Não tenho religião e tenho o que eu to chamando de espiritualidade independente, mas esse termo é novo pra mim por umas coisas novas que to aprendendo em relação a espiritualidade. Eu não acredito que existe um Deus em específico, um homem, mas sim que tudo e todas as coisas estão conectadas e todas vieram da fonte divina da criação. Ou seja, tudo, toda matéria, vida, humanidade, universo é o que seria deus e por isso nós estamos todos conectados... É interessante ele ter dito que após a primeira vez que foi na umbanda ele sentiu uma energia de conexão e amor... Pessoas que tem experiências de EQM vividas e existe um canal aqui só sobre isso "Afinal O Que Somos Nós" é o nome do canal, relatam exatamente essa conexão universal e o amor infinito e eu acredito nisso. Basicamente tudo e todas estão conectadas porque somos Fractais da fonte e os fractais estão em tudo e toda a natureza, eles são incríveis.
Acho que seria interessante ele fazer isso mesmo!! Fui frequentador da umbanda por alguns anos quando resolvi fazer alguns testes vi que não existem espíritos infelizmente, Que tudo não passa de uma indução uma transe hipnótica e dissociação! Ainda a ciência não tem estudos confirmando a causa desses fenômenos , mas pelos terreiros que frequentei pela minha experiência empírica, é que a possibilidade dessas incorporações ser espíritos são minimas!
@@maicongodoy5640 Não sei quais terreiros você frequentou, mas a incorporação é fenómeno bem real e pode não acontecer só no terreiro. Pode suceder em casa etc....
@@freeseagull1980 freguentej alguns por um periodo , fiz isso inclusive para não ter experiência em um só local, e sim a incorporação é um fenômeno real , pelo menos onde eu frequentava eram pessoas sinceras que acreditavam de fato no fenômeno sobrenatural,Aliás tenho amigos que incorporam! Mas no momento em que vc liga o lado cético e tenta desmistificar o que está ocorrendo ali de fato sem um viés tendencioso ,vc percebe que o sobrenatural não existe e sim o natural , de difícil explicação lógica para entender no primeiro momento ! Porém com o tempo e colocando em prática alguns métodos para verificar o fenômeno, o que se percebe é que o indivíduo acredita naquele arquétipo e faz essa dissociação entrando nessa transe hipnótica !! Hoje na minha opinião depois de muitos anos acreditando cheguei a conclusão que tudo é uma construção do cérebro que em alguns anos com o avanço em estudos irremos ter respostas mais sólidas para esclarecer de fato o que ocorre!!
Comecei a frequentar a Umbanda depois q meu pai faleceu. Eu estava muito triste. Era a 1a vez q eu ia lá. Ninguém me conhecia, cheguei, me deram um número e sentei. Qdo a entidade falou comigo, sabia EXATAMENTE o q se passava comigo. Sabia do meu pai, do sofrimento dele, e o q se passava comigo. Eu fiquei cho-ca-da. Novamente: fui para ver qual era, ninguém me conhecia, como descobriram?!
Entra naquilo que o professor Daniel falou; você foi até lá procurando algo, estava necessitada de uma palavra, vulnerável, sugestionável. A então suposta entidade deve ter dito muitas coisas, e acertou uma ou outra, mas por você estar em uma situação mental vulnerável, ficou muito marcado os acertos... Aí, ao final de tudo, ficou a impressão de que houveram só acertos, ou muitos acertos. Porém é importante analisar o contexto/situação mental ao qual você estava inserida no momento, pois ele também vai dizer muito sobre como o externo vai afetar você e suas percepções. O nosso cérebro é muito sugestionável, então, levando em consideração o trauma da morte de alguém próximo, fica aberta uma grande lacuna que pode ser preenchida por meras ilusões, na nossa (também) mera tentativa de sentir algum conforto, alívio, no meio de um momento muito desagradável... Fica aí a reflexão.
