"será que os EUA PERMITIRIAM essa venda?" uma pergunta que jamais precisaria ser feita se o Brasil fosse um país independente na área militar, e pode ter certeza, a nação brasileira e esse pais maravilhoso e gigante tem potencial pra isso
Cara o brasil tem liberdade, só q o eua pode estranhar e tmb fazer outras coisas economicas. Vivemos em um mundo ou todo mundo compra e vende dos outros para se manterem vivos, então esse seria o real medo
Pelas imagens que mostraram, foram removidos radares, sensores, avionica e controle de armas. Se forem vender, será para surgir uma espécie de avião Frankenstein, mas não será mais um tucano.
@@neblinasp os acentos ejetaveis so os britanicos porduzem até a china compram deles pois e mais barato comprar pronto pois e muito complexo desenvolver do zero! So a russia na vdd q fabrica 100% nem os americanos produzem pois compram da inglaterra esses acentos ejetáveis
@@dragonofshadow foda se os eua e quem eles pensam somente mesmo eles não gosta da Rússia não significa que o Brasil pode não pode vender para outro países
Só daria certo com uma versão feita especialmente para os russos, com assentos ejetores, aviônica e motorização próprias da Rússia. Acho que hoje, o maior empecilho seria a motorização.
@@triplocore acho que hoje, a Rússia não produz um turbohelice moderno do porte da PT6. Todo o resto ela produz e não seria a primeira vez que a Embraer costumizaria um produto seu. Me lembro que os Emb-120 da antiga DLT usavam um outro fabricante de aviônicos diferente do padrão dos demais.
Ainda bateria de frente com o problema da Embraer negociar com os Russos ou Chineses. Poderia azedar os negócios com os EUA, mesmo sem ter nenhum componente americano. E os negócios com os americanos já existem, enquanto o investimento para fechar com os russos poderia se concluir ou não.
Uma coisa eu falo,já passou da hora o Brasil ficar nas sombras dos outros e começar andar com as próprias pernas,mas para acontecer isso,tem que partir dos governantes da nação esse interesse do investimento nas Forças Armadas,abraço a todos.
@@gabrielnery86 Não é uma questão de abrir uma empresa,e sim de pesquisar,informar e dialogar,sobre a real situação política dos governos anteriores que governaram o Brasil,preferindo enriquecer a si próprio,enganando o povo com promessas,ajuda financeira miserável,e ainda por cima emprestaram dinheiro nosso para investimentos em Cuba,Venezuela,Moçambique,etc, só não enxerga quem não quer, infelizmente esse é o nosso Brasil....
Fica aqui uma DICA - O Brasil precisa ser independent em TODOS os sistemas em sua industria para ser independente em suas negociações e relações internacionais. Não adianta ter uma boa ideia e não conseguir vender livremente.
Seria bom se fosse 100% fabricado aqui, pois acredito que na questão do super tucano seria muito vantajoso. Tanto a China como a Rússia poderiam ser clientes, e com certeza iriam adquirir em uma quantidade mais elevada que esses outros clientes.
Iguais aos sul coreanos e indianos são ou não ingleses por não poder vender seus caças a Argentina ? Tem gente que não entende e deixa a bandeira vermelha russa tampar os olhos.
Brasileiro Mais a Embraer por diminuir nós custos comprou os motores e os radares sobe licença dos EUA Sempre foi assim a Embraer produz qualquer avião fabricado + motores e radares dos EUA
Eu sempre disse que gostaria de ver o Brasil produzir tudo aqui no Brasil e não depender de ninguém, temos recursos e Pessoas Capacitadas para isso, Só falta incentivo do Governo. Espero que esse isso ainda seja realizado e não apenas na área militar mas em todas as coisas. Abraços a todos... Meu Brasil... Nosso Brasil..
Normal isso faz parte, o que limita de um lado, abre caminhos para outros. Não tem como ser auto suficiente em tudo principalmente pais em desenvolvimento como o Brasil. Povo sonha acordado.
Este vídeo é esclarecedor mas muito deprimente para nós .. Brasileiros..viver de permissão norte americana e européia até para nossos projetos com a patente brasileira..Agora os americanos fazem as vendas e com certeza levam um lucro maior para EUA..levando em conta a lei do líder Americano que é sempre repetida nos comissios dos líderes americanos...Primeira prioridade- a América..Segunda prioridade - a América...Terceira - a América..e assim sucessivamente... Ou Brasil se torna auto independente ou troca de parceiros e fabricantes para tenha reconhecimento e sucesso nos seus projetos conjuntos...
Se não me engano, somente os EUA, Russia e França têm capacidade de construir aeronaves militar com tecnologia 100% local. Para o Brasil fazer parte desse seleto grupo a única alternativa é insvetir pesado em educação de qualidade.
Acho ki o grande trunfo do Brasil está no projeto das aeronaves a baixo custo usando a expertise da nossa Engenharia. No entanto, o grosso dos componentes estruturais, motorização e eletrônica embarcada é toda estrangeira. Sequer temos capacidade de fabricar lâmpadas de led!! Então autonomia completa está num horizonte muito distante, embora dificilmente se encontrará qualquer equipamento que agregue tecnologia mais avançada sendo produzido com itens de uma única origem.
Esse é um dos problemas da falta de investimento sério em educação e ciência nos países de 3 mundo. Fabricamos, mas não podemos vender. Por essa e por outras, é com o empurrãozinho atual do corte em 90% do orçamento da ciência brasileira, é que continuaremos um paizeco.
Na minha humilde opinião, a Embraer tinha que fabricar uma versão do A-29 em parceria com a China e/ou Rússia, com componentes totalmente made in BRICS...
Iguais aos sul coreanos e indianos são ou não ingleses por não poder vender seis caças a Argentina ? Tem gente que não entende e deixa a bandeira vermelha russa tampar os olhos.
O Brasíl tem que investir mas em tecnologia prá não ficar dependendo de de outros países.O Brasíl é um país que tem uns dos melhores cientistas do mundo, já demonstrou que são capaz de fabricar,construir qualquer coisa, é só o governo investir,pós temos tudo prá dá certo,selva.
