Voto com o relator. Ou seja, Marcelo Rubens Paiva.💁🏼♀️📚 Exatamente. O inimigo é a ditadura não a mulher que pisou na ditadura com o seu sorriso impagável na cara nas capas na vida. Salve Eunice Paiva!🌷
Existe um filme chamado Tatuagem, que aborda a repressão da ditadura sobre artistas da periferia, e eu considero um filme excepcional! Acho que a crítica do Chavoso seria mais justa se fosse no sentido de precisarmos de mais filmes como Tatuagem. No entanto, ele criou um malabarismo retórico para dizer que não gostou do filme apenas porque a protagonista é uma mulher de classe média. Isso, além de ser uma crítica medíocre, é desumano, pois minimiza a dor de uma mulher e de sua família.
Pois é. É como se o sofrimento da família do entrevistado não tivesse o mesmo valor que o sofrimento da periferia. Chuvoso e Jones Manoel falaram muita bobagem sobre o filme.
Não, a crítica dele não foi sobre o filme especificamente, mas sobre o contexto em volta dele, e ele reconheceu em um vídeo refletindo sobre as críticas que ele recebeu que ele não deixou isso suficientemente claro.
@@samba-v8c Foi sim sobre o filme. Eu vi o vídeo. TH-camr tem disso. Fala mal para ter visualização. Só que pegou muito mal. O sofrimento de um não desmerece o sofrimento de outro. O deputado Rubens Paiva poderia ter saído do país com toda a família na época da ditadura, mas preferiu ficar e tentar fazer do Brasil um país melhor. Foi torturado e morto por causa disso.
Militância tem que se acostumar com a crítica também. O filme gera grande oportunidade para punição dos crimes da ditadura. Quem não consegue ter empatia pelo sofrimento da família precisa rever as suas táticas políticas.
Se querem um filme sobre a luta de pessoas negras contra a ditadura, temos "Marighela". Este é sobre Eunice, e os dois são válidos. Um recorte não exclui o outro, mas se completam. Mas parece que uma certa esquerda, infelizmente, não aceita isso.
Tratar os comentários do Chavoso como crítica ao filme já está errado. Puro bait com o hype do filme pra fazer um comentário até pertinente, mas que nao tem nada a ver com a obra em si. Tudo o que falou do filme ou é super raso ou é sobre o que ele queria que o filme fosse e não sobre o que o filme é. Pra fazer uma crítica é preciso primeiro ouvir o que a obra tem a dizer, e isso ele não fez. Inclusive, quase tivemos um golpe militar 2 anos atrás com muita gente apoiando. Ficar lacrando pra bolha é ótimo pra eles, mas quem realmente tem penetração popular de conscientizar sobre a ditadura, ele ou o filme? Qual impacto real ele tem fora da bolha?
@@tl4396 porque os pobres nem sabiam que existia ditadura na época , quem era oposição à ditadura era quem tinha estudo e sabia o que estava acontecendo no país, nos anos 70 o nível de analfabetismo era gigantesco. Pra comparar veja o filme cidade de Deus que se passa no mesmo período e local do “ ainda estou aqui “ RIo de janeiro anos 70 em nenhum momento você vê os personagem falarem de ditadura ou comunismo , isso porque eles estavam vivendo suas próprias guerras particulares
@@tl4396Primeiro, ele não falou isso, os fãs dele que usam esse argumento pra tentar dar força pra uma crítica rasa e fraca. Segundo, ainda se ele tivesse falado isso, seria desconhecimento total do Cinema Brasileiro somado com falta de senso para pensar um filme criticamente. Como disse o crítico Heribaldo Maia, um filme pode "representatividade" e ainda assim ter uma visão extremamente classe média, como Bacurau por exemplo. Inclusive recomendo muito ver o vídeo dele.
@@tl4396 pô, mas aí é questão de acesso ou visibilidade dos filmes, não que os filmes não existam. Por exemplo, tem algumas dezenas de filmes sobre as greves operárias na ditadura, muitos inclusive feitos no calor do momento. Agora, quem vai atrás desses filmes geralmente são estudiosos ou entusiastas de cinema brasileiro.
nesse caso acho que ele quis dizer "não numa bolha esquerdista", justamente porque foi num local de classe média, onde teoricamente poderia haver muita gente de centro, direita ou esquerda, um público meio politicamente misto.
Essa crítica é a mais estúpida de todas. Cara escreveu um livro sobre a reação da mãe frente à prisão e execução do pai. A história é essa. Não cabe esse ativismo no filme. É como se "O Resgate do Soldado Ryan" tivesse que falar também da guerra no Pacífico. Crítica estúpida.
