Além de super campeão, bi na F1 e na Indy, ele deixou de guiar em equipes de ponta para ajudar no desenvolvimento da Equipe Copersucar; até hoje, a única empreitada brasuca para montar uma equipe de F1. Só por issso deve ser homenageado e muito respeitado. Pois com certeza ele teria sido mais algumas vezes campeão mundial. Teve humildade e trocou novos mundiais por um sonho brasileiro, para ajudar no desenvolvimento do automobilismo nacional.
Vamos lá: Quando comecei acompanhar a Fórmula 1 era o ano de 1976 e Emerson Fittipaldi já era bi campeão na categoria (1972 com a Lotus e 1974 com a Mclarem ) Sinto esse vazio de não tê-lo visto conquistar esses dois títulos, afinal nasci em 1969 e ainda era muito pequeno. Acompanhei, no entanto a épica corrida no Brasil onde pilotando o Copersucar chegou em segundo lugar. Vieram os anos 80 e então pude ver, me emocionar e comemorar muito as vitórias e os três títulos de outra lenda do nosso automobilismo, Nelson Piquet Soto Maior e isso explica o fato de Piquet ter se tornado o meu piloto preferido entre os três. Foi com ele que eu vi tudo acontecer pela primeira vez, as vitórias e os títulos. Já na segunda metade dos anos 80 surge outra lenda, Ayrton Senna da Silva. Confesso que para mim foi difícil ver em Senna tudo o que ele foi e representou para o nosso país, pois como disse meu coração já tinha escolhido Nelson Piquet. Mas o tempo e tudo o que vi Ayrton Senna fazer nas pistas por onde a Formula 1 passou também me fizeram sentir profundo respeito e admiração por esse fantástico piloto que tão cedo nos deixou abrindo um grande vazio na história do Automobilismo que jamais será preenchido. As saudades serão eternas. Mas e o Emerson Fittipaldi, o precursor, o desbravador do automobilismo brasileiro, como sentir a alegria e a satisfação de suas vitória e títulos, afinal nunca o tinha visto vencedor e campeão na Fórmula 1. O que pensei nunca viver, ver e sentir acabaria acontecendo no final dos anos 80 e início dos anos 90, mas em outra categoria; a Fórmula Indi. Em 1989 pilotando uma Penske, além de vitórias o título da categoria com direito a uma fantástica vitória nas 500 milhas de Indianápolis numa arrojada ultrapassagem a duas voltas do final no piloto norte-americano All Anser Jr que acabou rodando. Vieram outras vitórias e em 1993 a sua segunda vitória em Indianápolis. Me sinto privilegiado de poder ter acompanhado a história, se não num todo, em parte desses três magníficos pilotos, dessas três lendas do automobilismo mundial que são brasileiros assim como eu. O que me entristece é ver comentários de pessoas com preferência por um ou por outro piloto (principalmente envolvendo Piquet e Senna) falando com desrespeito pelo outro; mais ou menos assim: Se prefiro o Piquet o Senna não vale nada e se prefiro o Senna o Piquet é isso e aquilo. Deixem-me dizer mais uma vez; meu coração escolheu Nelson Piquet, mas também soube amar Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna, afinal acima de qualquer rivalidade eu sou tão brasileiro quanto eles e isso é o que verdadeiramente fica. Um abraço a todos.
Texto devidamente assinado embaixo. Penso da mesma forma. Vivenciei de forma muito parecida a F1 como vc, tive(e tenho ainda) como meu ícone maior na categoria o piloto Nelson Piquet mas reconheço que tanto ele quanto Senna e o precursor Emerson Fittipaldi foram e serão sempre gênios que chegaram onde poucos conseguiram(ou conseguirão). Parabéns pelo seu relato. Fica tb um aplauso a caras como Chico Serra, Ingo Hoffmann, Wilsinho Fittipaldi, José Carlos Pace e tantos outros brasileiros que puderam guiar na mais importante categoria do esporte sobre rodas! Sem esquecer tb de Rubinho e Massa, injustiçados quase sempre por pura ignorância! =D Abraço!!
@@LuizPaulo , agradecido pelas suas palavras. sou amante do automobilismo e a F1 uma paixão. Sem dúvidas reconheço e também aplaudo os demais pilotos por você citados; podendo ainda citar Pedro Paulo Diniz, Roberto Pupo Moreno, Cristian Fittipaldi, Ricardo Zonta que me lembro. Quero aproveitar o se comentário para fazer duas considerações. A primeira diz respeito a José Carlos Pace, que venceu o GP do Brasil em 1975 correndo pela Brabham, a mesma equipe dos dois primeiros títulos de Piquet. Teria uma brilhante carreira na F1, não fosse o acidente de avião que lhe tirou a vida em 1977. Na segunda, faço referência a Rubens Barrichello. Me doía muito ver pessoas, e eram brasileiros falando mal e desmerecendo o talento do nosso querido Rubinho. Não me canso de rever o GP da Alemanha de 2000 quando Rubinho largou na 18º posição e venceu a corrida, sua primeira vitória na F! num show de pilotagem. Rubens Barrichello só não foi campeão na fórmula 1 porque quando chegou numa equipe de ponta, a FERRARI, tinha como companheiro de equipe Michael Schumacher. Sem sombra de dúvida Rubens Barichello foi um dos grandes na Fórmula 1. Um forte abraço Luiz Paulo.
