Sou mecânico e recomendo a troca do tensor por precaução. Porém rolamentos tensores tendem a durar até 100.000km em especial os não automáticos. Mas pelo custo do tensor X custo da quebra da correia melhor fazer a substituição do conjunto.
O problema, é que a qualidade da peça de reposição raramente é a mesma do carro original (isso falando de peças genuínas e não de paralelas). Entre um componente original em meia vida e um paralelo novo, melhor ficar no original.
Trabalho na mecânica a 18 anos e aconteceu que troquei a correia e deixei o tensor por não apresentar defeitos sento que o cliente andou 280km o tensor que eu não troquei pra evitar mas gasto pro cliente voltou reclamando que estava fazendo barulho então agora eu troco os dois nunca mas tive problemas !O serto e trocar os dois a mão de obra é a mesma !
No meu manual n tem nada sobre correia 🥺. Só no site da marca que tem um complemento lá falando da correia fora da revisão básica de filtros e óleo... 1900 polo tsi 200
Peguei um carro com essa cagada de trocar a correia sem trocar tensor, a mola do tensor tava gasta e o carro saia de ponto o tempo todo, fora que a bomba de água da maioria dos carros hoje é na correia dentada e eu faço a troca de todo o conjunto inclusive a válvula termostática, você anda sem ter dúvidas.
Exatamente o que eu faço. Troco todo o conjunto, pagando somente uma mão de obra. Até porque o preço dessas peças não é assim tão exorbitante se levado em conta sua importância no funcionamento do motor
O tensor e o rolamento se for de marca boa sempre dura uns 200 mil ,sempre troquei assim e nunca tive problemas. Ou seja troca duas correias na terceira correia troca o kit completo.
Sou mecânico a 30 anos, e é o seguinte na troca você examina o rolamento se tem ronco e se ele não estiver com barulho coloca o mesmo só que esse mesmo rolamento fizer barulho e travar daqui a um mês estoura o cabeçote e aí o cliente vem com tudo encima de vc
Deixar de trocar o rolamento é relaxamento e perigoso ,na minha manutenção preventiva troco a correia rolamento tensor e a bomba dagua , não vale a Pena arriscar e deixar o sistema comprometido por causa de sei lá 200 reais
E outra se o rolamento se deteriorar é a correia estiver em bom estado, vai ter que trocar os dois, então eu prefiro sempre trocar os dois a cada 40.000 km,, mais segurança e menor gasto futuro.
O kit quem faz é vc! Troca o que precisa e não o conjunto todo, as vezes e melhor aproveitar a mão de obra e trocar algo a mais além do que precisa em alguns casos
Valeu, Boris! A picaretagem já começa na verdade com as próprias fabricantes que em vez de usarem corrente de comando, usam correia dentada. Meu carro tem 22 anos de fabricação, e possui corrente de comando, e carros novos de hoje, usando borrachas. Absurdo!
Sou logista de auto peças e já fui proprietário de uma oficina mecânica durante 10 anos e estou no ramo de auto peças a 26 anos. Alguns fabricantes recomendam a troca do conjunto (correia dentada e rolamento tensor) a cada 60 mil kilometros; e outros, a cada 70 mil. Tenho experiência própria de que no meu carro foi trocado somente a correia dentada e de boa marca e uma semana depois, arrebentou o prejuízo foi enorme somente porque o mecânico não trocou o rolamento tensor; carro rebocado num domingo, cabeçote foi para a retífica, trocado as 16 válvulas, 16 retentores de haste de válvulas, junta do cabeçote, e mais a mão de obra do serviço mecânico (corri o risco de perda do cabeçote e o prejuízo ia ser ainda maior), enfim, carro na oficina por 4 dias. Tudo esse prejuízo somente porque o mecânico foi negligente e não substituiu o rolamento tensor, e essa peça não se deve anslisá-la girando na mão e quando montada no veículo, geralmente não dá nenhum aviso que o rolamento vai travar e se isso acontece, o prejuízo é enorme; concluindo, não vale a pena seguir o comentário dessa pessoa do vídeo, o mais prudente é a cada troca de correia dentada, substituir também o rolamento tensor. Isso também aconteceu com o veículo de um dos meus filhos e com clientes da nossa oficina. Deixar de trocar o rolamento tensor é uma "economia" que não vale a pena correr o risco pois pelo tipo de estouro da correia dentada, ao observá-la é possível saber que a causa foi a não substituição do rolamento tensor e nesse caso, o fabricante da correia não tem nenhuma responsabilidade. Lembre-se que de uma troca a outra o veículo vai rodar cêrca de 60 mil quilômetros e lembre-se ainda, que mesmo o carro estando parado e com o motor ligado, o motor só está funcionando porque o conjunto, correia dentada e rolamento tensor estão em movimento. Para que economizar 100 ou 300 reais e correr o risco de gastar entre 500 à 5000 mil reais dependendo do serviço no cabeçote ou até mesmo uma possível perda do próprio. Não vale a pena deixar de substituir o rolamento tensor.
Economia boba quanto custa um tensor a mão de obra já ali eu retifique o motor do meu carro troquei tudo só não a embreagem estava com 3 meses por causa de 150 reias vc gasta em cabecote uma grana preta
Então estou de parabéns ,pois troquei do meu carro recentemente e o mecânico disse que o rolamento estava bom a troca seria a meu critério, se quisesse aproveitar a mão de obra !
Veja bem a onde eu trabalho teve um caso de um reno sandero 1.6 16 valvulas q foi trocado a correia dentada e os rolamentos não forão subistituido o cliente rodo 10 mil km e o tensor da correia travou e quebrou a correia dentada eu recomendo troca o kit completo é mais seguro
Não caia nessa amigo, eles querem visualização com esse tipo de vídeo. Quem vai assumir a bronca pra você caso dê problema e o tensor seja usado? Além do mais a mão de obra é a mesma!
Geralmente ele será substituido por outro que rodará menos da metade do tempo restante do original, troca somente se houver alguma folga ou desgaste, e por um com qualidade equivalente.
Corretíssimo Boris, Já vi acontecer da correia dentada romper com duas picapes, Saveiro e Strada as duas na casa dos 25 mil km que trabalhavam em área de mineração
Quando troco a correia já troco com o kit e aproveito já troco também os retentores do eixo e a bomba de água junto com a válvula termostática, motor GM 1.4 flex, por ser de baixo custo as peças prefiro previnir ao ter surpresas desagradáveis.
Troquei do meu UP MPi estava com mais de 130 mil e ainda estava nova rodava muito e os rolamentos também estavam intactos, mas a própria Volkswagen recomendou a troca de todos componentes e até dos parafusos dos comandos e da polia do virabrequim, depois assisti uns vídeos por aqui que os mecânicos recomendam da mesma forma
A mais tem mecânicos principalmente de concessionária que só de ouvir o motor já diz se a mulher do cara tá grávida ou de Chico , é incrível são sensitivos e telepatas.