O cara fez um filme sobre a própria família. Mas os canhotas são tão chatos que precisam achar algo para lacrar até nas pautas deles. Outra coisa, cada vez mais o Roda com entrevistadores pavorosos.
bicho, só pra constar, tanto "o cara" como a sua "própria família" são de esquerda... então esse negócio de chamar de "canhota" tá completamente deslocado na conversa...
Os entrevistadores fazem perguntas muito extensas, aparentemente querem se mostrar mais interessantes do que os entrevistados... não era assim, esta muito chato e desinteressante( por parte do programa, não dos entrevistados). Buff.
Se ele deu um espetáculo é porque os entrevistadores souberam fazer perguntas que direcionassem ele e permitissem ele fazer isso, não se esqueça disso. A ótima resposta dele que agrega tanto pra gente só existiu porque alguém perguntou.
A crítica do Chavoso foi muito clara, o cinema e a cultura brasileira dá muito foco aos personagens vitimados pela ditadura que são em sua maioria brancos de classe média ou da elite, quando a população pobre e periférica viveu, vive e viverá repressão do aparato estatal, igual ou pior a dos tempos da ditadura, e que, a classe média e elite age como se tais violência tivessem acabado com a ditadura, como se a violência do periférico fosse inexistente, tanto que, os presos naquele período que não eram organizados, os mortos naquele período que não eram organizados não são computados como mortos pelo regime. É muito simples, não demanda tanta reflexão para entender, daí vai de você concordar com esta provocação ou não.
É válido esse argumento do Chavoso, mas agora deminuir uma obra a vida e a visão de Eunice só porque não mostrou esse outro lado é totalmente burro. Existe uma coisa chamada sintaxe, coerência e coesão narrativa. O filme é sobre a Eunice e sua família, ponto. Qualquer coisa fora disso faria o filme ficar desconexo.
Se a crítica foi essa é normal. Quando morre um branco sainha televisão se for negro não. Mas isso quem tem que mudar é a população. Isso acontece em todo o mundo, veja Israel ,mataram 1500 e foi aquilo. Já mataram 35 mil palestino e não parece tão importante. Lamentavelmente o mundo é assim. Até dentro dos desaparecidos políticos acontece isso, as indenizações para um peão foram diferentes que pra um estudante....
@Geeer7253 aliado é o banqueiro!!! O mundo tá precisando mesmo da mensagem do cinema do bilionário com consciência social!! Kkkkkkkkkkk A gente tava precisando de mais essa contribuição da família Sales!
@@chris-lm9nx Mas a critica do chavoso foi devido à algumas escolhas do diretor fora do livro, tal como a adição de um policial que dizia não concordar com a ditadura e essa representação da polícia boazinha e educada (com exceção da cena da blitz), no livro Marcelo conta de jogar com os policiais que levaram seu pai mas em nenhum momento os representa da forma educada que é apresentada no filme. Houveram escolhas que buscavam humanizar a PM, quando o filme podia ter sido uma crítica mais bruta, mas pela resposta de MRP ele talvez tenha colocado a policia dessa forma justamente para focar em como a policia age diferentemente com a classe alta, só que ficou faltando apresentar o diferente. No quartel quando levam Eunice, por exemplo, só aparecem os torturados brancos.
@@chris-lm9nxa crítica se encaixa em qualquer lugar, qualquer hora, qualquer. Toda oportunidade pra expor a ditadura nas favelas do Brasil precisa ser aproveitada. Mas pra quem vive de fachada… tanto faz
tem tanto soça nesse programa que dá arrepios.. quanto pseudointelectual preso no passado (moralmente CEGOS diante dos abusos do PRESENTE). Cruz credo.
Acredito que a reação negativa da esquerda progressista à critica do Chavoso, que é visto inclusive nestes comentários, principalmente daqueles que gozam do fato de MRP desconhecer personas da internet como o Chavoso, apenas demonstra como a esquerda está altamente reativa e fechada para críticas que podem inclusive agregar ao tópico. O que o Chavoso fez com a critica dele está longe de desmerecer o crédito do filme, ok ele disse "não ter gostado do filme" mas entenda-se aquilo como bait para aumentar a visualização no vídeo, mas em sua crítica ele apenas critica um ponto que é a completa ausência de um reconhecimento do aspecto da classe na prisão de Rubens Paiva. A questão é que a crítica de Chavoso foi uma critica inteligente que expande a concepção do filme, que aponta sem medo que "foi muito ruim, mas seria ainda pior se fosse uma familia pobre ou preta" e ainda mais forte aponta que "AINDA é assim", uma msg que está no discurso de MRP e que foi censurada das telas por medo de que se o filme chegasse ao ponto de falar da questão racial seria ainda mais boicotado com receio de ser rotulado como "lacração".Concluindo o filme pegou leve com a ditadura, para ter sucesso comercial, é uma crítica completamente válida.