@@pauloraskopf7216 Que bom poder conversar neste nível, nestes tempos de tanta intolerância e falta de respeito, te agradeço pelas palavras tb! Sabe, já fui muito mais apaixonado por corridas. Acompanhei muito no final dos anos 70, durante os 80 e 90 mas neste século chateado pelo que não aconteceu com o Rubinho na Brawn, talvez a grande chance real dele ser campeão... acabei me afastando geral. Gosto de carros, de competições, sou "Piquetista" assumido mas acima de tudo, sempre torci pelos nossos pilotos. Bem lembrado o Zonta e o Pupo Moreno além do PP Diniz! Voltando ao Rubinho, sempre achei mto triste o que fizeram com ele em sua carreira. Além disse que vc citou(que equivaleria a qualquer outro piloto novato ser companheiro de Senna no auge, ou seja seria o segundo piloto e no máximo vice), tem algo que as pessoas NUNCA se lembram: O fato dele ter guiado nada mais, nada menos uma FERRARI. Um brasileiro dirigindo uma Ferrari naquele período em que ela ganhou tudo! Só isso já deveria servir pra que se exigisse respeito pela carreira dele. Tido como lento, azarado, penso diferente... quantos de nós meros mortais brasileiros teriam por talento, esta oportunidade? E mais... quem faz brincadeiras com isso, não imagina que ele ganhou em um dia da sua vida muito mais do que muita gente em suas vidas inteiras. Isso sem contar que ele ali, estava "trabalhando" para a Ferrari. Não era o "Brasil" nas pistas(isso é papo de mkt da emissora que transmite). Enfim, sobre o Pace.. um acidente lamentável... de avião! Tenho o Manual do Automóvel(Autorama) da Disney e nele, em um dos capítulos escrevi um adendo comentando sobre seu falecimento. A Brabham branca(BT45?) dele era linda, eu era moleque e chorei muito qdo soube do acidente. Enfim, escrevi demais... grande abraço pra vc e saudações com bandeiras quadriculadas!! =D
@Luiz Paulo, o Rubinho não deve nada a ninguém e sua primeira vitória na Alemanha no ano 2000 foi um "cala boca" em muita gente. Além disso dirigir na chuva com pneu para pista seca não é para qualquer um, foi um show do Rubinho. No ano em que correu pela Brawn nos testes da pré temporada o Rubinho andava cerca de 1 segundo mais rápido que o Buton; porém a equipe resolveu mudar o acerto do carro para a temporada e o novo acerto deixou o carro mais lento (palavras do próprio Rubinho). Embora muitas pessoas e muitos Brasileiros falassem mal do Rubinho o que fica é que ele era muito respeitado dentro do circo da Fórmula 1. Sem dúvidas, os anos 70 e 80 foram os melhores quando se fala em F1. O talento do piloto se sobressaía, havia mais equipes e pilotos que chegavam ao final do campeonato disputando o título da temporada e algo que contribuía muito para isso eram as quebras de motores, muito comum na quela época.Outra coisa que deixou a F1 menos atrativas na minha opinião são os circuitos atuais, gostava mais dos circuitos antigos. Claro que os circuitos atuais são desenhados pensando na segurança dos pilotos e isso é muito importante mas para mim perdeu o romantismo daquela época. Ainda falando sobre os circuitos ou, pistas como queira, ficou totalmente sem graça o novo traçado do circuito de Hockenheim na Alemanha. O traçado antigo pela floresta era muito melhor, muito mais atrativo. Era uma das corridas que eu mais gostava de assistir. Eu não sei se você se lembra, mas a prova deu Las Vegas em 1981 que deu o primeiro título a Nelson Piquet aconteceu num sábado e não em um domingo. Enfim, tempos áureos da Fórmula 1 que ao meu ver não voltam mais; hoje qualquer piloto que senta no cokpit de um fórmula 1 é capaz de vencer uma corrida, naquela época só os melhores. Um forte abraço para você com a quadriculada de primeiro e o alto do pódio.
@@pauloraskopf7216 Opa, boa noite Paulo!! Pois é! É o que eu sempre digo Rubinho foi pintado pela Globo como uma espécie de fanfarrão, um cara do bem, bobão mas boa gente e isso não retrata nada do que é o HOMEM Rubens Barrichello e acaba deteriorando a imagem que ele tem no meio das competições. Baita conhecedor de carros, acertador de estratégias de corrida, estudioso, focado, antenado.. lá por volta de 1997 eu andei muito lá pelo escritório dele e do Reginaldo Leme, fiz algumas coisas de arte pra eles enfim, via o quanto ele era cerebral, brincalhão,boa gente mas totalmente diferente daquele cara que as pessoas depois foram se acostumando a achar graça... Muita falta de respeito com ele, inclusive da própria equipe lá tb, mas enfim... na Brawn ele estava em outro planeta em comparação com Button, e na segunda metade do campeonato quando o bólido branco não era mais surpresa, quem levou a equipe nas costas foi ele. Pra mim, por tudo que fez e por sua trajetória, coloco o Rubinho ao lado do Emerson, do Piquet e do Senna como os melhores. No mais é isso, lembro sim, até pq esta de Las Vegas em casa, faltando umas 6 ou 7 voltas acabou a luz e fomos todos escutar pelo radinho a pilha, salvação da lavoura ahhahaha Estes dias tenho revisto algumas corridas dos tempos áureos, as vezes revejo dos 70, 80... quanta diferença! Vamos falando, abração!!!
Emerson Fittipaldi, até que enfim uma grande matéria relembrado suas vitórias e as alegrias do povo brasileiro . Estamos torcendo pela hora dos títulos de seus filhos e descendentes. Boa sorte Campeão.
Esse cara nos trouxe o mundo da F1 , e colocou ele nos nossos braços já com 2 títulos mundiais. O maestro das pistas , nosso eterno EMMO>, "Rato", tão cedo não haverá outro igual. Pegou a fase mais bonita e dura da categoria na era mais moderna, dali surgiram as melhorias realmente sérias que viriam a torná-la meias segura e bonita com seus modelos avançados e designe futurista e a F1 alcançou fama mundial devido a raça e genialidade dos seus pilotos! Parabéns Emerson e muito obrigado por nos encher de orgulho e alegria com suas vitorias no automobilismo!!!!
Fora tudo o que ele fez no cart, na fórmula 1 e na indy, Emerson ainda foi com o irmão,os primeiros a criarem a 1a. e unica equipe de fórmula 1 brasileira. Heróis esses Fittipaldi. Hein...❤️
Me perdoem, sou fa do Senna e acho o Piquet um fora de serie, mas o Emerson esse e um heroi que igual a pele e outros o brasil não da valor ele na Inglaterra e idolatrado e nos eua tb tem ate estatua aki não e assim pena pois ele merece todo nosso respeito e obrigado rato por levar o nome do nosso país a frente sou da lapa igual a você e sou seu fa queria muito ter a honra de tirar um foto ao seu lado e postar no meu face pois sou fa, amo corridas amo carros e essa velocidade na Indy e na formula 1 obrigado Emerson fitipaldi.
