Concordo plenamente qto a água no carro. Tive uma Space Fox e estava tudo bem, só com água normal, ai o mecânico sugeriu trocar água e colocar aditivo. Não demorou, o carro aqueceu na BR, e tive que fazer cabeçote completo, inclusive troca de radiador, todo corroído pelo aditivo. Mancada do mecânico que não conhecia este princípio, me arrumou uma baita despesa. Acabei mudando de mecânico.
Mas o certo é usar aditivo, se o carro nunca foi usado, tem que fazer revisão nos selos do motor, bomba de água, verificar vazamentos. Se ficar usando sem aditivo é pior, uma hora ou outra vai vazar pro cabeçote de todo jeito ou superaquecer
Nunca, no sistema, deve-se colocar somente água ou somente aditivo. A mistura concentrada de aditivo com água deve respeitar o manual do proprietário, cerca de 40% de aditivo e 60% de água desmineralizada. Essa é a explicação que mas se acha kkkk Engraçado que quando a agua ta baixa a primeira coisa que todo mundo faz é colocar mais agua do posto mesmo kkkk
Sempre olho a marca do pneu também. Eu fui ver um Focus 2008, carro tinha 214 mil km rodados. Já tinha visto outros com menos km, porém esse estava com bateria moura novinha, sistema de arrefecimento com paraflu ( tinha a nota do serviço ), pneus pirelli novos.. Pro cara fazer isso em um carro 2008, é pq no minimo gosta de carro, na minha visão. Comprei sem medo, tô com ele aqui e zero incomodo até agora.
Bateria, pneu e água é importante ver pois mostra que o atual dono é cuidadoso, porém não é só isso, o atual dono pode até ser cuidadoso, mas os antigos nn, dai vai dar manutenção do msm jeito
Melhores vídeos para quem quer comprar um carro e não ser enganado, mas para ter a certeza que vai fazer um bom negócio, só contratando um especialista como o Edson Viana.
Vc tocou no x da questão amigo Edson! É isso mesmo, meu carro tem 10 anos de uso, sou o único dono dele até hoje, já estou fechando os 400.000km e sempre usei o aditivo recomendado pelo fabricante e só completo uns 200ml de água à cada dois meses e estou sempre viajando c/ ele. Sua dica foi top demais!.....
A água tem poder oxidante para os componentes metálicos que doam elétrons formando assim o ferrugem. A passagem do vazamento já existe, só que ela apenas está tampada com a crosta de ferrugem formada ao longo dos anos pelo uso da água. Quando coloca-se o aditivo, que provavelmente tem caráter anticorrosivo e removedor, com a circulação do mesmo no sistema de arrefecimento vai retirando as placas de ferrugem e assim aparecendo os vazamentos até então ocultos. Parabéns pela explicação Edson. Muita gente compra sem se ligar nisso. Ps: água desmineralizada provavelmente não evitará o ferrugem. A reação de formação do ferrugem (hidróxido de ferro très ) vem do ferro, água e oxigênio e não na retirada de íons (sais da água) pq existe oxigênio no ambiente continua a formação de placas. Que independeria a deionização da água.
Cara, que aula! Não tenho conhecimento sobre mecânica nem nada relacionado. Ando assistindo seus videos pra me preparar pra quando eu finalmente tiver condições de comprar um carro. E tem tido resultado! Outro dia vi um anúncio de um carro na internet. O preço estava ótimo, tinha várias fotos, e em uma das fotos, pude perceber que havia um discreto "desalinhamento" de uma parte da lataria. Já ali percebi que o carro possivelmente já foi batido.
Faz um mês que comprei um pálio economy 1.0 ano 2012modelo2013 com 119.000km.Troquei a água e coloquei o aditivo paraflu pronto p uso.Notei que estava abaixando o nível. O mecânico fez o teste e estava vazando na bomba dagua
Eu comprei um gol ano 2006. O antigo dono colocava água de uma sisterna o reservatorio parecia que tinha lama e eu não sabia dos riscos. Mas mandei fazer uma limpesa no sistema de arrefecimento ficou limpo mas continuou a agua da cor de ferrugem tive que fazer três limpesa agora ficou bom e graças a DEUS que não teve problema.
Bacana vou assistir vários vídeos seus ...antes de comprar meu primeiro carro...já estou procurando...mas vou primeiro adquirir conhecimento pra não levar prejuízo...parabéns pelas dicas.
Edison vc é o único que fala a verdade para não colocar aditivo no carro se nunca colocou os outro eutybe fala para colocar aditivo não tem muita nosao o que fala.e o meu mecânico falou que vc disse parabéns pelo comentario
Edson, parabéns por dividir vosso valioso conhecimento! Edson, fico pensando... Se o espertinho trocar o reservatório de expansão e colocar água destilada ou água destilada mais aditivo com intuito de mostrar que o carro foi bem tratado (sem ter sido)! Tem como averiguar se o carro foi realmente bem tratado? Lembando que o reservatório de expansão está novo e o fluido de arrefecimento também!
Após comprar um Corsa, levei ao mecânico para trocar todo líquido de arrefecimento que estava marrom e também as mangueiras, na hora ele disse exatamente oque você esta dizendo e recomendou que eu comprasse 2 litros de ADITIVO ORGÂNICO. Fiquei com o carro por mais 4 anos e não tive problemas.
Sempre quando troco de carro uma das primeiras coisas q mando fazer é a limpeza de radiador completa colocando aditivo nunca tive problemas,,q custa super barato é evita problemas futuros q no momento estou com um passion a quase 3 anos e tudo de boa é ele estava com água quando peguei
Aconteceu comigo, fui colocando aditivo durante uns 5 anos, nas últimas duas vezes coloquei aditivo para flúor e a agua desminililarizada. Rodei 500 km sem aquecer o carro nem nada. Depois fui fazer outra viagem rodei 200 km o carro foi aquecendo no meio da pista resultado ferrou o cabeçote gastei mais de 3000 mil. Por relaxo dos donos anteriores paguei o pato. Ótimo vídeo abrcs
Cara, esse vídeo salvou minha vida! Eu querendo cuidar do meu Uno Fire 2002 que era do meu tio que sempre usou água de pia. Eu bobo ia lavar o sistema, colocar água destilada com aditivo. Agora só vou lavar o sistema e colocar água destilada!! Valeu Edson!!!