Eu acho incrivel que isso parece uma comedia Brasil inventa avião de baixo custo e faz o mesmo trabalho Outros paises: meu deus, n precisamos gastar milhões em aviões incrivelmente desnecessarios em missões simples?! Vc é um gênio
Abra os olhos!!!! Gente, a Rússia é um dos maiores produtores de petróleo no mundo. Vc acha que ela quer que a Venezuela volte a exportar petróleo sem sanções para o mundo todo (e assim diminuir o preço do barril) ou será que ela quer fazer de tudo para manter a ditadura Venezuelana? O motivo dela querer comprar o Super Tucano é para aprimorar as armas russas na Venezuela em caso de invasão vinda do sul.
De fato o a29 serve mais pra treinamento, patrulha e interceptação de turboelice, alem de servir para combater esses grupos( se não me engano para todas as vendas internacionais só serviu para isso). Num possível conflito de países deve ser bem ineficaz pra criar um alvoroço sobre isso, mas o veto não viria por essa questão infelizmente.
@@schaab7203 Corrigindo, menos dinheiro para a empresa expandir seu parque industrial no país gerando mais empregos além de fomentar a pesquisa e desenvolvimento (já que o governo não faz)
Enfim , esse negócio de desenhar (projetar) e não ter uma cadeia de produção não adianta praticamente nada . Isso serve de um tapa na cara dos nossos desgovenantes . Um avião produzido aqui de verdade , geraria milhares de empregos com indústria de peças e componentes. Mas esse empregos São criados nos USA .
O Brasil é a casa da mãe Joana, os gringos vem aqui e fazem o que querem. Aí eu faço uma pergunta. Vale a pena ser patriota? Um país que depende de gringos para se sustentar. É uma vergonha essa postura do governo brasileiro. Ter aliados é uma coisa, agora, ser submisso! Um abraço a todos e fiquem com Deus.
Precisamos fortalecer nossa indústria de defesa e produzir 100% aqui no Brasil todo armamento, senadores americanos tem sido contra o Brasil em mais de uma área de nosso interesse ultimamente , o melhor caminho é ficar neutro e deixar todas as opções a mesa caso necessário algum dia.
Como já demonstrado pelos drones, não é necessário ve- locidades supersonicas pa- ra fazer um grande estrago no inimigo.O supertucano pode ser muito eficiente em um cenário de guerra.
@@curioso4762 A Rússia tem tecnologia vastamente superior à necessária para criar um A-29. E como se China estivesse preocupada com avião turbo hélice, né?
o Brasil só teria a ganhar com uma aproximação russa usando sempre do pragmatismo com ambos, se os americanos querem nos boicotar como todas as vezes, ótimo teríamos os motores russos e nunca ficaríamos na mão..Brasil precisa focar nos seus interesses e nao nos interesses alheios.
Quando der fala do a 29 que foi fabricado na Inglaterra se não me engano que as saídas dos escapamentos são na parte de baixo em vez da lateral como são os nossos …
@@neblinasp ou faz isso, ou não vai ter a aeronave, além do mais quem disse que a demanda é pequena, a Rússia além de sua esfera de influência mais próxima, influência mais de uma dezena ao redor do mundo...
Seria muito bacana e interessante uma variante do A-29 com componentes da OTAN russificados. Mas creio que levaria muito tempo pra desenvolver algo do tipo, já que boa parte dos componentes do A-29 devem ser de origem na OTAN.
Pergunta: A Embraer não poderia construir rapidamente um A30 Tucanovsk com turbinas e painel de sukoy para treinamento de pilotos utilizando a "casca" do A 29 ????
Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imagina a nossa vã filosofia. Eu também pergunto. por que cargas d´água o Brasil não fabrica seus próprios artefatos? Que mania é essa de misturar crocodilo com cocô de grilo?
Saudações. Na época da venda embargada para a venezuela, será que a venda de aviões comerciais para o mercado dos EUA foi aumentada para compensar a perda de vendas do Super Tucano?
De certa forma a Rússia tem seus próprios aviônicos, motores, etc... (Se bem que PT-6 não tem nada de "secreto" não) Seria até mais fácil reconfigurar o supertucano pra aviônicos russos (nos quais eles teriam mais familiaridade) do que produzir um novo avião do zero!
Se nota que essa parceria com os EUA com a Embraer tem trazido prejuízo ao Brasil. dependendo da geografia do terreno o ataque através dos A 29,se tornam mais eficiente !.
... infelizmente os russos não vão conseguir nenhum A29 tucano devido a influência da parte americana no processo de fabricação....SNC- Sierra Nevada Corporation ( EUA) com a Embraer... Não acredito na venda também devido ao momento político atualmente...
Bom, assim como os americanos podem vetar a venda por possuir sua tecnologia na aeronve, o Brasil também pode vetar a venda do super tucano pelo EUA em caso de uma negociação com um "inimigo" nosso, coisa que não acontece pois esse não é o estilo do Brasil, além do super tucano a ELEB do grupo Embraer, também fornece trens de pouso se não me engano para um modelo de helicóptero produzido nos EUA, nesse mesmo contexto a venda desse componente poderia ser negada e consequentemente a venda do mesmo não aconteceria, seria os EUA colônia do Brasil? Bom, ironias a parte isso se chama globalização, e países como os EUA que buscam a independência tecnológica realmente tem um poder maior
@@andersonmathias1386 como eu destaquei, esse não é o estilo do Brasil, vemos que os "confuseiros do mundo" são países como EUA e China, e por isso interferem tanto, isso não é a nossa realidade, não temos desavenças e por isso não vemos esse tipo de atitude por parte Brasil, mas sim o Brasil nesse contexto teria esse poder e isso de "coragem" é um pensamento um tanto raso, geopolítica é um tema mais sério e os EUA além de tudo também estariam perdendo caso resolvesse fazer algo por não se conformar por essa única venda negada
Sinceramente acho bem difícil os russos adquirem ou os americanos permitirem. Mas se isso se concretizar será mais um grande março de nossa indústria aeronáutica sem contar que isso poderia ser o início de uma maior colaboração militar Brasil Rússia. O Brasil poderia adquirir versões modernas do s300, pantair, blindados aviões etc
Seria um marco na indústria americana pois o avião nem e fabricado aqui . Esse avião e igual ao Pelé e muito bom , mas só se tornou o que é graças aos americanos . Se ele fosse produzido aqui não teria tantos voando la fora com hj tem . E se não fosse os americanos Pelé seria apenas um dos melhores jogadores entre tantos que o Brasil já teve.