Émerson é demais! Sou super fã! Ele que abriu caminho para todos os Brasileiros!!! Obrigado Emmo!!!!!! Tivemos excelentes pilotos!!!! Éramos felizes e não sabíamos! Rsrs abraços e que Deus abençoe nosso eterno Campeão
@Telê Santana vosses brasileiros têm os melhores pilotos da história da F1! Para mim Senna é único embora também 💕 há outros que merecem o mérito, fitipaldi,andreti , Piquet,sou português vivo em mas lembro uma provocação de um jornalista italiano numa copa do mundo, provocando um jornalista brasileiro dizia que os italianos fabricavam os carros mais rápidos do mundo,o jornalista brasileiro respondeu : sim vosses podem fabricar os carros mais rápidos do mundo mas são os brasileiros que melhor os conseguem pilotar eh!eh!
O primeiro piloto brasileiro a correr na F1 não foi Emerson, e sim, Chico Landi. Este já corria em campeonatos de corridas na Europa final da década de 40. Em 1951, Landi se aventurou no segundo ano da temporada da nova categoria chamada F1. Seu melhor resultado foi um 4º lugar.
Não é tão simples assim. O cara tinha o apoio do patrocinador. Se a Marlboro falasse o mesmo para o Rubinho ele tbm mudaria de equipe. Só que pra um patrocinador fazer isso tem que está certa de que o piloto ignorado pela equipe é o melhor.
Emerson saiu da McLaren e entrou na Fittipaldi , aí lascou tudo , nunca mais foi campeão da F1 . Mas nos deixou muitas alegrias com os dois títulos de campeão e dois de vice campeão. Em 1972 campeão na Lotus , 73 vice na Lotus , 74 campeão na McLaren , 75 vice na McLaren , Parabéns Emerson !
Fora o título que ele segurou para o Jochen Rindt. O Jochen Rindt morreu em Monza na primeira colocaçao no campeonato, e na corrida seguinte, o Emerson Fittipaldi que era companheiro de equipe acabou ganhando a corrida, dando o título póstumo a ele. Isso foi marcante demais
adriano de camargo eu tinha 10 anos eu fanzaco do Emerson eu queria chegar perto um dia ele tava dando entrevista da chell eu falei pai o Emerson Fittipaldi tali não consegui chegar perto 40 anos depois em Interlagos eu tava trabalhando de segurança quando eu olho chega um porche quando eu olho Emerson perto de mim caramba o Emerson fitipaude do meu lado pensei agora eu sou adulto e estou trabalhando mas valeu
Pelo que vi, apesar de não ter vivido essa época clássica da F1, Emerson poderia ter ganho 3, ou 4 ou mais mundiais na F1. Mas, lutou por um então novo sonho, na sua grande carreira criando a Escuderia Fittipaldi.
@@RenanBorges96Hunt foi pra McLaren justamente pra ocupar o lugar do Emerson. Ele estava praticamente a pé pra 1976 com a falência da Hesketh, e as maiores equipes (Ferrari, McLaren, Lotus e Brabham) já estavam com as duplas definidas. Aí o Emerson saiu pra ajudar o irmão no projeto Copersucar/Fittipaldi, e pintou essa vaga lá. O filme Rush retrata esse momento, mas não sei se foi coisa de ficção ou realidade que a equipe tava puta com o Emerson...
"Eu ia reclamar do que ele me fez, mas eu fui campeão mundial! Deixa ele." Sensacional! Quanto ao desenho pouco depois, foi uma série em homenagem aos 50 anos da McLaren. O Emerson aparece no terceiro episódio. O primeiro é uma introdução, no segundo aparece o Bruce McLaren, fundador da equipe que morreu cedo, e no terceiro o Emerson. Senna, salvo engano, aparece no sexto episódio.
O tempo passa mas aqueles que conheceram os seu ídolos jamais esquecem. Do mesmo modo Senna será esquecido na mídia, porém jamais será esquecido pelos seus ídolos. 👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🙏🙏🙏
A Globo deve ter perdido as imagens da temporada de 1974 né? Se não me engano já tinha a narração do Luciano do Valle e comentários do Reginaldo... Justamente muita coisa de 1974 se perdeu no incêndio dos estúdios do Jardim Botânico em 76, inclusive novelas e a Copa do Mundo.
Sobre o desenho que a McLaren fez "em homenagem ao Emerson Fittipaldi"chamado "Tooned 50", na verdade o desenho foi feito pra homenagear os 50 anos da McLaren,e foi só um episódio "episódio 3" que falou do Fittipaldi
"Eles poderiam ter posto os slicks que o carro viraria um tempão"... Essa foi a melhor frase do vídeo. Não tem jeito, o sangue de piloto vai sempre falar mais alto, mesmo depois de 40 anos o que ele mais queria nesse reencontro com o carro era a oportunidade de poder "empurrar a bota" mais uma vez.
Pioneiro, o que abriu as portas, venceu no ano que chegou à Fórmula Um, graças a ele Jochen Rindt foi campeão do mundo "post mortem". A M 23 era um carro absurdamente resistente e adaptável a mudanças, uma obra-prima de Gordon Cappuck, tendo sido lançada em 1973 correu até 1977, cinco temporadas seguidas. Emerson era um piloto que dava lucro a quem lhe empregava e correu com grandíssimos pilotos, como Stewart, Cevert, Peterson, Revson, Scheckter, Lauda, Regazzoni, Hunt, Mario Andretti e outros. Emerson nunca fazia besteiras na pista, piloto clássico, técnico, estilista.
Este tipo de homenagem tinha que ser lá fora, porque se dependesse daqui isto nunca aconteceria, tirando algumas raras exceções Emerson é pouco lembrado pelos jornalistas.
Coisa da moda da época... Hoje parece feio demais... mas era o visual TOP daquela era. Vejo fotos antigas do meu (saudoso) pai e ficava pensando a mesma coisa... Mas... esses topetes de hoje já foram bizarros no passado ( e hoje em dia também ) e no futuro serão vistos como escrotos demais.... Cada coisa no seu tempo....
