Vamos criar uma rede de apoio nos comentários, galera! Você tem depressão ou conhece alguém? Me conte sua experiência.🤗 👉Roupas da Insider: creators.insiderstore.com.br/OlaCiencia - Cupom OLACIENCIA15 para 15% de desconto! REFERÊNCIAS UTILIZADAS: Artigo de revisão sobre o que é depressão: www.nature.com/articles/s41572-023-00454-1 Livro “Comporte-se: a biologia humana em nosso melhor e pior”, de Robert Sapolsky A depressão afeta quase 230 milhões pessoas (2021): vizhub.healthdata.org/gbd-results?params=gbd-api-2021-permalink/e95ff6862c109a0497eaf422767082b7 Depressão afeta 16,3 milhões de brasileiros: biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101764.pdf Depressão e risco de suicídio: onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/wps.20128 Previsão da prevalência de depressão em 2030: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/39106579/ Influência genética na depressão: academic.oup.com/schizophreniabulletin/article/40/1/28/1877585?login=false Relação entre falta de sono e depressão: journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371%2Fjournal.pmed.1004109 Relação entre abuso na infância e depressão: www.cambridge.org/core/journals/european-psychiatry/article/abs/role-of-specific-early-trauma-in-adult-depression-a-metaanalysis-of-published-literature-childhood-trauma-and-adult-depression/56A8A242CDE8AEF4A8B226811AB7DAC0 Relação entre ansiedade e depressão: www.cambridge.org/core/journals/epidemiology-and-psychiatric-sciences/article/anxious-and-nonanxious-major-depressive-disorder-in-the-world-health-organization-world-mental-health-surveys/E103963822D81BDEA5BB8AF120460811 Tratamento da depressão: www.nhs.uk/mental-health/conditions/depression-in-adults/treatment/ Prática de atividade física e redução de sintomas depressivos: www.bmj.com/content/384/bmj-2023-075847 CONSULTAS COMPLEMENTARES Palestra atualizada sobre depressão, por Robert Sapolsky: th-cam.com/video/fzUXcBTQXKM/w-d-xo.htmlsi=tLwUX40V_idJVXL3
Estou a quase dois anos estou vencendo, quase dois anos sentindo vontade de me enterrar viva, se for esperar pela péssima vontade dos médicos se entrramos antes do tempo.
Pior do que ter os sintomas de depressão, é ser pobre, pois o CAPS não cobre tratamento completo e individual para casos assim. Na minha cidade, a ajuda é bem básica, não suprindo minhas necessidades. E como pagar profissionais é caro, então fico sem alternativas.
Santa Catarina meu recebia 3 medicamentos de graça e psicológico também voltamos pra Curitiba arranjou um emprego e abandonou todos os medicamentos aqui tudo é bem difícil
o caps aqui cobria tudo, fiz um ano direto, mas realmente no final eles ja nao tinham gente para ficar individual, os mais leves ja eram em grupo, so que ainda estavam tendo crises que ficava particular
@@mithrandiaofficial3410 Confirme a depressão vai evoluindo, exige novos medicamentos, tratamentos e novas abordagens. Os servidores públicos estão mais preocupados com seus salários do que com os serviços prestados. Fora que os medicamentos novos e mais eficaz, não tem no SUS, portanto o psiquiatra do SUS não irá receitar. A saúde mental ainda é um tabu, infelizmente.
Telnho depressão há mais de 15 anos. Estou falido, não tenho mais amigos, não tenho uma profissão e pensar como vai ser minha vida no futuro me dá arrepios. Já passei por muitas fazes dessa doença maltida. Já fui medicado com muitos remédios e fiz terapias diferentes, mas ela não vai embora. Sobrevivo aos trancos e barrancos, me segurando num fiapo de esperança de que um dia vou ter uma vida minimamente normal. De fato, a terapia ajuda muito, às vezes bem mais que os remédios, mas pra quem é ferrado de grana é também a parte que mais falta. O Video é bom, acho que um dos melhores que já vi sobre o assunto. Mas pra dizer a verdade, acho que esse tipo de conteúdo é mais útil pra quem não tem a doença entender um pouco do que a gente passa do que pra quem já está afetado por ela. Tem alguns vícios no video que são bem comuns para quem faz conteúdo sobre o assunto, como tentar dar dicas de mudança de hábito. Coisas como "faça exercícios" que sua vida vai ser bem melhor é mais ou menos como pedir para um paraplégico antar e dizer que a vida dele vai ser muito melhor. Ora, tem muitos dias que é difícil levantar da cama pra dar uma mijada sem ter vontade de morrer, imagina botar uma roupa e fazer um "jogging". Seja como for, este é um conteúdo importante e pode ajudar muita gente, parabéns pela iniciativa de falar sobre depressão, seu canal é ótimo!
Meus sinceros desejos de melhoras, que você consiga em algum momento amenizar a sua dor e trabalhar a depressão para que sua vida seja mais suportável. E nada dura para sempre, nem a tristeza. Mas te entendo bem. Foco no aqui e agora tem me ajudado.
Fazer exercicios me ajudou muito a sair de uma depressão que me acompanhou por anos. Tentei tirar a vida algumas vezes. Depois resolvi me obrigar a mudar de vida, mesmo não querendo fazer nada me obrigava a fazer exercicios em casa mesmo, no começo foi dificil mas depois percebi q os exercicios fadigam o corpo e a mente, e ela acaba pensando bem menos do q quando a gente fica parado, ate hj quando vem muitos pensamentos ruins eu corro pra fazer exercicios e cansar a mente. Te desejo melhoras e espero q esse relato te incentive 🙏🏼
Se vc já testou vários remédios, já chegou a ser avaliado pra depressão refratária? (Resistente) ou bipolaridade? Bipolar só piora com med. de depressao, precisa de remedio especifico
Tenho 41 anos e lido com episódios depressivos desde que me entendo por gente. Muitas vezes me convenço de que é uma questão do meu corpo mesmo, algo biológico, genético, sei lá. Mas a maior lição que aprendi nesse tempo é que quem mais tem que me acolher sou eu mesmo. O "grupo de apoio" tem suas limitações. Não culpe ninguém quando você se sentir incompreendido e não acolhido. Os amigos não têm treinamento para lidar com tudo que você demanda, além de terem os problemas deles pra lidarem também. Acho que é por isso que às vezes fica a impressão de que não acreditam em você, ou que estão desmerecendo sua dor, que estão achando que é frescura ou coisa assim. O quanto for possível, deixe suas questões pra tratar no ambiente profissional e no exercício de conhecer o que está acontecendo com você mesmo. Acho que é um desgaste de energia a menos reconhecer as limitações desse "grupo de apoio" e conseguir ser um pouco mais carinhoso com os outros e consigo mesmo. E hoje é assim que lido cada vez que um episódio depressivo novo se impõe. Obrigado quem pôde ler.
Eu que te agradeço por essa mensagem, era o que eu estava precisando entender. Hoje sentia que ninguém podia entender o quanto são complexas essas doenças mentais, aí se impõe esses limites que você falou. É nesse momento que a gente tem que ter a consciência de se acolher a se mesmo.
Talvez esteja no inconsciente das pessoas tentar sempre se comparar às outras. Além de uma terra fértil para problemas mentais, as redes sociais, através dos vícios, podem se comportar como remendos das situações de estresse no dia a dia. Ela são feitas para criar doenças mentais na gente e servir como consolo para essas mesmas doenças. O mundo se tornou algo horrível.
Acho que o maior problema da depressão não é a tristeza e sim a desesperança. Quando se perde a esperança, se perde tudo. Deve ser horrível viver décadas vivendo uma vida sem sentido.
Perder o sentido de viver, perder o prazer e uma sensação de que não importa o que aconteça isso não vai mudar ou que sempre vai voltar. É viver uma vida sem propósito, não ter mais vontade.
O que falta é o incentivo pra viver, é necessário uma promessa de uma eternidade melhor, o problema é que mesmo que exista um pós vida, nunca será o que você deseja, talvez a cura da depressão seria a Matrix, o mundo ideal individual.
O que me ajudou com a depressão foi justamente a racionalidade de questionar se eu realmente era aquilo que a minha mente dizia. E remover os comportamentos infantis de vitimização, raiva, desculpas que eu dava para mim mesmo. Comecei a agir independente do meu estado de espirito e a coisa fluiu.
Essa metodologia é excelente. Mas é super necessário um nível de autoconhecimento e autopercepção para conseguir fazer isso. E muitas vezes se consegue isso com Terapia.
Eu bati na porta de um estado depressivo e a psiquiatra chegou a falar da necessidade de medicamento. Eu pedi pra tentarmos uma última cartada antes de me medicar: eu já fazia terapia com psicólogos e mantive isso, mas voltei a fazer atividade física, me alimentar melhor, ter vida social com pessoas ao vivo e não nas redes sociais e busquei melhores noites de sono. Consegui melhorar e agora mantenho estes hábitos.
tenho 24 anos (fiz recentemente em setembro agora) estou há um mês cogitando muitas coisas ruins. Pensamentos pessimistas a todo instante, humor praticamente zero, choros quase frequentes, sensação de fracasso, pensamentos sobre a morte e o final de tudo. Nunca havia ficado assim na minha vida. Estou procurando me tratar de todas as formas e acredito que a "cura" para algo tão complexo é uma série de fatores mesmo, até pelo fato de ser uma doença extremamente individual. Vamos todos vencer, o mesmo inferno mental que criamos pode ser "reconfigurado". Viver é bom demais apesar dos pesares.
@@GutsdaNeoQuimicaboa sorte na sua luta!! A vida é linda demais mesmo espero que futuramente você possa viver na paz de espírito. Você não está sozinho!! 🫶🏻
Idem à vc, sendo que no meu caso c/ o Transtorno de Ansiedade. Até dá tbm alguns sintomas de depressão, mas é + a ansiedade c/ pânico se não controlar o stress e seguir esses hábitos saudáveis.
A depressão começa com um stress muito profundo e longo. Eu comecei assim. Deem atenção ao esgotamento mental/emocional e tratem antes que se torne depressão. Fica mais difícil de tratar depois.
Meu stress já tem anos, acabei me acostumando com isso. Não sei se sou depressivo, mas me sinto muito deprimido, angústia, desespero, querer chorar todos os dias há anos. Só fui procurar ajuda agora, mas parece que interesse pela vida eu realmente nunca tive. Acho que me adaptei a isso. Tornei essa doença algo perigoso.
Acho que me estressei socialmente, ter q lidar de ir todo dia pra escola sendo tímida (eu tentava melhorar isso socializando mais, hj em dia eu to melhorando mas ainda tem resquícios de preocupações) oq me deixa pra baixo é pensar q n vou conseguir sair desse ciclo da tecnologia e tbm pensar no meu futuro. Tenho essas preocupações pq vou fazer 18, infelizmente..
@@Lonewolf93. foi assim que me deu depressao. Meu padrasto era muito ruim comigo fisicamente, e minha mae psicologicamente com palavras, e no fim eu sentia que tinha que me diminuir pra caber na vida deles, eu nao podia ser eu de verdade. e tudo que tentei nada deu certo, entao só cabia eu criar uma realidade paralela na minha mente. ai encontrei refugio nos esportes e na maconha, o que confesso atrapalhou mais ainda, tenho 35 e fumo desde os 11. esse eterno looping de altos e baixos
Nos dias de hoje, saúde mental é artigo de luxo. Vivemos em mundo onde não há lugar para todos, muitos são excluídos de diferentes formas, selecionados de maneira pouco justa e a vida cada vez mais estressante, me parece que remédios e terapias nunca alcançarão a cura se considerar os fatores ambientais como a principal causa de tudo.
Concordo. Infelizmente o mundo da maioria das pessoas se resume a bater metas e melhorar produtividade . Se a pessoa não se encaixa nisso, é quase certeza que ela vá ter problemas.
Me atrasou profissionalmente e socialmente por uns 10 anos essa doença maldita, hj consigo lidar melhor com ela, não estou 100% curado mas estou com mais energia e correndo atrás do tempo perdido.
Muitas pessoas da qual conheço curou a depressão e ansiedade apenas com suplementação da vitamina do complexo B vinda da levedura de cerveja, B12 (metilcobalamina) 1000 mcg, e 5.000 a 10.000 UI de vitamina D + 90 mg de K2 mk7 por dia, durante toda a vida. Isso porque essas vitaminas com quantidades baixas em nosso corpo fazem o nosso cérebro funcionar inadequadamente, não conseguindo suprir com a alimentação e sendo necessário todas as pessoas suplementarem. Pessoas próximas a mim nunca mais teve quadros depressivos, com todas essas informações de estudo que adquiri até hoje, através do canal do Dr. Marco Menelau, caso desejem pesquisar.
Eu convivi uns 15 anos da minha vida com essa doença. Eu tinha muito preconceito com relação a procurar um Psiquiatra. Só procurei ajuda quando cheguei no limite e comecei a pensar no pior. Hj estou muito melhor e consigo socializar melhor com as pessoas e lidar melhor com as dificuldades. Vc é mais forte do que do pensa.
Eu me identifiquei como um Depressivo Funcional... Só fazendo oque tem que ser feito, oque me desanima é não ter dinheiro pra fazer coisas simples e não consigo sair de um mero clt sem tempo pra nada somente sobrevivendo
Eu tive depressão por 7 anos. Foi uma das épocas mais terríveis. Eu falo que não existe uma fórmula para tratar a depressão. Os médicos até tentaram remédios, mas eu não me sentia bem, ficava muito dopada e estranha. Eu digo que após uma conversa com um cardiologista a chave virou e passei a lutar e acabei saindo do quadro depressivo. Sinceramente, é uma dor, uma tristeza terrível. Até hoje eu evito certos pensamentos e atitudes que eu sei que se fazer ou pensar eu vou ficando triste e podem me levar para a depressão, porque eles foram a causa da depressão que eu tive. Ou seja, a causa ainda existe. Eu sempre falo que a depressão do outro não é algo para vc julgar. O que pode ser bobo para vc é terrível para o outro. Você não vive e não sente o que o outro está passando. Volto e meia eu faço terapia. Digo que é uma válvula de escape para falar tudo o que me incomoda
Só quem está nessa situação sente o que realmente é. Existem muitos psicólogos que tentam ajudar mas nem sempre resulta. Psiquiatras só nos vêem como mais uma pessoa doida não querem saber.. depois quando falta a rede de apoio familiar aí quebra tudo..eu desde 2011 que tive a primeira depressão. Nunca me vi livre dela. Só me julgavam, tomei remédios e nada, depois como disse quando falha a rede de apoio familiar e só críticas da parte da família ainda pior, em 2013 tive outra recaída maior, depois andei de novo a ser seguido por psicóloga durante um ano ela disse seu problema neste momento é o que você viveu com seus pais, em 2016 tive outra recaída fui seguida por uma psiquiatra porque eu estava numa relação em que ele chegou a me agredir pelo vício que tinha do álcool e drogas mas que descobri após um ano e meio..a psiquiatra olhou para mim e disse há você parece estar bem e me deu alta médica. Eu pensei aqui neste hospital não ponho mais os pés para ser atendida por uma médica assim..e agora tive outra no pós parto essa sim foi mesmo a bomba, e a família em vez de apoiar estavam a julgar e nem respeitaram meu espaço, meu companheiro o pai do meu filho até aos 8 meses depois do parto apoiou um pouco..mas apartir daí principalmente após a morte de meu pai no ano passado em setembro ele mudou já não ajuda em nada praticamente e ainda me xinga!! Fiz a vontade dele de ter o filho e agora tornou se o que eu menos esperava descobri tanta coisa dele que estou de rastos, e fora a bagunça que ele faz e não arruma. Antes ainda dava uma ajuda agora sou a empregada dele..😥😥 e fora tudo que tem acontecido comigo... injustiças etc..já tentei contra minha vida por me achar inútil em tudo sempre fui desvalorizada em tudo
Sinto muito pelo que vc passou e passa. Te entendo perfeitamente, ninguém entende o q é a depressão, só quem passa, eu tbém passo e não tenho apoio de família e nem amigos, por isso prefiro ficar com meus cachorros e gatos pq eles me fazem bem.@@elisagomes5255
@@elisagomes5255Busca apoio em Deus. Acredite ainda existem pessoa boas que vão saber como te ajudar e orientar. Vá até uma igreja e fale com alguém, não fique isolada só com as pessoas que te fizeram mal. Em primeiro lugar clame ao senhor Jesus e divida o seu fardo com Ele. Ele veio para que tivéssemos vida em abundância, não para que ficássemos no sofrimento.