Amigão pode esquecer o DONO DA COLÔNIA Brasil que são EUA e sua cadela emestrada Bolsonaro nunca deixaria vender o Super Tucano e JAMAIS comprar essas armas que você sugeriu.
@@paulosergiodasilvadeolivei93 é fabricado aqui sim ,porém tem uma fábrica nos EUA que fabrica também só que é o seguinte se a parte do Brasil/EMBRAER faz acordo com o comprador ele é fabricado aqui se a fabrica nos EUA é que fazem ele é fabricado lá o que pega é o motor americano, avionica idem e o Injetor inglês e se eles não barrarem a venda acredito que serão fabricados aqui no Brasil.
Rapaz alguns componentes do super tucano que são fabricados fora o Brasil poderia fabricar fico indignado com isso estando perdendo boas vendas nosso país tem um grande potencial e uma pena.
É nessas que seria muito bom nós termos os nossos próprios motores e avionicos. 👉 Obs: eu sei que é caro desenvolvedor um motor(mesmo através da engenharia reversa), mas se tem uma coisa que os nossos políticos nos mostraram, é que "lá" tem muito dinheiro, vide seus salários, mordomias, fundão eleitoral e etc... Ou seja, é só questão de vontade política. 💪👊🇧🇷
O Brasil deveria se aproximar dos BRICS e reforçar suas alianças comerciais. Feito isso, poderia criar uma versão do A-29 com componentes russos ou chineses. Afinal o que ganhamos até agora com a parceria com os EUA? Há décadas que a China é o nosso maior parceiro comercial.
RESUMO DOS FATOS = nessa ocasião os EUA só tem voz por possuir componentes de sua patente presente no super tucano, sendo assim tendo obviamente o direito de não fornecer o componente para a produção das unidades nessa venda
o mercado asiático é imensamente maior que o ocidental de modo que não há o que pensar muito; como disse o colega abaixo: façamos junto com os russos o tucanovski afinal, somos do brics ou não? e, quanto à raiva dos americanos do crescente enriquecimento dos russos, chineses e etc... não é problema nosso
O turboélice suíço Pilatus PC-21 concorrente do Supertucano nas licitações internacionais para treinamento avançado não pode ser usado também para ataque leve?
Eu acho que uma opção para os russos, seria contatar a Argentina e desenvolverem uma versão modernizada do Pucará. Se eles oferecem um tipo de compensação, talvez seja uma opção.
Verdade, o Pucará é uma plataforma adequada que poderia ser modernizada e "turbinada" com componentes russos/chineses. Se vc pensar bem, os assentos ejetores são da inglesa Martin-Baker, outros componentes são de origem de outros países da OTAN, então hoje não há como vender nada para os russos.
@@juniorgallo8786 não é não motivo Argetinha não poder ter nada de origem inglesa . Devido problema tudo eles tem hoje em dia nada é vem do reino unido
@@iurilima8592 por acaso eles vão usar aeronaves de quinta geração pra ataque leve? Mano vcs assistem as coisas e não entendem absolutamente nada, se eles não tem experiência em fabricação de aviões turboélice e precisam com urgência vcs acham que eles devem fazer o quê?
@@AxysBR na realidade eles produziu turbo hélice chamo tu 95 , mas faze um do zero , aviônica , sensores e tudo mais demanda tempo e dinheiro , e melhor compra pq o custo do projeto e das aeronave vão sair mais caro q adquirir vários A29
O princípio para resolver esse problema e desenvolver-mos nossos próprios motores. Nada impossível. Temos turbinas já em desenvolvimento que poderiam equipar essa categoria de aviões a médio prazo. Temos que desenvolver tudo e pronto.
@@marcio2918 a turma n entende isso, e mt dificil de explicar o pq! Sao parcerias comerciais favoraveis se o brasil fizesse tudo 100% teria concorrencia na vdd somos mt ligeiros ao fazer esse tipo de acordo pois paises aliados sao em maior numero do q paises socialistas falidos como venezuela e cuba!
Kkkkk não é uma questão de ligar o foda-se, muitas das peças do Super tucano e até a fase final da montagem é feita nos Estados Unidos, só será vendido se eles deixarem
Fica a questão das unidades que estão no Uzbequistão e as unidades que ficaram no Afeganistão que poderiam ser vendidos para a China, de posse dessas unidades não seria difícil realizar uma engenharia reversa adiantando e muito o desenvolvimento de uma aeronave com características semelhantes.
A EMBRAER é muito capaz e, caso os russos estejam realmente interessados e com alguma verba, dá para adaptar os A-29's a componentes de fabricação russa, assim como foi feito com o T-27 vendido à RAF, bastando firmar parceria com uma empresa que faça a montagem final no território de um dos países da CSTO. Não creio que haverá tanta pressão ocidental, a ponto de embargos, contra tal venda, afinal (os Super Tucanos) são os melhores do mundo em sua categoria, mas num combate convencional e direto entre forças aéreas de grandes potências, será indiferente; até mesmo porque deverão servir para combate à insurgências/guerrilhas e grupos extremistas (terroristas), dos quais o próprio ocidente luta contra. É um ponto muito discutível, porém o melhor é só sentar na poltrona, ler um livro e tomar um cafézinho enquanto aguarda publicações oficiais - de ambos os lados da negociação - definitivas.