Muito obrigado, ja estava triste por ter que gastar quase 300 reais para trocar correia e tensor. Agora gastaei apenaas 120 reais da correia, pois meu tensor é novinho. Obrigado
Para mim, tensor e bomba d'agua devem ser trocados juntos com a correia dentada, principalmente nos motores atuais, devido ao fato dos motores usarem coxins flutuantes e na maioria dos casos um desses coxins estar justamente na região da correia dentada. Só pelo trabalho de tirar o suporte do coxim já justifica fazer o serviço completo.
Para o mecânico afirmar que precisa ou não fazer substituição teria que ser feito um ensaio na mola do tensor a qual mostraria se está Boa ou não, claro que o rolamento de aço dura mais perem a mola é que tensiona! Troco sempre o kit fica garantido o serviço tudo novo.
Concordo com o vídeo. Também já vi casos do rolamento do tensor estragar antes da troca da correia, a diferença é que ele "avisa" que está ruim. Pior é quando o mecânico tira um rolamento INA ou original e coloca um porcaria.
Eu já falei p alguns mecanicos o seguinte; faz só o que eu falei pra fazer ... Agora sobre a correia é bom ficar de olho e trocar até antes do recomendado mesmo...
Para além das polias e bomba de água recomendo trocar os retentores da ponta da cambota e da cames, quando a correia é trocado por volta dos 100.099 kms, que é o recomendado para a maioria das viaturas das boas marcas. Por exemplo a Toyota recomenda trocar aos 150.000 kms, sempre respeitei essa recomendação e nunca tive problemas nos 50 e tantos anos de profissão.
Me diz caso fosse um profissional do ramo, colocaria a garantia do serviço em risco por causa de um rolamento que custa em média 35 50 reais? Eu prefiro fazer oque recomenda o fabricante da Correia ou passar a realidade para o proprietário e deixar que o próprio resolva. Qual é essa ferramenta que pode precisar o tempo exato que ainda esta peça de 50 reais garante sua eficácia? Caso ela não dure oque está em jogo é um cabeçote ou talvez um motor quem sabe. Faça as contas.
Rolamento de 35,00 - 50,00 reais pode ter certesa que é porcaria. Economia porca, sai muito caro. Vá a uma concessionária e compre ORIGINAL. Rolamentos de má qualidade, travam ou até arrebentam as correias. OK
Sempre recomendo ao meus clientes que faça a troca, nunca digo que é obrigatório apenas digo que eu recomendo! Até pq a minha mão de obra vai ser a mesma!
O apresentador fala isso dos rolamentos porquê só conhece peças genuínas , mas os donos em geral colocam paralelo que não duram muito mais que a correia, e começam fazer barulho.
Galera essas autorizadas mete a faca eu tive um problema no mangote de um celta lá era 220 e avista ficava por 185 fiz pesquisa e encontrei por 90 não podemos deixarmos que nos explorem.
Eu sempre troco o tensor, mesmo aparentando ser novo, porque na hora de economizar todo mundo é amigo, mas se ele estourar certamente o cliente quer garantia, então eu ponho novo pra nao ter problema
Comprei um palio 2012 ha 2 meses e comprei por conta própria o tensor e a correia dentada. O mecânico muito honesto disse q os dois estavam em ordem, o tensor estava zerado só a correia q estava c uma sujeirinha. Decidi então trocar só a correia.
Eu concordo com tudo q o Boris falou aí, examina o rolamento, se tiver roncando troca, caso contrario não. Meu motor vw AP já tá acabando com a terceira correia, vou trocar o tensor agora por precaução. Mas não tá roncando ainda apenas um barulhinho de grilinhos de vez em quando.
Antes de comprar o carro,vejo todas as características uma das principais é se o comando de válvulas é tocado por correia ou corrente,procuro comprar os que usam corrente de aço. Assim tenho um problema a menos.
Sou pelo "seguro morreu de velho" e o "menor prejuízo é o primeiro". Portanto, gaste agora com a troca do kit completo e siga viagem seguro e tranquilo. Não é por causa de um rolamento ou tensor que está na metade de sua suposta vida útil que vou arriscar que ele vai durar exatamente essa vida útil. Então trocá-lo exatamente no momento da mão de obra é o mais sensato.. Há 50 anos troco o kit completo sempre na vida útil da correia e nunca tive um evento de quebra de tensor ou rolamento. Lembrar também que a correria nova vai tensionar ainda mais o funcionamento do conjunto e isso vai exigir mais dos acessórios da correia. Então, qual a vantagem em arriscar seu motor?
@@carlosvilela1197 Troquei pouco depois da postagem, por coincidência a bonba d´água começou a vazar e aproveitei pra trocar as correias. Correia é ponto crítico, né.
Boa noite Bores.a Volkswagen resolveu aquele problema que eu enfrentei com o meu Santana. A velha trinca do monobloco?ou está geração do virtus trinca também?
Boa tarde Boris Efetuei a troca da correia dentada ou melhor troquei o kit completo. Correia rolamentos. Deu problema com 27000 km rodados. Atropelou válvula e etc. Ao solicitar a garantia de defeito de fabricação a empresa só reembolsou os valores porque eu tinha trocado todas as peças. Que segundo a empresa era necessário para gerar a garantia do fabricante.
O cara comenta sem conhecer uma oficina. Quero ver dar garantia de 20, 30 mil da troca da correia dentada sem trocar o rolamento, bomba d'água, e engrenagem quando desgastada. O prejuízo do cabeçote não vale o risco.
Ele também fala que limpeza de bico é picaretagem, acredito que talvez você ou algum conhecido já deve ter um feito limpeza de bico e carro parou de falhar.E aí que me diz?
Meu Peugeot 206 quebrou a correia com 20.000km. Detonou! Rodava muito em região de minério, brumadinho -MG. Poeira fina de minério ferrou. Eu estava esperando os 25.000km para trocá-la justamente por esse fator....
Boris, muitas fabricantes ja vendem o kit de correia com rolo tensor ou rolo guia. É difícil avaliar se o rolamento tem 5, 10 ou 20 mil km de durabilidade pela frente, e caso apresente falha o resultado é potencialmente catastrófico. Vale a pena economizar algumas poucas centenas de reais e arriscar uma salgada conta de 5.000-10.000 para arrumar um motor, ainda mais agora que as trocas de correia dentada são recomendadas a cada 80-100.000 km?
Em carros com 2 comandos de válvulas sempre procurei trocar a correia dentada com 20.000km SEM TROCAR o tensor. Já troquei também no fim do prazo de 5 anos pelo ressecamento sem trocar o tensor sem ter atingido a quilometragem...na dúvida da km do carro, troque TUDO pra não perder mão de obra.
Quando herdei o Chevette do meu sogro a Correia era original. O mecânico me chamou para ver os parafusos e porcas virgens, sem qualquer sinal de marca. Isso porque ele era mecânico e toda a manutenção do carro era feita por ele mesmo. Ele não estava mais aqui para eu perguntar, mas gostaria de saber o motivo, pois ele era sempre muito cuidadoso com tudo.
O tensor precisa ser trocado sim (principalmente os de mola). Ele que TENSIONA a correia. Já viu uma correia rodando sem o tensor estar apertado? O estrago é o mesmo que deixar a correia quebrar.
@@user-tc4bs7dy9g O recomendado no manual é esse, porém depende se a pessoa anda apenas em perímetros urbanos, entre diversos outros fatores que podem ocasionar um desgaste mais rápido ou até mais lento que o descrito no manual.