Poderia deixar o convidado expor mais as experiências sem interrupções 😡 O cara sabe conversar com muita razão e argumentos. Quero vê-lo em outros canais 👏🏻👏🏻👏🏻
Oi Daniel, te conheci a pouco tempo acho seu canal muito interessante, pois, é muito respeitoso. Tenho assistido muitas entrevistas, porém essa me deu uma vontade incrível de fazer um comentário. Que história incrível do Welington! E vc é maravilhoso meus parabéns. Minha ex-psicologa diz que sou uma Superação, vou explicar. Fiz terapia por 09 anos e obtive alta , q tds dizem que é muito difícil, mas, aconteceu comigo. O detalhe mais importante é que nunca pensei q teria alta, pois nunca achei q chegaria a esse ponto. Moral da história o ser humano é capaz de tudo que verdadeiramente se proponha! Muito importante esse conhecimento que estou adquirindo através dos entrevistados. Parabéns pra vc e para seu canal acho q independente das escolhas de cada pessoa faz em qualquer segmento,o q tem que prevalecer é o q chamo Respeito. Um abraço 🤗
Parabéns para os dois. Conheci a pouco o canal. E me serve de apoio nos meus estudos espirituais. E o Wellington disse que a espiritualidade não precisa se provar , concordo plenamente.
Explicar pra um cético o que é uma experiência com uma entidade, é muito difícil... O lugar de descrença é muito chato, já estive nele, mas quando se tem uma vivência dessa a vida fica cheia de significado. Não acreditar é um direito, e acreditar também ❤
👏Show! O melhor desta entrevista foi o nível do debate: ambos souberam, ao mesmo tempo, divergir e Respeitar. Seria bom receber de novo o convidado já que o tempo foi curto pra detalhar suas últimas experiências. Só não pode demorar muito porque, enquanto aguardamos, há o risco de ele mudar de crença outra vez!😁
Sensacional!!! Grande Well, falou e falou bonito, tive uma experiencia parecida com a dele, hj sou Umbanda tb..álem de tarologa kkk!!! Aguardando parte 2
Amo a umbanda e o espiritismo,a doutrina espírita continua em franca expansão,o conhecimento sobre a espiritualidade e os mistérios da vida não tem limites.
@@89681ericfroid falou que teve uma sentiu que quando uma médiun falava com espíritos , ele percebeu que as “as entidades pareciam aspectos da própria personalidade da mediun, isso se chama “projeção humana em SERES imaginário " “. Deus e o diabo" são projeções do ser humano .
Atravesso um período, digamos assim, de agnosticismo "severo". No entanto, em uma recente conversa com uma pessoa que conheço e que na qual deposito considerável confiança, soube que é médium e obtive conhecimentos interessantíssimos sobre a Umbanda, conhecimentos esses que estão colocando à prova esse meu agnosticismo. Gostei muito dessa live.
📙 Aula especial sobre a História dos demônios (Dra. Tupá Guerra): institutopontoazul.com.br/historia-da-biblia/
🧠 Seja membro do IPA+, o Clube de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/
📚 Clube do Livro “Que bobagem” (Natalia Pasternak & Carlos Orsi): institutopontoazul.com.br/plus/clube-do-livro-ipa/
💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: th-cam.com/users/danielgontijojoin
~ GRUPO DO IPA+ NO TELEGRAM: t.me/+aYgHt3ZRjCw1OTcx
~ GRUPO DESTE CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx
~ CANAL DO INSTITUTO PONTO AZUL: th-cam.com/channels/unw2mQVG_viJV-PQ6dUdtw.html
~ LIVROS QUE ESTOU LENDO/LI RECENTEMENTE:
- Que bobagem! Pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério (Pasternak & Orsi): amzn.to/3DmDRFf
- Subliminar: como o inconsciente influencia nossas vidas (Leonard Mlodinow): amzn.to/3QXs20h
- O verdadeiro criador de tudo: como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos (Miguel Nicolelis): amzn.to/34xSHaB
- No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq
- O cérebro de luto: como a mente nos faz aprender com a dor e a perda (Mary O’Connor): amzn.to/3PygVKq
- Pálido ponto azul: uma visão do futuro da humanidade no espaço (Carl Sagan): amzn.to/3OZPDKL
~ MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo
Parabéns por trazer o contraditório.
Tinha que ter deixado as redes sociais do convidado, se ele tiver
Por ser cético, Wellington superou o entrevistador. Daniel tem todas as respostas prontas que ele sempre utilizou para explicar as suas próprias experiências pretéritas e que sendo muito jovem, reprimiu e nem levou muito longe, mas foi vencido pelo entrevistado que é astuto, detalhista e muito intelectualizado. O entrevistador ficou acuado tentando enquadrar o entrevistado em seus conceitos mas não deu. Parabéns Wellington.
Pra mim foi o melhor entrevistado um rapaz muito inteligente foi o único que eu vi que teve coragem de debater no nível por igual parabéns pra os dos!