Bem lembrado de "A arte da guerra" de Sun Tzu, "conheça o teu inimigo". Definir bem quem o inimigo é, o fascismo de quem o propaga e não o povo enganado por ele.
Nojo desses jornalistas que querem impor a sua opinião como se fosse um fato. Ela sabe da repercussão que os gritos de "sem anistia" podem causar, aí rechaça, Cobra sem escrúpulo.
O filme é bom e bem produzido, mas a temática é ultrapassada, cheira a naftalina. Infelizmente, o cinema nacional não evoluiu. O que a esquerda faz hoje não é muito diferente do que os militares fizeram no passado. No futuro, muitos filmes abordarão o atual regime, narrando a vida de milhares de pessoas prejudicadas por um judiciário aparelhado e pelo apoio de uma imprensa desonesta. A hipocrisia daqueles que no passado clamavam por anistia e hoje anistiados, se posicionam contra ela, será desmascarada e mostrará às futuras gerações a hipocrisia da esquerda, que há décadas vem destruindo o país.
Marcos, o atual regime ao qual vc se refere tirou alguém de casa para dar um esclarecimento na delegacia e torturou essa pessoa até matar? Há algum desaparecimento? Ah…
@@Nizoca É verdade, o atual governo tem feito coisas ainda piores e, além disso, está destruindo a economia. O problema é que muita gente no Brasil ainda não percebeu o que está acontecendo.
@@joaopauloduartedasilva4101 Ironicamente, a esquerda daquela época foi anistiada, e agora no poder é contra a anistia de milhares de pessoas que estão presas injustamente, incluindo a Fernanda Montenegro, que foi contra o PL da anistia. Hipocrisia pouca, é bobagem. O cinema brasileiro precisa sair da bolha esquerdista e produzir algo além de favela e ditadura. Viva la libertad, carajo!
Não importa se ele fingiu que não viu a critica do Chavoso, todos estão falando sobre nos comentários, ele é um cara branco falando sobre a perspectiva branca da historia MAIS UMA VEZ. E não me leve a mal, a partir da metade do filme eu só fazia chorar, até agora se penso no filme me faz querer chorar. Foi muito bem feito, mas a critica do Chavoso foi a mais pontual pra epoca que vivemos, se ele não viu, DEVERIA ter visto.
@@TheRatolinox a crítica do chavoso: não chorei pq não dialoga com a minha realidade. Imagina o contrário agora, o Marcelo falando que não se sensibiliza com a tortura do jovem negro pq não dialoga com a realidade dele. Pois é. Como ele bem disse: o inimigo é a ditadura ou a mãe dele?
Pois é. Já ouviu aquela lenga-lenga do 'salvador branco'? Então, estão querendo se apropriar da história de um 'salvador branco' por que mesmo? Hipocrisia em discurso é muita fácil de ser delatada. Simples. Quem tiver problema com a história dele, que faça seu próprio filme. Resolvido.
Eu fui ver um vídeo do Chavoso, ele disse que não se incomoda com as críticas de "playboy branco", que o canal dele está crescendo, que as crianças batem palma para ele. Além de sem repertório, é arrogante e deslumbrado.
até eu q não tenho tanta "atração" por filmes assim entendi que o filme retrata a história da família DELE, sobre o sofrimento DELES e não da sociedade como um todo q sofreu com o regime. Engraçado q essa turminha se perde e entra em conflito com eles mesmos, é debate q entra num debate, q entra em outro debate, q vai pra outro debate... não é algo prático, sei lá! eu acho q ele percebeu isso e só foi franco. sabe lá o q é chavoso kkkk
cujo pai foi ASSASSINADO porque em vez de pagar de "privilegiado" usava toda a força que tinha pra lutar pelo país e contra a ditadura... é essa gente que vc tá dizendo ter "pretensa consciência social"? Não tem vergonha na sua cara não?
