Essa entrevista deveria passar nas escolas, faculdades, as famílias deveria fazer um churrasco no domingo e convocar todos os parentes para assistir- lá!
+Renato Martins os barões empresariais da mídia só querem a troca do poder. Não influenciam positivamente, alimentam o povo com o que há de pior. Hoje estamos assistindo em crise a telenovela, O Golpe.
+Flávio Faive Mais ou menos também... Menos que um governo de esquerda!?? É exatamente isso que um governo de esquerda promove, corporativismo. Quando não, promovem coisas piores como empresas estatais, que só servem para lavar dinheiro.
+Endrew Rafael Avelino Celestino Concordo man, o problema desse estado de bem estar social é que a princípio os governos criam uma política de usar o dinheiro arrecadado restritamente para o bem da população como, saúde e educação, a proposta é nunca usar esse dinheiro pra pagar dívida pública, o problema é que sempre acabam usando esse dinheiro pra pagar a dívida pública e pra repor esse "buraco" eles começam a aumentar mais a interferência na economia, vide o que aconteceu na suécia.
Confesso que não conhecia muito de economia,mas venho acompanhando o roda viva e tem sido enriquecedor debates como esses que infelizmente não são vistos pela maior parte interessada,o cidadão do Brasil.Parabéns a Marcos Lisboa pela transparência e competência e ao Roda viva pela oportunidade.
A capacidade e conhecimento do Marcos Lisboa é indubitável e devido a isso mesmo que a bancada deveria ser composta por ao menos alguns economistas com ideias dispares para o enriquecimento do debate.
Sensacional entrevista. Entrevistado que mostra com clareza os reais problemas a serem enfrentados. Por mais que os entrevistadores tentaram, o Sr Marcos manteve sua isenção política, mostrando que os problemas não enfrentados pelos políticos de forma generalizada. Parabéns!
Ver o Espírito Santo ser apontado como exemplo não tem preço nesse meu coração capixaba. Muito embora o governo Hartung tenha muitas aspas em sua gestão.
É aquilo sem quebrar os ovos não há omelete kkkķkkk mas quando comparado Rio de Janeiro e o Espírito Santo vê-se um abismo e hoje seus ex governadores foram presos.
Muito bom... sou professora e estou às portas de aposentar. Minha vontade de aposentar rápido se deve à falta de investimento na educação. Adoeci... se tivesse um salário bom, investimento na educação, trabalharia até o dia em que Deus me desse vida. Mas , infelizmente, encarar 40 a 50 alunos em sala, analfabetos funcionais, é difícil continuar trabalhando porque adoecemos.
Muito boa essa entrevista. Aliás, ele explica de uma forma muito clara os problemas de economia relacionados ao Estado. Parabéns TV Cultura, Roda Viva e Marcos Lisboa. Em 2021, eu não vejo a hora de ver o País sair do fundo do poço.
Gente, um cara que os olhos pautados na realidade e não em ideologia fracassada. Claro, essas coisas que ele falou não vão ser feitas, eu não tenho nenhuma esperança do brasil da certo. Mas é bom ver que tem pessoas sensatas ainda no Brasil.
+Clay Meneses e o mais grave sem oposição de credibilidade e com apoio de grande parte do empresariado e de importantes economistas brasileiros. Além disso a imprensa não fez seu papel de dar foco neste debate.
Marcos Lisboa fala com muita propriedade e fornece o seu cartão de visita para os eventuais governos garantindo seu emprego. Porém qualquer brasileiro sabe que o que está destruindo o País é a corrupção. O brasil precisa rever as Leis e classificar, por exemplo, como crime hediondo, crimes de colarinho branco. A solução é combater de forma implacável a corrupção.
Muito boa discussão sobre a economia. Acho que ficou faltando abordar a política macroeconômica, com aprofundamento nas taxas de juro e cambial e suas relações com a atual crise e suas possíveis mudanças.
@@OnePieceAUTORIZED André Lara Resende, Mauro Benevides, enfim, gente que pensa o complexo, não essas simplificações grosseiras. Além de terem trabalho pregresso a demonstrar suas qualidades, como Lara Resende como formulador principal do plano real e Mauro Benevides como secretaria de finanças do Estado do Ceará.
Esta crise econômica não requer um governo melhor, requer menos governo. Se for nenhum governo, melhor ainda. Eu sou a favor de tirar todos esses políticos de lá, e colocar uma equipe de araras-azuis para nos governar. A crise iria terminar rapidinho e de quebra seria evitada a extinção das araras-azuis criando um mercado para elas.
Realmente, governo melhor é menos governo. Ou seja, um governo que interfira menos, que não proteja produtores ineficientes e que permita aos mais eficientes se enriquecer.
O triste é pensar nas opções pra presidência em 2022, nenhum chega nem perto de aplicar o que ele propõe, tem bobo que achou que o paulo guedes era bom kkkkkk, bom seria se alguém chamasse o lisboa o meirelles...
Realmente o ambiente de negócios é bem complicado no Brasil e o sistema tributário é uma loucura... eu como futuro economista acredito que essas duas coisinhas poderiam fazer a gente deixar a crise pra trás e conseguir atingir um novo ciclo de desenvolvimento...
Como sempre, um programa imperdível nas segundas-feiras. Apenas achei que o mediador, Augusto Antunes, foi um pouco rude demais com a jornalista Catherine Vieira, no início do quarto bloco.