Também gostei bst
Wellington é muito consciente, tranquilo e coloca de forma muito clara e gostaria de um vídeo só dele sem interrupção. Excelente convidado. Talvez um depoimento e depois reagir ao mesmo seja melhor.
Farei uma segunda parte no meu canal. Espero que o Daniel divulgue, visto que ele não fará aqui.
Gostei desse convidado, pq ele, tbm questiona o Daniel.
Seria bom ter 2a. Parte!
O finalzinho foi muito bom.... Vários questionamentos entre ambos.
Parabéns Daniel e Convidado! 👏👏👏
Também gostei por esse motivo
Voto pela segunda parte 👏👏👏
ele chama o demonio mas não o well, infelizmente
Achei impressionante o relato do Wellington Coelho e existe uma verdade absoluta que eu acredito: "Todo aquele que procura encontra"
Traz o Thiago santinelli... ele é ex evangélico... acho que seria um baita bate papo
Kkkk ele é o melhor 😅 esse papo eu quero ver
@@kesialopes9130 seria incrível né
Seria um lixo
@@yin_xing 🙄🙄
Mas o Tiago é engraçado. Será que daria certo?
Conversa respeitosa, levou a um debate interessante. Espero ver mais desses pontos de vista e debate de ideias.
Eu também ja fui ateu e hoje sou medium na umbanda, a espiritualidade é real, e é incrivel e complexo
Gostei muito de ver alguém falando sobre espiritualidade e deixando claro que o método científico não é absoluto. É muito importante pensar isso quando você se declara cético. Até porque a Ciência não é uma coisa fixa e imutável.
Ciência nunca foi e nunca será imutável, fixa ou absoluta, basta você provar suas “teorias espirituais”, se você conseguir, provavelmente irão te dar atenção e ouvir o que você tem a dizer.
Tudo que a ciência propõe, está aí pra qualquer um que conseguir comprovar ao contrário…e assim sempre será…😉👍🏻
Tem que ter a parte 2!
Farei uma segunda parte no meu canal. Espero que o Daniel divulgue, visto que ele não fará aqui.
Fantástica a live com o Wellington!
Sensato, lúcido, corajoso ao ponto de se entregar a experiências tão antagônicas,gostaria de ouvi lo outras vezes, muito interessante!
Um abraço, Daniel, Wellington,e a todos!
Farei uma segunda parte no meu canal. Espero que o Daniel divulgue, visto que ele não fará aqui.
@@welltaro3461 ,bom dia,ok,qual seu canal?
Welltaro é o nome do canal. Mas ainda não gravei o vídeo. Avisarei aqui.
Wow melhor vídeo. Me identifiquei. Tragam esse homem para falar mais!
Lendo os comentários a maioria muito respeitosos. Fico feliz por isso a comunidade aqui tem bom senso.
Sou medium da umbanda e sei tudo o que ele está falando gratidão
Considero-me agnóstico e tive uma experiência semelhante à narrada pelo entrevistado. Estava na praia e um centro espírita chegou para as comemorações da passagem do ano. Decidi assistir à gira e uma "entidade" incoporada me falou um problema de saúde específico pelo qual passava no momento. Não havia dito uma só palavra, nem conhecia nenhuma pesso do centro.
No meu caso é sonhos... quando sonho acontece exatamente
Não confunda centro espírita com centro de umbanda, kimbanda. Centro espírita tem origem nas ideias de Kardec e não no sincretismo afro-catolico-brasileiro.
@@Rei_Mandaih chegou o Zé espírita
@@Seventh540 blz, refuta o cara em vez de debochar
Seja curioso, investigue. Faça como Wellington. Se não gosta de Umbanda procure outra instituição de preferencia iniciática. Mudam os nomes conforme o folclore e as tradições do lugar, se estivessemos na India tais entidades seriam Shiva, Ganesha, etc, mas é tudo a mesma coisa. Tais manifestações são produtos da mente, não que sejam produzidas somente pela mente, mas são manifestações induzidas pelo extra-físico. Há uma mescla com suas lembranças porque a memória requer uma base física, por isso voce se recorda, mas a consciência, a essência é que e se manifesta. Pesquise.
Parabéns irmão pela sua dissertação combatendo o bom combate, nota 10, você bradou, e fez aparecer com muita gingelidade, sobre o cético convicto, que so lê autores grimgos que nunca viveu aqui no nosso Brasil maravilhoso, mas ele não sabe que outra vida, ele viveu a magia e a usou para o mal, e hoje lhe foi dada a chance de ser setico, Deus e maravilhoso.