Basta retirarmos todos os sistemas originários dos EUA e os substituir por equipamentos russos, criando um Tucanovsky. 😂
Meteu essa? kkkkkkkk
Kkk
Nossa, rsr
Tucanovsky , kkkkkkk
Brabo kkkk
"será que os EUA PERMITIRIAM essa venda?" uma pergunta que jamais precisaria ser feita se o Brasil fosse um país independente na área militar, e pode ter certeza, a nação brasileira e esse pais maravilhoso e gigante tem potencial pra isso
tomara q eles consigam vender para Russo
@@neblinasp China tambem
Cara o brasil tem liberdade, só q o eua pode estranhar e tmb fazer outras coisas economicas. Vivemos em um mundo ou todo mundo compra e vende dos outros para se manterem vivos, então esse seria o real medo
Uma vergonha isso... EUA não tem que permitir poha nenhuma não caramba... Fico pistola com uma coisa dessas
Praticamente nenhum pais no mundo é independente nesta área.
Tem problema não, o Talibã vende pros russos, kkk.
Se brincar já deve está tudo destruído
@@Willames_89 Duvido, devem ter até vendido já.
@@leoname8017 deve estar na China e Rússia, com certeza.
Foram todos destruídos...,!
Pelas imagens que mostraram, foram removidos radares, sensores, avionica e controle de armas. Se forem vender, será para surgir uma espécie de avião Frankenstein, mas não será mais um tucano.
Ja passou da hora do Brasil produzir todos os equipamentos nacionais e deixar de ser uma montadora
Concordo plenamente .
Nossa vc e demais kkkk pensa que e assim fácil?
@@neblinasp os acentos ejetaveis so os britanicos porduzem até a china compram deles pois e mais barato comprar pronto pois e muito complexo desenvolver do zero! So a russia na vdd q fabrica 100% nem os americanos produzem pois compram da inglaterra esses acentos ejetáveis
Show de bola, uma potência igual a Rússia, com tantos aviões tops, isso seria demais para o Brasil
Seria pq eua não vai deixar.
É muita inocência, meu deus!!!
@@dragonofshadow foda se os eua e quem eles pensam somente mesmo eles não gosta da Rússia não significa que o Brasil pode não pode vender para outro países
@@tioluan2042 eu nao falei pro brasil vender.
@@dragonofshadow eu já corrigi
E só trocar as peças que são de origens americanas e inglesas, por peças russas .
Não.
Deve ficar ate melhor caralho!!
Nao existe visão simplista na aviação!
@@couto220 epenas nessa venda.
Se fosse fácil né mano.
Só daria certo com uma versão feita especialmente para os russos, com assentos ejetores, aviônica e motorização próprias da Rússia. Acho que hoje, o maior empecilho seria a motorização.
Isso não é assim tão simples de se fazer. Demandaria bastante tempo e muitos ensaios, e com isso, custos elevados.
Os Russos não são fracos de motor, não é possível que eles não tenham nada que pode substituir.
@@triplocore eu acho que hoje, a Rússia não produz nenhum turbohelice moderno na categoria do PT6, assentos ejetaveis já produz, aviônica idem.
@@triplocore acho que hoje, a Rússia não produz um turbohelice moderno do porte da PT6. Todo o resto ela produz e não seria a primeira vez que a Embraer costumizaria um produto seu. Me lembro que os Emb-120 da antiga DLT usavam um outro fabricante de aviônicos diferente do padrão dos demais.
Ainda bateria de frente com o problema da Embraer negociar com os Russos ou Chineses. Poderia azedar os negócios com os EUA, mesmo sem ter nenhum componente americano. E os negócios com os americanos já existem, enquanto o investimento para fechar com os russos poderia se concluir ou não.
Uma coisa eu falo,já passou da hora o Brasil ficar nas sombras dos outros e começar andar com as próprias pernas,mas para acontecer isso,tem que partir dos governantes da nação esse interesse do investimento nas Forças Armadas,abraço a todos.
Falou tudo!
abra uma empresa e faça você mesmo! Do jeito que vc fala é bem simples, mas por algum motivo "bobo" somente os EUA consegue essa proeza.
@@gabrielnery86 Não é uma questão de abrir uma empresa,e sim de pesquisar,informar e dialogar,sobre a real situação política dos governos anteriores que governaram o Brasil,preferindo enriquecer a si próprio,enganando o povo com promessas,ajuda financeira miserável,e ainda por cima emprestaram dinheiro nosso para investimentos em Cuba,Venezuela,Moçambique,etc, só não enxerga quem não quer, infelizmente esse é o nosso Brasil....
@@emersonalmeida5866 verdade mesmo tudo copulda do lula e ainda tem indiota que vota nele isso da uma raiva
@@gabrielnery86 não é assim que funciona
Fica aqui uma DICA - O Brasil precisa ser independent em TODOS os sistemas em sua industria para ser independente em suas negociações e relações internacionais. Não adianta ter uma boa ideia e não conseguir vender livremente.
Seria bom se fosse 100% fabricado aqui, pois acredito que na questão do super tucano seria muito vantajoso. Tanto a China como a Rússia poderiam ser clientes, e com certeza iriam adquirir em uma quantidade mais elevada que esses outros clientes.
Mas o problema é que aqui não tem a tecnologia necessária para desenvolver os componentes que os americanos e britânicos disponibilizam
Qualquer dia os EUA vão vetar vendas o A29 para o Brasil...
Ué? Mas não somos nós que construímos? Que poha é essa?
@@Logan-gr2gt esse cara tá fumando maconha, nem precisa dar atenção.
@@andriel6219 ele fez uma piada quê infelizmente faz sentido...
Agora é a hora de saber se é brasileiro mesmo ou made in USA !
Iguais aos sul coreanos e indianos são ou não ingleses por não poder vender seus caças a Argentina ? Tem gente que não entende e deixa a bandeira vermelha russa tampar os olhos.
Vdd
Parece que é a segunda opção...infelizmente 😒
Brasileiro
Mais a Embraer por diminuir nós custos comprou os motores e os radares sobe licença dos EUA
Sempre foi assim a Embraer produz qualquer avião fabricado + motores e radares dos EUA
@@johnmateus2646 kkk😆😆 desculpinha esfarrapada hein fanboy kkk
Diplomacia é uma coisa muito complexa. Ela não é algo simples assim, principalmente na questão geopolítica
Verdade. O pessoal precisa ouvir mais XadrezVerbal para entender um pouco mais essas circunstâncias.