Edson tô seguindo seu canal a pouco tempo e adorei os conteúdos,parabéns. Sobre a questão do líquido de arrefecimento, ao comprar um carro usado que não esteja usando aditivo é super indicado ao novo dono que caso ele queira estar mudando pra aditivo, faça uma revisão no sistema de arrefecimento( em oficina) daí se estiver todo ok, que acho q não, sempre tendo que trocar algumas peças pois se tiver usando água de torneira(pia), estará bem deteriorado. Ai sim fazendo uma boa limpeza de arrefecimento o carro ficará apropriado para receber o aditivo.
Eu trabalhei na área de manutenção e tratamento de água,desmineralizar é tirar os minérios da água,através de resinas aniônicas ou catiônicas,ou através de osmose reverse,já a água destilada pode ser com água potável ou água desmineralizada,nesse caso à água ficaria bi destilada,que serve para preparo de medicamentos.
Já coloquei aditivo em 2 carros velhos, um 2000 é o outro 2005 e não deu nada de problema. Eu fiz a limpeza trocando a água barrenta, umas 4 x. Com agua da torneira mesmo. Depois que a agua se manteve limpa, eu troco e coloco agua desmineralizada com o aditivo. O que não se pode fazer é o FLUSH. Se fizer dá bosta. Abs
É isso mesmo o aditivo mantém o cabeçote sem ferrugem e limpo carro q usa água de pia tá todo enferrujado aí vc aditiva limpa tudo .......carro muito tempo com água d pia já mais aditivar o meu com mais d 10 anos na água de pia tá bom assim q eu fazer cabeçote vou aditivar q é o certo
Cada caso é um caso é muito relativo Eu tenho um carro com mais de 18 anos que usava água destilada coloquei aditivo concentrado e tá tudo normal graças a Deus só fez melhorar
Fiz toda a limpeza do arrefecimento , usava só água de pia a vida toda . Mandei fazer a limpeza , troquei o reservatório e agora está com aditivo . Tá andando muito bem e funcionando bem !
Fiz a mesma coisa no meu Vectra 97 já faz uma semana que estou com aditivo aí o mecânico falou pra eu rodar uns 3 meses e faser a troca do aditivo novamente , esses dois meses é para tirar qualquer sujeira que tenha ficado ainda em sistema
No meu carro só uso aditivo, e quando baixa um pouco o nível completo com água desmineralizada, isso dá uma sobrevida até para a válvula termostática. E olha que o meu é um fiesta Zetec Rocam, carrinho que têm problema crônico com isso.
Comprei meu sandero stepway, percebi que o antigo dono não usava aditivo, pois a cor não estava com aspecto tão bom, nem o reservatório. Fui trocar a água o cara insistiu pra colocar aditivo, preferi seguir a dica de Edson. Espero que dê tudo certo.
Boa tarde edson eu nunca tinha ciência dessa situaçao sempre usei água no meu carro ja têm 4 anos eu fazendo isso, meu carro é 2013/2014 não sei se o antigo dono usava água no carro. Vou fazer a limpeza do sistema de arrefecimento essa semana. Devo usar água destilada ou desmineralizada? Graças Deus meu carro nunca bateu o motor e nunca teve problema na junta do cabeçote mas água tá bem marrom.
Comprei um fox a água estava bem suja, fiz a troca na arrefecimento de água desmoralizada e coloquei aditivo, já faz uns 3 meses , graças a Deus não aconteceu nada tá tudo normal, mas se visse este video antes ia ficar com medo.
Pelo que entendi ele falou carro 10 anos de uso provavelmente nunca tenha feito limpeza nunca usado aditivo. E com isso tenha muita sujeira encrostada com uso do aditivo vai limpar e mostrar os problemas... No caso carro antigo tenha troca todo sistema de arrefecimento e sim colocar a água que vc achar melhor e manter .... !!
Somente a agua desmineralizada está livre de todos os minerais, e é a indicada para colocar no radiador junto com o aditivo. A agua destilada não é totalmente pura e ainda conta com alguns minerais que podem prejudicar o sistema de arrefecimento.
Amigo o galão de 5 litros de água destilada custa 12.90 desmineralizada custa mais caro sempre usei destilada com aditivo e tá redondo o sistema de arrefecimento.
Prezado Edson, tenho pesquisado muito sobre o que colocar no radiador, algo alternativo que não seja aditivo. Meu carro é a diesel e eu reponho água toda semana porque viajo muito. Já vi gente colocando querosene, graxa e óleo solúvel e esse pessoal garante que tudo isso funciona bem. Mas o que me chamou atenção foi queando fui viajar com um amigo que tem um Scania 113, ano 1995, entretanto na mão dele 20 anos. Perguntei o que ele usa no radiador do caminhão, ele falou água da torneira. Se esse caminhão, na mão dele já rodou mais de 1 milhão de quilômetros, sem problemas de arrefecimento apenas trocou as bronzinas, anéis e pistões, o que é padrão num caminhão quando chega a essa quilometragem, porque essa preocupação com a água? Perguntei se ele nunca pensou em colocar aditivo ele falou que isso é besteira, e pensando bem, baseado na experiência dele, não há como discordar dele.
Os veículos atuais trabalham com temperaturas próxima da ebulição da água,..eles não pedem andar sem aditivos de forma alguma. Se vc fizer isso todos componentes internos vão se degradar por temperatura ou pelo fenômeno da cavitação que poucos conhecem. Um líquido quando aquecido próximo a sua temp. de ebulição gera micro bolhas que atacam o meio por onde circulam.
Ótima explicação. O indivíduo que utiliza água clorada nos veículos deve andar de carro com tração animal, pois é menos racional que o ser que traciona o veículo.
Só uso Paraflu Orgânico. Antigamente, no manual dos Dodge Polara e Dart, vinha orientação para acrescentar uma colher de óleo fino, tipo Óleo Singer, na água do radiador.. Nunca oxidava o sistema.
Grande Edson.tenho um Peugeot 207 SW automático 2010 que parece nova.como vc.diz trato com muito zelo.peguei com 70.000 km. Hoje está com 146.000 km. Sem problemas.
Meu corolla 1995 wagon automático 1.6 16v Tá zerinho ,500 mil km manual do proprietário, estou 4 anos com ele só troquei óleo de cambio automático 4 vezes óleo do motor revisão suspensão ,e sempre usei líquido de refrigeração sem nem uma ferrugem no sistema E óleo original 5w30 sempre .. :) não ligo que outros chamam de velho pois tem 26 anos mais r uma máquina funciona até ar e tudo coro dentro hehe
Só uso água mineral. Tenho uma Sportage 2010, carro com quase 2ton, tem gnv, e nunca tive problemas. Foi o que você falou. Uma vez por semana eu coloco uma garrafinha de 500ml.