Espetáculo de reportagem. Galera que mete o pau na Globo, se o Brasil tem essa paixão imensurável por F1, é porque o time de esporte da Globo soube cultivar isso no brasileiro, valorizando o talento dos nossos pilotos, como nenhuma outra emissora em outro país fez. Essa é a verdade.
Como recuperou GP de 1974 e 1975 como GP do Brasil em 12 de janeiro de 1975 e GP do Brasil em Brasília (DF) com a narração de Luciano do Valle em 1974 através das comemorações dos 40 ano da Globo Brasília em 2011.
Época boa onde as corridas eram decididas ponto a ponto geralmente na ultima corrida, hoje em dia na metade da temporada ja se sabe o campeão pois só 1 piloto/equipe vence tudo com uma assustadora facilidade
Esse é o maior de todos do Brasil. Esse não tinha marketing não, era no braço, na competência e no talento. Quem viu, viu...Quem não viu perdeu demais...
Um dos maiores pilotos da historia so correu com feras. Nik lauda Lenda. Foi campeao. Formula e nas sinistras 500 milhas de indianapoli s. Respeite ocara. Lenda
Formula 1 de Verdade , hoje sopa de letras e virou Endurance , nunca gostei da Ferrari mas lia tudo que pudesse e Luca di Montzemolo tinha razão Formula 1 virou Fórmula Taxi .
*o grande erro de Emerson foi deixar a McLaren pra fundar uma equipe brasileira:a copersucar,um carro ruim que no fim não deu em nada,se ele tivesse ficado na mclaren com certeza teria ganho mais uns 2 titulos*
Eu já acho que ele foi ousado e mostra muito a sua alma de piloto querendo ter uma equipe brasileira. imagina se a equipe tivesse dado certo? ia ser foda...
Grande emmo...quem sabe poderia ser tri como piquet e senna mais preferiu nao continuar na mclaren para criar sua propria equipe e realizar outro sonho...
Emerson era pra ter sidotetra ou no mínimo tri campeão mundial, ele largou a Mclarem pra pilotar uma equipe brasileira passou 5 anos comendo poeira...fez um escolha ruim ná época
M.Indy500, me procura no Instagram @marangonidanilo, preciso pegar seus dados pra enviar a camiseta que você ganhou na live da Renata Camargo e da EleTric News
naquela época não tinha jogo de equipe pela disputa do titulo..tinha que ganhar por mérito de ultrapassar o companheiro de equipe, colin chapman foi justo eticamente com o esporte.. já com o emerson?!
Aff acho do Emerson a mesma coisa que o Piquet acha,que o Emerson que abriu a porteira prós pilotos brasileiros,que colocou ovo e pé,mas longe de ser um grande piloto
Emerson é o pai do automobilismo brasileiro sem nenhuma sombra de dúvida!
O cara era tão bom que foi pra América e foi campeão lá também.
Não posso deixar de mencionar que é um homem muito educado.
Nasci em 64,em 72 tinha 8 anos,e já curtia as corridas de F1.
Pude acompanhar e torcer para Fittipaldi,Piquet,e Senna.
Queria viver essa época
Além de super campeão, bi na F1 e na Indy, ele deixou de guiar em equipes de ponta para ajudar no desenvolvimento da Equipe Copersucar; até hoje, a única empreitada brasuca para montar uma equipe de F1. Só por issso deve ser homenageado e muito respeitado. Pois com certeza ele teria sido mais algumas vezes campeão mundial. Teve humildade e trocou novos mundiais por um sonho brasileiro, para ajudar no desenvolvimento do automobilismo nacional.
O único ponto triste dessa história é que a mídia brasileira fazia todo tipo de chacota com a Copersucar.
Emerson foi o responsável por eu assistir fórmula 1, isso em 1970.
Vamos lá: Quando comecei acompanhar a Fórmula 1 era o ano de 1976 e Emerson Fittipaldi já era bi campeão na categoria (1972 com a Lotus e 1974 com a Mclarem ) Sinto esse vazio de não tê-lo visto conquistar esses dois títulos, afinal nasci em 1969 e ainda era muito pequeno. Acompanhei, no entanto a épica corrida no Brasil onde pilotando o Copersucar chegou em segundo lugar. Vieram os anos 80 e então pude ver, me emocionar e comemorar muito as vitórias e os três títulos de outra lenda do nosso automobilismo, Nelson Piquet Soto Maior e isso explica o fato de Piquet ter se tornado o meu piloto preferido entre os três. Foi com ele que eu vi tudo acontecer pela primeira vez, as vitórias e os títulos. Já na segunda metade dos anos 80 surge outra lenda, Ayrton Senna da Silva. Confesso que para mim foi difícil ver em Senna tudo o que ele foi e representou para o nosso país, pois como disse meu coração já tinha escolhido Nelson Piquet. Mas o tempo e tudo o que vi Ayrton Senna fazer nas pistas por onde a Formula 1 passou também me fizeram sentir profundo respeito e admiração por esse fantástico piloto que tão cedo nos deixou abrindo um grande vazio na história do Automobilismo que jamais será preenchido. As saudades serão eternas. Mas e o Emerson Fittipaldi, o precursor, o desbravador do automobilismo brasileiro, como sentir a alegria e a satisfação de suas vitória e títulos, afinal nunca o tinha visto vencedor e campeão na Fórmula 1. O que pensei nunca viver, ver e sentir acabaria acontecendo no final dos anos 80 e início dos anos 90, mas em outra categoria; a Fórmula Indi. Em 1989 pilotando uma Penske, além de vitórias o título da categoria com direito a uma fantástica vitória nas 500 milhas de Indianápolis numa arrojada ultrapassagem a duas voltas do final no piloto norte-americano All Anser Jr que acabou rodando. Vieram outras vitórias e em 1993 a sua segunda vitória em Indianápolis. Me sinto privilegiado de poder ter acompanhado a história, se não num todo, em parte desses três magníficos pilotos, dessas três lendas do automobilismo mundial que são brasileiros assim como eu. O que me entristece é ver comentários de pessoas com preferência por um ou por outro piloto (principalmente envolvendo Piquet e Senna) falando com desrespeito pelo outro; mais ou menos assim: Se prefiro o Piquet o Senna não vale nada e se prefiro o Senna o Piquet é isso e aquilo. Deixem-me dizer mais uma vez; meu coração escolheu Nelson Piquet, mas também soube amar Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna, afinal acima de qualquer rivalidade eu sou tão brasileiro quanto eles e isso é o que verdadeiramente fica. Um abraço a todos.