Superego carrasco, senso de justiça elevado e neuroticismo são fatores que geram depressão. Você querer o correto em um mundo onde pende para o lado errado, você desejar sempre o justo mas ver a iniquidade prevalecer. Você ter o negatividade intrínseca como característica da personalidade. Tudo isso é uma bomba psicológica.
A depressão veio quando fiz 13 anos e hj tenho 50 anos...naquela época ninguém falava em depressão e por isso sofria calada e me diziam que eu era dramática...depois de anos sem saber o que eu tinha quando fui diagnosticada aos 40 anos e começar o tratamento me sinto melhor (vivendo um dia de cada vez)...hj tenho uma rede de apoio da família, amigos e igreja...mas não é fácil...
Eu tmb vivi a mesma coisa eu tmb escodia eu não durmia um só sono na noite e fingia que estava bem,até quando aguentei e falei e até hoje eu tenho mais graças a Deus e tomo meus remédios e hoje vivo normalmente
se "nimguem falava em depressão" como vc sabia que ficou com depressão aos 13 anos? vc passou a maior parte da vida com depressão... sinto muito fico feliz que tenha melhorado mas se puder responder minha pergunta eu agradeço
@@meirivaniamota6043É tao bom ouvir ver alguém dizendo que wue conseguiu superar essa doença maldita, talvez não cura-la 100% mas isso ja é uma motivação.
@@guilhermelira777ela descobriu de verdade com 40 anos e com essa descoberta ela percebeu que ja tinha desde os 13 por conta dos sintomas de depressao que ela sofria nessa época
Eu sou psicóloga, trabalho na área há 7 anos. Muito importante esse tipo de conteúdo como também levar em consideração os aspectos culturais, sociais, econômicos que podem favorecer a emergência de casos de depressão. A única observação que eu gostaria de destacar, enquanto profissional da área, é sobre o direcionamento para uma abordagem específica da psicologia (no caso do vídeo foi colocado a TCC). No entanto, a psicologia é muito rica em abordagens, muitas também com fundamentação teórica e científica, não só a TCC. Eu, por exemplo, atuo com a Gestalt-Terapia que integra o grupo da escola Existencial-Humanista. Até porquê, cada abordagem tem uma forma de trabalhar e analisar questões humanas. Talvez a TCC possa não funcionar para uma pessoa e funcione para outras. Assim como todas as outras abordagens, sendo as três principais Psicanálise, TCC e Existencial-Humanista. É importante que a pessoa faça uma breve pesquisa para entender como funciona a abordagem pretendida e se ela faz sentido para ela. Ou mesmo, conversar e tirar possíveis dúvidas com o próprio profissional. Outra observação é também fazer uma breve pesquisa sobre o psicólogo/psicanalista. Saber sobre sua formação, se está registrado no Conselho, enfim. No mais, o vídeo é muito válido para elucidar alguns pontos sobre a Depressão e desmistificar o assunto 😊
Tive a mesma observação sobre o vídeo. Entendo que nos últimos anos a Psicologia Baseada em Evidências, em específico a TCC, ganhou muita visibilidade por conta da aplicabilidade técnica. Porém, a psicologia vai muito além das aplicações de técnicas… as singularidades que unem profissionais e paciente/cliente são muitas, dentre elas as abordagens. Afinal a psicologia no Brasil é ciência e profissão, não apenas a a TCC.
Concordo. A TCC é extremamente lenta a meu ver. Já a Terapia EMDR tem uma eficácia e velocidade incríveis, talvez por ser uma psicoterapia de reprocessamento, e é inclusive uma abordagem cientificamente reconhecida pela OMS.
Ele indicou a TCC pois é a terapêutica padrão ouro para depressao, assim como ABA é padrão outro para austismo. Como psicóloga tem que conhecer a psicologias padrão ouro de cada patologia.
Tratamento com ansiolíticos e antidepressivos desde os 12 anos, nada resolvia, parei de fazer tratamento por meus pais não terem mais condições, fiz tratamento no CAPS e nada resolveu. Recentemente com 24 anos, fui diagnosticado com TDAH e o psiquiatra explicou que o tratamento que fiz durante toda adolescência foi inútil, já que a verdadeira raiz era outra, e doenças como a ansiedade generalizada e depressão me assolam por tanto tempo por esse motivo. Estou tentando tratar e não é nem um pouco fácil, mas nunca desistam pessoal, o mundo pode ser sombrio, mas ainda dá viver de coisas boas também. Não se esqueçam, a vida é passageira. Fiquem bem ❤
Desculpa se a pergunta for invasiva, mas como você conseguiu esse diagnóstico de TDAH? na nossa idade é bem difícil conseguir esse diagnóstico, além de muito caro. Mas minha terapeuta ta conversando sobre essa possibilidade tem um tempo comigo.
A vida é passageira mas eu quero vivela. Eu não quero viver tipo uns Muitos anos com isso, ou simplesmente me matar.. É tão bom ouvir uma música, comer uma comida, por causa do que? Do prazer. Ele te motiva, ele te satisfaz. Sem ele, é como se você Ouvisse a melhor música do mundo, mas sendo surdo. Você não aprecia a arte, o tom, a melodia.. Se a vida ja é difícil, mesmo com pessoas não-depressivas, imagine tirar sua única fonte de força.
Isso é um problema mesmo, as vezes a causa da depressão é outro transtorno que acaba sendo mascarado atras dela. Eu to nessa desde que eu era criança, e não consigo tirar da cabeça que estão deixando alguma coisa e deixando de tratar o que desencadeou tudo. Que bom que você ta melhor
Muitos casos de depressão são desenvolvidos por traumas de infância, às vezes a pessoa não lembra, eu tive uma mãe desequilibrada, vivi muitos abusos e desenvolvi depressão 😢
To vendo pessoal criticar a dica dos exercicios sem nem tentar, tive depressão des da adolescência ate q ficou tao grave que eu tentei s... depois disso me obriguei a mudar de vida, me obriguei a fazer exercicios mesmo não querendo levantar da cama e com o tempo percebi que exercicios intensos cansam o corpo e a mente fazendo ela parar de pensar tanto, principalmente coisas ruins. Me obriguei a fazer o que me dava alegria antes da depressão, a ver gente que me respeita, tudo isso colaborou e hj posso dizer que estou quase 100%. Desejo muita amor e persistência aos que estão na busca da melhora, vcs não estão sozinhos ❤.
40% da minha vida só melhorou por que eu começei a pedalar, isso te deixa num estado de certa vunerabilidade no começo, mas com o passar do tempo te deixa mais confiante ao fazer as coisas sozinho no dia a dia, é tudo uma questão de abandonar o conforto e se esforçar pra se sentir melhor no fim do dia...
eu entendo a importância do exercício. Antes da depressão, ou quem sabe em uma fase onde ela não estava tão aparente, eu fazia exercícios. Saía 5am pra correr, ia na academia 4x e tentava manter minha alimentação. Porém o meu caso se agravou muito, demorei para procurar ajuda e agora estou no quadro grave, onde não tenho energia para absolutamente nada. Antes do diagnóstico com o psiquiatra, eu tentei pelo menos 3x voltar a treinar, em casa mesmo como eu tinha o costume. Começava, mas após 3 dias o cansaço mental era tão grande que mal conseguia levantar da cama para fazer o básico como tomar banho, quem dirá treinar ou fazer outras coisas. As dicas são muito importantes, mas não existe receita de bolo, cada indivíduo é único e métodos ante-depressivos também podem ser únicos, somente psicólogos e médicos podem dizer o que vai ser melhor para cada um. Desejo com todas as forças voltar a sentir prazer na vida e voltar a treinar e cuidar do meu corpo
@@vitorkalenski exatamente, é uma doença multifatorial e portanto o tratamento também deve ser. Fatores nutricionais tbm devem ser levados muito em conta já falta de certas vitaminas e minerais e desequilíbrio hormonal também deixam a pessoa com os mesmos sintomas. Além de terapeuta para tratar o mental/emocional.
@@vitorkalenski já pensou sobre seu círculo social? Entrei em depressão por conta de muitos abusos que sofri da familia, a sociedade acha q somos obrigados a conviver com a família não importa como nos trate. Prefira pessoas que te respeitem como ser humano e corte as toxicas, vc n precisa te pessoas te tratando como lixo e desincentivando vc pra piorar seu caso... de qualquer forma te desejo melhoras e q isso se torne apenas uma fase do passado. Vc não esta sozinho!♡
Passei por um "limbo" na vida depois que tive um burnout, e fiquei totalmente deprimido por uns 2 ou 3 anos. O esporte e a música me salvaram. E voltei com estes hobbies graças a terapia. Hoje posso dizer que sou outra pessoa.
@@eliane_maura É mega difícil essa fase, mas tenta aos poucos tomar um sol, ouvir uma música que gosta, levantar cedo (dormir tarde é zoado pra cabeça)... Espero que vc fique bem!
Aos 57 anos de idade ! A 11 o meu psiquiatra me revelou através do meu histórico , que sou depressivo desde criança .Fugia casa por não compreendido e só voltava depois de muitas horas caminhando. Hoje faco controle com medicamentos e procuro sempre manter a mente ocupada com atividades física e trabalho que me dá prazer!!
Não tenho religião, não frequento igreja,não acredito na maioria das histórias da Bíblia, mas acredito em Deus. Sofri de síndrome do pânico e depressão profunda e no auge do fundo do poço, senti como se alguém veio e apertou um botão no meu cérebro e voltei ao normal,e lá se vão mais de 30 anos.
A melhor forma de evitar que uma pessoa sofra de qualquer enfermidade é não trazendo esse ser humano no mundo ,deixando ele la quietinho na sua insistência Uma vez que um ser humano é lançado nesse mundo ele estará sujeito a passar por todo tipo de sofrimento que é o que a vida tem de melhor a oferecer
@ElizabethRodriguez-kf1fx Sim! Por mim o mundo poderia acabar dessa forma, que eu acredito que a única forma do mundo acabar seria não nascendo mais gente Fico imaginando o planeta terra sem os humanos, só os animais ficariam e sobreviveriam somente os mais fortes Imagina esse amontoado de concretos que os humanos construíram com o passar dos anos se deteriorando A terra iria virar uma gigantesca floresta de mata fechada
Sou diagnosticado com depressão desde os 8 anos, hoje tenho 29, não estou 100%, mas estou bem melhor, não sinto tristeza, só desinteresse geral pela vida, mas ao menos consigo viver uma rotina tranquila, o que mais prezo na minha vida é a tranquilidade, o único problema é ficar estagnado, não que eu me compare, mas quando eu tiver que depender só da minha renda, já era, vou ter que dar um jeito na base do desespero mesmo
@@barbaramirandamimiranda4258 acho que a gente não é obrigado a ter sonhos, sabe? Seria bom e talz, mas se não tem nada mesmo, ao menos dá pra aproveitar pequenas coisas como comer algo gostoso, fazer alguma atividade divertida, coisas assim
Vi que tava ficando mal. Quando perdi o interesse pelos meus hobbies q gostava antes... Parece q as coisas perdem o brilho... A vida fica meio sem sentido né
Para mim, a depressão é uma sombra que sempre volta em certos momentos do dia, em certos dias do ano. Mesmo que tudo me pareça ocorrer bem, se algo que me lembre dela acontecer, eu vou lembrar de todos aqueles pensamentos que uma vez no passado remoeram traumas e justificaram minha desgraça.
Eu acho que o que estou sentindo são sintomas de depressão. Uma tristeza sem motivos, sem ânimo pra nada, não durmo direito, não me alimento direito, tô perdendo peso, tô sem vontade de sair com amigos, ficando isolada eu me sinto melhor. Sinto que sou a pessoa pior do mundo, que tudo que faço tá ruim . Muitas coisas.
Coisas q me ajudaram: - lições de estoicismo (tem no TH-cam) - autoconhecimento - me obrigar a sair dessa situação uma vez q não havia quem o fizesse por mim ou me ajudasse - me obrigar a praticar esportes - consultas médicas. Meu médico fez exames de sangue pois eu ia lá pra chorar. Diagnóstico: anemia aguda, hipotireoidismo e falta de sol (q agravam o estado) - conversar com quem confio mto Acredito q medicação nenhuma ou psicológico pode ajudar alguém q não ajuda a sí msm. Afinal eles não podem te atender por 24hs É essencial reconhecer o problema e querer sair da situação. Seja seu melhor amigo, trate a sí msm como gostaria q te tratassem
Oii eu tenho um grupo no WhatsApp pra quem se sentir sozinho como eu querendo falar com alguém com os mesmos pensamentos como os meus é talvez fazer amizade,gostaria de entrar? Se quiser é só falar tá
Hoje faz quase 3 anos que eu perdi minha Mãe, eu me formei em Design em dezembro de 2021, minha Mãe faleceu em janeiro de 2022, desde desse dia eu perdi totalmente o foco, não consigo mais ler, estudar, estou desempregado para piorar, sinto que a depressão é como um buraco negro, que vai sugando tudo e a cada dia que passa ele vai ficando maior, maior e maior, uma chuva que nunca passa. As pessoas não entendem, acha que é frescura, sigo com a crença inabalável que se eu nunca tivesse existido a vida das pessoas que estão a minha volta seria muito melhor, talvez minha Mãe estivesse viva.
Força, Julio César... tente honrar a memória da sua mãe...procurando superar essa dor...de onde ela estiver, ela se orgulhará de você. Precisamos achar sentido para nossa existência. Melhoras para nós.
Uma das coisas que deixa o depressivo mais doente é o PREÇO DAS CONSULTAS COM PSIQUIATRA E PSICÓLOGO (falo com propriedade). Não basta pagar preços abusivos nos planos de saúde, sempre que preciso de psiquiatria ou psicólogo não tem pelo convênio.
Se tiver alguma faculdade que tenha o curso de psicologia perto de você, lá vai ter um SPA, eles atendem por preço social. Na minha era 40 reais por mês.
Psiquiatra R$300; vai na farmácia comprar remédio R$ 400. Dai lasca. Essa semana mesmo eu gastei 370 reais com remédios. Isso pq diminuiu 1, das outras vezes era quase 500 só de medicação kkk
Psiquiatra estou ok. Porém estou brigando (briga mesmo) com o plano pra eles liberarem o psicólogo. Tenho 3 guias médicas e HUMANAS SAUDE diz que quem dá a guia é o psicólogo, porém o psicólogo não atende sem ser liberada a guia do médico solicitando o psicólogo.
Também sofro de Depressão (Transtorno Depressivo Maior). Vou criar um grupo para que possamos falar, quem passa por Depressão, sem qualquer finalidade financeira, apenas para falarmos uns com os outros, pode ser que ajude alguém e nos ajudemos mutuamente, melhor do que ficarmos sozinhos e melhor do que ter de conversar com quem não nos entende. Se quiseres entrar, tens aqui o link, acabei de o criar. (É só colocares isso depois do link do chat whatsapp, se tiveres dificuldades em entrar avisa) /DmcvI6f3ZN1BTUiRHhYXkw
Que "conselho" ridículo. Ela tem que buscar ajuda médica, isso sim. É por esse tipo de fala que tanta gente se sente culpada e se mata. Repense sua fala e busque apoiar o outro em vez de falar asneira. @@eloisaconceicao-tm6md
Seus videos são muito bons. Sou médico de família, trabalho em periferia no rio de janeiro. 10:54 temos que salientar que não é somente o psiquiatra que fornece atendimentos voltados em saúde mental. Nos postos de saúde você também pode procurar ajuda nestes casos.