@@EricaCF anos atrás.. os pessoal da esquerda fez baderna lá em Brasília eu não ver ninguém sendo responsabilizo com 17 anos de cadeia, então porque para essas pessoas é diferente
Foi por uma questão de classe sim... coitado do cristal, sofreu tanta violência... Na realidade as pessoas apenas questionaram e seu opuseram (racionalmente) ao fraco (para não dizer inválido) argumento do youtuber.
'O inimigo é o fascismo, a extrema direita'. Rsrs o comunismo do Rubens Paiva promoveu terror com fascismo em diversos países do mundo, mas o problema é o fascismo extrema direita. O problema é o fascismo e PONTO. E outra esse prof , desviou bonito da pergunta da moça, é óbvio que já estamos vivendo num país em que se vc não segue e fala os ideais da esquerda, vc é fascista, preconceituoso, egoísta, individualista, e tudo de pior que existe , apenas por ter uma opinião diferente, opinião não criminosa diferente. A ideologia que prevalece é a dele né, então ele fala que somos livres pra falar o que quiser. Estamos vivendo o inicio da Polícia Ideológica citado no livro 1984. Outro livro incrível que mostra isso é o livro A revolta de Atlas , bizarro como já estamos vivendo muita coisa desses livros.
Almofadinha??? a família do cara se esfacelou, o pai foi ASSASSINADO, e mesmo assim continuaram a vida toda engajados em mudar o país... se fossem almofadinhas tinham vazado ou fingido que não sabiam de nada... deixa de ser cego... quem é o seu inimigo?
Voto com o relator.
Ou seja, Marcelo Rubens Paiva.💁🏼♀️📚
Exatamente. O inimigo é a ditadura não a mulher que pisou na ditadura com o seu sorriso impagável na cara nas capas na vida.
Salve Eunice Paiva!🌷
Existe um filme chamado Tatuagem, que aborda a repressão da ditadura sobre artistas da periferia, e eu considero um filme excepcional! Acho que a crítica do Chavoso seria mais justa se fosse no sentido de precisarmos de mais filmes como Tatuagem. No entanto, ele criou um malabarismo retórico para dizer que não gostou do filme apenas porque a protagonista é uma mulher de classe média. Isso, além de ser uma crítica medíocre, é desumano, pois minimiza a dor de uma mulher e de sua família.
Pois é. É como se o sofrimento da família do entrevistado não tivesse o mesmo valor que o sofrimento da periferia. Chuvoso e Jones Manoel falaram muita bobagem sobre o filme.
Não, a crítica dele não foi sobre o filme especificamente, mas sobre o contexto em volta dele, e ele reconheceu em um vídeo refletindo sobre as críticas que ele recebeu que ele não deixou isso suficientemente claro.
@@samba-v8c Foi sim sobre o filme. Eu vi o vídeo. TH-camr tem disso. Fala mal para ter visualização. Só que pegou muito mal. O sofrimento de um não desmerece o sofrimento de outro. O deputado Rubens Paiva poderia ter saído do país com toda a família na época da ditadura, mas preferiu ficar e tentar fazer do Brasil um país melhor. Foi torturado e morto por causa disso.
Eu nem sei que é o tal e na boa, apelidinho ridiculo.
Vc falou tudo, marceloguerra
O povo no Twitter se matando por causa da opinião do Chavoso da USP e ele nem sabe quem o cara é 😂
Continue assim, MRP, não tá perdendo nada
Essas interjeições da Vera apressando a resposta me matam por dentro
Exatamente. Deveria apressar os entrevistadores, jamais o entrevistado.
"Quem que é o inimigo?" Não precisava dizer mais nada... Que paciência do Marcelo...
Não convidem twiteiros para fazer parte da banca ou veremos o empobrecimento vertiginoso da bancada.
Militância tem que se acostumar com a crítica também. O filme gera grande oportunidade para punição dos crimes da ditadura. Quem não consegue ter empatia pelo sofrimento da família precisa rever as suas táticas políticas.
Se querem um filme sobre a luta de pessoas negras contra a ditadura, temos "Marighela". Este é sobre Eunice, e os dois são válidos. Um recorte não exclui o outro, mas se completam. Mas parece que uma certa esquerda, infelizmente, não aceita isso.
A reação do Marcelo foi ótima: "Chavoso???". E ele foi até elegante. Ele poderia dizer "nem sei quem é esse indivíduo"
até poderia, mas seria desrespeito
Acho que a reação foi mais por estranhar o nome. Me parece uma gíria de uma geração bem mais jovem que ele.
“Viralizou” = nem sabe quem é
@@gmenezesdea tbm interpretei dessa forma, até porque eu tbm estranhei o nome. nunca tinha ouvido essa gíria
I don't know him
talvez a repórter poderia ter aproveitado melhor a pergunta explanando a crítica.