Legal a dica, acredito sim que o rolamento aguente mais tempo que a correia, mas pelo valor do rolamento e a garantia da oficina e do fabricante da correia prefiro trocar tudo.
Trabalho em uma css e indicamos para o cliente trocar o rolamento tbm junto com a correia, caso ele não queria o serviço é feito assim msm. Porém se apresentar ruído após a troca o cliente paga outra não de obra ...
Adquiri no ano 2013 unidades VW Voyage 1.0 zero KM. Rodei com o mesmo 100.000 KM. Fiz a troca da correia dentada aos 60.000 KM aos 100.000 KM troquei a Correia dentada novamente e a Correia do Alternador em uma oficina comum. O mecânico analisou e me assegurou a boas condições do rolamento do tensor. E me afirmou que muitos profissionais trocam o rolamento na primeira troca de correia de dentada e o que foi substituído tem uma qualidade muito inferior ao original de fábrica.
E verdade tenho um Corsa ano 98 e troco a correia dentada a cada 35 a 40 mil km e o rolamento tensor a cada duas trocas de correia, mas tem mecânico que quer trocar ambas as peças com 20 mil km, é um comércio sem critério técnico
O certo é trocar o tensor junto da troca da correria, além de fazer a manutenção preventiva vc irá pagar somente uma mão de obra!!! Fica a dica vai depende do cliente pois eu troco rolamento e cerreia e se a bomba trabalhar junta troco tambem pois trabalha tudo junto por que se quebrar a correia as vauvula vai pro saco sempre e bom prevenir que remediar .
Olá. Tenho um Fiat Palio fire 1.0 8v ano 2010 e um mecânico me passou que deveria trocar a cada 50 mil km rodados ou 2 anos de uso, a correia dentada, o rolamento e o anel de vedação da bobina de ignição, seria isso mesmo? Pergunto porque fazem um pouco mais de 2 anos e ainda não atingi o km recomendado. Obrigado e parabéns pelo(s) vídeo(s).
Mecânico é confiável sim. Se você está indo em um que não pode confiar, sugiro trocar de mecânico... Levo meus carros sempre na A. K. Auto Center, e nunca mais fui passado para trás. Se existe ainda profissional desonesto, é porque alguns ainda o sustentam. Eu procuro não sustentar mais. Só gente de confiança trabalhando comigo!
Faça a troca da correia dentada segundo o manual do fabricante, o meu citroen C3 1.6 2017 a troca é feita com 80 mil km. Agora está com 75 mil km. Não caia na conversa de mecânico que não é de concessionária.
prefiro prevenir do que remediar - quando troco a correia troco o tensor- com um diferença - eu mesmo faço a troca - tendo ferramenta é muito facil e logico conhecer o que é ponto do motor -
Por favor, tenho visto muitos relatos de quebra precoce da correia do Peugeot 208 1.6. O tempo indicado para a troca, no manual, é 80 mil km ou 4 anos. Vc recomenda a troca quando? Obrigado.
Mas se vc não roda muito com o carro e passa muito tempo sem trocar a correria vc pode trocar antes da kilometragem ??? pq o material de borracha resseca
Isso mesmo Boris. Meu C3 quebrou a correia na Imigrantes com 43000 original, quando a troca deveria ser com 70000. Não dá pra confiar nem nos fabricantes.
Também verifiquei. No manual do carro diz apenas para verificar a situação da bomba d'água e para trocar a correia dentada em até 4 anos ou por limite de quilometragem. Não há informações sobre troca do tensor.
se o dono do veiculo não quiser trocar o rolamento tensor e rolamentos auxiliares caso tenha ok sem problema, e vendo os comentários vejo que tem gente que não troca ou deixa os rolamento rodarem muitos e muitos km, e blz, mas gente manutenção PREVENTIVA não é picaretagem, e não o profissional reparador não consegue prever o futuro e saber quanto vai rodar sem dar problema ok ? isso caso o rolamento seja observado que está ok sem folga ou ruídos, mas sempre é melhor prevenir do que remediar, se acontecer de dar problema em uma viagem ou em algum momento que vc precise muito do carro é terrível, então mesmo sendo um João ninguém recomendo a troca do conjunto completo sempre pq vc vai sim estar mais prevenido e resguardado a problemas do que manter componente usado que já rodou bastante, esse senhor falou uma meia verdade nesse vídeo para gerar conflito cliente/mecânico...minha opinião ok...o correto é sempre fazer a manutenção preventiva
Para uma pessoa que anda pouco com o carro, não dá para esperar os 50 mil km pra fazer a troca da correia dentada . Sendo assim, quanto tempo depois devo fazer a troca da correia ? Devido à vida útil da borracha da correria ?
Gostei dos comentarios aki dos "mecanicos de you tube" 😂 Sim, o tensor da correia dentada deve ser analisado tanto quanto ao "ronco" do rolamento quanto a fadiga da mola tensora. Cabe ao tecnico automotivo (mecanico) dizer se deve ser substituido ou nao. Cada veiculo tem suas proprias caracteristicas e km recomendada pelo fabricante para substituiçao da correia, junto com o tensor ou nao. Proprietario nao decide nada, se ele nao quer trocar que troque em casa ou leve em um picareta. Profissional serio (e tem muitos por ai sim) nunca vai fazer sacanagem com o seu cliente. Concordo com a dica do video. 👍
Trabalhei de mecanico depois que me aposentei por 22 anos. Troquei a correia dentada de um Fiat Uno que havia comprado, Revisei ele todo, Por fim fui trocar a correia, não encontrei o rolamento no mercado pra comprar. Pensei: to exigente demais afinal. Viajei pra buscar minha mãe com 90 anos. O rolamento quebrou as pelas 4 hs da tarde. Consegui mandar minha mãe pra casa. Arranjamos um rolamento emprestado. CONCLUSÃO: sai de la as 2hs da manhã. Por não ter trocado o bendito rolamento.........
Quando a pessoa roda pouco com o carro a troca deve ser com 45 a 50 mil. Se rodar muito diminui esse valor pela metade e quase nunca é necessário trocar o tensor, a não ser que esteja com folga por desgaste. Foi o que aprendi em um curso básico.
Vç deve sempre fazer a medição do tempo de troca pela quilometragem ou o tempo. A correia é feita de borracha e independe da Km. Agora com 50.000 Km, mesmo vç andando da boa, logicamente que se deve trocar o tensor, também.
Troca de correia dentada é uma manutenção que não deve ter negligências em nenhuma parte do processo.... Qualquer descuido nessa parte pode colocar em risco o motor inteiro. Para motores mais simples, gasta-se 50, 70, 150 reais a mais por um tensor... Vale a pena? Bom, é só tu pensar que, por uma economia burra na hora de trocar um tensor, tu pode ter que gastar 2 mil, 3 mil, sei lá quanto... (Não sei, nunca fiz um motor). Para motores mais sofisticados, que pedem um tensor de 200, 300, 500 reais... Ah, mas é caro... Bom, comprou um carro de manutenção cara? Aguente manter. Imagine quanto deve custar pra fazer um motor desse caso ele quebre pela economia feita em não trocar um tensor? Se tiver oportunidade de ter as peças VITAIS ao motor sempre novas, faça. Se for pra gastar, gaste para ter a manutenção preventiva em dia. A dor de cabeça é menor. Não aguenta a despesa? Compre um carro mais simples.