Recomendo mandar fazer a limpeza do sistema de arrefecimento quando comprar um carro,já que muitas vezes se coloca aditivo com as mangueiras sujas!!!!!!!
Cara, tenho um Palio há quase 4 anos. Comprei de terceiros. A cada troca de óleo, faço tmbm a limpeza do sistema de arrefecimento. Só não entendo pq com uns 3 meses, o sistema já está com a água um tanto turva e reservatório já fica escuro. Se eu não limpasse o sistema, eu teria total consciência da falta de manutenção. Mas, não é meu caso. E, só uso água desmineralizada e aditivo sugerido pela Fiat (aditivo paraflu). Pela minha regularidade, o sistema teria que durar mais tempo p a próxima limpeza.
Edson, o aditivo muda o ponto de fusão e ebulição da solução (água + aditivo) então ele reduz muito a temperatura de fusão e aumenta a de ebulição mantendo a solução em fase líquida. Espero ter ajudado no entendimento. Abraço.
Comprei um Grand Siena 2013 do meu cunhado 150mil km ele sempre usou água destilada, e falava isso quando falei em colocar aditivo, e ele "só quando o carro é zero." Mesmo assim meti as cara e troquei já tem quase um ano não vazou nem uma gota não baixa nada e conversando com um mecânico ele falou você fez bem. Mesmo que ocorrorra algum vazamento daqui pra frente tipo selo do motor, você tomou a decisão correta.
Tenho palio ano 2001 , o antigo dono era deslixado, eu peguei esse carro dei uma limpeza geral com água e depois coloquei aditivo , tô a mais de 1 ano com o carro e não deu nenhum problema, porém passa 1 mês para poder eu completar com pouco de água
Desculpa mais esse problema ia dar em algum tempo.com aditivo ou sem aditivo. O último dono fez o correto o importante que ele descobriu o que poderia deixar ele na mão em uma viagem. Agora concordo com sua visão no início quando diz que devemos verifica o líquido de arrefecimento no momento da compra.
Tenho um Mille Fire 2003.A muito tempo foi trocado o radiador, porém não tinha esse conhecimento,como o mecânico colocou água da torneira, eu vejo que está suja, faço a troca,mas volto a completar com água da torneira.Posso somente trocar a água pela desmineralizada.
Sem dúvidas que o aditivo conserva todo o sistema de arrefecimento, meus carros sempre rodou mais de 300mkm sem nenhum problema. Inclusive sem troca de mangueira, bomba de água, válvula termostática etc..
aditivo no Brasil serve para evitar corrosão, lubrificar bomba d'água/termostática e dar uma limpada no sistema. a diferença no fator do aquecimento é minima. a Volkswagen recomenda só 40% de aditivo, e só se você for para um país com temperaturas abaixo de zero é que você deve partir para 50%, com máximo de 60%. para dar uma ideia, a wurth e outras só colocam 33% de aditivo no Pronto para Uso, porque no clima tropical a proporção funciona melhor de for mais água.
O uno 95 e o peugeut 2008 que vendi ambus em novembro de 2020 usava aditivo Agora estou de palio essence 2015 e continuo usando aditivo, vale a pena sim usa.
Muito bom seu vídeo explica bem mesmo. Porem tomem cuidado pq tem certos aditivos que nada mais é do agua com corante. Sempre compre aditivos de marca tipo Wurth etc, pois tem alguns aditivos de R$ 9.00 , R$ 12 conto é só KISUKI.
Comprei um veículo com 3 anos de uso com 39500km, infelizmente o reservatório do líquido de arrefecimento estava tava preto que não dava para ver o nível do líquido, primeira coisa que fiz foi mandar fazer a limpeza do sistema e adicionar aditivo com água desmineralizada.
Tenho meu Corolla XLI 2003, faz 8 anos, nunca abaixou a água, é nunca troquei, nunca coloquei uma gota de água, só o óleo que baixa um pouco, mas isso é de todos Toyota.
Em ipótse alguma deve se colocar agua que não seja desmineralizada pois, os minerais contido na água acaba provocando corrosão no sistema. As principais funções do aditivo e , 1° não permitir que a água venha a ferver, 2° lubrificação no sistema principalmente impedir rececamento das mangueiras, 3° manter o sistema limpo aumentando assim a vida útil do motor. Eu diria que a preocupação com a verificação da água e tão importante quanto o óleo do motor.
Boa noite Edson Eu tenho um gol 99 1.6 que já está comigo há 6 anos e meio quando comprei a água do radiador era só ferrugem na tirei toda água e passei a usar água capotada da chuva com aditivo, hoje a água do radiador é igual água de carro, troco a água a cada 10.000 km.
Me aconselhe por favor: a antiga dona do meu carro usava água de torneira, posso limpar todo o sistema de arrefecimento e usar água destilada ou desmineralizada? Obrigada.
Na compra de carro usado o importante é "se tem o manual do próprio do modelo", pois especifica qual o aditivo indicado (por exemplo p/ Ford usa 2 litros de MONOETILENOGLICOL ) que além de anticorrosivo , anticongelante, principalmente lubrifica válvulas, bomba, etc., e não, '"''''escolhidos só pela cor"""" quase sempre bem baratinhos. E também indica o prazo de troca e o uso da água desminelizada (que nada mais é que uma água destilada com cuidado). Eu tenho usado a água de ar condicionado , que é a umidade do ar ambiente que condensa nas aletas congeladas na unidade interna. De qualquer forma prolongam a vida do fluido. Concluo com minha experiência com o meu sempre lembrado Passat 76, no qual aprendi o valor do aditivo numa ocasião após 3 ou 4 substituições da água do sistema de refrigeração em uma semana, saí na estrada e o ponteiro da temperatura ficou sempre bem acima, do normal, 50%. Consultei na concessionária e de cara questionaram se havia usado aditivo, aleguei as trocas de água, mas indicaram aditivo da Volkswagen (o mesmo sitado acima) e voltou ao normal. Em piores casos é indicado um produto para limpeza, mas pelo custo e na minha falta de experiência, valeria uma troca mais curta para evitar a mistura dos componentes.
Tem que usar aditivo sim, e tem que ser o aditivo apropriado para o determinado veículo, e não pode colocar água de torneira no sistema, tem que ser água desmineralizada e aditivo. Água de torneira tem minerais e causa cavitação no sistema, e aditivo tem validade 2 anos em média...