Obrigada pelo vídeo! Luto diariamente pra controlar a ansiedade/depressão. Faço TCC, fazia Pilates e Lian Gong. Estava melhorando mas agora estou parada recuperando de fraturas na coluna e costelas. Cansada mas ainda com esperança de dias melhores.
@@daianemoreira84 obrigada Daiane pela preocupação. Sempre olho esta parte com o geriatra. Meus exames gerais e de osteoporose estão ok. Quando precisa suplementa a Vit B e a D tomo continuadamente junto com cálcio
Esse video é muito importante. Sou diagnosticado ha mais de 7 anos e o meu caso é intermitente. Sofri e ainda sofro muito com a doença. Hoje consigo entender e segmentar as ideias, por isso posso dizer q eu nao me odeio, eu odeio a minha doença. Odeio o mecanismo cerebral que me faz nao sentir prazer, odeio as formas que ela mexe comigo que compromete mostrar quem realmente sou para os outros. Odeio que muitas vezes o “nao ter amigos” é causa mas tambem consequencia. Eu nao sou preguiçoso, nao sou mal carater, nao sou irresponsável. Muitas vezes so nao vejo sentido, nao há animo. Atualmente estou odiando ser tao consciente da doenca e tao racional, porque me faz ter que admitir certas coisas que funcionam, (mas odeio a ideia de que funcionam e simplesmente sao assim), como medicacao, terapia e exercicio. Acompanho o canal e sou fã pois sou da area da saude e tenho essa ideia que a educação é o superlativo da prevenção. Abs, JotaGe
Eu tive uma morte mental, fiquei com espasmos celebral e perdi o sentido da vida sem lugar para estar e sem crença em vida após a morte. Fiquei apático sem lugar para existir.
10:17 Isso que eu ia falar , ajuda muito quando se quer sair da depressão , o sono e alimentação+ terapia , isso ajuda demais , sempre procure um profissional.
Há muitos anos atrás minha mãe enfrentou uma depressão severa ocasionada por problemas familiares. Após ser internada em duas ocasiões diferentes, ela, que já estava tomando medicamentos psiquiátricos cada vez mais fortes, aceitou começar psicoterapia em um grupo. Isso foi revolucionário pra ela: teve alta do grupo quase dois anos depois, completamente transformada. Depois de algum tempo parou inclusive a medicação, e só recorreu a ela desde então muito esporadicamente, em momentos curtos e específicos. Recuperou a autonomia e a independência, voltou a ser a mulher de antes. Não existem respostas fáceis mas acredito que sim, felizmente é possível a melhora.
Triste existir pessoas q julgam o outro com frases do tipo " isso é frescura. Tem gente sofrendo coisa pior". Duvido q alguém melhore ouvindo esse absurdo
Tô tomando antidepressivo há 3 semanas, uma dosagem bem baixa pra eu poder me acostumar, e na primeira semana eu já senti muitas mudanças positivas. Tenho transtorno de ansiedade generalizada fui diagnosticada pela psicóloga e pelo psiquiatra devido a um hábito que tenho de arrancar cabelo, fora outras coisas como sentir triste, ficar chateada sem motivo, não ver graça em nada e só querer ficar deitada... Meu namorado me incentivou a iniciar o tratamento, no início eu tava meio descrente, mas hoje tô vendo efeitos positivos. Eu tenho uma família ótima, um relacionamento amoroso maravilhoso e minha base de apoio é incrível, mas nada disso adianta se eu mesma não me esforçar e me dedicar em melhorar. A base familiar, as terapias, os medicamentos e o mais importante; a nossa iniciativa são um combo, se você tiver fazendo terapia e tomando sua medicação certinha e fazendo tudo dentro do seu alcance pra melhorar, você vai melhorar. ❤
Eu acho que depressao também é genético,eu por exemplo convivo com isso e acho que ja nasci depressiva, infelizmente parece que nao tem cura ,eu sobrevivo e me mantenho pela fé de acreditar que dias melhores virão 🙌🏾
Tenho Transtorno Depressivo Persistente. Nem sei dizer exatamente quando começou, mas deve passar de 15 anos. Comorbidade. Assim como TAG, decorrente da falta de suporte com o TEA. Estou em tratamento com antidepressivos e Terapia Cognitivo Comportamental. Melhorei a depressão e TAG. Só não melhorei mais pois a luta com as disfunções executivas me deixa mal todos os dias. Mas com a nova abordagem terapêutica que iniciei, devo apresentar melhora em breve nisso também. O tratamento funciona. É um processo que precisa ser seguido. Se largar antes porque melhorou, pode voltar e provavelmente volte. A cada rescidiva, a chance de melhora piora e exige mais no tratamento. Persista.
sou médico, vou tentar explicar de uma maneira clara, a depressão por definição é um desequilíbrio químico no cérebro(principalmente serotonina/dopamina), agora o importante é raciocinar o porquê este desequilíbrio está acontecendo, uma depressão "puramente genética" é muito rara, na verdade o que acontece é que os fatores que geram esse desbalanço químico são muito extensos, sono, alimentação, padrão de humor(corpo reage aos pensamentos), trauma, sedentarismo, etc. Então na verdade o que a medicina atual faz é tentar tratar o desbalanço(remédios psiquiátricos), mas o tratamento efetivo é agindo nos comportamentos que resultam nesse desbalanço + medicação, por isso a importância de sempre fazer o tratamento psiquiátrico + psicológico(psicologo) e por isso a implementação de uma rotina mais saudável é vital, e será mais facilmente alcançada com o uso de medicamentos, isso tudo precisa estar claro para tanto o paciente tomar o remédio quanto usar ao máximo da sua força de vontade para fazer os ajustes em sua rotina e assim retornar a química cerebral a homeostase. Resumindo, tome os remédios, vá no psicólogo, tente sempre dormir cada vez mais cedo, se alimentar cada vez melhor, e fazer cada vez mais exercícios, tudo isso é vital para um tratamento realmente efetivo! EDIT IMPORTANTE:Como as alterações são principalmente na dopamina, tudo aquilo que é um superestimulo como scrooling, ficar vendo reals, ou qualquer atividade que causa liberação rápida e "barata" de dopamina como fumar, vai dessensibilizar ainda mais esses receptores, e a dopamina é a responsável pelo nosso ânimo de fazer as coisas, depressivos devem estar constantemente buscando dopamina de bons hábitos para evitar o superestímulo que retroalimenta essa fisiopatologia da depressão que eu expliquei
Já tive três pessoas na família que se suicidaram por conta da depressão, eu também já tentei o s..na minha adolêscencia. Recentemente tive uma crise a ponto de procurar um psiquiatra para me medicar.E estou mudando completamente meu modo de vida para tentar voltar ao normal.
@@mariamacielm8691, também sempre achei que esse aspecto competitivo tem grande influência em alguns casos, apesar de não todos. Cada caso é um caso, mas essa nossa sociedade fria enlouquecida e desesperada por dinheiro delega as possibilidades de amor à família, ao casamento e à praticamente MAIS NINGUÉM EM MAIS NENHUM LUGAR. E quando a família, o casamento ou ambos não vão bem, a pessoa se vê sem qualquer possibilidade de amar e ser amado(a), que para mim é o aspecto decisivo para manter a nossa motivação e otimismo.
Acho que é um reflexo da sociedade em que vivemos e talvez mais ainda da forma como nosso cérebro funciona... Esse órgão evoluiu num mundo completamente diferente, e naquele mundo nós estávamos tão adaptados quanto necessário. Mas agora o ambiente é outro, as dificuldades são outras, as coisas que entendemos como prioridade são diferentes, nossos hábitos são outros... E aí é que, por vários motivos complexos, podemos cair numa espécie de armadilha, numa espiral descendente que leva a um estado depressivo. É dessa forma que eu vejo
Infelizmente, para aqueles que tem menos poder aquisitivo, buscar um tratamento se torna uma coisa mais difícil ainda, na minha cidade por exemplo, o CRAS só consegue uma consulta por mês ,para cada paciente, a minha colega de trabalho faz esse acompanhamento , ela disse que acontece de às vezes o médico não conseguir vir até a cidade atender e ela perde , não só ela como as outras pessoas, aí só no mês seguinte. Por ai vc tira a dificuldade 😢😢😢
depois de ter refletido muito sobre o que é o sucesso, como conseguir e quais são os obstaculos da minha vida, foi que eu finalmente consegui sair dessa fase de depressão, larguei minhas antigas amizades, começei novas e minha vida esta fluindo novamente graças a Deus... desejo que todos encontrem algo pela qual lutar, pois é isso q vai te tirar do fundo do poço.
O vídeo é bom. Depois que você tropeça uma vez, você se levanta mesmo com dor e segue sua vida, depois de tropeçar 3 mil vezes talvez a dor seja suficiente para te deixar no chão. Há uma correlação entre dores crônicas e depressão, é como se seu cérebro aprendesse que tudo que acontece causa dor, então é melhor ficar deitado que a dor é menor. O Brasil é um dos países com maior uso de antidepressivos e ansiolíticos. Se há uma correlação entre posição geográfica e doenças, o único jeito de impedir que as pessoas adoeçam é resolvendo o que causa essas doenças. Então para quem está sofrendo e lendo o meu comentário, eu sugiro não se culpar pelo que não é sua culpa.
Tive dois episódios sérios de depressão e dois livros me ajudaram muito nessa questão de reprogramar a mente, aprender a pensar sobre o que eu penso. O primeiro que indico é o Divinamente, do dr Jonatas Leonio, e o outro é O Fim da Ansiedade, do Max Lucado.
fui diagnosticado em 1998. fazendo terapia descobri que convivia com isso desde criança. na minha opinião o ponto mais crítico são aquelas fases onde se perde o prazer de se fazer as coisas que se gosta. tudo exige de você mais esforço do que o necessário, comecar o dia parece uma tarefa impossível, mas a gente vai mesmo assim. tentando viver um dia de cada vez.
eu fiz uma amizade pela internet e nosso sonho era se encontrar algum dia pessoalmente. ela era de são paulo e eu do espírito santo. certo tempo depois, uns dois dias mandando mensagem para ela e ela não me respondia, decidi ligar. a mãe dela atendeu e disse que ela tinha falecido. eu fiquei frio, paralisado e meu mundo desabou. ela era meu motivo de viver e de seguir em frente. isso foi em 2017 e até hoje eu não superei. pedi demissão no emprego, perdi a vontade de sair, não falo com quase ngm e hoje sem ela, me sinto sem ânimo pra tudo. eu não sei como eu ainda estou aqui escrevendo esse texto. talvez eu tenha algum motivo em que ela acreditava, talvez em ser feliz algum dia depois de passar por isso tudo.
@@olaciencia eu já procurei sim, mas desisti pq não senti tanta diferença. estou ocupando a cabeça tentando aprender alguma coisa e só saio de casa para caminhar.
A pior parte de quem sofre com problemas de quadros de depressão, ansiedade, síndrome do panico, entre outros, é depender do CAPS pelo fato de que a fila de espera para ser atendido é muito grande e na maioria dos casos a pessoa não tem condições de pagar tratamentos com psicólogos e psiquiatras tendo em vista que é muito caro e necessário fazer várias seções, muitos optam por tirar a própria vida para "Acabar" com o sofrimento...
Já liguei pro CVV e me deixaram em espera, não sei se é estratégia deles, mas funcionou no tempo em que esperei foi o suficiente pra refletir obrigado CVV
Tive a primeira crise com 19 anos, passou, mas a cada onda depressiva após isso, vem casa vez mais forte. Estou em tratamento, mesmo assim cada dia é um desafio novo. Não se assuste se as pessoas ao seu redor se aproveitar da sua condição para te humilhar ou descredibilizar, é normal.
Ta louco cara , ver esse vídeo me deu ate agonia ... So quem ja esteve no fundo do poço da depressão sabe como é desesperador esse sentimento . Tudo esta ruim , nada lhe satisfaz , a vida emt sabor amargo , e o futuro é uma tortura ... Deus me livre desse sentido de novo
Eu to passando exatamente pelo o que voce esta falando, nao vejo saida pra isso.. Nem morrer eu quero (não que eu quisesse), e meu pior sentimento é o presente e o futuro desconhecido.
E eu ainda conseguir piorar minha depressão, eu tinha um vício na qual mesmo depressivo eu continuavam consumindo. Eu me sinto muito culpado. Sozinho. Ja vai fazer 1 ano com isso.
Mudança de "estilo de vida": • Sono reparador • Exercícios físicos • Respiração consciente (meditação/mindfulness) • Alimentação saudável/hidratação/omega-3/vit. D3 • Socialização Cinco pilares para manutenção da saúde.
Todos os seus vídeos são muito importantes para mim e esse nem se fala estou com depressão após 2 luto do meu paidrastro , maevó e uma tia ambos por causa naturais, larguei emprego é uma tristeza sem fim uma dor palpável que virou ansiedade estou tentando sair dessa mas não é fácil principalmente quando as pessoas falam vc não ora ou não vai na igreja, pois o único que me sustenta é Jesus mas mesmo assim está difícil até de respirar esta pesado e doloroso.
Também sofro de Depressão (Transtorno Depressivo Maior). Vou criar um grupo para que possamos falar, quem passa por Depressão, sem qualquer finalidade financeira, apenas para falarmos uns com os outros, pode ser que ajude alguém e nos ajudemos mutuamente, melhor do que ficarmos sozinhos e melhor do que ter de conversar com quem não nos entende. Se quiseres entrar, tens aqui o link, acabei de o criar. (É só colocares isso depois do link do chat whatsapp, se tiveres dificuldades em entrar avisa) /DmcvI6f3ZN1BTUiRHhYXkw
Não imagino sua dor, mas não desista, amiga. Você é capaz! Tenho certeza que seus familiares que hoje são seus anjos da guarda querem o melhor pra você. Não se entregue, você é capaz de vencer isso. Busque ajuda médica e tratamento psicológico, faz toda diferença! Contra essa doença, não se luta sozinha. Meus pêsames.