Não é via de regra, mais sempre é bom trocar, pois todo tensionador tem um mecanismo de tensionar sempre a correia nas variações de rotação do motor, ele fica se movendo o tempo todo, tem desgaste sim... Motores VW que usam polias triovais é pior ainda, tensor se desgasta muito.
Tinha a mania de trocar a correia ,mais o rolamento eu só trocava a cada uma troca da correia ,e o que aconteceu comigo ficou um ponto de interrogação,já tinha trocada a correia e o rolamento na troca anterior portanto não faria de novo,dois dias depois a correia correu pro lado e entortou minhas 4 válvulas,o mecânico garantiu que o erro foi meu por não ter trocado o rolamento mais porque eu trocaria já que tinha feito a troca do rolamento anteriormente e ele parecia novo,acho que foi falha da oficina porque ele pediu ao filho de 17 anos com pouca experiência pra terminar o trabalho,so que agora não pude falar nada,porque não troquei rolamento
Hoje em dia vende o kit correia dentada você troca e fica sossegado já vi muita gente que trocou só a correia e se lascou o rolamento estourou e entortou as válvulas do cabeçote tendo que fazer a retifica do cabeçote sai bem mais caro e outra oficina não dá garantia se você trocar só rolamento pelo menos as oficinas de Sorocaba SP e com toda razão.
Meu Logan 1.0 16v 2014 tá com 79.330 km rodados e no manual da Renalt fala para trocar com 80.000 km tem um barulho de rolamento que pensei que seria a bomba da direção. Vou trocar a correia dentada e os rolamentos para vê se para se não parar é da bomba da direção histórica mesmo.
Eu já troquei só a correia pois o mecânico disse que o rolamento estava bom. Uns 10 mil km depois o rolamento travou, prejuízo de R$ 4.500,00. E o mecânico disse que a culpa não foi dele.
Bom dia Boris a minha correia esta no carro desde 2014 fiat palio fomprei o carro 0k ate hoje não troquei correia continetal a cada 10 dias eu olho esta com cara de nova carro com 70 mil km
tive um sandero automatic em que o rolamento do alternador travou do nada aos 40 mil km e quase tive um baita prejuizo, ainda bem que um amigo torneiro conseguiu salva lo sem precisar trocar, imagine um cenário louco desse lá na correia dentada, eu nao arrisco...
Sou mecânico e recomendo a troca do tensor por precaução. Porém rolamentos tensores tendem a durar até 100.000km em especial os não automáticos. Mas pelo custo do tensor X custo da quebra da correia melhor fazer a substituição do conjunto.
concordo!
vdd
Concordo, custo-benefício, são peças muito importantes, melhor trocar as duas.
Correto o certo é trocar o tensor da correia dentada com 100.000KM ou seja a cada duas trocas de correia dentadas.
O problema, é que a qualidade da peça de reposição raramente é a mesma do carro original (isso falando de peças genuínas e não de paralelas). Entre um componente original em meia vida e um paralelo novo, melhor ficar no original.
Dificil é encontrar mecânicos honestos hoje em dia 😊
Trabalho na mecânica a 18 anos e aconteceu que troquei a correia e deixei o tensor por não apresentar defeitos sento que o cliente andou 280km o tensor que eu não troquei pra evitar mas gasto pro cliente voltou reclamando que estava fazendo barulho então agora eu troco os dois nunca mas tive problemas !O serto e trocar os dois a mão de obra é a mesma !
angelo e isso mesmo trocar tudo inclusive os apoiadores
Cara o meu aconteceu isso comprei o carro troquei so a correia o mecânico dize tava bom o rolamento mas fazia muito barulho
Sempre fiz manutenções conforme o manual, carro e moto, sem exceção. Nunca tive problemas. Os mecânicos piram, mas é a mais absoluta verdade.
No meu manual n tem nada sobre correia 🥺. Só no site da marca que tem um complemento lá falando da correia fora da revisão básica de filtros e óleo... 1900 polo tsi 200
Peguei um carro com essa cagada de trocar a correia sem trocar tensor, a mola do tensor tava gasta e o carro saia de ponto o tempo todo, fora que a bomba de água da maioria dos carros hoje é na correia dentada e eu faço a troca de todo o conjunto inclusive a válvula termostática, você anda sem ter dúvidas.
Exatamente o que eu faço. Troco todo o conjunto, pagando somente uma mão de obra. Até porque o preço dessas peças não é assim tão exorbitante se levado em conta sua importância no funcionamento do motor
O tensor e o rolamento se for de marca boa sempre dura uns 200 mil ,sempre troquei assim e nunca tive problemas. Ou seja troca duas correias na terceira correia troca o kit completo.
Tambem fiz isso
O carro era uma piadeira
Troquei os esticador parou
Tensor é uma coisa, rolamento é outra!!!!
Eu também faço isso não comprometo o sistema inteiro por causa de um pouco mais de dinheiro fica tudo novinho
Sou mecânico a 30 anos, e é o seguinte na troca você examina o rolamento se tem ronco e se ele não estiver com barulho coloca o mesmo só que esse mesmo rolamento fizer barulho e travar daqui a um mês estoura o cabeçote e aí o cliente vem com tudo encima de vc
Falou tudo
Deixar de trocar o rolamento é relaxamento e perigoso ,na minha manutenção preventiva troco a correia rolamento tensor e a bomba dagua , não vale a Pena arriscar e deixar o sistema comprometido por causa de sei lá 200 reais
Troca tudo logo e evita do dono vir com tudo encima de você daqui a 1 mês.
Falou tudo. Na prática a conversa é outra.
Ė isso mesmo todo mecânico faz, eu nunca vi um falar essas coisas, eles dizem troca tudo, infelizmente.
O certo é trocar o tensor junto da troca da correria, além de fazer a manutenção preventiva vc irá pagar somente uma mão de obra!!! Fica a dica.
Eu tbem sempre faço isso! Afinal aproveita a mão de obra e o tempo em que o veículo vai ficar parado na Oficina.
Exatamente vc está certo neste vídeo ele falou abobrinha
Troco sempre o tensor só na segunda troca de correia. Nunca tive problema. Sempre troquei a correia no tempo certo.
você está certo, o correto é trocar o tensor junto com a correia para que o Kit fique inteiramente novo prevenindo eventuais problemas futuros.
E bom trocar juntos correia e tensor, já faz uma coisa só, é igual trocar o óleo e o filtro.
Só para constar, nenhuma assistência trocará somente a correia. Eles se recusam a fazer o serviço pela metade. Afinal é o deles que estará na reta.
Essa é a verdade. E um mecânico bom, vai por esse caminho também.
Negativo. Na autorizada Renault troquei apenas a correia, pois era só isso que o manual exigia.
E outra se o rolamento se deteriorar é a correia estiver em bom estado, vai ter que trocar os dois, então eu prefiro sempre trocar os dois a cada 40.000 km,, mais segurança e menor gasto futuro.