Vi que a Ranger e alguns outros carros se tiver água, reservatório escuro, foge que é bomba. Comprei minha Ranger anteontem com suas dicas e várias outras que peguei por aí, está top de pintura, lata, sem sinistro, sem leilão, com laudo :D
Ele não fura onde esta fragil . Se o carro estiver com problemas , o aditivo vai revelar o problema ja existente . Melhor aparecer um problema fazendo o preventivo , do que estourar a bomba na estrada .
Me indique onde eu possa colocar a borracha que fica no parabrisa, pois o meu cara e um fiesta sedan 2011 e1012 pois se desgastou e não sei onde fazer este tipo de serviço por favor me ajude, aguardo resposta.
aditivo não gera corrosão em peças, se fosse assim ele não vinha de fabrica, pelo contrario aditivo protege da corrosão ele possui propriedades anticorrosivas e anticongelantes e também de limpeza. aqui no nosso pais só na serra gaúcha e mais pra baixo que de fato as propriedades anticongelantes tem utilidade. e aí o que acontece?? o que acontece é que o carro rodou anos e anos só com água mineralizada, vulgo torneira, poço e etc.ai o carro criou uma corrosão em todas as superfícies internas do motor, tubos d'água e demais peças metálicas, so que em alguns casos essa corrosão se desprende dessas superfícies e vai para a agua deixando ela "barrenta", só que ela não solta toda de uma vez ela vai soltando aos poucos, principalmente na agua já bastante saturada "suja". Logo quando se coloca uma água nova com o aditivo, essa agua esta limpa e o aditivo tem propriedades de limpeza, ai meu jovem, o aditivo vai limpar a sujeira que estava ali e vai revelar os problemas que ali estavam escondidos debaixo da corrosão, um furo, uma junta que tá oxidada, um radiador que já estava nas ultimas. O aditivo no caso age como um revelador de problemas, que mais cedo ou mais tarde iriam aparecer.
Se a pessoa pretende ficar com o carro por muito tempo se ainda nunca usou aditivo é melhor ir fazendo essa transição o quanto antes, se usar só água normal vai corroer tudo ao longo do tempo do mesmo jeito, usando aditivo indicado e na proporção certa a durabilidade das peças e todas as partes metálicas e até às de plástico terão uma vida útil muito maior. Outra coisa, o aditivo também ajuda na regulação de temperatura fazendo o carro aquecer mais rápido ao ligar assim consumindo menos combustível pra chegar na temperatura ideal de funcionamento, e também esfria mais rápido na alta temperatura evitando desgaste maior, sem falar da lubrificação. Então vai gastar do mesmo jeito kkk melhor evitar gastança maiores, façam a sangria só com água desmineralizada primeiro, cerca de uns 10 litros, coloque o aditivo e vai observando os vazamentos, troque as peças a medida que for aparecendo, ou então vende logo o carro
Aditivo sempre, de boa marca e seguindo o que pede a norma da montadora consultando o manual do proprietário. Se reservatório estiver com aparência de ferrugem, PULA FORA.
Concordo plenamente qto a água no carro. Tive uma Space Fox e estava tudo bem, só com água normal, ai o mecânico sugeriu trocar água e colocar aditivo. Não demorou, o carro aqueceu na BR, e tive que fazer cabeçote completo, inclusive troca de radiador, todo corroído pelo aditivo. Mancada do mecânico que não conhecia este princípio, me arrumou uma baita despesa. Acabei mudando de mecânico.
passei por isso 2 vezes no passado! coloquei aditivo e tive prejuízo!! parabéns!!
Mas o certo é usar aditivo, se o carro nunca foi usado, tem que fazer revisão nos selos do motor, bomba de água, verificar vazamentos. Se ficar usando sem aditivo é pior, uma hora ou outra vai vazar pro cabeçote de todo jeito ou superaquecer
O mecanico so errou em não te avisar que um carro que nunca usou aditivo isso poderia acontecer, mas no uso do aditivo ele esta correto.
@@moisesfalcaomendes8893 é isso aí falou tudo
Nunca, no sistema, deve-se colocar somente água ou somente aditivo. A mistura concentrada de aditivo com água deve respeitar o manual do proprietário, cerca de 40% de aditivo e 60% de água desmineralizada. Essa é a explicação que mas se acha kkkk Engraçado que quando a agua ta baixa a primeira coisa que todo mundo faz é colocar mais agua do posto mesmo kkkk
Bateria de boa qualidade, aditivo no sistema de arrefecimento, oleo novo mostra que o dono e exigente e cuidadoso com o carro.
Sempre olho a marca do pneu também. Eu fui ver um Focus 2008, carro tinha 214 mil km rodados. Já tinha visto outros com menos km, porém esse estava com bateria moura novinha, sistema de arrefecimento com paraflu ( tinha a nota do serviço ), pneus pirelli novos.. Pro cara fazer isso em um carro 2008, é pq no minimo gosta de carro, na minha visão. Comprei sem medo, tô com ele aqui e zero incomodo até agora.
Pensei que só eu tinha estes parâmetros 😁
Bateria, pneu e água é importante ver pois mostra que o atual dono é cuidadoso, porém não é só isso, o atual dono pode até ser cuidadoso, mas os antigos nn, dai vai dar manutenção do msm jeito
E pneus de boa marca, eu sempre cuido isso tudo para saber se o dono cuida do carro.
Excelente dica Edson ! O líquido de arrefecimento com a água DESMINERALIZADA é a parte mais importante do motor. Vlw
Melhores vídeos para quem quer comprar um carro e não ser enganado, mas para ter a certeza que vai fazer um bom negócio, só contratando um especialista como o Edson Viana.
show
Boa dica .se eu tivesse assistido esse vídeo eu não tinha comprado um Voyage g5 com água de torneira
Vc tocou no x da questão amigo Edson! É isso mesmo, meu carro tem 10 anos de uso, sou o único dono dele até hoje, já estou fechando os 400.000km e sempre usei o aditivo recomendado pelo fabricante e só completo uns 200ml de água à cada dois meses e estou sempre viajando c/ ele. Sua dica foi top demais!.....
A água tem poder oxidante para os componentes metálicos que doam elétrons formando assim o ferrugem. A passagem do vazamento já existe, só que ela apenas está tampada com a crosta de ferrugem formada ao longo dos anos pelo uso da água. Quando coloca-se o aditivo, que provavelmente tem caráter anticorrosivo e removedor, com a circulação do mesmo no sistema de arrefecimento vai retirando as placas de ferrugem e assim aparecendo os vazamentos até então ocultos. Parabéns pela explicação Edson. Muita gente compra sem se ligar nisso. Ps: água desmineralizada provavelmente não evitará o ferrugem. A reação de formação do ferrugem (hidróxido de ferro très ) vem do ferro, água e oxigênio e não na retirada de íons (sais da água) pq existe oxigênio no ambiente continua a formação de placas. Que independeria a deionização da água.
ela possui oxigênio gasoso diluído, mesmo a mais desmineralizada do mundo, é o oxigênio é quem faz a festa nas peças metálicas do motor.