Texto devidamente assinado embaixo. Penso da mesma forma. Vivenciei de forma muito parecida a F1 como vc, tive(e tenho ainda) como meu ícone maior na categoria o piloto Nelson Piquet mas reconheço que tanto ele quanto Senna e o precursor Emerson Fittipaldi foram e serão sempre gênios que chegaram onde poucos conseguiram(ou conseguirão). Parabéns pelo seu relato. Fica tb um aplauso a caras como Chico Serra, Ingo Hoffmann, Wilsinho Fittipaldi, José Carlos Pace e tantos outros brasileiros que puderam guiar na mais importante categoria do esporte sobre rodas! Sem esquecer tb de Rubinho e Massa, injustiçados quase sempre por pura ignorância! =D Abraço!!
@@LuizPaulo , agradecido pelas suas palavras. sou amante do automobilismo e a F1 uma paixão. Sem dúvidas reconheço e também aplaudo os demais pilotos por você citados; podendo ainda citar Pedro Paulo Diniz, Roberto Pupo Moreno, Cristian Fittipaldi, Ricardo Zonta que me lembro. Quero aproveitar o se comentário para fazer duas considerações. A primeira diz respeito a José Carlos Pace, que venceu o GP do Brasil em 1975 correndo pela Brabham, a mesma equipe dos dois primeiros títulos de Piquet. Teria uma brilhante carreira na F1, não fosse o acidente de avião que lhe tirou a vida em 1977. Na segunda, faço referência a Rubens Barrichello. Me doía muito ver pessoas, e eram brasileiros falando mal e desmerecendo o talento do nosso querido Rubinho. Não me canso de rever o GP da Alemanha de 2000 quando Rubinho largou na 18º posição e venceu a corrida, sua primeira vitória na F! num show de pilotagem. Rubens Barrichello só não foi campeão na fórmula 1 porque quando chegou numa equipe de ponta, a FERRARI, tinha como companheiro de equipe Michael Schumacher. Sem sombra de dúvida Rubens Barichello foi um dos grandes na Fórmula 1. Um forte abraço Luiz Paulo.
@@pauloraskopf7216 Que bom poder conversar neste nível, nestes tempos de tanta intolerância e falta de respeito, te agradeço pelas palavras tb! Sabe, já fui muito mais apaixonado por corridas. Acompanhei muito no final dos anos 70, durante os 80 e 90 mas neste século chateado pelo que não aconteceu com o Rubinho na Brawn, talvez a grande chance real dele ser campeão... acabei me afastando geral. Gosto de carros, de competições, sou "Piquetista" assumido mas acima de tudo, sempre torci pelos nossos pilotos. Bem lembrado o Zonta e o Pupo Moreno além do PP Diniz! Voltando ao Rubinho, sempre achei mto triste o que fizeram com ele em sua carreira. Além disse que vc citou(que equivaleria a qualquer outro piloto novato ser companheiro de Senna no auge, ou seja seria o segundo piloto e no máximo vice), tem algo que as pessoas NUNCA se lembram: O fato dele ter guiado nada mais, nada menos uma FERRARI. Um brasileiro dirigindo uma Ferrari naquele período em que ela ganhou tudo! Só isso já deveria servir pra que se exigisse respeito pela carreira dele.
Tido como lento, azarado, penso diferente... quantos de nós meros mortais brasileiros teriam por talento, esta oportunidade? E mais... quem faz brincadeiras com isso, não imagina que ele ganhou em um dia da sua vida muito mais do que muita gente em suas vidas inteiras.
Isso sem contar que ele ali, estava "trabalhando" para a Ferrari. Não era o "Brasil" nas pistas(isso é papo de mkt da emissora que transmite).
Enfim, sobre o Pace.. um acidente lamentável... de avião! Tenho o Manual do Automóvel(Autorama) da Disney e nele, em um dos capítulos escrevi um adendo comentando sobre seu falecimento. A Brabham branca(BT45?) dele era linda, eu era moleque e chorei muito qdo soube do acidente.
Enfim, escrevi demais... grande abraço pra vc e saudações com bandeiras quadriculadas!! =D
@Luiz Paulo, o Rubinho não deve nada a ninguém e sua primeira vitória na Alemanha no ano 2000 foi um "cala boca" em muita gente. Além disso dirigir na chuva com pneu para pista seca não é para qualquer um, foi um show do Rubinho. No ano em que correu pela Brawn nos testes da pré temporada o Rubinho andava cerca de 1 segundo mais rápido que o Buton; porém a equipe resolveu mudar o acerto do carro para a temporada e o novo acerto deixou o carro mais lento (palavras do próprio Rubinho). Embora muitas pessoas e muitos Brasileiros falassem mal do Rubinho o que fica é que ele era muito respeitado dentro do circo da Fórmula 1. Sem dúvidas, os anos 70 e 80 foram os melhores quando se fala em F1. O talento do piloto se sobressaía, havia mais equipes e pilotos que chegavam ao final do campeonato disputando o título da temporada e algo que contribuía muito para isso eram as quebras de motores, muito comum na quela época.Outra coisa que deixou a F1 menos atrativas na minha opinião são os circuitos atuais, gostava mais dos circuitos antigos. Claro que os circuitos atuais são desenhados pensando na segurança dos pilotos e isso é muito importante mas para mim perdeu o romantismo daquela época. Ainda falando sobre os circuitos ou, pistas como queira, ficou totalmente sem graça o novo traçado do circuito de Hockenheim na Alemanha. O traçado antigo pela floresta era muito melhor, muito mais atrativo. Era uma das corridas que eu mais gostava de assistir. Eu não sei se você se lembra, mas a prova deu Las Vegas em 1981 que deu o primeiro título a Nelson Piquet aconteceu num sábado e não em um domingo. Enfim, tempos áureos da Fórmula 1 que ao meu ver não voltam mais; hoje qualquer piloto que senta no cokpit de um fórmula 1 é capaz de vencer uma corrida, naquela época só os melhores. Um forte abraço para você com a quadriculada de primeiro e o alto do pódio.