A polia e o rolamento do tensor é metálica ,porém alguns componentes internos não.
Melhor resposta.....parabéns.
Hoje em dia ja vem a correia e o tensor no mesmo kit, ja troca-se os dois para evitar dor de cabeça
Já ouviu falar em comprar casada??? Agora pq vem no kit, não é OBRIGADO a trocar. 🤦♂️
O kit quem faz é vc! Troca o que precisa e não o conjunto todo, as vezes e melhor aproveitar a mão de obra e trocar algo a mais além do que precisa em alguns casos
Valeu, Boris! A picaretagem já começa na verdade com as próprias fabricantes que em vez de usarem corrente de comando, usam correia dentada. Meu carro tem 22 anos de fabricação, e possui corrente de comando, e carros novos de hoje, usando borrachas. Absurdo!
O motor e o CHT ?
Perfeito.
Minha mãe tem uma camionete com 27 anos e acho que nunca foi trocada a corrente.
@@emersonribeironascimento6132 nem tem nas caminhonete
Sou logista de auto peças e já fui proprietário de uma oficina mecânica durante 10 anos e estou no ramo de auto peças a 26 anos. Alguns fabricantes recomendam a troca do conjunto (correia dentada e rolamento tensor) a cada 60 mil kilometros; e outros, a cada 70 mil.
Tenho experiência própria de que no meu carro foi trocado somente a correia dentada e de boa marca e uma semana depois, arrebentou o prejuízo foi enorme somente porque o mecânico não trocou o rolamento tensor; carro rebocado num domingo, cabeçote foi para a retífica, trocado as 16 válvulas, 16 retentores de haste de válvulas, junta do cabeçote, e mais a mão de obra do serviço mecânico (corri o risco de perda do cabeçote e o prejuízo ia ser ainda maior), enfim, carro na oficina por 4 dias. Tudo esse prejuízo somente porque o mecânico foi negligente e não substituiu o rolamento tensor, e essa peça não se deve anslisá-la girando na mão e quando montada no veículo, geralmente não dá nenhum aviso que o rolamento vai travar e se isso acontece, o prejuízo é enorme; concluindo, não vale a pena seguir o comentário dessa pessoa do vídeo, o mais prudente é a cada troca de correia dentada, substituir também o rolamento tensor. Isso também aconteceu com o veículo de um dos meus filhos e com clientes da nossa oficina. Deixar de trocar o rolamento tensor é uma "economia" que não vale a pena correr o risco pois pelo tipo de estouro da correia dentada, ao observá-la é possível saber que a causa foi a não substituição do rolamento tensor e nesse caso, o fabricante da correia não tem nenhuma responsabilidade. Lembre-se que de uma troca a outra o veículo vai rodar cêrca de 60 mil quilômetros e lembre-se ainda, que mesmo o carro estando parado e com o motor ligado, o motor só está funcionando porque o conjunto, correia dentada e rolamento tensor estão em movimento. Para que economizar 100 ou 300 reais e correr o risco de gastar entre 500 à 5000 mil reais dependendo do serviço no cabeçote ou até mesmo uma possível perda do próprio. Não vale a pena deixar de substituir o rolamento tensor.
Concordo plenamente com o seu comentário.
Cheguei ate ficar com medo...obg
Nem li tudo,mas a cagada foi dele não saber avaliar a peça.
Você está serto, se consigo pagar a correia também vou conseguir pagar o rolamento
Economia boba quanto custa um tensor a mão de obra já ali eu retifique o motor do meu carro troquei tudo só não a embreagem estava com 3 meses por causa de 150 reias vc gasta em cabecote uma grana preta
É bom ter uma opinião de uma pessoa que entende e não é mecânico pq. sua opinião não é tendenciosa. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Todas as vezes que troquei a correria também troquei o rolamento, isso é padrão em todas oficinas.
Pessoal, manutenção preventiva é a palavra final. Nesta situação é obrigatório trocar o conjunto : correia e tensores
Concordo pois uma vez estourou o rolamento e arrebentou uma Correia que estava mais que meia vida
Encontrar mecânico honesto e que nem acertar na mega sena é difícil
Ja ganhei 5 X na mega e até hoje não encontrei um mecanico honesto.
Então estou de parabéns ,pois troquei do meu carro recentemente e o mecânico disse que o rolamento estava bom a troca seria a meu critério, se quisesse aproveitar a mão de obra !
Vida na roça 🍀 sortudo já pode pedir música no fantástico
@@roger2506 kkkkkk
Pedreiro também entra nessa lista 😂🤣😂🤣
Veja bem a onde eu trabalho teve um caso de um reno sandero 1.6 16 valvulas q foi trocado a correia dentada e os rolamentos não forão subistituido o cliente rodo 10 mil km e o tensor da correia travou e quebrou a correia dentada eu recomendo troca o kit completo é mais seguro
Valeu pela a sua informação.
Verdade, TDS mecânicos pedem para trocar o rolamento junto com a correia.
Não caia nessa amigo, eles querem visualização com esse tipo de vídeo. Quem vai assumir a bronca pra você caso dê problema e o tensor seja usado? Além do mais a mão de obra é a mesma!
Mas o rolamento é baratinho, melhor trocar logo e aproveitar a mão de obra
Concordo que deve aproveitar a mão de obra. Afinal ela não será barata e o rolamento é.
Geralmente ele será substituido por outro que rodará menos da metade do tempo restante do original, troca somente se houver alguma folga ou desgaste, e por um com qualidade equivalente.
Concordo.
Depende do carro
Não há dúvidas...
Você está coberto de razão.
Eu não pago pra ver trocando só correia, sempre o kit completo.
Não esqueça que o trânsito faz com que as peças se desgastem sem aumentar a quilometragem marcada no painel.
Verdade.
Motor ligado + carro parado = quilometragem invisível.
Parabéns amigo e continue a nos deixar informados 👏👏👏👏👍👍👍👍
Corretíssimo Boris, Já vi acontecer da correia dentada romper com duas picapes, Saveiro e Strada as duas na casa dos 25 mil km que trabalhavam em área de mineração
Este canal eh top, mais sincero e informativo que encontrei. Parabéns!
Obrigado!
Boris você é único
Muita experiência na área
Automotiva sou seu fã
Saudade da TV Vrum kkk
Faz um canal novo
TV VRUM
Quando troco a correia já troco com o kit e aproveito já troco também os retentores do eixo e a bomba de água junto com a válvula termostática, motor GM 1.4 flex, por ser de baixo custo as peças prefiro previnir ao ter surpresas desagradáveis.
Troquei do meu UP MPi estava com mais de 130 mil e ainda estava nova rodava muito e os rolamentos também estavam intactos, mas a própria Volkswagen recomendou a troca de todos componentes e até dos parafusos dos comandos e da polia do virabrequim, depois assisti uns vídeos por aqui que os mecânicos recomendam da mesma forma
A mais tem mecânicos principalmente de concessionária que só de ouvir o motor já diz se a mulher do cara tá grávida ou de Chico , é incrível são sensitivos e telepatas.
