sou do CE e estudei em escola pública minha vida inteira, mudei pra SP pois fui aprovada em uma faculdade particular de medicina com bolsa de 100% e sempre que me perguntam como consegui eu apenas falo que tive a melhor educação do Brasil e sou muito grata ao ensino do meu Estado! um dia quero poder voltar pra retribuir tudo
É só termos mais liberdade econômica, só o governo parar de imprimir dinheiro, diminuir essa carga tributária altíssima, e diminuir intervenção estatal na vida das pessoas. E privatizar todas as instituições de ensino estatal existentes.
Estudei a vida toda em escolas particulares no Piauí e em 2013 tive que mudar pra Guaraciaba do Norte no interior do Ceará e fui estudar na única escola pública de ensino fundamental da região. Não consigo explicar o porquê mas o nível da educação, professores e ensino eram de altíssimo nível, até hoje nunca vi nada assim. Conheci várias famílias onde todos eram professores ou pedagogos. Nunca aprendi tanto e tirei tantas notas boas como nesse ano. Parabéns aos professores e governantes cearenses que pelo visto até hoje mantém o alto nível da educação pública no estado!
Eu sou do interior do Ceará, moro em Minas gerais a 30 anos realmente e assim a família de meu pai e todos de professores eu nunca vi um povo gostar tanto de estudar não e atoa que ita só passa cearense
Quê pena que o crescimento econômico não acompanha o bom desenvolvimento da educação, pessoas educadas e sem empregos. Muitas vezes porque a escola não prepara para o empreendedorismo.
Que orgulho do meu Ceará. Estudei a vida inteira na rede pública e me formei na universidade pública também, mesmo vindo de uma família de baixíssima renda. A educação é o caminho.
@@tccccih1181 Sim, foi mesmo! Jamais a esquecerei...Ainda tenho muitas lembranças dela e do quanto ela acreditou em mim. Eu não tinha dinheiro para comprar um durex para encapar o caderno, então acabei usando a fita isolante do meu pai pra isso (hoje eu sei que a fita isolante custa muito mais!😄). Então fui mostrar a lição de casa na mesa dela. Ela abriu o caderno e deu de cara com aquela fita preta e ficou em silêncio. Fiquei na expectativa do que ela iria dizer. Então ela chamou a classe toda para vir à mesa dela. Meu coração gelou porque eu achei que ela iria me humilhar diante dos outros (como já aconteceu várias outras vezes no jardim de infância e na terceira série em que a professora gritava pra sala:"Alguém tem um lápis decente para emprestar para essa menina???" Isso porque meu lápis já era um toco, mas eu conseguia escrever com ele e era boa aluna!). Voltando à história do caderno com fita isolante...A sala se reuniu ao redor da mesa da professora e eu me consumindo de angústia pensando no que viria a seguir...Então ela disse:"Prestem bem atenção neste caderno. Olhem esta lição de casa feita impecavelmente e sigam o exemplo!". Me devolveu o caderno com um sorriso bonito e me parabenizou pela lição. Eu me emociono até hoje de lembrar disso...🥲 Professora Antônia Cordeiro dos Santos, que Deus a abençõe onde a senhora estiver e retribua todo o bem que me fez! Gratidão eterna! Peço licença para usar o espaço aqui e contar essa longa história, mas como forma de homenagear essa professora tão especial! Ah, se todos fossem como ela...Hoje sou formada, me doutorei parte no Brasil, parte na Inglaterra. Moro e trabalho no exterior exercendo a profissão que o bom Deus me deu com muita gratidão e alegria e como missão para tornar o mundo, pelo menos um pouquinho melhor. E isso cabe a cada um de nós, independentemente de profissão ou de diplomas, pois não são eles que nos fazem, mas o nosso caráter moldado em primeiro lugar pelos nossos pais e/ou cuidadores (no meu caso meu pai e minha avó que o bom Deus os tenham🙏) e também professores, que podem ter um papel crucial na vida de seus alunos, ainda mais quando estes não podem contar com apoio e estímulo positivo em casa...Gratidão por "ouvirem" meu testemunho. Paz e benção a todos!🤗🙏❤️
Sou cearense, estudei a vida inteira em escola pública, no ensino médio em escola profissionalizante, em tempo integral. A gente tem o constume de estudar em escola integral desde cedinho. A educação de qualidade é vista como um dever não uma obrigação apenas. Parabens, meu Ceara!
Sou do Ceará e estudei o ensino fundamental inteiro em uma escola onde, todo santo dia, o lanche era uma sopa kkk. Lembro que a gente roubava sal na cantina e deixava a sopa extremamente salgada, só para parecer que era outro tipo de lanche. Era bem difícil no inverno, pois, quando chovia, faltava luz, às vezes por dias! Mas nunca vi um único professor deixar de lecionar um conteúdo de altíssimo nível. Quando os alunos chegavam ao ensino médio, tudo o que fazíamos era rever o conteúdo do fundamental, porque o conteúdo dos livros já tinha sido dado na 7ª e 8ª série; só víamos conteúdo novo no 3º ano. Meu professor de português nos obrigava a ler um livro por mês e apresentá-lo na sala, ou ele zerava nossa nota. Esse mesmo professor nos contou uma vez que o sonho dele era publicar um livro de poesias, e lembro que foi a primeira vez que vi alguém "sonhar" com alguma coisa. Éramos todos muito pobres. Hoje, estou fazendo minha segunda faculdade, meus filhos estudam em período integral (escola pública), e tudo é infinitamente melhor do que no meu tempo. E a educação continua sendo ofertada com a mesma energia e cuidado de quando eu estava sentado na sala. Tenho muito orgulho do meu estado!
Pois eu não tenho orgulho não! Nunca recebi essa " educação de alto nível " nunca nem vi, e olha que eu era uma boa aluna, mas em uma sala com 56 alunos e sem ventilador, comendo apenas ovos cozidos porquê essa era a merenda por dias, chego no ensino médio e as coisas não são diferentes 😅 só pioram.
Sou do interior do Ceará e realmente é super comum escolas nota 10 por aqui, inclusive minha mãe aprendeu a ler com 40 anos no EJA, muito orgulho do meu estado, Cid Gomes deixou um legado grandioso por aqui.
Sou de Fortaleza, e vi nos últimos vinte anos meu estado melhorar significadamente na educação. Meu filho se formou em engenharia elétrica na universidade federal do Ceará. Estou muito orgulhoso e chego a me emocionar com essa reportagem. Obrigado BBC por mostrar ao mundo que é possível que a educação pública seja de qualidade.
me diz aí colega, foi o Ciro Gomes que investiu aí no estado? Eu fiquei triste por ele na última eleição. Não entendo porque o pessoal de centro esquerda não da uma chance a ele de ser presidente. Se não me engano eu votei no Ciro Gomes no primeiro turno.
@@brunodesousa294Eu tbm, o problema e o sistema e pq nem um liderança se cria na centro esquerda o lulismo engole tudooo com a máquina de desinformação deles
@@henriquefeitoza7618 do jeito que o mercado de trabalho privado é hoje, ser concursado é uma boa alternativa. Pelo menos não toma demissão em massa no lombo depois.
kkkkk basta apenas forjar os dados! Todo mundo aqui vai se esquecer das matérias da família do Ciro Gomes forjando os dados educacionais apenas para ficar recebendo mais verba federal?
Rapaz, a gente abre um sorriso vendo os exemplos do CE. Tem sido um orgulho para o Nordeste. Lembro, historicamente, por exemplo, do tanto de aprovados no IME e no ITA. Que os outros estados e as outras regiões se inspirem e sigam o seu exemplo. ❤️👍🙌👏👏👏
Não muda o fato de o Nordeste ser a região mais atrasada do país. Aprovações no IME e ITA vão providenciar uma melhor qualidade de vida aos Nordestinos? Vai diminuir a violência na região, que é altimíssima? Não, já teria acontecido.
@@eduardopitt1331colégios particulares de Fortaleza com foco no vestibular do ITA 😯 e lembrando que nem todos os aluno aprovados no ITA pelo Ceará são cearenses. 🤭 mas eu posso estar mal informado, me ajude: quantos cearenses oriundos de escola pública foram aprovados no ITA nos últimos 10 anos?
Um detalhe na primeira entrevista com uma aluna que estuda na escola com IDEB nota 10: "Quando eu crescer, quero ser professora. Quero fazer Pedagogia e ensinar as crianças." Essa fala já diz tudo sobre ter um projeto de educação. Que reportagens como essa ultrapassem a mera indignação e se transformem em ações que mostram que realmente aprendemos com o Ceará.
kkkkk basta apenas forjar os dados! Todo mundo aqui vai se esquecer das matérias da família do Ciro Gomes forjando os dados educacionais apenas para ficar recebendo mais verba federal?
@@qualquercoisaamesmacoisa3654 Isso é negacionismo e viés de confirmação. Um local ser pobre não necessariamente é indicativo de qualidade de vida, o Brasil está entre os países mais ricos do mundo e é também um dos maiores em desigualdade social e pobreza.
Sou do interior do Estado do Amazonas e sei o quão difícil é avançar na educação, na época da Pandemia eu tinha que economizar pra colocar créditos no celular e poder assistir as aulas. Foi muito difícil, mas felizmente hoje faço Direito na Universidade Federal do Amazonas.
Eu espero que depois de formado, você faça a diferença na vida de outras pessoas. Quem sabe cobrando do poder público de teu estado/ cidade, mais investimentos sejam destinados à educação. Por vezes, as pessoas depois de atingirem um nível elevado, se esquecem de suas origens. Que não seja este o teu caso.
Parabéns pela determinação. Espero muito que essa situação no norte melhore em algum momento. Seria bonito ver as crianças e os jovens dessa região um dia se orgulhando da sua educação, apesar das complexidades.