Tratar os comentários do Chavoso como crítica ao filme já está errado. Puro bait com o hype do filme pra fazer um comentário até pertinente, mas que nao tem nada a ver com a obra em si. Tudo o que falou do filme ou é super raso ou é sobre o que ele queria que o filme fosse e não sobre o que o filme é. Pra fazer uma crítica é preciso primeiro ouvir o que a obra tem a dizer, e isso ele não fez.
Inclusive, quase tivemos um golpe militar 2 anos atrás com muita gente apoiando. Ficar lacrando pra bolha é ótimo pra eles, mas quem realmente tem penetração popular de conscientizar sobre a ditadura, ele ou o filme? Qual impacto real ele tem fora da bolha?
A crítica dele é sobre o cinema nacional. Não o filme em si. E realmente quando fala de ditadura, nunca trazem o lado dos pobres.
@@tl4396 porque os pobres nem sabiam que existia ditadura na época , quem era oposição à ditadura era quem tinha estudo e sabia o que estava acontecendo no país, nos anos 70 o nível de analfabetismo era gigantesco. Pra comparar veja o filme cidade de Deus que se passa no mesmo período e local do “ ainda estou aqui “ RIo de janeiro anos 70 em nenhum momento você vê os personagem falarem de ditadura ou comunismo , isso porque eles estavam vivendo suas próprias guerras particulares
@@tl4396Primeiro, ele não falou isso, os fãs dele que usam esse argumento pra tentar dar força pra uma crítica rasa e fraca. Segundo, ainda se ele tivesse falado isso, seria desconhecimento total do Cinema Brasileiro somado com falta de senso para pensar um filme criticamente. Como disse o crítico Heribaldo Maia, um filme pode "representatividade" e ainda assim ter uma visão extremamente classe média, como Bacurau por exemplo. Inclusive recomendo muito ver o vídeo dele.
@ sei que burguesia tanto de esquerda quanto de direita fede.
@@tl4396 pô, mas aí é questão de acesso ou visibilidade dos filmes, não que os filmes não existam. Por exemplo, tem algumas dezenas de filmes sobre as greves operárias na ditadura, muitos inclusive feitos no calor do momento. Agora, quem vai atrás desses filmes geralmente são estudiosos ou entusiastas de cinema brasileiro.
"Foi no Alianz e não numa bolha", realidade ingressos de 270 a 520 reais. Show da classe média
🎯🎯🎯🎯 vc foi no ponto
nesse caso acho que ele quis dizer "não numa bolha esquerdista", justamente porque foi num local de classe média, onde teoricamente poderia haver muita gente de centro, direita ou esquerda, um público meio politicamente misto.
Como são escolhidos os entrevistadores? Muito ruins.
Querem falar mais do que o entrevistado.
O que?!! Chavoso???? 🤔😂😂😂😂😂😂😂
kkkkkkkkkkkkk
"Quem é o inimigo?" Isso ja matou a questão.
@@joaovictoralvesvieiradealm9508 não matou não. Mas vc já viu o vídeo do chavoso da upa?
Triste é ver que, apesar do posicionamento contra censura e ditadura, os artistas estão calando ou mesmo apoiando a censura atual no Brasil
... desde que só Fale Bem!
Essa crítica é a mais estúpida de todas. Cara escreveu um livro sobre a reação da mãe frente à prisão e execução do pai. A história é essa. Não cabe esse ativismo no filme.
É como se "O Resgate do Soldado Ryan" tivesse que falar também da guerra no Pacífico. Crítica estúpida.
Depois da eliminação dos inimigos, vem a dos futuros inimigos.
O cara fez um filme sobre a própria família. Mas os canhotas são tão chatos que precisam achar algo para lacrar até nas pautas deles. Outra coisa, cada vez mais o Roda com entrevistadores pavorosos.
bicho, só pra constar, tanto "o cara" como a sua "própria família" são de esquerda... então esse negócio de chamar de "canhota" tá completamente deslocado na conversa...
Quanta gente medíocre na bancada! Olha a fala "segundo o grande chavoso" na rede social disse...
O nível dos entrevistadores desse programa caiu em niveis abissais
"Aqui não é uma Korea do Norte" (emoji de tio de tiozão de boteco)
Os entrevistadores fazem perguntas muito extensas, aparentemente querem se mostrar mais interessantes do que os entrevistados... não era assim, esta muito chato e desinteressante( por parte do programa, não dos entrevistados). Buff.
poderiam ter lido a critica pra ele, pois ai a discussão ia fluir
O melhor é o Marcelo
- Quem? Chavoso?