@@pauloraskopf7216 Opa, boa noite Paulo!! Pois é! É o que eu sempre digo Rubinho foi pintado pela Globo como uma espécie de fanfarrão, um cara do bem, bobão mas boa gente e isso não retrata nada do que é o HOMEM Rubens Barrichello e acaba deteriorando a imagem que ele tem no meio das competições. Baita conhecedor de carros, acertador de estratégias de corrida, estudioso, focado, antenado.. lá por volta de 1997 eu andei muito lá pelo escritório dele e do Reginaldo Leme, fiz algumas coisas de arte pra eles enfim, via o quanto ele era cerebral, brincalhão,boa gente mas totalmente diferente daquele cara que as pessoas depois foram se acostumando a achar graça... Muita falta de respeito com ele, inclusive da própria equipe lá tb, mas enfim... na Brawn ele estava em outro planeta em comparação com Button, e na segunda metade do campeonato quando o bólido branco não era mais surpresa, quem levou a equipe nas costas foi ele. Pra mim, por tudo que fez e por sua trajetória, coloco o Rubinho ao lado do Emerson, do Piquet e do Senna como os melhores. No mais é isso, lembro sim, até pq esta de Las Vegas em casa, faltando umas 6 ou 7 voltas acabou a luz e fomos todos escutar pelo radinho a pilha, salvação da lavoura ahhahaha Estes dias tenho revisto algumas corridas dos tempos áureos, as vezes revejo dos 70, 80... quanta diferença! Vamos falando, abração!!!
Eu admiro muito o Emerson ,pela a educação e pela simplicidade parabéns ao nosso campeão!!!
Eu tenho orgulho de ter o mesmo nome que ele,mas mesmo assim prefiro o Senna
Emerson Fittipaldi, até que enfim uma grande matéria relembrado suas vitórias e as alegrias do povo brasileiro . Estamos torcendo pela hora dos títulos de seus filhos e descendentes. Boa sorte Campeão.
Arlene Soares Maia O próximo é o Pietro que já tá na Fórmula 3 Europeia, vamos torcer! =D
O melhor é isso fazer uma homenagem com a pessoa em vida.Fantástico.
CONCORDO...
então quando algum parente seu falecer não faça homenagem
#sennaeterno
Sem dúvida!
Esse cara nos trouxe o mundo da F1 , e colocou ele nos nossos braços já com 2 títulos mundiais. O maestro das pistas , nosso eterno EMMO>, "Rato", tão cedo não haverá outro igual. Pegou a fase mais bonita e dura da categoria na era mais moderna, dali surgiram as melhorias realmente sérias que viriam a torná-la meias segura e bonita com seus modelos avançados e designe futurista e a F1 alcançou fama mundial devido a raça e genialidade dos seus pilotos! Parabéns Emerson e muito obrigado por nos encher de orgulho e alegria com suas vitorias no automobilismo!!!!
Eu comecei na Fórmula1 ainda no início da década de 1970. Emerson é o número 1 do Brasil 🇧🇷 ❤
O trio sagrado da Fórmula 1 no Brasil:
Emerson, Nelson e Ayrton
Sim, os três grandes!
QUE SHOWWW!!! MUITO TOP!!! TA AI O ALPHA MASTER EMERSON FITTIPLADI.. humildade e talentoso.. inteligente..
Emerson é uma lenda do automobilismo!
Finalmente uma matéria do bi de 74. Só falavam de primeiro título em 72.
5:10 trecho da transmissão do Gp da Itália de 1975
Fora tudo o que ele fez no cart, na fórmula 1 e na indy, Emerson ainda foi com o irmão,os primeiros a criarem a 1a. e unica equipe de fórmula 1 brasileira. Heróis esses Fittipaldi. Hein...❤️
Esse cara merece essas homenagens! Parece que nasceu para a corrida!
Me perdoem, sou fa do Senna e acho o Piquet um fora de serie, mas o Emerson esse e um heroi que igual a pele e outros o brasil não da valor ele na Inglaterra e idolatrado e nos eua tb tem ate estatua aki não e assim pena pois ele merece todo nosso respeito e obrigado rato por levar o nome do nosso país a frente sou da lapa igual a você e sou seu fa queria muito ter a honra de tirar um foto ao seu lado e postar no meu face pois sou fa, amo corridas amo carros e essa velocidade na Indy e na formula 1 obrigado Emerson fitipaldi.
Émerson é demais! Sou super fã! Ele que abriu caminho para todos os Brasileiros!!! Obrigado Emmo!!!!!! Tivemos excelentes pilotos!!!! Éramos felizes e não sabíamos! Rsrs abraços e que Deus abençoe nosso eterno Campeão
Imprensa so fala do Senna, Fittipaldi e mais reconhecido la fora que no seu propio Pais,
@Telê Santana vosses brasileiros têm os melhores pilotos da história da F1! Para mim Senna é único embora também 💕 há outros que merecem o mérito, fitipaldi,andreti , Piquet,sou português vivo em mas lembro uma provocação de um jornalista italiano numa copa do mundo, provocando um jornalista brasileiro dizia que os italianos fabricavam os carros mais rápidos do mundo,o jornalista brasileiro respondeu : sim vosses podem fabricar os carros mais rápidos do mundo mas são os brasileiros que melhor os conseguem pilotar eh!eh!
O primeiro piloto brasileiro a correr na F1 não foi Emerson, e sim, Chico Landi. Este já corria em campeonatos de corridas na Europa final da década de 40. Em 1951, Landi se aventurou no segundo ano da temporada da nova categoria chamada F1. Seu melhor resultado foi um 4º lugar.
Eu acho legal que sempre que ele guia um F1, ele diz que é muito especial. De fato, tem alma de esportista.
2:10 Teve atitude em deixar a Lotus porque o dono não trocou as posições pra ele brigar pelo título, mesma atitude que outros não tiveram na Ferrari
Por isso jogo de equipe é importante.
Se todos os pilotos, seja de qual geração for agissem dessa maneira, a disputa pelo título seria mais limpa e justa.