No meio da entrevista ele fala que a ociosidade da indústria girava entre 20 e 50%. No fim ele diz que estímulo da demanda interna é um equívoco e que causou estagflação (inflação sem crescimento). Ora, isso é contraditório. Se há capacidade ociosa, como pode haver sobredemanda?
Nossa, que bancada fraca. Lembro do Roda Viva com Roberto Campos, discutindo com Marco Aurélio Garcia. Tem tanta gente boa pra chamar: Vera Magalhães, Teresa Cruvinel, Gabeira, etc. Nessa entrevista os jornais mandaram só esses "meia-colher" que não conseguem fazer uma pergunta sem gaguejar e se enrolar.
PARABÉNS, NEUMANE! Você lavou a alma dos brasileiros e do Brasil! Chega de jornalista meia-boca! #ForaPT #ImpeachmentMarcoAurelio #STFNÃOmeRepresenta #ARepublicaCaiu #ANossaBandeiraJamaisSeráVermelha #VoltaMonarquia #BrasilImperial
Caramba... foi uma entrevista esclarecedora e ao mesmo tempo desanimadora!!! Este é o segundo técnico em economia que eu vejo afirmar, que futuramente será extinto o pagamento de aposentadoria à idosos, devido à diminuição na contribuição do INSS!!! E não vai demorar muito tempo prá isso acontecer não, se é que já não está acontecendo!!!
Resumindo, foram tantos privilégios e benefícios dados pelo governo a grupos de interesse que o Brasil acabou virando uma mamata. Agora meus amigos, a gente tem q correr muito atrás pra compensar o prejuízo.
Michel Temer está estudando nomear Marcos Lisboa para o Ministério da Fazenda e exonerar o incompetente Nelson Barbosa. Estou no começo da entrevista e já confio nele!
4 anos se passaram, estamos no mesmo estágio de manicômio tributário, corrupção, estado gigante e disfuncional, serviços públicos caríssimos e não avaliados. Seguimos sem ouvir o Marcos.
+Armas Salvam - Concordo, mas as pesquisas são todas compradas, a estratégia das esquerdas é exatamente essa, fazer o povo acreditar naquilo que eles querem: *Que a Marina é a favorita para 2018 *Que o impeachment é um golpe *Que o Lula é honesto... etc A mentira é o combustível das esquerdas.
@@abrasuamente11 Esse seu macartismo não te leva a lugar nenhum, fera.. Lula governou para o povo e não fez nenhuma aventura na política econômica, governou com ortodoxia e agenda clara e prol do povo.
*PROL DO POVO *PARA O POVO *COM O POVO, POVO, POVO, POVO Esse velho discurso já não convence, salvo o Nordeste, região onde predomina a desinformação. Interessante, 2 anos depois foi comprovado que o Brasil aprendeu a lição, esquerda praticamente varrido via Urnas.
+Mactubr Foi Secretário de Politica Econômica do primeiro governo Lula, o governo que foi tão bem sucedido que pavimentou a continuidade por mais três períodos, pois todos achavam que uma hora iriam reencontrar o fio da meada. Marina Silva é a esquerda pintada de verde.
Anderson Borges esse cargo foi a única referência na breve apresentação do ótimo economista entrevistado. Por isso destaquei a passagem dele pelo Itaú.
voltei nesse video só rpa lembrar que temos 16 milhoes de desemrpegados formais hj em 2021 e outros 30 que já nem entram na conta pois não procuram mais empregos formais
Boa entrevista. O "what" está perfeito. O "how" muito acadêmico, chegando a beirar a utopia. Não existe tempo, maturidade política e até mesmo, vontade dos setores que serão impactados por eventuais mudanças. O caminho passa por redução do estado e consequentemente, privatização ampla de todo serviço público, com exceção do judiciário e da segurança pública (inclusive defesa). Essa segunda onda de privatizações, permitiria a captação de recursos e simultaneamente, fazer valer os conceitos de meritocracia e produtividade, que atualmente sao palavras abomináveis pela grande maioria do funcionalismo público.. Atenção. Privatização não significa fim dos programas sociais na educação e saúde. O governo subsidia quem necessita, obtendo assim, melhor retorno de cada real investido. Não há tempo para ensaios. Falta profissionalismo na elite política do Brasil.
Antes de se falar em reforma da previdência deveríamos falar primeiro em fazer diversas outras reformas estruturais. Reforma política e reforma tributária primeiro, depois reforma da previdência, senão estarão correndo um risco maior de prejudicar os mais pobres para beneficiar os mais ricos.
A previdência está corroendo as finanças públicas, não é questão de querer, ela será feita. Isso não é prejudicial para os pobres, pelo contrario, isso garante que quem se aposentou irá receber e quem está contribuindo conseguirá se aposentar (pois a previdência não irá quebrar).