Parabéns Sr Pena Branca
Pra mim, uma das melhores entrevistas do canal. Parabéns aos envolvidos e muito sucesso!
Daniel, certamente uma das melhores lives do seu canal! Gostaria de parte 2, 3, 4... 5.000. rs
Simmmmmmmmmmmm
Excelente conversa. Merece parte 2
Parte dois por favor 😊
Cada vez eu admiro mais o didatismo e paciencia do Daniel.
Paciente até demais!
Tragam ele novamente! Melhor ate agora!
Dois adultos capazez de manter diálogo debatendo assunto que não compartilham da mesma crença ou opinião. Não é desrespeito, é maturidade!!
Uma conversa muito interessante e inteligente. Valeu demais.
segunda parte com as experiências do convidado e tarot!!!! Ele une repertório científico-cultural, EXPERIÊNCIA de vida e maturidade como pouquíssimos!! da mesma prateleira do estimado Morel Wilkon!! melhor ainda seria ele abrir um canal para falar mais de sua vida, aprendizados, experiências etc
Concordo
Apoiado
Farei uma segunda parte no meu canal. Espero que o Daniel divulgue, visto que ele não fará aqui.
@@welltaro3461 mto bom!!! 👏👏
Excelente participação Wellington. Parabéns! ❤❤
Queremos parte 2 🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Sucesso
Uma das melhores lives aqui. Wellington está no caminho certo. Com o tempo ele vai desenvolver o controle dessa mediunidade até que ele possa incorporar sem perder a consciência. Ai começa a auto pesquisa. Ele vai fazer grandes descobertas. Boa sorte.
Irmão, está no caminho certo? Ele está num caminho, cravar ser o certo é torcida e não análise.
Acho bem interessante a proposta de diálogo do Daniel, entretanto, faço um questionamento, percebo que o Daniel racionaliza bastante os acontecimentos e as possibilidades dos entrevistados de forma lógica e coerente, mas, alguma vez já se propôs a viver de forma mais intensa, mais EMPÍRICA, alguma religião ou crença? Da mesma forma que o wellington se propôs a viver e verificar, unindo os questionamentos lógicos com a vivência. Nem sempre o mundo das ideias, somente, nos fornece todo o aval necessário pra uma avaliação mais profunda.
Amei o vídeo
Que conversa magnífica! Quero as partes 2 e 3!
Boa noite , tive oportunidade de ver pessoas que já desencarnou , os fluidos que as entidades tratam as pessoas , e as entidades me mostraram o interior do corpo humano, eu não provo os fatos pois são eles as entidades que fazem a assistência de cada pessoa , sou grato por ter a oportunidade de vivenciar tal fato.
Amei o Wellington.... Parabéns pela conversa super interessante...
Como diz minha filha, que é psicóloga, vamos fazer o bem, pois, se nada existir do lado de lá, nao perderemos nada, mas, se existir, melhor pra nós. ❤
Foi otimo. Espero ansiosa pela parte dois
Sou ateu desde de criança mas sinto uma simpatia pela umbanda e candomblé. Adoro escutar os pontos e cantorias . Assim como arquitetura de igrejas católicas, Bach ….
Continuo ateu e descrente .
Gostar não implica ser
Também
Se dê uma chance de conhecer um terreiro de umbanda sério, irmão. Tenho certeza que vai se surpreender!
Bom dia gente sou presbitério da assembleia de Deus acompanho o canal vagamente gostei muito do seu convidado hoje
Adoro a educação o Prof. Daniel e sua forma atenciosa de ouvir e procurar entender o a visão do entrevistado. Parabéns!!!
Parte 2 apoiado 🎉🎉
Por favor,dêem continuidade.
Meu pai é crente da CCB ,machista, homofóbico, contra tudo que "não vem de Cristo ".. passou mal no sofá de casa, e enquanto minha tia foi buscar água na cozinha, ele incorporou.. era um boiadeiro, dizia que acompanha ele desde que ele nasceu, que ele tinha de minha vó e que foi ali só para livrar ele da morte.. ele ficou bem, não saiu da igreja mas está estudando a Umbanda em casa ,sem entender nada do que aconteceu. .. eu sou meio cética, mas sinceramente. ..não tinha como meu pai fingir aquilo não. .foi surreal ,ainda mais vindo de um senhor cristão. .. muito estranho. ..
Acredito no seu relato. Já vi coisas inexplicáveis e sei que se falar as pessoas debocham e vão tentar simplificar seja pelo deboche cientificista ou demonizando sem sequer conhecer o fato. Há mais pessoas nessa situação.