Também sofro de Depressão (Transtorno Depressivo Maior). Vou criar um grupo para que possamos falar, quem passa por Depressão, sem qualquer finalidade financeira, apenas para falarmos uns com os outros, pode ser que ajude alguém e nos ajudemos mutuamente, melhor do que ficarmos sozinhos e melhor do que ter de conversar com quem não nos entende. Se quiseres entrar, tens aqui o link, acabei de o criar. (É só colocares isso depois do link do chat whatsapp, se tiveres dificuldades em entrar avisa) /DmcvI6f3ZN1BTUiRHhYXkw
Minha depressão começou do nada. Estava muito bem no dia anterior e ao acordar, já estava assim. Fiquei dias na cama (época da quarentena, ond estava era 100% quarentena real e estava morando sozinho). Começaram pensamentos obssesivos, péssimo sono, e muito desânimo. Mas sozinho, sem poder sair do apartamento, e com um pouco de ajuda de vídeos na internet e reler alguns livros, e ver que tinham pessoas que moravam no meu predio e morreram de covid-19, mudei meu pensamento. Motivei-me e agradeci a mim mesmo pela vida que tinha. E diminuí bastante o perigoso hulgamento de mim mesmo e comprarão com outros. Fiquei 3 meses assim e depois ao poder sair de casa, tive crise de ansiedade. Teve uma crise que estava em um jardim, sem ninguém, e resolvi seguir meu instinto e gritei, corri, bati com a mão na madeira e daí passou. No final, com a volta da vida social e do trabalho, de rever a família, tudo passou. Fiquem bem
Aqui vai um desabafo! Fiz essa terapia cognitivo comportamental por 6 meses + remedios. Não funciona pra todos os casos! No meu caso por exemplo piorou... Minha ex tinha depressão, fiquei por anos dizendo para ela procurar por ajuda, conversei até com a mãe dela para insentivar ela a procurar ajuda Ela começou o tratamento e melhorou, eu tmb comecei pq aconteceu um evento bem traumatico que eu chutei o balde! Ali que tambem precisava de ajuda... Eu acabei terminando com minha ex no dia que chutei o balde, fiquei uma semana chorando e simplesmente não fui para o trabalho, fui demitido e as coisas so estavam piorando, não consegui pagar a faculdade, etc. Ela disse que ia me apoiar e fui procurar ajuda, mas duas semanas depois ela estava saindo com os amigos dela, indo para o carnaval enquanto eu tentava me recuparar, uma vez ela apareceu bebada na minha casa eu disse que aquilo não me fazia bem, mas tentei não demonstrar minha tristeza para ela Senti que ela estava se afastando de mim, hoje ela trabalha, estuda, está namorando outra pessoa e disse que eu não valorizei ela... Falou que a psicologa dela disse isso a ela e que não era responsabilidade dela que me ajudasse, então disse pra ela que num mundo assim eu não quero viver e disse que precisava conversar com ela e que ela me apoiasse a procurar ajuda, me ajudar a me recuperar! Ela disse que não podia me ajudar. Ela estava certa, assim como eu não podia ajudar ela, mas so o fato deu ter estado la dizendo que tudo ia ficar bem e encorajando... Queria que ela fizesse isso por mim Ela disse que ia me bloquear pq queria seguir em frente e eu estava atrapalhando ela, eu disse que iria desistir se ela fizesse isso. Ela simplesmente me bloqueou e eu realmente tentei, fiquei internado 2 dias, quase tive dano cerebral permanente. Demoreu alguns meses para recuperar minha memoria e capacidade intelectiva por completo! Eventos como esses são muito dificeis de superar
Também sofro de Depressão (Transtorno Depressivo Maior). Vou criar um grupo para que possamos falar, quem passa por Depressão, sem qualquer finalidade financeira, apenas para falarmos uns com os outros, pode ser que ajude alguém e nos ajudemos mutuamente, melhor do que ficarmos sozinhos e melhor do que ter de conversar com quem não nos entende. Se quiseres entrar, tens aqui o link, acabei de o criar. (É só colocares isso depois do link do chat whatsapp, se tiveres dificuldades em entrar avisa) /DmcvI6f3ZN1BTUiRHhYXkw
Eu achava bobeira tal da depressão, pensava que era falta do que fazer e que isso não existia, até passar por problemas serios de familia e depois ser largado pela namorada por nada, e que ainda amo muito ela, aí meu amigo eu vi o que realmente é pressao psicológica, dor e tristeza profunda, não conseguir comer, não conseguir dormir e ter que engolir tudo isso sozinho pra não passar a preocupação pra família, 3 meses nisso e ja tava pensando em acabar com tudo, foi aí que esqueci que eu tinha uma vida ates, voltei focar nos treinos e me aproximei mais de Deus, e isso ta me ajudando muito, logo estarei curado dessa dor se Deus quiser🙏🏻
Há muito anos, passei por um processo depressivo já com pensamentos suicidas e, quando descobri seu mecanismo, imediatamente consegui sai desse torpor e dei uma guinada em minha vida, nunca mais passando por isso, não vou entrar em detalhes aqui porém, a palavra chave do mal que nos afunda em uma depressão é a obsessão cujo aspecto espiritual impacta de forma avassaladora no material. Com todas as pessoas que pude compartilhar minha experiência e a forma como saí, a recuperação foi relativamente rápida. Para maiores referências, se quiser, leia Libertação (André Luiz) na cena em que ele descreve a situação de Margarida, uma pessoas gravemente obsidiada que, aos olhos da ciência humana, era um ser com uma depressão extremamente profunda e debilitadora. Ali está a chave do porque caímos tanto em situações assim a ponto de queremos fugir da vida.
Um dia os médicos da Terra descobrirão que a espiritualidade tem muito mais influência na nossa vida no dia a dia do que sequer percebemos…👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Sei muito bem como é Convivo com a depressão por mais de 10 anos Após conseguir encontrar a medicação, hoje convivo com os ajustes de dosagem. Mas vamos em frente
Eu também levei alguns anos até encontrar a combinação ideal para mim. Tive a sorte de me consultar com um médico muito competente e humano, o Dr. Demétrio Ortega Rumi.
Convivo com a depressão desde a adolescência, creio que surgiu ali na faixa dos 14 ou 15 anos, isso já fazem mais de 10 anos, de lá pra cá, passei por muitos tratamentos com psiquiatras pra controlar meus impulsos e pensamentos de autoextermínio, remédios que, de fato, me causaram dezenas de efeitos colaterais indesejados, mas que de certa forma ajudaram a salvar minha vida. Foi só nesse ano, 2024, depois de 11 anos convivendo com a depressão e ansiedade que eu comecei a fazer terapia, em Janeiro, tomei a decisão de começar na TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental), e essa amigos, foi a melhor decisão da minha vida, hoje, 10 meses depois, sessões semanais religiosamente seguidas, tenho meu transtorno controlado, hoje não tomo nenhum anti-depressivo ou anti-ansiolítico, foi feito o desmame, nesse processo surgiram outras questões como TDAH e hoje faço o acompanhamento pra isso, com uso de estimulantes como Venvanse, entretando, é esporádico, só preciso da medicação em dias em que sou extremamente exigido, em resumo, eu me "curei" da depressão e não preciso de nenhum remédio de controle de humor, mas vivo sabendo que ela está aqui comigo, mas hoje tenho mecanismos pra controlá-la, e esses mecanismos vieram da terapia, 10 anos de psiquiatras e remédios foram resolvidos com 10 meses de terapia. FAÇAM TERAPIA.
FAÇAM TERAPIA = Assumam com coragem e sinceridade todos os seus pensamentos, sentimentos, intenções, vontades e objetivos. TODOS. Sem isso não é terapia, é auto-engano. Espero ter complementado bem o seu raciocínio porque muitas vezes esses elementos que eu citei estão totalmente fora da realidade.
Como sempre digo,as pessoas não entendem que isso,a gente tem que aceitar,coisa que não é fácil,eu sinto como se fosse um gráfico com os altos e baixos,vc se sente sem motivação,então quando alguém falar sobre isso com você tente ajudar dando um pouco de atenção,procure algum grupo de ajuda !!TJ.🙏🏽
Oii eu tenho um grupo no WhatsApp pra quem se sentir sozinho como eu querendo falar com alguém com os mesmos pensamentos como os meus é talvez fazer amizade,gostaria de entrar? Se quiser é só falar tá
Faz um vídeo sobre terapias com psicólogos. Tem muito psicólogo ruim que agrava os problemas ao invés de ajudar, gente que dá palpite ou mistura religião, por exemplo. Como identificar os bons profissionais?
Olha, essa é a pior coisa que pode acontecer na vida de um ser humano. Mas o pior mesmo é, quem não tem, dizer que tem cura...quando na verdade não tem cura, muito pelo contrário só piora e cada dia tem mais pessoas doentes. Eu já desisti da cura, e ir vivendo dia após dia até não conseguir mais
Ruminação, acho que valei em outros lugares e pensamentos intrusivo, não para coisas erradas, pensamentos chatos, quando temos que fazer algo chato, atrapalhando a atividade atual
Vale lembrar que problemas hormonais poder ser fator causador da depressão, principalmente, em mulheres. Meu exame da tireóide de TSH Ultra Sensível alterou para mais e um dos sintomas é humor deprimido. Tomei levotiroxina irei voltar pra repetir os exames e fazer o de t3 e t3 reverso.
Alma gritando por socorro, espirito abatido, foi asism que descobri ansiedade/depressão, e foi assim que pude entender de fato o que é entregar tudo na mao do Criador, e detalhe nao era um cara de muita fé nao, era indiferente a isso, mais o ser humano é carente desse amor que cura, e nao sera ninguem que vai sarar suas feridas, sera apenas tratamento paliativos....Bom, espero que todos que estejam pasasndo por isso possa ficar bem, se um dia precisar dobre seus joelhos e clame a Deus por socorro, que Ele vem !! Um dia duvidei da existencia Dele, hoje posso dizer que tenho certeza que Eele é a cura quando o buscamos em Espirito e em verdade, para aqueles que Crer e tem Fé! Deus abençoe
Somente Deus pode nos curar,o tratamento humano é paliativo,te intupindo de remédios, este vazio faz parte de todo ser humano,só pode ser preenchido por Jesus.Mas aí vou lhe garantir que ficará muito pior, pois o inimigo do Senhor que é nosso tbem,irá fazer de tudo para piorar,pois é uma enorme guerra entre o bem e o mau,aí irmão e irmã somente joelhos no chão e clamando ,orando para podermos vencer Não desista,o mundo é o palco mais cruel,mas Cristo nos garante vitória ❤
Mulheres, trans e etc.. que sofreram abusos sexuais e violências procurem mapa do acolhimento vcs conseguem terapia com piscologo e advogados gratuitos, me ajudou muito em uma fase que tive minha audiência do abuso descobri através de uma série da Netflix
Não é somente a TCC que faz um bom tratamento da depressão ou qualquer outro transtorno, qualquer abordagem psicológica reconhecida pelo CRP e sendo exercida é claro por um bom profissional vai cumprir com essa função.
@@isabela9708 Sim Sim, inclusive no último congresso de Psicologia Baseada em evidências um dos assuntos reforçados foi o respeito para com as outras abordagens psicológicas, já que uma não denigre a outra e bons profissionais tem plena compreensão com relação a isso.
Luto com a depressão há anos, já fiz terapia, tratamento com psiquiatra. Mas o que me tirou desse poço foi eu seguir em frente, independente de qualquer coisa. Eu conversei com a minha psiquiatra e pedi pra diminuir a medicação, voltei pra faculdade e voltei a treinar. Às vezes fico triste por algum aborrecimento no trabalho, em casa...fico triste por uns dias, mas passa e eu sigo em frente, faço uma caminhada, cuido das minhas plantas, curto a minha neta...vivo um dia de cada vez, com fé em Deus de que no outro dia eu esteja melhor 🙌🏽
Eu me vi na maioria dos sintomas do Lucrécio 😢, tenho depressão há mais de vinte anos, ela vai e vem, resumindo eu nunca posso planejar algo meses antes como as pessoas fazem, não sei como vou acordar amanhã, posso estar disposta ou sem vontade de fazer nada😢. Difícil viver assim, mas a Natureza é minha terapia, nos dias mais difíceis eu fico cuidando das minhas plantas, gracas a elas eu mesmo mal, tenho que levantar elas dependem de mim e eu delas, por isso digo que Plantar é Viver 😍🙏🌻♥️♥️♥️ Deus abençoe a natureza linda 🙏🙏🙏
Importante tbm falar que nem tudo é depressão. Vejo mta gente se auto diagnosticando e determinando que tem depressão, tdah, autismo e não é assim que funciona, é preciso o diagnóstico de um profissional. Outro ponto, peça ao seu médico exames de sangue para ver como estão suas vitaminas, pois B12 baixa pode mto bem causar sintomas semelhantes a depressão, um bom médico antes de iniciar com os antidepressivos, vai te pedir exames para ver suas vitaminas.
Estou tentando sobreviver com esta doença, não é fácil, aí da não desisti, confesso que tenho muito medo de ficar louca ou surtar e fazer uma besteira 😔
É esse medo constante que agrava a dor, procure ajuda, busque sempre estar perto de pessoas que lhe faça bem, participe de grupos, não desista, todos nós estamos lutando ❤
Vamos criar uma rede de apoio nos comentários, galera! Você tem depressão ou conhece alguém? Me conte sua experiência.🤗
👉Roupas da Insider: creators.insiderstore.com.br/OlaCiencia - Cupom OLACIENCIA15 para 15% de desconto!
REFERÊNCIAS UTILIZADAS:
Artigo de revisão sobre o que é depressão: www.nature.com/articles/s41572-023-00454-1
Livro “Comporte-se: a biologia humana em nosso melhor e pior”, de Robert Sapolsky
A depressão afeta quase 230 milhões pessoas (2021): vizhub.healthdata.org/gbd-results?params=gbd-api-2021-permalink/e95ff6862c109a0497eaf422767082b7
Depressão afeta 16,3 milhões de brasileiros: biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101764.pdf
Depressão e risco de suicídio: onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/wps.20128
Previsão da prevalência de depressão em 2030: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/39106579/
Influência genética na depressão: academic.oup.com/schizophreniabulletin/article/40/1/28/1877585?login=false
Relação entre falta de sono e depressão: journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371%2Fjournal.pmed.1004109
Relação entre abuso na infância e depressão: www.cambridge.org/core/journals/european-psychiatry/article/abs/role-of-specific-early-trauma-in-adult-depression-a-metaanalysis-of-published-literature-childhood-trauma-and-adult-depression/56A8A242CDE8AEF4A8B226811AB7DAC0
Relação entre ansiedade e depressão: www.cambridge.org/core/journals/epidemiology-and-psychiatric-sciences/article/anxious-and-nonanxious-major-depressive-disorder-in-the-world-health-organization-world-mental-health-surveys/E103963822D81BDEA5BB8AF120460811
Tratamento da depressão: www.nhs.uk/mental-health/conditions/depression-in-adults/treatment/
Prática de atividade física e redução de sintomas depressivos: www.bmj.com/content/384/bmj-2023-075847
CONSULTAS COMPLEMENTARES
Palestra atualizada sobre depressão, por Robert Sapolsky: th-cam.com/video/fzUXcBTQXKM/w-d-xo.htmlsi=tLwUX40V_idJVXL3
Okay
Excelente abordagem do tema! Sofro de depressão há 4 anos, que é prejudicada pela dor crônica de coluna cervical
Esse vídeo é simples fundamental, meus parabéns. Ano que vem poderia ser repostado em setembro.
Estou a quase dois anos estou vencendo, quase dois anos sentindo vontade de me enterrar viva, se for esperar pela péssima vontade dos médicos se entrramos antes do tempo.
Eu conheço a relação entre uso de MACONHA e DEPRESSÃO, que alías tem sido bastante negligenciado por ai, e vcs ai do canal ja ouviram falar disso? 🤔
Pior do que ter os sintomas de depressão, é ser pobre, pois o CAPS não cobre tratamento completo e individual para casos assim. Na minha cidade, a ajuda é bem básica, não suprindo minhas necessidades. E como pagar profissionais é caro, então fico sem alternativas.
Santa Catarina meu recebia 3 medicamentos de graça e psicológico também voltamos pra Curitiba arranjou um emprego e abandonou todos os medicamentos aqui tudo é bem difícil
Exatamente fora a medicação.
O SUS fornece sim tratamento e medicação gratuita. Talvez no teu local específico não esteja funcionando.
o caps aqui cobria tudo, fiz um ano direto, mas realmente no final eles ja nao tinham gente para ficar individual, os mais leves ja eram em grupo, so que ainda estavam tendo crises que ficava particular
@@mithrandiaofficial3410
Confirme a depressão vai evoluindo, exige novos medicamentos, tratamentos e novas abordagens.
Os servidores públicos estão mais preocupados com seus salários do que com os serviços prestados.
Fora que os medicamentos novos e mais eficaz, não tem no SUS, portanto o psiquiatra do SUS não irá receitar.
A saúde mental ainda é um tabu, infelizmente.
Telnho depressão há mais de 15 anos. Estou falido, não tenho mais amigos, não tenho uma profissão e pensar como vai ser minha vida no futuro me dá arrepios. Já passei por muitas fazes dessa doença maltida. Já fui medicado com muitos remédios e fiz terapias diferentes, mas ela não vai embora. Sobrevivo aos trancos e barrancos, me segurando num fiapo de esperança de que um dia vou ter uma vida minimamente normal. De fato, a terapia ajuda muito, às vezes bem mais que os remédios, mas pra quem é ferrado de grana é também a parte que mais falta. O Video é bom, acho que um dos melhores que já vi sobre o assunto. Mas pra dizer a verdade, acho que esse tipo de conteúdo é mais útil pra quem não tem a doença entender um pouco do que a gente passa do que pra quem já está afetado por ela. Tem alguns vícios no video que são bem comuns para quem faz conteúdo sobre o assunto, como tentar dar dicas de mudança de hábito. Coisas como "faça exercícios" que sua vida vai ser bem melhor é mais ou menos como pedir para um paraplégico antar e dizer que a vida dele vai ser muito melhor. Ora, tem muitos dias que é difícil levantar da cama pra dar uma mijada sem ter vontade de morrer, imagina botar uma roupa e fazer um "jogging". Seja como for, este é um conteúdo importante e pode ajudar muita gente, parabéns pela iniciativa de falar sobre depressão, seu canal é ótimo!