A Seguridade Social não tem déficit, muito pelo contrário... é feita uma jogada contábil para enganar os desavisados, por lei é proibida a criação ou majoração de benefício sem a correspondente fonte de custeio... pesquise sobre "A Falácia do déficit da Previdência", em vez de ficar repetindo o que ouve por aí. Procure tmbm nas fontes principais, leis e orçamento, e não reportagens da mídia comprada... flw
Você está me dizendo que mesmo o número de contribuintes caindo e o numero de aposentados aumentando a Previdência é e continuará sendo superavitária? Você está me dizendo que existe um complô, e os déficits registados pelo Banco Central não existem? Se tudo isso que você está ne dizendo é verdade só resta uma alternativa, privatizar. www.bcb.gov.br/pec/boletim/banual2015/rel2015cap4p.pdf
Repito, um relatório gerencial tem flexibilidade para comparar diversas informações q se tornam ferramentas de enganação para quem não entende do assunto, o fato de reduzir o número de contribuintes e aumentar a quantidade de idosos está longe de ser um desastre no Brasil. Haja vista não ser apenas as Contribuições com a rubrica INSS que desconta dos contracheques que são destinadas para o mesmo e sim diversas outras contribuições Sociais, até sobre receita de jogos de futebol e concursos de prognósticos. Procure ler e entender a lei 8212/91...flw
+lhmissio. Calote não é uma boa ideia. Precisamos agir dentro da lei. Nesse caso, cumprir o artigo 26 das disposições transitórias da constituição. Artigo que deveria ter sido cumprido pela 1ª vez, há 26 anos.
Art. 26. No prazo de um ano a contar da promulgação da Constituição, o Congresso Nacional promoverá, através de Comissão mista, exame analítico e pericial dos atos e fatos geradores do endividamento externo brasileiro. § 1º A Comissão terá a força legal de Comissão parlamentar de inquérito para os fins de requisição e convocação, e atuará com o auxílio do Tribunal de Contas da União. § 2º Apurada irregularidade, o Congresso Nacional proporá ao Poder Executivo a declaração de nulidade do ato e encaminhará o processo ao Ministério Público Federal, que formalizará, no prazo de sessenta dias, a ação cabível.
+Roland Matt Rola Quando a constituição foi promulgada o Brasil estava em calote da dívida externa, então não tinha o que perder fazendo auditoria, o que qualquer agente econômico experiente sabe ser calote, mas hoje temos muito a perder, essa é só mais um artigo dessa constituição horrível que deixa o Brasil ingovernável.
Fortalecimento de agências reguladoras? Tá de sacanagem, né? Regulamentações é o que faz o Brasil ter serviços péssimos e caros. Um exemplo; a Anatel! Toda operadora tem que passar pela Anatel, por que disso? Ninguém sabe, mas só sei que você tem 4 opções desde sempre: Oi, claro, vivo e tim
O que mata a concorrência e a consequentemente melhora de serviços não são as agências reguladoras,e sim a influência política de grandes empresas dentro delas. O Marcos se refere ao fortalecimento das agências reguladoras justamente em relação à diminuição da influência política interna,que resultaria em uma regulação favorável à concorrência.
E o BR não melhorou. E tivemos um Salnorabo e uma Pandemia de quebra, e com muita corrupção e incompetência, de de um desgoverno fascista. Pobre BR quanto sofrimento...🤡🤥🤑😭
Tirem o Augusto Nunes daí, por favor! Ele é um péssimo entrevistador, super tendencioso além de pretensioso. Não se presta a este trabalho, tão importante para a televisão brasileira.
Os economistas liberais costumam tratar concorrência e meritocracia como profissões de fé. Mas não reconhecem que a concorrência e, sobretudo, a meritocracia, apenas são consideradas em termos de produção de valor. Só há mérito para quem é vitorioso na produção de valor de troca (serviços e mercadorias). E todos aqueles que têm mérito em valores não mercantis? Estes são muitos! É suficiente para estes “perdedores da concorrência” serem meramente alvos de políticas sociais para pobres? O economicismo dos liberais embota os difíceis problemas da realidade social.
+Geraldo Cappelletti Ferreira Cara, vejo muito disso. Falam que Joaquim Barbosa, Sergio Moro, etc poderiam ser políticos pra consertar o Brasil, mas eles não tem habilidade política. São bons no que fazem(juiz, economista, etc) se largassem o que fazem bem pra virar político, seriam mais um :(
Bancada não foi muito bem escolhida. Deveriam ter sido escolhidos jornalistas de outra ideologia, que não veículos ultraliberais. A vejalização da Roda Viva é lamentável.
Concordo. O debate seria bem melhor. Mas, o economista foi bem, não se deixou levar não. Fora que, na conjuntura atual, se juntassemos liberais com os conservadores atuais, o debate seria entre eles e o economista não ia ter espaço. É preciso de um roda-viva com uma banca de outra ideologia e o mesmo cara. Seria ótimo e educativo!
Guilherme Rodrigues apesar de serem de veículos cujos donos destilam ódio a cada edição fui surpreendido positivamente pelos jornalistas. Até o Luis Lima (representante da Veja.com ) mostrou-se sensato e formulou perguntas interessantes. O ponto negativo mais uma vez foi o mediador com sua arrogância e parcialidade.
Discurso econômico tecnicamente muito bem construído (incluindo as evasivas) e quase convincente, mas baseado numa ideologia 99% neoliberal. Os problemas são tratados de forma superficial em relação à economia e política externas (crise dos mercados por exemplo) e as sutilezas de caráter neoliberal são assustadoras. Seria um assessor útil, mas como ministro - de médio e longo prazos - correremos riscos de ver emergir um dirigente desastroso para a realidade (social) brasileira.