Isso foi uma aula!
Show!
Então, pra ver se eu entendi pq comprei um carro com 10 anos e vi muita sujeira, uso só água desmineralizada?
Informação importantíssima que é desconhecida da maioria de quem compra carro.
TH-cam sempre me fazendo boas recomendações do que eu estava procurando 😃
Esse foi uns dos melhores vídeos sobre esse assunto que eu já assistir.
Obrigado amigo!
Show de Bola esse Vídeo , muito Boa a explicação de diferenças entre Água de torneira, Aditivo e Água destilada , Boa Noite meu amigo !
Cara, que aula! Não tenho conhecimento sobre mecânica nem nada relacionado. Ando assistindo seus videos pra me preparar pra quando eu finalmente tiver condições de comprar um carro.
E tem tido resultado! Outro dia vi um anúncio de um carro na internet. O preço estava ótimo, tinha várias fotos, e em uma das fotos, pude perceber que havia um discreto "desalinhamento" de uma parte da lataria. Já ali percebi que o carro possivelmente já foi batido.
Faz um mês que comprei um pálio economy 1.0 ano 2012modelo2013 com 119.000km.Troquei a água e coloquei o aditivo paraflu pronto p uso.Notei que estava abaixando o nível. O mecânico fez o teste e estava vazando na bomba dagua
Bom dia!
Obrigado por essas dicas valiosas, sempre nos ajudando a fazer o serviço correto!
Sou fã dos seus vídeos!
Jacques klemz
Blumenau-SC
obrigado!
Eu comprei um gol ano 2006. O antigo dono colocava água de uma sisterna o reservatorio parecia que tinha lama e eu não sabia dos riscos. Mas mandei fazer uma limpesa no sistema de arrefecimento ficou limpo mas continuou a agua da cor de ferrugem tive que fazer três limpesa agora ficou bom e graças a DEUS que não teve problema.
Bacana vou assistir vários vídeos seus ...antes de comprar meu primeiro carro...já estou procurando...mas vou primeiro adquirir conhecimento pra não levar prejuízo...parabéns pelas dicas.
Edison vc é o único que fala a verdade para não colocar aditivo no carro se nunca colocou os outro eutybe fala para colocar aditivo não tem muita nosao o que fala.e o meu mecânico falou que vc disse parabéns pelo comentario
Edson, parabéns por dividir vosso valioso conhecimento! Edson, fico pensando... Se o espertinho trocar o reservatório de expansão e colocar água destilada ou água destilada mais aditivo com intuito de mostrar que o carro foi bem tratado (sem ter sido)! Tem como averiguar se o carro foi realmente bem tratado? Lembando que o reservatório de expansão está novo e o fluido de arrefecimento também!
Após comprar um Corsa, levei ao mecânico para trocar todo líquido de arrefecimento que estava marrom e também as mangueiras, na hora ele disse exatamente oque você esta dizendo e recomendou que eu comprasse 2 litros de ADITIVO ORGÂNICO. Fiquei com o carro por mais 4 anos e não tive problemas.
top!
Sempre quando troco de carro uma das primeiras coisas q mando fazer é a limpeza de radiador completa colocando aditivo nunca tive problemas,,q custa super barato é evita problemas futuros q no momento estou com um passion a quase 3 anos e tudo de boa é ele estava com água quando peguei
Aconteceu comigo, fui colocando aditivo durante uns 5 anos, nas últimas duas vezes coloquei aditivo para flúor e a agua desminililarizada. Rodei 500 km sem aquecer o carro nem nada. Depois fui fazer outra viagem rodei 200 km o carro foi aquecendo no meio da pista resultado ferrou o cabeçote gastei mais de 3000 mil. Por relaxo dos donos anteriores paguei o pato. Ótimo vídeo abrcs
Cara, esse vídeo salvou minha vida! Eu querendo cuidar do meu Uno Fire 2002 que era do meu tio que sempre usou água de pia. Eu bobo ia lavar o sistema, colocar água destilada com aditivo. Agora só vou lavar o sistema e colocar água destilada!! Valeu Edson!!!
top
independente da idade do carro, faça uma manutenção no sistema de arrefecimento e use aditivo diluído na proporção especificada pelo manual
Gostei muito deste vídeo tirou minha dúvida, parabéns Édson
Gosto muito do conteúdo desse canal, valeu Edison Viana .
Obrigado Adriano
Parabéns pelo seu trabalho e conhecimento obrigado pelas dicas valeu.
Edson, mais um vídeo top, vou dar simplesmente uma nota 10 , parabéns meu irmão. Dica top.
Gostei muito das dicas! Você ajudou muita gente com certeza.
Gostei desse vídeo, tou precisando compra um carro e não sabia disso.
Muito obrigado agradeço 😃
Boa noite meu nobre show de bola a dica!!!
Edson tô seguindo seu canal a pouco tempo e adorei os conteúdos,parabéns. Sobre a questão do líquido de arrefecimento, ao comprar um carro usado que não esteja usando aditivo é super indicado ao novo dono que caso ele queira estar mudando pra aditivo, faça uma revisão no sistema de arrefecimento( em oficina) daí se estiver todo ok, que acho q não, sempre tendo que trocar algumas peças pois se tiver usando água de torneira(pia), estará bem deteriorado. Ai sim fazendo uma boa limpeza de arrefecimento o carro ficará apropriado para receber o aditivo.
abraço!
Rapaz boas dicas já aprendi muito vc é show parabéns pela transparência.
Eu trabalhei na área de manutenção e tratamento de água,desmineralizar é tirar os minérios da água,através de resinas aniônicas ou catiônicas,ou através de osmose reverse,já a água destilada pode ser com água potável ou água desmineralizada,nesse caso à água ficaria bi destilada,que serve para preparo de medicamentos.
Já coloquei aditivo em 2 carros velhos, um 2000 é o outro 2005 e não deu nada de problema. Eu fiz a limpeza trocando a água barrenta, umas 4 x. Com agua da torneira mesmo. Depois que a agua se manteve limpa, eu troco e coloco agua desmineralizada com o aditivo. O que não se pode fazer é o FLUSH. Se fizer dá bosta. Abs
O que é flush?
