Roda Viva | Crise Política | 21/03/2016
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 28 ธ.ค. 2024
- Programa temático (em formato de debate; sem entrevistado) sobre os últimos acontecimentos da crise política brasileira e os possíveis desdobramentos nas esferas do Judiciário, Legislativo e Executivo.
Bancada:
• Márcio Elias Rosa - procurador-geral de justiça de São Paulo
• Claudio Lamachia - presidente nacional da OAB
• Fábio Prieto de Souza - desembargador federal e ex-presidente do tribunal regional federal de São Paulo
• Heleno Taveira Torres - professor titular de direito financeiro da USP
• Antônio César Bochenek - presidente da associação dos juízes federais do Brasil, a AJUFE
Quando você começa assistindo a um vídeo de 1:23:33 de duração, e de repente ele termina.
Valeu a pena.
+Matheus Koch pra alguém que vai começar a assistir, ler seu comentário nos faz esperar pelo melhor. Valeu.
Verdade. Debate de altíssimo nivel, parece faltar tempo pra aprofundar o que é brilhantemente exposto. Muito pedagógico, sobretudo aos não operadores do direito.
Roda viva, como sempre excelente, muito esclarecedor e principalmente sabermos, nos cidadaos brasileiros, que nossa percepcao dos milhares de acontecimentos diarios nao estao errados. Principalmente nao estamos sozinhos.
Verdadeira aula de um modo geral e bem explicado para poucos entendedores.
+Duda Simon Para poucos Duda e principalmente, bem intencionados.
Perfeito, discussão técnica do andamento dos acontecimentos jurídicos sem partidarismo algum
Parabéns aos senhores debatedores. .. muito bom...Aprendi muito mano!
Amo o Roda Viva
Fantástico o debate. Aprendi muito. Parabéns.
+CARLA CAMPOS Eu também!
Ótimo programa.
Belíssima aula!!!Muito bom...
Importante assistir a este programa para entender melhor as questões jurídicas.
O que é importante para o povo é saber separar o que é político e o que é jurídico.
No caso do Sérgio Moro, por exemplo, a máscara dele caiu poucos anos depois.
Infelizmente, a partir de 2019 vivemos uma crise política sem precedente.
Estamos, agora, no fundo do possível.
Inacreditável pensar que chegamos a esse ponto!
Programa de excelente nível mas q infelizmente são pouquíssimos aqueles interessados em acompanhar, até mesmo por uma certa deficiência cognitiva oriunda da deficiência da nossa educação. Aproveito p/ reiterar aqui uma ideia que nenhuma reforma será feita de maneira quase ideal antes de que seja feita a reforma política, e esta feita c/ pessoas neutras às autoridades políticas em sí, pq ninguém é neutro ao processo político. Mais uma vez, parabéns pelo excelente programa, marca registrada de anos do programa roda viva.
Amém.
Sr Fabio Prieto, com todo o meu respeito, a conversa nao era sobre a neta ou a filha, era sobre um cargo que iria proteger um criminoso.
Voces me desculpem. Dilminha nao estava convidando luiz inacio para um almoco ou ir ao cinema, ou que cor colocar a cortina de seu quarto. A conversa era sobre assinatura de um documento que protegeria mais uma vez um criminoso. So, o topico intimidade, ao meu ver nao eh para nem ser considerado!
*
Em um comentário não se pode expressar tudo, a síntese tem seus limites inevitáveis, mas me lembro aqui de quando aquele cardiologista, o finado doutor Enéas Carneiro berrava sobre todo o MODELO político que temos, sobre todo o 'sistema' (se assim você preferir), e deixava claro que seu descontentamento não era necessariamente com as pessoas em si do espectro político mas, com foi dito, o modelo e o seu modus operandi. Foi tachado de 'louco', de 'fascista', de 'retrógrado', enfim. E agora? Tateamos o desespero do pessoal da esquerda, mas também percebemos a falta de rumo de quem se crê algo como "direita". Adiantará o rodízio de protagonistas? Não. Teremos de abrir um catálogo de reformas? É provável. De todo modo, está já vingado, Enéas Carneiro. A História lhe deu a voz, bem mais do que os segundos que lhe deram em suas campanhas.