Falou "neoliberal" já sei que não sabe nada de economia. O discurso dele é obviamente LIBERAL (não existe nada de neo nisso), mercados monopolistas são de natureza ineficiente (óbvio), não há economista decente que defenderia um modelo estatal.
@@nome3296 proponho o capitalismo de Estado aos moldes do chines. Empresas pubkicas e privadas fortes e controle dos oligopolios, é assim que a a china dominara o mundo.
@@luizconte838 ok... só que a China não é democracia. Esse detalhe muda tudo. Obs: rsrs vc me respondeu um comentário de 3 anos atrás(tipo ja perdeu todo o contexto), por acaso eu tava online aqui e vi agora.
3 anos e meio depois e a fala do Marcos Lisboa continua totalmente atualizada.
Exatamente isso! Infelizmente, fomos atropelados pelo covid19, que já levou toda a Reforma da Previdência.......ufa............
5:13
A economia e gente vê depois.
Essa entrevista deveria passar nas escolas, faculdades, as famílias deveria fazer um churrasco no domingo e convocar todos os parentes para assistir- lá!
+Renato Martins os barões empresariais da mídia só querem a troca do poder. Não influenciam positivamente, alimentam o povo com o que há de pior. Hoje estamos assistindo em crise a telenovela, O Golpe.
Escuto quando estou na academia malhando
Venho do futuro para informar que o Paulo Guedes está colocando essa agenda pra frente.
estou aqui justamente pela faculdade, abraços professor Ricardo melhor professor de economia política internacional ever
@@camibgt Qual o sobrenome dele?
FINALMENTE alguém que entende de economia no Roda Viva.
+Flávio Faive Mais ou menos também... Menos que um governo de esquerda!?? É exatamente isso que um governo de esquerda promove, corporativismo. Quando não, promovem coisas piores como empresas estatais, que só servem para lavar dinheiro.
+Flávio Faive Isso aí Geisel = PT. Tudo estatistas coletivistas.
+Endrew Rafael Avelino Celestino Concordo man, o problema desse estado de bem estar social é que a princípio os governos criam uma política de usar o dinheiro arrecadado restritamente para o bem da população como, saúde e educação, a proposta é nunca usar esse dinheiro pra pagar dívida pública, o problema é que sempre acabam usando esse dinheiro pra pagar a dívida pública e pra repor esse "buraco" eles começam a aumentar mais a interferência na economia, vide o que aconteceu na suécia.
@Sergio Moro Caçador de Corrupto Falando em ferrovias o Ministro da Infra-estrutura Tarcísio está dando um show...
assistindo em 16/04/2023 e os problemas e os governos são iguais
Excelente entrevista. O economista Marcos Lisboa tem um excelente visão dos problemas brasileiros e quais os caminhos para resolvê-los.
Confesso que não conhecia muito de economia,mas venho acompanhando o roda viva e tem sido enriquecedor debates como esses que infelizmente não são vistos pela maior parte interessada,o cidadão do Brasil.Parabéns a Marcos Lisboa pela transparência e competência e ao Roda viva pela oportunidade.
Como diz a Miriam Leitão, economia é o nosso dia a dia!
Marcos Lisboa, sem palavras para descrever um cara que fala realmente o que sabe e entende. parabéns
Marcos Lisboa: lucidez, isenção e foco no principais problemas estruturais.
A capacidade e conhecimento do Marcos Lisboa é indubitável e devido a isso mesmo que a bancada deveria ser composta por ao menos alguns economistas com ideias dispares para o enriquecimento do debate.
Sensacional entrevista. Entrevistado que mostra com clareza os reais problemas a serem enfrentados. Por mais que os entrevistadores tentaram, o Sr Marcos manteve sua isenção política, mostrando que os problemas não enfrentados pelos políticos de forma generalizada. Parabéns!
Ver o Espírito Santo ser apontado como exemplo não tem preço nesse meu coração capixaba. Muito embora o governo Hartung tenha muitas aspas em sua gestão.
É aquilo sem quebrar os ovos não há omelete kkkķkkk mas quando comparado Rio de Janeiro e o Espírito Santo vê-se um abismo e hoje seus ex governadores foram presos.
"Estado grande é a porta de entrada dos problemas éticos que enfrentamos hoje." Disse tudo.
"Grande pra quem?", parafraseando o próprio.
Muito bom... sou professora e estou às portas de aposentar. Minha vontade de aposentar rápido se deve à falta de investimento na educação. Adoeci... se tivesse um salário bom, investimento na educação, trabalharia até o dia em que Deus me desse vida. Mas , infelizmente, encarar 40 a 50 alunos em sala, analfabetos funcionais, é difícil continuar trabalhando porque adoecemos.
Vai trabalhar como pedreira.
Espetacular. Excelente entrevista. O Marcos Lisboa dá uma aula de economia.
Excelente programa, um técnico que mostrou o nosso problema a partir das raízes!
Muito boa essa entrevista.
Aliás, ele explica de uma forma muito clara os problemas de economia relacionados ao Estado.
Parabéns TV Cultura, Roda Viva e Marcos Lisboa.
Em 2021, eu não vejo a hora de ver o País sair do fundo do poço.
Marcos Lisboa economista top.
+Armas Salvam Vai tomar no teu cu. Desde quando Bostantino é economista ?