Kkkkk
Eles também sabem se é xifre 🤣🤣🤣
Simples, eles trabalham muito com os mesmo modelo de carro, que tem o mesmo barulho recorrente.
Bullshit
@Celso Camellini 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 essa foi boa.
Vc tem ajudado muito com seus vídeos parabéns meu amigo 👏👏👏👏👏
Muito obrigado, ja estava triste por ter que gastar quase 300 reais para trocar correia e tensor. Agora gastaei apenaas 120 reais da correia, pois meu tensor é novinho. Obrigado
Parabéns amigo Bóris ! Vc têm bala na agulha viu. Tá aprovado por mim e minha familia simpático sincero passa a verdade e sabe o que fala ! Absss
Para mim, tensor e bomba d'agua devem ser trocados juntos com a correia dentada, principalmente nos motores atuais, devido ao fato dos motores usarem coxins flutuantes e na maioria dos casos um desses coxins estar justamente na região da correia dentada. Só pelo trabalho de tirar o suporte do coxim já justifica fazer o serviço completo.
Para o mecânico afirmar que precisa ou não fazer substituição teria que ser feito um ensaio na mola do tensor a qual mostraria se está Boa ou não, claro que o rolamento de aço dura mais perem a mola é que tensiona!
Troco sempre o kit fica garantido o serviço tudo novo.
Concordo com o vídeo. Também já vi casos do rolamento do tensor estragar antes da troca da correia, a diferença é que ele "avisa" que está ruim. Pior é quando o mecânico tira um rolamento INA ou original e coloca um porcaria.
Sim. Eu só coloco INA no meu Punto. Mesmo assim na última troca com 50.000Km o tensor estava com jogo lateral.
Correia, tensor, óleo e filtros eu sempre troco antes do previsto é muito mais segurou e barato e ando bem despreocupado.
Eu já falei p alguns mecanicos o seguinte; faz só o que eu falei pra fazer ...
Agora sobre a correia é bom ficar de olho e trocar até antes do recomendado mesmo...
A garantia na hora que da problema vc cobra de Quem?
Você faz um bem danado pra gente. Parabéns
Para além das polias e bomba de água recomendo trocar os retentores da ponta da cambota e da cames, quando a correia é trocado por volta dos 100.099 kms, que é o recomendado para a maioria das viaturas das boas marcas. Por exemplo a Toyota recomenda trocar aos 150.000 kms, sempre respeitei essa recomendação e nunca tive problemas nos 50 e tantos anos de profissão.
Me diz caso fosse um profissional do ramo, colocaria a garantia do serviço em risco por causa de um rolamento que custa em média 35 50 reais?
Eu prefiro fazer oque recomenda o fabricante da Correia ou passar a realidade para o proprietário e deixar que o próprio resolva.
Qual é essa ferramenta que pode precisar o tempo exato que ainda esta peça de 50 reais garante sua eficácia? Caso ela não dure oque está em jogo é um cabeçote ou talvez um motor quem sabe. Faça as contas.
35/50 reais? prefiro usar o original em bom Estado do que essas peças paralelas meu amigo.
Rolamento de 35,00 - 50,00 reais pode ter certesa que é porcaria. Economia porca, sai muito caro. Vá a uma concessionária e compre ORIGINAL. Rolamentos de má qualidade, travam ou até arrebentam as correias. OK
Sempre recomendo ao meus clientes que faça a troca, nunca digo que é obrigatório apenas digo que eu recomendo! Até pq a minha mão de obra vai ser a mesma!
O apresentador fala isso dos rolamentos porquê só conhece peças genuínas , mas os donos em geral colocam paralelo que não duram muito mais que a correia, e começam fazer barulho.
Falou tudo
Galera essas autorizadas mete a faca eu tive um problema no mangote de um celta lá era 220 e avista ficava por 185 fiz pesquisa e encontrei por 90 não podemos deixarmos que nos explorem.
Comprei spin LTZ !!! Zero andei 100.000 km pra trocar a correia esticador. Sempre fiz isso 5 spin. Excelente carro !!
Pra evitar dor de cabeça quando eu peço a troca da correia eu já troco também polia e tensor!!!!!
Eu sempre troco o tensor, mesmo aparentando ser novo, porque na hora de economizar todo mundo é amigo, mas se ele estourar certamente o cliente quer garantia, então eu ponho novo pra nao ter problema
parabéns Boris, comentário oportuno..
Comprei um palio 2012 ha 2 meses e comprei por conta própria o tensor e a correia dentada. O mecânico muito honesto disse q os dois estavam em ordem, o tensor estava zerado só a correia q estava c uma sujeirinha. Decidi então trocar só a correia.
Eu concordo com tudo q o Boris falou aí, examina o rolamento, se tiver roncando troca, caso contrario não. Meu motor vw AP já tá acabando com a terceira correia, vou trocar o tensor agora por precaução. Mas não tá roncando ainda apenas um barulhinho de grilinhos de vez em quando.
Antes de comprar o carro,vejo todas as características uma das principais é se o comando de válvulas é tocado por correia ou corrente,procuro comprar os que usam corrente de aço. Assim tenho um problema a menos.
Sou pelo "seguro morreu de velho" e o "menor prejuízo é o primeiro". Portanto, gaste agora com a troca do kit completo e siga viagem seguro e tranquilo. Não é por causa de um rolamento ou tensor que está na metade de sua suposta vida útil que vou arriscar que ele vai durar exatamente essa vida útil. Então trocá-lo exatamente no momento da mão de obra é o mais sensato.. Há 50 anos troco o kit completo sempre na vida útil da correia e nunca tive um evento de quebra de tensor ou rolamento. Lembrar também que a correria nova vai tensionar ainda mais o funcionamento do conjunto e isso vai exigir mais dos acessórios da correia. Então, qual a vantagem em arriscar seu motor?
Fábio, minha correia dentada foi trocada há quase cinco anos, e o carro andou 25 mil KM, será que devo me preocupar?
@@Travis1.979 5 anos ta na hora de trocar
@@carlosvilela1197 Troquei pouco depois da postagem, por coincidência a bonba d´água começou a vazar e aproveitei pra trocar as correias. Correia é ponto crítico, né.
Boa noite Bores.a Volkswagen resolveu aquele problema que eu enfrentei com o meu Santana. A velha trinca do monobloco?ou está geração do virtus trinca também?
Boa tarde
Boris
Efetuei a troca da correia dentada ou melhor troquei o kit completo. Correia rolamentos.
Deu problema com 27000 km rodados.
Atropelou válvula e etc.
Ao solicitar a garantia de defeito de fabricação a empresa só reembolsou os valores porque eu tinha trocado todas as peças.
Que segundo a empresa era necessário para gerar a garantia do fabricante.
O cara comenta sem conhecer uma oficina. Quero ver dar garantia de 20, 30 mil da troca da correia dentada sem trocar o rolamento, bomba d'água, e engrenagem quando desgastada. O prejuízo do cabeçote não vale o risco.
Muito esclarecedor, Caro Borys. Valeu
Boris Feldman foi engenheiro da Metal Leve, fala com muita propriedade e experiência do assunto.
Nunca vi rolamento da metal leve...entende?