Força amigo, voce vai sair dessa. Também lido com a depressão, ela tem altos e baixos.
Meus sinceros desejos de melhoras, que você consiga em algum momento amenizar a sua dor e trabalhar a depressão para que sua vida seja mais suportável. E nada dura para sempre, nem a tristeza. Mas te entendo bem. Foco no aqui e agora tem me ajudado.
Fazer exercicios me ajudou muito a sair de uma depressão que me acompanhou por anos. Tentei tirar a vida algumas vezes. Depois resolvi me obrigar a mudar de vida, mesmo não querendo fazer nada me obrigava a fazer exercicios em casa mesmo, no começo foi dificil mas depois percebi q os exercicios fadigam o corpo e a mente, e ela acaba pensando bem menos do q quando a gente fica parado, ate hj quando vem muitos pensamentos ruins eu corro pra fazer exercicios e cansar a mente. Te desejo melhoras e espero q esse relato te incentive 🙏🏼
Muitas são as aflições dos justos, mas o Senhor os livra de todas elas.” Salmos 34:19.
Obs: o mundo jaz no maligno.
Se vc já testou vários remédios, já chegou a ser avaliado pra depressão refratária? (Resistente) ou bipolaridade? Bipolar só piora com med. de depressao, precisa de remedio especifico
Tenho 41 anos e lido com episódios depressivos desde que me entendo por gente. Muitas vezes me convenço de que é uma questão do meu corpo mesmo, algo biológico, genético, sei lá. Mas a maior lição que aprendi nesse tempo é que quem mais tem que me acolher sou eu mesmo. O "grupo de apoio" tem suas limitações. Não culpe ninguém quando você se sentir incompreendido e não acolhido. Os amigos não têm treinamento para lidar com tudo que você demanda, além de terem os problemas deles pra lidarem também. Acho que é por isso que às vezes fica a impressão de que não acreditam em você, ou que estão desmerecendo sua dor, que estão achando que é frescura ou coisa assim. O quanto for possível, deixe suas questões pra tratar no ambiente profissional e no exercício de conhecer o que está acontecendo com você mesmo. Acho que é um desgaste de energia a menos reconhecer as limitações desse "grupo de apoio" e conseguir ser um pouco mais carinhoso com os outros e consigo mesmo. E hoje é assim que lido cada vez que um episódio depressivo novo se impõe. Obrigado quem pôde ler.
Muito obrigado pelo relato.🙏🏾
Eu que te agradeço por essa mensagem, era o que eu estava precisando entender. Hoje sentia que ninguém podia entender o quanto são complexas essas doenças mentais, aí se impõe esses limites que você falou. É nesse momento que a gente tem que ter a consciência de se acolher a se mesmo.
Uma coisa que "piora" a depressão são as redes sociais, principalmente o Instagram. Lá é tudo falso, mas mesmo assim mexe com o psicológico da pessoa
Sim, sem contar as pessoas toxicas e invejosas que vivem querendo te colocar pra baixo.
Talvez esteja no inconsciente das pessoas tentar sempre se comparar às outras. Além de uma terra fértil para problemas mentais, as redes sociais, através dos vícios, podem se comportar como remendos das situações de estresse no dia a dia. Ela são feitas para criar doenças mentais na gente e servir como consolo para essas mesmas doenças. O mundo se tornou algo horrível.
Exatamente, eu nem uso mais!
Acho que o maior problema da depressão não é a tristeza e sim a desesperança. Quando se perde a esperança, se perde tudo. Deve ser horrível viver décadas vivendo uma vida sem sentido.
Exatamente 😢
O meu maior poblema da depressão é não sentir alegria, prazer em viver. A desesperança só é mais uma camada nesse limbo.
Concordo com vc, um homem sem fé, não é nada!
Perder o sentido de viver, perder o prazer e uma sensação de que não importa o que aconteça isso não vai mudar ou que sempre vai voltar. É viver uma vida sem propósito, não ter mais vontade.
O que falta é o incentivo pra viver, é necessário uma promessa de uma eternidade melhor, o problema é que mesmo que exista um pós vida, nunca será o que você deseja, talvez a cura da depressão seria a Matrix, o mundo ideal individual.
A representação da depressão é aquelas cenas onde um buraco se abre no chão e várias mãos te puxam, até você chegar no pior lugar possível
O que me ajudou com a depressão foi justamente a racionalidade de questionar se eu realmente era aquilo que a minha mente dizia. E remover os comportamentos infantis de vitimização, raiva, desculpas que eu dava para mim mesmo. Comecei a agir independente do meu estado de espirito e a coisa fluiu.
De fato! Foi muito inteligente. Boa sorte na caminhada.
To nesse mesmo caminho, a mente depressiva nos sabota, a parada é fazer independente do que ela diz e trabalhar esses pensamentos internamente.
Sobrevivi nessa mesma situação! Depois da depressão você nunca mais vai ser o mesmo, mas, se souber usar a racionalidade você consegue sair dela 🙌🏻
Essa metodologia é excelente. Mas é super necessário um nível de autoconhecimento e autopercepção para conseguir fazer isso. E muitas vezes se consegue isso com Terapia.
Voce nao teve uma depressao forte então. Que bom
Eu bati na porta de um estado depressivo e a psiquiatra chegou a falar da necessidade de medicamento. Eu pedi pra tentarmos uma última cartada antes de me medicar: eu já fazia terapia com psicólogos e mantive isso, mas voltei a fazer atividade física, me alimentar melhor, ter vida social com pessoas ao vivo e não nas redes sociais e busquei melhores noites de sono. Consegui melhorar e agora mantenho estes hábitos.
tenho 24 anos (fiz recentemente em setembro agora) estou há um mês cogitando muitas coisas ruins. Pensamentos pessimistas a todo instante, humor praticamente zero, choros quase frequentes, sensação de fracasso, pensamentos sobre a morte e o final de tudo. Nunca havia ficado assim na minha vida. Estou procurando me tratar de todas as formas e acredito que a "cura" para algo tão complexo é uma série de fatores mesmo, até pelo fato de ser uma doença extremamente individual. Vamos todos vencer, o mesmo inferno mental que criamos pode ser "reconfigurado". Viver é bom demais apesar dos pesares.
@@GutsdaNeoQuimicaboa sorte na sua luta!! A vida é linda demais mesmo espero que futuramente você possa viver na paz de espírito. Você não está sozinho!! 🫶🏻
Ter um bom ambiente familiar contribui pra melhora, e o contrário piora a situação
Idem à vc, sendo que no meu caso c/ o Transtorno de Ansiedade. Até dá tbm alguns sintomas de depressão, mas é + a ansiedade c/ pânico se não controlar o stress e seguir esses hábitos saudáveis.
A depressão começa com um stress muito profundo e longo. Eu comecei assim. Deem atenção ao esgotamento mental/emocional e tratem antes que se torne depressão. Fica mais difícil de tratar depois.
O foda é quando tu não tem alternativas pra fugir disso, quando tu convive com pessoas difíceis por exemplo e não tem pra onde ir
Meu stress já tem anos, acabei me acostumando com isso. Não sei se sou depressivo, mas me sinto muito deprimido, angústia, desespero, querer chorar todos os dias há anos. Só fui procurar ajuda agora, mas parece que interesse pela vida eu realmente nunca tive. Acho que me adaptei a isso. Tornei essa doença algo perigoso.
Verdade...
Acho que me estressei socialmente, ter q lidar de ir todo dia pra escola sendo tímida (eu tentava melhorar isso socializando mais, hj em dia eu to melhorando mas ainda tem resquícios de preocupações) oq me deixa pra baixo é pensar q n vou conseguir sair desse ciclo da tecnologia e tbm pensar no meu futuro. Tenho essas preocupações pq vou fazer 18, infelizmente..
@@Lonewolf93. foi assim que me deu depressao. Meu padrasto era muito ruim comigo fisicamente, e minha mae psicologicamente com palavras, e no fim eu sentia que tinha que me diminuir pra caber na vida deles, eu nao podia ser eu de verdade. e tudo que tentei nada deu certo, entao só cabia eu criar uma realidade paralela na minha mente. ai encontrei refugio nos esportes e na maconha, o que confesso atrapalhou mais ainda, tenho 35 e fumo desde os 11. esse eterno looping de altos e baixos
Nos dias de hoje, saúde mental é artigo de luxo. Vivemos em mundo onde não há lugar para todos, muitos são excluídos de diferentes formas, selecionados de maneira pouco justa e a vida cada vez mais estressante, me parece que remédios e terapias nunca alcançarão a cura se considerar os fatores ambientais como a principal causa de tudo.
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar .
Concordo. Infelizmente o mundo da maioria das pessoas se resume a bater metas e melhorar produtividade . Se a pessoa não se encaixa nisso, é quase certeza que ela vá ter problemas.
@@willermartins9443senhor não enche barriga não .
Muitos menos supre o básico , caso suprisse , religioso não passava perrengue .
Cada sociedade e cultura “cria” suas proprias doenças
@@Vidalivressa e pastor não arrecadava dízimo.
Me atrasou profissionalmente e socialmente por uns 10 anos essa doença maldita, hj consigo lidar melhor com ela, não estou 100% curado mas estou com mais energia e correndo atrás do tempo perdido.
Continue firme !
Eu 44 anos perdida na vida.😢
Com 21 ela segue me atrapalhando, são dias e dias…
Muitas pessoas da qual conheço curou a depressão e ansiedade apenas com suplementação da vitamina do complexo B vinda da levedura de cerveja, B12 (metilcobalamina) 1000 mcg, e 5.000 a 10.000 UI de vitamina D + 90 mg de K2 mk7 por dia, durante toda a vida.
Isso porque essas vitaminas com quantidades baixas em nosso corpo fazem o nosso cérebro funcionar inadequadamente, não conseguindo suprir com a alimentação e sendo necessário todas as pessoas suplementarem.
Pessoas próximas a mim nunca mais teve quadros depressivos, com todas essas informações de estudo que adquiri até hoje, através do canal do Dr. Marco Menelau, caso desejem pesquisar.
Eu convivi uns 15 anos da minha vida com essa doença. Eu tinha muito preconceito com relação a procurar um Psiquiatra. Só procurei ajuda quando cheguei no limite e comecei a pensar no pior. Hj estou muito melhor e consigo socializar melhor com as pessoas e lidar melhor com as dificuldades. Vc é mais forte do que do pensa.
Eu me identifiquei como um Depressivo Funcional... Só fazendo oque tem que ser feito, oque me desanima é não ter dinheiro pra fazer coisas simples e não consigo sair de um mero clt sem tempo pra nada somente sobrevivendo
Eu tive depressão por 7 anos. Foi uma das épocas mais terríveis. Eu falo que não existe uma fórmula para tratar a depressão. Os médicos até tentaram remédios, mas eu não me sentia bem, ficava muito dopada e estranha. Eu digo que após uma conversa com um cardiologista a chave virou e passei a lutar e acabei saindo do quadro depressivo. Sinceramente, é uma dor, uma tristeza terrível. Até hoje eu evito certos pensamentos e atitudes que eu sei que se fazer ou pensar eu vou ficando triste e podem me levar para a depressão, porque eles foram a causa da depressão que eu tive. Ou seja, a causa ainda existe. Eu sempre falo que a depressão do outro não é algo para vc julgar. O que pode ser bobo para vc é terrível para o outro. Você não vive e não sente o que o outro está passando. Volto e meia eu faço terapia. Digo que é uma válvula de escape para falar tudo o que me incomoda
Só quem está nessa situação sente o que realmente é. Existem muitos psicólogos que tentam ajudar mas nem sempre resulta. Psiquiatras só nos vêem como mais uma pessoa doida não querem saber.. depois quando falta a rede de apoio familiar aí quebra tudo..eu desde 2011 que tive a primeira depressão. Nunca me vi livre dela. Só me julgavam, tomei remédios e nada, depois como disse quando falha a rede de apoio familiar e só críticas da parte da família ainda pior, em 2013 tive outra recaída maior, depois andei de novo a ser seguido por psicóloga durante um ano ela disse seu problema neste momento é o que você viveu com seus pais, em 2016 tive outra recaída fui seguida por uma psiquiatra porque eu estava numa relação em que ele chegou a me agredir pelo vício que tinha do álcool e drogas mas que descobri após um ano e meio..a psiquiatra olhou para mim e disse há você parece estar bem e me deu alta médica. Eu pensei aqui neste hospital não ponho mais os pés para ser atendida por uma médica assim..e agora tive outra no pós parto essa sim foi mesmo a bomba, e a família em vez de apoiar estavam a julgar e nem respeitaram meu espaço, meu companheiro o pai do meu filho até aos 8 meses depois do parto apoiou um pouco..mas apartir daí principalmente após a morte de meu pai no ano passado em setembro ele mudou já não ajuda em nada praticamente e ainda me xinga!! Fiz a vontade dele de ter o filho e agora tornou se o que eu menos esperava descobri tanta coisa dele que estou de rastos, e fora a bagunça que ele faz e não arruma. Antes ainda dava uma ajuda agora sou a empregada dele..😥😥 e fora tudo que tem acontecido comigo... injustiças etc..já tentei contra minha vida por me achar inútil em tudo sempre fui desvalorizada em tudo
❤B
Sinto muito pelo que vc passou e passa. Te entendo perfeitamente, ninguém entende o q é a depressão, só quem passa, eu tbém passo e não tenho apoio de família e nem amigos, por isso prefiro ficar com meus cachorros e gatos pq eles me fazem bem.@@elisagomes5255
Isso é uma doença espiritual.
@@elisagomes5255Busca apoio em Deus. Acredite ainda existem pessoa boas que vão saber como te ajudar e orientar. Vá até uma igreja e fale com alguém, não fique isolada só com as pessoas que te fizeram mal. Em primeiro lugar clame ao senhor Jesus e divida o seu fardo com Ele. Ele veio para que tivéssemos vida em abundância, não para que ficássemos no sofrimento.
Tive depressão aos meus 7 anos e somente com meus 14 anos eu fui liberto da depressão pela oração.
Superego carrasco, senso de justiça elevado e neuroticismo são fatores que geram depressão. Você querer o correto em um mundo onde pende para o lado errado, você desejar sempre o justo mas ver a iniquidade prevalecer. Você ter o negatividade intrínseca como característica da personalidade. Tudo isso é uma bomba psicológica.
A depressão veio quando fiz 13 anos e hj tenho 50 anos...naquela época ninguém falava em depressão e por isso sofria calada e me diziam que eu era dramática...depois de anos sem saber o que eu tinha quando fui diagnosticada aos 40 anos e começar o tratamento me sinto melhor (vivendo um dia de cada vez)...hj tenho uma rede de apoio da família, amigos e igreja...mas não é fácil...
Eu tmb vivi a mesma coisa eu tmb escodia eu não durmia um só sono na noite e fingia que estava bem,até quando aguentei e falei e até hoje eu tenho mais graças a Deus e tomo meus remédios e hoje vivo normalmente
se "nimguem falava em depressão" como vc sabia que ficou com depressão aos 13 anos? vc passou a maior parte da vida com depressão... sinto muito fico feliz que tenha melhorado mas se puder responder minha pergunta eu agradeço
@@meirivaniamota6043É tao bom ouvir ver alguém dizendo que wue conseguiu superar essa doença maldita, talvez não cura-la 100% mas isso ja é uma motivação.
@@guilhermelira777ela descobriu de verdade com 40 anos e com essa descoberta ela percebeu que ja tinha desde os 13 por conta dos sintomas de depressao que ela sofria nessa época
Eu sou psicóloga, trabalho na área há 7 anos. Muito importante esse tipo de conteúdo como também levar em consideração os aspectos culturais, sociais, econômicos que podem favorecer a emergência de casos de depressão.