@@visitationoneé uma limpeza com uns produtos ácidos
EXCELENTE DICA, BEM INFORMATIVO, ACABEI DE APRENDER MAIS UM POUCO 🦐👍
É isso mesmo o aditivo mantém o cabeçote sem ferrugem e limpo carro q usa água de pia tá todo enferrujado aí vc aditiva limpa tudo .......carro muito tempo com água d pia já mais aditivar o meu com mais d 10 anos na água de pia tá bom assim q eu fazer cabeçote vou aditivar q é o certo
Cada caso é um caso é muito relativo Eu tenho um carro com mais de 18 anos que usava água destilada coloquei aditivo concentrado e tá tudo normal graças a Deus só fez melhorar
Difícil é saber, pois e se a gente comprar um carro que está com aditivo, mas foi colocado a pouco tempo e trocado reservatório só para maquiar.
Só vc deixar esquentar e acelerar,vai vazar rápido, caso esteja ruim
@belezapura7888 nem sempre
Fiz toda a limpeza do arrefecimento , usava só água de pia a vida toda . Mandei fazer a limpeza , troquei o reservatório e agora está com aditivo . Tá andando muito bem e funcionando bem !
Que carro e useu amigo?
Fiz a mesma coisa no meu Vectra 97 já faz uma semana que estou com aditivo aí o mecânico falou pra eu rodar uns 3 meses e faser a troca do aditivo novamente , esses dois meses é para tirar qualquer sujeira que tenha ficado ainda em sistema
Parabéns Edson tudo q vc disse tá certinho ...muito boas as dicas ....
valeu!
Para usar aqui para aditivo você tem de limpar muito bem ai sim você coloca aditivo.
Muito bom o recado....parabéns pela dica, Exatamente isto. 👏👏👏👏👏
Se fosse mais perto iria ver com vc para conseguir o meu primeiro carro.
No meu carro só uso aditivo, e quando baixa um pouco o nível completo com água desmineralizada, isso dá uma sobrevida até para a válvula termostática. E olha que o meu é um fiesta Zetec Rocam, carrinho que têm problema crônico com isso.
Comprei meu sandero stepway, percebi que o antigo dono não usava aditivo, pois a cor não estava com aspecto tão bom, nem o reservatório. Fui trocar a água o cara insistiu pra colocar aditivo, preferi seguir a dica de Edson. Espero que dê tudo certo.
Boa tarde edson eu nunca tinha ciência dessa situaçao sempre usei água no meu carro ja têm 4 anos eu fazendo isso, meu carro é 2013/2014 não sei se o antigo dono usava água no carro. Vou fazer a limpeza do sistema de arrefecimento essa semana. Devo usar água destilada ou desmineralizada?
Graças Deus meu carro nunca bateu o motor e nunca teve problema na junta do cabeçote mas água tá bem marrom.
Showww!! Edson. Eu comprei recentemente um gol 2008, e um dos critérios que eu vi foi esse. Ele já veio com aditivo, então eu decidir manter.
Os seus vídeos são muitos bons para nós. Deus abençoe.
Comprei um fox a água estava bem suja, fiz a troca na arrefecimento de água desmoralizada e coloquei aditivo, já faz uns 3 meses , graças a Deus não aconteceu nada tá tudo normal, mas se visse este video antes ia ficar com medo.
Pelo que entendi ele falou carro 10 anos de uso provavelmente nunca tenha feito limpeza nunca usado aditivo. E com isso tenha muita sujeira encrostada com uso do aditivo vai limpar e mostrar os problemas... No caso carro antigo tenha troca todo sistema de arrefecimento e sim colocar a água que vc achar melhor e manter .... !!
Ótima dica, Tamo junto aqui em Itambé PE
Somente a agua desmineralizada está livre de todos os minerais, e é a indicada para colocar no radiador junto com o aditivo. A agua destilada não é totalmente pura e ainda conta com alguns minerais que podem prejudicar o sistema de arrefecimento.
Onde compro essa água?
Muito produtivo gostei muito deu uma clareada obrigado amigo 👍
Vc manda bem meu amigo parabéns obrigado pelas dicas 🐱🐱
ÁGUA DESMINERALIZADA!
Amigo o galão de 5 litros de água destilada custa 12.90 desmineralizada custa mais caro sempre usei destilada com aditivo e tá redondo o sistema de arrefecimento.
@@thallesnetto7673 então continue comprando coisa barata pro seu carro afinal o carro é seu né, água DESMINERALIZADA custa 2 reais.
Água desmineralizada ou Água destilada são a mesma coisa!
@@ricardob.430 Não
@@wallacetavares4013
Ok! Então me diga as diferenças entre um e o outro e as suas composições??
Fiquei curioso agora em saber??
Bom dia caro Edsoncpmo sempre exelente dica
Prezado Edson, tenho pesquisado muito sobre o que colocar no radiador, algo alternativo que não seja aditivo. Meu carro é a diesel e eu reponho água toda semana porque viajo muito. Já vi gente colocando querosene, graxa e óleo solúvel e esse pessoal garante que tudo isso funciona bem.
Mas o que me chamou atenção foi queando fui viajar com um amigo que tem um Scania 113, ano 1995, entretanto na mão dele 20 anos. Perguntei o que ele usa no radiador do caminhão, ele falou água da torneira. Se esse caminhão, na mão dele já rodou mais de 1 milhão de quilômetros, sem problemas de arrefecimento apenas trocou as bronzinas, anéis e pistões, o que é padrão num caminhão quando chega a essa quilometragem, porque essa preocupação com a água? Perguntei se ele nunca pensou em colocar aditivo ele falou que isso é besteira, e pensando bem, baseado na experiência dele, não há como discordar dele.
Os veículos atuais trabalham com temperaturas próxima da ebulição da água,..eles não pedem andar sem aditivos de forma alguma. Se vc fizer isso todos componentes internos vão se degradar por temperatura ou pelo fenômeno da cavitação que poucos conhecem. Um líquido quando aquecido próximo a sua temp. de ebulição gera micro bolhas que atacam o meio por onde circulam.
Ótima explicação. O indivíduo que utiliza água clorada nos veículos deve andar de carro com tração animal, pois é menos racional que o ser que traciona o veículo.
Só uso Paraflu Orgânico.
Antigamente, no manual dos Dodge Polara e Dart, vinha orientação para acrescentar uma colher de óleo fino, tipo Óleo Singer, na água do radiador.. Nunca oxidava o sistema.
É só trocar as pçs e continuar protegendo o motor o radiador etc.
com aditivos.