Eu sempre disse que gostaria de ver o Brasil produzir tudo aqui no Brasil e não depender de ninguém, temos recursos e Pessoas Capacitadas para isso, Só falta incentivo do Governo. Espero que esse isso ainda seja realizado e não apenas na área militar mas em todas as coisas. Abraços a todos... Meu Brasil... Nosso Brasil..
Precisamos ter total tecnologia militar para não passarmos por esse tipo de limitação/constrangimento.
Bom quase nenhum país tem todas as tecnologias pra construir um avião do zero(se é que algum tem)
Isso não é um constrangimento
Iria demorar gerações tenha certeza disso
é fácil né?! kkkkkk
Isso é muito difícil acontecer
Normal isso faz parte, o que limita de um lado, abre caminhos para outros. Não tem como ser auto suficiente em tudo principalmente pais em desenvolvimento como o Brasil. Povo sonha acordado.
Este vídeo é esclarecedor mas muito deprimente para nós .. Brasileiros..viver de permissão norte americana e européia até para nossos projetos com a patente brasileira..Agora os americanos fazem as vendas e com certeza levam um lucro maior para EUA..levando em conta a lei do líder Americano que é sempre repetida nos comissios dos líderes americanos...Primeira prioridade- a América..Segunda prioridade - a América...Terceira - a América..e assim sucessivamente... Ou Brasil se torna auto independente ou troca de parceiros e fabricantes para tenha reconhecimento e sucesso nos seus projetos conjuntos...
Se não me engano, somente os EUA, Russia e França têm capacidade de construir aeronaves militar com tecnologia 100% local. Para o Brasil fazer parte desse seleto grupo a única alternativa é insvetir pesado em educação de qualidade.
Provavelmente a China também.
O reino unido também tem
Acho ki o grande trunfo do Brasil está no projeto das aeronaves a baixo custo usando a expertise da nossa Engenharia. No entanto, o grosso dos componentes estruturais, motorização e eletrônica embarcada é toda estrangeira. Sequer temos capacidade de fabricar lâmpadas de led!! Então autonomia completa está num horizonte muito distante, embora dificilmente se encontrará qualquer equipamento que agregue tecnologia mais avançada sendo produzido com itens de uma única origem.
Esse é um dos problemas da falta de investimento sério em educação e ciência nos países de 3 mundo. Fabricamos, mas não podemos vender. Por essa e por outras, é com o empurrãozinho atual do corte em 90% do orçamento da ciência brasileira, é que continuaremos um paizeco.
Na minha humilde opinião, a Embraer tinha que fabricar uma versão do A-29 em parceria com a China e/ou Rússia, com componentes totalmente made in BRICS...
Ia ficar na mesma, só venderia pra quem China e Rússia autorizassem.
na vdd o certo seria melhor uma versão totalmente brasileira
@@zaimom1973 mas ai tem a versão dele com componentes americanos
@@luanpiresmorais6090 Teria mesmo?
Acredita que os EUA aceitariam de boa e que não proibiriam a Embraer de usar peças deles?
@@luanpiresmorais6090 Nem o Grripen é totalmente sueco.
Só EUA e Rússia conseguem produzir aviões com tecnologia 100% nacional.
O mundo é um exemplo perfeito de ancapistão.
Estados Unidos não tem que achar nada. Se querem comprar, a gente tem que vender, se não outro vendedor vai assumir nosso lugar.
Como ?
Gênio
Motores e radares dos EUA
Iguais aos sul coreanos e indianos são ou não ingleses por não poder vender seis caças a Argentina ? Tem gente que não entende e deixa a bandeira vermelha russa tampar os olhos.
@@paulo.s.kennedy bota o motor da Gurgel
Seu mundo e lindo o nosso e real e cruel fica a dica ganha um pacote de bala e perde um caminhão de doces.
O motor do A29 é um Pratt & Whitney... empresa americana... sem falar do restante de sistemas e equipamentos embarcados. Não é bem assim...
O Brasíl tem que investir mas em tecnologia prá não ficar dependendo de de outros países.O Brasíl é um país que tem uns dos melhores cientistas do mundo, já demonstrou que são capaz de fabricar,construir qualquer coisa, é só o governo investir,pós temos tudo prá dá certo,selva.
Eu acho incrivel que isso parece uma comedia
Brasil inventa avião de baixo custo e faz o mesmo trabalho
Outros paises: meu deus, n precisamos gastar milhões em aviões incrivelmente desnecessarios em missões simples?! Vc é um gênio
Mas quando surgir uma guerra pesada o Bostil vai perceber que não dá pra usar aviões baratos contra colunas de blindados e antiaéreas
@@jonaw2008 óbvio quem mandaria um Turboélice contra uma antiaérea
@@jonaw2008 primeiramente blindados não são de combate , tanques são
@@jonaw2008 cara, tu entende que nosso exercito entende estrategias, a gente não vai simplismente mandar eles se suicidarem
@@jonaw2008 antiaéreos*
A EMBRAER deveria desenvolver seus próprios componentes !!! Para sair sobre a influência dos norte americanos e britânicos.
Mais um motivo para o Brasil desenvolver seus armamentos. Poderíamos vender e até trocar tecnologia.
Deus proverá...
Acho muito difícil mesmo a tecnologia do A29 não ser tão sensível assim...mas não deixaria de ser muito interessante
Abra os olhos!!!! Gente, a Rússia é um dos maiores produtores de petróleo no mundo. Vc acha que ela quer que a Venezuela volte a exportar petróleo sem sanções para o mundo todo (e assim diminuir o preço do barril) ou será que ela quer fazer de tudo para manter a ditadura Venezuelana? O motivo dela querer comprar o Super Tucano é para aprimorar as armas russas na Venezuela em caso de invasão vinda do sul.
@@cassiocalamidade1194 Kkkkkkkk
De fato o a29 serve mais pra treinamento, patrulha e interceptação de turboelice, alem de servir para combater esses grupos( se não me engano para todas as vendas internacionais só serviu para isso). Num possível conflito de países deve ser bem ineficaz pra criar um alvoroço sobre isso, mas o veto não viria por essa questão infelizmente.
@@mariadorosariochorona pq a risada? 🤔
@@cassiocalamidade1194 oq?