Sério? Aqui no Ceará os alunos receberam chips com internet ilimitada e tablets da prefeitura. Lembro que o meu irmão ficou usando esse chip com internet ilimitada até pouco tempo atrás, mas acredito que não tenha acesso mais. Em Fortaleza existe passe-livre pra qualquer estudante, seja do ensino fundamental, seja de faculdade. Isso ajuda a democratizar mais a educação.
Sou professor no DF e o que mais atrapalha a qualidade na minha escola é a falta de participação dos pais no processo. Muitos não olham os cadernos dos filhos, não fazem exercícios juntos deles, não vão às reuniões de pais. Os melhores alunos são justamente os que são acompanhados pelos pais. Complicado!!!
Isso aconteceu comigo, nunca tive a presença dos meus pais na minha base educacional (apesar de meus pais serem separados). Meu pai sempre trabalhou pelo turno da manhã, e eu estudava esse horário, nunca compareceu em nenhuma reunião pq estava no trabalho. Minhas tias (às vezes) buscavam meus boletins, minha mãe teve depressão pós parto e outros problemas e se mudou para outra cidade. Sempre fui elogiado dentro os 5 melhores da turma, parafraseando a minha ex-diretora "o pai dele nunca estar presente". Por sorte, conseguia compreender os professores, não tinha dificuldade de aprender. hj faço engenharia florestal e sinto que essas pequenas coisas me incentivam a ser (para o futuro) um pai melhor do que o meu foi para mim. ps: Não estou reclamando da vida que meu pai me deu. Só estou pontuando a ausência dele na minha base educacional. E de fato isso me entristecia bastante. pss: Ele tinha tempo de sopra a tarde, pois trabalhava somente no turno da manhã
A realidade do DF comparado aos lugares mencionados do vídeo e bem diferente. Nos faz refletir sobre o quanto temos de recurso. Cidade pequena pouco recurso financeiro e triste não tem nada
Acredito que seja em boa parte do Brasil brother, a falta de atenção com o ensino básico não é atitude somente dos governos, pais abriram mão de participar dessa fase importante dos filhos, em nome de comodidade!
Está escrito na constituição que o estado é o responsável por fornecer a educação, ou seja, você como agente publico tem o dever de ensinar, é sua responsabilidade. Em nenhum momento cita os pais nesse processo. Outro motivo é que na grande maioria do tempo os pais estão ralando pra pagar contas que o governo enfia em suas goelas, e umas dessas contas é o seu salário. E como você disse que os melhores alunos são aqueles que são acompanhados por seus pais, isso me leva a crer que você é um péssimo professor. Complicado mesmo!!!
Sou mulher amazonida,moro no estado do Pará e estudei durante toda minha vida em escolas públicas! Hj com 31 anos estou no último ano do Doutorado em administração além de ser professora e servidora pública! Sei o quanto acusto Amazônico de ensinar em nossa região impacta nós indices nacionais, mas seguir o exemplo do Ceará, ,com políticas públicas voltadas para a educação sem dúvida é um passo importantíssimo para melhorarmos a educação na região norte como um todo!
São muitas camadas nesse vídeo. Quero fazer uma ressalva sobre o quanto o professor pode marcar e influenciar uma pessoa desde os primeiros anos. Eu, particularmente, sempre olhei para meus professores e professoras com um encantamento, uma admiração. Hoje, faço licenciatura e vejo o quão desafiador é estar nesse lugar. A gente acredita e sonha com um futuro melhor, mas dói ver na prática como o ensino é negligenciado.....
kkkkk basta apenas forjar os dados! Todo mundo aqui vai se esquecer das matérias da família do Ciro Gomes forjando os dados educacionais apenas para ficar recebendo mais verba federal?
Sou do Ceará, nasci e moro em uma cidade pequena no litoral, mas meu ensino fundamental e médio foi excelente. Ambos públicos, no ensino fundamental muito parecido com as estratégias da cidade do vídeo, o que eu acho muito importante a junção da família e escola, alertas sobre as faltas, alunos atrasados no desenvolvimento, quando realmente busca se preocupar com a aprendizagem. Tenho orgulho do meu estado e como tratamos a educação com tanta seriedade, professores que se importam e ajudam, governo e a família todos unidos para sempre progredir na educação.
@MonetizacaoAlternativa E precisa explicar? Todo mundo sabe que a região do nordeste sofreu por anos exploração, o que era produzido aqui era exportado para outros lugares. A pobreza infelizmente é construção social de anos de sofrimento, escravidão, desigualdade, fator territorial. Além do Ceará ter sido o primeiro estado do Brasil a abolir a escravidão, isso mostra que o grande problema econômico não é por conta da educação, estamos nos erguendo de fatos que nós deixaram para trás, enquanto grandes metrópoles cresciam em cima do trabalho daqueles que sofreram.
@@MonetizacaoAlternativa A resposta que procura irá encontrar estudando a história, a geografia, a política a economia do Ceará e do contexto maior do Nordeste e do Brasil nos últimos séculos
Sempre bati nessa tecla: as familias precisam abraçar as escolas. Mas aqui em SP só vejo famílias tratando a escola como creche para deixar os filhos, não vejo acompanhamento do processo educacional, deixam tudo a cargo do professor
Eu estudei quase a vida inteira no Ceará, e por 2 anos morei em uma cidade do Pernambuco...e real, na epoca eu como estudante senti claramente que o pessoal tava muitoooo atrasado nos estudos. Quando voltei ao Ceará para terminar o ensino medio, super me prejudiquei pq o pessoal tava super adiantado em temas que nunca tinha visto em sala antes. Penei pra fazer o enem, mas consegui entrar mesmo assim numa federal. ❤
@icardias8639 sem dúvida, esse é um aspecto importante. Mas é só um aspecto; as políticas públicas não devem ser exercidas apenas pelos políticos, assim como a sociedade não deveria participar apenas elegendo-os. Políticas públicas básicas para educação, segurança, moradia e geração de emprego e renda devem ser políticas de Estado, e não ficarem à mercê de governos/governantes. Por exemplo, não importa quem seja um prefeito ou partido no poder, desde que não faltem, na escola sob a sua responsabilidade, materiais e insumos, profissionais e respectivos salários e, obviamente, aulas. Isso é um mínimo aceitável, e se o diretor, o secretário de educação ou o governante não cumpre, a sociedade tem a obrigação de se organizar e cobrar deles em todas as esferas de poder até que seja resolvido.
@@eduardocorrea6310 concordo com vc porém ministério públicos e outros órgãos que poderiam cobrar estão no coluio da corrupção. E o povo ainda não tem essa maturidade, talvez um dia mas não hoje.
Ótimo vídeo, sou professor e moro perto de Pires Ferreira, cidade muito humilde, com fé a educação vai mudar este rumo, assim como muitas cidades do estado 🙏
Me emocionei. Meus pais são analfabetos, mas sempre tivemos o estudo como foco em casa. Cresci e estudei no Ceará ate os 23 anos e sempre tive a educação como agente de mudança na minha vida. Muito lindo saber que os meus conterrâneos mantém esse legado. Admiro muito os lecionadores e carrego meu orgulho de pertencimento para onde vou. Hoje moro em Santa Catarina e percebo que por mais que aqui tenham infinitamente mais recursos e um acesso fácil, há uma desvalorização a educação em muitos momentos. Enfim, são realidades diferentes e não me cabe nada, mas acredito que temos muito a ensinar quando o assunto é educação.
Eu moro no Ceará, durante a pandemia o estado deu um tablet é um chip com acesso a internet, realmente e querer que a educação melhore, graças a Deus estou num estado que respeita os professores.
@@luanmarques494 Os nordestinos estão dominando os concursos de alto nível? São tão bons que abandonam o nordeste em busca de uma melhoria de vida nos estados mais ao sul do país. Que piada grotesca. 🤣😂💩
Que documentário maravilhoso. Sou do Ceará, mas o meu desejo é que todo o Brasil tenha o melhor da educação. O povo brasileiro é um povo forte e inteligente.
Oque existe hoje é um ataque ao povo brasileiro, patrocinado pelo mesmo povo que se diz patriota. Gostam de falar que o povo é burro e espalham a falsa informação que temos o QI de 83 pontos. O Brasil é boicotado de dentro para fora, pelo mesmo povo que diz amar o país.
Que orgulho e privilégio poder participar de um vídeo tão importante como esse! Que orgulho ser cearense, ser piresferreirense e: ser professora desse município com Educação Nota Mil. 💚
Professora, o próximo passo em Pires Ferreira será unir a educação básica à aplicação desse conhecimento ao mundo real. Com isso, as chances de haver melhorias nas formas de produção do município aumentarão, principalmente na agricultura e beneficiamento dos produtos. Será preciso trazer os pais dos alunos pra sala de aula. Mas parabéns pelo trabalho , um exemplo a ser seguido!