Só quem já incorporou sabe como é, não é falso. Tb sou cético, e acredito na incorporação.
É cético quando lhe convém
O que CCB?
Congregação Cristã do Brasil
Eu abandonei a igreja, não acreditava mais em bíblia etc, tornei - me um, digamos, desigrejado. Tempos depois, por estar passando por momentos perturbadores caí no camdomblé. Me identifiquei logo de início, talvez por ser algo novo pra mim e lidar "diretamente" com os "espíritos". Mas depois de anos, o senso crítico falou mais alto e percebi que, tudo não passava de indução, sugestão, muitas das vezes performances quase teatrais, arquétipos e acima de tudo uma forte vontade de acreditar em algo, por não saber lidar com o mundo real. A nossa mente pode nos fazer acreditar em tudo, tudo mesmo. Dentro do terreiro no camdomblé a pessoa pode ser o caboclo mais forte, a pombagira mais devassa ou o exú mais respeitado do terreiro. O que ele não é na vida cotidiana, ele consegue ser no terreiro. Quando a vida volta ao normal, ele é apenas mais um na multidão.
É isso aí mesmo, gostei do seu comentário.👍
É isso
Cheguei a essa mesma conclusão...
Exato !!! Ótimo o seu comentário
Acontece isso mesmo quando a pessoa não é médium e quer ser...
Quando o Daniel começa a questionar, ele nunca deixa o Daniel concluir o raciocínio, sempre interrompe
Ele fez o mesmo com o Wellington. Não o deixava finalizar. Por isso as interrupções...
Live muito interessante. Este relato foi impactante. Gostei do que ouvi!
Desafio sobrenatural seria interessante levar em conta este caso. Parabéns Dr. Gontijo pelo caso escolhido desse entrevistado.
A espiritualidade não tem que provar nada para ninguém. É maravilhoso!
Sendo assim ninguém tem que crer.
Pesquisa sobre a farsa da espiritualidade
Muito interessante... pede realmente outros episódios!
Uall esse Wellington é muito top cara, inteligente demais adorei.
É necessária uma parte 2
É necessário
Up 💜
@@lumf6848 fala latim logo
Pra mim a entrevista mais sensacional do canal.
Independentemente da ciência e das filosofias acredito no relato dele. Se encontrou na umbanda.
Eu também acredito
Acreditar é fácil!
Não existe ex ateu. Os que se dizem ex ateus é porque na verdade não atingiram o nível de racionalidade e intelectual adequados de um ateu de verdade. Esse Wellington ou é uma farsa ou não consegue entender fenômenos naturais a sua volta e apela pro “espiritual”
@@mr.anderson3288eu era ateu, e hoje sou médium de umbanda, meu exu já estouro pólvora na minha mão e não queimou, apagou cigarro na minha língua e não queimou, sem contar experiências espirituais que presenciei que nem tenho permissão pra contar, e eu era realmente ateu, e jurava que ia ser ateu pra sempre
Entrevista maravilhosa!!! Parabéns!!! Segunda parte por favor ❤️
Quero uma parte 2!
Muito bom! Obrigada por esta perspectiva. Foi particularmente boa a reflexão sobre a possibilidade dos humanos mudarem de ideias
Queremos o Well aqui... Pena que só vi essa conversa hoje. Muito inteligente e interessante ouvi-lo!
Marque esta parte 2 foi muito , grandioso e a bre muitos questionamentos
merece uma parte 2, e com tempo maior, pra explorarem vários pontos
Adoro o Daniel dizendo que vai editar e não edita! Aí sim
😂😂😂
Verdade 😂😂😂
A cara do Daniel quando o Wellington disse que pegou na mão do cara e desapareceu. Apagou. Kkkkk
Sem preço. Hahahaha
Estou num momento que me vejo no meio. Onde olho para os dois lados. Tendo a ser mais cético atualmente, mas concordo q não podemos ignorar as experiências e vivências das pessoas.
O problema é que experiencia de terceiros não é evidência.. pois tem todo tipo de experiência, gnomo, mula sem cabeça, etc... Depois não dá para replicsr em outro local, porque ele não incorporou e falou algo de interessante.. aí vem as desculpas, não é interesse dos espiritos, eles não tem autorização, etc.... Então dá para ignorar sim, a não ser que a experiencia for com vc, aí é outra história..