Chavoso é Sociólogo antes de ser TH-camr...De Esquerda, claro...👍🏿
Esse é o rei do networking...
Gente
Que entrevistadores medíocres são esses?
Pelo amor de Deus.
O Marcelo deu um espetáculo!
Péssimos!
Se ele deu um espetáculo é porque os entrevistadores souberam fazer perguntas que direcionassem ele e permitissem ele fazer isso, não se esqueça disso. A ótima resposta dele que agrega tanto pra gente só existiu porque alguém perguntou.
chavoso e marcelo mais inteligentes que todos os 'canceladores' e maioria dos comentários aqui, entenderam nada da fala do cara msm
Que preguiça desses "entrevistadores "
aguentou muito e ainda foi simpático
A crítica do Chavoso foi muito clara, o cinema e a cultura brasileira dá muito foco aos personagens vitimados pela ditadura que são em sua maioria brancos de classe média ou da elite, quando a população pobre e periférica viveu, vive e viverá repressão do aparato estatal, igual ou pior a dos tempos da ditadura, e que, a classe média e elite age como se tais violência tivessem acabado com a ditadura, como se a violência do periférico fosse inexistente, tanto que, os presos naquele período que não eram organizados, os mortos naquele período que não eram organizados não são computados como mortos pelo regime. É muito simples, não demanda tanta reflexão para entender, daí vai de você concordar com esta provocação ou não.
É válido esse argumento do Chavoso, mas agora deminuir uma obra a vida e a visão de Eunice só porque não mostrou esse outro lado é totalmente burro. Existe uma coisa chamada sintaxe, coerência e coesão narrativa. O filme é sobre a Eunice e sua família, ponto. Qualquer coisa fora disso faria o filme ficar desconexo.
@@juniortin11e o massacre a ele nas redes sociais é inteligente?
Se a crítica foi essa é normal. Quando morre um branco sainha televisão se for negro não. Mas isso quem tem que mudar é a população. Isso acontece em todo o mundo, veja Israel ,mataram 1500 e foi aquilo. Já mataram 35 mil palestino e não parece tão importante. Lamentavelmente o mundo é assim.
Até dentro dos desaparecidos políticos acontece isso, as indenizações para um peão foram diferentes que pra um estudante....
A ditadura foi muito ruim para quem estava na periferia. Dizer que agora, na democracia, é igual ou pior não reflete a realidade.
@@tl4396 massacre? Ele fez uma crítica que passou longe do filme. Aí não aceita receber críticas por isso?
Aliado mesmo é o banqueiro artista bilionario! Kkkkk
Qual chegou mais longe? O filme do banqueiro ou a opinião do chavoso? Cuidado com quem vc escolhe como inimigo, pois as vezes ta do seu lado,
@Geeer7253 aliado é o banqueiro!!! O mundo tá precisando mesmo da mensagem do cinema do bilionário com consciência social!! Kkkkkkkkkkk
A gente tava precisando de mais essa contribuição da família Sales!
Boa 😂😂😂😂😂😂
@@studiovilla2539 bem, o banqueiro te trouxe aqui, né? Hahaha
@@Geeer7253 com esse argumento sim vc me convenceu!!!!! Bravo! Bravissímo!
Falta interpretação de texto e noção de o que é democracia nos 4 cantos do Brasil e nos 4 cantos da cabeça do brasileiro.
Podem não gostar do comentário do Chavoso, mas não mentiu, não! "Na periferia a ditadura é todo dia!"
@@guidascandongas sim
Mas o filme era uma biografia
A crítica não se encaixa ali
@@guidascandongas não mentiu, porém trouxe essa visão no contexto errado
Chuvoso fez um vídeo falando muita bobagem. Com ditadura é pior para todo mundo, mais ainda para a periferia.
@@chris-lm9nx Mas a critica do chavoso foi devido à algumas escolhas do diretor fora do livro, tal como a adição de um policial que dizia não concordar com a ditadura e essa representação da polícia boazinha e educada (com exceção da cena da blitz), no livro Marcelo conta de jogar com os policiais que levaram seu pai mas em nenhum momento os representa da forma educada que é apresentada no filme. Houveram escolhas que buscavam humanizar a PM, quando o filme podia ter sido uma crítica mais bruta, mas pela resposta de MRP ele talvez tenha colocado a policia dessa forma justamente para focar em como a policia age diferentemente com a classe alta, só que ficou faltando apresentar o diferente. No quartel quando levam Eunice, por exemplo, só aparecem os torturados brancos.