O cearense tem um borogodó a mais que ninguém falou aqui. Eu tinha um amigo que prestava concurso pro ITA e Agulha Negras e há 40 anos ele já dizia: "Qdo comecei a prestar concurso todo mundo dizia q meu maior concorrente eram os japoneses pq são muito estudiosos e disciplinados, mas depois que comecei vi que meus concorrentes são os cearenses. Qdo chego na sala e os identifico, já fico preocupado" Parabéns aos nossos irmãos do Ceará 😂😂😂
@@arletefonseca7347 seus maiores concorrentes são os alunos do colégio Poliedro de s.j. dos campos, e os que estudam no Ceará em escolas particulares e que nem todos são cearense. Vc enxerga tanta inteligência num povo que seu estado produz apenas 2,3% do PIB brasileiro, a conta não fecha. 🤭
@renealbuquerque9385 essa opinião foi expressada por um amigo que prestava ITA e agulhas negras, como coloquei no texto. Inclusive ele entrou no ITA e anos depois partiu pra iniciativa privada. Segunda parte: se inteligência se medisse em PIB, os norte americanos seriam um povo genial. Se vc já conviveu com alguns deles, sabe que nem de longe isso é verdade. Inteligência, cultura, e o "borogodó", esse sim, saído da minha cabeça, são coisas que quem não tem não compreende. Melhor vc deixar pra lá 😏
@arletefonseca7347 cearense é muito ufanista com essa ESTÓRIA de que o ITA esta repleto de maioria cearense 🤭 a mídia local alimenta essa falsa ilusão e a horda do senso comum segue a onda 😂. Lembre-se que os EUA é o país que tem a maior economia do mundo, e vc afirma que eles não são "geniais", você deve ter problemas cognitivos. 🤭
@@renealbuquerque9385 a educação no Ceará é um projeto, amigo, mas sem fim. Não relacione PIB a educação, o sul e sudeste tem os maiores PIBs e nós sabemos que não são os melhores em conta de somar... Há décadas nós estamos ocupando suas vagas de emprego que ninguém quer, e hoje em dia, estamos ocupando as que todos querem...
@harissonalencar773 o Ceará deve ser o melhor lugar do mundo 😯 enquanto no Ce temos 9,5mi de habitantes em SP temos 45,9mi 🤭 no Ce o idh é de 0,734, 12⁰ no Brasil e em SP 0,806, 2⁰ melhor do Brasil 🤭 no índice de ufanismo o Ceará esta em 1⁰ lugar no mundo 😂😂😂.
Tenho orgulho de ser Cearense, estudei a vida toda em escola pública e tive o privilégio de um ensino de altíssima qualidade. Ingressei numa Universidade Federal , sem cursinho, mas com o conhecimento que adquiri ao longo da vida de estudante. Hoje sou formada. Gratidão aos queridos mestres que me ensinaram.🙏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Gente o prefeito de Manaquiri já faz décadas e não resolveu nada e ainda está procurando entender...pela fé Má gestão pública é fato desde do governo a prefeitura Os professores querem fazer diferente mas sem o recurso necessário fica inviável...sou professora sou de Manaus e hoje moro em Maracanaú no Ceará é uma realidade muito diferente mas no referencial de prioridades que o estado dá infelizmente e triste vê o pior índice do IDEB ser do município do Amazonas 😢😢
Fico impressionado com a fala desses dois prefeitos que aparecem na reportagem.. O primeiro estar a 8 anos na prefeitura e não conseguiu sequer um pouco de melhorias; a segunda (Prefeita) estar de parabéns 👏🏼 ela tem parcerias com os estados e tá sempre em busca de melhorias para a educação do seu município.. Este outro caso da avó que aparece aí, que ela estuda para ajudar os netos nos deveres escolares.
Na minha cidade na Bahia, o prefeito está ha 20 anos e a educação so piora. Tudo que faz é maquiagem para a mídia e famílias acharem que é investimento na educação @@robertamonteiro1757
Morei no Ceará por 6 anos. Capital e interior. Posso afirmar que os estudantes das escolas públicas e particulares são alto nível. As públicas têm uma estrutura anos luz a frente das outras escolas públicas do resto do nordeste.
Sou baiana é sem estudo. Vim para o Ceará em 1996Com minha filha de 6 meses. Sem nenhuma condição humana para sobreviver. Mas com esperança. Hoje 29 Anos depois, minha única filha tem formação técnica pelo Ifce em química. Concluiu 2 pós, 1 MBA e em 2026 concluirá engenharia . Quando meu neto nasceu meu pedido foi: Quero a educação dele no Ceará. Moral da história o garoto tem 9 anos é superdotado em varias áreas. E já tem 1 empresa de Ti de Sta Catarina aguardando o menino fazer 14 anos. Para ser o programador dessa empresa. 😢😢😢 Eu fico emocionada pq sei a importância desse estado que é meu de ❤
É um orgulho, como cearense e ex-estudante do ensino público estadual, ver a valorização da educação no meu estado e, principalmente, perceber como meu povo sempre busca e buscou a dignidade social por meio de muito trabalho duro.
Muito emocionante essa reportangen e profundamento triste essa desigualdade, aqui em São Paulo desisti de ser professora e vários colegas também estão desistindo. Apesar de termos mais investimentos, a violência escolar e o descaso dos municípios e do estado tem tornado a docência insustentável. Alunos que agridem professores, cobrança da gestão para maquiar notas de alunos que não deveriam ser promovidos, pais que chegam gritando por conta de um objeto perdido, mas que nunca olharam os cadernos de seus filhos, muito menos compareceram às reuniões, crianças q necessitam de atendimento educacional especializado sendo amontoadas em classes com até 35/40 alunos (até 6 por turmas) e o professor sozinho em sala tendo muitas vezes que tirar do próprio bolso para adaptar materiais para fazer um bom trabalho. É desgastante, solitário e adoece. 😔
Testifico que é verdade o que você disse. Eu sei de mãe que agrediu a professora que teve que mudar de escola, porque se der bronca no aluno indisciplinado, sem respeito, sem interesse em aprender arruma problema com os pais. Mas se chamar pra uma reunião não aparecem. Pais fazendo a escola de creche, depósito de crianças e só.
Igualzinho ao que acontece na Bahia,eu trabalhava em uma escola pública, ficava sem entender como alunos que nem sabiam ler passavam de ano,depois quando o governador falou sobre o assunto foi aquele escândalo, pra quem é da Bahia sabe que isso acontece faz tempo.Agora com o bolsa-presença os alunos vão apenas pra fazer-se constar,caso contrário perdem os 150,00.
@@ClaudiaCruz-gf5oqe isso já é importante, os alunos estarem nas escolas e terem o aparato do estado pra conforto, comida, lazer e um bom meio de convivência. Porém, isso de passar sem saber é um outro problema a ser resolvido.
Que coisa bonita, o estado do Ceará realmente leva a educação a serio, valoriza os professores. Infelizmente quem vive nas grandes capitais (sou de Brasilia) nao faz ideia do que se passa no interior de regiões como o Norte do país, uma dificuldade tremenda para avançar na educação
Que reportagem maravilhosa, em meio a vídeos curtos e rápidos que muitas vezes passam desinformação, é excelente videos assim. Parabéns a toda a equipe de produção da reportagem!
Excelente reportagem! Mostrando os dois extremos. Meu Ceará, como sempre, dando muito orgulho! 👏👏❤ Mostrando que políticas públicas se faz com união: estado, município, corpo docente e família. Parabéns! 👏👏
Não há dúvida que a educação pública em várias cidades do Ceará é um exemplo a ser seguido, mesmo diante dos baixos investimentos. Mas o problema é que o jovem cearense depois de qualificado, ele sai do Estado, poucos ficam ou retornam.
Sou paraibano e sou filho da escola pública! Fiz o ensino fundamental, médio, superior e pós-graduação (mestrado e doutorado) na rede pública. Fiquei muito feliz em conhecer, através deste documentário, a experiência do Estado do Ceará. Um grande exemplo para todo o país.
Sou concurseiro e uma coisa eu digo, se forem fazer concurso no nordeste, especialmente no Ceará, vão preparados, pois o nível de prova lá é altíssimo! Concursos que VC tira quase 90% da prova e ainda corre o risco de ficar de fora só pq a maioria quase fecha a prova.
Parabéns a todos os envolvidos em nossa Educação aqui em Pires Ferreira, pq são anos de Luta pra chegar onde estamos. Agradecer principalmente no empenho de nossos Professores, a Secretária por sempre estar procurando melhorar junto a Nossa Prefeita.
Chorei com essa professora de Pires Ferreira porque sei a diferença que a educação que recebi dos meus professores de Independência/Ce fez total diferença na minha formação profissional e pessoal!
Que documentário esplêndido! Muitas pessoas e principalmente o governo não reconhecem a realidade dessas duas cidades, uma carece de educação pública de qualidade e ambas possuem um IDH baixíssimo. "Será a educação por si só mudar a realidade?"
@@rafinhasantos5728 Pensei em ensino em tempo integral e o governo estadual ou federal criar um programa de incentivo para professores trabalharem nessas áreas. Tem o +Médicos, pode ter o +Professores.
O Ceará em 20 anos estará entre os 5 estados mais ricos do Brasil. A mão de obra será qualificada e se o governo nacional e estadual quiser evitar uma fuga de cerebros, será necessário criar uma infraestrutura de emprego e qualidade de vida que faça essas pessoas ficarem por lá. É um ciclo virtuoso, e só a educação pode nos fazer melhor.
Não existe riqueza sem uma mentalidade empresarial e pioneira. A educação sozinha não serve para nada, se fosse apenas por isso países como o Camboja e Laos seriam ricos, enquanto isso, os EUA seriam pobres, visto que a educação não é o forte dos americanos.
@@grasicsc1 A maioria irá se tornar um bando de funcionários públicos improdutivos, apenas sugaram os recursos de quem a produz e não geraram desenvolvimento em sua comunidade.
Atualmente temos uma proliferação de pessoas com cursos superiores sem capacidade para tal, no sentido que não estão aptas para exercer as funções aprendidas, o foco principal deve sempre ser na base, como mencionado no vídeo, mas infelizmente não vejo isso na prática no Ceará! Além disso, como a moça acima disse, a oferta de empregos é escassa e de nada adianta mão de obra qualificada com pouca oferta de empregos, isso implica na diminuição do salário dos profissionais, diminuindo o padrão e qualidade de vida. O que precisa ser feito é abrir a economia, aumentando a renda das empresas e investindo mais nos IFs!