Identifiquei me
@@dimitrius48 como cético tbem acho importante e gosto de ver evidências nas experiências relatadas por outro. Mas como não sou dono da verdade, costumo não ignorar as experiências e relatos de outrem, ainda que não sejam fundamentadas em evidências.
@@dimitrius48 uma pessoa que foi torturada pela ditadura militar no Bradesco e não tem como provar isso deve ser considerada como mentirosa mesmo que ela realmente tenha sido? Uma pessoa que vê um político sendo corrupto mas sem deixar evidências deve ser chamada de mentirosa msm ela vendo todo dia o politico metendo mão na grana mas nao consegue provar isso
Esse cara e bastante razoavel na maneira de falar , ele parece ser sincero. Me da esperancas de que um dia eu tambem deixe de ser ateu :)
Ja fui muito religioos, mas depois de viajar pelo mundo me dei conta que papai noel nao existe. Hoje sigo budismo como filosofia, mas sinto falta da epoca que eu acreditava no sobrenatural :(
Muito interessante a experiência dele se achar parte do todo, se Deus é a natureza, todos somos parte dessa criação, por isso as maiores experiências de paz são quando as pessoas se sentem parte do todo. Ainda tem muita coisa para a ciência explicar. Tudo que ainda não é explicado é por incapacidade atual da ciência.
Tem que fazer a parte 2 Para ele poder contar as outras experiências Wellington de parabéns
Farei uma segunda parte no meu canal. Espero que o Daniel divulgue, visto que ele não fará aqui.
No final o clima esquentou. De qualquer modo, muito boa a entrevista
Experiência pessoal e vivencia é algo interessante, passei por algo parecido recentemente apesar de ser cético, ótima entrevista 👏🏻👏🏻👏🏻
Parte 2,e quantas vezes puder voltar,muito inteligente 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Sou medium também e umbandista,e ouvir muitas vezes é melhor que perguntar, porque talvez o que você iria perguntar a pessoa já vai te responder 😊
Farei uma segunda parte no meu canal. Espero que o Daniel divulgue, visto que ele não fará aqui.
Voce não é medium. Voce é porra nenhuma nesse universo. É pó e nada mais. Arrogante. Evolua.
Parte 2 porque o relato dele é sensacional. Ele não tinha menor ideia do que era a Umbanda, nem uma referência. E estava 15 anos sem ter nem uma crença. É aquele 1% que ninguém explica. E também não precisa explicar. A vida e seus fatos são infinitamente incrível para tudo ter uma explicação lógica ou não. Seria muito monótono e sem graça a vida. Nós seres humanos somos muito mais que teorias e fatos. E seria bom Daniel ouvir o depoimento dele, sem tentar achar explicação lógicas do relato dele. Depoimento não é debate de quem é dono da verdade. Depoimento e só ouvir. Eu gosto muito da sua posição como produtor de conteúdo.
Mas nesse depoimento faltou simplesmente ouvir sem interromper, para tentar achar uma teoria lógica da experiência dele. Porque ele próprio falou o quanto ele buscou explicação lógicas por 2 anos para o que ele viveu. Ele demonstra ser pessoa com conhecimento das ciências que podem responder esses fatos. Achei maravilhosa a live. Até porque ele mostra que tem aquele 1% ou 0,000001% que não precisa ter explicação lógica. E está ótimo. Uma pessoas cética não precisa de uma explicação lógica de experiência espirituais de terceiros. Porque se não se acredita, não fazer a menor diferença se, se é possível provar ou não. Maravilhosa live. Mas ficar no depoimento e não ir para debate como foi essa. Seria mais lógico…
O próprio convidado fez perguntas ao Daniel, com isso solicitou sua participação
Wellington e Prof. Daniel Gontijo, gostei muito , parabéns, não houveram gotejamentos com posicionamentos político-ideológicos e nem criticas a crenças religiosas , foram respeitosos conosco e convosco. Parabéns.
2 parte...seria legal um debate sobre a teoria dos campos morficos geneticos do biólogo rupert sheldrake..
@Daniel Gontijo é preparado demais.
Sou ateu mas tenho que concordar que o Wellington também é bom nos argumentos.