@@chris-lm9nxa crítica se encaixa em qualquer lugar, qualquer hora, qualquer. Toda oportunidade pra expor a ditadura nas favelas do Brasil precisa ser aproveitada. Mas pra quem vive de fachada… tanto faz
Os inimigos, são mães avós professora e gente doente, é bem diferente dos ativistas dos anos 60
tem tanto soça nesse programa que dá arrepios.. quanto pseudointelectual preso no passado (moralmente CEGOS diante dos abusos do PRESENTE). Cruz credo.
Acredito que a reação negativa da esquerda progressista à critica do Chavoso, que é visto inclusive nestes comentários, principalmente daqueles que gozam do fato de MRP desconhecer personas da internet como o Chavoso, apenas demonstra como a esquerda está altamente reativa e fechada para críticas que podem inclusive agregar ao tópico. O que o Chavoso fez com a critica dele está longe de desmerecer o crédito do filme, ok ele disse "não ter gostado do filme" mas entenda-se aquilo como bait para aumentar a visualização no vídeo, mas em sua crítica ele apenas critica um ponto que é a completa ausência de um reconhecimento do aspecto da classe na prisão de Rubens Paiva.
A questão é que a crítica de Chavoso foi uma critica inteligente que expande a concepção do filme, que aponta sem medo que "foi muito ruim, mas seria ainda pior se fosse uma familia pobre ou preta" e ainda mais forte aponta que "AINDA é assim", uma msg que está no discurso de MRP e que foi censurada das telas por medo de que se o filme chegasse ao ponto de falar da questão racial seria ainda mais boicotado com receio de ser rotulado como "lacração".Concluindo o filme pegou leve com a ditadura, para ter sucesso comercial, é uma crítica completamente válida.
Vdd!
Bem lembrado de "A arte da guerra" de Sun Tzu, "conheça o teu inimigo". Definir bem quem o inimigo é, o fascismo de quem o propaga e não o povo enganado por ele.
Nojo desses jornalistas que querem impor a sua opinião como se fosse um fato. Ela sabe da repercussão que os gritos de "sem anistia" podem causar, aí rechaça, Cobra sem escrúpulo.
Não adianta realmente NADA.
O filme é bom e bem produzido, mas a temática é ultrapassada, cheira a naftalina. Infelizmente, o cinema nacional não evoluiu. O que a esquerda faz hoje não é muito diferente do que os militares fizeram no passado. No futuro, muitos filmes abordarão o atual regime, narrando a vida de milhares de pessoas prejudicadas por um judiciário aparelhado e pelo apoio de uma imprensa desonesta. A hipocrisia daqueles que no passado clamavam por anistia e hoje anistiados, se posicionam contra ela, será desmascarada e mostrará às futuras gerações a hipocrisia da esquerda, que há décadas vem destruindo o país.
Marcos, o atual regime ao qual vc se refere tirou alguém de casa para dar um esclarecimento na delegacia e torturou essa pessoa até matar? Há algum desaparecimento? Ah…
nossa, quanta groselha... você vive completamente apartado da realidade amigo...
@@Nizoca É verdade, o atual governo tem feito coisas ainda piores e, além disso, está destruindo a economia. O problema é que muita gente no Brasil ainda não percebeu o que está acontecendo.
Espero de verdade que você viva o suficiente para ver como esse periodo ficara marcado na historia
@@joaopauloduartedasilva4101 Ironicamente, a esquerda daquela época foi anistiada, e agora no poder é contra a anistia de milhares de pessoas que estão presas injustamente, incluindo a Fernanda Montenegro, que foi contra o PL da anistia. Hipocrisia pouca, é bobagem. O cinema brasileiro precisa sair da bolha esquerdista e produzir algo além de favela e ditadura. Viva la libertad, carajo!
"Isso aqui é uma democracia, não é nem uma Coréia do Norte"
Marcelo Rubens, você errou, errou rude!
Nossa, quase um crime! Kakakakakakaka
O inimigo é o Walter Salles
o inimigo era o pai dele...
Chavinho del ocho
Quem mais cancela é essa turma do campo "progressista"
Não importa se ele fingiu que não viu a critica do Chavoso, todos estão falando sobre nos comentários, ele é um cara branco falando sobre a perspectiva branca da historia MAIS UMA VEZ. E não me leve a mal, a partir da metade do filme eu só fazia chorar, até agora se penso no filme me faz querer chorar. Foi muito bem feito, mas a critica do Chavoso foi a mais pontual pra epoca que vivemos, se ele não viu, DEVERIA ter visto.