Sou de Goiás e conheço pessoas que vieram do Ceará para estudar mestrado/doutorado aqui e super se sobressaem, são extremamente inteligentes e competentes, chegam quebrando preconceitos em qualquer lugar.
Sou de Sobral no Ceará e concordo que nossa educação, assim como de nossa vizinha Pires Ferreira, é sim fruto de trabalho duro e muito investimento. Essa correlação entre governo do Estado e municípios deve acontecer de forma a estudar e fomentar estratégias específicas para cada realidade. É percetível que, o socioambiental influencia em como os setores sociais irão se desenvolver e a educação não escapa a isso. Meu adendo é quanto a forma de medir a qualidade dessa educação e de que maneira isso afeta no trabalho e na valorização de professores e de toda a cadeia que faz um sistema educacional girar. Como sempre, um ótimo trabalho de reportagem da BBC Brasil.❤
Uma questão muito importante que você destacou é essa relação município-estado apesar do governo do estado ficar responsável pelo ensino médio ñ deixa de acompanhar o desempenho das escolas de ensino fundamental de responsabilidade do município.
Tem uma série, intitulada: A Educação de Sobral é uma fraude", no canal CN7, aqui no TH-cam que conta uma outra versão. Inclusive fraudes na aplicação das provas que medem a qualidade da Educação.
@@MonetizacaoAlternativaOs frutos da educação são colhidos no longo prazo. Este trabalho começou há vinte anos atrás, antes disso o Ceará era muito mais pobre. Hoje o Ceará evoluiu bastante tanto econômica como socialmente. Se continuar com esta política, com certeza vai colher ótimos frutos, isto é a tendência natural das coisas. O grande risco é a volta dos políticos com mentalidade antiga que não pensa no povo e sim no bolso que é a tendência do Brasil de hoje, a prova disso foi a eleição de diversos políticos anti povo dos partidos de direita.
Como falou Professora Isolda, umas das percussoras desse start na educação cearense, o engajamento de todos foi primordial para atingir os resultados almejados.
Excelente documentário. Ver o quanto o nosso pais é diverso e o quanto cada um tem que fazer para buscar a educação de qualidade que tanto queremos, é de emocionar e renovar as forças.
Continuando o que está dando certo ...e cuidar para melhorar ...agora melhorar a estrutura e infra da cidade ☺️...realmente faz decadas que Sobral destacou-se pela educação...sou prof em Campinas-SP e ficamos maravilhados com a noticia na época...e hoje aposentada bom saber que os governantes mantiveram as metas pela educação...
Parabéns pra meu Ceará, fiquei emocionado como a professora que falou da seus pais pobres, mas que colocaram os filhos pra estudar e hj são os professores da cidade
Sou do RN e os cearenses que eu conheço são crânios. Ou é genético, ou é cultural - ou os dois, né. Mas a predisposição ao aprendizado, principalmente em exatas, é absurda.
O Ceará provavelmente quer atrair indústrias de ponta ao seu território, e pra isso está formando mão de obra que qualificada pra que as indústrias vão até lá.
sou do CE e estudei em escola pública minha vida inteira, mudei pra SP pois fui aprovada em uma faculdade particular de medicina com bolsa de 100% e sempre que me perguntam como consegui eu apenas falo que tive a melhor educação do Brasil e sou muito grata ao ensino do meu Estado! um dia quero poder voltar pra retribuir tudo
O povo do Ceará tem a melhor educação básica do pais e ainda assim continuam pobres se ficarem por lá.
O documentário não explicou essa parte.
@@MonetizacaoAlternativa Não explicou mas deixou uma reflexão em cima disso, nos minutos 15:00
@@MonetizacaoAlternativaNão exame, Fortaleza nos últimos 20 anos cresceu absurdamente, claro que ainda e bem pobre mas comoarado com oq era antes....
@@dpcs6157 qual região não cresceu nos últimos 20 anos?
@@MonetizacaoAlternativaO obvio e que a maioria sai pra colocar em prática o que aprenderam em outros lugares.
A CRISE DA EDUCAÇÃO no Brasil não é uma crise: É UM PROJETO (Darcy Ribeiro)
Verdade
É só termos mais liberdade econômica, só o governo parar de imprimir dinheiro, diminuir essa carga tributária altíssima, e diminuir intervenção estatal na vida das pessoas. E privatizar todas as instituições de ensino estatal existentes.
Privatização nem sempre é o melhor. Essa escola top do Ceará é pública, por exemplo.@@willianwallacebtc
É só fazer isso, se quiser destruir uma nação né ? Pqp @@willianwallacebtc
@@willianwallacebtc Nos países desenvolvidos e com melhores índices de desempenho as escolas são públicas. Que coisa, não?!
Estudei a vida toda em escolas particulares no Piauí e em 2013 tive que mudar pra Guaraciaba do Norte no interior do Ceará e fui estudar na única escola pública de ensino fundamental da região. Não consigo explicar o porquê mas o nível da educação, professores e ensino eram de altíssimo nível, até hoje nunca vi nada assim. Conheci várias famílias onde todos eram professores ou pedagogos. Nunca aprendi tanto e tirei tantas notas boas como nesse ano. Parabéns aos professores e governantes cearenses que pelo visto até hoje mantém o alto nível da educação pública no estado!
Eu sou do interior do Ceará, moro em Minas gerais a 30 anos realmente e assim a família de meu pai e todos de professores eu nunca vi um povo gostar tanto de estudar não e atoa que ita só passa cearense
É por isso que tem cabeça grande pra guardar muito conhecimento
Duvido.
@rafaelrolim-y2x problema seu
Quê pena que o crescimento econômico não acompanha o bom desenvolvimento da educação, pessoas educadas e sem empregos. Muitas vezes porque a escola não prepara para o empreendedorismo.
Parabéns ao povo do Ceará, onde a educação está sendo levada a sério, e dada a importância que ela merece.
Realmente
ninguém quer sua admiração por pena ZKKKKKKKKKKKKKLLKKK euem
Tem nem papel pra tirar xerox das atividades dos alunos, a merenda nem cachorro come. No Ceará é tudo maquiagem.
@@qualquercoisaamesmacoisa3654 ?
@@qualquercoisaamesmacoisa3654 ?
Me emocionei com a vozinha q estuda pra educar os netos 😢 "Ser inteligente no mundo da ignorância é uma dádiva", sou MT grato a minha mãe.
Mas as vezes a ignorância é uma dadiva tbm
Eu amei vê.❤
verdade, me pegou tbm, que mulher forte
@@rodrigocosta4205 isso é uma bobagem. imaginar sofrer e não saber o que fazer?
Verdade, que gesto nobre de amor ❤
Que orgulho do meu Ceará. Estudei a vida inteira na rede pública e me formei na universidade pública também, mesmo vindo de uma família de baixíssima renda. A educação é o caminho.
Voçê tem orgulho da educação no Ceara?
Minha professora da quarta-série fazia a gente começar o dia de aula escrevendo no caderno:"Hei de vencer!". Carreguei isso para vida! ❤
Essa sua professora foi um anjo 😊 incrível como muitos dos professores marcam a vida das pessoas! ☺️
@@tccccih1181 Sim, foi mesmo! Jamais a esquecerei...Ainda tenho muitas lembranças dela e do quanto ela acreditou em mim. Eu não tinha dinheiro para comprar um durex para encapar o caderno, então acabei usando a fita isolante do meu pai pra isso (hoje eu sei que a fita isolante custa muito mais!😄). Então fui mostrar a lição de casa na mesa dela. Ela abriu o caderno e deu de cara com aquela fita preta e ficou em silêncio. Fiquei na expectativa do que ela iria dizer. Então ela chamou a classe toda para vir à mesa dela. Meu coração gelou porque eu achei que ela iria me humilhar diante dos outros (como já aconteceu várias outras vezes no jardim de infância e na terceira série em que a professora gritava pra sala:"Alguém tem um lápis decente para emprestar para essa menina???" Isso porque meu lápis já era um toco, mas eu conseguia escrever com ele e era boa aluna!). Voltando à história do caderno com fita isolante...A sala se reuniu ao redor da mesa da professora e eu me consumindo de angústia pensando no que viria a seguir...Então ela disse:"Prestem bem atenção neste caderno. Olhem esta lição de casa feita impecavelmente e sigam o exemplo!". Me devolveu o caderno com um sorriso bonito e me parabenizou pela lição. Eu me emociono até hoje de lembrar disso...🥲 Professora Antônia Cordeiro dos Santos, que Deus a abençõe onde a senhora estiver e retribua todo o bem que me fez! Gratidão eterna! Peço licença para usar o espaço aqui e contar essa longa história, mas como forma de homenagear essa professora tão especial! Ah, se todos fossem como ela...Hoje sou formada, me doutorei parte no Brasil, parte na Inglaterra. Moro e trabalho no exterior exercendo a profissão que o bom Deus me deu com muita gratidão e alegria e como missão para tornar o mundo, pelo menos um pouquinho melhor. E isso cabe a cada um de nós, independentemente de profissão ou de diplomas, pois não são eles que nos fazem, mas o nosso caráter moldado em primeiro lugar pelos nossos pais e/ou cuidadores (no meu caso meu pai e minha avó que o bom Deus os tenham🙏) e também professores, que podem ter um papel crucial na vida de seus alunos, ainda mais quando estes não podem contar com apoio e estímulo positivo em casa...Gratidão por "ouvirem" meu testemunho. Paz e benção a todos!🤗🙏❤️
@@sanb.521 Era pra fazer chorar? conseguiu!!!
@@apedagogiadodeprimido4275 🥲❤️
@@sanb.521Qual a sua profissão?