É NOIIISS MANO TMJ.🤙
Grande Edson.tenho um Peugeot 207 SW automático 2010 que parece nova.como vc.diz trato com muito zelo.peguei com 70.000 km. Hoje está com 146.000 km. Sem problemas.
Sorte , meu prisma 2015 com 80 mil já estragou motor e câmbio automático
Exato. Antigamente carro era só na água de torneira e nunca deu problema por isso. Enferrujar tudo enferruja com o tempo, é natural.
O difícil é vc encontra um caro com mais de 10 anos de uso, com reservatório branquinho, e com aditivo..
O meu palio 2010 com 114.000km sempre usei aditivo recomendado por fabricante, trocado por tempo ou km. Bem rosinho kk
Como disse coisa rara 😂
Meu corolla 1995 wagon automático 1.6 16v Tá zerinho ,500 mil km manual do proprietário, estou 4 anos com ele só troquei óleo de cambio automático 4 vezes óleo do motor revisão suspensão ,e sempre usei líquido de refrigeração sem nem uma ferrugem no sistema E óleo original 5w30 sempre .. :) não ligo que outros chamam de velho pois tem 26 anos mais r uma máquina funciona até ar e tudo coro dentro hehe
tenho uma palio wekeend 2009 e os reservatórios são todos claros, percebendo se os níveis facilmente. Carro tem que ter dono, não cupim de ferro
Meu astra. 😀
Só uso água mineral. Tenho uma Sportage 2010, carro com quase 2ton, tem gnv, e nunca tive problemas. Foi o que você falou. Uma vez por semana eu coloco uma garrafinha de 500ml.
Vendi um carro, porque não consegui limpar o sistema limpava e continua um barro, agora graças a Deus comprei um o reservatório estava limpinho!
Recomendo mandar fazer a limpeza do sistema de arrefecimento quando comprar um carro,já que muitas vezes se coloca aditivo com as mangueiras sujas!!!!!!!
Quanto custa em média pra mandar fazer isso?
@@gabrielribeiro7679 e barato na faixa uns 150 a 200 reais já com o aditivo incluso!!!!!!!
@@williamsantos7077 opa meu amigo vlw pela resposta
@@williamsantos7077 outra pergunta vc sabe onde eu compro essa água desmineralizada
@@gabrielribeiro7679 sim em qualquer autocenter que tenha especialização em sistema de arrefecimento!!!!!!
Cara, tenho um Palio há quase 4 anos. Comprei de terceiros. A cada troca de óleo, faço tmbm a limpeza do sistema de arrefecimento. Só não entendo pq com uns 3 meses, o sistema já está com a água um tanto turva e reservatório já fica escuro. Se eu não limpasse o sistema, eu teria total consciência da falta de manutenção. Mas, não é meu caso. E, só uso água desmineralizada e aditivo sugerido pela Fiat (aditivo paraflu). Pela minha regularidade, o sistema teria que durar mais tempo p a próxima limpeza.
Edson, o aditivo muda o ponto de fusão e ebulição da solução (água + aditivo) então ele reduz muito a temperatura de fusão e aumenta a de ebulição mantendo a solução em fase líquida. Espero ter ajudado no entendimento. Abraço.
Comprei um Grand Siena 2013 do meu cunhado 150mil km ele sempre usou água destilada, e falava isso quando falei em colocar aditivo, e ele "só quando o carro é zero." Mesmo assim meti as cara e troquei já tem quase um ano não vazou nem uma gota não baixa nada e conversando com um mecânico ele falou você fez bem. Mesmo que ocorrorra algum vazamento daqui pra frente tipo selo do motor, você tomou a decisão correta.
Tenho palio ano 2001 , o antigo dono era deslixado, eu peguei esse carro dei uma limpeza geral com água e depois coloquei aditivo , tô a mais de 1 ano com o carro e não deu nenhum problema, porém passa 1 mês para poder eu completar com pouco de água
Parabéns Boa explicação obrigado por compartilha
Desculpa mais esse problema ia dar em algum tempo.com aditivo ou sem aditivo.
O último dono fez o correto o importante que ele descobriu o que poderia deixar ele na mão em uma viagem.
Agora concordo com sua visão no início quando diz que devemos verifica o líquido de arrefecimento no momento da compra.
Comprei um g5 2010 no ano 2020.
O radiador com água de pia , coloquei logo aditivo .
Tá funcionando que é uma beleza .
Se começa a abaixa água vá logo pra oficina fazer a preventiva é mas barato que a corretiva experiência própria
Tenho um Mille Fire 2003.A muito tempo foi trocado o radiador, porém não tinha esse conhecimento,como o mecânico colocou água da torneira, eu vejo que está suja, faço a troca,mas volto a completar com água da torneira.Posso somente trocar a água pela desmineralizada.
Sem dúvidas que o aditivo conserva todo o sistema de arrefecimento, meus carros sempre rodou mais de 300mkm sem nenhum problema. Inclusive sem troca de mangueira, bomba de água, válvula termostática etc..
aditivo no Brasil serve para evitar corrosão, lubrificar bomba d'água/termostática e dar uma limpada no sistema. a diferença no fator do aquecimento é minima. a Volkswagen recomenda só 40% de aditivo, e só se você for para um país com temperaturas abaixo de zero é que você deve partir para 50%, com máximo de 60%.
para dar uma ideia, a wurth e outras só colocam 33% de aditivo no Pronto para Uso, porque no clima tropical a proporção funciona melhor de for mais água.
Excelente dica. Marcelo Lima. Teresina.piaui
O Honda fit da minha irmã queimou o trocador de calor devido a troca da água com aditivo. Passou água para caixa de marcha automático prejuízo grande.
Parabéns Edson, pó vídeo excelente explicação, gosto muito de mecânica desde de criança e isso que você falou é a mais pura verdade !
obrigado Alisson!
O uno 95 e o peugeut 2008 que vendi ambus em novembro de 2020 usava aditivo
Agora estou de palio essence 2015 e continuo usando aditivo, vale a pena sim usa.
Muito bom seu vídeo explica bem mesmo. Porem tomem cuidado pq tem certos aditivos que nada mais é do agua com corante. Sempre compre aditivos de marca tipo Wurth etc, pois tem alguns aditivos de R$ 9.00 , R$ 12 conto é só KISUKI.
Comprei um veículo com 3 anos de uso com 39500km, infelizmente o reservatório do líquido de arrefecimento estava tava preto que não dava para ver o nível do líquido, primeira coisa que fiz foi mandar fazer a limpeza do sistema e adicionar aditivo com água desmineralizada.