Ele também fala que limpeza de bico é picaretagem, acredito que talvez você ou algum conhecido já deve ter um feito limpeza de bico e carro parou de falhar.E aí que me diz?
@@einarsletten5966 errado, ele falou que é picaretagem quando o carro não está falhando.
Ele foi engenheiro, hoje é marketeiro
Meu Peugeot 206 quebrou a correia com 20.000km. Detonou!
Rodava muito em região de minério, brumadinho -MG.
Poeira fina de minério ferrou. Eu estava esperando os 25.000km para trocá-la justamente por esse fator....
Boris, muitas fabricantes ja vendem o kit de correia com rolo tensor ou rolo guia.
É difícil avaliar se o rolamento tem 5, 10 ou 20 mil km de durabilidade pela frente, e caso apresente falha o resultado é potencialmente catastrófico.
Vale a pena economizar algumas poucas centenas de reais e arriscar uma salgada conta de 5.000-10.000 para arrumar um motor, ainda mais agora que as trocas de correia dentada são recomendadas a cada 80-100.000 km?
Em carros com 2 comandos de válvulas sempre procurei trocar a correia dentada com 20.000km SEM TROCAR o tensor. Já troquei também no fim do prazo de 5 anos pelo ressecamento sem trocar o tensor sem ter atingido a quilometragem...na dúvida da km do carro, troque TUDO pra não perder mão de obra.
Boris fala pra gente se pode ou não soldar com bateria ligada abracos
Quando herdei o Chevette do meu sogro a Correia era original. O mecânico me chamou para ver os parafusos e porcas virgens, sem qualquer sinal de marca.
Isso porque ele era mecânico e toda a manutenção do carro era feita por ele mesmo. Ele não estava mais aqui para eu perguntar, mas gostaria de saber o motivo, pois ele era sempre muito cuidadoso com tudo.
Cara!!!! Além de vc "debrear" a filha dele, ainda herdou o chevetão? ??? Parabéns.
O tensor precisa ser trocado sim (principalmente os de mola). Ele que TENSIONA a correia. Já viu uma correia rodando sem o tensor estar apertado? O estrago é o mesmo que deixar a correia quebrar.
Olá Boris! Tenho um prisma 1.4 2012 frente celta. qual a quilometragem ideal para troca da correia dentada e do alternador do mesmo. um forte abraço.
40 mil km
20.000
Levei meu gol em concessionária VW p/ revisão 30 mil disseram que eu tinha que trocar a correia e o tensor,mande ele ler o manual.
Se for seguir o manual em todos os carros, vai ter vários carros parados pelas estradas por aí com correia estourada.
@@juliofreitas657 mas no caso do rapaz aí o carro dele só tem 30 mil km , a troca da Correa é de 40 a 50 mil ou acima de 3 anos
@@user-tc4bs7dy9g O recomendado no manual é esse, porém depende se a pessoa anda apenas em perímetros urbanos, entre diversos outros fatores que podem ocasionar um desgaste mais rápido ou até mais lento que o descrito no manual.
Legal a dica, acredito sim que o rolamento aguente mais tempo que a correia, mas pelo valor do rolamento e a garantia da oficina e do fabricante da correia prefiro trocar tudo.
Trabalho em uma css e indicamos para o cliente trocar o rolamento tbm junto com a correia, caso ele não queria o serviço é feito assim msm.
Porém se apresentar ruído após a troca o cliente paga outra não de obra ...
Adquiri no ano 2013 unidades VW Voyage 1.0 zero KM. Rodei com o mesmo 100.000 KM. Fiz a troca da correia dentada aos 60.000 KM aos 100.000 KM troquei a Correia dentada novamente e a Correia do Alternador em uma oficina comum. O mecânico analisou e me assegurou a boas condições do rolamento do tensor. E me afirmou que muitos profissionais trocam o rolamento na primeira troca de correia de dentada e o que foi substituído tem uma qualidade muito inferior ao original de fábrica.
Sempre com informações úteis e muito bem vindas!
E verdade tenho um Corsa ano 98 e troco a correia dentada a cada 35 a 40 mil km e o rolamento tensor a cada duas trocas de correia, mas tem mecânico que quer trocar ambas as peças com 20 mil km, é um comércio sem critério técnico
Eu resolvi este problema há muito tempo. Não compro mais carro que usa correia dentada e a minha vida ficou mais tranquila.
O certo é trocar o tensor junto da troca da correria, além de fazer a manutenção preventiva vc irá pagar somente uma mão de obra!!! Fica a dica vai depende do cliente pois eu troco rolamento e cerreia e se a bomba trabalhar junta troco tambem pois trabalha tudo junto por que se quebrar a correia as vauvula vai pro saco sempre e bom prevenir que remediar .
Que bom saber disso, achei que toda vz tinha de trocar tambem
Olá. Tenho um Fiat Palio fire 1.0 8v ano 2010 e um mecânico me passou que deveria trocar a cada 50 mil km rodados ou 2 anos de uso, a correia dentada, o rolamento e o anel de vedação da bobina de ignição, seria isso mesmo? Pergunto porque fazem um pouco mais de 2 anos e ainda não atingi o km recomendado. Obrigado e parabéns pelo(s) vídeo(s).
É a cada 3 anos ou 40 mil o que chegar primeiro
Muito bom saber disso mas se trocar sempre e melhor
O me fusca torceu a correia? Qual motivo?
Mecânico é confiável sim. Se você está indo em um que não pode confiar, sugiro trocar de mecânico... Levo meus carros sempre na A. K. Auto Center, e nunca mais fui passado para trás.
Se existe ainda profissional desonesto, é porque alguns ainda o sustentam. Eu procuro não sustentar mais. Só gente de confiança trabalhando comigo!
Muito obrigado pelas dicas! Abraço!
Faça a troca da correia dentada segundo o manual do fabricante, o meu citroen C3 1.6 2017 a troca é feita com 80 mil km. Agora está com 75 mil km. Não caia na conversa de mecânico que não é de concessionária.
Excelente observação. Muitos fazem isso. Tem muitos MECHÂNICOS ficam inventando moda.
prefiro prevenir do que remediar - quando troco a correia troco o tensor- com um diferença - eu mesmo faço a troca - tendo ferramenta é muito facil e logico conhecer o que é ponto do motor -
Por favor, tenho visto muitos relatos de quebra precoce da correia do Peugeot 208 1.6. O tempo indicado para a troca, no manual, é 80 mil km ou 4 anos. Vc recomenda a troca quando? Obrigado.
Porque alguns fabricantes de correias vendem o kit completo inclusive os parafusos ? 🤔
Mas se vc não roda muito com o carro e passa muito tempo sem trocar a correria vc pode trocar antes da kilometragem ??? pq o material de borracha resseca
Isso mesmo Boris. Meu C3 quebrou a correia na Imigrantes com 43000 original, quando a troca deveria ser com 70000. Não dá pra confiar nem nos fabricantes.
Como ele disse se fosse necessário substituir o rolamento do tensor o fabricante recomendaria
O fabricante recomenda a troca do kit de sincronismo, e em alguns casos até a bomba da água.