Sou cearense, estudei a vida inteira em escola pública, no ensino médio em escola profissionalizante, em tempo integral. A gente tem o constume de estudar em escola integral desde cedinho. A educação de qualidade é vista como um dever não uma obrigação apenas. Parabens, meu Ceara!
Sou do Ceará e estudei o ensino fundamental inteiro em uma escola onde, todo santo dia, o lanche era uma sopa kkk. Lembro que a gente roubava sal na cantina e deixava a sopa extremamente salgada, só para parecer que era outro tipo de lanche. Era bem difícil no inverno, pois, quando chovia, faltava luz, às vezes por dias! Mas nunca vi um único professor deixar de lecionar um conteúdo de altíssimo nível. Quando os alunos chegavam ao ensino médio, tudo o que fazíamos era rever o conteúdo do fundamental, porque o conteúdo dos livros já tinha sido dado na 7ª e 8ª série; só víamos conteúdo novo no 3º ano.
Meu professor de português nos obrigava a ler um livro por mês e apresentá-lo na sala, ou ele zerava nossa nota. Esse mesmo professor nos contou uma vez que o sonho dele era publicar um livro de poesias, e lembro que foi a primeira vez que vi alguém "sonhar" com alguma coisa. Éramos todos muito pobres.
Hoje, estou fazendo minha segunda faculdade, meus filhos estudam em período integral (escola pública), e tudo é infinitamente melhor do que no meu tempo. E a educação continua sendo ofertada com a mesma energia e cuidado de quando eu estava sentado na sala.
Tenho muito orgulho do meu estado!
❤
Hoje em dia se o professor obrigar aluno ler um livro por mês com risco de zerar a nota vai arrumar problemas, com certeza!
Pois eu não tenho orgulho não! Nunca recebi essa " educação de alto nível " nunca nem vi, e olha que eu era uma boa aluna, mas em uma sala com 56 alunos e sem ventilador, comendo apenas ovos cozidos porquê essa era a merenda por dias, chego no ensino médio e as coisas não são diferentes 😅 só pioram.
@@euatraidotudodebom2324 todos desse vídeo quer ser professor (a)!!🤔😳🤐😶
@@euatraidotudodebom2324 será mesmo... Q nada Melhorou?
Sou do interior do Ceará e realmente é super comum escolas nota 10 por aqui, inclusive minha mãe aprendeu a ler com 40 anos no EJA, muito orgulho do meu estado, Cid Gomes deixou um legado grandioso por aqui.
Sou de Fortaleza, e vi nos últimos vinte anos meu estado melhorar significadamente na educação.
Meu filho se formou em engenharia elétrica na universidade federal do Ceará. Estou muito orgulhoso e chego a me emocionar com essa reportagem.
Obrigado BBC por mostrar ao mundo que é possível que a educação pública seja de qualidade.
me diz aí colega, foi o Ciro Gomes que investiu aí no estado? Eu fiquei triste por ele na última eleição. Não entendo porque o pessoal de centro esquerda não da uma chance a ele de ser presidente. Se não me engano eu votei no Ciro Gomes no primeiro turno.
@@brunodesousa294Eu tbm, o problema e o sistema e pq nem um liderança se cria na centro esquerda o lulismo engole tudooo com a máquina de desinformação deles
@@brunodesousa294Na verdade essa grande transformação iniciou no governo do irmão dele, Cid Gomes.
Engenharia? Deve ter virado uber ou feito concurso kkkk
@@henriquefeitoza7618 do jeito que o mercado de trabalho privado é hoje, ser concursado é uma boa alternativa. Pelo menos não toma demissão em massa no lombo depois.
BBC não pare de fazer documentários. estou viciado
kkkkk basta apenas forjar os dados! Todo mundo aqui vai se esquecer das matérias da família do Ciro Gomes forjando os dados educacionais apenas para ficar recebendo mais verba federal?
Rapaz, a gente abre um sorriso vendo os exemplos do CE. Tem sido um orgulho para o Nordeste. Lembro, historicamente, por exemplo, do tanto de aprovados no IME e no ITA. Que os outros estados e as outras regiões se inspirem e sigam o seu exemplo. ❤️👍🙌👏👏👏
Não muda o fato de o Nordeste ser a região mais atrasada do país. Aprovações no IME e ITA vão providenciar uma melhor qualidade de vida aos Nordestinos? Vai diminuir a violência na região, que é altimíssima? Não, já teria acontecido.
@@eduardopitt1331colégios particulares de
Fortaleza com foco no vestibular do ITA 😯 e lembrando que nem todos os aluno aprovados no ITA pelo Ceará são cearenses. 🤭 mas eu posso estar mal informado, me ajude: quantos cearenses oriundos de escola pública foram aprovados no ITA nos últimos 10 anos?
@@BorbaFawkes de colégio público cearense não tem 1 aprovado no ITA 🤭
@@BorbaFawkes quanta inveja ein rsrs
@@sullivansilva5361 fui olhar o lado dele,nn ta errado completamente
Um detalhe na primeira entrevista com uma aluna que estuda na escola com IDEB nota 10:
"Quando eu crescer, quero ser professora. Quero fazer Pedagogia e ensinar as crianças."
Essa fala já diz tudo sobre ter um projeto de educação.
Que reportagens como essa ultrapassem a mera indignação e se transformem em ações que mostram que realmente aprendemos com o Ceará.
É isso! E alguém duvida que boa parte dessas crianças serão, no futuro, os melhores professores do Brasil? É um ciclo virtuoso. Parabéns, Ceará!
cai fora, é tudo maquiagem
kkkkk basta apenas forjar os dados! Todo mundo aqui vai se esquecer das matérias da família do Ciro Gomes forjando os dados educacionais apenas para ficar recebendo mais verba federal?
@@qualquercoisaamesmacoisa3654 Isso é negacionismo e viés de confirmação. Um local ser pobre não necessariamente é indicativo de qualidade de vida, o Brasil está entre os países mais ricos do mundo e é também um dos maiores em desigualdade social e pobreza.
@@qualquercoisaamesmacoisa3654 maquiagem nota 800+ no enem? Da boa 😂😂
Sou do interior do Estado do Amazonas e sei o quão difícil é avançar na educação, na época da Pandemia eu tinha que economizar pra colocar créditos no celular e poder assistir as aulas. Foi muito difícil, mas felizmente hoje faço Direito na Universidade Federal do Amazonas.
Colhendo frutos do foco e determinação. Continue assim.
Parabéns!
Eu espero que depois de formado, você faça a diferença na vida de outras pessoas. Quem sabe cobrando do poder público de teu estado/ cidade, mais investimentos sejam destinados à educação. Por vezes, as pessoas depois de atingirem um nível elevado, se esquecem de suas origens. Que não seja este o teu caso.
Parabéns pela determinação. Espero muito que essa situação no norte melhore em algum momento. Seria bonito ver as crianças e os jovens dessa região um dia se orgulhando da sua educação, apesar das complexidades.
Sério? Aqui no Ceará os alunos receberam chips com internet ilimitada e tablets da prefeitura. Lembro que o meu irmão ficou usando esse chip com internet ilimitada até pouco tempo atrás, mas acredito que não tenha acesso mais. Em Fortaleza existe passe-livre pra qualquer estudante, seja do ensino fundamental, seja de faculdade. Isso ajuda a democratizar mais a educação.
Sou professor no DF e o que mais atrapalha a qualidade na minha escola é a falta de participação dos pais no processo. Muitos não olham os cadernos dos filhos, não fazem exercícios juntos deles, não vão às reuniões de pais. Os melhores alunos são justamente os que são acompanhados pelos pais. Complicado!!!
Isso aconteceu comigo, nunca tive a presença dos meus pais na minha base educacional (apesar de meus pais serem separados). Meu pai sempre trabalhou pelo turno da manhã, e eu estudava esse horário, nunca compareceu em nenhuma reunião pq estava no trabalho. Minhas tias (às vezes) buscavam meus boletins, minha mãe teve depressão pós parto e outros problemas e se mudou para outra cidade. Sempre fui elogiado dentro os 5 melhores da turma, parafraseando a minha ex-diretora "o pai dele nunca estar presente". Por sorte, conseguia compreender os professores, não tinha dificuldade de aprender. hj faço engenharia florestal e sinto que essas pequenas coisas me incentivam a ser (para o futuro) um pai melhor do que o meu foi para mim.
ps: Não estou reclamando da vida que meu pai me deu. Só estou pontuando a ausência dele na minha base educacional. E de fato isso me entristecia bastante.
pss: Ele tinha tempo de sopra a tarde, pois trabalhava somente no turno da manhã
É essencial a presença dos pais ou responsáveis!
A realidade do DF comparado aos lugares mencionados do vídeo e bem diferente. Nos faz refletir sobre o quanto temos de recurso. Cidade pequena pouco recurso financeiro e triste não tem nada
Acredito que seja em boa parte do Brasil brother, a falta de atenção com o ensino básico não é atitude somente dos governos, pais abriram mão de participar dessa fase importante dos filhos, em nome de comodidade!
Está escrito na constituição que o estado é o responsável por fornecer a educação, ou seja, você como agente publico tem o dever de ensinar, é sua responsabilidade. Em nenhum momento cita os pais nesse processo.
Outro motivo é que na grande maioria do tempo os pais estão ralando pra pagar contas que o governo enfia em suas goelas, e umas dessas contas é o seu salário.
E como você disse que os melhores alunos são aqueles que são acompanhados por seus pais, isso me leva a crer que você é um péssimo professor. Complicado mesmo!!!