Agora, segundo o Edson é só esperar a pancada dos vazentos começarem a aparecer, tô com medo de fazer no meu
@@antonioneiva7855 não tenha medo , faça o quanto antes , quanto mais demorar maior será o prejuízo, correndo o risco até perder o motor
Tenho meu Corolla XLI 2003, faz 8 anos, nunca abaixou a água, é nunca troquei, nunca coloquei uma gota de água, só o óleo que baixa um pouco, mas isso é de todos Toyota.
Edson,e se você usar um produto de limpeza do radiador antes de colocar o aditivo
Em ipótse alguma deve se colocar agua que não seja desmineralizada pois, os minerais contido na água acaba provocando corrosão no sistema. As principais funções do aditivo e , 1° não permitir que a água venha a ferver, 2° lubrificação no sistema principalmente impedir rececamento das mangueiras, 3° manter o sistema limpo aumentando assim a vida útil do motor. Eu diria que a preocupação com a verificação da água e tão importante quanto o óleo do motor.
Boa noite Edson
Eu tenho um gol 99 1.6 que já está comigo há 6 anos e meio quando comprei a água do radiador era só ferrugem na tirei toda água e passei a usar água capotada da chuva com aditivo, hoje a água do radiador é igual água de carro, troco a água a cada 10.000 km.
Vc é fera demais! Parabéns
Me aconselhe por favor: a antiga dona do meu carro usava água de torneira, posso limpar todo o sistema de arrefecimento e usar água destilada ou desmineralizada? Obrigada.
Muito bom esse vídeo , mas e se for feito uma geral no carro inclusive o planilha mento e limpado todo o sistema posso passar a usar aditivo?
Na compra de carro usado o importante é "se tem o manual do próprio do modelo", pois especifica qual o aditivo indicado (por exemplo p/ Ford usa 2 litros de MONOETILENOGLICOL ) que além de anticorrosivo , anticongelante, principalmente lubrifica válvulas, bomba, etc., e não, '"''''escolhidos só pela cor"""" quase sempre bem baratinhos. E também indica o prazo de troca e o uso da água desminelizada (que nada mais é que uma água destilada com cuidado). Eu tenho usado a água de ar condicionado , que é a umidade do ar ambiente que condensa nas aletas congeladas na unidade interna. De qualquer forma prolongam a vida do fluido. Concluo com minha experiência com o meu sempre lembrado Passat 76, no qual aprendi o valor do aditivo numa ocasião após 3 ou 4 substituições da água do sistema de refrigeração em uma semana, saí na estrada e o ponteiro da temperatura ficou sempre bem acima, do normal, 50%. Consultei na concessionária e de cara questionaram se havia usado aditivo, aleguei as trocas de água, mas indicaram aditivo da Volkswagen (o mesmo sitado acima) e voltou ao normal. Em piores casos é indicado um produto para limpeza, mas pelo custo e na minha falta de experiência, valeria uma troca mais curta para evitar a mistura dos componentes.
Tem que usar aditivo sim, e tem que ser o aditivo apropriado para o determinado veículo, e não pode colocar água de torneira no sistema, tem que ser água desmineralizada e aditivo.
Água de torneira tem minerais e causa cavitação no sistema, e aditivo tem validade 2 anos em média...
Vi que a Ranger e alguns outros carros se tiver água, reservatório escuro, foge que é bomba. Comprei minha Ranger anteontem com suas dicas e várias outras que peguei por aí, está top de pintura, lata, sem sinistro, sem leilão, com laudo :D
Ele não fura onde esta fragil . Se o carro estiver com problemas , o aditivo vai revelar o problema ja existente . Melhor aparecer um problema fazendo o preventivo , do que estourar a bomba na estrada .
Só dicas de qualidade no canal!
Quando vejo um carro com aditivo novo, vejo q o dono é cuidadoso.
Concordo plenamente contigo. Primeira coisa que eu olho.
Me indique onde eu possa colocar a borracha que fica no parabrisa, pois o meu cara e um fiesta sedan 2011 e1012 pois se desgastou e não sei onde fazer este tipo de serviço por favor me ajude, aguardo resposta.
aditivo não gera corrosão em peças, se fosse assim ele não vinha de fabrica, pelo contrario aditivo protege da corrosão ele possui propriedades anticorrosivas e anticongelantes e também de limpeza. aqui no nosso pais só na serra gaúcha e mais pra baixo que de fato as propriedades anticongelantes tem utilidade.
e aí o que acontece?? o que acontece é que o carro rodou anos e anos só com água mineralizada, vulgo torneira, poço e etc.ai o carro criou uma corrosão em todas as superfícies internas do motor, tubos d'água e demais peças metálicas, so que em alguns casos essa corrosão se desprende dessas superfícies e vai para a agua deixando ela "barrenta", só que ela não solta toda de uma vez ela vai soltando aos poucos, principalmente na agua já bastante saturada "suja".
Logo quando se coloca uma água nova com o aditivo, essa agua esta limpa e o aditivo tem propriedades de limpeza, ai meu jovem, o aditivo vai limpar a sujeira que estava ali e vai revelar os problemas que ali estavam escondidos debaixo da corrosão, um furo, uma junta que tá oxidada, um radiador que já estava nas ultimas.
O aditivo no caso age como um revelador de problemas, que mais cedo ou mais tarde iriam aparecer.
Se a pessoa pretende ficar com o carro por muito tempo se ainda nunca usou aditivo é melhor ir fazendo essa transição o quanto antes, se usar só água normal vai corroer tudo ao longo do tempo do mesmo jeito, usando aditivo indicado e na proporção certa a durabilidade das peças e todas as partes metálicas e até às de plástico terão uma vida útil muito maior. Outra coisa, o aditivo também ajuda na regulação de temperatura fazendo o carro aquecer mais rápido ao ligar assim consumindo menos combustível pra chegar na temperatura ideal de funcionamento, e também esfria mais rápido na alta temperatura evitando desgaste maior, sem falar da lubrificação. Então vai gastar do mesmo jeito kkk melhor evitar gastança maiores, façam a sangria só com água desmineralizada primeiro, cerca de uns 10 litros, coloque o aditivo e vai observando os vazamentos, troque as peças a medida que for aparecendo, ou então vende logo o carro
Aditivo sempre, de boa marca e seguindo o que pede a norma da montadora consultando o manual do proprietário. Se reservatório estiver com aparência de ferrugem, PULA FORA.
Video fantastco!!!!!!,dicas valiosas