Armas Salvam Qual a contribuição dele pra economia além de promover boicotes macartistas ?
+Armas Salvam Constantino é fraco
Alexandre do Insper
Mansueto são economistas melhores
+Armas Salvam Nada é pior que o Bresser e Belluzzo
@Sergio Moro Caçador de Corrupto O que acha do Paulo Guedes?
Eis um intelectual que ainda merece respeito.
Gente, um cara que os olhos pautados na realidade e não em ideologia fracassada.
Claro, essas coisas que ele falou não vão ser feitas, eu não tenho nenhuma esperança do brasil da certo. Mas é bom ver que tem pessoas sensatas ainda no Brasil.
Gostei demais dessa entrevista. Ele foi bem específico, deu exemplos, e mais exemplos. Gostei bastante.
Parabéns pela a entrevista uma pessoa descente esse representa o Brasil .genio
Excelente entrevista! Marcos Lisboa é muito lúcido! Fizeram a farra do boi e destruíram as poucas conquistas amealhadas!
+Clay Meneses e o mais grave sem oposição de credibilidade e com apoio de grande parte do empresariado e de importantes economistas brasileiros. Além disso a imprensa não fez seu papel de dar foco neste debate.
Marcos Lisboa fala com muita propriedade e fornece o seu cartão de visita para os eventuais governos garantindo seu emprego. Porém qualquer brasileiro sabe que o que está destruindo o País é a corrupção. O brasil precisa rever as Leis e classificar, por exemplo, como crime hediondo, crimes de colarinho branco. A solução é combater de forma implacável a corrupção.
É inacreditável como o Brasil é bilionário de bons e geniais economistas, mas vamos de crise em crise sem fim. ATÉ QUANDO?????!!!!!!!
Concordo plenamente com você, Jairo.
Muito boa discussão sobre a economia. Acho que ficou faltando abordar a política macroeconômica, com aprofundamento nas taxas de juro e cambial e suas relações com a atual crise e suas possíveis mudanças.
Eu vendo isso em dez/22... e próximo mês voltatemos a esse loop.. Deus nos proteja
Como economista posso dizer: discurso fantástico
Economista? Bonita desse jeito?
Isso mesmo, economistas adoram discursos.
Economista ruim
@@AlanRobson_ Fala um economista bom, na sua opinião.
@@OnePieceAUTORIZED André Lara Resende, Mauro Benevides, enfim, gente que pensa o complexo, não essas simplificações grosseiras. Além de terem trabalho pregresso a demonstrar suas qualidades, como Lara Resende como formulador principal do plano real e Mauro Benevides como secretaria de finanças do Estado do Ceará.
Que cara inteligente,es acima da média.
Uma pena um entrevistado tão bom ser entrevistado por jornalistas tão rasos em um momento tão importante.
É verdade. TODOS tentaram focar em política, enquanto o entrevistado tentava se esquivar e focar em economia...
@@guilhermerodrigues6214 Politica qualquer tiozão de bar fala, já economia...
@@guilhermerodrigues6214 Que jornalistas rasos realmente.
Realmente considerações extremamente lúcidas. Muito bom!
Esta crise econômica não requer um governo melhor, requer menos governo. Se for nenhum governo, melhor ainda. Eu sou a favor de tirar todos esses políticos de lá, e colocar uma equipe de araras-azuis para nos governar. A crise iria terminar rapidinho e de quebra seria evitada a extinção das araras-azuis criando um mercado para elas.
+Flávio Faive ...KKKKK.. SE VC colocar 10 chimpanzes com 38 na mão la no congresso a economia fica melhor do que ta agora
+Flávio Faive Nem sei eim, tem um monte de tucanos azuis lá e só fazem merda ahuahuahuahuauhahuahuahuahuahua.....
Realmente, governo melhor é menos governo. Ou seja, um governo que interfira menos, que não proteja produtores ineficientes e que permita aos mais eficientes se enriquecer.
araras e tucanos são de espécies diferentes hahaha
+Flávio Faive menos governo = a nada de esquerda.
o pai do Fabio Porchat é foda
programa sensacional, valeu este é um NOTÁVEL, economista
Deveria haver outro roda viva com ele, comentando as medidas adotadas para a economia pelo novo presidente.
Paulo Guedes está implementando essa agenda
Época boa do Roda Viva. Antes da lacrosfera tomar conta e acabar com o programa...
Muito boa essas informações
Muito bonito e correto em alguns pontos, que não aponta realmente as categorias previlegiadas. NÃO vejo solução
O tempo passa e as coisas no Brasil não mudam.
Passaram-se quase 5 anos, e parece que essa entrevista aconteceu ontem de tão atual que é.
O triste é pensar nas opções pra presidência em 2022, nenhum chega nem perto de aplicar o que ele propõe, tem bobo que achou que o paulo guedes era bom kkkkkk, bom seria se alguém chamasse o lisboa o meirelles...
@@lukas51240 chapa meirelles presidente e lisboa ministro da economia pra ontem
Realmente o ambiente de negócios é bem complicado no Brasil e o sistema tributário é uma loucura... eu como futuro economista acredito que essas duas coisinhas poderiam fazer a gente deixar a crise pra trás e conseguir atingir um novo ciclo de desenvolvimento...
Como sempre, um programa imperdível nas segundas-feiras.