Sou mulher amazonida,moro no estado do Pará e estudei durante toda minha vida em escolas públicas! Hj com 31 anos estou no último ano do Doutorado em administração além de ser professora e servidora pública! Sei o quanto acusto Amazônico de ensinar em nossa região impacta nós indices nacionais, mas seguir o exemplo do Ceará, ,com políticas públicas voltadas para a educação sem dúvida é um passo importantíssimo para melhorarmos a educação na região norte como um todo!
São muitas camadas nesse vídeo. Quero fazer uma ressalva sobre o quanto o professor pode marcar e influenciar uma pessoa desde os primeiros anos. Eu, particularmente, sempre olhei para meus professores e professoras com um encantamento, uma admiração. Hoje, faço licenciatura e vejo o quão desafiador é estar nesse lugar. A gente acredita e sonha com um futuro melhor, mas dói ver na prática como o ensino é negligenciado.....
Chorei junto com a professora Milena, o estado do Ceará sempre destaca-se na educação.
Chorei junto com a professora milena, o estado do Ceará sempre se destaca na educação.
kkkkk basta apenas forjar os dados! Todo mundo aqui vai se esquecer das matérias da família do Ciro Gomes forjando os dados educacionais apenas para ficar recebendo mais verba federal?
É isso aí 😊
Sou do Ceará, nasci e moro em uma cidade pequena no litoral, mas meu ensino fundamental e médio foi excelente. Ambos públicos, no ensino fundamental muito parecido com as estratégias da cidade do vídeo, o que eu acho muito importante a junção da família e escola, alertas sobre as faltas, alunos atrasados no desenvolvimento, quando realmente busca se preocupar com a aprendizagem. Tenho orgulho do meu estado e como tratamos a educação com tanta seriedade, professores que se importam e ajudam, governo e a família todos unidos para sempre progredir na educação.
O povo do Ceará tem a melhor educação básica do pais e ainda assim continuam pobres.
O documentário não explicou essa parte.
@MonetizacaoAlternativa E precisa explicar? Todo mundo sabe que a região do nordeste sofreu por anos exploração, o que era produzido aqui era exportado para outros lugares. A pobreza infelizmente é construção social de anos de sofrimento, escravidão, desigualdade, fator territorial. Além do Ceará ter sido o primeiro estado do Brasil a abolir a escravidão, isso mostra que o grande problema econômico não é por conta da educação, estamos nos erguendo de fatos que nós deixaram para trás, enquanto grandes metrópoles cresciam em cima do trabalho daqueles que sofreram.
@@ketelly152 o que era produzido no Ceará que era exportado para outros lugares?
@@MonetizacaoAlternativa A resposta que procura irá encontrar estudando a história, a geografia, a política a economia do Ceará e do contexto maior do Nordeste e do Brasil nos últimos séculos
@@nightgazr vc não pode responder minha pergunta? Obrigado por nada.
Sempre bati nessa tecla: as familias precisam abraçar as escolas. Mas aqui em SP só vejo famílias tratando a escola como creche para deixar os filhos, não vejo acompanhamento do processo educacional, deixam tudo a cargo do professor
Gente, fui ver o documentário por curiosidade e tô aqui me acabando em lágrimas. De tristeza e de alegria.
Eu também!!
Duas 🥹🥹
Eu também. Mas a sensação final é de esperança 🙏
Também estou.
Eu estudei quase a vida inteira no Ceará, e por 2 anos morei em uma cidade do Pernambuco...e real, na epoca eu como estudante senti claramente que o pessoal tava muitoooo atrasado nos estudos.
Quando voltei ao Ceará para terminar o ensino medio, super me prejudiquei pq o pessoal tava super adiantado em temas que nunca tinha visto em sala antes. Penei pra fazer o enem, mas consegui entrar mesmo assim numa federal. ❤
Sou maranhense e morei em Manaus, nesse vídeo vivi nas duas cidades. Muito forte o vídeo. Vamos mudar esse país gente!
É só continuar votando nos mesmos que muda, confia.
@icardias8639 sem dúvida, esse é um aspecto importante. Mas é só um aspecto; as políticas públicas não devem ser exercidas apenas pelos políticos, assim como a sociedade não deveria participar apenas elegendo-os.
Políticas públicas básicas para educação, segurança, moradia e geração de emprego e renda devem ser políticas de Estado, e não ficarem à mercê de governos/governantes. Por exemplo, não importa quem seja um prefeito ou partido no poder, desde que não faltem, na escola sob a sua responsabilidade, materiais e insumos, profissionais e respectivos salários e, obviamente, aulas. Isso é um mínimo aceitável, e se o diretor, o secretário de educação ou o governante não cumpre, a sociedade tem a obrigação de se organizar e cobrar deles em todas as esferas de poder até que seja resolvido.
@@eduardocorrea6310 concordo com vc porém ministério públicos e outros órgãos que poderiam cobrar estão no coluio da corrupção. E o povo ainda não tem essa maturidade, talvez um dia mas não hoje.
@@icardias8639 Tem algum politico que preste no Bostil pra eu votar? se tiver me diga que eu faço questão de tirar meu titulo...
@@semprequevoceleroscomentarios a única resposta pra eles/protesto seria o povo ter a consciência e votar tudo nulo. Mas aí é impossível
Ótimo vídeo, sou professor e moro perto de Pires Ferreira, cidade muito humilde, com fé a educação vai mudar este rumo, assim como muitas cidades do estado 🙏
Me emocionei. Meus pais são analfabetos, mas sempre tivemos o estudo como foco em casa. Cresci e estudei no Ceará ate os 23 anos e sempre tive a educação como agente de mudança na minha vida. Muito lindo saber que os meus conterrâneos mantém esse legado. Admiro muito os lecionadores e carrego meu orgulho de pertencimento para onde vou. Hoje moro em Santa Catarina e percebo que por mais que aqui tenham infinitamente mais recursos e um acesso fácil, há uma desvalorização a educação em muitos momentos. Enfim, são realidades diferentes e não me cabe nada, mas acredito que temos muito a ensinar quando o assunto é educação.
Como é bom ser professor! Quanta admiração pela educação do Ceará. 👏🏻
Eu moro no Ceará, durante a pandemia o estado deu um tablet é um chip com acesso a internet, realmente e querer que a educação melhore, graças a Deus estou num estado que respeita os professores.
Sim!!
Eu recebi e meu primo também.
Ceará é referência em educação. Eu trabalho em um órgão público aqui em Brasília e só tem Cearense 😂. A galera domina os concursos de alto nível.
Legal ,,um dia vou chegar aí 😊@@luanmarques494
@@luanmarques494 Os nordestinos estão dominando os concursos de alto nível? São tão bons que abandonam o nordeste em busca de uma melhoria de vida nos estados mais ao sul do país. Que piada grotesca. 🤣😂💩
@@Anonimous279 sua interpretação de texto é deprimente e Brasília é Centro-Oeste.
Me emociono tanto com crianças tendo acesso à educação.
Que isso contagie todo o país.
Que orgulho! Sou um estudante e um futuro professor!!!
Que documentário maravilhoso. Sou do Ceará, mas o meu desejo é que todo o Brasil tenha o melhor da educação. O povo brasileiro é um povo forte e inteligente.
Sim eu concordo plenamente
Oque existe hoje é um ataque ao povo brasileiro, patrocinado pelo mesmo povo que se diz patriota. Gostam de falar que o povo é burro e espalham a falsa informação que temos o QI de 83 pontos. O Brasil é boicotado de dentro para fora, pelo mesmo povo que diz amar o país.
Se ele é inteligente porque coloca quem está nas câmaras e senado ?
@@icardias8639 Você é mais inteligente que o Ceará inteiro ainda pra colocar alguém melhor? Suspeito de falar eim, comentário raso
Que orgulho e privilégio poder participar de um vídeo tão importante como esse! Que orgulho ser cearense, ser piresferreirense e: ser professora desse município com Educação Nota Mil. 💚
Parabéns professora !! 🌻
👏🏾👏🏾
Professora, o próximo passo em Pires Ferreira será unir a educação básica à aplicação desse conhecimento ao mundo real. Com isso, as chances de haver melhorias nas formas de produção do município aumentarão, principalmente na agricultura e beneficiamento dos produtos. Será preciso trazer os pais dos alunos pra sala de aula. Mas parabéns pelo trabalho , um exemplo a ser seguido!
Parabens professora despertar o amor pelo saber a crianças na era de hoje e oq torna tao lindo esse documentario❤️🔥👏
Parabéns professora! Me emocionei aqui! Histórias assim renovam a esperança
Parabéns Pires Ferreira! Dá orgulho ser de Sobral e ver os avanços na educação no meu estado.
O cearense tem um borogodó a mais que ninguém falou aqui. Eu tinha um amigo que prestava concurso pro ITA e Agulha Negras e há 40 anos ele já dizia: "Qdo comecei a prestar concurso todo mundo dizia q meu maior concorrente eram os japoneses pq são muito estudiosos e disciplinados, mas depois que comecei vi que meus concorrentes são os cearenses. Qdo chego na sala e os identifico, já fico preocupado" Parabéns aos nossos irmãos do Ceará 😂😂😂
@@arletefonseca7347 seus maiores concorrentes são os alunos do colégio Poliedro de s.j. dos campos, e os que estudam no Ceará em escolas particulares e que nem todos são cearense. Vc enxerga tanta inteligência num povo que seu estado produz apenas 2,3% do PIB brasileiro, a conta não fecha. 🤭
@renealbuquerque9385 essa opinião foi expressada por um amigo que prestava ITA e agulhas negras, como coloquei no texto. Inclusive ele entrou no ITA e anos depois partiu pra iniciativa privada. Segunda parte: se inteligência se medisse em PIB, os norte americanos seriam um povo genial. Se vc já conviveu com alguns deles, sabe que nem de longe isso é verdade. Inteligência, cultura, e o "borogodó", esse sim, saído da minha cabeça, são coisas que quem não tem não compreende. Melhor vc deixar pra lá 😏
@arletefonseca7347 cearense é muito ufanista com essa ESTÓRIA de que o ITA esta repleto de maioria cearense 🤭 a mídia local alimenta essa falsa ilusão e a horda do senso comum segue a onda 😂. Lembre-se que os EUA é o país que tem a maior economia do mundo, e vc afirma que eles não são "geniais", você deve ter problemas cognitivos. 🤭
@@renealbuquerque9385 a educação no Ceará é um projeto, amigo, mas sem fim. Não relacione PIB a educação, o sul e sudeste tem os maiores PIBs e nós sabemos que não são os melhores em conta de somar... Há décadas nós estamos ocupando suas vagas de emprego que ninguém quer, e hoje em dia, estamos ocupando as que todos querem...