Está certo! Quem quer vender para todo mundo acaba não vendendo para ninguém...
Cada A29 que deixa de ser vendido, é menos dinheiro para o nosso país 😠
Mais dinheiro pra empresa embraer, n pro brasil
@@schaab7203 Corrigindo, menos dinheiro para a empresa expandir seu parque industrial no país gerando mais empregos além de fomentar a pesquisa e desenvolvimento (já que o governo não faz)
@@schaab7203 Embraer paga imposto...
Menos dinheiro para os acionistas.
@@matheusp.fonseca9736 a marinha, o exército e a aeronáutica não podem ser considerados do governo? Não existem pesquisas lá??
Fácil!! Basta que o BRICS passe a cooperar também no âmbito militar e não só comercial!!
Enfim , esse negócio de desenhar (projetar) e não ter uma cadeia de produção não adianta praticamente nada .
Isso serve de um tapa na cara dos nossos desgovenantes .
Um avião produzido aqui de verdade , geraria milhares de empregos com indústria de peças e componentes.
Mas esse empregos São criados nos USA .
O Brasil é a casa da mãe Joana, os gringos vem aqui e fazem o que querem. Aí eu faço uma pergunta. Vale a pena ser patriota? Um país que depende de gringos para se sustentar. É uma vergonha essa postura do governo brasileiro. Ter aliados é uma coisa, agora, ser submisso! Um abraço a todos e fiquem com Deus.
Precisamos fortalecer nossa indústria de defesa e produzir 100% aqui no Brasil todo armamento, senadores americanos tem sido contra o Brasil em mais de uma área de nosso interesse ultimamente , o melhor caminho é ficar neutro e deixar todas as opções a mesa caso necessário algum dia.
Como já demonstrado pelos
drones, não é necessário ve-
locidades supersonicas pa-
ra fazer um grande estrago
no inimigo.O supertucano
pode ser muito eficiente em
um cenário de guerra.
Simples: adaptar motorização, equipamentos e aviônicos russos!
Olá boa tarde selva aço caveira avante Brasil .
Nossos "amigos" estadunidenses sempre apoiando o desenvolvimento brasileiro
depois que comprarem farão engenharia reversa e roubarão o projeto, se cair nas mãos da China que é amiga da Russia , já era.
@@curioso4762 A Rússia tem tecnologia vastamente superior à necessária para criar um A-29. E como se China estivesse preocupada com avião turbo hélice, né?
o Brasil só teria a ganhar com uma aproximação russa usando sempre do pragmatismo com ambos, se os americanos querem nos boicotar como todas as vezes, ótimo teríamos os motores russos e nunca ficaríamos na mão..Brasil precisa focar nos seus interesses e nao nos interesses alheios.
Eles não querem copiar a29 eles tem necessidade imediata
@@curioso4762 China é amiga da Rússia? Kkkkkk Bolsominion detectado
Quando der fala do a 29 que foi fabricado na Inglaterra se não me engano que as saídas dos escapamentos são na parte de baixo em vez da lateral como são os nossos …
Nada que a Yakovilev, Sukoi, MiG não tenha condições de projetar e construir...
@@neblinasp ou faz isso, ou não vai ter a aeronave, além do mais quem disse que a demanda é pequena, a Rússia além de sua esfera de influência mais próxima, influência mais de uma dezena ao redor do mundo...
Seria uma ótima oportunidade para a Embraer sair da dependência de componentes de defesa dos EUA e Inglaterra.
Acho q a única forma de o A-29 ser comprado pela Rússia seria se fizessem uma versão sem componentes norte americanos e britanicos
Pode ser uma oportunidade para o B-250 da Novaer. Tem o problema dos componentes mas não tem contrato de parceria com os EUA.
Que tal retirar todos os componentes americanos, colocar softers russos e fabricar um TUCANOVSKI.
Pergunta e sugestão de vídeo. O Brasil poderia fabricar uma caça de forma rápida em caso de guerra iminente?
Acelerar montagens e mão de obra e acumular compra de peças
Seria muito bacana e interessante uma variante do A-29 com componentes da OTAN russificados. Mas creio que levaria muito tempo pra desenvolver algo do tipo, já que boa parte dos componentes do A-29 devem ser de origem na OTAN.
Isso demonstra ainda a fragilidade dos AVIÕES MONTADOS PELA EMBRAER. ALTA DEPENDÊNCIA, AINDA, PARA COMPONENTES DE SEUS AVIÕES.
Eles poderiam comprar o bader da novaer, seria ótimo para ambas as partes, daria um fôlego a novaer
O problema que o motor também é da Pratt & Whitney, que é americana.
@@Eddiehunte Sim sim, tinha me esquecido desse detalhe...
Na vdd é o mesmo motor do a29
A Embraer tem que desenvolver a tecnologia e ficar independente desses fornecedores Americanos e demais!
Pergunta: A Embraer não poderia construir rapidamente um A30 Tucanovsk com turbinas e painel de sukoy para treinamento de pilotos utilizando a "casca" do A 29 ????
Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imagina a nossa vã filosofia. Eu também pergunto. por que cargas d´água o Brasil não fabrica seus próprios artefatos? Que mania é essa de misturar crocodilo com cocô de grilo?
o supertucano é muito bonito mesmo! baita projeto!
Saudações. Na época da venda embargada para a venezuela, será que a venda de aviões comerciais para o mercado dos EUA foi aumentada para compensar a perda de vendas do Super Tucano?
Então se os outros países barrasem o Brasil de vender o Brasil também pode barrar eles também
Estamos mais uma vez sujeitos aos interesses extranjeiros devido à nossa dependência tecnológica e industrial.
Este é o problema de associação. Não vale a pena. É melhor ficar só na fabricação.
Seria bom ter uma fábrica dr motores aeronáuticos no Brasil. Mas se não me engano, não temos nem mesmo uma fábrica de microchips por aqui.
Como é bom viver num país soberano né
De certa forma a Rússia tem seus próprios aviônicos, motores, etc... (Se bem que PT-6 não tem nada de "secreto" não)
Seria até mais fácil reconfigurar o supertucano pra aviônicos russos (nos quais eles teriam mais familiaridade) do que produzir um novo avião do zero!