Apenas achei que o mediador, Augusto Antunes, foi um pouco rude demais com a jornalista Catherine Vieira, no início do quarto bloco.
@tatti salles Tatti, vc eh economista?
@tatti salles Eita... Que massa... Estou querendo estudar economia tbm... Tá fazendo onde?
@tatti salles Quero mestrado... Sou advogado.
No meio da entrevista ele fala que a ociosidade da indústria girava entre 20 e 50%. No fim ele diz que estímulo da demanda interna é um equívoco e que causou estagflação (inflação sem crescimento). Ora, isso é contraditório. Se há capacidade ociosa, como pode haver sobredemanda?
Nossa, que bancada fraca. Lembro do Roda Viva com Roberto Campos, discutindo com Marco Aurélio Garcia. Tem tanta gente boa pra chamar: Vera Magalhães, Teresa Cruvinel, Gabeira, etc. Nessa entrevista os jornais mandaram só esses "meia-colher" que não conseguem fazer uma pergunta sem gaguejar e se enrolar.
Exceção é a Naiana Oscar, que consegue fazer uma pergunta.
Boa.
Boa entrevista !
PARABÉNS, NEUMANE! Você lavou a alma dos brasileiros e do Brasil! Chega de jornalista meia-boca! #ForaPT #ImpeachmentMarcoAurelio #STFNÃOmeRepresenta #ARepublicaCaiu #ANossaBandeiraJamaisSeráVermelha #VoltaMonarquia #BrasilImperial
Como fazer as pessoas terem acesso à esse tipo de informação
Excelente economista, muito inteligente.
Caramba... foi uma entrevista esclarecedora e ao mesmo tempo desanimadora!!!
Este é o segundo técnico em economia que eu vejo afirmar, que futuramente será extinto o pagamento de aposentadoria à idosos, devido à diminuição na contribuição do INSS!!! E não vai demorar muito tempo prá isso acontecer não, se é que já não está acontecendo!!!
Essa entrevista estará sempre atual porque o Brasil não estará preparado para ela.
15:40 e o 'economista' Hans Landa (Marco Antonio Villa) diz que crise igual a essa só em 1929.
Excelente entrevista.
Resumindo, foram tantos privilégios e benefícios dados pelo governo a grupos de interesse que o Brasil acabou virando uma mamata. Agora meus amigos, a gente tem q correr muito atrás pra compensar o prejuízo.
Pelo amor de Deus , tem q fazer uma entrevista com Hélio Beltrão... Ou com alguém do mises
Michel Temer está estudando nomear Marcos Lisboa para o Ministério da Fazenda e exonerar o incompetente Nelson Barbosa. Estou no começo da entrevista e já confio nele!
Não vai ter golpe, vai ter impeachment e cadeia.
Tá tendo. 500 dias na cadeia.
adorei, este sim entende de economia
Otimo vídeo👏👏👏👏👏
Temer, chame o Marcos Lisboa para ministro da Fazenda.
revendo esta aula em novembro/2022...
Precisamos liberdade Econômica, Desburocratização e desestatização .
4 anos se passaram, estamos no mesmo estágio de manicômio tributário, corrupção, estado gigante e disfuncional, serviços públicos caríssimos e não avaliados.
Seguimos sem ouvir o Marcos.
Que à partir de agora, o Brasil aprenda a lição, políticas de esquerda nunca mais..
+Armas Salvam - Concordo, mas as pesquisas são todas compradas, a estratégia das esquerdas é exatamente essa, fazer o povo acreditar naquilo que eles querem:
*Que a Marina é a favorita para 2018
*Que o impeachment é um golpe
*Que o Lula é honesto... etc
A mentira é o combustível das esquerdas.
@@abrasuamente11
Esse seu macartismo não te leva a lugar nenhum, fera..
Lula governou para o povo e não fez nenhuma aventura na política econômica, governou com ortodoxia e agenda clara e prol do povo.
*PROL DO POVO
*PARA O POVO
*COM O POVO, POVO, POVO, POVO
Esse velho discurso já não convence, salvo o Nordeste, região onde predomina a desinformação.
Interessante, 2 anos depois foi comprovado que o Brasil aprendeu a lição, esquerda praticamente varrido via Urnas.
Entrevista 10/10
Não precisamos de reforma na previdência social, e sim precisamos abolir o INSS.
Foi em 2016, mas parece que foi ontem. Nada mudou...
Excelente!
Aqui em 2021 estamos agonizando com a Pandemia.
Com Temer em 2016 éramos felizes e não sabíamos.
Vdd.
Tinham que chamar o Ricardo Amorim também.
+Victor Alysson De acordo. Ricardo Amorim devia ter sido convidado a fazer parte desse programa.
Marcos Lisboa foi diretor do Banco Itaú, ligado aos Setúbal. São liberais simpatississímos ao PSDB e Marina Silva, correto?
+Mactubr Foi Secretário de Politica Econômica do primeiro governo Lula, o governo que foi tão bem sucedido que pavimentou a continuidade por mais três períodos, pois todos achavam que uma hora iriam reencontrar o fio da meada. Marina Silva é a esquerda pintada de verde.
Anderson Borges
esse cargo foi a única referência na breve apresentação do ótimo economista entrevistado. Por isso destaquei a passagem dele pelo Itaú.