A única observação que eu gostaria de destacar, enquanto profissional da área, é sobre o direcionamento para uma abordagem específica da psicologia (no caso do vídeo foi colocado a TCC). No entanto, a psicologia é muito rica em abordagens, muitas também com fundamentação teórica e científica, não só a TCC.
Eu, por exemplo, atuo com a Gestalt-Terapia que integra o grupo da escola Existencial-Humanista.
Até porquê, cada abordagem tem uma forma de trabalhar e analisar questões humanas. Talvez a TCC possa não funcionar para uma pessoa e funcione para outras. Assim como todas as outras abordagens, sendo as três principais Psicanálise, TCC e Existencial-Humanista.
É importante que a pessoa faça uma breve pesquisa para entender como funciona a abordagem pretendida e se ela faz sentido para ela. Ou mesmo, conversar e tirar possíveis dúvidas com o próprio profissional.
Outra observação é também fazer uma breve pesquisa sobre o psicólogo/psicanalista. Saber sobre sua formação, se está registrado no Conselho, enfim.
No mais, o vídeo é muito válido para elucidar alguns pontos sobre a Depressão e desmistificar o assunto 😊
Tive a mesma observação sobre o vídeo. Entendo que nos últimos anos a Psicologia Baseada em Evidências, em específico a TCC, ganhou muita visibilidade por conta da aplicabilidade técnica. Porém, a psicologia vai muito além das aplicações de técnicas… as singularidades que unem profissionais e paciente/cliente são muitas, dentre elas as abordagens. Afinal a psicologia no Brasil é ciência e profissão, não apenas a a TCC.
@@edsonantoniodossantosjunio9813 exatamente!
Muito obrigada pelo comentário ❤
Concordo. A TCC é extremamente lenta a meu ver. Já a Terapia EMDR tem uma eficácia e velocidade incríveis, talvez por ser uma psicoterapia de reprocessamento, e é inclusive uma abordagem cientificamente reconhecida pela OMS.
Ele indicou a TCC pois é a terapêutica padrão ouro para depressao, assim como ABA é padrão outro para austismo. Como psicóloga tem que conhecer a psicologias padrão ouro de cada patologia.
O mais julgadores são as pessoas mais próximas, que não entendem e tbm não fazem questão de entender. Ou você veste a máscara ou resolve de uma vez!
Tratamento com ansiolíticos e antidepressivos desde os 12 anos, nada resolvia, parei de fazer tratamento por meus pais não terem mais condições, fiz tratamento no CAPS e nada resolveu.
Recentemente com 24 anos, fui diagnosticado com TDAH e o psiquiatra explicou que o tratamento que fiz durante toda adolescência foi inútil, já que a verdadeira raiz era outra, e doenças como a ansiedade generalizada e depressão me assolam por tanto tempo por esse motivo.
Estou tentando tratar e não é nem um pouco fácil, mas nunca desistam pessoal, o mundo pode ser sombrio, mas ainda dá viver de coisas boas também.
Não se esqueçam, a vida é passageira. Fiquem bem ❤
Desculpa se a pergunta for invasiva, mas como você conseguiu esse diagnóstico de TDAH? na nossa idade é bem difícil conseguir esse diagnóstico, além de muito caro. Mas minha terapeuta ta conversando sobre essa possibilidade tem um tempo comigo.
A vida é passageira mas eu quero vivela. Eu não quero viver tipo uns
Muitos anos com isso, ou simplesmente me matar.. É tão bom ouvir uma música, comer uma comida, por causa do que? Do prazer. Ele te motiva, ele te satisfaz. Sem ele, é como se você
Ouvisse a melhor música do mundo, mas sendo surdo. Você não aprecia a arte, o tom, a melodia.. Se a vida ja é difícil, mesmo com pessoas não-depressivas, imagine tirar sua única fonte de força.
Isso é um problema mesmo, as vezes a causa da depressão é outro transtorno que acaba sendo mascarado atras dela. Eu to nessa desde que eu era criança, e não consigo tirar da cabeça que estão deixando alguma coisa e deixando de tratar o que desencadeou tudo. Que bom que você ta melhor
Muitos casos de depressão são desenvolvidos por traumas de infância, às vezes a pessoa não lembra, eu tive uma mãe desequilibrada, vivi muitos abusos e desenvolvi depressão 😢
To vendo pessoal criticar a dica dos exercicios sem nem tentar, tive depressão des da adolescência ate q ficou tao grave que eu tentei s... depois disso me obriguei a mudar de vida, me obriguei a fazer exercicios mesmo não querendo levantar da cama e com o tempo percebi que exercicios intensos cansam o corpo e a mente fazendo ela parar de pensar tanto, principalmente coisas ruins. Me obriguei a fazer o que me dava alegria antes da depressão, a ver gente que me respeita, tudo isso colaborou e hj posso dizer que estou quase 100%. Desejo muita amor e persistência aos que estão na busca da melhora, vcs não estão sozinhos ❤.
40% da minha vida só melhorou por que eu começei a pedalar, isso te deixa num estado de certa vunerabilidade no começo, mas com o passar do tempo te deixa mais confiante ao fazer as coisas sozinho no dia a dia, é tudo uma questão de abandonar o conforto e se esforçar pra se sentir melhor no fim do dia...
Sim, exercício físico auxilia muito, assim como nutrição, porém se fosse só isso atletas jamais estariam deprimidos. 😊
eu entendo a importância do exercício. Antes da depressão, ou quem sabe em uma fase onde ela não estava tão aparente, eu fazia exercícios. Saía 5am pra correr, ia na academia 4x e tentava manter minha alimentação. Porém o meu caso se agravou muito, demorei para procurar ajuda e agora estou no quadro grave, onde não tenho energia para absolutamente nada. Antes do diagnóstico com o psiquiatra, eu tentei pelo menos 3x voltar a treinar, em casa mesmo como eu tinha o costume. Começava, mas após 3 dias o cansaço mental era tão grande que mal conseguia levantar da cama para fazer o básico como tomar banho, quem dirá treinar ou fazer outras coisas. As dicas são muito importantes, mas não existe receita de bolo, cada indivíduo é único e métodos ante-depressivos também podem ser únicos, somente psicólogos e médicos podem dizer o que vai ser melhor para cada um. Desejo com todas as forças voltar a sentir prazer na vida e voltar a treinar e cuidar do meu corpo
@@vitorkalenski exatamente, é uma doença multifatorial e portanto o tratamento também deve ser. Fatores nutricionais tbm devem ser levados muito em conta já falta de certas vitaminas e minerais e desequilíbrio hormonal também deixam a pessoa com os mesmos sintomas. Além de terapeuta para tratar o mental/emocional.
@@vitorkalenski já pensou sobre seu círculo social? Entrei em depressão por conta de muitos abusos que sofri da familia, a sociedade acha q somos obrigados a conviver com a família não importa como nos trate. Prefira pessoas que te respeitem como ser humano e corte as toxicas, vc n precisa te pessoas te tratando como lixo e desincentivando vc pra piorar seu caso... de qualquer forma te desejo melhoras e q isso se torne apenas uma fase do passado. Vc não esta sozinho!♡
Passei por um "limbo" na vida depois que tive um burnout, e fiquei totalmente deprimido por uns 2 ou 3 anos. O esporte e a música me salvaram. E voltei com estes hobbies graças a terapia. Hoje posso dizer que sou outra pessoa.
Estou um pouco mais de 3 anos tratando de burnout e me veio uma fase depressiva intensa as vezes penso que não vou suportar, mas sigo firme.
@@eliane_maura É mega difícil essa fase, mas tenta aos poucos tomar um sol, ouvir uma música que gosta, levantar cedo (dormir tarde é zoado pra cabeça)... Espero que vc fique bem!
@@brunofiorucci3739 obrigada! Realmente dormir tarde é tenso.
Aos 57 anos de idade ! A 11 o meu psiquiatra me revelou através do meu histórico , que sou depressivo desde criança .Fugia casa por não compreendido e só voltava depois de muitas horas caminhando. Hoje faco controle com medicamentos e procuro sempre manter a mente ocupada com atividades física e trabalho que me dá prazer!!
Não tenho religião, não frequento igreja,não acredito na maioria das histórias da Bíblia, mas acredito em Deus. Sofri de síndrome do pânico e depressão profunda e no auge do fundo do poço, senti como se alguém veio e apertou um botão no meu cérebro e voltei ao normal,e lá se vão mais de 30 anos.
A melhor forma de evitar que uma pessoa sofra de qualquer enfermidade é não trazendo esse ser humano no mundo ,deixando ele la quietinho na sua insistência
Uma vez que um ser humano é lançado nesse mundo ele estará sujeito a passar por todo tipo de sofrimento que é o que a vida tem de melhor a oferecer
Então ninguém nasce o mundo acaba e fim né .😅
@ElizabethRodriguez-kf1fx
Sim!
Por mim o mundo poderia acabar dessa forma, que eu acredito que a única forma do mundo acabar seria não nascendo mais gente
Fico imaginando o planeta terra sem os humanos, só os animais ficariam e sobreviveriam somente os mais fortes
Imagina esse amontoado de concretos que os humanos construíram com o passar dos anos se deteriorando
A terra iria virar uma gigantesca floresta de mata fechada
Sou diagnosticado com depressão desde os 8 anos, hoje tenho 29, não estou 100%, mas estou bem melhor, não sinto tristeza, só desinteresse geral pela vida, mas ao menos consigo viver uma rotina tranquila, o que mais prezo na minha vida é a tranquilidade, o único problema é ficar estagnado, não que eu me compare, mas quando eu tiver que depender só da minha renda, já era, vou ter que dar um jeito na base do desespero mesmo
Tbm sou assim sem mtos sonhos e perspectivas de futuro, tudo perdeu a graça 😢
@@barbaramirandamimiranda4258 acho que a gente não é obrigado a ter sonhos, sabe? Seria bom e talz, mas se não tem nada mesmo, ao menos dá pra aproveitar pequenas coisas como comer algo gostoso, fazer alguma atividade divertida, coisas assim
@@johnayres6185 vdd....... engraçado que o que me alegra e traz prazer é ajudar alguém, mas quando é pra mim nem tanto
@@barbaramirandamimiranda4258 pode ser que deixar os outros felizes seja uma forma de você projetar felicidade por empatia
Vi que tava ficando mal. Quando perdi o interesse pelos meus hobbies q gostava antes... Parece q as coisas perdem o brilho... A vida fica meio sem sentido né
Para mim, a depressão é uma sombra que sempre volta em certos momentos do dia, em certos dias do ano.
Mesmo que tudo me pareça ocorrer bem, se algo que me lembre dela acontecer, eu vou lembrar de todos aqueles pensamentos que uma vez no passado remoeram traumas e justificaram minha desgraça.
E você não está errado, existe depressao sazonal.
Venho pedir um vídeo sobre o transtorno de personalidade esquizóide. Ajudaria muito tanto a comunidade como a mim mesmo.
Acho que tenho isso 😞
@@SirenJasmineBoa tarde tudo bem?o que você sente?
Eu também acho que eu tenho, vou fazer terapia para saber.@@SirenJasmine
O que vocês sentem?
Eu acho que o que estou sentindo são sintomas de depressão. Uma tristeza sem motivos, sem ânimo pra nada, não durmo direito, não me alimento direito, tô perdendo peso, tô sem vontade de sair com amigos, ficando isolada eu me sinto melhor. Sinto que sou a pessoa pior do mundo, que tudo que faço tá ruim . Muitas coisas.
Coisas q me ajudaram:
- lições de estoicismo (tem no TH-cam)
- autoconhecimento
- me obrigar a sair dessa situação uma vez q não havia quem o fizesse por mim ou me ajudasse
- me obrigar a praticar esportes
- consultas médicas. Meu médico fez exames de sangue pois eu ia lá pra chorar. Diagnóstico: anemia aguda, hipotireoidismo e falta de sol (q agravam o estado)
- conversar com quem confio mto
Acredito q medicação nenhuma ou psicológico pode ajudar alguém q não ajuda a sí msm.
Afinal eles não podem te atender por 24hs
É essencial reconhecer o problema e querer sair da situação. Seja seu melhor amigo, trate a sí msm como gostaria q te tratassem
Oii eu tenho um grupo no WhatsApp pra quem se sentir sozinho como eu querendo falar com alguém com os mesmos pensamentos como os meus é talvez fazer amizade,gostaria de entrar? Se quiser é só falar tá
Hoje faz quase 3 anos que eu perdi minha Mãe, eu me formei em Design em dezembro de 2021, minha Mãe faleceu em janeiro de 2022, desde desse dia eu perdi totalmente o foco, não consigo mais ler, estudar, estou desempregado para piorar, sinto que a depressão é como um buraco negro, que vai sugando tudo e a cada dia que passa ele vai ficando maior, maior e maior, uma chuva que nunca passa. As pessoas não entendem, acha que é frescura, sigo com a crença inabalável que se eu nunca tivesse existido a vida das pessoas que estão a minha volta seria muito melhor, talvez minha Mãe estivesse viva.
Força, Julio César... tente honrar a memória da sua mãe...procurando superar essa dor...de onde ela estiver, ela se orgulhará de você. Precisamos achar sentido para nossa existência. Melhoras para nós.
Uma das coisas que deixa o depressivo mais doente é o PREÇO DAS CONSULTAS COM PSIQUIATRA E PSICÓLOGO (falo com propriedade). Não basta pagar preços abusivos nos planos de saúde, sempre que preciso de psiquiatria ou psicólogo não tem pelo convênio.
Se tiver alguma faculdade que tenha o curso de psicologia perto de você, lá vai ter um SPA, eles atendem por preço social.
Na minha era 40 reais por mês.
A lei atualmente obriga todo plano de saúde a oferecer psiquiatra e psicólogo. Denuncie o seu plano se ele não está cumprindo isso
Psicólogo bom mesmo nem aceita plano... são os mais caros....
Psiquiatra R$300; vai na farmácia comprar remédio R$ 400. Dai lasca.
Essa semana mesmo eu gastei 370 reais com remédios. Isso pq diminuiu 1, das outras vezes era quase 500 só de medicação kkk
Psiquiatra estou ok. Porém estou brigando (briga mesmo) com o plano pra eles liberarem o psicólogo. Tenho 3 guias médicas e HUMANAS SAUDE diz que quem dá a guia é o psicólogo, porém o psicólogo não atende sem ser liberada a guia do médico solicitando o psicólogo.
Quando eu perdi minha mãe (ela com 50 e eu com 21) eu fiquei com depressão, porém só fui descobrir bem depois, aquele momento foi bem difícil.
Há dois anos tenho tido depressão e síndrome de pânico. E horrível isso, não desejo pra ninguém 😢
Começar orar e que resolve.
Também sofro de Depressão (Transtorno Depressivo Maior). Vou criar um grupo para que possamos falar, quem passa por Depressão, sem qualquer finalidade financeira, apenas para falarmos uns com os outros, pode ser que ajude alguém e nos ajudemos mutuamente, melhor do que ficarmos sozinhos e melhor do que ter de conversar com quem não nos entende. Se quiseres entrar, tens aqui o link, acabei de o criar. (É só colocares isso depois do link do chat whatsapp, se tiveres dificuldades em entrar avisa)
/DmcvI6f3ZN1BTUiRHhYXkw
Que "conselho" ridículo. Ela tem que buscar ajuda médica, isso sim. É por esse tipo de fala que tanta gente se sente culpada e se mata. Repense sua fala e busque apoiar o outro em vez de falar asneira.
@@eloisaconceicao-tm6md
@@eloisaconceicao-tm6md é o mesmo q pedir pra pessoa com câncer orar que passa. N faz algum sentido
Sei bem como é...
Seus videos são muito bons. Sou médico de família, trabalho em periferia no rio de janeiro. 10:54 temos que salientar que não é somente o psiquiatra que fornece atendimentos voltados em saúde mental. Nos postos de saúde você também pode procurar ajuda nestes casos.