@harissonalencar773 o Ceará deve ser o melhor lugar do mundo 😯 enquanto no Ce temos 9,5mi de habitantes em SP temos 45,9mi 🤭 no Ce o idh é de 0,734, 12⁰ no Brasil e em SP 0,806, 2⁰ melhor do Brasil 🤭 no índice de ufanismo o Ceará esta em 1⁰ lugar no mundo 😂😂😂.
Que reportagem extraordinária, tô arrepiada. Todo mundo deveria assitir
Ótima matéria. Que o Ceará invista ainda mais em educação.
Tenho orgulho de ser Cearense, estudei a vida toda em escola pública e tive o privilégio de um ensino de altíssima qualidade. Ingressei numa Universidade Federal , sem cursinho, mas com o conhecimento que adquiri ao longo da vida de estudante. Hoje sou formada. Gratidão aos queridos mestres que me ensinaram.🙏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Gente o prefeito de Manaquiri já faz décadas e não resolveu nada e ainda está procurando entender...pela fé
Má gestão pública é fato desde do governo a prefeitura
Os professores querem fazer diferente mas sem o recurso necessário fica inviável...sou professora sou de Manaus e hoje moro em Maracanaú no Ceará é uma realidade muito diferente mas no referencial de prioridades que o estado dá infelizmente e triste vê o pior índice do IDEB ser do município do Amazonas 😢😢
Fico impressionado com a fala desses dois prefeitos que aparecem na reportagem.. O primeiro estar a 8 anos na prefeitura e não conseguiu sequer um pouco de melhorias; a segunda (Prefeita) estar de parabéns 👏🏼 ela tem parcerias com os estados e tá sempre em busca de melhorias para a educação do seu município..
Este outro caso da avó que aparece aí, que ela estuda para ajudar os netos nos deveres escolares.
Sou de Manaquiri, o prefeito já está no seu quarto mandato, ou seja, 16 anos. 16 anos e essa é a realidade da educação em nosso município.
Na minha cidade na Bahia, o prefeito está ha 20 anos e a educação so piora. Tudo que faz é maquiagem para a mídia e famílias acharem que é investimento na educação @@robertamonteiro1757
O cara coloca a culpa em tudo, menos na gestão dele, BRUTAL.
@@robertamonteiro1757 o que me choca é o povo continuar votando nele
Os servidores público se contentam com o salário mínimo.
Morei no Ceará por 6 anos. Capital e interior. Posso afirmar que os estudantes das escolas públicas e particulares são alto nível. As públicas têm uma estrutura anos luz a frente das outras escolas públicas do resto do nordeste.
Sou baiana é sem estudo.
Vim para o Ceará em 1996Com minha filha de 6 meses.
Sem nenhuma condição humana para sobreviver.
Mas com esperança.
Hoje 29 Anos depois, minha única filha tem formação técnica pelo Ifce em química.
Concluiu 2 pós, 1 MBA e em 2026 concluirá engenharia .
Quando meu neto nasceu meu pedido foi: Quero a educação dele no Ceará.
Moral da história o garoto tem 9 anos é superdotado em varias áreas.
E já tem 1 empresa de Ti de Sta Catarina aguardando o menino fazer 14 anos. Para ser o programador dessa empresa.
😢😢😢 Eu fico emocionada pq sei a importância desse estado que é meu de ❤
Magnífico!
Parabéns, BBC, gostando demais desse conteúdo que traz duas diferentes realidades do nosso país, pra gente refletir e pensar sobre!
É um orgulho, como cearense e ex-estudante do ensino público estadual, ver a valorização da educação no meu estado e, principalmente, perceber como meu povo sempre busca e buscou a dignidade social por meio de muito trabalho duro.
Muito emocionante essa reportangen e profundamento triste essa desigualdade, aqui em São Paulo desisti de ser professora e vários colegas também estão desistindo. Apesar de termos mais investimentos, a violência escolar e o descaso dos municípios e do estado tem tornado a docência insustentável.
Alunos que agridem professores, cobrança da gestão para maquiar notas de alunos que não deveriam ser promovidos, pais que chegam gritando por conta de um objeto perdido, mas que nunca olharam os cadernos de seus filhos, muito menos compareceram às reuniões, crianças q necessitam de atendimento educacional especializado sendo amontoadas em classes com até 35/40 alunos (até 6 por turmas) e o professor sozinho em sala tendo muitas vezes que tirar do próprio bolso para adaptar materiais para fazer um bom trabalho. É desgastante, solitário e adoece. 😔
Testifico que é verdade o que você disse. Eu sei de mãe que agrediu a professora que teve que mudar de escola, porque se der bronca no aluno indisciplinado, sem respeito, sem interesse em aprender arruma problema com os pais. Mas se chamar pra uma reunião não aparecem. Pais fazendo a escola de creche, depósito de crianças e só.
Muito bom, conheci esse povo animado quando visitei... Achei maravilhosa e o povo super simpático. Adoro vocês Ceará ❤
Emocionante, parabéns pelo trabalho e carinho com que vocês trataram essas pessoas.
A educação no Ceará é referência! Precisamos valorizar mais os professores e demais profissionais da educação das redes municipais.
Não é a atoa que na prova do ITA o Ceará arrebenta
ITA São Paulo só dá cearense, agora o ITA em Fortaleza vai ser 90% de cearense dominando os 2 locais, além de concursos públicos que só dá cearense.
Sim, será tendência os jovens de classe baixa seguirem a carreira militar. Uma área que entrega muitas oportunidades.
@@FabioGabriel-b7l Sim, e a medicina será estagnada na elite do ego.
Infelizmente é um mérito do esforço das famílias em pagar boas escolas particulares. Nada a ver com a iniciativa publicitária pública...
Tá viajando, não entendeu a matéria?! Se trata de ricos ou de quem possa pagar ?!@@ITSCR-j1w
Eu enquanto professor fico vendo o exemplo positivo do Ceará e comparo com a destruição q esta ocorrendo na rede estadual paulista, tristeza define 😢
👍 Sim! 😢
Igualzinho ao que acontece na Bahia,eu trabalhava em uma escola pública, ficava sem entender como alunos que nem sabiam ler passavam de ano,depois quando o governador falou sobre o assunto foi aquele escândalo, pra quem é da Bahia sabe que isso acontece faz tempo.Agora com o bolsa-presença os alunos vão apenas pra fazer-se constar,caso contrário perdem os 150,00.
Exatamente
@@ClaudiaCruz-gf5oqe isso já é importante, os alunos estarem nas escolas e terem o aparato do estado pra conforto, comida, lazer e um bom meio de convivência. Porém, isso de passar sem saber é um outro problema a ser resolvido.
@@torresRoniPoderia me explicar como funciona essa metodologia de passar sem saber?
Que coisa bonita, o estado do Ceará realmente leva a educação a serio, valoriza os professores. Infelizmente quem vive nas grandes capitais (sou de Brasilia) nao faz ideia do que se passa no interior de regiões como o Norte do país, uma dificuldade tremenda para avançar na educação
Que reportagem maravilhosa, em meio a vídeos curtos e rápidos que muitas vezes passam desinformação, é excelente videos assim. Parabéns a toda a equipe de produção da reportagem!
Como uma cearense, sei que tem algumas maquiagens, mas no geral, a educação aqui é maravilhosa! Muito orgulho pelo meu estado
Excelente reportagem! Mostrando os dois extremos. Meu Ceará, como sempre, dando muito orgulho! 👏👏❤ Mostrando que políticas públicas se faz com união: estado, município, corpo docente e família. Parabéns! 👏👏
Em 20 anos o Ceará vai colher todos os frutos desses investimentos!
Que a população vote certo para esse investimento se perpetuar..
@@alinemeneses4583eles votam certo há muito tempo. 😀
Vai mesmo. Exemple pro Brasil inteiro
Não há dúvida que a educação pública em várias cidades do Ceará é um exemplo a ser seguido, mesmo diante dos baixos investimentos. Mas o problema é que o jovem cearense depois de qualificado, ele sai do Estado, poucos ficam ou retornam.
Sim! Vai potencializar muito o desenvolvimento do Estado, incrível
Que linda reportagem!!
Nos faz ter um pouco de esperança no futuro.
Sou nortista e amo a Amazônia.
Que história mais linda! Esses alunos serão os futuros salvadores dessa cidade!
Sou paraibano e sou filho da escola pública! Fiz o ensino fundamental, médio, superior e pós-graduação (mestrado e doutorado) na rede pública. Fiquei muito feliz em conhecer, através deste documentário, a experiência do Estado do Ceará. Um grande exemplo para todo o país.
Esse tipo de vídeo é muito bom. Continue, BBC news, sempre bom lembrar abismos sociais e econômicos desse país.
Reportagem relevante...e tocante.
Parabéns, BBC.
❤Que as diferenças deixem de ser a " marca" do povo brasileiro.