Não é tão simples assim. O cara tinha o apoio do patrocinador. Se a Marlboro falasse o mesmo para o Rubinho ele tbm mudaria de equipe. Só que pra um patrocinador fazer isso tem que está certa de que o piloto ignorado pela equipe é o melhor.
Grande Época. Grande Campeão Fittipaldi. Para sempre seja lembrado e admirado.
Emerson saiu da McLaren e entrou na Fittipaldi , aí lascou tudo , nunca mais foi campeão da F1 . Mas nos deixou muitas alegrias com os dois títulos de campeão e dois de vice campeão. Em 1972 campeão na Lotus , 73 vice na Lotus , 74 campeão na McLaren , 75 vice na McLaren , Parabéns Emerson !
Antonio Jagua
Nos deu tb 1 título da Indy e duas 500 milhas de Indianápolis
Fora o título que ele segurou para o Jochen Rindt. O Jochen Rindt morreu em Monza na primeira colocaçao no campeonato, e na corrida seguinte, o Emerson Fittipaldi que era companheiro de equipe acabou ganhando a corrida, dando o título póstumo a ele. Isso foi marcante demais
Não podemos esquecer de Manuel fangio um automobilista nato, procurem na internet quem foi Manuel fangio um super campeão da antigas.
Sou brasileiro temos.nossa cultura senna Émerson e pique nao sou fã do pique mas e muito tirado e nao gostava do senna
Grande Emerson Pai da F1 ele e Senna os Melhores !!
Emerson vc foi o cara nas pistas
Monstro sagrado! 👏👏👏
sujeito humilde
adriano de camargo eu tinha 10 anos eu fanzaco do Emerson eu queria chegar perto um dia ele tava dando entrevista da chell eu falei pai o Emerson Fittipaldi tali não consegui chegar perto 40 anos depois em Interlagos eu tava trabalhando de segurança quando eu olho chega um porche quando eu olho Emerson perto de mim caramba o Emerson fitipaude do meu lado pensei agora eu sou adulto e estou trabalhando mas valeu
Pelo que vi, apesar de não ter vivido essa época clássica da F1, Emerson poderia ter ganho 3, ou 4 ou mais mundiais na F1. Mas, lutou por um então novo sonho, na sua grande carreira criando a Escuderia Fittipaldi.
No mínimo seria tricampeão se não tivesse saido da mclaren ou se tivesse ido para a willians em 80 quando foi chamado antes de carlos reuttman
@@alisonsilva5642 Ainda teria chance de ser campeão em 76, disputando com o James Hunt
@@RenanBorges96Hunt foi pra McLaren justamente pra ocupar o lugar do Emerson. Ele estava praticamente a pé pra 1976 com a falência da Hesketh, e as maiores equipes (Ferrari, McLaren, Lotus e Brabham) já estavam com as duplas definidas. Aí o Emerson saiu pra ajudar o irmão no projeto Copersucar/Fittipaldi, e pintou essa vaga lá. O filme Rush retrata esse momento, mas não sei se foi coisa de ficção ou realidade que a equipe tava puta com o Emerson...
@@tiagotiburri Opa! Na verdade eu me confundi, era pra ter mencionado o Lauda, não o Hunt, mas obrigado pela resposta.
Parabéns pela reportagem
Grande Emerson, nosso primeiro herói na F1.
Que demais Indy!!!! 🤙🏻🤙🏻🤙🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Piquet, Fittipaldi, Senna e Massa são de fato os melhores na F1 do Brasil
Barrichello foi esquecido em sua lista.
De qualquer forma, Massa está bem atrás dos três grandes.
Ele é muito humilde ... curto o Emerson
"Eu ia reclamar do que ele me fez, mas eu fui campeão mundial! Deixa ele." Sensacional!
Quanto ao desenho pouco depois, foi uma série em homenagem aos 50 anos da McLaren. O Emerson aparece no terceiro episódio. O primeiro é uma introdução, no segundo aparece o Bruce McLaren, fundador da equipe que morreu cedo, e no terceiro o Emerson.
Senna, salvo engano, aparece no sexto episódio.
Emerson foi o primeiro a vencer corridas e a ser campeão. Piloto completo.
Pena que ele não é tão lembrado quanto Senna..
Winspector Fire o apelido Fittipaldi sim e cultura de velocidadade
Ele , Emerson que tudo começou.
Ele foi tão bom quanto Senna,não tinha mídia,É só ver É PESQUISAR.
O tempo passa mas aqueles que conheceram os seu ídolos jamais esquecem. Do mesmo modo Senna será esquecido na mídia, porém jamais será esquecido pelos seus ídolos. 👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🙏🙏🙏
Lógico que é lembrado
A Globo deve ter perdido as imagens da temporada de 1974 né? Se não me engano já tinha a narração do Luciano do Valle e comentários do Reginaldo... Justamente muita coisa de 1974 se perdeu no incêndio dos estúdios do Jardim Botânico em 76, inclusive novelas e a Copa do Mundo.
Sobre o desenho que a McLaren fez "em homenagem ao Emerson Fittipaldi"chamado "Tooned 50", na verdade o desenho foi feito pra homenagear os 50 anos da McLaren,e foi só um episódio "episódio 3" que falou do Fittipaldi
Simplicidade, inteligência e SERENIDADE.
"Eles poderiam ter posto os slicks que o carro viraria um tempão"... Essa foi a melhor frase do vídeo.
Não tem jeito, o sangue de piloto vai sempre falar mais alto, mesmo depois de 40 anos o que ele mais queria nesse reencontro com o carro era a oportunidade de poder "empurrar a bota" mais uma vez.
Infelizmente ,os reflexos mudam .
Pioneiro, o que abriu as portas, venceu no ano que chegou à Fórmula Um, graças a ele Jochen Rindt foi campeão do mundo "post mortem". A M 23 era um carro absurdamente resistente e adaptável a mudanças, uma obra-prima de Gordon Cappuck, tendo sido lançada em 1973 correu até 1977, cinco temporadas seguidas. Emerson era um piloto que dava lucro a quem lhe empregava e correu com grandíssimos pilotos, como Stewart, Cevert, Peterson, Revson, Scheckter, Lauda, Regazzoni, Hunt, Mario Andretti e outros. Emerson nunca fazia besteiras na pista, piloto clássico, técnico, estilista.