Se nota que essa parceria com os EUA com a Embraer tem trazido prejuízo ao Brasil.
dependendo da geografia do terreno o ataque através dos A 29,se tornam mais eficiente !.
Se isso aí não é genuinamente brasileiro,imagine o kc390
... infelizmente os russos não vão conseguir nenhum A29 tucano devido a influência da parte americana no processo de fabricação....SNC- Sierra Nevada Corporation ( EUA) com a Embraer... Não acredito na venda também devido ao momento político atualmente...
E o que os EUA tem a ver com as exportações brasileiras? Ah, sim, esqueci que somos colônia estadunidense.
Vdd
Bom, assim como os americanos podem vetar a venda por possuir sua tecnologia na aeronve, o Brasil também pode vetar a venda do super tucano pelo EUA em caso de uma negociação com um "inimigo" nosso, coisa que não acontece pois esse não é o estilo do Brasil, além do super tucano a ELEB do grupo Embraer, também fornece trens de pouso se não me engano para um modelo de helicóptero produzido nos EUA, nesse mesmo contexto a venda desse componente poderia ser negada e consequentemente a venda do mesmo não aconteceria, seria os EUA colônia do Brasil? Bom, ironias a parte isso se chama globalização, e países como os EUA que buscam a independência tecnológica realmente tem um poder maior
@@KAMIKAZE-BR duvido o Brasil barrar,ele nunca barrou
@@andersonmathias1386 como eu destaquei, esse não é o estilo do Brasil, vemos que os "confuseiros do mundo" são países como EUA e China, e por isso interferem tanto, isso não é a nossa realidade, não temos desavenças e por isso não vemos esse tipo de atitude por parte Brasil, mas sim o Brasil nesse contexto teria esse poder e isso de "coragem" é um pensamento um tanto raso, geopolítica é um tema mais sério e os EUA além de tudo também estariam perdendo caso resolvesse fazer algo por não se conformar por essa única venda negada
O A-29 tem componentes fabricados por outros países. Por isso, esses países podem vetar a venda.
Mudamos o motor e o assento ejetavel, dai vendemos pra quem quiser comprar.
Sinceramente acho bem difícil os russos adquirem ou os americanos permitirem.
Mas se isso se concretizar será mais um grande março de nossa indústria aeronáutica sem contar que isso poderia ser o início de uma maior colaboração militar Brasil Rússia.
O Brasil poderia adquirir versões modernas do s300, pantair, blindados aviões etc
@@geraldowcar Será em Abril !!!
@@geraldowcar Eu sei, tô só brincando!!!
Seria um marco na indústria americana pois o avião nem e fabricado aqui .
Esse avião e igual ao Pelé e muito bom , mas só se tornou o que é graças aos americanos .
Se ele fosse produzido aqui não teria tantos voando la fora com hj tem .
E se não fosse os americanos Pelé seria apenas um dos melhores jogadores entre tantos que o Brasil já teve.
Amigão pode esquecer o DONO DA COLÔNIA Brasil que são EUA e sua cadela emestrada Bolsonaro nunca deixaria vender o Super Tucano e JAMAIS comprar essas armas que você sugeriu.
@@paulosergiodasilvadeolivei93 é fabricado aqui sim ,porém tem uma fábrica nos EUA que fabrica também só que é o seguinte se a parte do Brasil/EMBRAER faz acordo com o comprador ele é fabricado aqui se a fabrica nos EUA é que fazem ele é fabricado lá o que pega é o motor americano, avionica idem e o Injetor inglês e se eles não barrarem a venda acredito que serão fabricados aqui no Brasil.
Rapaz alguns componentes do super tucano que são fabricados fora o Brasil poderia fabricar fico indignado com isso estando perdendo boas vendas nosso país tem um grande potencial e uma pena.
É nessas que seria muito bom nós termos os nossos próprios motores e avionicos.
👉 Obs: eu sei que é caro desenvolvedor um motor(mesmo através da engenharia reversa), mas se tem uma coisa que os nossos políticos nos mostraram, é que "lá" tem muito dinheiro, vide seus salários, mordomias, fundão eleitoral e etc...
Ou seja, é só questão de vontade política.
💪👊🇧🇷
Boa noite. Águias de Aço. Belmonte-BA.
O Brasil deveria se aproximar dos BRICS e reforçar suas alianças comerciais. Feito isso, poderia criar uma versão do A-29 com componentes russos ou chineses. Afinal o que ganhamos até agora com a parceria com os EUA? Há décadas que a China é o nosso maior parceiro comercial.
EUA se tornou uma pedra em nosso sapato, só atrapalha nosso crescimento, lamentável...
Super Tucano - que baita acertada da Embraer
RESUMO DOS FATOS = nessa ocasião os EUA só tem voz por possuir componentes de sua patente presente no super tucano, sendo assim tendo obviamente o direito de não fornecer o componente para a produção das unidades nessa venda
@@elipereira6067 ?
Os EUA não ten que da pitaco nas vendas de armas do Brasil somos soberanos em vender e comprar de quem quiser...
Acho que na relação comercial o Brasil nao deve se privar de vender aviões para a Rússia jamais se fechar a paises nenhum
o mercado asiático é imensamente maior que o ocidental
de modo que não há o que pensar muito; como disse o colega abaixo: façamos junto com os russos o tucanovski
afinal, somos do brics ou não?
e, quanto à raiva dos americanos do crescente enriquecimento dos russos, chineses e etc... não é problema nosso
Concordo totalmente
Nem a Embraer é mais brasileira
O turboélice suíço Pilatus PC-21 concorrente do Supertucano nas licitações internacionais para treinamento avançado não pode ser usado também para ataque leve?
Não queria desanimar vocês mas o Brasil só produz a lataria dos aviões e olhe lá.
Não e fabricação do Brasil, porque os americanos tem de dar autorização.
Basta o Brasil fazer uma versão com peças russas
bem se a embraer já não tiver um plano b pra substituição dos equipamentos americanos considero uma incompetência
Eu acho que uma opção para os russos, seria contatar a Argentina e desenvolverem uma versão modernizada do Pucará. Se eles oferecem um tipo de compensação, talvez seja uma opção.