Obrigada pelo vídeo! Luto diariamente pra controlar a ansiedade/depressão. Faço TCC, fazia Pilates e Lian Gong. Estava melhorando mas agora estou parada recuperando de fraturas na coluna e costelas. Cansada mas ainda com esperança de dias melhores.
Ainda bem
Verifiquei com seu médico os níveis de vitamina no seu corpo. Peça exames de medição de vitamina D e vitamina B12
@@daianemoreira84 obrigada Daiane pela preocupação. Sempre olho esta parte com o geriatra. Meus exames gerais e de osteoporose estão ok. Quando precisa suplementa a Vit B e a D tomo continuadamente junto com cálcio
Que não falte Esperança e garra na sua luta !!!
Você vai vencer!
Esse video é muito importante. Sou diagnosticado ha mais de 7 anos e o meu caso é intermitente. Sofri e ainda sofro muito com a doença. Hoje consigo entender e segmentar as ideias, por isso posso dizer q eu nao me odeio, eu odeio a minha doença. Odeio o mecanismo cerebral que me faz nao sentir prazer, odeio as formas que ela mexe comigo que compromete mostrar quem realmente sou para os outros. Odeio que muitas vezes o “nao ter amigos” é causa mas tambem consequencia.
Eu nao sou preguiçoso, nao sou mal carater, nao sou irresponsável. Muitas vezes so nao vejo sentido, nao há animo.
Atualmente estou odiando ser tao consciente da doenca e tao racional, porque me faz ter que admitir certas coisas que funcionam, (mas odeio a ideia de que funcionam e simplesmente sao assim), como medicacao, terapia e exercicio.
Acompanho o canal e sou fã pois sou da area da saude e tenho essa ideia que a educação é o superlativo da prevenção.
Abs, JotaGe
Eu tive uma morte mental, fiquei com espasmos celebral e perdi o sentido da vida sem lugar para estar e sem crença em vida após a morte. Fiquei apático sem lugar para existir.
Mas vida após a morte não existe mesmo não amigo
Como começou todo? Tive um acidente? Se quiser contar e desabafar...
Convivo com depressão a 7 anos , e posso afirmar, esse vídeo elucida Mtu bem como tudo começa ! Parabéns!
10:17 Isso que eu ia falar , ajuda muito quando se quer sair da depressão , o sono e alimentação+ terapia , isso ajuda demais , sempre procure um profissional.
Com a cultura que se constrói em nossos dias, a depressão vai crescer e muito.
Há muitos anos atrás minha mãe enfrentou uma depressão severa ocasionada por problemas familiares. Após ser internada em duas ocasiões diferentes, ela, que já estava tomando medicamentos psiquiátricos cada vez mais fortes, aceitou começar psicoterapia em um grupo. Isso foi revolucionário pra ela: teve alta do grupo quase dois anos depois, completamente transformada. Depois de algum tempo parou inclusive a medicação, e só recorreu a ela desde então muito esporadicamente, em momentos curtos e específicos. Recuperou a autonomia e a independência, voltou a ser a mulher de antes. Não existem respostas fáceis mas acredito que sim, felizmente é possível a melhora.
E SEM FALAR Q COM A DEPRESSÃO VEM A ANSIEDADE, É HORRÍVEL ❤ 3:49❤❤ 4:03
Quando eu estive depressivo, muita gente próxima a mim havia falecido no mesmo ano, inclusive o meu pai.
Surge de ter pais imaturos, egocêntricos e narcisistas. 😢 No meu caso foi o ambiente.
Triste existir pessoas q julgam o outro com frases do tipo " isso é frescura. Tem gente sofrendo coisa pior". Duvido q alguém melhore ouvindo esse absurdo
Tô tomando antidepressivo há 3 semanas, uma dosagem bem baixa pra eu poder me acostumar, e na primeira semana eu já senti muitas mudanças positivas. Tenho transtorno de ansiedade generalizada fui diagnosticada pela psicóloga e pelo psiquiatra devido a um hábito que tenho de arrancar cabelo, fora outras coisas como sentir triste, ficar chateada sem motivo, não ver graça em nada e só querer ficar deitada...
Meu namorado me incentivou a iniciar o tratamento, no início eu tava meio descrente, mas hoje tô vendo efeitos positivos. Eu tenho uma família ótima, um relacionamento amoroso maravilhoso e minha base de apoio é incrível, mas nada disso adianta se eu mesma não me esforçar e me dedicar em melhorar. A base familiar, as terapias, os medicamentos e o mais importante; a nossa iniciativa são um combo, se você tiver fazendo terapia e tomando sua medicação certinha e fazendo tudo dentro do seu alcance pra melhorar, você vai melhorar. ❤
Eu acho que depressao também é genético,eu por exemplo convivo com isso e acho que ja nasci depressiva, infelizmente parece que nao tem cura ,eu sobrevivo e me mantenho pela fé de acreditar que dias melhores virão 🙌🏾
Veja também o vídeo do Psicólogo Fernando Rainho - Como ajudar alguém com Depressão.
Tenho Transtorno Depressivo Persistente. Nem sei dizer exatamente quando começou, mas deve passar de 15 anos.
Comorbidade. Assim como TAG, decorrente da falta de suporte com o TEA. Estou em tratamento com antidepressivos e Terapia Cognitivo Comportamental. Melhorei a depressão e TAG. Só não melhorei mais pois a luta com as disfunções executivas me deixa mal todos os dias. Mas com a nova abordagem terapêutica que iniciei, devo apresentar melhora em breve nisso também.
O tratamento funciona. É um processo que precisa ser seguido. Se largar antes porque melhorou, pode voltar e provavelmente volte. A cada rescidiva, a chance de melhora piora e exige mais no tratamento. Persista.
Trabalhando em farmácia, posso afirmar que a maioria esmagadora das "terapias" estagna na prescrição de qualquer antidepressivo
sou médico, vou tentar explicar de uma maneira clara, a depressão por definição é um desequilíbrio químico no cérebro(principalmente serotonina/dopamina), agora o importante é raciocinar o porquê este desequilíbrio está acontecendo, uma depressão "puramente genética" é muito rara, na verdade o que acontece é que os fatores que geram esse desbalanço químico são muito extensos, sono, alimentação, padrão de humor(corpo reage aos pensamentos), trauma, sedentarismo, etc. Então na verdade o que a medicina atual faz é tentar tratar o desbalanço(remédios psiquiátricos), mas o tratamento efetivo é agindo nos comportamentos que resultam nesse desbalanço + medicação, por isso a importância de sempre fazer o tratamento psiquiátrico + psicológico(psicologo) e por isso a implementação de uma rotina mais saudável é vital, e será mais facilmente alcançada com o uso de medicamentos, isso tudo precisa estar claro para tanto o paciente tomar o remédio quanto usar ao máximo da sua força de vontade para fazer os ajustes em sua rotina e assim retornar a química cerebral a homeostase. Resumindo, tome os remédios, vá no psicólogo, tente sempre dormir cada vez mais cedo, se alimentar cada vez melhor, e fazer cada vez mais exercícios, tudo isso é vital para um tratamento realmente efetivo!
EDIT IMPORTANTE:Como as alterações são principalmente na dopamina, tudo aquilo que é um superestimulo como scrooling, ficar vendo reals, ou qualquer atividade que causa liberação rápida e "barata" de dopamina como fumar, vai dessensibilizar ainda mais esses receptores, e a dopamina é a responsável pelo nosso ânimo de fazer as coisas, depressivos devem estar constantemente buscando dopamina de bons hábitos para evitar o superestímulo que retroalimenta essa fisiopatologia da depressão que eu expliquei
Já tive três pessoas na família que se suicidaram por conta da depressão, eu também já tentei o s..na minha adolêscencia. Recentemente tive uma crise a ponto de procurar um psiquiatra para me medicar.E estou mudando completamente meu modo de vida para tentar voltar ao normal.
Como pode ? Existir uma doença que te deixa triste e até atentar contra sua vida ? Esse mundo é muito ruim cara....
É, infelizmente a quantidade de suicídios devido a depressão é enorme. É a maior causa de suicídio no mundo.
O modelo de nossa sociedade com base em beleza , lucro, competitividade etc com tanta injustiça social deprime mesmo .
@@mariamacielm8691 faz o L
@@mariamacielm8691, também sempre achei que esse aspecto competitivo tem grande influência em alguns casos, apesar de não todos. Cada caso é um caso, mas essa nossa sociedade fria enlouquecida e desesperada por dinheiro delega as possibilidades de amor à família, ao casamento e à praticamente MAIS NINGUÉM EM MAIS NENHUM LUGAR. E quando a família, o casamento ou ambos não vão bem, a pessoa se vê sem qualquer possibilidade de amar e ser amado(a), que para mim é o aspecto decisivo para manter a nossa motivação e otimismo.
Acho que é um reflexo da sociedade em que vivemos e talvez mais ainda da forma como nosso cérebro funciona... Esse órgão evoluiu num mundo completamente diferente, e naquele mundo nós estávamos tão adaptados quanto necessário. Mas agora o ambiente é outro, as dificuldades são outras, as coisas que entendemos como prioridade são diferentes, nossos hábitos são outros... E aí é que, por vários motivos complexos, podemos cair numa espécie de armadilha, numa espiral descendente que leva a um estado depressivo. É dessa forma que eu vejo
Mudança de hábitos foi fundamental pra eu melhorar.
Como assim ???
@@formosojosesilva-md9nj o que você não entendeu?
Infelizmente, para aqueles que tem menos poder aquisitivo, buscar um tratamento se torna uma coisa mais difícil ainda, na minha cidade por exemplo, o CRAS só consegue uma consulta por mês ,para cada paciente, a minha colega de trabalho faz esse acompanhamento , ela disse que acontece de às vezes o médico não conseguir vir até a cidade atender e ela perde , não só ela como as outras pessoas, aí só no mês seguinte.
Por ai vc tira a dificuldade 😢😢😢
depois de ter refletido muito sobre o que é o sucesso, como conseguir e quais são os obstaculos da minha vida, foi que eu finalmente consegui sair dessa fase de depressão, larguei minhas antigas amizades, começei novas e minha vida esta fluindo novamente graças a Deus... desejo que todos encontrem algo pela qual lutar, pois é isso q vai te tirar do fundo do poço.
O vídeo é bom. Depois que você tropeça uma vez, você se levanta mesmo com dor e segue sua vida, depois de tropeçar 3 mil vezes talvez a dor seja suficiente para te deixar no chão. Há uma correlação entre dores crônicas e depressão, é como se seu cérebro aprendesse que tudo que acontece causa dor, então é melhor ficar deitado que a dor é menor.
O Brasil é um dos países com maior uso de antidepressivos e ansiolíticos. Se há uma correlação entre posição geográfica e doenças, o único jeito de impedir que as pessoas adoeçam é resolvendo o que causa essas doenças. Então para quem está sofrendo e lendo o meu comentário, eu sugiro não se culpar pelo que não é sua culpa.
Começa com tu ouvindo Periclão no ultimo volume em plena sexta feira de manhã!
Nada a ver, pagode é o melhor remédio pra curar depressão. Quem já foi numa casa de pagode sabe, o ambiente é tão bom que nem vê o tem passar.
Kkkkkkkk boa
@@Anonimous279cara relaxa ele só ta brincando não precisa levar tudo a sério
@@Anonimous279Fale isso por você, é um saco ter que aguentar essas músicas com o som estourado enquanto você só quer paz
Nossa, horrível demais, não quero isso nem pro meu maior inimigo
Tive dois episódios sérios de depressão e dois livros me ajudaram muito nessa questão de reprogramar a mente, aprender a pensar sobre o que eu penso. O primeiro que indico é o Divinamente, do dr Jonatas Leonio, e o outro é O Fim da Ansiedade, do Max Lucado.
Nietzsche e Deleuze me curaram, esquizoanalise ❤
fui diagnosticado em 1998. fazendo terapia descobri que convivia com isso desde criança.
na minha opinião o ponto mais crítico são aquelas fases onde se perde o prazer de se fazer as coisas que se gosta. tudo exige de você mais esforço do que o necessário, comecar o dia parece uma tarefa impossível, mas a gente vai mesmo assim.
tentando viver um dia de cada vez.
eu fiz uma amizade pela internet e nosso sonho era se encontrar algum dia pessoalmente. ela era de são paulo e eu do espírito santo. certo tempo depois, uns dois dias mandando mensagem para ela e ela não me respondia, decidi ligar. a mãe dela atendeu e disse que ela tinha falecido. eu fiquei frio, paralisado e meu mundo desabou. ela era meu motivo de viver e de seguir em frente. isso foi em 2017 e até hoje eu não superei. pedi demissão no emprego, perdi a vontade de sair, não falo com quase ngm e hoje sem ela, me sinto sem ânimo pra tudo.
eu não sei como eu ainda estou aqui escrevendo esse texto. talvez eu tenha algum motivo em que ela acreditava, talvez em ser feliz algum dia depois de passar por isso tudo.
Você já buscou ajuda?
Precisa buscar terapia para trabalhar sua dependência emocional.
@@olaciencia eu já procurei sim, mas desisti pq não senti tanta diferença. estou ocupando a cabeça tentando aprender alguma coisa e só saio de casa para caminhar.
A pior parte de quem sofre com problemas de quadros de depressão, ansiedade, síndrome do panico, entre outros, é depender do CAPS pelo fato de que a fila de espera para ser atendido é muito grande e na maioria dos casos a pessoa não tem condições de pagar tratamentos com psicólogos e psiquiatras tendo em vista que é muito caro e necessário fazer várias seções, muitos optam por tirar a própria vida para "Acabar" com o sofrimento...
Universidades de psicologia e psiquiatria também fornecem atendimentos gratuitos ou com preço muito mais acessível. Preço social o nome. Procura lá
Já liguei pro CVV e me deixaram em espera, não sei se é estratégia deles, mas funcionou no tempo em que esperei foi o suficiente pra refletir obrigado CVV
Tive a primeira crise com 19 anos, passou, mas a cada onda depressiva após isso, vem casa vez mais forte.
Estou em tratamento, mesmo assim cada dia é um desafio novo.
Não se assuste se as pessoas ao seu redor se aproveitar da sua condição para te humilhar ou descredibilizar, é normal.
Estranhamente o motivo maior da depressão de muitos é o estado financeiro
Estranhamente coisa nenhuma. Miséria financeira e física é origem da maior parte de tudo que é doença mental por esse mundo.
Ta louco cara , ver esse vídeo me deu ate agonia ...
So quem ja esteve no fundo do poço da depressão sabe como é desesperador esse sentimento .
Tudo esta ruim , nada lhe satisfaz , a vida emt sabor amargo , e o futuro é uma tortura ...
Deus me livre desse sentido de novo
Eu to passando exatamente pelo o que voce esta falando, nao vejo saida pra isso.. Nem morrer eu quero (não que eu quisesse), e meu pior sentimento é o presente e o futuro desconhecido.
E eu ainda conseguir piorar minha depressão, eu tinha um vício na qual mesmo depressivo eu continuavam consumindo. Eu me sinto muito culpado. Sozinho. Ja vai fazer 1 ano com isso.
Mudança de "estilo de vida":
• Sono reparador
• Exercícios físicos
• Respiração consciente (meditação/mindfulness)
• Alimentação saudável/hidratação/omega-3/vit. D3
• Socialização
Cinco pilares para manutenção da saúde.
Todos os seus vídeos são muito importantes para mim e esse nem se fala estou com depressão após 2 luto do meu paidrastro , maevó e uma tia ambos por causa naturais, larguei emprego é uma tristeza sem fim uma dor palpável que virou ansiedade estou tentando sair dessa mas não é fácil principalmente quando as pessoas falam vc não ora ou não vai na igreja, pois o único que me sustenta é Jesus mas mesmo assim está difícil até de respirar esta pesado e doloroso.