Sou concurseiro e uma coisa eu digo, se forem fazer concurso no nordeste, especialmente no Ceará, vão preparados, pois o nível de prova lá é altíssimo! Concursos que VC tira quase 90% da prova e ainda corre o risco de ficar de fora só pq a maioria quase fecha a prova.
Tentei o ITA várias vezes, senti na pele...
Aqui em Sergipe tá do msm jeito, os concursos acima de 90% de acerto nas notas de corte.
Parabéns a todos os envolvidos em nossa Educação aqui em Pires Ferreira, pq são anos de Luta pra chegar onde estamos. Agradecer principalmente no empenho de nossos Professores, a Secretária por sempre estar procurando melhorar junto a Nossa Prefeita.
Chorei com essa professora de Pires Ferreira porque sei a diferença que a educação que recebi dos meus professores de Independência/Ce fez total diferença na minha formação profissional e pessoal!
Que documentário esplêndido! Muitas pessoas e principalmente o governo não reconhecem a realidade dessas duas cidades, uma carece de educação pública de qualidade e ambas possuem um IDH baixíssimo. "Será a educação por si só mudar a realidade?"
Em Manaquiri tem quer ter um calendário letivo diferenciado, todo ano tem essa estiagem. É só fazer a programação certa.
Tem que seguir a lei federal - 200 dias letivos de aula... É muito complexo, mas deveria sim ter brechas.
Todos anos são assim? Tem certeza?
@@silvanazagonel4839 Sim, uns são piores e outros nem tanto. O desse ano foi uma das maiores secas.
@@rafinhasantos5728 Pensei em ensino em tempo integral e o governo estadual ou federal criar um programa de incentivo para professores trabalharem nessas áreas. Tem o +Médicos, pode ter o +Professores.
Existem cidades que seguem o calendário da colheita. É possível fazer está mudança sim, precisa o prefeito querer e ir atrás...
Pires Ferreira,faz o básico, acompanha , os pais valorizam os professores e se preocupam com o futuro dos filhos. Parabéns!!
Eita orgulho do meu Ceará 😮💨❤️❤️❤️❤️
Parabéns, Ceará❤ Eu admiro muito o povo cearense, na verdade o povo nordestino. Povo inteligente.
A professora diz: "não dá pra passar tudo, porque o que somos é quem somos, são as pessoas"...
Pessoas... ♡
Sou cearense, a Educação mudou a minha vida. Sou extremamente grata ao meu Estado. ❤
O Ceará em 20 anos estará entre os 5 estados mais ricos do Brasil. A mão de obra será qualificada e se o governo nacional e estadual quiser evitar uma fuga de cerebros, será necessário criar uma infraestrutura de emprego e qualidade de vida que faça essas pessoas ficarem por lá.
É um ciclo virtuoso, e só a educação pode nos fazer melhor.
Não existe riqueza sem uma mentalidade empresarial e pioneira. A educação sozinha não serve para nada, se fosse apenas por isso países como o Camboja e Laos seriam ricos, enquanto isso, os EUA seriam pobres, visto que a educação não é o forte dos americanos.
ter um contingente de pessoas altamente formadas nao quer dizer muito qdo não há oferta de emprego e incentivo para se desenvolverem
@@grasicsc1 A maioria irá se tornar um bando de funcionários públicos improdutivos, apenas sugaram os recursos de quem a produz e não geraram desenvolvimento em sua comunidade.
Atualmente temos uma proliferação de pessoas com cursos superiores sem capacidade para tal, no sentido que não estão aptas para exercer as funções aprendidas, o foco principal deve sempre ser na base, como mencionado no vídeo, mas infelizmente não vejo isso na prática no Ceará!
Além disso, como a moça acima disse, a oferta de empregos é escassa e de nada adianta mão de obra qualificada com pouca oferta de empregos, isso implica na diminuição do salário dos profissionais, diminuindo o padrão e qualidade de vida.
O que precisa ser feito é abrir a economia, aumentando a renda das empresas e investindo mais nos IFs!
Japão se desenvolveu depois da 2a guerra através da educação. E o Ceará está no caminho certo.
Sou de Goiás e conheço pessoas que vieram do Ceará para estudar mestrado/doutorado aqui e super se sobressaem, são extremamente inteligentes e competentes, chegam quebrando preconceitos em qualquer lugar.
Sou de Sobral no Ceará e concordo que nossa educação, assim como de nossa vizinha Pires Ferreira, é sim fruto de trabalho duro e muito investimento. Essa correlação entre governo do Estado e municípios deve acontecer de forma a estudar e fomentar estratégias específicas para cada realidade. É percetível que, o socioambiental influencia em como os setores sociais irão se desenvolver e a educação não escapa a isso. Meu adendo é quanto a forma de medir a qualidade dessa educação e de que maneira isso afeta no trabalho e na valorização de professores e de toda a cadeia que faz um sistema educacional girar. Como sempre, um ótimo trabalho de reportagem da BBC Brasil.❤
Uma questão muito importante que você destacou é essa relação município-estado apesar do governo do estado ficar responsável pelo ensino médio ñ deixa de acompanhar o desempenho das escolas de ensino fundamental de responsabilidade do município.
eu tava procurando nos comentarios justamente algum outro sobralense hahahahah
Tem uma série, intitulada: A Educação de Sobral é uma fraude", no canal CN7, aqui no TH-cam que conta uma outra versão. Inclusive fraudes na aplicação das provas que medem a qualidade da Educação.
O povo do Ceará tem a melhor educação básica do pais e ainda assim continuam pobres.
O documentário não explicou essa parte.
@@MonetizacaoAlternativaOs frutos da educação são colhidos no longo prazo. Este trabalho começou há vinte anos atrás, antes disso o Ceará era muito mais pobre. Hoje o Ceará evoluiu bastante tanto econômica como socialmente. Se continuar com esta política, com certeza vai colher ótimos frutos, isto é a tendência natural das coisas. O grande risco é a volta dos políticos com mentalidade antiga que não pensa no povo e sim no bolso que é a tendência do Brasil de hoje, a prova disso foi a eleição de diversos políticos anti povo dos partidos de direita.
Que reportagem bem feita parabéns BBC, a questão da educação é um dever de todos, professores, pais, prefeitura, estado e governo federal 🤛🤝
Como falou Professora Isolda, umas das percussoras desse start na educação cearense, o engajamento de todos foi primordial para atingir os resultados almejados.
A fala da professora foi perfeita! Eles fazem a diferença ❤
Parabéns pela abordagem respeitosa e responsável do tema. ❤
Nossa Pequena Cidade, Pires Ferreira, tendo um grande destaque🎉🎉🎉
Parabéns Pires Ferreira. Que orgulho para o Ceará!
Excelente documentário. Ver o quanto o nosso pais é diverso e o quanto cada um tem que fazer para buscar a educação de qualidade que tanto queremos, é de emocionar e renovar as forças.
Ceará tem milhares de prodígios, principalmente nas exatas, maior taxa de aprovação no ITA, além de ótimos engenheiros no porto do pécem
Massa demais essas reportagens, eu me emocionei com a vovó decidindo aprender para ensinar os netinhos
Respeita meu Ceará ❤
Reportagem maravilhosa 😍😍😍vamos ver o que cada um de nós pode fazer pra melhorar Manaquiri. 😘
O Ceará da um show de educação!!! ❤
Parabéns BBC por essa importante reportagem, sendo éticos e respeitosos com ambos os municípios.
🙏📚🌎
A aluna valorizando o professor❤❤
Que documentário reflexivo. Parabéns a escola Pires Ferreira 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Meu Ceará❤
Parabéns aos professores e às professoras de Manaquiri e de Pires Ferreira!
Continuando o que está dando certo ...e cuidar para melhorar ...agora melhorar a estrutura e infra da cidade ☺️...realmente faz decadas que Sobral destacou-se pela educação...sou prof em Campinas-SP e ficamos maravilhados com a noticia na época...e hoje aposentada bom saber que os governantes mantiveram as metas pela educação...
Parabéns pra meu Ceará, fiquei emocionado como a professora que falou da seus pais pobres, mas que colocaram os filhos pra estudar e hj são os professores da cidade
Parabéns ao Ceará está no caminho certo, que sirva de exemplo aos outros Estados.
Tava não tá mais
@@Alejandrocasabranca pq?
@@Alejandrocasabrancaainda está. Ceará sempre seguiu um caminho incrível na educação, com notas altas e premiações em olimpíadas.
E porque aquele estado continua com o maior índice de homicídios do país ? Parece que a educação lá não mudou em nada a situação.
@@lucasmorestein9948pq violência é decorrência de desigualdade, não da falta de educação
Que matéria maravilhosa! Por mais Estados seguindo esse modelo!
O segredo é justamente essa integração dos entes públicos e a proximidade da família. É isso que faz a diferença.
15:15 impossível não se emocionar junto ❤
Sou do RN e os cearenses que eu conheço são crânios. Ou é genético, ou é cultural - ou os dois, né. Mas a predisposição ao aprendizado, principalmente em exatas, é absurda.
Não generalize aqui tenho uma vizinha cearence bolsonarista.... Extrema ignorância !
@@aumeriguerra2299 Se não generalizarmos, não conversamos sobre nada...
O Ceará provavelmente quer atrair indústrias de ponta ao seu território, e pra isso está formando mão de obra que qualificada pra que as indústrias vão até lá.
@@aumeriguerra2299"cearenSe"
@@aumeriguerra2299"cearenSe"
Meu amigo, isso é que é reportagem, parabéns a todos os desenvolvedores dela 👏👏👏👏
Parabéns ao Ceará, exemplo pra todo Brasil.
Parabéns BBC! Maravilhoso esse documentário, espero que depois dele a cidade do Amazonas tenha algum meio de melhorar a educação. ❤