@@TheRatolinox a crítica do chavoso: não chorei pq não dialoga com a minha realidade. Imagina o contrário agora, o Marcelo falando que não se sensibiliza com a tortura do jovem negro pq não dialoga com a realidade dele. Pois é. Como ele bem disse: o inimigo é a ditadura ou a mãe dele?
Pois é. Já ouviu aquela lenga-lenga do 'salvador branco'? Então, estão querendo se apropriar da história de um 'salvador branco' por que mesmo? Hipocrisia em discurso é muita fácil de ser delatada. Simples.
Quem tiver problema com a história dele, que faça seu próprio filme. Resolvido.
Eu fui ver um vídeo do Chavoso, ele disse que não se incomoda com as críticas de "playboy branco", que o canal dele está crescendo, que as crianças batem palma para ele. Além de sem repertório, é arrogante e deslumbrado.
até eu q não tenho tanta "atração" por filmes assim entendi que o filme retrata a história da família DELE, sobre o sofrimento DELES e não da sociedade como um todo q sofreu com o regime. Engraçado q essa turminha se perde e entra em conflito com eles mesmos, é debate q entra num debate, q entra em outro debate, q vai pra outro debate... não é algo prático, sei lá! eu acho q ele percebeu isso e só foi franco. sabe lá o q é chavoso kkkk
A resposta é o perfeito "lugar de fala " do Ptista Paulista privilégiado com pretensa consciência social.
@@studiovilla2539 completamente equivocado esse teu comentário
cujo pai foi ASSASSINADO porque em vez de pagar de "privilegiado" usava toda a força que tinha pra lutar pelo país e contra a ditadura... é essa gente que vc tá dizendo ter "pretensa consciência social"? Não tem vergonha na sua cara não?
Ja comecou a autofagia canhota. Hehehe
Quando esse tal Chavoso fizer o filme dele o MRP vai fazer a crítica dele positiva ou construtiva.
Eu acho engraçado essaas pessoas falar "sou contra anistia" mas nos anos 70 Dilma, Caetano, Gilberto Gil, teve sua anistia na ditadura militar
Caetano e Gil fizeram apenas música. Quer comparar com os que pedem anistia agora? Pensa um pouco.
Dilma, Caetano e o GIl não quebraram a praça dos 3 poderes e nem quiseram dar um golpe de Estado...
@@EricaCF anos atrás.. os pessoal da esquerda fez baderna lá em Brasília eu não ver ninguém sendo responsabilizo com 17 anos de cadeia, então porque para essas pessoas é diferente
Foi por uma questão de classe sim... coitado do cristal, sofreu tanta violência... Na realidade as pessoas apenas questionaram e seu opuseram (racionalmente) ao fraco (para não dizer inválido) argumento do youtuber.
Resumindo.
Falou e falou e não disse nada!!!
Pra vc
Chavoso está certíssimo. MRP Considera a crítica, mas só se for do Leminski, a suporta crítica construtiva.
Ele não pode comentar uma crítica que não viu
'O inimigo é o fascismo, a extrema direita'. Rsrs o comunismo do Rubens Paiva promoveu terror com fascismo em diversos países do mundo, mas o problema é o fascismo extrema direita. O problema é o fascismo e PONTO.
E outra esse prof , desviou bonito da pergunta da moça, é óbvio que já estamos vivendo num país em que se vc não segue e fala os ideais da esquerda, vc é fascista, preconceituoso, egoísta, individualista, e tudo de pior que existe , apenas por ter uma opinião diferente, opinião não criminosa diferente. A ideologia que prevalece é a dele né, então ele fala que somos livres pra falar o que quiser. Estamos vivendo o inicio da Polícia Ideológica citado no livro 1984. Outro livro incrível que mostra isso é o livro A revolta de Atlas , bizarro como já estamos vivendo muita coisa desses livros.
Almofadinha
Cara, mas vc queria que ele respondesse o quê?
Almofadinha??? a família do cara se esfacelou, o pai foi ASSASSINADO, e mesmo assim continuaram a vida toda engajados em mudar o país... se fossem almofadinhas tinham vazado ou fingido que não sabiam de nada... deixa de ser cego... quem é o seu inimigo?
Enquanto se fica falando de fascismo..
Dólar a quase 7 reais e o Brasileiro se ferrando...