Pensar que um dia a Tyrrel teve carro bom
Grande automobilista, merece muito respeito
Me gusta mucho que bonito me encanta mucho 👍 🥰 👋 🤝
Este tipo de homenagem tinha que ser lá fora, porque se dependesse daqui isto nunca aconteceria, tirando algumas raras exceções Emerson é pouco lembrado pelos jornalistas.
Esse ano no dia 10 de setembro serão lembrados os 50 anos do primeiro título do Rato ( Emerson Fittipaldi) na Fórmula 1
Como recuperou as imagem do Grande Prédio de 1974 de 1975 como GP do Brasil em 12 de Janeiro de 1975 com a narração de Luciano do Valle.
Cara, já recuperaram até imagens da Tupi em 1950. Arquivologia é uma arte.
the best!
Fantástico
"A Ferrari dizia que o pior adversário de um piloto é seu companheiro de equipe". Leclerc e Vettel que o digam hoje.
Grande Emerson!
O Emerson é um excelente piloto, só nunca entendi as costeletas kkkkkk
Coisa da moda da época...
Hoje parece feio demais... mas era o visual TOP daquela era.
Vejo fotos antigas do meu (saudoso) pai e ficava pensando a mesma coisa...
Mas... esses topetes de hoje já foram bizarros no passado ( e hoje em dia também ) e no futuro serão vistos como escrotos demais....
Cada coisa no seu tempo....
Elvis
Fitipaldi e Senna campeões pela MacLaren
*era moda na epoca..todo mundo usava*
É identidade visual, os pilotos prezavam muito pela identidade visual, o público batia o olho e sabia quem era pelo capacete
Espetáculo de reportagem. Galera que mete o pau na Globo, se o Brasil tem essa paixão imensurável por F1, é porque o time de esporte da Globo soube cultivar isso no brasileiro, valorizando o talento dos nossos pilotos, como nenhuma outra emissora em outro país fez. Essa é a verdade.
O rato foi muito bom 🎉🎉❤
Como recuperou GP de 1974 e 1975 como GP do Brasil em 12 de janeiro de 1975 e GP do Brasil em Brasília (DF) com a narração de Luciano do Valle em 1974 através das comemorações dos 40 ano da Globo Brasília em 2011.
Emerson abril as portas da F1 para o Brasil
Época boa onde as corridas eram decididas ponto a ponto geralmente na ultima corrida, hoje em dia na metade da temporada ja se sabe o campeão pois só 1 piloto/equipe vence tudo com uma assustadora facilidade
Esse é o maior de todos do Brasil. Esse não tinha marketing não, era no braço, na competência e no talento. Quem viu, viu...Quem não viu perdeu demais...
Um dos maiores pilotos da historia so correu com feras. Nik lauda Lenda. Foi campeao. Formula e nas sinistras 500 milhas de indianapoli s. Respeite ocara. Lenda
Lindo! Mas e o acidente de Helmut Koinnig? Acidente fatal e gravíssimo que foi ofuscado nesse dia. Nunca será esquecido.
Hj ermesom tem que reconhecido pela justiça tem quê por ele no topo
So good race !
Música da tina tuner pra ele The best.
Emerson abriu as portas pro Brasil e pra McLaren.
Emerson professor
Formula 1 de Verdade , hoje sopa de letras e virou Endurance , nunca gostei da Ferrari mas lia tudo que pudesse e Luca di Montzemolo tinha razão Formula 1 virou Fórmula Taxi .
Sr. Reginaldo, a McLaren é neozelandesa, residente na Inglaterra, por favor Bruce fazia questão da nacionalidade de sua equipe.
Amazing sharing please be connected 👍
Sempre teve um chefe de equipe FanDango Presunto na história da F1 ferrando brasileiros dando ordens para europeus ganharem as corridas!
Fittipaldi era uma mistura de Senna e Piquet.
*o grande erro de Emerson foi deixar a McLaren pra fundar uma equipe brasileira:a copersucar,um carro ruim que no fim não deu em nada,se ele tivesse ficado na mclaren com certeza teria ganho mais uns 2 titulos*
Eu já acho que ele foi ousado e mostra muito a sua alma de piloto querendo ter uma equipe brasileira.
imagina se a equipe tivesse dado certo? ia ser foda...
Grande emmo...quem sabe poderia ser tri como piquet e senna mais preferiu nao continuar na mclaren para criar sua propria equipe e realizar outro sonho...
isso foi por ocasião dos 40 anos do bicampeonato do emerson?
PARABÉNS RATO!!!!
Chapman estava certo
Melhor fazer o que ele fez do que o que a Ferrari fez com Rubinho
à música do Raul Seixas. super heróis, fala nele
landario Luciano do vale
*Emerson poderia ter ganho mais um ou dois titulos,mas inventou de querer fazer uma equipe brasileira ai perdeu a grande chance*
Sabia não
Emerson era pra ter sidotetra ou no mínimo tri campeão mundial, ele largou a Mclarem pra pilotar uma equipe brasileira passou 5 anos comendo poeira...fez um escolha ruim ná época
M.Indy500, me procura no Instagram @marangonidanilo, preciso pegar seus dados pra enviar a camiseta que você ganhou na live da Renata Camargo e da EleTric News
naquela época não tinha jogo de equipe pela disputa do titulo..tinha que ganhar por mérito de ultrapassar o companheiro de equipe, colin chapman foi justo eticamente com o esporte.. já com o emerson?!
Com senna era assim ganhava no braço hj tecnologia mas as coisas mudaram formula 01
P
Só estragou foi a globo. O resto foi legal...
Desenho animado em homenagem ao Emerson Fittipaldi???FOI SÓ UM(1,UNO,ONE,ICHI) EPISÓDIO...E NEM ERA PRA ELE,ERA PARA OS 50 ANOS DA MACLAREN
Aff acho do Emerson a mesma coisa que o Piquet acha,que o Emerson que abriu a porteira prós pilotos brasileiros,que colocou ovo e pé,mas longe de ser um grande piloto