Eu percebi nele uma profunda ligação com a Social Democracia.
Vcs já perceberam como o PSDB está presente na mídia?
Muito bom
voltei nesse video só rpa lembrar que temos 16 milhoes de desemrpegados formais hj em 2021 e outros 30 que já nem entram na conta pois não procuram mais empregos formais
põ,o jornalista demora uma eternidade para fazer uma pergunta.O programa é curto e até que se consegue fazer a pergunta ,o tempo acabou.
+gilmar6606 É o ego. O cara quer aparecer pegando carona no entrevistado.
Boa entrevista. O "what" está perfeito. O "how" muito acadêmico, chegando a beirar a utopia. Não existe tempo, maturidade política e até mesmo, vontade dos setores que serão impactados por eventuais mudanças. O caminho passa por redução do estado e consequentemente, privatização ampla de todo serviço público, com exceção do judiciário e da segurança pública (inclusive defesa). Essa segunda onda de privatizações, permitiria a captação de recursos e simultaneamente, fazer valer os conceitos de meritocracia e produtividade, que atualmente sao palavras abomináveis pela grande maioria do funcionalismo público.. Atenção. Privatização não significa fim dos programas sociais na educação e saúde. O governo subsidia quem necessita, obtendo assim, melhor retorno de cada real investido. Não há tempo para ensaios. Falta profissionalismo na elite política do Brasil.
Antes de se falar em reforma da previdência deveríamos falar primeiro em fazer diversas outras reformas estruturais. Reforma política e reforma tributária primeiro, depois reforma da previdência, senão estarão correndo um risco maior de prejudicar os mais pobres para beneficiar os mais ricos.
+Danilo Lima Já que pra reformar a previdência é necessário primeiramente melhorar o mercado de trabalho...
A previdência está corroendo as finanças públicas, não é questão de querer, ela será feita. Isso não é prejudicial para os pobres, pelo contrario, isso garante que quem se aposentou irá receber e quem está contribuindo conseguirá se aposentar (pois a previdência não irá quebrar).
A Seguridade Social não tem déficit, muito pelo contrário... é feita uma jogada contábil para enganar os desavisados, por lei é proibida a criação ou majoração de benefício sem a correspondente fonte de custeio... pesquise sobre "A Falácia do déficit da Previdência", em vez de ficar repetindo o que ouve por aí. Procure tmbm nas fontes principais, leis e orçamento, e não reportagens da mídia comprada... flw
Você está me dizendo que mesmo o número de contribuintes caindo e o numero de aposentados aumentando a Previdência é e continuará sendo superavitária? Você está me dizendo que existe um complô, e os déficits registados pelo Banco Central não existem? Se tudo isso que você está ne dizendo é verdade só resta uma alternativa, privatizar. www.bcb.gov.br/pec/boletim/banual2015/rel2015cap4p.pdf
Repito, um relatório gerencial tem flexibilidade para comparar diversas informações q se tornam ferramentas de enganação para quem não entende do assunto, o fato de reduzir o número de contribuintes e aumentar a quantidade de idosos está longe de ser um desastre no Brasil. Haja vista não ser apenas as Contribuições com a rubrica INSS que desconta dos contracheques que são destinadas para o mesmo e sim diversas outras contribuições Sociais, até sobre receita de jogos de futebol e concursos de prognósticos. Procure ler e entender a lei 8212/91...flw
Essa Catherine não consegue terminar de falar uma frase.
Interessante. Mas não dá para falar de previdência, sem falar de DRU.
Não dá para falar de orçamento sem falar de dívida pública.
+Roland Matt Rola Dívida pública é fácil, bora dar calote de boas
+lhmissio. Calote não é uma boa ideia. Precisamos agir dentro da lei. Nesse caso, cumprir o artigo 26 das disposições transitórias da constituição. Artigo que deveria ter sido cumprido pela 1ª vez, há 26 anos.
+Roland Matt Rola O que diz este artigo?
Art. 26. No prazo de um ano a contar da promulgação da Constituição, o Congresso Nacional promoverá, através de Comissão mista, exame analítico e pericial dos atos e fatos geradores do endividamento externo brasileiro.
§ 1º A Comissão terá a força legal de Comissão parlamentar de inquérito para os fins de requisição e convocação, e atuará com o auxílio do Tribunal de Contas da União.
§ 2º Apurada irregularidade, o Congresso Nacional proporá ao Poder Executivo a declaração de nulidade do ato e encaminhará o processo ao Ministério Público Federal, que formalizará, no prazo de sessenta dias, a ação cabível.
+Roland Matt Rola Quando a constituição foi promulgada o Brasil estava em calote da dívida externa, então não tinha o que perder fazendo auditoria, o que qualquer agente econômico experiente sabe ser calote, mas hoje temos muito a perder, essa é só mais um artigo dessa constituição horrível que deixa o Brasil ingovernável.
53:59 - me pergunto isso com frequência...
Passando so p dizer que 8 anos dps os problemas continuam os mesmos
nada mudou
🤦♂
Olho pra cara do Augusto Nunes e tenho vontade de vomitar.
Fortalecimento de agências reguladoras? Tá de sacanagem, né? Regulamentações é o que faz o Brasil ter serviços péssimos e caros. Um exemplo; a Anatel! Toda operadora tem que passar pela Anatel, por que disso? Ninguém sabe, mas só sei que você tem 4 opções desde sempre: Oi, claro, vivo e tim
Ele eh Social Democrata ou Liberal?