*
Creio q reformas de cima pra baixo, pura e simplesmente, não sanarão nossos problemas. Se é que tais reformas sequer sairiam do papel, visto que necessariamente contrariariam os interesses de poderosos na manutenção do status quo.
Acho que a real mudança precisaria sair de um caminho muito mais complexo e penoso: o da conscientização individual em massa, ou seja, de baixo pra cima.
E sem querer confundir, claro, conscientização das massas com indoutrinação ou produção de massas de manobra. Falo de um povo mais crítico, mais ciente do seu papel individual na defesa de um estado democrático de direito.
***** , Sim, vc tem razão.
+Moça Vitimista ENÉAS SEMPRE TEVE RAZÃO.....EU SEMPRE ACREDITEI.
+rodrigo teixeira enéas foi o melhor presidente que não tivemos.
+Moça Vitimista vou usar sua palavras ..pós concordo em tudo !!
Nenhum desses caras sabe de nada. Seu professor de História que tá certo.
+Maicon Custódio Pior meu caro.
Muito bom
Esse Fábio Prietto é pica!
Debate, no geral, de alto nível.
É engraçado. Discutir crise política ou a judicialização da política? A meu ver, crise política deve-se discutir com cientistas políticos, sociólogos e filósofos e não com Desembargador, Presidente de Associação de Juizes, professor de Direito etc. Só há na bancada, gente da área do Direito. Por favor, TV Cultura!
Gostaria de ouvir opiniões de juristas em outras regiões do país. Seria mais democrático.
o triste É ler certos comentários feitos. ou não entederam nada devido a limitação intelectual e falta de conhecimento da constituição ou são pessoas que, ao contrário do q disse um dos entrevistado ao mencionar sobre a busca da "verdade" dos fatos, pensam que são a personificação da verdade.
Em 2013 teve um roda viva com MPL. Para ser justo, deveria ter um com o MBL.
sigilo e levantamento, dois pesos e duas medidas.
Parabéns Augusto Nunes você é fera, adoro a TV Veja!!!!
Que danado de debate é esse onde se ouve apenas um lado?
Lembrando que a atuação da lava-jato e do judiciário tem gerado divergências entre juristas renomados, logo se existe essa divergência por que danado não dar espaços aos dois lados?
Vocês postaram inúmeros programas antigos, mas nunca sequer cogitam em postar o programa do Roda Viva Vs Dr Enéas - 1994 não dá pra entender, isso deve geral algum tipo de vergonha.
aos 33 minutos o desembargador sustenta que foi percebido um crime pela presidente?
ou melhor um crime em tese cometido pela presidente, percebida pelo magistrado, ratio da divulgação?
por um aplicativo de código aberto e distribuído com uma licença livre
Quando foi que o Roda viva ficou tao parcial? antigamente eram pessoas com opinoes diferentes discutindo um tema..agora me parece que todos tem a mesma opinao...nao tem debate. Tem uma conversa entre os que concordam mutuamente e reforcam uma opinao publica reforçada pela grande mídia . Que perda...fico triste. O programa era muito bom quando era mais rico de opinoes diversas.
+Moema Gkay É que o certo esta sendo feito, seguindo a constituição, como todos falaram no início, no momento que temos a chance de seguir as leis e colocar os bandidos que fodem a nação, e sempre fuderam desde 1500, dae falam que esta errado.
Evidente que esse assunto eh importante. A bulgara e Luis Inacio nao estavam trocando receitas de sopas!
faltaram os professores Marco antonio villa e olavo de carvalho, aí o programa teria sido bem melhor
Interessante ouvir especialistas da area, mas podiam ser um pouco menos prolixos....
Pena que não acompanhei ao vivo, e só agora tive acesso a essa entrevista. A minha indignação é a seguinte: Todos citam a constituição como base pras suas atitudes com relação ao processo lava-jato, contudo todas as leis, artigos etc..em que se apoiam foram criados pelos mesmo que estão sendo investigados. Ex o sigilo telefônico pra algumas autoridades, que foi criado justamente durante uma investigação igual a esta. Se não estou enganado em 2005. Parece planejado.
Eles estão fazendo justamente o que a esquerda quer quando o assunto é o grampo: Todo mundo discute a forma e a legalidade, mas quase ninguém fala do conteúdo.