Também verifiquei. No manual do carro diz apenas para verificar a situação da bomba d'água e para trocar a correia dentada em até 4 anos ou por limite de quilometragem. Não há informações sobre troca do tensor.
Quem vai pagar pra vê??
@@andersonmoreira3437 Boa resposta... rolamento acredito que se troca por prevenção, não por recomendação do fabricante.
O fabricante não fala em tensor....então não precisa trocar??? Rs
se o dono do veiculo não quiser trocar o rolamento tensor e rolamentos auxiliares caso tenha ok sem problema, e vendo os comentários vejo que tem gente que não troca ou deixa os rolamento rodarem muitos e muitos km, e blz, mas gente manutenção PREVENTIVA não é picaretagem, e não o profissional reparador não consegue prever o futuro e saber quanto vai rodar sem dar problema ok ? isso caso o rolamento seja observado que está ok sem folga ou ruídos, mas sempre é melhor prevenir do que remediar, se acontecer de dar problema em uma viagem ou em algum momento que vc precise muito do carro é terrível, então mesmo sendo um João ninguém recomendo a troca do conjunto completo sempre pq vc vai sim estar mais prevenido e resguardado a problemas do que manter componente usado que já rodou bastante, esse senhor falou uma meia verdade nesse vídeo para gerar conflito cliente/mecânico...minha opinião ok...o correto é sempre fazer a manutenção preventiva
Para uma pessoa que anda pouco com o carro, não dá para esperar os 50 mil km pra fazer a troca da correia dentada . Sendo assim, quanto tempo depois devo fazer a troca da correia ? Devido à vida útil da borracha da correria ?
Gostei dos comentarios aki dos "mecanicos de you tube" 😂
Sim, o tensor da correia dentada deve ser analisado tanto quanto ao "ronco" do rolamento quanto a fadiga da mola tensora. Cabe ao tecnico automotivo (mecanico) dizer se deve ser substituido ou nao. Cada veiculo tem suas proprias caracteristicas e km recomendada pelo fabricante para substituiçao da correia, junto com o tensor ou nao. Proprietario nao decide nada, se ele nao quer trocar que troque em casa ou leve em um picareta. Profissional serio (e tem muitos por ai sim) nunca vai fazer sacanagem com o seu cliente. Concordo com a dica do video. 👍
muito bem seu Bóris gosto dessas dicas👍👍👍
Trabalhei de mecanico depois que me aposentei por 22 anos. Troquei a correia dentada de um Fiat Uno que havia comprado, Revisei ele todo, Por fim fui trocar a correia, não encontrei o rolamento no mercado pra comprar. Pensei: to exigente demais afinal. Viajei pra buscar minha mãe com 90 anos. O rolamento quebrou as pelas 4 hs da tarde. Consegui mandar minha mãe pra casa. Arranjamos um rolamento emprestado. CONCLUSÃO: sai de la as 2hs da manhã. Por não ter trocado o bendito rolamento.........
Quando a pessoa roda pouco com o carro a troca deve ser com 45 a 50 mil. Se rodar muito diminui esse valor pela metade e quase nunca é necessário trocar o tensor, a não ser que esteja com folga por desgaste. Foi o que aprendi em um curso básico.
Vç deve sempre fazer a medição do tempo de troca pela quilometragem ou o tempo. A correia é feita de borracha e independe da Km. Agora com 50.000 Km, mesmo vç andando da boa, logicamente que se deve trocar o tensor, também.
Troca de correia dentada é uma manutenção que não deve ter negligências em nenhuma parte do processo.... Qualquer descuido nessa parte pode colocar em risco o motor inteiro.
Para motores mais simples, gasta-se 50, 70, 150 reais a mais por um tensor... Vale a pena? Bom, é só tu pensar que, por uma economia burra na hora de trocar um tensor, tu pode ter que gastar 2 mil, 3 mil, sei lá quanto... (Não sei, nunca fiz um motor).
Para motores mais sofisticados, que pedem um tensor de 200, 300, 500 reais... Ah, mas é caro... Bom, comprou um carro de manutenção cara? Aguente manter. Imagine quanto deve custar pra fazer um motor desse caso ele quebre pela economia feita em não trocar um tensor?
Se tiver oportunidade de ter as peças VITAIS ao motor sempre novas, faça. Se for pra gastar, gaste para ter a manutenção preventiva em dia. A dor de cabeça é menor. Não aguenta a despesa? Compre um carro mais simples.
Qual é a marca de tensor que aguenta a 4 correias dentadas?
Não é via de regra, mais sempre é bom trocar, pois todo tensionador tem um mecanismo de tensionar sempre a correia nas variações de rotação do motor, ele fica se movendo o tempo todo, tem desgaste sim...
Motores VW que usam polias triovais é pior ainda, tensor se desgasta muito.
Olha, eu não entendo muito de carro. Mas é possível lubrificar o rolamento pra que ele dure mais?
Correria dentada banhada a óleo do c3 motor 1.2 com quantos km deve trocar ?
Tinha a mania de trocar a correia ,mais o rolamento eu só trocava a cada uma troca da correia ,e o que aconteceu comigo ficou um ponto de interrogação,já tinha trocada a correia e o rolamento na troca anterior portanto não faria de novo,dois dias depois a correia correu pro lado e entortou minhas 4 válvulas,o mecânico garantiu que o erro foi meu por não ter trocado o rolamento mais porque eu trocaria já que tinha feito a troca do rolamento anteriormente e ele parecia novo,acho que foi falha da oficina porque ele pediu ao filho de 17 anos com pouca experiência pra terminar o trabalho,so que agora não pude falar nada,porque não troquei rolamento
Hoje em dia vende o kit correia dentada você troca e fica sossegado já vi muita gente que trocou só a correia e se lascou o rolamento estourou e entortou as válvulas do cabeçote tendo que fazer a retifica do cabeçote sai bem mais caro e outra oficina não dá garantia se você trocar só rolamento pelo menos as oficinas de Sorocaba SP e com toda razão.
Muito boa a proposta de ensinar coisas importantíssimas de forma direta e reta. Parabéns!
Meu Logan 1.0 16v 2014 tá com 79.330 km rodados e no manual da Renalt fala para trocar com 80.000 km tem um barulho de rolamento que pensei que seria a bomba da direção. Vou trocar a correia dentada e os rolamentos para vê se para se não parar é da bomba da direção histórica mesmo.
Eu já troquei só a correia pois o mecânico disse que o rolamento estava bom. Uns 10 mil km depois o rolamento travou, prejuízo de R$ 4.500,00. E o mecânico disse que a culpa não foi dele.
A 10.000 km estava bom ué. Depois disso ele não garante. Além disso ninguém sabe o que foi feito no seu carro pra estragar o tensor
Manda a conta pro Boris
Bom dia Boris a minha correia esta no carro desde 2014 fiat palio fomprei o carro 0k ate hoje não troquei correia continetal a cada 10 dias eu olho esta com cara de nova carro com 70 mil km
tive um sandero automatic em que o rolamento do alternador travou do nada aos 40 mil km e quase tive um baita prejuizo, ainda bem que um amigo torneiro conseguiu salva lo sem precisar trocar, imagine um cenário louco desse lá na correia dentada, eu nao arrisco...