Não tenho religião e tenho o que eu to chamando de espiritualidade independente, mas esse termo é novo pra mim por umas coisas novas que to aprendendo em relação a espiritualidade. Eu não acredito que existe um Deus em específico, um homem, mas sim que tudo e todas as coisas estão conectadas e todas vieram da fonte divina da criação. Ou seja, tudo, toda matéria, vida, humanidade, universo é o que seria deus e por isso nós estamos todos conectados... É interessante ele ter dito que após a primeira vez que foi na umbanda ele sentiu uma energia de conexão e amor... Pessoas que tem experiências de EQM vividas e existe um canal aqui só sobre isso "Afinal O Que Somos Nós" é o nome do canal, relatam exatamente essa conexão universal e o amor infinito e eu acredito nisso. Basicamente tudo e todas estão conectadas porque somos Fractais da fonte e os fractais estão em tudo e toda a natureza, eles são incríveis.
Fantástico Wellington 👏👏👏
Bom dia. Vídeo maravilhoso. Parabéns.
Melhor entrevista até agora.
Daniel deveria visitar, fazer um quadro, visitando todas as religiões e dando uma opinião técnica dps.
Se o Daniel fazer um quadro visitado é desafiando as religiões vai deixar de ser ateu 😂😂
Acho que seria interessante ele fazer isso mesmo!!
Fui frequentador da umbanda por alguns anos quando resolvi fazer alguns testes vi que não existem espíritos infelizmente, Que tudo não passa de uma indução uma transe hipnótica e dissociação! Ainda a ciência não tem estudos confirmando a causa desses fenômenos , mas pelos terreiros que frequentei pela minha experiência empírica, é que a possibilidade dessas incorporações ser espíritos são minimas!
@@maicongodoy5640 Não sei quais terreiros você frequentou, mas a incorporação é fenómeno bem real e pode não acontecer só no terreiro. Pode suceder em casa etc....
@@freeseagull1980 freguentej alguns por um periodo , fiz isso inclusive para não ter experiência em um só local, e sim a incorporação é um fenômeno real , pelo menos onde eu frequentava eram pessoas sinceras que acreditavam de fato no fenômeno sobrenatural,Aliás tenho amigos que incorporam! Mas no momento em que vc liga o lado cético e tenta desmistificar o que está ocorrendo ali de fato sem um viés tendencioso ,vc percebe que o sobrenatural não existe e sim o natural , de difícil explicação lógica para entender no primeiro momento !
Porém com o tempo e colocando em prática alguns métodos para verificar o fenômeno, o que se percebe é que o indivíduo acredita naquele arquétipo e faz essa dissociação entrando nessa transe hipnótica !! Hoje na minha opinião depois de muitos anos acreditando cheguei a conclusão que tudo é uma construção do cérebro que em alguns anos com o avanço em estudos irremos ter respostas mais sólidas para esclarecer de fato o que ocorre!!
@@freeseagull1980existe alguma evidencia dessa incorporação?
Comecei a frequentar a Umbanda depois q meu pai faleceu. Eu estava muito triste. Era a 1a vez q eu ia lá. Ninguém me conhecia, cheguei, me deram um número e sentei.
Qdo a entidade falou comigo, sabia EXATAMENTE o q se passava comigo. Sabia do meu pai, do sofrimento dele, e o q se passava comigo. Eu fiquei cho-ca-da.
Novamente: fui para ver qual era, ninguém me conhecia, como descobriram?!
Essa é a missão da umbanda e das entidades! Acolher, aconselhar, nos proteger e diminuir nossas dores. Umbanda é luz, humildade e caridade ✨✨💫
Entra naquilo que o professor Daniel falou; você foi até lá procurando algo, estava necessitada de uma palavra, vulnerável, sugestionável. A então suposta entidade deve ter dito muitas coisas, e acertou uma ou outra, mas por você estar em uma situação mental vulnerável, ficou muito marcado os acertos... Aí, ao final de tudo, ficou a impressão de que houveram só acertos, ou muitos acertos. Porém é importante analisar o contexto/situação mental ao qual você estava inserida no momento, pois ele também vai dizer muito sobre como o externo vai afetar você e suas percepções. O nosso cérebro é muito sugestionável, então, levando em consideração o trauma da morte de alguém próximo, fica aberta uma grande lacuna que pode ser preenchida por meras ilusões, na nossa (também) mera tentativa de sentir algum conforto, alívio, no meio de um momento muito desagradável... Fica aí a reflexão.
Existem “leitura quente "que é quando ele tem informações sobre sua vida , leitura quente é quando ele já informações sobre sua vida
Igual aos crente que leu uma página da bíblia e disse que era sobre ela 😂
Poderia deixar o convidado expor mais as experiências sem interrupções 😡
O cara sabe conversar com muita razão e argumentos. Quero vê-lo em outros canais 👏🏻👏🏻👏🏻
Eu tb 😊
O convidado falou praticamente o tempo todo e vc ainda queria mais??? Kkkkkk
Já eu tou achando o blabla dele muito superficial. Ninguém verdadeiramente inteligente passa de ateu a crente. Deus é pura alienação!