+Renato Batista Mas é justamente isso que juristas devem discutir. O conteúdo é irrelevante quando se fala de legalidade
em um assunto tão polemico ,que divide a opinião publica ,acredito que um debate come este deveria de ter no mínimo uma pessoa com opinião contraria , jornalismo sério mostra as duas partes da questão , esse debate ai não passa de uma conversa de compadres . Ridiculo
Realmente poderia ter mais debate. Tira um desses que ficou em cima do muro sem dar a opiniao e coloca um governista para tomar porrada...kkk
cópia do Painel da Globonews!!! debate tem opiniões controversas!
Vergonha desse Ministro Marco Quiabo Mello. Parabens Jose Neumanne !!!
+Cristiane Menezes Pinto
gostaria de saber porque naô se cobra mudanças nas nossas leis leis mais severas para acabar a currupiçaô e a matança de menores neste pais e a mudanças , pois um pais com as leis que temos muitos jovem sempre vaô morrer muito policos vaô continuar roubando e nossos jovem vaô continuar naimpuninade o brasil um pais que cobra abisurdos de impostos e o nosso povo naô recebe nada isto é que tem que começar a mudar
Pedro Taques
Meu DEUS STF ta largado so bla bla bla e não puni ninguém só perdoa bandido
Com a sua carga de valores...Como assim Bial???
Que perda de tempo olhar esse debate! Não tem um opinião contrária, todos tentando defender o indefensável.
Não assisto mais... só figurões do "jet set" reacionário nacional....
Quanto mais do mesmo, quanta viseira e endireitamento do discurso. Há tempos o programa se perdeu... fico triste em saber que não podemos mesmo contar com um jornalismo sério, com juristas dignos, me entristece a falta de discussão e fundamentação, ao menos. Desculpem, mas eu na minha leiguice, e cheia de vontade de aprender só tenho a lamentar por tanto cinismo e hipocrisia, e pela omissão do debate, da dialética e da busca pelo conhecimento
Não é pq transmite minha opinião, mas por que todos estão ali pra emitirem apenas UMA opinião. E como temos visto claramente, o papel da grande maioria dos juristas do país, haja vista o STF, tem sido e de garantir a manutenção dos privilégios de classe e os interesses corporativos. O que falto ali foi exatamente o dicenso, o contra ponto e qq perspectiva crítica da atual conjuntura. As charges do Caruso representam bem isso.
Crise politica? VocÊs ainda nao viram nada!
Quiproquó
Uma coisa é nao mostrar todos os avanços que o executivo tem feito em todos estes anos e outra coisa é fazer um programa mentiroso. É uma vergonha que um canal chamado "Cultura" tenha uns programas tao ruins em questões de "discussão" e análises político. Porque duma vez nao declaram na primeira parte que vocês sao grandes defensores das corporações que históricamente sugaram toda a sangue do povo brasileiro?
Ridículo seu comentário +Liu Id Ao que se deve os avanços do país, e não do "executivo"? Respondo porque a resposta verdadeira é única: Estabilidade econômica, que permitiu tanto ao cidadão quanto ao empresário planejar; Reforma administrativa que otimizou a máquina. Por exemplo, lembram que haviam só na esfera militar três ministérios? Ele mudou para apenas um (Min. Defesa). A lei de responsabilidade fiscal que mudou a farra de finanças quebradas nos governos estaduais e municipais; Reestruturação do sistema financeiro sob dois aspectos: Dívida externa, que o governo brasileiro negociou e deixou encaminhada para que o país as honrasse - como honrou - e acabar com os bancos públicos que só servia para escoar dinheiro do contribuinte. Isso deu respeitabilidade ao mercado de capital brasileiro e atraiu e permitiu capital para investimento. Investimentos que geram EMPREGOS; Crescimento econômico. Os benefícios oferecidos de forma populista só era possível porque havia dinheiro para lastreá-lo. Passamos a viver o drama da falta de mão de obra! A arrecadação era ótima. E agora? Qual é a solução do "executivo"?
bastou a maioria dar voz a lógica e a razão e o programa é taxado de parcial!! brincadeira....cheio de POMBO ENXADRISTA PIR AQUI !!
só falacia
não vi debate de porra nem uma !!!!!!!!
+anderson silva Por que é inadequado para analfabetos. Por isso viu e não viu nada. ;)