Também sofro de Depressão (Transtorno Depressivo Maior). Vou criar um grupo para que possamos falar, quem passa por Depressão, sem qualquer finalidade financeira, apenas para falarmos uns com os outros, pode ser que ajude alguém e nos ajudemos mutuamente, melhor do que ficarmos sozinhos e melhor do que ter de conversar com quem não nos entende. Se quiseres entrar, tens aqui o link, acabei de o criar. (É só colocares isso depois do link do chat whatsapp, se tiveres dificuldades em entrar avisa)
/DmcvI6f3ZN1BTUiRHhYXkw
Não imagino sua dor, mas não desista, amiga. Você é capaz! Tenho certeza que seus familiares que hoje são seus anjos da guarda querem o melhor pra você.
Não se entregue, você é capaz de vencer isso. Busque ajuda médica e tratamento psicológico, faz toda diferença! Contra essa doença, não se luta sozinha.
Meus pêsames.
Também sofro de Depressão (Transtorno Depressivo Maior). Vou criar um grupo para que possamos falar, quem passa por Depressão, sem qualquer finalidade financeira, apenas para falarmos uns com os outros, pode ser que ajude alguém e nos ajudemos mutuamente, melhor do que ficarmos sozinhos e melhor do que ter de conversar com quem não nos entende. Se quiseres entrar, tens aqui o link, acabei de o criar. (É só colocares isso depois do link do chat whatsapp, se tiveres dificuldades em entrar avisa)
/DmcvI6f3ZN1BTUiRHhYXkw
@@meyw1_y, verdade, a rede de apoio é o que mais nos sensibiliza e nos motiva a melhorar.
Minha depressão começou do nada. Estava muito bem no dia anterior e ao acordar, já estava assim. Fiquei dias na cama (época da quarentena, ond estava era 100% quarentena real e estava morando sozinho). Começaram pensamentos obssesivos, péssimo sono, e muito desânimo. Mas sozinho, sem poder sair do apartamento, e com um pouco de ajuda de vídeos na internet e reler alguns livros, e ver que tinham pessoas que moravam no meu predio e morreram de covid-19, mudei meu pensamento. Motivei-me e agradeci a mim mesmo pela vida que tinha. E diminuí bastante o perigoso hulgamento de mim mesmo e comprarão com outros. Fiquei 3 meses assim e depois ao poder sair de casa, tive crise de ansiedade. Teve uma crise que estava em um jardim, sem ninguém, e resolvi seguir meu instinto e gritei, corri, bati com a mão na madeira e daí passou. No final, com a volta da vida social e do trabalho, de rever a família, tudo passou. Fiquem bem
Aqui vai um desabafo!
Fiz essa terapia cognitivo comportamental por 6 meses + remedios. Não funciona pra todos os casos! No meu caso por exemplo piorou... Minha ex tinha depressão, fiquei por anos dizendo para ela procurar por ajuda, conversei até com a mãe dela para insentivar ela a procurar ajuda
Ela começou o tratamento e melhorou, eu tmb comecei pq aconteceu um evento bem traumatico que eu chutei o balde! Ali que tambem precisava de ajuda... Eu acabei terminando com minha ex no dia que chutei o balde, fiquei uma semana chorando e simplesmente não fui para o trabalho, fui demitido e as coisas so estavam piorando, não consegui pagar a faculdade, etc. Ela disse que ia me apoiar e fui procurar ajuda, mas duas semanas depois ela estava saindo com os amigos dela, indo para o carnaval enquanto eu tentava me recuparar, uma vez ela apareceu bebada na minha casa eu disse que aquilo não me fazia bem, mas tentei não demonstrar minha tristeza para ela
Senti que ela estava se afastando de mim, hoje ela trabalha, estuda, está namorando outra pessoa e disse que eu não valorizei ela... Falou que a psicologa dela disse isso a ela e que não era responsabilidade dela que me ajudasse, então disse pra ela que num mundo assim eu não quero viver e disse que precisava conversar com ela e que ela me apoiasse a procurar ajuda, me ajudar a me recuperar! Ela disse que não podia me ajudar. Ela estava certa, assim como eu não podia ajudar ela, mas so o fato deu ter estado la dizendo que tudo ia ficar bem e encorajando... Queria que ela fizesse isso por mim
Ela disse que ia me bloquear pq queria seguir em frente e eu estava atrapalhando ela, eu disse que iria desistir se ela fizesse isso. Ela simplesmente me bloqueou e eu realmente tentei, fiquei internado 2 dias, quase tive dano cerebral permanente. Demoreu alguns meses para recuperar minha memoria e capacidade intelectiva por completo! Eventos como esses são muito dificeis de superar
Nossa Victor me identifiquei muito!! Passei por algo bem semelhante! E após alguns anos não consegui superar muito bem
Vamos lá. Já tenho experiência. Depressão não é tristeza.
Obg meu amigo, me fez entender que eu realmente preciso de ajuda, amanhã mesmo eu irei procurar uma terapia
Também sofro de Depressão (Transtorno Depressivo Maior). Vou criar um grupo para que possamos falar, quem passa por Depressão, sem qualquer finalidade financeira, apenas para falarmos uns com os outros, pode ser que ajude alguém e nos ajudemos mutuamente, melhor do que ficarmos sozinhos e melhor do que ter de conversar com quem não nos entende. Se quiseres entrar, tens aqui o link, acabei de o criar. (É só colocares isso depois do link do chat whatsapp, se tiveres dificuldades em entrar avisa)
/DmcvI6f3ZN1BTUiRHhYXkw
Você consegue, amigo! Busque tratamento que tudo dará certo! Você é capaz.
Eu achava bobeira tal da depressão, pensava que era falta do que fazer e que isso não existia, até passar por problemas serios de familia e depois ser largado pela namorada por nada, e que ainda amo muito ela, aí meu amigo eu vi o que realmente é pressao psicológica, dor e tristeza profunda, não conseguir comer, não conseguir dormir e ter que engolir tudo isso sozinho pra não passar a preocupação pra família, 3 meses nisso e ja tava pensando em acabar com tudo, foi aí que esqueci que eu tinha uma vida ates, voltei focar nos treinos e me aproximei mais de Deus, e isso ta me ajudando muito, logo estarei curado dessa dor se Deus quiser🙏🏻
Há muito anos, passei por um processo depressivo já com pensamentos suicidas e, quando descobri seu mecanismo, imediatamente consegui sai desse torpor e dei uma guinada em minha vida, nunca mais passando por isso, não vou entrar em detalhes aqui porém, a palavra chave do mal que nos afunda em uma depressão é a obsessão cujo aspecto espiritual impacta de forma avassaladora no material. Com todas as pessoas que pude compartilhar minha experiência e a forma como saí, a recuperação foi relativamente rápida. Para maiores referências, se quiser, leia Libertação (André Luiz) na cena em que ele descreve a situação de Margarida, uma pessoas gravemente obsidiada que, aos olhos da ciência humana, era um ser com uma depressão extremamente profunda e debilitadora. Ali está a chave do porque caímos tanto em situações assim a ponto de queremos fugir da vida.
Confio totalmente no que você colocou aqui.
Um dia os médicos da Terra descobrirão que a espiritualidade tem muito mais influência na nossa vida no dia a dia do que sequer percebemos…👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Sei muito bem como é
Convivo com a depressão por mais de 10 anos
Após conseguir encontrar a medicação, hoje convivo com os ajustes de dosagem. Mas vamos em frente
Eu também levei alguns anos até encontrar a combinação ideal para mim. Tive a sorte de me consultar com um médico muito competente e humano, o Dr. Demétrio Ortega Rumi.
Estou gostando destes vídeos em ambientes externos ❤
É meu cenário temporário no Brasil
@@olacienciaque legal! Não sabia que vc estava por aqui ❤
Cada caso é um caso. Parente próximo conseguiu controlar a depressão com medicamentos e tratamento psicanalítico. Foi mudança de vida para ele.
Convivo com a depressão desde a adolescência, creio que surgiu ali na faixa dos 14 ou 15 anos, isso já fazem mais de 10 anos, de lá pra cá, passei por muitos tratamentos com psiquiatras pra controlar meus impulsos e pensamentos de autoextermínio, remédios que, de fato, me causaram dezenas de efeitos colaterais indesejados, mas que de certa forma ajudaram a salvar minha vida. Foi só nesse ano, 2024, depois de 11 anos convivendo com a depressão e ansiedade que eu comecei a fazer terapia, em Janeiro, tomei a decisão de começar na TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental), e essa amigos, foi a melhor decisão da minha vida, hoje, 10 meses depois, sessões semanais religiosamente seguidas, tenho meu transtorno controlado, hoje não tomo nenhum anti-depressivo ou anti-ansiolítico, foi feito o desmame, nesse processo surgiram outras questões como TDAH e hoje faço o acompanhamento pra isso, com uso de estimulantes como Venvanse, entretando, é esporádico, só preciso da medicação em dias em que sou extremamente exigido, em resumo, eu me "curei" da depressão e não preciso de nenhum remédio de controle de humor, mas vivo sabendo que ela está aqui comigo, mas hoje tenho mecanismos pra controlá-la, e esses mecanismos vieram da terapia, 10 anos de psiquiatras e remédios foram resolvidos com 10 meses de terapia. FAÇAM TERAPIA.
FAÇAM TERAPIA = Assumam com coragem e sinceridade todos os seus pensamentos, sentimentos, intenções, vontades e objetivos. TODOS. Sem isso não é terapia, é auto-engano. Espero ter complementado bem o seu raciocínio porque muitas vezes esses elementos que eu citei estão totalmente fora da realidade.
Como sempre digo,as pessoas não entendem que isso,a gente tem que aceitar,coisa que não é fácil,eu sinto como se fosse um gráfico com os altos e baixos,vc se sente sem motivação,então quando alguém falar sobre isso com você tente ajudar dando um pouco de atenção,procure algum grupo de ajuda !!TJ.🙏🏽
É muito ruim ter que lutar contra isso todos os dias!
Oii eu tenho um grupo no WhatsApp pra quem se sentir sozinho como eu querendo falar com alguém com os mesmos pensamentos como os meus é talvez fazer amizade,gostaria de entrar? Se quiser é só falar tá
@Soldameianoite0986 Interessante, como entra no grupo??
@@Gaabriel002 o link no comentário do meu vídeo tá,porque só lá que o link ta funcionando
Eu tomei medicação e melhorei muito, e faço terapia cognitiva!! Voltei a fazer exercícios e aos poucos me libertando!!❤
Sou psicóloga da Terapia Cognitivo Comportamental e amei esse vídeo ❤ Parabéns 👏🏼👏🏼
Faz um vídeo sobre terapias com psicólogos. Tem muito psicólogo ruim que agrava os problemas ao invés de ajudar, gente que dá palpite ou mistura religião, por exemplo. Como identificar os bons profissionais?
Não é só a TCC que trata bem a depressão.
Mas é a padrão ouro para o tratamento, por isso foi indicada.
Olha, essa é a pior coisa que pode acontecer na vida de um ser humano. Mas o pior mesmo é, quem não tem, dizer que tem cura...quando na verdade não tem cura, muito pelo contrário só piora e cada dia tem mais pessoas doentes. Eu já desisti da cura, e ir vivendo dia após dia até não conseguir mais
Ruminação, acho que valei em outros lugares e pensamentos intrusivo, não para coisas erradas, pensamentos chatos, quando temos que fazer algo chato, atrapalhando a atividade atual
Eu consegui chorar em um vídeo técnico como esse, é muito ruim lidar com a depressão, o bom é que com o tratamento melhora MUITO!
Pior é quando ja tentou de tudo e nada funciona pra curar isso, ficando sem opções.
Vale lembrar que problemas hormonais poder ser fator causador da depressão, principalmente, em mulheres. Meu exame da tireóide de TSH Ultra Sensível alterou para mais e um dos sintomas é humor deprimido. Tomei levotiroxina irei voltar pra repetir os exames e fazer o de t3 e t3 reverso.
Alma gritando por socorro, espirito abatido, foi asism que descobri ansiedade/depressão, e foi assim que pude entender de fato o que é entregar tudo na mao do Criador, e detalhe nao era um cara de muita fé nao, era indiferente a isso, mais o ser humano é carente desse amor que cura, e nao sera ninguem que vai sarar suas feridas, sera apenas tratamento paliativos....Bom, espero que todos que estejam pasasndo por isso possa ficar bem, se um dia precisar dobre seus joelhos e clame a Deus por socorro, que Ele vem !! Um dia duvidei da existencia Dele, hoje posso dizer que tenho certeza que Eele é a cura quando o buscamos em Espirito e em verdade, para aqueles que Crer e tem Fé! Deus abençoe
Somente Deus pode nos curar,o tratamento humano é paliativo,te intupindo de remédios, este vazio faz parte de todo ser humano,só pode ser preenchido por Jesus.Mas aí vou lhe garantir que ficará muito pior, pois o inimigo do Senhor que é nosso tbem,irá fazer de tudo para piorar,pois é uma enorme guerra entre o bem e o mau,aí irmão e irmã somente joelhos no chão e clamando ,orando para podermos vencer Não desista,o mundo é o palco mais cruel,mas Cristo nos garante vitória ❤
Mulheres, trans e etc.. que sofreram abusos sexuais e violências procurem mapa do acolhimento vcs conseguem terapia com piscologo e advogados gratuitos, me ajudou muito em uma fase que tive minha audiência do abuso descobri através de uma série da Netflix
Não é somente a TCC que faz um bom tratamento da depressão ou qualquer outro transtorno, qualquer abordagem psicológica reconhecida pelo CRP e sendo exercida é claro por um bom profissional vai cumprir com essa função.
Vc já ouviu falar sobre EVIDÊNCIA CIENTÍFICA?
@@isabela9708 Sim Sim, inclusive no último congresso de Psicologia Baseada em evidências um dos assuntos reforçados foi o respeito para com as outras abordagens psicológicas, já que uma não denigre a outra e bons profissionais tem plena compreensão com relação a isso.
@@IsabellaFernandessmas indicar uma terapêutica padrão ouro não é “denigrir”. Aba é padrão ouro para autismo e ninguém fala nada.
Luto com a depressão há anos, já fiz terapia, tratamento com psiquiatra. Mas o que me tirou desse poço foi eu seguir em frente, independente de qualquer coisa. Eu conversei com a minha psiquiatra e pedi pra diminuir a medicação, voltei pra faculdade e voltei a treinar. Às vezes fico triste por algum aborrecimento no trabalho, em casa...fico triste por uns dias, mas passa e eu sigo em frente, faço uma caminhada, cuido das minhas plantas, curto a minha neta...vivo um dia de cada vez, com fé em Deus de que no outro dia eu esteja melhor 🙌🏽
Consciência de classe da muita depressão também.
Este vídeo merece milhões e milhões de like !!!
Eu me vi na maioria dos sintomas do Lucrécio 😢, tenho depressão há mais de vinte anos, ela vai e vem, resumindo eu nunca posso planejar algo meses antes como as pessoas fazem, não sei como vou acordar amanhã, posso estar disposta ou sem vontade de fazer nada😢. Difícil viver assim, mas a Natureza é minha terapia, nos dias mais difíceis eu fico cuidando das minhas plantas, gracas a elas eu mesmo mal, tenho que levantar elas dependem de mim e eu delas, por isso digo que Plantar é Viver 😍🙏🌻♥️♥️♥️ Deus abençoe a natureza linda 🙏🙏🙏
Parabéns pela escolha e riqueza ao abordar o tema.
Importante tbm falar que nem tudo é depressão. Vejo mta gente se auto diagnosticando e determinando que tem depressão, tdah, autismo e não é assim que funciona, é preciso o diagnóstico de um profissional. Outro ponto, peça ao seu médico exames de sangue para ver como estão suas vitaminas, pois B12 baixa pode mto bem causar sintomas semelhantes a depressão, um bom médico antes de iniciar com os antidepressivos, vai te pedir exames para ver suas vitaminas.
Estou tentando sobreviver com esta doença, não é fácil, aí da não desisti, confesso que tenho muito medo de ficar louca ou surtar e fazer uma besteira 😔
É esse medo constante que agrava a dor, procure ajuda, busque sempre estar perto de pessoas que lhe faça bem, participe de grupos, não desista, todos nós estamos lutando ❤