Falou tudo no caso leva copia e melhora como a China sempre faz
Verdade, o Pucará é uma plataforma adequada que poderia ser modernizada e "turbinada" com componentes russos/chineses. Se vc pensar bem, os assentos ejetores são da inglesa Martin-Baker, outros componentes são de origem de outros países da OTAN, então hoje não há como vender nada para os russos.
@@juniorgallo8786 não é não motivo Argetinha não poder ter nada de origem inglesa . Devido problema tudo eles tem hoje em dia nada é vem do reino unido
Mas eu acho que eles não querem projetar nada, pq se quiserem, eles mesmo fazem
@@Viviane-cj1pk Sim, a questão Malvinas/Falklands ainda gera embargos militares, com certeza;
Parabéns pela excelente forma de expor tais informações !
O A-29 é nosso !... Só quê não !
O Brasil deveria investi na fabricação dos equipamentos dele que compra dos extrangeiros para não depender deles para vender seus aquipamentos
Tomando pela premissa de que não existe fidelidade entre nações, mas defesas de interesses, então o Brasil não pode se sujeitar aos fetiches dos EUA.
Mas o Mi MIL 24 não cobre este nicho de mercado dos A29?
Eu acho que a opção da Rússia e fazer engenharia reversa nós A29 abandonados no Afeganistão
Pq eles iriam fazer isso sendo q a Rússia produz até caça de quita geração , negocio que compra o A29 e mais barato q desenvolver um do zero.
Nesse caso seria melhor já desenvolver um projeto do zero que seria até melhor que o A29
@@lucascamelo3079 isso dada a urgência e a falta de experiência deles atualmente na fabricação de aeronaves turboélice? Sério? Vc assistiu o vídeo?
@@iurilima8592 por acaso eles vão usar aeronaves de quinta geração pra ataque leve? Mano vcs assistem as coisas e não entendem absolutamente nada, se eles não tem experiência em fabricação de aviões turboélice e precisam com urgência vcs acham que eles devem fazer o quê?
@@AxysBR na realidade eles produziu turbo hélice chamo tu 95 , mas faze um do zero , aviônica , sensores e tudo mais demanda tempo e dinheiro , e melhor compra pq o custo do projeto e das aeronave vão sair mais caro q adquirir vários A29
E os aviões B 250 Bader da Novaer, não seria uma alternativa ao A 29?
Por que eles nao substituem os componetes estrangeiros dos estados unidos e reino unido por conponentes russos e seria viavel ?
Agente iria sofrer embargos
O princípio para resolver esse problema e desenvolver-mos nossos próprios motores. Nada impossível. Temos turbinas já em desenvolvimento que poderiam equipar essa categoria de aviões a médio prazo. Temos que desenvolver tudo e pronto.
Melhor canal ✌
O Brasil tem que passar a fábricar suas armas sozinho
😂😂😂😂 se pra Nigéria nao permitil! Logico q p russia vai ser um nao bem grandão!
Poxa, a russia pode fazer melhor!!!
Acredito que os EUA não iriam criar restrições, até porque não iria criar desequilíbrio regional.
Eu venderia, os EUA tiraram a gnt da prioridade, então foda-se
Passou da hora de ter o super tucano 100% nacional
Si vc banca p fechamento da Embraer em vários PAÍSES muito bom por ISSO vc esta demitido da Embraer kkkkk
@@marcio2918 a turma n entende isso, e mt dificil de explicar o pq! Sao parcerias comerciais favoraveis se o brasil fizesse tudo 100% teria concorrencia na vdd somos mt ligeiros ao fazer esse tipo de acordo pois paises aliados sao em maior numero do q paises socialistas falidos como venezuela e cuba!
Kkkkk não é uma questão de ligar o foda-se, muitas das peças do Super tucano e até a fase final da montagem é feita nos Estados Unidos, só será vendido se eles deixarem
é fácil né kkkk
@@musicsforgames o povo acha que e ASSIM eu ja pensei assim mais a realidade e a fantasia e a dura mureta da realidade.
Será que não poderia substituir os equipamentos americanos por similares russos?
Já foi brasileiro, hoje ele é da Embraer, mas é americano. Fabricado lá e hoje com muita tecnologia americana. São ele que decidem pra quem vende.
Fica a questão das unidades que estão no Uzbequistão e as unidades que ficaram no Afeganistão que poderiam ser vendidos para a China, de posse dessas unidades não seria difícil realizar uma engenharia reversa adiantando e muito o desenvolvimento de uma aeronave com características semelhantes.
A EMBRAER é muito capaz e, caso os russos estejam realmente interessados e com alguma verba, dá para adaptar os A-29's a componentes de fabricação russa, assim como foi feito com o T-27 vendido à RAF, bastando firmar parceria com uma empresa que faça a montagem final no território de um dos países da CSTO. Não creio que haverá tanta pressão ocidental, a ponto de embargos, contra tal venda, afinal (os Super Tucanos) são os melhores do mundo em sua categoria, mas num combate convencional e direto entre forças aéreas de grandes potências, será indiferente; até mesmo porque deverão servir para combate à insurgências/guerrilhas e grupos extremistas (terroristas), dos quais o próprio ocidente luta contra. É um ponto muito discutível, porém o melhor é só sentar na poltrona, ler um livro e tomar um cafézinho enquanto aguarda publicações oficiais - de ambos os lados da negociação - definitivas.
Mesmo assim a Embraer vai tomar rasteira nos contratos n Vale a pena fica a dica ganhou um pacote de bala e perde um caminhão de doces.
@@marcio2918 É aquela questão do aguardar pra ver. 🙃
Brasileiros como sempre, pedindo a benção dos americanos para fazer qualquer coisa!!!
Como bugar um fanboy de sukhoi su35: os RUSSOS querer uma aeronave turboélice mais LENTA para ataque ao solo.
ate porque o su35 e uma aeronave de ataque ao solo ne. e convenhamos que o comando russo nao disse nada ate agora
Embraer é a Marcopolo de Aviões, só faz carroceria! haha