@@danielcharvet sua fala é rasa e burra.
@@danielcharvetaí irmão, não sei oque é pior, ateu ou crente kkkkkkkk
Fantástico! Sou medium! Adorei essa entrevista!
Eu gostaria de ver a parte 2 com os casos que ele tem
Até parece que tem kkkkk
ja quero mais um video com o Wellington
Farei uma segunda parte no meu canal. Espero que o Daniel divulgue, visto que ele não fará aqui.
@@welltaro3461 vou aguardar ☺️
Live maravilhosa
Entrevista fantástica parte dois por favor ❤
Oi Daniel, te conheci a pouco tempo acho seu canal muito interessante, pois, é muito respeitoso. Tenho assistido muitas entrevistas, porém essa me deu uma vontade incrível de fazer um comentário. Que história incrível do Welington! E vc é maravilhoso meus parabéns.
Minha ex-psicologa diz que sou uma Superação, vou explicar. Fiz terapia por 09 anos e obtive alta , q tds dizem que é muito difícil, mas, aconteceu comigo. O detalhe mais importante é que nunca pensei q teria alta, pois nunca achei q chegaria a esse ponto. Moral da história o ser humano é capaz de tudo que verdadeiramente se proponha! Muito importante esse conhecimento que estou adquirindo através dos entrevistados. Parabéns pra vc e para seu canal acho q independente das escolhas de cada pessoa faz em qualquer segmento,o q tem que prevalecer é o q chamo Respeito. Um abraço 🤗
Parabéns para os dois. Conheci a pouco o canal. E me serve de apoio nos meus estudos espirituais. E o Wellington disse que a espiritualidade não precisa se provar , concordo plenamente.
Tô impressionada 😮
Explicar pra um cético o que é uma experiência com uma entidade, é muito difícil... O lugar de descrença é muito chato, já estive nele, mas quando se tem uma vivência dessa a vida fica cheia de significado. Não acreditar é um direito, e acreditar também ❤
Wellington nem deixou as redes sociais dele !!!! Gostei muito da experiência dele
Já vou deixar o meu amei!😊❤
Merece voltar ao canal, sem dúvida....muito bom o debate...
Queria ver a parte dois, gostei muito da conversa.
Verdadeiro esse moço. Gostei muito
Ele resistiu muito ao teste científico, apresentou de antemão muitas explicações caso o teste concluísse que não são manifestações de entidades 👀
Sim🤭
😂
Tantos comentários bons sobre esse cara q vou assistir até no fim, sem dúvida!
👏Show! O melhor desta entrevista foi o nível do debate: ambos souberam, ao mesmo tempo, divergir e Respeitar. Seria bom receber de novo o convidado já que o tempo foi curto pra detalhar suas últimas experiências. Só não pode demorar muito porque, enquanto aguardamos, há o risco de ele mudar de crença outra vez!😁
Sensacional!!! Grande Well, falou e falou bonito, tive uma experiencia parecida com a dele, hj sou Umbanda tb..álem de tarologa kkk!!! Aguardando parte 2
Farei uma segunda parte no meu canal. Espero que o Daniel divulgue, visto que ele não fará aqui.
Quero uma parte 2.
Amo a umbanda e o espiritismo,a doutrina espírita continua em franca expansão,o conhecimento sobre a espiritualidade e os mistérios da vida não tem limites.
Ninguém é ateu no inconsciente,nossa essência espiritual está linkada aos aspectos divinos da criação.
@@89681ericfroid falou que teve uma sentiu que quando uma médiun falava com espíritos , ele percebeu que as “as entidades pareciam aspectos da própria personalidade da mediun, isso se chama “projeção humana em SERES imaginário " “. Deus e o diabo" são projeções do ser humano .
@@89681eric você usam muita psiceudaciência ?
Atravesso um período, digamos assim, de agnosticismo "severo". No entanto, em uma recente conversa com uma pessoa que conheço e que na qual deposito considerável confiança, soube que é médium e obtive conhecimentos interessantíssimos sobre a Umbanda, conhecimentos esses que estão colocando à prova esse meu agnosticismo.
Gostei muito dessa live.
que canal legal ,democratico e respeitoso , parabens irmao .