O que mata a concorrência e a consequentemente melhora de serviços não são as agências reguladoras,e sim a influência política de grandes empresas dentro delas. O Marcos se refere ao fortalecimento das agências reguladoras justamente em relação à diminuição da influência política interna,que resultaria em uma regulação favorável à concorrência.
Quando ele fala de privilégios na Petrobras, é um eufemismo para roubo!!
CHAMEM O RICARDO AMORIM!!!!!!!!!!!!!!!!!
+lhmissio Concordo com voce. Ricardo Amorim deveria ter estado nesse programa.
Roda Viva chama libertários para o debate.
E ainda nada foi feito...
Muitos desses jornalistas votaram no Haddad😂😂😂😂
Teria sido o fim do Brasil.
E o BR não melhorou. E tivemos um Salnorabo e uma Pandemia de quebra, e com muita corrupção e incompetência, de de um desgoverno fascista. Pobre BR quanto sofrimento...🤡🤥🤑😭
Tirem o Augusto Nunes daí, por favor! Ele é um péssimo entrevistador, super tendencioso além de pretensioso. Não se presta a este trabalho, tão importante para a televisão brasileira.
Roda Morta.
Os economistas liberais costumam tratar concorrência e meritocracia como profissões de fé. Mas não reconhecem que a concorrência e, sobretudo, a meritocracia, apenas são consideradas em termos de produção de valor. Só há mérito para quem é vitorioso na produção de valor de troca (serviços e mercadorias). E todos aqueles que têm mérito em valores não mercantis? Estes são muitos! É suficiente para estes “perdedores da concorrência” serem meramente alvos de políticas sociais para pobres? O economicismo dos liberais embota os difíceis problemas da realidade social.
Ele podia sair candidato!
+Geraldo Cappelletti Ferreira Cara, vejo muito disso. Falam que Joaquim Barbosa, Sergio Moro, etc poderiam ser políticos pra consertar o Brasil, mas eles não tem habilidade política. São bons no que fazem(juiz, economista, etc) se largassem o que fazem bem pra virar político, seriam mais um :(
Conserva Paulista concordo plenamente
Finado Augusto Nunes, que morte horrível.
Bancada não foi muito bem escolhida. Deveriam ter sido escolhidos jornalistas de outra ideologia, que não veículos ultraliberais. A vejalização da Roda Viva é lamentável.
Concordo. O debate seria bem melhor. Mas, o economista foi bem, não se deixou levar não. Fora que, na conjuntura atual, se juntassemos liberais com os conservadores atuais, o debate seria entre eles e o economista não ia ter espaço. É preciso de um roda-viva com uma banca de outra ideologia e o mesmo cara.
Seria ótimo e educativo!
Guilherme Rodrigues infelizmente isso nunca aconteceria na TV Cultura (PSDB). Só poderia acontecer na Rede Minas ou TV Brasil (PT).
Guilherme Rodrigues
apesar de serem de veículos cujos donos destilam ódio a cada edição fui surpreendido positivamente pelos jornalistas. Até o Luis Lima (representante da Veja.com ) mostrou-se sensato e formulou perguntas interessantes. O ponto negativo mais uma vez foi o mediador com sua arrogância e parcialidade.
"ultraliberais"... Já sei que tem probleminha e é de humanas.
Não existe boa política pública. Desculpe-me.
Esse cara é um vendido
Vendido ? Ele defendeu as mesmas coisas até quando ele foi ministro da econômia do lula
Roda Viva e PSDB-Veja tudo a ver.
+Mactubr Risos
Discurso econômico tecnicamente muito bem construído (incluindo as evasivas) e quase convincente, mas baseado numa ideologia 99% neoliberal. Os problemas são tratados de forma superficial em relação à economia e política externas (crise dos mercados por exemplo) e as sutilezas de caráter neoliberal são assustadoras. Seria um assessor útil, mas como ministro - de médio e longo prazos - correremos riscos de ver emergir um dirigente desastroso para a realidade (social) brasileira.
Falou "neoliberal" já sei que não sabe nada de economia. O discurso dele é obviamente LIBERAL (não existe nada de neo nisso), mercados monopolistas são de natureza ineficiente (óbvio), não há economista decente que defenderia um modelo estatal.
Neoliberal = esquerda
Começou com "neoliberal", já sei que tem deformações cerebrais. É tão fácil xingar o que você não concorda, não é?
Muito neoliberal... 😂😂😂
FHC seguiu de certa forma essas ideias e jogou o Brasil no buraco. Economistas sao fracos em planejamento
O que vc propõe ?
Nada a haver
@@nome3296 proponho o capitalismo de Estado aos moldes do chines. Empresas pubkicas e privadas fortes e controle dos oligopolios, é assim que a a china dominara o mundo.
@@luizconte838 ok... só que a China não é democracia.
Esse detalhe muda tudo.
Obs: rsrs vc me respondeu um comentário de 3 anos atrás(tipo ja perdeu todo o contexto), por acaso eu tava online aqui e vi agora.
@@luizconte838O Brasil já vive o capitalismo de Estado. Somos umas das economias mais fechadas do planeta.
Excelente!!!